Artículos de revistas sobre el tema "Circuito das Malhas do sul de Minas"

Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Circuito das Malhas do sul de Minas.

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 15 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Circuito das Malhas do sul de Minas".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Fuini, Lucas Labigalini. "A governança territorial no Circuito das Malhas do Sul de Minas Gerais". Interações (Campo Grande) 9, n.º 2 (diciembre de 2008): 141–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1518-70122008000200003.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Romaniello, Marcelo Márcio, Robson Amâncio y Samuel Carvalho De Benedicto. "Avaliação do programa de gestão inter-institucional Circuito Sul Mineiro de Cafeicultura na região sul do Estado de Minas Gerais". Revista de Administração Contemporânea 11, n.º 1 (marzo de 2007): 119–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552007000100007.

Texto completo
Resumen
O governo do Estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou o Programa Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, na busca dos seguintes objetivos: melhorar a qualidade do café, aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção. Entretanto, apesar da importância desse programa como subsídio para a solução de problemas referentes à cafeicultura na região sul de Minas Gerais, ele ainda não foi avaliado. Portanto conduziu-se este trabalho com o objetivo de avaliar o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando os objetivos declarados e a sua efetividade quanto aos resultados alcançados. Neste trabalho montou-se um referencial teórico que orientou as perspectivas analíticas contidas na seção de resultados e discussões. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos (survey) e qualitativos (roteiro semi-estruturado) demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e avaliar o programa em foco. Observaram-se, ainda, evidências de que os objetivos declarados pelo programa foram parcialmente atingidos, baseando-se nas percepções dos cafeicultores, que são os usuários diretos do Programa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Santos, Luiz Henrique de Oliveira y Vicente Paulo dos Santos Pinto. "O CIRCUITO TERRAS ALTAS DA MANTIQUEIRA POR UMA PERSPECTIVA TERRITORIAL". Geo UERJ, n.º 39 (27 de diciembre de 2021): e52299. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2021.52299.

Texto completo
Resumen
Introdução: O circuito Terras Altas da Mantiqueira é um circuito turístico localizado no sul de Minas Gerais e que faz parte da Serra da Mantiqueira, um conjunto de elevações localizado entre os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de janeiro. Foi criado, em 1998, como o primeiro Circuito Turístico oficial do estado. A estrutura de circuitos é uma política pública de influência territorial. Objetivo: O artigo tem como objetivo apresentar, por uma visão geográfica, o território em uma região de potencial turístico, no caso, as Terras Altas da Mantiqueira. A proposta faz parte de um estudo mais abrangente, que apresenta a localidade com base na metodologia GTP (Geossistema – Território - Paisagem) de Bertrand e Bertrand (2007), porém, buscando uma maior aproximação com as propostas de Haesbaert (2004). Métodos: Os dados foram obtidos através de revisão bibliográfica, do levantamento de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de outros órgãos e também foram realizados trabalhos de campo durante o segundo semestre de 2019. Resultado: O resultado foi a criação de uma base de informações sobre o contexto territorial, tanto dos aspectos de políticas públicas, quanto de ocupação histórica. Conclusão: Para os gestores, a compreensão desse pertencimento pode apontar territórios que se sobrepõem e pontos de associação que transcendam os limites do circuito e proporcionem parcerias, que respeitem a população e permitam ao turista experimentar outro nível de vivência, adentrando em uma dimensão territorial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira, Paulo Roberto de. "Rosa e Gabriel entre o litoral e o interior do Brasil na Primeira República". Nova Economia 29, n.º 2 (agosto de 2019): 651–75. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/4326.

Texto completo
Resumen
Resumo A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, Minas Gerais, possuiu papel importante na intermediação do comércio que, durante a Primeira República, se realizou entre a economia cafeeira paulista e o interior do Brasil. Essa intermediação tinha como protagonistas uberabenses que de diferentes formas se enquadravam naquele circuito comercial; muitos desses possuíam negócios que se estendiam em direção ao norte e ao sul, indo do interior até o litoral e, em alguns casos, até o continente europeu. Este artigo tem como objetivo acompanhar os desdobramentos de algumas dessas redes comerciais, focando em dois atores importantes: Rosa Maria de Oliveira e Gabriel Orlando Teixeira Junqueira.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Casaril, Carlos y Fernando dos Santos Sampaio. "DINÂMICA DA PRODUÇÃO DE CAFÉS ESPECIAIS". GEOFRONTER 10 (27 de junio de 2024): e8852. http://dx.doi.org/10.61389/geofronter.v10.8852.

Texto completo
Resumen
A produção de cafés no Brasil criou e ainda cria divisas, além de fazer parte de um amplo circuito espacial produtivo. A região Sul de Minas Gerais se destaca na produção de cafés commodities e cafés especiais. Nas últimas décadas, o mercado de cafés, com ênfase, sobretudo, nos cafés especiais vem passando por expressivas mudanças vinculadas, principalmente, a novas formas de produção e diferenciação do produto, a maior qualidade e novos anseios do mercado consumidor. O objetivo deste trabalho foi analisar a dinâmica da produção de cafés especiais. Para tanto, realizou-se um trabalho de campo no Estado de Minas Gerais, mais especificamente, na região Sul-MG. Foram feitas visitas técnicas em algumas fazendas produtoras de cafés commodities e cafés especiais, onde destacamos, nesta pesquisa a dinâmica produtiva da fazenda Recanto em Machado – MG. Como resultados, verificou-se o sistema produtivo desta fazenda, demonstrando a produção dentro da porteira, evidenciando o sistema safra-zero de bianualidade e uma série de atividades/estratégias utilizadas para comercialização dos cafés especiais diretamente com proprietários de cafeterias da terceira onda, pequenos torrefadores e comerciantes de cafés de determinados países. Todos vêm até a fazenda para conhecer sua história e verificar o sistema produtivo, firmando parcerias diretas e diminuindo os intermediários.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Rodrigues Monteiro Júnior, Irami. "ANÁLISE DO DESENHO PRODUTIVO DO BORDADO ARTESANAL DE TIMBAÚBA DOS BATISTAS, RIO GRANDE DO NORTE". Revista Geotemas 13 (28 de julio de 2023): e02317. http://dx.doi.org/10.33237/2236-255x.2023.4657.

Texto completo
Resumen
O bordado artesanal foi introduzido na região do Seridó a partir da chegada dos portugueses e tem traços semelhantes ao bordado identificado na Ilha da Madeira, em Portugal. Assim, o objetivo é discutir as etapas de circulação, distribuição e consumo do circuito espacial produtivo do bordado artesanal de Timbaúba dos Batistas no atual período da globalização. Para isso, foram realizadas entrevistadas semiestruturas com 242 bordadeiras escolhidas aleatoriamente no município. Desse montante, 82 foram realizadas virtualmente entre abril e junho de 2021 por causa da pandemia do coronavírus. Foi utilizado autores como Batista (1988), Brito (2010) na discussão do bordado artesanal, Frederico e Castillo (2010), Moraes (1985) e Santos (1994; 2008) no tocante ao circuito espacial de produção e uso do território. Dentro do circuito, os meios de transportes utilizados pelas bordadeiras empreendedoras são caminhões, vans e táxi aéreo custeado pelos compradores das mercadorias numa relação vertical. O pagamento é 85% em dinheiro, 5% depósito, 3% cartão de crédito e 2% com o Pix. A comunicação entre os clientes é cerca de 93% pelo WhatsApp, e 7% por telefone. O maior consumo do bordado artesanal é da própria região Nordeste, pelos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará, que concentram 68% de toda a produção, e, em segundo lugar, a região Centro-Sul, representada pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e pelo Distrito Federal, que conferem 32%. Por fim, percebe-se que as formas de distribuição, comercialização e consumo mudaram dos tempos trazidos pelos os portugueses.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

ROMANIELLO, MARCELO MÁRCIO y ROBSON AMÂNCIO. "GESTÃO DE PROGRAMAS E SERVIÇOS DE TRANSFERÊNCIA E DIFUSÃO DE TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO CAFEEIRA DO SUL DO ESTADO DE MINAS GERAIS". RAM. Revista de Administração Mackenzie 6, n.º 2 (junio de 2005): 114–36. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712005/administracao.v6n2p114-136.

Texto completo
Resumen
RESUMO Visando à manutenção de destaque da cafeicultura sul-mineira no cenário nacional, o estado de Minas Gerais, por intermédio de suas instituições públicas, criou um programa de desenvolvimento regional que se constitui no canal formal para a difusão de inovações e tecnologias para a região. Com esse objetivo, foi implantado o Circuito Sul-Mineiro de Cafeicultura, que tem como finalidade sistematizar e organizar encontros na área de cafeicultura na região, integrando as instituições de pesquisa, ensino, extensão e os cafeicultores para atender aos principais problemas referentes à cafeicultura. Entretanto, apesar da importância desse programa para a região, a sua gestão e os serviços prestados ainda não foram avaliados. Portanto, conduziu-se este trabalho com o objetivo de analisar esta iniciativa de difusão de tecnologia para o desenvolvimento rural, considerando-se uma abordagem metodológica orientada por diferentes métodos de pesquisa, analisando e identificando as atitudes dos organizadores, patrocinadores e o comportamento dos cafeicultores em relação a esse programa. Com esta pesquisa, evidenciou-se que a combinação de métodos quantitativos e qualitativos demonstrou ser uma abordagem adequada e complementar para extrair dados e analisar o programa sob foco.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Luiz Henrique de Oliveira. "complexidade na compreensão dos atrativos naturais e o meio físico". Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 16 (11 de enero de 2022): 2369. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v16.2369.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como objetivo realizar um diagnóstico da estrutura física e observar a distribuição espacial dos atrativos turísticos naturais do Circuito Terras Altas da Mantiqueira, sul de Minas Gerais – Brasil e, com isto, apresentar a possibilidade de inserção de ferramentas geográficas (geoprocessamento e geossistemas) no planejamento turístico da localidade. Para se chegar às conclusões foram criados mapas utilizando: trabalhos acadêmicos de perspectiva geossistêmica sobre a região, arquivos oficiais de órgãos do governo (IBGE, IDE-SISEMA) e dados coletados pelo Inventário Municipal de Turismo de 2017, com o objetivo de espacializar os atrativos naturais da região, em um contexto complexo. Como resultado, o levantamento se apresentou útil na compreensão dos espaços, tanto para o planejamento, quanto para facilitar a metodologia de avaliação dos formulários de pesquisa. Outro ponto relevante abordado é a necessidade de um alinhamento metodológico na aplicação do Inventário Municipal de Turismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ilheo, Mariana de Carvalho. "Nas encruzilhadas do saber". Tematicas 32, n.º 63 (17 de julio de 2024): 220–56. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v32i63.18614.

Texto completo
Resumen
As vidas vegetal e humana estão imbricadas em uma teia orgânica. Considerando os entendimentos sobre elas e os modos de conhecimento associados à sua aplicação prática, as plantas emergem como um assunto privilegiado para demonstrar a sobreposição de ontologias diversas tornando possível evidenciar a pluralidade de formas de ver e de ser no mundo. Este ensaio tem como objetivo refletir sobre o poder das plantas e sua presença na medicina popular experienciada na região sul de Minas Gerais; o recorte escolhido se entrecruza com a religiosidade ao discutir a prática de benzimento. A metodologia contempla uma etnografia multissituada a partir de um circuito percorrido ao longo da pesquisa e dos fluxos que conectam as diferentes localidades. Colocando as plantas em evidência, os resultados apontam para sua importância, especialmente em relação à produção de cura e bênção, por meio da sobreposição de aspectos culturais, rituais, medicinais e alimentares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva e Alves, Ana Júlia y Karina de Senna Villar. "Brucelose bovina e sua situação epidemiológica no Brasil: revisão de literatura". Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 9, n.º 2 (1 de julio de 2011): 12–17. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v9i2.364.

Texto completo
Resumen
É efetuada uma revisão da conceituação, etiologia, patogenia e epidemiologia da brucelose bovina com destaque dos principais elementos envolvidos na sua transmissão e disseminação. Posteriormente, é ressaltado o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose bovina, implantado no Brasil em 2001, e do inquérito soroepidemiológico que subsidia a implantação de tal programa, realizado em parceria firmada entre o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade de São Paulo (USP). Das 14 unidades federais trabalhadas, 13 foram divididas em 60 circuitos produtores. O período de coleta de dados a campo foi compreendido entre 2001 e 2004. São apresentadas as prevalências de focos e de fêmeas adultas soropositivas por Estado trabalhado (Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins), circuito pecuário, bem como os respectivos fatores de risco identificados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Arantes, Fábio Pereira, José Enemir Santos y Nilo Bazzoli. "Primeiro registro de Lepidosiren paradoxa, (Lepidosireniformes: Lepidosirenidae) para a o Rio Paraopeba, Bacia do Rio São Francisco, Brasil." Conexão Ciência (Online) 11, n.º 1 (26 de agosto de 2016): 9–12. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v11i1.402.

Texto completo
Resumen
A introdução de peixes não nativos em águas interiores é uma das principais ameaças à biodiversidade. Espécies introduzidas podem competir por recursos, predar a fauna nativa, transmitir doenças, hibridização e parasitas. Lepidosiren paradoxa, popularmente conhecido como piramboia, é o único representante sul americano do grupo dos dipnoicos, verdadeiros peixes pulmonados, sendo sua área de abrangência natural, as bacias do rio Amazonas, do rio Paraguai, no baixo Paraná e do rio Orinoco. Como todas as espécies exóticas ou alóctones introduzidas fora de seu ambiente natural, é um potencial invasor aos ambientes aquáticos. Este trabalho registra a primeira ocorrência de Lepidosiren paradoxa no rio Paraopeba, bacia do rio São Francisco, no estado de Minas Gerais, Brasil. Os exemplares de L. paradoxa descritos no presente trabalho e identificado de acordo com a literatura especializada foram capturados em uma lagoa marginal (margem esquerda) do rio Paraopeba chamada de lagoa Chiqueiro (19o21’52,5”S - 44o32’26,5”W), localizada no município de Papagaios, e a uma profundidade de 3 m. Foi utilizada na captura rede de emalhar de nylon com malhas de 8 cm entre nós opostos. O presente trabalho aumenta a lista de espécies introduzidas na bacia do rio Paraopeba e serve de alerta sobre os potenciais impactos da introdução de peixes sobre a ictiofauna nativa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Silva, Rafael Lúcio da y Sandra Maria Fonseca da Costa. "ATORES, POLÍTICAS PÚBLICAS E EXPANSÃO URBANA NO MUNICÍPIO DE MONTE SIÃO, MG, ENTRE 1962 E 2012". Revista Univap 23, n.º 42 (31 de julio de 2017): 18. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v23i42.1761.

Texto completo
Resumen
Este estudo propõe, a partir de uma abordagem teórica e um estudo empírico, compreender as relações inseridas no processo de expansão urbana, levando em consideração os diferentes agentes estruturadores do espaço urbano. Para tanto, estudamos a cidade de Monte Sião, localizada no sul do Estado de Minas Gerais, Microrregião Geográfica de Pouso Alegre, município limítrofe com o Estado de São Paulo, considerada a “Capital Nacional do Tricô”. A hipótese, ora abordada, é que, com o declínio da atividade rural no município de Monte Sião e a consolidação de uma nova atividade econômica com a especialização na produção de malhas e a diversificação do setor têxtil, impulsionado pelo turismo, o foco de investimentos da população passou a ser o mercado de terras, o que promoveu uma expansão acelerada do perímetro urbano, a partir da década 1970, e atraiu grande contingente populacional de outros estados. O desenvolvimento desta nova economia no município propiciou uma rápida expansão do perímetro urbano e grande valorização da terra urbana, o que causou uma nova estruturação do espaço urbano local. Foi quantificada a expansão urbana da cidade de Monte Sião-MG, entre 1962 e 2012, utilizando-se fotografias aéreas e imagens de satélite, bem como e estudada a relação entre esse crescimento e os aspectos socioeconômicos e político-institucionais, nesse período.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Teixeira, Thatiana Stacanelli, Valderí de Castro Alcântara, José Roberto Pereira, Eloisa Helena de Souza Cabral y Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo. "Conflitos de Interesses pelo Uso das Águas Minerais". Management in Perspective 1, n.º 1 (1 de mayo de 2020): 79–100. http://dx.doi.org/10.14393/mip-v1n1-2020-49646.

Texto completo
Resumen
No Brasil, como referência em águas minerais, estão as cidades pertencentes ao Circuito das Águas localizadas ao sul de Minas Gerais. Todavia, esses municípios são marcados por conflitos que envolvem o uso, a exploração e a gestão das águas minerais. Nesse contexto, este estudo objetivou compreender os interesses mobilizados em torno dos usos das águas minerais no município de Cambuquira (MG). Além das discussões sobre os conflitos envolvendo águas minerais no Brasil, discutiu-se os diferentes interesses existentes em torno dos usos das águas minerais. Para o estudo qualitativo, realizou-se pesquisa documental, observação e aplicação do Diagnóstico Rápido Participativo Emancipador (DRPE). Para as análises, as seguintes categorias analíticas foram utilizadas: os interesses privado, público estatal e público não estatal, identificando os atores, os usos relacionados a cada um desses interesses e os conflitos manifestos entre eles. Foi possível diagnosticar que existem duas lógicas centrais em conflito: água como bem público e direito humano, devendo ser acessível a todos (apesar das divergências, essas concepções se relacionam, também, com a questão turística e a crenoterapia), e, por outro lado, a água como mercadoria e commodity – que resulta no foco da exploração mercantil. Conclui-se o estudo apontando as dificuldades e possibilidades de uma gestão compartilhada das águas minerais que considere a multiplicidade de usos e ofereça instrumentos para a mediação e resolução dos conflitos de interesses.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

De Oliveira Chamon, Profa Dra Edna Maria Querido. "Múltiplos olhares na construção do conhecimento". Revista Ciências Humanas 10, n.º 1 (30 de junio de 2017): 5–6. http://dx.doi.org/10.32813/2179-1120.2017.v10.n1.a349.

Texto completo
Resumen
O lançamento de cada edição da Revista de Ciências Humanas é sempre comemorado com muita satisfação. Afinal, é o resultado de meses de dedicação de nossa equipe de editores e de nosso corpo de pareceristas, mas ée, principalmente, sinal da confiança em nosso trabalho por parte dos autores.Esta edição, entretanto, vem carregada de muito mais entusiasmo e orgulho, porque vai ao ar com uma nova avaliação do Sistema Qualis/Capes: o conceito B2.Nosso programa de Pós-graduação em Educação e Desenvolvimento Humano iniciou suas atividades em 2008 e, de lá para cá, vem trabalhando incessantemente em diversas frentes – na orientação de dissertações de qualidade, na produção intelectual do corpo docente e discente e, ainda, na publicação de um periódico sério, que possa refletir a produção do conhecimento nas mais diversas áreas do saber de outras instituições além da nossa, especialmente no que tange à interdisciplinaridade.Dessa forma, chegar a esse patamar neste momento é um importante incentivo para persistirmos nessa construção conjunta, com a plena convicção de que todo esforço é recompensado.Para marcar ainda mais este momento, trazemos nesta edição uma nova sessão de textos, com artigos e resumos dos principais eventos realizados por nosso programa no primeiro semestre de 2017.Os textos estão organizados em ordem cronológica, começando pela reflexão “O Circuito dos Afetos como conhecimento dos Corpos Políticos no desamparo: o fim do indivíduo”, feita pela professora Zilda Zilda M.G.Iokoi, na aula magna de 2017 das novas turmas, ocorrida no dia 07 de março.Em seguida, apresentamos o texto “Resiliência e sua importância no desenvolvimento integral da pessoa”, do professor Javier Fiz Perez, e “Gestão da Comunicação de Crise – a reputação organizacional”, da professora Susana Pinto, ambos fruto de palestras proferidas no II Seminário Interistitucional de Pesquisa, realizado em 16 de maio pela Universidade de Taubaté, em parceria com o UNIS (Centro Univeritário do Sul de Minas).Encerrando esta primeira parte da Revista, trazemos o texto “Interdisciplinaridade: teoria e prática”, apresentado pela professora Ivani Catarina Arantes Fazenda, por ocasião do II Seminário Interdisciplinar, em 24 de maio.A segunda sessão é composta por artigos de pesquisadores de diversas instituições, que abordam desde assuntos como a humanização da saúde (Humanização, Saúde e Interdisciplinaridade, de José Geraldo da Rocha) até as questões que envolvem a importância da divulgação científica (Comunicação Midiática, Ensino de Ciências e Sustentabilidade, de Cidoval Morais de Sousa); dos direitos dos comerciários (Deborah Duarte Abdala e Elisa Maria Andrade Brisola) à abordagem psicofisiológica da aprendizagem (Nicole Costa Faria e Carlos Alberto Mourão Júnior); do patrimônio histórico, cultural e ambiental (Gabriella Patto Xavier Gonçalves e Maria Dolores Alves Cocco) aos conflitos nas escolas (Nicole Quinquiolo); da diversidade (Vania Marques Cardoso) ao papel do orientador vocacional (Ricardo Santos David).Múltiplo olhares, múltiplas vozes, múltiplos esforços na construção de um conhecimento diverso e que busca, sempre e incansavelmente, a sua essência interdisciplinar. Agradecemos o empenho de toda a equipe e de todos os autores que nos confiaram seus textos, e parabenizamos todos os envolvidos na conquista desta nossa edição, com um gostinho agradável de sermos agora Qualis/Capes B2.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Figueiredo, Luiz Afonso Vaz de, Lincoln Daniel de Souza, Azarias Miranda de Carvalho, Jorge Nei Lima y Felipe Domingues Miranda. "ILUMINANDO LUMINÁRIAS (MG): PRÁTICAS ESPELEOTURÍSTICAS E DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRANDO AVENTURA, NATUREZA E CULTURA". Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur) 4, n.º 4 (24 de octubre de 2011). http://dx.doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.6002.

Texto completo
Resumen
Luminárias é uma cidade do sul de Minas Gerais, incluída no roteiro da Estrada Real e no circuito Vale Verde e Quedas D´Água do Governo do Estado. A região é propícia para a atividade ecoturística, pois apresenta diversidade de atrativos: rios, cachoeiras, cavernas, serras, área de cerrado e campos rupestres, além de importante patrimônio histórico-cultural e gastronomia peculiar. O objetivo do presente trabalho é resgatar a trajetória das ações formativas e avaliar o potencial de roteiros para práticas espeleoturísticas envolvendo aspectos naturais e culturais da região a partir da integração universidade-operadora local-organização não-governamental. Como o ecoturismo e o turismo de aventura na localidade ainda se encontram em um estágio incipiente, o desenvolvimento destas atividades de forma organizada e sustentável torna-se fundamental. Os atrativos naturais da região já vêm sofrendo consideráveis impactos decorrentes das ações antrópicas, principalmente de moradores da comunidade e de localidades vizinhas, além da dependência de atividades econômicas de grande impacto ambiental (mineração de quartzito e a agropecuária extensiva), preterindo o investimento em atividades mais sustentáveis, como o ecoturismo. A primeira etapa foi a realização do Curso de Atualização em Espeleoturismo e Educação Ambiental em Trilhas e Cavernas: Sugestões para Luminárias (MG), para monitores locais, promovido pela parceria SBE-PML-GESMAR nos dias 26 e 27 dezembro 2006 (12h-teoria e prática). Participaram 11 pessoas, sendo 2 mulheres e 9 homens da faixa dos 15 aos 31 anos. Nos anos seguintes foram realizadas atividades preparatórias com o teste dos roteiros: a) julho 2008, b) novembro 2010 e c) abril 2011. Entre os dias 23 a 26 de junho de 2011 foi aplicado o roteiro por meio da parceria entre GESMAR, Tabatinga-Ecoturismo e Aventura, Centro Universitário Fundação Santo André-FSA e Laboratório de Estudos do Lazer-UNESP Rio Claro, envolvendo alunos do curso de Biologia da FSA, na disciplina Educação Ambiental e Práticas Interdisciplinares (EAPI), alunos do curso de pós-graduação em Educação Ambiental e Sustentabilidade (EAS) e convidados, totalizando 23 participantes, contando com 3 monitores do GESMAR e 2 monitores da TABATINGA. O roteiro integrava trilhas, water trekking, espeleoturismo, dinâmicas de sensibilização espeleológica, manual de observação botânica, banho de cachoeira, aspectos culturais da cidade, e comida mineira com diferenciais, tais como a ”jararaca na chiadeira” (linguicinha caseira frita na brasa sobre uma pedra mineira) e roda de fogueira no alojamento. A inter-relação entre as atividades de ecoturismo, espeleoturismo e educação ambiental, potencializaram o programa de visitação, destacando o enfoque pedagógico, obtendo-se resultados de grande relevância. Observou-se que poderiam ser agregados valores à atividade gerando novas fontes de renda para a região, ao mesmo tempo em que se promove a aproximação população para uma atividade menos impactante e que também propicia a valorização da cultura local. Durante as atividades, pode-se avaliar a importância da percepção visual da paisagem, o contato com a água, com as rochas e a diversidade florística e faunística da região, na tentativa de harmonizar e promover maior interação de homens e mulheres com o ambiente natural. E ainda destacar a importância da vida rural e do trabalho no campo. PALAVRAS-CHAVES: Espeleoturismo; Atividades de aventura; Educação ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía