Literatura académica sobre el tema "Análise de discursos comparativa"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Análise de discursos comparativa".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Análise de discursos comparativa"

1

Grillo, Sheila Vieira de Camargo, Flávia Sílvia Machado y Maria Inês Batista Campos. "Análise comparativa de discursos". Linha D'Água 31, n.º 3 (20 de noviembre de 2018): 1–17. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v31i3p1-17.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cunha, Rodrigo Bastos. "Do científico ao jornalístico: análise comparativa de discursos sobre saúde". Interface - Comunicação, Saúde, Educação 12, n.º 24 (marzo de 2008): 195–203. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832008000100015.

Texto completo
Resumen
Jornalistas, cientistas e analistas do discurso concordam que há uma transformação da linguagem especializada do discurso científico para a linguagem não especializada no processo de divulgação científica para o público leigo. Consideram essa transformação como recodificação, reformulação, formulação de um novo discurso ou, no caso específico do jornalismo científico, textualização jornalística do discurso científico. Com o apoio da linha francesa da Análise do Discurso, o presente trabalho faz uma análise comparativa de dois discursos jornalísticos envolvendo questões de saúde pública, da seção de notícias da revista ComCiência, em relação aos respectivos discursos científicos que serviram de fonte para elaboração das notícias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Sardá, Daniela Nienkötter. "A análise de discursos comparativa no Brasil: uma reflexão a partir da noção de categoria". Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 16, n.º 2 (junio de 2021): 153–77. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457347892.

Texto completo
Resumen
RESUMO A análise de discursos comparativa surgiu na França, mais precisamente no laboratório CEDISCOR, da Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris 3, por volta dos anos 2000. Atualmente, ela vem sendo implementada no Brasil no âmbito do grupo Diálogo (CNPq/USP). O objetivo do artigo é refletir sobre as possibilidades teóricas e metodológicas implicadas na prática da análise de discursos comparativa no Brasil, de inspiração bakhtiniana. Para tanto, partimos de uma reflexão teórica sobre a noção de categoria (de análise). Investigamos, por um lado, como a noção de categoria esteve presente já na criação do CEDISCOR e da análise de discursos comparativa na França, quando buscava-se determinar “categorias comparáveis” e, por outro lado, mostramos como a criação de uma ciência por Bakhtin – a metalinguística – parte também de uma revisão da noção de categoria linguística, o que tem implicações na maneira como a análise de discursos comparativa de inspiração bakhtiniana pode ser praticada no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ponsoni, Samuel y Júlia Lourenço Costa. "Papéis discursivos para mulher: uma análise dos casos da revista Veja e do discurso presidencial brasileiro". Revista Extraprensa 13, n.º 1 (30 de diciembre de 2019): 75–95. http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2019.163202.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste texto é fazer uma análise teórico-comparativa entre estereótipos de mulher contidos em dois discursos diferentes: 1) a reportagem produzida pela revista Veja acerca de Marcela Temer, em abril de 2016; 2) o pronunciamento de Michel Temer na ocasião do Dia Internacional da Mulher, em março de 2017. Buscamos compreender efeitos de sentido ideológicos que aliam e complementam esses discursos. Partimos do arcabouço teórico da análise do discurso de matriz francesa, relacionando duas noções-conceito – a de pré-construído e a articulação de discursos transversos – aos estereótipos mobilizados, a fim de refletir como os dois discursos, dados em tempos distintos, formam essa correlação discursiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Nienkötter Sardà, Daniela, Yuri Andrei Batista Santos, Urbano Cavalcante Filho y Paulo Roberto Gonçalves- Segundo. "A análise de discursos comparativa e outras abordagens comparativistas em ciências da linguagem". Revista Boaciencia. Educação e Ciências Sociais 2, n.º 2 (29 de julio de 2022): 126–46. http://dx.doi.org/10.37811/ecs.v2i2.62.

Texto completo
Resumen
A análise de discursos comparativa é um domínio de estudos relativamente recente no Brasil. Integrando as ciências da linguagem, tem como objetivo comparar não somente diferentes línguas, más também diferentes culturas. Ela se inspira na análise comparativa que teve origem na França e assume um papel de extrema relevância em um horizonte contemporâneo marcado pelo multiculturalismo e pela constante dissolução das distâncias físicas que costumavam marcar fronteiras sociais, culturais e lingüísticas. [A] perspectiva adotada no campo da análise de discurso contrastiva pelos doutorandos, doutores e professores-pesquisadores vinculados ao Cediscor conduziu à formação de um eixo de pesquisa intitulado: Comparação, língua e cultura em perspectivas discursivas e, com isso, ao grupo “comparação”2.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Grillo, Sheila Vieira de Camargo y Vanessa Fonseca Barbosa. "Entrevista com Sheila Grillo: Análise de Discursos Comparativa no Brasil". Linha D'Água 35, n.º 2 (15 de agosto de 2022): 234–47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2236-4242.v35i2p234-247.

Texto completo
Resumen
No dia 12 do mês de abril de 2022, Sheila Vieira de Camargo Grillo, professora livre-docente e pesquisadora da FFLCH/USP, recebeu-nos, gentilmente, em sua casa, para a realização desta entrevista, por meio da qual pudemos ouvir a autora a respeito de alguns pontos essenciais de uma nova abordagem de investigação científica no Brasil, a Análise de Discursos Comparativa ou Análise do Discurso Contrastiva (denominação adotada na França, país de origem da abordagem). A professora Sheila Grillo, a partir das perguntas que lhe fizemos, discorreu, dentre outros aspectos, sobre o surgimento dos princípios epistemológicos da abordagem em nosso país, citou alguns de seus importantes eventos ocorridos até o presente momento, bem como nos falou acerca da importância de trabalhos desenvolvidos entre ela e demais pesquisadores do Grupo de Pesquisa Diálogo (CNPq/USP) com professores e pesquisadores do grupo CLESTHIA – axe sens et discours, da Université Sorbonne Nouvelle, Paris 3. Desse modo, aproveitamos o espaço para agradecer à entrevistada pelo acolhimento e pelas informações disponibilizadas. Convidamos o leitor da Linha D’Água a apreciar o resultado deste trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Grillo, Sheila Vieira de Camargo y Maria Glushkova. "A divulgação científica no Brasil e na Rússia: um ensaio de análise comparativa de discursos". Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 11, n.º 2 (agosto de 2016): 69–92. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457323556.

Texto completo
Resumen
RESUMO O objetivo do artigo é realizar uma análise comparativa da divulgação científica no Brasil e na Rússia. Os fundamentos teórico-metodológicos dessa comparação foram construídos na confluência entre a teoria bakhtiniana e a análise comparativa de discursos, esta presente nos trabalhos dos pesquisadores do Cediscor. A partir desses fundamentos, construímos um corpus de enunciados das edições brasileira e russa da revista Scientific American e pudemos observar, por um lado, grandes semelhanças nos gêneros artigo e reportagem de divulgação científica nas duas comunidades etno-linguísticas, e, por outro, diferenças no que concerne à relação com o discurso alheio e o uso de tempos e modos verbais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Campos, Maria Inês Batista. "A concepção de polêmica velada em duas edições da obra de Bakhtin sobre Dostoiévski". Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso 16, n.º 2 (junio de 2021): 90–108. http://dx.doi.org/10.1590/2176-457348617.

Texto completo
Resumen
RESUMO Este artigo é o resultado de uma análise comparativa entre as duas edições da obra de Mikhail Bakhtin: Problemas da obra de Dostoiévski, primeira edição, em 1929, e Problemas da poética de Dostoiévski, revista e publicada em 1963. O objetivo é estabelecer uma comparação do conceito de polêmica velada presente nesses livros, com foco nas formas de presença do discurso do outro. A metodologia é partir da análise bakhtiniana da novela Memórias do subsolo (1864), de Fiódor Dostoiévski, em especial quanto à formulação linguístico-discursiva de polêmica velada. Em que medida as alterações presentes na segunda edição contribuem para novos esclarecimentos da polêmica? Os resultados apontam a existência de mudanças e de permanências, o que permite esclarecer a importância central do conceito de polêmica para a análise do discurso alheio nos discursos literários e também nos discursos de circulação social.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Freire, Marcius y Rosana Soares. "História e narrativas audiovisuais: de fato e de ficção". Comunicação Mídia e Consumo 10, n.º 28 (20 de septiembre de 2013): 71–86. http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v10i28.506.

Texto completo
Resumen
O artigo busca relacionar dois campos: os discursos audiovisuais (cinematográficos ou televisivos) e o discurso histórico como lugar de articulação de imaginários sociais. Buscamos, desse modo, realizar uma análise comparativa entre diferentes narrativas de caráter referencial a fim de estabelecer suas recorrências e dissonâncias no modo de evocar e construir lugares de memória a partir da representação de fatos históricos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Butturi Junior, Atilio y Nelly Andrea Guerrero Bautista. "Gays, viados e lokas: uma análise comparativa de discursos homossexuais no Brasil e na Colômbia". Arboles y Rizomas 4, n.º 2 (5 de diciembre de 2022): 96–113. http://dx.doi.org/10.35588/ayr.v4i2.5748.

Texto completo
Resumen
Este artigo descreve, comparativamente, discursos sobre homossexualidades masculinas cis no Brasil e na Colômbia. Partimos da discussão foucaultiana acerca do dispositivo da sexualidade e sobre a produção de exceção da biopolítica, por um lado, e da genealogia de homossexualidades nos dois países, por outro. Nosso corpus é formado de duas circunscrições: as décadas de setenta e oitenta do século XX e a década de vinte do século XXI. A análise parte dos seguintes recortes: nos anos oitenta, os jornais Ventana Gay, da Colômbia, e Lampião da Esquina, do Brasil; no século XXI, os discursos on-line do Põe na Roda, no Brasil, e Juan Pablo Jaramillo, na Colômbia. Analiticamente, podemos notar: i) um deslocamento não-irrelevante das estratégias discursivas que cercam as homossexualidades mais efeminadas, passivas e vulneráveis; ii) a presença ambígua e constante de um discurso internacionalizante e igualitário gay; iii) um jogo tenso entre práticas de resistência e a normalização do good gay. Concluímos que estamos diante de um discurso polivalente e, por vezes, moralizante que tem como condições de produção a topologia governamental liberal-moral em curso no Brasil e na Colômbia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Análise de discursos comparativa"

1

Barqueta, Clelia. "O íntimo e o coletivo em dois mundos diversos: análise comparativa dos discursos utilizados em peças publicitárias alemãs e brasileiras". Universidade de São Paulo, 2007. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8144/tde-06112007-103132/.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho é fazer uma análise comparativa entre os anúncios de publicidade das empresas BASF e PFIZER, veiculados nas revistas semanais VEJA (brasileira) e DER SPIEGEL (alemã) durante o ano de 2005, a fim de detectar diferenças e semelhanças entre os trabalhos elaborados para esses dois países. A peça publicitária será encarada como uma construção multimodal, cuja existência advém da interação dos vários elementos que a compõem. Espera-se, com esse estudo comparativo entre os mecanismos argumentativos, acionados pelas publicidades brasileira e alemã, desvendar um pouco mais os sentidos próprios dessas criações em cada um desses países. Será pesquisado: de que forma esses percursos argumentativos - visuais e lingüísticos - vão sendo montados nas peças publicitárias e quais sentidos buscam criar; com qual inventário perceptual os produtos ou serviços vão sendo ligados; quais elementos mitológicos são acionados, recriados, cultivados, estimulados em ambos os países, com o intuito de ancorar a marca na mente dos leitores. Será examinado, ainda, de que forma a transmissão de informações acerca do produto ou da marca reflete possíveis valores dos consumidores e da cultura na qual estão imersas. Em relação aos pressupostos teóricos, nos apoiaremos, principalmente, na Análise Crítica do Discurso, na teoria da Argumentação/Retórica de Aristóteles, Perelman e Spang, assim como em Kress; van Leeuwen e Dondis, para as análises visuais e em Jung, Campbell e Randazzo para as categorias mitológicas.
This piece of research aims at making a comparative analysis between advertisements for the companies BASK and PFIZER found in the weekly magazines VEJA (Brazilian) and DER SPIEGEL (German) during the year 2005 in order to detect differences and similarities between the work produced for these two countries. The publicity piece will be considered to be a multimodal construction whose existence derives from the interaction of different elements. By comparing the argumentative mechanisms triggered by both Brazilian and German advertisements, we expect to reveal, a bit further, the meanings of these creations in each of these countries. The research will cover: how the argumentative paths - both visual and linguistic - are built in advertising and which meanings they seek to create; which perceptual inventory the products or services are being linked to; which mythological elements are triggered, rebuilt, cultivated, motivated with the intention of anchoring the brand on the readers\' minds. It will also be examined how the transmission of information about the product or the brand reflect customers\' possible values and the culture in which they are immersed. In relation to the theoretical framework, the research will rely heavily on the Critical Discourse Analysis, the Theory of Argumentation/Aristotles\' rhetoric, Perelman, Spang, as well as on Kress, van Leeuwen and Dondis, for the visual categories and on Campbell and Randazzo for the mythological categories.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cohen, Suzana Amarante de Mendonca. "O discurso publicitário virtual x impresso: enunciação e contrato - uma análise comparativa". Universidade Federal de Minas Gerais, 2007. http://hdl.handle.net/1843/MGSS-77ZJ7T.

Texto completo
Resumen
Cette recherche a eu pour but lanalyse de publicités difusées sur linternet et de publicités publiées dans des magazines de circulation nationale, sur loptique de lanalyse du discours. Pour mieux comprendre lévolution des dispositifs publicitaires, on a developpé une analyse historique de la publicité e des médias, de lorigine aux jours actuels, jusquà lémergence de linternet et ses nouvelles formes de communication. À partir de lanalyse dun corpus constitué de publicités diffusées sur la presse écrite (magazines) et sur linternet on a cherché à mieux comprendre lorganisation enonciative et son rôle dans la construction des contrats de communication. Dans cette recherche nous utilisons le cadre théorique de Patrick Charaudeau et également les propositions avancées par Rodolphe Ghiglione en que qui concerne les mécanismes de validation dans le contrat de communication. Les différences générales entre les annonces sont dûes effectivement aux différences dans le fonctionnement du dispositif, ce qui nous a permis de voir comment un support peut exercer une influence sur lautre, dans le point de vue du discours, et ce spécifiquement au niveau de l organisation énonciative. Le fonctionnement du dispositif nous semble donc central pour la compréhension du contrat de communication établi ou simplement prévue entre les partenaires de léchange.
Esta dissertação é o resultado de um estudo comparativo entre anúncios publicitários veiculados em grandes portais da internet e anúncios publicitários veiculados em revistas impressas, sob a ótica da análise do discurso. Para uma melhor contextualização desta pesquisa, fizemos uma análise histórica da publicidade e da mídia, dos primórdios aos dias atuais, culminando na internet e suas tendências. Através da análise do corpus constituído por anúncios publicitários impressos em revistas e publicidades veiculadas na internet, buscamos elucidar as diferenças do contrato comunicacional presente nesses dois tipos de anúncio a partir, sobretudo, de sua organização enunciativa. Nossa fundamentação teórica se baseou na proposta de autores como Patrick Charaudeau, além de contar com o suporte de outros teóricos afins como Rodolphe Ghiglione. Nossas análises colocaram em evidência que o funcionamento enunciativo do dispositivo virtual está centrado na simulação de uma interlocução através de atos alocutivos que visam à reação efetiva do interlocutor. Já no dispositivo impresso tradicional, este tipo de funcionamento não se apresenta pertinente. Esses dois tipos de funcionamento caracterizam a publicidade de cada um dos dispositivos estudados. As diferenças gerais dos anúncios nos diferentes suportes nos permitiram mostrar ainda até que ponto um meio exerce influência sobre o outro e vice-versa, do ponto de vista discursivo, mais especificamente na organização enunciativa e no aspecto contratual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Carneiro, Aline Mendonça Conde. "Discursos sobre o nordeste no HGPE: uma análise comparativa da imagem pública da região nas campanhas de Dilma e Aécio em 2014". reponame:Repositório Institucional da UFC, 2016. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26629.

Texto completo
Resumen
CARNEIRO, Aline Mendonça Conde. Discursos sobre o nordeste no HGPE: uma análise comparativa da imagem pública da região nas campanhas de Dilma e Aécio em 2014. 2016. 154f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2016.
Submitted by Gustavo Daher (gdaherufc@hotmail.com) on 2017-10-13T16:31:20Z No. of bitstreams: 1 2016_dis_amccarneiro.pdf: 2891134 bytes, checksum: 31b7f7c059538f6c4ab213b08c888100 (MD5)
Approved for entry into archive by Márcia Araújo (marcia_m_bezerra@yahoo.com.br) on 2017-10-13T19:09:12Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2016_dis_amccarneiro.pdf: 2891134 bytes, checksum: 31b7f7c059538f6c4ab213b08c888100 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-10-13T19:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016_dis_amccarneiro.pdf: 2891134 bytes, checksum: 31b7f7c059538f6c4ab213b08c888100 (MD5) Previous issue date: 2016
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a construção da imagem pública da região Nordeste no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) televisivo dos dois principais candidatos à Presidência da República nas Eleições 2014: Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT), que concorreu à reeleição. Paralelamente, o trabalho investiga os assuntos e temas mais comentados sobre a região e os discursos acerca do Nordeste propagados pelos políticos, lideranças e populares que apoiaram os dois candidatos à Presidência. A investigação tem fundamento teórico-metodológico na Análise do Discurso e na Análise de Conteúdo. Para realizar a pesquisa, examinou-se o discurso narrado e imagético sobre a região nos programas eleitorais do segundo turno da disputa, quando tornou-se polarizada entre os dois referidos concorrentes. Dessa forma, averiguou-se 25 programas da campanha de Aécio e 21 programas da campanha petista. Enquanto o PT, predominantemente, apresentou a imagem pública de um “novo Nordeste” (que estaria superando os problemas da seca e da miséria, por exemplo), o PSDB apresentou uma região assolada pela estiagem e que ainda não teria encontrado soluções para resolver os problemas de seus habitantes. Outros achados da pesquisa evidenciam que o PT reforça alguns estereótipos da região. Já o PSDB, apesar de ter divulgado o plano “Nordeste Forte”, com propostas para o local, apresenta um discurso prioritariamente nacional, mesmo quando se referia ao Nordeste. O trabalho concluiu, ademais, que a campanha tucana apresentou mais tempo de Nordeste nos programas eleitorais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Machado, Beatriz dos Santos Clemente. "Análise comparativa da argumentação no discurso prévio à campanha eleitoral de Aécio Neves e Dilma Rousseff". Universidade Federal de Viçosa, 2015. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/6562.

Texto completo
Resumen
Submitted by Amauri Alves (amauri.alves@ufv.br) on 2015-11-06T13:59:53Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1255490 bytes, checksum: e68f2c99a22abb324ebada8c77adb16b (MD5)
Made available in DSpace on 2015-11-06T13:59:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 1255490 bytes, checksum: e68f2c99a22abb324ebada8c77adb16b (MD5) Previous issue date: 2015-03-19
Quando observamos os processos de elaboração do discurso político, podemos perceber uma sensação de que a criatividade e o desenvolvimento de projetos para o bem comum têm perdido sua legitimidade e credibilidade ao longo dos anos. A profusão de imagens no discurso político, nos dias atuais, tem buscado o retorno do ideal de político observado desde a antiguidade, mas se diferencia pelas relações entre o discurso e a produção de sentido numa perspectiva não tradicional em que os cidadãos estão cada vez mais se desinteressando pela atividade política e eleitoral. No contexto atual, o discurso político volta-se para a busca de uma troca social visando à demonstração da capacidade do político de dizer e fazer. Para isso, o político engaja-se num projeto de influência que é recíproca e notamos um grande trabalho para fazer reconhecer-se socialmente por meio de um ethos de honestidade e de credibilidade relacionado ao empreendedorismo, ao trabalho e ao sucesso. A complexidade que envolve o fenômeno político sempre despertou o interesse de estudiosos de diversas disciplinas e ainda é um campo aberto para investigações. Por isso, com o intuito de realizar um estudo comparativo da argumentação e da busca pelo ethos no discurso de Aécio Neves e de Dilma Rousseff, nos propomos nesta pesquisa compreender como a imagem de si mesmo se projeta no discurso político durante o processo de enunciação e permite a co- construção de uma identidade por meio do discurso. Para isso, nos baseamos na Teoria Semiolinguística de Charaudeau por meio dos Modos de Organização do Discurso e suas concepções sobre o discurso político. O discurso político hoje se reconfigura em seu entrecruzamento entre a instância midiática, política, econômica e social numa relação contratual de ação e influência. Buscamos, então, a partir de artigos de Aécio Neves no portal Folha e entrevistas de Dilma Rousseff concedidas ao programa Café com a Presidenta, disponíveis on-line, analisar a estruturação do processo de semiotização da linguagem, verificando as estratégias adotadas para a constituição do ethos argumentativo vinculado aos imaginários sociodiscursivos. Pretendemos, assim, elucidar algumas questões que envolvem o discurso político, como os espaços de estratégias e de restrições do contrato de comunicação e os papéis sociais dos participantes dessa forma particular de enunciação.
When we look at the development of political discourse processes, we can perceive a sense of creativity and the development of projects for the common good have lost their legitimacy and credibility over the years. The profusion of images in political discourse today, has sought the return of the observed political ideal since antiquity, but differs by the relations between discourse and the production of meaning in a non-traditional perspective in which citizens are increasingly is unconcerned by the political and electoral activity. In the current context, the political discourse turns to the search for a social exchange in order to demonstrate the political capacity to say and do. For this, the political engages in a project that influence is reciprocal and noticed a great job to recognize themselves socially through an ethos of honesty and credibility related to entrepreneurship, work and success. The complexity involved in the political phenomenon always aroused the interest of scholars from various disciplines and is still an open field for research. Therefore, in order to carry out a comparative study of argumentation and the search for the ethos in Aécio Neves discourse and Dilma Rousseff, we propose in this research to understand how the picture itself is projected into the political discourse during the enunciation process and allows the co- construction of an identity through discourse. For this, we based on Semiolinguistics Theory by Charaudeau through the Modes of Discourse Organization and his views on the political discourse. The political discourse today is reconfigured in its interweaving of the media instance, political, economic and social in a contractual relationship of action and influence. Nicer then from Aécio Neves articles in the portal Folha and interviews Dilma Rousseff granted Café com a Presidenta program, available online. Analyze the structure of the semiotic process of language, checking the strategies adopted for the constitution of argumentative ethos linked to sociodiscursivos imaginary. We intend thereby elucidate some issues involving the political discourse, as the spaces strategies and communication contract restrictions and social roles of the participants in this particular form of enunciation.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, José Mário Galdino da. "Religião cristã e ciência moderna: uma análise comparativa dos discursos nas obras Os fundamentos, organizada por A. R. Torrey, e Religião e ciência de Bertrand Russell". Universidade Metodista de São Paulo, 2014. http://tede.metodista.br/jspui/handle/tede/323.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-08-03T12:19:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 josemario.pdf: 962894 bytes, checksum: 6d82ddaf4028907d8abb89c890120a98 (MD5) Previous issue date: 2014-09-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Religion and science submitted to Critical Discourse Analysis. The Protestant fundamentalism from work The fundamentals and modern science from the perspective of the work of Bertrand Russell Religion and science, both works submitted to a critical analysis of his speeches from faircloughian conception in order to delineate their texts, speeches, intentions and social practices. When the advent of modernity influences different segments of society and changes the way the individual relates to God, to nature and to his fellow consequently also changed some religious insights existing until the Middle Ages. Modernity stands out to provide humanity other possibilities to deal with its everyday problems and existential issues. Resorting to scientific techniques to solve problems of nature, improving agricultural production, curing diseases, or even predicting natural disasters opened precedent for homo religiosus broaden his horizons towards modern and questioned the importance of religious life as presented until that moment. The sacred and the profane come into a heated debate. While the age of reason conquer its space through rationalism, the religious world struggles to reinvent itself and to face a new world with its attractive ideologies. Religion and science cling to their spaces to delineate their boundaries, but always contemplating and considering a teaching in common: modern science.
Religião e ciência submetidas à Análise do Discurso Crítica. O fundamentalismo protestante a partir da obra Os fundamentos e a ciência moderna sob a perspectiva da obra de Bertrand Russell Religião e ciência, ambas as obras submetidas a uma análise crítica de seus discursos a partir da concepção faircloughiana para assim delinear seus textos, discursos, intenções e práticas sociais. O advento da modernidade, ao influenciar os diversos segmentos da sociedade e alterar a maneira de o indivíduo se relacionar com Deus, com a natureza e com seu semelhante, consequentemente, também alterou algumas percepções religiosas existentes até a Idade Média. A modernidade se destaca ao propiciar à humanidade outras possibilidades para lidar com seus problemas cotidianos e questões existenciais. Recorrer às técnicas científicas para solucionar problemas da natureza, melhorar a produção agrícola, curar doenças, ou até mesmo prever catástrofes naturais abriu precedente para que o homo religiosus ampliasse seus horizontes rumo ao moderno e questionasse a importância da vida religiosa como apresentada até então. O sagrado e o profano entram em debate acirrado. Enquanto a era da razão conquista seu espaço por meio do racionalismo, o mundo religioso se esforça para se reinventar e enfrentar um novo mundo com suas ideologias atraentes. Religião e ciência se aferram a seus espaços para delinearem seus limites, mas sempre contemplando e considerando um magistério em comum: a ciência moderna.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

COSTA, Alexsandro Barbosa da. "Discursos sobre o ensino da disciplina de educação moral e cívica em Pernambuco: análise comparativa nas escolas Sizenando Silveira e Ginásio Pernambucano no período da ditadura militar (1972-1985)". Universidade Federal de Pernambuco, 2016. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/18065.

Texto completo
Resumen
Submitted by Fabio Sobreira Campos da Costa (fabio.sobreira@ufpe.br) on 2016-12-01T15:20:26Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) TEXTO PARA DEPOSITO DEFINITIVO COM CARTA CATALOGRÀFICA.pdf: 1426406 bytes, checksum: 95acd03823dde163a2f7cdfc82f83ebb (MD5)
Made available in DSpace on 2016-12-01T15:20:26Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 1232 bytes, checksum: 66e71c371cc565284e70f40736c94386 (MD5) TEXTO PARA DEPOSITO DEFINITIVO COM CARTA CATALOGRÀFICA.pdf: 1426406 bytes, checksum: 95acd03823dde163a2f7cdfc82f83ebb (MD5) Previous issue date: 2016-05-06
Em 1964, um golpe de Estado fez com que os militares assumissem o poder no Brasil, implantando uma nova ditadura. Porém, no início deste governo, manifestações foram realizadas contra as suas ações; sublinha-se a atitude do movimento estudantil que foi brutalmente reprimido por esse grupo de governantes. Em tal contexto, os militares buscaram alternativas para se legitimar. A educação foi usada para este fim, ou seja, ajudá-los a ter apoio social em suas iniciativas. Foi desse modo que a disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) acabou sendo reimplantada, fazendo parte de uma conjuntura na qual se tornava a principal responsável por disseminar a ideologia dos governantes dentro das escolas, através de um ensino regido pela Tendência Pedagógica Tecnicista que visava, dentre outras coisas, uma formação de cunho expositivo, impositivo e movido pela reprodução. Dessa forma, buscava-se formar pessoas aptas a assumirem cargos junto ao mercado de trabalho, mas com pouco nível de criticidade ao sistema existente naquele momento no país. Diante disso, foi objetivo desse trabalho a análise de discursos referentes ao ensino de EMC nas escolas Sizenando Silveira e Ginásio Pernambucano, tendo como foco o período da ditadura militar (1972-1985), isso feito com vistas a entender processos de desenvolvimento acrítico e/ou não de formação educacional, que possam ter influenciado aquela época e estar a influenciar a educação atual, assim como, observar processos de subversão a esse modelo dentro do cenário educacional Pernambucano. Para isso, fizemos uso da metodologia da História Oral desenvolvida por Paul Thompson e da Análise de Discurso trabalhada por Eni Orlandi adicionado ao diálogo com categorias teóricas elaboradas pelo filosofo e historiador Michel Foucault. Procurou-se assim, fundamentar e consubstanciar a pesquisa no sentido de realizar uma reflexão importante para a área educacional, em especial, para o Núcleo de Teoria e História da Educação do qual ela faz parte.
1964, aCoup D’etat caused the military to assume power in Brazil, implanting a New Dictatorship. However, since the beginning of this government, manifestations were realizedagainst their actions. To give prominence the student’s movement that was brutally repressed by this group of rulers. In this context, militaries searched alternatives to legitimate themselves. In this aspect, education was used for this purpose: help them to have social support to their initiatives. This way, the subject Moral and Civic Education (MCE) was redeployed, taking part of a conjecture in which it would be the most important to disseminate itsmilitary ideology in the schools though the rigid teaching with a Pedagogic and Technic Trend that to aimed, among others things, the upbringing just expositive, imposing and moving by reproduction. This way, lookedfor to make be able people to accept the positions in the job market, but with low level criticism about the system in that moment in the nation. Before that it was objective this paper to analyze the speeches referring to teaching of the Moral and Civic Education at SizenandoSilveira and GinásioPernambucano Schools focusing the period of the Military Dictatorship (1064 – 1085) to understand processes of uncritical development and or no education that could influence that time and can influence education in the present-day. And observe processes of subversion to this model in the pernambucanoscene educational. For this, we used the Oral History methodology developed by Paul Thompson and Analysis of Discurse by EniOrlandi; added dialogue with theories categories elaborated by philosopher and historian Michel Foucault.This paper searched justify this rummage in the sense of do an importantreflection to educational area, specially to the Center of Theory and History of Education
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Adaci Aparecida Oliveira Rosa da. "O mundo do trabalho dos jornalistas na realidade e na ficção. Uma análise comparativa do perfil do profissional e dos discursos da telenovela sobre as práticas do jornalista". Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-17052013-121519/.

Texto completo
Resumen
Discute as mudanças no mundo do trabalho dos comunicadores, em especial dos jornalistas, em um momento de transformações tecnológicas impactantes na sociedade do início do século XXI. Trata-se de uma pesquisa comparativa do perfil do profissional e dos discursos dos personagens da telenovela sobre as práticas do jornalista. Subsidiam este estudo as pesquisas empíricas realizadas pelo Grupo de Pesquisas Comunicação e Trabalho da ECA USP, no período de 2008 a 2012, e três produções da teledramaturgia brasileira: A Favorita (2008), Paraíso (2009) e Insensato Coração (2011), que apresentam o profissional jornalista como personagem. A metodologia adotada para o levantamento dos perfis dos profissionais utilizou uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos aplicados junto a quatro amostras de jornalistas do Estado de São Paulo (jornalistas convocados a partir de redes sociais, associados do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, empregados de uma grande Editora e freelancers) e recortes das sequências de cenas das telenovelas com falas de personagens jornalistas para comparação. O referencial teórico utilizado foi o binômio comunicação e trabalho, a partir da abordagem ergológica, estudos da linguagem e a análise do discurso como método de interpretação. Os resultados das pesquisas quantitativas apontaram o perfil do jornalista: jovem, branco, de classe média, maioria mulheres sem filhos, multiplataformas, vínculo de emprego precário (como freelancers, PJs e autônomos) com curso superior completo e com especialização em nível de pós-graduação, a maioria formado de um a 15 anos. A maior parte dos profissionais não trabalha nas redações e atua em setores empresariais diversificados, exercendo a função de assessor de comunicação. A partir da comparação, este trabalho observou que: (i) a telenovela retrata as mudanças das tecnologias empregadas no processo comunicativo, (ii) que os personagens, a despeito das mudanças tecnológicas, não discursivizam sobre como estas novas estratégias afetaram o ritmo de trabalho, ou as relações de trabalho e, (iii) na dramaturgia, a palavra perfeita e a fotografia da cena elaboradas no texto reificam a credibilidade no jornalismo e no jornalista.
This work discuss on the changes in the working world of communicator, in special the journalists, in times of significant technological transformations in the early 21st century. It is a comparative research of the professional profile and the discourses of the characters from the telenovela on the journalist practices. This study reckons upon the empirical researches conducted by the Communication and Work Research Group from ECA USP, between 2008 and 2012, and three Brazilian telenovelas: A favorita (2008), Paraíso (2009) and Insensato Coração (2011), which present the journalist as character. To the methodology adopted for the investigation of the professional profiles, we have used a combination of quantitative and qualitative methods which were applied to four samples of journalists from the state of São Paulo (composed by journalists invited by online social networks, associated to the Journalist Union of São Paulo, employees of a large publishing company and freelancers) and then compared to dialogues from scene sequences of the telenovelas. The theoretical basis was the binomial communication and work, from the ergology approach, language studies and discourse analysis as methods of interpretation. The results of the quantitative researches showed that the journalist professional profile was: young, white, medium-class, most of them women without kids, with multiplatform skills, precarious employment relationship (as freelancers, legal entity and self-employed), with college and graduate education degree, most graduated from one to fifteen years ago. The majority of the professionals do not work in the editorial office and work in different business sectors, performing the role of communication advisers. In the comparative analysis, we have observed that: (i) the telenovela portrays the changes in the techniques adopted in the communication process, (ii) that the characters, in spite of the technological changes, do not address the issue on how these new technological strategies have affected the pace of work or the work relationships and, (iii) in the dramaturgy, the perfect word and the scenery photography which were developed in the text reify the credibility on journalism and on the journalist.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Souza, Paulo César de. "Argumentação e emoção no discurso jornalístico: análise comparativa entre os jornais Tribuna Livre e Folha da Mata". Universidade Federal de Viçosa, 2011. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4834.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:44:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 3144388 bytes, checksum: fd6a78755f73d12facaac1adaf6e25b0 (MD5) Previous issue date: 2011-02-23
In this research we proposed the analysis of discursive strategies used by the media prints. We observed the various argumentative resources used in the construction of news which goal was to affect the public´s emotion. This is a research that has as a corpus a set of 10 news reported by Tribuna Livre and Folha da Mata newspapers, both of Viçosa-MG, in the period between 07/05 and 10/04/2008, during the municipal election campaign.The news are related to administrative actions taken during 2005/2008, as well as to the facts that, somehow, they involved members of the municipal administration. It is, therefore, a comparative analysis between the discourses produced by these two instances of media production. Our hypothesis is that there were divergent opinions from the weeklies concerning the candidate to the reelection. This hypothesis was confirmed by the selection issue, the argumentative strategies and reinforced by the criteria of news location in the page and in the newspaper. In this research were discussed also issues surrounding journalistic objectivity and the relationship between emotion and reason in the argumentative process. Regarding the first point, it was confirmed positioning of the communication professionals and of the discourse analysis according to which the full exemption in the placement of the facts would be illusory. It was confirmed also the view supported by recent studies on the argumentation that there would be a natural crossover between the dimensions of logos and pathos, that is, that reason and emotion were inseparable in the argumentation. Among the several discursive theories about reasoning and emotion that served to support our research, we choose as a guide to the work the semiolinguistics by Patrick Charaudeau.
Neste trabalho, propomos a análise das estratégias discursivas utilizadas pela mídia impressa. São observados os vários recursos argumentativos empregados na construção das notícias visando tocar afetivamente o público. Trata-se de uma pesquisa que tem como corpus um conjunto de 10 notícias veiculadas pelos jornais Tribuna Livre e Folha da Mata, ambos da cidade de Viçosa-MG, no período compreendido entre 05/07 e 04/10/2008, por ocasião da campanha eleitoral municipal. As notícias em questão se referem às ações administrativas realizadas na gestão 2005/2008, bem como aos fatos que, de alguma forma, envolveram integrantes da administração municipal. Trata-se, portanto, de uma análise comparativa entre os discursos produzidos por essas duas instâncias de produção midiáticas. Partimos da hipótese de que haveria divergência de opiniões dos semanários quanto ao candidato à reeleição. Tal hipótese foi confirmada pela seleção temática, pelas estratégias argumentativas e reforçada pelos critérios de localização das notícias na página e no jornal. Nesta pesquisa, discutiram-se, ainda, questões em torno da objetividade jornalística e da articulação entre emoção e razão no processo argumentativo. Em relação ao primeiro aspecto, confirmaram-se os posicionamentos de profissionais da Comunicação e da Análise do Discurso segundo os quais a isenção total na veiculação dos fatos seria ilusória. Confirmou-se, também, a tese defendida em estudos recentes sobre a argumentação de que haveria um natural entrecruzamento entre as dimensões do logos e do pathos, ou seja, de que razão e emoção seriam inseparáveis na argumentação. Dentre as várias teorias discursivas sobre argumentação e emoção que serviram de apoio à nossa pesquisa, elegemos como norteadora do nosso trabalho a Semiolinguística, de Patrick Charaudeau.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Gonçalves, Rachel Camilla Rodrigues de Castro. "Uma análise comparativa do logos e do pathos no discurso religioso: a missa católica e o culto assembleiano". Universidade Federal de Viçosa, 2011. http://locus.ufv.br/handle/123456789/4830.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2015-03-26T13:44:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 676494 bytes, checksum: 89f8b663933c2338ecdb0e492693a90c (MD5) Previous issue date: 2011-03-01
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
We believe that the claimant may make use of reason and emotion in order to persuade the interlocutor. Therefore, in this work we intend to identify, analyze and compare the discourse strategies within two religious celebrations, a Mass (Homily) and a worship of the Church Assembly of God (Evangelization), aiming at the argumentation through reason (logos) and the argumentation through emotion (pathos). In the field of reason, we will investigate the delocutive, allocutionary and illocutionary modalities; the reasoning modes; the discourse proceedings; the nomination; the qualification; the identities; the narrator s statutes and point of views. In the area of emotion, we will investigate the tone of voice, the lexical selection; the inversions; the exclamations; the interjections; the metaphorical expressions as well as the three modalities afore mentioned. At the end of the work, we noticed that few are the differences between the Homily and the Evangelization concerning reason. However, the preacher appeals greatly to emotion. Thus, the preacher, besides using reason, also uses emotion more intensively than the Father, which seems to make the believer more willing to accept his thesis, generating a higher capture of new believers.
Acreditamos que o sujeito argumentante pode se valer da razão e da emoção para persuadir o outro. Assim, neste trabalho, pretendemos identificar, analisar e comparar as estratégias discursivas em duas celebrações religiosas, uma missa (Homilia) e um culto da Assembleia de Deus (Pregação da Palavra), tendo como foco a argumentação pela razão (logos) e a argumentação pela emoção (pathos). No âmbito da razão, investigaremos as modalidades delocutiva, alocutiva e elocutiva; os modos de raciocínio; os procedimentos discursivos; a nomeação; a qualificação; as identidades; os estatutos e os pontos de vista do narrador; já no âmbito da emoção, o tom de voz, aseleção lexical; as inversões; as exclamações; as interjeições; as expressões metafóricas e também as três modalidades referidas acima. Ao final do trabalho, percebemos que poucas são as diferenças entre a Homilia e a Pregação no que tangem à razão. No entanto, o pregador faz um apelo maior à emoção. Então, o pregador, além de se valer da razão, recorre à emoção de um modo mais intenso do que o padre, parecendo deixar o fiel mais predisposto a aceitar as teses, promovendo, consequentemente, uma maior captação de fieis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Cimbalista, Silmara Nery. "Política de recursos humanos na administração pública do Estado do Paraná: análise comparativa entre o discurso e a prática". reponame:Repositório Institucional do FGV, 1998. http://hdl.handle.net/10438/3442.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2009-11-18T18:56:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Silmara.PDF: 409257 bytes, checksum: dd0b429ad97a0150f036cad5d423cdf6 (MD5) Previous issue date: 1998
The aim of this dissertation is to demonstrate what happens to the public administration in the state of Paraná through a case study, more specifically, in two organization: one, called in specific legal regime, 'direct administration' and the other, 'indirect administration', by means of structured interviews searching the distance between the discourse and practice which concerns to what was developed in the training area inside a human resource policy of the state. Since two decades, the training function in public administration of the state is changing and suffering some internal (re)structures. These changes are due to the pressure generated by either the natural requirement of changing in the same area or in the ways and aims from governmental spheres (state and federal). On one hand, this study analyzes the performance of training function during from 1987 to 1994, in order to verify the outcome factors of the not structured area and the coherency between programmed and accomplished actions. On the other hand, compare the discourse and practice based on a human resource policy implemented and adopted by the government. The results of field research with bibliographic examination allow to conclude that although the official and formal documents delineate a human resource policy to the state, there were evident contradictions between the proposal and what the state really fulfilled. The qualitative data analysis concluded that the majority of the actions are implemented casuisticaly. During the case study period, the human resource area specifically, training and development, suffered constant (re) tructures. The consequence was ¿ the both institutions, responsible for the training area, lost time and financial resources. Legal changes, internal dispute for institutional space, lack of tune and synchrony resulted once more in a discontinued action in the area. However it is perceptible that the government is worried about the development and evaluation of its civil services although it goes on behaving without a structured and integrated planning related to any human resource system. The study, therefore, confirms that the formulation and implementation of effective human resource policy, either through an analytic model or not, must be centralized in integrated action interrelated to all the subsystems of the human resource area, neither in a disguised way nor linked to the discourse of a law or government projects.
A presente dissertação tem por objetivo demonstrar - através de um estudo de caso desenvolvido na administração pública do Estado do Paraná, especificamente em duas organizações, uma da administração direta outra indireta, por meio de entrevistas estruturadas - o distanciamento entre o discurso e a prática no que concerne ao desenvolvido na área de treinamento dentro de uma política de recursos humanos do Estado. Considerando que a função treinamento, na administração pública do Estado, vem ao longo das últimas duas décadas sofrendo inúmeras reestruturações internas, associadas às pressões geradas tanto pela exigência natural das mudanças na própria área como nos rumos e objetivos advindos das esferas governamentais estadual e federal, o presente estudo num primeiro momento analisa o desempenho da função treinamento no período 1987 a 1994, visando verificar os fatores resultantes da desestruturação da área e a coerência entre as ações programadas e realizadas; num segundo momento, compara o discurso à pratica, baseando-se na implementação de uma política de recursos humanos adotada pelo governo. O resultado obtido da pesquisa de campo, respaldado pelo exame bibliográfico, permitiu concluir que apesar de documentos formais e oficiais delinearem uma política de recursos humanos para o Estado, houve evidentes contradições entre o que se propôs e o que se realizou. A análise qualitativa dos dados constatou que as ações, em sua maioria, foram implementadas de forma casuística. Durante o período estudado, a área de treinamento e desenvolvimento de recursos humanos no Estado sofreu constantes (re)estruturações e, como conseqüência, perdeu-se tempo e recursos financeiros nas duas instituições, à época, responsáveis pela área. Constantes mudanças legais, disputas internas por espaço institucional, falta de sintonia e sincronia, resultaram mais uma vez, na descontinuidade das ações na área. Entretanto, pôde-se perceber que o governo preocupa-se com a valorização e desenvolvimento de seus servidores, mas continua agindo, de forma pontual, sem um planejamento estruturado e integrado, inerente a todo e qualquer sistema de recursos humanos. Confirma-se, portanto, que a formulação e implementação de uma efetiva política de recursos humanos, seja através da utilização de um modelo analítico ou não, deve estar centrada em ações integradas, inter-relacionando-se com todos os demais subsistemas da área de recursos humanos e não de forma disfarçada ou presa ao discurso de uma Lei ou projetos governamentais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Análise de discursos comparativa"

1

Macêdo, Joselice. Discursos em análise. Salvador: Universidade Catoĺica do Salvador, Núcleo de Estudos da Análise do Discurso, 2003.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Marcovitch, Jacques. Brasil e India: Uma análise comparativa. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1994.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Brasil: Primeiro tempo : análise comparativa do governo Lula. São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Bógus, Lúcia Maria M. (Lúcia Maria Machado), Raposo Isabel, Pasternak Suzana, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Observatório das Metrópoles y Universidade Técnica de Lisboa. Faculdade de Arquitectura, eds. Da irregularidade fundiária urbana à regularização: Análise comparativa Brasil-Portugal. São Paulo: Observatório das Metrópoles, 2010.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Caetano, Kati Eliana. Literatura & sociedade: A prática da análise de discursos. Campo Grande, MS [Brazil]: Editora UFMS, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Olano, Concepción Otaola. Análisis lingüístico del discurso: La lingüística enunciativa. Madrid: Ediciones Académicas, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Neder, Vinicius. Jornalismo e exclusão social: Análise comparativa nas coberturas sobre crianças e adolescentes. Rio de Janeiro: Editora Multifoco, 2011.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Análisis del discurso: Estrategias y propuestas de lectura. Cuernavaca, Morelos, México: Universidad Autónoma de Estado de Morelos, 2012.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Organização para Resolução de Conflitos, ed. Análise comparativa de conflito: Realidades e práticas sócio-culturais de Inhambane e Sofala. Maputo: Organização para Resolução de Conflitos, 2006.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Filho, Osvaldo Barbosa Ferreira, Carlos Augusto Ramos Neves y Antônio Carlos Teixeira. Análise comparativa da mineração: Africa do Sul, Austrália, Brasil, Canadá e Estados Unidos. Brasília: República Federativa do Brasil, Ministério de Minas e Energia, Secretaria de Minas e Metalurgia, Departamento Nacional de Produção Mineral, 1997.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Análise de discursos comparativa"

1

Ciama, Adriana. "Verbos de deslocação ablativos: análise comparativa português / romeno". En Actas del XXVI Congreso Internacional de Lingüística y Filología Románica, editado por Emili Casanova y Cesáreo Calvo, 39–50. Berlin, Boston: DE GRUYTER, 2013. http://dx.doi.org/10.1515/9783110299939.39.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ciama, Adriana. "Verbos de deslocação: entrar / sair. Análise comparativa português-romeno". En XXVe CILPR Congrès International de Linguistique et de Philologie Romanes, editado por Maria Iliescu, Heidi Siller-Runggaldier y Paul Danler, 6–429. Berlin, New York: De Gruyter, 2010. http://dx.doi.org/10.1515/9783110231922.6-429.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Ferreira, Fernanda Diniz y Jailton dos Santos Silva. "IDENTIDADE, HISTÓRIA E MEMÓRIA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE “RESPEITEM MEUS CABELOS, BRANCOS,” DE CHICO CÉSAR E “IDENTIDADE”, DE MIA COUTO". En Linguística, letras e artes: Discursos e políticas, 130–40. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.97323250410.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Henriques, Camila Franco. "A não mulher: uso de estereótipos de gênero, raça e classe na representação de Suzane Von Richthofen pelos meios de comunicação e na produção cinematográfica brasileira". En Analíticos do Grupo de Pesquisa de Leituras Étnico- Raciais das Dimensões das Violências de Gênero da Secretaria Especial de Administração de Conflitos e Apoio à Diversidade, 12–68. Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5282263.1-1.

Texto completo
Resumen
A considerar que o discurso e a comunicação tendem a reproduzir estereótipos construídos socialmente, interessou-se em pesquisar os produtos e representações midiáticas e cinematográficas acerca do caso Suzane Von Richthofen, que ganhou novamente notoriedade em 2021 com o lançamento do filme A menina que matou os pais. Utilizando uma abordagem qualitativa, o método hipotético-dedutivo e um procedimento monográfico e comparativo, busca-se, compreender a representação de Suzane Von Richthofen, a partir da interseccionalidade das categorias de estereótipos de gênero, raça e classe, nos meios de comunicação e na produção cinematográfica brasileira. A pesquisa bibliográfica abrange periódicos, bancos de dados de universidades, livros e plataformas de filmes da Amazon. A revisão de literatura subsidia a análise e é embasada nas obras de Simone de Beauvoir e Lélia Gonzalez. O artigo, assim, contribui para uma compreensão mais aprofundada dos discursos midiáticos e cinematográficos sobre criminalidade e gênero, destacando a importância da análise interseccional para uma visão crítica dessas representações
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Valladares-Torres, Ana Cláudia Afonsos y Nathália Souza Martins. "ARTETERAPIA COM HOMENS E MULHERES DEPENDENTES DE DROGAS: ANÁLISE DO DESENHO DA PONTE E A DIFERENÇA ENTRE GÊNEROS". En Saúde Mental: interfaces, desafios e cuidados em pesquisa - Volume 3, 42–64. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/231014731.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Compreender o simbolismo e verbalização sobre a produção gráfica em Arteterapia de forma comparativa entre homens e mulheres dependentes de substâncias psicoativas. Método: Pesquisa exploratória e descritiva, de natureza mista e comparativa, desenvolvida com 40 dependentes de drogas (usuário). Os participantes foram separados em dois grupos com 20 participantes em cada: o Feminino (GF) e o Masculino (GM). Os participantes foram estimulados e criar graficamente um desenho da ponte e foram levantados os símbolos recorrentes nos grupos de forma comparativa e o simbolismo foi ampliado e ancorado no referencial da Psicologia Analítica, que foram respaldados pela verbalização sobre os desenhos. Resultados: ao longo do estudo, emergiram três categorias temáticas: “elementos vivos nas imagens”, “coloração das imagens” e “riqueza de detalhes da cena-inserção da moradia”. Os participantes masculinos trouxeram desenhos mais simples, cores frias e expuseram um discurso mais superficial e relacionado com as questões sobre os malefícios das drogas. As mulheres apresentaram imagens com mais elementos vivos e a inclusão da casa-moradia, além da inclusão de cores quentes. Conclusão: Os achados possibilitam compreender que as repercussões e autopercepções vivenciadas pelos gêneros masculino e feminino apresentam peculiaridades próprias e incidem diretamente nas questões de gênero, quando estão atreladas à dependência de drogas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Barbosa, Ana Beatriz Marques, Rafaela Mayara Barbosa da Silva, Natasha Gabriela Oliveira da Silva, Fernanda Nayra Macedo, Rodolfo Freitas Dantas, Juliana Sousa Medeiros, Maria Ingrid Costa Nascimento et al. "ANÁLISE MORFOMÉTRICA COMPARATIVA BILATERAL DA EPÍFISE PROXIMAL EM FÊMURES NA PARAÍBA E SUAS CORRELAÇÕES CLÍNICAS". En Medicina: Atenção às rupturas e permanências de um discurso científico 5, 14–22. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5812208122.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

VINENTE DA SILVA JUNIOR, SAMUEL. "RELAÇÕES INTERNACIONAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: COMPARATIVO ENTRE BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL". En Educação Especial. Editora Realize, 2023. http://dx.doi.org/10.46943/viii.conedu.2022.gt10.017.

Texto completo
Resumen
O Brasil, Moçambique e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CLPL) e possuem firmados diversos acordos de cooperação bilaterais ou multilaterais que incidem na viabilização de programas educacionais. Tais países são signatários de vários acordos internacionais e ratificam, em suas próprias legislações, os discursos oficiais disseminados pelos organismos multilaterais. Esse trabalho teve como objetivo analisar, a partir das relações internacionais firmadas, os programas e as ações governamentais implementadas nesses países, considerando período entre 2008 e 2022. Foi realizado um estudo de cunho descritivo e utilizada a técnica de pesquisa documental em publicações oficiais. Foi utilizado um Protocolo de Análise Documental das Políticas de Educação Especial e os dados foram analisados por meio do método comparativo. Os resultados apontaram que os estudos internacionais, focalizados na análise de programas e ações governamentais podem contribuir para a compreensão dos diferentes aspectos das políticas internacionais. Embora esses países integrem a CLPL, apresentam ações e programas distintos, em virtude dos aspectos de constituição política. Alguns desses países passaram por distintas fases de revisão de suas políticas educacionais. Outro fator importante, diz respeito às diferentes conjunturas políticas, que vêm se desdobrando, como exemplo, a gestão das respectivas pastas administrativas da educação com representantes de partidos políticos progressistas, bem como outros, mais conservadores. Observou-se diferentes formas organizativas do trabalho pedagógico, considerando-se as especificidades políticas, econômicas e sociais. No tocante à terminologia adotada nos documentos oficiais, pode-se dizer que são similares, se comparados aos diferentes serviços especializados implementados. Os dados potencializaram a comparação de diferentes programas e ações governamentais, assim como das diversas formas de estruturação dos sistemas de ensino. Nesse contexto, a realização de estudos que analisem programas e ações governamentais já implementados pode auxiliar aos gestores na formulação e no monitoramento de políticas públicas de Educação Especial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Ribeiro, Caroline Silvéria. "ANÁLISE COMPARATIVA DE CRIPTOMOEDAS". En Ciências jurídicas: Certezas, dilemas e perspectivas 3, 254–67. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.68021221120.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Henriques, Fernando Pimentel. "“Vocês parecem que não pensam na vida”: uma análise comparativa entre PB e PE das construções de alçamento com parecer". En Contribuições à descrição e ao ensino do Português Brasileiro: da fonética ao discurso, com parada obrigatória na sintaxe – uma homenagem a Maria Eugênia Lammoglia Duarte, 330–54. Pimenta Cultural, 2021. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2021.575.330-354.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Costa, Luiz Guilherme Garbosa, Caio Branco Buzinaro, Thais Geraldi Dias, Amanda Ayumi Nagata Shinohara y Julio Toneta Albuquerque de Mello. "Análise comparativa dos coronavírus já descritos". En Covid 19- a doença que movimentou a ciência, 46–56. 2a ed. Editora Pasteur, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/544022.2-7.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Análise de discursos comparativa"

1

Braga, Fábio Teixeira, Isadora Mendes dos Santos y Marcelle Pereira Mota. "Uma Análise Comparativa sobre o que Dizem a Grande Mídia e os Usuários Comuns no Twitter sobre os Presidenciáveis Brasileiros em 2022". En Workshop sobre Aspectos da Interação Humano-Computador na Web Social. Sociedade Brasileira de Computação (SBC), 2022. http://dx.doi.org/10.5753/waihcws.2022.226389.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos percebe-se cada vez mais o impacto das redes sociais nas eleições no mundo inteiro. Redes como o Twitter, são vistas como verdadeiras minas para angariar votos e estão substituindo o papel que era anteriormente da mídia tradicional. Buscando identificar esses contrastes, este artigo apresenta uma análise comparativa entre os discursos dos perfis de mídia e de perfis comuns no Twitter por meio da análise de redes em relação aos candidatos presidenciáveis no Brasil em 2022. O objetivo do estudo é entender o que está sendo dito sobre cada candidato à presidência e entender as principais diferenças e semelhanças entre o discurso midiático e de usuários comuns. Para esta análise, foram capturados em torno de 27.000 tweets determinando as principais palavras-chave em torno de cada candidato, demonstrando-as por meio da análise de grafos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Panico, Ana Clara Bonini y Lívia Maria Della Porta Cosac. "Análise comparativa de síncopes". En Anais do Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. Recife, Brasil: Even3, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/1298891.4-162.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Cuéllar Torres, Tatiana. "El espacio material en dispositivos escénicos contemporáneos. Análisis comparativo de dos casos de estudio: Kingdom de la compañía Señor Serrano (2018) y La Despedida del laboratorio Mapa Teatro (2017)." En IV Congreso Internacional de Investigación en Artes Visuales. ANIAV 2019. Imagen [N] Visible. Valencia: Universitat Politècnica de València, 2019. http://dx.doi.org/10.4995/aniav.2019.9549.

Texto completo
Resumen
Partimos de la pregunta “¿es la imagen o la dimensión estética de una obra, indisociable del discurso que sustenta?”, hecha por José A. Sánchez en la conferencia La imagen elocuente[1] (2014). Basándonos en esta cuestión, nos interesa analizar cómo la escenografía es capaz de asumir un papel protagonista en la dramaturgia de dos dispositivos escénicos del contexto contemporáneo. En este recorrido, la escenografía es entendida desde el concepto de narratividad, “que es el conjunto organizador de todo discurso” (Greimas y Courtés, 1990) y no una transcripción literal de la escena. En esta dirección, este estudio lo hacemos creando categorías “provisionales” que nos sitúen en la revisión de conceptos como: la palabra, el cuerpo, el espacio material y el discurso. Para ello, examinaremos la narratividad de la escenografía, comprobando si la visualidad de una obra invisibiliza la dramaturgia literaria de ésta o si el discurso narrativo transforma la dramaturgia visual. Para analizar estas nociones, tomamos como referentes las siguientes obras, porque transgreden el espacio material: Kingdom (2018) de la compañía Señor Serrano de Barcelona (España) y La Despedida (2017) del laboratorio Mapa Teatro de Bogotá (Colombia). Estos dispositivos escénicos, tienen formas concretas de producción y transforman el espacio material para que se vuelva protagonista de la puesta en escena, principalmente a través del lenguaje poético del live arts[2]. Esta transgresión de la dramaturgia visual y los discursos que sustentan, tienen un perfil político, porque sus creadores se comprometen con la actualidad social, transitando entre cambios conceptuales y formales para hablar de nuevas realidades. [1] Presentada en las Jornadas de Escenografía y plástica teatral en el Centro Dramático Nacional de Madrid. [2] El live arts es arte en vivo. Se refiere en este caso, al video en directo y en tiempo real.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

PAIVA, Marie Monique, Ademário Santos TAVARES, Mariana OLIVEIRA y Vilma VILLAROUCO. "ANÁLISE COMPARATIVA DA ACESSIBILIDADE EM ILPIs". En 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada. São Paulo: Editora Blucher, 2016. http://dx.doi.org/10.5151/engpro-conaerg2016-8099.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Caio Meira Amaral da Luz, Eduardo Moreira Vicente, Paula dos Santos Vicente y Fernando Lessa Tofoli. "ANÁLISE COMPARATIVA DE MEDIDORES DE IRRADIÂNCIA". En XXII Congresso Brasileiro de Automática. Joao Pessoa, Paraíba, Brasil: SBA Sociedade Brasileira de Automática, 2018. http://dx.doi.org/10.20906/cps/cba2018-1437.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Maciel, Ana Beatrice de Simone y Rosa Livia Gonçalves Montenegro. "Análise Comparativa entre Smart Cities Brasileiras". En VI Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação. São Paulo: Editora Blucher, 2022. http://dx.doi.org/10.5151/vi-enei-872.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Valeriano, Kid, Aline Paes y Daniel de Oliveira. "Análise da Evolução dos Discursos de Pré-candidatos à Presidente por meio de Representações Linguísticas Vetoriais". En Symposium on Knowledge Discovery, Mining and Learning. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/kdmile.2018.27388.

Texto completo
Resumen
Comumente, os pré-candidatos aos cargos governamentais expressam suas opiniões e plataformas de campanha em discursos informais, previamente ao período oficial. Esse comportamento é essencial para que o eleitor conheça as ideologias e plataformas de campanha, de forma a tomar sua decisão de voto. No processo decisório, o eleitor pode considerar a semelhança entre discursos de diferentes candidatos, como o discurso varia ao longo do tempo, e qual a adequação do discurso aos temas mais relevantes para a sociedade. Entretanto, analisar e capturar tais aspectos a partir dos discursos informais é uma tarefa difícil para o eleitor, dado o volume de informação disponibilizada por diversos veículos de comunicação, e o viés político de alguns deles. Assim, nesse artigo, propomos uma ferramenta de análise de discurso político baseada em técnicas de Aprendizado de Representações Linguísticas para auxiliar o eleitor na sua decisão. Resultados obtidos a partir dos discursos dos pré-candidatos ao cargo de Presidente do Brasil em 2018 permitem verificar como os candidatos se comportam em termos de seus próprios discursos e dos discursos de seus concorrentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Monetti, Eliane y Claudio Martins Gaiarsa. "Cepacs e Outorga Onerosa – Uma Análise Comparativa". En VII Seminário Internacional da LARES. Latin American Real Estate Society, 2007. http://dx.doi.org/10.15396/lares_2007_t092-gaiarca.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Sousa dos Santos, Arison, Francisco Wemerson Sousa Silva, Francisco Alir de Oliveira, Gustavo Yves Rodrigues Ramos y Wady Lima Castro Junior. "ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE METODOLOGIAS DE ESTIMATIVAS DE". En IV CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.ivcointerpdvagro.2019.0135.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

VENDRUSCOLO, MIRéLI BINDER y ANTóNIO MANUEL SANTOS SPENCER ANDRADE. "Análise Comparativa das Técnicas Clássicas de MPPT". En Seminar on Power Electronics and Control (SEPOC 2021). sepoc, 2021. http://dx.doi.org/10.53316/sepoc2021.004.

Texto completo
Resumen
As características elétricas de rendimento e potência de um painel fotovoltaico (PV) são influenciadas por dois fatores climáticos, que são: irradiância solar e temperatura. Por essa razão, os algoritmos de MPPT (Maximum Power Point Tracking) são essenciais para se obter a máxima potência produzida. Portanto, este trabalho apresenta uma avaliação comparativa das principais técnicas clássicas de MPPT, sendo elas: Perturba e Observa (P&O), Hill Climbing (HC) e Condutância Incremental (InC). Para fazer essas avaliações de MPPT foram utilizados conversores estáticos CC-CC, tais como: Boost, Buck e Buck-Boost. No entanto, o MPPT é aplicado na entrada e saída dos conversores, a fim de observar o melhor desempenho. Os resultados de simulação são avaliados utilizado o software PSIM.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Informes sobre el tema "Análise de discursos comparativa"

1

Alfenas, Flávia, Francisco Cavalcanti y Gustavo Gonzaga. Mercado de trabalho na Amazônia Legal: Uma análise comparativa com o resto do Brasil. PUC, noviembre de 2020. http://dx.doi.org/10.59346/report.amazonia2030.202011.ed1.puc.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cunha, Americo, Lisandro Lovisolo, Diego Huter Sobreira Catalão, Rodrigo Burgos, Adriano Cortês, Karla Figueiredo, Malú Grave et al. Relatório 06 - A Mortalidade por COVID-19 nos Estados Brasileiros Uma análise comparativa entre 2019 e 2020 até o mês de maio. Covid:19 Observatório Fluminense e Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, junio de 2020. http://dx.doi.org/10.12957/eduerj.covid19rj.relatorio6.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía