Literatura académica sobre el tema "Forçage externe"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Forçage externe".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Forçage externe"

1

Fresneda, Paulo Sérgio Vilches. "Transformando organizações públicas: a tecnologia da informação como fator propulsor de mudanças". Revista do Serviço Público 49, n.º 1 (24 de febrero de 2014): 71–91. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v49i1.361.

Texto completo
Resumen
A redefinição do papel do Estado na sociedade e a conseqüente transformação das Organizações Públicas (OPs) implementadoras deste novo papel têm sido tópicos-alvo constantes de discussão e ação de governos, tanto em países desenvolvidos, quanto nos em desenvolvimento. Neste artigo é apresentada uma proposta metodológica para a transformação de OPs, utilizando-se de tecnologia da informação (TI) como fator propulsor deste processo de transformação. O arcabouço metodológico proposto está, basicamente, ancorado em duas forças de mudança: uma força externa à OP — Institutional Accountability, e uma força interna à OP — Equipes de Trabalho, que, sinergicamente, encontram-se nos processos de trabalho executados pela OP transformada. As TIs que viabilizam e provêem suporte à implementação das forças externa e interna são, respectivamente: Sistema de Informação Executivo e Groupware.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Kume, Márcio Hiroaki, Osvaldo Malafaia, Ulrich Alexandre Dietz, Mark Deeke, Karin Soldatelli Borsato, Flavia Gonçalves Menegotto y Marcia Regina Zanello Pundek. "A influência do número de barras na resistência à compressão axial dos fixadores externos monoplanares em modelos de tíbias de poliuretano". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 37, n.º 1 (febrero de 2010): 058–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912010000100012.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Analisar a resistência (rigidez) do sistema de fixação externa tubular uniplanar, com hastes de conexão única e dupla, com traços de fraturas estáveis e instáveis. MÉTODOS: Foram utilizados 48 modelos semelhantes à tíbia. Em todos foi deixado um intervalo de 0,5 cm entre os fragmentos e realizados cortes com angulações de 15º e 45º para simular fraturas estáveis e instáveis, respectivamente. Os modelos foram divididos em quatro grupos de acordo com o traço fraturário (15º e 45º) e o número de barras metálicas na montagem (1 e 2 barras). Os modelos de prova foram adaptados à uma máquina de testes Instron®, pelas suas extremidades, e submetidos à compressão axial até que os fragmentos tiveram contato total. Avaliou-se a força necessária para efetuar o completo contato dos fragmentos do modelo. RESULTADOS: As forças instabilizadoras na montagem do fixador com barra dupla foram bastante superiores às com barra única. Observou-se ainda que o grupo com barra única instável apresentou variabilidade muito menor que os demais grupos, ou seja, apresenta resultados mais homogêneos, além de ter apresentado a menor média. CONCLUSÃO: A montagem do fixador externo com uma haste longitudinal dupla nos modelos estudados é mais estável que as demais quando submetidas à uma força de compressão axial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bonezi, Artur, Renata Bona, Débora Cantergi y Jefferson Loss. "Determinação da carga externa no Pilates: comparação do footwork na chair e no reformer". Ciência em Movimento 19, n.º 39 (30 de mayo de 2018): 71. http://dx.doi.org/10.15602/1983-9480/cm.v19n39p71-79.

Texto completo
Resumen
O método Pilates pode ser realizado com aparelhos dotados de molas. O conhecimento das forças envolvidas no exercício, bem como seu comportamento, ao longo da amplitude de execução permite uma melhor definição do exercício, contribuindo para uma escolha mais criteriosa e uma melhor prescrição do exercício. Assim, este estudo tem como objetivo determinar forças externas nos aparelhos chair e reformer e equiparar as forças externas do final da fase de extensão de quadril e joelho entre os aparelhos chair e reformer. Participaram 18 praticantes de Pilates há pelo menos seis meses. Foi empregado diagrama de corpo livre e equações de Newton-Euler para calcular a variação da força externa nos aparelhos chair e reformer no movimento footwork.Resultados são que há diferenças no comportamento das forças externas para o mesmo exercício, porém realizado nos dois diferentes equipamentos. Isso provavelmente implica diferenças na amplitude demovimento e nas estratégias de recrutamento, uma vez que a carga do equipamento final imposta era a mesma em ambos os aparelhos. Para concluir são apresentadas equação para determinar a carga externa final nos equipamentos chair e reformer. Essas informações podem ser levadas em consideração em um programa de condicionamento e reabilitação de Pilates.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cruz Aguilar, Sérgio Luiz y Thaiane Mendonça. "Brasil e Forças Armadas". Estudios en Seguridad y Defensa 13, n.º 25 (1 de junio de 2018): 151–74. http://dx.doi.org/10.25062/1900-8325.264.

Texto completo
Resumen
O artigo apresenta considerações sobre o Brasil e suas forças armadas, pontos relevantes da política e da estratégia de defesa nacional, a ação interna e externa no campo da segurança e defesa e alguns dados do poder militar brasileiro em relação aos países de seu entorno regional. Observa que o Brasil, como país emergente, procura manter forças armadas capazes de garantir a segurança do Estado, auxiliar na consecução dos objetivos nacionais e atuar em prol dos interesses da política externa brasileira. No entanto, as forças armadas, especialmente o Exército, tem sido utilizado cada vez mais em ações internas nas chamadas operações de Garantia da Lei e da Ordem e em atividades subsidiárias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Weisz, Natalia y Roberto S. Vassolo. "O capital social das equipes empreendedoras nascentes". Revista de Administração de Empresas 44, n.º 2 (junio de 2004): 26–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-75902004000200004.

Texto completo
Resumen
O capital social tem sido considerado uma força impulsionadora no surgimento e crescimento de novas organizações. Esta pesquisa investiga os efeitos do capital social sobre os projetos de empresas nascentes, conduzidos por equipes empreendedoras. Usando uma amostra de 33 equipes empreendedoras nascentes, o estudo explora: 1) a estrutura social interna da equipe, refletida pelos padrões de comunicação e sentimentos entre seus membros; e 2) a estrutura social externa da equipe, refletida na diversidade de laços que seus membros mantêm com terceiros e que influencia no avanço de uma idéia para negócios. Concluiu-se que equipes com elevado capital social externo apresentam um desempenho superior, ao passo que os resultados empíricos não sustentaram que o capital social interno seja melhor para o desempenho da equipe.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Fakhouri, Sarah Fakher, Dayana Pousa Paiva de Siqueira, Cleudmar Amaral de Araújo, Helton Luiz Aparecido Defino y Antônio Carlos Shimano. "Análise fotoelástica de parafuso de sistema de fixação vertebral". Acta Ortopédica Brasileira 17, n.º 4 (2009): 207–10. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522009000400002.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: A fotoelasticidade é utilizada para avaliar as tensões/deformações produzidas nos materiais fotoelásticos, quando submetidos a determinado carregamento, através da observação de efeitos óticos. O desempenho do parafuso e as funções mecânicas estão diretamente relacionados com a qualidade da fixação dos parafusos nas vértebras. A fotoelasticidade é uma ferramenta importante para realizar estudos comparativos desta natureza. OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi comparar por meio da fotoelasticidade, as tensões internas produzidas pelo parafuso com 6 mm de diâmetro externo, quando submetido a duas diferentes forças de arrancamento. MATERIAIS E MÉTODOS: Para isso, foram confeccionados quatro modelos fotoelásticos. A simulação foi realizada utilizando duas forças de arrancamento 0,75 e 1,50 kgf. As tensões cisalhantes foram calculadas nos 19 pontos em torno dos parafusos, utilizando o método de compensação de Tardy. RESULTADOS: Os valores das tensões cisalhantes foram maiores quando utilizada a força de arrancamento de 1,50 kgf. CONCLUSÃO: Assim sendo, o parafuso estará mais suscetível ao arrancamento com a aplicação de força de maior intensidade. De acordo com as análises realizadas verificamos também que o local de maior tensão cisalhante foi observado no pico das cristas, principalmente próxima às pontas dos parafusos, independente da força utilizada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Sordi, Mara Regina Lemes de, Sara Badra de Oliveira y Luana Costa Almeida. "AVALIAÇÃO EXTERNA E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: EMBATES E DIÁLOGOS PARA CONSTRUÇÃO DA QUALIDADE SOCIAL". Cadernos CEDES 43, n.º 121 (diciembre de 2023): 77–89. http://dx.doi.org/10.1590/cc269668.

Texto completo
Resumen
RESUMO O presente artigo estabelece um diálogo entre os processos de avaliação externa de larga escala e de avaliação institucional participativa, a partir da análise de quatro modelos de avaliação à luz de categorias consideradas importantes dentro da lógica emancipatória vista como contraposta à lógica mercadológica. Com isso, propõe-se uma forma de análise dos modelos avaliativos que, longe de ser norteada pelas díades quantitativo/qualitativo, externo/interno, filie-se à lógica emancipatória. Por fim, discute-se a importância de eleger indicadores de qualidade coerentes à epistemologia decolonial, construindo rotas de fuga a uma leitura de qualidade educacional ainda marcada pelo imperialismo cultural e econômico. Trata-se, pois, de um trabalho contra regulatório que subsidiará a reflexão e ação dos profissionais da educação, devidamente articuladas com as forças vivas da escola e expressas num pacto de qualidade negociado, responsavelmente administrado em nome de um futuro comprometido com a justiça social.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Succi Junior, David P. y Helena Salim de Castro. "Crime organizado transnacional e missões militares: tensionamentos da divisão interno/externo nas Relações Internacionais". Conjuntura Austral 10, n.º 52 (23 de diciembre de 2019): 38–58. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.95051.

Texto completo
Resumen
A área de Relações Internacionais constituiu-se por meio da divisão teórica entre o doméstico pacificado e o internacional anárquico. Os Estados, enquanto agentes soberanos, possuiriam o monopólio legítimo da força dentro de suas fronteiras, ao passo que lutariam por sua sobrevivência no sistema internacional. No entanto, certas dinâmicas e atores desafiam essa divisão. O objetivo neste artigo é analisar como a construção política do crime organizado transnacional como uma ameaça e a definição dos meios de força empregados para combatê-lo, em especial as Forças Armadas, rompem com a divisão entre o doméstico e o internacional. Ao discorrer sobre o caso do combate ao tráfico de drogas no Brasil, compreende-se que a definição de tal atividade como uma ameaça no país foi o resultado de um processo de expansão e internacionalização da política de “guerra às drogas”, iniciado pelo governo estadunidense. A definição do crime não ficou, portanto, limitada à territorialidade de um Estado. Paralelamente, o emprego das forças armadas no combate da criminalidade interna, recorrente na história do Brasil, demonstra que divisão teórica em questão representa um princípio normativo e não a descrição de um padrão histórico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Marcondes, Freddy Beretta, Sabrina Gonçalves Rosa, Rodrigo Antunes de Vasconcelos, Andréia Basta, Diego Galace Freitas y Thiago Yukio Fukuda. "Força do manguito rotador em indivíduos com síndrome do impacto comparado ao lado assintomático". Acta Ortopédica Brasileira 19, n.º 6 (2011): 333–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522011000600002.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Avaliar a força muscular de rotação interna, externa e elevação dos ombros sintomáticos comparado aos assintomáticos, associando a força muscular à função da articulação. MÉTODOS: Quarenta e oito indivíduos com diagnóstico de SIO unilateral foram avaliados quanto a força muscular isométrica do ombro sintomático e assintomático (utilizando um dinamômetro isométrico manual), além de serem avaliados quanto a função utilizando a escala de Constant-Murley. Os indivíduos foram distribuídos em 2 grupos: grupo 1 = 35 a 49 anos; grupo 2 = 50 a 65 anos. RESULTADOS: Foi encontrada redução da força de rotação interna, externa e elevação no ombro sintomático, comparado ao lado assintomáticos (p< 0,0001), mas não foi observada redução da força de rotação medial nos sujeitos do grupo 1. Também observamos que a força muscular é diretamente proporcional a função do ombro, onde indivíduos com pouca força do manguito rotador apresentam menor função. CONCLUSÃO: A SIO causa diminuição da força muscular de rotação interna, externa e elevação comparado ao lado assintomático, além de causar diminuição da função do ombro. A redução da função é proporcional a diminuição da força muscular do manguito rotador. Nível de Evidência III, Estudo analítico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Voigt, Rüdiger. "Quem é o soberano?: Sobre um conceito-chave na discussão sobre o estado". Revista de Sociologia e Política 21, n.º 46 (junio de 2013): 105–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782013000200007.

Texto completo
Resumen
O presente artigo apresenta uma discussão teórica sobre o conceito de soberania, considerando vários aspectos. Inicialmente, discutem-se dois tipos básicos de soberania (a interna e a externa) e, em seguida, abordam-se os fundamentos da discussão sobre a soberania. Além de sua força de ação voltada para o âmbito doméstico, a soberania diz respeito também à relação com outros estados. Para tratar do âmbito externo, é utilizado o sistema estatal de Vestfália como exemplo. No que se refere ao âmbito doméstico, em decorrência da Revolução Francesa, a soberania original do príncipe transforma-se, em um primeiro passo, na soberania da nação e, finalmente, na soberania do povo. Com respeito à fundamentação e à execução da soberania, distinguem-se três formas delas: a parlamentar, a constitucional e a soberania (direta) do povo. Na sequencia, são apresentadas algumas críticas feitas ao conceito e à prática da soberania, para concluir com uma rápida discussão sobre a seguinte questão: se uma potência média como a Alemanha ou se um país periférico como o Brasil é capaz de conquistar ou preservar a sua própria soberania.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Forçage externe"

1

Ndiaye, Cassien Diabe. "Attribution et prévision des modulations de la mousson ouest-africaine à l’échelle de temps décennale". Electronic Thesis or Diss., Sorbonne université, 2023. http://www.theses.fr/2023SORUS327.

Texto completo
Resumen
En Afrique de l’Ouest, les précipitations durant la période d’été ont connu, au cours du XXe siècle, de fortes modulations aux échelles de temps décennales. On note en particulier une période très humide vers les années 60 suivie d'un épisode de sécheresse durant les années 80 et une reprise des pluies au cours des années 2000. Ces modulations ont des conséquences socio-économiques régionales majeures. Considérées comme l’un des plus grands signaux du changement climatique en Afrique, elles ont fait l'objet de nombreuses études afin de comprendre leur(s) origine(s) et d’anticiper les prochains changements. Ces modulations ont longtemps été associées à la variabilité interne du système climatique et notamment à un rôle de la température de surface de l’océan Atlantique. De récentes études montrent cependant une contribution notable des forçages externes notamment les gaz à effet de serre et les aérosols anthropiques en particulier au cours de la seconde moitié du XXe siècle, soit via les températures de surface de l’océan Atlantique soit via un forçage radiatif direct. Dans tous les cas, le lien avec les températures de surface de l’océan offrent des perspectives de prévisibilité de ces modulations des précipitations. Les prévisions climatiques décennales ont été développées afin d’exploiter cette source de prévisibilité. Elles sont potentiellement très importantes pour la planification économique et structurelle en Afrique de l’Ouest. Dans cette thèse, nous proposons d’attribuer, en premier lieu, les modulations décennales des précipitations au Sahel sur la période temporelle de 1901-2014. En second lieu, nous proposons d’évaluer la prévision des précipitations en Afrique de l’Ouest à l’échelle de temps décennale sur la période 1968-2012. Toute cette étude est réalisée par le diagnostic de simulations climatiques réalisées à partir de modèles contribuant à la phase 6 du projet d’intercomparaison des modèles couplés. Étant donné que les modèles couplés sous-estiment communément le maximum de précipitation au Sahel durant la période d’été, nous avons commencé par proposer un domaine adaptatif des pluies au Sahel. Nos résultats de la première partie de cette thèse montrent que les forçages externes en particulier les aérosols anthropiques contribuent significativement à la chronologie des modulations décennales des précipitations sahéliennes. Ces aérosols modulent en effet la température de surface de l'océan qui se traduit en modulations de précipitation au Sahel par les déplacements de la zone de convergence intertropicale et de la dépression thermique saharienne. La seconde partie de cette thèse s'intéresse à la prévisibilité des précipitations à l’échelle de temps décennale en Afrique de l’Ouest et en particulier au Sahel. Nos résultats montrent que les précipitations sont prévisibles au Sahel dans 5⁄8 des modèles étudiés à une échéance temporelle entre 1 et 10 ans. Cependant, seuls 3 de ces 5 modèles simulent un signal décennal combiné à une variance totale réaliste à ces échéances. La moyenne multi-modèle est généralement plus prévisible que la majorité des modèles individuels. L’initialisation des variables climatiques permet d’améliorer les scores de prévision des précipitations au Sahel pour la moyenne multimodèle et 3⁄5 des modèles montrant une prévisibilité et la fiabilité des prévisions pour un seul modèle. Cet impact de l’initialisation relativement réduit corrobore l’importance des forçages externes déduits de la première étude. En conclusion, nos résultats suggèrent que les effets anthropiques sur le climat deviennent des facteurs majeurs pour expliquer les modulations décennales des précipitations moyennes de mousson au Sahel. En perspective, ces modulations sont associées, au cours du XXe siècle, à des pluies extrêmes qui sont devenues fréquentes de nos jours. Il serait intéressant de se demander si ces pluies extrêmes sont prévisibles en Afrique de l’Ouest aux échelles de temps décennales
In West Africa, rainfall during the summer period (July, August and September) has shown strong modulations on decadal time scales during the 20th century. In particular, there was a very wet period in the 1960s followed by a drought in the 1980s and a recovery of rainfall in the 2000s. These modulations have major regional socio-economic consequences. Considered as one of the most important signals of climate change in Africa, they have been the subject of numerous studies in order to understand their origin(s) and to anticipate future changes. These modulations have long been associated with the internal variability of the climate system and in particular with the role of the surface temperature of the Atlantic Ocean. However, recent studies show a significant contribution of external forcings, notably greenhouse gases and anthropogenic aerosols, in particular during the second half of the 20th century, either via Atlantic Ocean surface temperatures or via direct radiative forcing. In all cases, the link with ocean surface temperatures offers prospects for predicting these precipitation modulations. Decadal climate forecasts, i.e. with a 5-30 year time horizon, have been developed to exploit this source of predictability. They are potentially very important for economic and structural planning in West Africa. In this thesis, we propose to attribute, first, the decadal modulations of Sahel rainfall over the time period of 1901-2014. Secondly, we propose to evaluate the prediction of rainfall in West Africa on the decadal time scale over the period 1968-2012. All this study is carried out through the diagnosis of climate simulations carried out from models contributing to the phase 6 of the coupled models intercomparison project. Since coupled models commonly underestimate the maximum rainfall in the Sahel region during the summer period, we first proposed an adaptive rainfall domain for the Sahel. Our results from the first part of this thesis show that external forcings, in particular anthropogenic aerosols, contribute significantly to the timing of decadal modulations of Sahel rainfall. These aerosols indeed modulate the ocean surface temperature which is translated into precipitation modulations in the Sahel by the displacement of the intertropical convergence zone and the Saharan Heat Low. The second part of this thesis focuses on the predictability of precipitation on decadal time scales in West Africa and in particular in the Sahel. Our results show that rainfall is predictable in the Sahel in 5⁄8 of the models studied at lead times between 1 and 10 years. However, only 3 of these 5 models simulate a decadal signal combined with a realistic total variance (signal-to-noise ratio close to 1) at these lead times. The multi-model mean is generally more predictable than the majority of individual models. Initialization of climate variables improves Sahel rainfall prediction skills for the multi-model mean and 3⁄5 of the models showing predictability and forecast reliability for a single model. This relatively small impact corroborates the importance of external forcings inferred from the first part of this thesis. In conclusion, our results suggest that anthropogenic effects on climate become major factors in explaining decadal modulations of mean monsoon rainfall in the Sahel. In perspective, these modulations are associated, during the 20th century, with extreme rainfall events that have become frequent nowadays. It would be interesting to ask whether these extreme events are predictable in West Africa on decadal time scales
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oudar, Thomas. "Réponse de la circulation atmosphérique aux forçages anthropiques : des modes annulaires aux dépressions synoptiques". Thesis, Toulouse 3, 2016. http://www.theses.fr/2016TOU30212/document.

Texto completo
Resumen
L'étude de la variabilité climatique dans les moyennes et hautes latitudes est très complexe, principalement en raison des nombreux mécanismes physiques mis en jeu. Cette variabilité climatique résulte de deux contributions majeures : la variabilité interne associée à des processus internes au système climatique et la variabilité forcée qui est liée aux forçages externes, qui peuvent être d'origine naturelle (comme le volcanisme, les aérosols naturels) ou anthropique (GES, aérosols anthropiques). Ces forçages externes jouent un rôle important sur le climat et sa variabilité. Le défi de la recherche climatique est de comprendre leurs effets sur le climat et leurs rôles face à la variabilité interne. Cette thèse a comme objectif une meilleure compréhension des rôles respectifs de la variabilité interne et des différents forçages externes sur la variabilité passée de la circulation atmosphérique dans les deux hémisphères et de l'activité synoptique associée, ainsi que de leur évolution pour le climat futur en utilisant des ré-analyses atmosphériques et des simulations issues du modèle de climat CNRM-CM5. Nous nous sommes intéressés dans un premier temps à l'étude des changements des modes annulaires dans les hémisphères nord et sud, appelés respectivement NAM (Northern Annular Mode) et SAM (Southern Annular Mode). Nous montrons que la tendance positive observée du SAM sur la période 1960-1990 en été austral est bien reproduite par le modèle. Cependant, celle-ci est reproduite lorsque la diminution d'ozone stratosphérique et l'augmentation des gaz à effet de serre sont toutes deux prescrites au modèle, alors que certaines études suggéraient qu'elle était principalement expliquée par la seule présence de l'ozone. Nous nous sommes ensuite focalisés sur les changements de circulation \linebreak atmosphérique dans l'hémisphère nord. Ceux-ci sont plus complexes que dans l'hémisphère sud. En effet, l'augmentation des GES provoque un réchauffement global différent suivant l'altitude : maximum dans la haute troposphère tropicale ainsi qu'aux hautes latitudes en surface. Ce dernier est en réalité expliqué par la fonte de la banquise Arctique. De nombreux processus physiques et de nombreuses rétroactions sont mis en jeu et rendent la compréhension des changements compliquée. Pour cela, nous avons mis en place un protocole expérimental avec le modèle couplé CNRM-CM5 pour séparer l'effet direct des GES (réchauffement de l'atmosphère) de l'effet indirect (fonte de la banquise Arctique et rétroaction sur l'atmosphère). Cette fonte est responsable de l'augmentation des flux de chaleur entre l'océan et l'atmosphère qui perturbe ensuite la circulation atmosphérique. Nous montrons que la diminution de glace de mer Arctique pourrait être à l'origine de la réponse barocline dans l'hémisphère nord. Enfin, la dernière partie de cette thèse a fait l'objet d'une étude plus spécifique, puisque l'on s'est intéressé aux évolutions passée et future des dépressions atmosphériques nord Atlantique. De nombreuses incertitudes persistent en raison de processus complexes mettant en jeu la vapeur d'eau, le gradient méridien de température et la stabilité statique. Nous retrouvons la réponse tripolaire dans le RCP8.5, mentionnée dans le 5\up{ème} rapport du GIEC, qui correspond à une diminution dans la partie sud du domaine Atlantique nord et la mer Méditerranée, une augmentation sur les îles Britanniques et la Scandinavie et une diminution à l'est du Groenland. Nous montrons que ce signal est peu robuste sur la période dite historique en raison de la forte variabilité interne associée aux systèmes dépressionnaires
Climate variability in mid and high latitudes is very complex due to numerous physical mecanims implied. This climate variability can be decomposed into 2 components : the internal variability associated with internal processes and the forced variability linked to the external forcings which can be natutal (volcanism, natural aerosols) or anthropogenic (greenhouse gases, anthropogenic aerosols). These external forcings play a crucial role on the climate and its variability. The challenge in the climate research is to understand their effects on the climate and their roles relatively with the internal variability. The objective of this thesis is a better understanding of the respective roles of internal variability and forced variability on the past and future atmospheric circulation in both hemispheres characterized by the annular mode and the synoptic activity associated using atmospheric reanalysis and experiments performed with the coupled climate model CNRM-CM5. First, we focus on the annular mode changes in both hemispheres, named the NAM (Northern Annular Mode) and the SAM (Southern Annular Mode). We show that the observed positive trend of the SAM in the 1960s in austral summer is well reproduced by the climate model. However, contrarily to other studies which suggest that this positive trend can be explained by only stratospheric ozone depletion, it is reproduced in the CNRM-CM5 model when the ozone depletion and greenhouse gases (GHG) increase are both prescribed. Then, we investigate the changes in the Northern Hemisphere atmospheric circulation. These are more complex than in the Southern Hemisphere. Indeed, the increase of GHG in the atmosphere causes a general global warming maximum in the tropical high troposphere and over the pole at the surface which is mainly explained by Arctic sea ice loss. So the understanding of the changes is very complex due to several physical processes and retroactions. Thus, we have conducted a protocol with the coupled climate model CNRM-CM5 in order to assess the respective role of Arctic sea ice loss and GHG increase. Arctic sea ice loss is reponsible for an increase in the heat flux between the atmosphere and the ocean which modify the atmospheric circulation. We show that Arctic sea ice loss can cause the baroclinic response in the Northern Hemisphere. Finally, the last part of the thesis is the study of past and future changes in the North Altantic storm-tracks. There are still sereval uncertainties because of the complex processes involving the water vapour, the meridional temperature gradient and the static stability. We find the tripolar response, already found by other studies, consisting of a significant decrease in the south of the basin and over the Mediterranean sea, a small increase over the British Isles, and a decrease east of the Greenland. We show that the signal in the historical period is not robust, due to large chaotic variability associated with storms
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Oliveira, Juliano de [UNESP]. "Força Aérea Brasileira - doutrina e estrutura - da geopolítica do Prata à Amazônia - 1964/2003". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2005. http://hdl.handle.net/11449/93204.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2005-10-03Bitstream added on 2014-06-13T20:54:40Z : No. of bitstreams: 1 oliveira_j_me_fran.pdf: 912299 bytes, checksum: 5d647b99b801357214f7fb5b1b89a0d2 (MD5)
Como parte da Estratégia Nacional e em conformidade com a Política Nacional que determina o que fazer, a Estratégia Militar molda-se conforme as aspirações e anseios da sociedade de uma nação. O mundo no pós - Segunda Guerra Mundial viveu dois momentos bem distintos com relação à preparação das Forças Armadas e do papel dos militares no contexto político mundial: o bipolarismo político entre EUA e URSS e a dissolução da União Soviética no final dos anos 80. No primeiro, as tensões entre as duas potências proporcionaram uma clara divisão entre o mundo ocidental e o bloco comunista, fazendo com que a corrida armamentista e as desconfianças mundiais refletissem no âmbito regional dos continentes. Com o término da Guerra Fria, a tendência de formação de blocos regionais, não só no campo econômico, mas também na política e segurança, proporcionou o início das conversações entre velhos rivais e o começo da aproximação entre antigos adversários. No cone sul das Américas formou-se o Mercosul, reunindo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, sendo firmados acordos que visavam a extinguir velhas desconfianças e demonstravam o desejo de concretização de tornar o Atlântico Sul uma região longe de conflitos armados e de construção de uma plena integração de todos os campos do Poder Nacional (político, econômico, psicossocial e militar). A finalidade desse trabalho é analisar a mudança de percepção de ameaça da Força Aérea Brasileira ocorrida em função das mudanças políticas ocorridas no mundo após o término da Guerra Fria, passando do cone sul para a região amazônica, procurando verificar os movimentos políticos realizados entre os governos brasileiro e argentino de modo que velhas desconfianças fossem eliminadas
Like a part of purpose of the National Strategy and in conformity with the National Politic that define what to do, the Military Strategy to mould alike the aspiration and ardent desire of the society of a nation. The world at post Second World War lived two moments so distinct in relation of prepare of the Armed Forces of the part role of the militaries in the world politic context: the politic bipolarity between EUA and URSS and the Soviet Union dissolute at 80þs final years. At the first, the tensions among the two strengths proportioned a clear division between the occidental world and communist bloc, doing the armament's run and the world suspicious reflect at continents regional scope. With the Col War finish, the tendency to former of the local blocs, not only at the economic field, but too at politic and security, afforded the beginning of the conversations among rivals oldies and the start of a approach among ancient opponents. In the America's Southern Cone formed the Mercosul, meeting Brazil, Argentina, Paraguay and Uruguay, to be make agreements that aimed to put out oldies suspicious and to prove the wish of realization to will be South Atlantic a region far a distance of armed conflicts and made of a full integration in all fields of the National Power (politic, economic, psychosocial and military). The finality of this scrip is to analyze the change of threat's perception of the Brazilian Air Force that happened in function of the politics changes in the world after cold war end, that to take across of the southern cone to Amazon region, looking for to verify the politics movements to accomplished between brazilin and argentine's government that manner oldies suspicious were eliminated
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Brandina, Katia. "Correlação entre os parâmetros subjetivos, cinéticos e eletromiográficos na locomoção". Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-26092012-150749/.

Texto completo
Resumen
A percepção sobre as cargas externas permite a criação de estratégias eficientes para o controle do estresse mecânico aplicado ao aparelho locomotor. As poucas referências disponíveis na literatura especializada estudaram a questão, a partir da associação das respostas dinâmicas (força de reação do solo e pressão plantar) e subjetivas na locomoção. Entretanto, não há trabalhos que associem o comportamento da percepção de carga ao das respostas eletromiográficas e não há na literatura o estudo das relações entre as respostas subjetivas, dinâmicas e eletromiográficas na locomoção (corrida e marcha) entre os grupos com e sem comprometimento das sensações somatosensoriais na região plantar. O presente estudo objetivou verificar as correlações entre os valores dinâmicos, eletromiográficos e subjetivos: a) Na corrida de atletas (corredores e jogadores de handebol) em função do uso da palmilha (calçado com palmilha x calçado sem palmilha) e b) Na marcha de diabéticos neuropatas, de idosos saudáveis e de adultos. Para tanto, os registros dinâmicos (FRS), eletromiográficos e subjetivos (escala Ratings of Perceived Exertion de Borg) foram mensurados. Os voluntários se locomoveram na esteira por um período de 50 minutos em velocidade constante e a cada 10 minutos as variáveis dinâmicas (sistema GAITWAY - duas plataformas de força piezoelétricas dispostas em série, montadas na superfície de uma esteira rolante), eletromiográficas (EMG 1000 com eletrodos de superfície ativos, préamplificados, conectados aos canais ativos do equipamento) dos músculos tibial anterior (TA), gastrocnêmio lateral (GL), reto femoral (RF), vasto lateral (VL) e bíceps femoral cabeça longa (BF) e subjetivas foram adquiridas. Os grupos de corredores (C) e atletas de handebol (AH) efetuaram a corrida e o uso da palmilha do calçado foi manipulado; enquanto, o grupo de diabéticos neuropatas (DN), idosos (I) e adultos (A) caminharam. Para todos os grupos estudados, não foram verificadas variações na intensidade das cargas aplicadas ao aparelho locomotor nos seis instantes de coleta e as respostas subjetivas apresentaram valores crescentes e significativos (p<0,05) entre a maioria dos instantes de coleta. Somente para I, os resultados de correlação obtidos entre as variáveis dinâmicas (GC: r=0,73; Imp50: r=0,64; Fy1: r=0,50) e a percepção de carga na marcha foram fortes e significativos (p<0,01). Sabendo que, os I eram sedentários, possivelmente as maiores correlações de respostas subjetivas com objetivas deste grupo podem estar pautadas na percepção de cargas mais intensas do que as experimentadas no cotidiano. Esta situação corrobora com os resultados de estudos relacionados ao tema, que sugerem que as respostas subjetivas são baseadas nas informações mecânicas de movimentos que geram cargas de intensidades distintas em relação a que o sujeito está mais exposto no cotidiano. As variáveis eletromiográficas sofreram variações discretas entre os períodos de coleta para todos os grupos analisados, decorrentes de artefatos no sistema de aquisição de dados; e os valores atribuídos por todos voluntários para as variáveis subjetivas indicaram comportamento crescente e significativo (p<0,05). Ainda assim, as correlações obtidas entre as variáveis eletromiográficas e subjetivas para todos os grupos foram fracas. Concluise que, valores eletromiográficos e dinâmicos não se relacionam de forma consistente com a percepção de cargas mecânicas, demonstrando que a resposta subjetiva não pode ser utilizada como parâmetro de controle de estresse mecânico em movimentos cuja intensidade de cargas não varia
The perception of external loads allows the use of efficient strategies to control the mechanical stress applied to the locomotor structures. The few available references in the specialized literature studied this subject starting from the association of dynamic (ground reaction force and plantar pressure) and subjective responses during locomotion. However, there isnt any study associating load perception behavior to electromyographic responses and, also, there isnt any study in the literature about the relationship among subjective, dynamic and electromyographic responses during locomotion (running and walking) in groups with and without somatosensory compromisings in the plantar area of the foot. Therefore, the aim of this study was to verify the correlation among dynamic, electromyographic and subjective data: a) During athletes running (runners and handball players), manipulating the use of inner soles (shoe with inner sole x shoe without inner sole); and b) During the walking of diabetic neuropathic people, healthy elderly people and adults. To meet this purpose, dynamic (GRF), electromyographic and subjective (Borgs Ratings of Perceived Exertion) data were measured. The volunteers walked or ran in a treadmill for 50 minutes in a constant speed, and every 10 minutes were acquired the dynamic data (GAITWAY System - two piezoelectric force plates placed on the treadmill surface), electromyographic data (EMG 1000 System active and pre-amplified surface electrodes, connected to the active channels of the equipment) of the muscles Tibialis Anterior (TA), Gastrocnemius Lateralis (GL), Rectus Femoris (RF), Vastus Lateralis (VL) and Biceps Femoris - long head (BF), and subjective data. The groups of runners (C) and handball athletes (AH) performed the running condition and had the use of the inner sole of the shoe manipulated; while, the groups of diabetic neuropathic people (DN), elderly (I) and adults (A) walked. For all of the studied groups, was not verified variations in the intensity of the loads applied to the human body in the six acquisition instants, while the subjective responses presented growing and significant values (p <0,05) among most of the acquisition instants. The correlation between the dynamic variables (GC: r=0,73; Imp50: r=0,64; Fy1: r=0,50) and the load perception during walking was strong and significant (p <0,01) only for I. Knowing that the I was sedentary, its possible that the great subjective and objective response correlations about this group may be based in the perception of intense charges than the experienced in the common day. This situation mach with the results of the articles related with the objective of the work and suggest that subjective responses are based on the mechanical information generate of loads of different intensities. The electromyographic variables suffered small variations among the periods of data acquisition for all of the analyzed groups, probably because of movement variability and the values attributed by all volunteers for the subjective variables indicated growing and significant behavior (p <0,05). Nevertheless, the correlations obtained between the electromyographic and subjective variables for all groups were weak. It is possible to conclude that the values of dynamic and electromyographic dont have relation in a consistent way with the perception of mechanical charges, showing that the subjective response cant be used as parameter of control of the mechanical stress in movements were the intensity of the charges didnt change
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Vales, Tiago Pedro [UNESP]. "Política externa, Forças Armadas e Operações de paz: as contribuições uruguaias". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/93201.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:21Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-04-08Bitstream added on 2014-06-13T20:34:16Z : No. of bitstreams: 1 vales_tp_me_fran.pdf: 709729 bytes, checksum: bdfed59ee1c85a4a60775cd5e36017ee (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
O Uruguai tem marcado presença em operações de paz implementadas pelas Nações Unidas de forma bastante freqüente e atuante. A política de envio de efetivos militares a operações de paz teve um grande impulso durante a década de 1990, quando o Uruguai passou a enviar tropas e equipamentos para servir às Forças de Paz, além dos tradicionais observadores militares, presentes em operações de paz desde a década de 1950. Essa alteração coincide com uma série de outras mudanças no âmbito interno, como o retorno à democracia depois de mais de uma década de governo autoritário e no âmbito internacional, que inaugurava uma nova ordem não mais baseada na divisão bipolar do mundo. O presente trabalho analisa os princípios da política externa uruguaia, as relações históricas das Forças Armadas com a sociedade local no intuito de verificar se esses fatores contribuíram para a política de envio de militares às operações de paz. Por fim, construindo uma linha histórica do conceito de Cultura da Paz chegando ao que a UNESCO se baseia para promover suas políticas, busca-se entender se a participação uruguaia em operações de paz contribui neste sentido e em quais medidas e fatores elas implicam no Uruguai
Uruguay ha marcado su presencia en operaciones de mantenimiento de la paz implementadas por las Naciones Unidas de manera frecuente y activa. La política de envío de efectivos militares a operaciones de paz tuvo un gran impulso en la década de 1990, cuando Uruguay, a parte de los tradicionales observadores militares, empezó a enviar tropas y equipamientos para servir a las Fuerzas de Paz. Este cambio coincide con una serie de alteraciones, en el ámbito nacional, el retorno a la democracia después de más de una década de gobierno autoritario y, en el ámbito internacional, se inauguraba una nueva orden que dejó de basarse en la división bipolar del mundo. Este trabajo analiza los principios de la política exterior de Uruguay y las relaciones históricas de las Fuerzas Armadas con la sociedad uruguaya con el fin de determinar si estos factores contribuyeron a la política de envío de militares a las operaciones de mantenimiento de la paz. Por último, estableciendo una línea historia del concepto de Cultura de Paz llegando al que se basa la UNESCO para promover sus políticas y acciones, se intenta comprender si la participación uruguaya en operaciones de paz contribuye a tal motivo, y en qué medidas y factores esta participación afecta en el ámbito interno uruguayo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vales, Tiago Pedro. "Política externa, Forças Armadas e Operações de paz : as contribuições uruguaias /". Franca : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/93201.

Texto completo
Resumen
Orientador: Suzeley Kalil Mathias
Banca: Janina Onuki
Banca: Márcia Pereira da Silva
Resumo: O Uruguai tem marcado presença em operações de paz implementadas pelas Nações Unidas de forma bastante freqüente e atuante. A política de envio de efetivos militares a operações de paz teve um grande impulso durante a década de 1990, quando o Uruguai passou a enviar tropas e equipamentos para servir às Forças de Paz, além dos tradicionais observadores militares, presentes em operações de paz desde a década de 1950. Essa alteração coincide com uma série de outras mudanças no âmbito interno, como o retorno à democracia depois de mais de uma década de governo autoritário e no âmbito internacional, que inaugurava uma nova ordem não mais baseada na divisão bipolar do mundo. O presente trabalho analisa os princípios da política externa uruguaia, as relações históricas das Forças Armadas com a sociedade local no intuito de verificar se esses fatores contribuíram para a política de envio de militares às operações de paz. Por fim, construindo uma linha histórica do conceito de Cultura da Paz chegando ao que a UNESCO se baseia para promover suas políticas, busca-se entender se a participação uruguaia em operações de paz contribui neste sentido e em quais medidas e fatores elas implicam no Uruguai
Resumen: Uruguay ha marcado su presencia en operaciones de mantenimiento de la paz implementadas por las Naciones Unidas de manera frecuente y activa. La política de envío de efectivos militares a operaciones de paz tuvo un gran impulso en la década de 1990, cuando Uruguay, a parte de los tradicionales observadores militares, empezó a enviar tropas y equipamientos para servir a las Fuerzas de Paz. Este cambio coincide con una serie de alteraciones, en el ámbito nacional, el retorno a la democracia después de más de una década de gobierno autoritario y, en el ámbito internacional, se inauguraba una nueva orden que dejó de basarse en la división bipolar del mundo. Este trabajo analiza los principios de la política exterior de Uruguay y las relaciones históricas de las Fuerzas Armadas con la sociedad uruguaya con el fin de determinar si estos factores contribuyeron a la política de envío de militares a las operaciones de mantenimiento de la paz. Por último, estableciendo una línea historia del concepto de Cultura de Paz llegando al que se basa la UNESCO para promover sus políticas y acciones, se intenta comprender si la participación uruguaya en operaciones de paz contribuye a tal motivo, y en qué medidas y factores esta participación afecta en el ámbito interno uruguayo
Mestre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Dupont-Nivet, Guillaume. "Datations et quantifications des forçages externes et internes des paléoenvironnements dans le cadre des changements régionaux et globaux". Habilitation à diriger des recherches, Université Rennes 1, 2012. http://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00660921.

Texto completo
Resumen
Quel est le défi des sciences de la terre et de l'environnement aujourd'hui? Depuis la révolution de la théorie de la tectonique des plaques, l'évolution des surfaces continentales a été associée aux interactions des plaques lithosphériques. Plus récemment, la révolution de la modélisation numérique a bousculé le paradigme de la tectonique en montrant l'importance des interactions entre processus externes (ex. climat, érosion, altération) et processus internes (ex. géodynamique, topographie dynamique). D'une part, les modèles climatiques montrent que les changements régionaux (moussons, aridification...) ainsi que globaux (refroidissement, pCO2...) peuvent être attribués à des phénomènes d'origine interne par le biais de variations dans la distribution des reliefs, des mers et des continents. D'autre part, les modèles géomorphologiques montrent que ces processus internes peuvent être influencés en retour par les variations climatiques par le biais de l'érosion de la surface des continents. Ce qui est nécessaire aujourd'hui, pour tester et calibrer les modèles, c'est une méthodologie qui permette de différencier et de quantifier les contributions respectives des processus internes et externes sur les variations paleoenvironnementales observées pendant les changements régionaux et globaux. En utilisant les outils et l'expérience acquis pendant mes travaux antérieurs, je développe cette méthodologie dans le cadre des travaux de recherche présenté dans cette thèse. La clef de la méthodologie préconisée est basée sur la chronologie fine par datation haute-résolution des enregistrements sédimentaires dans les bassins en utilisant les techniques de magnéto- et cyclostratigraphiques. En effet, une résolution en âge suffisante permet de corréler (ou pas) des variations paleoenvironnementales locales aux cycles astronomiques modulés par la géométrie orbitale de la terre, aux archives marines du climat global ou aux évènements géodynamiques et tectoniques. Cette approche ne prend sa réelle mesure que dans le cadre d'une intégration stratigraphique multidisciplinaire. Je présenterai mon projet principal portant sur les forçages internes et externes des variations paleoenvironnementales dans le contexte de la collision Inde-Asie pendant les évènements climatiques globaux paléogènes. De plus, je décrirai deux autres applications chrono-stratigraphique sur les couplages tectonique-érosion-sédimentation dans l'Himalaya et les interactions climat-évolution dans les bassins à hominidés du rift Est Africain.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bazoni, Raniella Falchetto. "Efeitos de forças externas nas propriedades mecânicas de complexos DNA- ligantes". Universidade Federal de Viçosa, 2016. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9762.

Texto completo
Resumen
Submitted by Reginaldo Soares de Freitas (reginaldo.freitas@ufv.br) on 2017-03-10T16:02:42Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1701636 bytes, checksum: 2f4fd161d8e6011e99245129809b6a2c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-10T16:02:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1701636 bytes, checksum: 2f4fd161d8e6011e99245129809b6a2c (MD5) Previous issue date: 2016-08-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Os estudos de complexos formados com a molécula de DNA normalmente visam obter informações sobre às propriedades fisico-químicas para aplicações biomédicas, como por exemplo, o número de exclusão (quantos sítios de ligação do DNA são ocupados na interação), a constante de ligação ki , etc. Neste trabalho, o enfoque se torna um pouco diferente. Além de realizar a caracterização fisico-química (variação das propriedades mecânicas com a concentração do ligante) analisou-se a influência de forças externas nas propriedades mecânicas dos complexos. Já é sabido que no regime entálpico (altas forças) a estrutura do polímero se altera levando até à desnaturação. Porém, nosso objetivo foi estudar o regime onde as propriedades da molécula de DNA não se alteram, o regime entrópico. Os resultados mostram que os polímeros analisados (complexos formados com intercalantes (Doxorrubicina e Brometo de Etídio) e com a proteína recombinante Sso7d-C8) se comportam de maneira intrigante. Ou seja, as propriedades (principalmente elasticidade) dos complexos dependem da técnica utilizada e da força externa aplicada. Isso fornece a liberdade de sintetizar um polímero específico que modifique suas propriedades dependendo da força aplicada sob o mesmo. Além disso, o comportamento observado por esses polímeros equivale ao de uma mola convencional variando sua constante de força dentro do regime elástico, o que é algo inesperado, já que os cientistas do ramo consideram que forças dentro do regime entrópico não causam alterações nas constantes mecânicas.
The studies performed with DNA molecules usually aim to obtein the physico-chemical properties for biomedical applications. Such as exclusion number (how many DNA si- tes will be ocupped in interaction), the binding constante ki , etc. In this work, the focus is a little different. In addition to perform the physico-chemical caracterization (mechanical properties variation with the binder concentration), we anylized the influ- ence of an external force influence on the mechanical properties of the complex. It is a fact that in the Enthalpic regime (high forces) the polymer structure changes achieving the denaturation. However, our aim was to study the regime in which the properties of the DNA molecule do not change, the Entropic regime. The results show us that the behavior of the analyzed complexes (formed with intercalators (Doxorrubicin and Etiditum Brometo) and with Sso7d-C8) is intriguing. In other words, their properties (manly the elasticity) depend on the technique used and on the external forces applied. This give us the freedom of building an especific polymer that can change their proper- ties depending on the applied force. Beside this, the behavior observed is analogous to a conventional spring modifying its own force constant within the elastic regime, what is something unexpected, as the scientists consider that forces, in the entropic regime, do not modify the complexs properties.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Brasil, Pilar Figueiredo. "O Brasil e a insegurança alimentar global : forças sociais e política externa (2003-2010)". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13878.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2013.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2013-08-06T10:46:04Z No. of bitstreams: 1 2013_PilarFigueiredoBrasil.pdf: 1185852 bytes, checksum: b7ea2c0522b5b7ec15d1836755a251f5 (MD5)
Approved for entry into archive by Leandro Silva Borges(leandroborges@bce.unb.br) on 2013-08-06T20:19:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_PilarFigueiredoBrasil.pdf: 1185852 bytes, checksum: b7ea2c0522b5b7ec15d1836755a251f5 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-08-06T20:19:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_PilarFigueiredoBrasil.pdf: 1185852 bytes, checksum: b7ea2c0522b5b7ec15d1836755a251f5 (MD5)
A segurança alimentar ganhou corpo na agenda política nacional por força das pressões sociais no início dos anos 1990. Entretanto, coube aos Chefes de Estado, por meio da diplomacia presidencial ou de Cúpula, fortalecer o tema da segurança alimentar como linha da política externa brasileira nos anos 2000. A modificação na ênfase internacional brasileira, com uma inserção internacional pautada nas demandas sociais nacionais de combate à fome e à pobreza reconstruiu a imagem do país no mundo. Esta dissertação procura compreender como e por que a questão alimentar foi incorporada à política externa brasileira. Além disso, procura-se observar os reflexos das demandas sociais e das políticas nacionais na ação externa do Brasil. Em que medida a inclusão do tema na agenda de política externa foi determinada pelos movimentos e pressões sociais nacionais. O objeto de estudo será abordado a partir de três dimensões. A primeira, tratará da questão alimentar no âmbito global, a evolução das políticas e do debate conceitual no âmbito das Organizações Internacionais que tratam do tema. Trata-se de uma abordagem exploratória que tem o objetivo de construir um panorama do tema, com estudos recentes, ideias, pontos de vista e debates, demonstrando como a questão ganhou densidade na política na academia em nível internacional. A segunda será uma abordagem da questão em ambiente doméstico, com ênfase nas políticas públicas específicas para segurança alimentar e combate à fome. Além disso, busca-se mostrar como os movimentos sociais foram decisivos na inclusão do tema na agenda política nacional. A terceira dimensão volta-se para a incorporação do tema à política externa brasileira no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010). A delimitação do objeto em três dimensões (políticas globais, políticas públicas nacionais e política externa), bem como a problematização da questão alimentar como um fenômeno dual, que interliga os níveis doméstico e externo (das forças de pressão e pulsão que influenciam na agenda de política externa do Brasil), foram feitas com objetivo de abarcar a complexidade do tema, levando em consideração tanto o ambiente externo quanto o interno. A técnica de pesquisa utilizada foi a de observações sistemáticas por meio de pesquisas bibliográficas e documentais, tanto de livros e artigos científicos sobre segurança alimentar e política externa brasileira, quanto pela análise documental dos acordos, declarações e convênios das parcerias firmadas pelo Brasil, em âmbito bilateral e multilateral. Para análise e interpretação dos dados obtidos, foi escolhido o método qualitativo. __________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Food security gained body in the national political agenda mainly by the social pressures in early 1990. However, it was up to the Heads of State, through the presidential diplomacy or by summit, strengthening the issue of food security as a line of Brazilian foreign policy in the 2000s. The change in international Brazilian emphasis with an international insertion ruled by national anti-hunger and poverty social demands rebuilt the country's image in the world. This dissertation seeks to understand how and why the food issue was incorporated into Brazilian foreign policy. Furthermore, we seek to observe the reflections of social demands and national policies in Brazil's external action. To what extent the inclusion of the theme on the foreign policy agenda was determined by the national movements and social pressures. The study object will be approached from three dimensions. The first will deal with the food issue at the global level, the evolution on policy and conceptual debate within the international organizations that deal with the subject. This is an exploratory approach that aims to build an overview of the topic, with recent studies, ideas, views and debates, demonstrating how the issue gained density in politics in academia internationally. The second approach will be an issue in the domestic environment, with emphasis on specific public policies for food security and fighting hunger. Furthermore, it seeks to show how social movements were decisive in the inclusion of the topic in the national political agenda. The third dimension is intended to understand the incorporation of the theme to the Brazilian foreign policy under Luiz Inacio Lula da Silva (2003-2010) presidency. The delimitation of the object in three dimensions (global policies, national policies and foreign policy), as well as the problematic issue of food as a dual phenomenon, which connects domestic and external levels (the pressure forces that drive and influence the Brazil’s foreign policy agenda), were made in order to encompass the complexity of the issue, taking into account both the internal and the external environment. The research technique used was the systematic observations through bibliographic and documentary researches, both on books and papers on food security and Brazilian foreign policy, as the documentary analysis of the agreements, declarations and covenants that consolidate Brazilians partnerships, in bilateral and multilateral context. For analysis and interpretation of data, the qualitative method was chosen.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Panazzolo, Neto Álvaro. "As políticas de reaparelhamento da FAB : associações entre Política Externa Brasileira e Forças Armadas". reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/13367.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2013.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2013-06-19T12:58:20Z No. of bitstreams: 1 2013_AlvaroPanazzoloNeto.pdf: 834617 bytes, checksum: b1f30624f5c36a991e63d42c0a2b217d (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2013-06-20T11:34:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_AlvaroPanazzoloNeto.pdf: 834617 bytes, checksum: b1f30624f5c36a991e63d42c0a2b217d (MD5)
Made available in DSpace on 2013-06-20T11:34:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_AlvaroPanazzoloNeto.pdf: 834617 bytes, checksum: b1f30624f5c36a991e63d42c0a2b217d (MD5)
A presente dissertação versa sobre a relação entre política externa e poder aéreo. Valendo-se do estudo dos casos dos processos de reaparelhamento da Força Aérea Brasileira, busca demonstrar que existe uma estreita relação entre os processos de escolha das compras e os rumos da Política Externa Brasileira. Isso se dá à luz da teoria de securitização da Escola de Copenhague, ao entender-se o poder aéreo como uma força fundamentalmente ofensiva e estratégica, cujo incremento implicaria em processos de securitização. Por meio de análise documental disponível, acerca de três períodos históricos distintos, busca-se confirmar a hipótese de que existe uma direção política do governo civil acima de critérios específicos da Força para as escolhas, e o papel de instâncias como o Itamaraty e Forças Armadas como agentes securitizantes. Conclui-se que, a despeito de limitações técnicas que em grande parte forçam tais processos, os reaparelhamentos se enquadram de modo singular em processos alheios à esfera militar, envolvendo aspectos de política externa em seu desenvolvimento. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation focuses on the relation between foreign policy and airpower. Drawing on the study of the modernization processes of the Brazilian Air Force, seeks to demonstrate that there is a close relation between the choosing processes of the purchases and the course of Brazilian Foreign Policy. The work is done based on Securitization theory of the Copenhagen School, considering airpower as a fundamentally offensive and strategic force, whose increment would imply in securitization processes. Through documentary analysis available on three distinct historical periods, seeks to confirm the hypothesis that there is a political leadership of the civilian government for the choices, over specific criteria of the Air Force, and the role of bodies such as the Foreign Ministry and the Armed Forces as securitizating agents. Concludes that, despite the technical limitations which largely enforce such processes, these modernizations fit singularly in processes unrelated to the military sphere, involving aspects of foreign policy in its development.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Forçage externe"

1

Lourenço, Luciano y Adélia Nunes. Catástrofes Mistas. Uma perspetiva ambiental. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2019. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1901-9.

Texto completo
Resumen
Os riscos mistos, de componente ambiental, associam-se a fenómenos potencialmente perigosos com causas combinadas, ou seja, para a sua manifestação concorrem condições naturais e ações antrópicas. Nesta obra analisam-se mais de uma dezena de riscos, que se integram em duas tipologias principais: os riscos mistos de componente atmosférica, associados sobretudo às alterações na composição química da atmosfera, e os riscos mistos de componente geodinâmica, que se relacionam com forças e processos que atuam sobre a Terra (geodinâmica interna, como por exemplo o risco de sismicidade induzida, e geodinâmica externa, com destaque para os riscos de erosão, desertificação, salinização, poluição e incêndios florestais). Em todas as tipologias de risco, aqui analisadas, o contributo do ser humano, através das suas ações e atividades, constitui um elemento comum, ampliando, de forma inequívoca, as suas causas e consequências. Por conseguinte, todos os autores são unânimes quanto à necessidade de implementação de medidas e ações integradas na salvaguarda dos principais recursos naturais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Uma floresta de disputas: conflitos sobre espaços, recursos e identidades sociais na Amazônia. Editora da UFSC, 2021. http://dx.doi.org/10.5007/978-65-5805-027-8.

Texto completo
Resumen
O livro "Uma floresta de disputas", da antropóloga Edviges Ioris, é uma fascinante etnografia sobre os conflitos sociais decorrentes da criação e implantação da Floresta Nacional do Tapajós, no Oeste do estado do Pará. Um de seus aportes antropológicos mais importantes reside na forma como desvenda a história, os valores e as identidades que motivam cada um dos atores sociopolíticos nos conflitos para então analisar os distintos âmbitos sociais, econômicos e administrativos por onde eles se expressam. Entre as várias questões que o livro aborda, encontramos o processo histórico de ocupação da região, desde a ocupação colonial aos tempos atuais, que nos ajuda a entender a contemporaneidade dos indígenas na região. Além de descrever as fortes mudanças nos modos de vida e constituição étnica desses povos indígenas, também mostra como esses povos, mesmo diante das constantes pressões externas, exerceram seu protagonismo e conseguiram manter importantes elementos de suas organizações socioculturais, assim como de seus padrões coletivos de uso da terra. Assim, seguindo etnograficamente as intricadas relações entre as comunidades locais e os agentes relacionados à conformação da Flona Tapajós, Edviges analisa as distintas formas e estratégias de resistência dessas comunidades e os processos de disputas, ressignificação e reconstrução das suas identidades sociais e de suas territorialidades. Indiscutivelmente fenômeno instigante nesses processos, o movimento de reelaboração das identidades indígenas, iniciado em 1998, assinala a força dessa reconstrução de antigas referências e tradições culturais, e o poder desses grupos de construir-se como sujeitos políticos a ponto de modificarem radicalmente a composição territorial da Flona Tapajós. Este livro traz uma importante contribuição para distintos campos do saber e fornece subsídios críticos para pessoas interessadas na história do ambientalismo e das reservas florestais no Brasil, na construção das identidades indígenas, assim como nos estudos sobre a Amazônia brasileira. (Dr. Paul E. Little)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Estudos Avançados em Direito. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22040600.

Texto completo
Resumen
O Direito e seus meandros. Dinâmica pura. Nunca é só o Direito, muito menos é só a letra fria da lei. Interpretações, entendimentos, julgamentos, Cátedros e seus ensinamentos, direitos em conflito com outros direitos, o judiciário que diuturnamente tenta resolver a questão da lei em conflito com a justiça. A evolução do direito é feita todos os dias por aqueles que nele atuam. Acadêmicos cheios do ímpeto da juventude e de sua vontade de mudar o mundo que desenvolvem teses vanguardistas. Mestres que se empenham em estudar e ensinar a especificidade dentro de suas áreas de especialização. Advogados, que na busca de encontrar justiça para seus tutelados, criam novas teorias e teses e permitem que o direito floresça, frutifique. Magistrados, que imbuídos de isenção, mudam os rumos da vida de todos nós com suas decisões, amparadas na lei ou na justiça, mas sempre dentro dos limites do Direito. Estudos avançados em Direito, em seu volume 3 é um livro que nos apresenta um recorte desse rico universo, construído dia a dia por profissionais dos mais diferentes cantos do Brasil, com temas que vão desde a generalidade de direitos e garantias fundamentais até campos bem específicos do direito. Agraciada com a prazerosa responsabilidade de organizar e apresentar meus pares e seus trabalhos, nesta obra, passo a fazê-lo. Começamos o livro com um capítulo que traz um dos maiores desafios do judiciário atualmente: O enorme número de processos que comprometem a rapidez da solução dos litígios judiciais. Esse desafio trouxe ao legislador a necessidade de buscar formas de resolução consensual de conflitos. Em 1996 por meio da lei 9307, denominada lei da arbitragem, o legislador já buscava mecanismos de solução extrajudicial. A reforma do Código de Processo Civil de 2015, também privilegiou essa solução. Do Mato Grosso do Sul, o mestrando Edison França Lange Junior, Professor e Servidor Público em conjunto com o Doutor e advogado Albino Gabriel Turbay Junior nos trazem uma abordagem curiosa sobre o tema. Por meio do capítulo: RESOLUÇÃO CONSENSUAL DE CONFLITOS: COMUNICAÇÃO, COMPREENSÃO E HERMENÊUTICA, eles partem de um entendimento do que é conflito sob o prisma filosófico e antropológico. Os autores nos explicam como o pensamento humano muito vezes nos sabota quando pensamos em “acordo”, pois inconscientemente o “ceder” é entendido como perder e a dor da perda é maior que a satisfação do ganho. A comunicação é o que nos diferencia dos demais animais e privilegiar a composição de interesses para solucionar os conflitos nunca se fez tão urgente. Afinal é conversando que a gente se entende, não é mesmo? São Paulo, o estado mais populoso e mais rico do Brasil, nos enriquece com o Capítulo da Doutoranda, Professora e Advogada Valquíria Ortiz Tavares Costa que nos apresenta o enorme desafio de alcançar a cidadania. Em seu APRESENTAÇÃO capítulo intitulado: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: CAMINHO PARA A CIDADANIA, ela nos lembra que a cidadania é condição imprescindível para que se forme um elo entre o indivíduo e o Estado, mas o seu exercício só pode ser viabilizado pela educação que municia a pessoa com o conhecimento necessário para lutar pelos seus direitos e cumprir com os seus deveres. Faço coro com seus argumentos, pois a educação é o único caminho que transforma a vida das pessoas e seu meio. Minas Gerais nos presenteia com o trabalho dos mestres em Direito Jefferson Prado Sifuentes e Paulo Henrique Loyola Vianna de Andrade que nos brindam com brilhante viagem que os meandros constitucionais guardam quanto ao aparente conflito de preceitos fundamentais entre a autonomia da vontade e o respeito do estado por essa autonomia frente à obrigação estatal de preservar garantias fundamentais. Por meio do capítulo: AUTONOMIA PRIVADA FRENTE À GARANTIA DE DIREITOS FUNDAMENTAIS E A PERPLEXIDADE DA RENÚNCIA E SEUS LIMITES CONSTITUCIONAIS eles nos esclarecem, afinal, pode um titular de direito, exercê-lo de forma infinita, desmedida? E o estado, pode limitar o direito de renúncia do titular de um direito? A balança, símbolo da justiça não representa apenas a busca do equilíbrio, do justo. Busca principalmente, e sempre ponderar dois direitos em aparente conflito. Nos idos de 1920 Ruy Barbosa já nos ensinava: “A justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta”, mas foi somente em 2015 que nosso Código de Ritos, abarcou o princípio da razoável duração do processo, já integrado ao mundo jurídico por meio da Emenda Constitucional 45 de 2004. Do Paraná nos agraciam o advogado e colunista, Mestre em Direito, José Bruno Martins Leão e o Doutor e advogado Albino Gabriel Turbay Junior com aprofundada análise sobre a efetividade deste princípio diante da realidade do Poder Judiciário. No capítulo: O PRINCÍPIO DA DURAÇÃO RAZOÁVEL DO PROCESSO E SUA PERSPECTIVA NO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL DE 2015 várias reflexões são feitas, como por exemplo, se temos por certo que Justiça tardia não é justiça, como conciliar este ideal com a condição humana do julgador? Não seria a pressa inimiga da perfeição, como nos ensina o dito popular? E como enfrentar a questão da dilação devida e natural, que concerne ao próprio rito, a fim de respeitar o princípio do devido processo legal? Os ventos ditatoriais que sopraram por todo o mundo no século passado também chegaram aqui. Feridas foram deixadas e algumas histórias nunca foram esclarecidas. Da Bahia, o juiz leigo, Enéas Cardoso Neto, juntamente com Gabriela Santos Lima, discorrem de forma aguerrida, em seu capítulo intitulado: A SÚMULA 647 DO STJ, EFETIVAÇÃO DE REPARAÇÃO HISTÓRICA FEITA AS VÍTIMAS DE VIOLAÇÕES AOS DIREITOS HUMANOS OCORRIDAS DURANTE A DITADURA MILITAR BRASILEIRA (1964-1985) sobre a imprescritibilidade das ações indenizatórias por danos morais e materiais decorrentes de atos de perseguição política ocorridos no período do regime militar no Brasil, garantida com a recente publicação da súmula 647 do Superior Tribunal de Justiça. Àqueles que injustamente sofreram registro aqui o meu respeito e o desejo de que encontrem na reparação dos danos sofridos o conforto para a dor vivida. O avião recentemente completou um século de seu primeiro voo e o direito aeronáutico já alça voos bem altos. Transmutado de meio de transporte idílico em arma de guerra, normatizações internacionais se fizeram urgentes. A Doutoranda do Curso de ciências aeroespaciais da Força aérea e professora da academia da Força aérea desde 2010, do Campo Fontenelle, em Pirassununga, interior de São Paulo, Érika Rigotti Furtado, nos apresenta por meio do seu capítulo: AS HIPÓTESES LEGAIS DE EMPREGO DO PODER AÉREO BRASILEIRO E O TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL, como o Direito é indispensável quando está posto um embate entre a soberania nacional, objeto de proteção do Poder aéreo e a defesa da dignidade humana, valor defendido pelo Tribunal Penal Internacional. A recente reforma do código de processo civil (2015) externou uma preocupação há muito existente: o enorme número de processos nos tribunais a espera de julgamento. O Paraná, novamente presente por meio do Mestre e Procurador da Fazenda Nacional Elon Kaleb Ribas Volpi, do Doutor e advogado Albino Gabriel Turbay Junior e de seu colega Fabio Caldas Araújo nos demonstram, por meio de minuciosa pesquisa, realizada em seu capítulo: IRDR E OS REGULAMENTOS DOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS: IMPORTÂNCIA DA ISONOMIA DAS REGRAS, a importância do instituto do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas e de como ele pode evitar decisões contraditórias e diminuir a morosidade da justiça, mas principalmente investigam como os Tribunais Regionais Federais regulam tão importante tema, defendendo a importância de uma isonomia nas regras. Por fim, do Espírito Santo, apresento-lhes o trabalho desta advogada e servidora pública que subscreve esta apresentação, uma capixaba por hereditariedade e por escolha. O saneamento básico é um dos grandes desafios do nosso país e disso ninguém tem dúvida. Mas como gerir tão delicada questão quando se vive numa Região Metropolitana? Rios que se dividem, lixões que se multiplicam, águas que se cruzam, poderes que ora se repelem, ora convergem. Em histórica decisão o STF definiu como deve ser tratada a questão da titularidade dos referidos serviços em regiões metropolitanas, que é o que lhes apresento por meio do capítulo que fecha esta obra: EFEITOS NA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO FACE A DEFINIÇÃO DA TITULARIDADE PELO STF NA ADIN 1842-5 Que esta obra, tão plural e tão singular ao mesmo tempo, possa expandir seus horizontes nos mais diversos aspectos alcançados pelo Direito.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Forçage externe"

1

Heleno de Jesus Santos, Eduardo. "Forças Armadas, Militares da Reserva, Anticomunismo e a Comissão Nacional da Verdade – Memórias em Disputa". En Os Desafios da Política Externa e Segurança no século XXI, 127–48. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2018. http://dx.doi.org/10.36311/2018.978-85-7983-968-9.p127-148.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Peres, Dhamacynho César de Lima, Michelle Rodrigues Pedra, Alexandre Fernandes Nogueira, Thiago Santos Batista, Maria da Conceição Silva da Silva, Alberto Grover Prado Lopez, José Gabriel de Souza Mesquita, Juliana Maria Bello Jastrow, Tiago Henrique Monteiro y Francisco Naildo Cardoso Leitão. "INVESTIGAÇÃO SOBRE A ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA ESTABILIZAÇÃO SEGMENTAR PARA TRATAMENTO DA DOR LOMBAR NO BRASIL: REVISÃO DE LITERATURA". En Estudos e Escrita Científica Multidisciplinar em Ciências da Saúde, 143–50. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230713864.

Texto completo
Resumen
Objetivo: A região lombar exerce um papel fundamental em acomodar cargas decorrentes do peso do corpo, de ações musculares e das forças aplicadas pelo meio externo. Entretanto, a dor na região lombar afeta entre 70 a 80% da população adulta e isso já um problema na saúde pública, pelo fato de ter aumentado em demasia o número de pessoas afastadas do trabalho. O principal fator que contribui para isso são as alterações musculoesqueléticas, resultado de um desuso da musculatura, causando desequilíbrio e proporcionando instabilidade segmentar, causando dor como uma principal consequência. Portanto, este estudo tem como objetivo investigar a intervenção dos profissionais fisioterapeutas sobre os exercícios de estabilização segmentar no tratamento de dor lombar no Brasil. Método: Esse estudo se deu a partir de uma revisão de literatura sobre a estabilização segmentar no tratamento de dor lombar. Resultados: A estabilização segmentar trabalha o fortalecimento dos músculos da coluna lombar junto com os músculos do abdome, que tem se mostrado eficaz no tratamento, por ser exercícios de contração isométrica sutis e específicos, o tratamento é menos lesivo e não sobrecarregar a articulação envolvida. Conclusão: Vários estudos com esta técnica se mostraram eficaz no tratamento, apresentando uma melhora significativa no quadro álgico e um aumento da estabilização do segmento vertebral.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Laranjo Velho, João Paulo y Vinícius Alves Scherch. "Um estado ambiental: Estado de Direito Democrático de Terceira Geração complexidade pós-moderna dos direitos difusos". En Revelando culturas: inovação, desafios e horizontes nas Ciências Sociais, 1–24. Editora Licuri, 2024. http://dx.doi.org/10.58203/licuri.22491.

Texto completo
Resumen
O escopo deste artigo situa-se no Estado Ambiental, que ultrapassa – por força da realidade e por definição – os limites da trindade do Estado Moderno renascentista: povo / território / soberania. Porém, como vemos no século XXI, também se expandem as limitações jurídicas do Estado de Direito, de acordo com a construção dos séculos XIX e XX, a partir da imposição da “regra da bilateralidade da norma jurídica”. Com mais amplitude no tocante à autoregulamentação, sobretudo, na forma de uma soberania profunda, participativa, coletiva, inclusiva, social e popular, traz toda sorte de desafios para que o Poder Político se efetive sob a forma-Estado de direito de ambiente. Para a elaboração deste artigo utilizou-se a metodologia hipotético-dedutiva e pesquisa do tipo bibliográfica, organizando o trabalho em seis eixos principais: o comunitarismo primitivo; a passagem do capital ao Estado Ambiental; o perfilhamento do Estado Ambiental, os princípios e deveres do Estado Ambiental; o Rizoma Jurídico pós-positivista; e o estado da arte não animador do problema. A conclusão a que se chega é de que se faz urgente repensar a proteção ambiental com vistas ao seu aspecto interno e externo, pois se trata de um problema global, desconsiderando o antropocentrismo para uma inclusão da pessoa como parte da natureza.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Pereira Leite, Paulo Mauricio Pimenta y Jacqueline de Cassia Pinheiro LIMA. "A POLITICA DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇAO PUBLICA". En Considerações sobre o fazer docente - Volume 2, 150–63. Editora Científica Digital, 2024. http://dx.doi.org/10.37885/240316071.

Texto completo
Resumen
No neoliberalismo o Estado e as instituições são controlados sob a égide e força do mercado. Esse controle exercido atinge também aos indivíduos e suas relações consigo mesmo, através da concorrência, pelo qual se tornam empreendedores de si mesmos. Cabe então aos indivíduos a busca pela diferenciação por meio da intensificação do seu desempenho. Desse modo parece ser tão simplório que desde cedo os indivíduos estejam imersos na forma de vida e governabilidade neoliberal. Nessa lógica os governos devem informar e justificar suas ações. Essa exigência sobre os resultados dos sistemas escolares tem sido respondida pela implementação de políticas de accountability, que é significado a partir do adjetivo neoliberal, envolvendo os pilares da avaliação, da prestação de contas e da responsabilização. No Brasil o principal indicador para classificação é o IDEB. Como consequência desse movimento neoliberal a avaliação externa se torna a ferramenta de controle do conteúdo ensinado, o desempenho dos alunos e a capacidade de ensinar dos professores. A partir de agora a responsabilidade do processo de ensino-aprendizagem passa a ser de caráter pessoal e não governamental. Todo esse processo de qualidade educacional assume o alcance numérico, que classificam o conhecimento das escolas e dos alunos, de acordo com os resultados obtidos. Desse modo uma educação de qualidade resulta no maior desenvolvimento dos alunos e por consequência do país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Maidana, Dionísio Fleitas. "MECANISMOS DE DEFESA DO EGO". En Pensamentos Para Um Mundo em Transição, chair André Pullig, 23–37. Editora ZH4, 2021. http://dx.doi.org/10.51360/zh4.202112-13-p.23-37.

Texto completo
Resumen
O conceito de defesa está incorporado na primeira afirmação analítica significativa de Freud (1894) ao afirmar que a neurose implica numa defesa contra ideias insuportáveis. As questões relativas ao porquê são de todo necessários os mecanismos de defesa e que função eles desempenham na economia psíquica geral pertencem ao que pode ser chamado de metapsicologia da defesa. A existência humana parece envolver, inevitavelmente, algum conflito interior. Quando Anna Freud escreveu sua obra, O Ego e os Mecanismos de Defesa, ela relacionou nove deles e acrescentou alguns próprios, tais como a identificação com o agressor e a negação na fantasia e na realidade. A lista mais longa foi traçada por Bibring e colaboradores no Instituto Psicanalítico de Boston, em conexão com um estudo de mulheres grávidas. Eles dividiram as defesas em básicas, ou de primeira ordem, e complexas, ou de segunda ordem. Terminaram com não menos do que 39 defesas, das quais 24 de primeira ordem e 15 de segunda ordem. A literatura posterior a Freud deu ênfase aos mecanismos de defesa mais destacados nas condições psicótica e fronteiriça, tais como: regressão, negação, clivagem e atuação. A lista oficial de mecanismos de defesa de maneira alguma esgota as formas pelas quais os seres humanos podem lidar com o conflito. Assim, mecanismos de defesa do ego são todas as operações utilizadas por ele para controlar, dominar, canalizar e empregar forças que ameaçam sua integridade e sobrevivência, ou que possam conduzir à neurose, provenientes do id, do superego e do mundo externo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Forçage externe"

1

Pinheiro, Pablo dos Santos, Felipe J. Aidar, Márcio Getirana Mota y Leonardo dos Santos. "OS EFEITOS DA CADÊNCIA EXCÊNTRICA NA VELOCIDADE E TAXA DE DESENVOLVIMENTO DE FORÇA DA BARRA DURANTE A FASE CONCÊNTRICA DO MOVIMENTO DO SUPINO". En I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2923.

Texto completo
Resumen
Introdução: O aprimoramento da força e potência muscular é uma das maiores preocupações dos técnicos e estudiosos do mundo esportivo, tendo um papel importantíssimo em vários esportes e fator primordial para boas atuações principalmente em esportes que possuem características de força máxima como o halterofilismo paralímpico. O treinamento de resistência, cresceu imensamente e se tornou popular nas últimas 3 décadas e atualmente é praticado por inúmeras pessoas independentemente de idade ou de deficiência física/mental. A resistência externa constante é caracterizada por uma carga externa imutável em todo o movimento e sua amplitude, possivelmente a mais popular forma de treinamento resistido. Objetivos: é determinar o efeito da manipulação da cadência excêntrica nas saídas concêntricas de força, velocidade de movimento e taxa de desenvolvimento de força em atletas de halterofilismo paralímpico. Material e métodos: A pesquisa será realizada nas dependências da Universidade Federal de Sergipe, no período de duas semanas de testes. O estudo será do tipo crossover e randomizado. O estudo contará com 12 atletas do halterofilismo paralímpico participantes do projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe, como critério de inclusão, será utilizado um tempo mínimo de atuação na modalidade de 12 meses de treinamento. Será excluído da pesquisa os participantes que por algum motivo desistirem da participação, em caso de lesão ou dor que impossibilite a realização do protocolo de pesquisa durante os procedimentos. Serão utilizados para verificação da velocidade de movimento e taxa de desenvolvimento de força, um encoder e uma célula de carga. Resultados: Esses achados apontam que um ritmo ou cadência de movimento mais lento, que significa um maior tempo da fase EXC, diminuiu a carga máxima levantada no teste de 1RM. Observado que, as ações excêntricas normativas encontradas em seu estudo foi de 1,0 a 1,4s. Entretanto, se um indivíduo já possui uma descida <1,0s, não pode ser recomendado uma descida mais rápida, pois poder ser prejudicial. Conclusão: Diante do exposto conclui-se que a cadência de movimento é a que mais se aproxima do desempenho esportivo para uma performance da força máxima, seria a cadencia entre 1 e 4 segundos em relação a fase excêntrica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Solfa, Marilia. "Interlocuções entre arquitetura e arte: uma leitura do manifesto “The Manhattan Transcripts” de Bernard Tschumi". En Encontro da História da Arte. Universidade Estadual de Campinas, 2010. http://dx.doi.org/10.20396/eha.6.2010.3868.

Texto completo
Resumen
Uma manifestação autônoma é aquela que se autogoverna, segue um conjunto de leis internas e pode ser estudada isoladamente de seu contexto. Dizer que a arquitetura é uma manifestação autônoma é tomá-la como uma área do conhecimento que não é atingida pelas forças externas ao seu campo de atuação. Mas a arquitetura se vincula com questões urbanas, com as forças sociais, econômicas e culturais em curso. Por isso, no início dos anos 1970, o arquiteto suíço - francês Bernard Tschumi defendia que, para além de tratar de suas próprias preocupações e problemas intrínsecos (como conceber espaços harmônicos, aprazíveis e ao mesmo tempo funcionais), a arquitetura também deveria partilhar preocupações e problemas com outros campos do saber.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

"ANÁLISE DO EFEITO DA INTERAÇÃO FLUIDO-ESTRUTURA NAS FORÇAS AERODINÂMICAS EM UM ESCOAMENTO EXTERNO SOBRE UM ELEMENTO DE PÁ FLEXÍVEL 3D". En Anais Congresso Brasileiro de Energia Solar 2016. Associação Brasileira de Energia Solar, 2022. http://dx.doi.org/10.59627/cbens.2016.1951.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

De Paula, Luiza Gonçalves, Asterio Tanaka y Renata Araujo. "Instrumento para Diagnóstico Institucional visando o Planejamento Estratégico de TI em Instituições Federais de Ensino Superior". En VII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2011. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2011.14594.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta os resultados da primeira etapa do ciclo da pesquisa ação para a formulação do planejamento estratégico de TI em uma instituição federal de ensino superior, no caso a UNIRIO. O artigo apresenta a elaboração do instrumento para o diagnóstico institucional construído para a pesquisa, sua aplicação e a interpretação de resultados. O instrumento revelou as principais insatisfações dos usuários com a TI, as lacunas de conhecimento dos membros do comitê de TI, o nível de monitoramento dos fatores internos e externos à universidade e os maiores empecilhos à elaboração do planejamento estratégico de TI. Estas informações caracterizam o ambiente da pesquisa, destacando as forças e fraquezas existentes para a elaboração do PETI.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Melo, Marcelle Nayane de y Gheysa Caroline Prado. "On a blink of eye, they grew: sustainability in the circulation of children's artifacts in the city of Curitiba/PR". En SDS 2023 - IX SIMPÓSIO DE DESIGN SUSTENTÁVEL. Grupo de Pesquisa Virtuhab/UFSC, 2023. http://dx.doi.org/10.29183/978-65-00-87779-3.sds2023.p601-611.

Texto completo
Resumen
Atualmente, a indústria da moda é uma das maiores responsáveis pela poluição ambiental. Pressões e regulações externas tem forçado as empresas a repensar seus modos de produção. A conscientização acerca do assunto vem mudando a forma de pensar e consumir da população. Há uma ressignificação do consumo de roupas de segunda mão, não sendo mais sinal de pobreza, mas diretamente relacionada a valorização da sustentabilidade no mundo da moda. Neste sentido, o objetivo deste estudo é entender como as formas de circulação de mercadorias de segunda mão do segmento infantil em Curitiba/PR se configuram e se há relações entre os locais e aspectos socioeconômicos da região. Para isso, será utilizada uma abordagem qualitativa e exploratória por meio de mapeamento de anúncios dos pontos comerciais estabelecidos na cidade. Os resultados, apontam para a existência de uma correlação entre a localização desses estabelecimentos e os aspectos socioeconômicos da população nessas regiões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

SANTOS, J. S. y E. N. GASPARI. "COMPARAÇÃO DE DIFERENTES PROTOCOLOS PARA AVALIAÇÃO DE AGENTES CAOTRÓPICOS PARA ANÁLISE DO ÍNDICE DE AVIDEZ DE ANTICORPOS IgG EM CAMUNDONGOS IMUNIZADOS COM VESÍCULAS DE MEMBRANA EXTERNA DE NEISSERIA MENINGITIDIS". En III Mostra Dos Trabalhos De Conclusão De Curso Da Especialização Em Vigilância Laboratorial Em Saúde Pública. Agron Science, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/10106-2.

Texto completo
Resumen
A resposta imune a vacinas, importante ferramenta em saúde pública, é amparada por ensaios laboratoriais, como a avaliação de anticorpos. Testes que indiquem a funcionalidade dos anticorpos são importantes, pois demonstram as propriedades dessas imunoglobulinas. Tratando-se da doença meningocócica invasiva, o teste funcional para correlato de proteção é o ensaio de atividade bactericida sérica, que revela a capacidade das imunoglobulinas de lisar o meningococo. Porém, este ensaio tem aplicação limitada devido ao elevado nível de biossegurança e refinamento técnico para manipulação da cepa viva, tempo de execução e custo. Em contrapartida, o ensaio de avidez indica a força de ligação entre o antígeno e os anticorpos, sendo capaz de sugerir a atividade bactericida do soro, e pode ser realizado a partir de uma técnica simples de ELISA modificado. Todavia, o protocolo utilizado pode interferir nos resultados finais. Neste trabalho, serão comparados os efeitos de agentes caotrópicos e diferentes temperaturas de incubação nos resultados de ensaio de avidez com soro de camundongos imunizados com antígenos de Neisseria meningitidis, a fim de se destacar a importância da padronização desse ensaio, que pode ser utilizado como ferramenta para estudo de vacinas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Gabriela Thiago Gontijo da y Jovelina de Oliveira Pereira. "BAIXA ADESÃO AO USO DE MEIA ELÁSTICA DE COMPRESSÃO GRADUADA NO TRATAMENTO DE INSUFICIÊNCIA VENOSA CRÔNICA". En I Congresso Brasileiro de Saúde Pública On-line: Uma abordagem Multiprofissional. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/2831.

Texto completo
Resumen
Introdução: A insuficiência venosa crônica (IVC) dos membros inferiores é uma patologia com maior incidência no sexo feminino e tem a sua prevalência aumentada conforme o avançar da idade. Sua fisiopatologia decorre de uma hipertensão venosa desencadeada por um funcionamento incompetente do sistema venoso, seja por refluxo nas válvulas venosas, obstrução ao fluxo ou a presença de ambos os fatores, que resultam em estase venosa. A base do manejo conservador da IVC consiste em terapia compressiva, como as meias elásticas de compressão graduada, que deve ser utilizada em qualquer estágio de progressão da doença. No entanto, esta é subutilizada para o tratamento da condição. Objetivos: Avaliar a adesão ao uso de meias elásticas de compressão graduada no tratamento da IVC, além de identificar os motivos da baixa aderência à modalidade terapêutica. Material e métodos: A elaboração desse trabalho foi fundamentada em quatro artigos das bases de dados PubMed, NCBI e Scielo. Para a seleção desses estudos foram utilizados os Descritores em Ciência da Saúde: “insuficiência venosa crônica”, “meias de compressão” e “adesão ao tratamento”. Resultados: O objetivo do uso de meias compressivas é proporcionar compressão externa para o membro e contrapor às forças hidrostáticas da hipertensão venosa, o que resulta em uma melhora importante dos sintomas associados, como edema, sensação de peso e cãibras. Apesar das evidências científicas de eficácia clínica, cerca de metade dos pacientes que tem indicação para terapia compressiva não o fazem por uma variedade de razões, como a falta de recomendação do tratamento pelos médicos, desconforto ao uso, estética, dentre outros. Vale ressaltar que nos estágios iniciais da doença, a terapia não é bem aceita pelos pacientes. Em uma análise de usuários do Sistema Único de Saúde, observou-se que apenas 55,8% dos pacientes faziam uso de meias compressivas e as principais justificativas para o desuso foram questão financeira (33,34%), dor (18%) e desconhecimento da necessidade do uso (12%). Conclusão: Embora haja evidências clínicas que comprovam a eficácia da terapêutica compressiva na IVC dos membros inferiores, o seu uso ainda é escasso devido a diversas variáveis, destacando-se principalmente a questão financeira dos pacientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

n. v. santos, pedro henrique y Regina Maria Prosperi Meyer. "LONGE DO EQUILÍBRIO". En Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Bogotá: Universidad Piloto de Colombia, 2022. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.10154.

Texto completo
Resumen
The present article aims to explore some assumptions about how complexity operates more flexible approaches to urbanism. To this end, were analyzed theoretical productions and contemporary design strategies that eschew very deterministic and generalizing logics, thus admitting the possibility of characterizing cities as a system far-from-equilibrium. After characterizing such condition, some properties inherent to the complex nature of cities were defined, without very clear outlines. An indication – or arrangement - that makes possible to understand some alternatives of acting in the city, not in an imperative way, but recognizing its indeterminacies as project tools. They are: Interactions, which operate and engender dynamics, establishing constructive relations of new realities; Becoming, as an expression of the creative force, the possibilities of multiple and mutual fecundations; and Entropy, which reveals our ability to recognize the possibilities of a system facing off unpredictability and new arrangements. Keywords: Complexity, Urban Design, Cities. O urbanista italiano Bernardo Secchi (1934-2014), em diversas ocasiões, enfatiza sua preocupação com a simplificação do funcionamento urbano própria do Movimento Moderno e levanta a necessidade sobre um novo olhar para a cidade contemporânea que, ao mesmo tempo, opera maiores níveis de abstração e de precisão (SECCHI, 2006). As questões que orientam essa pesquisa estão relacionadas às contribuições das teorias sobre Complexidade, que, assim como para as ciências exatas e biológicas, apresentam para o campo das sociais um importante ferramental para a revisão de paradigmas deterministas e que enriquece as concepções de fenômenos considerados caóticos ou aleatórios. Buscamos investigar com quais pressupostos a Complexidade opera, analisando abordagens mais flexíveis, produções teóricas e estratégias projetuais contemporâneas que escampam das lógicas muito deterministas e generalizantes, admitindo assim a possibilidade de caracterizar as cidades como um sistema que não tende ao equilíbrio. A noção de equilíbrio e a imagem da cidade-máquina e do planejamento controlador, desviaram o debate sobre as questões críticas essenciais e ajudou a manter a ilusão de um falso controle sobre a morfologia urbana e suas dinâmicas. A imagem de uma “boa” cidade – equilibrada – era, nessa ilusão, aquela que se apresentava homogênea, onde todas suas variações e diversidades pudessem ser controladas através, por exemplo, do zoneamento e da hipercodificação, ideia também refutada por Jane Jacobs em 1961. Com isso, a percepção de que o Planejamento Urbano deveria trabalhar buscando uma cidade estável e funcional começou a sobrecarregar não só sua teoria e prática, mas também a noção de que as cidades eram compreensíveis através de analogias com a ciência reducionista e as tecnologias industriais do passado. Após os anos 70, quando os objetivos do Planejamento Urbano passaram a ser refutados e as incertezas sobre as possíveis transformações teóricas e práticas que deveriam ser propostas para pensar as cidades, o mundo mudou (BATTY, 2012). O químico Ilya Prigogine, ao propor sua tese sobre estruturas dissipativas e auto-organização de sistemas longe do equilíbrio, indica os problemas relacionados ao reducionismo, abrindo possibilidades para novos níveis de descrição e análise de diversos fenômenos do universo, chama a responsabilidade da física para além de comportamentos analisados em ambientes perfeitamente controlados, estáveis e previsíveis. Anuncia assim uma “nova ciência” capaz de interpretar os comportamentos evolutivos que escorregam entre as “malhas da rede científica” e leva em conta as incertezas e diversidades da natureza e seus eventos complexos, por vezes considerados, aos olhos deterministas, transitórios e sem importância. Interessa então entender concepções teóricas que permitem possibilidades menos duras, fechadas e estáticas de percepção dos espaços e suas dinâmicas. Para tal, é preciso considerar que, em sistemas longe do equilíbrio como as cidades, sua evolução apresenta comportamentos e estados variados, de previsibilidade limitada. Como Prigogine insiste em dizer, nada mais natural, uma vez que estamos falando de um mundo real onde a “natureza apresenta-nos, de fato, a imagem da criação, da imprevisível novidade. Nosso universo seguiu um caminho de ramificações sucessivas: poderia ter seguido outros” (PRIGOGINE, 1996). Dada a impossibilidade de controlar seus desdobramentos, nos é disponível entender tal sistema através de seus “eventos e qualidades – transições de fase – resultantes de fluxos de matéria e energia que passam por eles. ” (BRISSAC, 2010). Para a análise das estratégias projetuais proposta nessa pesquisa, viu-se a necessidade de definir algumas propriedades que oferecessem bases comparativas, reconhecer indícios pela qual algo prova pertencer a categorias não estabelecidas aqui. Tal definição não pretendem ter um contorno muito claro com função de predicados para esses projetos, muito menos uma lista fechada, mas uma indicação, um certo agenciamento/ agrupamento ou um reconhecimento de como “ se relacionar com a matéria - através de suas próprias tendências e não pela imposição de uma forma preestabelecida. ” (BRISSAC, 2010). Considerando as características atribuídas aos sistemas complexos, definimos as seguintes propriedades: Interações, que operam, engendram – e são engendradas por – dinâmicas, influencias, perturbações, disputas e articulações, estabelecem relações construtivas de novas realidades, são linhas de forças que agem como combustível para trajetórias não-lineares de futuros incertos, trata-se, portanto de estratégias que entendam o projeto como síntese resultante das interações de múltiplos fatores, internos e externo; Devir, o "jorro efetivo de novidade imprevisível” (PRIGOGINE, 2009), de força criativa, o que está em vias de ser (vínculo com o futuro incerto), estratégias que, de uma forma ou de outra, tem como pressupostos a função de palco (que também faz parte do espetáculo) para possibilidades de fecundações múltiplas e mutuas, da força “comunicativa e contagiosa” – colocada por Deleuze e Guattari – que, sem códigos precedentes, constrói; e Entropia, a medida da probabilidade da ocorrência de eventos e da nossa habilidade em reconhecer possibilidades de determinado sistema face à imprevisibilidade de interações e novos arranjos resultantes, estratégias que assumem o carácter evolutivo das cidades, de configurações de “ajustes soltos” (ALLEN, 1999), menos codificada – ou de codificações muito abstratas – mas que de certa maneira apresentam condições para assimilar eventos, transformando-se, que assumem como premissa a tensão entre ordem e desordem e seu “ caráter provisório, instável e de sobreposições contínuas” (MEYER, 2003). Palavras-chave: Complexidade, Projeto Urbano, Cidades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Almeida, Wagner Ferreira de y Jefferson Thompson Pimenta. "O OBSERVATÓRIO ECONÔMICO COMO AGENTE DE INTERLOCUÇÃO ENTRE A ACADEMIA E A SOCIEDADE: O CASO NEPES – NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS ECONÔMICO-SOCIAIS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA DIVINÓPOLIS". En I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ensipex/59.

Texto completo
Resumen
Introdução: A necessidade constante de aproximar comunidade e universidade promove ações transformadoras. O Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômico-sociais (NEPES) nasceu em 2020, a partir de um projeto de extensão formado por alunos e professores da área de Gestão e Negócios do Centro Universitário UNA, campus Divinópolis. Objetivos: Apresentar a dinâmica de funcionamento do núcleo, através do observatório econômico, destacando sua importância na produção e divulgação de análises econômicas. Objetiva, ainda, tornar acessível para a comunidade acadêmica, entidades de classe interessadas e a população em geral o entendimento dos fenômenos econômicos. Como objetivos específicos, cita-se a coleta de dados mensais e elaboração de boletins sobre o comportamento dos preços de diversos itens que impactam o orçamento. Material e métodos: Para a elaboração das análises são coletadas semanalmente informações do ambiente econômico em fontes jornalísticas e órgãos oficiais. Para os boletins são feitos levantamentos de preços mensais em diversas categorias, como alimentos e combustíveis. São necessárias reuniões semanais para discutir os principais acontecimentos e ocorrem normalmente às terças-feiras de 19 às 21:50. Sobre o levantamento dos preços, via forms, após a coleta os dados são tabulados e tratados. O material produzido é divulgado ao público externo através de publicações em sites e jornais de circulação local e estadual. Através das redes sociais. E, outra forma de divulgação utilizada são palestras ministradas por membros do núcleo e entrevistas concedidas às redes de televisão e rádio locais. Resultados: Os resultados alcançados pelo NEPES desde a sua criação já são bastante significativos, somente em 2021 já foram mais de 25 boletins e análises realizadas. Além das análises de conjuntura semanal, mensalmente são divulgados os boletins da cesta básica e do combustível. Todos os meses está presente nos principais canais de comunicação do município e cada dia vem ganhando mais destaque no cenário local. Conclusão: A preocupação com a tríade ensino-pesquisa-extensão faz parte do escopo do Nepes e é a força motriz para que os objetivos sejam atingidos e fortalecidos. Nesse sentido, busca-se uma popularização para de fato cumprir o objetivo da extensão que é permitir aos leigos a compreensão dos fenômenos econômicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Oliveira, Wanderley Gomes de, Dayane Gomes Cardoso, Rosimara Da Costa De Souza, Victor Hugo Monteiro Pontes y Waldecy Da Silva Trindade. "A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS NA TERCEIRA IDADE". En Anais do II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1973.

Texto completo
Resumen
Introdução: No Brasil, o processo de envelhecimento está acontecendo de forma intensa, com uma expectativa de vida maior, o que significa que, dos habitantes brasileiros, 14,3% são idosos. Desde 2019, este número ultrapassa os 29 milhões e a expectativa, até 2060, é que este número aumente para 73 milhões com 60 anos ou mais, representando um aumento de 160%. Assim, a qualidade de vida dos idosos têm sido motivo de discussões pelos aspectos que ela envolve e interfere. Objetivo: investigar a importância dos exercícios físicos no processo do envelhecimento. Materiais e Métodos: deu-se numa pesquisa de revisão de literatura, de cunho descritivo e narrativo. Resultado: com o envelhecimento, o idoso traz consigo de maneira natural, o desgaste do seu organismo, resultando na diminuição das suas valências físicas, fazendo com que ele fique debilitado e tenha menos oportunidades e eficiência de seu aparelho locomotor, e ainda, no desenvolvimento de suas atividades físicas diárias. De acordo com o perfil epidemiológico do idoso, essa população têm como características três cargas de doenças com forte predominância das condições crônicas, dominância de elevar a mortalidade, e morbidade por condições agudas resultantes de causas externas. Diante disso, a inserção de uma rotina de exercícios físicos no estilo de vida de pessoas idosas traz benefícios à curto e longo prazo, e têm resultados quase que imediatos, pois estes são visíveis em curto prazo: diminuição de riscos de quedas e fraturas. Além das doenças e problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, osteoporose, artrite e depressão, os exercícios físicos também podem diminuir a taxa de gordura corporal e aumentar a força e o aumento do volume muscular, diminuição de seus níveis de triglicerídeos e da pressão arterial, aumentar colesterol HDL, aumentar à sensibilidade das células a insulina, diminuir a perda mineral óssea. Conclusão: Os benefícios dos exercícios físicos para pessoas da terceira idade são físicos, sociais e psicológicos. Portanto, pessoas da terceira idade com boa aptidão física conseguem desempenhar as atividades básicas da vida diária não dependendo de outras pessoas e assim ter autonomia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía