Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Cinema esposto.

Artículos de revistas sobre el tema "Cinema esposto"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 44 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Cinema esposto".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Melo, Victor Andrade de. "O esporte no cinema de Portugal". Revista Portuguesa de Ciências do Desporto 2008 (2008): 157–68. http://dx.doi.org/10.5628/rpcd.08.01.157.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Araújo, A. C. "Gênero, Sexualidade e Esporte no Cinema". Revista Brasileira de Ciência e Movimento 23, n.º 1 (30 de marzo de 2015): 172–81. http://dx.doi.org/10.18511/0103-1716/rbcm.v23n1p172-181.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lira, Ramayana. "Violent transfusions: strategies of and against immunity in contemporary Brazilian cinema". Revista Crítica Cultural 5, n.º 2 (1 de diciembre de 2010): 471. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v5e22010471-483.

Texto completo
Resumen
Violence, in films, is often generated by an ‘immunizing’ logic, which according to Roberto Esposito, is typical of contemporary societies. Esposito says that the immunizing logic can be seen in State institution, laws, territorial organization or ethnic communities identified by a common element (language, religion, culture). These groups tend to shut out, immunizing against the ‘outside’ world. The films respond to the violent exclusion with a ‘violent image’ (not an ‘image of violence’, an image that presents itself as a correction of the world), a kind of violence that is a refusal of excluding violence. This ‘violent image’ is a line of flight that traverses many segments ‘immunized’ against what is ‘strange’ and ‘foreigner’, reestablishing the transit. This article questions how cinematographic discourse creates violent situations where spectators are challenged to face their own auto-immunization and called toreestablish the flux of violent images which are, above all, irradiation, explosion, contamination.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ribeiro de Sousa, Luciene y Catarina Tereza Farias de Oliveira. "Diálogos no Cinema". Tríade: Comunicação, Cultura e Mídia 9, n.º 21 (24 de agosto de 2021): 71–93. http://dx.doi.org/10.22484/2318-5694.2021v9n21p71-93.

Texto completo
Resumen
O artigo apresenta uma investigação que problematiza formas de ver e pensar a exibição de filmes para estudantes do 9º ano da rede pública municipal de Fortaleza. A pesquisa se desenvolveu junto ao projeto integração no Cuca (Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte) na Barra do Ceará. Ao identificarmos que esse projeto colocava o cinema como parte das suas atividades educativas, nos propomos a observar como esse uso acontecia. A pesquisa envolve dois momentos: um primeiro que observa o uso de audiovisual e, um segundo, no qual propomos oficinas com os (as) adolescentes. A metodologia de pesquisa escolhida foi a etnografia militante, utilizando oficinas como estratégia de intervenção. Os resultados da pesquisa nos fizeram compreender que a exibição de cinema para adolescentes é fundamental em práticas educativas, mas precisa ocorrer de forma planejada e criativa com dinâmicas que facilitem a participação e a expressão dos (as) educandos (as).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Melo, Victor Andrade de. "A presença do esporte no cinema: de Étienne-Jules Marey a Leni Reifenstahl". Movimento (ESEFID/UFRGS) 11, n.º 2 (27 de diciembre de 2007): 111–29. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2871.

Texto completo
Resumen
Será que o aspecto estético é um dos elementos fundamentais na consolidação da popularidade do fenômeno esportivo? Como então este “objeto com potencial estético” (o esporte) se relaciona com outros “objetos com potencial estético” de nossa sociedade (como as diversas manifestações artísticas)? Partindo dessas provocações, este ensaio tem por objetivo discutir as relações entre esporte e arte, especificamente tentando argumentar que, em função dos deslocamentos conceituais contemporâneos, é o esporte uma forma de arte. O principal intuito deste estudo é chamar a atenção para um aspecto que vem sendo somente parcialmente abordado. Mais ainda, procura apresentar as relações entre arte e esporte como uma forma de ampliar a compreensão acerca da presença social do fenômeno esportivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Peil, Luciana Marins Nogueira, Hugo Rodolfo Lovisolo y Hugo Rodolfo Lovisolo. "ROMANTISMO, ESPORTE E CINEMA: BOBBY JONES – A LENDA DO GOLF". Movimento (ESEFID/UFRGS) 16, n.º 2 (27 de abril de 2010): 289–308. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.10064.

Texto completo
Resumen
Este texto parte da hipótese de que na representação do esporte os principais pressupostos e categorias do Romantismo configuram suas narrativas dominantes. O Romantismo aportou a linguagem tanto para falar sobre o esporte como para produzir os sentimentos sobre ele. No caso, tomar-se-á a particular narrativa do cinema no filme Bobby Jones – A lenda do Golfe para mapear e interpretar os pressupostos e núcleos do pensamento romântico. Na biografia filmada de Bobby Jones, os aspectos básicos do Romantismo, como a noção de Gênio; a angústia da cisão; a valorização do prazer; a busca da unidade; a autenticidade; a organicidade e a valorização da natureza estão presentes, organizando a narrativa. O filme trabalha dentro de uma perspectiva de reencantamento do mundo através de sua mensagem de valorização dos aspectos sensíveis em detrimento dos aspectos utilitários. O esporte, e aqui especialmente o Golfe, mostra-se como o grande fim e meio de nossa integral realização humana, nos moldes conhecidos do Romantismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

De Melo, Victor Andrade y Alexandre Fernandez Vaz. "Cinema, corpo, boxe: reflexões sobre suas relações e notas sobre a questão da construção da masculinidade". Impetus 10, n.º 2 (26 de diciembre de 2014): 9. http://dx.doi.org/10.22579/20114680.107.

Texto completo
Resumen
<p>Considerando que esporte e cinema são manifestações culturais típicas da modernidade, que ambas estabeleceram fortes relacionamentos no decorrer da história e que se constituem em eficazes ferramentas pedagógicas, este estudo objetiva discutir as representações de masculinidade em filmes que incorporaram o boxe em seu enredo. Se em sua origem o esporte é uma prática social especialmente masculina, o boxe aparece como expressão hiperbólica dessa afinidade. Que idéias de homem, na sua relação com o corpo e com os sentidos e significados da modernidade, podem ser identificadas nas películas que representaram, ora de forma mais ora de forma menos explícita, tal esporte?</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Venancio, Rafael Duarte Oliveira. "O piloto-aprendiz e o engenheiro-mestre: O ensino esportivo do automobilismo em Dias de Trovão e Carros". Comunicação & Educação 20, n.º 2 (1 de octubre de 2015): 159. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9125.v20i2p159-168.

Texto completo
Resumen
A proposta da resenha é de apresentar dois filmes que relatam o ensino do automobilismo através da relação entre um mestre e um aprendiz, sendo um filme <em>blockbuster</em> (<em>Dias de Trovão,</em> 1990, de Tony Scott) e outro uma animação focada no público infantil (<em>Carros</em>, 2006, de John Lasseter). A ideia central é mostrar como a aprendizagem do esporte, no caso o automobilismo, é midiatizada pelo cinema através da ideia de uma educação calcada na figura de um aprendiz e de um mestre, construindo um imaginário do esporte próximo daqueles postos pelas narrativas maravilhosas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Oliveira da Encarnação, Rosiele, Gabriela Brum de Deus y Renato Xavier Coutinho. "Educação física e cinema: conteúdos didáticos e discussões sociais a partir da experiência de leitura por andaimes". Cadernos de Pós-graduação 20, n.º 2 (9 de diciembre de 2021): 76–89. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v20n2.19771.

Texto completo
Resumen
A pesquisa trata-se de uma prática educativa realizada durante o ensino remoto, em virtude da expansão do Covid-19 e teve como objetivo analisar a contribuição do Cinema associada à metodologia de Experiência de Leitura por Andaimes no desenvolvimento dos conteúdos esporte e inclusão social; imigração, exclusão social e desemprego; e superação, perseverança e dedicação, referentes à disciplina de Educação Física. Utilizou-se o filme McFarland dos EUA. Participaram deste estudo de caso 27 estudantes do 1º ano do Ensino Médio Integrado, de um Instituto Federal do Sul do Brasil. Ao analisar os dados, originaram-se duas categorias: pré-leitura: associação entre o esporte e a inclusão social na percepção dos estudantes e Situação social, realidade diversa e fatores primordiais para modificar a realidade e uma análise pós-leitura. Assim, conclui-se que a prática educativa possibilitou o desenvolvimento crítico, reflexivo e cultural dos estudantes, em relação ao conteúdo esporte.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

CHEBINI, Sabrina. "Il patrimonio gastronomico a favore della conservazione e della promozione della cultura algerina : qual è il ruolo del cinema ?" ALTRALANG Journal 2, n.º 01 (31 de julio de 2020): 143–54. http://dx.doi.org/10.52919/altralang.v2i01.53.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT: Food can be considered a cultural element, as gastronomy has played a very important role in the preservation and proclamation of the culture of a particular country, such as Algeria. This role manifests itself in all its complexity in film production, and in the relation between gastronomy-culture-cinema that has become more recent, ever closer. To treat and deepen this them well, and to try to respond to the fundamental problem presented, we have followed a methodology based essentially on the description, analysis, and analysis of the expression contain as a potential for cultural exchange. The article is divided into three parts. The first part explains the perpetual role of gastronomy in the preservation of Algerian cultural heritage, according to the role played by cinema in the promotion of Algerian culture in its appearance to the west (second part): the third part studies an attempt to interconnect these three elements: gastronomy, culture , cinema from theoretical point of view, in particular from the analysis of the threshold of XXIst century. RIASSUNTO: Il cibo può essere considerato un elemento culturale, in quanto la gastronomia ha giocato un ruolo molto importante nella conservazione e nella promozione della cultura di un Paese particolare, come l’Algeria. Un ruolo, questo, che si manifesta in tutta la sua complessità nella produzione cinematografica, e nella relazione tra gastronomia-cultura-cinema diventata in tempi recenti sempre più stretta. Per trattare e approfondire bene questo tema, e per cercare di rispondere alla problematica fondamentale esposta, abbiamo seguito una metodologia basata essenzialmente sulla descrizione, l’analisi, e l’approfondimento di ciò che queste tre forme di espressione contengono quale potenziale di interscambio culturale. L’articolo è suddiviso in tre parti. La prima intende spiegare il ruolo perpetuo della gastronomia nella consevazione del patrimonio culturale tipico algerino, la seconda il ruolo svolto dal cinema nella promozione della cultura algerina nel suo affacciarsi all’Occidente; la terza indaga un tentativo di interconnessione tra loro gastronomia, cultura e cinema da un punto di vista teorico, nello specifico, vertendo sull’analisi del caso algerino alle soglie del XXI secolo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Souza, Pablo Cezar Laignier de. "CINECLUBE ESPORTE E SOCIEDADE: cinema, comunicação e entretenimento em um projeto de extensão". Revista Observatório 5, n.º 4 (1 de julio de 2019): 197–222. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p197.

Texto completo
Resumen
O jornalismo esportivo é um setor muito procurado pelos alunos de graduação da Unesa. Infelizmente, a bibliografia de referência sobre o tema é insuficiente para tratar do assunto em toda a sua complexidade. Por outro lado, filmes de referência sobre futebol e outros esportes existem em grande número, tanto no Brasil quanto no exterior. Desse modo, o objetivo deste artigo é relatar o processo e os resultados obtidos por meio da realização do projeto de extensão intitulado Cineclube Esporte e Sociedade, idealizado e conduzido pelo professor e pesquisador Pablo Laignier, ao longo do ano de 2014, no Campus Madureira da Unesa (RJ), junto a uma equipe de alunos do curso de Jornalismo da mesma instituição. O projeto consistia em efetuar sessões de exibição de filmes sobre esportes, em que um longa-metragem era precedido por um curta-metragem e seguido de um debate com um professor convidado. O projeto atendeu também à população externa, na medida em que alunos trouxeram familiares e amigos para participar das sessões, que eram gratuitas e para finalidades didáticas. PALAVRAS-CHAVE: Comunicação Social; Jornalismo; Cinema; Extensão Universitária; Cineclube Esporte e Sociedade. ABSTRACT Sports journalism is a sector highly sought after by undergraduate students of the Estácio de Sá University (Unesa). Unfortunately, the reference literature on the subject is insufficient to address the issue in all its complexity. On the other hand, reference films about soccer and other sports exist in large numbers, both in Brazil and abroad. Thus, the purpose of this paper is to report the process and results obtained through the extension project titled Sports and Film Society, in campus Madureira, together with a team of students of the journalism course of that education institution. The project consisted of holding sports screening sessions where a feature film was preceded by a short film and followed by a discussion with a guest teacher. The project also served the outside population, as students brought family and friends to participate in the sessions, which were free and for teaching purposes. KEYWORDS: Social Communication; Journalism; Film; University Extension; Cineclube Esporte e Sociedade (Sports and Film Society). RESUMEN El periodismo deportivo es un área muy procurada por los alumnos de graduación de la Universidad Estácio de Sá (Unesa). Desafortunadamente, la bibliografía de referencia sobre el tema es insuficiente para tratar del asunto en toda su complejidad. Por otro lado, hay un gran número de películas de referencia sobre futbol y otros deportes, tanto en Brasil como en el exterior. De esta manera, el objetivo de este artículo es relatar el proceso y los resultados obtenidos por medio de la realización del proyecto de extensión titulado Cineclub Deporte y Sociedad, en el campus Madureira, junto a un equipo de alumnos de Periodismo de la institución. El proyecto consistía en realizar sesiones de muestra de películas sobre deportes, en las que un largo metraje era precedido por un corto metraje y seguido de un debate con un profesor invitado. El proyecto integró también a la población externa, ya que alumnos trajeron a familiares y amigos para participar de las sesiones, que eran gratuitas con una finalidad didáctica. PALABRAS CLAVE: Comunicación Social; Periodismo; Cine; Extensión Universitaria; Cineclub Deporte y Sociedad.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Moreno, Andrea. "Assista o livro, leia o filme... cenas do livro “O esporte vai ao cinema”". Movimento (ESEFID/UFRGS) 11, n.º 2 (27 de diciembre de 2007): 193–99. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2874.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Paz, Ana Luísa. "Propaganda para uma educação da amizade ibérica: a visita oficial do Generalíssimo a Portugal em 1949 nas atualidades cinematográficas". História Unisinos 26, n.º 3 (4 de noviembre de 2022): 562–75. http://dx.doi.org/10.4013/hist.2022.263.13.

Texto completo
Resumen
O artigo versa sobre o cinema de propaganda como pedagogia do autoritarismo e debruça-se, em particular, sobre o noticiário português Jornal de Atualidades (1938-1951). Propõe-se explorar as potencialidades pedagógicas do cinema de atualidades a partir da hipótese de Franco, de visita oficial a Portugal (1949), como um ‘professor invisível’ que guiaria os conteúdos noticiosos. A investigação é levada a efeito com recurso a uma análise de conteúdo comparativa com o mesmo episódio nos No-Do’s espanhóis, configurando uma proposta metodológica relativamente singular. Acaba por se revelar uma ambivalência discursiva, em que Franco não é de todo o ‘professor invisível’ e em que a esposa do ditador, guiada pela mão e pela lente do realizador português, é quem efetivamente incorpora a disposição correta e esperada. Essa leitura dá lugar a uma nova possibilidade, a de que é o realizador e suas ambições pró-artísticas quem efetiva e inelutavelmente comanda estes conteúdos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Amaro, Fausto. "Narrativas Midiáticas sobre a relação entre corpo e jogos olímpicos nas décadas de 1890 e 1900". Revista Brasileira de Estudos da Presença 6, n.º 3 (1 de agosto de 2016): 406–28. http://dx.doi.org/10.1590/2237-266061956.

Texto completo
Resumen
Resumo: Os jogos olímpicos apresentavam-se ao habitante do Rio de Janeiro das décadas de 1890 e 1900 como algo além do esporte. Circo, teatro e cinema eram espaços culturais onde aqueles eventos podiam ser assistidos, como os jornais da época anunciavam. As Olimpíadas do Comitê Olímpico Internacional também eram noticiadas, porém disputavam a atenção dos leitores cariocas com jogos não-oficiais, como os que foram realizados em Montevidéu no ano de 1907. Entendido esse contexto, neste artigo são apresentadas algumas questões relativas ao ideal de corpo no referido período e seu diálogo com a novidade representada pelos jogos olímpicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Gárate, Miriam Viviana. "Os "latinos" viajam à Meca do Cinema". Rumores 9, n.º 17 (6 de agosto de 2015): 204. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-677x.rum.2015.86415.

Texto completo
Resumen
<div class="page" title="Page 2"><div class="section"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span style="font-size: 10.000000pt; font-family: 'Verdana';">A presença de relatos que se organizam em torno do motivo da viagem </span><span style="font-size: 10.000000pt; font-family: 'Verdana';">a Hollywood é um dado significativo das letras latinoamericanas dos anos 1920-1930, que corre paralelo à expansão da cinematografia </span><span style="font-size: 10.000000pt; font-family: 'Verdana';">estadunidense. <em>Una aventura de amor</em>, <em>Miss Dorothy Phillips, mi esposa</em>, <em>Che Ferrati, inventor</em> e <em>Hollywood, novela da vida real</em> constituem exemplos a serem analisados. Para tanto, serão levados em conta os seguintes aspectos: o desvendamento das regras que vigoram nos grandes estúdios; o retrato de tipos que se consolidam por esses anos; a relação mimética das personagens com o cinema em diversos âmbitos; o vínculo afetivo </span><span style="font-size: 10.000000pt; font-family: 'Verdana';">espectador-estrela; o tema do dublê; a imbricação crítica cinematográfica/ ficção literária; a utilização de procedimentos que tendem a conferir à </span><span style="font-size: 10.000000pt; font-family: 'Verdana';">escrita uma estrutura e um dinamismo cinemáticos. </span></p></div></div></div></div>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Rozenchan, Nancy. "O universo literário de Etkar Kéret em HQ, cinema, teatro, balé e livro". Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG 11, n.º 20 (7 de junio de 2017): 261–75. http://dx.doi.org/10.17851/1982-3053.11.20.261-275.

Texto completo
Resumen
Os contos de Kéret fazem parte de uma ampla gama de criação cultural que se assenta sobre sua ficção e a extrapola, atividade em que conta com a colaboração da esposa, de ilustradores, cineastas, em Israel e em vários países, com os quais editou livros, publicou HQ, lidou com cinematografia, fez apresentações em estações de rádio e públicas, criação de um balé. Neste artigo, pretendo abordar a obra literária de Kéret e a sua grande abrangência que se estende pelos campos variados de cinema, teatro, balé e HQ.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Gárate, Miriam Viviana. "Cinema e ficção literária em dois escritores hispano-americanos: em torno a Horacio Quiroga e Carlos Noriega Hope". Aletria: Revista de Estudos de Literatura 17, n.º 1 (28 de octubre de 2015): 173–84. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.17.1.173-184.

Texto completo
Resumen
Resumo: O ensaio propõe uma leitura comparada de dois relatos de tema cinematográfico: Miss Dorothy Phillips, mi esposa (1919), do uruguaio Horacio Quiroga e Che Ferrrati, inventor (1923), do mexicano Carlos Noriega Hope. Examinam-se, entre outros aspectos, a presença do registro crítico-ensaístico na ficção, a evidenciação de estereótipos e clichês, o jogo ilusão/ desvelamento instaurado pela trama em relação à “máquina de sonhos”.Palavras-chave: Horacio Quiroga; Carlos Noriega Hope; ficção de tema cinematográfico; literatura hispano-americana.Resumen: El ensayo propone una lectura comparada de dos relatos de tema cinematográfico: Miss Dorothy Phillips, mi esposa (1919), del uruguayo Horacio Quiroga y Che Ferrrati, inventor (1923), del mexicano Carlos Noriega Hope. Se examinan, entre otros aspectos, la presencia del registro crítico-ensayístico en la ficción, la puesta en evidencia de estereotipos y clichês, el juego ilusión/desvelamiento instaurado por la trama en relación a la “máquina de sueños”.Palabras-clave: Horacio Quiroga; Carlos Noriega Hope; ficción de tema cinematográfico; literatura hispano-americana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Barbero-González, José-Ignacio y Hugo Rodríguez-Campazas. "THE NEAR FUTURE IN “ROLLERBALL” DYSTOPIAN MOVIE: FICTIONAL GENERATIVE THEMES TO STIMULATE SOCIOLOGICAL IMAGINATION WITHIN PHYSICAL EDUCATION AND SPORTS STUDIES". Movimento (ESEFID/UFRGS) 19, n.º 3 (15 de marzo de 2013): 79. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.35726.

Texto completo
Resumen
O cinema é um poderoso dispositivo de pedagogia pública cujo potencial é ignorado pelo sistema educativo. Neste contexto, este artigo apresenta como um filme sobre esportes (Rollerball) pode servir para estimular o exercício da imaginação sociológica nos estudos de Educação Física e Esportes. Para isso, centramo-nos num reduzido número de conceitos/imagens seleccionados pela sua capacidade para gerar uma praxis pedagógica dialógica em torno de um pequeno grupo de assuntos significativos relativos à cultura, à ideología, à pedagogía e ao esporte. A nossa premissa tácita é que os textos não tradicionais são uma ferramenta muito útil para ensinar teoria social a uma “audiência” que se apresenta muito mais predisposta à prática da atividadde física que à prática teórica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Garate, Miriam Viviana. "Cinema e ficção literária em dois escritores hispano-americanos: em torno a Horacio Quiroga e Carlos Noriega Hope". Aletria: Revista de Estudos de Literatura 17 (28 de octubre de 2015): 173. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.17.0.173-184.

Texto completo
Resumen
O ensaio propõe uma leitura comparada de dois relatos de tema cinematográfico: Miss Dorothy Phillips, mi esposa (1919), do uruguaio Horacio Quiroga e Che Ferrrati, inventor (1923), do mexicano Carlos Noriega Hope. Examinam-se, entre outros aspectos, a presença do registro crítico-ensaístico na ficção, a evidenciação de estereótipos e clichês, o jogo ilusão/ desvelamento instaurado pela trama em relação à “máquina de sonhos”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Silva, Gislene y Rosana De Lima Soares. "Para pensar a crítica de mídias". Revista FAMECOS 20, n.º 3 (14 de enero de 2014): 820. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2013.3.14644.

Texto completo
Resumen
A frágil reflexão acadêmica sobre teorias e procedimentos de crítica de mídias no Brasil demonstra um primeiro sinal de vitalidade quando observamos que, apesar de esporádicas, as publicações sobre essa problemática vêm compondo um quadro cumulativo. No universo midiático tem sido a televisão que mais provoca diferentes tipos de crítica (acadêmica, jornalística e popular-social), em especial em relação aos seus programas de ficção, com destaque para as telenovelas – raras as críticas e os estudos sobre como fazer a crítica de telejornais, programas de humor, de esporte, de auditório ou reality shows. Este estudo tem caráter introdutório, como parte de um projeto de pesquisa maior sobre critérios ou modos de crítica de mídias, inspirado na história de como tradicionalmente o fizeram a crítica de cinema e de literatura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Melo, Victor Andrade de y Rafael Fortes. "O surfe no cinema e a sociedade brasileira na transição dos anos 70/80". Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 23, n.º 3 (septiembre de 2009): 283–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092009000300009.

Texto completo
Resumen
Na transição dos anos 70 para os anos 80 foram lançados quatro longas-metragens nos quais o surfe esteve centralmente presente, todos atraindo grande público: Nas ondas do surf, de Lívio Bruni Júnior (1978); Nos embalos de Ipanema (1978), Menino do Rio (1981) e Garota dourada (1983), os três de Antônio Calmon. Além disso, como coadjuvante, este esporte esteve ainda representado em outras películas do período. O que teria impulsionado o aumento da presença do surfe na produção cinematográfica brasileira? Como isso pode nos ajudar a pensar não só nas diferentes configurações do campo esportivo como também no contexto sociocultural do país à época? Tendo em vista tais questões, esse artigo tem por objetivo analisar as quatro películas nas quais o surfe ocupou espaço privilegiado, produzidas no Brasil entre os anos de 1978 e 1983. Concluímos que os filmes analisados sinalizaram e contribuíram no forjar de novas dimensões simbólicas para a sociedade brasileira na transição dos anos 70/80, na qual o surfe passou a ser uma presença mais constante em vários espaços.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Soares, Priscila Gonçalves. "História das Práticas Corporais e Diversão na Zona da Mata Mineira". LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, n.º 4 (23 de diciembre de 2018): 405–28. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1947.

Texto completo
Resumen
Nas primeiras décadas do século XX o Brasil viveu o momento áureo da modernização. Muitas cidades foram influenciadas pro estes ares modernos. A história do esporte, das práticas corporais e diversão vêm sendo escrita a partir de buscas por identidades com o Rio de Janeiro. É preciso repensar a escrita da história utilizando-se a História Regional. Segundo Soares (2010) Juiz de Fora/MG foi uma destas cidades que teve o modernismo marcado por praticas corporais e diversão. Cataguases/MG e Juiz de Fora são cidades importantes que fazem parte da Zona da Mata Mineira. Assim, as pesquisas iniciais nos jornais de Cataguases sinalizam para um efervescer cultural que se aproxima da Bellé Époque juiz-forana, permeado por práticas corporais e de diversão como o cinema, exposições, teatro, concertos musicais, bandas de músicas, clubes esportivos e times de futebol.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Braga, Ivy Correia y Gustavo Monteiro Manhães. "ASPECTOS DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER NO CINEMA INTERNACIONAL". Lex Cult Revista do CCJF 3, n.º 1 (24 de mayo de 2019): 59. http://dx.doi.org/10.30749/2594-8261.v3n1p59-68.

Texto completo
Resumen
Resumo: Esta é uma análise do cinema internacional visando as expressões de violência contra a mulher enquanto gênero, abrangendo desde a presença e exercimento de um poder simbólico, até a violência menos velada que encontra-se presente desde filmes pulp até as megaproduções hollywoodianas. Com enfoque na violência simbólica como forma de dominação derivada do poder simbólico, faz-se presente a necessidade de elucidar sutilezas da atuação da desta violência na mídia. O cinema foi escolhido como produção de arte e, portanto, espelho de uma cultura e sociedade. As obras selecionadas abrangem desde o final dos anos 80 até o ano de 2017, além de contar com variedade considerável de gênero de cinema. Mais precisamente, os filmes “Tiranossauro” (2011), “O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Esposa e O Amante” (1989), e “Trama Fantasma” (2017) foram analisados profunda e isoladamente. A franquia “John Wick” (2014 e 2017) e o filme “Atômica” (2017) foram analisados comparativamente. Os filmes da saga “007” (1995) também serão mencionados em rápida análise ao longo desta pesquisa. Palavras-chave: Violência. Gênero. Cinema Abstract: The is an analysis of the international film industry addressing expressions of violence against women as a gender, accosting from the presence and exercising of a symbolic power, to the less-veiled violence found in pulp flics and mega productions from Hollywood alike. Focusing on symbolic violence as ways of domination derived from symbolic power, there comes the need of clarifying this violence works’ subtleties in media. The film industry was chosen as production of art and, therefore, reflection of a culture and society. The selected works comprehend a timeframe ranging from the late 80’s to the year of 2017, besides counting with a considerable variety of movie genres. More precisely, the movies “Tyranossaur” (2011), “The Cook, The Thief, His Wife & Her Lover” (1989), and “Phantom Thread” (2017) were analysed deeply and in isolation. The franchise “John Wick” (2014 and 2017) and the movie “Atomic Blonde” (2017) were comparatively analysed. The movies from the “007” saga (1995) will also be mentioned in brief analysis along this research. Keywords: Violence. Gender. Film industry.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Martino, Luis Mauro Sa y Gabriel Bellemo Balog. "INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PESQUISA EM COMUNICAÇÃO: UM PANORAMA TEMÁTICO DO CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA DA CÁSPER LÍBERO ENTRE 2003 E 2019". Revista Panorama - Revista de Comunicação Social 10, n.º 2 (4 de febrero de 2021): 38. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v10i2.8548.

Texto completo
Resumen
Este artigo delineia algumas tendências dos estudos de comunicação presentes em 219 pesquisas de iniciação científica realizadas na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo, de 2003 a 2019. A análise enfoca os títulos e temas dos trabalhos, entendidos como indicadores dos temas abordados. Os dados preliminares sugerem três elementos principais: (1) a abordagem é amplamente interdisciplinar: 97% das pesquisas abordam a mídia a partir de sua relação com outras práticas sociais, profissionais e culturais; (2) a variedade temática inclui uma ampla gama de temas, da literatura ao cinema, do esporte à educação, em suas interfaces com vários meios de comunicação. (3) Diacronicamente, é possível perceber o surgimento de assuntos como mídia digital, estudos de gênero e identidade a partir de 2008 até o presente. Esses resultados são discutidos em perspectiva epistemológica, na medida em que parecem refletir tendências mais amplas da pesquisa em comunicação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Bandeira, Charles da Costa y Arisson Vinícius Landgraf Gonçalves. "Educação Física e Cinema: problematizando a figura do coach-teacher entre professores e professoras da rede pública da cidade do Rio Grande – RS". Motrivivência 33, n.º 64 (26 de noviembre de 2021): 1–20. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2021e.82681.

Texto completo
Resumen
O presente artigo objetiva descrever como algumas produções cinematográficas norte-americanas são problematizadas por professores e professoras de Educação Física atuantes na rede pública do município de Rio Grande - RS. Para isso, lançamos mão do método do grupo focal, composto por docentes atuantes nos anos finais do ensino fundamental. Como disparador da discussão temática, foi utilizado material audiovisual produzido com fragmentos de obras cinematográficas Coach Carter e Remember The Titans, exibido para os participantes da pesquisa. A análise dos dados se deu através da ferramenta metodológica da Análise Textual Discursiva. Os dados produzidos possibilitaram a criação de quatro categorias: 1) o professor de Educação Física brasileiro e a figura do coach-teacher; 2) esporte na escola; 3) potencialidade do cinema na Educação Física escolar; 4) o professor de Educação Física e seu papel social. Como resultado, observou-se a consolidação da compreensão do coach-teacher enquanto um agregado de características e atitudes pedagógicas e sociais exercidas no cotidiano dos participantes da pesquisa em sua atuação docente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Serafim, Vanda. "E se Deus existisse e morasse na Bélgica? riso, humor e releituras das narrativas bíblicas". Esboços - Revista do Programa de Pós-Graduação em História da UFSC 24, n.º 37 (16 de octubre de 2017): 86. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7976.2017v24n37p86.

Texto completo
Resumen
Deus, alcoólatra e perverso, criou o mundo não por amor, mas por tédio. Essa é uma das premissas do filme O Novíssimo Testamento (2014) dirigido e produzido pelo belga Jaco van Dormael. A narrativa fílmica abre uma série de reflexões sobre a relação entre deuses e humanos, deuses e deuses e humanos e humanos. Ele vive na Bélgica com sua esposa, passiva e quase sem voz e Ea, sua filha pré-adolescente, com um estilo clichê-gótico de rebeldia, entediada com a vida dos pais e a íntima relação com a televisão. O objetivo é perceber como as releituras das narrativas bíblicas do Cristianismo realizadas sugerem o riso e o humor na atualidade. Para tanto, parte-se metodologicamente das discussões realizadas por Marco Napolitano acerca do cinema como fonte histórica e teoricamente dialoga-se com Henri Bergson e Sigmund Freud para pensar o riso e o humor na narrativa fílmica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Cardoso, Zelia De Almeida. "Ecos da pretexta latina em nossos dias". CODEX -- Revista de Estudos Clássicos 6, n.º 2 (21 de diciembre de 2018): 96–113. http://dx.doi.org/10.25187/codex.v6i2.21531.

Texto completo
Resumen
No século III a.C., quando o teatro culto foi introduzido em Roma, alguns poetas itálicos compuseram as primeiras “fábulas pretextas”, dramas cujos enredos se baseavam na história romana, em acontecimentos coetâneos ou em lendas latinas. Entretanto, embora a produção de pretextas se tenha estendido da época republicana ao período imperial, apenas Otávia, drama de autoria discutível, que aborda a condenação da esposa de Nero, chegou na íntegra até nossos dias. Durante o Renascimento, o período barroco e o neoclassicismo numerosos dramaturgos modernos voltaram a explorar assuntos romanos históricos e lendários em suas peças, ressuscitando a pretexta. Nos séculos XIX e XX, os temas relacionados com a história de Roma foram também abordados no romance e no cinema, enquanto novos dramas deram continuidade às antigas pretextas. A análise de diversos espetáculos que têm algum vínculo com fatos sucedidos na Antiguidade romana, realizados em São Paulo no século XXI, demonstra a presença da cultura clássica no teatro hodierno, desafiando o tempo e as circunstâncias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Seguí, Isabel. "Beatriz Palacios: Ukamau’s Cornerstone (1974–2003)". Latin American Perspectives 48, n.º 2 (marzo de 2021): 77–92. http://dx.doi.org/10.1177/0094582x20988693.

Texto completo
Resumen
Beatriz Palacios’s instrumental role in the Ukamau group has been largely ignored by film historiography and criticism. The authorial persona of her comrade and husband, Jorge Sanjinés, has eclipsed Palacios’s work and ideas. Her erasure is due to the perspectives chosen to analyze Ukamau (male-centered auteurist and formalist approaches) and to the almost exclusive use of the voice of Sanjinés (interviews, essays, and films interpreted in an authorial key) to construct the group’s history. Ignoring the contribution and importance of Palacios’s work and not accounting for her share in the authorship of the films made during the years they lived and worked together impedes a correct understanding of the complexity of the production context and the amplitude of the contribution of Ukamau to Latin American cinema. While her work as a producer is increasingly recognized, delving into her roles as a disseminator of political cinema in alternative circuits, evaluator of the impact of the movies on the popular classes, and documentary director completes the portrait of her all-encompassing life and career. En gran medida, el papel instrumental de Beatriz Palacios en el grupo Ukamau ha sido ignorado por la historiografía y la crítica cinematográficas. La persona autoral de su camarada y esposo, Jorge Sanjinés, ha eclipsado la obra e ideas de Palacios. Dicha eliminación se debe a las perspectivas elegidas para analizar Ukamau (enfoques y formalistas) y al uso casi exclusivo de la voz de Sanjinés (entrevistas, ensayos y películas interpretadas en clave autoral) para construir la historia del grupo. Ignorar la contribución e importancia del trabajo de Palacios, así como su participación en la autoría de las películas realizadas durante los años que vivieron y trabajaron juntos, impide una correcta contribución de Ukamau al cine latinoamericano. Mientras que su trabajo como productora es cada vez más reconocido, ahondar en su labor como divulgadora de cine político en circuitos alternativos, evaluadora del impacto de las películas en las clases populares y directora de documentales, completa debidamente retrato de su vida y carrera.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Floriano de Oliveira, Dudlei y Gabriel Abech Leindecker. "Literatura e Cinema: O Monstro Invisível do Feminicídio em O Homem Invisível (2020)". LínguaTec 7, n.º 1 (20 de junio de 2022): 165–79. http://dx.doi.org/10.35819/linguatec.v7.n1.5937.

Texto completo
Resumen
Em 1887, o escritor britânico H.G. Wells publicou O Homem Invisível, obra narrativa que mescla elementos góticos e de ficção científica. Como o título sugere, a narrativa traz um cientista que, após alguns experimentos, fica invisível, sendo considerado uma espécie de monstro pelas demais personagens. Assim como outros romances do século XIX, como O Médico e o Monstro, de Robert Louis Stevenson, e Frankenstein, de Mary Shelley, experimentos científicos são usados como mote para retratar os medos da sociedade da época, que vivia em um momento de constantes descobertas científicas e inovações tecnológicas, como o cinema, o automóvel e o telefone, dentre outras. O presente trabalho tem como objetivo analisar o romance de H.G. Wells e respectivas adaptações cinematográficas dessa obra, para entender mais a fundo a relação entre temas explorados em narrativas góticas e problemas da sociedade. Segundo Steven Bruhm (2002), o Gótico serve como um barômetro que mede as ansiedades que assolam determinadas culturas em diferentes contextos. Levando isso em conta, é significativo observar que muitas obras narrativas, quando transpostas para outros contextos, tenham muitos de seus temas atualizados. O filme O Homem Invisível, de 2020, transpõe a narrativa do romance para o séc. XXI, através de um processo de Aproximação Cultural (Genette, 1997), no qual o homem invisível do título passa a ser antagonista da narrativa e algoz de sua ex-esposa, protagonista do filme. Nessa adaptação, percebe-se a atualização do medo, que no romance girava em torno das possibilidades científicas da invisibilidade e que no filme gira em torno da violência doméstica e feminicídio, problemas da atualidade evidenciados por estatísticas contemporâneas. Portanto, releituras que ressignificam obras que causavam terror no público na época de seu lançamento são importantes para que continuem a dialogar com o público contemporâneo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Chataignier, Gustavo y Luiz Baez. "Reunião conceitual no filme A separação: Desafios e astúcias das dialéticas da tragédia". Lumina 15, n.º 2 (30 de agosto de 2021): 22–36. http://dx.doi.org/10.34019/1981-4070.2021.v15.34453.

Texto completo
Resumen
Partindo da filosofia de G. W. F. Hegel, nomeadamente de sua ideia sobre a modernidade enquanto tempo de separações, bem como de seus escritos acerca da arte e da tragédia — sobretudo no que concerne à figura de Antígona —, este artigo investiga as operações cinematográficas empreendidas pelo diretor persa Asghar Farhadi no filme A separação (2011), vencedor do Oscar e de três prêmios no Festival de Berlim. Entende-se, para tanto, a obra não em continuidade com um cinema metarrealista e autorreflexivo característico do Irã nos anos 1990, mas antes em ruptura, como um retorno contemporâneo ao trágico. Esse regresso, em vez de simplesmente obedecer aos esquemas narrativos herdados da Grécia, insere-se no terreno de uma arte construída por distâncias e intervalos inaugurados por enquadramento e montagem. Nessa lógica, para além de seu referente imediato, um conflito judicial entre marido e esposa, a “separação” do título se universaliza, dizendo também respeito a processos entre indivíduo e Estado, vida e morte, diferenças de gênero e de classe ou, em última instância, à dialética fundadora do audiovisual, entre o audível e o visível.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Gonçalves, Julio Cesar de Santana y Cristina Amélia Carvalho. "A mercantilização do futebol brasileiro: instrumentos, avanços e resistências". Cadernos EBAPE.BR 4, n.º 2 (junio de 2006): 01–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512006000200003.

Texto completo
Resumen
Como fenômeno social, o futebol esteve fundamentalmente subordinado à lógica substantiva assentada em valores e tradições. Entretanto, a atratividade do esporte como gerador de riqueza passou a ser alvo de investimentos e uma fonte de negócios. A partir do momento em que a lógica de mercado se faz presente nas organizações esportivas, ocorre a inserção e a adoção de elementos do universo empresarial na administração dessas organizações. Conceitos e práticas empresariais passam então a vigorar, modificando o discurso de seus dirigentes, bem como as bases de sua legitimação no seu contexto específico. Assim, a ascensão de uma nova lógica de referência traz consigo novos atores, novos procedimentos e categorias antes exclusivas do ambiente das organizações empresariais, como mercadoria, clientela, eficiência, resultado e competitividade. Submetidos à lógica de mercado, os jogadores transformam-se em mercadoria; os torcedores, em consumidores; o jogo, em um ativo financeiro, e o futebol é visto como um grande negócio. As relações centram-se na impessoalidade, são criadas e desenvolvidas estratégias de controle que asseguram o alcance dos objetivos e ações mercantis modernizantes; e a gestão legítima é a que se dá sob os moldes empresariais, e não mais de forma amadora. Este estudo contribui para a discussão sobre o cenário de mudança social que abrange não só as organizações esportivas, mas também a arte, o cinema e até os espaços públicos, numa tentativa de proporcionar reflexões futuras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

França, Humberto Santana y Hamilcar Silveira Dantas Junior. "ESPORTE E CINEMA NA ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO DE APLICAÇÃO/UFS". Revista Tempos e Espaços em Educação, 9 de noviembre de 2019, 357–74. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v12i31.12214.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa se propôs construir formas de trato pedagógico com o cinema na escola orientadas a uma educação esportiva através da arte cinematográfica. Perspectivamos aprender sobre esporte, para além do esporte, dialogando arte e esporte. Apesar de o filme ser usado como recurso auxiliar das aulas ou passatempo na escola, compreendemos que as produções cinematográficas como mídia educativa ainda são mal utilizadas, acreditamos que a educação escolar deve buscar meios para possibilitar a formação estética audiovisual dos alunos, pois devemos reconhecer que estamos inseridos em uma sociedade que a linguagem audiovisual se constitui como poder e implica nas relações das pessoas com mundo. Isto posto construímos uma prática pedagógica com o cinema que envolva a escola em diálogos interdisciplinares. A experiência pedagógica, nos moldes da pesquisa-ação, foi realizada com duas turmas do ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS). A análise do corpus da pesquisa foi realizada com o método da Análise Textual Discursiva-ATD. A intervenção possibilitou um ambiente propício para uma educação esportiva e da sensibilidade estética, seus resultados apontam para uma ampliação significativa das compreensões sociais do esporte por meio do cinema, e para além do esporte.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Gomes Pereira, Lana y Alexandre Fernandez Vaz. "A “ALEGRIA DO POVO”: CINEMA, ESPORTE, HERÓI". História: Questões & Debates 57, n.º 2 (31 de diciembre de 2012). http://dx.doi.org/10.5380/his.v57i2.30580.

Texto completo
Resumen
Trata o texto do filme Garrincha, alegria do povo, de Joaquim Pedro de Andrade, documentário cinemanovista em preto e branco sobre o ídolo do futebol brasileiro, lançado em 1963. Considerando algumas opções técnicas, políticas e estéticas dos realizadores, o trabalho tem como foco a análise de dois personagens centrais do filme, a saber, o próprio jogador e a torcida, ou o “povo” que ocupa as tribunas dos estádios. São analisadas algumas sequências, bem como aspectos da locução, momentos nos quais se materializa um discurso romântico simultaneamente associado ao futebol – o esporte moderno é expressão do Romantismo – e ao jogador Garrincha – exemplo de uma natureza “pura” e “indomável” a resistir aos ditames civilizadores. Com imagens da performance e da vida pública fora das quatro linhas de um dos atletas mais importantes do futebol brasileiro, o gênero cinema-verdade reconstrói e narra o mito. Este processo é interpretado sob a chave proposta pela leitura de uma dialética do esclarecimento, tal como propuseram Max Horkheimer e Theodor W. Adorno. Quanto à torcida, trata-se de mostrar a beleza dos corpos populares cujas dor e pobreza não estetizadas se encontram presentes na fotografia recheada de closes; o “povo” aparece em momento de lazer e júbilo pelas vitórias, mas também em sua contraface: a diversão como disciplina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Borowicz, Jan. "Masses, Medicine and Race. The Biopolitics of Monstrosity in Third Reich Propaganda Films". Widok. Teorie i Praktyki Kultury Wizualnej, n.º 18 (2017). http://dx.doi.org/10.36854/widok/2017.18.615.

Texto completo
Resumen
The author examines body politics in Nazi cinema and propaganda movies (medical short films and materials filmed in the Polish Ghettos) in terms of constructing the visual identity of a nation in opposition to the allegedly non-normative bodies of Jews and mentally ill persons. The author connects the visual material with notions of biopolitics (Foucault, Agamben, Esposito).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Cruz, Paula Faccini de Bastos. "UM ESTUDO DA CAPACIDADE DE RESILIÊNCIA DA POPULAÇÃO DE LUANDA NO PÓS-GUERRAS – A CONSTRUÇÃO NARRATIVA EM OXALÁ CRESÇAM PITANGAS E É DREDA SER ANGOLANO (2006/2008)." Revista TransVersos, n.º 22 (23 de agosto de 2021). http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2021.58763.

Texto completo
Resumen
Este artigo é parte integrante de minha tese de doutorado, intitulada Vulnerabilidade, resiliência e identidades: construções narrativas no cinema angolano. No presente trabalho analisamos a capacidade de resiliência desenvolvida pela população de Angola, mais especificamente, de Luanda, no período do pós-guerras. Utilizamos para tanto o estudo comparado de duas produções do cinema angolano contemporâneo, Oxalá cresçam pitangas (ONDJAKI, LIBERDADE, 2006) e É dreda ser angolano (FAZUMA, 2008). Nessas duas construções narrativas podemos apontar seis eixos principais de produção e facilitação de resiliência, sejam eles o esporte, as rádios e a pirataria, as artes (música, poesia e cinema), as igrejas e escolas, a clandestinidade e a informalidade, e os sentimentos e afetos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Melo, Victor Andrade de y Maurício Drumond. "Esporte, cinema e política na Argentina de Juan Perón (1946-1955)". Estudos Ibero-Americanos 35, n.º 1 (14 de septiembre de 2009). http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2009.1.5792.

Texto completo
Resumen
Esse artigo tem por objetivo discutir as relações entre esporte e cinema na Argentina no âmbito do governo de Juan Perón (1946-1955), tendo em conta que uma de suas características foi uma forte ação de propaganda política, que incluía a mobilização de certas manifestações culturais no sentido de difundir valores e comportamentos que interessavam ao ideário que se tentava implementar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Santolin, Cezar Barbosa y Luiz Carlos Rigo. "HISTÓRIA DA OBESIDADE NO CINEMA". Movimento (Porto Alegre), 5 de febrero de 2022, e28006. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.114205.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo foi analisar A luta dos sexos (1928), de D. W. Griffith, como uma fonte primária da história da obesidade no cinema. Metodologicamente, utilizou-se análise discursiva da enunciação numa perspectiva foucaultiana. As análises permitiram constatar a importância que a questão da obesidade e da circunferência abdominal assumem na trama. Ambas são tornadas simbólicas e os novos valores, retratados negativamente, como uma ameaça, indireta, à integridade das famílias. Consequentemente, a barriguinha e a pouca importância dada pela esposa e pelos filhos devido ao amor verdadeiro que sentem pelo marido/pai se tornam símbolos de boa paternidade, de fidelidade e da integridade familiar. Conclui-se que o filme é uma peça importante na história da obesidade tanto porque Griffith foi um dos cineastas mais importantes da história do cinema e esse um dos seus filmes mais famosos quanto pela raridade da formação discursiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Campos, Marcus Vinicius Simões, Wagner Wey Moreira, Bruno Da Silva Conceição y Regina Simões. "PROJETO DE EXTENSÃO CINESPORTE: CORPO, ESPORTE E EDUCAÇÃO". Revista Triângulo 10, n.º 2 (24 de enero de 2018). http://dx.doi.org/10.18554/rt.v10i2.2516.

Texto completo
Resumen
O cinema, como um dos símbolos de inovação da modernidade, possibilita a circulação do conhecimento, a difusão de novas experiências e valores culturais, a reconstrução do passado e aguça a imaginação. Com base nesta reflexão, este relato de experiência tem como objetivo divulgar um projeto de extensão que desenvolve debates a partir de temas relacionados com a área da Educação Física, da Educação e dos Esportes presentes na cinematografia existente denominado Cinesporte. Este projeto é proposto pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Corporeidade e Pedagogia do Movimento (NUCORPO) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e tem como foco instigar o senso crítico da comunidade para os fenômenos esporte, corpo e educação, e compreender que outras formas de divulgação do conhecimento também podem auxiliar na formação e atuação profissional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Straub Lise, Riqueldi, André Mendes Capraro y Natasha Santos. "CINEMA, ESPORTE E APARTHEID: CONSIDERAÇÕES BALIZADAS PELO FILME "MORE THAN JUST A GAME"". História: Questões & Debates 55, n.º 2 (31 de diciembre de 2011). http://dx.doi.org/10.5380/his.v55i2.26504.

Texto completo
Resumen
A presente pesquisa consiste na análise do filme No futebol, nasce uma esperança (originalmente More Than Just a Game), cujo foco está na prática do futebol por prisioneiros políticos sul-africanos, durante o regime Apartheid. Tendo em pauta esta temática questiona-se: seria o futebol realmente um meio propício para manifestações políticas contrárias ao sistema vigente na África do Sul – o regime Apartheid? Qual o significado da modalidade, naquele contexto específico, e como foi representado artisticamente na obra? Para responder a essas questões, adotou-se o procedimento metodológico denominado por Carlo Ginzburg (1996) de "paradigma indiciário". Assim, o esforço foi na busca de pistas e indícios que levassem a compreender melhor a concepção histórica manifesta no filme. Nesse sentido, pode-se inferir que o ocorrido na prisão da Ilha de Robben, por meio da (re)estruturação do enredo, superdimensiona a prática do futebol entre os presos e até mesmo o grau de importância destes no processo geral de tensões ocorridas durante o regime segregacionista em questão. Enfim, como "gênero de fronteira" o filme é tendencioso ao atender a interesses recentes – a Copa do Mundo 2010.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Mori, Rafael Cava y Gilmar Araújo de Oliveira. "Aspectos educacionais do karate: discutindo suas representações no cinema". Educação e Pesquisa 45 (2019). http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945192837.

Texto completo
Resumen
Resumo O karate é uma luta originária de Okinawa, ilha ao sul do Japão. Historicamente, atravessou três períodos: a partir do século XVII, como bujutsu, técnica clandestina de luta; depois, como budo, quando foi convertido em luta tradicional japonesa, em fins do século XIX, propugnando valores educacionais e identitários; e finalmente, como esporte de luta, quando foi associado a performance motora e competitividade, no século XX. Ao considerar o papel do karate como veiculador de valores de um Japão idealizado – japonesidade –, este trabalho analisa representações cinematográficas dessa luta. A análise focou nos aspectos educativos retratados nos filmes, a série estadunidense The karate kid e o japonês Kuro obi, sendo conduzida conforme três categorias: a relação entre teoria e prática; ruídos e conflitos entre professor e aluno; e formação do aluno como futuro professor. Os resultados revelam que as obras criticam a esportivização do karate, enfatizando a representação de aspectos educacionais associados aos períodos do bujutsu e, principalmente, do budo. Também, colaboram para reafirmar e atualizar a japonesidade, ao tratar os princípios do budo e sua transmissão educacional de forma idealizada, sem aludir a seu caráter moderno. Ainda, os filmes apresentam divergências em relação à proposta contemporânea de uma pedagogia das lutas, fundamentada na ciência da motricidade humana. Por outro lado, as produções cinematográficas contribuem para a área educacional na medida em que possibilitam discussões a respeito dos processos formativos e seus percalços, retratados de forma original, recorrendo aos conceitos de yin/yang relacionados aos princípios zen-budistas do budo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Rezende, Liliane de Olivera, Caissa Veloso e. Sousa, Jefferson Rodrigues Pereira y Leonardo Benedito Oliveira Rezende. "O DISCURSO DAS CRIANÇAS SOBRE AS RELAÇÕES DE CONSUMO:". Revista Estudos e Pesquisas em Administração 6, n.º 3 (31 de diciembre de 2022). http://dx.doi.org/10.30781/repad.v6i3.13846.

Texto completo
Resumen
O presente estudo teve como objetivo analisar o discurso de crianças, com idades entre 9 e 11 anos, acerca do comportamento de consumo. Na pesquisa, de abordagem qualitativa, foram entrevistadas 53 crianças. As entrevistas foram analisadas à luz da análise de conteúdo, considerando-se as seguintes dimensões: o consumo e suas representações simbólicas; grupo de referência e, por fim, a influência da mídia no consumo. Identificou-se que o consumo, para essas crianças, representa algo que excede as características utilitárias dos bens, podendo representar a felicidade, coisas boas. Ainda, foi possível extrair dos relatos o desejo de se parecerem com adultos que admiram, quando seus familiares, e seus ídolos, sejam do esporte, da música, da novela ou do cinema. O hábito de poupar foi identificado em crianças que recebem mesada, o que, na pesquisa, compreendem doze crianças. Todas elas afirmam poupar suas mesadas até conseguirem o montante necessário para comprar o que desejam. Deste modo, verifica-se a influência familiar na educação financeira, fazendo com que suas ações presentes sejam pensadas a partir de consequências futuras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Nacchia, Francesco. "Hybrid Indo-Trinidadian identities and tasty food: a multimodal critical discourse analysis of ‘Doubles with Slight Pepper’". Multimodal Communication, 15 de agosto de 2022. http://dx.doi.org/10.1515/mc-2022-0003.

Texto completo
Resumen
Abstract The purpose of the proposed paper – which places itself within the field of Postcolonial Critical Discourse Studies (see Esposito, E. (2021). Politics, ethnicity and the postcolonial nation – a critical analysis of political discourse in the Caribbean. John Benjamins Publishing Company) – is to analyse the multi-semiotic practices contributing to the characterisation of the protagonist of Trinidadian short-film “Doubles with Slight Pepper” as a cinematic portrayal of the hybrid Indo-Trinidadian identity. By way of a Multimodal Critical Discourse Analysis (Kress, G. and van Leeuwen, T. (1996). Reading images: the grammar of visual design. Routledge, London, Kress, G. and van Leeuwen, T. (2001). Multimodal discourse. The modes and media of contemporary communications discourse. Hodder Educations, London, Kress, G. and van Leeuwen, T. (2006). Reading images: the grammar of visual design, 2nd ed. London: Routledge; O’Halloran, K.L. (2004). Multimodal discourse analysis. Continuum, London), the study aims to cast light on the strategies exploited by the filmmaker (1) to depict the protagonist (Dhani) as an in-betweener whose ambitions are inhibited by his social status stemming from generations of subjugation and misuse by colonialists; and (2) to promote Indo-Trinidadian cultural specificities. Following an introduction to the key concept of individual and collective identity with a focus on Trinidad and Tobago, and an outline of diasporic cinema as applied to the Indo-Trinidadian community, the Multimodal Critical Discourse Analysis is carried out on the verbal, non-verbal, and visual sub-corpora gathered up in sequences according to the main three identitarian traits exhibited in the short-film: ‘religion/folklore’, ‘food’, and ‘lineage’.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Puebla Martínez, Belén, Zoila Díaz-Maroto Fernández-Checa y Elena Carrillo Pascual. "Los personajes femeninos bajo la mirada del cineasta Benito Zambrano. Retrato de la mujer en Solas, Habana Blues y La voz dormida". Fotocinema. Revista científica de cine y fotografía, n.º 7 (10 de julio de 2013). http://dx.doi.org/10.24310/fotocinema.2013.v0i7.5929.

Texto completo
Resumen
El cine, entendido como productor de imágenes y significados concretos se convierte en un medio esencial para comprender el mundo que nos rodea. Es decir, el cine debe entenderse como un espejo que reelabora la propia realidad de la que se nutre, creando nuevas representaciones que pasarán a formar parte de nuestro imaginario. En este sentido, este trabajo tiene como objetivo analizar la representación de la mujer en el cine del director español Benito Zambrano. Para ello, no sólo nos hemos centrado en observar los estereotipos que representan los personajes femeninos, sino que hemos analizado la existencia de representación femenina en cada uno de los film a través del test de Bedchel. De esta forma, hemos podido ver como en sus tres películas (Solas, Habana Blues y La voz dormida) el cineasta muestra a mujeres que adquieren un mayor protagonismo en cada una de las historias a través de personajes de gran complejidad. Zambrano ha intercalado roles clásicos –madre, hija, esposa– con estereotipos que nada tienen que ver con los que veíamos en el cine patriarcal. Como resultado, nos encontramos con personajes mucho más independientes, fuertes y maduros que se alejan, en cierto modo, del clasicismo de la imagen femenina que pudiera estar integrado dentro del imaginario colectivo. Abstract: Cinema, understood as the generator of images and meanings, becomes an essential way of understanding the world around us. Moreover, cinema should be seen as a mirror that reworks the reality from which it draws its inspiration, creating new representations that will become part of our imagination. In this sense, the aim of this article is to analyze the representation of women in the films of Spanish director Benito Zambrano. For this purpose, we have focused not only on observing stereotypes portraying female characters, but we have also discussed the existence of female representation in each of them through the Badchel test. Consequently, we see that in his three films (Solas, Habana Blues and La voz dormida) the filmmaker shows women taking on more important roles in each of the stories through the complexity of their characters. To achieve this, Zambrano has interspersed classical models -mother, daughter, wife- with stereotypes that have no relationship with what is seen in patriarchal movies. As a result, we find characters who are much more independent, stronger and more mature. In a certain manner, they distance themselves from the classicism of the female image that one would normally find integrated within our collective imagination
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

SANTOS, KAREN KRISTIEN SILVA DOS. "Biblioteca Parque de Manguinhos: afetos, resistências e políticas no cenário cultural carioca". RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade 5, n.º 5 (31 de mayo de 2019). http://dx.doi.org/10.23899/relacult.v5i5.1514.

Texto completo
Resumen
Situada no Complexo de Manguinhos, um conjunto composto por 09 favelas e um dos polos de cultura do subúrbio do Rio de Janeiro, a Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM), batizada como Biblioteca Marielle Franco, é fruto de um conjunto de políticas públicas voltadas para combate à violência em espaços periféricos. A biblioteca é integrante de uma rede composta por outras 04 unidades, 03 instaladas no município do Rio de Janeiro e uma em Niterói, através de parcerias entre as esferas de governo cujo formato foi inspirado no modelo adotado pelas cidades de Medellín e Bogotá na Colômbia (2006). A BPM figurou como centro de cultura, composto por teatro, cinema, ludoteca, midiateca e salas de leitura; e tornou-se referência no que se trata de oferta e fruição cultural na região onde foi implementada. Também recepcionou diferentes iniciativas ligadas a esporte, lazer, artes e educação oriundas do poder público, do terceiro setor e da sociedade civil. Entretanto, ao longo de sua existência, as bibliotecas parque foram vítimas da descontinuidade que assola os programas culturais no Rio de Janeiro. Em dezembro de 2016 as bibliotecas encerraram suas atividades pela inexistência de verbas para sua manutenção. Foram reabertas em 2018 após disputas pela gestão dos espaços entre o poder público e a iniciativa privada. Este relato debate este percurso histórico a partir da vivência de uma agente cultural formada na Biblioteca Parque de Manguinhos que acompanha a trajetória deste espaço que faz parte de suas relações pessoais e profissionais. O trabalho aborda a função social das bibliotecas públicas relacionado ao acesso à informação e cultura, e propõe a discussão a respeito do desenho de políticas públicas para territórios populares, suas interrupções e os impactos de políticas que deveriam ser de estado, porém são configuradas enquanto políticas de governo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía