Literatura académica sobre el tema "Cicli motori"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Cicli motori".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Cicli motori"

1

Cerpa, Rafael Mauricio y Jenniffer Del Rocío Amaya. "Cálculos térmicos y de dinámica de gases del motor gtd350 implementado con una cámara de combustión a volumen constante". Ingenium Revista de la facultad de ingeniería 14, n.º 28 (10 de septiembre de 2013): 33. http://dx.doi.org/10.21500/01247492.1332.

Texto completo
Resumen
Este articulo está enfocado hacia la determinación de los parámetros de operación del motor GTD 350; este motor opera con cámara de combustión a presión constante utilizando el ciclo Brayton para la ejecución del estudiotérmicose operará con una cámara de combustión a volumen constante la cual emplea el ciclo termodinámico denominado Humphrey.Mediante este documento se desarrollará el análisis comparativo del comportamiento térmico del motor utilizando el ciclo Brayton (motor base) y operando con el ciclo Humphrey (motor modificado). Se desea comprobar térmicamente que al emplear una cámara de combustión a volumen constante (Ciclo Humphrey)se logrará una disminución en el consumo de combustible, se aumentará la eficiencia yel trabajo desarrollado por el motor base.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Assumpção, Maíra Seabra de, Elaine Carmelita Piucco, Eliane Castilhos Rodrigues Corrêa y Lílian Gerdi Kittel Ries. "Coativação, espasticidade, desempenho motor e funcional na paralisia cerebral". Motriz: Revista de Educação Física 17, n.º 4 (diciembre de 2011): 650–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-65742011000400009.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar a associação entre a coativação muscular durante a marcha, a espasticidade, as habilidades funcionais e a função motora ampla em crianças com paralisia cerebral (PC) e comparar estes parâmetros com os de crianças com desenvolvimento típico (DT). Participaram do estudo 16 crianças com DT e 23 com PC. Os instrumentos clínicos utilizados foram: a Escala Modificada de Ashworth para espasticidade, o Pediatric Evaluation of Disability Inventory para habilidades funcionais, o Gross Motor Function Measure para função motora ampla. A ativação dos músculos reto femoral e semitendíneo foi analisada durante o ciclo de marcha por meio do cálculo do Índice de Coativação (IC). As medidas de habilidades funcionais e motricidade ampla apresentaram associação entre si, sendo bons indicadores de alterações motoras. O IC não parece ser um bom parâmetro para indicar ções na função motora em crianças com PC de severidade mínima.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Meira Junior, Cassio Miranda, Ana Amelia Benedito-Silva y Mariana Muriel Vitorio Falconi. "Variação diurna entre matutinos e vespertinos nos tempos de reação motora e de movimento". Journal of Physical Education 27, n.º 1 (24 de junio de 2016): 2732. http://dx.doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2732.

Texto completo
Resumen
O ritmo circadiano do desempenho motor é sincronizado ao ritmo da temperatura corporal, com picos ao final da tarde, e ao ciclo vigília-sono, com diferenças individuais quanto às preferências pelos horários de dormir e acordar. O objetivo deste trabalho foi o de verificar se diferenças entre as preferências de horários de dormir e acordar (matutinidade-vespertinidade) se sobrepõem à influência da temperatura corporal no desempenho motor. Quarenta universitários, 20 matutinos e 20 vespertinos, realizaram uma tarefa motora para medir o tempo de reação (TR) diante de estímulos visuais apresentados pela manhã e à tarde. Os resultados mostraram que tanto matutinos quanto vespertinos apresentaram valores de TR menores à tarde e que pela manhã os matutinos obtiveram valores de TR menores que os vespertinos. Pode-se concluir que o TR não foi influenciado pela matutinidade-vespertinidade, mas sim pelo momento circadiano do pico de temperatura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira Machado, Deisi y Paulo Roberto Wander. "Análise de desempenho de um motor ciclo Otto com biogás". Revista Liberato 16, n.º 26 (2015): 165–76. http://dx.doi.org/10.31514/rliberato.2015v16n26.p165.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Marcelo J. da, Samuel N. M. de Souza, Abel A. Souza, Gislaine I. Martins y Deonir Secco. "Motor gerador ciclo diesel sob cinco proporções de biodiesel com óleo diesel". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 16, n.º 3 (2012): 320–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662012000300014.

Texto completo
Resumen
O estudo de fontes alternativas de energia ao óleo diesel mineral, como o biodiesel, com origem renovável, é importante para o meio-ambiente e diversificação da matriz energética. Neste estudo foram levantados o consumo específico de combustível, o valor calórico do combustível e a eficiência do conjunto motor gerador da marca BRANCO em função de cargas resistivas, sob as seguintes proporções volumétricas entre o óleo diesel mineral com biodiesel: 0% (B0), 20% (B20), 40% (B40), 60% (B60) e 100% de biodiesel (B100). Para o ensaio utilizou-se motor de 7,36 kW, com gerador elétrico acoplado de 5,5 kW. As cargas utilizadas, 0,5 kW; 1,0 kW; 1,5 kW e 2,0 kW foram elevadas até 5,0 kW, oriundas de um dinamômetro de cargas resistentes. Assim, o desempenho do conjunto para cargas abaixo de 1,5 kW mostrou-se menor, pelo maior consumo específico de combustível (CEC), e redução na eficiência do conjunto motor gerador para a faixa de potência. Para as proporções de biodiesel B40, B60 e B100 os resultados descreveram redução no valor calórico e aumento do CEC. Portanto, realizando comparação das proporções de biodiesel com o óleo diesel, a proporção B20 substitui parcialmente o óleo diesel, sem perdas significativas do desempenho do motor gerador.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Martínez-Pérez, F. y A. Barroso-Moreno. "Mejoras en la construcción de camisas de cilindro de motores de combustión interna ciclo diesel". Revista de Metalurgia 49, n.º 2 (30 de abril de 2013): 100–110. http://dx.doi.org/10.3989/revmetalm.1228.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ries, Lilian Gerdi Kittel, Kelly Cristine Schmidt, Marianne Briesemeister y Camila Isabel Santos Schivinski. "Associação da atividade mastigatória com a função motora ampla, espasticidade e classificação topográfica na paralisia cerebral". Revista CEFAC 15, n.º 6 (diciembre de 2013): 1533–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-18462013000600016.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: verificar a existência de associação entre o grau de espasticidade, o nível de função motora ampla e a classificação topográfica de voluntários com PC com parâmetros de amplitude e tempo da ativação eletromiográfica dos músculos temporal (TA) e masseter (MA). MÉTODOS: a atividade muscular durante a tarefa de mastigação foi avaliada em quinze voluntários com PC. Os instrumentos clínicos utilizados foram: a Escala Modificada de Ashworth para espasticidade, o Sistema de Classificação de Função Motora Ampla (GMFCS) para função motora ampla. Foram analisados os parâmetros de simetria muscular e tempo do período ativo e inativo do ciclo mastigatório. RESULTADOS: durante o ciclo mastigatório observou-se associação entre o nível de função motora ampla e a simetria do MA, entre o maior grau de espasticidade e a diminuição do período inativo e aumento do período ativo e entre a classificação topográfica e a simetria do MA e do TA. CONCLUSÃO: a simetria e o tempo da atividade dos músculos TA e MA devem ser considerados durante a terapia da função motora oral na PC.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Castellanelli, Marcio, Samuel N. M. de Souza, Suedêmio L. Silva y Euro K. Kailer. "Desempenho de motor ciclo Diesel em bancada dinamométrica utilizando misturas diesel/biodiesel". Engenharia Agrícola 28, n.º 1 (marzo de 2008): 145–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162008000100015.

Texto completo
Resumen
Diante da previsão de escassez do petróleo, o éster etílico (biodiesel) tem-se apresentado como excelente opção de combustível alternativo para motores ciclo Diesel. As características do biodiesel são semelhantes às do diesel em termos de viscosidade e poder calorífico, podendo ser utilizado sem adaptações nos motores. Para a realização deste trabalho, utilizou-se de motor ciclo Diesel, de injeção direta, com quatro cilindros, sem adaptações. O motor foi acoplado a um dinamômetro e sistemas de aquisição de dados auxiliares. Avaliaram-se os desempenhos de torque, de potência e de consumo específico de combustível para as seguintes misturas diesel/éster etílico de soja: B2, B5, B10, B20, B50, B75 e B100. O melhor desempenho registrado deu-se com a mistura B20.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barbosa, Ronald Leite, Fábio Moreira da Silva, Nilson Salvador y Carlos Eduardo Silva Volpato. "Desempenho comparativo de um motor de ciclo diesel utilizando diesel e misturas de biodiesel". Ciência e Agrotecnologia 32, n.º 5 (octubre de 2008): 1588–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000500035.

Texto completo
Resumen
Os atuais elevados preços do barril de petróleo no mercado internacional, a possibilidade de geração de postos de trabalho e renda com a conseqüente fixação do homem no campo, as excelentes e variadas condições climáticas e os tipos de relevo fazem com que o Brasil, com suas extensas áreas agricultáveis, destaque-se no cenário mundial em relação à sua grande potencialidade de geração de combustíveis alternativos. A situação ambiental faz com que o ser humano trabalhe no desenvolvimento de alternativas energéticas, destacando-se aquelas oriundas de fontes renováveis e biodegradáveis de caráter eminentemente sustentável. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de um motor ciclo diesel, funcionando em momentos distintos com diesel mineral e misturas deste com biodiesel nas proporções equivalentes a B2 (98% de diesel mineral e 2% de biodiesel), B5 (95% de diesel mineral e 5% de biodiesel), B20 (80% de diesel mineral e 20% de biodiesel) e B100 (100% de biodiesel). Para a realização dos ensaios, foi utilizado um motor ciclo diesel de um trator VALMET 85 id, de 58,2kW (78 cv), de acordo com metodologia estabelecida pela norma NBR 5484 da ABNT (1985) que se refere ao ensaio dinamométrico de motores de ciclo Otto e Diesel. Concluiu-se que a potência do motor ao se utilizar biodiesel foi inferior àquela quando se utilizou diesel mineral. Observou-se que, em algumas rotações, as misturas B5 e B20 apresentaram potência igual ou até superior, em algumas situações, àquela quando se utilizou diesel mineral. A melhor eficiência térmica do motor foi verificada na rotação de 540 rpm da TDP equivalente a 1720 rpm do motor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

da Silva Júnior, Carlos Roberto, Vitor Pontes Piracelli, Fábio Cal Sabino, Ismael Rodrigues Amador, Jurandir Pereira Pinto y Maria Cristina Solci. "Phenanthrene in Ambient Air due to Addition of Biodiesel in Diesel Used in Heavy-Duty Engines". Revista Virtual de Química 11, n.º 1 (2019): 297–309. http://dx.doi.org/10.21577/1984-6835.20190021.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Cicli motori"

1

Venieri, Marco. "Analisi termodinamica di cicli per motori ad accensione comandata con sovralimentazione dinamica". Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2016. http://amslaurea.unibo.it/12415/.

Texto completo
Resumen
Lo scopo della tesi è l'esposizione tecnica della sovralimentazione tramite tubocompressore e le sue applicazioni. Successivamente vengono svolte alcune simulazioni dei temi appena trattati grazie al programma di calcolo Matlab. Infine la tesi propone alcune considerazioni qualitative dell'analisi precedentemente svolta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Carosi, Daniele. "Modellazione di cicli d'isteresi e dell'effetto magnetomeccanico di acciai Fe-Si per applicazioni in motori elettrici". Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2022.

Buscar texto completo
Resumen
Scopo del presente lavoro di tesi è stato quello di studiare la variazione della magnetizzazione degli acciai che compongono i pacchi rotorici e statorici di un motore elettrico quando sono sottoposti a una tensione imposta esterna, o presentano tensioni residue derivanti dalle lavorazioni di laminazione. Questo è stato fatto attraverso l’uso del software di calcolo Matlab e di modelli e parametri ricavati dalla letteratura per la simulazione di: curva di magnetizzazione anisteretica, curva di prima magnetizzazione, ciclo di isteresi ed effetto magnetomeccanico. In seguito alla validazione delle function, scritte in Matlab, mediante confronto con i dati di letteratura, è stata eseguita una simulazione del comportamento magnetico e magnetomeccanico di materiali di produzione industriale, in particolare acciai Fe-Si. I dati dalle simulazioni sono risultati in completo accordo con quelli sperimentali. L’implementazione di questo modello pone quindi le basi per un futuro studio del comportamento dei materiali magnetici per la realizzazione di motori elettrici in funzione dei parametri di produzione e condizioni di utilizzo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Scandura, C. M. "Estudo de otimização do rendimento volumétrico de um motor de combustão por centelha/". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da FEI, 2017. https://doi.org/10.31414/EM.2017.D.129045.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Zoffoli, Giacomo. "Massimizzazione dell’efficienza dei motori ad accensione comandata". Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2020. http://amslaurea.unibo.it/20611/.

Texto completo
Resumen
In questa tesi vengono analizzati diverse tecnologie per massimizzare l'efficienza dei motori ad accensione comandata. Un'elettrificazione parziale sotto forma di ibridazione consente una riduzione del consumo di carburante, ma a velocità extraurbane e autostradali la parte elettrica non può funzionare a lungo. E' quindi necessario garantire un motore termico ad elevata efficienza, che assicuri basse emissioni di anidride carbonica anche a queste velocità. Il target prefissato è di un rendimento del 47% all'albero e un consumo specifico di 180 g/kWh. Si prendono in analisi le seguenti tecnologie: ciclo Atkinson, ciclo Miller, combustione in precamera, downsizing, ciclo diviso, ciclo a cinque tempi e carburante.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Gonçalves, Vanessa Alexandra Cortiço. "Caracterização do desenvolvimento motor de crianças do 1º ciclo do ensino básico e dos seus níveis de atividade física em período de recreio". Master's thesis, Universidade de Évora, 2020. http://hdl.handle.net/10174/28573.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Estudar os níveis de atividade física no período de recreio, a proficiência motora e a composição corporal de crianças do primeiro ciclo do ensino básico e verificar de que forma as variáveis se relacionam entre si. Método: Participaram 140 crianças (8.01 ± 1.33 anos) de duas escolas diferentes e de ambos os sexos. A atividade física foi avaliada através de acelerometria. Para avaliação da proficiência motora realizaram-se o KörperKoördinationsTest für Kinder (KTK) (coordenação motora), o teste vai-vem (aptidão cardiorrespiratória), o dinamómetro de mão (força de membros superiores) e o salto horizontal (força de membros inferiores). A composição corporal foi avaliada através do Índice de Massa Corporal e do perímetro da cintura. Resultados: As crianças são pouco ativas durante o recreio, têm uma prevalência de excesso de peso / obesidade elevada (~30%) e muitas delas têm dificuldades na coordenação motora. Os rapazes são mais ativos no recreio e tiveram melhores resultados de coordenação motora do que as raparigas. As crianças com peso normal revelaram ter melhor aptidão cardio-respiratória (medida pelo teste vai-vém) do que as crianças com excesso de peso / obesidade. Foram encontradas algumas associações significativas entre atividade física, proficiência motora e composição corporal. Conclusões: As crianças do primeiro ciclo são pouco ativas no período de recreio e têm níveis de proficiência motora baixos. Apresentam, ainda, uma prevalência de excesso de peso / obesidade, relativamente elevada; Abstract: Characterization of motor development of primary school children and their levels of physical activity during recess Objective: Study the levels of physical activity in the recess period, the motor proficiency and the corporal composition of children of the first cycle of elementary school and verify in which way the variables relate to each other. Method: 140 children from two different schools and both sexes participated in the study. Physical Activity data were obtained through accelerometry where each child would use the accelerometer for at least 3 days. To assess motor proficiency was used the KörperKoördinationsTest für Kinder (KTK) was performed to assess motor coordination, the shuttle test to cardiorespiratory fitness, the hand dynamometer to determine upper limb strength and the horizontal jump to check lower limb strength. Body composition was assessed by measuring weight, height and waist circumference. Results: Participants in this study are less active than expected, opting for sedentary and light activities rather than moderate or vigorous activities, even during recess. People with normal weight had better overall results than the overweight or obese population
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Cattuzzo, Maria Teresa. "O ciclo instabilidade-estabilidade-instabilidade no processo adaptativo em aprendizagem motora". Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/39/39132/tde-24042008-064211/.

Texto completo
Resumen
O objetivo foi investigar a aquisição de habilidades motoras, no modelo do Processo Adaptativo, testando dois ciclos de Instabilidade-Estabilidade-Instabilidade (I-E-I). Duzentos e quarenta homens adultos jovens participaram de dois experimentos realizando uma tarefa seriada de rastreamento. As variáveis dependentes foram as respostas omissas, erradas, corretas e antecipatórias. O Experimento 1 testou o efeito dos Intervalos Inter-Estímulos (IIEs) em uma fase de aquisição num delineamento com seis grupos (300, 400, 500, 600, 700 e 800 ms de IIE); os testes estatísticos indicaram efeito de interação de grupos e blocos em todas as respostas. Com base nesses resultados foi elaborado o experimento principal com a mesma tarefa, num delineamento de três fases (Estabilização, Adaptação I e II) com o intuito de analisar o efeito dos ciclos I-E-I e dos IIEs no desempenho. Foram testados seis grupos nos quais os IIEs eram modificados de uma fase para outra. Os testes estatísticos mostraram efeito de interação entre grupos e blocos para os quatro tipos de resposta. Em seu conjunto, os resultados indicam que a aquisição de habilidades se dá mediante sucessivos ciclos de estabilização-adaptação, que leva ao aumento de complexidade; houve efeito do nível de estabilização alcançado no primeiro ciclo para o segundo ciclo de I-E-I e da magnitude da perturbação; a redundância inicial na estrutura teve efeito no desempenho em respostas funcionais ao longo dos ciclos
The aim of this study was to investigate the acquisition of motor learning as proposed by Adaptive Process model of motor learning by testing two Instability- Stability-Instability cycles (IN-ST-IN). Two hundred and forty young adult men participated in the two experiments in which a serial tracking task was used. The dependent variables were anticipatory, correct, incorrect and omission responses. The first experiment tested the effect of the Inter-Stimuli-Intervals (ISI) in an acquisition phase with a design comprised by six groups (300, 400, 500, 600, 700 e 800 ms of ISI); the MANOVA statistics (6 Groups X 3 Blocks) indicated interaction effect in all responses. Based on these results the main experiment was set up with a design of three phases (Stabilization, Adaptation I and II) with the aim to analyze the effect of the IN-ST-IN cycles and the ISIs on four responses. Six groups were tested in which the ISI were modified in each phase. The MANOVA statistics (6 Groups X 5 Blocks) indicated interaction effect in all responses. In sum, the results indicated that the acquisition process of motor skills takes place in the course of successive stabilization-adaptation cycles that lead to the increase to system\'s complexity; there was observed effect of the first cycle stabilization level on the second cycle; the early redundancy in the structure had effect on the functional responses performance, throughout the cycles
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rosa, Josimar Souza. "Estudo de um motor ciclo diesel monocilíndrico bi-combustível". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3459.

Texto completo
Resumen
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-05-07T16:35:35Z No. of bitstreams: 1 Josimar Souza Rosa.pdf: 2316699 bytes, checksum: 10b8be8bf5285234719e629c53ebeb82 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-07T16:35:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Josimar Souza Rosa.pdf: 2316699 bytes, checksum: 10b8be8bf5285234719e629c53ebeb82 (MD5) Previous issue date: 2014-03-21
Nenhuma
Este trabalho buscou analisar o funcionamento de um motor de combustão interna (ciclo Diesel) operando com misturas parciais de óleo diesel com gás natural veicular, e óleo de soja com gás natural veicular. Os ensaios foram realizados em um motor Agrale modelo M90, monocilíndrico, acoplado a um alternador, tendo como carga um banco de resistências. A análise realizada contemplou o desempenho em termos de consumo de combustível, potência e emissões gasosas de óxidos de nitrogênio, dióxidos de enxofre, monóxido de carbono, entre outros gases, bem como a análise da opacidade da fumaça. Os resultados mostraram que é viável a utilização de gás natural em motores ciclo Diesel sem remoção do sistema de injeção de diesel original, representando uma considerável redução nas emissões específicas dos óxidos de nitrogênio, sem perda de potência, porém resultando em combustão incompleta em altos percentuais de substituição de combustível líquido por gasoso. De maneira geral o melhor resultado em relação à eficiência foi possível com percentual de substituição de 43,7% de diesel por gás natural, no qual o conjunto motor gerador apresentou rendimento aproximado de 33,17%. A opacidade da fumaça emitida pelo motor foi reduzida significativamente quando funcionou em modo bi-combustível tanto com diesel e gás natural como óleo de soja e gás natural.
This study aims to analyze the operation of an internal combustion engine (diesel cycle) with partial mixtures of diesel oil and natural gas, and oil vegetable soybean and natural gas. The tests were carry in an engine Agrale model M90, monocilynder, coupled to alternator, and which charged a bank of resistors load. The analyses include performance fuel consumption, power and gas emissions of nitrogen oxides, sulfur dioxides, carbon monoxide, and other gases, as well the analysis of the smoke opacity. Results showed that it is feasible to use natural gas in diesel cycle engines without removing the original diesel injection system, generating a considerable reduction in specific emissions of nitrogen oxides, without loss of Power, but resulting in incomplete combustion at high percentages replacement of liquid fuel for natural gas. Generally, the Best result for efficiency was possible with replacement percentage of 43,7% of diesel per natural gas, when the generation setting showed efficiency equal at 33,17%. The smoke opacity was reduced significantly when operated in dual fuel both diesel and natural gas as soybean oil and natural gas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Machado, Deisi Oliveira. "Análise de desempenho de um motor ciclo Otto com biogás". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2014. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3716.

Texto completo
Resumen
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-05-29T13:07:07Z No. of bitstreams: 1 Deisi Oliveira Machado.pdf: 1353316 bytes, checksum: 10319f490479f2c20ded13e4dfa610d9 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-05-29T13:07:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Deisi Oliveira Machado.pdf: 1353316 bytes, checksum: 10319f490479f2c20ded13e4dfa610d9 (MD5) Previous issue date: 2014-12-23
Nenhuma
Este trabalho buscou analisar o funcionamento de um gerador, equipado com um motor de combustão ciclo Otto operando com biogás e o aproveitamento dos gases de combustão em um sistema de cogeração para aquecimento de água. Também foi objetivo realizar um comparativo deste sistema com um motor, do mesmo fabricante, utilizando gasolina como combustível. Os ensaios foram realizados em um moto gerador, da marca Branco, modelo B4T-5000 BIO, monocilíndrico, com a alteração da carga do gerador realizada através de uma bancada de resistências elétricas. A análise realizada contempla a potência elétrica gerada pelo equipamento, o consumo específico, a eficiência, a taxa de transferência de calor na cogeração e a sua efetividade, o fator Lambda, as emissões de monóxido de carbono e de oxigênio. Os resultados mostraram que é possível obter energia elétrica através de um bio combustível e utilizar os gases do escapamento para aquecimento de água, embora o sistema tenha apresentado baixa eficiência. Esta baixa eficiência foi compensada pelo alto potencial de energia térmica disponível no sistema operante com biogás, quando comparado com o sistema com gasolina. Os resultados de oxigênio e de Lambda mostraram uma combustão com excesso de ar para todas as configurações. As emissões de monóxido de carbono, para o biogás, foram inferiores a 900 ppm enquanto para a gasolina as emissões ao redor de 17.400 ppm para a razão de compressão de 10,2:1 e de 70.500 ppm para a razão de 8,2:1.
This study aimed to analyze a generator set equipped with an Otto-cycle combustion engine operating with biogas. In addition, it was an objective to perform a comparative analysis between this system and other one using gasoline as fuel. The tests were performed in a Branco generator, model B4T-5000 BIO, mono cylinder, with the generator charge variation performed through a resistance bench. Performed analysis contemplates electric power generated by the equipment, specific consumption, efficiency, rate of heat transfer in the cogeneration and its effectiveness, λ factor, CO and O2 emissions. The results showed that is possible to obtain electric power through a clean fuel, but the system presented low efficiency. The results of O2 and λ indicate that the combustion is performed with excess air to all configuration and the CO emissions for the biogas were lower than 900 ppm whereas for the gasoline the CO emissions were around 17.400 ppm for the compression rate of 10.2:1 and 70.500 ppm for the rate of 8.2:1.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rech, Charles. "Estudo experimental da relação ar/combustível para máxima potência em um motor de combustão interna, utilizando diversos combustíveis". reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/117919.

Texto completo
Resumen
A potência em um motor de combustão interna depende, dentre outros parâmetros, da proporção da reação da mistura oxidante/combustível. Esses reagentes são oriundos de hidrocarbonetos e do oxigênio disponível no ar atmosférico. Para cada tipo de combustível utilizado, a mistura apresenta diferentes curvas de desempenho do motor, cuja máxima potência disponibilizada está diretamente relacionada ao valor e à posição da pressão desenvolvida no cilindro em cada ciclo. A posição da máxima pressão deve ser ajustada na melhor condição de aproveitamento do mecanismo biela/manivela a partir da variação do ponto de ignição. O valor da pressão varia, fundamentalmente, com a eficiência de conversão de combustível, com a variação do número de mols proveniente da combustão, com a entalpia de vaporização, com a temperatura de funcionamento do motor, e com a relação entre o carbono, o hidrogênio e o oxigênio existente na molécula. Com a finalidade de verificar o ponto de máxima potência desenvolvida no motor em relação à mistura ar/combustível, foram levantadas curvas de potência para cinco combustíveis, quais sejam: gasolina montadora e condensado, etanol (álcool hidratado 98%), tolueno e mtbe. O fator que estabelece a proporção da mistura ar/combustível real na combustão com a mistura quimicamente balanceada (estequiométrica) é designado por λ. Utilizou-se valores de λ >1, caracterizando a mistura pobre, até os valores de λ <1, os quais permitem o funcionamento do motor em condição de mistura rica. Os experimentos foram realizados em um motor ciclo Otto quatro cilindros, montado em um dinamômetro elétrico e monitorado por uma injeção eletrônica programável. O objetivo deste trabalho foi o de estudar, a partir de dados experimentais, a influência de λ na potência efetiva do motor. Os valores de λ de maior potência obtidos ficaram entre 0,85 e 0,90 podendo servir de parâmetro para o mapeamento da injeção de combustível na condição de aceleração do veículo quando se fizer necessário imprimir a máxima potência. A aquisição de tais valores pode auxiliar ainda no desenvolvimento de novas misturas de combustíveis, em que se procura maior desempenho do motor para competições automobilísticas.
The power developed in an internal combustion engine depends, amongst other parameters, on the ratio oxidizer/combustible. These reagents are deriving of hydrocarbons and atmospheric air. For each type of used fuel, the mixture presents different types of performance curves for the same engine, whose maximum available power is directly related to the value and the crank position of the maximum pressure developed in the cylinder, in each cycle. The crank position of the maximum pressure must be rightly placed, with ignition timing changes, in order to get the best exploitation of the rod/crankshaft mechanism. The value of the pressure varies, basically, with the fuel conversion efficiency, with the mole number variation due to combustion, with the enthalpy of formation, the engine’s operating temperature and with the relation between carbon, hydrogen and the existing oxygen in the fuel’s molecule. With the purpose of verifying the point of highest engine power with relation to the air/fuel ratio, curves of power for five different fuels had been raised. These fuels are: condensed gasoline, OEM gasoline, ethanol, toluen and mtbe. The factor that establishes the air/fuel ratio with the stoichiometric mixture is assigned by λ . Values of λ > 1 characterize lean mixture until the values of λ <1 characterize a rich mixture condition. The experiments had been carried with a four cylinders Otto cycle engine, with programmable electronic fuel injection and ignition control, assembled in an eddy current dynamometer. The objective of this work was to verify, from experimental data, the influence of λ in the engine’s output. The λ values for highest power lie between 0.85 and 0.91, being able to act as an input for tuning the fuel injection system for getting better throttle response and maximum power. The acquisition of such values can still assist in new fuel mixtures development, where increase in power and torque are expected.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Perin, Gismael Francisco. "Desempenho e emissões de motor agrícola ciclo diesel utilizando diferentes combustíveis". Universidade Federal de Santa Maria, 2014. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3617.

Texto completo
Resumen
The behavior of the agricultural cycle diesel engine when changes the fuel type and operating mode, must be known so that we can identify the best fuel resulting in better performance at lower emissions. However, when using particular type of fuel, with or without blends, the motor parameters such as torque, power and consumption, and emissions of gases changes. Therefore, the aim of this work was to verify the influence of the types of fuels for performance parameters of the agricultural cycle diesel engines and the emissions generated by burning fossil fuels. For this first experiment was conducted to determine the ideal number of repetitions and the warming s time the engine to perform the experiments proposed by objectives. Eighteen repeticions were conducted in 3 groups corresponding to warm times of 20, 60 and 100 minutes. To identify whether there was a significant difference between the warming s time was conducted the analysis of variance and the minimum number of repetitions required was identified by a lower rate of coefficient of variation. The experimental performance of the engine with different fuels was performed using 11 fuel (Diesel S10, S500 diesel, biodiesel and its blends [5%, 10%, 15%, 20%, 50% and 100% concentration of biodiesel in diesel]). Outcome variables were assessed torque, power consumption and time specific consumption. Analysis of variance was performed and, if present difference, the data were subjected to the mean comparison test (Tukey p ≥ 0.05) and linear regression analysis. Emissions of O2, CO2, NO2, NO, CO and HC were analyzed. The fuels used were the same performance experiment with the same blends. The emissions test followed the methodology laid down in the NBR ISO 8174-4:2012, which indicates 8 modes of operation of the engine in three rotations. Analysis of variance was performed and, if present difference, the data were subjected to the mean comparison test (Tukey p � 0.05) and linear regression analysis. The results report that four were the number of repetitions for the test performance and that 20 minutes was the time of warming the engine. Both the type of fuel and the operating mode significantly alter the performance and emissions. There was a reduction of the maximum torque and maximum power and increased consumption and minimum specific consumption with increase of biodiesel in the blend. Emissions of NO2 and O2 increased with higher concentration of biodiesel in the blend. Emissions of CO2, opacity, NO, CO and HC were decreased as increasing the amount of biodiesel in the blend with mineral diesel. In all variables, except O2, there was a reduction in emissions decreased when the load applied in engine. The fuel reduced emissions and maintained performance, compared with commercial diesel fuel was Diesel S10 with 20% biodiesel.
O comportamento dos motores agrícolas ciclo Diesel quando altera-se o tipo de combústivel e o modo de operação, deve ser conhecido para que se possa identificar qual o melhor combustível que resulte em melhor desempenho e menor emissão de poluentes. Entretanto, quando se utiliza determinado tipo de combustível, com ou sem misturas, os parâmetros do motor como torque, potência e consumo, e as emissões de gases se alteram de maneira diferenciada. Portanto, o objetivo deste trabalho foi verificar a influência dos tipos de combustíveis nos parâmetros de desempenho dos motores agrícolas ciclo Diesel e nas emissões de gases gerados pela queima destes combustíveis. Para isto, primeiramente foi realizado um experimento para determinar o número de repetições ideal e o tempo de aquecimento do motor para realizar os experimentos propostos pelos objetivos. Foram realizados 18 repetições separadas em 3 grupos, correspondentes aos tempos de aquecimento de 20, 60 e 100 minutos. Para identificar se houve diferença significativa entre os tempos de aquecimento foi realizado a análise da variância e o número de repetições mínimo necessário foi identificado pelo menor índice de coeficiente de variação. O experimento de desempenho do motor com diferentes combustíveis foi realizado utilizando 11 combustíveis, (Diesel S10, diesel S500, biodiesel e suas misturas [5%, 10%, 15%, 20%, 50% e 100% de concentração de biodiesel no diesel]). As variáveis respostas avaliadas foram torque, potência, consumo horário e consumo específico. Foi realizado a análise da variância e, caso apresentasse diferença, os dados foram submetidos ao teste de comparação de médias (Tukey p� 0,05) e análise de regressão linear. Ainda foram analisadas as emissões de O2, CO2, opacidade, NO2, NO, CO e HC. Os combustíveis utilizados foram os mesmos do experimento de desempenho, com as mesmas misturas. O ensaio de emissões seguiu a metodologia prevista na Norma NBR ISO 8174-4:2012, que indica 8 modos de operação do motor em três rotações. Foi realizado a análise da variância e, caso apresentasse diferença, os dados foram submetidos ao teste de comparação de médias (Tukey p≥ 0,05) e análise de regressão linear. Os resultados informam que quatro foram o número de repetições para o ensaio de desempenho do motor e que 20 minutos foi o tempo de aquecimento do motor. Tanto o tipo de combustível quanto o modo de operação alteraram significativamente o desempenho e as emissões. Houve redução do torque máximo e da potência máxima e aumento do consumo horário e específico mínimo com incremento de biodiesel na mistura. As emissões de NO2 e O2 aumentaram com a maior concentração de biodiesel na mistura. Já as emissões de CO2, opacidade, NO, CO e HC reduziram conforme foi aumentado o teor de biodiesel na mistura com diesel mineral. Em todas as variáveis analisadas, com exceção do O2, ocorreu redução das emissões quando se diminuiu a carga aplicada no motor. O combustível que reduziu as emissões e manteve o desempenho, comparativamente com o diesel comercial, foi o Diesel S10 com 20% de biodiesel.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Cicli motori"

1

Ciclo de Debates Lazer e Motricidade (3rd 2001 Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Física). Enfoques contemporâneos do lúdico: III Ciclo de Debates Lazer e Motricidade. Campinas, SP: Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, 2002.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Salis, Rita. La pluralità dei cieli e dei motori immobili secondo lo pseudo Alessandro: Il commento dello pseudo Alessandro al cap. 8. del libro 12. della Metafisica di Aristole. Cagliari: AV, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Salis, Rita. La pluralità dei cieli e dei motori immobili secondo lo pseudo Alessandro: Il commento dello pseudo Alessandro al cap. VIII del libro XII della Metafisica di Aristotele. Cagliari: Edizioni AV, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ascione, Ernesto. Uso Dell'acqua Nel Ciclo Termico Dei Motori a Scoppio - Hho 4/7. Lulu Press, Inc., 2017.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ascione, Ernesto. Uso Dell'acqua Nel Ciclo Termico Dei Motori a Scoppio - Hho 1/7. Lulu Press, Inc., 2016.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

uso Dell'acqua Nel Ciclo Termico Dei Motori a Scoppio - HHO 5/7. Lulu Press, Inc., 2017.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

uso Dell'acqua Nel Ciclo Termico Dei Motori a Scoppio - HHO 3/7. Lulu Press, Inc., 2016.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Ascione, Ernesto. L'uso dell'acqua nel ciclo termico dei motori a scoppio - HHO 6/7. Lulu.com, 2017.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

uso Dell'acqua Nel Ciclo Termico Dei Motori a Scoppio - HHO 2/7. Lulu Press, Inc., 2016.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Polemann, Alejandro y Karina Daniec. Guitarra - Piano. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2016. http://dx.doi.org/10.35537/10915/53929.

Texto completo
Resumen
Este trabajo fue elaborado con el objetivo de brindar herramientas para el estudio de la ejecución instrumental del piano y la guitarra. Sus destinatarios principales son los estudiantes de la carrera de Música Popular que cursan el Ciclo de Formación Musical Básica. En función de que cumpla su objetivo y que sea un material accesible para todo perfil de ingresante, se ha simplificado al máximo la terminología utilizada como así también el desarrollo de algunos conceptos. Por ello, será necesario complementar parte de la información a través de la lectura de los demás materiales de Cátedra como así también la articulación con textos de otras cátedras del Ciclo. Habitualmente, en las propuestas de estudio de un instrumento musical se presentan actividades centradas exclusivamente en desarrollar destrezas particulares y se dejan de lado cuestiones vinculadas a la comprensión de cómo se construyen esos ejercicios y de qué manera es apropiado organizar el trabajo. Estos abordajes se sustentan en modelos pedagógicos que centran la enseñanza en la repetición constante, sin demasiada reflexión, y con el solo objeto de adquirir una habilidad. Investigaciones recientes dan cuenta de la persistencia de estas concepciones de aprendizaje y de enseñanza de la música en gran parte de las prácticas, sobre todo en aquellas vinculadas a la ejecución instrumental. La Cátedra de Instrumento propone un abordaje diferente. Sostiene que en el desarrollo motriz para la realización de la música es necesario incluir otras herramientas y modos de tratamiento. Cuando se trabaja la técnica instrumental es necesario considerar el manejo del cuerpo en todos los aspectos involucrados en la ejecución del instrumento. Es por eso que los contenidos vinculados a la postura corporal, el modo de tomar el instrumento, el modo de accionarlo para que produzca sonido y los particulares movimientos que permiten variar y combinar los sonidos son centrales en el estudio instrumental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Cicli motori"

1

CHAGAS, PAULA SILVA DE CARVALHO y ELTON DUARTE DANTAS MAGALHÃES. "GROSS MOTOR FUNCTION MEASURE E PROGNÓSTICO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL". En Profisio: programa de atualização em fisioterapia neurofuncional: ciclo 10: volume 2. 10.5935, 2023. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-905-4.c0004.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Tomadon Junior, José y Raphael Tavares Callado. "Avaliação comparativa do ciclo de vida de materiais usados em blocos de motor". En Tópicos em Administração – Volume 34. Editora Poisson, 2020. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-86127-89-8.cap.05.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

ALOUCHE, SANDRA REGINA y VIVIAN FARAHTE GIANGIARDI. "Estudo do controle motor e implicações para a avaliação da funcionalidade humana". En Profisio: programa de atualização em fisioterapia neurofuncional: ciclo 9: volume 4. 10.5935, 2022. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-690-9.c0002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Delgado, María L., Manuel Lara Ortiz y Francisco Vázquez Serrano. "Planta experimental para sistemas de calefacción de vehículos de transporte público". En XLII JORNADAS DE AUTOMÁTICA : LIBRO DE ACTAS, 373–79. Servizo de Publicacións da UDC, 2021. http://dx.doi.org/10.17979/spudc.9788497498043.373.

Texto completo
Resumen
En este trabajo se describe una planta experimental para test de sistemas de calefacción de vehículos de transporte público. La planta incorpora un sistema para el control de la temperatura de la cabina y emula la temperatura del motor del vehículo (mediante una caldera de gas natural), así como la temperatura exterior del autobús. De este modo, es posible imponer diferentes condiciones de operación al ciclo de calefacción. Se expone además la estrategia de control utilizada y, como ejemplo, los datos obtenidos en un ensayo realizado con la planta, que junto con otras experiencias servirán para la caracterización de sus componentes. Con este trabajo se dispone de una planta experimental que servirá como banco de pruebas para explorar distintas estrategias de control y optimización orientadas a aumentar el rendimiento de los sistemas de calefacción de vehículos de transporte público.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Hernández Chávez, Macaria, Diego Adrián Fabila Bustos, José Miguel Cortés Caballero y Ángel Admin Pérez Martínez. "Desarrollo de un laboratorio automotriz inmersivo en realidad virtual y de un manual en realidad aumentada para la formación de estudiantes de ingeniería". En Avances 2022: Red de Investigación en Computación del Instituto Politécnico Nacional, México, 187–206. OmniaScience, 2022. http://dx.doi.org/10.3926/oms.411.10.

Texto completo
Resumen
Se desarrolló una aplicación en Realidad Virtual de un Laboratorio Virtual Automotriz para ser utilizada como estrategia de enseñanza-aprendizaje virtual inmersiva para lentes de Realidad Virtual Oculus Rift S y a través de los sensores infrarrojos Leap Motion ControllerTM. También se desarrolló un Manual Interactivo 3D en Realidad Aumentada portable para ser utilizado en el Sistema Operativo Android de las partes de un motor de combustión de cuatro tiempos y de su funcionamiento con el ciclo termodinámico Otto. Estas aplicaciones están enfocadas a estudiantes de los primeros semestres del programa académico de Ingeniería en Sistemas Automotrices, como una herramienta de enseñanza-aprendizaje práctica en el contexto de la Educación 4.0 y bajo los pilares de la Industria 4.0; aplicables en el trabajo a distancia provocado por la pandemia provocada por la COVID-19 que mantiene cerradas las instituciones educativas desde marzo de 2020.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

"Evaluación del balance". En Evaluación de la función neuromuscular, 275–97. Universidad Santiago de cali, 2022. http://dx.doi.org/10.35985/9789585147294.10.

Texto completo
Resumen
La exploración del balance conlleva la observación e identificación de la alineación corporal y el centro de gravedad, al igual que las fuerzas externas e internas que interfieren en el mantenimiento de una postura estática o dinámica. Metodología: Se efectuó una revisión documental usando como términos clave de búsqueda (DeCs) “Equilibrio postural”; “Destreza motora”; “Posición de pie”; “Postura”; “Tono muscular”. A partir del rastreo de literatura encontrada y la búsqueda en referencias bibliográficas disponibles, se presenta la compilación de la información dando elementos para la ejecución de la evaluación del balance. Resultados: La evaluación del balance puede llevarse a cabo a través de la observación, el mantenimiento de una postura o la aplicación de herramientas a lo largo del ciclo vital. Discusión: el balance se encuentra altamente influenciado por múltiples factores, por ello se hace necesario el uso de test y medidas válidas y confiables que permitan identificar posibles déficits y sobre todo el origen o la causa de las manifestaciones clínicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Prado, Flávio Nunes do, João Eduardo Rocha dos Santos y Edson Roberto da Silva. "ETANOL – COMBUSTÍVEL RENOVÁVEL EM MOTORES DO CICLO DIESEL – ESTUDO DE VIABILIDADE EM USINAS". En Engenharias: metodologias e práticas de caráter multidisciplinar 2, 53–60. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6172009115.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Savio, Thomaz Ernesto de Sousa, Ézio Castejon Garcia y Marcos Fregoneze. "Estudo numérico e experimental sobre a aplicação do ciclo Otto – Atkinson em um motor PFI". En Engenharia no Século XXI – Volume 9. Editora Poisson, 2019. http://dx.doi.org/10.36229/978-85-7042-163-0.cap.20.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Soares, Daniel Branddon de Lima, Jone Gomes de Lima, Érika Larissa Rodrigues da Silva, Adriana Nery Gomes Souto Paz de Melo, Benjamim Henrique de Lima e. Silva y Suzana Pedroza da Silva. "AVALIAÇÃO DA CORROSÃO DE TANQUE DE COMBUSTÍVEL DE CICLO MOTOR DIESEL POR BLENDS DE BIODIESEL". En Engenharia: a máquina que constrói o futuro. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210203587.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Reis, Julia Proença, Victória Guimarães Matos Santos, Gisel Chenard Díaz, Yordanka Reyes Cruz y Donato Alexandre Gomes Aranda. "ANÁLISE DE COMBUSTÍVEIS DE MOTORES CICLO OTTO NO BRASIL, NA ARGENTINA E NO PARAGUAI". En Ciências Biológicas: Tendências temáticas, realidades e virtualidades, 38–58. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5572316013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Cicli motori"

1

Carvalho, Rogerio Nascimento de, Antonio Carlos Scardini y Sérgio William Botero. "Desempenho de gasolinas em motor do ciclo atkinson". En XXVII Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/simea2019-pap127.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

GOMES, Cleber Willian, Felipe Mascarenhas de REZENDE, José Antônio GRASSI JUNIOR, Marcelo da Graça PEREIRA, Renan Alves TRENTIN, Stephan Daue Guimarães MÜLLER y Tiago Osorio de ALMEIDA. "PROJETO DCE: MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA COM DUPLO CICLO TERMODINÂMICO VARIÁVEL". En XXV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea2017-02.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Santos, Matheus Urquiza Lima y Lorenzo Dos Santos Corrêa. "Análise termodinâmica de motores termomagnéticos operando segundo o ciclo Brayton". En CREEM2020. ABCM, 2020. http://dx.doi.org/10.26678/abcm.creem2020.cre2020-0018.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bevilaqua, William Lemos, Afonso Reguly, Inácio da Fontoura Limberger, Luciano Caldeira Vilanova y Fernando Mariano Bayer. "ANÁLISE DE FALHA DO VIRABREQUIM DE UM MOTOR MONOCILINDRO DE CICLO OTTO". En 70º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/1516-392x-26430.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

CORDEIRO, LUAN, SAMUEL DE LUCCAS ALEXANDRE DA SILVA y AROLDO JOSE ISAIAS DE MORAES. "Aplicação do FMEA Dentro do Processo de Recondicionamento do Motor Ciclo Otto". En ENEGEP 2021 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção. ENEGEP 2021 - Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2021. http://dx.doi.org/10.14488/enegep2021_tn_sto_357_1842_42196.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Piqueras, Pedro, Joaquín De la Morena, Pau Bares y Enrique Sanchis. "Experiencia sobre el empleo del estudio de caso y herramientas de simulación para mejorar la comprensión del ciclo termodinámico de motores a reacción". En IN-RED 2021: VII Congreso de Innovación Educativa y Docencia en Red. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2021. http://dx.doi.org/10.4995/inred2021.2021.13739.

Texto completo
Resumen
En este trabajo se describe una metodología enfocada a mejorar la comprensión del ciclo termodinámico de motores a reacción mediante la combinación de un estudio del caso y un entorno de simulación. La metodología se desarrolla para estudiantes de la asignatura de Propulsión del Grado en Ingeniería Aeroespacial. En particular, se pide a los estudiantes analizar con detalle el impacto de las dos principales condiciones de contorno que afectan a las prestaciones del motor: altitud y velocidad de vuelo (o Mach). El estudio del caso se hace en grupos de cinco estudiantes, y ha mostrado resultados positivos tanto en rendimiento académico cmo en cuanto a la implicación del alumnado en general. No obstante se han identificado algunos aspectos a mejorar. Por un lado, el aumento del número la diversidad del alumnado ha desafiado la organización del trabajo, mostrando peores resultados en grupos con estudiantes que tenían un bagaje diferente al habitual. Por otro lado, hay una aparente desconexión entre la metodología usada y la organización de otras asignaturas de la misma área de conocimiento del grado. Se propone una actualización de la metodología para mejorar ambos aspectos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

COSTA, Cristian Carlo Gonçalves da, Renato PENTEADO y Carlo Giuseppe FILIPPIN. "Torque elevado no aperto do volante de um motor leve do ciclo Otto – solução do problema em uma fábrica de motores". En XXIV Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-simea2016-pap19.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Guerra, Eduardo Siegel, Heitor Silvério Lopes y Walter Godoy Jr. "Determinação Da Função De Transferência De Um Motor Ciclo Otto Utilizando Programação Genética". En 10. Congresso Brasileiro de Inteligência Computacional. SBIC, 2016. http://dx.doi.org/10.21528/cbic2011-25.2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Carlos Mendonça Ferreira, Jean, Fabianne Alves Cardoso, Janiel Lopes Martins y Barbara Thays Rodrigues de Almeida. "EFICIÊNCIA DE MOTOR DE COMBUSTÃO INTERNA CICLO OTTO COM USO DE DIFERENTES COMBUSTÍVEIS". En 20XX CONEMI. ,: Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/conemi.271769.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pereira, Rodrigo, Dalton Reis, Roberta Andressa Pereira y Mauricio Lopes. "EcosAR: simulador de ecossistemas utilizando realidade aumentada". En Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.550.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta o EcosAR, aplicativo que tem como objetivo simular ecossistemas utilizando as tecnologias de Realidade Aumentada e Interfaces de Usuário Tangível. A atividade de simular ecossistemas utilizando estas tecnologias possibilita ao usuário a observação e controle de fenômenos naturais como o ciclo da água, o ciclo de vida das árvores, vento e temperatura. O aplicativo foi desenvolvido utilizando o motor gráfico Unity e com a biblioteca Vuforia. Foram realizados testes de funcionalidade e com acadêmicos do curso de Ciências Biológicas, os quais responderam um questionário. Os resultados indicaram a viabilidade de aplicação dessas tecnologias na simulação de ecossistemas, bem como identificaram possibilidades de melhorias no aplicativo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía