Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: E-RMS.

Artículos de revistas sobre el tema "E-RMS"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "E-RMS".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Serna-Giraldo, Claudia P. y Linilson R. Padovese. "Avaliação de soldagem de aço estrutural através do Ruído Magnético de Barkhausen". Soldagem & Inspeção 15, n.º 4 (diciembre de 2010): 273–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-92242010000400004.

Texto completo
Resumen
Este trabalho apresenta resultados de avaliação de juntas soldadas de aço estrutural ASTM A36 por meio do Ruído Magnético de Barkhausen (RMB). A soldagem foi feita em chapas de 6 mm de espessura com preparação de chanfro em V, com um e dois passes. Foram feitas a caracterização de microestructuras e microdurezas através da junta soldada, e na superfície foram feitas medições de RMB. Os sinais de RMB foram analisados com o valor máximo, uma média de valores acima de 80% do pico máximo, o rms e o rms do envelope, dos quais foram obtidas curvas da variação com respeito ao centro do cordão e também foram obtidos mapas superficiais. Na caracterização microestructural obteve-se que as amostras de um e dois passes apresentaram tamanhos da zona afetada pelo calor (ZAC) diferente. As microdurezas mostraram que no limite de fusão tem-se a maior dureza enquanto que no fim da ZAC tem-se a menor dureza. O RMB mostrou que no limite de fusão tem o menor valor, enquanto que no fim da ZAC tem o maior valor. Este estúdio mostrou que as mudanças na microestrutura influenciam em todos os parâmetros analisados, sendo que a junta soldada ficou melhor representada pelo valor rms e rms do envelope do RMB.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Santos, João Paulo Silva dos. "INSTITUCIONALIZAÇÃO DE REGIÕES METROPOLITANAS NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE BRASILEIRO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA A CRIAÇÃO DA REGIÃO METROPOLITANA DE MOSSORÓ/RN (RMM)." Revista GeoSertões 6, n.º 12 (24 de mayo de 2022): 101. http://dx.doi.org/10.56814/geosertoes.v6i12.1703.

Texto completo
Resumen
<p class="Normal tm5"><span class="tm6">Uma metrópole e o processo que a cria é para muitas pessoas sinônimos da presença de relações sociais, culturais, políticas e econômicas modernas. A metropolização pode ser entendida como um conjuntura de processos socioespaciais que estão interligados a reestruturação do capital e ao mesmo tempo do espaço. A criação de regiões metropolitanas (RMs) no território brasileiro iniciou-se de forma institucional no ano de 1973. A Constituição Federal possibilitou aos estados da Federação a instituição de RMs em seus territórios. O resultado é existência atual de 76 RMs. Desde do ano de 2014 existe um embate político pela criação da RMM. O objetivo deste ensaio é ampliar a visão crítica sobre uma possível institucionalização da RMM, considerando as iniciativas legislativas, as possibilidades atuais e futuras para os municípios envolvidos e os desafios. A RMM seria mais uma região metropolitana localizada no semiárido nordestino que iria compartilhar das mesmas características da maioria das RMs instituídas no recorte do país. A institucionalização de uma RMM a posicionaria próximo a região metropolitana do Cariri. O projeto de Lei Complementar nº 14/2017 contempla os itens essenciais citados para a institucionalização de uma Região Metropolitana funcional, mas de forma genérica. </span></p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Vasconcelos Filho, J. M. y Gerson Gomes do Nascimento. "A REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL-RN: UM PROCESSO AINDA EM CURSO". GEOCONEXÕES 1, n.º 1 (12 de diciembre de 2014): 16. http://dx.doi.org/10.15628/geoconexoes.2015.2616.

Texto completo
Resumen
A institucionalização das Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras obedeceu a duas fases. A primeira, nos anos de 1970, como parte da política de desenvolvimento urbano, relacionada à expansão da produção industrial e à consolidação das metrópoles como lócus desse processo. Reguladas por legislação federal, foram criadas, a princípio, nove RMs. A segunda teve início com a Constituição Federal de 1988, que facultou aos estados federados a competência de institucionalização de suas unidades regionais. Nesse sentido, chegava ao fim um modelo que criou regiões sobre as quais os estados federados não tinham autonomia e se abria a possibilidade de inserção de RMs em processos estaduais de planejamento regional. Na atualidade, observamos que grande parte dessas áreas metropolitanas no Brasil não tem um perfil bem definido, nem caracterização própria e, muito menos, identidade metropolitana. Desse modo, vazios urbanos consideráveis são identificados entre municípios de RMs bem como ausência de problemas comuns, gerando sérios problemas socioespaciais nessas áreas. No caso da RMN (Região Metropolitana de Natal), observamos que esta a cada dia está se consolidando enquanto processo em curso, guardando algumas especificidades nesse processo recente de formação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Sarmento, Lidiane de Freitas, Tania França y Carinne Magnago. "Experiências de educação interprofissional no contexto das residências multiprofissionais em saúde: estudo de revisão". Research, Society and Development 11, n.º 2 (6 de febrero de 2022): e15711225510. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i2.25510.

Texto completo
Resumen
As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) vêm sendo cada vez mais consideradas como uma importante alternativa de formação dos profissionais de saúde para o arranjo de novos desenhos tecnoassistenciais. A Educação Interprofissional em Saúde (EIP) ocorre quando duas ou mais profissões aprendem com, a partir e sobre a outra com o objetivo comum de melhorar a colaboração no trabalho em equipe. Pode se inserir no contexto das pós-graduações, incluindo as RMS, visando à materialização das práticas colaborativas e à melhoria dos resultados em saúde. Este estudo objetivou identificar experiências relacionadas às práticas de EIP adotadas nos cenários das RMS em âmbito nacional. Foi realizada revisão integrativa da literatura e considerados os estudos publicados em português, inglês ou espanhol, no período entre 2010 e 2020, que versassem sobre a EIP no âmbito das RMS no Brasil. Foram incluídos 37 estudos e, de acordo com seus objetivos, foram identificadas três categorias que caracterizam a produção científica sobre o tema: “RMS como cenários para a promoção da EIP e das práticas colaborativas”, “RMS e o desenvolvimento de competências para o trabalho interprofissional e transformação das práticas” e “Limites e desafios à EIP nas RMS”. Os estudos encontrados se concentraram em analisar as percepções dos atores das RMS sobre princípios e práticas da EIP; analisar instrumentos institucionais das RMS pela perspectiva da EIP; e descrever experiências de implantação e desenvolvimento de atividades e práticas interprofissionais nas RMS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Neves, Beatrice Mª J., Paulo A. de L. Pontes, Eliana M. Caran, Claudia Figueiredo, Luc L. M. Weckx y Reginaldo R. Fujita. "Rabdomiosarcoma de cabeça e pescoço na infância". Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 69, n.º 1 (enero de 2003): 24–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992003000100005.

Texto completo
Resumen
Rabdomiosarcoma é uma neoplasia maligna originária de células mesenquimais primitivas, podendo ocorrer em qualquer lugar do corpo. É o sarcoma de partes moles mais comum na infância, e localiza-se mais freqüentemente na cabeça e pescoço. OBJETIVO: Estudar a ocorrência de RMS na cabeça e pescoço na infância, correlacionando aspectos clínicos e histopatológicos. FORMA DE ESTUDO: Clínico retrospectivo. MÉTODO: Oitenta e dois pacientes com diagnóstico de sarcomas de partes moles, atendidos no Instituto de Oncopediatria da UNIFESP-EPM de 1988 a 2002 foram incluídos neste estudo. Foram estudados os seguintes parâmetros: incidência de RMS na infância e na cabeça e pescoço, distribuição segundo sexo, faixa etária, tipo histológico, localização primária, óbito X localização, causa mortis. RESULTADOS: Neste estudo 65% dos casos de sarcomas de partes moles corresponderam à RMS; 33% dos casos de RMS localizavam-se na cabeça e pescoço; 77% dos casos de sarcoma de partes moles de cabeça e pescoço corresponderam ao RMS. A média de idade no diagnóstico foi de 7,62 anos, predominando na faixa etária dos 5 aos 9 anos (41%). Em relação ao sexo, encontramos 47% do sexo feminino e 53% do sexo masculino. Quanto ao tipo histológico, o mais comum foi o RMS embrionário correspondendo a 64,6% do total. O sítio primário mais comum foi o orbital (52,8%). Cem por cento, 50% e 33,3% dos pacientes com RMS parameníngeo, não parameníngeo e orbital, respectivamente, evoluíram para óbito. CONCLUSÃO: O RMS é o sarcoma de partes moles mais comum na infância, localizando-se preferencialmente na cabeça e pescoço. Houve predominância do sexo masculino neste estudo; idade média de 7,62 anos predominando a faixa etária dos 5 aos 9 anos. O tipo histológico predominante foi o embrionário e a localização orbital foi mais freqüente. O maior índice de óbito pertenceu aos RMS parameníngeo e o menor ao orbital.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Oshima, Ana Marcia Mieko Yamaoka, João Felipe Besegato, Carolina Veloso Lima, Mayara Dos Santos Noronha, Márcio Grama Hoeppner y Pablo Guilherme Caldarelli. "Perfil, atuação e satisfação de cirurgiões-dentistas em Residências Multiprofissionais em Saúde da região Sul do Brasil". Revista da ABENO 18, n.º 1 (28 de marzo de 2018): 134–45. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.475.

Texto completo
Resumen
As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) encontram-se distribuídas por todo o território nacional e estão estruturadas em abordagem multiprofissional com uma visão mais humana e abrangente, cujo foco não se restringe apenas aos procedimentos curativos. O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil dos cirurgiões-dentistas regularmente matriculados em RMS da região Sul do país, bem como sua atuação e satisfação com os programas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, utilizando-se um questionário on-line, cujo link foi enviado a cirurgiões-dentistas matriculados em RMS (Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Coletiva), localizadas na região Sul do Brasil. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel® e tratados por estatística descritiva (frequência simples e relativa). Constatou-se que a maioria dos residentes era do gênero feminino (75%) com graduação em IES privada (70%), sem experiência profissional prévia (70%) e com experiência acadêmica prévia em saúde pública (85%). Para os dados referentes à RMS, a maioria relatou como motivo pela escolha da residência o interesse em atuar na atenção básica. Oitenta e cinco por cento dos dentistas relataram atuar em Unidades Básicas de Saúde. A maioria dos residentes mostrou-se satisfeito com a RMS (75%) e a falta de capacitação dos docentes foi apontada como a principal fragilidade dos programas. O estudo possibilitou traçar um panorama do perfil, atuação e satisfação dos cirurgiões-dentistas inseridos em RMS da região Sul do Brasil. Os dados podem auxiliar na melhoria das práticas e organização das RMS com cirurgiões-dentistas, conduzindo melhor a atuação de residentes e docentes frente às principais fragilidades apontadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Bortolo, Marcelino, Ulysses Cecato, Francisco de Assis Fonseca de Macedo, Clovenilson Cláudio Perissato Cano, Márcia Regina Coalho y Júlio César Damasceno. "Desempenho de ovelhas, composição química e digestibilidade in vitro em uma pastagem de Coastcross-1 (Cynodon dactylon (L.) Pers) sob diferentes níveis de matéria seca residual". Revista Brasileira de Zootecnia 30, n.º 3 (junio de 2001): 636–43. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000300005.

Texto completo
Resumen
O experimento foi realizado no período de agosto de 1997 a abril de 1998, com o objetivo de avaliar uma pastagem de Coastcross -1 (Cynodon dactylon (L.) Pers), sob quatro níveis de resíduo de matéria seca (RMS: 1978, 2130, 2545 e 3857 kg de MS/ha), com pastejo contínuo e carga animal variável. Foram determinados a composição química, por meio da avaliação dos teores de proteína bruta (PB), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA), a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) e o desempenho de ovelhas em pastejo. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com duas repetições. Os teores de PB na forragem não foram alterados em função dos níveis de RMS e ao longo do período experimental. Os teores de FDN e FDA diminuíram linearmente com o aumento do RMS, mas tiveram elevação em relação ao tempo (dias) do experimento. A DIVMS apresentou incremento linear positivo em relação aos níveis de RMS e decréscimo linear negativo com o passar das datas de amostragem. Nas ovelhas, o ganho médio diário (GMD) apresentou efeito quadrático, à medida que se elevaram os níveis de RMS e a quantidade de MS de folhas verdes/ha, o mesmo ocorreu para o ganho de peso vivo/ha em relação aos níveis de RMS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Oncins, Maristella Cecco, Marilena Manno Vieira y Silvana Bommarito. "Eletromiografia dos músculos mastigatórios: análise em valor original e RMS". Revista CEFAC 16, n.º 4 (agosto de 2014): 1215–21. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620146913.

Texto completo
Resumen
Objetivo comparar a atividade elétrica dos músculos masseter e temporal, porção anterior, no repouso, contração isométrica voluntária máxima e na mastigação em análise valor original (µv) e em Root Mean Square (RMS). Métodos estudo observacional, descritivo. Foi realizado eletromiografia de superfície nos músculos masseter e temporal, porção anterior, bilateralmente, em 18 mulheres entre 27 e 50 anos de idade. O exame foi realizado em três situações: durante o repouso, na contração isométrica voluntária máxima e mastigação habitual, com uva passa sem semente como alimento. O eletromiógrafo utilizado foi o BIOPAK, da Bioresearch Associates, de quatro canais, modelo 800 e eletrodos bipolares de superfície (Bio Trodo no gel). Os registros do sinal foram obtidos em microvolts, e analisados e comparados em sinal original e em root mean square- RMS. Resultados ao comparar a atividade elétrica dos músculos masseteres e temporais, porção anterior, não foi encontrado diferenças estatisticamente significantes entre os valores originais e RMS durante o repouso. Tanto na contração isométrica voluntária máxima quanto na mastigação habitual, foi encontrado valores maiores de maneira estatisticamente significante para RMS. Houve predomínio de atividade elétrica nos músculos masseteres quando comparado ao músculo temporal, porção anterior, tanto na mastigação quanto na contração isométrica voluntária máxima. Conclusão existe um mínimo de atividade elétrica no repouso. Tanto no apertamento dentário quanto na mastigação de uva passa foi encontrado valores médios de RMS maiores que valores médios originais. Houve maior atividade elétrica dos músculos masseteres quando comparado ao músculo temporal, tanto na contração isométrica voluntária máxima quanto na mastigação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pontes, Denio Igor Silva de y Hermano José Batista de Carvalho. "Modelo de governança interfederativa". Geography Department University of Sao Paulo 41 (13 de diciembre de 2021): e184366. http://dx.doi.org/10.11606/eissn.2236-2878.rdg.2021.184366.

Texto completo
Resumen
Por meio das Leis complementares nº 14/1973 e nº 20/1974, a União estabeleceu as primeiras regiões metropolitanas (RMs) no Brasil, nos termos da Constituição de 1967. A Constituição de 1988 estadualizou a prerrogativa para o reconhecimento das RMs, mas deixou uma lacuna (§ 3º do art. 25) sobre a governança metropolitana. Para preencher essa lacuna, foi instituído o Estatuto da Metrópole (Lei nº 13.089/2015). Assim, as RMs passaram a ser criadas por lei complementar estadual, visando integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum (FPICs). Nesse sentido, consubstancia-se como interesse da pesquisa a dimensão gestionária das RMs, ou seja, conhecer e analisar os modelos de governança interfederativa no Brasil. Em outras palavras, empreendeu-se um estudo em quatro RMs (Belo Horizonte, Vitória, Fortaleza e Cariri) para compreender se os modelos de governança interfederativa executados são, suficientemente, calibrados para desenvolver proximidades não geográficas. Considerou-se que não existe um modelo “perfeito”, embora existam modelos que foram testados e funcionam bem dentro das suas realidades. Portanto, cada RM possui características singulares que devem ser consideradas antes de implantar um modelo de governança. Inferiu-se que a governança territorial é uma ferramenta capaz de configurar e reconfigurar RMs, por meio de compromissos, acordos e convenções. Além disso, para que a proximidade geográfica se torne uma vantagem competitiva para as RMs, os gestores devem empreender esforços para desenvolver proximidades não geográficas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lima, Laine Rodrigues, Jéssica Vilela da Cruz, Waldemar Hazoff Junior y Francisco Rafael Martins Soto. "Análise Econômica de um Sistema de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos Oriundos de uma Indústria de Alimentos". Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 9, n.º 4 (31 de octubre de 2016): 917. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2016v9n4p917-933.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo a análise econômica de um sistema de gestão compartilhada de resíduo de massa seca (RMS) produzido em uma indústria de alimentos e a sua reciclagem em uma granja de suínos do Estado de São Paulo. Secundariamente foi avaliado o impacto sanitário e ambiental da gestão do RMS. A investigação foi efetuada mediante a coleta de dados produzidos na indústria de alimentos e na granja de suínos no ano de 2013. Foi analisada a relação do investimento e retorno no processo de reciclagem, a segurança ambiental e sanitária do RMS desde a sua produção até sua inclusão como ingrediente para ração animal. Os resultados mostraram que a gestão compartilhada no aspecto econômico foi capaz de reduzir em média 13,42% os custos das rações dos suínos e o tempo médio de retorno de investimento foi de nove meses. No aspecto ambiental, houve uma efetividade de 95,52% de reciclagem e reaproveitamento do RMS. Na análise do impacto sanitário, a gestão compartilhada permitiu a promoção da segurança sanitária em todas as etapas de reciclagem do RMS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Mariño, Lynie. "RMS: E-Commerce Platform for Marble Industry in Romblon". Romblon State University Research Journal 4, n.º 2 (18 de enero de 2023): 25–31. http://dx.doi.org/10.58780/rsurj.v4i2.76.

Texto completo
Resumen
Innovative marketing strategies had made a lot of improvements in different business industries. Utilization of the internet through various social media platforms and development of software applications have brought ease in promoting and selling products all over the world. However, not all merchants are able to conduct similar practice on due to technological and knowledge gaps. In the province of Romblon, where marble is famous, only few merchants use technology to market since few have resources and knowledge to manage such advancement. To address this, the study aimed to develop an online platform based on the Business-to-Consumers (B2C) hybrid market. Through this, marble marketers could advertise, sell, offer services, and earn profit using basic technological resources, in addition to the earnings in their physical shop. The online market features performance efficiency, functional feasibility, reliability, compatibility, usability, and portability of the system that ensure excellent functional operation and hassle-free services for the users. The system was launched and tested using the ISO/IEC 25010 that the overall result gives a satisfactory rating. Romblon Marble Shopping (RMS) system has been accepted and recommended to be of use by the municipal business marble industry sector as a step through in marble marketing for the province of Romblon.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Alonso, Carolina Saenz, Christiane de Souza Guerino Macedo y Rinaldo Roberto de Jesus Guirro. "Efeito da crioterapia na resposta eletromiográfica dos músculos tibial anterior, fibular longo e gastrocnemio lateral de atletas após o movimento de inversão do tornozelo". Fisioterapia e Pesquisa 20, n.º 4 (diciembre de 2013): 316–21. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502013000400003.

Texto completo
Resumen
A crioterapia é utilizada para tratamento de traumas no tornozelo/pé em atletas; entretanto, sua ação sobre o controle motor apresenta controvérsias. Este estudo objetivou verificar o efeito da crioterapia na resposta eletromiográfica dos músculos do tornozelo de atletas após inversão. A amostra foi composta por 20 voluntários: 10 universitários atletas de basquetebol e 10 universitários não atletas. Todos foram submetidos à inversão do tornozelo em plataforma para a análise do sinal eletromiográfico dos músculos Gastrocnêmio Lateral (GL), Tibial Anterior (TA) e Fibular Longo (FL), pré e pós-crioterapia por imersão do tornozelo, a 4±2ºC, por 20 minutos. A análise estatística utilizou o teste de Shapiro Wilk, Wilcoxon e Mann-Whitney, com nível de significância em 5%. Considerou-se o pico de RMS, o RMS após 0,2 segundos e após 1,0 segundo da abertura da plataforma de inversão. Todos os dados foram normalizados pelo pico do RMS no momento pré-crioterapia. Evidenciou-se diminuição do pico do RMS e do RMS até 0,2 s para o TA nos atletas e nos músculos GL e FL dos não atletas. Após um segundo da abertura da plataforma houve menor recrutamento dos músculos GL, TA e FL para os não atletas. A comparação entre atletas e não atletas apontou, no RMS até 1 segundo, menor recrutamento para o GL dos atletas pré-crioterapia e TA pré e após o resfriamento. Conclui-se que a crioterapia diminuiu a resposta eletromiográfica do músculo TA de atletas e GL, TA e FL de não atletas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Bortolo, Marcelino, Ulysses Cecato, Elias Nunes Martins, Clovenilson Claudio Perissato Cano, Marcia Regina Coalho, Marcos Weber do Canto y Geraldo Tadeu dos Santos. "Avaliação de uma pastagem de Coastcross-1 (Cynodon dactylon (L.) Pers) sob diferentes níveis de matéria seca residual". Revista Brasileira de Zootecnia 30, n.º 3 (junio de 2001): 627–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000300004.

Texto completo
Resumen
O experimento foi realizado no período de agosto de 1997 a abril de 1998, com o objetivo de avaliar uma pastagem de Coastcross -1 (Cynodon dactylon (L.) Pers), em quatro níveis de resíduo de matéria seca (RMS: 1978, 2130, 2545 e 3857 kg de MS/ha), com lotação contínua e carga animal variável. Foram determinadas a produção de matéria seca (PMS), a taxa de crescimento do pasto (TC), a acumulação líquida de MS (ALMS), a altura das plantas (AP), a porcentagem de solo descoberto (SD), a participação dos componentes botânicos na pastagem em porcentagem de material morto (MM) e de folhas verdes (FV), a relação folha/colmo (F/C) e a quantidade de folhas verdes/ha (FV/ha). Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado, com duas repetições. A PMS e TC não apresentaram relação significativa com os níveis de RMS e os dias de utilização da pastagem. A AP aumentou linearmente com o incremento dos níveis de RMS e decresceu de forma linear com o passar dos dias de experimento. A porcentagem de SD e MM decresceu linearmente, à medida que aumentou o RMS na pastagem, mas elevou-se no decorrer dos dias de experimento em todos os RMS. Para a relação F/C, porcentagem de FV e a produção FV/hectare, ocorreu comportamento linear semelhante, aumentando conforme o aumento dos níveis de RMS e diminuindo ao longo do período do experimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Milewski, David, Hyun Jung, G. Thomas Brown, Yanling Liu, Jack Collins, Marc Ladanyi, Erin Rudzinski y Javed Khan. "Abstract 466: Predicting survival of rhabdomyosarcoma patients based on deep learning of H&E images". Cancer Research 82, n.º 12_Supplement (15 de junio de 2022): 466. http://dx.doi.org/10.1158/1538-7445.am2022-466.

Texto completo
Resumen
Abstract Background: Rhabdomyosarcoma (RMS) is an aggressive soft tissue tumor in children and young adults, accounting for 350-400 new cases annually in the US. Diagnosis of RMS is defined by the expression of genes related to skeletal muscle differentiation and can be further subclassified based on histological patterns (embryonal, ERMS; alveolar, ARMS; spindle/sclerosing, SSRMS). Genetic studies have found that the presence of a PAX fusion gene (FP-RMS), which is present in many ARMS tumors, correlates with poor outcome. Subsequent studies have identified additional genetic alterations (ex. TP53 or MYOD1 mutations) which also display distinct histological features and are associated with poor outcome. As a result, there is a growing need to identify these mutations to improve risk stratification. The goal of this study is to develop and test deep learning algorithms from diagnostic H&E images of RMS tumors which can aid in the diagnosis, mutation prediction and risk stratification for RMS patients. Methods: De-identified RMS patient samples were collected from tissue banking studies from Children’s Oncology Group (n=275), University Hospital Zurich (n=250) and Memorial Sloan Kettering (n=10). H&E stains on whole slides or TMAs were digitally scanned and used for analysis. Clinical information including clinical risk group, event-free survival, and genomic findings were used as available for training and testing. Convolutional neural networks (CNN) using EfficientNet were trained using K-fold cross validation to classify tumor histology, mutation probability, and risk stratification and tested against randomly selected samples or independent datasets when available. Results: The developed AI algorithm was able to classify tissue as ARMS (FP-RMS), ERMS (FN-RMS), stroma and necrosis with an average weighted intersect-over-union of 0.74 when compared to an expert pathologist annotation. A second deep learning algorithm developed specifically for distinguishing FP-RMS from FN-RMS displayed excellent sensitivity (FP-RMS=0.88) and specificity (FP-RMS=0.86) when tested against an independent RMS TMA dataset. Algorithms were also trained to predict mutations in MYOD1, RAS pathway genes, and TP53 and displayed good performance with ROC values of 0.96, 0.68, and 0.64, respectively. Lastly, we developed an algorithm to provide a Cox proportional hazard prediction based on H&E images. The resulting algorithm was capable of predicting EFS with similar accuracy as current clinical risk group assessment with improved ability to distinguish intermediate and high risk patients. Conclusions: Deep learning with convolutional neural networks provides pathologist-independent classification of RMS patients from simple H&E images. These AI algorithms can provide probabilities of prognostically relevant genetic alterations and survival which will ultimately contribute to better risk stratification of RMS patients. Citation Format: David Milewski, Hyun Jung, G. Thomas Brown, Yanling Liu, Jack Collins, Marc Ladanyi, Erin Rudzinski, Javed Khan. Predicting survival of rhabdomyosarcoma patients based on deep learning of H&E images [abstract]. In: Proceedings of the American Association for Cancer Research Annual Meeting 2022; 2022 Apr 8-13. Philadelphia (PA): AACR; Cancer Res 2022;82(12_Suppl):Abstract nr 466.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Silva, Verônica Caé da, Ligia de Oliveira Viana, Alexandra Schmitt Rasche y Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense. "Residência multiprofissional em saúde: As relações profissionais do enfermeiro-preceptor com os demais atores sociais". Research, Society and Development 10, n.º 5 (11 de mayo de 2021): e41510515104. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15104.

Texto completo
Resumen
Objetivo: descrever o relacionamento profissional dos atores sociais da Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) com o enfermeiro-preceptor. Metodologia: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, do tipo estudo de caso único. O cenário foi o Instituto de Atenção à Saúde São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HESFA/UFRJ) que possui dois Programas de RMS: Saúde da Mulher (RMS-SM) e Saúde da Família e Comunidade (RMS-SFC). Os dados foram produzidos por meio de entrevista, observação e análise documental. Participaram do estudo 46 profissionais. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Escola de Enfermagem Anna Nery/HESFA/ UFRJ sob o número de Parecer: 776.075 e de CAAE: 34835714.0.0000.5238. Resultados: As atividades que os tutores, docentes, preceptores, coordenadores e residentes (atores sociais) desenvolveram junto ao enfermeiro-preceptor foram distintas visando principalmente à garantia do funcionamento dos programas. Os atores sociais descreveram sua relação profissional na residência junto ao enfermeiro-preceptor, com maior ou menor aproximação, dependendo da função que desempenhavam. Conclusão: Destaca-se a importância da construção de um trabalho coletivo e colaborativo para mudanças efetivas nas práticas dos cenários de saúde, estreitando os vínculos interprofissionais entre todos os protagonistas da RMS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Almeida, Carla Cristina Rosa de, João Policarpo Rodrigues Lima y Maria Fernanda Freire Gatto. "Inserção digital e desigualdades na demanda por cultura no Brasil". Nova Economia 29, spe (2019): 1221–47. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/5880.

Texto completo
Resumen
Resumo Este artigo analisa a evolução da concentração dos gastos culturais nas Regiões Metropolitanas (RMs) brasileiras, com base nas Pesquisas de Orçamentos Familiares dos períodos 2002-2003 e 2008-2009. Pretende-se entender as alterações nas práticas de consumo na primeira década dos anos 2000 diante das mudanças tecnológicas recentes, com enfoque na evolução da desigualdade entre e dentro das RMs brasileiras. Para tanto, apresenta-se uma análise dos itens relacionados com o aumento (redução) da concentração dos gastos dentro do domicílio com cultura, através da decomposição do coeficiente de Gini segundo os diferentes itens de despesas culturais. Os principais resultados foram: aumento significativo no consumo de novas tecnologias de comunicação; aumento da concentração dos gastos fora do domicílio; intensidade da concentração semelhante entre as RMs, enquanto dentro das RMs a renda e a educação são os principais fatores que influenciam a propensão a consumir.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Cardoso, Plínio Cerqueira dos Santos, Marcelo de Oliveira Bahia, Marcelo Razera Baruffi, Juliana Simão Nina de Azevedo, André Salim Khayat, Marilia de Arruda Cardoso Smith, Paulo Pimentel de Assumpção, Rommel Rodríguez Burbano y Luiz Gonzaga Tone. "Artigo de revisão: diagnóstico cromosômico em rabdomiossarcoma". Revista Brasileira de Cancerologia 51, n.º 1 (31 de marzo de 2005): 59–65. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2005v51n1.1998.

Texto completo
Resumen
Os rabdomiossarcomas (RMS) são considerados tumores clinicamente agressivos com origem a partir de células mesenquimais imaturas e que se caracterizam pela presença de células com diferenciação pouco definida. O emprego das técnicas citogenéticas convencionais em RMS vem contribuindo consideravelmente para a diferenciação entre os rabdomiossarcomas alveolares e os outros tumores de células pequenas e redondas, além de fornecer informações prognósticas importantes referente ao rabdomiossarcoma do tipo alveolar. Assim, este trabalho visa a realizar uma revisão das alterações citogenéticas observadas nos diferentes subtipos histológicos de RMS, enfocando não só os trabalhos de citogenética convencional, mas também novas abordagens utilizadas para o estudo de neoplasias tais como FISH, CGH, SKY e M-FISH. Tais metodologias vêm contribuindo de maneira significativa para a melhor compreensão da heterogeneidade cariotípica observada nos RMS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Cerqueira, Lucenildo Silva, Joyce Ferreira Carvalho y Fernando Augusto Monteiro Sabóia Pompeu. "Eletromiografia do bíceps braquial em contrações dinâmicas". Revista Brasileira de Medicina do Esporte 19, n.º 6 (diciembre de 2013): 457–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922013000600016.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: A reprodutibilidade da atividade eletromiográfica de superfície (EMG) é mais estudada em protocolos que envolvem contrações isométricas. Alguns fatores relacionados às contrações dinâmicas podem contribuir para a instabilidade do sinal mioelétrico e dificultar a reprodutibilidade da medida da EMG. OBJETIVO: Determinar a reprodutibilidade teste-reteste e quantificar o erro técnico da medida da frequência mediana (FM) e da amplitude (root mean square, RMS) da EMG, em contrações dinâmicas e estáticas. MÉTODOS: Dez sujeitos foram testados em dois dias, sendo a atividade EMG registrada na maior porção do bíceps braquial. No primeiro dia foi feito o teste de uma repetição máxima (1RM) e de contração voluntária máxima (CVM). No segundo dia foram realizadas duas séries de 10 contrações dos flexores do cotovelo com 75% de 1RM, entremeadas por 1 h em repouso. Antes de cada série foi realizada uma CVM. RESULTADOS: Para a FM e RMS foi observado alto coeficiente de correlação intraclasse para o sinal do bíceps braquial (CCI = 0,90-0,98 para a FM; CCI = 0,89-0,94 para o RMS) e de baixo para moderado coeficiente de variação (CV = 2,5-6,2% para a FM; CV = 14,6-16,3% para o RMS) em ambos os testes. Não foi observada diferença significativa entre teste e reteste (p > 0,05). CONCLUSÃO: A FM e o RMS apresentam alta confiabilidade e baixo a moderado erro em contrações estáticas e dinâmicas, possibilitando o uso da EMG para investigação da fadiga e de desordens neuromusculares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Simone, I. L., C. Tortorella, F. Federico, V. Lucivero, D. Carrara, P. Giannini, A. Bellacosa y C. F. Andreula. "Contributo della risonanza magnetica spettroscopica del protone (1H-RMS) nella infezione da HIV". Rivista di Neuroradiologia 13, n.º 1 (febrero de 2000): 51–56. http://dx.doi.org/10.1177/197140090001300109.

Texto completo
Resumen
È stato condotto uno studio combinato di RMI e 1H-RMS (Magnetom Siemens 1,5 Tesla) in 60 pazienti sieropositivi per HIV (n. 25 encefalopatie-HIV correlate, n. 20 toxoplasmosi, n. 8 PML, n. 7 linfomi) e 22 controlli neurologici sieronegativi per HIV. Gli spettri sono stati acquisiti su volumi singoli localizzati su lesioni focali in toxoplasmosi, PML, linfomi o su lesioni diffuse nelle encefalopatie da HIV (sequenza Spin Echo, TE 135 ms). In tutti i sottogruppi HIV si è evidenziato un significativo decremento del rapporto NAA/Cr rispetto ai controlli neurologici, suggerendo un danno neuronale e/o assonale indipendentemente dall'eziologia. Tuttavia il rapporto NAA/Cr era più basso nelle PML e nei linfomi. Un significativo incremento del rapporto Cho/Cr era rilevato nelle encefalopatie da HIV, nelle PML e in particolare nei linfomi ove tale incremento era associato alla presenza del segnale dei lipidi, marker entrambi di un aumentato turnover e sintesi di membrane cellulari. Nelle PML si rilevava infine con elevata frequenza il segnale del lattato. I dati confermano una elevata sensibilità della 1H-RMS nel rilevare una compromissione metabolica cerebrale in corso di infezione da HIV. Nonostante una globale scarsa specificità nel discriminare lesioni di differente eziologia, determinati pattern metabolici possono risultare di supporto alla RMI per la diagnosi eziologica di alcune lesioni, per esempio di PML.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Hatley, Mark E., Casey G. Langdon, Katherine E. Gadek, Matthew R. Garcia, Catherine J. Drummond, Jason A. Hanna, Hongjian E. Jin y Jerold E. Rehg. "Abstract IA013: Rhabdomyosarcoma: visions through the looking glass". Clinical Cancer Research 28, n.º 18_Supplement (15 de septiembre de 2022): IA013. http://dx.doi.org/10.1158/1557-3265.sarcomas22-ia013.

Texto completo
Resumen
Abstract Rhabdomyosarcoma (RMS) is the most common soft tissue sarcoma in children. Despite aggressive treatment clinical outcomes for RMS have not improved for three decades, emphasizing the need to uncover the molecular underpinnings of the disease. RMS has been presumed to originate from derailed muscle progenitors based on the histologic appearance and gene expression pattern of the tumors resembling embryonic developing skeletal muscle. However, an origin restricted to skeletal muscle does not explain RMS occurring in tissues devoid of skeletal muscle such as the prostate, bladder, and salivary gland. Previously, we described that activation of Sonic Hedgehog signaling through expression of a conditional, constitutively active Smoothened allele, SmoM2, under control of a presumed adipocyte-restricted adipose protein 2 (aP2)-Cre recombinase transgene in mice gives rise to aggressive skeletal muscle tumors. These tumors display the histologic and molecular characteristics of human embryonal fusion-negative RMS (FN-RMS). This model suggested a potential non-myogenic origin of FN-RMS and an avenue to explain FN-RMS development in anatomic sites devoid of skeletal muscle. Lineage tracing showed that RMS can originate from cell reprogramming and transdifferentiation of endothelial progenitor cells. Hedgehog pathway activation in committed endothelial progenitors results in Tbx1 expression and subsequent Myod1 expression driving a partially myogenic program characteristic of FN-RMS. Our work identifies reprogramming cell fate as a mechanism of transformation in pediatric sarcoma and illustrates that it is dangerous to assume the cell of origin from the characteristics of the tumor cell. The cell-reprogramming mechanism that shifts endothelial progenitors to muscle-like cells provides a unique system to define the core regulatory circuitry controlling RMS cell fate and to determine in vivo if targeting this network is a therapeutic vulnerability. Genomic profiling of human FN-RMS failed to uncover a unique mutation that drives oncogenesis. However, the PTEN cis-regulatory region is hypermethylated in more than 90% of all human FN-ERMS tumors, resulting in decreased expression. However, inhibiting the PI3K/AKT/mTOR pathway has had varied efficacy in RMS. In our RMS mouse model, PTEN localizes to the cytoplasm and nucleus, suggesting that PTEN could have functions other than regulating the PI3K/AKT/mTOR pathway. We demonstrate that Pten loss cooperates in RMS tumorigenesis and results in tumors more reflective of human FN-RMS. We show that Pten loss drives expression of the transcription factor PAX7 and identified PAX7 as a dependency in human FN-RMS. Furthermore, Pax7 deletion completely rescues the deleterious effects of Pten loss but also alters tumor cell fate, giving rise to a smooth muscle tumor. Thus, PTEN loss drives the expression of PAX7, a key member of the RMS core regulatory circuitry dictating tumor cell fate. This highlights a synthetic essential relationship between PTEN and PAX7 in FN-RMS tumor maintenance and tumor-fate decisions. Citation Format: Mark E. Hatley, Casey G. Langdon, Katherine E. Gadek, Matthew R. Garcia, Catherine J. Drummond, Jason A. Hanna, Hongjian E. Jin, Jerold E. Rehg. Rhabdomyosarcoma: visions through the looking glass [abstract]. In: Proceedings of the AACR Special Conference: Sarcomas; 2022 May 9-12; Montreal, QC, Canada. Philadelphia (PA): AACR; Clin Cancer Res 2022;28(18_Suppl):Abstract nr IA013.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Langdon, Casey G., Katherine E. Gadek, Matthew R. Garcia, Myron K. Evans, Kristin B. Reed, Madeline Bush, Jason A. Hanna et al. "Abstract 1667: Synthetic essentiality between PTEN and core dependency factor PAX7 dictates rhabdomyosarcoma identity". Cancer Research 82, n.º 12_Supplement (15 de junio de 2022): 1667. http://dx.doi.org/10.1158/1538-7445.am2022-1667.

Texto completo
Resumen
Abstract Rhabdomyosarcoma (RMS) is the most common soft tissue sarcoma in children with no improvements in treatment options for RMS patients over the past four decades. Therefore, it is critical to understand the fundamental processes underlying RMS tumorigenesis. RMS is divided into two major histologic subtypes - alveolar and embryonal RMS. Nearly all alveolar RMS express oncogenic fusions of PAX3-FOXO1 or PAX7-FOXO1 whereas embryonal RMS are not driven by these fusion proteins. Instead, embryonal or fusion-negative (FN-RMS) are molecularly heterogeneous. Approximately one-third of fusion-negative RMS (FN-RMS) patients have copy number loss of PTEN (phosphatase and tensin homolog), and approximately 90% of tumors are hypermethylated at the PTEN promoter leading to decreased PTEN expression. This indicates a near universal role for PTEN loss in FN-RMS, but the functional role of PTEN is still unclear. To determine PTEN’s function in FN-RMS, we bred Ptenflox alleles into our aP2-Cre;SmoM2 (ASPWT) FN-RMS mouse model to obtain aP2-Cre;SmoM2;Ptenflox/flox mice (ASPcKO). Conditional Pten deletion accelerated tumorigenesis and produced a tumor with a less differentiated histological appearance, much like human FN-RMS. Interestingly, in PtenWT tumors, we found predominant PTEN immunoreactivity within the nucleus suggesting a role for nuclear PTEN in FN-RMS. Transcriptome analyses revealed robust gene expression changes between the ASPWT and ASPcKO tumors. The top overexpressed gene in ASPcKO tumors was Dbx1 (Developing brain homeobox 1), a homeobox transcription factor with no known cancer function but involved in innate behavioral processes such as breathing. We found FN-RMS patient-derived xenografts are dependent on DBX1 expression, and that DBX1 expression is controlled by PAX7 (Paired Box 7). PAX7 is a transcription factor expressed in satellite cells and maintains a de-differentiated state in FN-RMS. PAX7 expression is also increased in our ASPcKO tumors, and we show that human FN-RMS cells are dependent on PAX7 expression for proliferation. This suggests PTEN loss in FN-RMS engages a new transcriptional program necessary for FN-RMS survival. To determine if Pax7 loss can rescue the deleterious effects of Pten loss in our murine FN-RMS model, we deleted both Pten and Pax7 in our aP2-Cre;SmoM2 mice (ASPcKOP7cKO). ASPcKOP7cKO tumor onset kinetics resembled tumors with wild-type PTEN and were negative for skeletal muscle markers MYOD1 and MYOGENIN. However, these tumors were positive for leiomyosarcoma markers smooth muscle actin and CALDESMON. Together, our data suggests PTEN and PAX7 have a synthetic essential relationship in FN-RMS and that PAX7 is a proliferative driver and lineage dependency for FN-RMS tumors. This work also illustrates the power of murine models to unravel the genetic dependencies underlying both tumor maintenance and identity. Citation Format: Casey G. Langdon, Katherine E. Gadek, Matthew R. Garcia, Myron K. Evans, Kristin B. Reed, Madeline Bush, Jason A. Hanna, Catherine J. Drummond, Matthew C. Maguire, Patrick J. Leavey, David Finkelstein, Hongjian Jin, Patrick A. Schreiner, Jerold E. Rehg, Mark E. Hatley. Synthetic essentiality between PTEN and core dependency factor PAX7 dictates rhabdomyosarcoma identity [abstract]. In: Proceedings of the American Association for Cancer Research Annual Meeting 2022; 2022 Apr 8-13. Philadelphia (PA): AACR; Cancer Res 2022;82(12_Suppl):Abstract nr 1667.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Canto, Marcos Weber do, Eduardo Londero Moojen, César de Faccio Carvalho y José Henrique Souza da Silva. "Produção de cordeiros em pastagem de azevém e trevo-branco sob diferentes níveis de resíduos de forragem". Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, n.º 2 (febrero de 1999): 309–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999000200019.

Texto completo
Resumen
Na presente pesquisa, objetivou-se analisar os efeitos de diferentes níveis de resíduos de forragem na produção de cordeiros. O experimento foi estabelecido em Tupanciretã, região do Planalto Médio do Estado do Rio Grande do Sul, em uma pastagem de azevém cv. Estanzuela 284 (Lolium multiflorum Lam) + trevo-branco cv. Yi (Trifolium repens L.), submetida a diferentes níveis de resíduo de matéria seca (RMS). O delineamento experimental utilizado foi o completamente casualizado, estudando-se os níveis de RMS mantidos na pastagem de 1.119, 1.320, 1.477, 1.695, 2.146, 2.166, 2.410 e 2.483 kg de matéria seca por hectare (MS/ha). O período experimental foi de 30/09 a 08/12/1992 e os animais utilizados foram cordeiros cruza Ile de France x Corriedale desmamados aos 80 dias. Foram avaliados o ganho de peso médio diário (GMD), ganho de peso vivo/ha (GPV/ha), carga animal, animais dia/ha e a eficiência de conversão de MS em kg de peso vivo de cordeiros. Os resultados obtidos mostraram uma relação linear positiva entre o GMD e GPV/ha com o aumento nos níveis de RMS/ha, observando-se nos níveis de RMS superiores a 2.400 kg um GMD de 0,12 kg/cordeiro/dia e um GPV/ha médio de 497 kg. Não houve relação quanto à carga animal e animais.dia/ha; verificou-se uma relação linear negativa entre a eficiência de conversão de MS com os níveis de RMS estudados. Os resultados demonstram o efeito dos níveis de RMS na resposta animal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Custódio, Sulaine Rodrigues, Rafaela Brunetti dos Santos, Áurea Maria Oliveira da Silva, Lígia dos Santos Rocetto Ratti, Ilka de Fátima Santana Ferreira Boin, Rayssa Pistilli Duarte y Rodrigo Marques Tonella. "REPERCUSSÕES DO TESTE DE ENDURANCE RESPIRÓTORIO DETECTADAS POR ELETROMIOGRAFIA DE SUPERFÍCIE (EMGs) EM PACIENTES CANDIDATOS AO TRANSPLANTE HEPÁTICO". Brazilian Journal of Transplantation 19, n.º 4 (1 de septiembre de 2016): 6–10. http://dx.doi.org/10.53855/bjt.v19i4.115.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Analisar as repercussões que o teste de endurance da musculatura inspiratória com dispositivo Powerbreathe® repercute na função do diafragma através de valores de PImax e de RMS (Root Mean Square) de eletromiográfica de superfície (EMGs) em pacientes no pré-operatório de transplante hepático. Materiais e Métodos: Estudo prospectivo realizado no Ambulatório do Gastrocentro do Hospital de Clínicas da UNICAMP. Foram selecionados 11 indivíduos candidatos a transplante hepático de ambos os gêneros, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Foram submetidos à avaliação antropométrica, prova de função pulmonar, medidas de PImax e realização de eletromiografia de superfície. Resultados: Os valores de Pimax aferidos mostraram que há diminuição da força muscular inspiratória tanto para homens quanto para mulheres. Na cúpula direita observou-se que quando comparado o momento sem carga com o Tempo 1, houve redução significativa dos valores de RMS (p = 0,008), e na comparação entre Tempo 1 e Tempo 2 houve aumento significativo do RMS (p = 0,006). Ao comparar-se o valor no momento sem carga com o Tempo 1 na cúpula esquerda, houve redução significativa dos valores de RMS (p = 0,0009), e na comparação entre Tempo 1 e Tempo 2, houve aumento significativo do RMS (p =0,0009). Conclusão: Foi possivel observar que os valores de PImax não foram capazes de detectar a fadiga imposta pelo teste. Em contrapartida, os valores de EMS mostraram-se sensíveis em detectar a fadiga da musculatura diafragmática pós-teste de endurance.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Rodrigues, Antonio Veiga y Glauciana Alves Teles. "As funções reservadas ao Município de Cariré/CE no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Sobral (PDUI/RMS)". Geopauta 5, n.º 4 (31 de diciembre de 2021): e9517. http://dx.doi.org/10.22481/rg.v5i4.e2021.e9517.

Texto completo
Resumen
A Região Metropolitana de Sobral (RMS) foi a terceira região metropolitana institucionalizada no Estado do Ceará, em dezembro de 2016. Em 2018, foi apresentado o relatório final do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), trazendo as diretrizes para o desenvolvimento urbano e regional da unidade territorial. A RMS é composta por 18 municípios, sendo a cidade de Sobral sua sede metropolitana, além de ser considerada um dos principais centros urbanos cearenses. Nesse contexto, Cariré, um dos dezoito municípios destaca-se possui características territoriais particulares que o evidenciam de suma importância na gestão territorial da RMS, possuindo as funções logística e comercial. O artigo apresenta uma análise das funções de Cariré no contexto da reestruturação territorial da RMS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Costa, Waldemir de Albuquerque y Victor Rocha Santana. "implementação dos Programas Integrados de Residências (FESF/Fiocruz) na Região Metropolitana de Salvador". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 16, n.º 43 (5 de abril de 2021): 2483. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc16(43)2483.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Descrever a experiência de implementação dos Programas Integrados de Residências em Medicina de Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na região metropolitana de Salvador (RMS), correlacionando-a com a conjuntura política do período e a organização das redes de saúde locais. Método: Trata-se de um relato de experiência baseado nas vivências e narrativas de dois preceptores implicados com a Atenção Primária à Saúde (APS) da RMS e que participaram do programa desde sua idealização. Foram levados em conta ainda documentos relevantes da época e das residências da região para a reconstrução histórica do programa. Resultados: O estudo trouxe à tona fortalezas, fragilidades, ameaças e oportunidades da residência, tensões e progressos dos atores envolvidos e questões relevantes para o futuro do programa. Por fim, traz o reconhecimento da residência como uma grande conquista para a RMS e aponta, entre os principais desafios do programa, a importância de se aprimorar a articulação política e a divulgação de suas atividades. Conclusões: Como um estudo exploratório inicial, o artigo busca estimular a realização de mais pesquisas sobre o programa que possam abordar, de forma mais aprofundada, suas práticas pedagógicas, as relações envolvidas entre os atores-chave e seus desdobramentos sobre a APS da RMS e de todo o estado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Pasini, Vera Lúcia, Ana Maria Ponzoni Pretto, Ana Marcela Sarria y Marcelo Francisco Da Silva Cardoso. "Perfil de Egressos de Residências Multipofissionais em Saúde no Rio Grande do Sul". Revista Polis e Psique 10, n.º 3 (26 de octubre de 2020): 205–25. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.107719.

Texto completo
Resumen
No Brasil as Residências em Saúde se constituem como uma possibilidade de formação para diferentes profissões da saúde, desde o final dos anos 70, especialmente no Rio Grande do Sul. Entretanto, somente no início dos anos 2000 a implantação de Programas de RMS é estimulada em âmbito nacional. Este artigo analisa o perfil de 72 profissionais egressos, no período de 2005 a 2014, de cinco programas de RMS desenvolvidos no Rio Grande do Sul (RS). Os participantes da pesquisa responderam a um formulário elaborado no FORMSUS do DATASUS, com questões fechadas e abertas, analisadas com o uso dos Softwears SPSS e NVivo. A análise apresenta o perfil dos egressos participantes considerando as variáveis gênero, raça/cor; idade; cursos de graduação; instituições de graduação; inserção no mundo do trabalho em saúde e avaliação quanto à formação em RMS, apontando a relevância das RMS para a qualificação no trabalho no SUS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Vianna, Guilherme Szczerbacki Besserman y Carlos Eduardo Frickmann Young. "EM BUSCA DO TEMPO PERDIDO: UMA ESTIMATIVA DO PRODUTO PERDIDO EM TRÂNSITO NO BRASIL". Revista de Economia Contemporânea 19, n.º 3 (diciembre de 2015): 403–16. http://dx.doi.org/10.1590/198055271933.

Texto completo
Resumen
Resumo: Este artigo estima as perdas econômicas associadas a problemas de mobilidade urbana no Brasil por meio do cálculo da produção média desperdiçada em função do tempo de deslocamento ao trabalho, usando dados do Censo Demográfico de 2010. Os resultados são apresentados em valores absolutos e relativos (% do PIB) para estados, regiões metropolitanas (RMs) e municípios do Brasil, com ênfase na diferença de tempo gasto nas RMs e municípios do interior de cada estado. Os valores encontrados foram significativos, e a perda total estimada é de 1,8% do PIB. Caso o tempo de deslocamento nas RMs fosse igual ao dos municípios do interior, haveria uma redução de 27,6% (R$26,7 bilhões) das perdas totais, indicando que melhorias na mobilidade urbana podem trazer grandes retornos sociais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Li, Xinmin, Rongsheng Wang, Can Huang, Quanming Lu, San Lu, J. L. Burch y Shui Wang. "Energy Conversion and Partition in Plasma Turbulence Driven by Magnetotail Reconnection". Astrophysical Journal 936, n.º 1 (29 de agosto de 2022): 34. http://dx.doi.org/10.3847/1538-4357/ac84d7.

Texto completo
Resumen
Abstract A long-outstanding issue in fundamental plasma physics is how magnetic energy is finally dissipated in kinetic scale in the turbulent plasma. Based on the Magnetospheric Multiscale mission data in the plasma turbulence driven by magnetotail reconnection, we establish the quantitative relation between energy conversion ( J • E ; J is current density and E is electric field) and current density (J). The results show that the magnetic energy is primarily released in the perpendicular directions (up to 90%), in the region with current density less than 2.3 J rms, where J rms is the rms value of the total current density ∣ J ∣. In the relatively weak current region (<1.0 J rms), the ions get most of the released energy while the largely negative energy conversion rate of the electrons means a dynamo action. In the strong currents (>1.0 J rms), the ion energization was negligible and the electrons are significantly energized. Moreover, a linearly increasing relationship was established between ∣ J • E ∣ and J . The observations indicate that ions overall dominate energy conversion in turbulence, but the electron dynamics are crucial for energy conversion in intense currents and the turbulence evolution.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Caldarelli, Pablo Guilherme. "Residências multiprofissionais em saúde: um olhar ampliado para o cuidado". Revista Sustinere 6, n.º 1 (19 de julio de 2018): 215–17. http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2018.33410.

Texto completo
Resumen
As RMS podem ser consideradas uma das principais estratégias para se repensar o processo de formação em saúde, fortalecendo as ações para a integração ensino-serviço-comunidade. Além disso, ressalta-se a importância das RMS na formação de profissionais comprometidos e aptos para intervir de maneira crítica e reflexiva sobre o processo de trabalho dos serviços de saúde, com ênfase na integralidade, resolutividade e humanização do cuidado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Mesquita, Eduardo Eustáquio y José Cardoso Pinto. "Nitrogênio e métodos de semeadura no rendimento da forragem de pós-colheita de sementes de milheto [Pennisetum glaucum (L.) R. Br.]". Revista Brasileira de Zootecnia 29, n.º 4 (agosto de 2000): 971–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000400005.

Texto completo
Resumen
Um experimento de campo foi realizado para avaliar o efeito de doses de nitrogênio (N) (0, 60, 120 e 180 kg/ha) e métodos de semeadura (a lanço; 0,40; 0,80; e 1,20 m entre linhas) sobre o rendimento de matéria seca (RMS), a densidade de perfilhos e os teores de proteína bruta (PB) e minerais (P, K, Ca e Mg) do material de pós-colheita de sementes de milheto. O delineamento experimental foi blocos ao acaso com os tratamentos dispostos em parcelas subdivididas, alocando-se os métodos de semeadura nas parcelas principais e as doses de N nas subparcelas. As doses crescentes de N influíram no RMS, rendimento de PB (RPB), número de perfilhos totais/m² (NPT) e teor Mg na matéria seca (MS) da forragem, porém as respostas variaram conforme o método de semeadura. Maiores RMS e NPT foram observados no método de semeadura com 0,40 m entre linhas. O maior RMS (8872 kg/ha) foi obtido com a dose de 120 kg/ha de N e o maior RPB (688,8 kg/ha), com a dose de 180 kg/ha de N. No método de semeadura com 0,80 m entre linhas, os teores de Mg na MS de milheto aumentaram de forma quadrática, em resposta às doses de N, enquanto no método de semeadura com 1,20 m entre linhas a concentração do mineral aumentou linearmente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Cecato, Ulysses, Clovenilson Cláudio Perissato Cano, Marcelino Bortolo, Valdo Rodrigues Herling, Marcos Weber do Canto y Christian Roberto de Carvalho Castro. "Teores de carboidratos não-estruturais, nitrogênio total e peso de raízes em Coastcross-1 (Cynodon dactylon (L.) Pers) pastejado por ovinos". Revista Brasileira de Zootecnia 30, n.º 3 (junio de 2001): 644–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000300006.

Texto completo
Resumen
O experimento foi realizado no período de outubro de 1997 a abril de 1998, com o objetivo de avaliar os teores de carboidratos não-estruturais (CHO), nitrogênio total (NT) e produção de raízes em pastagem de Coastcross-1 (Cynodon dactylon (L.) Pers), em quatro níveis de resíduo de matéria seca (RMS: 1978, 2130, 2545 e 3857 kg de MS/ha), sob pastejo contínuo e lotação variável. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com duas repetições. As avaliações dos teores de CHO e NT foram estudadas nas raízes e base do colmo, em função dos níveis de resíduo de matéria seca (RMS) e do tempo (dias) do experimento. Os resultados observados evidenciam que os teores de CHO nas raízes e a porcentagem de NT na base de colmo não foram influenciados pelos níveis de RMS e período de coleta. Os maiores teores de CHO na base do colmo foram encontrados a partir do resíduo de 2545 kg de MS/ha, e no tempo houve constante adaptação às condições de pastejo. O teor de CHO foi superior na base do colmo, comparada às raízes. A porcentagem de NT nas raízes diminuiu até o nível de 2545 kg de MS/ha. A produção de matéria seca de raízes aumentou, à medida que aumentou os RMS, ocorrendo declínio em relação ao período de coleta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Barramuño Medina, Mauricio, Pablo Valdés-Badilla, Fernando Fonseca Oyarzún y Germán Gálvez-García. "Surface electromyography in ballistic movement: a comparative methodological analysis from taekwondo athletes (Electromiografía de superficie en movimientos balísticos: un análisis metodológico comparativo en atletas de taekwondo)". Retos 44 (26 de octubre de 2021): 146–54. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v44i0.90174.

Texto completo
Resumen
Surface electromyography (sEMG) signal processing methods used to assess combat sports are heterogeneous. This research aims to compare the electromyography peak (peak EMG) in taekwondo athletes with five processing methods. Secondarily, the coefficient of variation (CV) and the noise percentage regarding the peak EMG (NPRP) were compared. The sEMG record of eight leg muscles of sixteen athletes (12 male and 4 female, ages 20.31+4.1 years) was consulted. The processing methods were: a) Smoothing 1, b) Smoothing 2, c) Root mean square (RMS) 1, d) RMS 2, and e) Empirical mode decomposition (EMD). Results indicate that the peak EMG differs among Smoothing 1 vs. EMD; Smoothing 2 vs. EMD; Smoothing 1 vs. RMS 2; Smoothing 2 vs. RMS 2; Smoothing 1 vs. RMS 1; RMS 1 vs. RMS 2; RMS 1 vs. EMD, and RMS 2 vs. EMD. For all cases p<.05 in seven of the eight muscles studied. No differences were found for the CV. The EMD NPRP was lower than the other methods analyzed (p<.05). As a conclusion, there are differences among the studied methods and should be considered when interpreting the peak EMG. The EMD seems to be a useful alternative for reducing noise and artifact movement. Resumen. Los métodos de procesamiento de señales de electromiografía de superficie (sEMG) utilizados para evaluar los deportes de combate son heterogéneos. Esta investigación tiene como objetivo comparar el pico de electromiografía (pico EMG) en atletas de taekwondo con cinco métodos de procesamiento. En segundo lugar, se compararon tanto el coeficiente de variación (CV) como el porcentaje de ruido con respecto al pico EMG (NPRP). Se consultó el registro sEMG de ocho músculos de las piernas de dieciséis atletas (12 hombres y 4 mujeres, edades 20,31+4,1). Los métodos de procesamiento fueron: a) Suavizado 1, b) Suavizado 2, c) Raíz cuadrada media (RMS) 1, d) RMS 2 y e) Descomposición en modo empírico (EMD). Los resultados indican que el pico de EMG difiere entre el suavizado vs. EMD; Suavizado 2 vs. a EMD; Suavizado 1 vs. a RMS 2; Suavizado 2 vs. a RMS 2; Suavizado 1 vs. a RMS 1; RMS 1 vs. a RMS 2; RMS 1 vs. a EMD y RMS 2 vs. a EMD. Para todos los casos p <.05 en siete de los ocho músculos estudiados. No se encontraron diferencias para el CV. El EMD NPRP fue menor que los otros métodos analizados (p <.05). En conclusión, existen diferencias entre los métodos estudiados y deben tenerse en cuenta al interpretar el pico EMG. El EMD parece ser una alternativa útil para reducir el ruido y el movimiento de artefactos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Da Silva, Verônica Caé, Ligia de Oliveira Viana, Alexandra Schmitt Rasche, Pacita Geovana Gama de Sousa Aperibense, Audrei Castro Telles y Daniela de Oliveira Matias. "Capacitação para o exercício da preceptoria pelo enfermeiro na Residência Multiprofissional em Saúde". Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, n.º 3 (30 de marzo de 2021): e7017. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e7017.2021.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Descrever a capacitação do enfermeiro para o desenvolvimento da preceptoria na Residência Multiprofissional em Saúde (RMS). Métodos: Recorte da tese de doutorado “Os saberes que emergem da prática social do enfermeiro-preceptor na residência multiprofissional em saúde”, de 2017. Estudo de caso único, de uma instituição de saúde do Rio de Janeiro (RJ). Foram entrevistados 46 participantes de 2 programas de RMS, analisados e categorizados os resultados em unidades com análise temática. Resultados: A capacitação para atuar na RMS passa por vivências peculiares, de acordo com o cenário, tempo de formação profissional, o interesse, o envolvimento, o incentivo, o tempo na RMS, as questões que experimentou com os residentes e demais protagonistas e a instrumentalização para esta prática. Os depoentes apontaram como essencial um profissional atualizado, que tenha apropriação de um conteúdo mínimo de saberes do campo da educação para além dos atributos pessoais, como o gostar de ensinar e dos profissionais, ser um excelente enfermeiro assistencial. Tal aprendizado pode ocorrer por meio de cursos de capacitação para preceptoria. Conclusão: O enfermeiro-preceptor além de ter experiência na área, precisa de capacitação permanente para desenvolver as ações junto aos residentes no cenário vivo dos serviços de saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Reis Junior, Luciano Campos, Leonardo Silvério Gonçalves de Santana, Laumar Neves de Souza y Carolina de Andrade Spinola. "Lauro de Freitas no contexto do turismo da região metropolitana de Salvador". DRd - Desenvolvimento Regional em debate 10 (29 de octubre de 2020): 1160–83. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v10i0.2938.

Texto completo
Resumen
A compreensão das inter-relações entre turismo e espaço é o pano de fundo da análise aqui realizada. Seu marco territorial é a Região Metropolitana de Salvador (RMS), centrando-se no município de Lauro de Freitas/BA. O artigo busca analisar o comportamento de Lauro de Freitas na dinâmica do turismo da RMS, partindo das categorias conceituais propostas por Boullón. Para isto, utilizou-se, além da pesquisa bibliográfica, de entrevistas semi-estruturadas com membros da administração municipal e especialistas em turismo, bem como a análise do conteúdo dos sites oficiais dos meios de hospedagem de Lauro de Freitas e dos depoimentos de seus hóspedes, com respeito a esses mesmos estabelecimentos, disponíveis nas plataformas TripAdvisor e Booking.com. Concluiu-se que Lauro de Freitas apresenta um comportamento peculiar, não descrito na literatura, aqui definido como “Centro Turístico Dormitório”, muito dependente da dinâmica dos demais municípios da RMS, notadamente Salvador e Camaçari. Palavras-chave: Turismo. Região Metropolitana de Salvador. Lauro de Freitas. Centro Turístico Dormitório. Desenvolvimento Local.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Cirino, Jader Fernandes y João Eustáquio Lima. "Determinantes dos Rendimentos no Mercado de Trabalho Nacional: Uma Comparação Entre os Gêneros e Entre as Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte e Salvador". Revista Nexos Econômicos 5, n.º 2 (17 de diciembre de 2011): 107. http://dx.doi.org/10.9771/1516-9022rene.v5i2.6770.

Texto completo
Resumen
Com base na Teoria do Capital Humano, foram analisados os determinantes do rendimento nos mercados de trabalho nacional e das Regiões Metropolitanas de Belo Horizonte (RMBH) e Salvador (RMS), a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) de 2006. Todas as variáveis incluídas na análise foram significativas, indicando que a educação, a idade, a raça, a posição na ocupação, os setores de atividade e o tipo de ocupação do trabalhador, além das grandes regiões, para o caso do Brasil, foram importantes para explicar o rendimento do trabalho. O presente trabalho propôs-se também a comparar tais determinantes entre os gêneros e entre a RMBH e a RMS. Para a primeira comparação, observou-se maior retorno do trabalho para os homens, em relação às mulheres, tanto com relação às variáveis de escolaridade quanto de idade, suscitando certa discriminação contras as trabalhadoras. Já para a segunda comparação, verificou-se que os impactos da escolaridade e da idade sobre o rendimento dos trabalhadores foram maiores na RMBH frente aos observados na RMS, resultado do maior dinamismo econômico do primeiro mercado perante o segundo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Rodrigues, Maria Angélica A. dos Santos y Livia Maria Gabrielli de Azevedo. "Como andam o planejamento e a governança metropolitana no estado da Bahia: um desafio político, técnico e institucional1". Bahia Análise & Dados 28, n.º 2 (31 de diciembre de 2018): 124–51. http://dx.doi.org/10.56839/bd.v28i2.6.

Texto completo
Resumen
Este artigo contextualiza historicamente o papel institucional da governança e do planejamento no cenário metropolitano e, após três anos de vigência da Lei Federal nº 13.089/15 (Estatuto da Metrópole), descreve as primeiras iniciativas adotadas nas regiões metropolitanas do país e especificamente as da Bahia, como a criação da Entidade Metropolitana da Região Metropolitana de Salvador (EMRMS), as experiências em torno da retomada do planejamento metropolitano no estado e na elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Salvador (PDUI-RMS). Pretende chamar a atenção para a importância da entidade de governança que consubstancia a possibilidade de os entes metropolitanos e do Estado realizarem o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum. Sem a prevalência de poderes, constitui-se na busca de uma convivência mais positiva, em que os agentes participativos sejam chamados a definir e assumir uma matriz de responsabilidades complementares. É imperiosa a sua estruturação administrativa e o seu fortalecimento institucional. A elaboração do PDUI-RMS, no âmbito da EMRMS, traz o desafio maior de uma ação coletiva através de uma rede institucional com participação social. Nesse contexto, a elaboração do PDUI pode se constituir num instrumento para a construção das novas estratégias, diretrizes de desenvolvimento e de governança para a RMS que contemple suas contradições e a consolidação do território metropolitano para o século XXI. Palavras-chave: Região metropolitana. Planejamento. Governança.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Tian, Zhi Gang y Ming J. Zuo. "Spur Gear Crack Propagation Assessment Using Model-Based Analysis and Simulation". Key Engineering Materials 413-414 (junio de 2009): 299–304. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/kem.413-414.299.

Texto completo
Resumen
Model-based gear dynamic analysis and simulation has been a promising way for developing e®ective gearbox vibration monitoring approaches. In this paper, based on the dynamic model of a one-stage gearbox with spur gears and one tooth crack, we investigate statistical indicators and the discrete wavelet transform (DWT) technique to identify e®ective and sensitive health indicators for re°ecting the crack propagation level. Our results suggest that the root mean square (RMS) indicator is a good statistical indicator to re°ect the crack propagation in the early stage; DWT can improve the sensitivity of the RMS indicator and the RMS indicator becomes more sensitive with the increase of the DWT level.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Bordin, Danielle, Fabíola Feltrin, Luciane Patrícia Andreani Cabral y Cristina Berger Fadel. "Impacto do estresse na qualidade de vida e condutas de saúde de residentes multiprofissionais". Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 8, n.º 3 (20 de diciembre de 2019): 385–404. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v8i3.14928.

Texto completo
Resumen
O estresse é resultado da relação entre o indivíduo e seu ambiente produtivo interferindo na capacidade profissional e na qualidade de vida. O presente estudo objetivou analisar o impacto do estresse na qualidade de vida e condutas de saúde de residentes multiprofissionais de um hospital universitário. Trata-se de um estudo transversal, quantitativo, realizado junto a totalidade de residentes multiprofissionais em saúde (RMS) (n=98) de um hospital de ensino. Utilizou-se questionários validados: WHOQOL-BREF, avaliando-se a qualidade de vida; National College Health Risk Behavior Survey, para avaliar condutas de saúde e o ‘Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp’ para avaliação do estresse. Aplicou-se testes t de student, qui-quadrado e exato de Fisher, obtendo-se que a maioria (n=63; 64%) dos RMS não apresentou nenhum sinal de estresse e 46% (n=35) algum nível de estresse, sendo 85% na fase resistência. Verificou-se que os RMS com estresse apresentaram QV significativamente menor nos domínios físico, psicológico meio ambiente e QV global (p0,05). Às condutas de saúde, houve associação de estresse apenas com tentativa de suicídio (p=0,0005), as demais condutas: uso do tabaco, comportamento alimentar, prática de atividade física, uso do álcool e outras drogas, comportamento sexual, segurança no trânsito e comportamentos relacionados à violência, não apresentaram associação (p0,05). Conclui-se que a queda na qualidade de vida dos RMS com estresse é preocupante, e mesmo com poucas mudanças de condutas de saúde com a exposição ao estresse entre os investigados, defende-se a relevância e a gravidade do achado em relação à variável tentativa de suicídio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Queiroz, Ana Helena Araújo Bomfim, Magda Dimenstein y Candida Dantas. "Interferências das Residências Multiprofissionais em Saúde na Trajetória Docente de Psicólogos". Estudos e Pesquisas em Psicologia 21, n.º 4 (15 de diciembre de 2021): 1416–38. http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.63948.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa as interferências da formação nas Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) na trajetória docente de psicólogos. Tratou-se de um estudo qualitativo com 17 egressos(as) mediante o uso de entrevistas presenciais e à distância, as quais foram transcritas e analisadas por meio da análise de conteúdo temática. A atividade docente de psicólogos está estreitamente vinculada ao cenário de retração do mercado de trabalho no setor público, à ampliação de vagas nas instituições de ensino superior privado e à ampla formação oferecida no modelo de residência para profissionais de saúde. Os psicólogos egressos das RMS e atualmente docentes enfrentam inúmeros desafios em operacionalizar os princípios pedagógicos da Educação Permanente em Saúde no seu cotidiano de trabalho; vivenciam resistências por parte de professores e alunos às metodologias ativas de aprendizagem e observam o descolamento teoria-prática no ensino da psicologia. Apesar da hegemonia dos princípios e metodologias da pedagogia tradicional nos contextos de ensino em que estão inseridos, consideram que a formação propiciada pelas RMS lhes proporcionou uma bagagem teórica-instrumental que favorece a produção de uma prática docente em psicologia comprometida ética e politicamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Barbosa, Fernando Sérgio Silva y Mauro Gonçalves. "A proposta biomecânica para a avaliação de sobrecarga na coluna lombar: efeito de diferentes variáveis demográficas na fadiga muscular". Acta Ortopédica Brasileira 15, n.º 3 (2007): 132–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522007000300002.

Texto completo
Resumen
OBJETIVOS: Analisar a fadiga de músculos lombares e determinar as variáveis demográficas relacionadas com a fadiga destes músculos. MÉTODOS: A atividade eletromiográfica (EMG) dos músculos iliocostal direito (IL-D), iliocostal esquerdo (IL-E), multífido direito (MU-D) e multífido esquerdo (MU-E) de 18 voluntários foi captada durante contrações isométricas sub-máximas. Valores de root mean square (RMS) e freqüência mediana (FM) foram correlacionados com o tempo de resistência isométrica (TRI). Slopes de RMS positivos e de FM negativos indicaram a ocorrência da fadiga muscular. Procedimentos de regressão múltipla foram realizados para verificar as variáveis demográficas relacionadas com a fadiga muscular. RESULTADOS: A fadiga foi identificada em todos os músculos e intensidades de contração (p<0.01), exceto no MU-E em 5% na análise do slope de RMS. Diferenças significantes foram encontradas entre o TRI de 5% e 15% (p=0.01), 5% e 20% (p=0.0002). Níveis de fadiga mais elevados estiveram bilateralmente presentes nos músculos multífidos na análise do slopes de FM. A associação do TRI, da idade e da massa corporal dos voluntários foi identificada como fator determinante para a ocorrência da fadiga nos músculos avaliados. CONCLUSÕES: Intervenções destinadas ao tratamento de problemas na coluna lombar devem considerar os vários fatores responsáveis pela fadiga dos músculos desta região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Nagae, Mirian Hideko, Fausto Bérzin y Marcelo Corrêa Alves. "Atividade exacerbada do músculo bucinador em sujeitos com má oclusão de Angle Classe III". Revista de Odontologia da UNESP 41, n.º 6 (diciembre de 2012): 384–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-25772012000600003.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: Estudos descrevem a função do músculo bucinador como controlador do bolo alimentar durante a mastigação. Pouco se sabe, entretanto, sobre seu comportamento em sujeitos com distintos padrões dentário e esquelético, o que contribuiria para o desenvolvimento dos tratamentos ortodônticos e ortognático. OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo investigar a atividade eletromiográfica do músculo bucinador, em sujeitos Classe III de Angle, durante a mastigação. MATERIAL E MÉTODO: A amostra foi constituída por 32 sujeitos saudáveis, sem Disfunção Temporomandibular durante a mastigação, sendo 16 sujeitos Classe I e 16 sujeitos Classe III. Para garantir a fidedignidade da captação do sinal, foram utilizados eletrodos diferenciais, além de testes de função, correlação e normalização dos dados. Na medida em que os dados revelaram uma distribuição não normal (teste de Shapiro-Wilk), realizou-se teste da mediana, sendo estabelecido o nível de significância em 5%. RESULTADO: Na comparação dos dados normalizados da variável Root Means Square (RMS) (µV), do período ativo, não foram encontradas diferenças significativas (Classe I: 0,469 ± 0,355; Classe III: 0,531 ± 0,355 - p: 0,4812). Entretanto, em relação às variáveis RMS (µV) do período inativo (Classe I: 0,359 ± 0,355; Classe III: 0,641 ± 0,355 - p: 0,0016), duração do período ativo (ON) (Classe I: 0,313 ± 0,180; Classe III: 0,687 ± 0,180 - p: 0,0368) e razão entre o RMS do período inativo e RMS do período ativo (RIA) (Classe I: 0,391 ± 0,355; Classe III: 0,609 ± 0.355 - p: 0,0137), foram observadas diferenças significativas. CONCLUSÃO: A partir dos dados obtidos, pôde-se constatar uma atividade exacerbada do músculo bucinador nos sujeitos Classe III de Angle.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Luiz Fernando Giazzi NASSRI, Nitamar ABDALA, Jacob SZEJNFELD y Maria Renata Giazzi NASSRI. "Análise comparativa entre os achados de eletromiografia do músculo facial masseter em indivíduos com e sem disfunção temporomandibular: parte I". RSBO 6, n.º 4 (22 de diciembre de 2010): 393–400. http://dx.doi.org/10.21726/rsbo.v6i4.1244.

Texto completo
Resumen
Introdução: A necessidade de entendimento das alterações do músculo masseter nas disfunções temporomandibulares direciona cada vez mais o cirurgião-dentista a conviver com profissionais da área de saúde num enfoque multidisciplinar, que parece ser a melhor condição de amparar pacientes portadores de enfermidade tão complexa. Objetivo: Avaliar por meio de eletromiografia as possíveis alterações do músculo masseter quanto ao valor da tensão muscular (RMS) em indivíduos normais e com disfunção da articulação temporomandibular (DTM). Material e métodos: Foram selecionados 20 indivíduos voluntários, sendo 11 normais e nove com DTM, apresentando dentição completa e oclusão tipo classe I de Angle. Resultados: Encontrou-se diferença estatística significativa nos valores referentes aos dados eletromiográficos relacionados à tensão RMS em repouso e em máxima intercuspidação, nos lados direito e esquerdo do músculo masseter para ambos os grupos. Além disso, os valores obtidos da tensão RMS por eletromiografia seguem um padrão matemático que permitiu a elaboração de uma equação de reta de regressão linear traduzida por: EMG-MIC = 528,75 – (54,76 x EMG-REP). Conclusão:Os dados conseguidos no exame de eletromiografia foram eficazes na comprovação das mudanças fisiológicas ocorridas no músculo masseter no grupo com DTM em relação ao grupo normal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Sousa Melo, Daiane, Mariane Helen De Oliveira y Marcelo Geovane Perseguino. "Análise da incorporação de ferramentas para o apoio matricial em um programa de residência multiprofissional em saúde." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 9, n.º 3 (22 de octubre de 2020): 535–53. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v9i3.16970.

Texto completo
Resumen
A metodologia do apoio matricial tem apresentado evidências de sua contribuição positiva na resolutividade da Atenção Básica e os programas de Residência Multiprofissional em Saúde (RMS) vão de encontro a essa proposta ao capacitar profissionais para atuarem de maneira interdisciplinar na gestão na saúde. Objetivo: Buscou-se analisar a incorporação das ferramentas para o apoio matricial em um programa de RMS. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza descritiva, com delineamento de estudo caso único. Incluiu revisão bibliográfica integrativa no tema ferramentas para o apoio matricial e utilizou técnica de observação participante para coleta de dados do caso, os quais foram analisados buscando sentido entre a teoria e os fenômenos concretos, barreiras e facilitadores. Resultados: Foram identificadas oito ferramentas para o apoio matricial reconhecidas na literatura, as quais foram todas incorporadas nas atividades interdisciplinares do programa de RMS observado. As principais barreiras e facilitadores para a efetiva incorporação das ferramentas na rotina de trabalho estavam relacionadas à carga horária disponível, infraestrutura, perfil da equipe e presença de preceptoria ativa. Foram observados maiores desafios para consecução do apoio matricial na Unidade Básica de Saúde quando comparado as atividades realizadas dentro da instituição coordenadora do programa. Conclusão: Considera-se que aplicar o apoio matricial de acordo com sua proposta tem sido um desafio, contudo, a qualificação profissional por meio dos programas de RMS com ênfase na Estratégia Saúde da Família é uma iniciativa intersetorial que tem potencial para promover a implementação do apoio matricial como metodologia de trabalho na Atenção Básica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Suriyawanakul, Jarupol y Kiatfa Tangchaichit. "A Method to Reduce Calculation Time for a Study of a Damper Plate in a High Speed Hard Disk Drive Simulation". Applied Mechanics and Materials 423-426 (septiembre de 2013): 1940–43. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amm.423-426.1940.

Texto completo
Resumen
The damper plate effect in a hard disk drive is studied using computational fluid dynamics technique. The well known Large Eddy Simulation technique needs high resources for computing power and time. This study presents a steady k-e turbulent model which needs lower resources but can predict the flow effect. The 3.5 inch hard disk drive is modeled with a hexahedral mesh for the computational domain. First, the RMS velocities of the model without damper plate and head stack assembly compared with LES and the transient k-e method are less than 6 %. After that, the damper plate is inserted into the model and the RMS velocity is compared using 4 methods which are LES, transient k-e, steady-transient k-e and steady k-e respectively. The results of k-e are very close to each other. The RMS velocity errors compared with LES rises up to 12.35-13.20 percent in the middle diameter zone, where there is an effect from diverted flow. The steady k-e provides a good computing time with 20 min/100 iterations and can show the trend of the damper plate effect which can be used usefully in future design work for various variables.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Martins, Caroline Pagani, Noemi da Silva Pereira y Pablo Guilherme Caldarelli. "EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE RESIDÊNCIAS MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DO PARANÁ". Saberes Plurais: Educação na Saúde 6, n.º 1 (10 de octubre de 2022): 67–80. http://dx.doi.org/10.54909/sp.v6i1.123586.

Texto completo
Resumen
A educação interprofissional (EIP) possibilita que discentes das Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) atuem em prol de melhorias e avanços no cuidado em saúde. Todavia, a concretização desse modelo educacional nos programas de residência ainda encontra barreiras. Assim, essa pesquisa teve como objetivo analisar a abordagem da EIP em projetos pedagógicos de cinco RMS (PPRMS) do Paraná. Para tanto, realizou-se um estudo descritivo e transversal, do tipo análise documental. Primeiramente, fez-se atenta leitura dos projetos, tendo o Quadro Nacional de Competências Interprofissionais do Canadian Interprofessional Health Collaborative (CIHC) como referencial. Em seguida, um instrumento baseado na matriz orientadora para avaliação de contextos educacionais na perspectiva da EIP foi elaborado. Nessa matriz constavam 16 questões relacionadas aos objetivos, à fundamentação teórica, à estrutura e métodos de ensino-aprendizagem e aos mecanismos de avaliação da aprendizagem interprofissional. Os achados evidenciam a ausência de elementos importantes para efetivação da EIP e das práticas colaborativas no trabalho em saúde, como liderança colaborativa, resolução de conflitos interprofissionais, fundamentação teórica e avaliação da aprendizagem interprofissional. Por outro lado, o bom funcionamento da equipe, a comunicação interprofissional e o cuidado centrado no usuário, amplamente previstos nos documentos, dão perspectivas positivas em torno da consolidação da EIP nessas RMS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Suriyawanakul, Jarupol y Kiatfa Tangchaichit. "CFD Investigation of Damper Plate Effect on Air Flow in High Speed Rotation Hard Disk Drive by Using K-E with a Partial Model". Applied Mechanics and Materials 392 (septiembre de 2013): 85–89. http://dx.doi.org/10.4028/www.scientific.net/amm.392.85.

Texto completo
Resumen
In HDD air flow simulation, the well known LES turbulent model requires large computing times and resources, including CPU, RAM and storage intensive which is not appropriate when using various variables. The effect of an air damper is studied by the k-e model with a reduced boundary due to the lower number of equations, computing time and computer resources. Firstly the RMS velocities of a partial model are compared between LES and k-e and then the reduced boundary models are compared with the partial model. The RMS velocity errors of the partial model compared with LES and k-e are less than 6 %. The mean RMS velocity errors compared with the reduced boundary model and the partial model are 3.93% at ID and 2.12% at MD position while the OD position increased to 26.5% because there is no effect from a return flow from the flex bracket and voice coil zone. Computing time of the reduced boundary and k-e model is reduced by 68.4%. In primary HDD air flow analysis, the k-e method together with a reduced model can be used to predict the effect of an air damper.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Hebron, Katie E., Olivia Feehan-Nelson, Angela Kim, Xiaoying Jian, Sofia A. Girald, Paul Randazzo y Marielle E. Yohe. "Abstract A003: ASAP1 regulates myogenic differentiation in rhabdomyosarcoma by modulating YAP localization". Clinical Cancer Research 28, n.º 18_Supplement (15 de septiembre de 2022): A003. http://dx.doi.org/10.1158/1557-3265.sarcomas22-a003.

Texto completo
Resumen
Abstract Despite aggressive, multimodal therapies, the prognosis of patients with refractory or recurrent rhabdomyosarcoma (RMS) has not improved in four decades. RMS is thought to arise due to defective differentiation in skeletal muscle precursor cells. Differentiation-inducing therapy may improve outcomes for RMS patients with advanced disease. In RAS-mutant PAX fusion-negative RMS (FN-FMS), targeting ERK1/2 activation through MEK1/2 inhibition (MEKi) induces differentiation, slows tumor growth, and extends survival in preclinical studies. However, the duration of therapeutic response is short lived. Identifying additional targets for differentiation therapy is necessary. We propose that ASAP1, an Arf GTPase-activating protein (Arf GAP) highly expressed in FN-RMS and implicated in breast and colorectal cancer progression as well as osteogenic and retinal endothelium differentiation, contributes to FN-RMS differentiation. We find that knockdown (KD) of ASAP1 inhibits differentiation in myoblasts and FN-RMS cells, and its overexpression enhances differentiation. Moreover, myogenic differentiation-associated genes are not enriched upon loss of ASAP1. We discover that KD of ASAP1 homologs, ASAP2 and ASAP3, also blocks differentiation. However, loss of a paralogous Arf GAP, ARAP1, does not, indicating that ASAP regulates differentiation through a mechanism not explained by GAP activity alone. Interestingly, KD of Arf1 or Arf5, small GTPases inactivated by ASAP, also blocks differentiation of FN-RMS, suggesting a novel relationship between Arf and ASAP. Using RNAseq, qPCR, and immunoblotting techniques, we show that loss of ASAP blocks myogenic transcription factor expression. To determine the mechanism by which ASAP1 regulates myogenic transcription factor expression, we investigate the PI3K/AKT, MAPK, and Hippo pathways, which are known to be regulated by ASAP1. While the PI3K/AKT and MAPK pathways are unaffected, downstream components of the Hippo pathway are modulated by ASAP1 KD in FN-RMS cells treated with MEKi. YAP and TAZ are transcriptional coactivators that promote proliferation. Upon Hippo pathway activation, YAP/TAZ activity is blocked by phosphorylation at a nuclear exclusion site. Using cell fractionation and immunoblotting techniques, we find that induction of differentiation by MEKi increases TAZ phosphorylation, excluding it from the nucleus and blocking pro-proliferative transcription. Further, upon ASAP1 KD, TAZ phosphorylation is blocked, restoring nuclear localization, and inhibiting MEKi-induced differentiation. In conclusion, we discover that ASAP1 regulates MEKi-induced differentiation of FN-RMS cells by modulating TAZ localization and supports targeting the YAP pathway as a strategy for FN-RMS differentiation therapy. Our work also identifies ASAP1 as a potential effector of Arf1 activity, a novel interaction of these two proteins. The results described herein provide a deeper understanding of differentiation in FN-RMS and establish the groundwork for advancing differentiation therapy in FN-RMS. Citation Format: Katie E. Hebron, Olivia Feehan-Nelson, Angela Kim, Xiaoying Jian, Sofia A Girald, Paul Randazzo, Marielle E. Yohe. ASAP1 regulates myogenic differentiation in rhabdomyosarcoma by modulating YAP localization [abstract]. In: Proceedings of the AACR Special Conference: Sarcomas; 2022 May 9-12; Montreal, QC, Canada. Philadelphia (PA): AACR; Clin Cancer Res 2022;28(18_Suppl):Abstract nr A003.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Silva, Maina Pirajá, Silvana Sá de Carvalho y Marcos José Dos Santos de Oliveira. "Desenho organizacional da rede de agentes que envolvem as parcerias público-privadas de saúde na Região Metropolitana de Salvador". Geosul 34, n.º 73 (6 de diciembre de 2019): 464–96. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2019v34n73p464.

Texto completo
Resumen
Este trabalho analisou as parcerias público-privadas (PPPs) stricto sensu de saúde existentes na Região Metropolitana de Salvador (RMS) (Hospital do Subúrbio, Instituto Couto Maia e Diagnóstico por Imagem) e identificou os agentes públicos e privados que envolvem essas concessões. Além disso, construiu um mapa de rede com o objetivo de delinear um desenho organizacional que compreende esses agentes, bem como investigou a quem se destinam as maiores responsabilidades desse sistema: se para o Estado ou para empresas privadas. Os resultados mostraram que existe uma heterogeneidade de agentes públicos e privados na rede das PPPs de saúde da RMS. Essa rede forma uma estrutura de poder dinâmica e com escalas de atuação predominantemente local e regional. Os resultados também evidenciaram que as maiores responsabilidades são do setor público.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Yohe, Marielle E., Katie E. Hebron, Xiaolin Wan, Jacob S. Roth, David J. Liewehr, Nancy E. Sealover, Stacey Stauffer et al. "Abstract IA023: Therapeutic efficacy of trametinib and ganitumab in RAS-mutated rhabdomyosarcoma". Clinical Cancer Research 28, n.º 18_Supplement (15 de septiembre de 2022): IA023. http://dx.doi.org/10.1158/1557-3265.sarcomas22-ia023.

Texto completo
Resumen
Abstract Background: PAX-fusion negative rhabdomyosarcoma (FN RMS) is driven by alterations in the RAS/MAP kinase pathway and is partially responsive to MEK inhibition. Overexpression of IGF1R and its ligands is also observed in FN RMS. Preclinical and clinical studies have suggested that IGF1R is itself an important target in FN RMS. Our previous studies revealed preclinical efficacy of the MEK1/2 inhibitor, trametinib, and an IGF1R inhibitor, BMS75807, but this combination was not pursued clinically due to excessive toxicity in preclinical murine models. Here, we sought to identify a combination of an MEK1/2 inhibitor and IGF1R inhibitor that would be better tolerated in murine models and effective in both cell line and patient derived xenograft models of RAS-mutant FN RMS. Methods: Using proliferation and apoptosis assays, we studied the factorial effects of trametinib and ganitumab (AMG 479), a monoclonal antibody with specificity for human and murine IGF1R, in a panel of RAS-mutant FN RMS cell lines. The molecular mechanism of the observed synergy was determined using conventional and capillary immunoassays. The efficacy and tolerability of the combination was assessed using a panel of RAS-mutated cell-line and patient-derived RMS xenograft models. Results: Treatment with trametinib and ganitumab resulted in synergistic cellular growth inhibition in all cell lines tested and inhibition of tumor growth in five out of six models of RAS-mutant RMS. Evidence suggests that the combination had little effect on body weight loss, thrombocytopenia, neutropenia, or hyperinsulinemia in tumor-bearing SCID beige mice. Mechanistically, ganitumab treatment prevented the AKT phosphorylation that is induced by MEK inhibition alone. Therapeutic response to the combination was observed in models with an intact PI3K/PTEN axis. Conclusions: We demonstrate that combined trametinib and ganitumab is effective in a genomically diverse panel of RAS-mutated FN RMS preclinical models. The trametinib/ganitumab combination also likely has an improved tolerability profile compared to other IGF1R/MEK inhibitor combinations. These data support testing this combination in a phase I/II clinical trial for pediatric patients with relapsed or refractory RAS-mutated FN RMS. Citation Format: Marielle E. Yohe, Katie E. Hebron, Xiaolin Wan, Jacob S. Roth, David J. Liewehr, Nancy E. Sealover, Stacey Stauffer, Olivia Feehan-Nelson, Wenyue Sun, Kristine A. Isanogle, Christina M. Robinson, Amy James, Parirokh Awasthi, Priya Shankarappa, Xiaoling Liu, Haiyan Lei, Donna Butcher, Roberta Smith, Elijah F. Edmonson, Jin-Qui Chen, Noemi Kedei, Cody S. Peer, Jack F. Shern, W. Douglas Figg, Lu Chen, Matthew D. Hall, Simone Difillipantonio, Frederic G. Barr, Robert L. Kortum, Angelina V. Vaseva, Javed Khan. Therapeutic efficacy of trametinib and ganitumab in RAS-mutated rhabdomyosarcoma [abstract]. In: Proceedings of the AACR Special Conference: Sarcomas; 2022 May 9-12; Montreal, QC, Canada. Philadelphia (PA): AACR; Clin Cancer Res 2022;28(18_Suppl):Abstract nr IA023.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Magalhães, Átila Barros, Alan Rosati Brunes, Tatiana Alface Salles, Diego Rayan Teixeira de Sousa, Pedro Henrique de Almeida Alvarenga y Rafaela Okano Gimenes. "Comparação eletromiográfica entre posturas do método pilates executadas em diferentes ambientes". STUDIES IN MULTIDISCIPLINARY REVIEW 3, n.º 3 (2 de septiembre de 2022): 741–61. http://dx.doi.org/10.55034/smrv3n3-022.

Texto completo
Resumen
O método Pilates é um programa de exercícios de fortalecimento e alongamento muscular que compõem um sistema de movimentos que melhoram a postura, o tônus muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. A análise eletromiográfica dos músculos envolvidos na execução de algumas dessas posturas pode evidenciar como o sistema muscular se comporta durante essa atividade quando realizada em diferentes ambientes. O objetivo deste estudo foi avaliar por meio da eletromiografia de superfície (EMGS) a ativação muscular do paravertebral lombar e do tríceps braquial durante as posturas do Pilates® em ambiente terrestre e aquático e comparar os valores RMS obtidos entre esses ambientes. Para tanto, foram selecionados aleatoriamente 30 estudantes universitários voluntários de ambos os sexos, com idades entre 20 e 40 anos (média 22.36 ± 1.95) e quantificada a atividade elétrica dos dois músculos supracitados por meio da EMGS durante a execução em solo e em água das seguintes posturas: Leg Pull Back (LPB), Leg Pull Back Variação (LPBV), Leg Pull Front (LPF) e Leg Pull Front Variação (LPFV). Para toda a amostra, foi visto que no Canal F existiu diferença significativa entre os dois ambientes para as posturas LPB, LPBV e LPFV. Em todas as posturas, as executadas em solo obtiveram valores RMS maiores do que em água. Concluiu-se, portanto que houve diferença significante entre a ativação muscular nos dois ambientes, onde foi predominante o maior valor RMS nos exercícios terrestres em todas as posturas realizadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía