Artículos de revistas sobre el tema "Controle Acionado Por Evento"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Controle Acionado Por Evento.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Controle Acionado Por Evento".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Assis, Pedro F. C. Blois de y Marco Antonio Meggiolaro. "Controle não-linear de força de músculos artificiais poliméricos por efeito capacitivo". Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 21, n.º 5 (octubre de 2010): 546–56. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592010000500008.

Texto completo
Resumen
Uma tecnologia incipiente para atuação de sistemas com características físicas e dinâmicas parecidas com músculos naturais vem sendo estudada desde o início da década de 90. No entanto, o controle destes sistemas não é uma tarefa trivial, devido às não-linearidades intrínsecas. Este trabalho apresenta uma proposta para controle não-linear de força em músculos artificiais baseados no polímero acrílico VHB4905. São desenvolvidos modelos matemáticos do atuador polimérico experimentado. Essas equações são utilizadas no controle de forma a compensar os efeitos não-lineares do sistema. Experimentos são conduzidos em uma bancada de testes especialmente desenvolvida, contendo um sensor de força e o atuador polimérico acionado por um circuito de alta tensão (até 10kV). Obtém-se um erro máximo de força de 1% entre o modelo que caracteriza o material e o experimento de força em função do estímulo elétrico. Demonstra-se que o controle não-linear proposto gera melhores resultados a entradas em degrau que um controle PID padrão, o qual não leva em consideração a não-linearidade e a alta sensibilidade do atuador quando submetido a tensões próximas da tensão de quebra do dielétrico, gerando oscilações. A eficácia da técnica de controle proposta é comprovada experimentalmente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Waquil, José Magid, Patrick Marques Dourado, Renato Assis de Carvalho, Wladecir Salles Oliveira, Geraldo Ubirajara Berger, Graham Philip Head y Samuel Martinelli. "Manejo de lepidópteros-praga na cultura do milho com o evento Bt piramidado Cry1A.105 e Cry2Ab2". Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, n.º 12 (diciembre de 2013): 1529–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013001200001.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficácia do evento piramidado (MON 89034), que expressa as proteínas Cry1A.105 e Cry2Ab2, no controle dos principais lepidópteros-praga da cultura do milho no Brasil, Spodoptera frugiperda, Helicoverpa spp. e Diatraea saccharalis. Os ensaios foram conduzidos em quatro regiões do país, com o híbrido DKB 390, submetido a seis tratamentos: híbrido com o evento piramidado, híbrido com o evento que expressa apenas a proteína Cry1A(b) (MON 810) e híbrido convencional (não Bt), todos com e sem manejo integrado de S. frugiperda. Para o evento piramidado, não foi necessário o controle químico em nenhum dos locais avaliados. Diferenças significativas foram observadas entre os tratamentos quanto aos danos e à presença de lagartas. Em geral, essas variáveis foram mais baixas no híbrido com o evento piramidado e mais altas no híbrido convencional, sem controle químico. Sob alta infestação, o controle químico reduziu os danos causados por S. frugiperda e D. saccharalis, tanto no evento que expressa apenas uma proteína, como no híbrido convencional. Com base nos danos causados pelos insetos, o evento piramidado Cry1A.105 e Cry2Ab2 é eficiente no controle dos principais lepidópteros-pragas do milho no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

D'ávila, Sthefane y Elisabeth C. de A. Bessa. "Influência de diferentes substratos e umidade sobre o crescimento e o número de ovos produzidos por Subulina octona (Brugüière) (Mollusca, Subulinidae), sob condições de laboratório". Revista Brasileira de Zoologia 22, n.º 2 (junio de 2005): 349–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000200008.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar a influência da umidade do substrato sobre o crescimento e a reprodução de Subulina octona (Brugüière, 1789), criada em areia, argila e terra vegetal. Sobre o grupo experimental, constituído por três grupos tratados (substrato umedecido com 10ml de água a intervalos de cinco dias) e três grupos controle (substrato umedecido com 10ml de água a intervalos de um dia), foram realizadas observações a cerca do crescimento, expresso pelo comprimento da concha; do número de ovos produzidos e do comprimento da concha no primeiro evento reprodutivo. O grupo tratamento e o grupo controle constituíram-se de 210 indivíduos recém-eclodidos, distribuídos aleatoriamente em caixas diferenciais em função do substrato utilizado: caixa 1 e controle 1, com areia; caixa 2 e controle 2, com argila; caixa 3 e controle 3, com terra vegetal. Cada caixa continha 35 indivíduos. Os indivíduos do grupo controle (substrato umedecido a intervalos de um dia) apresentaram um ritmo de crescimento mais rápido. A umidade do substrato foi um fator de maior influência sobre a reprodução dos indivíduos criados em caixas com areia e argila. Houve diferença significativa entre as médias do comprimento da concha e do número de ovos produzidos, no primeiro evento reprodutivo dos indivíduos da caixa 1 (areia) e do grupo controle 1. Os indivíduos da caixa 2 (argila) apresentaram menor comprimento de concha no primeiro evento reprodutivo do que os indivíduos do grupo controle 2. Os gastrópodes terrestres perdem água pelo tegumento e, do mesmo modo, se reidratam pelo tegumento, através da chamada reidratação por contato. Neste contexto, a umidade do substrato influencia a manutenção da homeostase por estes organismos e conseqüentemente seu crescimento e reprodução.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ribeiro, Luiz Gustavo Gonçalves y Suzana Beatriz Sena Teixeira Colen. "DIREITO À ESPERANÇA COMO MÍNIMO EXISTENCIAL E A JUDICIALIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS AO FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS". Revista de Política Judiciária, Gestão e Administração da Justiça 4, n.º 2 (20 de diciembre de 2018): 1. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9822/2018.v4i2.4753.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como marco teórico o trabalho coordenado por Ada Pellegrini Grinover e Kazuo Watanabe intitulado “O Controle Judicial de Políticas Públicas” e foi elaborado a partir de pesquisa teórico-documental, com técnica dedutiva e fontes bibliográficas, legislativas, processuais e jurisprudenciais. O objetivo é ensejar uma reflexão acerca das críticas relativas à atuação do Poder Judiciário na concessão da medida requerida, a partir da análise de casos concretos nos quais o Poder Judiciário é acionado por portadores de doenças graves ou pelo Ministério Público para pleitear a concessão de medicamentos de alto custo, estejam eles ou não inseridos na lista de medicamentos aprovados pela Anvisa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rossi, Isabela, Marco Antonio Ribeiro Filho, Paulo Cesar Espada, Gerardo Maria De Araújo Filho y Leonardo Moraes Santos Pires. "Fatores associados a mortalidade de pacientes traumatizados: um estudo caso-controle". Arquivos de Ciências da Saúde 27, n.º 1 (4 de diciembre de 2020): 23. http://dx.doi.org/10.17696/2318-3691.27.1.2020.1617.

Texto completo
Resumen
Introdução: As lesões traumáticas são atualmente a terceira causa de mortalidade no mundo, gerando impacto na morbimortalidade, principalmente na população economicamente ativa. Objetivo: Avaliar os fatores de risco para óbito no trauma em um hospital escola de nível terciário. Métodos: Realizou-se estudo caso-controle retrospectivo, por meio da análise de prontuários eletrônicos e fichas de avaliação inicial de pacientes atendidos em um hospital escola de nível terciário da cidade de São José do Rio Preto, São Paulo, Brasil, em 2015. Os 21 pacientes que morreram, compuseram os casos, enquanto 613, que sobreviveram ao evento traumático, o grupo controle. Esses grupos foram comparados, considerando variáveis gerais, dados sobre o evento traumático, atendimento pré-hospitalar, avaliação hospitalar inicial e desfecho da internação. Resultados: Os fatores de risco para mortalidade, por evento traumático identificados pelo estudo, foram: idade superior a 30 anos, traumas por agressão física, tempo de internação do paciente superior a 72 horas, perda de consciência no momento do evento traumático, presença no atendimento inicial do traumatizado de hipotensão arterial (pressão sistólica abaixo de 108,7 mmHg), escore da escala de coma de Glasgow inferior ou igual a 9 e revised trauma score (RTS) inferior a 5,7. Conclusão: Os fatores de risco que determinam maior probabilidade de óbito, após um traumatismo são causados por agressão física ao paciente com idade superior a 30 anos, com perda de consciência após o evento, hipotensão arterial, escore da Escala de Coma de Glasgow e RTS baixos no atendimento inicial, além de tempo de internação prolongado. Dessa forma, apesar de protocolos cada vez mais consolidados de atendimento ao politraumatizado, ainda há limitações em propiciar uma melhor sobrevida para os pacientes com pior prognóstico
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Franco Ferreira, Alex y Wallace Soares da Silva. "Automação de Baixo Custo, um Estudo de Caso: Inversor de Frequência Controlado Por Supervisório e Arduino". Revista Eletrônica TECCEN 14, n.º 2 (27 de diciembre de 2021): 28–35. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v14i2.3076.

Texto completo
Resumen
O Arduino foi criado com o intuito de facilitar a programação de microcontroladores para estudantes e leigos na área de eletrônica, mas rapidamente se expandiu e hoje existem várias comunidades que criam e compartilham projetos para esta plataforma, devido a seu custo e facilidade de programação. O presente trabalho teve como intuito a elaboração de um sistema de baixo custo, fácil acesso e programação, que consiste no controle de um inversor de frequência através da plataforma Arduino e de um sistema supervisório. Para realizar tal controle foi utilizado o software Elipse SCADA, nele foi criado um programa que possui um botão e um slider, quando o botão é acionado, o inversor e sua função de controle de frequência são habilitados, a variação de frequência é feita através do slider. Este controle é realizado através da lógica presente no Arduino. A comunicação entre o supervisório e o Arduino é feita através da porta USB via rede Modbus RTU utilizando o driver Modbus do Elipse. Já a comunicação entre o inversor e o Arduino é feita através das portas digitais e analógicas presentes tanto no Arduino, quanto no inversor de frequência. O objetivo foi concluído com êxito, pois foi criada uma alternativa de fácil utilização e implementação, além de ser uma ótima opção em relação ao seu custo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ferreira, Leticia Silva, Daniela Meirelles Andrade, Luciana Dos Santos Vieira y Vinicius Batista Gonçalves. "LOGÍSTICA EM EVENTO: ESTUDO DE CASO DE UMA COMISSÃO DE FORMATURA LOCALIZADA NO INTERIOR DO SUL DE MINAS GERAIS". Pensamento & Realidade 35, n.º 1 (7 de octubre de 2020): 47–62. http://dx.doi.org/10.23925/2237-4418.2020v35i1p47-62.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo identificar e descrever as atividades logísticas necessárias para a realização do mesmo. Além disso, pretende detectar as possíveis falhas e propor melhorias para que o nível de serviço prestado não seja comprometido. A organização do baile envolve quatro fases, quais sejam: concepção – levantamento de informações; pré-evento – planejamento e organização; transevento – execução; pós-evento – desmontagem e avaliação. Em termos metodológicos, trata-se de um estudo de caso de abordagem quantitativo e qualitativo. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, observação participante e aplicação de questionário de avaliação pós-evento com a finalidade de obter a percepção e satisfação do cliente. Na fase do pré-evento, existe um envolvimento maior dos organizadores em todo o planejamento do evento. Na execução do evento, é feita a conferência das atividades por meio do instrumento de controle checklist. Já no pós-evento, além da descrição das atividades de desmontagem, foi feita a avaliação por meio do questionário de satisfação do cliente. Conclui-se que o nível de serviço foi alcançado, mas existem algumas falhas a serem sanadas para os futuros eventos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Costa Pereira, Matheus, Lyncoln Almeida de Rezende, Paulo Sérgio Ferreira y Pedro José Papandrea. "Inovação na alimentação de animais de estimação: desenvolvimento de um sistema automatizado para pets". Revista Eletrônica de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica 5, n.º 2 (26 de diciembre de 2023): 43–54. http://dx.doi.org/10.21708/issn27635325.v5n2.a12229.2023.

Texto completo
Resumen
Este projeto tem como objetivo desenvolver um alimentador automatizado para animais de estimação, utilizando tecnologias como Arduino, impressão 3D, simulação computacional e realidade mista. O protótipo é projetado para atender animais domésticos e permite ao usuário programá-lo de acordo com suas necessidades. Portátil e com diversas funcionalidades, o alimentador é leve, fácil de transportar e limpar. Ele possui um sistema acionado por Arduino que adiciona ração em intervalos regulares e a despeja no pote do animal. Além disso, o usuário tem controle total sobre as funções do alimentador, podendo ajustá-las conforme necessário. O projeto inclui componentes como um galão para armazenamento da ração, um tubo com engrenagem de rosca sem fim, um pote com sensor, além do Arduino e um sistema eletromecânico para movimentação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Franco, Ivan Carlos y Antonio Marcos de Oliveira Siqueira. "EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FEI – INOVAFEI 2016". Journal of Engineering and Exact Sciences 3, n.º 2 (26 de marzo de 2017): 058–61. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss2pp058-061.

Texto completo
Resumen
A Exposição dos Trabalhos de Conclusão de Curso do Centro Universitário da FEI - INOVAFEI é um evento organizado, semestralmente, pelo Centro Universitário da FEI onde trabalhos de Engenharia de Automação e Controle, Engenharia Civil, Engenharia, Elétrica, Engenharia de Produção, Engenharia Química e Engenharia Têxtil são apresentados à comunidade acadêmica e externa. Nesta edição, a JCEC apresenta uma seleção de 17 artigos apresentados no INOVAFEI-2016 por alunos do Curso de Engenharia Química e um artigo descrevendo a história do evento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Esperança, Vinicius. "“BRINCANDO DE GATO E RATO” NO COMPLEXO DO ALEMÃO: UPPs, “ESTICAS” E “ACORDO DE CAVALHEIROS” NA NOVA BRASÍLIA E NO ALEMÃO". Confluências | Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito 16, n.º 3 (18 de noviembre de 2014): 125. http://dx.doi.org/10.22409/conflu16i3.p20249.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo é analisar, a partir de etnografia realizada no conjunto de favelas do Complexo do Alemão (RJ), formas pelas quais os agentes do estado gerem a nova forma de ocupação do território através das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). Entendo a ação destes agentes como determinadas por dispositivos de controle que objetivam uma gestão moral da vida e do cotidiano das populações locais, que vai além do controle das armas e da repressão ao tráfico de drogas. Na primeira parte, investigo três situações aos quais considero simbolicamente relevantes para o entendimento das tensões, aproximações e resistências do encontro das populações locais com certos agentes do estado, os policiais militares: a negociação para liberação de eventos culturais; as abordagens policiais àqueles que têm "atitudes suspeitas"; e as patrulhas realizadas pelos GTPPs (Grupamentos Táticos de Polícia de Proximidade) em busca de drogas e armas pelos becos e vielas do território. Desta forma, pretendo entender alguns aspectos que considero vitais para a discussão dos dispositivos acionados pelo estado na ocupação e gestão das populações faveladas em território sob controle das UPPs.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Silva, Silas Tavares y Nádia Guimarães Sousa. "Uso da energia solar como fonte alternativa para o aquecimento de utilidades: simulação e controle". Research, Society and Development 9, n.º 3 (10 de marzo de 2020): e188932730. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2730.

Texto completo
Resumen
A energia solar se tornou uma das formas de energia alternativa mais utilizada, por ser uma fonte renovável e não poluente. Sendo assim, sistemas de aquecimento solar vêm sendo cada vez mais empregados nos setores residenciais e industriais. Todavia, em períodos com baixa ou nenhuma luminosidade solar, a sua eficiência fica prejudicada. Partindo desse pressuposto, o presente trabalho propõe a modelagem matemática de um sistema auxiliar de aquecimento de utilidades industriais, empregando a energia solar como fonte alternativa. Sendo avaliados três tipos de configurações para o sistema de aquecimento: sistema I - sem coletor solar, sistema II - com coletor solar funcionando 24 h por dia, e sistema III - sistema híbrido, no qual coletor solar é acionado apenas durante o período em que há incidência de radiação solar (10h – 17h). Para o melhor aproveitamento das fontes de energia disponíveis (renovável e não renovável) propõe-se a implementação de controladores do tipo on/off e do tipo PI, nas configurações estudadas. O modelo matemático proposto foi simulado usando o software livre Scilab®. Analisando os resultados obtidos pela simulação, o sistema híbrido apresentou maior economia de energia, cerca de 8%, quando comparado ao sistema I. Para os casos utilizando controladores, quando comparados ao sistema sem controlador, aquele que se mostrou mais adequado foi o com controlador PI implementado ao sistema híbrido, apresentando uma economia de 60W de energia, por dia de operação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Matuo, Tomás K., Carlos G. Raetano, Tomomassa Matuo, Nilza M. Martinelli y Gilson J. Leite. "Desenvolvimento de equipamento motorizado para aplicação líquida de produtos fitossanitários na cultura do café". Engenharia Agrícola 28, n.º 3 (septiembre de 2008): 543–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162008000300015.

Texto completo
Resumen
O trabalho teve como objetivo desenvolver um protótipo aplicador de líquidos na superfície do solo para cafezais localizados em regiões de topografia acidentada ou cultivados em sistema de plantio adensado. O protótipo do aplicador construído é um trator de rabiças acionado por um motor de dois tempos a gasolina, de 2,61 kW (3,5 cv), com duas rodas motrizes com bitola de 0,60 m e uma terceira roda direcional, equipado com sistema de pulverização dotado de depósito de 40 L, bomba centrífuga, filtros de linha, regulador de pressão, manômetro, mangueiras, válvulas e suporte de bicos. Para avaliar a eficiência do protótipo, foram instalados dois experimentos de campo em São Sebastião do Paraíso - MG (2003 e 2004), onde foram aplicados inseticidas sistêmicos para o controle da cigarra. Os métodos de aplicação avaliados foram: aplicação em faixa, filete, "drench" contínuo e "drench" intermitente. O protótipo aplicador de líquidos à superfície do solo atendeu aos objetivos propostos, visto que conseguiu realizar o controle químico de cigarras com destaque para a aplicação em "drench" contínuo. O protótipo, se equipado para aplicar simultaneamente nos dois lados da planta, apresentará capacidade de campo operacional semelhante à do equipamento tratorizado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Ribeiro, Simone Cristina y Jocelaine Martins da Silveira. "INSTRUÇÕES PARA ECONOMIA DE ÁGUA:UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL". Psicologia Argumento 27, n.º 57 (10 de noviembre de 2017): 151. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.v27i57.19935.

Texto completo
Resumen
O controle instrucional tem o importante papel de ocasionar comportamentos adequados diante de situações novas. O presente estudo visou: 1) coletar as instruções divulgadas por uma companhia de saneamento para economia de água; 2) categorizar as instruções quanto a sua estrutura, em termos da especificação da resposta e dos eventos antecedentes e consequentes ao responder, e 3) levantar as possíveis consequências quanto ao cumprimento ou descumprimento por parte da população. As 14 frases selecionadas foram agrupadas nas seguintes categorias: A. Resposta pontualmente especificada; B. Resposta expressa vagamente; C. Resposta a ser prevenida; i. Eventos antecedentes descritos; ii. Eventos antecedentes não especificados; 1. Consequência da resposta especificada e 2. Consequência não descrita. A análise dos dados focou a relação entre as categorias. Assim, verificouse que quatro frases descreveram a resposta e a ocasião para o responder, simultaneamente; nenhuma delas especificou, concomitantemente, evento antecedente, resposta e evento consequente, e nem mesmo, a resposta e as consequências para o responder. Não se observou um planejamento de consequências contingentes ao responder da população em termos do cumprimento ou descumprimento das instruções nem a formulação da contingência tríplice, a qual poderia ter maior probabilidade de exercer controle sobre o comportamento. Discutem-se as consequências programadas pela companhia para o cumprimento ou descumprimento das instruções por parte da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Ribeiro, Simone Cristina y Jocelaine Martins da Silveira. "INSTRUÇÕES PARA ECONOMIA DE ÁGUA:UMA ANÁLISE COMPORTAMENTAL". Psicologia Argumento 27, n.º 57 (10 de noviembre de 2017): 151. http://dx.doi.org/10.7213/rpa.v27i57.19935.

Texto completo
Resumen
O controle instrucional tem o importante papel de ocasionar comportamentos adequados diante de situações novas. O presente estudo visou: 1) coletar as instruções divulgadas por uma companhia de saneamento para economia de água; 2) categorizar as instruções quanto a sua estrutura, em termos da especificação da resposta e dos eventos antecedentes e consequentes ao responder, e 3) levantar as possíveis consequências quanto ao cumprimento ou descumprimento por parte da população. As 14 frases selecionadas foram agrupadas nas seguintes categorias: A. Resposta pontualmente especificada; B. Resposta expressa vagamente; C. Resposta a ser prevenida; i. Eventos antecedentes descritos; ii. Eventos antecedentes não especificados; 1. Consequência da resposta especificada e 2. Consequência não descrita. A análise dos dados focou a relação entre as categorias. Assim, verificouse que quatro frases descreveram a resposta e a ocasião para o responder, simultaneamente; nenhuma delas especificou, concomitantemente, evento antecedente, resposta e evento consequente, e nem mesmo, a resposta e as consequências para o responder. Não se observou um planejamento de consequências contingentes ao responder da população em termos do cumprimento ou descumprimento das instruções nem a formulação da contingência tríplice, a qual poderia ter maior probabilidade de exercer controle sobre o comportamento. Discutem-se as consequências programadas pela companhia para o cumprimento ou descumprimento das instruções por parte da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Silveira, Rafael, Arthur Piccoli, Eduardo Franklin Model, Domarys Da Silva Corrêa, Bruno Zatt, Felipe De Souza Marques y Leomar Soares da Rosa Junior. "Solução para o Registro de Presenças e Controle de Acesso em Eventos Acadêmicos Utilizando Identificação e Comunicação por Radiofrequência". Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette 2, n.º 1 (4 de abril de 2017): 55. http://dx.doi.org/10.5902/2448190424489.

Texto completo
Resumen
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a validação de uma ferramenta automatizada para o registro de presenças e controle de acesso utilizando RFID (Identificação por Radiofrequência). A solução proposta inclui o hardware necessário para fazer a leitura de etiquetas RFID, uma camada de middleware que apresenta uma API (Interface de Programação de Aplicativos) para comunicação com o servidor de dados e uma aplicação web com perfis para participantes e organizadores do evento. O sistema foi desenvolvido como uma ação do Grupo PET-Computação para atender a comunidade acadêmica, tendo sido validado e testado na XX Semana Acadêmica dos Cursos de Computação (SACOMP) na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os resultados alcançados demonstram a viabilidade de aplicação do sistema, seu baixo custo de implementação, bem como a satisfação da comunidade acadêmica e dos organizadores do evento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Bonamigo, Irme Salete. "Tecendo relatos, versões e cenas: etnografia de um evento violento". Psicologia & Sociedade 20, n.º 3 (diciembre de 2008): 350–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822008000300005.

Texto completo
Resumen
A partir da etnografia de um evento e com base no referencial teórico-metodológico da Teoria do Ator-Rede, este artigo tem por objetivo abordar o tema violências na contemporaneidade, de modo a dar visibilidade à multiplicidade e à complexidade que envolve a sua discussão e a infinitude de variáveis em jogo. A "violência" é compreendida como efeito de redes compostas por elementos heterogêneos, híbridos de natureza-cultura, de humanos e não-humanos, do científico, do político, do afetivo e do tecnológico. Desta forma, a "violência" não se configura como ponto de partida, mas como ponto de chegada, como resultado de um processo que envolve mediadores em sua fabricação e que, além das práticas consideradas violentas, abrange as traduções da categoria, as inscrições dessas práticas e as estratégias de gestão e controle.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Barbosa, Erly Guedes. "SÓ PORQUE EU SOU BRANQUINHA: embates pelo controle representacional da identidade nacional no caso do casal da Copa 2014". Revista_Mídia_e_Cotidiano 4, n.º 4 (7 de julio de 2014): 734. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v4i4.9717.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa a disputa pelo controle representacional do Brasil por meio de discursos midiáticos no episódio do ‘casal da Copa’, como ficou conhecido o caso de suposta substituição das duplas de artistas negros Camila Pitanga e Lázaro Ramos pelos artistas brancos Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert no posto de mestres de cerimônia do evento de sorteio de chaves da Copa 2014. Os antecedentes do episódio, textos de especialistas e jornalistas, e declarações dos artistas envolvidos são analisados à luz dos estudos culturais. Nas ficções surgidas no debate público, branquitude e mestiçagem emergem como noções agenciadas nos embates pelo controle representacional do Brasil e da construção de sua identidade social.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Andrade, Paloma Pereira de, Karina Chamma Di Piero y Viviane Carvalho. "Utilização de espuma de silicone na prevenção de lesão por pressão: Caso único". Research, Society and Development 13, n.º 4 (15 de abril de 2024): e5713445523. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v13i4.45523.

Texto completo
Resumen
Objetivo: avaliar desfecho primário, lesão por pressão (LP) mediante intervenção com espuma multicamada de silicone em proeminência óssea de pacientes com alto risco para LP e desfecho secundário, eventos adversos e efeitos colaterais relacionados. Metodologia: estudo de caso único, realizado na unidade de terapia intensiva (UTI) de um hospital universitário federal do Rio de Janeiro, no período de maio de 2023 e março de 2024, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Foi incluído no estudo paciente maior de 18 anos com pele íntegra. Etapas de desenvolvimento: avaliação de risco para LP (escala de Cubbin & Jackson), anamnese, exame físico e esclarecimento quanto à pesquisa ao familiar para assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. A intervenção ocorreu por 07 dias, com espuma em calcâneo direito e esquerdo, mantido como controle, sem espuma. Resultados: desfecho primário - LP ausente e secundário - ausência de evento adverso e efeitos colaterais. Conclusão: a espuma não causou nenhum desfecho negativo à integridade da pele, sendo segura para uso. Sobre a limitação do estudo, apenas um caso e com intervenção em apenas uma topografia anatômica - calcâneo, não sendo possível generalizar sua recomendação. Por fim, a espuma multicamada de silicone deve ser considerada como recurso auxiliar em conjunto com as medidas de prevenção de LP recomendadas internacionalmente (NPUAP/EPUAP/PPPIA, 2019). Vale lembrar, que a LP é um evento adverso e que a avaliação dos fatores de risco e o controle deles, deve ser meta de segurança do paciente e da promoção da qualidade em saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Hübner, Maria Martha Costa y Jack Michael. "CONTROLE MÚLTIPLO NO COMPORTAMENTO VERBAL: HUMOR BRASILEIRO E OPERANTES RELACIONADOS". Revista Brasileira de Análise do Comportamento 1, n.º 1 (7 de enero de 2012): 7. http://dx.doi.org/10.18542/rebac.v1i1.673.

Texto completo
Resumen
O presente texto apresenta a formulação de Skinner (1957) a respeito das variáveis responsáveis por aquilo que é compreendido como humor, com exemplos relacionados à literatura e cultura brasileiras. O comportamento responsável por produzir efeitos humorísticos sobre o ouvinte é entendido como sendo passível de controle múltiplo. Esse comportamento é analisado através de seus produtos, como textos e amostras de linguagem falada, sendo possível fazer inferências a respeito das condições nas quais o comportamento ocorreu. Trocadilhos e piadas são exemplos de controle múltiplo dado que: 1) a força de uma determinada resposta é função de mais de uma variável, uma forma de controle múltiplo convergente; 2) uma única variável geralmente afeta mais de uma resposta, uma forma de controle múltiplo divergente. O controle múltiplo pode envolver uma palavra ou frase que está sob controle de pelo menos duas variáveis, ou “fontes” ao mesmo tempo. A palavra ou frase é denominada resposta crítica e as variáveis controladoras são consideradas fontes temáticas principais, fontes secundárias e fontes transportadoras. Através de diferentes exemplos, os três tipos de fontes e o conceito de resposta crítica são descritos, e sao apresentadas sugestões para a criação e análise de um trocadilho bom ou engraçado. A sátira e a ironia são apresentadas como exemplos de comportamentos controlados por audiências distintas, e poemas de Manuel Bandeira são usados para ilustrar o comportamento satírico. Argumenta-se que fazer humor é aprendido e possivelmente um comportamento adaptativo, na medida que um evento pode ser menos estressante se levado com um senso de humor. Palavras-chave: humor, comportamento verbal, controle múltiplo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Chemin, Rayan Marlus, Juliano Rodrigo Lamb y Anderson Algacir Mallmann. "Engenharia web e sistemas colaborativos: um estudo aplicado ao controle da documentação de produção acadêmica". Revista Eletrônica Científica Inovação e Tecnologia 7, n.º 15 (31 de marzo de 2016): 2. http://dx.doi.org/10.3895/recit.v7.n15.4356.

Texto completo
Resumen
Com o constante avanço de webapps e websites a Internet passou a tornar-se um ambiente colaborativo onde constantemente é mantido seu desenvolvimento. Com base nessa abordagem colaborativa, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um protótipo baseado em sistemas colaborativos para realizar o gerenciamento/compartilhamento de arquivos (papers). Por meio do sistema gerenciador, o usuário obtém melhor controle sobre os papers publicados e seus certificados, mantendo assim sua base de dados atualizada; permitindo ainda que todos os autores de um paper possam compartilhar facilmente o documento final publicado junto aos anais de um evento, por exemplo, bem como a certificação deste.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Pacheco, Vinicius F., Magna Magalhães, Maria Ligia C. Carvalhal y Eliana M. B. Dessen. "A exposição científica "a USP vai à sua escola" como instrumento motivacional para a aprendizagem". Genética na Escola 4, n.º 2 (25 de junio de 2009): 14–22. http://dx.doi.org/10.55838/1980-3540.ge.2009.78.

Texto completo
Resumen
Este trabalho apresenta a avaliação da exposição itinerante “A USP vai à sua Escola”, como instrumento motivacional para a aprendizagem. A referida exposição foi idealizada pelo Grupo de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF) do Inst. de Física de São Carlos em conjunto com o Centro de Estudos do Genoma Humano (CEGH), do Inst. de Biociências da USP, sendo, portanto, composta por dois conjuntos de objetos interativos, nas áreas de Biologia e Física. A avaliação foi feita com base em respostas a instrumentos contendo questões abertas e fechadas de 1.289 estudantes e 11 professores de escolas públicas da cidade de São Paulo visitadas em 2008. A análise de opiniões dos estudantes mostrou que a exposição foi um evento agradável, apreciado pela grande maioria e valorizado como uma oportunidade diferenciada de aprendizagem. A análise estatística das respostas (componente principal) detectou diferenças significativas com relação aos seguintes parâmetros: nível socioeconômico da região visitada e sexo dos estudantes. As avaliações mais favoráveis foram feitas por estudantes do sexo feminino e por aqueles de menor nível socioeconômico. Além disso, 84,5% dos estudantes tiveram a sensação de ter aprendido algo com o evento. A diferença entre “gostar” e “achar que aprendeu” com cada uma das seções de Biologia foi significativa entre as escolas visitadas e está vinculada ao período em que os alunos estudam. Alunos do período noturno tendem a “gostar” mais do que “achar que aprenderam”. A exposição também motivou os alunos para um posterior aprendizado, pois 89% escolheram palavras como “vontade de saber mais”, “curiosidade” e “interesse” para descrever seu sentimento em relação à exposição. Essa motivação foi confirmada pelo fato dos estudantes terem acionado seus professores em sala de aula com perguntas específicas sobre o conteúdo exposto. Os resultados permitem concluir que a opção de levar exposições para o espaço escolar, além de proporcionar um momento de prazer, é uma forma eficiente de estimular o interesse do aluno para a aprendizagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Portella da Fonseca, Graziele Gorete, Franciely Daiana Engel, Cristiano Bertolossi Marta, Wendel Mombaque dos Santos y Ana Lúcia Schaefer Ferreira de Mello. "EFETIVIDADE DOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM PACIENTES INTERNADOS POR COVID-19: PROTOCOLO DE REVISÃO SISTEMÁTICA". Revista Enfermagem Atual In Derme 98, n.º 2 (25 de mayo de 2024): e024327. http://dx.doi.org/10.31011/reaid-2024-v.98-n.2-art.2169.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Avaliar a efetividade da utilização dos cuidados de enfermagem na segurança de pacientes internados por COVID-19 em hospitais considerando a redução do tempo de internação e morbimortalidade. Método: Protocolo de revisão sistemática conforme a metodologia do Joanna Briggs Institute e o Preferred Reporting Items for Systematic Review and Meta-Analysis Protocols. Serão incluídos estudos primários, preferencialmente ensaios clínicos randomizados, e outros como ensaios clínicos aleatórios e quase experimentais, estudos observacionais tipo coorte prospectiva e retrospectiva, transversais e caso controle, publicados de 2019 até o momento da busca, em português, inglês ou espanhol. Será realizada busca nas bases de dados Cumulative Index of Nursing and Allied Health Literature (CINAHL-EBSCO), Publicly Medline (PubMed-Medline), Scopus-Elsevier, Excerpta Medica DataBase (EMBASE-Elsevier), Web of Science (Clarivate Analytic), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS-BDENF), Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Os estudos identificados terão as duplicatas excluídas no EndNote e o restante do processo de seleção dos estudos será realizado por dois revisores de maneira independente, no aplicativo Rayyan e um terceiro revisor será acionado caso haja divergências. O protocolo foi registrado na plataforma PROSPERO, sob número CRD42023444167.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Maciel, Victoria Carneiro, Lucca Piacesi Muniz De Melo, Aline Bezerra Vargas, Caio Almeida Andrade, Abner Felipe Leopoldo da Silva Lima, Isabella Furlan De Assis, Célia Maria Macedo De Camargo et al. "Relação entre IAM e declínio cognitivo". Brazilian Journal of Health Review 6, n.º 5 (13 de septiembre de 2023): 20955–61. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n5-125.

Texto completo
Resumen
Introdução: O aumento do risco de declínio cognitivo após um infarto agudo do miocárdio pode ser mediado por fatores de risco compartilhados, sendo um deles, a aterosclerose. Método:A pesquisa é baseada em uma revisão de literatura retiradas das plataformas de dados Scielo e Pubmed. Discussão: A demência vascular é uma disfunção devido a impossibilidade de circulação sanguínea no cérebro. O diagnóstico se dá por fatores clássicos de risco cerebrovascular, sintomas de déficit cognitivo prévio e o quadro demencial. A neuroinflamação culmina no declínio cognitivo do paciente. Desse modo, o alvo do tratamento é o controle de saúde dos vasos e coração para que retarde a evolução da demência vascular e do declínio cognitivo, além do controle de hábitos de vida. Conclusão: O evento vascular está associado a longo prazo na cognição global, memória e função executiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Petrasso, Jucilene da Conceição Soares, Luis Perez Zotes y Gilson Brito Alves Lima. "MEDIDAS DE CONTROLE CONTRA A COVID-19 EM AMBIENTES ORGANIZACIONAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA SISTEMATIZADA". Revista Contemporânea 4, n.º 1 (30 de enero de 2024): 3656–75. http://dx.doi.org/10.56083/rcv4n1-202.

Texto completo
Resumen
Eventos de amplitude global têm atingido consideravelmente a economia mundial e também as operações de organizações produtivas que já tiveram que adotar, em caráter emergencial, medidas de controle para garantir a continuidade dos negócios e a redução de impactos. Organizações que já possuíam planos de emergência ou de continuidade, bem como práticas de avaliação de risco, tiveram alguma vantagem com relação à velocidade de resposta a situações adversas provocadas por um evento de amplitude global. Este trabalho teve como objetivo avaliar, à luz de referenciais bibliográficos, o impacto efetivo da adoção de medidas de controle utilizadas para evitar situações de interrupção de negócios em ambiente organizacional, e para tanto, adotou-se uma metodologia sistematizada para identificação de literatura relevante.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Oliveira, Esmael Alves de. "Por uma Saúde e uma Psicologia equitativa e interseccional". Revista Polis e Psique 11, n.º 3 (17 de noviembre de 2021): 81–99. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.109934.

Texto completo
Resumen
Esse artigo emerge de minha participação na 8ª Conferência Municipal de Saúde, ocorrida em Dourados (MS) em 2019, uma das etapas que antecederam as conferências em nível estadual (em sua 9ª edição) e nacional (em sua 16ª edição). As conferências, em todas as suas instâncias, são importantes espaços de participação cidadã e, portanto, de controle social. À luz da perspectiva foucaultiana e do feminismo interseccional, tomo esse evento como disparador para pensar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) e alguns de seus dilemas em torno da noção de equidade, as políticas de saúde em relação à saúde da população LGBTQIA+ e, por fim, os desafios impostos pelo cenário pandêmico às minorias sexuais e de gênero e as implicações disso para a práxis da psicologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Scuotto, Frederico, Luiz Carlos Paul y Guilherme Fenelon. "FIBRILAÇÃO ATRIAL ASSINTOMÁTICA: QUAIS AS IMPLICAÇÕES E QUANDO DEVO TRATAR?" Revista da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo 33, n.º 2 (30 de junio de 2023): 46–53. http://dx.doi.org/10.29381/0103-8559/20233302146-53.

Texto completo
Resumen
A fibrilação atrial (FA) pode se apresentar de modo assintomático em 40–50% dos casos. Sua incidência está relacionada principalmente à idade avançada, sexo masculino, e maior número de comorbidades. Seu diagnóstico requer registro eletrocardiográfico de 12 derivações completo ou 30 segundos de registro eletrocardiográfico por outro método (Holter, Monitor de Eventos Externo). Já a FA subclínica e os episódios de alta frequência atrial (atrial high rate episodes – AHRE), que fazem parte do espectro da FA assintomáti-ca, são geralmente rastreados por dispositivos cardíacos implantáveis (marcapassos e monitor de evento implantável), porém sem a documentação eletrocardiográfica descrita. Uma vez que a primeira manifestação clínica da FA assintomática pode ser um evento tromboembólico, como acidente vascular cerebral (AVC), o rastreamento em pacientes de alto risco é de suma importância. O rastreamento pode ser feito pela orientação do paciente para palpação do pulso, passando pela utilização de dispositivos vestíveis com registro eletrocardiográfico, como relógios inteligentes, chegando até o padrão-ouro, o monitor de eventos implantável. A anticoagulação (ACO) é a principal medida em pacientes estratificados como alto risco tromboembólico na FA assintomática. Embora a FA subclínica aumente o risco de AVC, o benefício da ACO ainda é incerto. Quanto ao manejo da FA, o controle de ritmo tem se destacado sobre o controle de frequência cardíaca, mesmo nos pacientes assintomáticos, pelos melhores desfechos demonstrados em recentes ensaios clínicos. Nesse sentido, a ablação por cateter tem ocupado um papel importante em razão de sua elevada eficácia/segurança atingida nos últimos anos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Corrêa, Diego Carvalho y Valter Zaqueu Santos da Silva. "A PRINCESA, O BICHO E O DEMÔNIO NEGRO: RAZÃO E COLONIALIDADE NO “PROGRESSO” PARA FEIRA DE SANTANA". Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades 48, n.º 259 (29 de noviembre de 2023): 334–65. http://dx.doi.org/10.25247/2447-861x.2023.n259.p334-365.

Texto completo
Resumen
Neste artigo examinados como ideais, práticas, ações políticas, saberes, violências, dentre outros, foram movimentados por sujeitos em Feira de Santana, constituindo contraposições entre modos de ver e viver negros e os modelos eurocêntricos e estadunidense no esforço de consolidação do “progresso” culminando na planificação totalizante e homogeneizante da cidade após o golpe civil/militar de 1964, com destaque para o governo do prefeito João Durval Carneiro (1967-1971). Empregamos o romance “O bicho que chegou a Feira” de Muniz Sodré para, através do imaginário narrado pelo autor, compreender conflitos sobre os projetos de cidade que estavam em disputa. Para a apreciação da História e Literatura, escrutinamos o romance por meio de amplo acervo de pesquisas de História de Feira de Santana a fim de identificar similaridades. Operacionalizamos alguns conceitos como branquitude, colonialidade, racismo estrutural, poder simbólico, dispositivo racial e outros, para problematizar e interpretar os longos processos de luta pela desafricanização da cidade acionado no constante conflito pelo controle do imaginário sobre Lucas da Feira e a negritude. Ao fim, concluímos e corroboramos que Muniz Sodré interpretou alegoricamente acontecimentos factuais compreendendo que Lucas era o mal negro a ser mitigado em oposição ao progresso, ciência, civilização e outros, representado por um Capelão Militar, O Bicho, com ações repressoras vinculado ao regime civil/militar e a antigos profissionais políticos conservadores, velhos mandões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Veras, G. C., L. D. S. Murgas, M. G. Zangeronimo, M. M. Oliveira, P. V. Rosa y V. O. Felizardo. "Ritmos biológicos e fotoperíodo em peixes". Archivos de Zootecnia 62, n.º 237 (13 de febrero de 2013): 25–43. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62i237.1955.

Texto completo
Resumen
Os ritmos biológicos são definidos como qualquer evento que se repete de maneira regular em um organismo, sendo um evento cíclico caracterizado por um ambiente do qual o animal pode se adaptar. Os peixes, quando submetidos ao ciclo diário de luz/escuro do fotoperíodo demonstram um padrão de atividade locomotora que os podem classificar como diurnos, noturnos e crepusculares. Este ciclo de luz/escuro tem sido considerado um dos mais importantes fatores ambientais sincronizadores do ritmo biológico, sendo o fator chave para sincronização do ritmo de atividade em peixes. O ciclo alimentar também atua como um potente sincronizador sobre o controle da atividade locomotora. Este é demonstrado através da atividade alimentar antecipatória como ritmo biológico, isto é, a capacidade em que os peixes conseguem prever com habilidade e antecipar um recorrente evento que é a alimentação. Estas respostas antecipatórias à alimentação provavelmente funcionam sob um controle endógeno, onde os peixes precisam otimizar a captura do alimento, assim como os processos digestivos e metabólicos, para poder concentrar a ingestão de alimento em um menor intervalo de tempo, melhorando, portanto, a utilização dos nutrientes. O controle do relógio biológico em peixes é considerado como um multifotorreceptor e sistema multioscilador. A existência de um oscilador circadiano tem sido sugerida através da pineal, retina e o cérebro, estando estas estruturas envolvidas na transdução do sinal fótico para estabelecer um rítmo circadiano em peixes. O acoplamento entre essas estruturas pode variar em cada indivíduo de acordo com as condições fisiológicas e ambientais, resultando em uma plasticidade no sistema circadiano de peixes teleósteos. A manipulação do fotoperíodo com objetivo de aprimorar o crescimento dos peixes tem se tornado cada vez mais frequente dentro da produção de várias espécies de interesse comercial. O fotoperíodo, dentre outros fatores ambientais, é o que apresenta maior influência sobre o relógio biológico dos peixes ao afetar o ganho de peso, a ingestão de alimento, a eficiência alimentar, o gasto de energia, a atividade locomotora, a reprodução, bem como outros parâmetros fisiológicos relacionados ao estresse. Portanto, o controle e o conhecimento fisiológico deste ritmo biológico torna-se fundamental para otimização da produção de peixes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Veras, G. C., L. D. S. Murgas, M. G. Zangeronimo, M. M. Oliveira, P. V. Rosa y V. O. Felizardo. "Ritmos biológicos e fotoperíodo em peixes". Archivos de Zootecnia 62 (13 de febrero de 2013): 25–43. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62irev.1955.

Texto completo
Resumen
Os ritmos biológicos são definidos como qualquer evento que se repete de maneira regular em um organismo, sendo um evento cíclico caracterizado por um ambiente do qual o animal pode se adaptar. Os peixes, quando submetidos ao ciclo diário de luz/escuro do fotoperíodo demonstram um padrão de atividade locomotora que os podem classificar como diurnos, noturnos e crepusculares. Este ciclo de luz/escuro tem sido considerado um dos mais importantes fatores ambientais sincronizadores do ritmo biológico, sendo o fator chave para sincronização do ritmo de atividade em peixes. O ciclo alimentar também atua como um potente sincronizador sobre o controle da atividade locomotora. Este é demonstrado através da atividade alimentar antecipatória como ritmo biológico, isto é, a capacidade em que os peixes conseguem prever com habilidade e antecipar um recorrente evento que é a alimentação. Estas respostas antecipatórias à alimentação provavelmente funcionam sob um controle endógeno, onde os peixes precisam otimizar a captura do alimento, assim como os processos digestivos e metabólicos, para poder concentrar a ingestão de alimento em um menor intervalo de tempo, melhorando, portanto, a utilização dos nutrientes. O controle do relógio biológico em peixes é considerado como um multifotorreceptor e sistema multioscilador. A existência de um oscilador circadiano tem sido sugerida através da pineal, retina e o cérebro, estando estas estruturas envolvidas na transdução do sinal fótico para estabelecer um rítmo circadiano em peixes. O acoplamento entre essas estruturas pode variar em cada indivíduo de acordo com as condições fisiológicas e ambientais, resultando em uma plasticidade no sistema circadiano de peixes teleósteos. A manipulação do fotoperíodo com objetivo de aprimorar o crescimento dos peixes tem se tornado cada vez mais frequente dentro da produção de várias espécies de interesse comercial. O fotoperíodo, dentre outros fatores ambientais, é o que apresenta maior influência sobre o relógio biológico dos peixes ao afetar o ganho de peso, a ingestão de alimento, a eficiência alimentar, o gasto de energia, a atividade locomotora, a reprodução, bem como outros parâmetros fisiológicos relacionados ao estresse. Portanto, o controle e o conhecimento fisiológico deste ritmo biológico torna-se fundamental para otimização da produção de peixes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Martins, Christine Baccarat de Godoy y Maria Helena Prado de Mello Jorge. "Óbitos por causas externas em Cuiabá, 0 a 24 anos: perfil das vítimas e famílias segundo a intencionalidade". Revista Brasileira de Epidemiologia 16, n.º 2 (junio de 2013): 454–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-790x2013000200020.

Texto completo
Resumen
Diante da necessidade de conhecer as circunstâncias associadas às causas externas (acidentes e violências), o estudo analisa o perfil das vítimas e famílias de acordo com a intencionalidade do evento (acidental ou intencional). Estudo seccional, cuja população foi composta por crianças, adolescentes e jovens (0 a 24 anos de idade), residentes em Cuiabá, MT, que faleceram por causa externa em 2009. Os dados, processados pelo Epi-Info, foram obtidos nas Declarações de Óbito e por entrevista com as famílias das vítimas. O teste não paramétrico de qui-quadrado evidenciou diferenças estatisticamente significantes entre os óbitos acidentais e intencionais segundo o sexo e o tipo de acidente ou violência, a ocorrência de evento anterior de causa externa, escolaridade dos pais, tipo de família, renda, responsável pelo sustento da casa, idade da mãe e cuidador. Não foi encontrada associação entre a intencionalidade do evento e a situação ocupacional dos pais, idade do pai, número de pessoas residentes no domicílio, com que a vítima residia, tipo e local de moradia. Entre as vítimas, destaca-se a participação masculina (88,7%) em relação à feminina (11,3%). No sexo feminino, 50,0% dos óbitos foram acidentais e 50,0% intencionais. No sexo masculino, 68,2% foram intencionais, 29,1% acidentais e 2,7% de intenção indeterminada. Entre os óbitos intencionais, 72,5% das vítimas já haviam sofrido violência. À medida que aumenta o grau de instrução dos pais, há redução dos óbitos intencionais. A proporção de famílias reconstituídas/fragmentadas é maior entre os acidentes. A causa intencional aumenta à medida que diminui a renda familiar e aumenta a idade dos pais. A aglomeração de pessoas no domicílio é maior entre as mortes intencionais. Analisar o perfil das vítimas e famílias segundo a intencionalidade do evento possibilita direcionar as políticas locais de prevenção e controle destes agravos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Magdanelo, Esther Ligia Laura Hoffmann Bueno y Nathalia Celeita Rodríguez. "REVISÃO DE LITERATURA: USO DE GABAPENTINA E PREGABALINA EM CÃES E GATOS NA DOR AGUDA E CRÔNICA". Veterinária e Zootecnia 30 (13 de diciembre de 2023): 1–10. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2023.v30.1543.

Texto completo
Resumen
O uso de gabapentinoides, em especial a gabapentina, está cada vez mais presente na rotina clínica veterinária. Inicialmente seu uso foi aprovado como anticonvulsivante e no tratamento para dores crônicas neuropáticas. Além disso, pode ser utilizada para a dor aguda, iniciando sua administração antes do evento doloroso e mantendo no pós-evento, contribuindo com a analgesia multimodal e na redução de estresse no transporte e manipulação de gatos mais irascíveis. Para iniciar seu tratamento no caso da dor, é necessária uma adequada avaliação para quantificar desde uma dor leve, moderada ou intensa em cães e gatos e, para isso, devem ser utilizadas escalas validadas em ambas as espécies que podem ser avaliações visuais, de acordo com expressões faciais ou avaliações físicas, realizando por exemplo uma palpação na região atingida. Só assim é possível ajustar doses, frequências e eficácia de administração alcançando o objetivo principal do controle da dor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Siqueira, Antonela F. A., Bianca de Almeida-Pititto y Sandra R. G. Ferreira. "Doença cardiovascular no diabetes mellitus: análise dos fatores de risco clássicos e não-clássicos". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 51, n.º 2 (marzo de 2007): 257–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302007000200014.

Texto completo
Resumen
A doença cardiovascular (DCV), incluindo a doença arterial coronariana (DAC), acidente vascular cerebral (AVC) e doença arterial periférica (DAP), é importante causa de morte em populações, especialmente na diabética. Indivíduos diabéticos apresentam risco aumentado de 3 a 4 vezes de sofrer evento cardiovascular e o dobro do risco de morrer deste evento quando comparados à população geral. Tem havido declínio na mortalidade por DCV, porém a queda nas mortes por DAC em portadores de diabetes tem sido bastante inferior à de não-diabéticos. Vários fatores presentes no diabetes favorecem a maior ocorrência de DCV, como a hiperglicemia, a resistência à insulina, além de fatores de risco clássicos e não-clássicos (hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia, obesidade, estado inflamatório subclínico e outros). É possível que o potencial aterogênico da obesidade decorra em parte da produção aumentada de citocinas pelos adipócitos. Devido à marcante associação entre diabetes e DCV, e prognóstico desfavorável após um evento, é importante identificar quais são os indivíduos de mais alto risco e como rastreá-los. A American Heart Association e a American Diabetes Association recomendam estratificação do risco de pacientes sintomáticos por testes diagnósticos. O desafio está em identificar pacientes diabéticos assintomáticos que se beneficiariam de testes diagnósticos para detecção precoce de DCV, visando viabilizar medidas preventivas ou terapêuticas, capazes de reduzir morbi-mortalidade. O benefício do controle glicêmico e dos demais fatores de risco na prevenção de eventos CV no diabetes já documentado, justifica estabelecer estratégias que otimizem a identificação e possibilitem intervenções nos pacientes de alto risco, buscando reduzir mortalidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Tauil, Márcia de Cantuária, Patrícia Marques Ferreira, Maria Cristina Ferreira de Abreu, Helena Cristina Alves Vieira Lima y Aglaêr Alves da Nóbrega. "Surto de hepatite A em área urbana de Luziânia, Estado de Goiás, 2009". Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 43, n.º 6 (diciembre de 2010): 740–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86822010000600030.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: Os objetivos desse estudo foram confirmar a existência de um surto de hepatite A, descrever o evento por pessoa, tempo e lugar, formular hipóteses sobre modo de transmissão e propor medidas de prevenção e controle. MÉTODOS: Realizado um estudo descritivo do tipo série de casos e investigação ambiental. RESULTADOS: Ocorreu um surto a partir de março de 2009. Quarenta e uma (71%) pessoas recebiam água sem tratamento no seu domicílio. Foram detectados coliformes termotolerantes em 20/58 (34%) amostras de água. CONCLUSÕES: A investigação sugere que a hipótese principal para esse surto foi à ingestão de água contaminada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Schramm, Joyce Mendes de Andrade, Odécio Sanches y Célia Landman Szwarcwald. "Análise da mortalidade por tétano neonatal no Brasil (1979-1987)". Cadernos de Saúde Pública 12, n.º 2 (junio de 1996): 217–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1996000200010.

Texto completo
Resumen
Este trabalho relata a situação da mortalidade por tétano neonatal no Brasil (1979-1987), baseado na análise de registros de óbito. A distribuição das causas de óbito no tempo e no espaço foi usada como um indicador da mortalidade neonatal proporcional por tétano. A subnotificação permanece um importante problema, principalmente nas regiões norte e nordeste do Brasil. Na maioria dos municípios, apenas um óbito foi notificado no período, chamando atenção para a importância de se levar em consideração a abordagem teórica de "evento sentinela" no controle desta enfermidade. Verificou-se redução do indicador de mortalidade proporcional por tétano neonatal nos Estados de Rondônia, Pará, Sergipe, São Paulo, Paraná, and Rio Grande do Sul. Não foi possível detectar associação entre cobertura vacinal com duas doses de toxóide tetânico e mortalidade proporcional por tétano neonatal. A diminuição do número de partos domiciliares durante o período de estudo parece ter exercido influência importante na redução das mortes neonatais atribuíveis a esta causa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Fukujima, Marcia Maiumi y Alberto Alain Gabbai. "Condutas na Estenose da Carótida". Revista Neurociências 7, n.º 1 (30 de abril de 1999): 39–44. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.1999.v7.8971.

Texto completo
Resumen
Estenose de carótida pode ser assintomática ou sintomática, manifestando-se por ataque isquêmico transitório ou infarto cerebral. Quando assintomática evolui com risco de 10% ao ano de evento clinico vascular carebral. 0 principal exame para diagnóstico é o ultra-som doppler de carótidas, porém não se recomenda esse exame rotineiramente para a população geral, reservando-se para os casos de alto risco vascular. Nas últimas duas décadas têm sido realizados vários estudos randomizados para definição de condutas nas estenoses carotideas. Com base nesses estudos, recomenda-se endarterectomia para estenose sintomática 70% se não houver Contra-indicações ao procedimento, e também para estenoses assintomaticas 60%, porém considerando-se cautelosamente o risco cirúrgico do serviço. Caso não haja indicação de cirurgia, os pacientes devem submeter-se a tratamento clinico, que no caso de estenose assintomática constitui-se do controle dos fatores de risco aterotrombotico e nos casos de estenose sintomática, além do controle dos fatores de risco, utiliza-se droga antiagregante plaquetaria.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Firmino, Paulo Renato Alves y Enrique López Droguett. "Estimação da cota inferior para a confiabilidade de sistemas por árvores de falhas". Pesquisa Operacional 26, n.º 2 (agosto de 2006): 383–402. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-74382006000200009.

Texto completo
Resumen
A técnica de árvores de falhas é uma das principais ferramentas empregadas em confiabilidade e análise de risco para o suporte nas tomadas de decisão e controle de gestores na busca da garantia da execução satisfatória das funções de um dado sistema e seus componentes, considerando as condições ambientais e de operação. Um dos principais problemas referentes à análise de árvores de falhas atualmente enfatizados na literatura refere-se à construção de procedimentos que aliem eficiência computacional e precisão quando do cálculo da probabilidade de ocorrência do evento topo da árvore, probabilidade esta geralmente considerada como a probabilidade de falha do sistema. Este trabalho sugere uma maneira de tratar deste problema de inferência através da remoção prévia das redundâncias da árvore e da subseqüente aplicação de algoritmos recursivos. Demonstra-se também a maior precisão do método proposto em relação a técnicas tradicionais. O procedimento proposto é ilustrado através de um exemplo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Corrêa, Aureanice De Mello. "A FÉ E A CORDA DA VIDA: O NOVO MUNDO E AS TERRITORIALIDADES/ESTRATÉGIAS DE CONSTITUIÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE DO TERRITÓRIO". Espaço e Cultura, n.º 48 (29 de marzo de 2021): 71–85. http://dx.doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58734.

Texto completo
Resumen
Sob a perspectiva geográfica cultural e, norteados pelo procedimento metodológico de Comunidade de Destino, estabelecemos no presente texto um caminho possível para a compreensão da estratégia/ territorialidade engendrada na luta pela vida e permanência do território-terreiro, dos laços familiares constituídos a partir da prática cultural-religiosa-social - o Candomblé - nesse novo mundo. Novo mundo que se reterritorializa diante do que está denominado como “Novo Normal”, que é realizado a partir do evento contemporâneo da pandemia que se instaura no ano de 2020 com a disseminação do Covid-19, conhecido também por “coronavírus”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Mendes Pupo, Yasmine, João Rodrigo Sarot, Heliton Gustavo De Lima y Jaqueline do Carmo Machado Lopes. "Anais I JASBI - I Jornada Acadêmica de Saúde Bucal Inclusiva UFPR". ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10 (2 de octubre de 2021): 1–120. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i.5604.

Texto completo
Resumen
Caro(a) Leitor(a), A Jornada Acadêmica de Saúde Bucal Inclusiva (JASBI) é um evento científico realizado pelo projeto de extensão Saúde Bucal Inclusiva da UFPR com o objetivo proporcionar conhecimento científico diante do atendimento odontológico e multiprofissional da pessoa com deficiência, parcela muitas vezes desassistida da população, preparando os futuros e/ou profissionais da área para tratamentos de qualidade a estes pacientes. Os principais tópicos abordados no evento foram métodos minimamente invasivos de controle da doença cárie; sedação inalatória com óxido nitroso e oxigênio como opção no atendimento de pessoas com deficiência; reconhecimento do papel do fonoaudiólogo na atuação multiprofissional com o cirurgião-dentista no atendimento de pessoas com deficiência; alterações bucais presentes na cavidade bucal de pacientes idosos; percepção sobre as técnicas de manejo e importância da saúde bucal preventiva para a qualidade de vida de pessoas com deficiência; atuação do cirurgião-dentista bucomaxilofacial no tratamento de fissuras lábio palatinas. Além disso, parte do evento foi direcionado a apresentação e discussão de trabalhos científicos com mediação por professores da área de atendimento das pessoas com deficiência (PDs). A coordenadora do projeto de extensão Saúde Bucal Inclusiva Profª. Drª. Yasmine Mendes Pupo e presidente do evento, reuniu acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Paraná para compor uma comissão organizadora totalizando 22 colaboradores, internos do projeto e externos. No total o evento contou com 1200 inscritos de diversas Universidades do Brasil e 130 submissões de trabalhos científicos. O evento favoreceu a maior visibilidade das ações do projeto de extensão vinculado aumentando consideravelmente o número de seguidores no Instagram (sbi_ufpr). A I JASBI, transmitida ao vivo pelo Youtube, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021, com temas de extrema relevância para o atendimento odontológico de PDs, o que culminou em 3700 visualizações das palestras durante a semana do evento. No dia 21, período da manhã e tarde, foram realizadas as apresentações de trabalhos selecionados de forma síncrona e os demais foram disponibilizados em playlist no Youtube de forma assíncrona. Os resumos referentes as apresentações síncronas e assíncronas encontram-se no presente anais, assim como, os trabalhos premiados no transcorrer do evento. Comissão Organizadora I JASBI - UFPR (Universidade Federal do Paraná) 2021
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Mendes Pupo, Yasmine, João Rodrigo Sarot, Heliton Gustavo De Lima y Jaqueline do Carmo Machado Lopes. "Anais I JASBI - I Jornada Acadêmica de Saúde Bucal Inclusiva UFPR". ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 10 (2 de octubre de 2021): 1–120. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v10i.5604.

Texto completo
Resumen
Caro(a) Leitor(a), A Jornada Acadêmica de Saúde Bucal Inclusiva (JASBI) é um evento científico realizado pelo projeto de extensão Saúde Bucal Inclusiva da UFPR com o objetivo proporcionar conhecimento científico diante do atendimento odontológico e multiprofissional da pessoa com deficiência, parcela muitas vezes desassistida da população, preparando os futuros e/ou profissionais da área para tratamentos de qualidade a estes pacientes. Os principais tópicos abordados no evento foram métodos minimamente invasivos de controle da doença cárie; sedação inalatória com óxido nitroso e oxigênio como opção no atendimento de pessoas com deficiência; reconhecimento do papel do fonoaudiólogo na atuação multiprofissional com o cirurgião-dentista no atendimento de pessoas com deficiência; alterações bucais presentes na cavidade bucal de pacientes idosos; percepção sobre as técnicas de manejo e importância da saúde bucal preventiva para a qualidade de vida de pessoas com deficiência; atuação do cirurgião-dentista bucomaxilofacial no tratamento de fissuras lábio palatinas. Além disso, parte do evento foi direcionado a apresentação e discussão de trabalhos científicos com mediação por professores da área de atendimento das pessoas com deficiência (PDs). A coordenadora do projeto de extensão Saúde Bucal Inclusiva Profª. Drª. Yasmine Mendes Pupo e presidente do evento, reuniu acadêmicos de Odontologia da Universidade Federal do Paraná para compor uma comissão organizadora totalizando 22 colaboradores, internos do projeto e externos. No total o evento contou com 1200 inscritos de diversas Universidades do Brasil e 130 submissões de trabalhos científicos. O evento favoreceu a maior visibilidade das ações do projeto de extensão vinculado aumentando consideravelmente o número de seguidores no Instagram (sbi_ufpr). A I JASBI, transmitida ao vivo pelo Youtube, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de maio de 2021, com temas de extrema relevância para o atendimento odontológico de PDs, o que culminou em 3700 visualizações das palestras durante a semana do evento. No dia 21, período da manhã e tarde, foram realizadas as apresentações de trabalhos selecionados de forma síncrona e os demais foram disponibilizados em playlist no Youtube de forma assíncrona. Os resumos referentes as apresentações síncronas e assíncronas encontram-se no presente anais, assim como, os trabalhos premiados no transcorrer do evento. Comissão Organizadora I JASBI - UFPR (Universidade Federal do Paraná) 2021
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Ribeiro, Maria Ester Simeira Fonseca y Karin Klack. "Dicas práticas sobre a doença para pacientes: dieta, medicação e hábitos de vida". Revista Paulista de Reumatologia, n.º 2018 abr-jun;17(2) (30 de junio de 2018): 37–42. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2018.17.2.37-42.

Texto completo
Resumen
A síndrome do anticorpo antifosfolípide (SAF) é uma doença autoimune caracterizada pela presença do anticorpo antifosfolípide (aPL) associada à trombose e/ou morbidade gestacional. O tratamento da síndrome, na presença de um evento trombótico, consiste na anticoagulação com antagonista de vitamina K (varfarina), sendo seu monitoramento necessário para que se evitem complicações como sangramento e novos eventos trombóticos. A checagem das interações medicamentosas e dietéticas minimiza os riscos do tratamento. O controle dos fatores de risco por meio de hábitos saudáveis é meta importante no tratamento, a fim de obter melhora na qualidade de vida bem como aumento de sobrevida do paciente. Unitermos: Dicas para pacientes. Dieta na síndrome do anticorpo antifosfolípide. Hábitos de vida. Interações. Varfarina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Silva, Silvia Sidnéia da, Edilson Carlos Caritá y Eliana Rodrigues Espelho Diniz Morais. "Fatores de risco para doença arterial coronariana em idosos: análise por enfermeiros utilizando ferramenta computacional". Escola Anna Nery 14, n.º 4 (diciembre de 2010): 797–802. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-81452010000400020.

Texto completo
Resumen
Este trabalho objetivou analisar a ocorrência dos fatores de risco para doença arterial coronariana em população idosa participante de uma ação comunitária utilizando ferramenta computacional por enfermeiros. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se uma base de dados coletada em um evento comunitário. As informações se referem a fatores de risco, dados antropométricos, aferição de valores de glicemia, colesterol e pressão arterial, ocorrência de doença cardíaca e outras. A estrutura multidimensional foi elaborada e gerenciada pela ferramenta Analysis Services. A população idosa correspondeu a 40,4% do total, um terço dessa população estava com valores alterados de pressão arterial sistêmica, 53,8% apresentavam índice de massa corporal acima de 25 Kg/m², 40,3% referiram hipertensão e 20,3%, diabetes mellitus. Conclui-se que o controle de fatores de risco para DAC em clientes idosos é essencial e que a tecnologia da informação pode apoiar na tomada de decisões estratégicas de promoção de saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Pequeno, Marconi. "TÉCNICA, TECNOLOGIA E DILEMAS ÉTICOS". Revista Dialectus - Revista de Filosofia, n.º 17 (2 de julio de 2020): 39–50. http://dx.doi.org/10.30611/2020n17id59976.

Texto completo
Resumen
A técnica (téchnē) pensada pelos filósofos gregos antigos representava o fazer necessário baseado na aptidão e na destreza. Ela manifestava um tipo de virtude intelectual destinada à produção de algo essencial ao bem-estar dos cidadãos e útil ao desenvolvimento da pólis. Esse seu emprego foi desvirtuado a partir da modernidade, momento em que a técnica foi incorporada pela tecnologia até atingir seu paroxismo no mundo contemporâneo sob a forma de tecnocracia, domínio da natureza e controle das pessoas. Tal evento gerou inúmeros dilemas e encruzilhadas morais que animam hoje o debate sobre as possibilidades, o alcance e os limites da razão instrumental na vida dos indivíduos. Este artigo trata das transformações sofridas pela técnica, da sua incorporação por parte das tecnociências, dos seus avanços e conquistas, e, finalmente, dos desafios éticos suscitados por suas diversas aplicações em nosso contexto societário
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

De Rose, Julio Cesar. "Comportamento Verbal e Correspondência no Filme Rashômon". Perspectivas em Análise do Comportamento 9, n.º 2 (5 de julio de 2019): 212–23. http://dx.doi.org/10.18761/pac.2018.n2.06.

Texto completo
Resumen
O filme Rashômon, dirigido por Akira Kurosawa e lançado em 1950, costuma estar presente em todas as listas de melhores filmes de todos os tempos elaboradas por conhecedores de cinema. Vários personagens do filme narram o mesmo evento, mas os testemunhos são completamente diferentes. Neste artigo tratamos os personagens como se fossem pessoas reais. Seus relatos são, assim, tratados como se fossem comportamento verbal de pessoas reais, sujeitas a contingências reais. Podemos nos perguntar, então, quais seriam as variáveis responsáveis pelas discrepâncias nas histórias. Neste caso, é possível fazer conjecturas e hipóteses, mas falta um elemento essencial para aferir nossas hipóteses: como só poderíamos saber o que aconteceu com base no relato das testemunhas, e como não há confirmação independente dos detalhes da história, não podemos avaliar o quanto as descrições estão de fato sob controle dos presumidos acontecimentos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

De Souza Silva, Mikaella, Gabrielly Esther da Silva Alves, José Thiago de Lima Silva, Antonio Flaudiano Bem Leite y Erlene Roberta Ribeiro dos Santos. "Internações por enxaqueca:". Jornal Memorial da Medicina 1, n.º 2 (30 de noviembre de 2020): 57–65. http://dx.doi.org/10.37085/jmmv1.n2.2019.pp.57-65.

Texto completo
Resumen
Cefaleias primárias do tipo tensão e enxaqueca apresentam alta prevalência na população mundial e expressam a necessidade de um olhar estratégico para controle, profilaxia e tratamento das crises. O objetivo da pesquisa é analisar a situação das internações por enxaqueca e outras síndromes de algias cefálicas na população economicamente ativa no Brasil. Trata-se de um estudo do tipo observacional longitudinal entre 2014 a 2018. A fonte de dados secundários foi o Sistema de Informação Hospitalar – SIH, para elaboração do indicador taxa de internação específica por enxaqueca e outras síndromes de algias cefálicas na população economicamente ativa (PEA), por 105 (TIEnx). Foi utilizado para comparação de médias teste não-paramétrico de Kruskal-Wallis e Student-Newman-Keuls complmentar par-a-par. Foram processados cerca de 9,8 milhões de registros de internações por ano. As enxaquecas e outras síndromes de algias cefálicas, representaram 0,09% (≈7,8 mil). As médias anuais de TIEnx foram maior nas Regiões Sul (7.36 - I.C.95%: 6.81-7.91/105) e Nordeste (4.61 - I.C.95%: 4.06-5.16/105), com evidências de tendência de crescimento. O sexo feminino apresentou as maiores TIEnx, mas se observa tendência de crescimento significativo para ambos, principalmente, nas regiões Nordeste e Sul. Os padrões de médias entre as faixas etárias observados para o PEA foram de aumento da TIEnx à medida que avança a idade. Os padrões de distribuição desse importante evento da saúde públicapodem estar associados a mudanças econômicas, do mercado de trabalho, com a maior inserção da mulher e assim o aumento dos níveis de estresse e de ansiedade na PEA.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Milano, Jerônimo Buzetti, Walter Oleschko Arruda, Jeziel Gilson Nikosky, Murilo Sousa de Meneses y Ricardo Ramina. "Trombose de seio venoso cerebral e trombose sistêmica associadas à mutação do gene 20210 da protrombina: relato de caso". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 61, n.º 4 (diciembre de 2003): 1042–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2003000600031.

Texto completo
Resumen
Trombose venosa cerebral é entidade de grande gravidade se não identificada e tratada precocemente. As etiologias são diversas e seu reconhecimento pode ditar o tratamento e o prognóstico dos pacientes. Mutações genéticas têm sido envolvidas, principalmente a mutação do gene 20210 da protrombina. Relatamos o caso de homem, 53 anos, admitido em estado de mal convulsivo. Não apresentava antecedentes mórbidos pessoais ou familiares. Negava vícios. Após controle das crises, apresentava papiledema bilateral, e exame neurológico normal. Tomografia computadorizada revelou transformação hemorrágica de área de infarto venoso parieto-temporal direita. Punção lombar com manometria de 500 mmH2O revelou exame de líquor normal. Angiografia por ressonância magnética demonstrou trombose de seio sagital superior, transverso e sigmóide à direita. Mesmo em vigência de anticoagulação, apresentou trombose venosa profunda de membro inferior direito dois meses após o primeiro evento. A investigação etiológica foi totalmente negativa, e teste genético revelou mutação do gene 20210 da protrombina. A anticoagulação foi ajustada para RNI de 3,5 às expensas de 25mg diários de warfarin. Exames de controle revelaram reperfusão da circulação venosa cerebral, e paciente encontra-se assintomático.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Viviane Pereira, Cícera, Érica Sobral Gondim, Emiliana Bezerra Gomes, Maria Corina Amaral Viana y Nuno Damácio De Carvalho Félix. "Enfermagem intensiva na pandemia por coronavírus segundo teoria da incerteza na doença: relato de experiência". Nursing (São Paulo) 25, n.º 286 (15 de marzo de 2022): 7330–39. http://dx.doi.org/10.36489/nursing.2022v25i286p7330-7339.

Texto completo
Resumen
Resumo | Objetivo: relatar a vivência de enfermeira intensivista na pandemia por COVID-19 sob ótica da Teoria da Incerteza na Doença, enfatizando suas estratégias de adaptação. Método: Desenvolvido de setembro a dezembro de 2021, a partir da vivência de uma enfermeira intensivista, com 13 anos de atuação em unidades de terapia intensiva, sobre a sua experiência na assistência prestada em uma unidade de terapia intensiva no interior do estado do Ceará aos pacientes diagnosticados com COVID-19, sob ótica da Teoria da Incerteza na Doença, utilizando desta quatro conceitos e dois pressupostos. Resultado: O estresse e desesperança vivenciados levaram à adaptação pelas estratégias de controle do perigo, resultando na apreciação de oportunidade de aprendizado concomitantemente à familiaridade do evento e redes de apoio, desenvolvendo nova perspectiva de vida. Conclusão: As estratégias de coping utilizadas pela enfermeira podem fornecer orientação para um enfrentamento eficaz dos profissionais de saúde ao lidar com o desconhecido.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Ribeiro, Adalgisa Peixoto, Edinilsa Ramos de Souza y Carlos Augusto Moreira de Sousa. "Lesões provocadas por armas de fogo atendidas em serviços de urgência e emergência brasileiros". Ciência & Saúde Coletiva 22, n.º 9 (septiembre de 2017): 2851–60. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017229.16492017.

Texto completo
Resumen
Resumo O artigo objetiva analisar os atendimentos de pessoas lesionadas por armas de fogo, em serviços de urgência e emergência brasileiros, em 2014. Realizou-se um estudo transversal dos atendimentos de pacientes com lesões por arma de fogo, em 24 capitais brasileiras e no Distrito Federal, incluídos no VIVA Inquérito. Foram calculadas frequências simples e relativas das variáveis relacionadas aos pacientes e ao evento e foi ajustado um modelo logístico para amostras complexas tendo como desfecho os atendimentos a pacientes com lesões por arma de fogo. Os resultados mostram que 0,7% dos atendimentos por outros acidentes (exceto os de transporte), 1,5% por lesões autoprovocadas, 15,9% por agressões e 65,1% por intervenção legal foram provocados por arma de fogo. Houve predomínio de atendimentos a pacientes do sexo masculino, de adultos jovens (20 a 39 anos), de cor da pele parda e com baixa escolaridade. Os membros e múltiplos órgãos foram os locais mais atingidos. Conclui-se discutindo sobre os esforços para o controle de armas de fogo em circulação no país e como elas podem potencializar desfechos graves e letais em brigas e conflitos interpessoais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Waldman, Eliseu Alves y Maria Helena de Mello Jorge. "Vigilância para acidentes e violência: instrumento para estratégias de prevenção e controle". Ciência & Saúde Coletiva 4, n.º 1 (1999): 71–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81231999000100006.

Texto completo
Resumen
A rápida e expressiva elevação da morbi-mortalidade por acidentes e violência constituiu um dos pontos mais relevantes da transição epidemiológica no Brasil, a partir dos anos 80. A complexidade do problema implica a aplicação de medidas no âmbito de políticas sociais, elaboração de legislação específica e desenvolvimento de instrumentos de intervenção voltados à prevenção, ao tratamento e à reabilitação dos atingidos, o que pressupõe a identificação de grupos e fatores de risco. O objetivo deste texto é discutir aspectos conceituais e operacionais da utilização da vigilância em eventos adversos à saúde relacionados a acidentes e à violência. Apresentados os conceitos, características comuns e aspectos relativos à operacionalização dos sistemas de vigilância, independente do evento adverso à saúde a que se destinam, foram discutidas algumas questões específicas relativas à elaboração de definições de caso, à identificação de fontes de informação e à coleta dos dados de interesse, buscando identificar diferenças da utilização da vigilância para acidentes e violência se comparadas com a aplicação deste instrumento para doenças infecciosas, salientando entre elas que, para a identificação de fatores de risco, geralmente, se faz necessário complementar os resultados obtidos pela vigilância com pesquisas epidemiológicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

De Angeli, Natália Pinheiro, Pedro Ricardo Bin y Pietra Cassol Rigatti. "O cérebro pronto para a linguagem". Revista da ABRALIN 19, n.º 2 (11 de agosto de 2020): 1–6. http://dx.doi.org/10.25189/rabralin.v19i2.1532.

Texto completo
Resumen
Pesquisadores têm se interessado pelas bases neurobiológicas do processamento da linguagem há séculos. Assim, a conferência do professor Peter Hagoort no evento Abralin Ao Vivo contribuiu ricamente para o debate acerca das bases neurobiológicas da linguagem. A presente resenha fornece ao leitor um resumo detalhado das principais questões abordadas na conferência. Discutem-se o Modelo Clássico de produção e compreensão da linguagem (também conhecido como o modelo Wernicke-Lichtheim-Geschwind) e suas limitações, assim como o Modelo Memória, Unificação e Controle (MUC), proposto por Hagoort (2005, 2013, 20016), e suas contribuições para o estudo da neurobiologia da linguagem. Além disso, nessa resenha são feitas relações pertinentes sobre o paradigma de priming, os processos de unificação sintática e semântica e o recrutamento de circuitarias de domínio geral para a plena operação da linguagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Ballani, Tanimária da Silva Lira y Magda Lúcia Félix de Oliveira. "Uso de drogas de abuso e evento sentinela: construindo uma proposta para avaliação de políticas públicas". Texto & Contexto - Enfermagem 16, n.º 3 (septiembre de 2007): 488–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072007000300015.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho objetivou operacionalizar o procedimento de vigilância epidemiológica de evento sentinela a partir da internação de jovens com diagnóstico de intoxicação aguda ou efeitos secundários decorrentes do uso de drogas de abuso. O estudo, do tipo retrospectivo, exploratório descritivo, foi desenvolvido no município de Maringá - PR, com jovens internados e cadastrados no Centro de Controle de Intoxicações, nos meses de fevereiro a julho de 2006. As fontes de dados foram a ficha de ocorrência toxicológica, o prontuários hospitalar de pacientes e um roteiro para entrevista domiciliar. A análise foi feita por meio de estudo de casos múltiplos, utilizando o modelo de investigação de eventos sentinela. Foram investigados 10 casos. Fatores de risco em várias áreas e a interface entre políticas de educação, segurança pública, assistência social, economia e saúde, inadequadas e deficientes, parecem determinar a ocorrência do uso de drogas de abuso nos casos investigados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía