Literatura académica sobre el tema "Inovação em alimentos funcionais"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Inovação em alimentos funcionais".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Inovação em alimentos funcionais"

1

Souza, Amanda Fernandes Oliveira de, Eduardo do Nascimento Filho, Thaynna Leocádio Trajano Lacerda Sousa y Celiane Gomes Maia da Silva. "Propriedades funcionais do yacon e atomização por diferentes agentes encapsulantes". Research, Society and Development 10, n.º 12 (21 de septiembre de 2021): e285101220422. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20422.

Texto completo
Resumen
A batata yacon é uma raiz tuberosa que vem despertando interesse, por apresentar em sua composição compostos bioativos que oferecem benefícios à saúde. Apesar de ser bastante perecível, apresenta grande potencial na tecnologia no desenvolvimento de novos produtos alimentícios. O artigo tem por objetivo promover informações acerca do yacon que é considerado alimento funcional, uma vez que apresenta um alto teor de compostos fenólicos, apresentando características prebióticas e antioxidantes, respectivamente, e sua aplicação da tecnologia de alimentos com o emprego do processo de atomização. O processo de microencapsulação apresenta vantagens visando a preservação das características originais de produtos naturais. O yacon em pó a partir da atomização do extrato, com a utilização de agentes encapsulantes como maltodextrina e goma arábica é uma alternativa viável para a preservação de alimentos com alto valor agregado, além de contribuir para a manutenção da estabilidade e dos compostos fenólicos, mesmo em altas temperaturas. Sendo assim, o desenvolvimento desse produto caracteriza-se como uma inovação importante para a indústria de alimentos funcionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Pedro Ivo Soares e., Suelma Ferreira do Oriente, Nayara Jessica da Silva Ramos, Thaisa Abrantes de Souza Gusmão y Rennan Pereira de Gusmão. "Frutooligossacarídeos e aplicação em produtos lácteos: uma revisão bibliográfica". Research, Society and Development 12, n.º 5 (13 de mayo de 2023): e13812541582. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i5.41582.

Texto completo
Resumen
O frutooligossacarídeo (FOS) é um dos prebióticos mais relevantes da indústria de alimentos, além de contribuir nas características sensoriais do produto, também conferem benefícios à saúde do hospedeiro. O efeito do FOS é frequentemente associado aos seus efeitos benéficos a microbiota intestinal. Este estudo tem como objetivo conceituar os frutooligossacarídeos em termos de definição, inovação, tendências, impacto na saúde e aplicação em produto lácteos através de uma revisão bibliográfica integrativa. Foi utilizado estudos experimentais e não experimentais para ter uma compreensão completa sobre a temática proposta. A pesquisa foi realizada na base do ScienceDirect se restringindo a estudos de livre acesso publicados nos últimos cinco anos usando “fructooligosaccharides”, “FOS”, “healthy”, “dairy”, “milk” como palavras-chave. O estudo fornece evidências sobre a origem, inovação, tendências, impacto na saúde dos frutooligossacarídeos comprovando assim sua relevância e funcionalidade na indústria de alimentos, principalmente pelo foco atual em alimentos funcionais. Sendo assim, a adição dos frutooligossacarídeos em produtos lácteos se mostra viável, o que leva a busca de inovação e atualização de formulações associando o mesmo a outras substâncias benéficas para uma maior eficiência em termos nutricionais, sustentáveis e econômicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Raud, Cécile. "Os alimentos funcionais: a nova fronteira da indústria alimentar análise das estratégias da Danone e da Nestlé no mercado brasileiro de iogurtes". Revista de Sociologia e Política 16, n.º 31 (noviembre de 2008): 85–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782008000200008.

Texto completo
Resumen
Os alimentos funcionais, que prometem ajudar na cura ou na prevenção de doenças, são a nova tendência do poderoso mercado alimentício neste início do século XXI. Iogurtes, margarinas, leites fermentados, cereais, águas minerais etc. prometem ajudar na cura ou na prevenção de doenças como as cardiovasculares, certos tipos de câncer, alergias, problemas intestinais etc. Entre os fatores-chave que explicam o êxito dos alimentos funcionais, há a preocupação crescente pela saúde e pelo bem-estar, mudanças na regulamentação dos alimentos e a crescente comprovação científica das relações existentes entre dieta e saúde. Escolhemos analisar e comparar as estratégias de duas multinacionais (Danone e Nestlé) que se enfrentam nas gôndolas dos supermercados brasileiros para dominar o mercado dos iogurtes funcionais. O Activia, da Danone, foi lançado com êxito em diversos países europeus, em meados da década de 1990, e no mercado brasileiro, em 2004, levando a uma considerável revitalização do mercado dos produtos lácteos. Em reação, a Nestlé lançou o Nesvita, em junho de 2006. Com base na Nova Sociologia Econômica, verificamos a existência de lutas no mercado, em que a inovação e o lançamento de novos produtos são necessidades para as empresas que pretendem manter ou estabelecer sua liderança. Nesse campo de lutas, o Estado desempenha um papel fundamental, ao definir as regras do jogo entre os parceiros da troca e entre os concorrentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Araújo, Talysie Freire, Luis Felipe Alves Sousa, Denis Frota Guimarães y Mauro Vinicius Dutra Girão. "Prospecção Científica e Tecnológica do Uso do Óleo de Coco (Cocos nucifera. L) na Indústria Alimentícia". Cadernos de Prospecção 13, n.º 3 (29 de mayo de 2020): 875. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i2.31074.

Texto completo
Resumen
<p>O óleo de coco tem se mostrado como um potencial alimento com benefícios nutricionais e funcionais. Este estudo tem como objetivo averiguar o estado da arte, realizando uma prospecção científica e tecnológica em relação ao uso do óleo de coco (<em>CocosnuciferaL</em>.) na indústria de alimentos. Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento das produções científicas da última década, bem como seu desenvolvimento tecnológico a partir da pesquisa realizada em bases de dados. Verificaram-se 1964 patentes com o óleo de coco, porém apenas três contemplaram os requisitos da pesquisa. Apesar de todos os aspectos positivos que o óleo apresenta, sua utilização para a produção de alimentos na indústria alimentícia se encontra escassa. Diante de todas as evidencias apresentadas sobre os benefícios do óleo de coco, sugere-se que pesquisas com esse alimento sejam desenvolvidas a fim de trazer novos estudos que promovam sua inovação tecnológica.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Zenni, Rafaely Dos Santos, Cristiane Vieira Helm y Lorena Benathar Ballod Tavares. "CASCAS DO PROCESSAMENTO DE PALMITO PARA USO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA: UMA ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, n.º 2 (27 de abril de 2018): 276. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018276-299.

Texto completo
Resumen
Com o crescimento populacional e o desenvolvimento industrial e tecnológico, a produção de resíduos sólidos tem aumentado consideravelmente ao longo das últimas décadas, acentuando a discussão sobre sustentabilidade e a adequada destinação desses resíduos. Um dos setores responsáveis pela geração de grande quantidade de resíduos sólidos são as agroindústrias, tais como a de processamento de palmito, que é bastante difundida no Brasil e regiões tropicais. Para abordar essa problemática, este trabalho de revisão visa mostrar a importância da agroindústria de palmeiras comestíveis, seus impactos ambientais e sociais, e apresentar uma proposta de inovação para a indústria de alimentos funcionais, por meio de uma pesquisa descritiva qualitativa. A inovação apresentada nesse trabalho está relacionada com a aplicação da biotecnologia pela utilização das cascas ou bainhas medianas de palmeiras que são geradas durante a produção de palmito em conserva ácida, para o cultivo de fungos. Essas cascas quando empregadas como substrato para produção de cogumelos comestíveis poderá resultar em um alimento funcional, rico em nutrientes e com benefícios à saúde do consumidor, já que contêm moléculas bioativas, tais como as β-glucanas. A possibilidade de comercialização desse alimento, poderá resultar em benefícios socioambientais pelo aumento de renda dos envolvidos e pela redução de um passivo ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Araújo, Talysie Freire, Luis Felipe Alves Sousa, Denis Frota Guimarães y Mauro Vinicius Dutra Girão. "Prospecção Científica e Tecnológica do Uso do Óleo de Coco (Cocos nucifera. L) na Indústria Alimentícia". Cadernos de Prospecção 13, n.º 3 (29 de mayo de 2020): 875. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v13i3.31074.

Texto completo
Resumen
O óleo de coco tem se mostrado como um potencial alimento com benefícios nutricionais e funcionais. Este estudo tem como objetivo averiguar o estado da arte, realizando uma prospecção científica e tecnológica em relação ao uso do óleo de coco (CocosnuciferaL.) na indústria de alimentos. Para alcançar os objetivos foi realizado um levantamento das produções científicas da última década, bem como seu desenvolvimento tecnológico a partir da pesquisa realizada em bases de dados. Verificaram-se 1964 patentes com o óleo de coco, porém apenas três contemplaram os requisitos da pesquisa. Apesar de todos os aspectos positivos que o óleo apresenta, sua utilização para a produção de alimentos na indústria alimentícia se encontra escassa. Diante de todas as evidencias apresentadas sobre os benefícios do óleo de coco, sugere-se que pesquisas com esse alimento sejam desenvolvidas a fim de trazer novos estudos que promovam sua inovação tecnológica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Pedro Ivo Soares e., Suelma Ferreira do Oriente, Rebeca Morais Silva Santos, Nayara Jessica da Silva Ramos, Thaisa Abrantes de Souza Gusmão y Rennan Pereira de Gusmão. "Cacau: Inovação, produtividade e aplicação em produtos lácteos caprinos". Research, Society and Development 13, n.º 1 (2 de enero de 2024): e1013144669. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i1.44669.

Texto completo
Resumen
O cacau é um dos produtos agrícolas mais importantes do mundo, possui uma cadeia produtiva bem estabelecida e o Brasil é um dos maiores produtores mundiais. É considerado uma matéria-prima viável para produção de alimentos funcionais, devido aos seus altos níveis de substâncias bioativas e antioxidantes. Sendo assim o estudo tem como objetivo conceituar o cacau em termos de origem, produtividade, impacto na saúde, inovação na indústria de alimentos além da viabilidade da sua aplicação em produtos lácteos caprinos através de uma revisão bibliográfica narrativa. A abordagem metodológica permitiu o uso de estudos experimentais e não experimentais para ter uma compreensão completa sobre a temática proposta. A pesquisa foi realizada na base do ScienceDirect, Scielo, Web of Science, SCOPUS e Schollar Google se restringindo a estudos de livre acesso publicados de 2019 a 2023 usando “cocoa”, “healthy”, “dairy”, “goat milk” como palavras-chave. Através do estudo foi possível analisar a cadeia produtiva do cacau se tratando do panorama mundial, compreendendo que apesar da pandemia do covid-19 o cacau continua relevante, promissor e com demanda no mercado. Utilizando o mesmo como base é possível desenvolver uma gama de produtos com alto teor de compostos bioativos trazendo assim benefícios a saúde do consumidor. Também pode-se constatar a viabilidade da adição de cacau associado a outras substâncias probióticas e prebióticas em produtos lácteos caprinos, resultando assim em produtos acessíveis a sociedade com características nutricionais e sensoriais satisfatórias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Ferreira, Thaynara Aline Bassi, Petrina de Paula Carmo, Larissa Fernanda Dias, Victor Oliveira, Júlia Roberta Carioca Bezzara y Renata de Souza Reis. "Elaboração e avaliação da aceitabilidade de ricota fresca acrescida de alimentos funcionais". Research, Society and Development 9, n.º 11 (29 de noviembre de 2020): e65091110180. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.10180.

Texto completo
Resumen
A Ricota é um queijo amplamente consumido em dietas alimentares por possuir um alto valor nutricional, alto teor de proteínas e ser pobre em gorduras. Além de possuir um importante papel ambiental quando se trata do não descarte do soro resultante da fabricação de queijos das indústrias. Considerando esse fator, e atrelado a um relevante aspecto funcional capaz de gerar ainda mais benefícios à saúde, objetivou-se realizar a fabricação de dois tipos de ricotas funcionais, sendo uma acrescida de chia e outra de linhaça. A fim de avaliar a aceitabilidade dos produtos, realizou-se análises sensoriais contemplando os parâmetros de aparência, sabor, odor e textura, além de avaliar a intenção de compra, o rendimento das ricotas e análises de pH das ricotas aos 1, 7, 14 e 21 dias de armazenamento. A intenção de compra da ricota acrescida de chia foi de 87,5%, e a intenção de compra da ricota acrescida de linhaça foi de 90% ao se considerar a avaliação dos analistas votantes. Ambas tiveram um bom rendimento e variações de pH dentro do esperado ao longo dos dias. Perante as avaliações, tais produtos demonstram a possibilidade de inovação no setor lácteo e se apresentam como uma proposta incipiente na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e em pesquisas acadêmicas futuras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Costa, Blenda de Souza, Amanda Gabriela Soares Lins, Pedro Henrique Campelo Felix, Rodolfo Pessoa de Melo Moura, Eyde Cristianne Saraiva Bonatto y Carlos Victor Lamarão Pereira. "OBTENÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DO CONCENTRADO PROTEICO DE INGÁ". Revista Contemporânea 4, n.º 7 (16 de julio de 2024): e5115. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n7-135.

Texto completo
Resumen
A necessidade por novas fontes de proteínas faz-se necessário, tanto para inovação na indústria alimentícia, para suprir uma nova gama de consumidores que optam pelo consumo de alimentos de origem vegetal, como para colaborar para uma produção que acompanhe o crescimento populacional. Este estudo tem como objetivo obter a caracterização da Inga edulis, uma leguminosa amazônica cuja semente apresenta um teor significativo de proteínas, tendo em vista esta propriedade, instigou-se a possível utilização desta matéria-prima para a pesquisa de uma nova fonte proteica de origem vegetal, que pode apresentar um alto potencial funcional para indústria de alimentos. Obteve-se a caracterização físico-química e funcional do concentrado protéico obtido da semente da Inga edulis, que foi comparado ao concentrado soro de leite seco (padrão), que possui ótimas propriedades funcionais e físico-químicas e é proveniente de uma das maiores fontes de proteínas animais, o leite. Foi realizada a composição centesimal, e processos para a obtenção do concentrado (precipitação, agitação e separação dos constituintes solúveis) e posteriormente análises para as propriedades funcionais (capacidade de absorção de água, capacidade de absorção de óleo e capacidade de formação de espuma). Os resultados demonstraram que as propriedades do concentrado de ingá são inferiores ao padrão, porém apresentado capacidade de absorção de óleo maior que outros concentrados de origem vegetal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Benites Oshiro, Camila y Filipe Quevedo-Silva. "INOVAÇÕES EM MARKETING PARA A PROMOÇÃO DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO". Revista Eletrônica de Administração e Turismo - ReAT 17, n.º 1 (6 de julio de 2023): 67–78. http://dx.doi.org/10.15210/reat.v17i1.4709.

Texto completo
Resumen
a) Objetivos do estudo: Ao longo das últimas décadas, verifica-se uma conscientização gradativa quanto ao valor de uma vida saudável, incluindo o consumo de alimentos saudáveis. O marketing na promoção da saúde, considerando a grande possibilidade de veiculação de informações relativas aos alimentos e quando bem conduzidas, torna-se um importante instrumento no processo de educação alimentar. O objetivo deste estudo é analisar a produção e propagação do conhecimento científico, envolvendo as inovações em marketing para a promoção da alimentação saudável. b) Metodologia/abordagem: Foi realizado um estudo biliométrico a partir de uma base de dados disponibilizada pela plataforma Web of Science, tem-se uma amostra de 108 artigos distribuídos em 86 fontes diferentes, entre journals e conferências. Com a utilização do software VosViewer, foi feito considerações acerca da evolução das pesquisas e demais análises relacionadas. c) Principais resultados: Os resultados demonstraram que os temas mais recorrentes são: comportamento do consumidor, alimentos funcionais e inovação de produtos. Além disso, ouve um crescimento recente no estudo da temática. d) Contribuições acadêmicas: O estudo descreve a conjuntura atual do cenário acadêmico acerca das inovações de marketing na promoção de uma alimentação saudável, apontando possíveis caminhos para pesquisas futuras. e) Contribuições práticas: O estudo demonstrou uma propensão ao crescimento de pesquisas envolvendo as inovações em marketing para estimular uma alimentação mais saudável. Esses resultados podem ser utilizados por gestores públicos e privados para dar base as estratégias e ações visando estimular a alimentação saudável da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Inovação em alimentos funcionais"

1

Moura, Elizangela Maria de [UNESP]. "Alimentos funcionais como estratégia de inovação na indústria de alimentos processados: o caso da Nestlé". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/153920.

Texto completo
Resumen
Submitted by ELIZANGELA MARIA DE MOURA null (lizangela_moura@hotmail.com) on 2018-05-08T17:59:12Z No. of bitstreams: 1 Disserta_Repositorio.pdf: 1287858 bytes, checksum: 0b5308b1712aa5cea5396ef63655e421 (MD5)
Approved for entry into archive by Milena Maria Rodrigues null (milena@fclar.unesp.br) on 2018-05-10T12:30:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 moura_em_me_arafcl.pdf: 1287858 bytes, checksum: 0b5308b1712aa5cea5396ef63655e421 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-10T12:30:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 moura_em_me_arafcl.pdf: 1287858 bytes, checksum: 0b5308b1712aa5cea5396ef63655e421 (MD5) Previous issue date: 2016-09-14
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A inovação vem sendo inserida em diversos setores como fator fundamental para reposicionar empresas e países. O presente trabalho propõe um estudo analítico sobre o desenvolvimento de inovação e diferenciação de produto por parte da empresa suíça Nestlé, líder em estrutura e faturamento no mercado mundial da Indústria de Alimentos Processados (IAP), que vem investido desde 2000 no segmento de alimentos funcionais e desde 2011 vem se diversificando em direção a indústria farmacêutica por meio da criação de duas organizações, uma se refere a Nestlé Ciência da Saúde S.A., onde são desenvolvidos produtos voltados à saúde e a outra diz respeito ao Instituto de Ciências da Saúde da Nestlé, no qual são desenvolvidas pesquisas de biotecnologia para analisar DNA humano e assim oferecer produtos personalizados. O objetivo do estudo é investigar os principais fatores que levaram essa gigante em alimentos se diversificar em direção à indústria farmacêutica para promover inovação de produto, traduzidos aqui como alimentos voltados à saúde. Isso significa observar as características e determinantes da inovação da Nestlé, durante as duas últimas décadas, a fim de analisar a existência de uma relação entre a inovação de produto na forma de alimentos funcionais e a tendência dessa grande empresa de alimentos processados em se diversificar em direção à indústria farmacêutica como forma de competição; bem como, identificar o impacto da inovação do produto sobre sua quantidade de vendas, lucros e participação no mercado mundial e no Brasil. A literatura recente mostra que o ciclo de vida do produto da Indústria de Alimentos Processado vem sendo reduzido pela introdução de inovações, muitas voltadas para a diferenciação, mas, também, algumas que parecem estar consolidando uma nova trajetória tecnológica para a indústria.
Innovation has been inserted in varioussectors as a key factor to reposition companies and countries. This paper proposes an analytical study about the development of innovation and differentiation of product by the Swiss company Nestlé, leader in structure and sales in the global market for Processed Foods Industry, which since 2000 has invested in the functional food segment and since 2011 has diversified towards the pharmaceutical industry through the creation of two organizations: the first one refers to Nestlé health Science SA, where are developed products aimed at health, and the second one concerns to the health Sciences Institute of Nestle where biotechnology research is designed to analyze human DNA and thus offer customized products. The purpose is to investigate the main factors that led the giant in food diversify toward the pharmaceutical industry to promote product innovation, translated here like food that focus is on health. This means, observing the characteristics and determinants of Nestlé innovation in the last two decades, for the purpose of analyze the existence of a relationship between product innovation in the form of functional foods and the trend of this great food company processed in diversification into toward the pharmaceutical industry as a means of competition; and identify the impact of product innovation on their quantity of sales, profits and market share in the world and in Brazil. Recent literature shows that the life cycle of the Industry Product Processed Food (IAP) has been reduced owing to the introduction of innovations, several focused on differentiation, but some innovations sight to consolidate a new technological path for the industry.
1437234
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Moura, Elizangela Maria de. "Alimentos funcionais como estratégia de inovação na indústria de alimentos processados : o caso da Nestlé /". Araraquara, 2016. http://hdl.handle.net/11449/153920.

Texto completo
Resumen
Orientador: Rogerio Gomes
Banca: Silvia Angélica Domingues de Carvalho
Banca: Sebastião Neto Ribeiro Guedes
Resumo: A inovação vem sendo inserida em diversos setores como fator fundamental para reposicionar empresas e países. O presente trabalho propõe um estudo analítico sobre o desenvolvimento de inovação e diferenciação de produto por parte da empresa suíça Nestlé, líder em estrutura e faturamento no mercado mundial da Indústria de Alimentos Processados (IAP), que vem investido desde 2000 no segmento de alimentos funcionais e desde 2011 vem se diversificando em direção a indústria farmacêutica por meio da criação de duas organizações, uma se refere a Nestlé Ciência da Saúde S.A., onde são desenvolvidos produtos voltados à saúde e a outra diz respeito ao Instituto de Ciências da Saúde da Nestlé, no qual são desenvolvidas pesquisas de biotecnologia para analisar DNA humano e assim oferecer produtos personalizados. O objetivo do estudo é investigar os principais fatores que levaram essa gigante em alimentos se diversificar em direção à indústria farmacêutica para promover inovação de produto, traduzidos aqui como alimentos voltados à saúde. Isso significa observar as características e determinantes da inovação da Nestlé, durante as duas últimas décadas, a fim de analisar a existência de uma relação entre a inovação de produto na forma de alimentos funcionais e a tendência dessa grande empresa de alimentos processados em se diversificar em direção à indústria farmacêutica como forma de competição; bem como, identificar o impacto da inovação do produto sobre sua quantidade de vendas, lucros ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Innovation has been inserted in varioussectors as a key factor to reposition companies and countries. This paper proposes an analytical study about the development of innovation and differentiation of product by the Swiss company Nestlé, leader in structure and sales in the global market for Processed Foods Industry, which since 2000 has invested in the functional food segment and since 2011 has diversified towards the pharmaceutical industry through the creation of two organizations: the first one refers to Nestlé health Science SA, where are developed products aimed at health, and the second one concerns to the health Sciences Institute of Nestle where biotechnology research is designed to analyze human DNA and thus offer customized products. The purpose is to investigate the main factors that led the giant in food diversify toward the pharmaceutical industry to promote product innovation, translated here like food that focus is on health. This means, observing the characteristics and determinants of Nestlé innovation in the last two decades, for the purpose of analyze the existence of a relationship between product innovation in the form of functional foods and the trend of this great food company processed in diversification into toward the pharmaceutical industry as a means of competition; and identify the impact of product innovation on their quantity of sales, profits and market share in the world and in Brazil. Recent literature shows that the life cycle of the Industry Product Processed Food (IAP) has been reduced owing to the introduction of innovations, several focused on differentiation, but some innovations sight to consolidate a new technological path for the industry.
Mestre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Passos, Ana Rita Fernandes Brandão de. "Alimentos funcionais com base em massas alimentícias". Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/4836.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
Alimentos funcionais atuam beneficamente, de forma a estabelecer o bem-estar e a reduzir o risco de patologias, produzindo efeitos nutricionais adequados. Incluem substâncias como fibras alimentares, ómegas 3, 6 e 9, compostos fenólicos, carotenoides, probióticos, prebióticos e vitaminas oxidantes. Existem no mercado vários produtos funcionais, tais como iogurtes, cremes de barrar, cereais, leites, massas, ovos, entre outros. As massas alimentícias são uma opção nutricional apropriada para a incorporação de ingredientes funcionais. Neste trabalho são referidos vários estudos relativos a massas enriquecidas, nomeadamente com Spirulina platensis, Psyllium, folhas de cenoura e óregão, levedura Saccharomyces sp., isolado proteico de soja e polidextrose com paprica, wakame e massa sem glúten com farinha de gathotan (mandioca da Indonésia). É proposta também uma massa de pizza feita de farinha de milho e farinha de chia, enriquecida com Lactobacillus rhamnosus (probiótico), indicada para doentes celíacos, os quais têm intolerância ao glúten e necessitam que as suas opções alimentares no mercado sejam aumentadas. Functional foods confer benefits, in order to establish the well-being and reduce the risk of pathologies producing adequate nutritional effects. Include substances such as fibers, omegas 3, 6 and 9, phenolics, carotenoids, probiotics, prebiotics and oxidants vitamins. There are on the market various functional products such as yoghurts, creams spreads, cereals, milk, pasta, egg, among others. The pasta are an apropriated nutricional option for the incorporation of functional ingredients. In this work several studies on pasta are concerned, particularly with Spirulina platensis, Psyllium, oregano and carrot leaf, Saccharomyces sp., isolated soy protein and polydextrose with paprika, wakame and pasta with gluten free flour gathotan (cassava from Indonesia). In this study is proposed a pizza dough made from maize flour and chia flour, enriched with Lactobacillus rhamnosus (probiotic), indicated for celiac patients, who have gluten intolerance and require increased food choises on the market.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Pozzo, Danielle Nunes. "O sistema de inovação de alimentos funcionais: um estudo exploratório no Rio Grande do Sul". Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2012. http://hdl.handle.net/10923/1185.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:40:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000438677-Texto+Completo-0.pdf: 1935137 bytes, checksum: d81a84d35301084c8d9b2027db7056e8 (MD5) Previous issue date: 2012
The growing competition on the market has been leading companies to establish competitive advantages, which can be obtained through innovation. Innovations originate from several agents that by sharing information, resources and technologies compound an innovation system. Functional Foods (industrialized food with additional health benefit beyond the basic function of supplying nutrients) is one of the latest highlighted innovations, created as an alternative to aggregate value to the products of the food industry. The present study aims to analyze the innovation system of functional foods in Rio Grande do Sul, through the identification of agents that compose it, the characterization of their relations, as well as the offer of products available and demand of functional foods by Rio Grande do Sul consumers. The exploratory research includes 13 interviews with individuals from different institutions and work fields. Secondary data were used to analyze the consumers and observations were performed on stores related to functional foods.The nine categories of agents identified showed low interaction due to the unawareness of the own agents about the participants of the system and the fear of sharing information suffered by companies. R&D of functional foods was found centered on companies, which contrasts the idea of open innovation and restrict the knowledge inside. The existence of subgroups on the system and the lack of interaction between the agents damages the resource sharing and generates an obstacle to the system. The policies and regulations demand updates and adjustments, being criticized by agents of the system under the claim of actual high bureaucracy and inflexibility. Although the market indicators are positive – considering the consumers had manifested high consumption of functional foods and the offer of local products correspond to only 26% of total, indicating expansion potential - the relationship problems between the agents might hinder the development and the consolidation of the system.
A crescente competição no mercado tem levado as empresas a buscarem vantagens competitivas, que podem ser obtidas através da inovação. As inovações partem de diversos agentes, que ao compartilhar informações, recursos e tecnologias formam um sistema de inovação. Dentre as tendências de inovação, destacam-se os alimentos funcionais (alimentos industrializados com benefícios à saúde além da função básica de nutrir), como forma de agregar valor aos produtos da indústria de alimentos. O presente estudo objetiva analisar o sistema de inovação de alimentos funcionais no Rio Grande do Sul, a partir da identificação dos agentes que o compõe, a caracterização de suas relações, bem como da demanda destes alimentos por parte dos consumidores gaúchos e a identificação dos alimentos funcionais em oferta no estado. A pesquisa, de caráter exploratório, incluiu entrevistas com 13 indivíduos de diferentes instituições e áreas de atuação. Dados secundários foram utilizados para analisar o consumidor e observações foram feitas em pontos de venda. O sistema de inovação de alimentos funcionais no Rio Grande do Sul mostrou-se fragmentado, com a existência de subgrupos.As nove categorias de agentes identificadas mostraram baixa interação devido ao desconhecimento dos próprios a respeito dos agentes que compõe o sistema e o medo de compartilhar informações por parte das empresas. A P&D de alimentos funcionais mostrou-se centrada nas empresas, que contrapõem a idéia de inovação aberta, restringindo os conhecimentos ao uso interno. A existência de subgrupos e falta de interação prejudica o compartilhamento dos recursos e gera entrave ao sistema. As políticas e regulamentos governamentais carecem de atualização e ajustes, sendo criticadas pelos agentes sob a justificativa de alta burocracia e inflexibilidade. Embora os indicadores de mercado sejam positivos - visto os consumidores manifestarem alto consumo de alimentos funcionais e a oferta de alimentos gaúchos corresponderem a apenas 26% do total, indicando potencial de expansão - os entraves no relacionamento dos agentes podem impedir o desenvolvimento e a consolidação do sistema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Baptista, Sofia Alexandra Esperança. "Tendências de mercado - Bebidas funcionais". Master's thesis, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, 2013. http://hdl.handle.net/10400.26/6295.

Texto completo
Resumen
O presente estudo teve como principais objectivos o conhecimento sobre a percepção dos consumidores portugueses sobre o tema Alimentos Funcionais e as motivações que levam ao seu consumo, bem como o tipo de bebida que procuram para o efeito. Como metodologia de estudo foi elaborado um inquérito, sobre o tema – Alimentos Funcionais, direccionado para Bebidas Funcionais -, e aplicado a uma amostra da população portuguesa, via presencial e via email, escolhida de forma aleatória, com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos, de ambos os géneros (Feminino e Masculino) e habilitações literárias do 1º ciclo a Doutoramento. Os resultados indicam que existe pouco conhecimento sobre os Alimentos Funcionais de forma global, e que se trata de um tema que não está totalmente claro para o consumidor. No que respeita às bebidas mais consumidas, as escolhas incidem sobre Água, Lacticínios e Sumos Naturais. Relativamente à motivação de consumo de Bebidas Funcionais, conclui-se que os inquiridos apresentam interesse no consumo por motivos de saúde, sendo a maior preocupação a protecção para prevenção de Doenças Cardiovasculares e regulação da Função Intestinal. A Água é a bebida eleita para uma bebida funcional. De forma global, pode concluir-se que o lançamento de um novo produto deve continuar a insistir no tipo de oferta já existente no mercado, continuando com uma pesquisa constante sobre a procura de novos alimentos funcionais, que possam servir de ingredientes para novos produtos.
The main objectives of the following project study was based on the knowledge about the perception of Portuguese consumers related to the Functional Foods and motivations that lead to its consumption as well as the type of drink that seek to effect. As study methodology I have elaborated a survey based on the respective topic - Functional Foods, directing as well to Functional Drinks - Some of the sample has been applied to a part of the Portuguese population, in person by making them face interviews and via email. Sample was chosen randomly, aged between 18 and 80 years of both genders (Female and Male) and qualifications of their 1st PhD cycle. The result shows globally quite a very insignificant knowledge about functional foods, and found a conclusion that the topic is not entirely clear to the consumers. However the choices of most widely consumed beverages focus on Water, Dairy products and Natural Juices. So regarding to the consumption motivation of Functional Drinks, I found a conclusion that respondents consumption main interest are for health reasons, being that one of the biggest concern is based on cardiovascular prevention diseases and regulation of Intestinal Function. Water is the nectar for a functional beverage (drink). Overall, it can be concluded that a new product release should insist on the type of offer already exists on the market, keeping a constant research for new functional foods, which can serve as ingredients for new products.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Oliveira, Guilherme Rodrigues. "A influência da regulação do setor de alimentos nas relações da cadeia de alimentos funcionais". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3195.

Texto completo
Resumen
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-03-30T17:15:12Z No. of bitstreams: 1 Guilherme Rodrigues Oliveira.pdf: 1428642 bytes, checksum: b5854c97c43ba76d8b56987c11167337 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-30T17:15:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Guilherme Rodrigues Oliveira.pdf: 1428642 bytes, checksum: b5854c97c43ba76d8b56987c11167337 (MD5) Previous issue date: 2013-04-24
Nenhuma
O desenvolvimento de novos produtos é uma importante fonte de inovação, diferenciação e valor acrescentado para as empresas a fim de obterem vantagem competitiva no cenário agroalimentar global. Nesse sentido, os Alimentos Funcionais surgem como uma oportunidade de mercado. Eles são descritos como produtos alimentares com benefícios de saúde para além do valor nutricional convencional e sua taxa de crescimento está superando o mercado tradicional de alimentos processados. A regulamentação de alimentos é essencial para criar um ambiente propício para a inovação na indústria e, ao mesmo tempo, para garantir os benefícios para a saúde dos consumidores. Devido à especificidade desse alimento, a estrutura da cadeia de suprimentos difere da tradicional. Portanto, neste estudo, procuramos identificar a influência da regulação na cadeia de suprimentos de alimentos funcionais no Brasil sobre a a gestão de pesquisa desenvolvimento de produtos funcionais inovadores. Um estudo exploratório-qualitativo foi realizado para alcançar esses objetivos. Inicialmente, dados secundários foram coletados a partir de órgãos públicos e entidades setoriais. Observações diretas foram realizadas em feiras nacionais. Em seguida, dados primários foram coletados através de entrevistas em profundidade com especialistas membros da cadeia de suprimentos e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Todas as informações foram gravadas e transcritas e seus conteúdos analisados, utilizando-se um programa de análise de dados qualitativos (NVivo 10 ®). Nossos resultados sugerem que a regulamentação brasileira influência negativamente no desenvolvimento da cadeia de alimentos funcionais. Destaca-se a importância de fatores institucionais, especialmente reguladores, como direcionadores (drivers) do processo de inovação. Esses fatores podem moldar não só a decisão da empresa de inovar, mas também as alternativas de governança de cadeia de suprimentos, envolvendo a inovação em produtos. Conclui-se que uma regulamentação mais clara é necessária, a fim de facilitar as inovações relacionadas com as iniciativas do setor de alimentos brasileiro. Por fim, este trabalho contribui ao sugerir a integração entre a teoria institucional e a análise da cadeia de suprimentos como forma de entender o processo de inovação e a estrutura da cadeia de suprimentos de alimentos no contexto brasileiro.
The development of new products is an important source of differentiation, innovation and added value for companies to gain competitive advantage in the global agri-food scenario Functional Foods (FF) emerge as a market opportunity. FF are described as those food products with health benefits beyond the conventional nutritional value and their growth rate is outpacing the traditional processed food market. The regulation of FF is essential to create a propitious environment to innovation in industry and, at the same time, to ensure the benefits to consumers’ health. Due to the specificity involved in this food category, the FF supply chain structure differs from the traditional one. Therefore, in this study authors seek to identify the influence of regulation in the Brazilian supply chain of FF under the management of research e development of innovative functional food products. A qualitative exploratory study was conducted to achieve the objectives. Initially, secondary data were collected with government agencies and food industry. Direct observations were made in national fairs. Next, experts and members of the FF supply chain and Brazilian Regulatory Agency (ANVISA) were interviewed. All information was recorded, transcribed and further content analyzed using a qualitative data analysis program (NVivo 10©). Our results suggest that the Brazilian regulation negatively influences the development of FF supply chain. We highlight the importance of institutional factors, especially regulatory, as a driver to the innovation process. These factors can shape not only the company's decision to innovate, but also the governance alternatives’ to engage in innovation. We conclude that a clearer regulation is necessary in order to facilitate innovation-related initiatives in the Brazilian food sector. This work finally contributes when suggesting the integration of theory and institutional analysis of the supply chain to understand the innovation process and the structure of the food supply chain in the Brazilian context.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rocha, Solane Alves Santos da. "Obtenção de suco em pó prebiótico de tangerina através de secagem em leito de jorro". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2013. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14119.

Texto completo
Resumen
ROCHA, S. A. S. Obtenção de suco em pó prebiótico de tangerina através de secagem em leito de jorro. 2013. 80 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2013.
Submitted by Daniel Eduardo Alencar da Silva (dealencar.silva@gmail.com) on 2015-01-26T18:12:56Z No. of bitstreams: 1 2013_dis_sasrocha.pdf: 1294030 bytes, checksum: 3a5929e2c1a5293c313cdb23f4126b50 (MD5)
Approved for entry into archive by José Jairo Viana de Sousa(jairo@ufc.br) on 2015-11-24T21:36:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_dis_sasrocha.pdf: 1294030 bytes, checksum: 3a5929e2c1a5293c313cdb23f4126b50 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-11-24T21:36:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_dis_sasrocha.pdf: 1294030 bytes, checksum: 3a5929e2c1a5293c313cdb23f4126b50 (MD5) Previous issue date: 2013
Functional foods have been taking more space as a good alternative in preventing diseases, but they are found as lactic products, and person with lactose intolerance cannot consuming them. The aim of this work was elaborate tangerine juice containing prebiotic oligosaccharides and their dehydration using spouted bed drying. Oligosaccharide synthesis was performed following a experimental design using the dextran-sucrase enzyme obtained by LeuconostocmesenteroidesB512F and the assay with oligosaccharide concentration of 61,28 g/L was selected. Fractioned Fatorial and Central Composite design was used to optimize the spouted bed drying. The first design was considered temperature, maltodextrin concentration, inert and feeding output as independent variables; process yield, powder water activity, rehydration time and moisture was dependent variables. The second design used inlet drying temperature and maltodextrin concentration as independent varibles, obtaining as responses higroscopicity, caking degree, b* color coordinate, rehydration time and powder production yield. Powders obtaining was no hygroscopicand, with this results, was selected as process parameters temperatures of 73 °C and maltodextrin concentration of 11 per cent on tangerine juice drying with or without prebiotic in. No significant difference was found for moisture, caking degree and solubility of tangerine juice powder with or without prebiotics. Hygroscopicity results was significant as 5% probability, showing high luminosity, lighter color and yellow less color at prebiotic powder juice.
Os alimentos funcionais vêm conquistando espaço como uma boa alternativa na prevenção de doenças, sendo a maioria destes encontrados no mercado na forma de produtos lácteos, inviabilizando o consumo por indivíduos intolerantes à lactose. Dentro deste contexto, o presente trabalho objetivou a elaboração de suco de tangerina contendo oligossacarídeos pré-bioticos e desidratação do mesmo em leito de jorro. A síntese dos oligossacarídeos foi realizada seguindo um planejamento experimental utilizando a enzima dextrana-sacarase, obtida a partir do Leuconostoc mesenteroidesB512F, sendo selecionado o ensaio que apresentou uma concentração de 61,28 g/L de oligossacarídeos. O processo de secagem por leito de jorro foi otimizado mediante a aplicação de dois planejamentos sendo o primeiro um planejamento fatorial fracionado e o segundo um planejamento composto central. Para o primeiro planejamento foram consideradas variáveis independentes a temperatura, concentração de maltodextrina, massa de inerte e vazão de alimentação; e as variáveis resposta o rendimento do processo, atividade de água do pó obtido, tempo de reidratação e umidade. O segundo planejamento considerou como variáveis independentes a temperatura de secagem na entrada do equipamento e a concentração de maltodextrina empregada, tendo como resposta a higroscopicidade, grau de caking, coordenada de cor b*, tempo de reidratação e rendimento da produção do pó. Os pós obtidos foram considerados não higroscópicos e, de acordo com estes resultados, foram selecionados como parâmetros do processo o emprego de temperaturas de 73 °C e adição de 11% de maltodextrina na secagem de sucos de tangerina com ou sem pré-biótico. Não houve diferença significativa nos resultados de umidade, o grau de caking e solubilidade para os sucos de tangerina em pó com e sem pré-biótico, sendo que para a higroscopicidade os resultados foram considerados significativos a 5% de probabilidade, apresentando ainda maior luminosidade, coloração mais clara e menor intensidade da cor amarela no suco pré-biótico em pó.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Muniz, Lidiane Batista. "Caracterização química, física e de compostos funcionais em cebolas frescas e minimamente processadas". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1920.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2007.
Submitted by Natália Cristina Ramos dos Santos (nataliaguilera3@hotmail.com) on 2009-10-07T18:07:10Z No. of bitstreams: 1 Dissert_LidianeBatistaMuniz.pdf: 1091471 bytes, checksum: a9f592efa399355b12f9248849308115 (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2009-10-09T16:47:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissert_LidianeBatistaMuniz.pdf: 1091471 bytes, checksum: a9f592efa399355b12f9248849308115 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-10-09T16:47:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert_LidianeBatistaMuniz.pdf: 1091471 bytes, checksum: a9f592efa399355b12f9248849308115 (MD5) Previous issue date: 2007-08
A cebola é a hortaliça condimentar mais difundida no mundo, e o seu consumo na forma fresca e minimamente processada vem aumentando consideravelmente. Contém compostos organosulfurados e fenólicos, que são responsáveis pelo sabor e aroma característico e provável ação antioxidante. Esse estudo teve como objetivo determinar a caracterização química e física de cebolas frescas e minimamente processadas armazenadas a 5 oC. Bulbos das cultivares CNPH 6400 e Óptima provenientes dos campos de produção experimental da Embrapa Hortaliças, em Brasília-DF, foram selecionados, classificados e utilizados em dois experimentos distintos. No primeiro, os bulbos foram armazenados na forma fresca por 60 dias a 5 oC. A cada 10 dias os bulbos foram analisados para perda de massa fresca, firmeza, cor, sólidos solúveis (SS), acidez titulável total (ATT), relação SS/ATT, pungência, fenólicos totais, quercetina e atividade antioxidante. Já no segundo, os bulbos foram minimamente processados logo após a cura e após 60 dias de armazenamento. Em ambos os casos o material processado foi armazenado a 5 ºC por 15 dias. A cada 3 dias amostras foram retiradas e analisadas para SS, ATT, pungência, evolução do CO2, fenólicos totais, quercetina e atividade antioxidante. Observou-se durante o experimento de armazenamento aumento na perda de massa fresca e redução nos teores de SS e ATT. Após 10 dias do experimento a cv. CNPH 6400 apresentou maior firmeza, com valores 13,1% superiores à outra cultivar. A cv. CNPH 6400 apresentou maiores valores para a variável a*, apresentando uma coloração mais avermelhada. Não foi observada diferença significativa entre as cvs. para a variável b*. Observou-se incremento do brilho, em relação ao início do experimento, da ordem de 56,7% e 49,7% para as cv. CNPH 6400 e Óptima, respectivamente. Foi observado que, ao final do armazenamento, a pungência da cv. CNPH 6400 era 2 vezes maior que a da cv. Óptima. Os teores de fenólicos totais dos extratos da cebola CNPH 6400 variaram de 67,1 a 34,0 mg.100 g-1, enquanto que na cebola Óptima variaram de 49,3 a 25,6 mg.100 g-1. Os teores de quercetina apresentaram redução consistente durante o experimento, sendo superiores na cv. CNPH 6400. Ambas as cvs. apresentaram redução da atividade antioxidante durante o armazenamento, sendo classificadas com ação antioxidante baixa ao final do experimento. No experimento relativo ao processamento mínimo foi observada diminuição dos teores de SS e ATT, independente do período de avaliação. As cebolas processadas após 60 dias do armazenamento apresentaram maior pungência do que as cebolas processadas logo após a colheita. De maneira geral, as cebolas processadas apresentaram aumento no acúmulo de CO2 ao longo dos 12 dias de armazenamento, sendo esse fenômeno mais consistente nas cebolas processadas após 60 dias de armazenamento. Observou-se que os teores de fenólicos das cebolas processadas variaram diferentemente conforme o período de análise durante o armazenamento e entre as cvs. CNPH 6400 e Óptima. Verificou-se tendência de aumento nos teores de quercetina para a cv. CNPH 6400 processadas após 60 dias de armazenamento em relação à cv. Óptima. A atividade antioxidante proporcionada pelas cebolas processadas logo após a colheita e da cebola processada Óptima após 60 dias de armazenamento, aumentou até o 6º dia do experimento. Por outro lado, a cv. CNPH 6400 processada após 60 dias de armazenamento apresentou aumento desta variável até o 9º dia do armazenamento. A partir desses períodos houve redução consistente da atividade antioxidante em ambas as cebolas. Concluiu-se que bulbos das cvs. CNPH 6400 e Óptima armazenadas sob refrigeração apresentaram alterações significativas em suas características químicas e físicas e no teor de compostos funcionais para essa hortaliça. Além do aumento da perda de massa fresca e do brilho, verificou-se redução nos teores de SS e ATT. Houve perda significativa do teor de fenólicos e de quercetina para ambas as cvs. durante o armazenamento, o que redundou na diminuição da atividade antioxidante de ambas as cebolas. Conclui-se no experimento realizado com cebolas minimamente processadas que, independente do período de avaliação, houve alterações significativas nas características químicas e físicas e no teor de compostos funcionais das cultivares. Houve aumento da atividade metabólica de ambas as cebolas processadas demonstrado pelo acúmulo de CO2 durante o armazenamento. O estresse causado pelo processamento mínimo ativou o metabolismo secundário do tecido vegetal, induzindo aumento nos teores de quercetina das cebolas, independente do período de avaliação. Como conseqüência, verificou-se elevação da atividade antioxidante para as cebolas a qual, no entanto, foi transiente. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Onion is one of the most important vegetable crops in the world, and its consumption both fresh and minimally processed is increasing considerably. This crop contains phenolic and organic sulphuric compounds, which are responsible for its particular taste and flavor as well as its antioxidant properties. The present work aimed at determining chemical and physical characteristics of fresh and minimally processed onions stored under refrigeration. Onion (Allium cepa L.) bulbs, cultivars CNPH6400 and Óptima were harvested at Embrapa Vegetables’ experimental fields in Brasília-DF and were selected and graded. Bulbs were then divided in two batches for the establishment of the two different experiments. In the first experiment bulbs were stored fresh for 60 days at 5 oC. Every ten days bulbs were analyzed for fresh mass loss, firmness, color, soluble solids (SS), total titratable acidity (TTA), SS/TTA ratio, pungency, total phenolics content, quercetin, and antioxidant activity. In the second experiment bulbs were minimally processed right after curing and after storage for 60 days. Fresh-cut onions were then stored at 5 oC. Every three days bulbs were analyzed for soluble solids (SS), total titratable acidity (TTA), pungency, CO2 evolution, total phenolics content, quercetin, and antioxidant activity. It was observed that during storage an increase in fresh mass loss and a decrease in solid soluble contents and titratable acidity. After 10 days, cultivar CNHP 6400 showed higher firmness, around 13,1% higher. Cultivar CNPH 6400 showed higher values for the a* variable, which represents a reddish color. It was not observed a significant difference between cultivar for b* variable. A 56.7% and 49.7% increment in brightness during storage was verified for cultivars CNPH 6400 and Óptima, respectively, during the refrigerated storage. It was observed that, by the end of the storage period, pungency of ‘CNPH 6400’ was 2-fold higher than Óptima cultivar. Total phenolic content of cultivar CNPH 6400 extracts varied from 67,1 to 34,0 mg.100 g-1, whereas ‘Óptima’ onions varied from 49.3 to 25.6 mg.100 g-1. Quercetin content showed a consistent decrease during the experiment, being higher for CNPH 6400 cultivar when compared to Óptima cultivar. Both cultivars showed a decrease in the antioxidant activity during storage, and they were considered as having low antioxidant action at the end of the experiment. With regard to the minimally processed bulbs, a decrease in the solid soluble content and titratable acidity was observed, regardless the evaluation period. Onions processed after 60 days of storage systematically showed higher pungency than onions processed right after harvesting. Overall, processed onions showed an increase in the CO2 evolution during the first 12 days of the experiment; this was more consistent for onions processed after 60 days of storage. It was also observed that the phenolic content of the minimally processed onion extracts varied differently according to the analysis period during storage and among CNPH 6400 and Óptima cultivars. A tendency of increase in quercetin content was verified for CNPH 6400 onions minimally processed after 60 days of storage when compared to the other onions analyzed. Antioxidant activity of onions processed right after harvesting and of ‘Óptima’ onions processed after 60 days of storage, increased up to the 6th day of the experiment. On the other hand, CNPH 6400 onion processed after 60 days of storage showed an increase up to the 9th day of storage. After these periods there was a consistent decrease in antioxidant activity. It was concluded that fresh and intact ‘CNPH 6400’ and ‘Óptima’ onions stored under refrigeration showed significant alteration in their chemical and physical composition as well as in the content of important functional compounds present in this crop. Besides increasing in mass loss and brightness, it was verified a reduction in the content of soluble solids and titratable acidity. There was a reduction in the content of total phenolics and quercetin throughout the storage period, what was associated with a decrease in antioxidant activity in both studied cultivars. It was concluded in the experiment with fresh-cut onions that, despite the evaluation period, there were significant alterations in chemical and physical characteristics as well as in the content of functional compounds. There was an increase in metabolic activity for both studied cultivars that was demonstrated by increasing in CO2 evolution during the storage period. The stress caused by minimal processing activated the secondary plant metabolism, inducing the increment in quercetin content for both cultivars either minimally processed right after curing or after storage for 60 days. As a consequence, it was verified a decrease in antioxidant activity for both cultivars which was, however, transient.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Priscila Machado de Cerqueira. "Inovação para tratamento da Doença de Chagasefeito antiinflamatório e regulador do transito intestinal em ensaio pré clínico de dieta a base de subproduto vegetal". reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2014. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/13698.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-04-12T12:39:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 priscila_santos_ioc_dout_2014.pdf: 1883245 bytes, checksum: 6b4536877c226a48076cdf5e3735943b (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2014
Fundação Oswaldo Cruz. Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil
A alimentação é básica para a saúde, auxiliando no enfrentamento de doenças, sendo os alimentos funcionais especialmente importantes nesse contexto. Alimentos funcionais são definidos como qualquer substância ou componente de um alimento que proporcione benefícios para a saúde, inclusive a prevenção e o tratamento de doenças. Os subprodutos alimentares provenientes da agroindústria possuem potencial para serem usados como alimentos funcionais, mas tal abordagem ainda é escassa, particularmente em aplicações em doenças negligenciadas. Considerando a facilidade de acesso a esses alimentos e seu baixo custo, o uso terapêutico desses subprodutos poderia se constituir como um complemento no tratamento de doenças negligenciadas, como a doença de Chagas. A doença de Chagas é um importante problema de saúde pública na América Latina, sendo a forma digestiva a segunda principal manifestação dessa doença. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito de uma dieta a base de subproduto com propriedade funcional (semente de abóbora) na infecção experimental por T. cruzi com alteração intestinal, em associação ou não ao tratamento com selênio. O subproduto foi avaliado quimicamente quanto à composição centesimal, perfil lipídico, de minerais, de aminoácidos, atividade de água, capacidade antioxidante e análise microbiológica O ensaio pré-clinico foi realizado em camundongos, tendo sido analisados os seguintes parâmetros: parasitemia, peso corporal, consumo de ração, trânsito intestinal e análise histopatológica. Os resultados mostraram que a semente de abóbora apresenta um alto teor de fibras, lipídios e proteínas, além de baixa atividade de água e qualidade microbiológica, conforme legislação vigente para humanos. Inserida na ração dos camundongos, comparativamente a rações normais, verificamos que no curso da infecção em fase aguda não houve efeito na parasitemia dos animais infectados. Todos os animais infectados apresentaram redução no consumo alimentar e peso corporal, entretanto, os infectados tratados com a dieta com inserção de semente de abóbora tiveram redução significativa do tempo de transito intestinal (no 15º dia após a infecção), assim como no número de células inflamatórias no tecido intestinal, confirmando a hipótese de que a semente de abóbora pode exercer um efeito funcional. Os animais infectados tratados com essa dieta em teste se mostraram mais resistentes à alteração do transito intestinal do que os alimentados com ração normal. Também a inflamação no coração foi reduzida no grupo alimentado com a dieta com semente de abóbora. Os resultados são encorajadores para que se possa abordar a questão nutricional em pacientes portadores de doença de Chagas com o intuito de melhorar a qualidade de vida e a saúde de pacientes
Food is essential for health and helps fighting diseases . F unctional foods are especially important in this context and are defined as any food substance or component that provides he alth benefits, including disease prevention and treatment. Food sub - products derived from the agro - industry have the potentia l to be used as functional food. H owever, it is still incipient this approach , especially on neglected diseases. Taking into accoun t the easy access to these foods and their low cost, the therapeutic use of functional sub - products could complement the treatment of neglected diseases, as Chagas disease. Chagas disease is an important public health problem in Latin America, and its gast ro - intestinal form is the second main manifestation. T his work aimed to evaluate the effect of a sub - product with functional properties ( pumpkin seed - based diet) on the experimental infection with T. cruzi , a model of intestinal dysfunction , associated or not to selenium treatment . Th e sub - product was chemically analyzed by determining its centesimal composition, lipid, amino acids and mineral profiles, water activity, anti - oxidant capacity, and microbiological analysis. A pre - clinic assay was done using mi ce and evaluating the following parameters: parasitemia, body weight, food consume, intestinal transit and histopathology. The results showed that the pumpkin seed has a high content of fibers, lipids and proteins, in addition to low water activity and mic robiologic quality, in conformity with the legislation for human patients. When inserted in mice diet, compared to normal diet, we observed no effect on the parasitemia of infected animals. All infected animals showed reductions in food consume and body wei ght, but those treated with pumpkin seed had their intestinal transit time recovered on the15 th day post - infection, as well as a significant reduction in intestinal inflammatory infiltration, confirming the hypothesis that t he pumpkin seed can present a fu nctional effect. Infected animals treated with the test diet showed higher resistance to alterations in the intestinal transit when compared to those fed regular feed. Inflammation in the heart was also reduced in the group of mice fed with pumpkin seed based diet. These results encourag e the nutritional approach in Chagas disease patients in order to improve their quality of life and health
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pereira, Ana Filipa Campos. "Potenciais alimentos funcionais com base em extratos de vinho de uva ou de videira". Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/4509.

Texto completo
Resumen
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências Farmacêuticas
A mudança de hábitos e costumes da sociedade que tem vindo a acontecer, principalmente nos últimos anos, conduziu a uma alteração dos padrões de alimentação e a um maior sedentarismo, o que resultou numa preocupação generalizada, por parte dos cidadãos, em tentar minorar problemas de saúde decorrentes deste estilo de vida. Como resposta a esta situação, a indústria alimentar reforçou a sua política de investigação, surgindo um novo tipo de alimentos, denominados alimentos funcionais. O interesse por parte dos consumidores por estes alimentos tem vindo a crescer, pois para além da função nutricional básica que possuem, apresentam benefícios para a saúde humana, tornando-se portanto um mercado bastante promissor. No nosso país existe já uma variedade de alimentos funcionais, como ovos enriquecidos com ácidos gordos ómega-3, tomate rico em licopeno, leite ou iogurtes com cálcio adicionado, entre outros. Portugal é um importante produtor de vinho, com as exportações a aumentar, o que demonstra o dinamismo do setor. O vinho e a vinha têm, na sua constituição, compostos fortemente antioxidantes e com um amplo espetro de propriedades biológicas passíveis de serem extraídas. Os componentes fenólicos são um exemplo de compostos bioativos de grande relevância, apresentando uma variedade de propriedades fisiológicas, tais como antioxidante, cardioprotetora, anticarcinogénica, antiinflamatória, antienvelhecimento, antimicrobiana. Por conseguinte, o interesse por parte da indústria alimentar por estas propriedades tem vindo a aumentar, assim como o dos consumidores, que cada vez são mais exigentes. Desta forma, pretende-se, para além de realizar uma revisão bibliográfica sobre alimentos funcionais no geral, conhecer a composição dos constituintes extraídos do vinho de uva ou da videira, que possam ser incorporados em alimentos já existentes, de forma a trazer benefícios para a saúde e bem-estar do individuo. De acordo com isto e com o desafio final deste trabalho, propôs-se um alimento funcional, mais concretamente, uma massa enriquecida com antioxidantes extraídos do vinho de uva ou da videira, assim como toda a conjuntura associada à extração e à quantificação dos compostos fenólicos dos extratos, o processo de desenvolvimento da massa e a avaliação da sua composição. The changing habits and mores of society that has been happening, especially in recent years led to a change in the eating patterns and to a more sedentary way of life, which resulted in a widespread concern from the citizens who try to minimize the health problems caused by this lifestyle. In response to this situation, the food industry reinforced its research policy and a new type of food emerged, the so-called functional food. The consumers show an increasing interest for this kind of food because, apart from its basic nutritional function, it brings benefits to human health, thus becoming a very promising market. In our country there are already a variety of functional foods as eggs fortified with omega-3, tomato rich with lycopene, milk or yoghurt with calcium added, among others. Portugal is an important wine-producing country; the exports are increasing, hence demonstrating the sector’s dynamism. The wine and the vine have in their constitution strong antioxidant compounds and a broad spectrum of biological properties that can be extracted. The phenolic compounds are examples of highly relevant bioactive compounds, showing a variety of physiological properties, such as antioxidant, cardioprotective, anti-carcinogenic, anti-inflammatory, anti-aging, and antimicrobial properties. Therefore, the interest from both the food industry and the consumers - who are more and more demanding - is increasing. Overall, this dissertation aims not only at performing a bibliographic revision on functional food as a whole, but also at getting to know the composition of the compounds extracted from the grape wine or the vine which may be added into existing food, so to bring benefits for the individuals’ health and well-being. According to this purpose and to the ultimate challenge of this dissertation, a functional food is suggested, a pasta enriched with antioxidants extracted from grape wine or vine, as well as the whole circumstances associated with the extraction and the quantification of the phenolic compounds of the extracts, the process to develop the pasta and the evaluation of its composition.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Inovação em alimentos funcionais"

1

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Turbine sua Imunidade: Alimentos Saudáveis e com Propriedades Funcionais em Tempos de Pandemia: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Avanços conceituais em nutrição humana: Ciência e tecnologia de alimentos. Campinas, Brasil: Editora da Unicamp, 2020.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.000190910.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos 3. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.980190910.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Inovação em Ciência e Tecnologia de Alimentos 2. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.997190910.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Carvalho, Catherine Teixeira de y Isabelle de Lima Brito. Turbine sua Imunidade: Alimentos Saudáveis e com Propriedades Funcionais em Tempos de Pandemia. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.281210203.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

da Silveira Vasconcelos, Mirele, Ana Cristina da Silva Morais, Maria do Socorro de Assis Braun y Josefranci Moraes de Farias Fonteles. Segurança Alimentar, Inovação e Sustentabilidade. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960654-2021.

Texto completo
Resumen
A sociedade se constrói em processos de mudanças, adaptação, evolução e encontra na ciência o suporte para investigar e descobrir os caminhos e soluções para melhorar a vida as pessoas. Desse modo, a pesquisa científica poderá ampliar os seus saberes, uma vez que ela é importante para qualquer área do conhecimento e possui como característica um conjunto de atividades planejadas para responder e resolver algumas inquietações e curiosidades dos seres humanos. Diante dessa realidade, surgem desafios para a pesquisa do campus de Batiruté do Instituto Federal do Ceará para contribuir e incentivar a interação dos pesquisadores com a região a partir de investigações que possam aproveitar as oportunidades encontradas na natureza, na biodiversidade e na riqueza cultural do Maciço de Baturité, procurando expandir o olhar sobre as coisas e pessoas, buscando soluções que atendam às demandas econômicas e sociais por meio da ciência. Nesse contexto, a Ciência de Alimentos encontrou na região um ambiente propício para estudos que possam fortalecer a soberania alimentar e promover a democratização de oportunidades que favoreçam desenvolvimento regional, crescimento econômico, geração de emprego e renda, uma vez que as pesquisas podem atuar com uma abordagem estratégica e sistêmica como um catalizador de mudanças que promovam bem-estar social. Portanto, o tema “Ciência de Alimentos” é relevante no contexto nacional, em especial, no que concerne ao Território em que se insere o Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará. Uma região em desenvolvimento que precisa da capacitação de profissionais não somente tecnicamente bem habilitados, mas também conscientes de seus papéis diante da coletividade. Que sejam capazes de assumir, com responsabilidade, a missão de colaborar para que o processo de mudanças seja de fato de caráter prático, oferecendo melhorias para todos, sem devastar riquezas naturais, sociais e culturais. A Ciência de Alimentos é um campo multidisciplinar de conhecimento que tem como foco o estudo do alimento na sua totalidade desde a matéria-prima até o produto final. Envolve vários aspectos como físico-químicos, sensoriais, microbiológicos, bioquímicos, nutricionais, legislativos e tecnológicos, além do marketing, logística e gestão da qualidade. Assim, os profissionais, que atuam em alguma das etapas citadas, possuem um papel importante na qualidade da alimentação da população. Compete ao especialista em Ciência de Alimentos desempenhar as seguintes atividades profissionais: atuar como docente em instituições de ensino, respeitando a legislação específica; promover a disseminação e apropriação de tecnologias estudadas no curso que possam promover o desenvolvimento científico e tecnológico; exercer atividades no processamento e conservação de alimentos; criar/aplicar inovações e processos de alimentos com matérias-primas regionais; pesquisar e desenvolver produtos alimentícios; implementar e supervisionar programas de garantia da qualidade de alimentos; assessorar ou prestar consultoria em desenvolvimento de produtos alimentícios, capacitação de pessoal, qualificação de fornecedores, auditorias, gestão de programas de garantia da qualidade e adequação à legislação; atuar no sistema de vigilância sanitária, no setor varejista e de serviços de alimentação, e na área comercial e centrais de abastecimento e distribuição; elaboração de rotulagem para produtos alimentícios; adequação das empresas do setor alimentício quanto à legislação vigente; monitorar processos que visem à segurança alimentar e nutricional. Diante deste cenário, a proposta do curso de especialização em Ciência de Alimentos contribui para a capacitação da população do Maciço de Baturité e demais regiões do Ceará de forma a buscar a melhoria da renda e da qualidade de vida, tendo em vista que a agricultura de pequena escala – a horticultura e a fruticultura – e a exploração de grãos, caju e cana-de-açúcar estão entre as principais atividades. No entanto, o baixo nível tecnológico e a organização comercial dos produtores reduzem a competitividade da região. A proposta da especialização atende também a capital (Fortaleza) e região metropolitana, bem como parte do Sertão Central e de Canindé. Nesse sentido, a interdicisplinaridade na pesquisa em alimentos contribui de forma significativa mostrando as evidências científicas sob diferentes perspectivas, mas complementares para nortear ideias inovadoras. E foi nesta perspectiva que o presente livro foi idealizado, ainda em 2018, durante a disciplina de Projetos. O trabalho foi concretizado em 2020 após finalizar a 1ª turma, contactar os alunos para participar do livro e montar a equipe de organização. Em períodos distintos, mas igualmente importantes para a formação da 1ª Turma de Especialização em Ciências de Alimentos, as professoras Dra. Ana Cristina da Silva Morais e Dra. Mirele da Silveira Vasconcelos do campus de Baturité do IFCE foram coordenadoras do referido curso. Atualmente, no momento da escrita deste livro, o curso segue se preparando para ofertar uma nova turma com a coordenação da Prof.ª Dra. Josefranci Moraes de Farias Fonteles. Assim, este livro foi organizado pelas professoras Mirele da Silveira Vasconcelos; Ana Cristina da Silva Morais; Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida; Maria do Socorro de Assis Braun e Josefranci Moraes de Farias Fonteles, todas docentes da 1ª turma de especialização. Esta obra apresenta capítulos na forma de artigos científicos oriundos de pesquisas, a maioria originária do desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (TCC), durante a disciplina de TCC ministrada pela prof.ª Dr.ª Alisandra Cavalcante Fernandes de Almeida na I Turma de Especialização em Ciências de Alimentos do campus de Baturité do IFCE. O presente projeto contou com o apoio do professor José Wally Mendonça Menezes, Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFCE, do prof. Lourival Soares de Aquino (Diretor Geral do campus de Baturité), da prof.ª Maria do Socorro de Assis Braun, coordenadora de Pesquisa do campus de Baturité do IFCE.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Oliveira, Kataryne A. R., Jackson A. Medeiros, Carolina M. Niro, Karoliny B. Sampaio y Maiara C. Lima. Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.

Texto completo
Resumen
Com o projeto do Ebook “Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços”, pretende-se divulgar os mais recentes estudos da área, visando ajudar estudantes, pesquisadores e profissionais a terem novas perspectivas sobre as temáticas trabalhadas. Nesse contexto, o Ebook trabalhou dentro dos eixos temáticos: Controle de qualidade e segurança de alimentos; Inovação e desenvolvimento de novos produtos; Métodos analíticos aplicados em alimentos; Microbiologia e toxicologia dos alimentos; Análise sensorial e Pesquisas com o consumidor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

PINTO, E. G., W. F. MARTINS, J. A. MEDEIROS, C. M. NIRO y K. Á. R. OLIVEIRA. Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539664.

Texto completo
Resumen
Este e-book “Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços”, volume 2, pretende-se divulgar os mais recentes estudos da área, visando ajudar estudantes, pesquisadores e profissionais a terem novas perspectivas sobre as temáticas trabalhadas. Nesse contexto, o e-book trabalhou dentro dos eixos temáticos: Controle de qualidade e segurança de alimentos; Inovação e desenvolvimento de novos produtos; Métodos analíticos aplicados em alimentos; Microbiologia e toxicologia dos alimentos; Análise sensorial e Pesquisas com o consumidor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Spers, Eduardo Eugênio. Agrárias: Pesquisa e Inovação nas Ciências que Alimentam o Mundo VIII. Editora Artemis, 2022. http://dx.doi.org/10.37572/edart_260822682.

Texto completo
Resumen
As Ciências Agrárias são um campo de estudo multidisciplinar por excelência, e um dos mais profícuos em termos de pesquisas e aprimoramento técnico. A demanda mundial por alimentos e a crescente degradação ambiental impulsionam a busca constante por soluções sustentáveis de produção e por medidas visando à preservação e recuperação dos recursos naturais. A obra Agrárias: Pesquisa e Inovação nas Ciências que Alimentam o Mundo compila pesquisas atuais e extremamente relevantes, apresentadas em linguagem científica de fácil entendimento. Na coletânea, o leitor encontrará textos que tratam dos sistemas produtivos em seus diversos aspectos, além de estudos que exploram diferentes perspectivas ou abordagens sobre a planta, o meio ambiente, o animal, o homem e a sociedade no ambiente rural. É uma obra que fornece dados, informações e resultados de pesquisas tanto para pesquisadores e atuantes nas diversas áreas das Ciências Agrárias, como para o leitor que tenha a curiosidade de entender e expandir seus conhecimentos. Este Volume VIII traz 25 artigos de estudiosos de diversos países, divididos em quatro eixos temáticos: Cultura e Sociedade no Contexto Rural; Produção Sustentável; Produção Vegetal e Solos e Aquacultura, Produção Animal e Veterinária. Desejo a todos uma proveitosa leitura! Eduardo Eugênio Spers
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Inovação em alimentos funcionais"

1

Sgarbieri, Valdemiro Carlos. "Inovação em alimentos funcionais: oportunidade para uma nova abordagem em pesquisa". En Avanços conceituais em nutrição humana: ciência e tecnologia de alimentos, 613–39. Editora da Unicamp, 2020. http://dx.doi.org/10.7476/9788526815933.0020.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Débora Karina Ferreira de, Lira y Chinelate Gerla Castello Branco. "ESTUDO DO APROVEITAMENTO DE SUBPRODUTOS AGROINDUSTRIAIS: ALTERNATIVAS PARA OS RESÍDUOS GERADOS PELAS INDÚSTRIAS DE LATICÍNIOS". En CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 167–83. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.167-183.

Texto completo
Resumen
Na indústria de laticínios existem subprodutos com propriedades funcionais provenientes do processo de fabricação de alguns alimentos, como exemplos o soro de leite, oriundo da produção de queijos, também conhecido como soro de queijo e o leitelho, obtido do processo de produção da manteiga. Eles possuem elevado teor nutricional em sua composição e é sugerido no enriquecimento ou desenvolvimento de novos produtos. Apesar dos seus benefícios, ao serem descartados de forma inadequada, eles são considerados altamente poluentes devido sua alta carga orgânica. Em virtude disso, o presente artigo aborda o tema da utilização do soro de leite e leitelho na elaboração de produtos alimentícios, como também identificar as tecnologias possíveis para utilizá-loscomo ingredientes. A metodologia utilizada consistiu em uma revisão bibliográfica com levantamento de informações sobre o tema por meiodeartigosedissertaçõesnacionais.Nestarevisãoobservou-sequediversostrabalhosestão sendo realizados, comprovando a eficiência desses subprodutos em alimentos, mas que ainda assim,comparadoaovolumegeradoeaquantidadedeopçõesdefabricação,oaproveitamento e valorização no âmbito comercial ainda é baixo. Por essa razão será apresentada o uso desses subprodutos em diversos tipos de alimentos, contribuindo para uma maior valorização comercial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Antonini, Luana Morais. "COMPOSTOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS FUNCIONAIS E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE: UMA REVISÃO". En Ciências da saúde: inovação, pesquisa e demandas populares, Volume 5, 156–72. Editora e-Publicar, 2023. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c2023526014938.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Wanessa Braz da, Silva, Rocha Maria Eduarda Menezes, Moura Nathan Gabriel Barbosa, Oliveira Rodrigo Lira de y Porto Tatiana Souza. "MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE PATENTES ENVOLVENDO PREBIÓTICOS NO CENÁRIO GLOBAL E BRASILEIRO". En Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria, 178–97. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-19-5.178-197.

Texto completo
Resumen
Diante da crescente preocupação com uma vida mais saudável, tem-se observado uma maior procura por alimentos que apresentem efeitos positivos na saúde. Dentre os alimentos funcionais, os prebióticos se destacam como componentes não digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo da proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon. Este trabalho objetivou-se em realizar uma prospecção tecnológica sobre o desenvolvimento e aplicação nacional e internacional de patentes sobre prebióticos tendo como base para essa análise as plataformas Derwent, Espacenet, Lens, INPI, Patentscope e USPTO. A plataforma Lens obteve o maior número de patentes (5241 documentos) e por isto foi a base de dados selecionada para a realização do monitoramento tecnológico sobre prebióticos. Em relação aos registros, 75% correspondiam à pedidos de patente e 15% as patentes que foram concedidas. O país que lidera o número de depósitos é a China com aproximadamente 38% do total. No que diz respeito as organizações requerentes, a Nestec SA foi a organização que mais realizou depósitos de patentes, um total de 175 registros. Também foram analisados os dados de Classificação Internacional de Patentes (IPC), no qual 30% se referem a seção A23L que compreendem alimentos, produtos alimentícios ou bebidas não alcoólicas, indicando ser uma excelente aplicação para a indústria de alimentos. No Brasil, a base de dados nacional INPI apresentou 122 pedidos de patentes sobre prebióticos, onde o Brasil é o principal depositante com 48% do total. Com relação ao depositante, 54% dos pedidos de patente são de empresas privadas, seguidos por 37% de instituições públicas e 9% por pessoas físicas. No geral, os resultados mostram que os avanços nas pesquisas sobre prebióticos são promissores e esse estudo pode contribuir no planejamento e tomada de decisões para o desenvolvimento dessa área.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Neidemarques Casimiro, Vieira, Cavalcanti Mônica Tejo, Gonçalves Mônica Correia, Lima Thamirys Lorranne Santos y Queiroga Inês Maria Barbosa Nunes. "O CONCEITO “COMFORT FOOD” APLICADO A CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS". En Inovação, Gestão e Sustentabilidade na Agroindústria – Volume 02, 208–27. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-18-8.208-227.

Texto completo
Resumen
O conceito Comfort Food configura-se como um meio de incentivo para um retorno pela busca de produtos mais naturais, tradicionais e regionais e que lhe exalte o prazer de uma boa refeição e os sentimentos que os proporcionam. A tentativa de inserção tecnológica ao produzir alimentos por processamentos de identidade regional enraizada possui estreito entendimento com o conceito Comfort Food. Tal conceito busca a valorização artesanal na produção alimentícia, uma vez que além de uma necessidade biológica, alimentar-se funciona como suporte emocional e símbolo cultural. Neste sentido, objetivou-se com a presente pesquisa, realizar uma revisão bibliográfica com o objetivo de mapear a visão científica a cerca do conceito comfort food na tentativa de sugerir a utilização de métodos sensoriais aplicados em pesquisas em Ciência e Tecnologia de Alimentos, para definir e quantificar tais sensações sentidas pelos julgadores ao ingerir o produto em questão. A partir das contribuições aqui estudadas, têm-se que o teste sensorial perfil livre, é um teste possível para se analisar as percepções que o alimento dito como comfort food pode trazer para quem os consome, pois durante o teste os julgadores podem elaborar suas próprias terminologias expressando quais sentimentos e lembranças são sentidas durante o seu consumo, e assim poder quantificar numericamente essas percepções, sendo possível revelar em números as opiniões e informações. Logo, as memórias gustativas são capazes de montar um quebra cabeça acerca do que somos e de onde viemos, sendo possível acessá-las diante de uma simples degustação. Contudo, os pesquisadores poderão estimar numericamente, o quanto essas sensações sensoriais são intensas, marcantes e tipicamente confortáveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Layane Rosa da, Silva, Oliveira Antonio Alef Pereira de, Lafia Aliou Toro, Domingos José Douglas Bernardino y Beltrão Fabiana Augusta Santiago. "DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO QUALITATIVA DE SORVETE SIMBIÓTICO COM SORO DO LEITE E EXTRATO DE SOJA". En CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 49–62. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.49-62.

Texto completo
Resumen
O consumidor entende que alimentação saudável envolve a escolha de alimentos que, ao mesmo tempo, são capazes de fornecer os nutrientes necessários ao organismo e minimizar o risco de doenças. Portanto oobjetivo desse estudo foi desenvolverum sorvete simbiótico com soro do leite e extrato de soja,e realizar a caracterização físico-química.Assim, com o objetivo de atender as expectativas dos consumidores em consumir um alimento funcional e nutritivo. O sorvete desenvolvidoe analisadofoi adicionado uma concentração de 10% de soro do leite e 10%, 15% e 20% de extrato de soja.As análises físico-químicas realizadas seguiram a metodologia proposta pelo Instituto Adolfo Lutz, a saber: determinação de sólidos solúveis totais, lactose, determinação da acidez com resultados expressos em g de ácido lático por cento, e determinação de gordurapor Soxhlet.Os resultados mostraram valores diferentes para os diferentes tratamentos com exceção do teor de sólidos solúveis (°Brix), que correspondem a 1,20 em todos os tratamentos.Com relação aos resultados de gordura a formulação 3, corresponde ao maior percentual com 52, 33%. Os alimentos adicionados de microrganismos probióticos estão sendocada vez maisconsumidos, principalmente devido aos efeitos benéficos atribuídos a esses microrganismos. Pesquisas já feitas, informam que a administração de ingredientes probióticos e prebióticos na alimentação resultam em efeitos benéficos à saúde do consumidor. O sorvete, é uma opção promissora para o desenvolvimento do produto funcional proposto. Os resultados deste trabalho podem contribuir para o desenvolvimento de novos produtos para a indústria alimentícia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

CHINELATE, G. C. B., D. S. MACHADO, F. M. SILVA, M. C. SILVA y L. R. R. BERGER. "Monitoramento tecnológico e científico de patentes de iogurte probiótico no mundo nos últimos 20 anos". En A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539640-31.

Texto completo
Resumen
O iogurte probiótico é um alimento bastante atrativo devido suas características sensoriais e as propriedades funcionais, atendendo a todos os públicos. A procura por alimentos saborosos e que apresentam benefícios à saúde do consumidor é uma das prioridades dos consumidores atuais, mais informados e dispostos a pagar um pouco mais para obter um alimento mais saudável. Desse modo, torna-se necessário que as indústrias do setor, busquem a inovação na área para manter-se no mercado e satisfazer as exigências de seu público. As patentes são os documentos responsáveis por assegurar os direitos de proteção à propriedade intelectual do inventor e é através do monitoramento tecnológico de patentes que se pode prever o cenário de um tema em estudo, como amenizar falhas e obter os resultados esperados. Essa revisão sistemática, teve como objetivo selecionar e analisar artigos publicados no período de 2001 a 2021 sobre iogurte probiótico e realizar uma análise estatística acerca dos parâmetros, jurisdição, requerentes, status de documento, publicações ao longo dos anos e classificação internacional de patentes (IPC). Os bancos de dados utilizados para a pesquisa dessas patentes foram: LENS, INPI, PATENTSCOPE, USPTO, Espacenet e DERWENT, com a utilização das seguintes palavras-chave: probiotic yogurt e iogurte probiótico. Através desse estudo, foi possível verificar as jurisdições que são referências no estudo de iogurte probiótico, bem como avaliar o tipo de documento, o cenário global e nacional de iogurte probiótico e concluir que o estudo de iogurte probiótico está em alta, com um mercado internacional e nacional favoráveis. Porém, ainda é necessário investimento e incentivo às instituições públicas e privadas no mercado nacional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Sonara de França, Sousa, Torres Larissa Nunes, Filho Williames Fabio de Souza Bezerra y Barros Maria Clara Leal Bezerra. "PERFIL DOS CONSUMIDORES DE KOMBUCHA". En CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO: DO CAMPO À MESA, 505–17. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-00-3.v.2.505-517.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se com o presente trabalho caracterizar o perfil dos consumidores de kombucha por meio de um questionário online. O questionário continha 13 perguntas de múltipla escolha relacionadas aos aspectos socioeconômicos e ao padrão de consumo, tais como: se fazem o uso de bebidas alcoólicas; a frequência e o tipo de bebida mais consumida; se conhecem uma bebida probiótica; se já ouviram falar sobre kombucha; se já consumiram e sabem dos benefícios associados à esta bebida; se conhecem o processo de fabricação da kombucha e se a mesma é comumente encontrada no mercado de sua região. De acordo com os resultados obtidos, os respondentes são em sua maioria mulheres, entre 21 e 30 anos, apresentam pós-graduação e renda mensal entre 1 e 2 salários mínimos. A maioria dos participantes fazem o uso de álcool (66,4%) ao menos uma vez por semana, sendo a cerveja a bebida mais consumida (55,7%). A maioria dos respondentes afirmaram saber o que é uma bebida probiótica e conhecerem os benefícios associados à kombucha, no entanto, essa bebida não apresenta uma disponibilidade no mercado consumidor (79,77%) apesar de se mostrar bastante promissora no segmento de alimentos funcionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Danesi, E. D. G., A. N. OLIVEIRA, D. K. Godinho, E. L. A. Moura, E. N. MARÇAL, M. A. SANTOS y K. P. Takeuchi. "INVESTIGAÇÃO DE MATÉRIAS-PRIMAS PARA DESENVOLVIMENTO DE ALIMENTOS ISENTOS DE GLÚTEN PLANT-BASED". En Ciências Agrárias: tecnologia, sustentabilidade e inovação - Volume 1, 176–95. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240215720.

Texto completo
Resumen
A demanda por alimentos isentos de glúten é crescente. Grande parte desses produtos, além de serem de alto custo, apresentam baixo valor nutricional e elevado aporte calórico, e costumam ser produzidos com farinhas de arroz, batata, mandioca ou milho. Nesse sentido, esse estudo busca avaliar farinhas de sorgo integral, de subprodutos do processamento de mandioca, laranja e palmito pupunha para desenvolvimento de formulações de pão, macarrão e biscoito isentos de glúten. As farinhas estudadas apresentaram composição que em conjunto refletem de forma positiva nas características tecnológicas e nutricionais dos produtos. Destacou-se o conteúdo de proteínas, fibras e minerais, além de reduzirem o valor calórico comparando com produtos disponíveis no mercado. A atividade antioxidante indica potencial funcional dos produtos. As características tecnológicas específicas de cada um dos produtos se mostraram satisfatórias. Assim, as farinhas mostraram-se viáveis, possibilitando a obtenção de produtos nutritivos e de custo reduzido devido ao de subprodutos agroindustriais, substituindo o trigo nas formulações plant-based elaboradas, com potencial funcional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Xavier, Soraya Vanessa Alves, Ana Paula Costa Câmara y Cláudia Souza Macêdo. "ESTUDO DE VIABILIDADE DA PRODUÇÃO DE BISCOITO FUNCIONAL DO TIPO COOKIES UTILIZANDO O RESÍDUO DA POLPA DE CAJU". En Tendências e estratégias para a agroindústria do futuro, 323–41. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2022. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-27-0.323-341.

Texto completo
Resumen
O Brasil é um dos maiores produtores de caju, e sua produção está concentrada na região Nordeste. O pedúnculo de caju é um fruto rico em vitaminas, fibras e minerais, e apenas cerca de 20% é aproveitado. Seu beneficiamento gera uma grande quantidade de resíduos referentes a fração fibrosa e película, que são geralmente utilizados para ração animal, ou descartados como lixo industrial, gerando problemas ambientais. Esse resíduo pode ser facilmente inserido na alimentação humana através do seu aproveitamento para a elaboração de subprodutos, principalmente na produção de biscoitos, que geralmente utiliza a casca do trigo ou aveia como fonte de fibras. Diante disso, este trabalho objetivou apresentar uma alternativa de aproveitamento e agregação de valor para o resíduo do pedúnculo de caju, com a elaboração de biscoitos tipo cookies adicionados de resíduos obtidos da produção da polpa de fruta. Para a obtenção de um projeto de fabricação em escala fabril, foi realizado um estudo das etapas do fluxograma de produção, com equipamentos necessários, cálculos para balanço de massa, tabela nutricional, análise econômica para o cálculo dos possíveis custos, determinação do preço final unitário, e sugestão de rotulagem para o produto. Foi considerado o custo zero na obtenção do resíduo do pedúnculo de caju, ao considerar um acordo feito com empresas produtoras de polpa de fruta para a retirada desse resíduo, já que seu destino seria o descarte. Os resultados demonstram uma análise satisfatória para a produção do produto sugerido, entregando ao mercado uma alternativa de biscoito tipo cookie saudável, com formulação única, composta por ingredientes com relevante teor de fibras, consciência ambiental, e preço competitivo. Palavras-Chave: inovação, resíduos, cookies, alimentos funcionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Inovação em alimentos funcionais"

1

Luciano, Matheus Henrique Candido, Karla Daniele Durães Silva, Kaio Pereira Carvalho, Andressa Layane Ferreira Linhares y Demerson Arruda Sanglard. "INTEGRAÇÃO DA AGRICULTURA DIGITAL EM PROGRAMAS DE MELHORAMENTO DE PLANTAS". En II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/31.

Texto completo
Resumen
Introdução: Os cenários desafiadores das mudanças climáticas globais têm demandado cada vez mais estratégias disruptivas, às quais sejam capazes de acelerar as taxas de ganhos genéticos dos programas de melhoramento. De acordo com o Projeto "Breakthrough" (Avanço) das Nações Unidas, a "Agricultura Digital" ou "Agricultura 4.0" envolve um conjunto de tecnologias recentes, avançadas e integradas, permitindo que agricultores e outras partes interessadas dentro da cadeia de valor, maximizem a produção de alimentos. Objetivos: Realizar um levantamento atualizado sobre a integração de ferramentas da chamada "Agricultura Digital" aos Programas de Melhoramento de Plantas. Material e métodos: Realizou-se levantamento de artigos científicos indexados de alto impacto e obras recentes dentro da temática. Resultados: Os avanços no processamento da informação e nas áreas de nanotecnologia, biotecnologia e ciência cognitiva estão promovendo uma convergência entre ciências chamada "Nano-bio-info-cogno". Um "Pipeline" (Processo Sequencial) de um Programa de Melhoramento envolve quatro fases principais: (i) Descoberta (Genes, Microbioma e Bioinformática); (ii) Prova de Conceito (Construção de valores, genotipagem e transformação); (iii) Melhoramento e testes em larga escala (Fenotipagem) e; (iv) Pré-lançamento (Inovação). Como os "Pipelines" funcionam em fluxo contínuo, em qualquer dado momento, diferentes tecnologias encontram-se em fases diversas de maturação tecnológica ao longo de seu desenvolvimento. Neste contexto, as tecnologia aplicadas à "Agricultura Digital" podem ser enquadradas em cinco grandes grupos: (i) Organização, representação e acesso à informação (Dados sobre DNA, ima­gens de satélites e sensores - Tesauros, Ontologia, Big Data ou Grandes Dados e API - Application Programming Interface ou Interface de Programação de Aplicativos); (ii) Modelagem Matemática e Estatística (Modelos estatísticos e Ciência de dados); (iii) Inteligência Artificial (Reconhecimento de Padrões, Aprendizado de máquina, Aprendizado não supervisionado, Deep Learning ou Redes Neurais e Lógica nebulosa); (iv) Sensores e Estudo da Terra (Computação ubíqua, loT - internet of things ou internet das coisas, Robótica, Dados geoespaciais e SIGs - Sistemas de Informações Geográficas); (v) Tecnologias Convergentes (Blockchain ou Cadeia de blocos e Cloud computing ou computação em nuvem). Conclusão: Os ferramentários da "Agricultura Digital" situam-se na fronteira do conhecimento tecnológico, contribuindo expressivamente para a eficiência de programas de melhoramento genético.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Magalhães, Laryssa Alves, Edivaldo Bruno dos Santos Coelho, Mayra Solange Lopes Vasconcelos, Ismael Andrade Costa, Camila Ferreira Freire y Derlange Belizário Diniz. "Conhecimento sobre alimentos funcionais de estudantes de especialização em ciência dos alimentos". En II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará e I Simpósio Norte-Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Fortaleza - CE, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ppgcf-2017-66332.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gonçalves, Ana Carolina Cutrim, André Luís Barros Sousa, Débora Helena da Silva Farias, Esthella Fernanda Souza Baima, Laudelina Ferreira de Andrade y Yuko Ono Silva. "OS BENEFÍCIOS DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS E SUA PROCURA NO MERCADO". En I SIMPÓSIO MARANHENSE DE GENÉTICA E GENÔMICA EM SAÚDE. Doity - Plataforma de Eventos, 2022. http://dx.doi.org/10.55664/simaggens2022.017.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: Um alimento considerado funcional é aquele que além de oferecer nutrientes necessários para o devido funcionamento do organismo, possui compostos bioativos que trazem benefícios por meio dos seus efeitos fisiológicos ou metabólicos, contribuindo para manutenção da saúde dos indivíduos. Abordar essa temática torna-se relevante, tendo em vista que, o número de pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida, bem-estar e hábitos alimentares vêm aumentando e acompanhando a média de vida da população. O consumo desses alimentos é feito há milhares de anos, e a cada dia vem crescendo a procura por produtos com propriedades funcionais nas prateleiras dos supermercados. Desta forma, a indústria de alimentos busca com frequência desenvolver produtos com composições que atendam a demanda e necessidade dos consumidores. OBJETIVOS: Este trabalho de revisão tem como enfoque a correlação do consumo de alimentos funcionais,os benefícios à saúde dos consumidor e a procura por esses produtos no mercado. MÉTODOS: Foi realizado um levantamento bibliográfico com análise de artigos científicos, disponíveis nas plataformas Google Acadêmico e Pubmed. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Observou-se que alimentos funcionais que contêm probióticos, flavonóides, ácidos graxos, fibras e carotenóides estão sendo explorados pela indústria e bem aceitos por seus consumidores, isto deve-se ao fato de que a implementação deles em uma dieta bem estruturada promove efeitos benéficos à saúde, por serem anti-inflamatórios, anti-oxidativos, controlarem o LDL colesterol, entre outros. O consumo crescente dos alimentos funcionais possui relação com a preocupação dos consumidores em cuidar da saúde, entretanto a correria do dia a dia, muitas vezes impossibilita a ingestão de alimentos funcionais in natura ou minimamente processados, resultando em uma demanda por produtos processados, porém ainda saudáveis por conterem esses ativos. A indústria alimentícia consegue atender as exigências dos consumidores, isso só é possível por meio do avanço da tecnologia de alimentos que vem ofertando os mais variados produtos com diferentes particularidades para a população. CONCLUSÃO: É indiscutível que a ingestão de alimentos funcionais trazem benefícios à saúde dos seus consumidores, além disso, os produtos gerados pela indústria alimentícia que utilizam esses compostos são uma estratégia bem aceita pelo público.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bittencourt, Amanda Kelly Barbosa, Bianca Cavalcante Salgado, Deborah Mayumi Akiyama, Isadora Ramos da Costa Rodrigues, Nayrene Amorin Carvalho de Oliveira y Derlange Belizário Diniz. "Análise do conhecimento dos graduandos de nutrição sobre alimentos funcionais". En II Encontro do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade Federal do Ceará e I Simpósio Norte-Nordeste de Ciências Farmacêuticas. Fortaleza - CE, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ppgcf-2017-66352.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Camargo, Luiza Helena Angarten Ferraz de, Thalita Barcelos Silva, Lysandra De Queiroz Cunha Barradas, Dhullya Eduarda Resende Santos y Hanstter Hallison Alves Rezende. "O USO DA BIOTECNOLOGIA NO CONTEXTO DOS ALIMENTOS FUNCIONAIS". En I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1368.

Texto completo
Resumen
Introdução: A biotecnologia é resultado da combinação de sistemas biológicos e da tecnologia. Na indústria alimentícia, pode ser utilizada para otimizar e aperfeiçoar propriedades dos alimentos que podem ser benéficas para a saúde humana, como no caso dos alimentos funcionais, que além de serem capazes de oferecer grandes benefícios a saúde, são muito nutritivos. São exemplos destes a soja por conter isoflavonas e peixes que possuem ácidos graxos ômega 3. Objetivo: Realizar uma revisão bibliográfica sobre a importância da biotecnologia na procura por alimentos funcionais afim de favorecer a saúde humana. Material e métodos: Trata-se de uma revisão de literatura realizada a partir da seleção e análise de 4 artigos, publicados entre os anos de 2016 a 2021, sendo coletados nas plataformas de pesquisa Google Acadêmico e Periódicos CAPEs encontrados utilizando os descritores: biotecnologia, indústria e alimentos funcionais[HH1] . Resultados: Existe uma clara relação entre os alimentos consumidos e a saúde. Atualmente, os consumidores apresentam uma maior preocupação quanto ao consumo de alimentos que contribuam beneficamente para a saúde. Os alimentos funcionais possuem substâncias que atuam ativando processos metabólicos, que contribuem para uma melhoria do sistema imunológico. As propriedades deste tipo de alimento podem prover de constituintes naturais ou então de compostos adicionados artificialmente (como fibras, minerais e proteínas modificadas), afim de se obter um melhoramento nutricional dos mesmos. A biotecnologia utiliza de técnicas como a mutagênese, conjugação, genética recombinante e os bioprocessos fermentativos, para se obter componentes que possam acrescentar a formulação natural do alimento com o propósito de promover uma vida alimentar saudável do consumidor, prevenindo o aparecimento precoce de alterações patológicas e reduzindo o risco de doenças crônicas degenerativas e doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), como diabetes e hipertensão. Conclusão: A biotecnologia aplicada no desenvolvimento dos alimentos funcionais traz cada vez mais benefícios para a saúde da população em geral, prevenindo e auxiliando no tratamento de diversas doenças, como a diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e também em casos de degenerações musculares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Francisco, Francielle de Fátima Carlini, EDIVANE DE OLIVEIRA y VILSON RIBEIRO RODRIGUES. "FESTA DAS CORES – QUALIDADE NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS". En I Congresso Brasileiro On-line de Pesquisas e Inovação em Educação. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/cinped/13653.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

OLIVEIRA, CLAUDIO HENRIQUE y FRANCISCO JOSÉ DE CASTRO MOURA DUARTE. "Inovação em micro e pequenas empresas de alimentos e bebidas: aplicação do radar da inovação". En ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2018_tn_wic_265_520_35886.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

CÉSAR RODRIGUES BRITO, FERNANDO, MARTA DA ROCHA MOREIRA, PRISCILA MUSTAFA AGUIAR, TÚLIO OLIVEIRA MARIANO, VERLAINE SUÊNIA SILVA DE SOUSA y ANA LUIZA DE REZENDE FERREIRA MENDES. "ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DAS MÃOS DE COLABORADORES DE UMA REDE DE FAST FOOD EM FORTALEZA-CE". En Congresso Brasileiro de Inovação em Microbiologia. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/xvzz6578.

Texto completo
Resumen
Trata-se de um estudo do tipo transversal, descritivo e observacional, vinculado ao Estágio Supervisionado em Alimentação Coletiva do curso de Nutrição da Universidade de Fortaleza, sendo realizado entre os meses de março e maio de 2018. O presente estudo teve como objetivo analisar os microrganismos presentes nas mãos de manipuladores de uma rede de fast food em Fortaleza – CE. O estudo examinou 20 amostras advindas das mãos de colaboradores, onde 10 eram de mãos higienizadas e 10 de mãos não higienizadas. Os materiais utilizados foram: swabs, tubos de ensaio com solução salina, luvas descartáveis estéreis e meios de cultura (placas de pet r i contendo agar gled). O estudo se desenvolveu no laboratório de microbiologia da Universidade de Fortaleza, local onde as 20 amostras foram armazenadas em uma estufa à temperatura de 37ºC por 5 dias, sendo posteriormente transferidas para o meio agar ss ficando armazenadas na estufa à 37ºC por 2 dias. Passado o tempo, as amostras foram transferidas para as lâminas, foi realizada a coloração de Gram. Também foi realizada análise microscópica das lâminas produzidas e efetuados testes, como o de catalase, coagulase, TSI, objetivando a classificação dessas bactérias conforme seu metabolismo. Diante do exposto, foi verificada a presença de microrganismos inadequados para a manipulação de alimentos, indicando que não foi realizada a higienização adequada das mãos. Dessa forma, deverão ser realizados treinamentos de forma constante para os manipuladores de alimentos, ressaltando a relevância da higienização correta das mãos, objetivando reduzir a incidência de surtos de DTAs, assegurando com isso a produção de um alimento seguro. PALAVRAS-CHAVE: Segurança alimentar, Unidade de Alimentação e Nutrição, Escherichia coli, Staphylococcus aureus
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

BRESSAN, Idineia, WILLIAN LUAN RODRIGUES PIRES y Djeimella Ferreira de SOUZA. "A CADEIA PRODUTIVA DE ALIMENTOS ORGÂNICOS: PRODUTIVIDADE, CAPACITAÇÃO, INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO". En Caderno de Anais - Delfos 2017: Multidisciplinaridade em Inovação - Futuro de Mestres e Doutores. Recife, Brasil: Even3, 2017. http://dx.doi.org/10.29327/15504.1-4.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Cavalcante da Silva, Maiara y Mauricio Johnny Loos. "IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE SISTEMA DE GESTÃO POR RESULTADOS: DESEMPENHO E PRODUTIVIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS". En IV Simpósio de Engenharia, Gestão e Inovação. Recife: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/sengi2021.333670.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía