Academic literature on the topic 'Verde tecnologico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Verde tecnologico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Verde tecnologico"

1

Gentil-Nugent, Valeria Almeida, and Saulo Rodrigues Pereira Filho. "O Esverdeamento da Economia e as Tecnologias Verdes para os Resíduos: Um duro caminho rumo à sustentabilidade." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 3, no. 1 (June 17, 2014): 40. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i1.p40-54.

Full text
Abstract:
O esverdeamento da economia é o novo termo de ordem associado ao desenvolvimento sustentável, particularmente após a Conferência Rio + 20. Nos moldes norteadores da economia verde, o objetivo deste artigo diz respeito a um dos setores-chave desta, as tecnologias empregadas para a reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos urbanos (RSU). Os procedimentos metodológicos são as de investigação exploratória, pesquisas bibliográfica e documental, e consistem notadamente em sistematizar e interpretar a utilização das diferentes tecnologias para o tratamento dos resíduos no mundo contemporâneo. As principais conclusões da análise são: (1) os principais desafios para o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos referem-se ao uso de tecnologias verdes pelo elo mais frágil da cadeia produtiva, os catadores de materiais recicláveis; (2) as tecnologias verdes são identificadas como de alto e de baixo custo; (3) os processos tecnológicos apresentam limitações, portanto não se pode subestimar ou superestimar as suas potencialidades; e, (4) as técnicas de reciclagem e reaproveitamento de RSU precisam ser repensadas de maneira inclusiva.Palavras-Chaves: Desenvolvimento Sustentável; Economia Verde; Tecnologias verdes; Resíduos Sólidos Urbanos (RSU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Antonio De Jesus Felippe de, and André Victor de Sousa Alves. "A UTILIZAÇÃO DE PRÁTICAS DE TI VERDE EM UMA ORGANIZAÇÃO PARA ALCANÇAR SUSTENTABILIDADE E LUCROS." Revista Eletronica Gestão & Saúde 4, no. 3 (November 11, 2014): 3162. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v4i3.13698.

Full text
Abstract:
Questões ambientais, dia após dia, estão entre as principais preocupações mundiais e as atividades de TI, como diversas outras, tem sua parte impactante no meio ambiente. Desta maneira, se tornam necessárias medidas para que este impacto seja mitigado ou, se possível em algum caso, eliminado. Práticas e tecnologias com aspectos ecológicos deram origem ao termo TI Verde. Com a adoção destas práticas e investimentos em tecnologias consideradas verdes, várias organizações têm conseguido benefícios, desde a redução do impacto ambiental, até vantagens financeiras e competitivas no mercado. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa com integrantes de departamentos de TI de diferentes organizações, abordando questões sobre TI Verde e foi observado que parte das organizações dos entrevistados apresentam aspectos verdes, porém não em número expressivo, e os próprios participantes, embora cientes da importância da preservação ambiental, inclusive apontando esta como a principal vantagem da TI Verde, mostraram-se, de certa maneira, imaturos quanto a questões verdes. Desta forma, é possível visualizar que as práticas de TI Verde tem ótimo potencial para ajudar em questões ambientais e sustentáveis, assim como em aspectos organizacionais, porém ainda há um árduo caminho a ser percorrido quanto a conscientização das pessoas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Torres Ortega, Alfonso Jesús, and Nelly Morales Pedraza. "Bio-detergente derivado de aceite usado de fritura." Publicaciones e Investigación 5, no. 1 (April 13, 2011): 87. http://dx.doi.org/10.22490/25394088.588.

Full text
Abstract:
<p>En la actualidad la tendencia mundial va hacia un desarrollo sostenible para productos ecológicos como los biosurfactantes que muestran un excelente rendimiento. Los agentes tensioactivos anionicos pueden ser producidos a partir de materias primas naturales tales como aceites vegetales, principalmente derivados de aceite de palma. El sulfo-metilester es un componente activo en detergentes altamente biodegradables, una ventaja en comparacion con los detergentes derivados de la petroquimica, que generan una carga alta de contaminantes en nuestras fuentes hidricas. En este trabajo se propone el estudio de la sulfonacion con trioxido de azufre de los esteres derivados de aceite de cocina usado cuyo componente principal es el aceite de palma. El reactor de película usado para tal fin permite la determinacion de las condiciones del proceso a escala piloto. La experimentacion permite una mejora de ecuaciones empiricas en el equipo aplicado para este fin y para determinar algunas propiedades fisicoquimicas. La comparacion simulada por el mismo proceso con compuestos petroquimicos indica que el modelo puede ser aplicado a cualquier sulfonacion, pero ajustando los parametros y las condiciones especificas, tales como las propiedades fisicoquimicas de los compuestos utilizados, ya que el proceso de sulfonacion propuesto en el presente trabajo es uno de los casos mas complicados. El desarrollo tecnologico presentado aqui pretende contribuir con las necesidades industriales de promover una industria quimica verde para la produccion de biosurfactantes a partir de aceite de fritura como alternativa sostenible de valor agregado a un desecho industrial.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Raimundo Nonato Macedo, Andrés Pandiella Dominique, María Luisa Lascurain Sánchez, and Elías Sanz Casado. "Tecnologias verdes para um mundo autossustentável: um olhar sobre Brasil e Espanha." Em Questão 23, no. 2 (April 26, 2017): 277. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245232.277-294.

Full text
Abstract:
O texto discute sobre as tecnologias verdes no âmbito do processo de inovação com base na análise das patentes verdes solicitas em nível global e mais particularmente, no estudo das patentes de prioridade Brasil e Espanha. Patentes verdes aqui entendidas como patentes com foco em tecnologias verdes, ou seja, tecnologias adaptativas e mitigadores das mudanças do clima, o que compreende redução de emissão de carbono e poluição, aumento da eficiência energética e de recursos e a redução da perda de biodiversidade e dos ecossistemas. Do ponto de vista metodológico, formulou-se uma estratégia de busca com base nas tabelas “Green Technology Manual Codes. Para a constituição do corpus de 224.673 registros de patentes extraídas da base de dados Derwent World Patents Index (DWPI), período de cobertura 2004-2013, o foco foi as tecnologias verdes estabelecidas pela Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática. Os resultados deste estudo demonstraram a amplitude da mobilização de esforços, ora sob a égide da economia verde, no propósito da mudança do modelo de produção tradicional, não como uma opção mas como uma tendência imperativa da economia mundial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Maria Rita Neto Sales. "Do mito da tecnologia ao paradigma tecnológico: a mediação tecnológica nas práticas didático-pedagógicas." Revista Brasileira de Educação, no. 18 (December 2001): 101–7. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782001000300009.

Full text
Abstract:
O objetivo principal do texto é apresentar uma visão crítica da tecnologia no âmbito da educação e do ensino. Aborda três hipóteses sobre a matéria: tecnologia educacional revisitada, modelo da competência e mito da tecnologia, evidenciando seus problemas, reducionismos e limites. Em seqüência, discute as características do novo paradigma tecnológico, e alguns aspectos do Livro verde do Ministério da Ciência e Tecnologia do país. Como conclusão, levanta algumas implicações da necessária superação dos problemas apontados, para o entendimento e tratamento crítico das tecnologias nas práticas didático-pedagógicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Wenndisson da Silva, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, Kátia Viana Cavalcante, and Deolinda Lucianne Ferreira. "Educação Ambiental como estímulo à institucionalização de práticas de TI Verde: estudo de caso no IFAM em Itacoatiara (AM)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 18, no. 2 (March 1, 2023): 198–215. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2023.v18.14867.

Full text
Abstract:
Neste artigo serão investigadas práticas sustentáveis de Tecnologia da Informação Verde (TI Verde) em funcionamento no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM instalado na cidade de Itacoatiara -(AM) e discutiremos como a Educação Ambiental pode contribuir na sensibilização para adoção desta estratégia. Analisaremos os equipamentos e seus recursos computacionais, com atenção aos recursos voltados para a sustentabilidade. A metodologia da pesquisa apoia-se em um estudo de caso no IFAM em Itacoatiara, dispondo de uma entrevista com a equipe de TI. Durante análise serão apresentadas propostas para integrar o conjunto de medidas sustentáveis e melhores práticas a serem efetivadas para disseminar a Educação Ambiental na gestão de tecnologias e lixo eletrônico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Porfírio, Greice Kelly Lourenço, and Nivaldo Dos Santos. "POLÍTICAS PUBLICAS DE INCENTIVO AMBIENTAL E SOCIAL E A NECESSIDADE DE EFETIVAÇÃO DO “ATUAL” MODELO DE DESENVOLVIMENTO." Revista de Direito e Sustentabilidade 7, no. 1 (August 20, 2021): 113. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9687/2021.v7i1.7777.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa tem como objeto analisar a evolução do conceito de desenvolvimento com base no estudo estabelecido por Vechia (2010), observando três seguimentos indissociáveis: social ambiental e econômico. Para tanto, diante da problemática levantada foram traçados três pontos: no primeiro será analisado a evolução do desenvolvimento economicamente maximizado em prol de medidas ambientalmente sustentáveis com ênfase nas políticas públicas para garantir a efetividade sob um enfoque no Programa de Patentes Verdes e o Decreto 8.874/2016, e, ainda a suspensão do Programa Piloto de Patentes Verdes e os entraves para execução de outras políticas públicas através de tecnologias verde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marques dos Santos, Walbenice, and Izabel Cristina M. de O. Nascimento. "RESUMO DE DISSERTAÇÃO: INFRAESTRUTURAS VERDES NO CONTEXTO URBANO: A APLICABILIDADE DO TELHADO VERDE E JARDIM DE CHUVA NA CIDADE DE SÃO LUÍS-MA." MIX Sustentável 6, no. 4 (August 7, 2020): 165–66. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n4.165-166.

Full text
Abstract:
O investimento da construção civil nas cidades tem aumentado significativamente, o que tem ocasionado a impermeabilização do solo e a consequente preocupação em utilizar tecnologias sustentáveis que auxiliem na mitigação dos problemas gerados pela acelerada urbanização. Esta pesquisa objetiva conhecer as infraestruturas verdes utilizadas no contexto urbano para investigação da aplicabilidade do telhado verde e jardim de chuva na cidade de São Luís (MA), considerando suas características climáticas e ambientais. A metodologia adotada consistiu, de acordo Gil (2002), em uma pesquisa descritiva com levantamento bibliográfico em literatura especializada com o intuito de entender os conceitos que norteiam essas infraestruturas, aprofundando nas técnicas telhado verde e jardim de chuva e, ao final, realizando uma investigação de como podem ser incorporados na cidade de São Luís. Concluiu-se que existe a possibilidade da aplicação das tecnologias em São Luís e a obtenção dos seus benefícios, desde que implantadas segundo a realidade da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins Pereira Júnior, Antônio Augusto, Eveline Oliveira Malaquias, Pamela Pinto Neves, and Leandra Altoé. "Conceitualização e Modelagem de um Laboratório Multidisciplinar Ecoeficente para Instituições de Ensino." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 6, no. 4 (September 9, 2021): 54–63. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v6i4.1694.

Full text
Abstract:
A sociedade moderna anseia por tecnologias que promovam o desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos essenciais à vida e ao progresso. A implementação de edifícios energeticamente eficientes é uma alternativa no controle do consumo de energia para diminuição de gases causadores do efeito estufa. As tecnologias empregadas nos edifícios verdes, quando inseridos em instituições de ensino, podem ser exploradas por cursos de Engenharia e Arquitetura, contribuindo para o aprimoramento teórico-prático dos estudantes, bem como a inserção desses em um processo de gestão verde coordenada e participativa. Objetivou-se com este trabalho conceitualizar e modelar um Laboratório Multidisciplinar Ecoeficiente para instituições de ensino. O partido arquitetônico idealizado se pautou em técnicas construtivas e alternativas tecnológicas que visam menor impacto ao meio ambiente, como, por exemplo, uso de madeira de demolição, telhado verde, sistemas de geração de energia renovável e sistema de coleta pluvial. Para o desenvolvimento do modelo tridimensional do laboratório, optou-se pelo software Sketchup for Schools. A proposição de um modelo de Laboratório Multidisciplinar Ecoeficiente mostra-se como um instrumento em prol do desenvolvimento técnico-científico, economia verde, acessibilidade, promoção da cultura e incentivo às técnicas de ensino em um ambiente inovador e versátil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Peres, Luiza, Rita De Cássia Pinheiro Machado, and Douglas Alves Santos. "PROPOSTA PRELIMINAR DE UM SISTEMA PATENTÁRIO VERDE NO ÂMBITO DO MERCOSUL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 16, 2015): 147. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015147-166.

Full text
Abstract:
O artigo avalia e esboça uma proposta preliminar de um sistema patentário verde no âmbito do MERCOSUL. O estudo contempla no contexto dos Países-Membros e Associados do Bloco inter-relações, tais como: (i) adoção de tecnologias verdes; (ii) ampliação do uso de fontes renováveis de energia; (iii) mitigação dos efeitos das mudanças climáticas; e, (iv) incentivo aos Direitos de Propriedade Industrial. Uma proposta inicial para um sistema de patentes verdes surgiu em 2005, com o engenheiro sênior de patentes, o japonês Itaru Nitta. Segundo Nitta, o sistema patentário está em uma posição única para abordar questões ambientais, promovendo conjuntamente sustentabilidade com desenvolvimento tecnológico e econômico. Neste contexto, o presente estudo busca avaliar o posicionamento dos integrantes MERCOSUL em face à temática das mudanças climáticas, conciliando aos fundamentos descritos na proposta de Nitta, discussões e diretivas existentes no Bloco. O estudo visa compatibilizar uma proposta preliminar que conjugue o desenvolvimento econômico/tecnológico à proteção ambiental e ao direito patentário no cenário de um MERCOSUL mais verde. Observa-se pelo estudo, que desde 2012, dentre os Países do MERCOSUL (Membros ou Associados), o Brasil é o único país que tem implementado com êxito em seu território, um tipo de programa piloto governamental de patentes verdes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Verde tecnologico"

1

Barcelos, Maria de Fatima Piccolo. "Ensaio tecnologico, bioquimico e sensorial de soja e guandu enlatados no estadio verde e maturação de colheita." [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/256116.

Full text
Abstract:
Orientadores: Debora de Queiroz Tavares, Maria Aparecida Azevedo Pereira da Silva
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia de Alimentos
Made available in DSpace on 2018-07-23T08:28:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Barcelos_MariadeFatimaPiccolo_D.pdf: 6960788 bytes, checksum: 0842abaa7f2ae3360dd404a5a7c2781c (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: O trabalho apresenta dois novos produtos enlatados utilizando o cultivar de soja IAC PL-l e o guandu IAC Fava Larga, desenvolvidos pela Seção de Leguminosas do Instituto Agronômico de Campinas (IAC). A hipótese do trabalho é que soja e guandu verdes são matérias-primas altamente qualificáveis para o enlatamento. Para desenvolver esta hipótese foram testados grãos verdes próximos ou no início da maturidade fisiológica. Foram modelados vários ensaios e foram estudadas as variáveis que permitiriam apresentar dois produtos com características tecnológicas adequadas e palatabilidade aceitável. O material enlatado foi obtido em cinco colheitas de grãos de soja e quatro colheitas de grãos de guandu, sendo que a última colheita coincidiu com a plena maturação do grão, embora antes da secagem. O estudo do processo de enlatamento estabeleceu que a soja seria processada a 121°C em 6-7 minutos e o guandu a 121°C em 5-6 minutos. Os resultados demonstraram que a soja IAC PL-l, em quatro períodos consecutivos de grãos verdes e o guandu IAC Fava Larga, em três períodos consecutivos conservaram coloração verde adequada e textura plenamente aceitáveis após o enlatamento. O guandu e a soja liberaram taninos na salmoura do enlatado após o tratamento térmico; a coloração da salmoura evoluiu para tons de marrom com o desenvolvimento do grão. O tratamento térmico eliminou a atividade das lectinas e reduziu 83% da atividade dos inibidores de tripsina nos enlatados. Foram efetuados testes de digestibilidade das proteínas in vitro das leguminosas enlatadas para a soja (72 a 82%) e para o guandu (58 a 66%). Os perfis de aminoácidos das leguminosas demonstraram que a síntese de aminoácidos da soja no 64° DAF* havia se estabilizado no grão com exceção da treonina, alanina e cistina. Ao 85° DAF estes três aminoácidos não mais apresentaram diferenças significativas nos grãos enlatados em relação à colheita anterior. A síntese de aminoácidos do guandu estabilizou-se ao 62° DAF, com a exceção do ácido glutâmico e da fenilalanina. A aceitação dos grãos enlatados foi realizada através de testes de degustação e de aparência, tendo sido bom o desempenho da soja para ambos os itens e regular para o guandu. As colorações dos grãos enlatados foram determinadas em espectrofotômetro e a textura foi determinada em texturômetro e por painel de provadores.
Abstract: This work presents two new canned products utilizing the soybean cultivar IAC PL-l and pigeon pea IAC Fava Larga developed by the Seção de Leguminosas of the Instituto Agronômico de Campinas (IAC). The work hypothesis is that green soybean and pigeon pea are raw materials highly suitable for canning. To develop this hypothesis grains either, dose to or at the beginning of physiological maturity of both species were tested. Several trials were modelled and the variables which made it possible to present two products with appropriate technological characteristics and acceptable palatability. The canned material was obtained in five grain harvests to soybean and four harvests to pigeon pea were undertaken, being that the last harvest coincided with the full maturation of the grain, although before dissecation. The study of the canning process established that soybean would be processed at 121°C for 6-7 minutes and pigeon pea at 121°C for 5-6 minutes. The results showed that IAC PL-l soybean under four consecutive periods of green grains and IAC Fava Larga pigeon peas in three consecutive periods kept after canning both suitable green coloration and texture plainly acceptable after canning. . Pigeon pea and soybean under heat treatment released tannins of the brine evoluted of the canned product, which was changing its coloration to brown hues to the last maturation stage. The heat treatment removed at the lectins activities and reduced 83% of the activity of trypsine inhibitors in the canned products. The in vitro protein digestibility tests of, canned legumes were performed 72 to 82% to soybeans and was found pigeon peas 58 to 66% . The amino acid seeds profile showed that the sinthesis of soybean amino acids at 64th DAF* had already been stabilized in the grain , with exception of threonine, alanine and cystine which were stabilized by 85°DAF. Amino acids sinthesis of pigeon pea stabilized at 62nd DAF with the exception of glutamic acid and phenylalanine. Acceptance of canned grains was performed through taste and aspect tests. The performance of soybean having been good for both items and regular to pigeon pea. The colorations of the canned grains were determined by spectrophotometer and texture was determined: through texturometer and also by taster panel.
Doutorado
Doutor em Ciência da Nutrição
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BIT, Edoardo. "La vegetazione per le chiusure verticali. Il percorso evolutivo del verde parietale quale elemento di rinaturalizzazione urbana e dispositivo tecnologico passivo per il controllo del microclima ambientale." Doctoral thesis, Università degli studi di Ferrara, 2011. http://hdl.handle.net/11392/2389225.

Full text
Abstract:
Topic of green walls is important for contemporary architectonical experimentation and R&D: it express an expansion of designer’s possibilities. The use of vegetation like a functional element in the project is may be found for a long time, but only recently, thanks to the attention for environmental conditions and the consequent cultural moving towards a sustainability development, the architectonical use of plants like collaborative components is increasing. This research shoots for a detailed analysis, with the aim to understand the features of these particular typologies (green façades, living walls, etc.), which ask a collaboration between technological components and living system represented by plants. Technical and functional development characterizing these envelope systems were the target of all methodological research’s choices, with the aim to draw up some planning instruments for the architect.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SILVA, Thomas Fernandes da. "Tecnologia alternativa em drenagem urbana: telhado verde." Universidade Federal de Pernambuco, 2017. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26040.

Full text
Abstract:
Submitted by Fernanda Rodrigues de Lima (fernanda.rlima@ufpe.br) on 2018-08-23T19:30:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇAO Thomas da Silva.pdf: 2014903 bytes, checksum: c8f0869d10c67e0e427081c3096c4ec5 (MD5)
Approved for entry into archive by Alice Araujo (alice.caraujo@ufpe.br) on 2018-08-29T22:11:43Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇAO Thomas da Silva.pdf: 2014903 bytes, checksum: c8f0869d10c67e0e427081c3096c4ec5 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-29T22:11:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) DISSERTAÇAO Thomas da Silva.pdf: 2014903 bytes, checksum: c8f0869d10c67e0e427081c3096c4ec5 (MD5) Previous issue date: 2017-08-07
FACEPE
A urbanização de forma desordenada das cidades brasileiras proporciona a redução das áreas verdes e o aumento das áreas impermeáveis, favorecendo o aumento na velocidade do escoamento superficial, fazendo com que a água seja deslocada do ambiente o mais rápido possível, gerando áreas de inundação a jusante. As novas alternativas propostas para resolver problemas de drenagem urbana buscam, de uma forma eficiente, trata-los o mais próximo possível da fonte. Uma alternativa, natural e sustentável é a implantação dos telhados verdes, que se caracteriza pela aplicação de vegetação sobre a cobertura de edificações com impermeabilização e drenagem adequadas. Este trabalho tem a finalidade de investigar a funcionalidade de um telhado verde instalado no IPA no município de Caruaru, com relação a sua capacidade de retenção da vazão da água pluvial escoada, e avaliar o tratamento do efluente do telhado verde pelo sistema de filtração descendente em areia. Utilizou-se vegetação típica de regiões semiáridas, Babosa (Aloe Vera) e Coroa-de-Frade (Melocactus Zehntneri), e comparou-se ao telhado convencional. Após o uso de simulador de chuva, analisou-se a capacidade de retenção do telhado através do balanço hídrico no sistema. Foram realizados ensaios de bancada para avaliar a eficiência de duas configurações de filtro de areia, com diferentes granulometrias, em relação ao melhoramento da qualidade do efluente dos telhados verdes e do efluente sintético, desenvolvido em laboratório. Os telhados verdes apresentaram boa capacidade de retenção, chegando a valores de 75% e 86%, para os telhados verdes Babosa e Coroa-de-Frade, respectivamente. Observou-se um retardo na ocorrência do pico de vazão de até 14 minutos no telhado verde Babosa em relação ao telhado Convencional (telha cerâmica) e um retardo de até 21 minutos no telhado verde Coroa-de-Frade em relação ao telhado Convencional (telha cerâmica). Sendo a vegetação Coroa-de-Frade uma boa possibilidade de uso para este fim em regiões semiáridas. O desempenho do filtro foi analisado, através dos parâmetros de qualidade da água para irrigação, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, cálcio, magnésio, sódio, carbonatos, bicarbonatos, cloretos, sulfatos, nitrogênio–nitrato, nitrogênio amoniacal, fósforo–fosfato, potássio, boro, acidez ou alcalinidade e razão de adsorção de sódio. Conforme as análises observou-se que o filtro de areia apresentou-se como uma alternativa para o tratamento do efluente gerado pelo telhado verde em estudo.
The urbanization in a disorderly way of the Brazilian cities causes the reduction of green areas and the increase of impermeable areas, favoring the increase in the speed of the surface runoff, causing the water to be displaced from the environment as quickly as possible, generating flood areas downstream. The new alternatives proposed to solve problems of urban drainage seek, in an efficient way, treat them as close as possible to the source. An alternative, natural and sustainable is the implementation of green roofs, which is characterized by the application of vegetation on the roof of buildings with adequate waterproofing and drainage. This work has the purpose of investigating the functionality of a green roof installed in the IPA in the city of Caruaru, in relation to its capacity of retention of the flow of the drained pluvial water, and to evaluate the treatment of the effluent of the green roof by the system of descending filtration in sand. Typical vegetation of semi-arid regions, Babosa (Aloe Vera) and Coroa-de-Frade (Melocactus Zehntneri) was used, and compared to the conventional roof. After the use of rainfall simulator, the retention capacity of the roof was analyzed through the water balance in the system. Bench tests were carried out to evaluate the efficiency of two sand filter configurations, with different particle sizes, in relation to the improvement of the quality of green roofs and synthetic effluent, developed in the laboratory. The green roofs showed good retention capacity, reaching values of 75% and 86%, for the green roofs of Babosa and Coroa de Frade, respectively. There was a delay in the occurrence of the peak flow of up to 14 minutes on the roof of the Babosa green roof compared to the conventional roof (ceramic tile) and a delay of up to 21 minutes on the roof green Crown of Frade in relation to the conventional Roof Ceramics). Since the Coroa-de-Frade vegetation is a good possibility of use for this purpose in semi-arid regions. The performance of the filter was analyzed through water quality parameters for irrigation, Electric Conductivity, Total Dissolved Solids, Calcium, Magnesium, Sodium, Carbonates, Bicarbonates, Chlorides, Sulphates, Nitrogen-Nitrate, Ammoniacal Nitrogen, Phosphorus-Phosphate, Potassium, Boron, Acidity or Alkalinity and Sodium Adsorption Ratio. According to the analyzes, it was observed that the sand filter was may be considered as an alternative for the treatment of the effluent generated by the green roof under study.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Castiglioni, Juliana Morais de Carvalho. "Proteção e transferência de tecnologias verdes." Universidade Federal de Goiás, 2015. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/7023.

Full text
Abstract:
Submitted by JÚLIO HEBER SILVA (julioheber@yahoo.com.br) on 2017-03-27T19:39:04Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Juliana Morais de Carvalho Castiglioni - 2015.pdf: 5190926 bytes, checksum: 60dec99f6b8dffdac01b2c4e58335202 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2017-03-28T11:33:30Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Juliana Morais de Carvalho Castiglioni - 2015.pdf: 5190926 bytes, checksum: 60dec99f6b8dffdac01b2c4e58335202 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-28T11:33:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Juliana Morais de Carvalho Castiglioni - 2015.pdf: 5190926 bytes, checksum: 60dec99f6b8dffdac01b2c4e58335202 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2015-08-07
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG
The work deals on Agrifood Law, in particular regarding the regulation of protection and transfer of sustainable technologies. It involves seed protection, varieties and green patents. Systematically analyzes the existing legislation on the theme sustainable innovation, focusing on the Seed Law, Plant Variety Protection Act, the Innovation Law and Industrial Property Law, also constitutional aspects and public policies related. Studies thus the Brazilian protection model of green technologies and their instruments that need to be improved. The work is inductive, with analysis and interpretation of trial and case law, beyond the case method. The study shows that this model can provide technological, economic growth, competitiveness, innovation and mitigation of environmental degradation in order to offer society technologies that harm less the environment, although it needs more tax incentives and better grip both from academia, as a business in Brasil. There has been a strong presence of public research in breeding varieties, but difficulties in commercial exploration. So the theme is current and involves legal study for innovation, sustainability and development.
O trabalho versa sobre Direito Agroalimentar, em especial, quanto à regulamentação da proteção e das transferências de tecnologias sustentáveis. Envolve a proteção de sementes, cultivares e patentes verdes. Analisa de forma sistemática a legislação existente a respeito da temática inovação sustentável, com enfoque na Lei de Sementes, Lei de Proteção de Cultivares, Lei da Inovação Tecnológica e Lei de Propriedade Industrial, além de aspectos constitucionais e de políticas públicas relacionadas. Estuda, assim, o modelo de proteção e transferência de tecnologias verdes brasileiro seus instrumentos que precisam ser aprimorados. O trabalho é indutivo, com análise e interpretação de julgados e jurisprudências, além do método de casos. O estudo demonstra que esse modelo pode proporcionar desenvolvimento tecnológico, crescimento econômico, competitividade, inovação e mitigação da degradação ambiental a fim de oferecer à sociedade tecnologias que agridem menos o meio ambiente, conquanto carece de mais incentivos fiscais e maior aderência tanto do meio acadêmico, como empresarial no país. Observa-se forte atuação da pesquisa pública no melhoramento de cultivares, mas dificuldades na sua comercialização. Portanto a temática é atual e envolve o estudo jurídico em prol da inovação, da sustentabilidade e do desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coutinho, Berenice Cabral de Moura. "Energia e Antecipação Tecnologica na Obra de Jules Verne." Universidade de São Paulo, 1994. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/86/86131/tde-15032012-150839/.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Neto Eugênio Mauricio da. "Mecanismos de transferência de tecnologia em uma cadeia de suprimentos verde." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1568.

Full text
Abstract:
O aumento dos níveis de produtividade e a elevação nos níveis de consumo atingidos pelas economias mundiais têm levado as empresas voltarem seus esforços para a adoção de práticas de gestão verde de forma que possam diferenciá-las e, ao mesmo tempo, atender as exigências do mercado através de uma cadeia de produção sustentável, tecnológica e inovadora. Face ao exposto, a presente pesquisa tem como objetivo geral identificar mecanismos de transferência de tecnologia em uma cadeia de suprimentos verde de papel, com vistas a analisar a existência de mecanismos de transferência de tecnologia, práticas verdes na logística inbound, outbound e produção em uma cadeia de suprimentos verde de papel. O presente estudo classifica-se como sendo uma pesquisa aplicada, de caráter qualitativo, exploratório e com procedimentos técnicos via estudo de caso. Foram analisadas três grandes indústrias pertencentes a uma cadeia de suprimentos verde de papel, selecionadas por acessibilidade. Para coleta de dados foi utilizado um questionário semiestruturado, com perguntas abertas, divididos em cinco constructos, junto aos gestores destas empresas, capazes de permitir responder aos objetivos deste estudo.Os resultados principais encontrados nesta pesquisa apontam a existência de mecanismos de transferência de tecnologia na cadeia de suprimentos verde estudadas, influindo diretamente nos processos produtivos das empresas pesquisadas, desde fornecedores, processamento e distribuição dos produtos, a partir das práticas verdes e foi proposto um framework de mecanismos de transferência de tecnologia e transferência de conhecimento.
The increase of the productivity levels combined with higher levels of consumption achieved by the global economies have led companies to turn their efforts to the adoption of green management practices that might offer a differential and, at the same time, meet the demands of the market through a sustainable, technological and innovative production chain. Thus, this research aims to identify mechanisms of technology transfer in a green supply chain of paper. In order to analyze the existence of technology transfer mechanisms, green practices in inbound and outbound logistics, as well as production. This study was classified as an applied, qualitative and exploratory research, with technical procedures via case study. Three industries belonging to a green supply chain of paper were analyzed, selected by accessibility. For data collection, a semi-structured questionnaire with open questions, divided into five constructs, was applied to the managers of these companies, which are able to provide answers to the objectives of this study. The main results of this research reveal the existence of technology transfer mechanisms in the studied green supply chain, directly influencing the production processes of the surveyed companies, from suppliers, processing and distribution of products, with green practices and proposing a framework of mechanisms for technology transfer and knowledge transfering.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aranha, Kaline Cunha. "Tecnologias Sustentáveis: a importância dos telhados verdes na amenização microclimática." Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/9195.

Full text
Abstract:
Submitted by Vasti Diniz (vastijpa@hotmail.com) on 2017-08-01T13:14:52Z No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7825879 bytes, checksum: d260ae7746753b1c56886e134cf9243a (MD5)
Made available in DSpace on 2017-08-01T13:14:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 7825879 bytes, checksum: d260ae7746753b1c56886e134cf9243a (MD5) Previous issue date: 2016-02-29
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Among the different environmental problems that affect urban centres, we face the increase on temperature and the decrease on relative humidity on cities. The formation of heat islands and the thermal discomfort are changes observed in the urban thermal area of the cities climatic system, with serious problems to the general population. In this context, this work has as its main aim to verify the thermal performance of the green roof in analogy to other three toppings commonly used in civil construction (ceramic tile, cement tile and exposed slab). It was verified the thermal behaviour of the photovoltaic panels with the green roofs – hybrid roof. The research also had as a challenge to construct all the prototypes for microclimate monitoring. The microclimate monitoring happened in two different periods: dry and rainy season. To record the air temperature data, thermal hidrometers were used for inside measurements, and thermocouples to external measurement in photovoltaic panels. During the rainy season, the difference of up to 2° C was registered comparing the green roof to the cement tile prototype, and to the others the difference was 1°C. In the dry season the heat difference was 3° C related to the cement tile prototype, and 2° C when compared to the other toppings. In relation to external measurements done with the Thermocouples, the results are positive both on the superior or on the inferior surface of the Panel. That is, it was observed that the green roof contributes to soothe microclimate on the external environment, and consequently to the efficiency of the Panel. With these results, it is concluded that the green roof is a sustainable technology that helps soothing microclimate, on the internal and on the external environment.
Dentre os diversos problemas ambientais que afetam os centros urbanos, pode-se verificar o aumento de temperaturas e a redução da umidade relativa do ar nas cidades. A formação das ilhas de calor e o desconforto térmico são alterações observadas no campo térmico urbano do sistema climático das cidades com graves problemas para população em geral. Diante deste contexto, esta pesquisa se insere com o objetivo principal de verificar o desempenho térmico do telhado verde em analogia a outros três tipos de coberturas comumente usados na construção civil (telha cerâmica, fibrocimento, laje exposta). E verificou-se o comportamento térmico do painel fotovoltaico com o telhado verde – Telhado Híbrido. A pesquisa também teve o desafio de confeccionar todos os protótipos para o monitoramento microclimático. O monitoramento microclimático ocorreu em dois períodos climáticos distintos: período seco e chuvoso. Para os registros dos dados de temperatura do ar foram utilizados termohigrometros para medições internas. E termopares para medições externas no painel fotovoltaico. No período chuvoso, registra-se a diferença de até 2°C do telhado verde em relação ao protótipo com telha de fibrocimento e 1°C em relação aos demais. No período seco a diferença térmica foi de 3°C em relação ao protótipo de Fibrocimento e 2°C quando comparado aos demais. Com relação às medições externas feitas por termopares verificou-se que os resultados são positivos, tanto na superfície superior quanto na superfície inferior do painel. Ou seja, observa-se- que o telhado verde contribui com a amenização microclimática do ambiente externo e consequentemente com a eficiência do painel. Com estes resultados, conclui-se que o telhado verde é uma tecnologia sustentável que contribui com a amenização microclimática interna e externa do ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Luan Carlos Santos. "Modelo de transferência de tecnologia verde por intermédio dos núcleos de inovação tecnológica em institutos de ciência e tecnologia brasileiros." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2016. http://hdl.handle.net/10183/143711.

Full text
Abstract:
As tecnologias verdes assumiram uma posição importante para o desenvolvimento da sustentabilidade global, e a transferência de tecnologias pode ser um mecanismo pelo qual as indústrias podem conquistar e manter sua competitividade no mercado e garantir a sustentabilidade, promovendo uma atitude de mudança e de acompanhamento das necessidades humanas, econômicas, sociais e ambientais da era atual. O objetivo geral da tese consistiu em desenvolver um modelo conceitual de processo de transferência de tecnologia verde para os Institutos de Ciência e Tecnologia brasileiros, tendo o NIT como o agente facilitador para a cooperação. Com a revisão sistemática da literatura realizada sobre os processos e modelos de transferência de tecnologia, foi possível verificar que ainda não existem modelos aplicados para tecnologias verdes. Através da ferramenta proposta para avaliar a estrutura de transferência de tecnologia, identificou-se quais as dimensões que integram o modelo e sua relação com os grupos de pesquisa e NITs. O modelo proposto elaborado consistiu em três macrofases: pré-transferência, desenvolvimento e pós-transferência. Através deste modelo é possível apontar, antecipadamente, as principais barreiras que impedem esse processo, além de fomentar desenvolvimentos científicos e tecnológicos futuros, capazes de influenciar de forma significativa nas indústrias, uma vez que anteciparia futuros problemas relativos à propriedade intelectual que possam inviabilizar a cooperação entre universidade-indústria no Brasil.
Green technologies have assumed an important role towards global sustainability development. Technology transfer processes could become the responsible mechanism for industries to assure and keep market competitiveness and sustainability, promoting a change of attitude and monitoring nowadays economical, social and human needs. The main purpose of this study was to develop a conceptual model of green technology transfer process for Brazilian Science and Technology Institutes, focusing on the Technology Transfer Offices (TTO) as the facilitators of such cooperation. Literature review on processes and methodology for technology transfer showed that there is no specific methods for green technologies. Through the proposed tool designed to evaluate technology transfer processes, it was possible to identify the dimensions integrated into the model and into the research group and TTOs. The elaborated model consists of three distinct phases: before, during and after technology transfer process. Such tool besides being able to point out, beforehand, the barriers which interfere negatively on such process, it is able to promote future scientific and technological development capable of significantly influence on industries specially because it can anticipate intellectual property issues that could undermine industry-university cooperation in Brazil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Márcio Antonio dos Santos. "Avaliação da utilização de práticas da tecnologia da informação verde no Instituto Federal do Amazonas." Universidade Federal do Amazonas, 2013. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/3554.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-04-22T22:10:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 marcio antonio.pdf: 1743548 bytes, checksum: c33ee1b38b7bac3e57251378cb98d1bf (MD5) Previous issue date: 2013-07-24
Na Era da Informação, as pessoas e as organizações fazem uso de muitos recursos provenientes da área de Tecnologia de Informação (TI) no seu dia a dia. Porém, essas tecnologias quando mal empregadas e concebidas podem representar para as organizações e sociedade, danos ao meio ambiente, tais como: emissão de dióxido de carbono, esgotamento dos recursos naturais para a fabricação de componentes e equipamentos e o uso e descarte inapropriado. Diante disso, uma forma de minimizar esses problemas é a adoção de boas práticas da Tecnologia da Informação Verde (TIV), que é definida como sendo uma prática que permite reduzir o impacto da TI no meio ambiente. Neste contexto, este estudo teve como objetivo de avaliar a utilização de práticas da Tecnologia da Informação Verde dos profissionais de TI no Instituto Federal do Amazonas, como forma de reduzir o impacto ambiental. Por meio da utilização de um modelo conceitual que capturasse as percepções de práticas da TIV, com base em um estudo qualitativo, em que os dados primários foram coletados através do método de levantamento Survey, e com auxílio de um questionário fechado. Por sua vez, foram utilizados os procedimentos estatísticos, de validação interna (alfa de Cronbach) e externa, e a realização dos testes de hipóteses por meio do Qui-quadrado, para cada elemento das dimensões da TIV. Como resultado, um modelo conceitual foi desenvolvido com base em dimensões analíticas. Para nominar esse conjunto foi criado o novo acrônimo 4Ps da TIV, uma vez que possibilitou a análise da confiabilidade pelo método da validação interna, apresentando para as dimensões da pesquisa em conjunto, uma confiabilidade de 90% que é classificada como excelente. Ao mesmo tempo em que os itens que compõem o questionário têm validação externa por meio de conceitos confiáveis sobre a TIV. Visto que os resultados em dados percentuais apontaram para a Postura Verde, Política Verde, Prática Verde e Produção Verde, respectivamente, (45,5%; 62,5%; 69,2%; 14,3%) de práticas utilizadas pelos profissionais de TI no Instituto. Uma vez em que esses resultados permitem concluir, através de dados percentuais, que o IFAM possui 51,3% de práticas verdes com base nos 4Ps da TIV, como forma de reduzir o impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinto, Marcela Marçal Alves. "Proposta de framework de uma cadeia de suprimentos verde a partir da transferência de tecnologia." Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1957.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa objetivou propor um framework conceitual estabelecendo a interconexão entre a Gestão da Cadeia de Suprimentos Verde (Green Supply Chain Management – GSCM) e a Transferência de Tecnologia (TT). Para isso, primeiramente, foi realizada uma análise bibliométrica sobre GSCM e TT. Foram estudados 334 trabalhos, sendo apresentados os autores que mais apresentam artigos nessas áreas e os journals que mais publicam, as metodologias mais utilizadas e a distribuição das publicações no período de tempo de 16 anos. Diante deste portfófio de artigos, as seguintes categorias foram identificadas em cada um dos artigos na análise do material: (1) Dimensão da cadeia de suprimentos; (2) Dimensão do processo de transferência de tecnologia; (3) Dimensão da sustentabilidade; e (4) Dimensão da TT na cadeia de suprimentos. A partir desta bibliometria foram identificadas as principais barreiras existentes na implementação de GSCM e TT, e também os principais mecanismos de TT. Posteriormente, foram identificados e analisados framework de GSCM e TT. Esses frameworks, juntamente com todo o referencial teórico e os resultados da análise do material obtidos através da bibliometria, serviram de base para a definição dos elementos e das diretrizes do framework conceitual proposto. O framework realizado foi apresentado em duas partes. A primeira delas trata-se da cadeia de suprimentos completa em si, onde as questões de transferência de tecnologia estão presentes. A segunda parte apresenta o processo de inovação para a adoção de GSCM, apresentando este processo em maneira detalhada. Foi concluído que a transferência de tecnologia é um fator importante para que uma cadeia de suprimentos verde seja implementada. Um dos aspectos principais dessa conexão é a inovação, que é fundamental para a adoção de GSCM. Além disso, destaca-se que um framework conceitual, como proposto nesta dissertação, abre oportunidades de pesquisa. Espera-se que essa pesquisa contribua como base para futuros estudos em cadeia de suprimentos verde e transferência de tecnologia.
This research aimed to propose a conceptual framework establishing interconnection between the Green Supply Chain Management (Green Supply Chain Management - GSCM) and Technology Transfer (TT). For this, first, a bibliometric analysis of GSCM and TT was performed. 334 works were studied and presented the authors who present papers in these areas and the journals that publish more, the methodologies used and the distribution of publications in the time period of 16 years. With this articles, the following categories have been identified in each of the articles: (1) Dimension of the supply chain; (2) Dimension of the technology transfer process; (3) Dimension of sustainability; and (4) Dimension of the TT in the supply chain. From this bibliometrics were identified the main barriers in the implementation of GSCM and TT, as well as the main mechanisms of TT. They were later identified and analyzed framework of GSCM and TT. These frameworks, with all the theoretical and material test results obtained by bibliometrics, served as the basis for defining the elements and guidelines of the proposed conceptual framework. The accomplished framework was presented in two parts. The first one comes from the complete supply chain itself, where technology transfer issues are present. The second part presents the innovation process for the adoption of GSCM, with this process in detail. It was concluded that technology transfer is an important factor to implement a green supply chain. A key aspect of this connection is innovation, which is fundamental to the adoption of GSCM. In addition, there is a conceptual framework, as proposed in this dissertation, open research opportunities. It is hoped that this research will contribute as a basis for future studies on green supply chain and technology transfer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Verde tecnologico"

1

Il verde urbano: Tra natura, arte, storia, tecnologia e architettura. Napoli: Liguori, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, C. E. T. Gonçalves da., Melo, Lúcia Carvalho Pinto de., Brazil. Ministério da Ciência e Tecnologia., and Academia Brasileira de Ciências, eds. Ciência, tecnologia e inovação: Desafio para a sociedade brasileira : livro verde. Brasília, DF, Brasil: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cechet, Giovanni, and Paolo Rosato. Le coperture verdi: Implicazioni tecnologiche, strutturali, energetiche ed economico-sociali. Trieste: EUT, Edizioni Università di Trieste, 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Copertura a verde e risorsa idrica: Implicazioni tecnologiche e benefici per l'ambiente urbano. Milano, Italy: FrancoAngeli, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vitrano, Rosa Maria. Sistemi verdi e ambienti costieri: Linee guida per un progetto tecnologico appropriato : Marina di Palma. Firenze: Alinea, 2014.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ciencia, tecnologia e inovacao: Desafio para a sociedade brasileira : Livro verde. Academia Brasileira de Ciencias, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Borges Ribeiro, Marta Jeidjane, ed. Estudos Científicos e Tecnológicos em Biotecnologia. Backup Books Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.47022/backup.books017.

Full text
Abstract:
O livro digital com o propósito de reunir resultados de estudos, de pesquisadores em maioria relacionados a programas de pós-graduação, referentes aos temas tais como bioinformática, biomateriais, potencial biotecnológico, produtos biotecnológicos, tecnologias no processo de produção industrial, biodiversidade vegetal e inovação tecnológica, tecnologias verdes, documentos de patentes. Bem como estudos de foliculogênese e bionanotecnologia, osmoproteção, metabolismo microbiano, investigação fitoquímica, transgenia, desenvolvimento de cultivares, espécies vegetais, fertilizantes, matérias-primas e suplementos inovadores relacionados aos avanços tecnológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Shinohara, Neide Kazue Sakugawa, Fábio Henrique P. C. de Oliveira, Isabel Lausanne Fontgalland, and Higor Costa de Brito. Meio ambiente e sociedade: análises, diálogos e conflitos ambientais. 3rd ed. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mas1051-0.

Full text
Abstract:
A preocupação com o meio ambiente tem-se tornado meta para a economia global, porque envolve desafios de responsabilidade social alinhados com o desenvolvimento econômico sustentável. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) o mundo vive três crises ambientais simultâneas: as mudanças do clima, a vulnerabilidade da biodiversidade e a eutrofização em vários ecossistemas. O reconhecimento de que a natureza possui recursos naturais finitos tem motivado várias ações conjuntas, afim de proteger o ar, o ambiente aquático, o solo e suas biotas, permitindo o bom funcionamento dos diferentes ecossistemas, visto que os elementos ecossistêmicos estão intimamente interconectados em uma rede de influência mútua, trocando energia e matéria-prima. Com o intuito de preservar o meio ambiente no planeta, os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram uma nova política global em 2015, a Agenda 2030, cuja proposta sintetiza as aspirações e integra as dimensões econômica, social e ambiental, baseado em cinco princípios orientadores (5P): Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Representam pactos universais que visam promover prosperidade econômica e justiça social, estimulando a economia verde e solidária, independentemente da localização geográfica e construção histórica das populações do planeta. É preocupante que os ecossistemas têm sido cada vez mais afetados pela falta de conscientização de uma parcela da população que produz excedente de lixo doméstico, bem como as indústrias de transformação que podem lançar rejeitos e produtos químicos tóxicos em rios, barragens e oceanos. São essas ações humanas que comprometem a qualidade da água e do solo saudável para cultivo de alimentos, demandando o aumento de investimentos público e privado, uso de tecnologias mitigatórias dispendiosas para tratamento e reversão de poluentes ambientais. Ainda, os órgãos fiscalizadores devem monitorar que produtos oriundos dessa transformação atendam resoluções e legislações vigentes, garantindo que esse retorno à cadeia produtiva e de consumo, seja comprovadamente seguro para uso dos seres humanos e animais. A queima de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes tóxicos influencia a qualidade do ar e dos recursos hídricos, podendo comprometer a saúde pública, restringir a mobilidade das pessoas e potencializar impactos ambientais danosos, a exemplo da chuva ácida, intensificação do efeito estufa e florações de algas nos corpos d’água. Esses eventos, associados ao aquecimento global e outros desequilíbrios climáticos, tem feito o mundo assistir a episódios de secas ou enchentes em períodos não previstos, com impactos negativos na produção de alimentos, provocando desastres naturais e desigualdades sociais significativos. As políticas de Estado devem contar com planejamento estratégico ambiental, incentivando a criação, manutenção e proteção de áreas de preservação e reserva legal, definidos como espaços delimitados com características naturais relevantes e considerados essenciais do ponto de vista econômico e de sustentabilidade, por protegerem os recursos hídricos, a biodiversidade natural e da compensação de perdas causadas pelas ações humanas. Essas áreas também tem como objetivo oportunizar interesses na economia verde, como ponto de partida para financiamento de projetos sustentáveis para o bem estar das populações, com redução dos impactos ambientais negativos e oportunidade de geração de emprego e renda, a exemplo de projetos de reciclagem que transformam a coleta de produtos inservíveis em produto rentável. Espera-se que grandes desafios ambientais possam conscientizar e mobilizar governos de diferentes etnias, a sociedade humana, agências reguladoras e organizações intergovernamentais de cooperação internacional, para frear ações que possam comprometer o meio ambiente e a sobrevivência das gerações futuras. Nesta perspectiva, os trabalhos presentes nessas obras são contribuições científicas atualizadas abordando esta temática, a fim de que possamos, a partir dos diferentes ramos das ciências, compartilhar o conhecimento, fatos e ações que visam à promoção de estratégias viáveis para lidar com os desafios no meio ambiente no Brasil e no Mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Shinohara, Neide Kazue Sakugawa, Fábio Henrique P. C. de Oliveira, Isabel Lausanne Fontgalland, and Higor Costa de Brito. Meio ambiente e sociedade: análises, diálogos e conflitos ambientais. 2nd ed. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mas1044-0.

Full text
Abstract:
A preocupação com o meio ambiente tem-se tornado meta para a economia global, porque envolve desafios de responsabilidade social alinhados com o desenvolvimento econômico sustentável. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) o mundo vive três crises ambientais simultâneas: as mudanças do clima, a vulnerabilidade da biodiversidade e a eutrofização em vários ecossistemas. O reconhecimento de que a natureza possui recursos naturais finitos tem motivado várias ações conjuntas, afim de proteger o ar, o ambiente aquático, o solo e suas biotas, permitindo o bom funcionamento dos diferentes ecossistemas, visto que os elementos ecossistêmicos estão intimamente interconectados em uma rede de influência mútua, trocando energia e matéria-prima. Com o intuito de preservar o meio ambiente no planeta, os 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram uma nova política global em 2015, a Agenda 2030, cuja proposta sintetiza as aspirações e integra as dimensões econômica, social e ambiental, baseado em cinco princípios orientadores (5P): Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias. Representam pactos universais que visam promover prosperidade econômica e justiça social, estimulando a economia verde e solidária, independentemente da localização geográfica e construção histórica das populações do planeta. É preocupante que os ecossistemas têm sido cada vez mais afetados pela falta de conscientização de uma parcela da população que produz excedente de lixo doméstico, bem como as indústrias de transformação que podem lançar rejeitos e produtos químicos tóxicos em rios, barragens e oceanos. São essas ações humanas que comprometem a qualidade da água e do solo saudável para cultivo de alimentos, demandando o aumento de investimentos público e privado, uso de tecnologias mitigatórias dispendiosas para tratamento e reversão de poluentes ambientais. Ainda, os órgãos fiscalizadores devem monitorar que produtos oriundos dessa transformação atendam resoluções e legislações vigentes, garantindo que esse retorno à cadeia produtiva e de consumo, seja comprovadamente seguro para uso dos seres humanos e animais. A queima de combustíveis fósseis e a emissão de poluentes tóxicos influencia a qualidade do ar e dos recursos hídricos, podendo comprometer a saúde pública, restringir a mobilidade das pessoas e potencializar impactos ambientais danosos, a exemplo da chuva ácida, intensificação do efeito estufa e florações de algas nos corpos d’água. Esses eventos, associados ao aquecimento global e outros desequilíbrios climáticos, tem feito o mundo assistir a episódios de secas ou enchentes em períodos não previstos, com impactos negativos na produção de alimentos, provocando desastres naturais e desigualdades sociais significativos. As políticas de Estado devem contar com planejamento estratégico ambiental, incentivando a criação, manutenção e proteção de áreas de preservação e reserva legal, definidos como espaços delimitados com características naturais relevantes e considerados essenciais do ponto de vista econômico e de sustentabilidade, por protegerem os recursos hídricos, a biodiversidade natural e da compensação de perdas causadas pelas ações humanas. Essas áreas também tem como objetivo oportunizar interesses na economia verde, como ponto de partida para financiamento de projetos sustentáveis para o bem estar das populações, com redução dos impactos ambientais negativos e oportunidade de geração de emprego e renda, a exemplo de projetos de reciclagem que transformam a coleta de produtos inservíveis em produto rentável. Espera-se que grandes desafios ambientais possam conscientizar e mobilizar governos de diferentes etnias, a sociedade humana, agências reguladoras e organizações intergovernamentais de cooperação internacional, para frear ações que possam comprometer o meio ambiente e a sobrevivência das gerações futuras. Nesta perspectiva, os trabalhos presentes nessas obras são contribuições científicas atualizadas abordando esta temática, a fim de que possamos, a partir dos diferentes ramos das ciências, compartilhar o conhecimento, fatos e ações que visam à promoção de estratégias viáveis para lidar com os desafios no meio ambiente no Brasil e no Mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Conexões: linguagens e educação em cena. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.cle283.1121-0.

Full text
Abstract:
O conhecimento se fabrica nos múltiplos circuitos da linguagem e em conexões estabelecidas nos próprios efeitos dos saberes humanos. As dinâmicas dos discursos, as práticas de ensino e os territórios das artes são algumas fronteiras que deslizam entre conceitos e experiências, significantes e significados. Em As palavras e as coisas, Michel Foucault (2007) reflete que “a linguagem representa o pensamento como o pensamento se representa a si mesmo”. Nesses termos, a produção crítica e intelectual constrói um jogo em que os textos se transformam em repositórios daquilo que somos e buscamos representar através das palavras. Cada repositório pode ser classificado como uma cena que opera dentro e através da linguagem, de modo que sua força é determinada por sua capacidade de intervir nas práticas sociais e, consequentemente, transformá-las. É reconhecendo a presença da diversidade produzida nas esferas do conhecimento humano que o livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, organizado por Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, José Wandsson do Nascimento Batista, Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isabela Feitosa Lima Garcia e Ana Flávia Matos Freire, representa um espaço de circulação de ideias e práticas críticas imprescindíveis para estudantes, professores e pesquisadores das Letras e outros campos de estudo. As demandas acerca da linguagem, da cultura e da sociedade nunca se esgotam. Dessa forma, abrem-se novas margens e cenários de saberes relacionados à Linguística, Literatura, Educação e à História que nos ajudam a interpretar e aperfeiçoar o entendimento das relações de poder e das interações entre os sujeitos. É urgente que, em nossas experiências docentes e discentes, exerçamos o papel de mediar a produção do conhecimento entre a academia e outras organizações sociais, criando visibilidades para que os espaços dos saberes sejam cada vez mais democráticos e inclusivos. O livro reúne textos-cartografias – produzidos por professores, alunos de pós-graduação e demais pesquisadores – que lançam perspectivas multidisciplinares das instâncias da linguagem, da educação e da formação política – envolvendo vários atores sociais – e promovem estratégias de leitura diante dos desafios da contemporaneidade. Nesse sentido, o capítulo de abertura, intitulado “A modalidade volitiva em relatos de pacientes que superaram a Covid-19”, André Silva Oliveira descreve e analisa através da modalidade volitiva os comportamentos de pessoas que divulgaram seus relatos na internet acerca da superação da doença. No contexto da pandemia que enfrentamos atualmente torna-se relevante a vigilância dos efeitos desta enfermidade que se instaura no imaginário dos sujeitos. No Capítulo 2, intitulado “Reflexões sobre a linguística e a semiótica: revisão teórica e um exemplo de aplicação”, Jancen Sérgio Lima de Oliveira investiga as distinções e as semelhanças entre a linguística e a semiótica tendo como ponto de partida a produção de imagens no mundo contemporâneo. Em outro espectro de pesquisa, no Capítulo 3, “Gêneros orais: objetos de ensino como suporte às aulas de língua portuguesa”, George Pereira Brito inscreve um estudo para situar os gêneros orais no ensino de língua portuguesa, atentando para o papel dos docentes no desenvolvimento da oralidade como uma prática fundamental na formação estudantil.No Capítulo 4, “As interfaces da leitura: decodificação e compreensão leitora”, de Alessandra Figueiró Thornton, discute a formação leitora dos estudantes da Educação Básica, destacando a necessidade de políticas que desenvolvam as habilidades relacionadas à proficiência leitora nas escolas. Lidando com outras molduras da linguagem, mais precisamente no campo da literatura, no Capítulo 5, “Vozes femininas tecendo a resistência no enfrentamento às violências nos contos de Insubmissas lágrimas de mulheres, de Conceição Evaristo”, escrito por Maria Valdenia da Silva, Maria José Rolim, Diely da Cruz Lopes e José Ronildo Holanda Lima, observamos uma análise das profundas marcas da violência de gênero representadas na literatura de Evaristo e os atos de resistência das personagens, que lutam para produzir outras escrevivências no tecer do texto literário. Ainda no contexto dos estudos literários, Nathalia Bezerra da Silva Ferreira, no Capítulo 6, “Ressignificações no conto de fada ‘Entre a espada e a rosa’, de Marina Colasanti”, estuda as ressonâncias entre o conto “Entre a espada e a rosa”, de Marina Colasanti e o conto “Pele de Asno”, de Charles Perrault. A autora explora o imaginário da literatura infanto-juvenil e confronta ambas as narrativas para identificar intertextos e rastros entre o texto clássico e o moderno. No Capítulo 7, intitulado “A morte com véu branco: uma análise da poesia de Emily Dickinson”, Brena Kézzia de Lima Ferreira e Francisco Carlos Carvalho da Silva analisam a obra poética de Dickinson com foco na representação da morte e suas figurações simbólicas que acentuam as incertezas da existência humana. Expandindo as cenas de pesquisa, no Capítulo 8, “A formação leitora: uma proposta metodológica com um poema de Manoel de Barros”, André de Araújo Pinheiro, Kamilla Katinllyn Fernandes dos Santos e Verônica Maria de Araújo Pontes desenvolvem um procedimento metodológico baseado em jogos teatrais e sequências básicas para fornecer estratégias e dinâmicas de leitura que visam propiciar maior proficiência leitora entre os sujeitos participantes.Tomando como ponto de discussão os fundamentos do letramento literário, no Capítulo 9, “Novas práticas de leitura literária à luz do teatro do oprimido”, Danyelle Ribeiro Vasconcelos situa as práticas de leitura do texto literário dentro de uma perspectiva crítico-reflexiva, gerada a partir do livro Capitães da Areia, de Jorge Amado, em diálogo com o método teatral do Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal, com o intuito de transformar o ato de ler literatura em uma prática emancipatória, em que o território da sala de aula passa a ser o palco de jogos dramáticos, onde os alunos assumem importantes papeis sociais. No Capítulo 10, “Letramento na educação infantil a partir do livro A vida íntima de Laura, de Clarice Lispector”, os autores Nadja Maria de Menezes Morais, Laís Correia Teófilo de Souza, Jôse Pessoa de Lima e Marinalva Pereira de Araújo traçam um perfil da formação leitora e infantil baseada nas experiências de leitura literária. Nesse contexto de aprendizagem, o livro de Lispector permite estimular a reflexão em torno da importância do letramento literário desde os primeiros anos da vida escolar. Em conexão com a temática, em “Multiletramentos na escola: proposta de leitura do hipertexto ‘Um estudo em vermelho’, de Marcelo Spalding”, Capítulo 11, Angélica Benício Alves e Sandro César Silveira Jucá, atentos acerca das novas situações comunicativas geradas por ambientes virtuais, exploram a existência de gêneros literários digitais e refletem sobre suas aplicabilidades na sala de aula para promover práticas de leitura e, como resultado disso, desenvolver condições de multiletramento nos espaços educacionais. Dando continuidade, em “O ser criança e a sexualização infantil em face ao discurso midiático: O Caderno Rosa de Lori Lamby”, Capítulo 12, Elane da Silva Plácido e Maria da Conceição Santos tomam como objeto de estudo o livro Caderno Rosa de Lori Lamby, da escritora Hilda Hilst, para analisar as nuances da personagem Lori em face da influência midiática no processo de sexualização e adultização do corpo infantil, provocando impactos na identidade da criança. É por meio do Capítulo 13, designado “Canciones que el tiempo no borra: memorias, censura y canciones bregas en el contexto de la dictadura civil-militar en Brasil (1964-1985)”, escrito em espanhol por Lívia Karolinny Gomes de Queiroz, Isaíde Bandeira da Silva e Edmilson Alves Maia Júnior, que aprendemos sobre os efeitos da censura na arte, mais precisamente na música brega, tida como manifestação artística imprópria aos valores defendidos pelo regime militar no Brasil (1964-1985). Os autores examinam os impactos da censura na sociedade da época, mas também enunciam como a música pode expressar as contínuas tensões de um momento histórico. Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Francinalda Machado Stascxak e Maria Aparecida Alves da Costa refletem em “O vínculo entre o estado e a igreja católica no Brasil imperial (1822-1889) e sua reverberação na educação”, Capítulo 14 desta coletânea, a relação da Igreja Católica com o Estado na época do império, identificando as implicações deste vínculo na história da educação brasileira. Por sua vez, o Capítulo 15, “As contribuições da teoria histórico-cultural para o ensino na educação infantil: uma revisão de literatura”, assinado por Camila Alvares Sofiati, foca na compreensão do processo de aprendizagem infantil a partir das teorias de Vigotski, em que o trabalho pedagógico com crianças é observado. Já no Capítulo 16, intitulado “Proposta e currículo no contexto educacional do ensino infantil brasileiro”, também de Marcus Vinicius Peralva Santos, o autor produz um panorama de pesquisas sobre propostas curriculares direcionadas ao ensino infantil no Brasil, averiguando como os projetos políticos pedagógicos contemplam as novas demandas da sociedade contemporânea. No capítulo seguinte, “As contribuições do NTPPS na aprendizagem de língua inglesa numa escola pública de Pacoti – CE”, Capítulo 17, as autoras Francisca Marilene de Castro Rodrigues e Isabela Feitosa Lima Garcia contextualizam os desafios do ensino de língua inglesa nas escolas brasileiras e apresentam princípios metodológicos que visam dirimir as problemáticas em torno da aprendizagem do inglês, reforçando a necessidade de produzir um modelo de ensino que coloque no centro do processo o conhecimento do aluno em relação às interfaces de cognição. Dessa forma, as autoras abrem perspectivas positivas para o ensino-aprendizagem do idioma em questão.O Capítulo 18, “A utilização do blog pelas escolas estaduais de educação profissional de Juazeiro do Norte – CE”, as autoras Maria Francimar Teles de Souza e Rosa Cruz Macêdo abordam o blog como uma ferramenta digital fundamental na divulgação de atividades escolares e mapeiam seus usos em escolas estaduais de ensino profissionalizante na cidade de Juazeiro do Norte – CE. Em outro contexto de pesquisa, no Capítulo 19, “Intervenções inter/multidisciplinares em crianças disléxicas”, Wanda Luzia Caldas de Brito e Maria Josefina Ferreira da Silva investigam, através de uma abordagem multidisciplinar, questões relacionadas à dislexia em crianças e como tal condição afeta o desenvolvimento da aprendizagem nos anos escolares, evidenciando a necessidade de que os profissionais sejam subsidiados de informações sobre como lidar com o diagnóstico deste transtorno e, consequentemente, possam proporcionar um bom ambiente de ensino. No Capítulo 20, intitulado “A importância da interação e do material adaptado para o processo cognitivo do aluno com necessidades educacionais especiais”, Samara de Oliveira Lima, Sanara Macedo Sousa e Sabrina de oliveira Marques abordam o progresso do aluno com Necessidade Educacional Especial (NEE) e a importância de sua inclusão no contexto escolar. Para isso, os autores entendem que o professor tem um papel importante no processo de acolhimento e na ação de produzir materiais adaptáveis para o ensino. Traçando outro cenário de reflexão, no horizonte do Capítulo 21, nomeado “O papel do tutor no contexto da educação a distância: uma análise dos estudos brasileiros até 2020”, Marcus Vinicius Peralva Santos concentra-se na função do tutor no processo de ensino-aprendizagem da educação a distância, trazendo à tona os desafios que os profissionais da área enfrentam e as necessidades oriundas de suas práticas. Já no Capítulo 22, “O ensino remoto na visão docente: desafios e perspectivas”, Elizete Pereira de Oliva Leão e Mauricio Alves de Souza Pereira avaliam as condições do ensino remoto a partir da experiência de professores de uma escola pública da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. Os dados levantados pelos autores apontam para problemas que precisam ser superados, especialmente relacionados ao acesso das mídias digitais e à formação continuada dos docentes, para que estejam preparados para o uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O capítulo seguinte aborda práticas do contexto de ensino-aprendizagem de línguas. “O processo de elaboração das organizações didáticas no contexto da residência pedagógica de língua portuguesa”, Capítulo 23, George Pereira Brito e Maria Beatriz Bezerra de Brito dedicam-se a examinar as produções de Organizações Didáticas de um programa de residência pedagógica para o ensino médio desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba, com o objetivo de dar suporte aos alunos bolsistas para que tenham em mãos materiais adequados para o ensino de português. No horizonte da educação básica e suas diversas disciplinas, o Capítulo 24, com o título de “Química verde: análises das concepções de alunos do ensino médio”, de autoria de Michelle de Moraes Brito, Kariny Mery Araujo Cunha, Francilene Pereira da Silva e Márcia Valéria Silva Lima, atende às demandas da educação ambiental, uma vez que, preocupadas com os vários níveis de degradação do meio ambiente, as autoras analisam a percepção de alunos do ensino médio acerca das problemáticas ambientais, na perspectiva da Química Verde, atribuindo a importância de formar sujeitos mais conscientes acerca dos problemas ocasionados pela ação humana na natureza. No Capítulo 25, “As licenciaturas em química ead e presencial nos IF: uma análise dos projetos pedagógicos de cursos e as implicações na formação docente”, os autores Dylan Ávila Alves, Nyuara Araújo da Silva Mesquita, Raiane Silva Lemes e Abecy Antônio Rodrigues Neto avaliam cursos de licenciatura em Química de Institutos Federais em sua modalidade de Ensino a Distância (EaD) e comparam as suas especificidades – direcionadas aos alunos – com o modelo de ensino tradicional. Nos dois últimos capítulos, percebendo a emergência das novas tecnologias nas práticas educacionais, Karina Pereira Carvalho, Mariana da Costa Teles, Marcelo Augusto Costa Vilano e Vinícius Pedro Damasceno Lima destacam, no Capítulo 26, “Ensino remoto da matemática a partir das tecnologias digitais: a importância dos jogos digitais como ferramenta auxiliar da aprendizagem”, o papel de jogos digitais no processo de ensino-aprendizagem da matemática e como essas ferramentas auxiliam no desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e cognição. Em diálogo com a área, no Capítulo 27, “A modelagem matemática utilizada para ensinar funções e aplicações”, Karina Pereira Carvalho trabalha com a modelagem matemática como princípio norteador do ensino das funções e aplicações, objetivando apresentar soluções para lidar com as dificuldades dos alunos relacionadas ao tema. Apresentadas as coordenadas iniciais de cada capítulo do Livro Conexões: Linguagens e Educação em Cena, convidamos o leitor para que adentre nas páginas desta coletânea e deixe fluir essas cenas de aprendizagem na sua formação humana. Como declara Paulo Freire, no livro Educação como prática da liberdade (1967), “há uma pluralidade nas relações do homem com o mundo, na medida em que responde à ampla variedade dos seus desafios.” Nesse sentido, esta obra fornece diversos olhares sobre alguns desafios que os autores e autoras enfrentam em suas experiências humanas. Suas contribuições são plurais e buscam responder as problemáticas da linguagem, da educação, da literatura e da sociedade que os cerca. Uma última assertiva: os conhecimentos são mutáveis, o que permanece é o desejo de produzir novos pensamentos e afetos transformadores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Verde tecnologico"

1

WANDERLEY, C. M. "Cabo Verde, Brasil e as Tecnologias de Linguagem." In Por entre terras e águas do Atlântico: projetos, processos e experiências internacionais de pró-mobilidade internacional atravessando e sendo atravessados por Brasil e Cabo Verde, 15–32. Navegando Publicações, 2019. http://dx.doi.org/10.29388/978-85-53111-43-5-0-f.15-32.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Freitas, Ingrid Zanuto de, Solange Maria Debastiani, and Belquis Oliveira Meireles. "CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS ACERCA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO VERDE." In Sistematizando Práticas para Administrar 2, 21–31. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.8132010022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bordulis, C. B. T., L. F. Conter, and G. B. Andersson. "DESENVOLVIMENTO DE BRIGADEIRO COM ADIÇÃO DA BIOMASSA DA BANANA VERDE." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539664-29.

Full text
Abstract:
Os alimentos com características funcionais apresentam diversas propriedades benéficas a saúde. A banana verde é considerada um desses alimentos, pois possui o amido resistente, que é fermentado no intestino grosso pela microbiota bacteriana, contribuindo para aumentar o volume fecal e reduzir o risco de câncer de cólon. O objetivo do estudo foi desenvolver um brigadeiro com biomassa da banana verde, testar aceitabilidade e avaliar sua composição centesimal. Foram elaboradas duas formulações de brigadeiros: uma tradicional e outra com adição de biomassa e avaliada a composição centesimal dos mesmos. Realizou-se análise sensorial do brigadeiro com biomassa, avaliando os atributos cor, aparência, odor, sabor e textura. Para a avaliação foi utilizado o teste de aceitação com escala hedônica de cinco pontos, sendo que 1 significava desgostei muito e 5 significava gostei muito. Na análise sensorial, os atributos cor e aparência apresentaram índice de aceitabilidade (IA) de respectivamente 88% e 83%, enquanto que odor, sabor e textura, apresentaram IA de 78%, 77% e 81%, respectivamente. O brigadeiro com adição da biomassa de banana verde apresentou maiores teores de carboidratos, proteína e menor teor de gordura em relação ao brigadeiro tradicional. O brigadeiro com biomassa da banana verde apresentou índice de aceitabilidade de no mínimo 70% em todos os atributos avaliados, sendo aceito pelos julgadores em termos de suas características sensoriais. Portanto, a biomassa da banana verde pode ser aproveitada como ingrediente na elaboração de brigadeiro, enriquecendo a qualidade nutricional do produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Jardel A., Lucineide B. Rocha, Fátima R. Barros, Diêgo O. Lima, Kelly V. Macedo, Rute E. Rocha, and Dênaba L. L. Damasceno. "EFEITOS BENÉFICOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE EM INDIVÍDUOS PRÉ-DIABÉTICOS E DIABÉTICOS: UMA REVISÃO." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.17.

Full text
Abstract:
O diabetes mellitus é um grupo heterogêneo de anormalidades metabólicas, associadas a complicações microvasculares relacionadas à hiperglicemia, e outras doenças metabólicas, implicando em maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV). Com o aumento do número de casos de doenças neste perfil a demanda por dietas saudáveis tem aumentado enfaticamente, com a finalidade de melhorar o metabolismo da glicose e outras disfunções relacionadas. O amido resistente (AR) presente na biomassa da banana verde contribui para a queda dos índices glicêmicos dos alimentos, proporcionando uma menor resposta glicêmica. A partir deste contexto o presente estudo objetivou realizar revisão integrativa da literatura, acerca de estudos que avaliaram os efeitos benéficos da biomassa de banana verde em indivíduos com distúrbio metabólico glicêmico caracterizado como pré-diabetes e diabetes. De acordo com os estudos selecionados, a biomassa de banana verde, fonte de AR2 e antioxidantes naturais, melhoram claramente o controle metabólico e a composição corporal em indivíduos com diabetes e pré-diabetes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

VIEIRA, K. R., and M. T. LOVATTO. "Co-produtos elaborados a partir de noz-pecan: uma revisão." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços - Volume 3. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539695-18.

Full text
Abstract:
O cultivo e o beneficiamento de noz-pecan têm crescido exponencialmente a nível mundial nos últimos anos. Esse crescimento deve-se as propriedades nutricionais e antioxidantes presentes nesta cultivar, que se convertem em benefícios para a saúde humana. Para atender ao mercado consumidor, as nozes passam por diferentes etapas de beneficiamento, desde a colheita, descasque (casca externa/verde), secagem, armazenamento e descasque (casca marrom). Durante essas etapas, quantidades consideráveis de co-produtos, incluindo folhas, cascas verdes, amêndoas quebradas e cascas marrons são gerados. Estes co-produtos contém as mesmas propriedades nutricionais das nozes, indicando assim que podem ser utilizados para a elaboração de produtos alimentares e não alimentares, aplicados a diferentes tipos de mercado consumidor. Em face disso, esta revisão bibliográfica aborda tópicos a respeito do histórico da pecanicultura no Brasil e no mundo, benefícios à saúde do consumir, composição físico-química, operações de processamento, co-produtos gerados e potenciais aplicações. Este estudo pode contribuir para difundir ideias inovadoras tornando-se uma alternativa de fonte de renda, tanto para grandes, como pequenos agricultores, além de evitar o descarte inadequado destes co-produtos, contribuindo para tornar uma indústria de beneficiamento de nozes mais sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sganzerla, William Gustavo, Ana Letícia Andrade Ferreira, Cleonice Gonçalves da Rosa, Ana Paula de Lima Veeck, and Michael Ramos Nunes. "SÍNTESE VERDE DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In Rede Contestado de Educação, Ciência e Tecnologia, 142–55. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.44920030814.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Senhoras, Elói Martins. "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA CADEIA AGROINDUSTRIAL DO COCO VERDE." In Ciência, tecnologia e inovação: Geração de emprego e democratização de oportunidades 2, 1–15. Atena Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2672324011.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rutkoski, Marcelo, and Valesca Persch Reichelt. "O marketing verde como diferencial competitivo em postos de combustíveis." In Meio Ambiente, Sustentabilidade e Tecnologia – Volume 12. Editora Poisson, 2022. http://dx.doi.org/10.36229/978-65-5866-201-3.cap.10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Malta, Regiane de Fatima Bigaran, Beatriz Duarte Bezerra, Leandro Pereira, and Willas Bruno da Silveira. "UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA CANVAS NA CONCEPÇÃO DE UMA CONSULTORIA VERDE:." In Tecnologias Educacionais: Ensino e Aprendizagem em Diferentes Contextos, 290–301. Editora Científica Digital, 2020. http://dx.doi.org/10.37885/200800914.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MARTINS, C. A. A., and D. A. LUZ. "Estudo comparativo nutricional de doces elaborados a partir do albúmen “in natura” de coco verde de praia (Cocus nucifera L.) frente aos doces consagrados no mercado brasileiro." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços - Volume 3. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539695-30.

Full text
Abstract:
A constante necessidade em ofertar alimentos ricos em nutrientes à população e de baixo custo tem contribuído de forma significativa em pesquisas na busca por alternativas e/ou tecnologias que permitam aproveitar ao máximo a porção comestível das diversas matérias-primas de origem vegetal. Logo a agregação de valor ao albúmen (polpa esbranquiçada) do coco verde comercializados em praias surge como uma fonte alternativa de aproveitamento, proporcionando possíveis propostas de produtos alimentícios. O objetivo deste trabalho foi elaborar doces em barra, através da extração dos albumens de coco verde, verificando-se sua qualidade nutricional frente aos doces já consagrados ao mercado brasileiro. Os cocos foram adquiridos em quiosques de praias da cidade de São Luís – MA (denominadas A e B) e a partir destes foi elaborada uma formulação de doce em barra, que foi submetido às análises nutricionais de proteínas, lipídeos, carboidratos, valor calórico, obtendo-se os seguintes resultados: proteínas (2,10% Praia A e 3,25% Praia B); lipídios (6,70% Praia A e 5,37% Praia B), carboidratos (4,75 % Praia A e 7,50% Praia B), valor calórico (87,84% Praia A e 91,42% Praia B). Desta maneira, concluiu-se que os doces formulados a partir do albúmen “in natura” de coco verde apresentaram uma qualidade nutricional satisfatória, não deixando a desejar quando comparado aos doces já consagrados no mercado brasileiro, mostrando-se como um produto promissor, agregando mais valor ao fruto, que após ter sua água extraída, suas carcaças e albumens seriam totalmente destinadas a aterros sanitários, contribuindo assim, para a diminuição dos impactos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Verde tecnologico"

1

Bär, Bruna V., Sergio F. Tavares, Milena da C. Conceição, and Sofia de M. Lacerda. "INFLUÊNCIA DA CAMADA DE DRENAGEM NA RETENÇÃO DE ESCOAMENTO DE TELHADOS VERDES." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.982.

Full text
Abstract:
Telhados verdes têm emergido como uma tecnologia construtiva capaz de proporcionar uma série de benefícios ambientais, sendo usualmente ligados à sustentabilidade do ambiente construído. Embora tenha aumentado o número de pesquisas científicas acerca dessas coberturas, pesquisas voltadas ao estudo específico da camada de drenagem ainda são pontuais. Nesse contexto, neste trabalho, cinco protótipos de telhado verde com diferentes tipos de camada de drenagem foram monitorados durante as estações de inverno e verão (2018/2019) em Curitiba – PR, com um total de 19 eventos de chuva analisados, a fim de avaliar a influência da camada de drenagem quanto sua capacidade de retenção de escoamento pluvial. Os materiais drenantes utilizados na construção dos telhados verdes foram: (TV1) painel modular, (TV2) sem camada de drenagem, (TV3) argila expandida, (TV4) brita graduada e (TV5) tapete drenante. Através dos resultados observa-se que cada tipo de material drenante apresentou um desempenho singular, podendo ser utilizados para otimizar o desempenho dos telhados verdes para determinada região e clima, assim, fazem-se necessárias mais pesquisas que busquem compreender a adaptação e o desempenho de diferentes sistemas em diferentes condições climáticas, além da busca por materiais mais eco eficientes e com menor impacto ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bellini, Oscar Eugenio. "Green camouflage: una nuova identità per le infrastrutture urbane nella città densa." In International Conference Virtual City and Territory. Roma: Centre de Política de Sòl i Valoracions, 2014. http://dx.doi.org/10.5821/ctv.7982.

Full text
Abstract:
La crescente richiesta di città più ecologiche e sostenibili impone il ripensamento dei manufatti e delle attrezzature che vanno sotto la denominazione di infrastrutture urbane. Diventate un imprescindibile componente fisica dell’ecosistema urbano hanno infatti assunto, nella città contemporanea, l’involontario ruolo di testimoni della contrapposizione tra contesto naturale e ambiente artificiale. Attualmente oggetto di una riflessione critica che sta spostando l’interesse dalla loro configurazione estetico/funzionale alla verifica di compatibilità ambientale e paesaggistica, esse possono essere ripensate, anche grazie all’impiego della vegetazione e del verde tecnologico, quale azione preliminare verso la loro rigenerazione e quella degli “infra-luoghi” che ad esse si accompagnano. Al di là delle tendenze modaiole, che sovente scadono nel greenwashing, l’inverdimento delle infrastrutture può rappresentare l’occasione per rendere ambientalmente più sostenibili consistenti porzioni di città, anche in ragione degli importanti benefici che la vegetazione produce: riduzione dell’isola di calore, controllo del deflusso delle acque piovane, abbattimento dell’inquinamento atmosferico e del rumore, etc. In questo contesto i dispositivi del camouflage, attuati con il verde, possono aprire ad una nuova estetica, favorendo la dissimulazione di queste attrezzature all’interno della città. Il saggio propone un primo bilancio di una ricerca, tutt’ora in corso, sulle potenzialità dell’impiego della vegetazione nella città densa quale strumento con cui ripensare e riabilitare le infrastrutture e i relativi spazi, che deturpano il paesaggio urbano, formulando alcune riflessioni, contestualizzate per concreti risultati raggiunti, su come le tecniche del camouflage e della mimicry possono contribuire a migliorare il ruolo e la natura di queste attrezzature urbane, altrimenti solo ed esclusivamente funzionali. The growing demand for more environmentally friendly and sustainable cities requires the rethinking of the artifacts and equipment that we commonly call gray infrastructure. They have become an inevitable physical component of the urban ecosystem and have in fact assumed, in the contemporary city, the involuntary role of witnesses to the contrast between natural and artificial environment. Gray Infrastructures are currently subject to a critical reflection about their environmental compatibility as well as their aesthetic/functional configuration; that is why they can be rethought, by use of vegetation and ecotechgreen, to regenerate the "infraplaces" which they accompany. Beyond the greenwashing, the greening of infrastructure could be an opportunity to make more environmentally consistent parts of the high city, also because of the important benefits that vegetation produces: heat island reduction, control of storm water runoff, reducing air pollution and noise, etc. Intervening in many environmental aspects, ‘ecotechgreen’ becomes the premise for a new environmental planning with which to transform towns into more efficient ecosystems. In this context, the devices of camouflage, practiced by ecotechgreen, can open a new urban aesthetic, facilitating the disguise of these facilities within the city. This paper presents partial results of an ongoing research, about different planning approaches relative to these urban components into the high density city, and it shows how the techniques of camouflage and mimicry may help to improve the role and nature of these urban facilities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Michelon, Tiago, Mônica Pasqualini, and Martin Ordenes. "SIMULAÇÃO TÉRMICA VARIANDO SUBSTRATO E IRRIGAÇÃO EM TELHADOS VERDES PARA A CIDADE DE SANTA MARIA - RS." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.829.

Full text
Abstract:
A cobertura verde vem ganhando espaço na construção com finalidade de sustentabilidade, promovendo vários benefícios ambientais, térmicos e estéticos. Dentro das técnicas construtivas do telhado verde é possível identificar duas principais, o telhado verde extensivo e o intensivo. O telhado verde é formado por várias camadas e cada uma tem influência direta nos resultados. Alguns dos elementos mais relevantes são, por exemplo, a espessura e conteúdo de umidade no substrato de terra. O objetivo deste trabalho é analisar a importância destes dois parâmetros no desempenho térmico de uma cobertura verde. Para os estudos foram utilizadas duas alturas diferentes de substrato e o uso ou não de irrigação, foi também utilizado um modelo para comparação de fibrocimento. Ao escolher Santa Maria como cidade para simulação, foi obtida uma amplitude térmica significativa entre a semana mais fria e a mais quente. Nos resultados observou-se que o uso do telhado verde intensivo e com sistema de irrigação apresentou melhores resultados em comparação as outras quatro opções simuladas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Wellington Souza, Jéssica Daiane Santos Pereira, Lara Torres de Melo Vasconcelos, and Ricardo Victor Rodrigues Barbosa. "ANÁLISE HIGROTÉRMICA DO SOLO NU E DO SISTEMA DE TELHADO VERDE NO SEMIÁRIDO ALAGOANO." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.845.

Full text
Abstract:
Países tropicais possuem alta radiação solar devido a angulação de incidência dos raios solares. Assim, são necessárias coberturas que permitam controlar a radiação incidente, responsável por cerca de um terço do ganho térmico interno. Dentre as soluções estão os telhados verdes, amplamente usados no mundo com algumas variações, como o sistema composto basicamente por uma camada de solo nu na cobertura. O objetivo deste artigo foi analisar o desempenho higrotérmico do telhado verde e do solo nu, com os sistemas de cobertura convencionais na cidade de Arapiraca-AL: laje impermeabilizada, telha cerâmica e telha de fibrocimento. Para tanto, foi realizado o monitoramento da temperatura e da umidade relativa do ar em células-teste. Os resultados mostraram a eficiência do sistema de telhado na redução da amplitude térmica diária, apresentando o menor valor dessa variável (8,9ºC), assim como, menor variação da umidade relativa do ar no ambiente interno (43,5%), comportamento próximo com o da cobertura com solo nu, que apresentou o maior atraso térmico (2h) entre as coberturas analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ramos, Wallace Ernesto Sant’Anna, Luiz Carlos Zanon Battista Júnior, and Carlos Segundo Krenz. "TECNOLOGIA OXAMINE UMA QUIMICA LIMPA, VERDE E EFICIENTE." In 36º Balanços Energéticos / 30º Gases Industriais. São Paulo: Editora Blucher, 2017. http://dx.doi.org/10.5151/2594-3626-26840.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Di Núbila, Clarisse S. A., Eduardo L. Krüger, Mariana G. Noya, and Eduardo M. González Cruz. "EFEITO DA CAMADA DRENANTE NO DESEMPENHO TÉRMICO DE COBERTURAS VERDES EM CURITIBA-PR: ESTUDO COMPARATIVO COM CÉLULAS TESTE." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.1275.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito do material da camada drenante constituinte de um sistema de cobertura verde em seu desempenho térmico, considerando o clima de Curitiba, por meio de estudo comparativo utilizando células teste. Para isso, foram construídos protótipos de cobertura verde que variam quanto ao material que compõe a camada de drenagem: argila expandida, e dois tipos de mantas drenantes industrializadas, sendo que uma delas também tem a função de armazenar água. Esta pesquisa analisou o desempenho térmico dos sistemas de cobertura verde em termos de temperaturas características, atraso térmico e fator decremental, decorrentes do monitoramento realizado em uma semana, no final do verão (mar/2020). No período monitorado, verificou-se um desempenho térmico ligeiramente superior do sistema de cobertura verde cuja camada drenante era composta por argila expandida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ramos, Guilherme Henrique dos Santos. "REDUÇÃO NOS IMPACTOS AMBIENTAIS COM O USO DO TELHADO VERDE NA CONSTRUÇÃO CIVIL." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2353.

Full text
Abstract:
Introdução: Nos últimos anos, dentro na construção, muito se diz de sustentabilidade. É indispensável que haja ligação entre construtor e meio ambiente. Diariamente são desenvolvidas novas tecnologias, e elas vem sendo aprofundadas e aprimoradas. O telhado verde vem conquistando o respeito da população, atentando-se ao encanto da arquitetura, a melhor eficiência energética e ajudando a reduzir problemas que a maioria das pessoas de grandes cidades sofrem, que é o calor demasiado produzido pelo elevado volume de concreto, que se denomina Ilhas de Calor. Ao se criar edificações sustentáveis, irá auxiliar cada vez mais este campo a trabalhar diretamente na redução dos impactos ambientais. Objetivos: O objetivo deste trabalho é examinar e expor que este telhado pode ajudar em inúmeras situações, não só na economia de energia elétrica, mas também tornar o lugar em que vivemos mais companheiro do meio ambiente. Material e Métodos: O mesmo foi realizado através de pesquisas, com o auxílio de monografias e livros, dando embasamento técnico científicos. Também teve participação de profissionais da área da construção e diálogos com graduandos que trabalham diretamente com este modelo. Resultados: Os telhados verdes são extremamente mais conhecidos como telhados vivos, cobertura viva ou vegetal. É uma ferramenta empregada na arquitetura cujo propósito crucial é o cultivo de plantas e árvores nas coberturas de edifícios e residências. Os telhados verdes trazem diversas contribuições importantíssimas para as edificações e para a sociedade como melhoria na qualidade do ar, redução das ilhas de calor, aumento do isolamento térmico, possibilidade de filtração das águas pluviais, serve como isolamento acústico e melhora a estética. Apesar de ser uma tecnologia que já foi usada há muitos anos atrás e está novamente ganhando espaço, é ainda uma realidade em progresso. A procura e anúncio deste modelo de telhado ainda é baixa, incidindo sobre o alto preço de instalação e manutenção. Conclusão: A utilização de telhados verdes no Brasil vem ganhando espaço cada dia mais, porém ainda é um sonho que está longe de se tornar realidade devido ao seu custo ainda acima do ideal para as pessoas, por falta de conhecimento de sua existência e também devido ao desconhecimento de suas inúmeras vantagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Araújo, Leandro. "O uso ético e sustentável da tecnologia da informação verde." In 12th CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management. TECSI, 2015. http://dx.doi.org/10.5748/9788599693117-12contecsi/rf-1831.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Eisenlohr, Ana Luísa Acurcio Santos. "Direito Urbanístico Verde rumo à instauração da Justiça Climática." In II Congresso Internacional de Direito e Tecnologia. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/lndv1552.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Scolaro, Taylana Piccinini, Alessandra Teixeira, Enedir Ghisi, and Sergio Fernando Tavares. "Energia embutida: análise dos impactos do retrofit de um edifício comercial no ciclo de vida energético." In XIX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v19i1.2032.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo comparar a energia embutida (EE) associada com a fase pré-operacional de uma construção convencional nova (cenário 1) com a EE do retrofit de uma edificação existente incorporando cobertura verde, painéis fotovoltaicos, fachada verde e madeira laminada colada (cenário 2). Uma edificação comercial localizada em Curitiba-PR foi escolhida. Os resultados mostraram que a EE do cenário 2 reduziu em 39% em comparação com o cenário 1. Os materiais que compõem a estrutura e a vedação apresentaram maior EE em ambos os cenários. Concluiu-se que o retrofit de edificações existentes pode ser viável se considerada apenas a EE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography