Literatura académica sobre el tema "Acupuntura ciência"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Acupuntura ciência".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Acupuntura ciência"

1

Palmeira, Guido. "A acupuntura no ocidente". Cadernos de Saúde Pública 6, n.º 2 (junio de 1990): 117–28. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1990000200002.

Texto completo
Resumen
O reconhecimento da eficácia da acupuntura não depende da demonstração empírica de seus resultados. Problemas metodológicos e conceituais dificultam o estabelecimento de seu valor terapêutico, com base na ciência ocidental moderna. Por outro lado, o crescimento da demanda e da oferta de terapias alternativas (entre elas a acupuntura) implica uma certa legitimação, que depende mais do reconhecimento da utilidade dessas práticas, do que da demonstração de sua cientificidade. A crise da "medicina científica' e de seu paradigma mecanicista pode ser um dos fatores responsáveis pela maior aceitação da acupuntura no Ocidente. Se isto é verdade, os estudos científicos sobre acupuntura serão de pouca utilidade, enquanto persistirem em negar a possibilidade de uma medicina que tem a sua lógica própria, diferente daquela da ciência ocidental. Talvez a maior colaboração que o Oriente possa trazer à medicina ocidental não esteja na sua técnica, mas no seu saber. No entanto, é apenas através da compreensão da cultura e da civilização chinesas, da aceitação de que Yin e Yang se organizam em um sistema coerente, que o saber tradicional pode ser realmente apreendido.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bianchini, Flávia y Fabrício Possebon. "Ãyurveda: a ciência da vida". Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 12, n.º 1 (26 de marzo de 2019): 8. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v12i1.3025.

Texto completo
Resumen
Ayurveda, ciência da vida, é um sistema de medicina tradicional autóctone da Índia e uma forma de medicina alternativa, do ponto de vista ocidental. De acordo com o Ayurveda, um equilíbrio das três substâncias elementares, chamadas dosha, é a saúde e o desequilíbrio é a doença. O foco da terapia ayurvédica é o temperamento e as características da pessoa, não a doença. O nosso texto apresenta o parecer e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a cura tradicional, que inclui também Acupuntura, Yoga e o Unani árabe, e as principais características do sistema ayurvédico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pombo, Tatiane, Ana Carla Cardoso Costa, Felipe Sá Ferreira, Sarah Marques Cardoso, Rafaela Ribeiro, Thaís Pordeus Leite Costa Mendes y Marcos Benatti Antunes. "Acupuntura como método alternativo de analgesia durante parto: uma revisão integrativa". Saúde Coletiva (Barueri), n.º 56 (29 de septiembre de 2020): 3090–101. http://dx.doi.org/10.36489/saudecoletiva.2020v10i56p3090-3101.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Identificar se a acupuntura produz de fato alívio das dores do parto em nulíparas e multíparas. Método: Trata-se de um estudo de revisão integrativa em que foram utilizadas as bases de dados eletrônicas Pubmed e Medline, as quais foram acessadas por meio da Biblioteca Virtual em Saude. Além dessas, também foi utilizada a SciELO para a busca de artigos. Os Descritores em Ciência da Saúde (DeCS) foram “Analgesia por Acupuntura”, “Trabalho de Parto” e “Paridade”, bem como, com suas respectivas traduções para o inglês, publicados no período de 2003 a 2014. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2019. Resultados: Dos estudos examinados, somente um concluiu que não houve efeito analgésico sobre as dores do parto com o uso da acupuntura. Conclusão: A acupuntura demonstra potencial para contribuir no alívio das dores do trabalho de parto e presta um olhar holístico das parturientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Leal, Lázara Thalita Ferreira, Geyse Kerolly Brasileiro Lima Souza, Débora Pereira Gomes Do Prado, Vanessa Bridi, Isabella da Costa Ribeiro, Isa Marianny Ferreira Nascimento Barbosa, Stéfanne Rodrigues Rezende y Hanster Hallison Alves Rezende. "Aplicação da acupuntura estética e da ventosaterapia no tratamento de rugas estáticas faciais". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, n.º 7 (17 de julio de 2023): 6540–61. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.7-138.

Texto completo
Resumen
Fornazieri, L.C. (2013). Tratado de Acupuntura Estética. 2a ed. São Paulo: Ícone. Menoita, E.; Santos, V. & Santos, A.S. (2013). A pele na pessoa idosa. Journal of aging and innovation, v. 2. Bragato, P. E.; et al. (2013) Aplicação de eletrolifting em rugas faciais: relato de caso. Revista UNIANDRADE, v. 14, n. 2. Macedo, M. C. A. (2015). Tratamento de rugas: uma revisão bibliográfica sobre carboxiterapia, radiofrequência e microcorrente. Revista Visão Universitária, v.2, n. 1. Nakano, M. A. Y.; Yamamura, Y. (2010). Livro dourado da acupuntura em dermatologia e estética. Center AO, 2a ed. Cruz, F.L.S.; Pereira, L.P. (2018). Estética facial: acupuntura no tratamento de rugas. Revista Saúde em Foco. Edição nº 10. p. 181-185. Ribeiro, H. R. (2021). A eficácia da acupuntura no tratamento e prevenção de rugas: revisão bibliográfica. Health of Humans, v.3, n.2, p.1-11. Fernandes 2008 Amaro, P. E. Q. (2015). Ventosaterapia no Tratamento de Acne Vulgar. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Pró-Reitoria de Graduação Curso de Biomedicina) , Universidade Católica de Brasília, Brasília-DF. Ribeiro, J. C.; et al. (2019). Ventosaterapia: tratamento alternativo para diversas afecções. Revista Saúde em Foco, v. 1, n.11, p. 1381-1393. Chirali, I. Z. Ventosaterapia: Medicina Tradicional Chinesa. Roca, 1a ed., 1997. Rodrigues et al. (2022). Harmonização Orofacial no restabelecimento da autoestima: relato de caso. Aesthetic Orofacial Science, v. 3, n. 1, p. 19–28. Fernandes, F. A. C. (2015). Acupuntura estética: prática e objetiva: novos procedimentos. 2a ed.,São Paulo: Ícone. Skin Gym. Disponível em: <https://www.skingymco.com/pages/beauty-guides>. Acesso em: 20 jan 2023. Neuwirth, A.; Chaves, A. L. R.; Bettega, J. M. R. (2010). Propriedades dos óleos essenciais de cipreste, lavanda e hortelãpimenta. UNIVALI. Santa Catarina. Ross, J. (2003). Combinações dos pontos de acupuntura: a chave para o êxito clínico. São Paulo: Roca. Truppel, A.; Marafon, H. C.; Valente, C. (2020). Argiloterapia: uma revisão de literatura sobre os constituintes e utilizações dos diferentes tipos de argila. Revista Faz Ciência, v. 22, n. 36, p. 143.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Élber Rogério Jucá Ceccon da y Rogelio Rocha Barros. "OS EFEITOS DO USO DA ACUPUNTURA E AURICULOTERAPIA NA DOR OU SENSAÇÃO DO MEMBRO FANTASMA". REVISTA FIMCA 9, n.º 3 (30 de diciembre de 2022): LV. http://dx.doi.org/10.37157/fimca.v9i3.634.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: Após uma amputação, o surgimento de dor ou sensação do membro fantasma é comum, de difícil controle. Todavia, estudos apontam que as técnicas terapêuticas milenares como a Acupuntura e a Auriculoterapia por sua vez podem ser opções terapêuticas complementares a este público. OBJETIVO: o presente estudo tem por objetivo relatar os efeitos do uso da Acupuntura e Auriculoterapia na dor ou sensação do membro fantasma. METODOLOGIA: consiste em uma revisão bibliográfica sistematizada, com base em artigos científicos publicados no período de 2011 a 2022 das bases de dados PubMed, Scielo e Google acadêmico. RESULTADOS: a maioria dos estudos encontrados publicados nesta temática foram na forma de relatos de casos ou série de casos, onde os relatos com o tratamento com acupuntura e auriculoterapia tiveram os seguintes desfechos respectivamente: a) “alívio completo da dor do membro fantasma e melhora da sensação do membro fantasma”; b) “um alívio completo na e dor e sensação do membro fantasma”; c) “cessou a dor, e não houve recidiva durante os próximos 9 meses”; d) “foi possível perceber a diminuição da dosagem de analgésico, bem como no quadro geral obtido melhoras”; e) “tratamento bem-sucedido da dor do membro fantasma e da sensação do membro fantasma”; f) “houve efeitos positivos relatados qualitativamente, desde a diminuição na média e pior intensidade na escala de dor”. Outrossim, nota-se frequente na conclusão dos relatos e série de casos, os termos “alívio”, “melhora” e “diminuição” na dor e a sensação do membro fantasma. CONCLUSÃO: mediante os estudos analisados constatou-se que a acupuntura e auriculoterapia embora pouco difundida no meio científico, aparenta ter evidências de ação terapêutica positiva e sem relato de reações adversas, melhorando a dor ou sensação do membro fantasma, sobretudo observa-se o efeito na qualidade de vida dos pacientes, visto que se trata de uma condição na área da medicina ainda com poucas opções terapêuticas e medicamentosas disponíveis. Contudo, ao analisar os estudos publicados na temática percebe-se que tanto a origem da dor e sensação do membro fantasma quanto os mecanismos neurofisiológicos da acupuntura promovendo melhoras clínicas, ainda é uma incógnita a ser clarificada cada vez mais pela ciência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ferreira do Nascimento, Vagner, Herberlane Ferreira Juliani y Sonia Nunes dos Santos. "Síndrome pré-menstrual na medicina Chinesa". Revista Eletronica Gestão & Saúde 3, n.º 3 (27 de agosto de 2012): 827. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v3i3.23063.

Texto completo
Resumen
A síndrome pré-menstrual se tornou um desafio para a ciência a partir do momento que entrou para os meios sociais com o advento da mulher no mercado de trabalho. De forma complexa e de difícil controle devido a instabilidade, variedade e intensidade dos sintomas, a síndrome pode comprometer a qualidade de vida da mulher. Portanto, o estudo objetivou descrever os principais conceitos, formas e tratamento da síndrome pré-menstrual sob a visão da medicina tradicional chinesa por meio de um levantamento bibliográfico. Constituíram fontes de pesquisa, livros, artigos, dissertações e teses indexados na base de dados LILACS. Assim, utilizando os descritores: tensão menstrual e medicina chinesa, foram encontrados 17 documentos, dentre eles, 05 artigos, 01 dissertação e 02 teses. Na medicina chinesa, a praticidade e eficiência no tratamento da síndrome pré-menstrual por meio da acupuntura e fitoterapia se dá, quando, desenvolvida por profissionais competentes e habilitados, não oferecendo riscos ou adversidades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Da Silva, Taisa Soares, Cristina de Santana Farias, Felisberto Farias Dos Santos, Irineu Ferreira Da Silva Neto y Ana Emília Formiga Marques. "PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DE FARMÁCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NAS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE". Revista Contexto & Saúde 21, n.º 44 (29 de diciembre de 2021): 23–31. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2021.44.11956.

Texto completo
Resumen
As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) visam prestar um cuidado de forma holística, com o intuito de promover a saúde, e proporcionar um bom equilíbrio entre tecnologia, ciência e a humanização. Assim, o presente artigo tem como objetivo avaliar a percepção dos futuros egressos do curso de farmácia sobre o papel do farmacêutico nas PICS. Foi realizado uma pesquisa de campo em uma Faculdade de Farmácia no Cariri Cearense. Atualmente, a faculdade é constituída por 10 turmas do curso de farmácia. A amostra utilizada no estudo foi composta por alunos do nono e décimo semestre do curso de Farmácia. Os resultados do estudo mostram que 85,3% dos acadêmicos possuem conhecimento a respeito das PICS, no entanto, muitos não se sentem seguros quanto aos seus conhecimentos sobre as mesmas. Foi possível observar que os alunos indicariam a homeopatia, acupuntura, terapia floral e plantas medicinais para tratar determinadas enfermidades, sendo estas podendo ser realizadas por farmacêuticos conforme resoluções específicas. Por fim, considera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir agregando valores sobre os achados evidenciados, auxiliando na discussão de novos estudos sobre as práticas integrativas e complementares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Aguiar, Jordana, Lilia Aparecida Kanan y Anelise Viapiana Masiero. "Práticas Integrativas e Complementares na atenção básica em saúde: um estudo bibliométrico da produção brasileira". Saúde em Debate 43, n.º 123 (octubre de 2019): 1205–18. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201912318.

Texto completo
Resumen
RESUMO As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são realidade no Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006, pela Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Este estudo objetivou conhecer as principais características da produção científica sobre PICs na atenção básica em saúde desenvolvida no Brasil durante os 10 primeiros anos de implementação da PNPIC, além de apontar os principais resultados constatados nesses estudos. O método foi sustentado pela bibliometria. Como resultado, destacam-se as pesquisas vinculadas à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e publicações do periódico ‘Ciência e Saúde Coletiva’. O maior número de artigos foi publicado entre 2011 e 2014. Grande parte deles pretendeu analisar o contexto da implementação e do uso das PICs. Foram citadas, especialmente, fitoterapia, homeopatia e acupuntura. Como resultado do uso das PICs, encontraram-se: redução da medicalização; empoderamento e responsabilização dos usuários; redução da frequência de transtornos mentais comuns; baixo custo; ausência de efeitos colaterais; promoção de saúde. Entre os principais problemas tratados estão: transtornos mentais; relações sociais; psicossomáticos; insônia; doenças crônicas. As potencialidades e fragilidades citadas nos estudos merecem mais atenção por parte da academia e dos gestores da área da saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Wickert, Daiana Cristina, Maria Denise Schimith, Daniela Dallegrave, Dedabrio Marques Gama, Laís Mara Caetano da Silva y Marcio Rossato Badke. "Práticas integrativas e complementares para hipertensão: tendências da pós-graduação brasileira". Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 11, n.º 35 (23 de septiembre de 2021): 185–96. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2021.11.35.185-196.

Texto completo
Resumen
Este estudo objetivou identificar e caracterizar as tendências das teses e dissertações brasileiras acerca da utilização das práticas integrativas e complementares no controle da hipertensão arterial sistêmica. Revisão narrativa, resultante de uma busca realizada no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, no mês de julho de 2020, sem recorte temporal, utilizando quatro estratégias de busca. Após uma revisão independente, por dois pesquisadores, 11 estudos foram avaliados criticamente. As práticas mais pesquisadas foram yoga e acupuntura, além destas, o Lian Gong, Qigong, a meditação e a auriculoterapia mostraram efeitos positivos na redução da pressão arterial, mas evidenciaram a necessidade de pesquisas com outras parcelas da população ou com metodologias mais robustas, visto as limitações identificadas no cegamento, randomização e baixo número de participantes. Identificou-se lacuna no conhecimento e limitações desta ciência em conceber métodos mais adequados aos estudos com práticas integrativas e complementares.Descritores: Terapias Complementares, Medicina Tradicional Chinesa, Hipertensão, Pressão Arterial. Integrative and complementary practices for hypertension: trends in Brazilian graduate studiesAbstract: This study aimed to identify and characterize the trends of Brazilian theses and dissertations about the use of integrative and complementary practices in the control of systemic arterial hypertension. Narrative review, resulting from a search conducted in the Catalog of Theses and Dissertations of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel, in the month of July 2020, without time frame, using four search strategies. After an independent review by two researchers, 11 studies were critically evaluated. The most researched practices were yoga and acupuncture, in addition to these, Lian Gong, Qigong, meditation and auriculotherapy showed positive effects in reducing blood pressure, but evidenced the need for research with other parts of the population or with more robust methodologies, since the limitations identified in blinding, randomization and low number of participants. A gap was identified in the knowledge and limitations of this science in devising more adequate methods for studies with integrative and complementary practices.Descriptors: Complementary Therapies, Medicine Chinese Traditional, Hypertension, Arterial Pressure. Prácticas integradoras y complementarias para la hipertensión: tendencias en los estudios de posgrado brasileñosResumen: Este estudio tuvo como objetivo identificar y caracterizar las tendencias de las tesis y disertaciones brasileñas sobre el uso de prácticas integradoras y complementarias en el control de la hipertensión arterial sistémica. Revisión narrativa, resultado de una búsqueda realizada en el Catálogo de Tesis y Disertaciones de la Coordinación para el Perfeccionamiento del Personal de Educación Superior, en el mes de julio de 2020, sin marco temporal, utilizando cuatro estrategias de búsqueda. Después de una revisión independiente de dos investigadores, se evaluaron críticamente 11 estudios. Las prácticas más investigadas fueron el yoga y la acupuntura, además de estas, Lian Gong, Qigong, meditación y auriculoterapia mostraron efectos positivos en la reducción de la presión arterial, pero evidenciaron la necesidad de investigar con otros sectores de la población o con metodologías más robustas, ya que el limitaciones identificadas en el cegamiento, la asignación al azar y el bajo número de participantes. Se identificó una brecha en el conocimiento y limitaciones de esta ciencia para idear métodos más adecuados para estudios con prácticas integradoras y complementarias.Descriptores: Terapias Complementarias, Medicina China Tradicional, Hipertensión, Presión Arterial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Rodrigues, Ramon Ramos, Ana Flávia de Oliveira Assis y Diego Junqueira Sarkis. "A acupuntura e sua aplicabilidade versátil e vantajosa nas ciências da saúde". Revista Eletrônica Acervo Saúde, n.º 33 (1 de noviembre de 2019): e1626. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1626.2019.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Realizar uma revisão de literatura acerca do uso da acupuntura no manejo da dor, bem como sua aplicação em uma série de patologias, levando em consideração que tal técnica ocorre de forma não invasiva e sem riscos ao paciente. Métodos: Revisão de literatura realizada no período entre 1995 e 2016. Os artigos selecionados foram analisados de forma crítica e criteriosa. Revisão bibliográfica: Há uma tendência dentre os profissionais de saúde de realizar seu trabalho visando o conforto máximo ao paciente e a redução dos procedimentos invasivos. Amplia-se a visão holística do paciente ao invés de enxergar apenas a doença. A acupuntura se destaca neste âmbito e, apesar de ser uma prática milenar, há um aumento de sua aplicação, no Ocidente, apenas nas últimas décadas. Além disso, os resultados obtidos são relevantes, principalmente aqueles relacionados ao controle da dor. Considerações finais: A acupuntura é capaz de tratar diversas doenças que se desenvolvem no organismo humano, e desempenha papel importante para o sucesso de procedimentos e em situações de pós-operatório, podendo ser utilizada até mesmo para diminuir a prescrição medicamentosa, dividindo espaço com as práticas alopáticas ocidentais de forma otimizada e não conflituosa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Tesis sobre el tema "Acupuntura ciência"

1

Maciel, Leonardo Yung dos Santos. "Comparação do efeito placebo entre dispositivos de acupuntura não penetrantes e acupuntura real em individuos saudáveis: estudo clínico aleatório". Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/3642.

Texto completo
Resumen
Introduction: Several studies have used sham acupuncture methods in recent years as a way of masking to test the real effect of real acupuncture, however the placebo method selection has not followed methodological criteria to create a consensus on what the best option to use. This study aimed to evaluate the effectiveness of three placebo acupuncture methods for masking applied in healthy subjects and observe the effect of the types of placebo and real acupuncture in the skin and deep sensitivity threshold. Methods: 321 healthy volunteers were randomly divided into seven groups using the ST25 point (abdominal) to puncture, and seven groups using the BL52 point (lumbar), real acupuncture was applied and three different methods of placebo acupuncture, It was also mixed real acupuncture and sham acupuncture in the same person, totaling fourteen groups, evaluations of skin and deep sensitivity and the questionnaire were performed before and immediately after applying the technique by the investigator who was unaware of the technique had been applied. Results: The question that asked if the volunteer believed received real acupuncture or placebo showed no significant result, the percentage of subjects who reported believe that having received real acupuncture in the ST25 point was 69.56% in real group, 86.95% group Park Sham, 82.60% needle + foam, 91.30% insertion and removal, 78.26% real + Park Sham, 86.36% + real needle and foam and 86.95% + real insertion and removal and at the point BL52 was 86.36% in real group, 86.95% group Park Sham, 69.56% needle + foam, 72% insertion and removal, 86.95% real + Park Sham, 81.81% real and needle + foam and 78.26% real + insertion and removal. The skin sensitivity threshold showed no statistical difference in the intragroup analysis and in the comparison between groups, the pressure pain threshold showed a decrease in the value after the technique of application only at the real group BL52 (p = 0.044) and insert and removal BL52 (p = 0.037) for intragroup analysis and showed a statistical difference between groups real group ST25 compared with Park Sham BL52 (p <0.05) and Real in BL52 compared with insertion and removal at the point BL52 (p <0.05). Conclusion: placebo acupuncture groups used are effective in masking acupuncture research, and none of the placebo methods demonstrated have greater advantage for use in clinical trials. The skin sensitivity threshold remains unchanged after applying acupuncture or placebo, but these techniques influence the pressure pain threshold.
Introdução: Diversos estudos têm utilizado métodos de acupuntura placebo nos últimos anos como forma de mascaramento para testar o efeito terapêutico da acupuntura real, entretanto a seleção do dispositivo placebo não tem seguido critérios metodologicos a ponto de se criar um consenso de qual seria o melhor método para se utilizar. O presente estudo objetivou averiguar se técnicas de acupuntura placebo são indistinguíveis entre si e da acupuntura real. Métodos: Foram incluídos 321 voluntários saudáveis, os quais foram divididos aleatoriamente em sete grupos que utilizaram o ponto E25 (abdominal) e sete grupos que utilizaram o ponto B52 (lombar) para puntura. Foi aplicado acupuntura real, três métodos diferentes de acupuntura placebo além da mescla entre acupuntura real e placebo em um mesmo individuo, totalizando 14 grupos. As avaliações da sensibilidade cutânea e profunda assim como a aplicação do questionário foram realizadas antes e imediatamente após a aplicação da técnica por investigador cego quanto a técnica que tinha sido aplicada. Resultados: A maioria dos sujeitos referiram que tinham recebido acupuntura real em todos os grupos, porém não houve diferença significativa quanto à percepção de que estavam recebendo acupuntura real ou placebo entre os grupos. O percentual de sujeitos que informaram acreditar ter recebido acupuntura real no ponto E25 foi de 69,56% no grupo real, 86,95% no grupo Park Sham, 82,60% no agulha + espuma, 91,30% na inserção e retirada, 78,26% no grupo real + Park Sham, 86,36% no real + agulha e espuma e 86,95% no real + inserção e retirada, no ponto B52 foi de 86,36% no grupo real, 86,95% no grupo Park Sham, 69,56% no agulha + espuma, 72% na inserção e retirada, 86,95% no real + Park Sham, 81,81% no grupo real + agulha e espuma e 78,26% no real + inserção e retirada. O limiar de sensibilidade cutânea não apresentou diferença estatística na análise intragrupo e também na comparação entre os grupos estudados, o limiar de dor por pressão apresentou uma diminuição dos valores após a aplicação da técnica apenas no grupo Real B52 (p = 0,044) e inserção e retirada (p = 0,037) para análise intragrupo e na comparação entre os grupos houve diferença estatística para o redução do limiar de dor entre o grupo Real E25 comparado com Park Sham B52 (p < 0,05) e Real no B52 comparado com inserção e retirada no ponto B52 (p < 0,05). Conclusão: Todos os métodos de acupuntura placebo utilizados são igualmente eficazes para mascaramento dos sujeitos de pesquisa que são punturados em distintos pontos corporais, e nenhum dos métodos placebo apresentou vantagem em relação aos demais para utilização em futuros ensaios clínicos. O limiar de sensibilidade cutânea não sofre alteração após a aplicação de acupuntura ou placebo, porém as técnicas Real E25 e Real B52 podem favorecer alteração do limiar de dor por pressão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Mayrink, Wildete Carvalho. "Eficácia da acupuntura como tratamento adjuvante da cefaleia crônica". Universidade Federal do Maranhão, 2016. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/1634.

Texto completo
Resumen
Submitted by Rosivalda Pereira (mrs.pereira@ufma.br) on 2017-06-14T19:33:25Z No. of bitstreams: 1 WildeteMayrink.pdf: 1974287 bytes, checksum: e7885fd7c6a45721c22c964ff365f334 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-14T19:33:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WildeteMayrink.pdf: 1974287 bytes, checksum: e7885fd7c6a45721c22c964ff365f334 (MD5) Previous issue date: 2016-05-06
Introdution: More than 90 % of the population had or will have at least one headache crisis in life and 3 % have them regularly. It is considered a public health issue.The effectiveness of acupuncture in chronic headache is still a reason of controversies. Objectives: Evaluate the effectiveness of acupuncture as an adjuvant analgesic treatment for chronic headache and the influence of this treatment on quality of life. Methods: There were selected 34 patients by chronic pain service of a teaching hospital, divided in two groups: True acupuncture (group I), where were used the recommended points for the Traditional Chinese Medicine paragraph for each type of headache; and sham acupuncture (group II), where the needles were inserted into a device (moxa on button), used the same points in Group I. Both groups used the prescribed preventive medication to pain. The assessment methods were: Scale Verbal numerical before (ENV1) and after (ENV2) to treatment; the number of attacks and number of analgesics used during the first and second months of treatment. Quality of life was also assessed before and after the treatment through the Brazilian version of the Quality of Life Questionnaire (QOL) SF-6D 2002. Results: The true acupuncture group showed greater effectiveness in controlling pain in chronic headache, statistically significant in all items compared with the sham acupuncture group, including improvement in quality of life. Conclusions Acupuncture can be considered an adjuvant treatment of chronic headache, reducing the intensity of pain, the number of attacks, quantity of analgesics, as well as improve the patients’s quality of life.
INTRODUÇÃO: Mais de 90% da população mundial teve ou terá pelo menos uma crise de cefaleia na vida e 3% as tem regularmente. É considerada uma questão de saúde pública. A eficácia da acupuntura nas cefaleias crônicas ainda é motivo de controvérsias. OBJETIVOS: Avaliar a eficácia da acupuntura como tratamento analgésico adjuvante da cefaleia crônica e seu efeito na qualidade de vida dos portadores dessa condição dolorosa. MÉTODOS: Foram selecionadas 34 pacientes do Ambulatório de Dor Crônica de um hospital de ensino, divididas em dois grupos: acupuntura verdadeira, onde foram usados os pontos convencionais para tratamento de cefaleia pela Medicina Tradicional Chinesa; e acupuntura falsa, onde as agulhas foram inseridas em um dispositivo, a moxa em botão, nos mesmos pontos usados na acupuntura verdadeira. Ambos os grupos usaram medicamentos preventivos para a dor. Os métodos de avaliação foram: Escala Numérica Verbal antes e depois do tratamento; número de crises e de analgésicos utilizados durante o primeiro e segundo mês de tratamento. A qualidade de vida também foi avaliada antes e depois do tratamento através da Versão Brasileira do Questionário de Qualidade de Vida SF36 2002. RESULTADOS: O grupo da acupuntura verdadeira apresentou maior eficácia no controle da dor na cefaleia crônica, estatisticamente significante, em todos os itens avaliados quando comparada com o grupo da acupuntura falsa, inclusive na melhora da qualidade de vida. CONCLUSÕES: A acupuntura pode ser considerada como tratamento adjuvante da cefaleia crônica, reduzindo a intensidade da dor, o número de crises, quantidade de analgésicos, além de melhorar a qualidade de vida das pacientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Bezerra, José Nilson Araújo. "Acupuntura em lombalgia crônica: ensaio randomizado em Unidade de Saúde da Família do Sistema Único de Saúde no Amazonas". Universidade Federal do Amazonas, 2012. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/4812.

Texto completo
Resumen
Submitted by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-01-27T19:33:29Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Nilson Araújo Bezerra.pdf: 1073608 bytes, checksum: dbb80f970df1c36b7e2f0250f5269ace (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-01-28T12:39:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Nilson Araújo Bezerra.pdf: 1073608 bytes, checksum: dbb80f970df1c36b7e2f0250f5269ace (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-01-28T12:40:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Nilson Araújo Bezerra.pdf: 1073608 bytes, checksum: dbb80f970df1c36b7e2f0250f5269ace (MD5)
Made available in DSpace on 2016-01-28T12:40:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Nilson Araújo Bezerra.pdf: 1073608 bytes, checksum: dbb80f970df1c36b7e2f0250f5269ace (MD5) Previous issue date: 2012-09-27
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This was a randomized trial conducted in family health unit in the city of Manaus - Amazonas. The study aimed to examine, in the context of primary health care of the family if the Ryodoraku Acupuncture (AR) and Integrated Neuromuscular Acupoint System (SANMI) are effective for treatment of uncomplicated chronic low back pain in the Family Health Unit of SUS in Manaus, Amazonas. The study was prospective, of intervention in the form of randomized clinical trial comparing open with five arms, with two therapeutic groups, RA and SANMI and two control groups, Simulated Acupuncture (AS) and Care Standard (CP) in patients with uncomplicated low back pain, assisted under the primary health care. The primary outcome was the change in score of Roland-Morris score before and after intervention, while secondary outcomes included changes in indices of quality of life (SF-36) and Visual Analog Scale of pain before and after interventions. Patients were assessed by bioelectric Ryodoraku diagnosis and SANMI. The results showed statistically significant change in AR and SANMI groups when compared to the AS and CP groups, in the scores of Disability Questionnaire Roland-Morris - QIRM (p = 0.000), in the Visual Analogue Scale - VAS (p = 0.000 ), in the SANMI (p = 0.000) and in the eight domains of the SF-36 (p = 0.000). The AS was higher than in CP QIRM scores (p = 0.000), VAS (p = 0.000), SANMI (p = 0.001) and in the eight domains of the SF-36 (p = 0.000). The acupuncture was effective for the treatment of uncomplicated lower back pain, reducing pain, disability and improving quality of life. The study revealed a flaw in the standard care of low back pain in primary health care of Manaus.
Trata-se de ensaio randomizado realizado em unidade de saúde da família da cidade de Manaus – Amazonas. O estudo teve como objetivo verificar, no âmbito da atenção primária à saúde da família, se a Acupuntura Ryodoraku (AR) e o Sistema de Acuponto Neuromuscular Integrado (SANMI) são efetivos para tratamento da dor lombar crônica não complicada, em Unidade de Saúde da Família do SUS, em Manaus, Amazonas. O estudo foi prospectivo, de intervenção sob a forma de ensaio clínico randomizado aberto com cinco braços comparativos, com dois grupos terapêuticos, AR e SANMI e dois grupos controle, Acupuntura Simulada (AS) e Cuidados Padrão (CP), em pacientes com dor lombar não complicada, assistidos no âmbito dos cuidados primários em saúde. O desenlace primário foi a variação na pontuação do score de Roland-Morris antes e após as intervenções, enquanto os desenlaces secundários incluíram as variações nos índices de qualidade de vida (SF-36) e Escala Visual Analógica de dor, antes e depois das intervenções. Os pacientes foram avaliados pelo SANMI e pelo diagnóstico bioelétrico Ryodoraku. Os resultados mostraram variação estatisticamente significativa nos grupos de AR e SANMI, quando comparados aos grupos de AS e CP, nos escores do Questionário de Incapacidade de Roland-Morris - QIRM (p=0,000), da Escala Visual Analógica – EVA (p=0,000), do SANMI (p=0,000) e dos oito domínios do SF-36 (p=0,000). A AS foi superior aos CP nos escores do QIRM (p=0,000), da EVA (p=0,000) do SANMI (p=0,001) e nos oito domínios do SF-36 (p=0,000). A acupuntura foi efetiva para o tratamento de dor lombar não complicada, reduzindo a dor, a incapacidade e melhorando a qualidade de vida. O estudo revelou uma falha nos cuidados padrão da dor lombar na atenção primária em saúde de Manaus
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

BERNARDES, Catarina Alexandra Dias. "Crenças e expectativas dos médicos sobre a acupunctura médica". Master's thesis, Instituto de Higiene e Medicina Tropical, 2018. http://hdl.handle.net/10362/66266.

Texto completo
Resumen
Introdução: A acupunctura médica consiste numa terapia durante a qual são inseridas agulhas em pontos específicos do corpo, de forma semelhante à acupunctura segundo a Medicina Tradicional Chinesa, mas que pressupõe um diagnóstico médico em que são seguidos princípios de anatomia e fisiologia. A sua prática tem-se disseminado através da Europa inclusive em Portugal, onde foi reconhecida pela Ordem dos Médicos como uma competência médica. Actualmente é aplicada em instituições de saúde públicas e privadas e lecionada em algumas faculdades de Medicina. No entanto, pouco se sabe sobre as crenças e expectativas dos médicos em Portugal relativamente à acupunctura médica. Objectivos: Caracterizar algumas das crenças dos médicos relativamente à efectividade, validade e relevância da formação e prática da Acupunctura Médica e alguns factores sociodemográficos e profissionais que lhes estão associados. Material e Métodos: Estudo observacional, transversal e descritivo, foi aplicado um questionário de perguntas de resposta fechada, utilizando a ferramenta Google Forms, que foi disponibilizado online entre 8 de Janeiro e 13 de Fevereiro de 2018. Foi feito um convite aos médicos para o seu preenchimento através de redes sociais e sites de grupos ligados aos médicos. As variáveis independentes foram a nacionalidade, género, idade, local e data de licenciatura/mestrado integrado, situação profissional, especialidade e sector de exercício profissional. As variáveis dependentes foram 6 questões sobre níveis de concordância com recurso à escala de Likert de 5 parâmetros. Os dados foram analisados usando contagens, frequências relativas, medianas e amplitude interquartílica. Resultados: Dos 387 médicos que responderam ao questionário, todos tinham nacionalidade portuguesa e 70,1% eram do sexo feminino, 52,1% tinham entre 31 a 40 anos e 23,9% tinham 30 ou menos anos. A instituição de licenciatura predominante foi a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (26,9%). Tinham, em média, terminado o curso há 12,6 anos. A grande maioria eram especialistas, sendo a especialidade predominante a Medicina Geral e Familiar (61,9%), seguida da de Medicina Interna (6,2%). A maioria trabalhava exclusivamente para o SNS (66,4%). De uma maneira geral, os participantes do estudo concordavam que a Acupunctura Médica pode ser uma terapêutica eficaz no controle de diversas patologias isolada ou de forma complementar com outras terapêuticas convencionais. Recomendariam a um doente/amigo/conhecido a utilização de Acupunctura Médica para controle de determinados sintomas/patologias. Concordavam com a lecionação da Acupunctura Médica nas faculdades de medicina e consideravam que a Acupunctura Médica tem interesse terapêutico e validade científica que sustenta a sua eficácia e que poderia ser ser usada como terapêutica complementar em estabelecimentos de saúde do SNS e nos estabelecimentos de saúde privados. Conclusões: Para os participantes do estudo, a Acupuntura Médica constitui-se como uma alternativa terapêutica. No entanto, algumas variações na aceitabilidade desta terapêutica de acordo com as características sociodemográficas e profissionais dos participantes pode indicar áreas de intervenção se se pretender intervir no sentido da promoção da sua aceitabilidade.
Introduction: Medical acupuncture consists of a therapy during which needles are inserted into specific points on the body, a process similar to acupuncture according to Traditional Chinese Medicine, but it requires medical diagnosis following all the principles of anatomy and physiology. Its practice has spread through Europe, including Portugal, where it was recognized by the Order of Doctors. Medical acupuncture is applied in public and private health institutions and it is taught in some medical schools. However, little is known about the beliefs and expectations of doctors in Portugal about medical acupuncture. Aim: To describe some of beliefs of physicians in relation to the effectiveness, validity and relevance of training and practice of Medical Acupuncture, also having as reference some sociodemographic and professional factors that are associated to them. Methods: Observational, transverse and descriptive study, through a closed-ended questionnaire made available using the Google Forms tool. This questionnaire was made available online between January 8 and February 13, 2018. Through social networks and through websites of groups related to doctors, physicians were invited to fill out the questionnaire. The independent variables used were nationality, gender, age, place and date of bachelor's / integrated master's degree, professional situation, specialty and professional sector. The dependent variables took the form of 6 questions regarding agreement levels, using the 5-parameter Likert scale. Data were analyzed using counts, relative frequencies, median and interquartile range. Results: Of the 387 physicians who replied to the questionnaire, all had Portuguese nationality, 70.1% were female, 52.1% were between 31 and 40 years old and 23.9% were 30 years old or less. The predominant degree institution which they had attended, was the Faculty of Medical Sciences of Universidade Nova de Lisboa (26.9%). The average year of completion of the course was 12.6 years. The majority of the respondents were specialists, the predominant specialty being General and Family Medicine (61.9%), followed by Internal Medicine (6.2%). The majority worked exclusively for the National Health Service (66.4%). In general, the participants of the study agreed that Medical Acupuncture may be an effective therapy in the control of several pathologies alone or in a complementary way with other conventional therapies. Would recommend to a patient / friend / acquaintance the use of Medical Acupuncture to control certain symptoms / pathologies. They agreed with the teaching of Medical Acupuncture in medical schools and considered that Medical Acupuncture has a therapeutic interest and scientific validity that underpins its effectiveness and that could be used as complementary therapy in NHS health facilities and in private health facilities. Conclusions: For the participants in the study, Medical Acupuncture is a therapeutic alternative. However, some variations in the acceptability of this therapy according to the sociodemographic and professional characteristics of the participants may indicate areas of intervention if one intends to intervene in order to promote their acceptability.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Mendonça, Andreza Carvalho Rabelo. "Efeito da estimulação de acupontos em pacientes com lombalgia crônica inespecífica : ensaio clínico randomizado". Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2017. http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/7410.

Texto completo
Resumen
Low back pain (LBP) is one of the most common symptoms in clinical practice, occurring in more than 85% of individuals at some time in their lives, there is enormous economic pressure to provide rational and efficient care for this type of patient. For years man has been researching ways to relieve low back pain; This has provided advances in the field of analgesic modalities, among them the adoption of acupuncture. Thus, the objective of the present study was to evaluate the effect of acupuncture in the treatment of non-specific chronic low back pain (LCI). It is a randomized, double-blind, placebo-controlled clinical trial. 18 subjects were allocated in the Real Acupuncture group (RA) and 17 in the Acupuncture group Placebo (AP). Subjects were treated three times a week, every other day, totaling 10 visits. The study variables and their respective measurement : pain intensity at rest and in movement (numerical scale of 11 points), characterization of pain (McGill pain questionnaire), catastrophic pain (Pain Catastrophic Scale), (Fear Avoidance Beliefs Questionnaire-FABQ), muscle strength (dynamometer), functional (threshold of pressure pain threshold (algometer), sensory threshold (von Frey filaments), central sensitization (pain modulation and temporal summation) Oswestry Disability Index (ODI and Roland Morris Disability Questionnaire - QIRM), fear of moving (Tampa Kinesiophobia Scale) and quality of life (EQ-5D). In the personal characteristics and demographic partners, no significant differences were found between the groups; After each of the 10 sessions, the pain intensity was significantly lower at rest (p <0.028) and in movement (p <0.035) in the RA group. In the AP group, pain intensity at rest (p = 0.008) and movement (p = 0.038) were significantly lower after 10 sessions. There was a significant reduction in the number of words chosen (NPE; Br-MPQ) in the RA group when comparing sessions 1 and 10 (p = 0.004). And there was a significant decrease in NPE between 1st and 10th in the AP group (p = 0.017). Regarding the pain classification index (DCI), there was a significant reduction (p = 0.001) when comparing the 1st and 10th sessions in the RA group. When comparing the RA and AP groups, the only significant difference was that the LSC of the right lumbar was significantly lower in the RA group than in the AP group before the 1st session (p = 0.026). In the ST test, the intensity of pain in the second 1, 10, 20 and 30 did not decrease significantly after the 10 sessions in any of the groups. In the MCD, the LDPs of the moments before, during and after the test were not significantly different in the comparison of the 1st to the 10th session, no in the intergroup comparison. The muscle strength of the RA and PA groups did not change significantly. There was no significant difference in the impact of pain on the functionality in the RA group before and after treatment, whereas in the AP group before and after the therapy, a significant difference was observed (p = 0.015). The same occurred for functional disability in session 1 and session 10. The catastrophic pain, kinesiophobia and FABQ physical activities and work did not present statistically significant alteration after the 10 sessions in both groups. The intensity of discomfort of the patients at the time of puncture assessed through the EN of 11 points did not differ significantly during the treatment in both groups. In the present study, the effect of acupuncture on the treatment of CLI in the RA group decreased the intensity of pain after each session, the NPE and the DCI in the measurement of pain. However, there was no evidence of improvement in sensory tests, other functional aspects, psychoemotional aspects and quality of life. In the AP group, the pain intensity at rest and in movement before the 1st and after the 10th session decreased and also the NPE decreased, and in the functional aspects there was decrease of the impact of the pain in the functionality only.
Introdução: A dor lombar é um sintoma comum na prática clínica, ocorrendo em mais de 85% dos indivíduos, existindo uma enorme pressão econômica para fornecer assistência racional e eficiente a este tipo de paciente. Há anos, o homem vem pesquisando maneiras para aliviar a lombalgia; isto proporcionou avanços no campo das modalidades analgésicas, entre elas a introdução da acupuntura. Com isso, o objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da acupuntura no tratamento da lombalgia crônica inespecífica (LCI). Métodos: Trata-se de um ensaio clínico controlado por placebo, com distribuição aleatória e duplamente encoberto. Dezoito sujeitos foram alocados no grupo Acupuntura Real (AR) e dezessete no grupo Acupuntura Placebo (AP). Os sujeitos foram tratados três vezes por semana, em dias alternados, totalizando 10 atendimentos. As variáveis de estudo e suas respectivas ferramentas de mensuração foram: intensidade de dor em repouso e em movimento (escala numérica de 11 pontos), caracterização da dor (questionário de dor de McGill), catastrofização da dor (Escala de Catastrofização da Dor), limiar de dor por pressão - LDP (algômetro), limiar sensitivo (filamentos de von Frey), sensibilização central (modulação condicionada da dor - MCD e somação temporal - ST), medo (versão brasileira do Fear Avoidance Beliefs Questionnaire-FABQ), força muscular (dinamômetro), funcionalidade (Oswestry Disability Index - ODI e Questionário de Incapacidade Roland Morris – QIRM), medo de movimentar (Escala de Cinesiofobia de Tampa) e qualidade de vida (EQ-5D). Resultados: Nas características pessoais e sócios demográficas, não foram encontradas diferenças significativas entre os grupos; Após cada uma das 10 sessões, a intensidade de dor foi menor no repouso (p<0,028) e no movimento (p<0,035) no grupo AR. Já no grupo AP, a intensidade de dor no repouso (p=0,008) e no movimento (p=0,038) foram significativamente menores após as 10 sessões. Houve redução significativa do número de palavras escolhidas (NPE; Br-MPQ) no grupo AR ao comparar as sessões 1 e 10 (p=0,004). E ocorreu diminuição significativa do NPE entre a 1ª e a 10ª no grupo AP (p=0,017). Quanto ao índice de classificação da dor (ICD), houve redução significativa (p=0,001) ao comparar a 1ª com a 10ª sessão no grupo AR. Ao comparar os grupos AR e AP, a única diferença significativa foi que o LSC da lombar direita foi significativamente menor no grupo AR do que no grupo AP antes da 1ª sessão (p=0,026). No teste de ST, a intensidade de dor, no segundo 1, 10, 20 e 30 não diminuiu de forma significativa após as 10 sessões em nenhum dos grupos. Na MCD, os LDPs dos momentos antes, durante e após o teste não foram significativamente diferentes na comparação da 1ª com a 10ª sessão, nem na comparação intergrupos. A força muscular do grupo AR e AP não sofreu alteração significativa. Não houve diferença significativa no impacto da dor na funcionalidade no grupo AR antes e depois do tratamento, já no grupo AP antes e depois da terapêutica, verificou-se diferença significativa (p=0,015). O mesmo ocorreu para incapacidade funcional na sessão 1 e na sessão 10. A catastrofização da dor, cinesiofobia e FABQ atividades físicas e trabalho não apresentou alteração estatisticamente significativa após as 10 sessões em ambos os grupos. A intensidade de desconforto dos pacientes no momento da puntura avaliada através da escala numérica de 11 pontos não diferiu significativamente ao longo do tratamento nos dois grupos. Conclusão: No presente estudo, o efeito da acupuntura no tratamento da LCI no grupo AR diminuiu a intensidade da dor após cada uma das sessões, o NPE e o ICD na mensuração da dor. No entanto, não foi evidenciado melhora nos testes sensoriais, nos outros aspectos funcionais, nos aspectos psicoemocionais e na qualidade de vida. Já no grupo AP a intensidade da dor no repouso e no movimento antes da 1ª e após a 10ª sessão diminuiu e também diminuiu o NPE, e nos aspectos funcionais houve diminuição do impacto da dor na funcionalidade apenas.
Aracaju
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Nunes, Marcelo Felipe. "Trajetórias de formação e atuação de acupunturistas". Universidade do Vale do Rio dos Sinos, 2013. http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3165.

Texto completo
Resumen
Submitted by Maicon Juliano Schmidt (maicons) on 2015-03-26T16:52:15Z No. of bitstreams: 1 Marcelo Felipe Nunes.pdf: 238852 bytes, checksum: 63a39a0b4853060f8c5ef0474586cb2d (MD5)
Made available in DSpace on 2015-03-26T16:52:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marcelo Felipe Nunes.pdf: 238852 bytes, checksum: 63a39a0b4853060f8c5ef0474586cb2d (MD5) Previous issue date: 2013-01-31
Nenhuma
O objetivo do artigo foi analisar as trajetórias de formação e a atuação de acupunturistas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, baseado no referencial metodológico das narrativas de histórias de vida. Participaram oito profissionais de saúde, cinco homens e três mulheres, graduados em enfermagem, fisioterapia e medicina, que utilizavam a acupuntura a partir da perspectiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e que responderam a entrevistas semiestruturadas. A análise das narrativas resultou em três categorias centrais: Busca por novas racionalidades em saúde; Inserção no complexo mundo da acupuntura; A acupuntura vai além da agulha. Ficou evidente que a busca pela acupuntura foi motivada pela insatisfação com a formação inicial no paradigma biomédico. A trajetória de formação na acupuntura foi gradativa e envolveu uma inserção profunda na racionalidade da MTC, devido à complexidade de sua proposta terapêutica, o que levou-os a entender que a inserção da agulha representa a confluência de diversos aspectos da MTC, não podendo ser reduzido a mera aplicação de uma técnica de agulhamento. Neste sentido, aponta-se a necessidade de repensar a formação desses profissionais, assim como investigar a atuação dos que trabalham no Sistema Único de Saúde.
The objective of the article was to analyze the trajectories of formation and action of acupuncturists. This is a qualitative study, based on the methodological framework of the narratives of life stories. There were eight participants among healthcare professionals, five men and three women, graduated in nursing, physiotherapy and medicine, who used acupuncture from the perspective of Traditional Chinese Medicine (TCM) and answered structured interviews. The analysis of the narratives implied three main categories: Search for new rationalities in health; Entering the complex world of acupuncture, Acupuncture goes beyond the needle. It became evident that the search for acupuncture was motivated by dissatisfaction with the initial training into biomedical paradigm. The trajectory of the education in acupuncture was gradual and involved a deep insertion into the rationality of TCM, due to the complexity of its treatment plan, which led the participants to realize that the needle insertion represents the confluence of several aspects of TCM, which can not be reduced to mere application of a needling technique. In this regard, it appoints the need of rethinking the education of the healthcare professionals, as well as to investigate the actions of those who work for the Sistema Único de Saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Marques, André Filipe Pereira de Sousa. "Efeito da acupuntura na atividade mioeléctrica abdominal". Master's thesis, 2018. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/118466.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Correia, Luís Manuel Alves. "Efeitos da acupuntura corporal na desabituação tabágica". Master's thesis, 2015. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/82083.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Carvalho, Rui Miguel da Silva Baptista. "Influência da Acupuntura na Flexibilidade dos Isquiotibiais". Master's thesis, 2020. https://hdl.handle.net/10216/131533.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Carvalho, Rui Miguel da Silva Baptista. "Influência da Acupuntura na Flexibilidade dos Isquiotibiais". Dissertação, 2020. https://hdl.handle.net/10216/131533.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Libros sobre el tema "Acupuntura ciência"

1

Acupuntura: uma ciência multiprofissional. Paco Editorial, 2020. http://dx.doi.org/10.33681/paco.ac-9786558402169.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Pesquisa e Aplicação em Enfermagem. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21091700.

Texto completo
Resumen
A pesquisa em enfermagem se fundamenta na produção de conhecimento científico que favoreça o aperfeiçoamento do tratamento oferecido aos pacientes. Neste contexto é indispensável reunir conhecimentos básicos e específicos para o completo entendimento da ciência aplicada à enfermagem. O livro “pesquisa e aplicação em enfermagem” apresenta como proposta a exposição de pesquisa aplicadas que se inter-relacionam, consolidando o conhecimento necessário ao exercício da profissão. O livro está estruturado em sete excelentes capítulos cujos títulos estão descritos a seguir: “Qualidade de vida no trabalho de enfermeiros e o reflexo no processo de trabalho”, “Perfil epidemiológico de idosos institucionalizados”, “Caracterização do perfil e capacidade funcional de idoso com artrite reumatoide no município de João Pessoa PB”, “Compreensão e vivência das pessoas idosas acerca da sexualidade e motivos de vulnerabilidade para o HIV transmissível”, “Cuidados de enfermagem e o paliativismo em unidades de terapia intensiva: uma revisão integrativa”, “Acupuntura e espiritualidade no cuidado da enfermagem oncológica”, “Alta do prematuro da unidade de terapia intensiva neonatal: preocupação dos pais: parte I”, “Alta do prematuro da unidade de terapia intensiva neonatal: preocupação dos pais: parte II”. Nosso objetivo é que os artigos científicos publicados neste volume possam auxiliar os profissionais na sua prática profissional, incentivando-os na busca por novos conhecimentos e convidando-os a dar continuidade a este volume, publicando os resultados de suas pesquisas em próximas oportunidades oferecidas pela Bookerfield.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Acupuntura ciência"

1

Mota, Ana Luísa y Rúbia Carla Oliveira. "ACUPUNTURA COMO TRATAMENTO PARA A FIBROMIALGIA". En Abordagens em medicina: ciência e prática, 192–97. Amplla Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.amc256.1123-23.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cavalcanti, Millena Schneider Vendrame y Shayenne de Amorim Teles. "Acupuntura em cães com sequelas de cinomose: revisão de literatura". En Tópicos em Ciência Animal - Volume 3. Editora Poisson, 2024. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-382-9.cap.15.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Firmino de Souza Sultanun, Rozana, Elaine de Lima Silva, Patrícia Vieira de Assis, Givanilson da Silva Costa, Maria Letícia Moura Vitorino Ramos, João Vitor Alves Lins y Risonildo Pereira Cordeiro. "ACUPUNTURA COMO RECURSO TERAPÊUTICO NA ASSISTÊNCIA PRIMÁRIA À SAÚDE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA". En Science e saúde: CIÊNCIA E ATUALIZAÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE, VOLUME 4. Editora e-Publicar, 2021. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.c20211969256.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cristina de Amorim, Leticia. "A CANÇÃO DO CORAÇÃO: UMA REVISÃO DE LITERATURA DO MERIDIANO XIN". En Estudos Interdisciplinares em Ciências da Saúde, 150–72. Editora Acadêmica Periodicojs, 2022. http://dx.doi.org/10.51249/easn03.2022.697.

Texto completo
Resumen
O presente estudo, denominado “A Canção do Coração: Uma Revisão de Literatura do Meridiano Xin”, retrata um enfoque histórico e funcional da acupuntura, principalmente no meridiano do coração, pois os livros e apostilas abordam a acupuntura de forma geral, sem dar a devida atenção ao meridiano do coração, visto que tem grande importância por controlar várias condições pertinentes à saúde humana. Assim, a metodologia adotada para esse estudo foi a pesquisa bibliográfica como ferramenta para fundamentar o material que foi concebido, utilizando-se de obras de 1982 a 2017, tendo artigos, livros e apostilas como principais fontes. Conclui-se que existem vários pontos principais e secundários que regem o meridiano do coração, ou seja, o profissional pode estimular varias regiões da pessoa, provendo o equilíbrio do corpo e mente, pois há várias influencias que comprometem a integridade do organismo, sendo passível se utilizar da acupuntura como mediador para obter a saúde plena do paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bassetto, Ricardo Morad, Isabel Cristina Céspedes y Regina Celia Spadari. "ACUPUNTURA COMO TERAPIA PARA O ESTRESSE". En Ciências Biológicas: Campo Promissor em Pesquisa, 13–25. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8191913113.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

de Souza, Lucas Rodrigues, Rafaela Dutra y Bruna Falcão. "A Acupuntura médica no controle da dor". En Habilidades essenciais das ciências médicas, 25–27. Seven Events, 2022. http://dx.doi.org/10.56238/hedcmv1-003.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lamego, Fabio Ricardo Dutra, Fátima Helena do Espirito Santo, Michelle Freitas de Souza, Vanderson Garcia da Silva, Danielle Rachel Coelho Bezerra, Almir Campos Pimenta y Aline Vargas Fontes. "FACILITANDO O MEDITAR ATRAVÉS DA ACUPUNTURA". En PESQUISAS E RELATOS SOBRE CIÊNCIAS DA SAÚDE NO BRASIL. Editora Omnis Scientia, 2021. http://dx.doi.org/10.47094/978-65-88958-66-7/167-174.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Pistilli, Maria Lucia Viana Reiss. "ACUPUNTURA PREVINE O AGRAVAMENTO DE NEUROPATIA". En Pesquisas e Inovações Multidisciplinares em Ciências da Saúde e Biológicas no Século XXI, 43–56. Instituto Scientia, 2022. http://dx.doi.org/10.55232/1085001.21.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

"Farmacêutico e práticas integrativas e complementares: acupuntura". En PROFARMA Programa de Atualização em Ciências Farmacêuticas : Ciclo 4 : volume 1. 10.5935, 2021. http://dx.doi.org/10.5935/978-65-5848-335-9.c0002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Köhn, Amábile Edith Back, Lygia Karla Sanches Francelino y Robert Lenoch. "PAPEL DA ACUPUNTURA NA REABILITAÇÃO MOTORA DE ANIMAIS SELVAGENS". En Ciências veterinárias: Conduta científica e ética 2, 141–54. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.19422050813.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Acupuntura ciência"

1

Melo, Mylena Galdino de y Rafaela de Carvalho Alves. "COMPARAÇÃO DAS TÉCNICAS DE ACUPUNTURA E VENTOSATERAPIA NA DOR E QUALIDADE DE VIDA DE FIBROMIÁLGICAS". En V Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi: SITEG. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/117627.1-2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira, Fabíola Marchon de y GEILSA SORAIA VALENTE CAVALCANTI. "USO DA ACUPUNTURA COMO BENEFÍCIO DA DOR NA GONARTROSE EM IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA". En I Congresso Nacional Multidisciplinar em Ciências da Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2024. http://dx.doi.org/10.51161/conaci2024/29689.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pastor, Maria Raquel De Melo, Hanna Cabral Barbosa y Karine Beatriz Mendonça Fonseca. "PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO AMBIENTE HOSPITALAR E CLÍNICO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA". En III Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbracif/18.

Texto completo
Resumen
Introdução: As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) abordam práticas e produtos que não fazem parte da medicina tradicional, buscando estimular mecanismos naturais para prevenir a deterioração e promover a saúde por meio de técnicas eficazes e seguras. No contexto hospitalar, a ansiedade e o medo estão presentes e a terapia alternativa torna-se um ponto de saída para o tratamento de muitos pacientes. Objetivo: O presente artigo evidencia o potencial das PICS como modelo de atenção mais humanizado e promotor de saúde no atendimento hospitalar e clínico, através da descrição de métodos alternativos utilizados. Material e métodos: Assim, foi realizado pesquisas nas bases de dados Pubmed, SciELO, Scorpus, Google Scholar, Science Direct, EBSCO entre os anos de 2010 e 2021. Utilizando os seguintes descritores: “Práticas Integrativas e Complementares”; “Terapia Hospitalar Alternativa”; “Medicina Alternativa”. Dos artigos encontrados foram selecionados 20, levando em consideração critérios de inclusão e exclusão. Resultados: Com base nos artigos, as PICS são um complemento ao tratamento biomédico, promovendo um cuidado paliativo e uma melhor qualidade de vida ao paciente. Dentre essas práticas, a fitoterapia obteve uma diminuição do uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Através de casos clínicos, a musicoterapia e aromaterapia proporcionaram respectivamente sensação de tranquilidade, paz, calma, diminuição do medo e tensão sobre o instante do parto; harmonização do ambiente, equilíbrio e aconchego. Em outros, a homeopatia foi utilizada como tratamento alternativo para a depressão; a acupuntura melhorou as náuseas e vômitos diminuindo o período de permanência nos hospitais e o risco de infecção, também contribuiu no tratamento da ansiedade, depressão e na melhora da qualidade de vida de pacientes com fibromialgia; a apiterapia ajudou a tratar e curar doenças do sistema respiratório, sistema nervoso e doenças de pele; a osteopatia favoreceu uma redução do estresse psicofísico em recém-nascidos prematuros; a ozonioterapia não apenas reduziu a mortalidade, como também acelerou a recuperação de pacientes com COVID-19 e a prática Ayurveda obteve resposta no tratamento de doenças articulares. Conclusão: Portanto, as PICS podem ser inseridas no âmbito hospitalar para ampliação do leque terapêutico. Em suma, é necessário um maior investimento em pesquisas e capacitação dos profissionais de saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Sousa, Jhonatan Alves y Fernanda Bruna Do Nascimento Alves. "O IMPACTO DA CRANIOPUNTURA DE YAMAMOTO-YNSA NA DOR CRÔNICAUMA REVISÃO DA LITERATURA". En I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ensipex/10.

Texto completo
Resumen
Introdução: A acupuntura é uma técnica milenar oriental, se apresenta como terapia para várias situações patológicas, por meio da inserção de agulhas em pontos chaves do organismo. Ela tem se tornado coadjuvante no tratamento de diversas sequelas e patologias, particularmente pela aplicação da craniopuntura, técnica desenvolvida por Yamamoto. A dor crônica é um objeto complexo que escapa ao paradigma biomédico, uma experiência privada, situada na interação corpo–mente, tornando o sofredor incapaz de ter sua experiência reconhecível. A constituição da dor crônica como objeto médico pela medicina contemporânea revela uma construção histórica e epistemológica. A presença da dor crônica como problema de saúde pública tem sido referida em estudos atuais. Objetivo: Identificar através da literatura o impacto que a Craniopuntura de Yamamoto-YNSA tem sobre a dor crônica. Material e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa, com busca realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE), Base de Dados na área da Enfermagem (BDENF) e na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SciELO). Resultados: Foram incluídos 11 artigos nos resultados deste estudo, 0 artigos da BEDENF, 5 do SCIELO, 0 MEDLINE, 6 do LILACS. Os mesmos trazem informações sobre título, ano da publicação, metodologia empregada, objetivos que mais se assimilassem ao proposto por esta pesquisa. Conclusão: Os estudos mostram resultados positivos quando ao uso da técnica no tratamento da dor crônica, com dados relevantes, baseando a técnica cientificamente, não há relatos de efeitos colaterais para a terapêutica. Portanto, faz-se necessário estimular novas pesquisas, enriquecendo a escassa literatura científica no campo da medicina oriental e consolidando definitivamente sua eficácia terapêutica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía