Artículos de revistas sobre el tema "Espaços com Produto Interno"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Espaços com Produto Interno.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Espaços com Produto Interno".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Dantas, Sílvia Tondella, Jozeti Barbuti Gatti, Elisabete Segantini Saron, Paulo Henrique Massaharu Kiyataka y Fiorella Balardin Hellmeister Dantas. "Estabilidade de molho de tomate em embalagens metálicas com baixo revestimento de estanho". Brazilian Journal of Food Technology 15, n.º 2 (24 de abril de 2012): 110–17. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232012005000001.

Texto completo
Resumen
O desempenho de latas de três peças eletrossoldadas com corpo produzido em folha de flandres com camada de estanho de 2,0 g.m-2 no lado interno, contendo 340 g de molho de tomate, foi avaliado por meio da estocagem por 24 meses a 35 °C, tendo sido determinadas periodicamente: a concentração de estanho, ferro e cromo no produto; a condição de vácuo/pressão e a composição gasosa do espaço livre, além da aparência interna da embalagem. A partir dessa avaliação, pode-se concluir que essa embalagem é uma opção viável para 18 meses de estocagem do produto na temperatura ambiente de até 35 °C.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Dantas, Sílvia Tondella, Jozeti Barbuti Gatti, Fiorella Balardin Hellmeister Dantas, Elisabete Segantini Saron y Paulo Henrique Massaharu Kiyataka. "Estabilidade de extrato de tomate em embalagens metálicas com baixo revestimento de estanho". Brazilian Journal of Food Technology 15, n.º 3 (4 de septiembre de 2012): 228–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-67232012005000016.

Texto completo
Resumen
Este estudo teve por objetivo avaliar o desempenho de latas de três peças eletrossoldadas, com corpo produzido em folha de flandres com camada de estanho de 2,0 g.m-2 no lado interno, contendo 350 g de extrato de tomate; o material dessa lata é uma alternativa à folha comumente utilizada no Brasil para acondicionamento de extrato de tomate, com 2,8 g de Sn.m-2. As latas contendo o produto foram condicionadas a 35 °C pelo período de 24 meses. Durante a estocagem, foram realizadas avaliações periódicas, incluindo determinações de estanho, ferro e cromo no alimento, pressão interna, composição gasosa do espaço livre e avaliação da aparência da superfície interna da embalagem, com o objetivo de se verificar a interação embalagem-alimento. Após o período estudado, pôde-se concluir que essa embalagem é uma opção viável para 13 meses de estocagem do produto, à temperatura ambiente de até 35 °C.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lupatini, Manoeli, Andrea Hentz de Mello y Zaida Inês Antoniolli. "Caracterização do dna ribossômico do isolado de Scleroderma UFSMSc1 de Eucalyptus grandis W. Hill ex-maiden". Revista Brasileira de Ciência do Solo 32, spe (diciembre de 2008): 2677–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832008000700010.

Texto completo
Resumen
O ácido desoxiribunocléico ribossomal (rDNA) é utilizado como uma ferramenta importante para caracterizar o polimorfismo entre os fungos. Existem muitas cópias de rDNA as quais são arranjadas por espaços não codificados. Essas cópias são altamente conservadas entre espécies de fungos. O objetivo deste trabalho foi estudar a região do Espaço Interno Transcrito (ITS) e analisar as diferenças no polimorfismo da seqüência dessa região no fungo Scleroderma UFSMSc1 com seqüências dos isolados de Scleroderma e Pisolithus do banco de dados GenBank. O DNA do isolado de Scleroderma UFSMSc1 foi extraído por meio da solução de extração à base de CTAB. A partir do DNA, foram feitas reações de PCR com os oligonucleotídeos iniciadores universais ITS1 e ITS4, cujo produto amplificado foi purificado e seqüenciado. A região do ITS do fungo mostrou uma banda simples de aproximadamente 650 pares de base. Na análise da seqüência dessa região em comparação com algumas depositadas no GenBank, observou-se a formação de agrupamento com espécies de Scleroderma. Os resultados mostraram que essa técnica favorece a identificação de espécies de Scleroderma, visto que tais fungos são difíceis de ser identificados apenas por seus caracteres morfológicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bevilacqua, Lisiane Mattielo, Maiara Moura Da Silva, Josiane Silva de Oliveira y Tales Tadaki Nakata. "Percepções e usos dos espaços de Shopping Centers: um estudo na cidade de Maringá". Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 6, n.º 3 (6 de enero de 2019): 1. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v6i3.27455.

Texto completo
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções de usuários e trabalhadores sobre o espaço dos shoppings centers. Consideramos que os shoppings centers são espaços híbridos por conjugarem a comercialização de diferentes produtos e serviços produzindo diferentes experiências para quem consume nestes espaços e para quem trabalha nos mesmos. O conceito de percepção é apresentado a partir do entendimento que este ocorre a partir de diferentes estímulos dos sentidos que são compreendidos e interpretados pelas pessoas. A pesquisa de campo foi realizada em um shopping center localizado na cidade de Maringá, Paraná. Foram entrevistadas dez pessoas, sendo cinco consumidores e cinco trabalhadores destes shoppings por meio de um roteiro estruturado de perguntas sobre o uso dos espaços da organização pesquisada. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo a partir de três categorias, sendo estas: ocupação do espaço, localização e conforto. Os resultados da pesquisa indicam que os shoppings centers são espaços de lazer, mais do que de consumo de produtos, porém quanto maior a percepção de regulação do tempo nesse espaço, menor é essa percepção de lazer sobre o shopping center e as percepções do ambiente interno do shopping tem relação direta com o tipo de grupo social que faz uso desse espaço.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Reilane Gasparoni. "Perfil aglomerativo da indústria extrativa mineral em Sergipe". Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 2, n.º 1 (21 de octubre de 2013): 73–84. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2013v2n1p73-84.

Texto completo
Resumen
O estado de Sergipe tem sido caracterizado por uma nova dinâmica de crescimento de seus indicadores que estão diretamente relacionados com os recursos naturais existentes em seu subsolo. No entanto, esse processo tem se restringido a espaços específicos (sub-regiões), que se destacam em termos dos níveis de emprego e renda superiores a média do conjunto do Estado. Por isso o presente artigo visa analisar por meio da análise multivariada de agrupamento identificar o perfil aglomerativo da indústria extrativa mineral segundo as microrregiões sergipanas. A análise de agrupamento será realizada com base em dados secundários, para o ano de 2010, utilizando informações provenientes do banco de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/MTE) e do Banco de Dados Agregado (IBGE). As variáveis analisadas serão o número de estabelecimentos e trabalhadores das atividades extrativas minerais; produto interno bruto e per capita segundo as microrregiões; valor adicionado, participação no valor adicionado e taxa de crescimento do valor adicionado da indústria.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Portugal Júnior, Pedro dos Santos dos Santos, Rodrigo Franklin Frogeri, Alessandro Ferreira Alves, Eduardo Gomes Carvalho y Fabrício Pelloso Piurcosky. "A dinâmica da base de exportação e crescimento econômico: análise no município de Varginha-MG". COLÓQUIO - Revista do Desenvolvimento Regional 18, n.º 2 (2 de abril de 2021): 1–27. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v18i2.2022.

Texto completo
Resumen
O desempenho das exportações e da pauta exportadora consistem em componentes importantes do crescimento econômico tanto a nível de países como em espaços territoriais. Destarte, o objetivo deste estudo é analisar a influência do comportamento das exportações no crescimento econômico do município de Varginha – MG. Metodologicamente o estudo se caracterizou como de abordagem quantitativa, realizado por meio de técnicas de estatística descritiva, correlação bivariada, regressão múltipla e teoria da decisão estatística. Os resultados evidenciaram uma relação baixa e não significativa das taxas de crescimento das exportações e do Produto Interno Bruto no município. A pauta de exportação se mostrou estática e dependente de uma commodity agrícola o que explica essa baixa relação. O crescimento do setor agropecuário também demonstrou baixa relação e não significativa com o crescimento econômico e com a variação dos demais setores. Salienta-se a necessidade de dinamizar a base exportadora e integrá-la para um melhor crescimento local.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

PAULI, Lucas. "OS IMPACTOS DO SETOR SUCROENERGÉTICO PARA A RELAÇÃO CAMPO E CIDADE EM MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: O CASO EM JOSÉ BONIFÁCIO, UBARANA E PLANALTO – SÃO PAULO/BRASIL." Sociedade e Território 29, n.º 1 (28 de agosto de 2017): 123. http://dx.doi.org/10.21680/2177-8396.2017v29n1id11771.

Texto completo
Resumen
A partir de 2003 o governo brasileiro retomou o incentivo ao setor sucroenergético, principalmente com o discurso dos agrocombustíveis como fonte de energia limpae sustentado pela comercialização de carros com a tecnologia Flex Fuel,com isso motivando um intenso processo de expansão dos canaviais e plantas industriais no estado de São Paulo, principalmente na porção oeste. A microrregião de São José do Rio Preto, no noroeste paulista, está dentre as que receberam mais plantas industriais e onde os canaviais mais se expandiram. O surgimento das grandes plantas industriais causou intensas alterações econômicas e sociais nos municípios, aumentando sobremaneira os postos de empregos, a massa salarial, o Produto Interno Bruto (PIB) e a arrecadação de impostos. É frente a este quadro que o artigo se centra em analisar como esse processo impactou na relação campo e cidade nos municípios de Jose Bonifácio, Planalto e Ubarana que estão inseridos na microrregião de São José do Rio Preto. Neste sentido, compreendemos que o agronegócio possui papel basilar quanto à relação campo e cidade nos municípios selecionados, pois possui papel dinamizador entre os dois espaços.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Menezes Nascimento, Maria Elenita y Geruza Aline Erig. "Hospitalidade como vantagem competitiva: um estudo de caso dos empreendimentos turísticos de Palmas na visão dos atores". Ágora 19, n.º 2 (30 de julio de 2017): 89. http://dx.doi.org/10.17058/agora.v19i2.9520.

Texto completo
Resumen
O município de Palmas, no Estado do Tocantins, possui apenas 28 anos de existência. Como cidade planejada e que possui seu produto interno bruto baseado principalmente no setor de serviços, Palmas possui uma configuração territorial privilegiada, com espaços de preservação ambiental e de qualificação da área urbana, como a Praça dos Girassóis, a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar que geram espaços sociais de uso do território para o lazer e o turismo. As questões de hospitalidade e território relacionadas ao turismo serão tratadas nessa pesquisa, a fim de responder ao objetivo proposto de analisar os sentidos da hospitalidade, na visão dos atores, expressa pela cidade de Palmas, enquanto destino turístico. Com base no referencial teórico (hospitalidade e turismo) um estudo de caso foi realizado, o que permitiu reunir informações detalhadas para o entendimento da hospitalidade. A vantagem competitiva utilizada nesta pesquisa deve ser entendida como uma vantagem fundamental que os estabelecimentos e locais turísticos apresentam em relação aos seus concorrentes, que pode ser demonstrada pelo desempenho superior ao das demais cidades. Trata-se de uma vantagem fundamental, pois representa aquele "algo mais" que mostra que a cidade pode ser diferenciada e que a coloca em destaque frente aos outros destinos turísticos. Como resultado conclui-se que a prática da hospitalidade em Palmas pode representar uma vantagem competitiva para alavancar o turismo na cidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Freitas, Glaucia Brandao, Elisa Mara Rabelo y Eliomar Gotardi Pessoa. "Projeto modular com reaproveitamento de container maritimo". Brazilian Journal of Development 9, n.º 10 (11 de octubre de 2023): 24368–404. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n10-057.

Texto completo
Resumen
A ideia de utilizar contêineres para habitação sustentável surgiu com a necessidade de direcionar um novo uso ao material descartado disponível em área portuária e de baixo custo. De acordo com os dados do censo 2010 (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE) as famílias estão cada vez menores, refletindo diretamente na demanda espacial por habitação. Logo, o objetivo desta pesquisa visa promover espaços flexíveis, confortáveis, moveis e funcionais com a utilização de contêiner. A pesquisa buscará defender as possibilidades de uma proposta de habitação a partir da modularização espacial e da personalização dos espaços conforme demanda familiar. Construídos em tamanhosuniversais, os contêineres podem ser empilhados ou alinhados com facilidade, são facilmente transportáveis em navios, caminhões ou vagões. Hoje os contêineres destinados ao acondicionamento e transporte de cargas, possuem uma vida útil para o mercado náutico de 10 anos e com uma vida útil do produto de aproximadamente 100 anos. Trata-se de um material metálico e não biodegradável, que é descartado por não servir mais sua função original, a de transportar cargas. Seu descarte e depósito irregular nas áreas portuárias de todo o país (grande parte territorial banhada por mar)geradesperdício e degradação urbano-ambiental. Além disso, o envolvimento profissional na área de designer de interiores para a classe médiaalta despertou o interesse para investigação de novas tipologias e materiais para produção de moradia com base em análise de layouts básicos, adaptáveis em termos espaciais, construtivos e por um público diversificado e não elitizado. A opção de utilização do contêiner como material base da proposta de moradia modular está baseada principalmente no potencial de sustentabilidade da proposta e de promoção de novas formas de adaptabilidade de tecnologias construtivas para favorecer o projeto arquitetônico de interiores, mais flexíveis em termos de ocupação interna e em disposição nos terrenos. O desafio será defender esta proposta para a realidade de Belo Horizonte, não banhada pelo mar, com carência de espaços livres para novas edificações, mas em constante processo de substituição de ocupação e que tem uma carência de novas abordagens arquitetônicas para alternativas de moradia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bertoni, Luci Mara y Sônia de Souza Mendonça Menezes. "O trabalho invisível no sertão e o saber-fazer das mulheres na produção de queijo". Revista HISTEDBR On-line 16, n.º 70 (7 de mayo de 2017): 103. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649217.

Texto completo
Resumen
Nos municípios de Nossa Senhora da Glória, Porto da Folha e Monte Alegre de Sergipe localizados no território do Alto Sertão Sergipano, identificamos a produção de Queijo de Coalho Caseiro, considerada como uma residual forma de aproveitamento do leite diante do avanço da “modernização”. Neste artigo, temos por objetivo investigar em que medida o sistema de produção do queijo de coalho caseiro no espaço rural está alicerçado na transmissão do saber-fazer e na identidade das sertanejas propiciando a manutenção de um modo de vida no espaço rural. A nossa reflexão se apoia numa pesquisa fundamentada nas redes sociais nas quais as produtoras são identificadas a partir da indicação da comunidade nos citados municípios. Após visitar os espaços de produção, realizamos observação participante de suas práticas, evidenciamos essa troca de saberes com as novas gerações como um processo de educação profissional das mulheres na parte interna das residências. Além disso, constatamos o nível de educação formal dessas mulheres e as articulações informais organizadas para aproveitar os recursos territoriais. Investigamos em que medida esse trabalho considerado invisível está integrado em redes informais, alimentado pela demanda de um mercado consumidor que busca, no consumo desse alimento, uma aproximação ao território de origem. A renda obtida com a comercialização do produto constitui no principal recurso utilizado para a obtenção de alimentos nas feiras semanais contribuindo para a soberania alimentar o grupo familiar e o suíno, criado com o resíduo da produção, é uma poupança sob domínio feminino.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Marchezini, Victor, Adriano Mota Ferreira, Glauston Roberto Teixeira de Lima y Demerval Aparecido Gonçalves. "Emergency funding public policy for disaster response in Brazil from 2013 to 2017". Sustentabilidade em Debate 11, n.º 2 (31 de agosto de 2020): 266–303. http://dx.doi.org/10.18472/sustdeb.v11n2.2020.31268.

Texto completo
Resumen
As políticas públicas de auxílio financeiro para ações de resposta a desastres são um tema pouco estudado. Neste artigo analisaram-se informações extraídas das bases de dados dos decretos de Situação de Emergência e Estado de Calamidade Pública e dos custos de socorro e resposta a desastres no Brasil, no período 2013-2017, a partir de suas distribuições espaço-temporal. Os custos de socorro e resposta a desastres são também utilizados em uma análise cruzada com indicadores municipais, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDHM) e o Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Identificou-se que os gastos excederam R$ 800 milhões. As defesas civis estaduais responderam pela maior parte dos recursos utilizados (76,4%). Em um universo de 564 municípios que utilizaram o auxílio financeiro via Cartão de Pagamento de Defesa Civil, constatou-se a concentração de 40% dos recursos em 30 defesas civis municipais, algumas das quais em municípios com alto IDHM e PIB per capita.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Guimarães, Kelly Cristina Figueiredo y Adriana Mascarette Labinas. "Aspectos socioeconômicos, produtivos e ambientais da agricultura familiar praticada no NPA III Boa Sorte, Araguatins(TO)". Agriculturae 3, n.º 1 (8 de marzo de 2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-645x.2021.001.0001.

Texto completo
Resumen
No Brasil, a agricultura familiar é uma das grandes responsáveis por abastecer o mercado interno com produtos diversos, de menor custo, em espaços, relativamente, menores e, por isso, desempenha papel fundamental na performance da economia brasileira. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo descrever os aspectos socioeconômicos e produtivos, além do perfil ambiental dos produtores do Núcleo de Produção Agrícola III Boa Sorte, localizado no município de Araguatins (TO), bem como as práticas e sistemas de produção realizados nesta comunidade. A metodologia desenvolvida envolveu pesquisa de caráter descritivo e exploratório, além de pesquisa de campo e bibliográfica, realizada com 27 chefes de família. A coleta de dados foi feita através da aplicação de questionário que contemplou perguntas objetivas sobre o perfil socioeconômico e ambiental dos produtores. Com esse estudo concluiu-se que os produtores rurais do Núcleo de Produção Agrícola III Boa Sorte desempenham suas atividades tal como a maior parte dos agricultores familiares brasileiros, principalmente para subsistência, mas reconhecem haver possibilidades para a melhoria dos sistemas produtivos e das práticas de preservação ambiental, na medida que pudessem contar com assistência técnica especializada adequada às suas necessidades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Menezes, Josiane Pacheco, Manoeli Lupatini, Zaida Inês Antoniolli, Elena Blume, Emanuele Junges y Clarice G. Manzoni. "Variabilidade genética na região its do rDNA de isolados de trichoderma spp. (Biocontrolador) e Fusarium oxysporum f. sp. Chrysanthemi". Ciência e Agrotecnologia 34, n.º 1 (febrero de 2010): 132–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000100017.

Texto completo
Resumen
A análise de características morfológicas e culturais podem não ser suficientes para uma caracterização precisa das espécies de Trichoderma e Fusarium. Objetivou-se, neste trabalho, caracterizar a região do Espaço Interno Transcrito (ITS) do rDNA dos isolados UFSMT15.1, UFSMT16 e UFSMT17 de Trichoderma spp. utilizados no biocontrole de Fusarium oxysporum f. sp. chrysanthemi (isolado) UFSMF6. A extração de DNA de cada isolado foi realizada a partir de micélio produzido em meio líquido Batata-Dextrose. As amostras de DNA genômico foram submetidas à Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) com os oligonucleotídeos iniciadores universais ITS1 e ITS4 e o produto gerado foi sequenciado. Os fragmentos gerados pela amplificação da PCR foram tratados com as enzimas de restrição HaeIII, HinfI e MboI. As regiões ITS1, ITS2 e 5.8S do rDNA desses isolados fúngicos foram amplificadas com sucesso. A região ITS dos isolados UFSMT15.1, UFSMT16 e UFSMT17 de Trichoderma e o isolado UFSMF6 de Fusarium apresentaram uma banda simples com um fragmento de aproximadamente 600 pares de base (pb). As enzimas de restrição HaeIII, HinfI e MboI geraram polimorfismo de bandas entre os isolados. Com base nas análises da sequência de DNA, os isolados UFSMT15.1, UFSMT16, UFSMT17 e UFSMF6 apresentaram maior similaridade com as espécies Trichoderma koningiopsis, Hypocrea virens, Hypocrea lixii e Fusarium oxysporum, respectivamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Rocha, João Victor Vieira, Valdira de Caldas Brito Vieira y Antônio Joaquim da Silva. "Análise espaço-temporal da expansão do cultivo da Soja em Uruçuí - Piauí". Research, Society and Development 11, n.º 6 (30 de abril de 2022): e37411629174. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29174.

Texto completo
Resumen
A partir da década de 1970, o agronegócio no Brasil expandiu-se, ensejando o crescimento da produção agrícola. O estado do Piauí, por sua vez, iniciou o seu processo de modernização agrícola com a expansão do cultivo de grãos - principalmente soja – em áreas do cerrado, prática que se consolidou nos anos 1990. Um dos municípios destaque na sojicultura do estado é Uruçuí, e tendo em vista a importância do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) do município, desenvolveu-se esta pesquisa com o objetivo de analisar e evidenciar a evolução do cultivo da soja em Uruçuí, utilizando tecnologias como os sistemas de informação geográfica e o processamento digital de imagens de sensoriamento remoto, no interstício de 1985 a 2020. Para tanto, partiu-se de uma investigação bibliográfica e cartográfica. Cumpriu-se o levantamento dos dados de produção no site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), lançando mão dos mapas de cobertura e uso do solo, dados estatísticos e mosaicos da coleção 6 do sistema MapBiomas, atinentes ao período supracitado. Comprovou-se a consolidação da modernização produtiva da terra e as mudanças nas paisagens derivadas da agricultura em Uruçuí, nos últimos 20 anos, com destaque para a produção de soja. Ademais, verificou-se a agilidade e precisão das geotecnologias na captura automática de dados relacionados com a superfície terrestre para o gerenciamento, a análise e a apresentação das informações geradas, podendo ser de grande proveito para as políticas de desenvolvimento rural e para o crescimento do agronegócio de forma sustentável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Sousa, Mauricio Dumont Ferreira, Rommel Noce, Juliana Mendes De Oliveira y Graciene Conceição Dos Santos. "Viabilidade econômica da criação de abelhas na Comunidade Maguari - Floresta Nacional do Tapajós". Revista Sítio Novo 6, n.º 2 (7 de abril de 2022): 65. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2022.v6.i2.65-74p.

Texto completo
Resumen
<p>A criação de abelha (apiário e meliponário) tem potencial de complementar a renda de pequenos e médios produtores rurais e de colaborar com a conservação das abelhas e com a polinização das plantas. É uma atividade que requer baixo investimento inicial e pode ser instalada em pequenos espaços dentro da propriedade do empreendedor. Avaliamos a viabilidade econômica de uma criação de abelhas localizada na comunidade do Maguari, na Floresta Nacional do Tapajós, utilizando questionário semiestruturado aplicado a um produtor rural, abrangendo dados de implantação e manutenção, custos de transporte do produto, mão de obra e comercialização, além da produtividade do mel. Estimaram-se especificamente o Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR) do empreendimento. O investimento registrou VPL de R$ R$ 690,72, indicando viabilidade econômica do empreendimento considerando taxa de desconto de 7 % a.a. A TIR obtida ficou de 33%, o que reafirma a relativa robustez da atividade para enfrentar as oscilações de taxas de juros da economia. O empreendimento é economicamente viável, sendo uma alternativa aos criadores de abelhas para ampliar sua renda familiar, assim como a atividade pode ser aumentada, desde que as práticas de manejo sejam adequadas visando a racionalização dos recursos naturais, maior retorno financeiro e à conservação da fauna e da flora.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Canettieri, Thiago. "EVOLUÇÃO DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA PRODUÇÃO BRASILEIRA VISUALIZADA A PARTIR DE TÉCNICAS DE ESTATÍSTICA ESPACIAL (1970 – 2008)". ACTA GEOGRÁFICA 9, n.º 20 (4 de septiembre de 2015): 1–16. http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v9i20.1407.

Texto completo
Resumen
A presente pesquisa pretende analisar essas mudanças econômicas que aconteceram de 1970 até a primeira década do século XXI em território brasileiro no contexto espacial, observando a partir de técnicas elementares de estatística espacial o deslocamento dos centros médios e dos desvios padrões de acordo com ano. Objetiva-se, dessa forma, ilustrar a dinâmica territorial do PIB brasileiro. O presente estudo é elaborado a partir da aplicação de técnicas de estatística espacial, em especial as medidas de tendência central (centro médio) e de variabilidade (distância padrão) para analisar o arranjo espaço-temporal do Produto Interno Bruto brasileiro de 1970 à 2008, dados disponibilizados pelo website do Instituto Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Os resultados apresentaram comportamentos distintos em cada um dos setores da economia; o agrícola direcionado ao Noroeste, a produção industrial demonstrando uma leve tendência a deslocar-se para o Nordeste e os serviços ainda muito concentrados no Centro-Sul. No entanto, a análise dos dados do PIB total revela uma concentração na denominada Região Concentrada. As medidas e resultados apresentados constituem importante elemento na compreensão do fenômeno econômico brasileiro, possuindo ainda potencial para desenvolver um planejamento a nível regional da produção, aproveitando as tendências em cada espaço e tempo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Chaveiro, Eguimar Felício, Helsio Amiro Motany De Albuquerque Azevedo, Ernesto Jorge Macaringue y Fernando Uhlmann Soares. "BRASIL E MOÇAMBIQUE: GEOPOLÍTICA, MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA E FOME: MOTES DA EXPANSÃO DA FRONTEIRA AGRÍCOLA MUNDIAL". Geo UERJ, n.º 37 (28 de agosto de 2020): e53910. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2020.53910.

Texto completo
Resumen
As experiências de modernização da agricultura no Brasil têm servido como suporte para o governo moçambicano propor mudanças substanciais no seu modelo agrícola e na estrutura de seu espaço agrário. Do mesmo modo que ocorreu no Brasil, Moçambique se torna um território disputado para servir à expansão da fronteira agrícola mundial. No caso específico de Moçambique, o discurso de eliminar a fome, dinamizar a economia, aumentar o PIB – Produto Interno Bruto, são corolários da empreitada geopolítica de grandes corporações internacionais dos EUA – Estados Unidos da América, Japão, China e Brasil para os fins modernizantes. Os trabalhos desenvolvidos por pesquisadores e estudantes brasileiros e moçambicanos, face a essa condição, estão sendo edificadas com base nas seguintes interrogações: por que o processo de criação de melhores condições de vida necessita de métodos violentos que corrói o regime coletiva de propriedade da terra? Até que ponto a “intenção modernizante” pode ser assumida e justificada como verdadeira? Trabalhos de campos, levantamento de fontes, organização de oficinas em Machambas moçambicanas, organização de simpósios no Brasil e Moçambique alimentam as pesquisas e conduzem às reflexões da relação entre geopolítica e modernização da agricultura em Moçambique.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Dias Machado, Bernardo, Martiele Cortes Borges y Bruno Anicet Bittencourt. "A relação entre uma produção mais limpa e o setor terciário: um estudo fundamentado nas dimensões da qualidade em serviços". Revista de Administração da UFSM 8 (10 de agosto de 2015): 133. http://dx.doi.org/10.5902/1983465919049.

Texto completo
Resumen
O setor de serviços tem se tornado cada vez mais atuante no cenário mundial, representando hoje mais de 60% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e aproximadamente 80% do PIB de países desenvolvidos. Além disso, a preocupação do setor com as questões ambientais vem ganhando significativo espaço, principalmente pela expansão da consciência coletiva relacionada ao meio ambiente. Por isso, essas empresas necessitam reestruturar suas práticas e adotarem um novo posicionamento em face desse tema. Nesse sentido, uma alternativa é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada aos processos que aumente a eficiência e, ao mesmo tempo, reduza os riscos ao meio ambiente: a Produção Mais Limpa (P+L). Baseando-se nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo identificar de que forma ocorre a relação entre P+L e o setor de serviços. Para isso, será apresentada uma associação, baseada na literatura, entre a metodologia de implantação da P+L e as cinco dimensões da qualidade utilizadas pelo setor de serviços como forma de verificar os impactos na percepção dos clientes quanto a melhorias nas operações e nos processos. O principal resultado indica que a relação existe, pois foram identificadas várias interfaces e impactos da aplicação da P+L nas dimensões da qualidade em serviços percebidos pelos clientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Corrêa, Gyselle Guimarães, Thainá Alves Malhão, Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus y Cláudia Medina Coeli. "Perfil socioeconômico das populações expostas a resíduos da exploração de petróleo". Revista Brasileira de Epidemiologia 14, n.º 3 (septiembre de 2011): 372–85. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2011000300003.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: A Macrorregião Ambiental Cinco (MRA-5) está situada no Rio de Janeiro. Seus municípios vêm sofrendo as consequências da acelerada urbanização, especialmente após a descoberta de grandes reservas de petróleo e gás natural (PGN) na Bacia de Campos. OBJETIVO: Descrever o perfil socioeconômico dessa região e comparar os seus indicadores no espaço e no tempo. MÉTODOS: Trata-se de um estudo ecológico, onde se realizaram comparações entre os 11 municípios da MRA-5, baseadas no comportamento dos indicadores antes e após o incremento dos royalties e participações especiais (RPE); e na divisão das zonas de produção de PGN (zona de produção principal - ZPP - e zona limítrofe à ZPP - ZLZPP). O período de análise dos indicadores variou de 1991 a 2005. RESULTADOS: Valores mais elevados do Produto Interno Bruto per capita foram encontrados nos municípios da ZPP, especialmente Macaé. O mesmo ocorreu nos RPE per capita, destacando-se Rio das Ostras (maior valor) e Nova Friburgo (menor valor). Em 2004, mais de 50% das receitas totais dos municípios eram dependentes dos recursos provenientes dos royalties. Em 2000, Nova Friburgo apresentou o melhor Índice de Desenvolvimento Humano. Quanto ao Índice de Qualidade dos Municípios Potencial para o Desenvolvimento, o maior valor foi encontrado em Macaé. Os maiores Índices de Exclusão Social foram encontrados em Macaé, Nova Friburgo e Rio das Ostras. CONCLUSÃO: Verificou-se, nos municípios da ZPP, um crescimento econômico excludente com grande dependência dos royalties. Deve-se investir em atividades econômicas alternativas para que não haja prejuízos à população com o término desses recursos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Cabrera, Lilian Cervo, Leonel Vinícius Constantino, Pâmela dos Santos Antunes, Leandro Simões Azeredo Gonçalves y Lígia Erpen-Dalla Corte. "Caracterização da produção de cogumelos comestíveis: estudo de caso na região de Londrina, Paraná". Research, Society and Development 9, n.º 7 (27 de mayo de 2020): e612974416. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4416.

Texto completo
Resumen
O consumo de cogumelos no Brasil expandiu-se fortemente com o boom dos restaurantes orientais e, embora ainda não faça parte da dieta da maioria da população brasileira, o interesse dos consumidores pelos cogumelos é crescente. Os principais cogumelos produzidos no Brasil são o champignon de Paris (Agaricus bisporus ou bitorquis), o shiitake (Lentinula edodes), o shimeji (Pleurotus ostreatus) e o hiratake (Pleurotus sajor caju). A produção brasileira de cogumelos não é capaz de suprir a demanda, sendo necessária a importação do produto de outros países para abastecer o mercado interno, indicando que há espaço para o incremento da produção. Aliado a isso, o cultivo de cogumelos pode ser realizado em áreas pequenas, sendo uma importante complementação de renda para pequenos produtores da agricultura familiar. A produção de cogumelos já uma realidade na região de Londrina – PR que atende o mercado local e regional, no entanto, ainda não há uma caracterização desta atividade na região. O objetivo deste trabalho é levantar experiências locais de produção de cogumelos e apontar principais desafios e potenciais oportunidades para a produção na região. Para isso, um questionário foi aplicado a alguns produtores, levantando informações como principais espécies de cogumelos produzidas, sistema produtivo adotado, destino de comercialização, entre outros. Os resultados indicaram que a fungicultura na região é recente e ainda pouco organizada. Os principais obstáculos apontados pelos produtores foram a falta de assistência técnica, a necessidade de importação de insumos de outros estados e a concorrência com os preços dos cogumelos de São Paulo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

De Andrade, Alexandre Gois y Mauro César de Oliveira Santos. "RESUMO DE DISSERTAÇÃO: A QUALIDADE DA ILUMINAÇÃO NO AMBIENTE HOSPITALAR." MIX Sustentável 5, n.º 5 (6 de diciembre de 2019): 153. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n5.153-153.

Texto completo
Resumen
1. INTRODUÇÃOSão conhecidas diversas estratégias para promover o conforto lumínico nas edificações hospitalares. Esta pesquisa apresenta como objeto de estudo a integração da iluminação natural e artificial aos espaços de saúde. As discussões partem das seguintes questões: [1] O que norteia um projeto de iluminação hospitalar, a norma, a cultura ou as opções do arquiteto? [2] A iluminação artificial incomoda aos ocupantes do espaço hospitalar? e aquelas dotadas aspectos cromáticos pode causar danos se não for adequadamente administrada? [3] Quais os possíveis benefícios da aplicação das normas de iluminação ABNT ISO 8995-1, ABNT NBR 15215, das recomendações da RP-29 e da utilização do índice CS (ritmo circadiano) em unidades de internação? Com base nestes questionamentos, parte-se da premissa de que estas estratégias poderiam melhorar o conforto luminico dos ocupantes do edifício hospitalar e reduzir custos operacionais. Para entender esta relação, o trabalho se desenvolve a partir de revisão bibliográfica, entrevistas com profissionais de saúde e pacientes, simulações computacionais através dos softwares AGI32 e Licaso, além de levantamentos de campo em enfermarias do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle (HUGG). Como resultados espera-se verificar se a disponibilidade de luz natural, proporcionada pelas diversas aberturas da edificação, permite a sincronização do ritmo circadiano e por consequência o bem-estar dos ocupantes da edificação. 2. OBJETIVOSObjetivo primário: Realizar uma análise da integração da iluminação natural e artificial em leitos de internação, com base nas normas ABNT NBR 15215, ABNT ISO 8995-1, e RP-29, buscando diretrizes que possam acrescentar parâmetros a RDC n 50, que atualmente pouco auxilia no processo de projeto e especificação de iluminação.Objetivo secundário: Analisar a tipologia dos produtos especificados em ambientes de saúde e verificar se os aspectos relativos à iluminação natural e artificial estão de acordo com a manutenção do ritmo circadiano de pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, utilizando-se o índice circadian stimulus (CS).3. MÉTODOPara alcançar os objetivos propostos nesse anteprojeto, propõe-se o desenvolvimento da seguinte metodologia de pesquisa: • Estudo de Caso em enfermarias do HUGG: Caracterização e avaliação de iluminância do ambiente interno e comparação com os resultados da simulação computacional.• Entrevistas com usuários internados, acompanhantes e funcionários do objeto de estudo.• Aplicação de questionário on-line a arquitetos, engenheiros e profissionais de projetos afiliados a Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Arquitetura Hospitalar (ABDEH).• Entrevistas com arquitetos de iluminação com relevância em projetos de ambientes de saúde no Brasil.• Apresentar o estado da arte da integração da iluminação natural com a artificial e as respectivas normativas para projetos em ambientes de saúde, utilizando-se de revisão bibliográfica integrativa.REFERÊNCIASABNT: NBR ISO/CIE - 8995-1 2013 - Iluminação de ambientes de trabalho.ABNT: NBR 15215-3 2007 – Iluminação natural – Parte 3: Procedimento de cálculo para a determinação da iluminação natural em ambientes internos.ANVISA. Normas para Projetos Físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (RDC-50). Brasília, Ministério da Saúde, 2002.IESNA: ANSI/IES RP29-16 – Lighting for Hospitals and Healthcare Facilities.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Santos, Pedro Vieira Souza y Maurílio Arruda De Araújo. "A IMPORTÂNCIA DA INOVAÇÃO APLICADA AO AGRONEGÓCIO: uma revisão". Revista Latino-Americana de Inovação e Engenharia de Produção 5, n.º 7 (23 de noviembre de 2017): 31. http://dx.doi.org/10.5380/relainep.v5i7.55158.

Texto completo
Resumen
O agronegócio brasileiro tem como desafio, evoluir de forma competitiva e, principalmente, sustentável, com o objetivo de atender a demanda interna, conquistar e manter espaço no mercado interno e externo, por meio do fornecimento de produtos e de processos com um nível desejável de qualidade e com preços atrativos. Assim, a capacidade que as organizações possuem em inovar apresenta-se como um fator fundamental para manutenção das estratégias de negócio nos novos modelos de operações. Logo, o presente artigo teve como objetivo tratar da importância da inovação e suas contribuições para o setor específico do agronegócio. A partir das evidências teóricas citadas neste estudo, nota-se que, atualmente, o mercado exige dos setores à melhoria continua de seus processos e produtos, sendo considerado fator fundamental para assegurar a sobrevivência e a participação efetiva dos produtores rurais em toda cadeia produtiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Schram, Patricia Terezinha y Carla Fredrichsen Moya. "Bem-estar animal na ovinocultura no Brasil: Revisão". Pubvet 17, n.º 1 (enero de 2023): 1–5. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v17n01a1332.

Texto completo
Resumen
O Brasil é um grande exportador de produtos de origem animal, e devido as grandes exigências do mercado internacional, o país está tendo que se adaptar a novas formas de produção, mas não apenas para exportação, como também para a comercialização interna do país. Os produtos provenientes da ovinocultura vêm ganhando espaço tanto no mercado interno, quanto externo, e com isso a atenção para os produtores dessa espécie também, pois os consumidores estão em busca de alimentos cada vez mais “limpos” e dentro das normas de bem-estar animal. O presente trabalho traz uma revisão bibliográfica sobre o bem-estar animal dentro da ovinocultura no Brasil, mostrando as principais formas de obtê-lo dentro dos sistemas de criação dessa espécie.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Canevari, Samuel da Cruz. "SUBVARIEDADES DE ROTAÇÃO EM ESPAÇOS PRODUTO". Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática 1, n.º 1 (17 de agosto de 2016): 52–66. http://dx.doi.org/10.34179/revisem.v1i1.4412.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Goulart, Janaina y Alexandre Kieling. "Impactos do jornalismo digital horizontal na técnica de agendamento e na construção de espaços de poder". Dispositiva 4, n.º 1 (2 de febrero de 2016): 60–73. http://dx.doi.org/10.5752/p.2237-9967.2015v4n1p60-73.

Texto completo
Resumen
O presente artigo se propõe a uma análise das reconfigurações dos processos jornalísticos a partir da horizontalização dos meios de comunicação nas dinâmicas de convergência entre a mídia de massa e as mídias sociais. Coloca-se a questão, desse ambiente semiótico-discursivo, a partir dos efeitos de sentido presentes na possível tentativa de agendamento por parte do jornal Folha de S. Paulo em relação à expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Amarante, Renan Lima y Umberto Antonio Sesso Filho. "ESTIMATIVA DO PRODUTO INTERNO BRUTO DO AGRONEGÓCIO E SUA RELAÇÃO COM RENDA PER CAPITA EM 190 PAÍSES". Iniciação Científica Cesumar 22, n.º 1 (29 de junio de 2020): 79–91. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2020v22n1p79-91.

Texto completo
Resumen
O objetivo do estudo foi estimar o Produto Interno Bruto (PIB) do Agronegócio para 190 países dividido em quatro agregados (insumos, agropecuária, indústria e serviços) e testar a relação dos valores com a renda per capita. A metodologia é baseada na matriz de insumo-produto e a base de dados utilizada foi o Eora Global Supply Chain Database e do Banco Mundial para o ano 2015. Os resultados mostraram que o Agronegócio participava com 17% do Produto Interno Bruto mundial e os maiores valores absolutos pertenciam a China, Estados Unidos, Índia, Japão e Brasil. Considerando as cinquenta maiores economias do mundo, os maiores valores percentuais do Agronegócio no PIB total foram obtidos para Indonésia (39%), Índia (38%), Turquia (36%), China (27%), Argentina (24%) e Polônia (24%). O Brasil apresentou 22% de participação do PIB do Agronegócio na economia do país. O aumento da renda per capita dos países leva à diminuição da participação do agronegócio na economia e a modificação da estrutura de distribuição de valor dos agregados com o aumento da participação da indústria e serviços.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Maia, Felicia Assmar. "Contemporâneo: fibras da Amazônia: a moda artesanal como indicação geográfica". dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 4, n.º 10 (24 de enero de 2010): 28. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v4i10.178.

Texto completo
Resumen
Num momento em que a produção de moda no Brasil passa a representar parcela significativa do Produto Interno Bruto Nacional, despontam movimentos com vistas a engajar nesse mercado promissor produtos com identidade regional que representem um diferencial no atual cenário de globalização (...)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Da Silva Junior, Jaim José, Bruno César Brito Miyamoto, Jamile De Campos Coleti y Jose Maria Ferreira Jardim Da Silveira. "Impacto Econômico dos Inoculantes na Soja: Uma Análise Insumo-Produto". Revista de Estudos Sociais 21, n.º 42 (13 de agosto de 2019): 99. http://dx.doi.org/10.19093/res7911.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho avalia o impacto econômico dos inoculantes no cultivo de soja, considerando tanto seus efeitos diretos como os indiretos sobre o produto interno bruto brasileiro. O modelo utilizado tem como base a matriz insumo produto da economia brasileira de 2006, e avalia de forma empírica o custo de oportunidade da substituição dos fertilizantes químicos nitrogenados. Os resultados indicam que a fixação biológica de nitrogênio soja incrementou o produto interno bruto brasileiro em aproximadamente R$ 7 bilhões no ano de 2006. O valor diz respeito principalmente ao ganho de competitividade internacional, e a potencial perda de exportações resultante do abandono da inoculação. Destaca-se que para além dos impactos econômicos, o uso dos inoculantes reduz as emissões de gases de efeito estufa na produção agrícola e, com isso, contribui para o desenvolvimento econômico sustentável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Veras, Michelle De Oliveira Barbosa y Sandra Maria Franco Buenafuente. "Setor Madeireiro: uma análise de sua contribuição à balança comercial e à economia de Roraima". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, n.º 5 (12 de octubre de 2019): 22–36. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.005.0003.

Texto completo
Resumen
Desde o período colonial os produtos florestais fazem parte do comércio exterior de vários estados que compõem a Amazônia legal. Este fator contribui com a economia de vários municípios, gerando empregos e renda. Inserido nesse contexto, todos os municípios do estado de Roraima estão envolvidos com a atividade madeireira e apresentam dados relevantes na produção destinada tanto ao mercado interno quanto ao externo, gerando efeitos multiplicadores na economia. Assim, o objetivo desse trabalho é analisar a contribuição do setor madeireiro na balança comercial do estado de Roraima no período de 1989 a 2018, apresentando a importância do setor para a geração de emprego e renda na economia. Para alcançar esse fim, utilizou-se a pesquisa descritiva combinada com a pesquisa bibliográfica, que permitiu analisar os dados referentes ao comércio exterior, Produto Interno Bruto e Renda, com o subsídio das literaturas que tratam do tema. Os resultados apontaram que a contribuição do setor madeireiro no comércio exterior deve-se às vantagens absolutas e relativas, à abundância de fatores de produção (recursos florestais) e à capacidade de influenciar o crescimento de outras atividades ao proporcionar impactos nos níveis de produto, emprego e renda. Os dados demonstram a influência do setor madeireiro no comércio exterior com efeitos encadeantes para o mercado interno.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Suzim, Andrezza Caroline Bonkevich y Daniel Teotonio do Nascimento. "Cooperativas agroindustriais e Produto Interno Bruto: uma análise bibliométrica da produção científica dos últimos 20 anos". Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 9, n.º 17 (21 de julio de 2022): e14. http://dx.doi.org/10.5902/2359043263699.

Texto completo
Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar, por meio de bibliometria, a produção científica sobre as cooperativas agroindustriais em âmbito nacional e internacional, verificando a relação entre as cooperativas agroindustriais e o produto interno bruto (PIB). Quantos aos procedimentos metodológicos procedeu-se com pesquisa bibliográfica e bibliométrica. Na bibliometria utilizou-se as bases do Portal de Periódicos Capes, Anpad Spell, Scopus Preview, Science Direct e Web of Science, com duas palavras chaves: cooperativas agroindustriais e produto interno bruto (PIB), com recorte temporal desde o ano de 2000 até 2020, somente em artigos. Os principais resultados evidenciaram que artigos publicados sobre a temática exposta são encontrados somente quando os termos são buscados separadamente; quando se faz a pesquisa em busca dos termos compostos em conjunto dificilmente é encontrado o resultado esperado, ou seja, não existem pesquisas que relacionem as cooperativas agroindustriais com o PIB. Esta pesquisa contribui ao demonstrar a lacuna existente sobre os temas em conjunto, fator que possibilita novos estudos que os relacionem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Sesso Filho, Umberto Antonio, Lucas Trindade Borges, Patrícia Pompermayer Sesso, Irene Domenes Zapparoli y Paulo Rogério Alves Brene. "Dimensionamento do complexo agroindustrial dos estados brasileiros: geração de renda, empregos e impostos". Geosul 34, n.º 71 (7 de mayo de 2019): 18–39. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n71p18.

Texto completo
Resumen
O objetivo do estudo foi dimensionar o complexo agroindustrial das unidades da federação considerando o Produto Interno Bruto, empregos e impostos gerados em quatro agregados (insumos, agropecuária, indústria e serviços). A análise foi feita a partir das matrizes de insumo-produto estaduais do ano de 2008. Os resultados mostraram que os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rondônia possuíam maior importância do Agronegócio com no mínimo 40% do Produto Interno Bruto estadual, 50% dos empregos e 41% dos impostos indiretos líquidos. A produtividade do trabalho no Agronegócio dos estados do Norte e Nordeste é aproximadamente metade que no Sudeste/Sul do Brasil, o que mostra potencial de investimentos em tecnologia, capital e qualificação profissional. A indústria sofre a maior parte da tributação variando entre 9% e 33% e poderia beneficiar-se de desoneração.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Vieira, Carol Araújo, Denis Veloso da Silva y João Paulo Caetano Santos. "PIB baiano encerra 2021 com alta de 4,1%". Conjuntura & Planejamento 202 (1 de noviembre de 2022): 41–51. http://dx.doi.org/10.56839/cp.1i202.1.

Texto completo
Resumen
Em face dos efeitos e rebatimentos evidenciados por conta da pandemia em 2021, este artigo tem como principal objetivo mostrar o desempenho da economia baiana, por meio dos três grandes setores – Agropecuária, Indústria e Serviços - e suas atividades, e, consequentemente, demonstrar o resultado final do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, tecer possíveis perspectivas e estimativas para 2022 nesse cenário ainda não muito promissor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Nóbrega, Marcilene V. da y José W. B. do Nascimento. "Fluxo de ração avícola em silos prismáticos com tremonha excêntrica". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 9, n.º 3 (septiembre de 2005): 413–19. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662005000300018.

Texto completo
Resumen
Na avicultura atual, o uso de silos verticais para armazenagem de ração avícola nas fábricas e nas granjas, é fator fundamental, pois garantem produto de qualidade e rapidez no processo de descarga; entretanto, são detectados diversos problemas no armazenamento e no processo de escoamento da ração, devido às falhas no projeto dos silos, tendo em vista serem negligenciadas as propriedades de fluxo dos produtos, como conseqüência do não conhecimento da teoria de fluxo. Objetivou-se, com este trabalho, analisar o tipo de fluxo em silo prismático com descarga excêntrica para dois tipos de ração avícola. Determinaram-se as propriedades físicas (teor de gordura, teor de umidade e granulometria) e as de fluxo (ângulo de atrito interno, efetivo ângulo de atrito interno, ângulo de atrito do produto com a parede, densidade em função da consolidação, função fluxo e fator fluxo). A análise do fluxo foi feita visualmente e através de seqüências fotográficas, variando a seção transversal de descarga, relação altura/lado e tempo de armazenamento. Com os resultados, verificou-se que a tremonha tronco piramidal com descarga excêntrica proporciona fluxo de massa para as rações analisadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Santos, Rodrigo César de Vasconcelos dos Santos. "CONTRIBUIÇÃO DO SETOR MINERAL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO". Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, n.º 65 (30 de abril de 2021): 33–36. http://dx.doi.org/10.38116/radar65art6.

Texto completo
Resumen
O setor mineral (SM) brasileiro é um segmento importante para a economia nacional em virtude de suas vastas reservas e bom posicionamento no comércio mundial de commodities minerais. Conhecendo o desdobramento do SM juntamente com uma demanda do Ministério de Minas e Energia, este trabalho tem o objetivo de mensurar o valor adicionado bruto (VAB) para o SM brasileiro e interpretá-lo como variável proxy do próprio produto interno bruto (PIB) para o período que vai de 2000 até 2018, bem como estimar o VAB do SM para 2019 e 2020 por meio de modelos econométricos. O trabalho é todo realizado a partir dos dados da Tabela de Recursos e Usos (TRU) do Sistema de Contas Nacionais (SCN), publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para 2019 e 2020, a estimativa da contribuição do SM brasileiro no PIB é respectivamente de 3,190% e 3,182%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Francisca da Silva Fidelis, Lelise y Regina Simplício Carvalho. "Ensino de Química com abordagem CTS – elaboração e vivência de uma sequência didática com a temática mineração." Revista Ponto de Vista 10, n.º 1 (21 de abril de 2021): 01–18. http://dx.doi.org/10.47328/rpv.v10i1.11985.

Texto completo
Resumen
Este trabalho foi desenvolvido ao longo do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) no polo da Universidade Federal de Viçosa, com o objetivo de elaborar e testar um produto educacional para o ensino de Química com abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade). Compõe o produto educacional uma sequência didática com a temática mineração. A importância e os reflexos sociais, econômicos e ambientais da atividade mineradora para a sociedade e, em especial para a comunidade de Caeté/MG, foram abordados. Conceitos relacionados à mineração, a importância do ferro na alimentação e suas aplicações foram também trabalhados. Várias metodologias de ensino foram propostas para o desenvolvimento do tema ao longo da sequência didática que compõem o produto educacional. Foram propostos trabalhos em grupos, sala de aula invertida, visitas em espaços não formais de educação, aulas práticas e atividades avaliativas, entre outras. Uma prévia do produto educacional foi aplicada em uma turma do Ensino Médio da Educação Básica, e teve como principal foco desenvolver uma aprendizagem significativa e relacionar a vivência dos alunos com a temática proposta, tornando-os cidadãos críticos em relação a atividade mineradora na região e no mundo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Souza, Leonardo Da Rocha de y Nicolau Cardoso Neto. "PRODUTO INTERNO VERDE (PIV) COMO ALTERNATIVA PARA A SUSTENTABILIDADE BRASILEIRA". Revista de Direito Ambiental e Socioambientalismo 4, n.º 1 (21 de agosto de 2018): 149. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9628/2018.v4i1.4176.

Texto completo
Resumen
A sustentabilidade é um tema que há anos vem sendo aprofundado por diferentes áreas do conhecimento. Muitos eventos e convenções internacionais discutiram e ainda discutem o tema, tendo sido formado um sistema jurídico em torno dele. Contudo, um novo fator surgiu em outubro de 2017, com a promulgação da Lei nº 13.493 que estabeleceu o Produto Interno Verde (PIV), que deverá considerar o cálculo do patrimônio ecológico nacional, além dos critérios e dados tradicionalmente utilizados. Assim, este artigo pretende fazer uma breve análise do advento do PIV como alternativa para a sustentabilidade brasileira e como tentativa de mitigação dos efeitos do capitalismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Munaro, Maria Eduarda y Lauro Mattei. "O COMPORTAMENTO DO PIB CATARINENSE DURANTE O PERÍODO DE DESCENTRALIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA". Revista Catarinense de Economia 5, n.º 2 (23 de diciembre de 2022): 120–30. http://dx.doi.org/10.54805/rce.2527-1180.v5.n2.119.

Texto completo
Resumen
Em 2003 foi implementada em Santa Catarina a estratégia de descentralização político-administrativa, que tinha como objetivo reduzir as desigualdades regionais do estado e evitar a continuidade do processo de litoralização populacional que vinha sendo observado no território catarinense. O objetivo central do estudo foi analisar as implicações do processo de descentralização político-administrativa sobre o desenvolvimento regional catarinense a partir do comportamento do Produto Interno Bruto das mesorregiões e microrregiões de Santa Catarina entre os anos de 2003 e 2018, período de vigência da estratégia de descentralização. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a coleta da série do Produto Interno Bruto das mesorregiões e microrregiões catarinenses disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o deflacionamento de toda a série tendo como base o ano de 2003, e a análise dos resultados ao longo do período de vigência da descentralização político-administrativa, buscando comparar o cenário de 2003 com o de 2018, além da contextualização geral de como se deu o processo de descentralização político-administrativa no estado de Santa Catarina. Os resultados indicam que não ocorreram alterações significativas nas desigualdades regionais de Santa Catarina diante do fim da estratégia de descentralização político-administrativa, uma vez que o cenário de concentração do Produto Interno Bruto não foi amenizado ao longo dos anos, mas ao contrário, acabou se agravando ainda mais, se concentrando em regiões específicas. Sendo assim, as ações de descentralização político-administrativa não foram capazes de cumprir com seu principal propósito: interromper o processo de litoralização domiciliar da população catarinense.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Fernandes, Amanda Cristine Árcega, Paula Izabela Nogueira Bartkiw Rodrigues y Denilson Cesar Sena. "O processo de auditoria interna em Shopping Center: evita possíveis fraudes?" Revista Multidisciplinar do UniSantaCruz 2, n.º 1 (30 de abril de 2024): e393. http://dx.doi.org/10.55905/rmuscv2n1-004.

Texto completo
Resumen
O estudo foi elaborado por meio de dados comparativos autorizados pela empresa do segmento de Shopping Center, que está presente no mercado da cidade de Curitiba desde 2013. A contabilidade é um instrumento de grande valia para administrar uma organização, pois resulta em registros, análises e interpretações, que são utilizados por contadores e gestores na tomada de decisão. Nesse sentido, o presente artigo destaca a relação do lojista com os processos de auditoria, o objetivo geral foi investigar quais possíveis fraudes podem ser encontradas ou evitadas na gestão operacional dos lojistas. As lojas presentes no espaço do Shopping arcam com custos de taxas que incluem, além do condomínio, a cobrança de uma porcentagem sobre as vendas de cada lojista, essa porcentagem varia conforme tamanho e segmento da loja e consta no contrato de aluguel conforme normas estipuladas pelo empreendedor. Mesmo com contratos e regras de mercado estabelecidas para a comercialização dos produtos e serviços no espaço alugado pelas lojas, foi identificada a presença de fraudes geradas, que, consequentemente podem comprometer a administração mensal do centro comercial. Os dados foram coletados por meio de análise documental, informações contábeis comparadas com as informações auditadas pelo processo profissional de Auditoria, permitindo a verificação de possíveis alterações nas receitas geradas com o objetivo de identificar a existência de favorecimento próprio ou de terceiros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Salvador, Diego Salomão Candido de O., Aglene de Arruda Moreira y Bruno Lima de Brito. "ESPAÇO GEOGRÁFICO E PERCEPÇÕES: COMPREENSÕES DE UM DEFICIENTE VISUAL". HOLOS 2 (26 de diciembre de 2007): 45. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2006.95.

Texto completo
Resumen
Compreender os espaços geográficos é fator de suma importância. Isso é dito em função do espaço geográfico ser o produto das relações dos homens entre si e com o meio onde vivem. Dessa maneira, compreender os espaços é assimilar as diferentes formas que o homem tem de habitar, experimentar e viver, sempre procurando suprir as suas necessidades. Para obter essa compreensão de maneira significativa é necessário vivenciar diferentes espaços, buscando tecer reflexões acerca desses. Isso é dito através da adoção da postura metodológica da fenomenologia, com traços de criticidade, trabalhando com descrições e análises de elementos e experiências sociais. Com isso, o estudo em tela traz a compreensão espacial de um deficiente visual, que é realizada através das percepções de três espaços geográficos diferentes, localizados na Cidade do Natal-RN: Avenida Senador Salgado Filho, Shopping Midway Mall e Parque das Dunas. As percepções desses três espaços desencadearam reflexões que enriqueceram as compreensões espaciais do deficiente visual. Além disso, as vivências de diferentes espaços geográficos fizeram com que as suas conceituações de espaço fossem (re)formuladas. PALAVRAS-CHAVE: Espaço geográfico. Percepções. Reflexões. Compreensões espaciais. Inclusão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Ferreira, Assuéro. "O Nordeste no Brasil: integração e crescimento recente". Revista Econômica do Nordeste 37, n.º 4 (5 de septiembre de 2017): 471–92. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2006.673.

Texto completo
Resumen
Analisa o crescimento recente da economia da região Nordeste do Brasil e seu modo de integração no contexto nacional. Suas principais conclusões evidenciam, ao mesmo tempo, uma forte integração com o crescimento da economia nacional e relativa perda de vitalidade do crescimento regional, com o decréscimo de sua participação em termos de produto interno bruto, durante o período que se estende a partir da segunda metade dos anos 1980 até fins dos anos 1990. Por outro lado, as sucessivas crises econômicas da economia nacional vividas nos anos 1990 exerceram fortes influências sobre o desempenho da economia regional, particularmente, no tocante a instabilidade do crescimento e à geração de emprego e renda. Somente a partir de começos dos anos 2000 é que a economia regional começou a esboçar um crescimento mais satisfatório, inclusive, aumentando a sua participação no produto interno bruto nacional. Este último fato parece indicar que a economia regional começa a apresentar algum grau de autonomia frente ao agregado nacional devido ao desempenho de novas vantagens competitivas, principalmente, a partir de atividades econômicas recém implantadas em determinadas localidades do território regional
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Cordeiro, Danilo Correa, Fernando Luiz Affonso Fonseca, Claudia Arab, Francisco Naildo Cardoso Leitão, Juliana Zangirolami-Raimundo y Rodrigo Daminello Raimundo. "Fatores associados a casos de Dengue na área industrial brasileira: um estudo ecológico". Journal of Human Growth and Development 30, n.º 3 (15 de octubre de 2020): 451–60. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.v30.11113.

Texto completo
Resumen
Introdução: A dengue é uma doença infecciosa viral sistêmica aguda, estabelecida mundialmente em ciclos de transmissão epidêmica e endêmica. Altos níveis de precipitação, temperaturas adequadas, proximidade entre centros urbanos e peri-urbanos, movimento humano entre centros populacionais e produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) podem facilitar a transmissão e a disseminação da dengue. Objetivo: Identificar a relação entre casos diagnosticados de dengue e fatores socioeconômicos, geração de massa de RSU e índice pluviométrico. Método: Estudo ecológico, com coleta secundária de dados de 2010 a 2016 para cada município da Região do Grande do ABC, em São Paulo, Brasil. Foram investigados a população total, o produto interno bruto (PIB) per capita, RSU, número de casos de dengue e índice pluviométrico. Os dados foram coletados nos sites do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os municípios da Região do Grande ABC, o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento, Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo e o Departamento de Água e Energia Elétrica do Estado de São Paulo. As relações entre variáveis foram testadas pela correlação de Spearman. Resultados: A análise dos dados de todos os municípios mostrou correlação positiva entre casos de dengue com população total (r = 0,675, p <0,01), produto interno bruto per capita (r = 0,539, p <0,01) e RSU por habitante por ano (r = 0,492, p <0,01). Também foram observadas correlações positivas entre população total e produto interno bruto per capita (r = 0,583, p <0,01), RSU / dia (r = 0,302, p <0,05) e RSU / ano (r = 0,961, p <0,01); produto interno bruto per capita e RSU / dia (r = 0,849, p <0,01), RSU / ano (r = 0,410, p <0,05) e índice de precipitação (IR) (r = 0,416, p <0,05); RSU / dia e RSU /ano (r = 0,389, p <0,01) e IR (r = 0,388, p <0,05). Conclusão: Quanto maior a população total, poder de compra ou condição socioeconômica (PIB per capita) e a geração de RSU, maior o número de casos de dengue. O descarte adequada dos RSU parece ser uma maneira de ajudar no controle dos casos de dengue.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Costa Filho, José Vinicius da, Thiago Augusto de Oliveira Marinho Ferreira y Marcos José Gonçalves. "ENGRENAGENS INTERNAS DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA". Direito, Processo e Cidadania 1, n.º 1 (14 de septiembre de 2022): 51–68. http://dx.doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n1.p51-68.

Texto completo
Resumen
O presente artigo analisa o funcionamento interno dos órgãos que integram o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A pesquisa, de natureza qualitativa, é descritiva e se utiliza das ferramentas de revisão bibliográfica e análise documental para evidenciar relevantes engrenagens da instituição. Os resultados indicam: i) que existem alguns espaços de poder valorizados pelo regimento interno do CNJ ocupados por magistrados da cúpula judicial (Presidência, Corregedoria e Secretaria-Geral); ii) esses espaços valorizados possibilitam controle de determinados aspectos da agenda e na possibilidade de propor normas; iii) as competências/atribuições do plenário são permeadas por questões atinentes à Independência, Accountability e Gestão do Judiciário. Trata-se de esforço para contribuir com a agenda de estudos sobre o conselho judicial brasileiro, particularmente por explorar um prisma ainda pouco debatido pelos pesquisadores da área.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Bechlin, André Ricardo, Carlos Alberto Piacenti y Gabriela Gomes Mantovani. "Influência dos gastos públicos sociais sobre o produto interno bruto municipal da Mesorregião Oeste Paranaense". DRd - Desenvolvimento Regional em debate 12 (4 de marzo de 2022): 24–40. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v12.3536.

Texto completo
Resumen
Desde a estabilização econômica o governo brasileiro busca a implementação de políticas que resultem em crescimento econômico, sendo tais políticas acompanhadas de um aumento dos gastos públicos, compostos por três diferentes categorias, dentre as quais está incluso o gasto social. O estado do Paraná é uma das principais Unidades Federativas no que diz respeito ao Produto Interno Bruto e, dentre as mesorregiões que compõem o estado, a Mesorregião Oeste Paranaense figura entre as principais em relação ao produto estadual. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo analisar a influência dos gastos públicos sociais municipais sobre o Produto Interno Bruto da Mesorregião Oeste Paranaense entre os anos de 2013 e 2017, por meio da técnica de dados em painel (balanceado e curto) com efeitos fixos. Houve uma relativa estabilidade nas participações do gasto público social na mesorregião com maior participação média das funções Saúde, Educação e Urbanismo e, considerando a evolução dos gastos os incrementos mais significativos ocorreram nas funções Previdência Social e Saneamento e, a única redução, seguindo a tendência estadual, ocorreu na função Habitação. Os principais resultados encontrados indicaram que apenas os gastos públicos sociais relacionados às funções Previdência Social, Saúde e Urbanismo apresentaram influência significativa e positiva sobre o crescimento econômico dos municípios da mesorregião. Palavras-chave: Gasto público social. Crescimento econômico. Dados em painel. Mesorregião Oeste Paranaense.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Suzart, Janilson Antonio da Silva. "A desvinculação de receitas e os gastos sociais da união: analisando o período entre os anos de 2001 a 2012." Revista de Contabilidade da UFBA 8, n.º 2 (14 de septiembre de 2014): 64–83. http://dx.doi.org/10.9771/rcufba.v8i2.9946.

Texto completo
Resumen
Desde o ano de 1994, o governo federal brasileiro utiliza mecanismos que permitem a desvinculação de receitas de impostos e contribuições, antes destinadas a propósitos específicos de acordo com a redação original da Carta Magna brasileira. Por um lado, a desvinculação devolve uma parcela da flexibilidade orçamentária e financeira que possuía os gestores federais, antes da promulgação da Constituição Federal de 1988. Por outro lado, a desvinculação reduz limites mínimos de gastos e/ou o montante vinculado de receitas, o que, potencialmente, pode afetar a implementação de políticas públicas que visem a promoção dos direitos sociais. A partir desse contexto, a presente pesquisa buscou identificar a intensidade com que a desvinculação das receitas da União afetou os gastos relacionados com assistência social, educação, previdência social e saúde, durante o período entre 2001 e 2012, em bases trimestrais. Em função da não estacionariedade das séries foi empregada a técnica de cointegração nos moldes propostos por Johansen (1992). Os resultados das equações de longo prazo indicaram que: (i) o produto interno bruto afetou positivamente a desvinculação de receitas da União, de acordo com a visão de Wagner (1883); (ii) não há indícios de redução dos gastos sociais causado pela desvinculação; e (iii) o efeito líquido da variação do produto interno foi positivo em relação aos gastos públicos, porém, com intensidades distintas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Sesso, Patricia Pompermayer, Umberto Antonio Sesso Filho y Luiz Filipe Protasio Pereira. "Dimensionamento do agronegócio do café no Brasil". Cadernos de Ciência & Tecnologia 38, n.º 2 (3 de agosto de 2021): 26901. http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2021.v38.26901.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi dimensionar o agronegócio do café no Brasil, seus indicadores e os impactos econômicos das exportações, por meio da matriz de insumo-produto com enfoque produto x produto do ano de 2017. A cadeia produtiva foi dividida em insumos agropecuários, produção de café em grão, café beneficiado (indústria) e serviços. Os resultados mostraram que o agronegócio do café geraram 30,7 bilhões de reais de renda e 695 mil empregos diretos e indiretos, com médias salariais que variaram entre 5 mil (setor agrícola) e 33 mil reais (comércio e serviços). O agregado com maior participação na geração de valor foi o serviço, com 47% do produto interno bruto (PIB Café), e a produção agrícola foi responsável por 50% dos empregos. As exportações de café em grão somaram 13,6 bilhões de reais e geraram 303 mil empregos diretos e indiretos, 11 bilhões de reais de renda (PIB) e 729 milhões de reais em impostos líquidos. As exportações de café beneficiado somaram 1,5 bilhão de reais, com a geração de 25 mil empregos, 1,2 bilhão de reais de renda e 159 milhões de reais em impostos. A aproximação dos elos da cadeia tem potencial para aumentar a diferenciação de produtos, agregação de valor e geração de emprego e renda.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Trachtenberg, Renato. "ateliê do psicanalista". Psicanálise - Revista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre 5, n.º 1 (29 de marzo de 2003): 171–83. http://dx.doi.org/10.60106/rsbppa.v5i1.113.

Texto completo
Resumen
O autor parte do encontro mítico entre o bebê e a mãe, descrito como o conflito estético por D. Meltzer, para referir-se à fundação dos espaços públicos e privados na mente humana. As noções de mistério e segredo advindas desses espaços primordiais irão configurar, junto com os mesmos, as diferentes possibilidades de relação do sujeito com o mundo (interno e externo). Entre essas possibilidades se insere a relação do homem com os seus objetos estéticos, especialmente com a obra de arte. Contando com esse “instrumental”, o autor se refere a um espaço mental, por ele denominado ateliê, uma espécie de sala interna de análise, onde é gestado o sonho. Nessa dimensão estética da psicanálise, o próprio sonho, por sua vez, é um ateliê: espaço de geração e expansão da criatividade, lugar de misteriosos renascimentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Cunha Malafaia, Guilherme, Daniel Massen Frainer, Yasmin Gomes Casagranda y Denise Barros de Azevedo. "A Mensuração do Produto Interno Bruto do Complexo Agroindustrial do Agronegócio de Goiás". Research, Society and Development 10, n.º 5 (29 de abril de 2021): e9510514668. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.14668.

Texto completo
Resumen
O agronegócio é setor primordial para a economia do Brasil, sendo o estado de Goiás um dos seus protagonistas. Na mensuração da participação relativa, a agropecuária tem maior expressividade com participação de 37,48% na composição do PIB do complexo agroindustrial do agronegócio de Goiás. Essa atuação ativa representa os setores urbanos e seu vínculo com os setores da economia do estado. Desagregado este dado, a pecuária apresenta 38,67% de participação no total, enquanto a agricultura apresenta 61,33%. Do PIB total estadual o valor relativo de 27,60% é a participação PIB do agronegócio. O uso da matriz de insumo-produto com a compilação dos valores adicionados a preços do consumidor tornou possível a análise detalhada também de insumos, agroindústria e agroserviços. Este último teve participação de 27,74% do PIB calculado para o agronegócio do estado. A dinâmica encontrada mostra a o grau de dependência da economia estadual e nacional de cada um dos agregados econômicos analisados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Silva, Agnaldo Vieira da y Irenilza de Alencar Nääs. "Desindustrialização: Uma visão da economia brasileira". Research, Society and Development 9, n.º 12 (13 de diciembre de 2020): e6591210494. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10494.

Texto completo
Resumen
Apesar de ser um tema mundialmente estudado, na literatura ainda há poucos resultados de pesquisas estudadas no Brasil a respeito da desindustrialização. O país passou por duas crises compreendidas entre 2001 e 2018, a primeira no biênio 2008-2009, quando houve recessão em 2009 e a segunda no biênio 2015-2016, com recessões em 2015 e em 2016. Em média, nessas quase duas décadas, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro cresceu 2,3% ao ano em termos reais, enquanto a expansão do PIB per capita foi de 1,2%. Em 2020 veio então a pandemia COVID19 abalando as economias mundiais e a previsão de queda do Brasil na participação do PIB é de 5,8% segundo estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), onde a previsão inicial seria em torno de 9,1% considerado se o maior em 120 anos. A produção industrial brasileira tem caído desde 1940. No país, a frase desindustrialização é empregada desde os anos de 1970 tendo como justificar a queda relativa do emprego indústria, em 2020 esta estimativa está em torno de 13,4%, podendo subir em 2021 como previsão em torno de 14,1%. Este estudo exploratório, analisou o fenômeno em empresas manufatureiras, com base em dados da Confederação Nacional da Indústria, utilizando como métrica de comparação para cada produto estudado o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desemprego. Os resultados mostram uma queda na produção industrial dos setores estudados, no Brasil, desde 2005, e o setor de metalurgia com maior índice, apontando para um cenário desindustrialização.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Silva, Alandey Severo Leite da, Roger Augusto Luna, Sergio Henrique Arruda Cavalcante Forte y Alexandre Ramos de Moura. "PIB e o Fluxo das Fusões e Aquisições Internacionais por Empresas Brasileiras". Qualitas Revista Eletrônica 17, n.º 1 (25 de abril de 2016): 98. http://dx.doi.org/10.18391/req.v17i1.2938.

Texto completo
Resumen
<p>Esta pesquisa teve o objetivo de geral de verificar, por meio do montante financeiro registrado de 2000 a 2012 dos índices do Produto Interno Bruto (PIB) a possível correlação deste com o número o (in) fluxo de Fusões e Aquisições (F&amp;A) de empresas internacionais por empresas brasileiras. Como forma de contribuição acerca do tema de internacionalização das empresas brasileiras, foi realizada uma pesquisa quantitativa, por meio de dados secundários do Produto Interno Bruto (PIB) e o total de fusões e aquisições internacionais por empresas brasileiras entre os anos de 2000 e 2012 perfazendo 13 observações. Para embasar a presente pesquisa, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre internacionalização das empresas, tanto no seu enfoque econômico quanto em uma abordagem mais teórica. Como resultados da pesquisa pode-se identificar a correlação entre o PIB e as F&amp;A, afirmando que fatores econômicos e financeiros são tão relevantes neste processo, quanto politicas estruturais, educacionais e tecnológicas.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Gresele, Wanderson Dutra, Jackson Rodrigo Brun y Silvana Anita Walter. "IMPACTO DO PRONAF NO CRESCIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS PARANAENSES NO PERÍODO DE 2012 A 2016". Revista Gestão e Desenvolvimento 18, n.º 3 (23 de noviembre de 2021): 212–36. http://dx.doi.org/10.25112/rgd.v18i3.2299.

Texto completo
Resumen
O presente estudo analisou o impacto dos recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no crescimento econômico dos municípios do Estado do Paraná. No processo de coleta foram extraídos dados referentes aos recursos de custeio e investimento, tanto agrícola quanto pecuário, fornecidos no sítio do Banco Central do Brasil (BACEN), e indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB) per capita municipal; Valor Adicionado Bruto (VAB) setoriais do Agronegócio, Comércio e Serviços e Indústria, disponibilizado pelo Ipardes, de 385 municípios paranaenses do período de 2012 a 2016. Para análise foram utilizados os softwares SPSS, para executar estatísticas descritivas e análise de grupamentos (clusters), Stata, para a análise de regressão linear com dados em painel, e Qgis, para apresentação espacial do agrupamento dos municípios. Nos resultados, chegou-se à conclusão de que o programa Pronaf teve efeito significativo e positivo sobre o Produto Interno Bruto (PIB) per capita municipal em três dos quatro agrupamentos encontrados na clusterização e para o estado do Paraná. Ainda, parece indicar que o grau desse efeito está relacionado à interação das características econômicas com o volume de recursos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía