Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Fotografia inglese.

Artículos de revistas sobre el tema "Fotografia inglese"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 28 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Fotografia inglese".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Silva Júnior, Renaldo Nicácio da y Christina Helena da Motta Barboza. "História e memória de vidro: as fotografias brasileiras do eclipse de 1919 em Sobral". História, Ciências, Saúde-Manguinhos 27, n.º 3 (septiembre de 2020): 983–1000. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702020000400015.

Texto completo
Resumen
Resumo O objetivo do artigo é divulgar as fotografias astronômicas feitas pela expedição brasileira enviada a Sobral para registrar o eclipse total do Sol de 29 de maio de 1919. Uma rica coleção de fotografias, na maioria inéditas, disponíveis em suporte de placas de vidro, encontra-se na Biblioteca do Observatório Nacional. A fotografia ocupou lugar central na astronomia do século XX. O eclipse de Sobral ganhou repercussão mundial devido à comprovação da teoria da relatividade geral pelas expedições inglesas. Neste texto ressaltamos a participação dos astrônomos do Observatório Nacional no evento, pois foram os primeiros brasileiros a ter sucesso na obtenção de fotografias da coroa solar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Jofre. "Fotomoda: Fotografia: design, arte ou tecnologia?" dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 2, n.º 3 (14 de febrero de 2008): 38. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v2i3.352.

Texto completo
Resumen
Há muita confusão a respeito das relações entre o design, a arte e a tecnologia. A ambivalência do caráter industrial e artesanal destas áreas contribui para a falta de clareza no assunto. Um outro complicador é a própria compreensão do design, palavra inglesa que requer entendimentomaior do que aquele experienciado em contatos superficiais com a língua, por exemplo, viagens, catálogos, revistas, websites, etc. Diretores de arte e designer tratam o projeto como uma colaboração à área (...)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Queiroz Filho, Antonio Carlos. "A edição dos lugares: sobre fotografias e a política espacial das imagens". ETD - Educação Temática Digital 11, n.º 2 (31 de mayo de 2010): 33. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v11i2.883.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem por intuito discutir como as imagens contemporâneas criam pensamentos e ações sobre os lugares, coisas e pessoas, o que resolvemos chamar de política espacial das imagens. Estamos lidando com o argumento de que um dos meios para que isso aconteça, está no processo de “edição” dos lugares, a exemplo dos estudos feitos pelo historiador Simon Schama (1996), sobre como as fotografias e pinturas feitas sobre o Parque Nacional Yosemite, nos EUA, nos apresentam o lugar a partir de uma dada intencionalidade, a saber, a de não permitir que os vestígios ali deixados pelas pessoas que iam lá visitá-lo aparecessem, como os lixos jogados pelo chão e que serviam, muitas vezes, de alimento para os ursos. O caráter da edição nos coloca, portanto, em contato com os traços da cultura e do pensamento espacial existente, no momento da produção daquelas imagens. Esse será o centro da discussão deste artigo, composto pelos temas da fotografia, do lugar e da experiência, conjunto imbricado que nos permite entender e, ao mesmo tempo, produzir práticas e pensamentos mais próximos daquilo que a geógrafa inglesa, Doreen Massey (2008) chamou de “multiplicidade” - de que são feitos os lugares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Mandujano, Augusto. "Artista de interiores: Augusto Mandujano". La Palabra y el Hombre. Revista de la Universidad Veracruzana, n.º 52 (20 de mayo de 2021): 89. http://dx.doi.org/10.25009/lpyh.v0i52.3145.

Texto completo
Resumen
Augusto Mandujano es originario de Comitán, Chiapas. Cursó la licenciatura en Fotografía en la Facultad de Artes de la Universidad Veracruzana. Años antes, la fotografía se había encargado de hacerlo abandonar la licenciatura en Lengua Inglesa. En ese entonces (2008-2009), con poca experiencia en la fotografía analógica, experimentaba con retratos, paisajs naturales y urbanos. Su primera exposición tuvo lugar en el lobby del auditorio de la Unidad de Humanidades, siendo Héctor Darío Vicario Montiel el asesor y curador de esa muestra.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rueda Fajardo, Santiago. "Timothy Prus (2017). The cow and the orchid: generic colombian photography. Editorial La Silueta". Calle 14 revista de investigación en el campo del arte 13, n.º 23 (6 de febrero de 2018): 224–29. http://dx.doi.org/10.14483/21450706.13002.

Texto completo
Resumen
Pocos han sido los ingleses que se han interesado en la historia de Colombia, contados quienes se han interesado en su fotografía. Una de las pocas excepciones ha sido el historiador Malcom Deas, quien ha escrito y curado exposiciones donde ambas se unen. Su exposición Historia de Colombia a través de su fotografía 1842-2010 (2011), fue un sobrio y personal intento por parte de unos de los colombianistas más queridos en el país, por interpretar visualmente una esencia de esta nación. Es a la vez un ejemplo y un estímulo —deseablemente— para que los historiadores que trabajan sobre este país, se animen a realizar curadurías e investigaciones visuales y acerquen y se acerquen, por medio de ellas, al gran público.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Brum, Maísa Helena y Felipe Batistella Alvares. "How do you say in english? Uma experiência educomunicacional em Língua Inglesa no IFRS -Campus Sertão". LínguaTec 5, n.º 1 (24 de mayo de 2020): 285–94. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v5.n1.4119.

Texto completo
Resumen
Este relato apresenta uma experiência educomunicacional realizada na disciplina de Língua Inglesa I em conjunto com a disciplina de Áudio, Fotografia e Audiovisual, com duas turmas de primeiro ano do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática – integrado ao Ensino Médio, do IFRS – Campus Sertão. A experiência de caráter qualitativo tem como aporte teórico-metodológico a perspectiva dos Multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2009) e a aprendizagem criativa mediada por tecnologias (RESNICK, 2017). A fim de produzir um programete bilíngue para a rádio da escola, os alunos elencaram expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa como as temáticas escolhidas para o programa a ser criado. A experiência educomunicativa realizou-se em cinco momentos: 1) pesquisa de expressões coloquiais e provérbios da língua inglesa no laboratório de informática da instituição; 2) seleção das expressões por cada aluno e escrita do roteiro do programa; 3) prática oral das expressões (entonação e ritmo); 4) gravação em estúdio; e 5) edição dos áudios em laboratório de informática. Essa produção educomunicativa resultou na autonomia dos alunos como produtores de seu próprio programa de rádio, promovendo a prática da oralidade na língua-alvo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Teixeira, Mônica. "Apresentação: Charles Edward Kenneth Mees - A Organização da Pesquisa Científica Industrial". Revista Brasileira de Inovação 6, n.º 1 (18 de agosto de 2009): 9. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v6i1.8648939.

Texto completo
Resumen
A Revista Brasileira de Inovação apresenta, nesta edição, o primeiro capítulo de A Organização da Pesquisa Científica Industrial, de C.E.K. Mees. O livro foi publicado pela primeira vez em 1920, pela McGraw Hill e, dessa edição, extraímos o texto. Uma segunda edição, revista, apareceu 30 anos depois. Charles Edward Kenneth Mees era inglês. Nasceu em 1882; quando morreu, em 1960, foi descrito pelo redator de seu obituário no New York Times como “um pioneiro do desenvolvimento de processos fotográficos”. Ficou famoso cedo, ainda na University College, de Londres: em 1906, graduou-se doutor com um estudo sobre a ciência da fotografia, de repercussão na indústria, em co-autoria com Samuel Sheppard. No mesmo ano, passou a trabalhar com outro pioneiro da fotografia, Frederik Wratten, na Wratten & Wainwright, empresa inglesa. Sua fama chegou a George Eastman, o dono da Kodak, que comprou a W&W em 1912 só para levar Mees para os EUA. Nessa ocasião, Eastman teria pedido a Mees, segundo se conta na rede mundial de computadores, que o laboratório industrial a ser criado por ele na Kodak assegurasse o futuro da empresa. Esse laboratório industrial foi dos primeiros instalados dos EUA; e a experiência de criar e dirigir o esforço de pesquisa na Kodak deu origem ao texto que traduzimos e publicamos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Carmona Zubiri, Daniel. "The tourist gaze 3.0 (John Urry y Jonas Larsen)". AIBR. Revista de Antropología Iberoamericana 9, n.º 2 (1 de mayo de 2014): 215–19. http://dx.doi.org/10.11156/240.

Texto completo
Resumen
Tercera edición del clásico de la Sociología del turismo en habla inglesa The tourist gaze (1990)1, de John Urry, incorporando esta vez al joven académico danés Jonas Larsen como coautor. Esta nueva edición, además de revisar y actualizar datos y contenido de las dos anteriores, aporta tres capítulos nuevos dedicados al análisis de las representaciones y puestas en escena de los turistas, la fotografía y el mundo virtual, así como a los riesgos de futuro relacionados con el turismo. De esta manera, el volumen se estructura en nueve capítulos, cada uno de los cuales correspondiente a un enfoque analítico distinto sobre el concepto de la «mirada del turista», con sus propias introducciones, apartados y conclusiones, pero sin introducción ni conclusión general o epílogo que vertebre la obra de principio a fin.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Braster, Sjaak y Maria del Mar Pozo Andres. "La Escuela Nueva en Imágenes: Fotografía y Propaganda en The New Era (1920-1939)". Historia y Memoria de la Educación, n.º 8 (27 de junio de 2018): 97. http://dx.doi.org/10.5944/hme.8.2018.21310.

Texto completo
Resumen
En este artículo se aborda la labor de propaganda sobre el movimiento de la EscuelaNuevaque realizó The New Era, la revista en lengua inglesa que fue pionera, pues comenzó a publicarse en 1920, y también la primera que se erigió en órgano de expresión de la New Education Fellowship, la organización que aglutinó a los educadores de todo el mundo que compartían las ideas innovadoras del movimiento.Esta labor de propaganda se ha estudiado a partir de las imágenes que la revista publicó entre 1920 y 1939. Através de una metodología que combina el análisis de contenido y la grounded theory identificamos una serie de categorías que relacionamos con los grandes ideales dela Escuela Nueva. Consideramos, como punto de partida, que aquellas ideas y prácticas escolares que la revista visibilizó más —es decir, de las que publicó más imágenes— fueron aquellas con las que pretendía construir en la opinión pública un imaginario dela Escuela Nueva.Las seis ideas en torno a las que hemos organizado el discurso visual construido por esta revista son: coeducación, actividad, libertad, contacto con la naturaleza, paidocentrismo, e individualización vs socialización. De cada una de ellas hemos cuantificado el número de imágenes que se publicaron, diferenciadas por países y por períodos temporales. A partir del análisis cuantitativo, hemos tratado de explicar las pautas generales y los rasgos excepcionales, para concluir presentando las características más destacables del discurso iconográfico sobre la Nueva Educación que construyó y divulgó The New Era.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Molina Mateo, Kenny Deyanira. "La recepción del artista. Muybridge en la Plaza de la Catedral, Panamá (1875)". Revista de Arte Ibero Nierika 10, n.º 19 (3 de diciembre de 2020): 48–78. http://dx.doi.org/10.48102/nierika.v10i19.3.

Texto completo
Resumen
Este artículo es una propuesta de análisis documental sobre una imagen del fotógrafo inglés Eadweard Muybridge (1830-1904); un estudio de la fotografía como documento. Este trabajo de perfil histórico se enfoca en el uso de este medio como fuente documental, con el objetivo específico de aportar un caso de estudio sobre una escena fotográfica construida por Muybridge en la Plaza de la Catedral, en Panamá, en 1875. A través del análisis se recuperaron elementos visuales que articulan la narrativa de los viajes de este fotógrafo, a la vez que se logró identificar su proceso de producción. Las tecnologías de la información facilitaron el acceso a la página web de la Universidad de Stanford, que se utilizó como fuente; en este ejercicio documental se enfatizó el uso de recursos digitales puestos en disponibilidad por diversas instituciones públicas y privadas, museos, universidades y archivos, guardianes de la memoria de distintas partes del mundo. Durante la escritura de este texto se mantuvo la idea de que la historia de la fotografía hecha desde América Latina se encuentra en permanente construcción, pues el universo de las fuentes fotográficas continúa siendo un territorio fértil por explorar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Heeren, Alice. "Affective Rhetorics of Contagion". Latin American and Latinx Visual Culture 2, n.º 2 (2020): 47–73. http://dx.doi.org/10.1525/lavc.2020.220005.

Texto completo
Resumen
This article focuses on the photographs of Augusto Malta, the official photographer of the city of Rio de Janeiro, made between 1904 and 1929. It departs from the work of Brian Massumi, Sara Ahmed, and Anna Gibbs on affect theory to argue that Malta's images were responsible for supporting a rhetoric of contagion used to justify the violent biopolitical policies of the Brazilian republican government. Furthermore, I assert that this rhetoric depended on the mobilization by Malta of affects widely circulated in the popular media of the period. This study aims to bring affect theory into dialog with the vast body of existing historical, visual, and sociological literature on the so-called Brazilian Belle Époque. This period in the history of Brazil, and especially of Rio de Janeiro, has been amply studied by scholars from diverse disciplines. Nevertheless, engagement with theories of affectivity and the work of Malta, especially in English-speaking scholarship, remains limited. This article speaks to the implication of photography, architecture, and urban planning in medical and biopolitical discourses, contributing to the study of the mechanisms that produce and reproduce myths of progress and the emancipating power of reason in early twentieth-century Latin America. Este artículo se centra en las fotografías de Augusto Malta—el fotógrafo oficial de la ciudad de Río de Janeiro—realizadas entre 1904 y 1929. Toma distancia con respecto al trabajo sobre la teoría del afecto de Brian Massumi, Sara Ahmed y Anna Gibbs para argumentar que las imágenes de Malta brindaron un apoyo efectivo a una retórica de contagio utilizada para justificar las violentas medidas biopolíticas del gobierno republicano de Brasil. Además, afirmo que esta retórica dependía de la movilización por parte de Malta de los afectos ampliamente difundidos en los medios populares de la época. Este estudio tiene como objetivo poner la teoría del afecto en diálogo con el vasto corpus de literatura histórica, visual y sociológica existente sobre la llamada Belle Époque brasileña. Este período en la historia de Brasil, y especialmente de Río de Janeiro, ha sido ampliamente estudiado por académicos de diversas disciplinas. Sin embargo, especialmente en la academia de habla inglesa, hay pocos trabajos que estudien la obra de Malta a la luz de las teorías de la afectividad. Este artículo habla de la implicación de la fotografía, la arquitectura y la planificación urbana en los discursos médicos y biopolíticos, contribuyendo así al estudio de los mecanismos que producen y reproducen mitos del progreso y el poder emancipador de la razón en la América Latina de principios del siglo XX. Este artigo se foca nas fotografias de Augusto Malta, o fotógrafo oficial da cidade do Rio de Janeiro, realizadas entre 1904 e 1908. Partindo do trabalho de Sara Ahmed e Anna Gibbs sobre a teoria do afeto, argumenta-se que as imagens de Malta serviram para apoiar uma retórica do contágio usada para justificar políticas biopolíticas violentas do governo brasileiro republicano. Ademais, eu afirmo que esta retórica dependeu da mobilização por Malta de afetos largamente circulados na mídia popular daquele período. O objetivo desse estudo é colocar a teoria do afeto em diálogo com o vasto corpo de literatura histórica, visual e sociológica existente sobre a dita Belle Époque brasileira. Esse período da história do Brasil, e especialmente do Rio de Janeiro, tem sido amplamente estudado por acadêmicos de diversas disciplinas. No entanto, o envolvimento com as teorias da afetividade e o trabalho de Malta, especialmente na produção acadêmica em inglês, permanece limitado. Este artigo endereça a implicação da fotografia, da arquitetura e do planejamento urbano em discursos médicos e biopoliticos, contribuindo para o estudo de mecanismos que produzem e reproduzem mitos de progresso e do poder emancipatório da razão na América Latina do início do século XX.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Castro, Anna Raquel de Matos, Nelson Sanjad y Doralice dos Santos Romeiro. "Da pátria da seringueira à borracha de plantação: Jacques Huber e seus estudos sobre a cultura das heveas no Oriente (1911-1912)". Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas 4, n.º 3 (diciembre de 2009): 503–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-81222009000300011.

Texto completo
Resumen
O texto aborda a viagem do botânico suíço Jacques Huber (1867-1914) aos principais países produtores de borracha no Oriente, entre os anos de 1911 e 1912, com o intuito de desenvolver estudos acerca do cultivo de Hevea brasiliensis naquela região. Tal viagem foi determinada pelo então governador do estado do Pará, João Coelho, que tentava encontrar soluções para a crise da economia regional, baseada no extrativismo do látex e seriamente ameaçada pela borracha comercializada pelos ingleses a partir de grandes plantações no Oriente. Ao retornar da viagem, Huber publicou um relatório com informações sobre a sociedade, a economia e o ambiente onde a seringueira era cultivada. O relatório condensa não apenas as observações científicas sobre o assunto, mas também pode ser lido como um resumo das preocupações das elites regionais naquele contexto. Juntamente com uma breve análise desse relatório, constam fotografias tiradas por Huber no Oriente, retratando as plantações de seringueiras, o processo de sangramento das árvores e os trabalhadores locais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

GARCÍA SAMPEDRO, Marta, Mirian MIRANDA MORAIS y Eva María IÑESTA MENA. "Comunicación oral y m-learning en el aula de inglés de primaria: la fotografía y el vídeo como recurso". Fonseca, Journal of Communication, n.º 16 (1 de junio de 2018): 135. http://dx.doi.org/10.14201/fjc201816135154.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Silva Oliveira, Daiane y Maurício De Oliveira da Silva. "O aprendizado agrícola de Juazeiro e o ensino para pobres e negros (Bahia, 1909-1930)". Revista Nordestina de História do Brasil 3, n.º 5 (31 de diciembre de 2020): 28–47. http://dx.doi.org/10.17648/2596-0334-v3i5-40.

Texto completo
Resumen
O artigo apresenta uma pesquisa empírica sobre o “Aprendizado Agrícola de Juazeiro”, na Bahia, em seu funcionamento entre 1919 a 1940, enquanto um projeto republicano, marcado pelas estratégias civilizatórias das elites agrárias, como argumenta Sonia Regina de Mendonça ao analisar este tipo de escolarização na Primeira República – o pós-abolição. Neste artigo priorizamos as experiências dos aprendizes dessa instituição de ensino agrícola – meninos e meninas – a partir das proposições da história cultural da educação e da infância, com a tríade representação, prática e apropriação, assim como o aporte das categorias de análise “cultura escolar” e “experiência”, sendo esta uma contribuição da História Social Inglesa. Destacamos a evidência da presença de crianças pobres e negras na instituição a partir de um conjunto de fotografias de 1920, com a metodologia de heteroatribuição da classificação racial, conforme Maria Lúcia Muller. Além desse registro fotográfico, são utilizados documentos oficiais como as mensagens de Presidentes da República, relatórios, mensagens e diversos comunicados oriundos do Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio (MAIC) do Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Santana, Alessandra Gomes de Lima Alves y Valeska Virgínia Soares Souza. "Integrando o jogo digital trace effects no processo de aprendizagem de inglês: uma pesquisa narrativa." Iniciação & Formação Docente 7, n.º 4 (25 de enero de 2021): 1005. http://dx.doi.org/10.18554/ifd.v7i4.4848.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa teve por objetivo proporcionar a reflexão sobre experiências educativas inovadoras na aprendizagem de línguas, com base no trabalho com o jogo digital Trace Effects. Foram ministradas aulas presenciais na oficina intitulada “Gamifique sua aprendizagem de inglês com Trace Effects”. Utilizando-se da abordagem teórico-metodológica da Pesquisa Narrativa, foi realizado o registro das experiências por meio do material produzido para a oficina, de fotografias e de notas de campo. A partir da análise desses registros, foram redigidos os textos de campo, que possibilitaram reflexões e discussões sobre a prática educativa realizada. A experiência dos participantes com o jogo permitiu pensar novas possibilidades de aplicação de tecnologia digital no contexto de ensino e aprendizagem da língua inglesa, além de contribuir efetivamente para o desenvolvimento das habilidades orais e de interação dos alunos. Como composições de sentido, foram levantados quatro temas, a saber: Abertura às novas experiências: o processo de planejamento; Lidando com a questão da heterogeneidade; O jogo como catalisador da aprendizagem na oficina; e Para além do jogo: explorando a oralidade. Conclui-se que a oficina oferecida com a utilização do jogo Trace Effects contribuiu para o desenvolvimento das quatro habilidades linguísticas e que a complementação do uso do jogo, a partir de outras tecnologias digitais e de propostas de interação colaborou para a habilidade de comunicação dos participantes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Rezende, Paulo Sergio. "Imagem e dialogia em interações on-line". Revista Brasileira de Linguística Aplicada 9, n.º 1 (2009): 57–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-63982009000100004.

Texto completo
Resumen
O propósito deste trabalho é o de investigar a natureza dos processos de interação em uma ambientação diferenciada - a lista de discussões -, utilizando-se fotografias como input para a comunicação em língua inglesa entre os participantes de um curso de idiomas em São Paulo. As interações envolveram 22 alunos de dois níveis - Intermediário e Avançado -, de acordo com a terminologia da escola; porém, para este trabalho a análise está focada na comunicação entre dois alunos de um mesmo nível. O conceito de Oficinas Virtuais Temáticas (Rezende, 2003) foi utilizado na proposta de atividades com os participantes desta pesquisa, os quais foram incluídos em uma lista de discussão criada pelo professor. As Oficinas Virtuais Temáticas fundamentam-se no conceito de oficinas virtuais (Freire, 1998, 2000), que, propondo uma abordagem tridimensional de ensino-aprendizagem, resulta da associação entre experiência, reflexão e prática. A partir do envio de fotos para a lista de discussão, observou-se de que maneira se estabeleceu a interação no ambiente. Considerando que a comunicação no meio eletrônico assinalado se dá como um processo estabelecido pela interação verbal, ponto central na teoria de Bakhtin, utilizei a teoria da linguagem deste autor como base para a análise das interações nas atividades propostas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Ribeiro, Josiane Da Cruz Lima y Rodrigo dos Reis Nunes. "A IMAGEM DIGITAL NO CIBERESPAÇO: SENTIDOS E APROPRIAÇÕES EM ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM". Interfaces Científicas - Educação 8, n.º 3 (4 de junio de 2020): 322–34. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p322-334.

Texto completo
Resumen
Este trabalho busca apresentar algumas reflexões acerca da importância da imagem digital no ciberespaço e os caminhos interpretativos que ela fornece, trazendo consigo sentidos e apropriações peculiares e diversificados que a torna exponencial não somente em situações específicas, mas em todos os lugares que compõem os espaços contemporâneos de atuação, inclusive no contexto escolar. As tecnologias digitais da informação e da comunicação (TDIC) se configuram como o grande condutor para a disseminação de imagens pelas redes, tornando o processo de transmissão cada vez mais rápido, volátil e mutante. Dessa maneira, a escola se vê pressionada a repensar a sua real função, visto que as TDIC precisam se tornar um fundamento prático na realidade escolar. Para evidenciar o uso da imagem digital nos trabalhos desenvolvidos na escola, trazemos um recorte de um trabalho interventivo por meio de um relato de experiência que descreve a itinerância de alguns professores de língua inglesa da cidade de Serrolândia, BA (Brasil) acerca do uso da imagem digital em suas mais variadas formas de composição, tais como fotografia, vídeo, stop motion, dentre outros, a fim de percebermos como este recurso pode se tornar um grande aliado nos processos de aprendizagem, o que resultou em novas percepções pedagógicas e novos caminhos de significação que a imagem digital pode fornecer. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa bibliográfica, bem como apresentamos os passos colaborativos e temáticas seguidas pelos professores-cursistas para chegarem aos objetivos traçados pelo grupo. Pudemos perceber as significativas ramificações interpretativas que podem surgir a partir do uso crítico da imagem no contexto educacional e, para além disso, compreendera importância desse recurso na prática pedagógica, vinculado aos dispositivos eletrônicos digitais existentes hoje que o tornam ainda mais presente e mutável em nosso dia-a-dia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Díaz, Claudio, Patricia Martínez, Iris Roa y María Gabriela Sanhueza. "Una fotografía de las cogniciones de un grupo de docentes de inglés de secundaria acerca de la enseñanza y aprendizaje del idioma en establecimientos educacionales públicos de Chile." Folios 1, n.º 31 (2 de febrero de 2010): 69–79. http://dx.doi.org/10.17227/01234870.31folios69.79.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Cabral, Vinícius Neves de y Silvia Márcia Ferreira Meletti. "Ensino de Inglês e deficiência: um balanço da produção científica no Brasil (English teaching and disability: the Brazilian scientific production)". Revista Eletrônica de Educação 14 (3 de marzo de 2020): 3280061. http://dx.doi.org/10.14244/198271993280.

Texto completo
Resumen
Based on the historical-dialectical-cultural materialism, the article aims to present an analysis of the Brazilian scientific production about the teaching of English to students with disabilities in Brazil. The article focuses on the dissertations and theses from graduate programs in Education and Literature/Linguistics between 2000 and 2016 in the whole country. From data drawn from the Sucupira Platform and the websites of the programs of the areas, a survey of all the works was conducted and 46,256 works were cataloged. Out of all the results, 20 dissertations and 3 theses had the focus sought. The 20 works that were available were analyzed. In terms of contexts, results show that there is great evidence of the concentration of graduate programs in the Southeast and South of the country, highlighting the need to promote postgraduate programs in the other regions of the country. The analyzes of the works indicate: lack of the theoretical backgrounds to support the researches; a contradiction between the concept of education and disabilities; an indication of the teacher as incapable of teaching; the perception of segregation as the best option for students with disabilities; and the need of examples of activities that may be adapted by teacher when teaching students with disabilities.Resumo A partir do materialismo histórico-dialético-cultural, objetiva-se apresentar um balanço da pesquisa sobre ensino de inglês para pessoas com deficiência no Brasil. O balanço tem como foco as dissertações e teses defendidas em programas de pós-graduação em Educação e Letras/Linguística no período 2000 – 2016 em todo o país. Por meio da Plataforma Sucupira e das páginas dos programas de pós-graduação dessas áreas, realizou-se um levantamento dos trabalhos defendidos e catalogou-se 46.256 trabalhos. Destes, 20 dissertações e três teses tinham o foco procurado. Acessou-se e analisou-se 20 trabalhos que estavam disponíveis. Os procedimentos de análise de dados foram divididos em dois momentos: análise contextual e análise conceitual. Os resultados indicam a concentração da pós-graduação nessas áreas no Sudeste e Sul do país, evidenciando a necessidade do atendimento público à pós-graduação nas outras regiões. As análises tinham como objetivo principal apontar as possíveis contradições entre o papel da pesquisa como fonte de crítica e a transposição ou conservação da ordem social vigente. Os resultados das análises dos trabalhos indicam: o esvaziamento teórico da pesquisa; a contradição entre a concepção da deficiência e as propostas de ensino; a indicação do professor como incapaz de ensinar; a percepção da segregação como melhor opção e; a necessidade de pesquisas que proponham atividades para ensino de inglês para alunos com deficiência.Palavras-chave: Linguística aplicada, Educação especial, Ensino de inglês.Keywords: Applied linguistics, Special education, English teaching.ReferencesBUENO, J. G. S. Políticas de Escolarização de alunos com deficiência. In: MELETTI, S. M. F.; BUENO, J. G. S. Políticas Públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. Araraquara, SP: Junqueira&Marin, 2013.EAGLETON, T. Marxismo e crítica literária. São Paulo: Editora Unesp, 2011.ENGELS, F. Anti-Dühring: a revolução da ciência segundo o senhor Eugen Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.HELLER, A. O cotidiano e a História. São Paulo/Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.INSTITUTO Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Censo demográfico 2010: características gerais da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2012.JORDÃO, C. M. ILA-ILF-ILE-ILG: quem dá conta? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 14, n. 1, p. 13-40, 2014.KLEIMAN, A. B. Agenda de pesquisa e ação em Linguística Aplicada: problematizações. In: MOITA LOPES, L. P. da (Org.). Linguística Aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.LIMA, D. C. (Org.). Inglês em escolas públicas não funciona: uma questão, múltiplos olhares. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.MARTINS, J. S. A sociedade vista do abismo: novos estudos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.MARX, K. O Capital (Livro I). São Paulo: Boitempo, 2013.MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.MARX, K.; ENGELS, F. Cultura, arte e literatura. São Paulo: Expressão Popular, 2010.MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes. Feuerbach, B. Bauer e Stiner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. São Paulo: Boitempo, 2015.MÉSZÁROS, I. A educação para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2008.MÉSZÁROS, I. Para além do Capital: rumo a uma teoria da transição. 1. ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011.MÉSZÁROS, I. A Teoria da alienação em Marx. São Paulo: Boitempo, 2016.MOITA LOPES, L. P da. Introdução. Uma linguística aplicada mestiça e ideológica: interrogando o campo como linguista aplicado. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006a.MOITA LOPES, L. P da. Linguística Aplicada e vida contemporânea: problematização dos construtos que têm orientado a pesquisa. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar. São Paulo: Parábola Editorial, 2006b.MOITA LOPES, L. P da. Introdução. Fotografias da Linguística Aplicada brasileira na modernidade recente: contextos escolares. In: MOITA LOPES, L. P. da. (Org.). Linguística aplicada na modernidade recente: Festschrift para Antonieta Celani. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.SEIDHOFER, B. Closing a conceptual gap: the case for a description of English as a lingua franca. International Journal of Applied Linguistics, Oslo, v. 11, n. 2, p. 133-158, 2001.VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas V: Fundamentos de Defectología. Madrid, 1997.WILLIAMS, R. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1979.WILLIAMS, R. Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007.WILLIAMS, R. Cultura e materialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2011.WILLIAMS, R. A Produção Social da Escrita. São Paulo: Editora Unesp, 2014.WILLIAMS, R. Recursos da Esperança: cultura, democracia, socialismo. São Paulo: Editora Unesp, 2015.e3280061
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Carvalho, Ana Beatriz. "Editorial". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 8, n.º 1 (31 de julio de 2015): i—ii. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.8.1.i-ii.

Texto completo
Resumen
Em seu oitavo ano de publicações semestrais, a Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia apresenta, neste número, artigos relacionados com educação, tecnologia, linguagem, literatura e redes sociais. O atual contexto do uso das tecnologias digitais na construção do conhecimento inclui diferentes mídias e a análise dos seus diversos usos e respectivas metodologias possibilita excelentes reflexões sobre os limites e as possibilidades nos diferentes níveis de aprendizagem em rede. O primeiro artigo, em inglês, “Pope, interrupted. A qualitative study on memes, hashtags, and speech chains” apresenta a pesquisa de Marcus Vinicius Avelar sobre a reação no Twitter ao anúncio da renúncia do Papa Benedito XVI, utilizando memes e hashtags que circularam no Twitter entre o anúncio da renúncia e o último dia de trabalho do Papa, com o objetivo de identificar as cadeias de fala criadas na perspectiva da antropologia linguística. Com foco em Educação e tecnologia, no artigo “Educação a Distância no Brasil: comentários e desafios pedagógicos no ensino superior”, Pedro Camargo e Valdir Lamim-Guedes se propõem a discutir os rumos da Educação a Distância no ensino superior brasileiro a partir das suas particularidades, considerando o papel do professor, do tutor, do currículo e das plataformas virtuais ao longo desse processo do aluno, ator principal do processo educacional. Ainda dentro do tema Educação e tecnologias, Carlos Fabiano de Souza apresenta as suas considerações sobre os aspectos relevantes do uso da tecnologia digital móvel no ensino de inglês com o artigo “Aprendizagem sem distância: tecnologia digital móvel no ensino de Língua Inglesa”. Talita Miranda Ribeiro e Giovane Nascimento apresentam o seu estudo sobre as questões que se referem ao novo aluno e ao novo professor que a atualidade, com seus avanços tecnológicos, vêm transformando na perspectiva do sujeito pós-moderno contemporâneo e apontam a necessidade de se repensar as práticas educacionais no contexto atual da realidade escolar.As reflexões sobre o ensino e o uso de tecnologias continuam com Vanderlei Padilha Machado, que apresenta o resultado de seus estudos no artigo, em espanhol, “Conocimientos tecnológicos y pedagógicos de profesores de español en el uso de las TIC: una fotografía telemática tomada en centros públicos de enseñanza básica del Distrito Federal de Brasil”, cujo objetivo foi caracterizar o nível de conhecimento tecnológico no uso das ticpor parte dos professores de espanhol como língua estrangeira. No artigo seguinte, “WhatsApp: caracterização do gênero chat em contexto de ensino de línguas estrangeiras”, Natália Costa Leite e Marden Oliveira Silva apresentam uma caracterização do gênero chat por meio do aplicativo WhatsApp na perspectiva bakhtiniana de gêneros textuais, com a expectativa de que a caracterização do gênero possa estimular o uso do aplicativo como ferramenta de apoio ao ensino/aprendizagem de língua estrangeira.As reflexões sobre a existência de novos formatos digitais para a criação e divulgação de textos e sua influência na leitura e na produção textual estão presentes no artigo de Suelen Érica Costa da Silva, “Clássicos da literatura brasileira no formato de livroclip: (re)leitura e interatividade”, com a proposta de discutir como a produção de livroclip, interface interativa proveniente da computação gráfica, pode estimular o processo de (inter)ação entre os aprendizes do Ensino Médio com obras clássicas da literatura brasileira. Continuando com o foco na produção textual e tecnologia, o artigo “Tecnologia e poder semiótico: escrever, hoje”, de Ana Elisa Ribeiro, apresenta uma reflexão sobre aspectos da produção de textos nos dias de hoje com inspiração em ideias de Gunther Kress, pensando a produção de textos em níveis de multimodalidade cada vez mais expressivos, cenário no qual a escola pode participar ao propor a reflexão e a prática sobre a escrita, contribuindo para a ampliação do “poder semiótico” das pessoas.Com uma abordagem prática e reflexiva sobre as políticas oficiais para o ensino de línguas, o artigo “Notas para uma política de ensino de línguas”, de José Carlos Paes de Almeida Filho, propõe uma análise sobre as políticas oficiais no campo das Políticas de Ensino de Línguas (Estrangeiras e Segundas) para responder as diversas questões que encontram-se abertas sobre o assunto. Jose Luiz Foureaux de Souza Junior apresenta a experiência de ensinar Língua Portuguesa como língua estrangeira, sobretudo com a atenção voltada para a apresentação da “variante” brasileira para alunos croatas no artigo “Ensinar língua portuguesa na Croácia: primeiras anotações de uma experiência”.No artigo “Novo do velho: a poesia experimental dos poetas ensaístas Haroldo e Augusto de Campos”, Carolina Tomasi discute a poesia aguda de expressão visual e sonora, que partilha o sentido de renovar o antigo, mas não se desgarra do velho, ou de criar o novo, voltando à origem, tomando como base os poemas “Oportet”, de Haroldo de Campos, e “Novo novelo”, de Augusto de Campos, para discutir uma questão recorrente na literatura: tradição e ruptura, considerando questionável o rótulo “neobarroco” na literatura brasileira.Por fim, esta edição traz a resenha do livro “Sala de aula digital: uma introdução à cultura digital para educadores”, do autor Dilermando Piva Junior, por Carlos Alexandre Rodrigues de Oliveira e José Geraldo Fernandes Oliveira Júnior.Os artigos deste número da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia abordaram aspectos relevantes do ensino mediado por tecnologias digitais, a análise do uso de aplicativos das redes sociais para a compreensão de diferentes fenômenos, o ensino de línguas em diversas perspectivas e a leitura e produção de textos em novos contextos. Agradecemos aos autores e autoras por sua contribuição para que pudéssemos publicar este número da Revista Texto Livre: Linguagens e Tecnologia e desejamos que todos tenham uma ótima leitura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Mykytka, Iryna. "Interdisciplinariedad y agresividad. Características del lenguaje de la fotografía en lengua inglesa". Revista de Lenguas para Fines Específicos, 19 de diciembre de 2020, 87–100. http://dx.doi.org/10.20420/rlfe.2020.358.

Texto completo
Resumen
El presente estudio aspira a explorar el lenguaje de la fotografía. En particular, pretende descubrir los principales rasgos léxico-semánticos del inglés de la fotografía. Se trata de un estudio de carácter cualitativo, basado en corpus de casi un millón de palabras cuyas fuentes han sido blogs sobre la fotografía, escritos por fotógrafos profesionales y nativos. Los resultados demuestran que se trata de un léxico de gran riqueza y variedad. Por una parte, destaca su carácter interdisciplinario; la fotografía no se limita a usar sus propias palabras, sino que comparte gran número de voces con otras disciplinas. Hemos localizado numerosos ejemplos de palabras heredadas del campo de la pintura, óptica, informática, entre otros. Por otra parte, hemos concluido que el lenguaje fotográfico presenta un carácter agresivo. Este estudio pretende contribuir por un lado al campo del Inglés para Fines Específicos, y, por el otro, a la fotografía, cuya importancia en la sociedad actual está creciendo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Sanchez Zumbado, Jimena. "Sotillo Picornell: arte, ética y fotografía". Revista de Lenguas Modernas, n.º 25 (17 de enero de 2017). http://dx.doi.org/10.15517/rlm.v0i25.27743.

Texto completo
Resumen
José Concepción Sotillo Picornell (1886-1957) fue un fotógrafo y periodista venezolano radicado en Costa Rica entre 1910 y 1935. Este precursor de la fotografía técnica en el país, apasionado de la vieja escuela inglesa e intenso defensor de la naturalidad y la verdad transmitidas por medio de la imagen será el primero en el país en discutir sobre la relación entre arte, ética y fotografía. Desde el Estudio Sotillo, uno de los más reconocidos y emblemáticos estudios fotográficos josefinos de la época, registrará con su lente a costarricenses de todas las clases sociales de inicios del siglo XX. José Sotillo Picornell (1886-1957) was a Venezuelan journalist and photographer based in Costa Rica between 1910 and 1935. Precursor of technical photography in Costa Rica, passionate of the old English school and intense defender of the naturalness and the truth transmitted through the image, he will be the first person in the country to discuss the relationship between art, ethics and photography. From the Sotillo Studio, one of the most recognized and iconic photographic studios of San José at the time, he records with his lens all social classes of Costa Ricans from the beginning of the XXth century.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Gonçalves, Fernando, Débora Gauziski y Grécia Falcão. "De Gênero a Dispositivo: o retrato como encenação e produção de sujeitos em Cindy Sherman e Julia Cameron". Ícone 15, n.º 2 (11 de octubre de 2014). http://dx.doi.org/10.34176/icone.v15i2.230806.

Texto completo
Resumen
Este artigo discute o retrato como dispositivo de construção e de problematização das representações do sujeito na fotografia do século XIX e na arte contemporânea. A partir da noção de anacronismo em Didi-Huberman e Michel Poivert, o texto analisará o retrato como campo de forças onde se legitimam e ao mesmo tempo se refutam as lógicas de representação do sujeito na fotografia, através de referências à literatura, à história da arte e ao audiovisual. Para tanto, discutiremos a “performance de si como outro” nos autorretratos da artista americana Cindy Sherman, relacionando-os às “encenações do sujeito como tipo” nos retratos do século XIX da inglesa Julia Cameron, uma das precursoras do movimento pictorialista. Com isso, buscaremos mostrar como a questão do tipo fotográfico funcionava já desde o século XIX tanto como mecanismo de construção e de reconhecimento quanto como forma de problematizar tais mecanismos em distintas épocas e tradições da prática fotográfica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Bertolone, Paola. "Strade secondarie. Il documentario "Alessandro Fersen. L'essere in scena": dagli archivi a YouTube". Connessioni remote. Artivismo_Teatro_Tecnologia, n.º 4 (31 de diciembre de 2022). http://dx.doi.org/10.54103/connessioni/18693.

Texto completo
Resumen
L’articolo descrive il lavoro che ha preceduto la realizzazione del documentario del 2004 Alessandro Fersen. L’essere in scena e contestualizza l’evento per cui è stato progettato e dove è stato proiettato la prima volta. Si discute la selezione dei materiali visualizzati e le scelte decretate dalla narrazione in una struttura video, anziché una mostra o una più tradizionale formula saggistica. L’intento del saggio è di evidenziare la processualità con cui sono riutilizzati i materiali esistenti nel documentario (fotografie, volumi, bozzetti, registrazioni audiovisive ecc. provenienti da Museo Biblioteca dell’Attore di Genova, RAIteche, archivi privati), disponibile sul canale YouTube dell’università di Siena in italiano e in traduzione inglese sul sito della Columbia College Chicago. Il documentario Alessandro Fersen. L’essere in scena costituisce un esempio di rielaborazione dei materiali e di valorizzazione delle fonti, secondo una concezione scientifica della documentazione intertestuale del performativo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Soares, Maraline Aparecida y Silvia Regina Nunes. "Da opacidade da palavra selfie no discurso digital". RUA 26, n.º 1 (23 de junio de 2020). http://dx.doi.org/10.20396/rua.v26i1.8660195.

Texto completo
Resumen
O estudo que constitui este trabalho de pesquisa, fundamenta-se nos princípios teóricos e analíticos da Análise de Discurso, uma teoria linguística de caráter interpretativo que considera a relação língua, sujeito e história como indissociáveis. Deste modo, a reflexão desenvolvida concentra-se na produção de sentidos sobre a palavra selfie. Analisamos como o discurso digital sustenta a constituição desta palavra. Além disso, problematizamos como se configura uma memória da língua sobre a palavra selfie no espaço de enunciação brasileiro e nos posicionamos criticamente à definição formulada nos dicionários de língua inglesa e portuguesa, apostando nas diferentes historicidades constituídas entre o gesto de se auto fotografar e a relação com a palavra selfie.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Leandro, Andressa Barbosa de Farias. "Na trilha da educação norte-rio-grandense: a emergência das práticas escoteiras na cidade do Natal no início do século XX". Educar em Revista 37 (2021). http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.77046.

Texto completo
Resumen
RESUMO Este artigo tem por objetivo analisar a emergência do escotismo na cidade do Natal-RN no início do século XX, problematizando como este tipo de educação, pensada por Baden-Powell para a realidade de jovens ingleses, foi recepcionada pela elite e autoridades políticas locais. Para percorrer a trilha deixada pela educação escoteira no estado do Rio Grande do Norte, nos apropriamos dos pressupostos teórico-metodológicos da Nova História Cultural e privilegiamos como fontes leis, mensagens de governos, jornais, correspondências e fotografias, ancorados nas considerações teóricas de Sirinelli (2003) sobre o conceito de intelectual, que nos possibilitou pensar as figuras dos fundadores do escotismo natalense e suas redes de sociabilidades. O trabalho constatou que a emergência do escotismo na cidade do Natal foi fruto da iniciativa de intelectuais, cujas redes de sociabilidades foram determinantes para a implantação e consolidação desse modelo de educação no estado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Jerez Rodriguez, Sonia y Gabriel Cote Parra. "Literacidad en inglés como lengua extranjera: Un estudio de caso con docentes en formación". Saber, Ciencia y Libertad 17, n.º 1 (17 de enero de 2022). http://dx.doi.org/10.18041/2382-3240/saber.2022v17n1.8566.

Texto completo
Resumen
Este estudio de caso cualitativo exploró, entre un grupo de docentes en formación en un Programa de licenciatura en Lenguas Extranjeras, la construcción individual que hacen de su literacidad inglés como lengua extranjera. Para tal fin se tuvo en cuenta las prácticas letradas personales que surgen de sus intereses, gustos y prioridades. La información se recolectó por medio de la fotografía participativa, las entrevistas en profundidad y un grupo focal. El análisis de la información se realizó a través del software ATLAS.ti a partir del cual se codificó y categorizó la información. Los resultados de este estudio revelan que las prácticas letradas realizadas en ambientes sociales permean en cierta forma las prácticas letradas académicas. Para los participantes la prioridad es comunicarse, aprender el idioma y mejorar su enseñanza Finalmente, teniendo en cuenta el enfoque sociocultural del estudio, se puede precisar que los participantes develan una noción de literacidad donde leer y escribir no son solo procesos lingüísticos y cognitivos, sino ante todo una práctica social que les permite interactuar con diversos textos e ideas de otros, aprender de lo que otros publican, a la vez que visibilizan sus propias ideas independientemente del modo en que las presenten.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

De Figueiredo, Juliana Nunes, Melini Costa Duarte, Marina Pinto Almeida Barbosa y Mylla Carollyna Cizoski Aquino Teixeira. "As vertentes da esporotricose humana: revisão de literatura e relato de caso". Brazilian Journal of Development, 15 de agosto de 2022, 57328–53. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n8-164.

Texto completo
Resumen
Introdução: a Esporotricose, causada pelo fungo Sporothrix schenckii, é uma dermatomicose, subcutânea ou sistêmica, que acomete homens e animais, com destaque aos gatos. Com apresentação clínica diversa, pode acometer o homem sem predileção de sexo, faixa etária ou raça, com transmissão clássica, por meio da inoculação traumática do fungo na pele. Atualmente um problema de saúde pública, tornando imprescindível a identificação precoce das lesões. Objetivos: o artigo relata o caso de uma paciente acometida pela doença, com atraso em seu diagnóstico e consequente protelação do tratamento. Trata-se de um estudo descritivo de relato de caso, e concomitante revisão bibliográfica da patologia. Método: o relato de caso foi elaborado a partir de entrevistas, exames e fotografias fornecidas pela paciente. As pesquisas bibliográficas foram realizadas através das bases de dados Pubmed, Scielo, Ebsco e UpToDate. Realizou-se as pesquisas em artigos na língua portuguesa e inglesa e foi utilizado, como critério para coleta de informações, artigos dos anos de 2015 a 2021 classificados como A1, A2, B1, B2, B3, B4 e B5, pelo qualis capes. Relato do caso: trata-se de uma paciente de 37 anos com histórico de aparecimento de mancha hipercrômica em região distal do 5º metatarso do pé esquerdo, de bordas regulares, descamativa e com hiperestesia local. Após o estabelecimento de diagnósticos equivocados e abordagens terapêuticas inapropriadas, a paciente evoluiu com morbidade e cronicidade das lesões. Em ambulatório da faculdade de medicina Univaço, foram estabelecidos o diagnóstico e a terapêutica adequada, havendo remissão completa da patologia. Conclusão: a Esporotricose é uma micose zoonótica de distribuição mundial e, atualmente, está em ascensão epidemiológica. A manifestação clínica mais comum é a linfocutânea. Há comportamentos humanos que favorecerem a propagação da doença, além disso, a dificuldade em se estabelecer o diagnóstico, instaurar o tratamento precoce e garantir a adesão terapêutica dos pacientes, contribuem para o desfecho insatisfatório da patologia. Portanto, orientar acerca das mudanças comportamentais, priorizar a cultura micológica e enfatizar a importância da adesão ao tratamento, são medidas necessárias para interromper a propagação acelerada da Esporotricose.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía