Artículos de revistas sobre el tema "Instituto federais"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Instituto federais.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Instituto federais".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Paula, Edmilson Antonio de y Mário Smarjassi Filho. "Cooperativa-escola nos institutos federais:". Revista Científica Cintec. 1, n.º 2 (25 de febrero de 2024): 105–28. http://dx.doi.org/10.23925/cintec.v1i2.63055.

Texto completo
Resumen
Objetivo da pesquisa: o presente estudo tem por objetivo analisar o processo de constituição, implantação e desenvolvimento das atividades operacionais da Cooperativa-Escola dos Alunos do Instituto Federal do Sul de Minas, campus Machado, para apresentar modelo de referência ao Instituto Federal de São Paulo, visando à aplicabilidade, se houver interesse. Diagnóstico da problematização e/ou oportunidade: analisar se os estudos realizados e demonstrados são suficientes para aplicar o modelo proposto para constituição, implantação e desenvolvimento de Cooperativa-Escola. Metodologia/abordagem: para a realização do estudo de caso, houve a necessidade de uma permissão dada pela entidade Cooperativa-Escola por meio de e-mail institucional, a qual disponibilizou documentos públicos legais tais como: Ata da Assembleia Geral Extraordinária e seu Estatuto Social e modelo de convênio de cooperação técnica, pedagógica e financeira. Na pesquisa bibliográfica e documental que dá suporte a esta análise, incluíram-se a legislação aplicável aos Institutos Federais e às Entidades Cooperativas, investigando suas regulamentações a partir das publicações oficiais. Resultados/aplicação: os resultados do estudo de caso seguem a legislação aplicável às entidades cooperativas, a fim de que o funcionamento de uma Cooperativa-Escola esteja clara para quem se interessar por esse modelo. É demonstrado como resultado um roteiro que visa facilitar a criação deste tipo de entidade, se houver interesse. Contribuições: no presente estudo constam informações para a constituição, implantação e desenvolvimento de Cooperativa-Escola no Instituto Federal de São Paulo, se houver interesse por essa implantação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Pedroso Ramos, Leticia y Igor Vasconcelos Nogueira. "TRANSPARÊNCIA NOS PORTAIS ELETRÔNICOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS". Revista Ciência em Evidência 4, FC (9 de junio de 2023): e023001. http://dx.doi.org/10.47734/rce.v4ifc.2305.

Texto completo
Resumen
A publicação da Lei nº 12.527/2011 - LAI completou dez anos no dia 18 de novembro de 2021 e seu propósito ainda é o de ampliar a transparência pública das informações governamentais. Desta forma, o presente artigo tem o objetivo inventariar as publicações do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Portal CAPES) que abordem o tema de transparência nos portais eletrônicos dos institutos federais brasileiros. A pesquisa adotou a metodologia de revisão da bibliografia e considerou o uso do descritor transparência, portal e instituto federal em sua primeira na análise e posterior do descritor transparência, sítio e instituto federal, ambas sem nenhum recorte temporal. Ao analisar os resultados da primeira pesquisa observou-se a ocorrência de apenas 04 publicações no Portal CAPES, todas do formato artigo, relacionadas a análise dos sítios eletrônicos dos institutos federais. Na segunda pesquisa, as publicações foram as mesmas apresentadas com os primeiros descritores. Observou-se que o número de publicações sobre esse tema teve início somente 10 anos após a criação dos institutos federais, as metodologias utilizaram indicadores diferentes, mas concluíram que os sites analisados ainda não atendem em sua totalidade às informações mínimas estabelecidas pela LAI. Caberá aos servidores atuantes dentro dos institutos uma ação sistematizada para alteração do cenário identificado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Schneiders, Patrícia Mallmann y Maria Eliza Rosa Gama. "Particularidades de um instituto federal e de seus professores". Revista de Gestão e Avaliação Educacional 9, n.º 18 (5 de mayo de 2020): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133843883.

Texto completo
Resumen
O presente artigo foi elaborado a partir de dados preliminares de uma das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Docência, Escola e Formação de Professores e junto ao Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. Como objetivo buscou-se evidenciar as principais características do contexto de um instituto federal de educação, ciência e tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul e dos professores ali inseridos. A metodologia utilizada teve abordagem qualitativa, utilizando-se de observação, análise documental e diário de bordo. A partir das investigações verificou-se especificidades gerais dos institutos federais e particularidades da atuação docente nesse contexto.Palavras-chave: institutos federais de educação; professores; trabalho docente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Rosinke, João Germano, Edione Teixeira de Carvalho, Gisele Cristina Lopes Rosinke y Guilherme José Santini da Silva. "A Participação dos Institutos Federais na Interiorização da Educação Superior Presencial no Brasil". Research, Society and Development 9, n.º 1 (1 de enero de 2020): e06911570. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i1.1570.

Texto completo
Resumen
Este estudo tem por objetivo primeiro analisar como os Institutos Federais se integraram na oferta da Educação Superior no Brasil. Articuladamente, averiguar-se-á como ocorreu o processo de interiorização das vagas. Ao criar os Institutos Federais no ano de 2008, o governo federal os definiu como instituições de educação superior, básica e profissional, promovendo a ampliação do número de vagas no país. Foi empregada uma pesquisa quanti-qualitativa. A coleta de dados foi realizada a partir das informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, por meio do sistema do Censo da Educação Superior, entre os anos de 2008 a 2017. Os resultados preliminares demonstram como ocorreu a ampliação e interiorização das vagas, com uma contribuição decisiva dos Institutos Federais no acesso à educação superior em regiões que até então não eram atendidas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Brazorotto, Cintia Magno y Selma Borghi Venco. "A educação profissional no Brasil". ETD - Educação Temática Digital 23, n.º 2 (19 de mayo de 2021): 487–505. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v23i2.8656863.

Texto completo
Resumen
Historicamente a educação profissional foi destinada às camadas mais pobres da população que visavam, por meio do ensino técnico, obter uma ocupação para ingresso no mercado de trabalho (CUNHA, 2005). Todavia, a trajetória das escolas federais (BANDERA, 2016) e, posteriormente, os Institutos Federais indica a presença majoritária de estudantes pertencentes à classe média. É nesse contexto que o presente artigo se desenvolve abordando articuladamente, de um lado, a política educacional dos Institutos Federais que logra a democratização do acesso ao ensino técnico; e, de outro, por meio dos resultados de pesquisa quantitativa, o perfil socioeconômico dos ingressantes no ensino médio integrado em um campus do Instituto Federal de São Paulo. Constata-se que o público-alvo prioritário da política não é contemplado e, portanto, segue caminho diverso ao traçado nos primórdios da educação profissional no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Souza, Elisângela de y Lourdes Francisca Freitas. "Um estudo sobre a evasão nos cursos de graduação dos Institutos Federais". Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, n.º 20 (16 de junio de 2021): e10757. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2021.10757.

Texto completo
Resumen
A evasão nos cursos de graduação é ainda um problema que afeta as instituições brasileiras. Os Institutos Federais de Ciência e Tecnologia ofertam cursos superiores especialmente na área tecnológica. O artigo apresenta uma análise descritiva dos estudantes matriculados no ensino superior dos Institutos Federais, utilizando os dados do Censo da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com o propósito de observar os perfis de evasão. No período pesquisado, 17,2% dos universitários haviam desistido do curso. Os resultados revelaram que, alguns grupos destacaram-se com proporções maiores de evasão, quando comparados ao total, como por exemplo, estudantes do curso à distância.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Malta, Márcia Madeira y Elisabeth Brandão Schmidt. "Princípios de racionalidade ambiental na formação de professores para a educação profissional". Research, Society and Development 10, n.º 3 (20 de marzo de 2021): e41110313366. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i3.13366.

Texto completo
Resumen
Este artigo objetiva refletir sobre as contribuições da Racionalidade Ambiental para a Educação Profissional. Busca contribuir com a formação de professores em instituições de Educação Profissional, em especial nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa realizada foi teórica de abordagem hermenêutica com potencial interpretativo e compreensivo. Os elementos basilares de análise foram: Contextos históricos da Educação Profissional; pressupostos epistemológicos da gênese dos Institutos Federais; Organização do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A partir da análise, emergiram princípios ontológicos de Educação Ambiental: Pertencimento ao campo do saber; Alteridade Pedagógica; Círculos Compreensivos e Cuidado Ambiental. Os resultados sinalizaram que a Racionalidade Ambiental está na gênese da concepção epistemológica dos Institutos Federais e que a formação de professores pode potencializar a Educação Ambiental na instituição. Conclui-se, ainda, que uma das principais alternativas para a Racionalidade Ambiental na Educação Profissional seja a formação de professores específica para a Educação Profissional, isto é, de forma contextualizada às suas especificidades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Barbosa, Elisangela. "REGISTROS DA DANÇA NOS INSTITUTOS FEDERAIS". Profiscientia, n.º 15 (11 de diciembre de 2023): 55–68. http://dx.doi.org/10.61803/1806-0285.15.2021.156.

Texto completo
Resumen
A dança é prevista como um dos conteúdos da Educação Física em todo o caminho da formação escolar básica. Oferecendo o ensino médio técnico integrado, os Institutos Federais atendem à etapa final dessa formação, onde a Educação Física pode ser um espaço de diálogo e prática da dança na escola. Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo de apresentar um breve panorama da dança nos Institutos Federais e, num recorte mais particular, a dança no Instituto Federal de Mato Grosso. Para tanto, contou com referências de teses e dissertações e produções resultantes em site de busca online no período da Pandemia da Covid-19. Com esse levantamento, percebeu-se que a dança está presente nas aulas de educação física dos Institutos Federais, mas a produção do conhecimento sobre dança ainda é incipiente nesse contexto. Uma produção científica mais ampla tem importância na medida em que essa é uma instituição que faz parte de uma Rede Federal, presente em todos os estados brasileiros e que poderia ampliar discussões sobre essa prática corporal no ambiente escolar na etapa final da formação básica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rôças, Giselle y Alexandre Maia do Bomfim. "Educação Superior e Educação Básica nos Institutos Federais: avaliação da verticalização de ensino com seus gestores". Educação Profissional e Tecnológica em Revista 1, n.º 1 (15 de diciembre de 2017): 50–73. http://dx.doi.org/10.36524/ept.v1i1.357.

Texto completo
Resumen
Este artigo discute numa perspectiva analítica-crítica o encontro entre a Educação Básica e a Educação Superior proporcionado pela Lei 11.892 de 2008 para a implantação dos Institutos Federais. O debate é a verticalização do ensino que marcou e marca os institutos federais nos últimos anos, lhes concedendo uma peculiaridade não encontrada nas Universidades. A verticalização não é um elemento inovador dos institutos federais, tendo sido prevista e implementada nas últimas décadas do século XX nos Centros Federais de Educação Tecnológica, e já naquele momento, era prevista como algo muito além do que a ocorrência simultânea dos diferentes níveis e modalidades de ensino, preconizando o engajamento do docente que atuaria na sala de aula desde o ensino médio técnico até o ensino superior. O artigo apresenta como sessões (a) Breve apresentação da pesquisa; (b) Desafio imposto aos IF e à Rede: de nossa experiência e diálogo com nossos gestores até os gestores de outros Institutos e (c) De nossa compreensão de Instituto Unitário, passando pelo perigo da verticalização tacanha: que caminho seguir? (d) Horizontalidade na Verticalização e os desafios que permanecem: nossas considerações finais. Ao discorrer sobre a verticalização do ensino, destaca que não será qualquer verticalização que valerá a pena, para obter sucesso precisará observar especificidades, identidades e identificações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lemos, Rosiane Borges de Carvalho y Claudio Zarate Sanavria. "monitoria nos institutos federais". Revista Diálogo Educacional 23, n.º 77 (7 de junio de 2023): 828–43. http://dx.doi.org/10.7213/1981-416x.23.077.ao01.

Texto completo
Resumen
Este artigo aborda as concepções de estudantes monitores e docentes orientadores de um instituto federal, visando conhecer a monitoria pelos olhos daqueles que a vivenciam, ou, melhor, desvelar o que eles entendem sobre a monitoria, como são desenvolvidas as atividades, as motivações para participar, as contribuições oferecidas e as formas de divulgação do programa. Por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza descritivo-explicativa, os dados foram coletados por meio de entrevista e analisados a partir da perspectiva da análise de conteúdo. Os dados evidenciam que a maioria dos participantes entende a monitoria como um instrumento de ajuda que beneficia alguns atores. Para muitos, essa ajuda significa “tirar dúvidas” dos demais estudantes. Compreendem ainda que o único objetivo do programa é prestar apoio ao aprendizado do estudante, não percebendo a monitoria como possibilidade de atividade extracurricular que colabore com a formação plena dos estudantes monitores. Conclui-se que, não basta aos atores saber da existência da monitoria, é preciso também conhecer os benefícios, as possibilidades oferecidas, e entendê-la como um importante instrumento de apoio ao ensino, à aprendizagem, à permanência e ao êxito. Logo, além de implementar um programa, é preciso acompanhá-lo, divulgá-lo, avaliá-lo e discutir sobre ele reflexivamente, dada a sua importância para a Educação Profissional e Tecnológica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Bomfim, Alexandre Maia do y Giselle Rôças. "EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS: A VERTICALIZAÇÃO E A CAPILARIDADE DO ENSINO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DOS DOCENTES". Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 1, n.º 14 (20 de junio de 2018): e6697. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2018.6697.

Texto completo
Resumen
Os dados apresentados nesse artigo integram uma pesquisa maior sobre a importância da verticalização, a capilaridade e a compreensão de como (e se) ocorre a convivência da educação básica (ensino médio técnico) com a educação superior (graduação e pós-graduação) nos institutos federais. Os autores já abordaram tais questões a partir do seu próprio instituto, o IFRJ, entrevistando diferentes atores daquela comunidade. Depois investigaram o assunto a partir dos gestores de outros institutos que se disponibilizaram a responder as enquetes, e nesse momento, buscam alcançar a compreensão dos 87 docentes que participaram da pesquisa. Após a análise dos dados, os autores identificaram cinco “tipos-ideais” de respostas envolvendo aspectos sobre o papel e a importância da verticalização e da capilaridade dos institutos federais. Os autores concluem, conjuntamente com os docentes dessa etapa atual da pesquisa, mas também acompanhando os gestores e colegas de instituto, que a melhor chance da verticalização se dá a partir da inclusão efetiva da Pesquisa, em especial, mas também da Extensão (compreensão dos autores), despertando nos alunos o interesse pelos estudos e a permanência no sistema educacional, saindo dele apenas quando completar os seus estudos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Alves, Marcos Fernando Soares, Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior y Marcos Cesar Danhoni Neves. "OS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL". Revista Valore 6 (14 de julio de 2021): 1294–307. http://dx.doi.org/10.22408/reva6020218811294-1307.

Texto completo
Resumen
Os Institutos Federais, criados em 2008, devem garantir o mínimo de 20% de suas vagas a cursos de formação de professores, atendendo, prioritariamente, as áreas demandadas na lei. Considerando a escassez de trabalhos que investigaram esse “novo” lócus de formação docente, avaliamos a inserção dessas instituições na promoção de cursos de licenciaturas no panorama brasileiro. Para isso, sistematizamos e analisamos os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira entre 2008 e 2018. Nosso estudo revelou que os Institutos Federais apresentaram grande expansão na oferta de licenciaturas, com foco nas áreas prioritárias, e têm contribuído para aumentar a participação das instituições públicas de Educação Superior na formação inicial de professores.Palavras Chave: Formação de Professores. Desafios da Educação. Censo da Educação Superior.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Oliveira, Pablo Menezes e. "Educação e formação humana: o lugar ocupado pelas “Humanas” nos Institutos Federais de Educação Tecnológica". Debates em Educação 11, n.º 24 (31 de agosto de 2019): 600–612. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p600-612.

Texto completo
Resumen
Instituídos em 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia têm por objetivo promover educação profissional e tecnológica que possa desenvolver educação de excelência integrada com os mundos do trabalho. Mas precisa também promover uma formação humana que contribua para a formação crítica de seus alunos, de modo a permitir que esses possam ler de modo pleno o lugar que ocupam na sociedade, assumindo protagonismo na mesma. Um dos caminhos para alcançar este objetivo é considerar o papel desempenhado pela área de ciências humanas. Este trabalho tem por objetivo analisar o lugar ocupado pelas ciências humanas no quadro de disciplinas do ensino médio integrado dos institutos federais, tendo como objeto de análise o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Santos Neto, Amâncio Cardoso dos. "Da Escola de Aprendizes ao Instituto Federal de Sergipe: 1909 - 2009". Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, n.º 2 (29 de julio de 2015): 25. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2009.2940.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta um histórico do Instituto Federal de Sergipe, tratando de assuntos político-pedagógicos e administrativos pertinentes às diversas fases do ensino profissional em Sergipe, desde a criação da Escola de Aprendizes, no início do século XX; passando pelo Liceu de Aracaju, durante a ditadura de Getúlio Vargas (1937-1945), quando o Brasil intensifica sua industrialização; mudando a denominação, logo depois, para Escola Industrial em conformidade com as transformações econômicas e políticas provocadas pela Segunda Grande Guerra Mundial (1939-1945); em seguida, as Escolas Industriais se transformaram em Escolas Técnicas Federais, de acordo com as políticas de educação da época da Ditadura Militar pós-1964. No final do Século XX, as Escolas Técnicas se transformaram em Centros Federais de Educação Tecnológica, num período de abertura política e econômica, atendendo às demandas das novas tecnologias na educação num cenário globalizado. E por fim, este artigo encerra com a expansão e criação da nova concepção da redefederal de ensino tecnológico e profissionalizante que cria os Institutos Federais em 2008, verticalizando o ensino e dando oportunidade a um maior número de brasileiros a entrarem no novo mundo do trabalho através da educação profissional e tecnológica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Junior, Vanderlei Freitas y Wenis De Carvalho. "Os desafios para a consolidação da pesquisa aplicada no Instituto Federal Catarinense". Metodologias e Aprendizado 2 (29 de junio de 2020): 63–79. http://dx.doi.org/10.21166/metapre.v2i0.1339.

Texto completo
Resumen
Os Institutos Federais, criados em 29 de dezembro de 2008, por meio da Lei 11.892, têm como uma de suas funções constitutivas a realização de pesquisa aplicada. Entretanto, alguns trabalhos têm demonstrado as dificuldades da consolidação desta modalidade de pesquisa nestas instituições. Diante deste cenário, este estudo tem por objetivo identificar os desafios para a consolidação da pesquisa aplicada no Instituto Federal Catarinense, a partir da análise do caso do Câmpus Avançado Sombrio. Para a consecução deste objetivo, levou-se a efeito uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, concluindo-se que as dificuldades apontadas pela literatura também são verificadas junto ao câmpus pesquisado, e que os desafios para a modificação desta realidade passam pela otimização da alocação da carga horária docente, da melhor alocação de recursos e de um trabalho de capacitação e conscientização, capazes de sensibilizar os docentes da instituição na direção do conhecimento das obrigações constitutivas dos Institutos Federais, dos pressupostos da pesquisa básica e das demandas dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Dos Santos, Simone Valdete y Juliana Da Cruz Mülling. "A presença de estudantes indígenas na educação profissional e tecnológica". Educação 42, n.º 3 (31 de diciembre de 2019): 475. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.33245.

Texto completo
Resumen
A presença de estudantes indígenas e sua cultura específica, no âmbito da rede federal de Educação Profissional, é ainda recente, considerando a expansão dos Institutos Federais de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia e a implementação da Lei de Cotas nº 12.711, de 2012. A pesquisa desenvolvida apresenta o mapeamento das terras indígenas demarcadas e dos campi dos Institutos Federais presentes no Rio Grande do Sul, bem como o número de matrículas de estudantes indígenas em cada campus. No campus Sertão do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, evidenciou-se a presença significativa de estudantes indígenas. A metodologia da pesquisa baseou-se em entrevistas etnográficas junto a gestores, técnicos administrativos, professores e estudantes indígenas kaingang. Foram identificadas implicações da presença kaingang nos processos burocráticos e pedagógicos da instituição.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Moura, Amanda Gomes de, Aline Pires Vieira de Vasconcelos, Simone Vasconcelos Silva y Lorena Albino Soares da Silva. "Uma proposta de melhoria de processos de negócio para os Institutos Federais". Revista Gestão & Tecnologia 19, n.º 4 (30 de septiembre de 2019): 239–70. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2019.v19i4.1444.

Texto completo
Resumen
Atualmente, os Institutos Federais representam uma parcela significativa da rede federal brasileira de Ensino. Há um forte incentivo do governo para que estas instituições melhorem seus processos, agregando mais valor para o discente. O objetivo deste trabalho é propor a priorização e melhoria dos processos de negócios dos Institutos Federais, utilizando BPM e gestão da qualidade. Foi utilizado o Instituto Federal Fluminense como estudo de caso. A metodologia baseou-se em aplicação de questionário, pesquisas documentais e em entrevistas com stakeholders envolvidos no processo, possibilitando ter como resultados o mapeamento, modelagem atual e futura de processos, detecção de problemas através do Ishikawa e a busca de soluções com o 5W1H, além de proposição de indicadores de desempenho. Conclui-se que foi possível identificar os processos finalísticos, além de priorizar os problemas e tratá-los.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Medeiros, Tiago Nunes. "A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NOS CURRÍCULOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA". HOLOS 5 (24 de diciembre de 2019): 1–20. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.8367.

Texto completo
Resumen
O presente estudo de cunho qualitativo objetivou compreender como a temática “Educação Física nos currículos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia” vem sendo tratada na produção acadêmica científica. Realizamos um estudo de revisão de literatura no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES e no Portal de Periódicos da CAPES, utilizando os termos de busca: “Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia”, “Educação Física” e “Currículo”. Encontramos uma baixa produção sobre a temática tanto no Catálogo de Teses e Dissertações quanto no Portal de Periódicos da CAPES. Contudo, identificamos uma produção acadêmica qualificada da Revista Holos, sendo este periódico científico o principal meio de socialização do conhecimento produzido nos Institutos Federais sobre a temática estudada. Por meio da revisão de literatura empreendida, foi possível compreender que os estudos encontrados são pautados por reflexões que demonstram haver um esforço significativo da Educação Física, área de conhecimento, de se localizar como componente curricular, no sentido de consolidar a proposta pedagógica dos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais, além de ressignificar o modo como os conteúdos são desenvolvidos e estabelecer sentido ao que se aprende e como se aprende.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Marques, Yuri Bento, Marcello Peixoto Bax, Geraldo Lopes Júnior, Gustavo Henrique Silva de Souza y Eduardo Cardoso Melo. "Dados abertos dos Institutos Federais de Educação: análise de temas sugeridos pela Controladoria-Geral da União". AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 11 (12 de enero de 2022): 1. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.82605.

Texto completo
Resumen
Introdução: A abertura das bases de dados governamentais pode contribuir positivamente com a democracia, transparência e controle social, pois oportuniza ao cidadão o acesso, reutilização, modificação e redistribuição livre das informações não sigilosas dos órgãos públicos. Porém, nem todos os dados de interesse da sociedade se encontram publicados em formatos abertos no presente momento. Esse estudo verifica se os dados referentes aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são comumente solicitados à Controladoria-Geral da União pela sociedade civil, estão sendo catalogados no Portal Brasileiro de Dados Abertos. Método: Foi conduzida uma pesquisa quantitativa no Portal Brasileiro de Dados Abertos com suporte da técnica de pesquisa documental, o que permitiu analisar os conjuntos de dados publicados pelos Institutos Federais. Criou-se um índice para analisar cada um dos 14 temas coletados, o qual originou um indicador quantitativo utilizado na comparação dos resultados de cada Instituto Federal envolvido na pesquisa. Resultados: Identificou-se que 73,70% dos Institutos Federais catalogaram pelo menos um conjunto de dados no Portal Brasileiro de Dados Abertos. No entanto, verificaram-se contundentemente diversas lacunas na disponibilização de dados abertos por parte dessas instituições, além da baixa aderência à abertura de dados em conformidade às recomendações da Controladoria-Geral da União. Conclusão: Estudos como o realizado neste artigo contribuem para que a Administração Pública, especialmente considerando o contexto dos Institutos Federais, tenham subsídios que indiquem possíveis pontos de melhorias no que tange às demandas da sociedade sobre transparência e governança.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

H. Judd, Charles. "Instituto Internacional de Ciências Administrativas: Recursos da Ciência". Revista do Serviço Público 66, n.º 02 (26 de octubre de 2020): 326–38. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v66i02.5189.

Texto completo
Resumen
Os programas planejados pelas entidades federais, as dotações orçamentárias para conservação feitas pelo Congresso e por outros corpos legislativos e o pensamento da maioria do povo, consideram terra, água e outros recursos físicos em primeiro plano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Silveira, Nauana Gaivota y Fabricia Silva da Rosa. "Transparência nas compras governamentais: avaliação de portais dos institutos federais de educação ciência e tecnologia". Revista Brasileira de Administração Científica 9, n.º 1 (24 de septiembre de 2018): 46–65. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2018.001.0004.

Texto completo
Resumen
O objetivo desta pesquisa é avaliar o nível de transparência sobre compras públicas nos portais de Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia. Para tanto, realizou-se análise dos portais dos 38 institutos que compõe a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica verificando os seguintes indicadores, identificados a partir da análise da literatura: Disponibilização dos editais; Relação dos participantes; Informações sobre os contratos firmados; Informações específicas aos fornecedores; Glossário; Legislação sobre compras governamentais; Contato para esclarecimentos; Consulta On-line e Atualização. Os indicadores foram classificados em obrigatórios e voluntários. Os dados foram coletados em outubro de 2017. De forma geral, considerando o resultado total do modelo estabelecido, o nível de transparência na disponibilização de informações sobre compras governamentais nos sítios eletrônicos dos institutos federais é predominantemente fraco (50% - 19 institutos), seguido de transparência muito fraca (26,32% - 10 institutos), transparência moderada (18,42% - 7 institutos) e, por fim, transparência avançada (2,63% - 1 instituto) e transparência significativa (2,63% - 1 instituto). Os institutos com transparência fraca somados aos com transparência muito fraca somam 76,32% do total, resultado significativo e alarmante. Apenas os indicadores de 'disponibilização do edital' e 'consulta on-line', ambos obrigatórios, tiveram resultados positivos na maior parte das Instituições. Os indicadores obrigatórios tiveram resultados superiores aos voluntários. Entretanto, a observação de iniciativas nos indicadores voluntários reflete um movimento inicial de reconhecimento da importância destes instrumentos. A intensa expansão dos Institutos desde sua criação, em 2008, pode ter contribuído para o resultado desta pesquisa. Ademais, destacamos a dificuldade das instituições em implementar as práticas de transparência, uma vez que os sistemas utilizados, em sua maioria, não são integrados e a disponibilização dos documentos tem que ser realizada toda de forma manual. Apesar de suas limitações, esta pesquisa contribui com os estudos sobre transparência em compras governamentais uma vez que buscou aprimorar a questão da identificação dos critérios, apresentando critérios de evidenciação voluntária e verificação de ferramentas de apoio ao usuário, e gerenciamento dos mesmos, ao apresentar propostas de aprimoramento de cunho prático, evidenciando a realidade dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Pereira, Jonas Marques y João Paulo Lima Santos. "GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE: REFLEXOS DA ADESÃO AO PROGRAMA DE MESTRADO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL PROFNIT". Revista Gestão em Análise 11, n.º 3 (27 de julio de 2022): 25. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i3.p25-38.2022.

Texto completo
Resumen
A inovação tecnológica, por meio da pesquisa científica, promove o acesso ao conhecimento, sobretudo nas instituições de ensino superior, necessitando de mecanismos que promovam ações inovadoras e gerenciem o conhecimento produzido. Este estudo buscou, mediante pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, evidenciar a importância do PROFNIT nas universidades e nos institutos federais do Nordeste. Foram analisados dados obtidos nos sítios virtuais das instituições pesquisadas e no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), demonstrando sua relevância para a produção científica junto aos núcleos de inovação tecnológica (NIT’s) e gestão da propriedade intelectual. Os resultados permitiram observar que a participação de universidades e institutos federais no programa de mestrado PROFNIT esteve, intimamente, relacionada à quantidade de depósitos de patentes registradas das instituições nos anos que se seguiram, após a adesão ao programa, representando um avanço na valorização da proteção da produção científica nestas instituições.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Hoffmann, Wanda Aparecida Machado, Vera Regina Casari Boccato y Cintia Almeida da Silva Santos. "O profissional da informação nos institutos federais de educação, ciência e tecnologia: um estudo de percepção". Revista EDICIC 1, n.º 3 (24 de abril de 2021): 127–42. http://dx.doi.org/10.62758/re.v1i3.60.

Texto completo
Resumen
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia concebidos em 2008 trazem consigo uma proposta de ensino singular para o Brasil, ofertar em uma única Instituição diferentes modalidades de ensino. O “pensar” para este novo modelo de Instituição exige um “pensar” e olhar também sobre o papel do profissional de informação desta Instituição. A proposta deste estudo é investigar a percepção do gestor do Instituto Federal sobre o papel do profissional de informação. A metodologia utilizada foi exploratória, a partir de estudo de percepção na forma qualitativa, sendo realizada entrevista com o gestor do IFSP, Campus São Carlos, Brasil. O resultado obtido revela a importância da atuação do profissional da informação nas unidades de informação dos Institutos Federais. Concluiu-se que o profissional da informação possui a responsabilidade e comprometimento em propiciar o acesso e a disseminação da informação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Braga, Ramayane Bonacin, Sarah Elayne de Freitas Rezende, Marcos de Moraes Sousa, Mirelle Amaral de São Bernardo y José Carlos Moreira de Sousa. "Politecnia e apropriações teórico-metodológicas no ensino médio integrado do IF Goiano – Campus Ceres". Revista Pesquisa e Debate em Educação 13 (1 de diciembre de 2023): 1–16. http://dx.doi.org/10.34019/2237-9444.2023.v13.37659.

Texto completo
Resumen
Este trabalho utilizou análise bibliográfica, visando um recorte histórico, tanto da rede de educação profissional e tecnológica quanto do conceito de politecnia, exercida pelo Campus Ceres do Instituto Federal Goiano. A história do Campus Ceres é marcada por um ensino inicialmente agrário expandido em diferentes áreas, oferecendo uma educação profissional pública, gratuita e de qualidade. Os Institutos Federais representam uma concepção de escola unitária e politécnica de formação omnilateral. Tais características exprimem que a educação tem o poder de transformar e emancipar cidadãos que não teriam outras oportunidades se não pelas políticas públicas aplicadas à educação. As conclusões evidenciam que, apesar da longa história de uma educação brasileira dual, os Institutos Federais quebram tais barreiras com uma escola politécnica, promovendo ações e políticas institucionais que garantem uma educação integradora, alinhando ações sociais, culturais e políticas ao ensino propedêutico e educação profissional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Patrão de Aquino, Carla Nogueira, Ana Lúcia Mussi de Carvalho Campinho y Ana Paula Serpa Nogueira De Arruda. "As prerrogativas dos Institutos Federais e a oferta educacional". Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, n.º 19 (30 de junio de 2021): 153–80. http://dx.doi.org/10.12957/cdf.2020.59163.

Texto completo
Resumen
O estudo tem, como objetivo, analisar a atuação do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) no Norte Fluminense (NF), um equipamento público de educação, ciência e tecnologia que traz, como missão, concorrer para o desenvolvimento local e regional. O recorte que se estabelece neste artigo, como um indicativo do “ir ao encontro” da sociedade como um vetor do desenvolvimento, é a oferta de formação técnica e tecnológica nos campi localizados nessa mesorregião. Assim, na escrita do artigo, apresenta-se, em linhas gerais, o pari passu da trajetória das instituições federais de educação profissional e tecnológica no contexto do crescimento brasileiro, com uma ênfase na constituição dos Institutos Federais e na expansão da Rede Federal, que proporcionou uma interiorização da oferta de formação. E, considerando a diversidade social e cultural e a diferenciação produtiva características dos municípios brasileiros, a exemplo do Norte Fluminense, pode-se falar também em vários interiores no interior do território brasileiro, caracterizados, muitas vezes, como núcleos urbanos que, contemplados com grandes investimentos, configuram-se, por um lado, como ilhas de prosperidade e, de outro, a periferia, os que se encontram fora do raio de alcance dos benefícios e que demandam ações em direções e sentidos diferentes, sendo esses territórios que dão sentido à presença de um Instituto Federal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Piloto, Thiago Oliveira, Joelma De Moura Ferreira y Luiz Antônio Vilalta. "Atuação profissional dos egressos das licenciaturas do Instituto Federal Goiano (2013-2014)". Revista de Gestão e Avaliação Educacional 9, n.º 18 (3 de enero de 2020): 1. http://dx.doi.org/10.5902/2318133841309.

Texto completo
Resumen
É objetivo dos institutos federais, entre outros, garantir uma parcela de suas vagas a fim de atender os cursos de licenciatura. Em contrapartida é esperado que os egressos retribuam devolvendo para a sociedade o conhecimento adquirido. Neste artigo apresenta-se os resultados de uma pesquisa que objetivou identificar se os egressos dos cursos de licenciatura do Instituto Federal Goiano-IF Goiano-atuam profissionalmente na área de formação acadêmica específica. A pesquisa foi desenvolvida nos cursos de licenciatura em Matemática, Pedagogia, Ciências Biológicas e Química de diversos campi do IF Goiano, abrangendo as turmas de 2013 e 2014.Palavras-chave: licenciatura; egressos; Instituto Federal Goiano; desenvolvimento regional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Yanzer Cabral, Anderson Ricardo. "Implantação de um escritório de projetos de inovação e desenvolvimento local em um instituto federal de educação, ciência e tecnologia". Revista Inovação Projetos e Tecnologias 10, n.º 1 (23 de mayo de 2022): 106–22. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v10i1.21499.

Texto completo
Resumen
Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia desempenham um papel chave e determinante para o desenvolvimento econômico e social nos territórios onde atuam. Os Institutos Federais apresentam como um de seus objetivos realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção cultural, o empreendedorismo e o desenvolvimento científico e tecnológico. Este artigo apresenta como o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), através da implantação de um Escritório de Projetos de Inovação e Desenvolvimento Local (EP), está articulando suas iniciativas para promover a inovação tecnológica e social, fomentando parcerias com organizações públicas e privadas, com foco no desenvolvimento científico e tecnológico. Este trabalho foi conduzido como uma pesquisa-ação, que pode ser definida como toda tentativa continuada, sistemática e empiricamente fundamentada de aprimorar a prática (Tripp, 2005). São apresentados dados relevantes resultantes da implantação do EP, como o incremento de parcerias de cooperação técnica do IFRS com outras organizações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Perucchi, Valmira y Suzana Pinheiro Machado Mueller. "Produção de conhecimento científico e tecnológico nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: uma investigação sobre a sua natureza e aplicação". Perspectivas em Ciência da Informação 21, n.º 1 (marzo de 2016): 134–51. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2503.

Texto completo
Resumen
RESUMO Este artigo tem um objetivo duplo: primeiro, pretende identificar a posição dos professores dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia acerca da controvérsia entre o modelo linear de pesquisa, atribuído a Bush (1945), e o modelo representado por Stokes (2005). Segundo, verifica qual dentre os modelos sobre a relação empresa-universidade-governo, formulados por Sábato e Botana (2011), Lundvall (1992), Nelson e Rosenberg (1993), Leydesdorff e Etzkowitz (1996) e Etzkowitz e Leydesdorff (2000), melhor se adapta aos Institutos. O universo da pesquisa são os 24.335 professores lotados nos 38 Institutos Federais existentes no país. Desse grupo, foi retirada uma amostra de 165 indivíduos, distribuída proporcionalmente ao número de professores de cada Instituto. Primeiramente, foi realizado levantamento dos dados desses 165 professores nos currículos registrados na Plataforma Lattes. Verificou-se que 96 tinham seus currículos atualizados e com produção cadastrada. Para esses, foi enviado o questionário. Os dados obtidos foram submetidos às análises qualitativa e quantitativa. De acordo com os resultados obtidos, concluímos que os professores/pesquisadores desenvolvem pesquisa básica e pesquisa aplicada de forma integrada, não se conformando, portanto, ao modelo linear de pesquisa de Bush, aproximando-se do modelo proposto por Stokes. Quanto aos modelos empresa-universidade-governo, o que parece melhor se adaptar à realidade dos Institutos Federais é o Triângulo de Sábato, que atribui ao Governo o papel de principal incentivador.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Ferretti, Celso João. "Problemas institucionais e pedagógicos na implantação da reforma curricular da Educação Profissional técnica de nível médio no IFSP". Educação & Sociedade 32, n.º 116 (septiembre de 2011): 789–806. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73302011000300010.

Texto completo
Resumen
Este texto apresenta e discute a implantação da reforma da educação profissional de nível médio no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (ifsp), focando as tensões que se produziram em função desse processo. Questiona-se por meio de pesquisa empírica se os Institutos Federais reúnem, na atualidade, as condições necessárias para o desenvolvimento da educação politécnica, na perspectiva marxiana, por intermédio do ensino técnico integrado ao ensino médio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Oliveira, Amanda Correira de, André Leite Rocha y Valdemir Silva. "Comportamento dos gastos corrente por aluno em períodos de crise e prosperidade econômica nos Institutos Federais no nordeste brasileiro". Revista Gestão e Organizações 8, n.º 3 (10 de octubre de 2023): 55. http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v8n3p55-74.

Texto completo
Resumen
Entre os indicadores estabelecidos pelo Tribunal de Contas da União - TCU, com o intuito de contribuir para o aperfeiçoamento da Administração Pública em benefício da sociedade, está o Gasto Corrente por Aluno Equivalente que visa medir os custos por aluno em determinado período. Nessa perspectiva, o objetivo deste estudo é analisar o comportamento do indicador de custo dos Institutos Federais da região Nordeste brasileira entre os anos de 2010 e 2018 com o intuito de verificar se houve impacto nesse indicador antes e após a crise iniciada em 2014. Para alcançar os objetivos propostos, está pesquisa classificou-se como descritiva quanto ao objetivo, documental quanto ao procedimento e quantitativa quanto a abordagem. Para tanto, foram coletados no portal dos Instituições Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica os relatórios de gestão, a partir dos quais foram extraídos o resultado anual do indicador Gasto Corrente por Aluno. A amostra compreendeu os 11 Institutos Federais presentes nos 9 estados da Região Nordeste do Brasil. Como resultado, observa-se que durante os 9 anos analisados, um aluno custou em média R$ 14.313,82 para os cofres públicos e que apesar de ser esperada uma redução de gastos, no período de crise, os custos por alunos foram maiores neste período e que, apesar de estarem na mesma região, os custos por aluno se comportam de maneira distinta em cada instituto. Como contribuição espera-se que este estudo tanto para a literatura quanto à sociedade, por meio da disseminação do conhecimento necessário para a avaliação de desempenho dos recursos aplicados nos Institutos Federais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Dias de Azevedo, Sérgio y Keila Lima Sanches. "O compliance na educação profissional e tecnológica: uma análise sobre a importância da aplicação na educação profissional e tecnológica". Revista Educar Mais 8 (4 de enero de 2024): 69–81. http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.8.2024.3414.

Texto completo
Resumen
Os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia possuem projetos pedagógicos organizados visando a educação além do espaço formal, proporcionando experiências que exerçam uma função educadora na construção de uma sociedade solidária entre indivíduos, povos e nações. Por isso, é de grande importância que seus funcionários estejam atentos aos princípios éticos, já que uma instituição de ensino também tem o dever de servir como exemplo e local de reflexão para a construção de valores pautados em princípios éticos dentro e fora da instituição O compliance sustenta todos os esforços envidados pela instituição para o estrito cumprimento das exigências legais e, logo, reduz os riscos de possíveis desvios de conduta. Busca a preservação da imagem institucional e contribui para a produção de novos conhecimentos. A presente pesquisa tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica sobre o compliance nos Institutos Federais, com um olhar sobre sua implementação no Instituto Federal de Brasília, passando pela importância dos IF na formação cidadã.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Das Neves, Ricardo Dias. "Efeitos da equiparação do Colégio Pedro II à condição de Instituto Federal: pesquisa, resultados e potencial de expansão". Revista INTER EDUCA 5, n.º 3 (31 de agosto de 2023): 12–36. http://dx.doi.org/10.53660/rie.206.116.

Texto completo
Resumen
Criado no ano de 1837, o Colégio Pedro II tem sua área de atuação desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação Stricto Senso. A Lei 11.892 de 2008 criou os Institutos Federais e teve sua redação atualizada pela Lei 12.677 de 2012, incluindo o Colégio Pedro II na Rede Federal de Educação, Científica, Profissional e Tecnológica. A Lei 12.677/12 manteve a tradicional denominação de “Colégio Pedro II”, equiparando-o, contudo, à condição de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. O artigo, aborda, principalmente, os resultados da pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica, explicando os efeitos da equiparação do Colégio Pedro II à condição de Instituto Federal, além de analisar o potencial de expansão e melhorias da instituição.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Santarosa, Rafaela Batista y Zária Fátima de Rezende Gonzalez Leal. "Educação e Trabalho: Ensino técnico integrado ao ensino médio dos Institutos Federais". Reflexão e Ação 29, n.º 3 (22 de noviembre de 2021): 26–40. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v29i3.16358.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa, por meio do referencial da Psicologia Histórico-Cultural, como os adolescentes, atendidos pela Educação Profissional e Tecnológica, na modalidade Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, dos Institutos Federais, compreendem a relação entre escola e trabalho. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com alunos de um dos campi do Instituto Federal do Paraná – IFPR. Demonstra o mérito desse modelo educacional em proporcionar o entendimento da relação entre conhecimento científico, desenvolvimento psíquico e compreensão da realidade, mas que, concomitantemente, concorre em desvantagem com uma visão utilitarista da escola.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Lorenzi, Carla Cristina Biazi y Hilda Maria Gonçalves da Silva. "Dificuldades e potencialidades para a elaboração de um planejamento estratégico situacional na educação". Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 12, n.º 3 (4 de octubre de 2023): 813. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v12n3.15290.

Texto completo
Resumen
Este artigo tece considerações sobre a importância da construção de um Planejamento Estratégico Situacional na educação. O recorte do estudo é o Instituto Federal de São Paulo e suas potencialidades e fraquezas para levar a termo esse tipo de planejamento. Inicialmente, trazemos uma contextualização do conceito de planejamento e da história dos Institutos Federais. Em seguida, fazemos uma apresentação do Instituto Federal de São Paulo, suas principais finalidades, bem como, sua missão, visão e valores. Por fim, discutimos a concepção do Planejamento Estratégico Situacional à luz dos estudos de Carlos Matus (1991). Foi possível verificar, por meio deste trabalho, a identificação da estrutura organizacional do Instituto Federal de São Paulo com o Planejamento Estratégico Situacional, com potencialidades importantes para a construção de um planejamento que exige a participação dos diferentes agentes públicos envolvidos. O trabalho demonstrou, ainda, que o Planejamento Estratégico Situacional pode ser uma valiosa ferramenta de planejamento educacional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Siraichi, Jackeline Tiemy Guinoza, Rosa Amélia Barbosa, Amir Limana y Mário Luiz Neves de Azevedo. "Organicidade, institucionalidade e dimensão simbólica do Instituto Federal do Paraná: uma perspectiva sob o olhar de Pierre Bourdieu". Acta Scientiarum. Education 42 (20 de febrero de 2020): e44768. http://dx.doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.44768.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem por objetivo analisar a criação de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que inaugurou uma nova fase na oferta de educação por instituições de Educação Profissional e Tecnológica no Brasil, a partir do estabelecido na lei de criação 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, e cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Metodologicamente, o artigo fundamenta-se na teoria dos campos sociais de Pierre Bourdieu, especialmente a partir dos conceitos de campo social, habitus, capital social, capital cultural e capital científico. Desta forma, com base em documentos, legislação e apoio na literatura sobre o assunto, nota-se que existe uma lacuna entre o previsto no projeto de criação e na legislação sobre os Institutos Federais, de inclusão social e democratização do ensino público, e a concreta atuação docente balizada pela superestimação e sobrevalorização do perfil acadêmico comum nas universidades tradicionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Gomes, Fábio Alexandre Pereira Lima da Silva y Gislene Miotto Catolino Raymundo. "Valorização pessoal e a qualidade de vida dos servidores na coordenadoria pedagógica de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia". Research, Society and Development 12, n.º 8 (31 de agosto de 2023): e17412843010. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i8.43010.

Texto completo
Resumen
A Coordenadoria Pedagógica nos Institutos Federais desempenha um papel crucial na promoção e integração de alunos, professores e familiares, estabelecendo relações interpessoais saudáveis para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Este artigo visa identificar as causas das dificuldades de atendimento na Coordenadoria Pedagógica do Instituto Federal de Santa Catarina, campus Joinville, com foco na valorização humana e qualidade de vida dos servidores. A pesquisa, qualitativa e de estudo de caso, coletou dados através de questionários respondidos por doze servidores da Coordenadoria. A análise dos resultados e revisão bibliográfica revelaram: a) o papel da coordenação pedagógica nos Institutos Federais; b) valorização dos servidores; c) perfil dos participantes da pesquisa; d) percepção dos servidores sobre qualidade de vida no trabalho. Os resultados indicaram que reconhecer os perfis dos servidores melhora as condições de trabalho e bem-estar. Os atuais fluxos de resolução de demandas afetam o bem-estar durante o expediente. Conclui-se que incentivar a valorização pessoal dos servidores da Coordenadoria Pedagógica aprimora a produtividade, reduzindo dificuldades de atendimento e melhorando a qualidade de vida no trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Almeida, Marcelo Godoy de y Vanessa de Cássia Pistóia Mariani. "Memórias na educação profissional e tecnológica: o estado do conhecimento sobre pesquisas direcionadas a implementação dos institutos federais". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, n.º 4 (11 de abril de 2024): e6008. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.4-094.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma revisão do estado do conhecimento relacionada às memórias da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) nos Institutos Federais de Educação (IFs), como parte da construção da dissertação de mestrado intitulada: “Entre Memórias e Fatos: Olhares sobre a Implementação do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Farroupilha, Campus São Borja”. Este estudo está sendo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT, na linha de pesquisa Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na EPT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico que explorou os descritores: “memórias +EPT+ Institutos Federais” e “Institutos Federais+ interiorização+ implementação” junto ao Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultados, obteve-se inicialmente vinte e duas pesquisas de mestrado e doutorado sobre a temática, através da aplicação do filtro temporal (2019 a 2022) chegou-se a dezenove obras, as quais foram analisadas qualitativamente através de uma leitura atenta, sendo que, deste montante, restaram seis pesquisas que versam sobre memórias da implementação dos IFs, relacionando-se direta ou indiretamente com a temática da pesquisa. Com estes dados, aponta-se uma lacuna ainda a ser explorada no meio acadêmico, tendo em vista a importância dos IFs para a EPT e para suas comunidades e a diversidade de espaços territoriais que eles ocupam, construindo histórias únicas alicerçadas nas especificidades locais e regionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Boscatto, Juliano Daniel y Suraya Cristina Darido. "A Educação Física nos institutos federais: “o quê” e o “para quê” ensinar". Motrivivência 32, n.º 63 (24 de julio de 2020): 01–17. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72210.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se pesquisar como a Educação Física se configura no âmbito do Ensino Médio Integrado, quanto a sua finalidade pedagógica e os conhecimentos curriculares que são desenvolvidos nas práticas de ensino. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que contou com a colaboração de seis professores de Educação Física, que atuam em diferentes campide Institutos Federais localizados no estado de Santa Catarina. A Educação Física no ensino médio integrado tem uma íntima relação com os conhecimentos sobre o corpo. Esses conhecimentos podem fornecer aos estudantes a análise crítica sobre o modo de produção no âmbito do emprego e os aspectos relacionados à saúde do trabalhador. Compete a Educação Física nesses Institutos Federais, cumprir sua função de componente curricular dessa modalidade de ensino, a qual, pode contribuir com a formação necessária para a vida, ao exercício da cidadania e à compreensão do contexto cultural em que os sujeitos fazem parte. Os dados apresentados nesse estudo, contribuíram com a elaboração de uma Proposta Curricular para a Educação Física em um Instituto Federal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Pasqualetto, Antônio, Oyana Rodrigues Santos, Aline Tereza Borghi Leite y Juliano Castro Silvestre. "A CONTRIBUIÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS SITUADOS NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL DO ESTADO DE GOIÁS". Informe GEPEC 22, n.º 2 (28 de enero de 2019): 159–76. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v22i2.21124.

Texto completo
Resumen
O artigo apresenta a história, a construção e as fases do atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, instituição de ensino modelo na oferta de cursos profissionalizantes e superior. Em Goiás têm-se o IFG (Instituto Federal de Goiás) e o IFGoiano (Instituto Federal Goiano) ambos com a mesma estrutura, porém em áreas de atuação diferentes, respeitando as vocações econômicas e regionais do Estado. Em Goiás são 24 (vinte e quatro) câmpus dos dois Institutos espalhados por todas as mesorregiões. Para objeto de estudo definiu-se a Região Metropolitana de Goiânia (RMG) a ser pesquisada. Foram utilizados índices de desempenho municipal nas variáveis Educação e Trabalho entre os anos de 2014 e 2016, e os resultados apresentados mostraram que em todos os 6 (seis) munícipios: Aparecida de Goiânia, Inhumas, Goiânia, Hidrolândia, Senador Canedo e Trindade apresentaram melhorias nos seus indicadores de Trabalho e Educação, excetuando Goiânia que teve redução nos índices de Educação em 2016.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Gitahy, Leda y Lucas Rodrigo da Silva. "Trajetória institucional e políticas de CT&I: o caso do CNAVAL/IPT nos anos 2000". Sociedade e Estado 27, n.º 1 (abril de 2012): 63–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922012000100005.

Texto completo
Resumen
Este artigo discute as relações entre a trajetória institucional do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e as mudanças nas políticas de CT&I estaduais e federais, tratando de identificar os pontos de inflexão, que impactaram suas rotinas organizacionais. O objetivo é compreender as estratégias que o Instituto, seus dirigentes e pesquisadores assumem face às transformações do contexto em que estão inseridos. Os conceitos de trajetória, evolução e aprendizagem, rotinas e rede tecnoeconômica são os norteadores do trabalho. Após um breve histórico das transformações mais relevantes sofridas pela instituição, entre 1970 e 1998, o trabalho foca na última década e na análise da experiência Centro de Engenharia Naval e Oceânica do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (CNAVAL/IPT). A abordagem metodológica é de caráter exploratório, combinando entrevistas com atores chaves, pesquisa documental, análise de dados primários e secundários e revisão da literatura sobre as transformações dos Institutos Públicos de Pesquisa (IPPs) no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Senna, Yanka Andrade y Manoel Carlos de Oliveira Junior. "Propriedade Intelectual nas Universidades e Institutos Federais da Região Norte: um mapeamento com foco em programas de computador, marcas e patentes". Cadernos de Prospecção 17, n.º 2 (1 de abril de 2024): 403–20. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v17i2.56521.

Texto completo
Resumen
A Região Norte possui 11 Universidades Federais e sete Institutos Federais, abarcando áreas do conhecimento cujas produções são passíveis de proteção legal. O presente artigo analisa, entre 2012 e 2022, a atuação dessas instituições quanto ao desenvolvimento inovador e tecnológico, considerando: Programas de Computador e Marcas e Patentes. Quanto à metodologia, foram utilizados a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a prospecção tecnológica junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e a análise preditiva, utilizando a linguagem Python. A busca resultou em 39 Marcas, 550 Patentes e 301 Programas de Computador. A Universidade Federal do Pará se destaca com maior número de ativos de Propriedade Intelectual. Concluiu-se que o planejamento adequado dos NITs contribui para aumentar a proteção do conhecimento, como no caso da UFRA, da Unifap e da Ufopa. Entretanto, a análise preditiva mostra que não há tendência de crescimento, sendo necessárias ações que incentivem a proteção intelectual e o registro de marcas e softwares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Garcia, Renata Ivone y Márcio Matias. "Rede de relações entre institutos federais de educação e as universidades públicas do sul do Brasil". Em Questão 25, n.º 2 (26 de abril de 2019): 166–89. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245252.166-189.

Texto completo
Resumen
O estudo teve por objetivo analisar, por meio de técnicas e métricas de Análise de Redes Sociais, a rede de conexões estabelecidas, por menções web, entre os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da região sul do Brasil e as universidades públicas da mesma região. O estudo caracterizou-se como descritivo, e apresentou abordagem quali-quantitativa por meio do emprego de métricas de Análise de Redes Sociais e categorização de conteúdo. Dos resultados de coleta, foram identificadas 25.507 menções web válidas entre as Instituições de Ensino Superior. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia com maior centralidade de grau foi o Instituto Federal de Santa Catarina. No que diz respeito à densidade, foi percebido que todas as Instituições de Ensino Superior possuem menções web entre si, representando assim uma rede altamente conectada. Mas, foram percebidos três clusters que estabeleceram um número maior de conexões, que são justamente os relacionados a cada estado do sul do Brasil, o que evidencia o fato de que instituições, geograficamente mais próximas, tendem a estabelecer laços fortes. Nos laços fortes, foram identificados os cinco contextos de conteúdo mais recorrentes: eventos científicos; elementos de estudo; divulgação geral; periódicos científicos e qualificação de servidores. Concluiu-se, que estudos envolvendo as menções web e a Análise de Redes Sociais podem ser empregados para estudar as relações entre Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e universidades, o que permitirá, em estudos futuros, focar em aspectos específicos dessas relações, como a cooperação na produção e publicação de artigos científicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Araujo, Jair Jonko y Álvaro Moreira Hypólito. "Novos significados para educação profissional e tecnológica no instituto federal sul-rio-grandense: a política de criação dos institutos". Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE 32, n.º 1 (23 de junio de 2016): 247. http://dx.doi.org/10.21573/vol32n012016.62363.

Texto completo
Resumen
Este trabalho discute significados induzidos pela política oficial de criação dos Institutos Federais, seu acolhimento na documentação institucional e a produção de sentidos pelos gestores. A análise da documentação oficial do MEC e do IFSul e das entrevistas com os gestores é realizada aplicando-se os conceitos da Teoria do Discurso de Laclau. Conclui-se que há um complexo processo de acolhimento e rejeição de sentidos, que existe um mito de ensino consolidado na rede federal e que não há ainda políticas institucionais hegemônicas para pesquisa e extensão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Silva, Natany Ferreira, Carla Ariela Rios Vilaronga y Eniceia Gonçalves Mendes. "Teaching Planning for Students of Special Education at Instituto Federal de São Paulo". Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica 2, n.º 23 (15 de septiembre de 2023): e13845. http://dx.doi.org/10.15628/rbept.2023.13845.

Texto completo
Resumen
Estudos recentes evidenciam a necessidade de investimento em diretrizes, recursos humanos e materiais que garantam a permanência e a aprendizagem dos estudantes com deficiência nos Institutos Federais. Este estudo de caso objetivou descrever e analisar como ocorre o planejamento do ensino para o estudante com deficiência no Instituto Federal de São Paulo. Participaram do estudo 11 docentes e a coleta de dados foi realizada por meio de questionário e a análise do documento nomeado Plano Educacional Individualizado. Os resultados demonstraram iniciativas docentes de alteração de objetivo, conteúdo e metodologia durante o planejamento, mas denotam o trabalho muitas vezes solitário para pensar na acessibilidade necessária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Prevedello, Tatiana. "O ensino da literatura e suas perspectivas metodológicas no contexto dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia". LínguaTec 5, n.º 2 (20 de noviembre de 2020): 1–22. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v5.n2.4426.

Texto completo
Resumen
O ensino de literatura portuguesa, no Brasil, fundamental para a compreensão da matriz identitária sobre a qual foi moldado o caráter literário nacional, tem passando por processos que, em uma primeira instância, visam redefinir as políticas prioritárias em termos de formação básica, a partir dos novos redimensionamentos que, sobretudo, o ensino médio vem recebendo. Nessa perspectiva, objetivou-se investigar junto aos docentes de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (LPLB), que exercem suas atividades nos Institutos Federais de Ciência, Tecnologia e Educação, no Estado do Rio Grande do Sul, quais sejam, Instituto Federal do Rio Grande do Sul – IFRS, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense – IFSul e Instituto Federal Farroupilha – IFFar, as metodologias utilizadas no ensino da literatura. Pretendeu-se verificar como os docentes de LPLB desenvolvem, em suas aulas, o ensino de literatura e, de que maneira, a tradição histórica da disciplina dialoga com questões como a formação do cânone nacional. A coleta de dados foi feita por intermédio da aplicação de um questionário eletrônico, constituído de questões objetivas e abertas, o qual buscou realizar um levantamento referente às metodologias aplicadas pelos docentes de LPLB, técnicas de ensino utilizadas e projetos desenvolvidos na área.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Ramos Neto, João Oliveira. "COMO A REFORMA DO ENSINO MÉDIO AFETA A REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA". Multi-Science Journal 1, n.º 7 (18 de marzo de 2018): 09. http://dx.doi.org/10.33837/msj.v1i7.366.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar introdutoriamente como a Lei 13.415 de 16 de fevereiro de 2017 afetará a rede federal de educação tecnológica. Em outras palavras, como ficará o Ensino Médio técnico integrado oferecido nos Institutos Federais de Educação Tecnológica. Para isso, analisou-se o projeto pedagógico do curso Técnico em Informática integrado oferecido pelo campus Urutaí do Instituto Federal Goiano. Não são, de forma alguma, informações definitivas, pois é preciso aguardar a publicação da Base Nacional Comum Curricular. Serve somente como sugestão para se pensar os Projetos Pedagógicos de Curso depois que for aprovada a Base Nacional Comum Curricular.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Vieira, Josimar de Aparecido, Amanda Regina Leite y Marilandi Maria Mascarello Vieira. "Princípios da gestão democrática na organização dos Institutos Federais". Travessias 18, n.º 1 (27 de enero de 2024): e31972. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v18i1.31972.

Texto completo
Resumen
As instituições de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), representadas neste estudo pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), procuram centrar suas gestões nos princípios democráticos. Diante desse pressuposto, neste estudo são analisados princípios de gestão democrática presentes nos IFs e suas implicações em suas organizações. Trata-se de pesquisa exploratória e descritiva, orientada pela abordagem qualitativa e foi produzido por meio de um estudo de caso incluindo a pesquisa bibliográfica e análise documental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Nele consta o percurso metodológico, discorre sobre a emergência do princípio de gestão escolar democrática, aborda a gestão das instituições de ensino de EPT, os desafios e perspectivas da gestão nos IFs e, por fim, apresenta as considerações finais. Constatou-se que mesmo com a instituição da gestão escolar democrática nos IFs, ainda permanecem os desafios postos de implementação de ações democráticas e pedagógicas que promovam nova postura educacional. A gestão democrática não pode ser uma via de mão única, mas um compromisso de todos os envolvidos na construção coletiva de projetos que promovam uma educação emancipadora e transformadora.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Ferreira, Aurélio Alves, Célia Aparecida Rocha, Denise Imori, José Flávio Morais Castro y Luciano Mendes de Faria Filho. "Fapemig e as ICT&Is de Minas Gerais: Qual projeto de desenvolvimento?" Research, Society and Development 12, n.º 10 (17 de octubre de 2023): e129121043432. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i10.43432.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem o objetivo de apresentar o sentido de desenvolvimento adotado pelas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICT&I), do Estado de Minas Gerais desde o início do século XX. Para atender a perspectiva requerida, utilizamos a metodologia qualitativa, quantitativa, de cunho descritivo, o que foi realizado a partir de um estudo e análise do financiamento do quantitativo de projetos de pesquisa aprovados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), no periodo de 2008 a 2021. Para atender a esse fim, nossa investigação se concentrou na busca de dados sobre o perfil científico, tecnológico e inovativo de um total de 24 ICT&Is de Minas Gerais: 11 universidades federais do Estado, 5 institutos federais, Cefet-MG, 2 universidades estaduais, a PUC-Minas, Instituto Oswaldo Cruz, Unidade Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Unidade Gado de Leite (Embrapa), Fundação Ezequiel Dias (Funed) e Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Instituições marcadamente orientadas para atender à promoção do conhecimento e diretamente conectadas com os processos cognitivos que historicamente ocupam-se com as ciências básicas e aplicadas, tendo em vista o aprofundamento e ampliação do conhecimento sobre os seres humanos, as sociedades, a natureza e as culturas, o que exige contínuo investimento financeiro do Estado e dedicação da comunidade de pesquisa, na busca incessante por novas aprendizagens e novas descobertas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Bernardes, Andrey Borges. "Finalidade dos Institutos Federais, unidade identitária e organização curricular". Ensino em Foco 3, n.º 6 (17 de septiembre de 2020): 47–59. http://dx.doi.org/10.55847/ef.v3i6.670.

Texto completo
Resumen
O presente artigo consiste em uma reflexão acerca da dualidade entre a preparação para o ensino superior e a habilitação profissional de nível médio nos Institutos Federais, bem como da dualidade identitária e da organização curricular do campus Ouricuri do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Estes dilemas emergiram de minha própria prática profissional desde que me efetivei como professor na referida instituição há 3 anos e meio. Para tanto, lanço mão de diários pessoais, anotações e relatórios por mim produzidos ao longo deste período. Fundamentam esta opção metodológica autores como M. Zabalza, cujos trabalhos com diários são reconhecidos internacionalmente, bem como M. I. da Cunha, C. M. Garcia e R. Puentes, cujos estudos apontam uma diversidade de autores que sustentam que a prática profissional, mediada pela reflexão, é um dos conhecimentos, saberes ou competências do profissional docente. Os objetivos deste trabalho são sistematizar estas reflexões a fim de apontar alternativas para os dilemas que foram objeto de análise, bem como compartilhar tais dilemas com a comunidade de colegas da educação profissional, cuja apreciação e julgamento ampliarão as possibilidades de resolução dos mesmos dilemas. Quanto ao desdobramento das reflexões aqui apresentadas temos que: 1) os Institutos Federais são responsáveis tanto pela habilitação profissional de nível médio quanto pela preparação para o ensino superior, pendendo mais ou menos para uma destas finalidades a depender do contexto socioeconômico em que a instituição está inserida; 2) a unidade identitária e a integração curricular do campus Ouricuri do IF Sertão estão ameaçadas pela fragmentação do organograma institucional, bem como pela elaboração isolada do currículo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Bicalho, Ramofly y Pedro Clei Sanches Macedo. "História e Memória da Educação Profissional e Tecnológica:". Revista Labor 2, n.º 24 (21 de diciembre de 2020): 372–95. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v2i24.60156.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo é caracterizar a história e memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá a partir das narrativas dos pioneiros que contribuíram significativamente na construção da proposta pedagógica de educação profissional e tecnológica nos primeiros anos de sua implantação (2007 a 2014). A pesquisa buscou analisar os documentos institucionais, leis, decretos e portarias, relacionados a educação profissional no Brasil e no Amapá, com destaque a Lei de criação dos Institutos Federais, Lei 11.892 de 29 de dezembro de 2008, entre outros dispositivos legais. Para o desenvolvimento desta investigação, optou-se pela abordagem qualitativa, através de pesquisa bibliográfica, análise documental e entrevistas. Os resultados revelam os caminhos minuciosos percorridos no processo de transformação da Escola Técnica Federal do Amapá (ETFAP) em Instituto Federal do Amapá (IFAP), a instalação em unidades provisórias, a escolha dos primeiros cursos e sua importância para o desenvolvimento regional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía