Literatura académica sobre el tema "Companhia de Cabinda"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Companhia de Cabinda".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Companhia de Cabinda"

1

Dutra, Daniel Rodrigues, Juliana Stephani de Souza, Erick Alonso Villegas-Cayllahua, Juliana Lolli Malagoli de Mello y Hirasilva Borba. "Preferência e percepções do tutor pelo modo de transporte dos animais de companhia em voos comerciais". Research, Society and Development 10, n.º 1 (3 de enero de 2021): e7610111353. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11353.

Texto completo
Resumen
Animais de companhia tem sido cada vez mais integrados em atividades familiares. Diante desta tendência, objetivou-se avaliar a preferência dos tutores pelas condições de transporte aéreo oferecidas em situação comercial a seus animais (cabine ou porão). Foram ainda avaliadas a preocupação dos tutores em relação ao bem-estar animal, sua insegurança em relação aos serviços de aerotransporte e a importância dada à infraestrutura dos aeroportos. Os dados foram coletados por oito meses, a partir da aplicação de dois questionários. Para o primeiro questionário, foram selecionados 80 tutores, transportando no mínimo um cão ou um gato, entre voos nacionais e internacionais. O segundo questionário foi aplicado a 157 indivíduos que possuíam ao menos um animal de companhia e intenção de embarcá-lo em voos comerciais, onde escalas hedônicas compuseram opções de respostas para cada fator. 58% dos tutores optaram por embarcar seus pets na cabine de passageiros e 42% no porão da aeronave. A maioria dos fatores relacionados ao bem-estar animal durante o voo foram considerados “extremamente preocupantes”. Os tutores se apresentaram “extremamente inseguros” ao contratar serviços aéreos e consideraram os fatores ligados à infraestrutura aeroportuária “muito importantes” para seus animais. Mereceram destaque a “extrema preocupação” com os maus-tratos aos animais (74,4%), a “extrema insegurança” com a possibilidade de extravio dos animais (76,0%) e a “muita importância” dada às garantias de bem-estar e segurança dos animais nos aeroportos (91,1%). Portanto, conclui-se que os tutores preferem transportar seus animais de companhia na cabine, como forma de garantir o bem-estar animal durante o voo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lobo Neto, Francisco José Da Silveira. "A “REPÚBLICA DOS GUARANIS” E OS SETE POVOS DAS MISSÕES DOS JESUÍTAS". Revista Trabalho Necessário 16, n.º 31 (22 de noviembre de 2018): 299. http://dx.doi.org/10.22409/tn.16i31.p27360.

Texto completo
Resumen
Há 250 anos e oito meses, “em nome do povo de S. Luís” – um dos aldeamentos, dentre os trinta, que formam a denominada “República dos Guaranis” e um dos sete povos das Missões Orientais da Companhia de Jesus, hoje situados no Rio Grande do Sul - os membros do “Cabildo” daquela municipalidade escreviam uma carta (Documento 3) ao Governador de Buenos Aires solicitando que os jesuítas continuassem a residir e permanecessem “para sempre” junto a eles. Caso contrário, o Rei e seus prepostos terão a não volta aos aldeamentos, a rebelião e retaliação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lobo Neto, Francisco José Da Silveira. "A “REPÚBLICA DOS GUARANIS” E OS SETE POVOS DAS MISSÕES DOS JESUÍTAS". Revista Trabalho Necessário 16, n.º 31 (22 de noviembre de 2018): 294. http://dx.doi.org/10.22409/tn.16i31.p27383.

Texto completo
Resumen
Há 250 anos e oito meses, “em nome do povo de S. Luís” – um dos aldeamentos, dentre os trinta, que formam a denominada “República dos Guaranis” e um dos sete povos das Missões Orientais da Companhia de Jesus, hoje situados no Rio Grande do Sul - os membros do “Cabildo” daquela municipalidade escreviam uma carta (Documento 3) ao Governador de Buenos Aires solicitando que os jesuítas continuassem a residir e permanecessem “para sempre” junto a eles. Caso contrário, o Rei e seus prepostos terão a não volta aos aldeamentos, a rebelião e retaliação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Alvarenga, Aristides Junqueira. "Pensão militar - Tribunal de Contas da União - Revisão de ato administrativo". Revista de Direito Administrativo 185 (1 de julio de 1991): 186–97. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v185.1991.44588.

Texto completo
Resumen
- Tribunal de Contas da União. Competência. Divisão de pensão militar entre esposa e companheira. Não é o Tribunal de Contas órgão recursal de decisão administrativa do órgão do Executivo, não lhe cabendo, portanto, em face de recurso de ex-companheira de militar falecido, determinar a divisão da pensão concedida à ex-esposa do mesmo, pelo Ministério da Marinha.- A parte que se sentiu prejudicada poderia ter recorrido administrativamente da decisão que lhe foi desfavorável, se a disciplina administrativa do Ministério da Marinha o permitisse, ou, caso contrário, dirigir-se ao Judiciário, mas não lhe cabia dirigir-se ao Tribunal de Contas da União para obter a revisão do ato, e nem poderia aquela ilustre Corte deferir-lhe o benefício.- Mandado de Segurança concedido para tornar ineficaz o ato do Tribunal de Contas da União modificando a decisão da Pagadoria do Ministério da Marinha que atribuiu a pensão integralmente à exesposa do militar, sem embargo de poder a companheira usar dos meios administrativos ou judiciais cabíveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Castillo, Vanessa Dina Palomino y Clarissa Mari de Medeiros. "Emergências médicas em voos comerciais: uma revisão de literatura". Saúde Ética & Justiça 21, n.º 1 (1 de agosto de 2016): 18–27. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i1p18-27.

Texto completo
Resumen
Considerando o ambiente de cabine em voos comerciais como potencial cenário de emergências médicas, e conhecendo o crescente número de passageiros no Brasil e no mundo, torna-se importante o estudo a respeito de repercussões deste ambiente em indivíduos com morbidades comumente encontradas na população e reportadas nos atendimentos durante o voo. O objetivo foi observar a prevalência de registro das principais complicações das enfermidades mais comuns na população geral durante viagens em voos comerciais. A busca foi realizada por meio dos descritores “inflight medical emergencies” e emergências médicas a bordo, no banco de dados da BVS, que resultou em 62 artigos, PubMed, 17 artigos, UpToDate, 5 artigos, Infraero, 11 resultados, SBC, 1 resultado. Também foram realizadas buscas nos bancos de dados disponibilizados pela ANAC, ICAO, ASMA. Focou-se em desordens respiratórias, cardiovasculares, gastrointestinais, não havendo consenso de porcentagens para as respectivas incidências na literatura, porém essas pertencendo ao rol das comumente reportadas. Outros aspectos peculiares do atendimento nesse microambiente foram citados, como protocolo de procedimento de comunicação de emergência durante o voo e registro de atendimento dos mesmos. Observou-se a falta de estudos mais extensos e quantitativamente robustos para os aspectos abordados, estando essa assertiva presente em todos os artigos encontrados. Com o exposto, concluiu-se pela necessidade desses estudos, bem como por maior divulgação de informações acerca desses atendimentos pelas companhias aéreas e órgãos regulamentadores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Carvalho, João Gilberto da Silva, Murilo Minello, Ana Paula Da Silva, Renato Saldanha Bastos y Raphael Rodrigues Brizzi. "REJEITOS E REJEITADOS DA COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS: APONTAMENTOS PARA UM ESTUDO INTERDISCIPLINAR". GEOgraphia 23, n.º 50 (22 de marzo de 2021). http://dx.doi.org/10.22409/geographia2021.v23i50.a28569.

Texto completo
Resumen
O texto resulta de um esforço interdisciplinar destinado a criar uma linha de pesquisa em torno da implantação, funcionamento e falência da Cia. Nacional de Álcalis. A partir da chave rejeito/rejeitados pretende-se compreender fenômenos que se articularam a ponto de terem provocado transformações em todos os setores da vida de uma pequena localidade – Arraial do Cabo. Um passivo jurídico, político, econômico, social, identitário, hídrico, botânico, em suma, ambiental, resultante de uma política de Estado e que se oferece como lócus privilegiado a pesquisadores de diferentes áreas. A proposta aqui esboçada, tendo por base um grupo de docentes que atuam na localidade, apresenta as possibilidades de momento e um corpus em construção. Do estreitamento entre áreas que costumam dialogar pouco – como a geografia, a química, a ecologia, a psicologia social, entre outras – pode-se antever ganhos em forma de propostas de novas pesquisas e ações de extensão, cujos maiores beneficiários são os alunos do IFRJ e da própria comunidade cabista em geral.Palavras-chave: estudos interdisciplinares, Álcalis, pesquisa e extensão no IFRJ. COMPANY OF ÁLCALIS IN ARRAIAL DO CABO - BRAZIL: NOTES FOR AN INTERDISCIPLINARY STUDY Abstract: The text is the result of an interdisciplinary effort aimed at creating a line of research around the implantation, operation and bankruptcy of Cia. Nacional de Álcalis. It is intended to understand phenomena that have articulated themselves to the point of causing changes in all sectors of life in a small town - Arraial do Cabo. A legal, political, economic, social, identity, water, pedological, botanical liability, in short, environmental, resulting from a State policy and which offers itself as a privileged locus for researchers from different areas. The proposal outlined here, based on a group of teachers working in the locality, presents the possibilities of the moment and a corpus under construction. From the narrowing between areas that tend to have little dialogue - such as geography, chemistry, ecology, social psychology, among others - one can foresee gains in the form of proposals for new research and extension actions, whose main beneficiaries are students from the IFRJ and the Cabista community in general.Keywords: interdisciplinary studies, Álcalis, research and extension in the IFRJ. COMPANHIA NACIONAL DE ÁLCALIS, ARRAIAL DO CABO - BRAZIL: NOTAS PARA UN ESTUDIO INTERDISCIPLINARIO Resumen: El texto es fruto de un esfuerzo interdisciplinario encaminado a crear una línea de investigación en torno a la implantación, funcionamiento y quiebra de la Cia. Nacional de Álcalis. Se pretende comprender fenómenos que se han articulado hasta el punto de provocar transformaciones en todos los sectores de la vida en una pequeña localidad - Arraial do Cabo. Una responsabilidad jurídica, política, económica, social, identitaria, hídrica, pedológica, botánica, en definitiva, ambiental, fruto de una política de Estado y que se ofrece como un locus privilegiado para investigadores de diferentes áreas. La propuesta aquí esbozada, a partir de un grupo de docentes que laboran en la localidad, presenta las posibilidades del momento y un corpus en construcción. A partir del estrechamiento entre áreas que suelen tener poco diálogo -como geografía, química, ecología, psicología social, entre otras- se pueden vislumbrar ganancias en forma de propuestas de nuevas acciones de investigación y extensión, cuyos principales beneficiarios son los estudiantes de la IFRJ y la comunidad Cabista en general.Palabras clave: estudios interdisciplinarios, Álcalis, investigación y extensión en la IFRJ.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Raggiotto, Henrique Rodrigues y Nagi Hanna Salm Costa. "Fatores estressantes para tripulação de cabine do transporte aeromédico em companhia aérea não regular". Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 21 de mayo de 2021, 76–96. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/ciencias-aeronauticas/transporte-aeromedico.

Texto completo
Resumen
O transporte aeromédico tem sido utilizado para a remoção ou resgate de pacientes e para o transporte de tecidos e órgãos para transplante. O processo de remoção aeromédica se dá quando um paciente está em uma localidade com pouca infraestrutura hospitalar e precisa ser transportado para um centro clínico apto a atendê-lo ou quando um órgão precisa chegar até o paciente que está em local diverso. Esse serviço vem se desenvolvendo muito ao longo dos anos e tem ganhado ainda mais destaque em função do contexto de pandemia causado pelo alastramento do Coronavírus (SARS-CoV-2), que causa a doença COVID-19. O presente estudo teve como objetivo mapear os fatores estressantes para tripulação de cabine do transporte aeromédico em companhia aérea não regular. Para a coleta de dados, além da pesquisa documental e bibliográfica, foram entrevistados por Skype 12 pilotos que realizam voos aeromédicos. Entre os fatores estressantes apresentados pelos participantes estavam o pré-voo – momento que vai desde o aviso da missão até o acionamento dos motores da aeronave, quando todos já estão embarcados e prontos para o voo ; os atrasos das ambulâncias; a dificuldade de estabilizar o paciente antes do voo; o embarque, o desembarque e, por vezes, o próprio voo, visto que transporta uma pessoa com saúde fragilizada; o medo de contaminação; e até mesmo o uso de limitantes Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Os resultados obtidos sugerem que os voos de transporte de enfermos parecem ser mais estressantes do que os voos executivos, principalmente quando se trata do transporte de pacientes em situação crítica ou com quadros contagiosos. Ao final, sugere-se a condução de estudos mais abrangentes acerca dos fatores apontados pelos pilotos como os mais estressantes no contexto do transporte aeromédico, com vistas a evidenciar os gargalos desse serviço tão essencial para toda a sociedade, reduzir os fatores estressantes e garantir, em última análise, mais segurança de voo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Martinez Dueñas, William Andrés. "Quando H2O e o espírito da água se encontram: Tornando visível o encontro entre mundos em Puracé - Colômbia". Interethnic@ - Revista de Estudos em Relações Interétnicas 18, n.º 1 (9 de noviembre de 2014). http://dx.doi.org/10.26512/interethnica.v18i1.15369.

Texto completo
Resumen
Este artigo busca tornar visível a coexistência de, pelo menos, dois mundos no Resguardo indígena de Puracé através dos percursos (método) que o autor fez nos abastecimentos de água deste território, em companhia do Cabildo Indígena de Puracé. Esses mundos, podem ser exergados mediante duas maneiras de interação com a água. Por um lado, (forma moderna), aquela onde a água é apenas objeto (H2O). De outro, (mundo não[tão]moderno puraceño) aquela onde a água além de objeto tem características de sujeito, como espírito e vontade. Visualizar isto pode influenciar a forma das intervenções contemporâneas de desenvolvimento e as políticas públicas em as nações entendidas como multiculturais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Companhia de Cabinda"

1

Brandão, Maria Serra 1983. "Estudo da sonolência e da fadiga em tripulantes de cabine de uma companhia aérea portuguesa". Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10451/10337.

Texto completo
Resumen
Tese de mestrado, Ciências do Sono, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2014
A aviação comercial é um sector onde os riscos associados à sonolência e à fadiga têm merecido especial atenção devido à relação estreita entre estes fenómenos e a segurança. Com a presente investigação procurou-se estudar a sonolência e a fadiga subjectiva numa amostra de Tripulantes de Cabine de uma companhia aérea portuguesa, com o objectivo de analisar a prevalência e a gravidade destes fenómenos nesta população específica de trabalhadores por turnos. Através de uma primeira validação da Escala de Sonolência de Epworth (ESE), para a população geral portuguesa, foi possível fazer uma análise comparativa da sonolência entre dois grupos com horários sono-vigília diferentes devido ao tipo de trabalho (regular e turnos). A média da ESE da amostra de 500 portugueses (grupo controlo – trabalho regular) foi 8,57±4,06, e dos 203 tripulantes de cabine (TC) (grupo de estudo – turnos irregulares) foi 11,79±4,57 (p=0,000). A prevalência de sonolência patológica (ESE ≥ 10) no grupo controlo foi 43%, e nos TC foi 70,4%, esta diferença foi significativa (p=0,000). A média da Escala de Intensidade da Fadiga (EIF) na amostra dos TC foi 4,89±1,15, um valor equivalente a médias obtidas noutros estudos de pacientes com esclerose múltipla (4,8), lúpus eritematoso sistémico e distúrbio do sono (4,7). A prevalência de fadiga patológica (EIF > 3) nesta amostra foi extremamente elevada (92%). A fadiga manifestou-se de forma diferente nas duas frotas, tendo sido mais elevada nos TC de médio-curso acordados há menos horas (5,07), e elevada também nos TC de longo-curso após longos períodos de vigília (5,05). O presente estudo sugere que a fadiga e a sonolência subjectiva são dois fenómenos distintos, e que ambos merecem ser devidamente avaliados e proactivamente geridos para minorar os riscos associados a estes, neste contexto específico de trabalho.
Sleepiness and fatigue have become major concerns in modern aviation operations due to the risks related to performance impairment and alertness deficits, which can seriously compromise safety. Sleep loss, circadian disruption and long duty cycles are all common factors in aviation, and unless well managed, will result in health risks and unintentional safety breaches due to high levels of fatigue and sleepiness experienced by crews. The goals of this investigation were to analyze the prevalence of sleepiness and fatigue in a group of flight attendants from a Portuguese airline company, in order to have scientific evidence that supports the urgent need to develop and implement efficient fatigue risk management measures. Sleepiness was measured by the Epworth Sleepiness Scale (ESS), which was previously validated in Portuguese (Cronbach α=0,772). ESS mean scores were 8,57±4,06 for the control group (Portuguese population sample, N=500) and 11,79±4,57 for the study group (flight attendants sample, N=203) (p=0000). Pathological levels of sleepiness (ESE ≥ 10) were more prevalent in flight attendants (70,4%) than in the control group (43%) (p=0,000). 92% of our sample of flight attendants revealed pathological levels of fatigue (EIF > 3) measured by the Fatigue Severity Scale (FSS). FSS mean score was 4,89±1,15 in this sample of flight attendants, which suggests that these shift-workers experience fatigue at the same levels as other fatigue symptom disorder patients (mean FSS scores of 4,8 in multiple sclerosis patients and 4,7 in systemic lupus erythematosus and sleep disorder patients). Fatigue levels were higher in short-haul flight attendants awake for less than 14 hours (5,07). Long-haul flight attendants who were awake for very long periods of time also experienced high FSS scores (5,05).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía