Literatura académica sobre el tema "Estrada de Ferro Noroeste do Brazil"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Estrada de Ferro Noroeste do Brazil".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Estrada de Ferro Noroeste do Brazil"

1

Schiavon, Taís. "A cidade de Bauru e a estrada de ferro Noroeste do Brasil: comparações internacionais e a busca pela valorização e requalificação do patrimônio ferroviário e industrial no Brasil". Revista CPC, n.º 22 (26 de diciembre de 2016): 190. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v0i22p190-219.

Texto completo
Resumen
A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, localizada na região Oeste do Estado de São Paulo, pode ser caracterizada como um exemplo da internacionalização de empresas europeias e brasileiras, a partir de investimentos mistos, nacionais e franco-belgas num território ainda pouco urbanizado, uma vez que a ocupação e o povoamento de cerca de 65% do território do estado de São Paulo ocorre em parceria com a atuação de companhias de Estrada de Ferro, a partir do avanço da Frente Pioneira. A estratégia inicial da companhia procurava comunicar os estados de São Paulo e Mato Grosso (atualmente Mato Grosso do Sul), entretanto, o projeto sofre frequentes alterações, adquirindo características internacionais que permitiriam a comunicação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Esta estratégia de internacionalização demonstra a difusão do progresso técnico e científico impulsionado a partir da criação de companhias estradas de ferro no país, um meio de locomoção e transporte de mercadorias capaz de modificar hábitos e fisionomias territoriais. A análise destes e de outros fatos possibilitaram a criação de uma rede de estudos estruturados a partir dos núcleos urbanos inicialmente desenvolvidos pela ferrovia e os impactos decorrentes da transição para o modelo rodoviário de transportes intensificado a partir de 1960 na região. Um cenário dinâmico, capaz de descrever o patrimônio da mobilidade como um museu aberto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bernardini, Sidney Piochi y Roberto José D'Alessandro. "Territorialidade elétrica na formação do espaço urbano no Noroeste paulista (1901-1927)". Labor e Engenho 17 (19 de diciembre de 2023): e023017. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v17i00.8674434.

Texto completo
Resumen
A eletricidade estabeleceu-se timidamente em 1893, no interior do estado de São Paulo, numa sociedade pré-industrial. Seu avanço rumo ao centro-oeste e noroeste no alvorecer do século XX, seguiu firme a trajetória das ferrovias, principalmente a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (1905) partindo do município de Bauru. O “avanço elétrico” implicou em conhecimento tecnológico e formação de uma elite habilitada, capitaneada por engenheiros da Escola Politécnica de São Paulo que associados às oligarquias locais transformaram-se em industriais, constituindo a primeira grande empresa de eletricidade de capital nacional: a Companhia Paulista de Força e Luz - CPFL.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Amaral, Claudio, Bruno Mancini, Wilson Barbosa Alves y Pedro Hungria Cabral. "Espaços autoritários: a estrada de ferro Noroeste do Brasil e a burocracia do império". Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 22, n.º 38 (18 de diciembre de 2015): 140. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v22i38p140-156.

Texto completo
Resumen
Este ensaio trata dos espaços do poder autoritário nas administrações públicas do Brasil. Parte-se da estrutura administrativa assim como dos espaços de seus escritórios sob a influência da monografia Princípios de administração cientifica do engenheiro mecânico Frederick Taylor na Estrada de Ferro Noroeste do Brasil. No entanto, já se conhecia as gestões autoritárias desde a vinda da família Real Portuguesa ao país quando trouxeram o modelo administrativo no formato de uma Burocracia. O advento do organograma e do fluxograma para gerenciar espaços da produção social sempre se pautou pelo desenho da extrema divisão do trabalho associada a práticas de controles e vigilância. A separação entre os que mandam dos que obedecem foi a tônica desta divisão do trabalho. Mesmo quando o taylorismo foi substituído por outras teorias ditas democráticas, como a Teoria das Relações Humanas, o intuito sempre foi intensificar a exploração da força de trabalho através da destituição de seu poder. A prática das organizações administrativas desenhadas por organogramas de extrema divisão do trabalho tem servido para separar os que mandam dos que executam auxiliadas por fluxogramas direcionados ao curso das informações que mantém desinformados os que obedecem e informados os que decidem e dificultando o acesso dos primeiros aos segundos. É possível dizer que esta pratica autoritária de gestão persiste ainda hoje nas administrações públicas brasileiras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Sartori, Guilherme Rocha y Silvana Mansano. "construção da estrada de ferro noroeste do Brasil e o desenvolvimento urbano da cidade de Bauru (SP) nas primeiras décadas do Século XX". Revista Aurora 14, Edição Especial (10 de julio de 2021): 9–22. http://dx.doi.org/10.36311/1982-8004.2021.v14esp.p9-22.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho pretendemos recuperar a formação histórica da cidade de Bauru (SP) a partir da instalação da estrada de Ferro Noroeste do Brasil, nas duas primeiras décadas do século XX. A instalação da ferrovia na cidade de Bauru foi um importante empreendimento dos primeiros governos republicanos e foi representativo das principais questões sociais e econômicas que permeavam o Brasil no período, tais como: os projetos de integração nacional; a viabilidade e aprofundamento do modelo econômico agroexportador; as diferentes formas de violência que a população das camadas mais pobres foi submetida; além da formação e desenvolvimento das cidades do interior paulista mediante a lógica da segregação urbana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Trubiliano, Carlos Alexandre Barros. "Do “povoado de uma rua só” para “Canaã do Oeste”: as políticas de normatização e controle social em Campo Grande (1905-1930)". URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 4, n.º 2 (1 de abril de 2013): 109. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v4i2.8635102.

Texto completo
Resumen
A ferrovia Noroeste do Brasil (NOB) surgiu sob o signo da defesa do Estado Nacional e da expansão das relações capitalistas na fronteira Oeste do Brasil. A estrada de ferro ressignificou a dinâmica política no sul de Mato Grosso e transformou o espaço, provocando o aparecimento de cidades e impulsionando o crescimento de outras, como Campo Grande. Pelo trem chegavam idéias, mercadorias, informações, mas principalmente pessoas, estas identificadas como “forasteiras”, ocasionando estranhamentos, conflitos e o surgimento/a afirmação de identidades. Simultaneamente aos trilhos, são criadas propostas para Campo Grande, marcadas pela utopia de espaço higiênico (físico e moral), para disciplinar e racionalizar a ocupação do território. Neste ensaio, buscamos identificar as políticas de organização sócio-espacial para a cidade no início do século XX, momento em que a localidade passa de um vilarejo de boiadeiros para a “Canaã do Oeste”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Joviano, Carlos Vitório Martins. "Posseiros e grileiros na frente de expansão da colonização de Dracena-SP". Revista Campo-Território 7, n.º 13 Fev. (23 de febrero de 2012): 210–27. http://dx.doi.org/10.14393/rct71313759.

Texto completo
Resumen
Para refletir sobre uma sociedade e o território por ela produzido cumpre investigar a formação do território a partir das relações sociais, decorrente do modo de produção. Dentro desse contexto tornou-se essencial entender o processo de produção e ocupação do território do município de Dracena, tendo como ponto de partida a análise do avanço das frentes de expansão representada por posseiros e proprietários, que avançaram em direção a oeste, praticando a agricultura de subsistência e posteriormente, pelas Companhias Colonizadoras e compradores de terras vindos das áreas antigas de plantação de café da "Zona Velha", de Minas Gerais e das regiões vizinhas como Araçatuba, Marília, Presidente Prudente, Tupã, além das vilas menores dos lados norte e sul, todos servidos respectivamente pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e Estrada de Ferro Sorocabana, que abriram espaço para a ocupação baseado numa ação conjunta formada por três aspectos violentos: a grilagem de terras devolutas com a falsificação de documentos em cartórios e sua posterior comercialização; o aniquilamento das populações indígenas que habitavam a região antes da chegada dos compradores de terras marcada por conflitos violentos entre a frente de expansão inicial e os grandes proprietários de terras (lícitas ou ilícitas) organizados em Companhias Colonizadoras impulsionadas pela grande quantidade de terras férteis que havia no espigão entre o rio do Peixe e o Aguapeí no oeste da Nova Alta Paulista para comercialização e plantação da cultura de café entremeada com produtos de subsistência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Machado, Flavia Cristina Albuquerque Palhares, Maria Augusta de Castilho y Sergio Seiko Yonamine. "A FERROVIA E A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL DE CAMPO GRANDE-MS". Cadernos de Arquitetura e Urbanismo 27, n.º 40 (18 de mayo de 2021): 17. http://dx.doi.org/10.5752/p.2316-1752.2020v27n40p17.

Texto completo
Resumen
Neste artigo serão analisadas as práticas espaciais que envolveram o complexo ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e suas relações com o sítio urbano de Campo Grande/ MS, desde a celebração da sua chegada até a negação da sua presença com a retirada dos trilhos urbanos e posterior atribuição de novos usos. A partir de uma revisão bibliográfica com atenção a obra de Henri Lefebvre, é proposta uma reflexão sobre o sentido do espaço social como expressão material síntese das práticas sociais de um determinado grupo ao longo do tempo; concluindo-se que a convivência dos habitantes de Campo Grande com o trem e os aspectos desta relação são constituintes da tessitura socioespacial da cidade e mesmo a ausência do trem na vida urbana não diminui a sua importância, registrada no espaço social da cidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Oliveira, André Amorim. "A SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO NA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL (1905-1930): BREVES NOTAS SOBRE O PAPEL DOS TRABALHADORES NA FORMAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TRÊS LAGOAS-MS". Revista Trilhas da História 12, n.º 23 (27 de enero de 2023): 174–99. http://dx.doi.org/10.55028/th.v12i23.14684.

Texto completo
Resumen
Resumo: as notas a seguir compõem parte de uma pesquisa inicial sobre a formação do estado de Mato Grosso do Sul e, particularmente, do município de Três Lagoas. Trata-se, na realidade de uma tentativa de contribuir para as pesquisas sobre o município por meio de uma outra chave de leitura, a Teoria Marxista da Dependência. Neste diapasão, parte-se de alguns dos indícios sobre as condições de trabalho e de vida dos trabalhadores no contexto de implantação da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, momento histórico de importantes transformações no capitalismo dependente brasileiro vinculado à economia mundial e, portanto, de transformações socioterritoriais também significativas em Três Lagos. A hipótese é de que a implementação (construção e operação) da ferrovia demandou um contingente expressivo de força de trabalho superexplorada, categoria entendida aqui dentro do escopo da TMD, tendo como seu elaborador Ruy Mauro Marini. As formas de manifestações brutais e violentas de ataque aos trabalhadores pelo capitalismo naquelas condições, expressaram, portanto, a própria forma de ser do capitalismo dependente fundada na superexploração que os trabalhadores tiveram (e têm) que enfrentar e resistir
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bak, J. "Operarios de empreitada: Os trabalhadores da construcao da estrada de ferro Noroeste do Brasil (Sao Paulo e Mato Grosso, 1905-1914)". Hispanic American Historical Review 94, n.º 3 (1 de enero de 2014): 516–17. http://dx.doi.org/10.1215/00182168-2694517.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lamounier, M. L. "Moratelli, Thiago. Operarios de empreitada: Os trabalhadores da construcao da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (Sao Paulo e Mato Grosso, 1905-1914). Campinas: Unicamp, 2013. 267 pp. Appendices. Works Cited." Luso-Brazilian Review 53, n.º 1 (1 de junio de 2016): E35—E37. http://dx.doi.org/10.3368/lbr.53.1.e35.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Estrada de Ferro Noroeste do Brazil"

1

Castro, Maria Ines Malta. "O preço do progresso : a construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil (1905-1914)". [s.n.], 1993. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281540.

Texto completo
Resumen
Orientador : Maria Clementina Pereira Cunha
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-18T07:53:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Castro_MariaInesMalta_M.pdf: 20654619 bytes, checksum: 39f78294eab200f115790c930ede5015 (MD5) Previous issue date: 1993
Mestrado
Mestre em Ciências
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Schiavon, Taís. "Patrimoine de la mobilité au Brésil: le chemin de fer "Noroeste do Brasil" et les paysages industrieles de l' ouest de l´État de São Paulo". Master's thesis, Universidade de Évora, 2015. http://hdl.handle.net/10174/18401.

Texto completo
Resumen
A construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, localizada na região Oeste do Estado de São Paulo, pode ser caracterizada como um exemplo da internacionalização de empresas europeias e brasileiras, realizadas a partir de investimentos mistos, nacionais e franco-belgas, num território ainda pouco urbanizado, uma vez que 65% do território do Estado de São Paulo foi urbanizado por companhias de Estrada de Ferro a partir do avanço da “Frente Pioneira”. A estratégia inicial da companhia procurava a comunicação entre os Estados de São Paulo e Mato Grosso, por contudo o projeto sofre com frequência alterações, adquirindo características internacionais que permitiriam a comunicação entre os Oceanos Atlântico e Pacífico. Esta estratégia de internacionalização demonstra a difusão do progresso técnico e científico a partir das estradas de ferro no país, meio de locomoção e transporte de mercadorias capaz de modificar hábitos e fisionomias territoriais, possibilitando a criação de uma rede de estudos a partir dos núcleos urbanos desenvolvidos pela ferrovia, e os impactos decorrentes da transição parao modelo rodoviário de transportes intensificado a partir dos anos 60 do século XX na região. Um cenário dinâmico, capaz de descrever o património da mobilidade como um museu aberto. (NOTA: O ANEXO III não passou por por incompatibilidade informática, podendo contudo ser consultado na BGUE)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima. "Diretrizes para intervenções em edificações ferroviárias de interesse histórico no Estado de São Paulo: as estações da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil". Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-16052007-143504/.

Texto completo
Resumen
A necessidade, cada vez mais premente, de se preservar edificações que são percebidas como patrimônio histórico para as comunidades, regiões ou, mesmo, para todo o país, mostra a importância de se estudar o patrimônio ferroviário, acreditando-se em seu interesse para a preservação, não apenas por aquilo que o transporte ferroviário ? e a sua repercussão ? significou para o Estado de São Paulo, mas para todo o Brasil. O trabalho aqui apresentado aborda questões relacionadas à preservação de edifícios ferroviários que são, ou deveriam ser, considerados patrimônio histórico (as razões para tal serão posteriormente apresentadas). Para isso, utilizaremos algumas estações da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil ? EFNOB como casos de estudo, propondo alguns princípios gerais que deveriam ser seguidos nas intervenções nessas edificações. A intenção é chamar a atenção para a necessidade de medidas urgentes para a preservação e conseqüente restauração, no estado e no país, do patrimônio ferroviário que se encontra quase que em completo abandono, salvo raras exceções. A análise dos atuais preceitos de restauração e sua aplicação em projetos de intervenção em edificações desse tipo devem suceder a uma aprofundada pesquisa histórica e arquitetônica sobre esses edifícios, sendo ponto fundamental para um efetivo e responsável início do processo de preservação de testemunhos do passado. Alguns temas básicos, tais como o conceito de preservação, de patrimônio histórico, de restauração, além de um exame de manifestações da arquitetura ferroviária, foram abordados a fim de delimitar o campo da presente análise. A preservação de um bem cultural deve ser encarada, também, como meio de se obter maior envolvimento das comunidades na história, uma vez que a incorporação do bem ao cotidiano é um importante meio de transmissão de conhecimentos para as gerações futuras.
The necessity, more imperative each day, to preserve buildings recognized by communities, areas, or even countries, as historical patrimony, shows the importance of studying the historical patrimony of Brazilian railways; believing in their preservation, not only for their repercussion and significance to the state of Sao Paulo, but to all Brazil. This work presents issues related to the preservation of railway buildings - which are, or should be (the reasons for that will be presented afterwards), considered historical patrimony - exploiting some railway stations of Noroeste do Brasil railway ? EFNOB used as case study, and proposes some general principles that should be noted when intervening such buildings. The main purpose is to call the attention to the necessity of urgent measures to preserve, and consequently, restore the historical patrimony of the railway in the state of Sao Paulo and throughout the country, which is near completely abandoned with few exceptions. The analysis of the current restoration procedures and their usage in intervention projects of such buildings should succeed an extended historical and architectural research about them, considering it as a fundamental point for an effective and responsible start of the process of preserving past evidences. Some fundamental principles such as the concepts of preservation, historical patrimony, and restoration, besides an exam of railway?s architectural manifestations, are presented in order to define the edges of the present analysis. The preservation of a cultural patrimony should be faced, also, as means of getting the compromise of communities. In addition, the inclusion of the patrimony in daily life is an important way to transmit knowledge to future generations.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Castro, Ellen Beatriz Santos Fonseca de [UNESP]. "Genocidio velado: trajetória da EFNOB e perspectivas para o patrimônio industrial ferroviário". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/144973.

Texto completo
Resumen
Submitted by ELLEN BEATRIZ SANTOS FONSECA DE CASTRO null (ellenbiacastro@gmail.com) on 2016-11-28T23:48:01Z No. of bitstreams: 1 Ellen_Beatriz_vs.FINAL_.pdf: 11733105 bytes, checksum: 61db614694eb2ed06565b18c1394feb8 (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-12-02T11:48:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 castro_ebsf_me_bauru.pdf: 11733105 bytes, checksum: 61db614694eb2ed06565b18c1394feb8 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-02T11:48:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 castro_ebsf_me_bauru.pdf: 11733105 bytes, checksum: 61db614694eb2ed06565b18c1394feb8 (MD5) Previous issue date: 2016-09-29
Os trens são reconhecidos como patrimônio cultural pela população bauruense, e o pátio ferroviário da cidade, tombado pelo CODEPAC e em Estudo de Tombamento pelo CONDEPHAAT (Conselhos municipal e estadual, respectivamente), está sem previsão de políticas, programas ou projetos públicos de salvaguarda de seu patrimônio, com suas edificações degradadas e abandonadas. Apesar dessa situação de descaso, o complexo da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – CEFNOB (nosso estudo de caso) continua sendo considerado um dos melhores e mais completo exemplar de pátio ferroviário da América Latina. Muitas pesquisas na temática da ferrovia, e da Noroeste em particular, já foram desenvolvidas, entretanto, as diversas informações e resultados produzidos ainda não foram sistematizados, analisados e interpretados conjuntamente. No intuito de começar a se pensar em uma maneira de reintegrar o complexo ferroviário ao cenário urbano, esta pesquisa tem por objetivo testar se o reconhecimento do código genético do patrimônio, a partir de suas articulações socioeconômicas, simbólicas, de identidade e memória, é necessário para intervenção no complexo ferroviário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB); e, propor diretrizes urbanas sustentáveis para sua reintegração ao cenário urbano. A metodologia compreende seis etapas, sendo a primeira uma abordagem teórica sobre o patrimônio industrial ferroviário; sobre lugar, cultura e memória; métodos de intervenção; e, urbanismo ambiental. A segunda etapa apresenta o método, um novo urbanismo que compreende o espaço urbano através da relação cronotopica – ou sociofísica – do contexto com o texto, uma vez que o cronotopo é capaz de analisar a estrutura da configuração de um lugar, e ver como a mesma se modifica através do tempo. Na terceira, é apresentado o Contexto da estrada de ferro no Brasil, incluindo sua importância na evolução urbana e no processo histórico, social e cultural das cidades do interior do país; bem como análise da ideologia aportada, as políticas públicas que possibilitaram sua criação, as que foram responsáveis por sua gradativa substituição, e, finalmente, sobre gestão e gestores do patrimônio nas diversas escalas de governo. Na quarta, o Texto, ou, a própria companhia, e sua relação com a cidade de Bauru, sob análise sociofísica e tempo-espacial. Na quinta, buscamos as correspondências sociosimbólicas articuladas a congruências sociofísicas entre grupos humanos, atividades, cenário e significação, por considerar que através destes se pode compreender os componentes genéticos da lógica do lugar. Finalmente, na sexta etapa serão definidas as diretrizes urbanísticas para salvaguarda e valorização do patrimônio da CEFNOB, e sua reintegração ao contexto urbano.
El ferrocarril, reconocida como patrimonio cultural por la población de Bauru está protegido legalmente por el CODEPAC y en estudio de protección legal por el CONDEPHAAT (consejos municipales y estatales, respectivamente), sin políticas, programa s y proyectos públicos de salvaguardia de su patrimonio, permaneciendo sus edificaciones degradadas y abandonadas. En el Caso de Estudio, el complejo de la Compañía Estrada de Ferro Noroeste do Brasil – CEFNOB, se encuentra exactamente de esta manera, y así mismo, sigue siendo uno de los mejores y más completo ejemplo de un patio ferrocarrilero de América Latina. Han sido desarrolladas muchas investigaciones al respecto de la temática ferroviaria, sobretodo de la Noroeste, sin embargo, las diversas informaciones y los resultados producidos aún no han sido recogidos, analizados e interpretados en conjunto. Con el propósito de comenzar a pensar en una forma de reintegrar el complejo industrial ferrocarrilero en el escenario urbano, esta investigación tiene como objetivo probar si el reconocimiento del código genético de la equidad de su articulaciones socioeconómicas, simbólica, la identidad y la memoria, es necesario intervenir en el complejo ferroviario de Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB), y proponer directrices urbanas sostenibles para la reintegración del complejo en la ciudad, vinculando su potencial simbólico, económico, identidad y memoria. La metodología consta de seis etapas, siendo la primera una aproximación teórica sobre: el patrimonio industrial ferrocarrilero; lugar, cultura y memoria; métodos de intervención; y, urbanismo ambiental. En la segunda etapa se presenta el método, un nuevo urbanismo que comprende el espacio urbano a través de la relación cronotopica - o sociofísica - del contexto con el texto. La tercera muestra el Contexto del ferrocarril en Brasil, incluyendo su importancia en la evolución urbana, y en el proceso histórico, social y cultural de las ciudades en el país; así como el análisis de la ideología aportada, las políticas públicas que permitieron su creación, aquellas que fueron responsables de su sustitución, y, finalmente, sobre la gestión y los gestores del patrimonio en las diferentes escalas de gobierno. El cuarto, el Texto o la propia compañía y su relación con la ciudad de Bauru, sobre un análisis sociofísico y tiempo espacial. En la quinta etapa, buscamos las articulaciones sociosimbólicas, o correspondencias entre ambiente social y ambiente simbólico articulando las congruencias sociofísicas entre los grupos humanos, actividades, paisajes y significación, teniendo en cuenta que a través de estos se puede entender los componentes genéticos del lugar. Por último, en la sexta etapa serán definidas las directrices de planificación urbana para la protección y mejora del patrimonio de CEFNOB, y su reinserción en el contexto urbano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Biernath, Karla Garcia. "A inserção da EFNOB na paisagem da cidade : Bauru e Campo Grande /". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2018. http://hdl.handle.net/11449/154533.

Texto completo
Resumen
Submitted by Karla Garcia Biernath (karlabiernath@hotmail.com) on 2018-07-17T12:25:35Z No. of bitstreams: 1 BIERNATH_k_g_diss.final.pdf: 12757244 bytes, checksum: 692c39303bce0f6b2b07c9caf54ea4a9 (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Marlene Zaniboni null (zaniboni@bauru.unesp.br) on 2018-07-17T14:05:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 biernath_kg_me_bauru.pdf: 12757244 bytes, checksum: 692c39303bce0f6b2b07c9caf54ea4a9 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-17T14:05:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 biernath_kg_me_bauru.pdf: 12757244 bytes, checksum: 692c39303bce0f6b2b07c9caf54ea4a9 (MD5) Previous issue date: 2018-02-28
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A presente pesquisa apresenta uma análise da construção da paisagem tendo como base o complexo ferroviário construído pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) nas cidades de Bauru (SP) e de Campo Grande (MS), no início do século XX. Sabemos que esta Companhia Ferroviária teve como principal característica o caráter exploratório e integrador do território brasileiro, trazendo uma importância econômica, política e urbanística no que se refere à articulação dos meios de locomoção para as cidades nas quais instalou seu conjunto de edifícios. O objetivo geral deste trabalho é analisar a transformação da paisagem por meio da implantação da ferrovia e sua infraestrutura operacional na tecedura urbana, no arco temporal compreendido pela primeira metade do século XX, em ambos os casos apresentados, levando em conta as especificidades de cada território, uma vez que a EFNOB parte de Bauru (SP), seu quilômetro inicial, em 1906 e chega em Campo Grande (MS) em 1914. A metodologia de trabalho compreende mapeamentos, pesquisas documentais, levantamentos bibliográficos e entrevistas. Será utilizado como procedimento metodológico as cinco portas da paisagem de Jean-Marc Besse, indicando possíveis chaves para a leitura e compreensão das paisagens estudadas. Esta leitura servirá de embasamento para a análise da urbanização e construção da paisagem local e para futuras propostas de diretrizes de preservação destes bens.
The present research presents an analysis of the construction of the landscape based on the railway complex built by the Estrada de Ferro Noroeste of Brazil (EFNOB) in the city of Bauru (SP) and Campo Grande (MS) at the beginning of the 20th century. We know that this Railway Company had as its main characteristic the exploratory and integrative nature of the Brazilian territory, bringing economic, political, urban and inclusive importance as regards the articulation of the means of locomotion, to the cities which installed its set of buildings. The general objective of this work is to analyze the transformation of the urban landscape through the implantation of the railroad and its operational infrastructure in the urban weaving, in the temporal arc comprised in the first half of the 20th century in each case, taking into account the specificities of each territory, since EFNOB departs from Bauru (SP), its initial kilometer, in 1906 and arrives in Campo Grande (MS) in 1914. The methodology of work comprises the inventory of sets of railway buildings, Mappings, documentary surveys, bibliographical surveys and interviews. The 5 doors of the landscape of Jean-Marc Besse will be used as methodological procedure, indicating possible keys for reading and understanding the landscapes studied. This reading will serve as a basis for understanding the urbanization and construction of the local landscape and for future proposals of guidelines for the preservation of these assets.
1690487
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Fabri, Fernanda Aparecida. "Um ponto fora da linha : a formação urbana do município de Pirajuí (1900 - 1930) /". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/152365.

Texto completo
Resumen
Submitted by Fernanda Aparecida Fabri null (fabri.fernanda@gmail.com) on 2017-12-19T18:36:52Z No. of bitstreams: 2 Fernanda Fabri_versão final.pdf: 5613223 bytes, checksum: 518c8d1c7033c0a51b303ae58945407c (MD5) Fernanda Fabri_versão final.pdf: 5613223 bytes, checksum: 518c8d1c7033c0a51b303ae58945407c (MD5)
Approved for entry into archive by Maria Marlene Zaniboni null (zaniboni@bauru.unesp.br) on 2017-12-20T13:23:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabri_fa_me_bauru.pdf: 5613223 bytes, checksum: 518c8d1c7033c0a51b303ae58945407c (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-20T13:23:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fabri_fa_me_bauru.pdf: 5613223 bytes, checksum: 518c8d1c7033c0a51b303ae58945407c (MD5) Previous issue date: 2017-10-24
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O período de expansão cafeeira, compreendido entre meados do século XIX e início do século XX, foi crucial para o processo de criação de cidades em São Paulo, acompanhado simultaneamente pela ferrovia em direção as divisas do estado. Pirajuí, situada no, atualmente denominado, centro-oeste paulista, apesar de localizar-se no caminho percorrido pela Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, não conseguiu que os trilhos ali aportassem. A EFNOB, que teve as obras iniciadas em 1905 em Bauru-SP, e seguia em direção a uma região praticamente não explorada pelo homem branco, sem ocupação urbana, no rumo do atual Mato Grosso do Sul, diferentemente do esperado, passa ao largo da vila. Contudo, vinte anos mais tarde, a cidade conseguiu desenvolver-se a ponto de ser conectada a linha tronco através de um ramal. Sendo assim, este trabalho busca discorrer sobre a formação peculiar do município, analisar sua relação com a ferrovia e determinar quais fatores o levaram a se desenvolver de maneira célere, mesmo a distância dos trilhos e, ainda, sob quais influências a construção do ramal ocorreu. A metodologia a ser empregada divide-se em quatro etapas: 1ª - A Formação de cidades em São Paulo durante a expansão cafeeira. 2ª - A história da cidade de Pirajuí e sua relação com a ferrovia. 3ª - Levantamento dos trajetos da EFNOB em relação a Pirajuí. 4ª - Investigação sobre quais os fatores levaram a criação do Ramal Pirajuhy, junto a linha tronco da EFNOB. Resultados esperados: Ampliação do conhecimento sobre a história das formações urbanas no estado, sua relação com o café, a ferrovia, e verificar as influências que norteavam as transformações urbanas da época.
The coffee expansion period from mid-nineteenth century and early twentieth century was crucial to the process of creation of cities in São Paulo, accompanied simultaneously by the railroad toward the state mottos. Pirajuí, located in what is now called the center-west of São Paulo, although locate on the path taken by Brazil Northwestern Railroad did not get the rails go through there. The EFNOB, which started in 1905 in Bauru-SP, and headed toward a region practically unexplored by the white man, without urban occupation, in the direction of the present Mato Grosso do Sul, village. However, twenty years later, the city was able to develop to the point of being connected to the trunk line through a branch. Thus, this work seeks to discuss the peculiar formation of the municipality, to analyze its relation with the railroad and to determine what factors led it to develop in a fast way, even the distance of the rails, and still under what influences the construction of the branch occurred. The methodology to be used is divided into four stages: 1 - The formation of cities in São Paulo during the coffee expansion. 2ª - The history of the city of Pirajuí and its relation with the railroad. 3rd - Survey of the EFNOB routes in relation to Pirajuí. 4th - Investigation of the factors that led to the transfer of the EFNOB trunk line. Expected results: Expansion of knowledge about the history of urban formations in the state, its relationship with the coffee, the railroad, and check the influences that shaped the urban transformations of this period.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Moratelli, Thiago. "Os trabalhadores da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil : experiencias operarias em um sistema de trabalho de grande empreitada (São Paulo e Mato Grosso, 1905-1914)". [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/281967.

Texto completo
Resumen
Orientador: Fernando Teixeira da Silva
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-14T00:27:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Moratelli_Thiago_M.pdf: 2391577 bytes, checksum: ebf099c7ddc4c4f30cc108bc3d37150f (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: Esta dissertação trata da história social dos trabalhadores da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil. O estudo aborda o sistema de trabalho adotado durante a realização das obras de construção da ferrovia e as experiências dos trabalhadores em São Paulo e Mato Grosso entre 1905 e 1914. Apesar de atravessar terrenos difíceis e insalubres em sua maior parte, a estrada de ferro Noroeste do Brasil foi construída em tempo recorde devido à mobilização de milhares de trabalhadores recrutados em diversas regiões do país e do exterior. A dissertação considera a construção da ferrovia como um empreendimento em si mesmo. Neste sentido, analisa o processo de recrutamento dos trabalhadores, as condições de vida de trabalho, a luta da imprensa operária contra a ferrovia, a criminalidade e aspectos do cotidiano e do mundo do trabalho da construção da estrada de ferro Noroeste do Brasil
Abstract: This dissertation is a social history laborers in the construction of Noroeste do Brasil railroad system. The study deals with the labor system adopted during the realization of the railroad tracks and worker's experiences in São Paulo and Mato Grosso between 1905 and 1914. Although the majority Noroeste do Brasil railroad spans very difficult and unhealthy terrain, it was constructed in record time due to the mobilization of thousands of workers recruited from diverse regions of the country, within and outside the boundaries of the nation. The dissertation considers the construction of the railroad as an undertaking in itself. In this sense, it analyzes the process of recruitment, worker's living conditions, and the fight by the working class press against the construction of the railroad, criminality, and other aspects of quotidian life in the construction of Noroeste do Brasil railroad system
Mestrado
Historia Social
Mestre em História
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Rosa, Ananda Soares. "A formação urbana de Três Lagoas (MS) : o ideário de uma "cidade portal" e os conflitos da terra /". Bauru, 2020. http://hdl.handle.net/11449/192294.

Texto completo
Resumen
Orientador: Nilson Ghirardello
Resumo: Este trabalho visa estudar o município de Três Lagoas (MS) na tentativa de compreender sua formação urbana versando sobre os principais atores e características desse processo que, somado às peculiaridades espaço-territoriais, proporcionaram uma implantação e ocupação de caráter estratégico. Devido à também estratégica passagem da Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (CEFNOB) pelo território sul-mato-grossense no início do século XX, esta pesquisa tem o intuito de explorar a gênese da cidade de Três Lagoas e seu ordenamento sob o viés do Urbanismo bem como da Arquitetura. Localizada na região do Alto Paraná, Três Lagoas (MS) tem sua origem relacionada ao processo de ocupação da porção leste do sul do Estado de Mato Grosso, bem como à chegada da Estrada de Ferro e de seus engenheiros, os quais viram no então povoado, localizado a meio caminho entre Bauru (SP) e Campo Grande (MS), um sítio perfeito para a criação de uma cidade que se desenvolvesse conjuntamente à ferrovia Noroeste do Brasil. Estabelecida ao longo dessa estrada, Três Lagoas debuta o Estado ao fazer fronteira com São Paulo; seria a “cidade portal” e o “cartão de boas-vindas”, a partir de 1910 (data que a ferrovia chega a solo mato-grossense), ao opulento Oeste do país. Assim, tal município parece ter sido o único sul-mato-grossense para o qual a CEFNOB aprovou um Plano Urbanístico em 1911, mas que acabou não se concretizando em sua plena concepção. Ademais, a pesquisa que aqui se apresenta tem o intuito ... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: This review aims to study the municipality of Três Lagoas (MS) in an attempt to understand its urban formation adressing the main actors and characteristics of this process, which, along with spatial and territorial peculiarities, provided a strategic site implantation and occupation. Due to the also strategic passage of Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (CEFNOB) through the territory of Mato Grosso do Sul in the early twentieth century, this research aims to explore Três Lagoas genesis and its ordering under Urbanism and also Architecture bias. Located in Alto Paraná region, Três Lagoas (MS) has its origin related to the process of occupation of the eastern portion of the south-of-Mato-Grosso State, as well as the arrival of the railroads and its engineers, who saw in the until-then-village, located halfway between Bauru (SP) and Campo Grande (MS), a perfect place to create a city that would be developed alongside Noroeste do Brasil Railroad. Established along this road, Três Lagoas debuts the State by bordering São Paulo; it would be the “gateway city” and the “welcome card”, from 1910 (when the railroad reaches the south-of-Mato-Grosso), to the opulent West of the country. Thus, this municipality seems to have been the only south of Mato Grosso’ city for which CEFNOB approved an Urban Plan in 1911, but which did not materialize in its full conception. Moreover, the research presented here is intended to open the front of discussion of land tenure at a time of p... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santos, Rodrigo Amado dos [UNESP]. "A Rotunda no município de Lins: para além da materialidade, memórias e significados". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/88723.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-12-15Bitstream added on 2014-06-13T20:30:27Z : No. of bitstreams: 1 santos_ra_me_mar.pdf: 6445494 bytes, checksum: a870d422c3adcd79aeb3e451277b6655 (MD5)
Tendo a Rotunda do município de Lins, interior do Estado de São Paulo, ao longo de boa parte de sua história e formação, a posição de um objeto de contexto ferroviário que tinha como função principal a manutenção e a preservação de locomotivas e vagões das Estradas de Ferro Nacionais, abordaremos aqui questões pertinentes não apenas a esta funcionalidade, e sim a trataremos como um “espelho” de um contexto social exacerbado não apenas por narrativas e peculiaridades ferroviárias, como também por enredos sociais, econômicos e culturais que de certa forma se mostraram deveras importante para problematizar o surgimento e propagação destes laços históricos que deixam transparecer a maneira como a cidade de Lins fora se alicerçando aos ritmos impostos não só pela “Maria Fumaça”, pelos seus silvares e fuligens, como também por todos àqueles indivíduos que a seguiram entusiasmados pela oportunidade de se começar uma nova vida em uma região, que a priori, se mostrara repleta de possibilidades vislumbradas pelos ideais progressistas e de enriquecimento daqueles indivíduos que viam este espaço como o “novo Canaã”, como constantemente visto em meados da década de vinte por alguns jornais locais. Assim, ao longo deste estudo nos indagaremos a respeito da representatividade que este espaço assume perante a análise de sujeitos que diretamente exalavam as políticas progressistas ferroviárias, bem como àqueles que se encontram às margens “dos caminhos de ferro”, e que através destes olhares possamos enxergar, por meio de um olhar descentralizado, a importância que a Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB) possuiu para o desenvolvimento de Lins. Para tanto, trabalharemos tanto com a memória de funcionários da NOB que puderam presenciar a construção, o desenrolar e o fechamento da...
The Rotunda in Lins, a city of the interior Sao Paulo State, has an incontestable position, through a good part of its history and formation; it appeared as a railway object that had as a principal function the preservation of nationals railway’s wagons and locomotive, we will approach here questions related not only to its history, but we will treat it as a “mirror” of a social context exasperate not only by railways narrative and peculiars, but also by political, social and cultural intrigues that showed themselves so important to question the showing up and propagation of these traps that leave reveal the way which Lins was building itself according to the rhythms imposed not only by “Maria Fumaça”, its whistling and soot, but also by all of those individuals that followed enthused for the singular opportunity of starting a new life in a region that was seen, in its beginning, full of charming and progress and enrich possibilities: the “new Canaã”, as usually could be seen during the twentieth in some local papers. So, in this study we will question ourselves about the Rotunda’s representatite before the analyses of subject that directly exhaled the railway progressive politicals, and also those guys that could be found nearby “railways trails”, and through of them we can see, because of a fragment look, the effective importance that “Noroeste do Brasil” Railway (NOB) has for Lins’ development, showing this railway space as symbol of one of cultural identities that was given, almost practically, to the corrosive power of the time that is imposed by or “forgetfully society”. So, we will work as much with NOB workers’ memories that could assist the construction, the development and Rotunda’s closing in Lins (1938-1958), as those individuals that also had the possibility to look at this monument... (Complete abstract click electronic access below)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Trubiliano, Carlos Alexandre Barros [UNESP]. "A cidade em transformação: formação urbana, desenvolvimento e culturas políticas em Campo Grande (1905-1939)". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2014. http://hdl.handle.net/11449/126331.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-08-20T17:09:31Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2014-10-02. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-20T17:27:03Z : No. of bitstreams: 1 000838139.pdf: 4276892 bytes, checksum: 43bb055c6b1331e89b4923decc67929c (MD5)
A presente pesquisa diz respeito ao processo de modernização da cidade de Campo Grande, entre os anos de 1905 a 1939. Trata, mais especificamente, de como o desenvolvimento citadino, impulsionado pela construção da Ferrovia Noroeste do Brasil, resultou na composição de uma elite política formada por dois grupos: os pecuaristas, detentores de capital econômico, e os ―doutores,‖ que chegaram à localidade atraídos pelas possibilidades de ascensão política e vantagens econômicas advindas com os trilhos. Assim, a análise aqui apresentada buscou compreender de que maneira, no (re)arranjo das elites campo-grandenses, foram fomentadas políticas de ordenamento do espaço, como os Códigos de Posturas de 1905 e de 1921 e o Plano de Alinhamento de Ruas e Praças, que serviram para assentar os distintos agentes sociais, em especial os grupos marginalizados
This research refers to the modernization process of the city of Campo Grande between the years 1905 and 1939. It shows, more specifically, how the city development, driven by the construction of Ferrovia Noroeste do Brasil, resulted in the composition of a political elite formed by two groups: the ranchers, owners of economic capital, and doctors, who came to the city attracted by the possibilities of political rise and economic advantages resulted of the rails. Thus, the analysis presented here was to understand how in the (re) arrangement of campo-grandense elites were promoted spatial planning policies, such as the Posture Codes of 1905 and 1921 and the Alignment Plan of Streets and Squares, which served to lay the different social agents, in particular marginalized groups
La presente investigación ahonda en el proceso de modernización de la ciudad de Campo Grande, en un periodo de tiempo comprendido desde el año 1905 hasta 1939. El estudio se centra, más específicamente, en el desarrollo de la ciudad impulsado por la construcción del Ferrocarril del Noroeste de Brasil, que dio lugar a la composición de una élite política formada por dos grupos: los ganaderos, poseedores de capital económico y los llamados doctores. Ambos llegaron a la ciudad atraídos por las posibilidades de ascenso político y las ventajas económicas resultantes por el nuevo canal ferroviario. Por lo tanto, el siguiente análisis, busca la manera de entender como la (re) organización de la élite campo-grandense, fomentó políticas como la ordenación del entorno, que se muestra en los Códigos de Conductas de los años 1905 y 1921, al igual que el Plan de ordenación de Calles y Plazas, que sirvieron para asentar los diferentes actores sociales, en particular, el perteneciente a los grupos marginados
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Estrada de Ferro Noroeste do Brazil"

1

Queiroz, Paulo Roberto Cimó. As curvas do trem e os meandros do poder: O nascimento da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, 1904-1908. Campo Grande, MS: Editora UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Possas, Lidia Maria Vianna. O trágico três de outubro: Estudo histórico de um evento. Bauru: Universidade do Sagrado Coração, 1993.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Possas, Lidia Maria Vianna. Mulheres, trens e trilhos: Modernidade no sertão paulista. Bauru, SP: EDUSC, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ghirardello, Nilson. A beira da linha: Formações urbanas da Noroeste paulista. São Paulo, SP: Editora UNESP, 2002.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Moratelli, Thiago. Operários de empreitada: Os trabalhadores da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (São Paulo e Mato Grosso, 1905-1914). Campinas, SP, Brasil: Editora Unicamp, 2013.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Queiroz, Paulo Roberto Cimó. Uma ferrovia entre dois mundos: A E.F. Noroeste do Brasil na primeira metade do século 20. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Nunes, Coelho Maria Célia y Cota Raymundo Garcia 1943-, eds. Dez anos da Estrada de Ferro Carajás. Belém, Pará: UFPA/NAEA, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Mendonça, Leila Lobo de y Liliana Neves Cordeiro de Mello. Estrada de Ferro do Corcovado: 100 anos de eletrificação. Rio de Janeiro: Centro da Memória da Eletricidade no Brasil, 2010.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Semenovitch, Jorge Scévola de. Corcovado, a conquista da montanha de Deus: A história da Estrada de Ferro e do Monumento ao Cristo Redentor. [Rio de Janeiro, Brazil]: Editora Lutécia, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bruzaca, Ruan Didier. Quilombos, judiciário e desenvolvimento. São Luís, MA: EDUFMA, 2021.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Estrada de Ferro Noroeste do Brazil"

1

ROLON ROCHA, PAOLLA. "O ENSINO PRIMÁRIO EM TRÊS LAGOAS, SUL DE MATO GROSSO (1920-1970)". En Escola em tempos de conexões - Volume 03. Editora Realize, 2022. http://dx.doi.org/10.46943/vii.conedu.2021.03.011.

Texto completo
Resumen
ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PARTE DA DISSERTAÇÃO FINALIZADA. O OBJETO DA PESQUISA É SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, SUL DE MATO GROSSO, NO PERÍODO DE 1920 A 1970. PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA A METODOLOGIA UTILIZADA FOI ANÁLISE DOCUMENTAL DA LEGISLAÇÃO SOBRE O ENSINO PRIMÁRIO NO ÂMBITO NACIONAL E REGIONAL. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO CORRESPONDE AO MATERIALISTA-HISTÓRICO-DIALÉTICO PARA A COMPREENSÃO DO CONTEXTO DA SOCIEDADE NO PERÍODO FINAL DA PRIMEIRA REPÚBLICA ATÉ O INÍCIO DA DITATURA MILITAR. AO ANALISAR ALGUNS MARCOS POLÍTICOS E LEGAIS NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, SE EVIDENCIA QUE NÃO DEVE SER RESVALADO POR REDUCIONISMOS QUE A PARTICULARIZAM SEM INSERIR NO CONTEXTO DA TOTALIDADE MEDIADA PELAS RELAÇÕES DE PRODUÇÃO, E LUTA DE CLASSES ENTRE EXPLORADORES E EXPLORADOS. COMO RESULTADO DA PESQUISA VERIFICOU QUE NA CIDADE DE TRÊS LAGOAS, A INSTALAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES ESTEVE MOTIVADA PELO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO, QUE OBEDECEU AO DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DA REGIÃO QUE SE CARACTERIZAVA PELA PECUÁRIA, MAS TAMBÉM PELO COMÉRCIO, ALÉM DA CHEGADA DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL QUE ALTEROU O PERFIL SOCIAL E ECONÔMICO DA CIDADE.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Pauleto, Ludmilla Sandim Tidei de Lima. "A INFLUÊNCIA DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL EM ALGUMAS CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO". En Arquitetura, urbanismo e paisagismo: contexto contemporâneo e desafios em áreas centrais, 147–69. Cultura Acadêmica - Editora Unesp, 2015. http://dx.doi.org/10.17271/97885798374016.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Estrada de Ferro Noroeste do Brazil"

1

Barcelos, Giovani da Silva. "Porto Velho desde 1914: uma cidade sem planejamento?" En Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Barcelona: Instituto de Arte Americano. Universidad de Buenos Aires, 2013. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.5936.

Texto completo
Resumen
A cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, é uma das principais cidades da região Norte do Brasil. Sua ocupação se deu a partir da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, no início do século XX. A ocupação provisória foi transformada em cidade, com um traçado urbano e arquitetura com estilo americano, inserido na Amazônia apresenta problemas de planejamento urbano que advém de décadas sem aplicações de pensamentos urbanísticos defendidos e apresentados por diversos pensadores. Este texto objetiva discutir sobre a aplicação do pensamento urbanístico desenvolvido ao longo do século XX em Porto Velho, através da análise crítica de Planos Diretores e uma comparação, mais geral, com os Planos Diretores de Pelotas, no Rio Grande do Sul. Como consideração final, chega-se a uma ideia de que os planos diretores de Porto Velho ficam, em sua maior parte, no papel, pois são complementações do Plano de Ação Imediata de 1972, e não uma análise crítica da situação real da cidade. The city of Porto Velho, capital of Rondonia, is one of the main cities in northern Brazil. His occupation came from the construction of the railway Madeira - Mamore, in the early twentieth century. The temporary occupation was transformed into a city with an urban layout and architecture with American style, inserted in the Amazon presents problems of urban planning that comes from decades of applicatio ns without thoughts urban defended and submitted by various thinkers. This paper discusses the application of thinking about urban developed throughout the twentieth century in Porto Velho, through critical analysis of master plans and a comparison, more g enerally, with the Master Plans of Pelotas, Rio Grande do Sul . As a final consideration, we arrive at an idea of the master plans of Porto Velho are, for the most part, on paper, they are the first additions of 1972, not a critical analysis of the actual s ituation of the city
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía