Literatura académica sobre el tema "Elegia latina"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Elegia latina".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Elegia latina"

1

Montagner, Airto Ceolin. "A ELEGIA EM ROMA: SEXTO PROPÉRCIO". PRINCIPIA, n.º 40 (8 de diciembre de 2020): 9–22. http://dx.doi.org/10.12957/principia.2020.55854.

Texto completo
Resumen
A literatura latina conhece seu apogeu na época de Augusto. Entre os diversos gêneros cultivados, a elegia, que teve sua origem entre os gregos, ganhou relevância com as obras de quatro poetas, a saber, Cornélio Galo, Tibulo, Propércio e Ovídio. A produção desses poetas permite observar o conjunto da tópica elegíaca latina, principalmente no que ela tem de mais peculiar: o erotismo como experiência pessoal e biográfica do poeta. O amor é visto como paixão, razão de vida e fonte de inspiração. Amor é também doença, páthos, que toma conta do amante em todos os aspectos mais pungentes das suas contradições, ante uma senhora volúvel e incapaz de ser fiel, muito menos uma domina, no conceito da respeitabilidade romana. Sexto Propércio é o poeta elegíaco aqui considerado e através dele é possível analisar criticamente o alcance da poesia elegíaca latina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bem, Lucy Ana de. "Amores 1.5, 2.1, 2.18 e 3.1: algumas refrações da “metapoesia” ovidiana". Letras Clássicas, n.º 10 (18 de diciembre de 2006): 119. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i10p119-138.

Texto completo
Resumen
Este artigo pretende demonstrar como Ovídio, através da persona poética do amator, traz à cena elegíaca algumas questões poéticas, sobretudo, no que diz respeito aos gêneros que figuram nos Amores, muitas vezes, através de alusões sutis, capazes de evocar traços da tradição poética greco-latina. Tentaremos mostrar que alguns elementos da “metapoesia” ovidiana, típica dos poemas programáticos, situados no início e no final dos três livros da coleção, são evocados ao longo de toda a obra. A elegia 3.1, neste sentido, fornece uma ampla série de personagens e motivos: a Elegia personificada, por exemplo, pode ser identificada com a puella de 1.5 por causa dos traços “físicos” que compartilham. O discurso da Tragédia, na mesma elegia, é evocado, em partes, na recusatio que constitui o tema central da elegia 2.18. Também mostraremos que a escolha do estilo de vida e de poesia do amator ovidiano é peculiar, pois sua recusatio difere dos padrões elegíacos convencionais, como revela a elegia 2.1.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Brunhara, Rafael. "O lugar da elegia: leitura de Propércio, 2.10". CODEX – Revista de Estudos Clássicos 1, n.º 1 (16 de julio de 2009): 4. http://dx.doi.org/10.25187/codex.v1i1.2841.

Texto completo
Resumen
<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span>Propõe-se neste artigo um breve comentário à elegia 10 do livro 2 de Propércio. Tendo em vista a relação intergenérica que nela se desenvolve, pretende-se verificar como se apresenta nesse contexto o jogo irônico próprio da elegia latina, como apresentado por Veyne (1985). Nesse sentido, toma-se como fundamental a observação de outra elegia properciana que expõe uma dinâmica entre poesia épica e elegíaca, a <em>programática</em> 2.1. </span></p></div></div></div>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

DIMUNDO, Rosalba. "La figura femminile nel mito: fra elegia latina e lirica inglese". Euphrosyne 34 (enero de 2006): 189–204. http://dx.doi.org/10.1484/j.euphr.5.124311.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Márcia Regina de Faria da. "NAS ASAS DO AMOR". PRINCIPIA, n.º 40 (8 de diciembre de 2020): 127–38. http://dx.doi.org/10.12957/principia.2020.56177.

Texto completo
Resumen
RESUMO: A elegia é considerada, em Roma, como uma poesia cuja principal faceta é a amorosa. Os poetas cantam seus infortúnios no amor e enaltecem a beleza da amada, a sua puella. Catulo introduz, na poesia latina, esta temática tão cara aos chamados poetas elegíacos do período augustano, que compõem livros inteiros dedicados a uma amada. Com isso, a elegia ganha uma unidade temática e transforma-se em um gênero literário autônomo e com características próprias. Um dos destacados poetas do período é Propércio. Analisaremos e metrificaremos o poema 12 do segundo livro, no qual o elegíaco nos traz em uma gradação do concreto ao abstrato sua visão sobre o Amor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Fernandes, Marcelo Vieira. "A Poesia Didática Elegíaca e a Poesia Elegíaca Didática dos Medicamina de Ovídio,eOvídio, Produtos para a Beleza Feminina: tradução poética". Classica - Revista Brasileira de Estudos Clássicos 25, n.º 1/2 (4 de julio de 2012): 259–68. http://dx.doi.org/10.24277/classica.v25i1/2.87.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho é versão adaptada de monografia apresentada como conclusão da disciplina de PósGraduação “‘Lírica’ latina e seus gêneros confins: elegia, iambo e lírica”, oferecida em 2004 na FFLCH – USP pelo Prof. Dr. João Angelo Oliva Neto (USP), a quem publicamente agradeço pela imensa qualidade do curso que nos ministrou, a nós alunos, e pela leitura cuidadosa que fez de minha monografia e de minha tradução. Agradeço, ainda, aos pareceristas anônimos da Classica, pelos reparos e sugestões que fizeram, assim enriquecendo este trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Trevizam, Matheus. "A redenção elegíaca de Medeia nas Heroides, de Ovídio". Aletria: Revista de Estudos de Literatura 20, n.º 3 (31 de diciembre de 2010): 227–42. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.20.3.227-242.

Texto completo
Resumen
Neste texto, intentamos mostrar como a caracterização de Medeia na epístola XII das Heroides de Ovídio aproxima-a não só de suas “companheiras” da mesma obra, mas, também, da figura dos jovens apaixonados, como os vemos no gênero da elegia erótica romana. Assim, algo raro na literatura latina, essa personagem de “consumada criminosa” se apresenta, aqui, sob cores até menos negativas que as de Jasão, o amado perjuro, cruel e desumano a traí-la; na sequência do mito, pois, o infanticídio e o extermínio da família real de Corinto configuram-se, para Medeia apaixonada, como consequências do erro alheio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Comissão Editorial, A. "Editorial". Letras Clássicas, n.º 10 (18 de diciembre de 2006): 7. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2358-3150.v0i10p7-10.

Texto completo
Resumen
<p>A chamada poesia “lírica” grega antiga nos apresenta uma série de problemas e desafios. O primeiro problema é a própria nomenclatura, já que o adjetivo <em>lyrikós</em> ocorre apenas no primeiro século a.C., com referência a alguns poetas e suas obras. O sentido mais largo e genérico do termo “lírica”, que engloba toda a poesia que não seja épica nem dramática, e se consolida nas teorias poéticas dos séculos XVIII e XIX, pouco tem a ver com os textos que nos restaram dos períodos arcaico e clássico da Grécia antiga. Assim, um dos grandes desafios daqueles que hoje estudam tais poemas é procurar definir, em meio a um corpus de textos extremamente variado quanto às formas, funções e ocasiões de performance, o que seriam os “gêneros” antigos e as “regras não-escritas” que os norteavam e formavam o “horizonte de expectativa” do público ouvinte.</p><p>Para os teóricos e poetas romanos, os gêneros da poesia não-épica e não-dramática grega, tal como a acolheram, e da poesia não-épica e não-dramática latina, tal como a produziram, eram menos problemáticos porque receberam discriminação mais regulada e então mais rígida, já não dependente das ocasiões de <em>performance</em>. A classificação jamais elidiu os limites que os romanos reconheciam, que eles impunham e que também transgrediam entre lírica, elegia, iambo e epigrama.</p><p>Atento a essas questões, o PPG Letras Clássicas da FFLCH/USP dedica este número de <em>Letras Clássicas</em> à poesia mélica, iâmbica e elegíaca grega e latina.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Oroz Reta, José. "Propercio y la elegía latina". Helmántica 36, n.º 109 (1 de enero de 1985): 345–67. http://dx.doi.org/10.36576/summa.3162.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Rodrigues Seabra Filho, José. "Elegia: Propércio, Tibulo e Ovídio". PRINCIPIA, n.º 39 (10 de diciembre de 2019): 67. http://dx.doi.org/10.12957/principia.2019.48170.

Texto completo
Resumen
O texto a seguiranalisaaspectosda elegia,composiçãolíricaoriginária da Grécia e exploradaporpoetas romanos da antiguidade. O valor de toda essa produção literária está tanto nos temas – pensamentos e reflexões dos poetas – comotambém no texto latino caracterizadopordísticoselegíacos de grande perfeiçãoformal. Documentos hoje valiosos para estudiosos da cultura clássica e do latim.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Elegia latina"

1

Lopes, Cecília Gonçalves. "Confluência genérica na Elegia Erótica de Ovídio ou a Elegia Erótica em elevação". Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8143/tde-03032010-133009/.

Texto completo
Resumen
No final do século I a.C., a Elegia Erótica Romana desafiou os gregos e as convenções poéticas apresentando um poeta-amante que cantava suas aventuras amorosas em primeira pessoa. Como se isso não bastasse, esse eu-elegíaco se dedicava à puella como se tal tarefa fosse uma militia, um seruitium amoris, e que exigia tempo integral. Galo, Propércio e Tibulo nos apresentaram suas dominas e se negaram a servir à pátria. Ovídio foi além: seguiu seus predecessores mas fez com que seus leitores aprendessem a entender o papel de cada uma das normas na construção desse gênero. Escreveu seu primeiro livro, Amores, e , a partir daí, começou a traçar um caminho ascendente: queria sua Elegia elevada, não apenas média. Para isso, produziu recusationes, elegias programáticas e, o mais importante, confluiu gêneros. Fez uso da Epistolografia, da Retórica, da Didática e de personas e exempla míticos para compor Heroides, Ars amatoria e Remedia amoris. Nesta dissertação, mostra-se a trajetória do poeta na elevação da Elegia Erótica de Ovídio.
At the end of the 1st. century b.C., Latin Erotic Elegy challenged Greeks and poetic conventions when portrayed a man, poet and lover, talking, in the first person, about his adventures: he also dedicated himself to a puella as if it were a militia, his seruitium amoris, which was a full-time job. Gallus, Propertius and Tibullus introduced us to their dominas and did not (want to) serve their nation. Ovid did more than that: he followed his predecessors but made his readers learn the role of each of the principles of the genre. He wrote his first book, Amores, and, from then on, delineated an ascendant path: he wanted his Elegy to be high, not only something that depicted an average subject. In order to achieve it, he composed recusationes, programmatic elegies and, most important of all, he converged genres: he was able to use Epistolography, Rhetoric, Didactic and mythological personas and exempla to write Heroides, Ars amatoria and Remedia amoris. In this dissertation, we show his trajectory in the elevation of Ovids Erotic Elegy.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Filipe, Raquel Teixeira da Rocha. "O legado clássico em Bocage: a elegia erótica latina e os sonetos amorosos bocageanos". Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2010. http://hdl.handle.net/10773/3759.

Texto completo
Resumen
Doutoramento em Literatura
O presente trabalho propõe-se analisar a influência da elegia erótica latina na produção poética de Bocage, nomeadamente nos sonetos amorosos, independentemente de se tratar de uma influência directa ou indirecta. Centra-se essencialmente em dois grandes aspectos: por um lado, na figura da mulher amada, traçando o seu retrato físico e psicológico e evidenciando a sua importância tanto na vida como na produção poética dos vates; por outro, analisam-se os tópicos do discurso amoroso, desde o momento do triunfo do amor sobre o sujeito poético até ao desejo de perpetuar esse amor para além da morte. Relativamente a estes dois aspectos, evidenciam-se semelhanças e diferenças no tratamento dos mesmos topoi. Contribuir-se-á, assim, para a valorização da formação clássica de Bocage, inúmeras vezes negligenciada pelos críticos.
This study proposes to examine the influence of Latin erotic elegy in the poetic production of Bocage, particularly in his love sonnets, regardless of whether it is a direct or indirect influence. It focuses primarily on two major aspects: firstly, the figure of the beloved woman, mapping her physical and psychological portrait and pointing out their importance both in life as well as in the production of poetic seers; secondly, we analyze the topics of the poetic discourse, from the moment of the triumph of love of the poetic subject to the desire to perpetuate this love beyond death. Regarding these two aspects, there are striking similarities and differences in the treatment of these topoi. This way, there will be a contribution to the appreciation of the classical training of Bocage, many times overlooked by the critics.
FCT; FSE
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Trevizam, Matheus. "A elegia erotica romana e a tradição didascalica como matrizes compositivas da Ars amatoria de Ovidio". [s.n.], 2003. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/271115.

Texto completo
Resumen
Orientador: Paulo Sergio de Vasconcellos
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-05T15:18:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Trevizam_Matheus_M.pdf: 11785674 bytes, checksum: 7a4ea62b605fbfe69a41be81dad87ee5 (MD5) Previous issue date: 2003
Resumo: Este trabalho pretende determinar em que medida Ovídio se apropriou de elementos poéticos/ discursivos originalmente integrantes dos universos da elegia erótica romana e da poesia didática greco-Latina para a composição de sua Ars amatoria. Como se sabe, para a feitura dessa obra, o autor procedeu a uma espécie de mescla de certos recursos originalmente integrantes das duas tradições poéticas mencionadas, "negociando" com ambas a fim de produzir um texto marcado por suas próprias opções artísticas. Ao proceder assim, devemos ressaltar que se manteve fiel a um dos princípios mais característicos de seu modo de diálogo com a tradição clássica, relacionado justamente à experimentação no desenvolvimento de formas expressivas tributárias dos autores do passado, reelaboradas, porém, por sua inventividade. Concomitantemente a tal estudo, fez-se a tradução integral (em prosa e acrescida de notas explicativas) da Ars amatoria
Abstract: The aim of this work is to determine how Ovid has employed some poetical/ discursive elements originally found in Roman erotic elegy and in the Graeco-Roman didactic poetry for the composition of his Ars amatoria. As it is recognized, the poet has in a certain way mixed the elements of both poetical traditions mentioned, using them in order to produce a text (the Ars) marked by his own artistic options. Behaving like this, we must emphasize that he remained loyal to one of his most characteristic procedures as a writer who dialogues with the Classical tradition: this procedure is exact1y related to experimentation in the development of expressive forms which own much to past authors, but were renewed by the poet's ability. Simultaneously, we have translated the whole of the Latin text (as a prose work and with explanatory notes) of the Ars amatoria
Mestrado
Letras Classicas
Mestre em Linguística
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bazerra, Bruno Alacy Nunes. "O erotismo elegíaco nos "amores" de ovídio". Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8287.

Texto completo
Resumen
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-06-20T13:55:36Z No. of bitstreams: 1 arquivo ttotal.pdf: 1164916 bytes, checksum: 194098792462fb837c6de78771474cab (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-20T13:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo ttotal.pdf: 1164916 bytes, checksum: 194098792462fb837c6de78771474cab (MD5) Previous issue date: 2016-03-11
This research has as goal to study the eroticism present in Ovid’s Amores, one of the great names of Latin Elegy of century I B.C. The main focus is to analyze the several erotic passages throughout the work, especially in our corpus, constituted by three elegies (Am. I.5, Am. II.15 and Am. III.7), which will be thoroughly analyzed in a specific chapter. Our study is supported by theorists that discuss literary and cultural aspects - History, Religion and Sociology - of the Roman thought of the time, in order to elaborate a work without anachronisms. We present operating translates os the originals texts analyzes during the research, including our complete translations of the three elegies that compose the corpus, aiming a better understanding of the text and its posterior analysis.
Esta pesquisa tem como objetivo estudar o erotismo presente nos Amores de Ovídio, um dos principais nomes da Elegia Latina do séc. I a.C. O foco principal é analisar as diversas passagens eróticas ao longo da obra, especialmente em nosso corpus, constituído por três elegias (Am. I.5, Am. II.15 e Am. III.7), que serão detalhadamente analisadas em um capítulo específico. Este estudo está apoiado em teóricos que abordam aspectos literários e culturais - história, religião, sociologia - do pensamento romano da época, com o intuito de elaborar um trabalho sem anacronismos. Apresentamos traduções operacionais dos textos originais analisados ao longo da pesquisa, incluindo nossas traduções completas das três elegias que compõem o corpus, objetivando a melhor compreensão do texto e de sua posterior análise.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

GATTI, FABIO. "OVIDIO, "TRISTIA" 4 (1-9). INTRODUZIONE, TESTO E COMMENTO". Doctoral thesis, Università Cattolica del Sacro Cuore, 2021. http://hdl.handle.net/10280/98184.

Texto completo
Resumen
Il lavoro è dedicato alle prime nove elegie del quarto libro dei 'Tristia' di Ovidio, scritto durante la sua relegazione a Tomi tra il 10 e l'11 d. C. Il testo è accompagnato da un apparato critico selettivo, che si concentra sui problemi testuali più significativi, discussi nel commento per lemmi delle singole elegie, che affronta tutte le questioni contenutistiche, stilistiche, lessicali e filologiche. Il commento alle singole elegie è preceduto da un'introduzione che discute i temi portanti del singolo componimento. Apre il lavoro un'introduzione generale, che mette in luce architettura e temi più significativi del quarto libro anche in rapporto agli altri libri della raccolta, oltre a ripercorrere la storia della sua tradizione manoscritta e della sua fortuna editoriale. Chiude il lavoro un'ampia e aggiornata bibliografia.
The work is dedicated to the first nine elegies of the fourth book of Ovid's 'Tristia', written during his relegation to Tomi between 10 and 11 AD. The text is accompanied by a selective critical apparatus, which focuses on the most significant textual problems. These issues are discussed in the commentary on the elegies, which addresses all the thematic, stylistic, lexical and philological issues. The commentary is preceded by an introduction that discusses the main and peculiar themes of the elegy. The work includes a general introduction, which highlights the architecture and the most significant themes of the fourth book also in link with the other books in the collection. It also examines the history of its manuscript tradition and its publishing success. An extensive and updated bibliography closes the work.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

GATTI, FABIO. "OVIDIO, "TRISTIA" 4 (1-9). INTRODUZIONE, TESTO E COMMENTO". Doctoral thesis, Università Cattolica del Sacro Cuore, 2021. http://hdl.handle.net/10280/98184.

Texto completo
Resumen
Il lavoro è dedicato alle prime nove elegie del quarto libro dei 'Tristia' di Ovidio, scritto durante la sua relegazione a Tomi tra il 10 e l'11 d. C. Il testo è accompagnato da un apparato critico selettivo, che si concentra sui problemi testuali più significativi, discussi nel commento per lemmi delle singole elegie, che affronta tutte le questioni contenutistiche, stilistiche, lessicali e filologiche. Il commento alle singole elegie è preceduto da un'introduzione che discute i temi portanti del singolo componimento. Apre il lavoro un'introduzione generale, che mette in luce architettura e temi più significativi del quarto libro anche in rapporto agli altri libri della raccolta, oltre a ripercorrere la storia della sua tradizione manoscritta e della sua fortuna editoriale. Chiude il lavoro un'ampia e aggiornata bibliografia.
The work is dedicated to the first nine elegies of the fourth book of Ovid's 'Tristia', written during his relegation to Tomi between 10 and 11 AD. The text is accompanied by a selective critical apparatus, which focuses on the most significant textual problems. These issues are discussed in the commentary on the elegies, which addresses all the thematic, stylistic, lexical and philological issues. The commentary is preceded by an introduction that discusses the main and peculiar themes of the elegy. The work includes a general introduction, which highlights the architecture and the most significant themes of the fourth book also in link with the other books in the collection. It also examines the history of its manuscript tradition and its publishing success. An extensive and updated bibliography closes the work.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Moss, Carina M. "Elegy with Epic Consequences: Elegiac Themes in Statius’ Thebaid". University of Cincinnati / OhioLINK, 2020. http://rave.ohiolink.edu/etdc/view?acc_num=ucin1592134478208502.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Duque, Guilherme Horst. "DO PÉ À LETRA: OS "AMORES" DE OVÍDIO EM TRADUÇÃO POÉTICA". reponame:Repositório Institucional da UFES, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/6777.

Texto completo
Resumen
Submitted by Maykon Nascimento (maykon.albani@hotmail.com) on 2016-06-30T17:54:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao Guilherme Duque.pdf: 1497593 bytes, checksum: 6a565f52d29cb9399d23dff1b0de2d50 (MD5)
Approved for entry into archive by Patricia Barros (patricia.barros@ufes.br) on 2017-04-19T13:19:41Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertacao Guilherme Duque.pdf: 1497593 bytes, checksum: 6a565f52d29cb9399d23dff1b0de2d50 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-19T13:19:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertacao Guilherme Duque.pdf: 1497593 bytes, checksum: 6a565f52d29cb9399d23dff1b0de2d50 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
CAPES
Partindo da premissa de que a tradução, tomada como uma tarefa que supõe o estudo e leitura atentos do material traduzido, é constituída por momento de investigação do texto seguido da sua reelaboração, planejada de modo a compartilhar com o original aspectos significativos de sua composição, entendemos, em consonância com o que escreveu Haroldo de Campos sobre tradução, que ela, nestas proporções descritas, se difere muito pouco do exercício da crítica literária. Com isto em mente, e tomando trabalhos como os de João Angelo Oliva Neto, Raimundo Carvalho, Guilherme G. Flores e João Paulo Matedi como modelo, apresentamos agora a tradução integral dos Amores de P. Ovídio Nasão acompanhada por um ensaio introdutório que, de maneira panorâmica, mostra algo da reflexão que acompanhou a tarefa de verter em português as elegias do poeta de Sulmona.
Based on the writings of Haroldo de Campos, we understand that translating differs very little from the exercise of literary criticism. As an activity that presumes the keen study and close reading of the material to be translated, translating is constituted by an analysis of the text followed by its reworking, executed in such a way as to share meaningful aspects of the original’s composition. With that in mind, and taking as point of departure the works of João Angelo Oliva Neto, Raimundo Carvalho, Guilherme G. Flores and João Paulo Matedi, I present here the full translation of the Amores from P. Ovid Naso along with an introductory essay, which exposes, in a panoramic way, part of the reflections that were developed throughout the task of converting to Portuguese the elegies of the poet of Sulmo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Constant-Desportes, Barbara. "Autour de L'Angelinetum et des Carmina varia de Giovanni Marrasio : étude sur la poésie latine du premier humanisme et sur le renouvellement du genre élégiaque". Thesis, Sorbonne université, 2018. http://www.theses.fr/2018SORUL081.

Texto completo
Resumen
Cette thèse porte sur la renaissance de l’élégie latine à l’ère humaniste, au début du XVe siècle, à Sienne. Giovanni Marrasio compose alors le premier recueil d’élégies en langue latine de la Renaissance, l’Angelinetum, d’inspiration amoureuse, auxquels s’ajoutent de nombreux poèmes variés, ses carmina varia. Avant lui, ce genre n’avait pas retrouvé d’expression depuis plusieurs siècles. L’œuvre du poète, très variée dans ses thèmes et dans ses sujets, trouve son unité dans l’utilisation exclusive du distique élégiaque. Cela conduit à s’interroger sur la conception de l’élégie latine que Marrasio illustre : s’il se réapproprie de nombreux thèmes et de nombreuses topiques caractéristiques des élégies antiques, il intègre dans sa poésie plusieurs héritages littéraires d’époques ultérieures. Tous ces emprunts sont savamment fondus dans une poésie originale au gré d’une imitation habilement pensée. Les modalités de cette imitation sont analysées dans toute leur variété : la réminiscence littéraire s’exprime ainsi par l’allusion, la citation et la traduction. L’analyse de l’imitation marrasienne permet également d’évaluer les nouveaux apports du poète au genre élégiaque, notamment par l’intégration de thèmes pétrarquistes et par le rapprochement de l’élégie et de l’épigramme. Marrasio participe, en tant que lettré, à certains débats littéraires de son temps, tels l’inspiration ou la valeur de la poésie, qui trouvent dans ses poèmes, des illustrations inédites, repérables grâce à une pratique métapoétique de l’écriture. Marrasio se révèle à la fois un passeur et un novateur dans la renaissance du genre élégiaque
This thesis deals with the renaissance of the Latin elegy in the humanist era, at the beginning of the 15th century, in Siena, when Giovanni Marrasio composed the first collection of elegies in Renaissance Latin, Angelinetum, with love as its inspiration, in addition to numerous diverse poems, his carmina varia. This style of expression had not been in use for several centuries prior to this. The exclusive use of the elegiac distich lends unity to the wide range of themes and subjects in the poet's work. This leads one to ponder the conception of the Latin elegy as illustrated by Marrasio : if he reappropriates many themes and topics characteristic of ancient elegies, he integrates several literary legacies from various earlier periods in his poetry. All these borrowings are skillfully combined into original poetry by means of clever purposeful imitation. The methods of this imitation are analysed in full: literary influence is thus expressed by allusion, quotation and translation. The analysis of Marrasian imitation also allows the poet's new contributions to the elegiac genre to be evaluated, in particular his use of Petrarchist themes and combination of the elegy and the epigram. As a man of letters, Marrasio took part, in certain literary debates of his time, on topics such as inspiration or the value of poetry, which find novel expression in his poems, identifiable thanks to a metapoetic writing style. Marrasio turns out to be both an imitator and an innovator in the renaissance of the elegiac genre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bem, Lucy Ana de 1979. "Metapoesia e confluência genérica nos Amores de Ovídio". [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/271128.

Texto completo
Resumen
Orientador: Paulo Sérgio de Vasconcellos
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-19T07:52:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bem_LucyAnade_D.pdf: 4739466 bytes, checksum: 07de6a500d21d7d628f0229466d92ca1 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: O objetivo desta tese é demonstrar como, nos Amores, Ovídio retomou e reelaborou matéria de diversas fontes para compor sua obra. Sêneca Velho, nas suas Controuersiae (em especial, II 2, 8), revela-nos os possíveis influxos da retórica escolar na obra do poeta. Em nossa análise, demonstramos que a retórica está presente como uma forma de estruturar certas elegias (como as suasoriae) e que também é uma ferramenta útil para nos ajudar a compreender a obra (sobretudo, a relação construída entre auctor/opus/lector). Indicamos a presença de elementos típicos de diversos gêneros como a épica, a comédia, a tragédia e mesmo a poesia jâmbica: Ovídio parece deixar claro que essa "presença" é um fator constitutivo de sua obra. A confluência genérica resultante dessas relações discursivas está mais evidente em poemas programáticos, de cunho metapoético (através do topos da recusatio, por exemplo), mas também não se ausenta por completo das demais elegias. No constructum elegíaco elaborado por Ovídio nos Amores, a persona de seu poetaamante discute poesia enquanto narra as aventuras amorosas com a persona da puella, que se identifica com a própria Elegia (cf. Am. III 1). Nesse sentido, Ovídio nos mostra que, em sua obra de estreia, seu protagonista vive em um universo discursivo construído na pluralidade, no qual experimentar amores (as relações amorosas) proporciona a composição dos Amores (as elegias de temática erótica)
Abstract: The aim of this thesis is to show how, in Loves, Ovid retook and reworked material from several sources to constitute his work. Older Seneca, in his Controuersiae (specially in II 2, 8) reveals the possibility of some influxes from school rethoric on the Ovid's poetry. In our analysis, we indicated that rhetoric is present like a mean of structure some elegies (like suasoriae) and also like a useful tool that helps us to understand the whole work (mainly, the constructed relation among auctor/opus/lector). We also demonstrate the presence of tipicals elements from other genres like epic, commedy, tragedy and even iambic poetry: Ovid seems to reveal that this "presence" is a factor that openly constitute his poetic labour. The generic confluence that results from these discursives relationships is more manifest in programmatic poems, with metapoetical character (through the topos of recusatio, for exemple), but is not missing at all from the others elegies. In this discursive elegiac constructum elaborated by Ovid in the Amores, the poet-lover persona considers about poetry while tell us about his amorous adventures with the puella persona who identify herserf with Elegy (cf. Am. III 1). In this sense, Ovid show us that, in his first work, his protagonist lives in a discursive world based on plurality, in wich experiences in loves (relationships) provides the composition of The Loves (Latin erotic elegy)
Doutorado
Linguistica
Doutor em Linguística
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Elegia latina"

1

L' elegia latina: Storia di una forma poetica. Roma: Carocci, 2002.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Propertius, Sextus. L' elegia di Vertumno (Properzio 4.2): Introduzione, testo critico, traduzione e commento. Amsterdam: Adolf M. Hakkert editore, 1999.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Paolo, Fedeli, ed. Elegie. Cambridge: Francis Cairns, 2005.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Propertius, Sextus. Elegias. Assis [Italy]: Accademia Properziana del Subasio, 2002.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Paolo, Fedeli, ed. Elegie. Firenze: Sansoni, 1988.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Elegia "lieta," elegia "triste": Poesia dell'esclusione. Napoli: Paolo Loffredo iniziative editoriali, 2016.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Elegie. Roma: Edizioni dell'Ateneo, 2005.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Giancarlo, Giardina, ed. Elegie. Pisa: F. Serra, 2010.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Fedeli, Paolo, writer of added commentary, Dimundo, Rosalba, writer of added commentary y Ciccarelli, Irma, writer of added commentary, eds. Elegie. Nordhausen: Verlag T. Bautz, 2015.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Tibullus. Elegie. Milano: Biblioteca universale Rizzoli, 1989.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Elegia latina"

1

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "Introduction". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, xi—xxvii. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-1.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "Catullus". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 181–216. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-11.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "Tibullus". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 217–41. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-12.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "Propertius". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 242–314. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-13.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "Sulpicia". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 315–24. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-14.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "“Garland of Sulpicia”". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 325–34. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-15.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "Ovid". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 335–82. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-16.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Rayor, Diane J. y William W. Batstone. "Horace". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 383–423. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-17.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rayor, Diane J. "A note on translation". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, xxix—xxxii. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Anderson, Peter. "Catullus". En Latin Lyric and Elegiac Poetry, 3–37. Second edition. | Abingdon, Oxon; New York: Routledge, 2018.: Routledge, 2018. http://dx.doi.org/10.4324/9781315718422-3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Elegia latina"

1

MENDONCA, NATHAN JOSE SANTOS DE, EDINA CRISTINA RODRIGUES DE FREITAS ALVES, RENATO GOMES DOS SANTOS, LAURICEA AQUINO RAMOS VILELA, KIMBERLLI SILVA FERREIRA DE MORAIS, MARIA JULIA COSTA E. SILVA, KARINA SANTOS SILVA y NELIO MAURICIO GASPAR FRANCO. "Recurso hídrico como tema transversal em aulas de eletiva, no CEPI Dom Veloso, Itumbiara -GO". En Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0031.

Texto completo
Resumen
O estudo da água como recurso econômico é de suma importância, sendo que este tema transversal deve ser trabalhando em aulas contínuas dentro do contexto escolar, e dessa forma o Centro de Educação Em Período Integral Dom Veloso, promove a transversalidade com o estudo da água como recurso hídrico, por meio da oferta de uma eletiva denominada Recursos Hídricos. A ementa contempla os seguintes objetos de estudo: água como substância química, com valor econômico, quantidade no planeta, importância histórica, tratamento de água e esgoto, influencia no clima, bacia hidrográfica, doenças de veiculação hídrica, agua no metabolismo de animais e vegetais, legislação especifica, parâmetro de qualidade e reuso. As metodologias ativas previstas para auxiliarem no direcionamento das aulas serão: sala de aula invertida, cultura maker, modelo virtual enriquecido, azula expositiva interativa, rotação por estações e laboratório rotacional, roda de conversa, jigsaw. peer instruction e aprendizagem baseada em problema-PBL. A avaliação da eficiência da referida sequencia dar-se-á por meio de avaliações diagnósticas, formativas, comparativas e somatórias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

MENDONCA, NATHAN, LAURICEA AQUINO RAMOS VILELA, KARINA SANTOS SILVA, MARIA JULIA COSTA E. SILVA, EDINA CRISTINA RODRIGUES DE FREITAS ALVES, KIMBERLLI SILVA FERREIRA DE MORAIS, MARIA ODETE BUZZO y NELIO MAURICIO GASPAR FRANCO. "Ciência no cotidiano – a produção de óleos essenciais esua aplicação na aromaterapia". En Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0030.

Texto completo
Resumen
A aromaterapia é um dos tratamentos alternativos que vem crescendo cada vez mais no Brasil, e consiste no tratamento de diversas doenças fazendo a utilização de óleos essenciais e outros aromas. Sabendo disso esse projeto foi desenvolvido, visando a inserção dos alunos da rede pública, ensino fundamental II, no mundo da ciência. O projeto está sendo desenvolvido durante o REANP (regime de aulas não presenciais) nas aulas de eletiva. Observamos então o grande envolvimento de alguns alunos da turma, quanto na parte teórica quanto na parte prática, que faz com que os alunos façam de suas casas o seu laboratório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

BARBOSA, Ana Mae. "Best Maugard, Elena Izcue and Theodoro Braga: Design education in Latin America at the early twentieth century". En Design frontiers: territories, concepts, technologies [=ICDHS 2012 - 8th Conference of the International Committee for Design History & Design Studies]. Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/design-icdhs-006.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Carvalho, Igor de Oliveira y Lara Cristina da Cunha Guimarães Silva. "Análise da cobertura vacinal de hepatite B em Goiás, sinais de alerta". En XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p303.

Texto completo
Resumen
Introdução: Quando se trata de hepatites virais, é imprescindível eleger a correlação entre políticas públicas coesas de imunização, uma ampla completude vacinal e a redução drástica dos casos de hepatite B, o mesmo com agentes imunogênicos disponíveis no mercado. No entanto, o enfraquecimento de políticas públicas de incentivo à imunização por ideologias neoliberais emergentes tem dificultado o acesso e a aquisição de imunobiológicos, principalmente em países em desenvolvimento. Objetivo: Realizar análise de tendência das taxas de cobertura vacinal contra hepatite B em dez anos no estado de Goiás. Métodos: Trata-se de um estudo ecológico de série temporal. A população do estudo foi composta de todos os imunizados por hepatites virais, residentes em Goiás, entre 2008 a 2018. Os dados foram extraídos do sistema de informação do departamento de informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. Foi feita análise de tendência linear das taxa anuais de vacinação contra a hepatite B segundo ano de vacinação. Resultados: Em 2014 houve a inclusão da vacina contra hepatite B em crianças até 30 dias. Mesmo com esse incremento, a cobertura vacinal de hepatite B apresentou uma curva descendente, tanto em crianças até 30 dias quanto em adultos. Conclusão: A tendência de cobertura vacinal apresentou uma curva descendente no número de imunizados, representando um sinal de alarme para o enfraquecimento das políticas de imunização no país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Oliveira, Guilherme Rodrigues, Juliana Gonçalves Silva de Mattos, Rodrigo Juliano Molina, Ana Carolina Cunha Leal y Sybelle de Souza Castro. "Perfil obstétrico de gestantes com vírus da imunodeficiência humana atendidas em um ambulatório de referência de um hospital de ensino". En XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p101.

Texto completo
Resumen
Introdução: A soropositividade para doenças infecciosas na gestação pode resultar em transmissão vertical. Assim, o reconhecimento do perfil obstétrico das gestantes com vírus da imunodeficiência humana é pertinente para melhorar a assistência e reduzir os desfechos negativos no pós-parto. Objetivo: Descrever o perfil obstétrico de gestantes HIV+. Métodos: Estudo retrospectivo, transversal, a partir da análise de prontuários de gestantes com vírus da imunodeficiência humana atendidas em um ambulatório de referência de um hospital de ensino entre 2016 e 2018, tendo como critérios de seleção a notificação compulsória do vírus da imunodeficiência humana. A análise dos dados foi descritiva pelo software SPSS®. Resultados: Entre janeiro e abril de 2021 analisaram- -se 78 prontuários, com a maioria das notificações ocorrendo em 2016 (43,6%). As gestantes tinham entre 21 e 29 anos de idade (53,8%, x=27,4 anos, 149.571,42 anos, desvio padrão=6,14), eram pardas (46,2%), com ensino superior incompleto (28,2%), residentes na zona urbana (97,4%), principalmente de Uberaba (MG) (61,5%), destacando-se como ocupação do lar (28,2%). Eram multíparas (79,5%), tendo o vírus da imunodeficiência humana evidenciado laboratorialmente antes da gestação (65,4%). Aderiram ao pré-natal (84,6%), passando por, no mínimo, seis consultas (60,3%), mesmo iniciando-o no segundo trimestre gestacional (41,0%). Houve adesão aos antirretrovirais profiláticos (76,9%), iniciando antes da primeira consulta da atual gestação (48,7%) e/ou durante o parto (69,2%). Não realizaram genotipagem para o vírus da imunodeficiência humana antes do início dos antirretrovirais (23,1%), mas fizeram a carga viral na primeira consulta de pré-natal (66,7%), repetindo-o entre duas e quatro semanas após o início do antirretroviral (46,2%) e na 34ª de gestação (48,7%). O tipo de parto predominante foi a cesariana eletiva (44,9%) realizado no hospital de ensino (78,2%), com a maioria de nascidos vivos (79,5%). Conclusão: Identificou-se a necessidade de adequações quanto ao seguimento do protocolo de assistência às gestantes soropositivas. Contudo, a organização atual do serviço já contribui para a garantia do impedimento da transmissão vertical.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Damiani, Angela de Souza Garcia, Juliana Lemes dos Santos, Geovane Barbosa da Silva, Kelly Silva Rodrigues, Luiza Mariana Alvarez Elicker, Taila Brant, Ana Lidia Toebe, Janaina Coser, Graziella Alebrant Mendes y Janice de Fátima Pavan Zanella. "Prevalência de casos de sífilis registrados em um centro de testagem e aconselhamento". En XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p246.

Texto completo
Resumen
Introdução. A sífilis é considerada um problema de saúde pública, já que contribui para perdas gestacionais e eleva o risco da transmissão do vírus da imunodeficiência humana. A doença é causada pela bactéria Treponema pallidum e, quando não tratada, pode evoluir a estágios que comprometem a pele e órgãos como o coração fígado e sistema nervoso central. Objetivo: Determinar a prevalência de sífilis adquirida, gestacional e congênita em um Centro de Testagem e Aconselhamento. Métodos: Estudo retrospectivo transversal, descritivo e analítico, cuja amostra foram dados clínicos e sociodemográficos da ficha de notificação compulsória dos pacientes diagnosticados com sífilis adquirida, congênita e gestacional no biênio de 2018/2019. Os dados clínicos avaliados compreenderam: forma da sífilis (adquirida, gestacional ou congênita) e idade. E os dados sociodemográficos: etnia, escolaridade, sexo e local de residência (zona rural ou zona urbana). As avaliações, entre as variáveis qualitativas, foram verificadas pelo teste qui-quadrado, de Pearson. Todas as análises foram bilaterais com nível de significância preestabelecido para o erro alfa de 5 (p<0,05). Estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Cruz Alta (RS) (Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 28707219.8.0000.5322), sob o parecer consubstanciado n. 3.906.070. Resultados: Foram notificados 86 casos de sífilis no período de estudo, sendo 15 (17,4%) casos em 2018 e 71 (82,6%) casos em 2019. Predominaram pacientes com sífilis adquirida, 62 (72,1%) casos, seguidos de pacientes com sífilis gestacional, 18 (20,9%), e congênita, 6 (7,0%). A idade média dos pacientes do estudo foi de 30,3 anos (±11,9). A maioria dos participantes era do sexo feminino, de origem étnica branca, possuía escolaridade de nível médio incompleto e residia em zona urbana. Conclusão: Os resultados obtidos são relevantes e podem oferecer informações úteis para subsidiar as políticas de saúde na prevenção, no tratamento e acompanhamento desse grupo de pacientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Gomes, Sarah Veloso Araújo, Douglas Vinicius Reis Pereira, Ana Paula Machado Botelho y Gabriel Martins Cruz Campos. "Vasa prévia: uma revisão de literatura sobre a importância do diagnóstico precoce e manejo adequado". En 44° Congresso da SGORJ - XXIII Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2020. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-2020130265.

Texto completo
Resumen
Introdução: A vasa prévia (VP) é uma condição obstétrica caracterizada pela inserção anômola do funículo umbilical fetal. Consequentemente, tem-se a anteriorização dos vasos fetais em relação à sua apresentação no seguimento uterino inferior. É uma condição rara, que acomete 1 a cada 2.500 gestantes, podendo ocasionar graves complicações. O diagnóstico precoce por meio da ultrassonografia (USG) durante o pré-natal é o principal método para prevenir intercorrências na gestação. Objetivo: Este trabalho visou salientar a importância do seguimento obstétrico e a realização da USG para identificação precoce dessa condição, além de disponibilizar as atualizações sobre o manejo proposto por diferentes entidades da área. Material e Métodos: Realizou-se uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados PubMed, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e UpToDate. Foram selecionadas as publicações que abordaram o diagnóstico, o prognóstico e a conduta nessas alterações, no período de 2011 a 2020. Priorizaram-se os artigos recentes e coerentes com a prática médica atual, com o maior nível de evidência, além dos consensos de sociedades médicas. Resultados e Conclusão: Diante desse cenário obstétrico, definem-se dois tipos de VP. O primeiro decorre da disposição dos vasos fetais desprotegidos entre placenta e cordão umbilical, que se encontram sobre o colo uterino ou próximo a ele. O segundo ocorre quando a placenta é lobulada e os vasos fetais que conectam os lobos se encontram próximos ao colo uterino. Entre os fatores de risco, pode-se citar: placenta prévia, cesariana anterior, cirurgia uterina prévia, lobulação placentária, gestação por fertilização in vitro e gestação múltipla. Em função da vulnerabilidade na disposição dos vasos fetais, a principal complicação decorre da sua ruptura, ocasionando desde hemorragia exacerbada à morte fetal, ou mesmo comprometimento da circulação fetal em caso de pressão mecânica sobre eles. Com o avanço na qualidade diagnóstica da USG de rotina durante o pré-natal, facilitou-se o diagnóstico precoce, o que possibilitou intervenção adequada com cesariana eletiva entre 34 e 36 semanas e garantiu aumento da sobrevida fetal. Além disso, a detecção prévia dessa afecção diminui a necessidade de assistência de urgência ao recém-nascido. Para tanto, o manejo do quadro clínico da gestante deve ser individualizado e baseado em condutas atualizadas e com alto nível de evidência. Diante das variadas complicações da VP, torna-se necessária a suspeição pelo médico diante de sinais clínicos, como sangramento vaginal associado à bradicardia fetal para intervenção adequada. Inclusive, é fundamental a adesão das gestantes às consultas de pré-natal, incluindo seguimento ultrassonográfico, assim como a realização dos exames de rotina preconizados, com o intuito de se diagnosticar precocemente tanto essa condição quanto outras e prolongar a gestação o maior tempo possível.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Soares d'Ávila Silveira, Suelen, Clisete Gomes do Nascimento y Mônica Batista de Almeida. "Síndrome da pele escaldada estafilocóccica: revisão sobre uma doença rara". En II Semana Online Científica de Ciências da Saúde. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/onov1869.

Texto completo
Resumen
A síndrome da pele escaldada estafilocócica é uma doença cutânea causada por toxinas esfoliativas produzidas por algumas cepas de Staphylococcus aureus que geralmente acometem neonatos, crianças e raramente adultos imunocomprometidos ou com doença renal crônica, tendo incidência entre 0,09 e 0,56 por milhão de habitantes. Esta revisão tem como objetivo atualizar o conhecimento sobre a doença e explicar como o Staphylococcus aureus e suas exotoxinas causam essa síndrome. Trata-se de uma revisão sistemática de artigos publicados com os seguintes critérios: publicações entre os anos de 2014 a 2021, que abordassem sobre síndrome da pele escaldada, toxinas esfoliativas e Staphylococcus aureus. Efetuou-se busca sistematizada abrangendo artigos de periódicos em línguas inglesa, espanhola e portuguesa indexados nas bases de dados: Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Electronic Library Online (SCIELO), National Library of Medicine (PUBMED). Foram analisados 52 artigos, sendo 20 avaliados na íntegra, 32 excluídos por não compreenderem os critérios de inclusão, sendo selecionados para elaboração da discussão nove artigos. O Staphylococcus aureus é um patógeno importante devido à sua variedade de fatores de virulência, entre eles, as toxinas. As duas exotoxinas ETA e ETB causam a doença por serem proteases que reconhecem e clivam as junções de queratinócitos e adesão entre as células causando o desprendimento da epiderme. A ação das toxinas pode ser localizada ou hematogênica. A ação localizada pode ser combatida pelos anticorpos antitoxinas do organismo do hospedeiro e a ação hematogênica é responsável pelo envolvimento cutâneo com vários focos e o desenvolvimento dos sintomas. Os indicadores para um diagnóstico precoce estão relacionados à parte clínica da doença que se manifesta com início súbito de febre, mal estar e irritabilidade, fraqueza e fadiga, evoluindo para a formação de bolhas com consecutivo desprendimento da epiderme (sinal de Nikolsky). Os exames complementares para fechar o diagnóstico incluem hemograma para contagem de leucócitos, proteína C reativa que se eleva em situações de processos inflamatórios infecciosos e não infecciosos, cultura periorificial e nasofaríngea que são mais prováveis de positivar, biópsia de pele e hemocultura, embora em pacientes pediátricos tenha baixa positivação devido à pequena quantidade de amostra e dificuldade na coleta. Diante desses fatos pode-se concluir que ainda existe a necessidade de uma maior atenção sobre o desenvolvimento e as consequências da síndrome. Pontua-se que o estudo aprofundado é imperativo para uma melhor compreensão sobre o tema, uma vez que as informações são pouco discutidas dificultando um estudo mais aprofundado. Um conhecimento mais amplo sobre a ação das toxinas ETA e ETB, além da importância em notificar os casos, seria interessante com o intuito de manter uma atualização constante dos dados para o desenvolvimento de estratégias de prevenção e treinamento para uma detecção do perfil específico da doença nos grupos vulneráveis. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome da pele escaldada estafilocócica, Toxinas esfoliativas, Staphylococcus aureus
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Elegia latina"

1

Magalhães Eloy, Claudia, Felipe de Jesús Ruiz Hernández, Jorge Armando Guerrero Espinosa, Juan José Cervantes Bautista, Luis Ignacio Joaquín Torcida Amero y Renato Nardoni. Habitação de interesse social no Brasil: propostas sobre melhorias habitacionais. Editado por María Paloma Silva de Anzorena y Clémentine Tribouillard. Inter-American Development Bank, septiembre de 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003628.

Texto completo
Resumen
As habitações precárias e/ou inadequadas no Brasil, reunidas no conceito de inadequação habitacional, chamam respostas programáticas para promover melhorias e autoprodução habitacional para famílias de baixa renda. Esta publicação apresenta um panorama de diversas iniciativas implementadas no Brasil e na América Latina, elenca premissas e diretrizes para a modelagem de um Programa Nacional de Melhorias Habitacionais, incluindo um sistema de governança visando garantir o controle de finalidade do programa e propõe algumas recomendações de ordem jurídica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía