Journal articles on the topic 'Verbo interiore'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Verbo interiore.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Verbo interiore.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pinheiro, Flávio Macedo. "Verbal signals of the Verb: A Study on Language and Interiority in Augustine." Primeiros Escritos 1, no. 1 (December 5, 2009): 119. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5920.primeirosestudos.2009.136833.

Full text
Abstract:
A meditação proposta por Agostinho no diálogo De Magistro aponta para as limitações da linguagem. A partir desse apontamento, Agostinho passa a interiorizar o papel da linguagem, percebendo que apenas os verbos exteriores não conseguem alcançar o que o homem mais carece: a Verdade. Porém, essa falha não impossibilita o homem de buscar a Verdade, e sim serve de exercício para que ele perceba que toda a verdade provém do verbo interior, que aponta para Cristo, a própria Verdade divina encarnada, o Verbo de Deus
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nóro, Letícia, Yasmin Alves, Simone Nicolini de Simoni, Paola Leonardi, Fernanda Wietahn, and Helena Mota. "O uso de verbos em pré-escolares com desenvolvimento típico de linguagem." Distúrbios da Comunicação 30, no. 2 (June 29, 2018): 225. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i2p-225-233.

Full text
Abstract:
Objetivo: analisar o uso dos verbos em crianças pré-escolares, com desenvolvimento linguístico típico, matriculadas na Educação Infantil da rede pública municipal de uma cidade do interior do RS. Métodos: a amostra foi composta por 48 crianças, 24 do sexo feminino e 24 do sexo masculino, com desenvolvimento linguístico típico e idades entre dois anos a cinco anos, divididas em oito grupos etários. Foram realizadas filmagens da fala espontânea de cada sujeito, e após, realizou-se a análise dos verbos, quanto ao tipo e ocorrência de todos os verbos produzidos por cada criança. Para análise estatística foram utilizados os testes de Kruskal-WalliseMann-Whitney, com nível de significância p<0.05. Resultados: não houve diferença no número de tipos verbais produzidos entre os sexos. Na comparação do número de tipos verbais produzidos entre as faixas etárias, houve diferença significativa em algumas faixas etárias, porém maiores valores na média da faixa de 4:7 a 4:11. Na totalidade da amostra foram produzidos 238 tipos verbais diferentes, sendo o verbo “ser” o de maior ocorrência. Conclusão: a quantidade de verbos produzidos não é influenciada pelo sexo das crianças. De modo geral, o uso de verbos aumenta conforme a idade, exceto nas faixas etárias de cinco anos, onde houve um pequeno decréscimo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Roana. "Tipología para fines pedagógicos de los verbos locativos del español." Domínios de Lingu@gem 14, no. 2 (March 24, 2020): 463–81. http://dx.doi.org/10.14393/dl42-v14n2a2020-5.

Full text
Abstract:
Las construcciones verbales locativas son las que establecen una relación de ubicación entre los elementos en el interior de una frase simple. En este artículo, se describe el funcionamiento sintáctico-semántico de las construcciones locativas de la lengua española, en que el elemento locativo no es un simple complemento circunstancial, sino hace parte de la valencia del verbo (argumental locativo). Partiéndose de la clasificación de 318 construcciones verbales locativas del español, se propone una nueva tipología verbal, la cual considera el contexto de enseñanza y aprendizaje del fenómeno. Las 318 construcciones fueron redistribuidas en dos grandes clases formales: verbos locativos preposicionales (VLP) y verbos locativos transitivos directos (VLTD). Además, basado en sus principales propiedades semánticas, se estableció la siguiente organización categórica de verbos: prototípicos, restrictivos y denominales -y la mención a las construcciones fóricas. Los términos fueron creados en esta investigación, teniendo como principal objetivo la sistematización de los datos con propósitos pedagógicos, para la enseñanza del español como lengua materna y/o lengua extranjera. Las discusiones y tipologías propuestas contribuyen con la identificación del papel de esas construcciones en los estudios descriptivos de las lenguas naturales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leite, Stephanie Maiane dos Santos, and Almir Almeida de Oliveira. "“VOLTANU PRA CASA”: A ASSIMILAÇÃO DO /d/ GERÚNDIO NO SERTÃO ALAGOANO." Travessias Interativas 12, no. 26 (January 4, 2023): 44–59. http://dx.doi.org/10.51951/ti.v12i26.p44-59.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como o objetivo investigar a assimilação do /d/ nos verbos no gerúndio nas cidades de Santana do Ipanema e Delmiro Gouveia, localizadas no Sertão do estado de Alagoas, em palavras do tipo ‘estudando’, ‘pedindo’, ‘ouvindo’ e ‘falando’, por meio de análise de entrevistas orais que compõem o banco de dados do Projeto Portal. Para tanto, foi utilizado como embasamento teórico a Sociolinguística Variacionista (LABOV (2008); WEINREICH, LABOV, HERZOG, 2006), a qual prevê que cada elemento variacional no interior da língua sofre de uma valoração social que condiciona sua realização, o que acarreta na expectativa de que cada variante linguística possa ser socialmente percebida como marcas positivas ou negativas do comportamento linguístico do falante. A pesquisa conta com 48 entrevistas de fala espontânea de informantes que foram estratificadas em sexo, idade, escolaridade e cidade, cuja correlação variacional será contraposta com as variáveis linguísticas extensão do vocábulo, contexto seguinte, contexto anterior, tipo do verbo e conjugação verbal. A partir de análise estatística no programa R, em sua interface Rstudio, os resultados apontam para a interferência das variáveis sociais idade e escolaridade do falante, sendo a assimilação da marca de gerúndio /d/ mais produtivo em falas de jovens e pessoas mais escolarizadas. Quanto às variáveis linguísticas, as que apresentaram maior significância foram a extensão do vocábulo, no qual o condicionamento da assimilação é proporcional ao tamanho do vocábulo; contexto seguinte, sendo a presença das oclusivas, o maior favorecedor da assimilação; e o tipo do verbo, com os verbos copulativos favorecendo a assimilação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bertasso, Flavia Do Carmo. "Construções subordinadas com o verbo saber em uma perspectiva cognitivo-funcional." Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 49, no. 2 (June 26, 2020): 674–88. http://dx.doi.org/10.21165/el.v49i2.2645.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é investigar o funcionamento de diferentes construções com o verbo saber, sob o aparato teórico da Linguística Cognitiva, especialmente Langacker (1987, 1991, 2009). A partir de dados do português falado no interior paulista, busca-se descrever os usos do verbo saber em contextos de complementação oracional com o propósito de determinar quais são suas formas e funções na variedade do português investigada. Os resultados mostram que o verbo saber: (i) no uso com função textual-interativa, é encontrado mais vezes na terceira pessoa do singular, no presente do indicativo e em posição final na oração, e (ii) no uso como matriz de oração completiva, o verbo é mais utilizado na primeira pessoa do singular, no presente do indicativo e em posição inicial na oração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Maciele De Jesus, and Rerisson Cavalcante. "VERBOS MODAIS NA COMUNIDADE DE SAPÉ (BA)." Estudos Linguísticos e Literários, no. 67 (April 4, 2021): 271. http://dx.doi.org/10.9771/ell.v0i67.39172.

Full text
Abstract:
<span>Descrevemos o comportamento dos verbos auxiliares modais de possibilidade e de necessidade na comunidade afrodescendente de Sapé, município de Planalto, no interior da Bahia. O objetivo é identificar como são expressas no dialeto as modalidades epistêmica, deôntica, dinâmica, teleológica e bulética (conforme definidas na literatura da Semântica Formal), com o foco especial sobre a variação entre o verbo <em>poder</em> e a lexia <em>dar para</em> na expressão de possibilidade e entre <em>dever</em> e <em>ter que </em>na expressão de necessidade. Os resultados apontam que <em>dever</em> está praticamente restrito à modalidade epistêmica, enquanto <em>ter que</em> tem alta produtividade em todas as modalidades não-epistêmicas; <em>poder</em> é o modal mais produtivo, ocorrendo em todos os contextos em que houve dados com valor de possibilidade, enquanto <em>dar para</em> tem produtividade significativa, mas está restrito aos contextos dinâmico-circunstanciais.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Suess, Paulo. "No Verbo que se fez carne, o Evangelho se faz cultura." Revista Eclesiástica Brasileira 54, no. 213 (March 31, 1994): 36–49. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v54i213.2702.

Full text
Abstract:
Com a encarnação, o Verbo de Deus assumiu, no interior de um determinado povo, as condições históricas e sócio-culturais da humanidade. A analogia entre encarnação e presença cristã no contexto sócio-cultural e histórico dos povos - a Lumen gentium (n° 8) fala de “uma não medíocre analogia” - fez emergir na reflexão teológico-pastoral o paradigma da inculturação (SD 30, 243). Em analogia com a encarnação, inculturação significa assumir um determinado lugar geográfico de um povo, sua história e cultura como mediações para o anúncio do Reino...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Oliveira, Ingrid Da Costa, Mayra Santana, Karilene Da Silva Xavier, and Carolina Ribeiro Serra. "O rótico em coda silábica final na região Sul do Brasil: variação e mudança no Corpus do ALiB." Revista Diadorim 20 (December 30, 2018): 334–64. http://dx.doi.org/10.35520/diadorim.2018.v20n0a23281.

Full text
Abstract:
Neste artigo, estudamos o processo de variação do rótico, em coda silábica externa (viajaR, cantoR), em três capitais do Sul do Brasil – Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba – e seis municípios do interior dos Estados dessa região: Santa Maria, Caçapava do Sul, Lages, Criciúma, Guarapuava e Campo Mourão. Os dados foram extraídos de amostras de fala espontânea dos inquéritos do Projeto ALiB, gravados em áudio nos anos 2000. Trata-se de um estudo variacionista, que tem por fi nalidade: 1) analisar a diversidade de pronúncia do /r/ e o avanço do apagamento em coda fi nal e 2) verifi car a atuação de fatores linguísticos e sociais favorecedores do cancelamento. Para alcançar esses objetivos, utilizamos o aparato teórico-metodológico da Sociolinguística Quantitativa Laboviana (LABOV, 1994). Foram selecionados oito informantes(quatro com nível superior de escolaridade e quatro com nível fundamental) de cada capital e quatro (com grau mais baixo de escolaridade) de cada município do interior. Os resultados gerais, quanto às capitais, mostram que: 1) o maior percentual de apagamento ocorre em Florianópolis; 2) há prevalência do tepe nos verbos e a mesma variante prepondera em Curitiba e Porto Alegre em não verbos, enquanto em Florianópolis sobressai a fricativa velar nesta categoria; 3)o apagamento é semicategórico nos verbos com os percentuais de 87%, em Curitiba; 94%, em Florianópolis e 86%, em Porto Alegre; 4) na categoria dos não verbos, o processo de mudança se encontra em fase bastante inicial, em Curitiba (5%) e Porto Alegre (7%), e mais avançado em Florianópolis (41%). Os resultados gerais obtidos no interior, por outro lado, apontam 1) altosíndices de apagamento em verbos, em todos os municípios – Santa Maria (95%), Caçapava do Sul (89%), Criciúma (97%), Lages (87%), Campo Mourão (90%) e Guarapuava (94%); 2) em contraste com uma baixa frequência em não verbos – 16%, 8%, 22%, 6%, 3% e 11%, respectivamente; 3) a aproximante retroflexa e o tepe foram as realizações fonéticas mais frequentesem verbos e não verbos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Hernandes, José Luiz, Mário José Pedro-Júnior, and Ludmila Bardin. "Diferenças estacionais entre variáveis microclimáticas para ambientes de interior de mata, vinhedo e posto meteorológico em Jundiaí (SP)." Bragantia 61, no. 2 (August 2002): 169–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052002000200010.

Full text
Abstract:
Os estudos de caracterização da variabilidade microclimática são essenciais para avaliação de alternativas silviculturais e manejo de vinhedos. Por essa razão, compararam-se variação estacional da temperatura, umidade relativa do ar e velocidade do vento entre os ambientes: interior de uma mata semidecídua, um vinhedo da variedade Niagara Rosada e um posto meteorológico, em Jundiaí (SP), utilizando-se dados diários obtidos por estações meteorológicas automáticas em agosto de 2000 (inverno), outubro de 2000 (primavera) e janeiro de 2001 (verão). A mata alterou significativamente o microclima em seu interior, diminuindo a temperatura máxima em 1,0 °C no inverno, 1,9 °C na primavera e 3,4 °C no verão, aumentando a umidade relativa do ar em 4% a 7% e reduzindo a velocidade do vento nas estações do ano analisadas. No interior da mata, a temperatura mínima foi 0,2 °C mais alta no verão e 1,2 °C mais baixa no inverno, quando comparada com o ambiente externo. O vinhedo, ao contrário, elevou a temperatura máxima de 0,5 °C a 1,0 °C e reduziu a umidade relativa do ar em 2%, quando comparado com o ambiente-padrão do posto meteorológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Biffi, Luca. "Il "mio" caso." RUOLO TERAPEUTICO (IL), no. 118 (October 2011): 15–23. http://dx.doi.org/10.3280/rt2011-118003.

Full text
Abstract:
L'autore racconta di come una storia clinica con una paziente tossicodipendente lo ha indotto a interrogarsi su una sua personale condizione di sofferenza di uomo e di padre, e di un passaggio interiore verso l'autonomia avvenuto grazie a un'impresa alpinistica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Escalante, María Fernanda, and Luis A. Ortiz López. "Restricciones de concordancia." Spanish in Context 14, no. 3 (December 30, 2017): 363–90. http://dx.doi.org/10.1075/sic.14.3.02esc.

Full text
Abstract:
Abstract El español colombiano ha sido un referente constante de las oraciones con ser fozalizado (SF); sin embargo, son muy limitados los estudios con datos naturales que describan y expliquen el comportamiento microparamétrico y sociolingüístico en cuanto a las restricciones de concordancia de las SF en relación con las cláusulas seudohendidas (CLSH). Los trabajos existentes se basan en comunidades del interior de Colombia, y apenas se han investigado las variedades dialectales, consideradas marcadamente diferenciadas, como la zona caribeña colombiana (Montes 2000; Rodríguez 2005, 2007). Por ende, esta investigación documenta, analiza y explica la variación entre las estructuras con ser focalizado (SF), compuestas por un verbo matriz y el verbo ser+constituyente focalizado, y las cláusulas seudohendidas (CLSH), caracterizadas por la presencia de una clausula relativa + el verbo ser + un constituyente focalizado, en datos naturales del corpus de PRESEEA de Barranquilla, Colombia, Los resultados confirman que el español de Barranquilla, contrario a los resultados de otras variedades,usa con mayor frecuencia las SF frente a las CLSH, con y sin concordancia con el verbo matriz, principalmente entre participantes jóvenes con menos educación formal. Este estudio concluye que el SF es un fenómeno sintáctico complejo de microvariación dialectal, que trasciende las descripciones sintácticas, propuestas en estudios previos (Sedano 1988; 2001; 2010; 2015; Méndez Vallejo 2009; 2015; Vázquez-Larruscaín 2014; 2015, entre otros).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Hernandes, José Luiz, Mário José Pedro Júnior, and Ludmila Bardin. "Variação estacional da radiação solar em ambiente externo e no interior de floresta semidecídua." Revista Árvore 28, no. 2 (April 2004): 167–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622004000200002.

Full text
Abstract:
Medições diárias de radiação solar global foram feitas, durante o período de junho de 2000 a janeiro de 2001, no interior de mata semidecídua e no ambiente exterior, tendo sido registrados valores médios de 1,1 e 19,3 MJ/m²/d, respectivamente. A transmissão de radiação solar para o interior da mata foi influenciada pela época do ano e variou de 3,3 a 8,2%, para o verão e o inverno. Equações de regressão, para estações do ano, foram desenvolvidas para estimar a radiação solar no interior da mata, em função de valores obtidos no ambiente externo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Mello Vianna, Graziela Valadares Gomes de, and João Antonio Valle Diniz. "Cuboesia: a voz poética do metal." esferas, no. 23 (July 1, 2022): 296–310. http://dx.doi.org/10.31501/esf.v1i23.13700.

Full text
Abstract:
Este ensaio verbo-visual é um vislumbre da obra Cuboesia (2019) dos arquitetos João e Bel Diniz. A obra reúne arquitetura, escultura, som e poesia em uma land art com fluxos que convidam a entrar na poesia. Um cubo que emoldura a luz, as sombras e as montanhas das Minas Gerais. Em seu interior, a paisagem sonora amplia a experiência multissensorial. Feito de metal proveniente da mineração e da siderurgia, Cuboesia denuncia o descaso e a demagogia ambiental nessa composição metálica e sonora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Varfolomeeva, Yulia N. "Description Genre Varieties: Functioning Features of Verb Predicates." Current Issues in Philology and Pedagogical Linguistics, no. 3 (September 25, 2022): 71–81. http://dx.doi.org/10.29025/2079-6021-2022-3-71-81.

Full text
Abstract:
The paper is devoted to the consideration of the specifics of the descriptive type of speech and the study of the features of the functioning of verb predicates in the context of the genre description paradigm. The empirical basis of the work is fiction, descriptive texts are selected from the works of Russian classics of the 19th-20th centuries. The work uses a functional-semantic approach and the method of contextual analysis. The genre description paradigm is formed by a description-landscape, a description-interior, a description-portrait and a description of a thing (displaying the external properties of an object). In all genre varieties of description, the contours of the spatial arrangement of objects are outlined: through actants and predicates, the referential space is transmitted, in addition to which the receptive space associated with pragmatic meanings and subjective navigation can be explored. The greatest variety of groups of predicates, is observed in the description-landscape. A more limited set of lexical-semantic groups of predicates is presented in the description-interior. The most limited set of groups of predicates is fixed in the description-portrait due to the limited set of elements that make up the external image of a person. Actional semantics predicates can be used in descriptive genres, acquiring the function of characterizing space, while the acting object, perceived as one of the signs of the described picture, is important.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

González Rey, Isabel, and Tomás Jiménez Juliá. "Regard sur le complément indirect dans la grammaire française à partir du complément direct dans la grammaire espagnole." Çédille 8 (April 1, 2012): 141. http://dx.doi.org/10.21071/ced.v8i.5485.

Full text
Abstract:
Las gramáticas francesas tradicionales y actuales han descrito el «complemento indirecto», en contraste con el «complemento directo», por el uso de la preposición en su relación con el verbo. Esta caracterización resulta poco rigurosa si tenemos en cuenta que supone englobar en una misma etiqueta comportamientos sintácticos muy diferentes. La presente contribución intenta señalar las diferencias relevantes en el interior de este ambiguo «complemento indirecto». Para ello, se ha utilizado una breve comparación con las descripciones que encontramos en las gramáticas españolas con el fin de clarificar los distintos aspectos del problema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Taraborelli, Luciana, and Viviane Mendes Leite. "Entre quadros e piratas: leitura e retextualização de A Ilha do Tesouro." Literartes 1, no. 13 (December 30, 2020): 54–82. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2020.173020.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma proposta de leitura do texto literário adaptado em quadrinhos e reflete sobre as relações dialógicas nele existentes. Levando em conta a dinâmica comunicativa com a qual os jovens estão em constante interação, observa-se que o texto verbo-visual permeia as esferas linguísticas nos meios tecnológicos onde a atuação dos adolescentes é marcante. Portanto, o trabalho do professor de Língua Portuguesa com outras linguagens, além da verbal, favorece a autonomia leitora e contribui para o desenvolvimento da escrita dos estudantes. Nessa perspectiva, apresentaremos uma proposta de retextualização do livro, A ilha do tesouro, do escocês, Robert L. Stevenson, adaptação em quadrinhos de Andrew Harrar, 2010, desenvolvida com alunos do sexto ano da escola pública municipal do interior do estado de São Paulo. A fundamentação teórica baseia-se nos conceitos de texto verbo-visual (BRAIT, 2015) e conceito de texto conforme Bakthin (2011, 2018). Como resultado, apresentaremos uma produção discente que recupera o texto-fonte e assume um ponto de vista crítico e reflexivo ao retextualizar a história por meio da construção de sentido entre as imagens e os balões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Camacho, Roberto Gomes. "Valência do nome deverbal e nominalidade prototípica." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 23, no. 2 (2007): 321–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-44502007000200006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é mostrar que os nomes deverbais preservam a estrutura argumental do verbo input correspondente e que a especificação ou não dos argumentos no interior do termo nominal depende de um conjunto de fatores pragmáticos, especialmente relacionados a informação de curto termo compartilhada pelos participantes da interação. Como implicação teórica, a análise preserva a idéia de que há um processo gradual de descategorização verbal, que se reflete nos diferentes tipos de marcação gramatical. Conforme o predicado verbal ganha estatuto nominal, as marcações tipicamente oracionais dão lugar a outros mecanismos, como marcação argumental por preposição, modificação por adjetivo, uso de pronomes possessivos, que acompanham apropriadamente um núcleo nominal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Byrne, Francis. "Tense, Scope, And Spreading in Saramaccan." Journal of Pidgin and Creole Languages 7, no. 2 (January 1, 1992): 195–221. http://dx.doi.org/10.1075/jpcl.7.2.02byr.

Full text
Abstract:
A unified theory is developed in this paper to account in a comprehensive way for variable tense marking patterns in the serial verb constructions found in Saramaccan, a creole language of the central interior of Suriname. The disparate patterns include verb initial marking, tense copy, and the problematic single marking on any noninitial verb in a serial string. It is argued that regardless of which tense pattern occurs in a given serial structure, there is an essential typological unity which is best explained through the interrelated processes of scope and spreading. Moreover, because Saramaccan exhausts the logical possibilities for such marking, the analysis presented here should be applicable to other serial tense marking instantiations, a claim which is discussed in relation to Ijo and Fante in latter sections of the paper.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Castro Filho, Belmiro Mendes de, Luiz Bruner de Miranda, and Sadako Yadoya Miyao. "Condições hidrográficas na plataforma continental ao largo de Ubatuba: variações sazonais e em média escala." Boletim do Instituto Oceanográfico 35, no. 2 (1987): 135–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0373-55241987000200004.

Full text
Abstract:
As características hidrográficas da região ao largo de Ubatuba, pesquisadas em períodos quase-sinoticos de verão (dezembro, 1985) e de inverno (julho, 1986), mostraram padrões distintos de distribuição de massas de água. Dois domínios com características físicas diferentes foram identificados sobre a plataforma continental: um interior e costeiro, e outro exterior, separados por uma zona frontal bem definida pelo campo de temperatura para o inverno. O domínio interior tem, durante o verão, uma estraficaçao de massa em duas camadas, determinada principalmente pelo desenvolvimento da termoclina sazonal nesta época do ano, enquanto que no inverno a estratificaçao dessa região é bem mais homogênea. No verão a camada superficial (profundidades menores do que 20 m) de toda a região é ocupada basicamente pela Água Costeira (AC), que se mistura com a Água Tropical (AT) mais ao largo; nesta época do ano observa-se, na camada subsuperficial, predominância da Água Central do Atlântico Sul (ACAS), cuja mistura vertical com a AC é somente observada nas proximidades da costa. No inverno a ACAS não penetra muito sobre a plataforma continental, e na camada superficial ocorre uma intrusão acentuada de AT no domínio exterior, sendo o domínio interior ocupado principalmente pela AC, a qual interage com a ACAS apenas na zona frontal que delimita a região de ocorrência dessas massas de água. Com base nesses padrões de distribuição de massas de água e do campo de massas, bem como nas condiçoes meteorológicas de região vizinha, é sugerido um modelo de circulaçao cuja dinâmica é controlada pelo vento e pela ação da Corrente do Brasil. Essa ação da Corrente do Brasil sobre o domínio exterior é, provavelmente, responsável pela presença dos vórtices com características de vórtices frontais observados nas duas épocas do ano. Esses vórtices, cuja extensão horizontal nas profundidades de 25 e 50 m e bem definida nas estruturas térmica e halina, tem provavelmente um importante papel na troca de massas de água entre a costa e o talude, contribuindo para o enriquecimento das águas da plataforma continental através dos movimentos ascendentes que ocorrem em seu núcleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bischof, Betina. "Os espaços internos do poema." Magma, no. 6 (December 11, 1999): 85. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.1999.73437.

Full text
Abstract:
O ensaio, partindo da análise de um poema ("Rio e/ou poço"), procura mostrar a maneira pela qual a linguagem de João Cabral de Melo Neto vai aos poucos inserindo, na estrutura cerradamente trabalhada do poema, questões centrais para a sua poesia: o traço geométrico do verso, o espaço interior ao objeto, o fascínio pela pintura e arquite­ tura, o duro corte das palavras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Favaro, Francesca. "Dalla sapienza antica alla Vita Nova: “omnia mea mecum sunt”." Forum Italicum: A Journal of Italian Studies 53, no. 3 (June 12, 2019): 609–16. http://dx.doi.org/10.1177/0014585819854049.

Full text
Abstract:
Il contributo si propone di illustrare la singolare affinità che si può cogliere (pur nella consapevolezza della distanza culturale e della differente genesi del motivo ispiratore) fra la ricerca di autosufficienza interiore, propria di movimenti filosofici del mondo classico, riassunta nel motto latino omnia mea mecum sunt, e l’autosufficienza dell’amore verso Beatrice che – e Dante scopre questa realtà in modo graduale, nel percorso d’illimpidimento intellettuale narrato nel libello della giovinezza – è un amore che vive di sé, di sé si nutre, a sé deve e non può che bastare.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Ruiz Sánchez, Marcos, and María Ruiz Sánchez. "La narración como arte total en las novelas y cuentos de Luisa Mercedes Levinson." Philobiblion: revista de literaturas hispánicas, no. 9 (January 13, 2020): 99–116. http://dx.doi.org/10.15366/philobiblion2019.9.006.

Full text
Abstract:
Los relatos de Luisa Mercedes Levinson se caracterizan por la utilización de múltiples códigos. Resulta significativa en este sentido la presencia en su obra del teatro y de la música. La autora juega con diferentes códigos genéricos: novela sentimental, tragedia, literatura fantástica y cuento realista. La utilización de ciertas técnicas narrativas como el monólogo interior hace, por otra parte, que en ocasiones las fronteras entre verso y prosa parezcan borrarse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pardo, Arcadio. "Endecasílabos fragmentados." Rhythmica. Revista Española de Métrica Comparada, no. 16 (February 20, 2019): 171. http://dx.doi.org/10.5944/rhythmica.23927.

Full text
Abstract:
El verso endecasílabo puede quedarfragmentado en dos, tres o más unidades por la inclusiónen su interior de uno o más incisos o fragmentos de variableextensión. Se observan también las distintas posiciones delos fragmentos en el verso.Hendecasyllables can be phrased as two,three or more units by inserting one or more digressions ofvarying length into the verse. The different positions theseinterpolations can occupy in the verse are also taken intoaccount.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Valdambrini, Natasha Murgu, and Flávia Noronha Dutra Ribeiro. "Avaliação das Ultrapassagens dos Padrões de Ozônio Troposférico no Estado de São Paulo de 2014 a 2019." Revista Brasileira de Meteorologia 36, no. 4 (December 2021): 735–47. http://dx.doi.org/10.1590/0102-7786360046.

Full text
Abstract:
Resumo Neste estudo foi feita uma análise utilizando os dados de monitoramento da qualidade do ar para estações com ultrapassagens do padrão de ozônio, visando caracterizar a distribuição espacial e variação temporal deste poluente, nas principais regiões do Estado de São Paulo entre os anos de 2014 a 2019. O ozônio é um poluente secundário e depende da presença de seus precursores na atmosfera, os óxidos de nitrogênio e os compostos orgânicos voláteis. A Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) apresenta o maior número de ultrapassagens do Padrão de Qualidade do Ar (PQAr), principalmente devido à maior emissão dos precursores, um total de 875 ultrapassagens de 2014 a 2019. O Interior apresenta 331 ultrapassagens e a Região Metropolitana da Baixada Santista (RMBS) 24 ultrapassagens no mesmo período. Os anos com mais ultrapassagens são 2014 e 2019 para a RMSP, no verão e na primavera, 2014 e 2017 para o Interior, principalmente na primavera, e 2014, 2015 e 2016 para a RMBS, principalmente no verão. Os picos de ultrapassagem estão associados a condições propícias para a formação do ozônio: baixa precipitação, baixa nebulosidade, alta temperatura e alta incidência de radiação solar. Uma possível alternativa sugere que diminuições nas emissões veiculares sejam consideradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Muratori, M. C. S., N. E. Martins, M. T. D. Peixoto, A. L. Oliveira, L. P. Ribeiro, A. P. R. Costa, M. C. C. Silva, and R. C. Leite. "Mortalidade por "septicemia dos peixes tropicais" em tilápias criadas em consorciação com suínos." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 53, no. 6 (December 2001): 658–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352001000600007.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de estudar a variação sazonal da septicemia dos peixes tropicais provocada por Edwardsiella tarda foram observadas 50 tilápias (Oreochromis sp.) no verão, 45 no outono, 55 no inverno e 105 na primavera. Os peixes doentes apresentavam opacidade de córnea, dificuldade respiratória, nado desordenado, nódulos nas brânquias e lesões hemorrágicas na pele e nadadeiras. Após três dias de observação as tilápias morriam naturalmente. Nas necrópsias foi encontrado ascite com distensão da cavidade celomática e lesões hemorrágicas e necróticas no fígado, baço e rins. No interior do tubo digestivo observou-se enterite hemorrágica. Isolou-se Edwardsiella tarda a partir de provas positivas para H2S, lisina, indol, motilidade e glicose com gás. Os índices de mortalidade foram: na primavera 69,9%, no inverno 63,6%, no verão 48,0% e no outono 40,0%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Singler, John Victor. "Phonology in the basilect the fate of final consonants in Liberian Interior English." Studies in African Linguistics 22, no. 1 (April 1, 1991): 1–44. http://dx.doi.org/10.32473/sal.v22i1.107429.

Full text
Abstract:
Pidginized Liberian Interior English (LIE) has English as its lexifier language and Mande languages as its substrate. Broadly speaking, this means that LIE takes its lexicon from English and its phonology from Mande. However, the structure of English words clashes with Mande syllable structure conditions, particularly with regard to word-final consonants. To resolve this conflict, LIE has in some cases restructured the English words and in others created phonological rules to make underlying English forms more Mande-like on the surface. These rules include paragoge (for verbs only), resyllabification, and deletion. In the present study, a variable-rule analysis of LIE performance data identifies the crucial linguistic and social factors that bear upon rule choice, thereby making possible a linguistic assessment of regularities in the rules' distribution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Vargas, Walterson José. "A Forma e a Função do Gênero Literário em Santo Agostinho, Especialmente do Gênero Homilético nos “Iohannis Evangelium Tractatus”." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 63 (June 27, 2013): 149. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i63.15618.

Full text
Abstract:
Analisa-se neste artigo os diferentes gêneros literários utilizados por Agostinho em suas obras, verificando-se o critério de que a forma do escrito obedece a uma função, dada pelo conteúdo e pelo objetivo do escrito. Dentro da variedade dos gêneros literários analisados, se detém no gênero homilético dos seus Sermões, especialmente dos “Tratados sobre o Evangelho de São João”, para mostrar que eles obedecem à finalidade prática de edificação dos fiéis. Finalmente se analisa o Tratado I, para mostrar que o pregador tem a difícil tarefa de provocar no ouvinte o percurso inverso ao original da Palavra: ela procede do seio de Deus (o Verbo), cria e ordena toda a Criação, faz-se interior ao homem e finalmente se expressa na linguagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sherman, Alvin F. ""Mi exterior no te engaña…": la mirada en De Villahermosa a la China por Nicomedes Pastor Díaz." Rilce. Revista de Filología Hispánica 26, no. 2 (April 5, 2016): 461–75. http://dx.doi.org/10.15581/008.26.4731.

Full text
Abstract:
Este estudio examina el papel de la percepción en la obra de Pastor Díaz y como refleja el dilema del romántico en la percepción del “otro”. La base crítica del trabajo es en las teorías de Zizek, Crary y otros en cuanto a la visualización del mundo. Sugiero que Pastor Díaz emplea los verbos “ver” y “mirar” para reflejar el proceso de percepción del narrador que vacila entre lo interior y lo exterior. Al emplear estos modos contrastantes de percepción se entiende mejor la relación conflictiva entre el acto de “ver”, con su relación al mundo exterior, objetivo, y el acto de “mirar”, con su relación al mundo interior, subjetivo. El resultado es una comprensión más amplia de como el acto de percibir frustra al romántico español y contribuye a su delirio y marginalización social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

BEZERRA MANGILI, FABIANA, and Deise Fabiana Ely. "ESTUDO PRELIMINAR DO CLIMA URBANO EM LONDRINA – EPISÓDIO DE VERÃO." Geographia Opportuno Tempore 1, no. 4 (December 4, 2015): 47–58. http://dx.doi.org/10.5433/got.2015.v1.31732.

Full text
Abstract:
Londrina, um município com um pouco mais de 80 anos e localizado no norte do estado do Paraná, conta com uma população superior a meio milhão de habitantes (IBGE, 2010). A produção do espaço urbano do município contribui para que os ambientes construídos absorvam de forma distinta a energia provinda do Sol, configurando em microclimas. Seguindo essa hipótese, o objetivo da presente pesquisa foi averiguar a variação da temperatura do ar, com a temperatura em ambientes construídos. Para tanto, foram instalados um datallogers no interior de uma residência na região sul da área urbana de Londrina, e uma estação meteorológica automática, na área externa da residência, programados para armazenaram dados referentes à temperatura a cada hora. Para averiguação da variação, esses dados foram comparados com os obtidos do IAPAR, para o período de uma semana, do mês de janeiro de 2015. Por meio da análise dos dados foi possível verificar que as médias das temperaturas da residência (área interna e externa) apresentam em média 3ºC mais elevados que os dados do IAPAR, e que a diferença entre a parte interna com a parte externa da residência possuem uma diferença que atinge até 12ºC ao longo dos dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Melles, Heloisa Helena Barbosa, Silvia Colombo, and Elba Regina Sampaio de Lemos. "Isolamento de Rickettsia em cultura de células vero." Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical 32, no. 5 (October 1999): 469–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0037-86821999000500001.

Full text
Abstract:
Embora o diagnóstico da febre maculosa baseie-se em sinais e sintomas característicos, o mesmo requer confirmação laboratorial, pois existem alguns diagnósticos diferenciais possíveis como meningococcemia, leptospirose, infecção por enterovírus e febre tifóide. A confirmação laboratorial pode ser feita através da pesquisa de anticorpos específicos, possível somente alguns dias após o aparecimento da doença, através do isolamento do agente em amostras de sangue e/ou biópsia de pele, e ainda, de amostras de carrapatos coletados do paciente ou de animais reservatório. O isolamento a partir de sangue ou biópsia de pele resulta em diagnóstico precoce da doença, pois na fase de rickettsemia ainda não há anticorpos detectáveis no sangue. Assim, com o objetivo de facilitar o diagnóstico precoce da febre maculosa, estabelecemos um método de isolamento de rickettsia em cultura de células vero. Para a padronização foi inoculada amostra padrão de Rickettsia rickettsii, cepa Sheyla Smith, cedida pelo CDC. A identificação foi feita através da reação de imunofluorescência indireta. A presença de microrganismos verdes fluorescentes visualizados no interior do citoplasma das células caracterizou o crescimento do agente. Posteriormente, a metodologia foi confirmada pelo isolamento do agente da febre maculosa em amostras de biópsia de pele de paciente proveniente de área endêmica no Estado de São Paulo, bem como, de amostras de carrapato do gênero Amblyomma, considerado o reservatório e transmissor da doença no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Sienna, Ernesto Lázaro. "A encarnação como culminância da dignidade humana segundo o prólogo de João." Revista Pistis Praxis 3, no. 1 (September 29, 2011): 179. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v3i1.14327.

Full text
Abstract:
O foco deste artigo é o estudo da encarnação e da vida, descritas por João em seuEvangelho, no que chamamos de prólogo, que é, por assim dizer, um hino teológico à revelação do Verbo que se encarna na criação. O prólogo se traduz num hino à própria vida, onde João penetra as profundezas de Deus – as entranhas da vida absoluta por excelência – para nos colocar em contato com a preexistência do Logos. Essa afirmação da preexistência da Palavra reforça sua práxis histórica na existência humana para salvá-la (KONINGS, 2000, p. 83), ratificando seu valor e dignidade de criação deificada, reiterando, assim, a “afirmação do Gênesis: ao ver a criação realizada, ‘Deus viu que ela era muito boa’” (LÉON´DUFOUR, 1996, v. 1, p. 117). A encarnação do Verbo, que torna a presença de Deus viva e real no meio dos homens, é sinal da nova Arca da Aliança, da nova Tenda do encontro. Se, antes, Moisés ia ao encontro da Tenda no deserto, agora a nova Tenda é que se coloca no meio do povo para que todos tenham acesso ao seu interior. Ela, a Tenda, quer abrigar a todos como local de refúgio (Sl 90,1), como local de descanso e revigoramento dos espíritos abatidos (Mt 11,28-29), ela assumiu a humanidade por inteiro para poder resgatá-la e recriá-la em dignidade, ensinando-a que o corpo de cada ser humano é também uma Tenda, um Templo Santo habitado por Deus (1Cor, 6,19).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Varfolomeeva, Y. N. "Categorization and Conceptualization of Space in Descriptive Text." Nauchnyy Dialog, no. 4 (April 30, 2020): 27–39. http://dx.doi.org/10.24224/2227-1295-2020-4-27-39.

Full text
Abstract:
The relevance of the article is due to the importance of studying spatial semantics in the new scientific paradigm. The possibility of studying genre varieties of description (description-landscape, description-interior, description-portrait, description of the subject) using frame analysis is indicated in the article. Considerable attention is paid to the classification of spatial verb description predicates. It is noted that the unflagging interest in verbal units in modern linguistics, with unsteady classification grounds, different numbers of distinguished verb classes and terminological differences in describing the object, indicates the need to compile a classification of verb predicates based on the principles of linguocognitology. The study of the semantics of verb predicates of descriptive text, the identification of integrating and differential seme, contributing to the isolation of various lexical-semantic groups of verb predicates and building the patterns implemented in the description of spatial relationships appears to be significant. The attention is focused on the need to integrate linguistic, physiological and psychological knowledge in the study of the predicative component of a descriptive text. Such integration is embodied in the idea of spatial discrimination through all sensory systems and the division of spatial predicates into units of visual, auditory, olfactory, tactile, taste and undifferentiated perception. It is established that in the case of using predicates of intermodal semantics, spatial significance is realized in terms of “proximity” / “remoteness” of the source objects of the corresponding sensations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Maria de Lourdes Sperli Geraldes, Tereza Cristina Scatena Villa, Sílvia Helena Figueiredo Vendramini, Roxana Isabel Cardozo Gonzáles, Pedro Fredemir Palha, Natália Sperli Geraldes Marin dos Santos, Cláudia Eli Gazetta, and Maria Amélia Zanon Ponce. "A gerência das ações de controle da tuberculose em municípios prioritários do interior paulista." Texto & Contexto - Enfermagem 19, no. 1 (March 2010): 64–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072010000100007.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa foi analisar a gerência das ações de controle da tuberculose em municípios do interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada em junho de 2005, por meio da entrevista semi-estruturada com coordenadores de Programa de Controle Tuberculose de sete municípios prioritários, e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Os depoimentos apontaram nós críticos na captação e manutenção de incentivos financeiros para recursos humanos e viaturas; recursos humanos insuficientes e despreparados; desconhecimento do destino da verba da tuberculose e falta de autonomia para gerenciar os recursos; dificuldades de comunicação e integração com gestores; falta de priorização da doença na agenda política; priorização de agravos com repercussão política e necessidade de parcerias. Conclui-se que os coordenadores trabalham em meio a pressões, ocupando dupla posição de transmissão, no plano hierárquico e nos das relações com o ambiente, nem sempre com recursos adequados e suficientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Costa, Daniel Padilha Pacheco da. ""Eros ferido": teoria e tradução do Idílio XIX de Teócrito de Siracusa." Cadernos de Literatura em Tradução, no. 15 (April 18, 2016): 85–92. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5388.i15p85-92.

Full text
Abstract:
No artigo, realizamos uma tradução em verso do idílio XIX do poeta helenístico Teócrito de Siracusa. Discutimos não apenas o sentido do poema, mas também o seu lugar no interior da sua obra e as traduções que recebeu em Portugal e em português. Mais curto idílio de Teócrito, a anedota sobre a infância de Eros narrada no poema é representativa do privilégio dado pela poesia helenística a poemas breves. Por fim, explicitamos os critérios que nortearam a tradução, entendida não como uma somatória de elementos linguísticos, mas como uma totalidade coerente com o modelo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Taborda, Isabela Ribeiro, and Márcia Cristina Do Carmo. "Apagamento de /r/ em coda silábica na variedade do interior paulista." Letras Escreve 9, no. 3 (May 6, 2020): 39. http://dx.doi.org/10.18468/letras.2019v9n3.p39-51.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho analisa o apagamento variável de /R/ em contexto de coda silábica em posição medial e final de vocábulo na variedade do interior paulista. Como arcabouço teórico, utilizamo-nos da Teoria da Variação e Mudança Linguística, também denominada Sociolinguística Quantitativa (LABOV, 2008 [1972]). Durante a pesquisa, foram analisados oito inquéritos de fala espontânea retirados do banco de dados IBORUNA (IBILCE/UNESP – FAPESP 03/08058-6). A partir da análise estatística realizada pelo programa Goldvarb X, foram obtidos 2400 dados, dos quais 52,2% sofreram o processo. Constatamos que o fenômeno de apagamento ocorre motivado por variáveis linguísticas, como <em>classe morfológica da palavra</em> e <em>posição da sílaba</em>, em detrimento de variáveis sociais, como <em>faixa etária</em> e<em> escolaridade</em>. Nota-se que, quando se trata de verbos em posição final de vocábulo, como em <em>falar</em> e <em>estudar</em>, o /R/ em coda costuma ser cancelado, como em <em>faláØ</em> e <em>estudáØ</em>. Finalmente, devido à irrelevância da <em>faixa etária</em> para a aplicação do processo, podemos afirmar que o apagamento de /R/ trata-se de um processo em variação estável na variedade analisada.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Alarcón Hernández, Paola. "Dinámica de fuerzas y metáfora conceptual en “pasarse de largo”. Un estudio en Lingüística Cognitiva." Onomázein Revista de lingüística filología y traducción 22 (2010): 107–24. http://dx.doi.org/10.7764/onomazein.22.05.

Full text
Abstract:
En este artículo se exponen las relaciones sistemáticas tanto a nivel conceptual como sintáctico entre el sentido espacial de ‘pasarse de largo’ y el sentido metafórico de ‘exceso de cualidad’ al interior de un patrón sintáctico que incluye al verbo reflexivo formal “pasarse”, en el español, dentro del marco de la Lingüística Cognitiva. El estudio presenta los principios teó-ricos de este enfoque y caracteriza las herramientas descriptivas usadas: esquemas de imagen, metáfora conceptual y, principalmente, la dinámica de fuerzas. El artículo muestra que esta última noción permite explicar que el uso del reflexivo codifica la ruptura de expectativa impuesta para ambos sentidos; en el sentido espacial de ‘pasarse de largo’, la expectativa de que el móvil debe detenerse en un punto de referencia; en el sentido metafórico de ‘exceder cualidad’, la expectativa de que la cualidad no debe sobrepasar un grado de normalidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Alberti, Sonia, Cezar Santos, and Irene Beteille. "A extimidade do supereu e um sujeito melancolizado." Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 22, no. 4 (December 2019): 782–802. http://dx.doi.org/10.1590/1415-4714.2019v22n4p782-8.

Full text
Abstract:
Na história da psicanálise, o conceito de supereu é objeto de inúmeros estudos por introduzir questões teóricas que exigem precisões sempre maiores. Uma delas diz respeito à articulação com alguns aspectos do conceito de Outro, em Lacan. Pretendemos contribuir ao debate, com a clínica da melancolia, seguindo à risca as orientações de Freud, inclusive em nossa leitura de Lacan, para o que nos servimos também de alguns outros autores. Chamamos a atenção para a tradução do verbo eintauchen, com o qual Freud identifica o mecanismo que relaciona o supereu com o isso. Um caso clínico ilustra de que modo o supereu imerge no isso para então, servindo-nos dos desenvolvimentos topológicos de Lacan, verificarmos de que maneira o toro do Outro pode imergir no interior do envelope das demandas, imergindo no isso, como dizia Freud, reservatório da pulsão que é, fundamentalmente, pulsão de morte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Freitas, Raquel Alves de, Warley Marcos Nascimento, and Karuliny das Graças Coimbra. "Maturação e qualidade de sementes de repolho de verão sob condições tropicais." Horticultura Brasileira 25, no. 4 (December 2007): 586–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362007000400018.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o efeito do estádio de maturação dos frutos (síliquas) e da época de trilhagem sobre o potencial fisiológico de sementes de repolho, cultivar União. Em setembro de 2005 (200 dias após o transplantio), foi efetuada uma única colheita dos rácemos com síliquas em diferentes estádios de maturação, identificadas pelas colorações verde-escuro, verde-claro, arroxeada e bege. Estes estádios de maturação originaram sementes com coloração predominantemente verdes, castanho-claras, castanho-escuras e negras, respectivamente. Parte dos rácemos colhidos foi trilhada logo após a colheita e parte foi deixada em condições de laboratório, por uma semana, antes da trilhagem. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 2 (estádio de maturação das síliquas e época de trilhagem). As sementes foram submetidas a testes de grau de umidade, massa de 100 sementes, germinação, primeira contagem do teste de germinação, emergência de plântulas em casa de vegetação e envelhecimento acelerado. O potencial fisiológico das sementes variou entre os diferentes estádios de maturação das síliquas. Os resultados indicaram que os rácemos com síliquas de coloração verde-clara podem ser colhidos, desde que as sementes permaneçam no interior das síliquas por uma semana antes da trilhagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Caneparo, Raffaella. ""Va' dove ti porta il cuore...". Da cardiologo a psicoterapeuta: la nascita di un nuovo ruolo professionale, la nascita di un gruppo di psicoterapia per pazienti cardiopatici e le risonanze istituzionali ad esse conseguenti." GRUPPI, no. 2 (April 2011): 47–60. http://dx.doi.org/10.3280/gru2010-002004.

Full text
Abstract:
Il lavoro descrive la nascita di un gruppo di psicoterapia di sostegno per cardiopatici avvenuta in seguito ad un processo evolutivo riguardante l'autore e l'istituzione in cui l'esperienza č avvenuta. Il cammino da cardiologo a psicoterapeuta iniziato con il contatto quotidiano con i vissuti emotivi dei pazienti e compiuto attraverso un percorso interiore e di formazione, ha portato ad una nuova immagine di malattia e di cura verso un'integrazione degli aspetti corporei ed emotivi ed una visione olistica dell'individuo. L'autore si č trovato quindi di fronte ad una maggiore complessitŕ dei fenomeni osservati quotidianamente, e ciň l'ha condotto ad una presa di coscienza delle proprie caratteristiche individuali, dei propri compiti istituzionali e, non ultimo, alla comprensione ed accettazione dei propri limiti. La nascita del gruppo ha significato l'apertura di un nuovo spazio all'interno del reparto, č iniziato un movimento di pensiero ancora in atto, grazie al quale la visione della persona malata di cuore ha potuto diventare comprensiva di un lato emotivo, con maggiore convinzione anche da parte del personale curante che non era direttamente coinvolto in questo progetto. Non sono certo mancate le resistenze verso questo approccio nuovo che spesso si traducevano in agiti atti a boicottare l'esperienza che continua ad evolversi giorno dopo giorno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Lobo, Heros Augusto Santos. "Circulação microclimática entre superfície, grandes dolinas e cavernas no carste de São Desidério, Bahia." Sociedade & Natureza 25, no. 1 (April 2013): 163–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132013000100013.

Full text
Abstract:
Os estudos de microclima, especificamente em cavernas, são recentes no Brasil, tendo sido desenvolvidos de forma mais sistemática nas últimas três décadas, com predominância em cavernas turísticas. O presente estudo se insere em uma linha já estabelecida mundialmente do estudo do espeleoclima, mas ainda pouco desenvolvida no Brasil, a classificação dos padrões de circulação atmosférica em dolinas e cavernas. Para tanto, foi realizado um monitoramento higrotérmico durante o inverno, que buscou detalhar a dinâmica de troca gasosa entre o microclima de superfície, grandes dolinas e cavernas em seu interior, em São Desidério, Bahia. Para a pesquisa de campo, foram selecionadas duas dolinas, com cavidades de tamanhos distintos em seu interior, para verificação de possíveis padrões, semelhanças e singularidades. Os resultados demonstraram que as dolinas e suas respectivas cavernas correspondem ao modelo de circulação atmosférica de cavernas conhecido como armadilha para a captura do ar frio, conservando a temperatura em seu interior relativamente mais fria e o ar mais úmido que o microclima quente e seco da região de São Desidério, mesmo na época de estiagem. As conclusões apontam necessidades de estudos complementares no período do verão, bem como considerações sobre o potencial favorável de uso turístico das cavernas no fundo das dolinas, sob a ótica do espeleoclima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Busse, Sanimar. "ANÁLISE DE MACROESTRUTURAS SINTÁTICO-SEMÂNTICAS GERADAS PELO PREDICADO NOMINAL." Trama 13, no. 30 (October 20, 2017): 231–48. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v13i30.15460.

Full text
Abstract:
Apresenta-se neste texto um roteiro de análise na tentativa de identificar estruturas que comandam o processo de argumentação no interior do enunciado. Pretende-se verificar como se organizam os processos textuais a partir da relação entre predicado nominal e as estruturas sintáticas que o ladeiam. A transposição teórica pretendida, dada no nível da frase e especificamente instaurada no léxico do verbo, é orientada para o nível macrotextual, em que o predicado nominal mostra-se nuclear, criando, porém, um ambiente para a dimensão definida com referência ao texto. Transpondo a proposição do autor, que se pauta basicamente em operadores argumentativos, entende-se que a relação núcleo e seus ladeadores representa uma pista que, de um lado, assegura os intentos do produtor do texto, e, de outro, direciona a interpretação do interlocutor. Portanto, o ato de asseveração fica na dependência das intenções do produtor do texto e revela-se por meio de estruturas sintáticas macrotextualmente definidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Grigoletti, Giane de Campos, and Gabriela Inês Linck. "Análise de comportamento térmico de HIS térreas unifamiliares em Santa Maria, RS." Ambiente Construído 14, no. 2 (June 2014): 109–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212014000200008.

Full text
Abstract:
Muitos estudos sobre habitação para a população de baixa renda têm sido desenvolvidos recentemente, apontando problemas similares em distintos países. A adoção de soluções não adequadas ao clima é uma causa para o baixo desempenho térmico. Este artigo apresenta uma análise de desempenho térmico de habitações de interesse social (HIS) construídas na Zona Bioclimática 2, sul do Brasil, pelo levantamento da satisfação de usuários. O desempenho térmico foi determinado por coeficientes globais de ganhos e perdas de calor, condensação sobre superfícies internas e assimetria da radiação térmica. A satisfação foi apurada com a aplicação de questionários, duas vezes por semana, em janeiro, fevereiro e julho de 2012, pela escala de valores proposta pela ISO 7730. Quando da aplicação dos questionários, foram medidas simultaneamente as temperaturas interna e externa das habitações. Verificaram-se o baixo desempenho térmico e a inadequação do envelope da edificação ao clima. A cobertura é o elemento que mais contribui para o baixo desempenho térmico. Os usuários consideraram suas casas mais desconfortáveis no verão, revelando maior tolerância ao frio. Durante as entrevistas, temperaturas da ordem de 39 ºC no verão e de 8 ºC no inverno foram registradas no interior das habitações no momento das entrevistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Martínez Cantón, Clara I. "El silencio del verso. La pausa y sus implicaciones métrico-estilísticas." Rhythmica. Revista Española de Métrica Comparada, no. 17 (January 9, 2020): 55. http://dx.doi.org/10.5944/rhythmica.26320.

Full text
Abstract:
La pausa métrica es hoy en día considerada, por prácticamente todos los estudiosos, como uno de los elementos esenciales del verso. Este artículo hace una revisión teórica sobre la pausa con el objetivo de ofrecer una perspectiva amplia de las refl exiones que ha suscitado, recorriendo algunos de los puntos que ofrecen mayor discusión entre los expertos y retos en su fi jación teórica. El artículo se centra en la versifi cación en español y lo que sobre la pausa han escrito sus tratadistas y críticos. Se parte de la pausa métrica y su relevancia para el discurso versificado, para tratar después su relación con la escritura y la marca gráfica que la señala, la naturalidad de la pausa métrica (esticomitia y encabalgamiento) y una breve revisión de los desafíos que presenta la pausa en el interior de verso en la teoría métrica.The metric pause is considered nowadays, in the academia, by practically all researchers, as one of the essential elements in verse. This article makes a review about the metric pause with the aim of offering a broad perspective of the reflections that it has raised, going through some of the points that off er more discussion among the experts, and showing the challenges for its theoretical fixation. The article focuses on the versification in Spanish and what scholars and critics have written about the pause. It takes as its starting point the metric pause and its relevance for versification. The article handles later the pause relation with the writing and the graphic mark that indicates it, the naturalness of the metric pause (enjambment and syntactic end-stopping) and a brief review of the challenges that the pause within a metrical line presents for the theory of versifi cation and metrics.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Pina, Frederico Azevedo Neves, Marcelo José Costa Lima Espinheira, and Flávio Mendes de Souza. "Análise Parasitológica de Caldos de Cana Comercializados em Feiras Livres em uma Cidade no Interior da Bahia." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 40 (May 30, 2018): 859–69. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1164.

Full text
Abstract:
As parasitoses no Brasil ainda constituem um grande problema de saúde pública sendo mais frequentes em populações com níveis socioeconômicos mais baixos. O caldo de cana é uma bebida de alto valor energético, e amplamente consumidas pela população, principalmente nas regiões de clima tropical e subtropical e durante o verão. A ausência de informações dos manipuladores e as condições higiênico-sanitárias precárias dos locais de venda permitem que este alimento seja foco de diversas contaminações microbiológicas e parasitológicas. Portanto, esse estudo objetiva verificar a contaminação por parasitas nos caldos de cana das feiras livres de Vitória da Conquista-Ba, pela analise parasitológica do caldo de cana, através do método de sedimentação espontânea Hoffman, Pons e Janer (1934). Dessa forma, foram analisadas 18 amostras de caldo de cana, de modo que em 72,2% delas havia cistos de Entamoeba coli, em 38,8% foram vistos ovos de Ascaris lumbricoides, em 27,7% encontrou-se cistos de Giardia lamblia, e em 5,5% foram identificados oocistos de Isospora belli. Neste cenário, com a pesquisa, foi possível notar que os cuidados higiênico-sanitários por parte dos manipuladores de alimentos foram baixos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Sevegnani, K. B., H. Ghelfi Filho, and I. J. O. da Silva. "Comparação de vários materiais de cobertura através de índices de conforto térmico." Scientia Agricola 51, no. 1 (April 1994): 1–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161994000100001.

Full text
Abstract:
O comportamento térmico de diferentes materiais de cobertura foi estudado através dos índices de conforto. Para as condições de verão, estudou-se o efeito do índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU) e da Carga Térmica Radiante (CTR) no interior de abrigos. As telhas de fibra transparente, alumínio e zinco foram os mais recentes materiais inseridos neste projeto. Além delas, foram estudados os comportamentos das telhas de barro, cimento amianto e térmica. Para a avaliação dos índices de conforto foram registrados: temperatura máxima e mínima, velocidade do vento, umidade relativa e temperatura de globo negro. Concluiu-se que: a telha de barro continuou sendo a mais eficiente e a telha de fibra transparente a de menor eficiência térmica e as demais apresentaram um comportamento intermediário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Kill-Silveira, Rafael, David Ferreira Campos, and Dionei José Silva. "ARBORIZAÇÃO E ENXAMES POPULOSOS GARANTEM A TERMORREGULAÇÃO DO INTERIOR DO NINHO DE Apis melífera." Revista Agroecossistemas 12, no. 1 (July 31, 2020): 33. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v12i1.7703.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este experimento identificar o local ideal da colmeia para se aferir a temperatura interna, e avaliar se a temperatura interna é afetada pelo tamanho da população de abelhas, e verificar se na região sudoeste do Estado de Mato Grosso o manejo de manter as colmeias sob ambiente arborizado no verão ou em pleno sol no inverno contribui para a homeostase térmica. O estudo foi conduzido no setor de apicultura da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT. Foram utilizadas 12 colmeias de Apis mellifera. Foram mensuradas as temperaturas no alvado e do ambiente e através de três furos, um na frente e outro a trás (ambos no centro), e o terceiro na parte de trás do lado direito inferior. Foram contados o número de quadros com crias (ovos, larvas e pupas). Os dados foram submetidos ao teste de Kruskal-Wallis, e posteriormente foi empregado o pós-teste de Nemenyi, utilizando o pacote PMCMR do software R versão 3.6.1. Identificou-se que ao avaliar a termorregulação em abelhas deve-se mensurar a temperatura no interior do ninho, onde estão as crias. Enxames pouco populosos não mantêm a homeostase térmica, ficando sujeitos a morte ou abandono do local habitado. Para a região sudoeste do Estado de Mato Grosso a manutenção das colmeias à sombra de árvores no período quente do ano contribui para manter a temperatura dentro dos limites ótimos para Apis mellifera, no entanto, no inverno os enxames devem estar populosos para não sofrerem grandes variações de temperatura interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Samo, Giuseppe. "Cartography and Microparametric variation: Criterial V2 in Swiss Romansh varieties." Revista Linguíʃtica 15, no. 3 (December 30, 2019): 141–60. http://dx.doi.org/10.31513/linguistica.2019.v15n3a27546.

Full text
Abstract:
In this article, I shall provide evidence for a theory of microparametric variation among Swiss Romansh varieties adopting a cartographic notion of parameter in terms of syntactic operations triggered by morphosyntactic features in functional projections. I shall discuss evidence showing how such a notion of parameter is extremely powerful in describing linguistic variability at a microlevel of the syntactic architectures. Adopting the guidelines of a Criterial V2, in which the inflected verb creates a Spec-Head configuration with the highest activated criterial head in the syntactic architecture, I shall observe microparametric variation within Swiss Romansh and with respect to other V2 languages, such as German. The language variability only relies on the interactions of basic factors, such as the presence of a functional projection and the syntactic operations triggered by the functional element. In the specific, it is possible to observe German and SR varieties vary in the activation of syntactic instructions in discourse related functional projections such as SubjP, ModP and ForceP. The role of morphosyntactic features thus describes in microparametric terms the richness of configurations predicted by cartographic guidelines and provide fine-grained typologies of set of languages.--------------------------------------------------------------------------------------CARTOGRAFIA E VARIAÇÃO MICROPARAMÉTRICA: V2 CRITERIAL EM VARIEDADES DO ROMANCHE SUÍÇONeste artigo, fornecerei evidências de uma teoria da variação microparamétrica entre as variedades do romanche suíço adotando uma noção cartográfica de parâmetro em termos de operações sintáticas desencadeadas por traços morfossintáticos em projeções funcionais. Discutirei evidências que mostram como essa noção de parâmetro é extremamente poderosa na descrição da variabilidade linguística em um nível micro das arquiteturas sintáticas. Adotando as diretrizes de um V2 criterial, no qual o verbo flexionado cria uma configuração Spec-Head com o núcleo criterial ativado mais alto na arquitetura sintática, observarei a variação microparamétrica no interior do romanche suíço em comparação com outras línguas V2, como o alemão. A variabilidade das línguas depende apenas das interações de fatores básicos, como a presença de uma projeção funcional e as operações sintáticas desencadeadas pelo elemento funcional. Especificamente, é possível observar que as variedades alemã e SR variam na ativação de instruções sintáticas em projeções funcionais relacionadas ao discurso, como SubjP, ModP e ForceP. O papel dos traços morfossintáticos descreve, assim, em termos microparamétricos, a riqueza de configurações previstas pela abordagem cartográfica e fornece tipologias refinadas de conjuntos de línguas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Araújo, Rosanne Bezerra de, and Lucas José de Mello Lopes. "A arte involuntária de sonhar: o devaneio em Noites brancas." RUS (São Paulo) 12, no. 20 (December 23, 2021): 261–79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-4765.rus.2021.190625.

Full text
Abstract:
Neste artigo, exploramos os caminhos do protagonista (o sonhador) e sua extraordinária epopeia interior na novela de Dostoiévski. A temática do devaneio, interligada à descrição simbólica do espaço, compõem o foco de nossa análise. Conforme Bachelard, o devaneio serve como uma fuga para o enfadonho real que envolve o sujeito e o priva de vivenciar outras realidades fantasiadas por sua mente. Em particular, o devaneio na literatura funciona como um motor que propulsiona a criação de um cogito, a exemplo do que ocorre em Noites brancas. O protagonista é um sonhador, porém com clareza de consciência. Ao analisar o espaço da narrativa, constatamos que o imaginário urbano que envolve São Petersburgo (pontes, canais, rio, avenidas), aliado ao fenômeno das noites brancas no verão, alimenta o devaneio do protagonista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ferreira, Ana Maria da Conceição, and Massano Cardoso. "QUALIDADE DO AR E SAÚDE EM ESCOLAS LOCALIZADAS EM FREGUESIAS PREDOMINANTEMENTE URBANAS, RURAIS E MEDIAMENTE URBANAS." Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 9, no. 17 (December 27, 2013): 95–115. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia922503.

Full text
Abstract:
O impacto ambiental dos transportes é evidente em qualidade do ar urbano. Urbanização traz consigo muitas transformações da natureza incluindo a poluição. Cada cidade terá um papel crucial a desempenhar na minimização das atividades que contribuem para a destruição da camada de ozônio e do aquecimento global. A poluição atmosférica constitui um problema de saúde com reflexos a longo prazo. O aumento das preocupações com a economia de energia, conduziram à necessidade de reduzir as infiltrações de ar, de forma a diminuir os consumos energéticos na climatização. Esta diminuição, associada à entrada de novos materiais e técnicas de construção, foi tornando os edifícios mais estanques, o que se traduziu em problemas na qualidade do ar interior quando os meios de ventilação não são adequados. O presente trabalho pretendeu avaliar no outono/inverno e na primavera/verão a associação entre a qualidade do ar interior, em escolas localizadas em diferentes locais, da cidade de Coimbra e a prevalência de patologia alérgica e respiratória nas crianças que as frequentam. Os resultados vêm reforçar o interesse da exposição aos poluentes do ar em crianças, que frequentam escolas localizadas em meios predominantemente urbanas ou mediamente urbanas, relativamente às que frequentam escolas localizadas em meios predominantemente rurais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Pelucchini, Margherita. "Sentire osservando: un percorso insieme Formazione-trasformazione attraverso l'esperienza di osservazione del neonato." SETTING, no. 44 (March 2021): 165–96. http://dx.doi.org/10.3280/set2020-044009.

Full text
Abstract:
Questo articolo presenta l'esperienza di Infant Observation come centrale per la formazione analitica, in quanto capace di sviluppare la capacità di "osservare per vedere" del terapeuta ed il contatto con il proprio bambino interiore; essa predispone altresì all'ascolto del proprio controtransfert nel rapporto con l'altro-da-Sé entro un gioco relazionale carico di significati. Emerge dallo scritto come il concetto di formazione-trasformazione connoti l'intera esperienza, riguardando trasversalmente tutte le menti coinvolte. A modifi-carsi sono, in tal senso, il sentire dell'osservatore, con il proprio setting interno, il bam-bino che viene osservato e le funzioni genitoriali in gioco all'interno del campo d'osservazione; a trasformarsi è inoltre la mente gruppale dei colleghi, che accoglie l'esperienza dell'osservatore per rileggerla ed attribuire ad essa nuovi e più estesi signi-ficati. Si palesa come osservare e sentire il bambino nel contesto consenta di prendere coscienza del suo percorso di sviluppo, sperimentandolo dal vivo. La vicinanza a Valeria nel primo anno di vita ha permesso all'osservatrice di assistere al passaggio dai vissuti originari di fragilità e dipendenza dalla madre pur con l'apporto della propria agentività, alla lenta e progressiva strutturazione di un Io ai primordi, garantito dalle relazioni Io-Tu, di pari passo al presentarsi di difese arcaiche. Nel corso dell'Infant Observation la funzione della pelle della piccola e l'integrazione progressiva tra soma, psiche ed affettività sono risultate centrali, anche nel manifestarsi di sintomi di disagio all'interno delle relazioni primarie. È stato possi-bile assistere allo sviluppo sensoriale e motorio-prassico di Valeria, parallelamente a quello verbale ed insieme alla maturazione di capacità cognitive, dell'abilità imitativa e di quella che è parsa una nascente teoria della mente. Sono inoltre comparsi le rou-tine e lo sviluppo sociale. La riflessione sul costrutto dell'attaccamento è stata cruciale in tutto il percorso. Nel complesso, l'articolo mostra come l'Infant Observation comporti un costante lavorio interiore nell'osservatore, una lettura e rilettura degli innumerevoli elementi del campo di osservazione, quali sensazioni, emozioni, pensieri, dubbi, paure, alla ricerca di una trama ed un senso. Un aspetto cardine è quello del pensiero sul "dopo" e sui saluti, ossia la possibilità della separazione dall'altro con buoni pensieri, con la fiducia verso di lui e verso le sue risorse. Una fase di elaborazione del lutto risulta necessaria, fonte anch'essa di profondi insegnamenti e metamorfosi interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography