Artículos de revistas sobre el tema "Gestão da administração Pública"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Gestão da administração Pública.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Gestão da administração Pública".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Marques, Regiane Rosa y Magnus Luiz Emmendoerfer. "Administração Pública Contemporânea para Formação". Estudos de Administração e Sociedade 8, n.º 1 (27 de octubre de 2023): 55–60. http://dx.doi.org/10.22409/eas.v8i1.57408.

Texto completo
Resumen
O livro Administração Pública Contemporânea: política, democracia e gestão, publicado pela editora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), disponível gratuitamente na internet, foi organizado pelos professores Marcos Tanure Sanabio, Gilmar José dos Santos e Marcus Vinicius David, é um livro didático direcionado à formação e qualificação de profissionais que trabalham, se relacionam ou que pretendem atuar no setor público como campo de carreira. Esta obra reúne 11 autores e 250 páginas de relevantes conteúdos didáticos sobre o pensamento da Administração Pública Contemporânea no contexto brasileiro sob a perspectiva do planejamento público, os quais foram estruturados em oito capítulos que versam sobre os temas: modelos de administração pública; a administração pública gerencial; governabilidade, governança e accountability; finanças públicas e gestão financeira de organizações públicas; direito e gestão pública; município e democracia participativa; licitação pública; e, gestão tributária. Todos os temas apresentados na obra visam articular conhecimentos clássicos com demandas práticas a fim estimular o ensino e a aprendizagem da Administração Pública, sob uma abordagem multidisciplinar, levando em consideração aspectos da política, da democracia e da gestão. Devido a atualidade dos temas tratados na obra, sua discussão é de interesse do público especializado, mas principalmente do público interessado na formação qualificada para o ingresso e o exercício da função pública profissionalizada em diferentes entes governamentais no contexto brasileiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ceron Ripoli, Simone Cristina, Marcelo Ricardo Martello y Meiriellen Cristina Faria Bussadori. "Aspectos relevantes para aplicação da gestão do conhecimento na administração pública". AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 11 (23 de noviembre de 2022): 1. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v11i0.82825.

Texto completo
Resumen
Introdução: O presente estudo buscou abordar as características e técnicas específicas a serem observadas na construção de um modelo de gestão do conhecimento na administração pública. Conhecimento e informação são elementos indispensáveis para a sobrevivência tanto das organizações públicas quanto das organizações privadas, apesar desse aspecto em comum, os modelos de gestão do conhecimento devem ser desenvolvidos especificamente para o tipo de organização onde será utilizado. Método: Foram identificadas as principais diferenças entre as organizações públicas e privadas que justificam a utilização de um modelo construído especialmente para a administração pública. Foram utilizadas bibliografias de autores referencias no assunto de gestão do conhecimento e na área da administração pública. Quanto seus objetivos a pesquisa é exploratória com realização de levantamento bibliográfico. Resultados: Os resultados demonstram que o modelo mais utilizado na administração pública brasileira observa todas as especificidades da administração pública e adota as técnicas e características específicas na gestão do conhecimento na administração pública. Conclusão: Uma vez não observado o ambiente organizacional onde será aplicado o modelo de gestão do conhecimento, este tende a nascer rumo ao fracasso. O desconhecimento das peculiaridades da administração pública implica no fracasso na implantação de programas, que apesar de terem sua aplicação bem sucedida em organizações privadas, não prosperam no âmbito público.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Rosângela, Amanda Raphaela Melo y Maria Aparecida Ferreira. "GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS, PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA E INTERNET". Revista Inter-Legere 2, n.º 24 (2 de mayo de 2019): 430–35. http://dx.doi.org/10.21680/1982-1662.2019v2n24id16394.

Texto completo
Resumen
O livro, Gestão de políticas públicas, participação democrática e internet: inovação nos modelos de gestão no setor público, é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido no âmbito da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), cujo objetivo é fomentar e disseminar pesquisas científicas na área de gestão pública. O texto tem 74 páginas divididas em oito tópicos, além das referências bibliográficas, anexos e apêndices. Seu autor é Júlio Cesar Andrade de Abreu, atualmente é professor dos programas de pós-graduação em Administração Pública (PGPPD/PROFIAP) e Administração (PPGA/MPA), ambos da Universidade Federal Fluminense. Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com período de estágio na Universidade Complutense de Madri, Espanha.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lima, Paulo Ricardo Silva, Leonardo Matheus Marques Ferreira y Ana Lydia Vasco de Albuquerque Peixoto. "Gestão da segurança da informação". P2P E INOVAÇÃO 9, n.º 1 (29 de septiembre de 2022): 206–21. http://dx.doi.org/10.21721/p2p.2022v9n1.p206-221.

Texto completo
Resumen
As tecnologias são importantes ferramentas para o alcance da eficiência e qualidade dos serviços prestados pela administração pública brasileira. Uma prática comum que tem se alastrado no ciberespaço é a violação da privacidade, o acesso e a apropriação indevida de dados e informações públicas, causando prejuízos aos órgãos e a sociedade. O objetivo desta pesquisa é analisar as normas brasileiras de proteção de dados e informações no âmbito da administração pública brasileira, bem como as estratégias que podem ser adotadas para uma maior gestão da segurança de dados e informações públicas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, utilizando a abordagem descritiva. A aplicação de leis como a Lei Geral de Proteção de Dados, Lei de Acesso à Informação, o seguimento das diretrizes do Marco Civil da Internet, atrelados aos serviços de Pentests e criação de equipes de cibersegurança com profissionais com perfil hacker ético, potencializam a criação de políticas e técnicas de segurança, garantido assim a proteção de dados e informações públicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Moraes, Renato Alencar de. "GESTÃO PATRIMONIAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 7, n.º 4 (30 de abril de 2021): 604–22. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v7i4.991.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo é estudar o controle patrimonial dos bens na administração pública como um instrumento de Governança Pública. Como finalidades peculiares procurou-se entender os fundamentos da Administração Pública e delinear as metodologias, tecnologias e os recursos instituídos no controle patrimonial pelo ente Público. Por serem reservados ao suporte de um interesse coletivo os recursos públicos necessitam ser governados de modo a potencializar os direitos à sociedade considerando os preceitos constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Em relação às ações administrativas jamais se obstem desta ligação foram constituídos os instrumentos de controle interno e externo. O controle patrimonial é um tipo de controle interno que comporta a gerenciamento de informações atualizadas sobre dos bens públicos duráveis assim como, as informações sobre a aquisição responsável pela carga patrimonial e os documentos de baixa patrimonial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Anderson Diego Farias da y Paula Rafaela Santos Do Nascimento. "GESTÃO ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA:". Revista Vianna Sapiens 9, n.º 2 (21 de diciembre de 2018): 28. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v9i2.407.

Texto completo
Resumen
O estudo visa compreender a perspectiva da gestão estratégica materializada na política “Gestão por Resultados”, na Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Por meio de revisão documental, aplicação do método da observação e de questionários semiestruturados, foi possível identificar a preocupação do gestor público pernambucano em adequar-se ao perfil sócio-político atual, o qual impulsiona os governos a inovarem na composição de seu plano estratégico, onde nessa reestruturação frequentemente são identificadas estratégias de implementação da gestão por resultados inspiradas em modelos como o Balanced Scorecard. Como lócus da pesquisa, será considerada a Gerência Regional de Educação Metropolitana – GRE/Sul. Os resultados indicam que os objetivos traçados na elaboração da estratégia foram alcançados em partes e os entraves não estão na elaboração do programa, mas sim na sua execução, evidenciando a dificuldade em se obter um processo alinhado com a estratégia em toda sua extensão, considerando apenas os resultados finais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castro, Rafael Vieira Fernandes de, Thayssa Mendes Tavares, Pedro Henrique de Andrade Reckziegel y Winnye Goes Silva. "Na gestão pública, a cor importa?" Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa 22, n.º 2 (30 de noviembre de 2023): 128–40. http://dx.doi.org/10.12660/rgplp.v22n2.2023.90144.

Texto completo
Resumen
Ibirapitanga é um país em que 56% da população se declara negra, a despeito da sub-representação de pessoas negras em sua administração pública. Nesse contexto, foi aprovada, em 2014, uma lei que reserva às pessoas negras 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos da administração pública federal e tem vigência de dez anos, com o intuito de aprimorar a representatividade étnico-racial no setor público. Após sete anos da aprovação, Sr. Militaldo, secretário do órgão que acompanha as políticas públicas afirmativas no governo federal, recebe de um ministro a demanda de elaboração de um estudo sobre a implementação da referida política. A jornada para entregar o trabalho é exposta por este caso, assim como os resultados observados no que tange à implementação da política relativa à representatividade da população negra na burocracia de Ibirapitanga.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Soares, Ederson dos Reis y Jose Augusto Bezerra Lopes. "NEPOTISMO E SEUS IMPACTOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 10, n.º 5 (15 de mayo de 2024): 2736–51. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v10i5.13979.

Texto completo
Resumen
O texto teve como propósito examinar a incidência do nepotismo, na gestão pública local. Nepotismo ou favoritismo é a nomeação de parentes para ocupar postos de confiança na administração pública, o que viola diretamente os princípios fundamentais. Essa prática não está regulamentada por lei específica, porém, é restrita pela Súmula Vinculante nº 13, que proíbe explicitamente o favoritismo, e se desrespeitada, pode resultar na condenação do gestor público por má conduta administrativa. O favoritismo prejudica o desempenho da cidade, pois o gestor público tem a obrigação de trabalhar em benefício da comunidade, não privilegiando seus interesses pessoais em detrimento do bem comum. O objetivo deste estudo foi examinar o favoritismo direto na gestão pública local, para isso, foi necessário definir o favoritismo, analisar a administração pública municipal em suas metas e responsabilidades e identificar as proibições do favoritismo, bem como, os princípios que são infringidos. Assim, a pesquisa foi conduzida utilizando o método hipotético-dedutivo, partindo de uma ideia ampla para chegar a uma conclusão específica. Portanto, conclui-se que o favoritismo traz prejuízos à cidade e cria oportunidades para práticas corruptas, sem grande alarde. Por fim, foi destacada a importância da Súmula Vinculante nº 13, o compromisso da gestão pública com a comunidade, além do direito da população de estar informada sobre as ações da administração pública e exigir transparência e honestidade por parte da gestão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santana, Walber Allan de y Geraldo Jorge Barbosa de Moura. "Aplicação das diretrizes propostas pela agenda ambiental da administração pública". Revista Brasileira de Administração Científica 5, n.º 1 (31 de enero de 2014): 307–15. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2014.001.0018.

Texto completo
Resumen
Os Sistemas de Gestão Ambiental (SGA) geram diversos benefícios à sustentabilidade das instituições e da sociedade como um todo; nas entidades e órgãos públicos a Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) cumpre este papel de SGA para a Gestão Pública; a A3P objetiva implantar princípios de sustentabilidade nas ações desenvolvidas pelas entidades públicas. Este artigo trata da adesão à Agenda Ambiental da Administração Pública – A3P, por parte de uma instituição pública, como proposta para um Sistema de Gestão Ambiental; analisou-se especificamente uma Agencia Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, nomeadamente a CPRH. O estudo caracterizou-se como exploratório-descritivo feito por meio de um estudo de caso, com enfoque qualitativo do problema. A elaboração de um check-list norteou o estudo de caso. Na abordagem qualitativa foi feito o exame, apreensão e interpretação dos dados. Os resultados revelam que a referida Instituição não possui adesão total a A3P, devido a distintas dificuldades que vão desde a falta de sensibilização dos servidores a questões mais complexas relacionadas, por exemplo, as dificuldades de implantação de uma licitação sustentável. Evidencia-se que a A3P é indispensável para as instituições públicas que possuem o objetivo de inaugurar uma gestão mais sustentável, sendo instrumento de administração ambiental estratégica contribuindo para transformação da Gestão Pública. A discussão final sugere que há uma necessidade de maior apreensão do significado e do valor estratégico da A3P, não apenas como um instrumento de Gestão Ambiental, mas como uma ferramenta de Gestão estratégica para o setor público, tendo em vista que os objetivos da A3P contemplam valores voltados à busca pela sustentabilidade no seu sentido mais amplo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Farah, Marta Ferreira Santos. "Administração pública e políticas públicas". Revista de Administração Pública 45, n.º 3 (junio de 2011): 813–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122011000300011.

Texto completo
Resumen
Análise da incorporação das políticas públicas (PP) pela administração pública (AP), nos EUA e no Brasil. O trabalho se baseia em: a) balanços sobre a evolução da AP e do campo de estudos de políticas públicas; b) análise da produção sobre PP em periódicos de AP; c) análise do currículo de cursos de mestrado em AP. Inicialmente, nos EUA, as PP não foram objeto da AP, dado o paradigma que presidiu a criação da disciplina, o da administração científica, que dissociava administração e política. Nos anos 1960 e 1970, o movimento de análise de políticas públicas levou à constituição de escolas e cursos de PP e à reformulação de cursos e programas de AP. Estes passaram a incluir disciplinas de políticas públicas, enquanto os novos cursos de PP incluíram disciplinas de gestão pública. As políticas públicas foram incorporadas pela AP no Brasil ao mesmo tempo que nos EUA, sob a influência daquele país. Tal incorporação refletiu, porém, especificidades da disciplina em nosso país: presença do desenvolvimentismo; valorização do planejamento; contexto ditatorial e tensão derivada da inserção institucional da AP: aqui, a vinculação da formação em administração pública à de administração de empresas levou à diluição da especificidade do objeto de AP, com reflexos sobre o desenvolvimento do campo de estudos de políticas públicas no âmbito da disciplina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Santos, Tiago Freire. "Da administração pública burocrática à gerencial". Scientia Iuris 19, n.º 2 (9 de diciembre de 2015): 244. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2015v19n2p244.

Texto completo
Resumen
Resenha sobre a obra "Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública" de Luiz Carlos Bresser Pereira (PEREIRA, Luiz C. Bresser. Construindo o Estado republicano: democracia e reforma da gestão pública. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Silva, Edilene Amorim, Fernanda Mirelle Gomes Rodrigues y Lucinalva De Almeida Silva. "A Relevância do Planejamento Estratégico no Setor Público". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, n.º 42 (31 de octubre de 2018): 456–69. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i42.1340.

Texto completo
Resumen
A administração pública, com perfil gerencial, estabelece seu foco no cidadão, em busca da efetividade, através do controle dos resultados e do gerenciamento. Desta forma, os usuários consistem em beneficiários e acionistas, estabelecendo relevância às suas demandas. Logo, a gestão pública obtém um delineamento competitivo, em alusão ao âmbito do setor privado, passando a utilizar terminologias incomuns no serviço público. Considerando-se a metodologia, conforme Severino (2011, p. 123), afirma, acerca da pesquisa exploratória, “é uma preparação para a pesquisa explicativa”, ou seja, este tipo de pesquisa almeja revelar dados acerca de um objeto, com campo de trabalho restrito, observando-se como se dá a pronúncia deste elemento. Assim, efetuou-se uma revisão bibliográfica, realizada a partir de publicações, artigos, monografias e dissertações, alusivas à gestão estratégica no setor público. Isto posto, a presente pesquisa tem o objetivo geral de caracterizar a gestão estratégica em uma organização pública. Os objetivos específicos são apresentar os conceitos de gestão estratégica, discorrer a respeito da administração pública gerencial e demonstrar os aspectos positivos da gestão estratégica no setor público. Concluiu-se que a aplicação de técnicas de gestão estratégica, no âmbito da administração pública, é uma ação de grande relevância, visto que o tratamento do órgão público como empresa privada é capaz de promover economia de recursos públicos, além de aprimoramento da gestão, com vistas à manutenção constate da saúde financeira do setor público, satisfazendo aos cinco princípios da administração pública, quais sejam Legalidade, a Impessoalidade, a Finalidade, a Moralidade e a Publicidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Ribeiro, Clarice Pereira de Paiva, Alana Deusilan Sester Pereira, Edson Arlindo da Silva y Walmer Faroni. "Difusão da informação na administração pública". Transinformação 23, n.º 2 (agosto de 2011): 159–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862011000200006.

Texto completo
Resumen
A revolução da informação e da gestão do conhecimento na atualidade vem trazendo transformações significativas jamais vistas em tempos anteriores. As recentes revoltas populares que estão derrubando governos ditatoriais mostram a força das tecnologias de informação para mobilizar e aglutinar milhares de pessoas em torno de objetivos comuns. Nesse contexto, este estudo buscou compreender as constantes mudanças no ambiente e no arcabouço legal do país, através do seguinte questionamento: como os municípios brasileiros disseminam a informação para o cidadão sob a ótica das práticas da Gestão do Conhecimento e do Governo Eletrônico? Para isso, realizou-se uma pesquisa descritiva quantitativa, cuja avaliação consiste em 9 dimensões e 15 critérios, totalizando 187 pontos de verificação. Verificou-se que 62,96% dos municípios estão evoluindo quanto à adoção de práticas relacionadas à disponibilização de informações sobre sua gestão fiscal. Também foi constatado que todos os municípios ainda necessitam de ferramentas avançadas que possam facilitar o acesso do contribuinte aos atos e serviços públicos. Com relação ao desenvolvimento da gestão e difusão da informação, em 77,78% dos portais pesquisados, o acesso à informação não se dá de forma fácil, compreensível e rápida, contribuindo para o aumento da assimetria informacional entre governo e cidadão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Ramos, Luã Charles Maia, Antônio Renato Bezerra Noronha y Katya Regina Matos Batista. "MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO DAS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO (MEG-Tr): OPORTUNIDADE DE APERFEIÇOAMENTO NA GESTÃO PÚBLICA". Revista Gestão e Conhecimento 16, n.º 2 (14 de octubre de 2022): 760–74. http://dx.doi.org/10.55908/rgcv16n2-044.

Texto completo
Resumen
Um dos grandes desafios da atual Gestão Pública brasileira é trabalhar com qualidade a serviço do interesse público, e para que aconteça o processo de adesão de características adaptadas de organizações privadas ditas excelentes em suas áreas de atuação para a Administração Pública do nosso país, configura-se uma técnica da Administração chamada Benchmarking. É através dessa dinâmica que o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) orienta as organizações públicas que recebem ou são passíveis de receber recursos disponibilizados pela União com o intuito de melhorar continuamente os serviços públicos, e com isso, contribuir para o fortalecimento da chamada governança pública. Constatou-se que a autoavaliação dessas organizações é crucial para o diagnóstico real da situação organizacional concernente a qualidade dos serviços e para aonde se pode chegar, colocando-se em prática os possíveis benefícios oferecidos pelo MEG-Tr.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Ramos, Luã Charles Maia, Antônio Renato Bezerra Noronha y Katya Regina Matos Batista. "MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO DAS TRANSFERÊNCIAS DA UNIÃO (MEG-Tr): OPORTUNIDADE DE APERFEIÇOAMENTO NA GESTÃO PÚBLICA". Revista Gestão e Conhecimento 16, n.º 2 (14 de octubre de 2022): 760–74. http://dx.doi.org/10.55908/rgcv16n2-015.

Texto completo
Resumen
Um dos grandes desafios da atual Gestão Pública brasileira é trabalhar com qualidade a serviço do interesse público, e para que aconteça o processo de adesão de características adaptadas de organizações privadas ditas excelentes em suas áreas de atuação para a Administração Pública do nosso país, configura-se uma técnica da Administração chamada Benchmarking. É através dessa dinâmica que o Modelo de Excelência em Gestão das Transferências da União (MEG-Tr) orienta as organizações públicas que recebem ou são passíveis de receber recursos disponibilizados pela União com o intuito de melhorar continuamente os serviços públicos, e com isso, contribuir para o fortalecimento da chamada governança pública. Constatou-se que a autoavaliação dessas organizações é crucial para o diagnóstico real da situação organizacional concernente a qualidade dos serviços e para aonde se pode chegar, colocando-se em prática os possíveis benefícios oferecidos pelo MEG-Tr.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Nassuno, Marianne. "Inovação na administração pública estadual: o 1o Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais". Revista do Serviço Público 58, n.º 1 (19 de febrero de 2014): 77–96. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v58i1.164.

Texto completo
Resumen
O texto apresenta as oito experiências vencedoras do 1o Prêmio Excelência em Gestão Pública do Estado de Minas Gerais, realizado em 2006, procurando destacar suas diferenças e semelhanças. Tem como parâmetro de referência os principais temas do movimento internacional teórico e prático de renovação da administração pública conhecido como Gestão Pública: descentralização e horizontalização de estruturas, foco no usuário-cidadão, maior participação e responsabilização de agentes públicos, formas de controle não-hierárquico, uso adequado dos recursos públicos. Para concluir, comenta o potencial de concursos que valorizam a excelência no setor público para permitir a inovação, promover a ação e não o imobilismo, desenvolver o campo de conhecimento da administração pública, valorizar os servidores públicos e colocar o tema da melhoria da gestão pública na agenda de mudanças da sociedade e dos governos.Palavras-chave: administração pública estadual; Gestão Pública; concurso de inovações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Peci, Alketa y Marco Antonio Carvalho Teixeira. "Desafios da administração pública brasileira". GV EXECUTIVO 20, n.º 1 (20 de marzo de 2021): 37–39. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v20n1.2021.83462.

Texto completo
Resumen
A crise da covid-19 evidenciou o papel central da gestão e burocracia profissional do estado, que precisa resgatar mecanismos de autonomia decisória, fortalecer-se em um ambiente de cooperação e coordenação federativa e passar por uma reforma que elimine distorções e favoreça sua legitimidade e poder de ação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Drabach, Nadia Pedrotti. "GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL:". Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas 2, n.º 2 (2 de marzo de 2018): 56. http://dx.doi.org/10.29280/rappge.v2i2.3868.

Texto completo
Resumen
Este artigo é de natureza teórica e tem como objetivo discutir a introdução de mecanismos da gestão privada na educação pública no Brasil durante a Ditadura Militar, além da construção da gestão democrática da escola pública que emergiu no final da década de 1970 e início dos anos 1980. A discussão do tema será fundamentada no estudo da literatura da área. O texto aponta, no primeiro momento, para a contradição existente entre o conservadorismo das políticas para a educação que existiu durante a Ditadura Militar, que iniciou em 1964, e os movimentos de cultura e de educação popular, que surgiram no início dos anos 1960, período imediatamente anterior à Ditadura. Esses movimentos eram caminhos alternativos à educação tradicional e elitista que predominava no país e uma forma de enfrentar o analfabetismo, especialmente nos estados do Nordeste brasileiro. No segundo momento, o texto discute, o caráter tecnicista da Administração Escolar e o conservadorismo das políticas educacionais no período ditatorial. No terceiro momento o texto discute as diversas críticas que surgiram no final dos anos 1970 e início dos anos 1980 sobre os fundamentos da administração geral aplicados à educação, cuja base vinha das teorias de administração empresarial e que estavam presente no período anterior. As críticas tinham um enfoque teórico de base marxista, trazendo uma visão crítica sobre o papel da educação na sociedade, destacando o seu caráter essencialmente político. Durante a Ditadura, as propostas destinadas à educação eram soluções fáceis e aligeiradas, que se materializaram especialmente no incentivo à educação privada. No campo da Administração Escolar, práticas de gestão burocratizada e tecnicistas predominavam. Nos anos 1980, o processo de redemocratização do país trouxe para o campo da educação o debate em defesa de uma administração coletiva da escola, com a participação da comunidade nas tomadas de decisão e a exclusividade do financiamento da escola pública pelo poder público.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

De Souza, Maria Cláudia Da Silva Antunes y Eduardo Teixeira De Souza. "REGRAS DE GOVERNANÇA: PRESSUPOSTOS DE EFICIÊNCIA E QUALIDADE NA GESTÃO SUSTENTÁVEL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA." Administração de Empresas em Revista 2, n.º 16 (26 de abril de 2019): 114. http://dx.doi.org/10.21902/adminrev.2316-7548.v2i16.4053.

Texto completo
Resumen
Regras de governabilidade eficientes são atributos intrínsecos necessários à Administração Pública. Em vista disso, a gestão sustentável, transparente, célere, econômica dos atos da Administração Pública se mostrou mais que necessária, mostrou-se imprescindível como pressuposto fundamental da correta e adequada aplicação dos recursos orçamentários do Estado, o dinheiro público. Nesse sentido, compreender as regras de governança como instrumentos de qualidade e eficiência na Administração Pública permite o desenvolvimento de uma gestão sustentável em benefício do cidadão, contribuinte do Estado. Desta forma, por meio da pesquisa bibliográfica, foram selecionadas as fontes necessárias a demonstração do núcleo da problemática e, valendo-se do método indutivo se desenvolveu a pesquisa, com o objetivo de estabelecer a adequada observação e compreender como as regras de governança privada foram emprestadas e aplicadas à Administração Pública, servindo-se como pressuposto de boa gestão e sustentabilidade da estrutura administrativa do Estado.PALAVRA-CHAVE: Governança; Administração Pública; Eficiência; Sustentabilidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Lemos de Melo, Camila y Ricardo Hermany. "COMPLIANCE E GOVERNANÇA NA GESTÃO PÚBLICA: PROGRAMAS DE INTEGRIDADE COMO APRIMORAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL". Interfaces Científicas - Direito 9, n.º 1 (5 de diciembre de 2022): 325–45. http://dx.doi.org/10.17564/2316-381x.2022v9n1p325-345.

Texto completo
Resumen
A corrupção existe desde os primórdios da humanidade e ocorre de diversas formas, porém, nas últimas décadas tornou-se pauta da sociedade brasileira devido aos inúmeros escândalos dos governantes do país, independente do partido político que representem. Portanto, o presente estudo questiona a aplicação de programas de integridade na administração pública local como instrumento para melhorar e promover a transparência, a eficiência e o combate à corrupção, uma vez que estimulam a transformação cultural como um todo e, assim, tornam-se viáveis ​​à medida que esses programas podem ajudar. • aumentar a eficácia das inúmeras e incansáveis ​​tomadas de decisão dos gestores públicos. O estudo visa analisar o papel dos programas de integridade na ocultação da probidade na gestão pública e como sua aplicação pode impactar na melhoria dos processos de controle e tomada de decisão na gestão pública, garantindo assim uma atuação mais eficiente e confiável. Para isso, entende-se o conceito e o papel da governança na administração pública, com foco na gestão pública municipal. Em seguida, serão discutidos os avanços nacionais e internacionais dos programas de compliance e sua aplicabilidade ao setor público. Para, ao final, analisar os programas de integridade na Administração Pública, desde sua função no sistema de gestão até sua aplicação nos órgãos e na administração indireta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Souto, Leonardo Fernandes y Maria de Fátima Bruno-Faria. "RISCO DE PERDA DE CONHECIMENTO NO CONTEXTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INDEXADA NA BASE DE DADOS SCIELO". Revista Economia & Gestão 21, n.º 60 (1 de febrero de 2022): 42–61. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2021v21n60p42-61.

Texto completo
Resumen
A partir da reforma administrativa e gerencial iniciada nos anos 1990, a administração pública passou a utilizar práticas de gestão até então próprias da iniciativa privada. Neste contexto, este estudo bibliométrico teve por objetivo analisar a representatividade do tema risco de perda de conhecimento, considerando sua interface com os temas gestão do conhecimento e gestão de riscos, no contexto da administração pública, a partir da produção científica indexada na base de dados SciELO. Os resultados demonstram a ausência de estudos sobre risco de perda de conhecimento e a baixa representatividade dos temas gestão do conhecimento e gestão de riscos, sendo esta representatividade ainda menor quando relacionados com administração pública. Assim, percebe-se a importância da realização de futuros estudos sobre risco de perda de conhecimento, gestão do conhecimento e gestão de riscos, no contexto do setor público, de modo a contribuir para os avanços da produção científica relacionada a estes temas. Versão atualizada do trabalho originalmente apresentado no EnANPAD 2020.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Silva Filho, Antônio Sabino da y João Carlos Sedraz Silva. "On Line Dispute Resolution na Administração Pública Brasileira: Estudo a partir de um Mapeamento Sistemático". ID on line. Revista de psicologia 17, n.º 66 (31 de mayo de 2023): 352–69. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3709.

Texto completo
Resumen
Diante do advento da Administração Pública Consensual (ou dialógica), percebe-se, no âmbito da Administração Pública Brasileira, uma vertiginosa valorização de técnicas alternativas de resolução de conflitos. Diante da relevância do tema proposto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a utilização da Online Dispute Resolution (ODR) no âmbito da denominada Administração Pública Consensual, para o tratamento de conflitos que envolvam entes e órgãos públicos. Para alcançar esse objetivo, empreendeu-se um estudo de natureza aplicada, seguindo um percurso metodológico envolvendo um mapeamento sistemático sobre experiências da adoção de ODR pela Administração Pública. Observou-se que, mesmo com farta legislação sobre o tema, e em que pesem as plataformas públicas já existentes em em plena funcionalidade, a utilização da ODR pela Administração Pública ainda é incipiente, o que denota a necessidade de investimento público na referida tecnologia. Espera-se, com este trabalho, contribuir para uma maior eficiência da gestão pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Leal, Rogério Gesta. "Densificações democráticas do serviço público no Brasil: alguns pressupostos". A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 8, n.º 33 (1 de julio de 2008): 91. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v8i33.325.

Texto completo
Resumen
O presente artigo aborda o serviço público no âmbito do Estado Democrático. Inicialmente analisa-se o perfil do Estado desde a crise do Petróleo de 1929 até o Estado hodierno, inclusive no Brasil, demonstrando a mudança da Administração Pública burocrática para a gerencial. Em seguida é proposta uma forma de gestão pública comunicativa frente ao novo modelo de Estado e dos serviços públicos. Citam-se vários autores e suas idéias acerca da responsabilidade social de todos os cidadãos e do Estado Providência. Pautam-se alguns pressupostos básicos para a formatação de políticas públicas e ações materiais que envolvam especialmente os serviços públicos. Afirma-se que resta à sociedade avaliar os resultados das ações e políticas públicas. Abordam-se questões que são necessárias para que a Administração Pública se configure democrática e comunicativa. Por fim, sustenta-se que, no novo modelo de gestão pública compartida, devem ser criadas as condições objetivas e subjetivas para que a participação política da cidadania seja condição de possibilidade da Administração Pública Democrática de Direito.Estado Democrático.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Machado, Joyce Frade, José Carlos Jesus Lopes, Danielle Bertolino de Macedo Verão, Maira Sônia Camacho y Talita Guimarães de Oliveira Ferreira. "O LEGISLATIVO E O GERENCIALISMO NA GESTÃO DE PESSOAS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA". Revista de Políticas Públicas 21, n.º 2 (16 de enero de 2018): 999. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v21n2p999-1018.

Texto completo
Resumen
As políticas de gestão de pessoas no serviço público podem ser consideradas matérias essencialmente abordadas durante todo o período histórico da Administração Pública. Além disso, há de se considerar que o Poder Executivo, ao promover suas ações, deve observá-las de forma vinculada às Leis. Nesse sentido, este artigo objetiva identificar na legislação federal que trata do tema políticas de gestão de pessoas, elementos que ratifiquem a perspectiva relacionada à Nova Gestão Pública, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988. Para isso, faz uma pesquisa bibliográfica, com uma abordagem qualitativa,sobre os arranjos legais que tratam e disciplinam o tema. Conclui que hálegislações promulgadas na perspectiva de colocar em prática o modelo gerencial, possibilitando melhoria no desenvolvimento do servidor e na qualidade da prestação do seu serviço.Palavras-chave: Administração pública, políticas de gestão de pessoas, administração pública gerencial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Soares, João Cláudio Araújo, Flávio Perazzo Barbosa Mota y Stephanie Ingrid Souza Barboza. "A ZONA DE CONFORTO DA BUROCRACIA: GOVERNANÇA NO PROCESSO DE COMPRAS PÚBLICAS". Revista Alcance 29, n.º 3(Set/Dez) (14 de abril de 2023): 328–42. http://dx.doi.org/10.14210/alcance.v29n3(set/dez).p328-342.

Texto completo
Resumen
Dilema: Após assumir o cargo de Gestor de Compras na Universidade do Leste do Brasil (ULB), o gestor público Roberto, juntamente com estudantes do curso de Gestão Pública, se depara com o dilema de melhorar os processos do setor, tentando contribuir para uma governança mais adequada para as compras públicas. Objetivo educacional: O caso permite desenvolver competências para interpretação dos conceitos gerais de burocracia, compras públicas, governança pública e gestão de riscos no setor público. Contextualização: A trajetória de Roberto com os estudantes ocorre intermediada pelo professor Franco, enquanto estagiário docente da disciplina Organização, Sistemas e Métodos e estudante do curso de Mestrado em Gestão Pública na ULB. As preconcepções e desafios são apresentados sob o olhar de dentro do setor público. Tema principal: O enfoque está na discussão sobre gestão de processos, governança e gestão de riscos, orientando a reflexão sobre as ações gerais necessárias e desafiadoras em termos de implementação no contexto da gestão pública. Público: Recomenda-se a aplicação em nível de graduação do quarto semestre em diante ou pós-graduação lato sensu, nas disciplinas de Gestão de Licitações e Contratos e Governança Pública. É necessário que o discente tenha conhecimento e formação em disciplinas de Fundamentos de Administração e Gestão Pública, Organização, Sistemas e Métodos e Gestão de Pessoas no Setor Público. Originalidade/valor: A situação real apresentada trabalha nuances inerentes às compras públicas, bem como permite compreender os conceitos teóricos subjacentes, para tentar implantá-los na prática. O que envolve a gestão de processos e compras públicas? Quais os conceitos centrais de governança e gestão de riscos? Como implantar?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Bastos, Rosária Cal y Maria das Dores Saraiva De Loreto. "Refletindo a gestão de pessoas no setor público: um ensaio teórico". Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, n.º 9 (21 de septiembre de 2023): 15250–67. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i9.2664.

Texto completo
Resumen
O mundo está em constante mudança, o que tem levado a administração pública a buscar novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho dos seus servidores, além de alcançar bons resultados institucionais. Essas formas incluem, como por exemplo: treinamento e desenvolvimento; capacitação do servidor, comunicação com o servidor e qualidade de vida no trabalho, garantido, assim, a eficiência e eficácia organizacional. O presente ensaio teórico tem por objetivo refletir sobre a gestão de pessoas no setor público, bem como analisar os principais modelos de gestão de pessoas utilizados. Para a realização do presente estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, que traz propostas atuais que estão sendo adaptadas na Administração Pública. No referencial teórico foi apresentado discussão sobre a Administração Pública Brasileira Contemporânea, Gestão de Pessoas no setor público e os modelos de Gestão de Pessoas. A pesquisa destaca, ainda, o grande desafio do setor público, na busca de um modelo de gestão de pessoas que valorize o capital humano e social dos servidores dentro da organização. Assim, são apontadas algumas questões recorrentes que norteiam diversos modelos de gestão de pessoas em sua busca por eficiência e eficácia no âmbito da Administração Pública. Por meio das reflexões trazidas por este ensaio é possível inferir que o elo entre servidor, gestor e organização deva ser contínuo, para que haja aprendizagem e conhecimento por todos os lados. Assim todos têm a ganhar, o servidor valorizado passa assumir uma corresponsabilidade pela organização, em contrapartida o gestor consegue atingir resultados desejados com a participação dos servidores, levando a Administração Pública adquiri eficiência e eficácia para adaptar-se aos novos desafios e assim prestar um serviço público digno à sociedade. Entretanto, o processo de Gestão de Pessoas no setor público ainda se encontra com limitações que a legislação impõe, mas acredita-se que possa ser melhorado à medida em que a administração pública consiga configurar um modelo próprio de gestão. Espera-se, portanto, que o ensaio possa instigar uma reflexão e contribuir para o debate sobre o tema. É importante ressaltar que, este trabalho não pretendeu, e nem seria plausível, esgotar o tema, tendo em vista os vastos aspectos que rodeiam a gestão de pessoas no âmbito da administração pública. Há ainda muito que se explorar sobre o assunto, pois é preciso que as pessoas, a sociedade e o Governo repensem seu papel como atores atuantes no processo que interfere, direta ou indiretamente, na dinâmica da Gestão de Pessoas no setor público. Assim, sugere-se que sejam ampliadas as pesquisas futuras, voltadas à gestão de pessoas no âmbito da administração pública, abordando temas como: clima e cultura, liderança e motivação, capacitação e qualificação, avaliação de desempenho, satisfação e qualidade de vida no trabalho entre outros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Medeiros Macêdo, Sonayra Da Silva y Maria Creusa De Araújo Borges. "Administração pública gerencial e o protagonismo do empresariado na gestão da Educação: emergências e configurações". Educação 42, n.º 2 (6 de noviembre de 2019): 276. http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2019.2.30590.

Texto completo
Resumen
O artigo examina o gerencialismo na gestão da educação pública, considerando a proposta de reforma administrativa,no Brasil, a partir de 1995. Busca-se, problematizar, a partir de estudo bibliográfico e de natureza conceitual, aemergência do modelo gerencial e do protagonismo do empresariado na gestão pública da educação, acrescentando dados de pesquisas realizadas em escolas públicas municipais. Parte-se do pressuposto que a concepção gerencialse intensifica com a regulamentação conferida pela Lei da Parceria Público-Privada, em 2004, e com a atuação do Terceiro Setor, o qual impõe novas configurações à gestão educacional pública brasileira. A pesquisa ressalta que aintervenção do empresariado na formulação de políticas educacionais impacta a gestão democrática da educação e da escola pública, uma vez que se consolida uma agenda em que a reforma administrativa e o setor privado ganhamcentralidade na direção de uma maior eficiência e produtividade, de controle dos gastos públicos, da responsabilizaçãopor resultados e da educação como um serviço.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Jesus, Anderson Macedo de. "Desenvolvimento sustentável: o desafio da admininstração pública brasileira nas dimensões da relevância social, da prudência ecológica e da viabilidade econômica". Revista do Serviço Público 55, n.º 4 (20 de febrero de 2014): 45–66. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v55i4.256.

Texto completo
Resumen
Partindo do conceito de bem-estar social, definido em lei como de responsabilidade da administração pública, especialmente no que diz respeito à preservação dos recursos naturais para a manutenção da decente qualidade de vida dos cidadãos, o artigo foi estruturado a partir do relatório de pesquisa de iniciação científica financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e desenvolvido na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp). Tal relatório objetivou investigar os parâmetros de regularidade da administração pública, analisando-se a jurisprudência dos tribunais. Foram evidenciadas irregularidades na atuação da administração pública, constatando a desarticulação da gestão pública ao gerir as três dimensões que definem o desenvolvimento sustentável: a relevância social, a viabilidade econômica e a prudência ecológica. Foi possível constatar com esta pesquisa que a administração pública brasileira dá mais importância para a questão econômica que às questões sociais e ambientais. Pudemos perceber que enquanto o meio ambiente é degradado e a sociedade prejudica a com a piora da qualidade de vida, o econômico vem sendo privilegiado constantemente. Sendo assim, evidenciaremos esse descaso propondo algumas mudanças para a melhora da gestão das três dimensões do desenvolvimento sustentável; porém, em contrapartida, mostraremos a seriedade na atuação dos órgãos colegiados ambientais e instituições do poder público, tais como o Ministério Público, que hoje atuam em parceria com a população, crescentemente envolvida no processo mediante a prática de denúncias e reclamações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

De Menezes, Igor Silva. "O PATRIMONIALISMO CARACTERÍSTICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO DO SETOR PÚBLICO: MEMÓRIA INSTITUCIONAL, PRODIGALIDADE DE TREINAMENTO E CÚPULA ORGANIZACIONAL "POLITIZADA"." Revista de Direito Brasileira 13, n.º 6 (29 de abril de 2016): 4. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2016.v13i6.2880.

Texto completo
Resumen
Resumo: Este artigo propõe uma reflexão crítica ao modelo institucional brasileiro para ocupação de postos de trabalho no setor público. Inicia-se a discussão apresentando o modelo patrimonialista como característica centenária da gestão pública brasileira. Para tanto, demonstrou-se que autores de historiografia cultural reconhecem as práticas patrimonialistas na gestão institucional como mazela característica congênita da Administração brasileira. Após brevíssima apresentação de situações contemporâneas que ratificam as conclusões históricas, passa-se a breve apresentação descritiva do modelo de gestão da informação e do conhecimento, notadamente como mecanismo de gestão no setor público. Ao final, são apresentadas implicações negativas do modelo de recrutamento patrimonialista largamente utilizado no Brasil sobre a gestão da informação e do conhecimento na Administração pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Amaral, Helena Kerr do. "Desenvolvimento de competências de servidores na administração pública brasileira". Revista do Serviço Público 57, n.º 4 (20 de febrero de 2014): 549–63. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v57i4.211.

Texto completo
Resumen
Este artigo trata dos desafios de desenvolver as competências de servidores, de forma a melhorar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas no Brasil. Na primeira parte, apresenta as características da administração pública brasileira em três dimensões: o modelo de carreiras dos servidores, o tipo de federalismo do País e o ambiente sócio-econômico em que opera. Em seguida, analisa a nova política de desenvolvimento de pessoal (Decreto n°5.707/2006), que tem como foco a gestão por competências, e o papel da ENAP na formação e capacitação de dirigentes e servidores. Ao final, lança um desafio para a administração: a construção de um serviço público altamente capacitado e inovador, que atue dentro dos princípios da legalidade e da impessoalidade.Palavras-chave: servidor público; capacitação; competências.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Costa, Uilian Mendes da y Mônica de Souza Antonio2. "GESTÃO ESCOLAR: A ADMINISTRAÇÃO DE EXCELÊNCIA". Scientific Magazine 19, n.º 157 (2024): 110–28. http://dx.doi.org/10.29327/218457.19.157-7.

Texto completo
Resumen
O desenvolvimento desse trabalho tem como objetivo mostrar o conceito de gestão e administração dentro do âmbito escolar seja ele básico ou superior, visto que com maior ênfase no ensino básico que será a principal base desse estudo. Para pesquisa e base das informações do entendimento de gestão e administração pública, o trabalho de Bresser-Pereira (2000) “A Reforma Gerencial do Estado de 1995”, norteará pontos da administração pública e seus avanços dentro do nível de excelência. Outros autores trarão embasamento para a importância de uma gestão de qualidade prestado a sociedade onde a mesma fornece suporte para o crescimento dos formandos de uma determinada instituição não importando sua classificação, básica ou superior. Esses mesmos trabalhos norteará as ideias para o aprofundamento da pesquisa que será totalmente teórica com o intuito de apresentar fatos que são corriqueiros de instituições públicas além do seu nível de crescimento quanto à posição da gestão enquanto agente da mudança quando sua prestação de serviço está dentro do nível de excelência. Palavras-chave: Gestão democrática. Gestão e Administração. Gestão Escolar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Santana, Lílian Dominguez y Frederico Mafra Pereira. "Gestão do conhecimento na administração pública". Ciência da Informação Express 5 (2 de enero de 2024): 1–25. http://dx.doi.org/10.60144/v5i.2024.109.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Este artigo tem como objetivo verificar como a Gestão do Conhecimento, aplicada ao serviço público, tem sido discutida e modelada no âmbito do principal periódico internacional da área de Gestão do Conhecimento, o Journal of Knowledge Management, que integra a base de dados Emerald. Método: Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, 20 artigos publicados entre 2000 e 2022 foram analisados e levantadas as principais categorias temáticas, tendências e modelos. Resultado: A partir dos assuntos abordados, foram identificadas 14 categorias temáticas demonstrando alta variabilidade, porém, com destaque para estudos com proposições de modelos de Gestão do Conhecimento para o serviço público. Conclusões: Os achados mostram que a Gestão do Conhecimento é um tema contínuo e estável no periódico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Abreu, Welles Matias de y Ricardo Corrêa Gomes. "Orçamento público: análise da formulação de estratégias sob a perspectiva do planejamento emancipatório e desenvolvimentista". Revista do Serviço Público 61, n.º 3 (27 de enero de 2014): 269–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v61i3.50.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como finalidade analisar a formulação de estratégia no orçamento público sob a perspectiva do planejamento emancipatório e desenvolvimentista. Além disso, busca-se descrever a reforma gerencial da administração pública federal e identificar quais as respectivas contribuições para o aprimoramento da gestão estratégica do orçamento público. Apresenta-se como referencial a teoria do planejamento, abordando temas relacionados com administração pública, formulação estratégica, planejamento emancipatório, orçamento público e desenvolvimentismo. A análise da teoria foca as relações entre os elementos do planejamento: orçamento e estratégia, com base emancipatória. Descreve-se a reforma gerencial da administração pública e suas consequências para a gestão estratégica orçamentária. Emite-se considerações sob a perspectiva emancipatória do orça- mento público, com relação à formulação estratégica e à visão desenvolvimentista.Palavras-chave: Orçamento Público – Formulação de estratégia – desenvolvimentismo emancipatório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Rosa, Ivaldo Ramos. "CONSIDERAÇÕES SOBRE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA". Revista Científica FESA 1, n.º 13 (25 de abril de 2022): 65–75. http://dx.doi.org/10.56069/2676-0428.2022.127.

Texto completo
Resumen
A inclusão da população na transformação do Estado implica a inserção da participação cidadã em seu redesenho institucional, bem como na formulação e gestão de políticas públicas. A transversalidade da participação, portanto, não só garante o controle e a fiscalização dos agentes governamentais, mas também dá legitimidade a um processo que exige amplo consenso, credibilidade e aceitação. Diante disso, é imperioso desvelar as concepções basilares da administração pública a fim de se defender a democracia e a igualdade de direitos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Oliveira, Smith Araújo de y Maray del Carmen Silva Rodrigues. "GESTÃO DA MUDANÇA ORGANIZACIONAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS". REVISTA FOCO 17, n.º 4 (5 de abril de 2024): e4638. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v17n4-027.

Texto completo
Resumen
Diante de novas exigências, a administração pública vem se modernizando por meio da implementação de mudanças organizacionais, envolvendo o ajuste de aspectos estratégicos, tais como a missão, utilização de novas ferramentas tecnológicas, e adoção de novos métodos de trabalho. No contexto da administração pública brasileira, o presente trabalho buscou responder aos seguintes questionamentos: quais os principais aspectos do processo de mudança organizacional em instituições públicas brasileiras? Que interferências o ambiente exerce nesse processo de mudança? Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, e exploratória quanto aos objetivos, sendo adotado como procedimento a pesquisa bibliográfica. A partir do que foi levantado, verificou-se que fatores econômicos, tecnológicos, sociais e legais interferem no processo de mudança organizacional. E em instituições públicas brasileiras o gestor, a cultura organizacional, o planejamento e a comunicação são aspectos que merecem atenção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Wada, Márcio y Augusto Martinez Perez Filho. "As ouvidorias municipais: um novo enfoque na gestão de conflitos públicos". International Journal of Scientific Management and Tourism 9, n.º 1 (12 de abril de 2023): 491–501. http://dx.doi.org/10.55905/ijsmtv9n1-023.

Texto completo
Resumen
As ouvidorias públicas se afiguram como importantes mecanismos de governança pública municipal, por aproximarem o cidadão do agente público mediante o registro das manifestações da sociedade. Todavia, o agir comunicativo das ouvidorias no tocante à gestão de conflitos públicos e à avaliação de políticas públicas tem se revelado tímido nos anais da administração pública do país. Este trabalho vem demonstrar como as ouvidorias podem ser concebidas para atuarem na solução de conflitos públicos, contribuindo com a gestão pública e o controle social. Com base nas teorias da ética do discurso e da competência comunicativa de Jürgen Habermas e nos procedimentos de arenas públicas da Daniel Cefaï, evidenciaram-se os elementos procedimentais e os valores nos quais as ouvidorias municipais podem ser fundamentadas, a fim de servirem como uma efetiva estrutura de participação, de controle social e de eficiência da gestão pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Nascimento, João Gabriel Cruz y Luiza Ferraz Telles França. "UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A GESTÃO FINANCEIRA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA-BA NO PERÍODO DE VINTE ANOS DE ADMINISTRAÇÃO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES". Geopauta 1, n.º 2 (15 de diciembre de 2017): 110. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v1i2.2328.

Texto completo
Resumen
Este trabalho objetuviu avaliar a gestão dos recursos financeiros arrecadados no período de 20 anos da administração do PT na Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, utilizando como parâmetro o modelo de gestão municipal desenvolvido pelo Centro de Estudos em Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas. A base teórica do trabalho está firmada na administração do desenvolvimento, no desenvolvimento local e nas políticas públicas, além da caracterização do município objeto do estudo. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma abordagem quantitativa, sendo feita uma análise dos dados através de estatística descritiva. Os resultados encontrados demonstram a evolução da gestão financeira de Vitória da Conquista e são utilizados como fundamento para apresentar qual o caminho a ser seguido pela Gestão Pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Ibañez, Nelson y Gonzalo Vecina Neto. "Modelos de gestão e o SUS". Ciência & Saúde Coletiva 12, suppl (noviembre de 2007): 1831–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232007000700006.

Texto completo
Resumen
O recente documento do Ministério do Planejamento sobre Fundações Públicas (2005) e a crise da área hospitalar colocaram novamente na agenda do SUS a questão dos modelos de gestão pública. O objetivo deste artigo é situar no contexto das reformas de estado pensadas na década de 90 para o Brasil, as propostas de mudança dos modelos de gestão da administração pública, com foco no processo de implementação do SUS. Essa abordagem trata em primeiro lugar da personalidade jurídica das organizações de saúde na esfera estatal, conceituando o público a partir de seus objetivos; em segundo, discute o contexto as reformas de estado e as mudanças propostas para a administração pública. Os autores entendem que critérios e parâmetros para avaliação institucional devem contemplar quatro aspectos: subordinação à política de saúde; legalidade; eficiência gerencial e capacidade de controle. A partir do quadro de referencia geral elaborou-se uma análise comparativa em relação à proposta das fundações públicas de direito privado. Na análise comparativa das características desse tipo de entidade proposta para gestão hospitalar, observam-se semelhanças com a proposta de Organizações Sociais. Fundação Estatal e Contrato de Gestão podem ser vistos como modelos que possibilitam modernizar o Estado, além de re-introduzirem o tema da reforma hospitalar na agenda governamental brasileira.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Silva, Clayton Robson Moreira da y Vicente Lima Crisóstomo. "Fiscal management, public management efficiency and socioeconomic development of Ceará municipalities". Revista de Administração Pública 53, n.º 4 (agosto de 2019): 791–801. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220180234x.

Texto completo
Resumen
Resumo A administração pública tem o papel na sociedade de gerenciar o patrimônio público de modo a proporcionar melhores níveis de bem-estar social, promovendo maior desenvolvimento socioeconômico. A utilização eficiente dos recursos públicos apresenta-se como um princípio básico para que a gestão pública alcance seus objetivos. Além disso, a transparência e o controle, proporcionados pela gestão fiscal, apresentam-se como fatores capazes de otimizar os resultados no setor público, uma vez que conduzem os gestores públicos a boas práticas gerenciais. Nesse contexto, este artigo analisa os efeitos da gestão fiscal e da eficiência da gestão pública no desenvolvimento socioeconômico municipal. Utilizou-se a análise envoltória de dados (data envelopment analysis - DEA) e regressão linear para analisar os 184 municípios cearenses, no período de 2007 a 2013. Os resultados indicam que a gestão fiscal e a eficiência da gestão pública influenciam positivamente o desenvolvimento socioeconômico municipal, sinalizando que os gestores públicos devem melhorar a eficiência de sua gestão e observar as regras de controle fiscal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Granato, Leonardo. "O CAMPO DE ESTUDOS DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E AS ABORDAGENS DO PROBLEMA DA CORRUPÇÃO: POSSÍVEIS INTERLOCUÇÕES / THE FIELD OF PUBLIC ADMINISTRATION STUDIES AND THE APPROACHES TO THE PROBLEM OF CORRUPTION: POSSIBLE INTERLOCUTIONS". E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 11, n.º 25 (23 de abril de 2018): 42–57. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v11i25.326.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo propiciar possíveis interlocuções entre o campo de estudos de Administração Pública no país e as abordagens do problema da corrupção nas organizações públicas. Com base em uma pesquisa bibliográfica, mostrou-se a ampliação do escopo da disciplina de administração pública, em diálogo com as mudanças operadas na abordagem política da corrupção, e conclui-se acerca da convergência da categoria de “público” como caracterizadora dos desafios dos referidos campos, categoria essa que envolve, além da eficiência na gestão, a preocupação central pela questão democrática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Vinhas, Cleidson Teixeira, Rodrigo Corrêa Sosa, Clóvis Dilli, Gustavo Leite da Silva, Alef Saizer Fiori y Marcio Orelio Santos da Silva. "A DIMENSÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, n.º 1 (31 de enero de 2022): 1083–95. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i1.3939.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho analisa a conjuntura atual da administração pública com foco na importância da Tecnologia da Informação e Comunicação para a melhoria continuada na prestação serviços públicos, trazendo uma breve evolução histórica da administração pública até os dias atuais. Apresenta-se o processo de melhoramento da gestão pública brasileira, enfatizando os modelos de gestão que predominaram ou predominam no Brasil, passando pelo patrimonialismo, depois pelo modelo burocrático e, por fim, pelo modelo gerencial, que se convencionou de “nova gestão pública”, a qual cada vez mais se utiliza dos instrumentos proporcionados pela Tecnologia da Informação e Comunicação através da recente revolução tecnológica. É apresentado também algumas ferramentas, instrumentos e facilidades relacionados à Tecnologia da Informação e que estão em crescente expansão nos órgãos e entidades públicas e que oferecem grande potencial benéfico para as atividades públicas e devem cada vez mais serem explorados com vistas ao melhor atendimento dos usuários dos serviços. Para constituição conceitual do presente trabalho, foram pesquisados alguns autores, sendo que merecem destaque os seguintes: Chiavenato (2009), Pereira (2012), Tarapanoff (2006), Raiter (2014), Faria (2003) Kuros et al. (2014) e Tanenbaum (2011). A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e descritiva realizada através de pesquisas bibliográficas. Depreende-se, por fim, que este trabalho atende aos anseios da sociedade contemporânea, pois aborda o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação com o foco na busca pela excelência e melhoria contínua da qualidade dos serviços públicos prestados à sociedade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Alves, Carla Aparecida França y Marianna de Castro Ferreira. "ÉTICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: COMO NOSSAS ATITUDES REFLETEM NA GESTÃO PÚBLICA". Revista Contemporânea 3, n.º 8 (29 de agosto de 2023): 13168–89. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n8-175.

Texto completo
Resumen
Este trabalho de conclusão do curso tem como objetivo de apresentar os impactos da ética na administração pública. Além disso, buscou apresentar sobre os conceitos do controle interno de transparência, informação e o seu impacto referente ao controle social. E sua relevância baseia-se no fato que a transparência e a disponibilização da informação no setor público têm como função de reprimir o mais importante problema de corrupção e evidenciar o melhoramento constante de ações estatais. A metodologia deste estudo foi qualitativa com viés descritivo para discutir sobre o tema. Pode-se concluir que o controle externo tem um papel determinante para a sociedade que é o fornecimento de equilíbrio nas contas públicas de ordem Municipal, Estadual ou Federal, pois a transparência é garantia para todos os cidadãos. E por outro lado, devem ser resguardados os princípios da Administração Pública que um deles refere-se no estabelecimento da moral e ética que pode ser definida como a motivação que leva a sociedade a tomarem uma ou outra decisão, com base em diferentes valores, condicionados por interesses distintos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Silva, Letícia Apolinário da y Maria Betânia Fidalgo Arroyo. "COMPLIANCE E A ATUAÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA: REDUÇÃO DE RISCOS E OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS E RECURSOS". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, n.º 5 (14 de junio de 2023): 4048–72. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i5.9632.

Texto completo
Resumen
A corrupção existe desde os primórdios da humanidade e ocorre de diversas formas, porém, nas últimas décadas tornou-se pauta da sociedade brasileira devido aos inúmeros escândalos dos governantes do país, independente do partido político que representem. Portanto, o presente estudo questiona a aplicação de programas de integridade na administração pública local como instrumento de melhoria e promoção da transparência, eficiência e combate à corrupção, uma vez que estimulam a transformação cultural como um todo e, assim, a viabilizam. e como esses programas podem contribuir para aumentar a eficácia das inúmeras e incansáveis ​​tomadas de decisão dos gestores públicos. O estudo tem como objetivo analisar o papel dos programas de integridade no disfarce da probidade na gestão pública e como sua aplicação poderia impactar na melhoria do controle da gestão pública e dos processos de tomada de decisão, garantindo assim uma atuação mais eficiente e eficaz. Confiável. Para isso, compreende-se o conceito e o papel da governança na administração pública, com foco na gestão pública municipal. Em seguida, serão discutidos os avanços nacionais e internacionais em programas de compliance e sua aplicabilidade ao setor público. Por fim, analisar os programas de integridade na administração pública, desde o seu papel no sistema de gestão até a sua aplicação nos órgãos e na administração indireta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Nunes, Istefani De Sá y Hesler Piedade Caffé Filho. "Perspectivas e Desafios da Gestão Pública Contemporânea /". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, n.º 45 (30 de mayo de 2019): 715–33. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1776.

Texto completo
Resumen
Quando nos referimos a Gestão Pública, estamos nos referindo à administração, organização e controle de atos ou ações destinadas à organização da vida social, à garantia de direitos, à melhoria das condições de vida da população. Desta forma, a política pública aparece como uma ferramenta de gestão. Executar políticas públicas é lutar pela efetivação dos direitos sociais na vida da população. Pode-se interpretar os direitos sociais como principais serviços ofertados pelo Estado no sentido de proporcionar um ‘bem-estar’ da sociedade. O artigo visa fazer uma introdução ao estudo de Gestão das Políticas Públicas, destacando as tendências e paradigmas da gestão pública contemporânea, enfatizando as suas especificidades e analisando, particularmente, alguns temas da agenda da gestão pública democrática tais como: a ideia de governança, eficiência, governo eletrônico, transparência, accountability, parcerias com o setor privado, especialmente o 3º setor, participação e descentralização. Ao longo deste trabalho, foram apresentados os principais conceitos e aspectos relacionados ao tema da Gestão Pública. Destacou-se sua importância para o bom atendimento das necessidades sociais. Todos os conceitos abordados neste capítulo são essenciais para o estudo da Gestão Pública. Não obstante, cuidar da administração dos serviços públicos, buscar a qualidade e a satisfação plena das necessidades sociais é tarefa de cada um dos administrados. Os tópicos acima apontam para a construção e criação de possibilidades cotidianas de participação. Somente a partir da instituição de uma nova cultura de participação poderemos alcançar uma nova consciência democrática, valorizando o capital humano na conquista da cidadania. No próximo tópico, definiremos o conceito de capital humano e exploraremos com mais propriedade o campo da gestão pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Gomes, Ataniela Rogéria Gonçalves. "A Gestão de Contratos na Administração Pública". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, n.º 1 (9 de abril de 2016): 100. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i1.386.

Texto completo
Resumen
A Gestão de Contratos Administrativos é atualmente uma atividade muito complexa, se considerarmos que operacionalizar a aquisição de um bem é mais simples que se deparar com as etapas burocráticas que lhe antecede ou lhe sucede. Fosse exemplar a etapa preliminar e preparatória (na qual incluímos a elaboração do Termo de Referência e/ou do Projeto Básico, Editais, entre outros) certamente teríamos menos problemas no tocante à gestão e fiscalização dos contratos administrativos em geral. Neste artigo abordamos a importância da atuação de fiscalização e controle do Núcleo de Gestão de Contratos – NGC da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – EMBASA para o aprimoramento da abordagem que faremos em torno da busca pela celebração da melhor aquisição para a melhor consecução dos fins públicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Medeiros, Sonayra da Silva y Melânia Mendonça Rodrigues. "O gerencialismo, reforma do Estado e da educação no Brasil". Revista Educação em Questão 48, n.º 34 (25 de septiembre de 2014): 216–40. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2014v48n34id5774.

Texto completo
Resumen
O artigo discute formulações do Centro Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento (CLAD) e sua disseminação nos países da América Latina, na década de 1990. Analisa propostas do Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado brasileiro (1995), objetivando compreender repercussões do gerencialismo na gestão da escola pública. Entende-se que programas e projetos implementados nas redes públicas, sob a perspectiva gerencial, decorrem do processo de modernização da gestão, pautado nos princípios neoliberais. Incluídos no contexto das parcerias público-privadas, a partir da atuação de um grupo restrito de líderes/gerentes, tais programas gerencialistas colidem, frontalmente, com a gestão democrática da escola pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Dos Santos, Jairo Campos y Luiza Alves De Oliveira. "O GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (2009-2012): ORIGENS, IMPLANTAÇÃO E RESULTADOS". Educação: Teoria e Prática 27, n.º 54 (27 de abril de 2017): 133–56. http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p133-156.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo estudar a política de gestão do sistema educacional público da cidade do Rio de Janeiro, no período de 2009 a 2012. A hipótese que desencadeia este estudo é a de que o novo modelo de gestão implementado está baseado em preceitos da administração pública gerencial, aqui entendida em oposição aos preceitos da administração pública burocrática clássica. Em sequência a essa hipótese o estudo verificará em que medida essa política trouxe resultados positivos para a melhoria da educação pública da cidade. A pesquisa buscou um encadeamento teórico e empírico por meio da análise da presença da concepção gerencial nesse novo modelo de gestão da educação pública, sua implementação e os resultados obtidos. Constatou-se que o modelo utilizado na gestão educacional da cidade do Rio de Janeiro, devido a suas origens e às formas de associação com outros mecanismos tradicionais do serviço público não agregou substanciais evoluções na qualidade do processo educacional, pois os resultados apresentados são pouco representativos, apesar dos significativos recursos públicos investidos. Palavras-chave: Gerencialismo. Educação Pública. Rio de Janeiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Menezes, Elaine Cristina de Oliveira, Mariana Bettega Braunert, Clóvis Wanzinack, Ivan Jairo Junckes y Thiago Henrique Moreira Goes. "EDITORIAL". Gestus - Caderno de Administração e Gestão Pública 4 (20 de mayo de 2022): 2. http://dx.doi.org/10.5380/gestus.v4i0.86070.

Texto completo
Resumen
É com enorme satisfação que apresentamos o editorial do quarto número do Gestus - Cadernos de Administração e Gestão Pública da Universidade Federal do Paraná – Setor Litoral, que é uma publicação anual do Curso de Administração Pública. Seu principal objetivo consiste na divulgação de trabalhos acadêmicos, reflexões e relatos de experiências sobre o campo de públicas, que congrega cursos de Administração Pública, Gestão Pública, Políticas Públicas, Gestão de Políticas Públicas e Gestão Social. O contexto de pandemia e os problemas estruturais e conjunturais que assolaram o mundo e o Brasil, em particular, nos dois últimos anos, demonstraram a complexidade da administração pública. Diante de tanta complexidade observou-se o protagonismo do Estado e o impacto que um aparelho do Estado tem sobre a dinâmica social. O campo da administração pública há algum tempo tem buscado debater acerca de suas fragilidades e potencialidades. Esse debate tem demonstrado que a velha administração pública, com a sua impessoalidade e forma de dominação, como ineficiente e de elevado custo (KETLL, 2000), é limitada, assim como a nova gestão pública, ancorada no mercado, é criticada por descaracterizar a esfera pública e a democracia (SPINCER, 2004; BATISTELLI, RICOTA, 2005; POTOSKI, PRAKASH, 2004; VENTRISS, 2002). A sociedade a quem a administração pública serve não é constituída de um modelo puro, isolado e de um único espaço linear para a existência humana. A sociedade é constituída de múltiplos espaços e modelos. A questão que se coloca diante desse quadro é de qual Estado, qual governo e administração pública temos necessidade nesse início do século XXI? Quais problemas devemos perseguir? Quais áreas ou funções de governo/Estado devem ser priorizadas? Qual responsabilidade tem o Estado sobre os problemas que enfrentam as sociedades contemporâneas? Qual responsabilidade tem o mercado sobre os problemas que enfrentam as sociedades contemporâneas? Qual responsabilidade tem a sociedade civil sobre os problemas que enfrentam as sociedades contemporâneas? Como articular as necessidades presentes com equidade às futuras gerações? Todo esse debate tem demonstrado que um longo caminho temos a percorrer, tanto em termos de civilidade, quanto em termos de solidariedade e responsabilidade perante os mais frágeis hoje, assim como em relação ao futuro. Os quatro artigos e quatro relatos de experiência que o Gestus apresenta nesta edição aos leitores demonstram as questões controvertidas que perpassam a administração pública na atualidade, abordando uma variedade de temáticas de grande relevância e pertinência, como desigualdades de gênero, saúde coletiva, políticas públicas, assistência social e licitações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Montanholi, Márcia y Fernando de Almeida Santos. "Governança Pública: Controle Externo e Administração". Revista do CEJUR/TJSC: Prestação Jurisdicional 8, n.º 1 (3 de enero de 2020): e357. http://dx.doi.org/10.37497/revistacejur.v8i1.357.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo discutir aspectos relacionados ao controle externo exercidos à Administração Pública do Estado de São Paulo, de forma a estruturar o fluxograma de controle da fiscalização. Para elaboração foi utilizada a legislação, além de relatar a experiência, por meio de pesquisa pesquisa-ação, pois foi participativa. Os resultados foram qualitativos, sendo realizada, também, entrevista ao Diretor do Departamento de Gestão da Documentação Técnica e Administrativa do Palácio do Governo de São Paulo. Para tanto, aqui foram apresentados aspectos relacionados às decisões sobre o uso do erário público, que necessita estar baseado nos pilares da governança pública. Constatou-se que há necessidade da accountability, bem como da compreensão dos mecanismos que garantem o livre acesso aos produtos e serviços gerados pela administração pública de forma efetiva. Como percebido neste artigo, o controle externo é obrigatório para o pleno funcionamento das instituições públicas, bem como um estímulo para o controle social. Observa-se que este fluxograma pode ser utilizado a fim de melhoria contínua na Administração Pública.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Oiticica, Thatiana Pedroso Pereira Monteiro y Milka Alves Correia Barbosa. "Trajetória da gestão por competências na administração pública: um enfoque no contexto da reforma administrativa do estado brasileiro." Revista Brasileira de Administração Científica 12, n.º 2 (2 de diciembre de 2020): 147–60. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.002.0013.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução da Gestão de Pessoas na Administração Pública sob o contexto de dois modelos de gestão, o gerencial e o societal, quanto à perspectiva da Nova Política de Recursos Humanos, centrada no Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, e seu posterior desdobramento com a implantação da Gestão por Competências (GPC), introduzida por meio do Decreto 5.707/2006. Assim como trazer reflexões sobre os aspectos de contribuição e limites da GPC no ambiente público. Para tanto foi realizada revisão bibliográfica baseada em livros e artigos publicados em encontros, congressos e revistas encontradas ao se pesquisar os termos ‘reforma do estado’; ‘gestão pública’; ‘gestão por competências na gestão pública’, ‘recursos humanos’, ‘reformas administrativas’ e ‘gestão social’.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía