Literatura académica sobre el tema "Empresas de auditoria"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Empresas de auditoria".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Empresas de auditoria"

1

Mello, Lorena Costa de Oliveira, Paolo Giuseppe Lima de Araújo y Marcia Martins Mendes De Luca. "IMPACTO DO NOVO RELATÓRIO DOS AUDITORES INDEPENDENTES NOS HONORÁRIOS DOS AUDITORES". Contabilidade Vista & Revista 32, n.º 1 (2 de marzo de 2021): 183–217. http://dx.doi.org/10.22561/cvr.v32i1.5952.

Texto completo
Resumen
A adoção do novo relatório dos auditores independentes acarretou novas exigências de divulgação, principalmente quanto aos Principais Assuntos de Auditoria, envolvendo riscos e procedimentos executados pela empresa auditada. Nesse contexto, analisa-se o impacto da adoção do novo formato nos honorários de auditorias realizadas nas empresas listadas na B3. Foram examinados dados de 346 empresas, abrangendo o biênio anterior à adoção do novo relatório (2014-2015) e o primeiro biênio de sua vigência (2016-2017). O resultado obtido por meio da análise de dados em painel sugere que a adoção do novo relatório não impactou os honorários de auditoria das empresas examinadas, rejeitando-se a hipótese norteadora da pesquisa de que essa nova modalidade poderia gerar um esforço adicional dos auditores independentes, devido às novas exigências de divulgação. Pode-se inferir que as alterações introduzidas pelo novo relatório não alteram substancialmente o escopo do trabalho dos auditores independentes, apenas aumentando os níveis de divulgação e de transparência sobre os procedimentos adotados. Constatou-se ainda que a divulgação dos Principais Assuntos de Auditoria relacionados aos riscos no nível de entidade impacta positivamente os honorários de auditoria. Ademais identificou-se que, exceto a variável comitê de auditoria, as variáveis complexidade, risco de litígio, risco inerente, tamanho da empresa, tipo de firma de auditoria, tipo de relatório de auditoria, rodízio de auditorias e setor econômico apresentaram relação estatisticamente significante com os honorários de auditoria. Além de contribuir para que os órgãos reguladores entendam os impactos de novas demandas no trabalho dos auditores independentes, os resultados facilitam a negociação entre as firmas de auditoria e seus clientes, ao fornecer elementos para o entendimento dos critérios de definição dos honorários dos auditores independentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Kaveski, Itzhak David Simão, Larissa Degenhart, Marta Souza Fernandes, Luiz Fernando Cândido de Faria y Marcos Moreira Manuel Junior. "QUALIDADE DA GOVERNANÇA CORPORATIVA, HONORÁRIOS DE AUDITORIA E NÃO-AUDITORIA DAS EMPRESAS BRASILEIRAS DE CAPITAL ABERTO DO ÍNDICE DE AÇÕES COM GOVERNANÇA CORPORATIVA DIFERENCIADA (IGCX)". Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 2, n.º 2 (30 de mayo de 2016): 166. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2016.v3ed13834.

Texto completo
Resumen
Este estudo objetivou examinar a influência dos mecanismos de Governança Corporativa nos gastos com honorários de auditoria e não-auditoria das empresas brasileiras de capital aberto pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) da BM&FBovespa. A população de pesquisa é composta por 185 empresas brasileiras pertencentes ao Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada (IGCX) e a amostra compreendeu 88 empresas que apresentaram todas variáveis necessárias para análise dos dados. Para o tratamento dos dados utilizou-se o teste estatístico regressão de dados em painel. Os honorários de auditoria e de não-auditoria foram utilizados de três formas, o gasto total, logaritmo natural e a relação com o ativo total. Foram utilizados seis mecanismos de Governança Corporativa, conselho de administração, membros independentes, dualidade do diretor, presença de comitê de auditoria, tamanho do comitê de auditoria e reputação da empresa de auditoria independente. Os resultados indicam que dentre os mecanismos de Governança Corporativa, apenas o tamanho do comitê de auditoria e a reputação da empresa de auditoria independente, ou seja se a empresa auditora é Big Four ou não, influência nos gastos com honorários de auditoria. Já para os honorários de não auditoria necessita-se de mais estudos, pois o coeficiente de determinação foi extremamente baixo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

De Melo Campos, Henrique Herbel, Natani Andreza Jesus Oliveira, Rodolfo Henrique De Paiva Cavalcante, Alexandre Gonzales, Antônio Robles Jr. y José Odálio Dos Santos. "A análise dos principais assuntos de auditoria ("PAAs") em companhias abertas de diferentes setores". Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA) 6, n.º 2 (31 de diciembre de 2019): 150–67. http://dx.doi.org/10.23925/2446-9513.2019v6i2p150-167.

Texto completo
Resumen
Este artigo teve como objetivo analisar os Principais Assuntos de Auditoria, incluídos nos relatórios dos auditores independentes de Sociedades Anônimas com registro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). O escopo do artigo foi analisar os Principais Assuntos de Auditoria (PAA) de empresas de diferentes setores para constatar se os assuntos possuem conexão com o tipo de negócio de cada segmento. Foi selecionada uma empresa de cada um dos onze segmentos da B3, para a análise qualitativa. Esta análise qualitativa teve como foco verificar se os Principais Assuntos de Auditoria possuem conexão com o negócio das empresas e seus potenciais riscos e se existem Principais Assuntos de Auditoria comuns a todos os setores. Em termos metodológicos, a pesquisa configurou-se como comparativa, de caráter documental e bibliográfico. A coleta e o tratamento de dados foram realizados a partir do ranking das maiores e melhores empresas do ano de 2018, segundo a revista Exame. O resultado foi que, nas 11 empresas analisadas, foram encontrados 37 PAAs, havendo uma média de 3,36 PAAs por empresa, e foram identificados PAAs comuns para estas empresas e para os 11 setores da economia, definidos pela B3.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cruz, Ana Flávia Abackerli da, Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Laís Manfiolli Figueira y Ricardo Luiz Menezes da Silva. "A relação entre o novo relatório do auditor independente e o perfil das empresas auditadas e de auditoria". Revista Contemporânea de Contabilidade 16, n.º 40 (23 de diciembre de 2019): 3–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2019v16n40p3.

Texto completo
Resumen
Essa pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre o conteúdo do novo relatório de auditoria e o perfil das empresas auditadas e de auditoria. Observou-se a quantidade e quais os principais assuntos de auditoria (PAA) presentes nos relatórios das empresas brasileiras de capital aberto. Foram realizadas análises de correlação, diferença de média e regressão múltipla para o exercício de 2016. Os resultados indicaram que empresas: maiores; mais endividadas; com maiores honorários pagos às auditorias; de maior representatividade para o auditor; com maior número de subsidiárias; auditadas por Big Four; com emissão de ADR; listadas no Novo Mercado; de setores regulamentados e com presença de conselho de auditoria, apresentam maior quantidade de PAA. Relação inversa foi obtida ao considerar o tempo em que a auditoria exerce suas funções na empresa. Com relação ao tipo de PAA, não foi observada a existência de padrões definidos de características conjuntas que poderiam influenciar o conteúdo do novo relatório de auditoria, o que implica, para os usuários, que os relatórios apresentaram conteúdos condizentes com o que foi e deveria ser observado nas empresas, e não seguiram um padrão prédefinido. Constatou-se maior volume de PAA em função de uso de normas discricionárias, como o impairment, provisões, reconhecimento de receitas e tributos. Assim, os resultados indicaram que o novo relatório seguiu as particularidades de cada empresa analisada, o que sugere a confirmação esperada pela proposta do novo relatório, ou seja, aumentar os esforços para melhorar a confiabilidade da atuação da auditoria independente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Penagos Baquero, William Orlando, Leidy Johana Reyes Navarro y Ange Lorena Uribe Pineda. "Diagnóstico para aplicar una auditoría forense en las empresas de servicios públicos domiciliarios de Villavicencio por William Penagos –Leidy Reyes –Ange Uribe". Revista GEON (Gestión, Organizaciones y Negocios) 3, n.º 1 (15 de enero de 2016): 12–19. http://dx.doi.org/10.22579/23463910.68.

Texto completo
Resumen
Uno de los fines del Control Interno en una empresa es desarrollar una adecuada gestión de mitigación de riesgos, la cual, de ser bien ejecutada, facilita la investigación que pueda ser desarrollada a través de una auditoría forense. Bajo esta premisa se desarrolló una investigación documental y de campo, dirigida a algunas empresas de servicios públicos domiciliarios de la ciudad de Villavicencio, la cual consiste en diagnosticar la situación y capacidad actual para atender en cualquier momento una auditoria forense. El proceso fue realizado bajo los parámetros de la investigación descriptiva, con enfoque cuantitativo y utilizando la encuesta, la entrevista y la evaluación asociada con el nivel de riesgo, para recopilar la información primaria. Con los resultados se pudo establecer la situación actual de las empresas en estudio para atender en cualquier momento una auditoria forense, además de identificar la forma en que las herramientas de control interno empleadas en estas empresas facilitan el desarrollo de la auditoria forense.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Da Silva, Márcia Fontoura, Lauren Dal Bem Venturini, Fernando Cafruni Andre y Márcia Bianchi. "Análise dos relatórios de auditoria independente das companhias brasileiras listadas no Novo Mercado da B3 S.A". Revista Brasileira de Contabilidade, n.º 238 (27 de agosto de 2019): 80. http://dx.doi.org/10.17648/rbc-vol0n238-1889.

Texto completo
Resumen
O estudo analisa as informações divulgadas pelos auditores independentes no Novo Relatório de Auditoria das empresas do segmento Novo Mercado da B3 S.A. Utilizou-se a pesquisa qualitativa, quantitativa, descritiva e documental, analisando as informações dos relatórios de auditoria independente, de 138 empresas em 2016 e 145 em 2017, no tocante aos Principais Assuntos de Auditoria (PAAs) e às respostas destes, tipo de opinião, às ênfases e os outros assuntos de auditoria. Identificaram-se 396 PAAs, em 2016, e 399, em 2017, cada qual com seus procedimentos de auditoria, sendo Valor Recuperável de Ativos Não Financeiros, Receita e Contingências, nessa ordem, como os mais reportados nos dois anos avaliados. Apenas cinco relatórios de auditoria apresentaram opinião modificada em 2016 e sete em 2017 e, quanto às ênfases, em 2016 e 2017, sobressaíram-se aspectos relacionados à reapresentação e à aplicação adicional de norma de atividade específica na elaboração das demonstrações contábeis, e o Demonstrativo de Valor Adicionado foi o mais destacado, em ambos os anos, no parágrafo de outros assuntos de auditoria. O estudo auxilia, especialmente, investidores e analistas financeiros averiguarem os destaques elencados pelos auditores independentes, nas empresas categorizadas no nível de Governança Corporativa Novo Mercado da B3.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Nascimento, Rosane Rosário do y Alvani Bomfim de Sousa Júnior. "Auditoria, controle interno e gestão de risco: importantes aliados na tomada de decisão". Entrepreneurship 4, n.º 2 (7 de abril de 2020): 1–12. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2595-4318.2020.002.0001.

Texto completo
Resumen
Em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que investem em um bom trabalho de auditoria se destacam das demais. A importância da Auditoria se constata no dia-a-dia das empresas. A auditoria de gestão auxilia a empresa, fazendo com que os planos traçados pelos gestores, sejam executados como os planejados. A auditoria proporciona para as empresas vantagens que irão influenciar os seus processos, sua produtividade a tomada de decisão e o desenvolvimento da empresa. Além de evitar irregularidades contábeis, é uma oportunidade para melhores os processos e controles. Diante disso, o artigo tem o intuito de identificar as funções da auditoria e controle internos associados à gestão de riscos para tornar as empresas mais competitivas. Refere-se à pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da influência e benefícios do uso da auditoria interna nas organizações, buscando focalizar a atenção para a importância da auditoria e controle interno bem como a implantação da gestão de riscos nas novas formas de administrar e obter mais controle e sobreviver no mercado cada vez mais competitivo. A pesquisa revela que quando bem executada, a auditoria interna é um sistema de controle e planejamento, com informações valiosas que são a chave para a solução, que os administradores tanto procuram. A auditoria interna não é somente um detector de falhas e erros, mas uma parceira na busca por melhorias, assim, com o mercado competitivo, as empresas precisam adotar ferramentas de controle interno como a auditoria, que reduzem riscos e impacte positivamente seus resultados, ou seja, que contribuem para seu desenvolvimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Cordeiro, Fernanda Alves, Fernando Rocha Pereira, Samuel De Oliveira Durso y Jacqueline Veneroso Alves da Cunha. "Complexidade organizacional e liderança feminina nas empresas de auditoria externa". Revista Contemporânea de Contabilidade 15, n.º 36 (19 de diciembre de 2018): 31–48. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2018v15n36p31.

Texto completo
Resumen
O presente estudo teve como objetivo identificar as diferenças em termos de complexidade organizacional das empresas auditadas por homens, quando comparadas com aquelas auditadas por, pelo menos, uma mulher. A plataforma teórica da pesquisa fundamentou-se nos fenômenos do glass ceiling e do pink collar work. A base de dados contou com 447 empresas listadas na BM&FBovespa. Para análise dos dados, foram estimadas regressões logísticas simples. Os resultados da pesquisa indicam que quanto mais complexa é a organização menor é a probabilidade de ela apresentar uma mulher como técnica responsável pelos serviços de auditoria. Além disso, identificou-se que das 447 empresas analisadas apenas 64 apresentaram, pelo menos, uma mulher como auditora externa responsável pelos serviços de auditoria no exercício de 2015. Esse número cai para 38, quando se considera as empresas cujo trabalho de auditoria externa é chefiado exclusivamente por mulheres.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rozas Flores, Alan Errol. "AUDITORIA FORENSE". Quipukamayoc 16, n.º 32 (16 de marzo de 2014): 67. http://dx.doi.org/10.15381/quipu.v16i32.4825.

Texto completo
Resumen
La auditoría forense es una auditoria especializada en la obtención de evidencias para convertirlas en pruebas, las cuales se presentan en el foro; es decir en las cortes de justicia, con el propósito de comprobar delitos o dirimir disputas legales. Actualmente se vienen desarrollando importantes esfuerzos mediante auditorías de cumplimiento y auditorias integrales que deben ser reforzadas con procedimientos legales de investigación, para minimizar la impunidad que se presenta ante delitos económicos y financieros, como la corrupción administrativa, el fraude corporativo y el lavado de dinero y activos. Prevenir, detectar, investigar y comprobar estos delitos, requiere de habilidades y conocimientos profundos en materia contable y financiera, jurídica, e investigativa, que faciliten obtener las pruebas convincentes que requiere la justicia para sus sentencias. Los tipos de fraude que consideran los auditores cuando auditan los estados financieros son básicamente: informes financieros fraudulentos y malversación de activos. Los auditores son responsables de la obtención de una seguridad razonable de que se detectan los errores materiales, ya sea debido a errores o fraude. En estos tiempos en los que las empresas se encuentran más expuestas a los fraudes, el auditor es contratado para revisar aspectos de control para descubrir los factores que originan los fraudes y recomendar los programas para mitigarlos, ayudar a que éstos se presenten de manera poco frecuente o su nivel sea bajo. Debido a que es responsabilidad de la administración de la entidad establecer los sistemas de control adecuado y vigilar que éstos funcionen de forma apropiada, la administración necesita contratar a un contador público como auditor antifraudes que la apoye con ese trabajo, ya que así se aprovisionará de consejos para establecer las medidas para prevenir o disuadir el riesgo de fraude. El fraude varía desde los robos de menor cuantía por parte de los empleados y el comportamiento improductivo, hasta la malversación de activos y a través de emisión de estados financieros fraudulentos. Como informan los medios de comunicación, las consecuencias que puede tener un estado financiero fraudulento son significativas ya que afecta el valor de mercado de una empresa, su reputación y denota la falta de habilidad de sus administradores para lograr los objetivos estratégicos. La participación del auditor con la administración en la prevención del fraude es una herramienta que le hará ahorrar tiempo y dinero a la empresa, ya que el fraude es difícil de detectar porque con frecuencia involucra un encubrimiento a través de la falsificación de documentos o la participación de los altos niveles de la entidad y de terceros. Debe resaltarse la importancia que tiene la prevención del fraude que puede reducir las oportunidades para cometerlo, así mismo, también es importante la disuasión ya que se puede convencer a los individuos para no cometer fraude. Tanto la prevención como la disuasión son menos costosas que el tiempo y el gasto requerido para la investigación y detección del fraude cuando ya fue cometido. El auditor contratado para sugerir medidas antifraude busca la cooperación de los elementos que se clasifican como participantes clave en este esfuerzo; es decir, directorio, consejo de administración, comité de auditoría, comisarios, gerencia, administración, auditores internos, etc., para trabajar en forma coordinada, para que la administración diseñe, desarrolle e aplique los programas y controles en respuesta a los riesgos específicos identificados. La administración aconsejada por el auditor antifraude podrá tomar algunas medidas básicas en la empresa para cumplir con el objetivo de prevenirlos. Dichas medidas pueden ser: crear y mantener una cultura de honestidad y alta ética; evaluar los riesgos de fraude y aplicar los procesos, procedimientos y controles necesarios para mitigar tales riesgos y reducir las oportunidades para el fraude; y desarrollar un proceso apropiado de supervisión. Es también importante, que los auditores de empresas cuyas acciones se cotizan y comercializan en bolsa de valores deban considerar las implicancias de las evaluaciones de riesgos de fraude, incluyendo cualquier sospecha de fraude. Este artículo, además de conceptualizar el fraude y la corrupción, describe la forma en que los auditores reúnen información para evaluar el riesgo de fraude y desarrollan las respuestas adecuadas para identificar los riesgos de fraude, después de considerar la efectividad de los programas y controles contra el fraude de la administración. Además de incluyen las llamadas señales de advertencia de fraude o banderas rojas y se comentan las normas a tenerse en cuenta, cuando se desarrolla una auditoría forense.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Cunha, Paulo Roberto da y Ilse Maria Beuren. "Técnicas de amostragem utilizadas nas empresas de auditoria independente estabelecidas em Santa Catarina". Revista Contabilidade & Finanças 17, n.º 40 (abril de 2006): 67–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772006000100006.

Texto completo
Resumen
As demonstrações contábeis devem expressar a situação econômico-financeira e patrimonial da empresa de acordo com os princípios de contabilidade geralmente aceitos. Para assegurar o atendimento a essa premissa, utilizam-se os serviços de auditoria. Procedimentos de auditoria, que abrangem testes de observância e testes substantivos, são aplicados pelo auditor para expressar sua opinião. O trabalho de auditoria não contempla a totalidade das transações ocorridas nas empresas, ele é efetuado com base em testes de amostragens para concluir sobre o universo das transações ocorridas. Assim, este estudo objetiva identificar as técnicas de amostragem utilizadas nas empresas de auditoria independente estabelecidas em Santa Catarina. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo, do tipo levantamento, de natureza quantitativa. A população compreende as 21 empresas de auditoria independente estabelecidas em Santa Catarina, com registro na Comissão de Valores Mobiliários, e a amostra por acessibilidade totaliza 12 empresas. O instrumento utilizado para coleta de dados consubstancia-se em um questionário, com perguntas abertas e fechadas. Os resultados evidenciam que as empresas pesquisadas não aplicam técnicas de amostragem estatística. Os testes de observância e os testes substantivos são realizados numa base amostral apurada na subjetividade ou no julgamento e experiência do auditor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Empresas de auditoria"

1

Prata, Vera Solange Vieira Matoca. "Auditoria financeira em pequenas e médias empresas : aspetos primordiais". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2017. http://hdl.handle.net/10400.5/15058.

Texto completo
Resumen
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do mestrado em contabilidade, fiscalidade e finanças empresariais, pelo ISEG (Instituto Superior de Economia e Gestão) da Universidade Lisboa, na forma de relatório de estágio, na empresa "João Cipriano e Associados, SROC, Lda". Tem como tema "Auditoria Financeira em PME: Aspetos Primordiais". A componente teórica aborda a normalização e o encaminhamento duma auditoria, efetuando depois uma incursão comparativa pelas particularidades duma auditoria a PME e a grandes entidades. Na componente prática, relata-se sobre as tarefas realizadas, os conhecimentos adquiridos e sobre a participação numa auditoria feita a uma firma do escritório onde estagiei. Por fim concluo sobre os desafios e limitações do tema, e sobre possíveis matérias de investigação futura.
This work was developed in the scope of the master's degree in accounting, taxation and business finance, by ISEG (Superior Institute of Economics and Management) of the University of Lisbon, in the form of a traineeship report, in the company "João Cipriano e Associados, SROC, Lda". Its theme is "Financial Audit in SME - Primary Aspects". The theoretical component addresses the audit rules and trail, comparing large entities with SME, highlighting the particularities of audit to SME. In the practical component, report on the tasks performed, the knowledge acquired and report participation in an audit done to client of the firm where I trained. Finally I conclude on the challenges of the subject and possible future research topics.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Mattos, Manoel Salésio, Filho Jorge Ribeiro de Toledo y Universidade Regional de Blumenau Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. "Os auditores no Brasil e a satisfação desses profissionais nas grandes empresas de auditoria /". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações FURB, 2005. http://www.bc.furb.br/docs/TE/2005/314531_1_1.pdf.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Santos, Fabiano Pereira dos. "A relação entre o parecer de auditoria e a troca de auditores: uma investigação nas instituições financeiras brasileiras". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2008. http://hdl.handle.net/10438/11262.

Texto completo
Resumen
Submitted by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-10-25T18:38:27Z No. of bitstreams: 1 fabiano_pereira_santos.pdf: 474472 bytes, checksum: 40c5579375e54c5aa8a0d823b040c795 (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-10-25T18:38:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabiano_pereira_santos.pdf: 474472 bytes, checksum: 40c5579375e54c5aa8a0d823b040c795 (MD5)
Approved for entry into archive by Marcia Bacha (marcia.bacha@fgv.br) on 2013-10-25T18:38:49Z (GMT) No. of bitstreams: 1 fabiano_pereira_santos.pdf: 474472 bytes, checksum: 40c5579375e54c5aa8a0d823b040c795 (MD5)
Made available in DSpace on 2013-10-25T18:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 fabiano_pereira_santos.pdf: 474472 bytes, checksum: 40c5579375e54c5aa8a0d823b040c795 (MD5) Previous issue date: 2008
The main purpose of this study is to verify whether there is a relationship between the spontaneous change of an independent auditor and the qualified audit report issued in the previous year and also whether there is a positive relationship between the turnover of auditors and the issuing of qualified audit reports in the year of the turnover and subsequent years. This paper is justified by its proposal to scientifically evaluate the impact of the administration’s influence and adopting the auditing turnover in the independence of the external auditor, without bias by the interested of the professional involved, since this is solely a documental study. Therefore, one arrives at diverse hypotheses in regard to the occurrence of a qualified report as a factor that encourages the administration to change auditors and in relation to the mandatory turnover of auditors favoring the issuing of qualified reports. In addition to the documental study, this paper is also comprised of a review of the academic and specialized literature that is the basis for the made questions addressed. The results obtained after the considerations and verification observed in the bibliographic studies, and the tests results from the Chi-square statistics, verify that the administration is more favorable to changing auditing firms when it receives a report modified by relevant safety clauses and emphases than when it receives a clean report from the current auditing firm. Another verification is the absence of a relationship between adopting the mandatory auditing turnover and issuing modified reports in the years after such change takes place.
Esta pesquisa tem como objetivo principal verificar se há relação entre a troca espontânea da auditoria independente e o parecer não limpo emitido no ano anterior e também se há relação positiva entre o rodízio de auditores e a emissão de pareceres não limpos no ano do rodízio e nos seguintes. Justifica-se este trabalho pela proposta de avaliar cientificamente o impacto da influência da administração e da adoção do rodízio de auditoria na independência do auditor externo, sem ser enviesado pelos interesses dos profissionais envolvidos, uma vez que esta é uma pesquisa exclusivamente documental. Portanto, chega-se a diversas hipóteses quanto à ocorrência de parecer não limpo como fator motivador para a troca de auditores por parte da administração e quanto ao rodízio obrigatório de auditorias propiciando a emissão de pareceres não limpos. Além da pesquisa documental, este trabalho também é composto por revisão da literatura acadêmica e especializada, que fundamentam e respaldam as principais questões abordadas. Os resultados obtidos, após as considerações e constatações observadas nas pesquisas bibliográficas, e nos resultados dos testes da estatística qui-quadrado, verificam que a administração é mais propensa a trocar a firma de auditoria quando recebe um parecer modificado por ressalvas e ênfases relevantes que quando recebe um parecer limpo da firma de auditoria atual. Outra constatação é a ausência de relação entre a adoção do rodízio obrigatório de auditoria e a emissão de pareceres modificados nos anos após esta troca.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Guedes, Antonio Carlos dos Santos. "O parecer da auditoria independente antecipa a necessidade de republicação das demonstrações contábeis?" reponame:Repositório Institucional do FGV, 2008. http://hdl.handle.net/10438/11034.

Texto completo
Resumen
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-08T15:01:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertação Antonio Carlos dos Santos Guedes.pdf: 287431 bytes, checksum: fcf1b56859f877ad75d364f1354808be (MD5)
Approved for entry into archive by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-08T15:02:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Antonio Carlos dos Santos Guedes.pdf: 287431 bytes, checksum: fcf1b56859f877ad75d364f1354808be (MD5)
Approved for entry into archive by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2013-08-08T15:02:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação Antonio Carlos dos Santos Guedes.pdf: 287431 bytes, checksum: fcf1b56859f877ad75d364f1354808be (MD5)
Made available in DSpace on 2013-08-08T15:02:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação Antonio Carlos dos Santos Guedes.pdf: 287431 bytes, checksum: fcf1b56859f877ad75d364f1354808be (MD5) Previous issue date: 2008
O objetivo deste trabalho é investigar a relação existente entre a ressalva imposta no parecer da auditoria independente e a reapresentação exigida pelo Banco Central, a existência de forte correlação entre haver ressalva e reapresentação por exigência, indicariam que o parecer teria capacidade de antecipar exigência de reapresentação por parte do Banco Central. Selecionamos o grupo formado pelos bancos que tem ações negociadas na bolsa de valores e mapeamos as combinações formadas pelo tipo de parecer com o tipo de apresentação, de igual modo utilizamos este método em dois estratos da amostra, por porte da firma de auditoria e por haver ou não algum nível de Governança Corporativa. Os resultados não mostraram relação significativa entre parecer com ressalva e reapresentação, nem os estratos demonstraram percentuais significativamente melhores em relação aos demais estratos ou mesmo em relação à amostra. Concluímos que não há relação entre parecer e reapresentação por exigência, nem relevância com relação ao porte ou a governança corporativa, porém os resultados mostraram haver maior percentual de reapresentação espontânea no estrato por governança corporativa, o que indicaria um cuidado maior em relação às demonstrações independente do parecer da auditoria independente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Carvalho, Hugo Filipe Almeida. "Opinion shopping nas empresas portuguesas". Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10087.

Texto completo
Resumen
Mestrado em Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais
Este estudo analisa o efeito dos tipos de opinião de auditoria na decisão das empresas mudarem ou não de auditor. Através de uma amostra de 13.359 empresas portuguesas, para o período de 2011 a 2013, verificou-se que a emissão de uma opinião com ênfases ou uma opinião com reservas está positivamente associada à alteração de auditor. No caso do relatório de auditoria conter em simultâneo reservas e ênfases encontrou-se uma relação negativa com a medida de mudança de auditor. Os resultados mostram ainda haver uma associação negativa entre a mudança de auditor e a existência de um conselho fiscal, bem como uma associação positiva com a presença de mulheres no board. Adicionalmente, verificou-se que a presença de mulheres no board tem influência sobre alguns tipos de opinião de auditoria.
This study analyzes whether the audit opinion effects the decision of whether or not companies change auditor. Through a sample of 13,359 portuguese companies, for the period 2011 to 2013, the issuance of an opinion with emphases or a qualified opinion was found to be positively associated with the change of auditor. In the case that the audit report contained a qualified opinion with emphasis, this gave a negative relationship with the change of auditor measure. The results show that there is still a negative association between the change of auditor and the existence of an audit committee, as well as a positive association with the presence of women on the board. Additionally, the presence of women on the board was found to have an influence on some types of audit opinion.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Souza, Paulo Cesar da Silva Siqueira de. "Práticas do comitê de auditoria: evidências de empresas brasileiras". Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12136/tde-04042011-202813/.

Texto completo
Resumen
O objetivo principal da pesquisa foi investigar quais fatores motivaram empresas brasileiras de capital aberto a adotarem o Comitê de Auditoria como parte integrante de sua estrutura de Governança Corporativa. Como complemento, investigou-se a associação entre características das companhias, como Liquidez, Porte e Emissão de ADR\'s, e a adoção ou não de comitês de auditoria. Para tanto, foi selecionada uma amostra de 100 companhias, extraídas de um universo de 420, com maior volume de negócios entre abril de 2009 e março de 2010. Para esse grupo, foi submetido um questionário a fim de coletar informações referentes à estrutura geral dos comitês de auditoria, bem como informações sobre os motivos que as levaram a implantar o referido comitê. O índice de respondentes foi de 32%. Para analisar os dados dos questionários, a pesquisa foi dividida em duas partes inter-relacionadas. Na primeira, buscou-se interpretar os resultados provenientes do questionário utilizando-se de técnicas estatísticas simples, com o intuito de descrever os resultados. Na segunda, estudou-se as associações entre características das companhias e a opção de elas adotarem ou não o comitê de auditoria em suas estruturas de governança corporativa. A Análise de Correspondência (ANACOR) foi empregada nessa parte. Em relação à primeira parte, pelas respostas das próprias companhias, os principais determinantes para a adoção do comitê de auditoria foram: i) apoiar as atividades do Conselho de Administração; ii) atender à legislação norte-americana - SOX; iii) atender à Resolução do Conselho Monetário Nacional / Banco Central do Brasil; e iv) incrementar o sistema e as práticas de governança corporativa. Em relação aos resultados da segunda parte, de forma geral, os resultados sugerem que empresas com alta liquidez estão fortemente associadas com a adoção de comitês de auditoria e empresas com baixa liquidez estão associadas à ausência de comitês em sua estrutura de governança. Outro resultado obtido foi com relação ao porte das companhias. Pela ANACOR, foi possível verificar a associação de comitês de auditoria e outros comitês do conselho a empresas de médio e grande porte, com uma maior aproximação entre empresas de médio porte. Por fim, observou-se que empresas que emitem ADR\'s cujos níveis de exigências são mais baixos (ADR\'s Nível 1 e Regra 144-A) estão associadas com a ausência de comitês, enquanto que as empresas que emitem ADR\'s Nível 2 e 3, estão associadas com a adoção de comitês em suas estruturas de governança corporativas, mas não necessariamente o comitê de auditoria. Esse resultado pode ser explicado pela flexibilidade existente na legislação norte-americana que possibilita às empresas optarem pela adaptação do Conselho Fiscal às normas da Securities and Exchange Commission. Todavia, é necessário salientar as limitações inerentes à pesquisa. A primeira importante limitação é com relação à amostra, tendo em vista que as companhias não foram selecionadas aleatoriamente, e sim pelo volume de transações. Logo, há um viés de seleção na amostra, cujo resultado direto é a impossibilidade de generalização dos resultados. Em seguida, cabe salientar que as definições apresentadas na pesquisa também podem ser criticadas, tendo em vista que o conceito de governança corporativa está limitado às características do comitê de auditoria. As técnicas estatísticas também podem ser criticadas, pois as análises descritivas e ANACOR não permitem afirmar haver causalidade entre as variáveis estudadas.
The main objective of this research was to investigate which factors motivated Brazilian public companies to adopt the Audit Committee as part of its Corporate Governance organizational structure. Additionally, it was investigated the association between characteristics of companies, such as Liquidness, Size and Issuance of ADRs, and the adoption or lack of audit committees. For this purpose, a sample of 100 companies were selected, drawn from a universe of 420, with higher trade volume between April 2009 and March 2010. For this group, a questionnaire was sent to collect information regarding the overall structure of audit committees, as well data related with the reasons which led them to establish such a committee. The rate of respondents was 32%. To analyze the data, the research was divided into two interrelated parts. In the first session, the results were analyzed based on simple statistical techniques, in order to describe the results. In the second session, the results were analyzed based on associations between the companies\'characteristics as well as the option to adopt them with regards the Audit Committee in their corporate governance organizational structures. The Correspondence Analysis (ANACOR) was used in this session. Based on the survey results of the first session, the main determinants for the adoption of the Audit Committee are: i) to support the Board of Directors activities; ii) to comply with USA SOX law; iii) to comply with the Resolution established by National Monetary Council / Central Bank of Brazil; and iv) to enhance the best practices of Corporate Governance. Moreover, the results of the second session, in general suggested that the companies of high liquidness are strongly associated with Audit Committees adoption while the companies of low liquidness are associated with the absence of committees in its organizational structure. Another result was related to the size of the companies. As per ANACOR, it was possible to verify the association between the Audit Committees and other board of directors committees with companies from middle to large size with slightly trend to middle size companies. Finally, it was observed that companies with ADR\'s launch which requirement levels is low (ADR\'s level 1 and Rule 144-A) are associated with the absence of Audit Committees while the companies with ADR\'s launch with high requirement level (ADR\'s level 2 and 3) are associated with the adoption of its committees on corporate governance structures, but not necessarily the audit committee. This result can be explained for the flexibility of U.S. law that allows the companies to opt for the adaptation of Fiscal Council to the rules of Securities and Exchange Commission. Notwithstanding is necessary to highlight the limitation inherent in this research. The first important limitation is related to the sample used, considering that the companies were not selected randomly, but by the volume of transactions. So there is a selection bias, whose offer the impossibility of generalizing results. Furthermore, it is important to highlight that the presented definitions in the survey could be criticized considering that the Corporate Governance concept is limited by characteristics of the Audit Committees. The statistics techniques could also be criticized once the descriptive analysis and ANACOR couldn\'t guarantee the causality between the study variables.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Santos, Jair Alcides dos. "Procedimentos de auditoria ambiental em empresas produtoras de frutas". Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83676.

Texto completo
Resumen
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Made available in DSpace on 2012-10-20T02:17:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0
A crescente conscientização da sociedade da importância da preservação do meio ambiente, as pressões exercidas pelo governo e as exigências do mercado internacional fazem com que as organizações se preocupem com as questões ambientais. Estes fatores contribuem para o surgimento de legislações, normalizações e certificações como as concedidas pela International Organization for Standardization - ISO. Com o objetivo de se tornarem mais competitivas no mercado globalizado, algumas organizações começaram a implantar os chamados Sistemas de Gerenciamento Ambiental (SGAs). Porém para acompanhar e avaliar os SGAs surgiram as auditorias ambientais, normatizadas também pelas ISOs 14010, 14011 e 14012. Esta dissertação tem como proposta o estudo de procedimentos de auditoria ambiental para aplicação em organizações do setor de produção de frutas. A auditoria ambiental é uma ferramenta que proporciona a organização a verificação quanto as aplicações das normas e legislações dentro do sistema de gerenciamento ambiental, além de possibilitar a identificação antecipada de possíveis desvios. O objetivo principal deste trabalho é o desenvolvimento de um roteiro de auditoria ambiental que proporcione as empresas do ramo de produção de maçãs, identificar as conformidades e não conformidades em suas operações, para que eventuais desvios sejam sanados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Ana Maria e. "Características dos serviços de auditoria interna em empresas estatais: o caso das empresas do estado do Ceará". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1989. http://hdl.handle.net/10438/9895.

Texto completo
Resumen
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2012-07-18T12:06:59Z No. of bitstreams: 1 000055176.pdf: 5945718 bytes, checksum: 876c6ce210b36a7fb754d183ccd12e22 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-18T12:15:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000055176.pdf: 5945718 bytes, checksum: 876c6ce210b36a7fb754d183ccd12e22 (MD5) Previous issue date: 1989
The objective of this research was to analyse through an exploratory study, the functioning operation of the Internal Audit services and to get to know the practices presently employed within three state enterprises located in ~ State of Ceará, under the light of a comparison with the theorical fun darnentals about the Internal Audit. In the revision of the literature one presents the historical perspective, evidencing the appearing and developrenf of the Internal Audit, pointing out mainly the aspects considered to be of most relevance. Following up, some general conside ration about Internal Audit on state enterprises are presented. Based on this revision, it was possible. then, to develop a plan of reference to be utilized in this research. The methodology adopted in this work has been the study of case, and the reasons for its employment are justified, beyond the limitations of this kind of exploratory study. Interviews, utilizing questionnaire forms, composed mostly of open questions, have permitted a descrfption of the Internal Audit services developed by the governrnental state enterprises, as well as the pieces· of information acquired in the General Audit Department of the State, as well as the Administrative Audit Comission of the State of Ceará.The resuIts 'obtained have made it possible to make an anaIysis of the characteristics of the InternaI Audit ser vices projected by the governrnental state enterprises, just as well as of the functioning system of the~e services anJ the practices deveIoped by the researched enterprises. At Iast, comparing the resuIts of the research of fieId with the existing Iiterature, one can get to reIevant concIusions, as well as formulate a few pieces of recommendation to the State Government as also to the researched enterprises, as well as some suggestions to prospective researches.
O objetivo desta pesquisa foi analisar, através de um estudo exploratório, o funcionamento dos serviços de Auditoria Interna e conhecer as práticas atualmente empre gadas em três empresas estatais do Estado do Ceará, à luz de urna comparaçao com os fundamentos teóricos sobre Interna. Auditoria "Na revisão da literatura apresenta-se a perspectiva histórica, evidenciando o surgimento e desenvolvime~ to da Auditoria Interna, destacando-se principalmente os aspectos mais relevant"es. A seguir, são apresentadas consideraçoes gerais sobre Auditoria Interna em empresas estatais. A partir dessa revisão foi possível desenvolver um plano de referência para ser utilizado nesta pesquisa. A metodologia adotada neste trabalho foi o es tudo de caso, e as razoes de seu emprego são justificadas além das limitações desse tipo de estudo exploratório. , Entrevistas, utilizando questionários, compos tos em sua maioria de questões abertas, permitiram urna descrição dos serviços de Auditoria Interna desenvolvidos pelas empresas estatais estaduais, bem corno as informações obtidas no Departamento de Auditoria Geral do Estado, além da Comissão de Auditoria Administrativa do Estado do Ceará.Os resultados obtidos possibilitaram uma análise sobre as características dos serviços de Auditoria Interna projetados pelas empresas estatais estaduais, bem como sobre o funcionamento desses serviços e as práticas desenvol vidas pelas empresas pesquisadas. Finalmente, comparando-se os resultados da pesquisa de campo com a literatura existente, pode-se chegar a algumas conclusões importantes, como também formular recomendações para o Governo Estadual e para as empresas pesquisadas, além de algumas sugestões para pesquisas futuras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Reis, Junior Francisco de Paula dos. "Controle de qualidade do trabalho de auditoria: o estudo de uma network de empresas de auditoria". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2006. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1641.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-04-25T18:40:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Francisco de Paula dos Reis Junior PDF.pdf: 635913 bytes, checksum: f53ebb38b3acd1e9a22fc9ef0ab357ff (MD5) Previous issue date: 2006-06-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The main purpose of this dissertation is to investigate the impact on the organization of small and medium audit companies after adopting the External Quality Review carried out by the regulating bodies. In addition, we try to identify up to what point these companies are prepared to carry out international-level audits, meeting demands requested by the national and international regulating bodies of the profession. The development of independent audit and the concepts of total quality are approached in chapters 1 to 3 by means of bibliographical research. Afterwards, the international and Brazilian standards are analyzed for the audit works quality control. Additionally, the External Quality Review Program in force and effect and its results from 2002 up to 2005 are reviewed. In chapter 4, a case study is submitted, and it is carried out in order to check the procedures used by an International Network of medium audit companies that have members in Brazil. As main outcome of this study it is possible to conclude for the success of the External Quality Review Program implemented in Brazil since 2002 and its full acceptance by the medium and small audit companies. The results obtained while carrying out this work enable us to demonstrate the adoption, for the regulating bodies of the profession in Brazil, the International Standards for quality controlling the audit works and identifying how these standards are being applied by the medium and small Brazilian audit companies. Finally, we my conclude that there has been full adoption of the quality control standards by the Network and by his member companies in Brazil. It is possible to realize, still, the success of the of External Quality Review Program implemented in Brazil, by the Federal Board of Accountancy - CFC, since 2002, and its full acceptance by the medium and small audit companies
O principal objetivo desta dissertação é investigar o impacto na organização das pequenas e médias empresas de auditoria após a adoção da Revisão Externa de Qualidade efetuada pelos órgãos reguladores. Além disso, procura-se identificar até que ponto essas empresas estão preparadas para executar auditorias de nível internacional, cumprindo exigências dos organismos regulamentadores nacionais e internacionais da profissão. Nos capítulos de 1 a 3, através de pesquisa bibliográfica, aborda-se o desenvolvimento da auditoria independente e dos conceitos de qualidade total. Em seguida, analisa-se as normas internacionais e brasileiras para o controle de qualidade dos trabalhos de auditoria. Adicionalmente, são examinados o Programa de Revisão Externa de Qualidade em vigor e os seus resultados de 2002 até 2005. No capítulo 4, apresenta-se um estudo de caso, efetuado no intuito de averiguar os procedimentos utilizados por uma Network Internacional de empresas de auditoria de porte médio que possuem membros no Brasil. Os resultados obtidos durante a realização deste trabalho possibilitam demonstrar a adoção, pelos órgãos reguladores da profissão no Brasil, das Normas Internacionais para o controle de qualidade dos trabalhos de auditoria e identificar como essas normas estão sendo aplicadas pelas médias e pequenas empresas brasileiras de auditoria. Finalmente, conclui-se que houve plena adoção das normas de controle de qualidade pela Network e por suas empresas membros no Brasil. Pode-se perceber, ainda, o sucesso do Programa de Revisão Externa de Qualidade implementado no Brasil, pelo Conselho Federal de Contabilidade - CFC, a partir de 2002, e sua plena aceitação pelas médias e pequenas empresas de auditoria
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva, Aloisio Rodrigues da. "Técnicas de auditoria analítica utilizadas pelas empresas de auditoria independente no Brasil: um estudo de caso". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2012. http://hdl.handle.net/10438/9450.

Texto completo
Resumen
Submitted by Estagiário SPT BMHS (spt@fgv.br) on 2012-03-20T12:57:42Z No. of bitstreams: 1 000055199.pdf: 9671633 bytes, checksum: 98c13dd442151fb59ebe13f3e4ef2519 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-20T12:57:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000055199.pdf: 9671633 bytes, checksum: 98c13dd442151fb59ebe13f3e4ef2519 (MD5)
The purpose of this research is to explore the existing relationship between literature on analytical auditing techniques and other techniques effectively utilized by the external auditing firms in Brazil. It also analyzes the main problems found in the application of such techniques, and yet verifies the existing differences in regards to more sophisticated analytical auditing techniques, considering that the firms are of national and/or foreign origin. In the revision of literature, there is a summary of the evolution of analytical auditing techniques based on the development, both in size and complexity, of the modem enterprise and the sophisticated accounting systems and its respective internal control, so as to give evidence to the advantages of its application by externa auditing firms (Chapter 2). Here we present the methodology used in the research, as well as the corresponding reasons for it, and a framework on the analytical auditing techniques to be tested in the study (Chapter 3). The description of cases, developed from a questionn:ÚIe filled out by eight externaI auditing firms, are shown in this Chapter, where each case is described separately (Chapter 4). The results obtained werp: analyzed in accordance with each item of the questionnaire, contributing to'.'"ards·· . a thorough analysis of the analytical auditing techniques utilized by the external auditing forms in Brazil (Chapter 5). Finally, a summary and conclusions of the research, in the light of theoretical basis, as well as recommendations and suggestions are formulated for future studies (Chapter 6).
O objetivo desta pesquisa foi explorar a relação existente entre a literatura sobre as técnicas de auditoria analítica e as técnicas efetivamente utilizadas pelas empresas de auditoria independente com sede ou escritório no Brasil. Buscou-se analisar quais os principais problemas encontrados na utilização dessas técnicas, além de verificar se havia diferença quanto ao uso de técnicas de auditoria analítica mais sofisticadas, pelo fato de serem essas empresas de origem nacional e/ ou estrangeira (capítulo 1). Na revisão de literatura, procurou-se resumir e sumariar a evolução das técnicas de auditoria analítica em face do crescimento, em tamanho e complexidade, da empresa moderna, e sofisticação dos sistemas contábeis e dos controles internos respectivos, de modo a evidenciar as vantagens de sua utilização por parte das empresas de auditoria independente (capítulo 2). A seguir, evidenciou-se a metodologia utilizada na_ pesquisa e a respectiva , razão de seu emprego, desenvolvendo-se um plano de referência sobre as técnicas de auditoria analítica para ser testada neste trabalho (capítulo 3). A descrição dos casos, realizada através da aplicação do questionário em oito empresas, está reunida neste capítulo, onde cada caso é descrito individualmente (capítulo 4). Os resultados obtidos foram analisados de acordo com cada item do questionário e possibilitaram uma análise abrangente das técnicas de auditoria analítica utilizadas pelas firmas de auditoria independente no Brasil (capítulo 5). Finalmente, são apresentados o resumo e as conclusões da pesquisa à luz dos fundamentos teóricos, apresentando-se recomendações e sugestões para novas pesquisas (capítulo 6).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Libros sobre el tema "Empresas de auditoria"

1

Rodríguez, Cayo Salinas. Auditoría legal proceso de capitalización de la Empresa Nacional de Ferrocarriles: ENFE. Cochabamba, Bolivia: Cayo Salinas & Asociados, Estudio de Abogados, 2002.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Baquero, Juan Bautista Laya. Las empresas transnacionales y su vinculación con las firmas transnacionales de auditoría: El caso Venezuela. Maracaibo, Venezuela: [s.n.], 1986.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Calvo, Mariano Seoánez. Manual de gestión medioambiental de la empresa: Sistemas de gestión medioambiental, auditorías medioambientales, evaluaciones de impacto ambiental y otras estrategias. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1999.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Slosse, Carlos Alberto, ed. Auditoría. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2013. http://dx.doi.org/10.35537/10915/30203.

Texto completo
Resumen
De los varios temas que integrantes de nuestra Cátedra vienen investigando, hemos incorporado -en función de su grado de avance- tres. Ellos son: -El sistema de control interno en las empresas, a cargo de la profesora Lorena Martires. Lorena se desenvuelve en el campo profesional dedicada al área de una entidad financiera provincial, la más grande e importante de la provincia de Buenos Aires. A pesar de su juventud, aquilata ya una significativa experiencia, que la ha llevado a incursionar en el importante tema de lo que significa un buen y eficiente sistema de control interno dentro de cada organización. Ello hace al funcionamiento de un buen gobierno corporativo. Hace a la búsqueda de la eficiencia operativa, con sensores de cómo están marchando los diversos procesos operativos, tanto en empresas de servicios como en aquellas dedicadas a la fabricación y venta de productos. El lector encontrará matices dentro de un tema caro a los sentimientos de cualquier profesional en Ciencias Económicas que hacen a una concepción moderna del control, se dedique a la actividad que sea. -Auditoría de instrumentos financieros derivados, a cargo de la profesora Ana María Cóccaro. Ana María actúa profesionalmente en un importante grupo empresario argentino, con múltiples actividades. Por esa variada experiencia, ha elegido un tema que ha cobrado notoriedad e importancia en los últimos tiempos, a raíz de los cada vez más complejos mecanismos de la denominada ingeniería financiera. Ellos no sólo se encuentran en las grandes organizaciones; también, aunque con menor complejidad, se aprecian en medianas empresas. La labor del auditor frente a la existencia de este tipo de instrumentos (se insiste, de complejidad variable pero cada vez mayor), no es sencilla. Debe, en primer lugar, conocer su funcionamiento, para luego diseñar y aplicar técnicas de revisión apropiadas. También aquí son de extrema importancia los mecanismos de control interno que deben rodear el funcionamiento de estas herramientas del arsenal que el sistema financiero ofrece a las empresas para su financiamiento. -La nube. Mitos y realidades, producido por los profesores Carlos Alberto Rumitti y Marcela Falvella, aborda un tema también de gran actualidad: el referido a la auditoria de sistemas informáticos tercerizados (fenómeno que por diversas razones adoptan muchas organizaciones, en nuestro país y en el mundo). En el mundo TI (el de la Tecnología informática, con sus TIC'S, tecnologías de la información y la comunicación, servicios vinculados) también los desarrollos se producen a ritmo endemoniado. Y, sin duda, el profesional en Ciencias Económicas, auditor, especialista en sistemas de información y otros, debe seguir dicho andar a la misma velocidad. Los autores, con lenguaje claro y sencillo, accesible a todo el mundo, destierran algunos mitos, pero aportan una valiosa contribución para nuestro desempeño profesional, en particular como auditores de información financiera procesada, producida, gestada, a través de esos vehículos. Se acabó, en muchísimos casos, el denominado working paper en los legajos del auditor consistente en profusos y tediosos detalles; lo mismo sucede con el famoso tilde del auditor. Ahora, con el uso de modernas herramientas informáticas por parte de las empresas, la nube es otra manera de auditar procesos, sistemas y, en definitiva, validar, verificar la razonabilidad de determinada información contable-financiera.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Stevens, Mark. Las guerras de las empresas auditoras. Planeta Pub Corp, 1986.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vicente, Montesinos Julve y Orón Moratal Germán, eds. Contabilidad y auditoría de la empresa. Madrid: Tecnos, 1991.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Luis Sanz de La Tajada. Auditoria de La Imagen de La Empresa - Metodos y T. Sintesis Editorial, 1998.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Contabilidad Bancaria: Financiera, De Gestion Y Auditoria (Economia Y Empresa). Piramide Ediciones Sa, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Jose L. Sanchez F. De Valderrama. Teoria Y Practica De La Auditoria I: Concepto Y Metodologia (Economia Y Empresa). Piramide Ediciones Sa, 2004.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Calvo, Leandro Canibano. Curso De Auditoria Contable/ The Course of Accounting Audit (Economia Y Empresa / Economy and Business). Piramide Ediciones Sa, 2001.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Empresas de auditoria"

1

Nonato, Aline dos Santos, Regiane de Fátima Bigaran Malta, Sinéia Tenório Cavalcante Rodrigues y Thiago Bergoci. "APLICAÇÃO DE AUDITORIA NO SETOR DE ALMOXARIFADO". En Organizações Públicas e Empresas Privadas: Estratégia, Inovação e Tecnologia, 1–13. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4132116011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Moraes, Roberto Costa y Juliete Micol Gouveia Seles. "AUDITORIA LOGÍSTICA EM MICRO E PEQUENAS EMPRESAS LOCALIZADAS NO LITORAL NORTE PAULISTA". En Alinhamento Dinâmico da Engenharia de Produção 2, 114–29. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.11619151010.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silveira Júnior, Aldery, Cristiano Rocha Campus y Roselaine Araújo Vassalo. "Metodologia multicritério para avaliação de empresas de auditoria, para fins de contratação". En Princípios da Contabilidade: teoria e prática. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/201203378.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Santos, Vanderson Benjamim dos, Marcos Vinicius Castro de Almeida, Danilo Soares Rios y Mário Jorge Santos Pinheiro. "PERCEPÇÃO DE GESTORES SOBRE AUDITORIA INTERNA: UM ESTUDO DE CASO EM EMPRESAS DE AUTOPEÇAS EM BELÉM/PA". En Administração: Organização, direção e controle da atividade organizacional 4, 112–24. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3092109076.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Santos, Ruan Carlos dos, Mário Nenevê, Lidinei Éder Orso y Henrique de Campos Melo. "CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO E AUDITORIA: MECANISMOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA NA GESTÃO DOS CONFLITO DE AGÊNCIA NAS EMPRESAS FAMILIARES". En Aplicação Prática da Administração na Economia Global, 14–29. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2712017012.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Gómez, Cristina Aragón. "EL REGISTRO RETRIBUTIVO Y LA AUDITORÍA SALARIAL." En Acciones públicas y privadas para lograr la igualdad en la empresa., 121–74. Dykinson, 2021. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv1s7chc2.7.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Anguleri, Joana. "ANÁLISE DA OPINIÃO DOS AUDITORES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESAS ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO LAVA JATO". En Ensino, pesquisa e extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200100141.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Pamela Florencio da, Adélia Cristina Borges, Bassiro Só y Roberto Carlos da Silva. "AUDITORIA INTERNA E A MANUTENÇÃO DO CONTROLE INTERNO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DO AGRONEGÓCIO". En Information Systems and Technology Management 2, 122–36. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.0291919038.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cândido, Rafaela Guimarães, Eliete Dias dos Santos Barbosa y Jussara Fernandes Leite. "Percepção dos colaboradores em relação à auditoria: um estudo de caso realizado em uma empresa do setor metalúrgico e siderúrgico". En Oportunidades e desafios da Administração contemporânea, 155–74. AYA Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.47573/aya.88580.2.10.8.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Noronha, Antônio Renato Bezerra y André Luis Lopes Rezende. "A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA PARA TOMADA DE DECISÃO: UM ESTUDO DE CASO NA EMPRESA RAVIERA MOTORS BMW SITUADA NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA-PA". En Gestão de Organizações Públicas, Privadas e da Sociedade Civil, 184–97. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.80520080415.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Empresas de auditoria"

1

MORAES, ROBERTO COSTA, JULIETE MICOL GOUVEIA SELES y MELISSA SILVA DE OLIVEIRA. "Auditoria Logística em Micro e Pequenas Empresas Localizadas no Litoral Norte Paulista". En ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2018 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2018. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2018_tn_sto_258_481_36111.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Marchalek, André Luiz, Michele Teixeira Ramos, Alice Munz Fernandes, Pelayo Munhoz Olea y Nádia Cristina Castilhos. "Avaliação da Mão de Obra Especializada em Auditoria nas Empresas de Pequeno e Médio Porte". En Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2015. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxv.2015.24.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Fernandes, Francisco Carlos, Geovanne Dias Moura y Rodrigo Barraco Marassi. "AN�LISE DA RELA��O ENTRE HEDGEACCOUNTING E AUDITORIA: UM ESTUDO COM EMPRESAS BRASILEIRAS AUDITADAS POR BIG FOUR". En 11th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2014. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693100-11contecsi/ps-539.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Dias, Stefano Pires Rui, Oderson Panosso, Maria Teresa Martiningui Pacheco, Marco André Pegorini y Idair Gaudêncio Girardi Guasselli. "Rodízio de Firmas de Auditoria: sob o aspecto da qualidade e independência na percepção dos acadêmicos e das empresas". En Mostra de Iniciação Científica, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão. Educs, 2014. http://dx.doi.org/10.18226/610001/mostraxiv.2014.06.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Castro, Ronney Moreira y Tadeu Moreira de Classe. "Netflix na Disciplina Auditoria de Sistemas: Um Relato de Aplicação de Aprendizagem Ativa". En Workshop sobre Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/wei.2021.15898.

Texto completo
Resumen
Auditoria de sistemas é uma disciplina da área de computação predominantemente teórica, a qual, devido as aulas remotas da COVID-19, se tornou ainda mais expositiva. Neste contexto, o uso de técnicas de Aprendizagem Ativa pode auxiliar nas aulas, criando meios em que os próprios alunos reflitam e discutam conteúdos entre si. Este artigo apresenta um relato de aplicação da técnica de sala de aula invertida, no qual os alunos, ao assistirem a série Onisicente da Netflix, buscaram identificar as falhas de segurança organizacional, construindo matrizes de risco auditando a empresa. A atividade permitiu aos alunos terem um vislumbre do dia-a-dia de uma empresa, sendo eles os próprios auditores, como em um caso de uso real. Assim, conseguiram identificar elementos para compor a matriz de risco da empresa Onisicente. Ao serem questionados sobre a atividade relataram que a atividade foi uma forma diferente de aprender, sendo prazerosa e desafiadora ao mesmo tempo, além de trazer um meio criativo de engajar os alunos em seu processo de ensino e aprendizagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Dias Jr., José Jorge L., Arkjoaquitonyo E. Da Silva y Fernanda N. M. Dias. "A Percepção de uma Equipe sobre o Processo de Gerência de Configuração em Relação ao MPS.BR Nível F: Um Estudo de Caso". En XIII Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2014. http://dx.doi.org/10.5753/sbqs.2014.15262.

Texto completo
Resumen
A gerência de configuração (GCO) é um dos processos exigidos para se atingir a maturidade do nível F do MPS.BR. Empresas que desejam atingir este nível de maturidade definem o processo e o controlam para que esse seja utilizado de maneira efetiva. Entretanto, é importante entender as percepções da equipe em relação ao uso do processo. Neste sentido, este trabalho apresenta um estudo de caso, apoiado por metodologia qualitativa, para analisar as percepções de uma equipe em relação aos resultados esperados do processo de GCO do MPS.BR e verificar se estas percepções refletem os resultados das auditorias realizadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

ANGULERI, Joana, Vanderlei GOLLO y Silvana Dalmutt KRUGER. "ANÁLISE DA OPINIÃO DOS AUDITORES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS DE EMPRESAS ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO LAVA JATO". En Anais do 9º Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unochapecó. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/15332.1-10.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

FLORENCIO DA SILVA, PAMELA, AD�LIA CRISTINA BORGES, BASSIRO S� y ROBERTO CARLOS DA SILVA. "AUDITORIA INTERNA E A MANUTEN��O DO CONTROLE INTERNO: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DO RAMO DO AGRONEG�CIO". En 15th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2018. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693148-15contecsi/ps-5817.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Empresas de auditoria"

1

Pierri, Gastón, Michael Best, Roberto Blanco y José Monreale. Combatiendo la evasión fiscal e incrementando la transparencia financiera en tiempos del COVID-19: El caso de Paraguay. Inter-American Development Bank, marzo de 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003115.

Texto completo
Resumen
Reducir la evasión fiscal es uno de los principales objetivos de los países, especialmente de los menos desarrollados y con menores recursos. La literatura ha estudiado distintas herramientas para lidiar con la evasión fiscal, aunque sin resultados concluyentes. Además, la mayor parte de la evidencia proviene de países desarrollados. Para contribuir a llenar ese vacío, este documento presenta evidencia acerca del impacto de los programas de auditoría en la reducción de la evasión fiscal en Paraguay. Utilizando la metodología de diferencia sintética en diferencias se evalúa el efecto de las auditorías en las ventas declaradas, en la reducción de las compras y el pago de impuestos de las empresas durante el período 2018-2019. Además se presentan resultados del uso del tablero de impuestos que identifica las discrepancias en las declaraciones de las firmas. Los hallazgos muestran que las auditorías son efectivas cuando se trata de reducir la evasión fiscal, y que los tableros pueden orientar criterios para un control fiscal más eficiente, particularmente importante en tiempos de COVID-19. De esta manera se demuestra que en los países menos desarrollados las acciones de control gubernamental son claves para mejorar la recaudación fiscal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía