Academic literature on the topic 'Val Basento'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Val Basento.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Val Basento"

1

Chianese, D., M. D’Emilio, M. Bavusi, V. Lapenna, and M. Macchiato. "Magnetic and ground probing radar measurements for soil pollution mapping in the industrial area of Val Basento (Basilicata Region, Southern Italy): a case study." Environmental Geology 49, no. 3 (November 9, 2005): 389–404. http://dx.doi.org/10.1007/s00254-005-0082-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Peixoto, Pedro Vieira da Silva. "Homens de ferro? A deposição de ferramentas em sepultamentos bretões da Idade do Ferro." Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer 7, no. 14 (July 30, 2022): 460–82. http://dx.doi.org/10.9789/2525-3050.2022.v7i14.460-482.

Full text
Abstract:
A descoberta de ferramentas associadas à metalurgia e carpintaria na Idade do Ferro bretã é relativamente esparsa. Achados do tipo são encontrados em assentamentos, em tesouros ocultados e, às vezes, em cemitérios. Este artigo aborda a deposição de ferramentas, como tenazes, limas, martelos e outros, analisando contextos funerários encontrados em King Harry Lane (Hertfordshire), Whitcombe (Dorset), Rudston e Burton Fleming (East Yorkshire). Baseando-se em discussões prévias sobre a metalurgia e as ferramentas da Idade do Ferro bretã, como os estudos de Ehrenreich, Fell, Giles e Halkon, a pesquisa incorpora casos encontrados no continente, nas regiões francesas da Normandia e Val-d'Oise, onde sepultamentos com ferramentas ocorrem desde o século III a.C.. O artigo busca demonstrar como a deposição de ferramentas se tornou um mecanismo para expressar mensagens poderosas durante os séculos I a.C./d.C. na Grã-Bretanha, particularmente, associado ao gênero masculino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cabral, Magaly. "Memória, patrimônio e educação." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 12, no. 1 (December 30, 2006): 35. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v12i13.8645610.

Full text
Abstract:
O estudo, baseado em diversos autores, propõe que se tenha uma compreensão política da memória. A partir daí vai discutir o Patrimônio a par com a questão do poder e das significações, enfatizando o embate visivel entre cultura popular e cultura erudita. Por este caminho, desemboca na questão do lugar do Patrimônio na Educaçãi, e vice versa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Beraldo, Ana. "Entre a vida e a morte: Normatividades, negociações e violência em uma favela de Belo Horizonte." Dilemas - Revista de Estudos de Conflito e Controle Social 14, no. 1 (January 22, 2021): 27–51. http://dx.doi.org/10.17648/dilemas.v14n1.27708.

Full text
Abstract:
Trato neste artigo de processos sociais que envolvem moralidades, normatividades, violências, vida e morte. Argumento, baseando-me em uma pesquisa etnográfica realizada em uma favela de Belo Horizonte, que é a triangulação entre três regimes normativos primordiais — o do “mundo do crime”, o do estado, e o da Igreja — que vai confeccionar o que a teórica Judith Butler chama de enquadramento, ou seja, a moldura que separa quem fica do lado de dentro e quem fica do lado de fora do que é inteligível. Concluo que, por se tratar de um território marcado por violências, é essa triangulação que vai separar quem é “humano” de quem é “matável”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Moraes, Rafael Loureiro, and Jonice Oliveira Sampaio. "Um método de indexação e organização de informações baseado em um sociograma – Aplicação em domínios específicos." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, no. 2 (June 4, 2017): 48–84. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.335.

Full text
Abstract:
O crescimento da produção bibliográfica em todas as áreas da ciência é evidente, porém a organização de suas informações ainda é um desafio. Diante disso o trabalho parte de uma proposta em melhorar uma organização da informação, neste caso uma taxonomia, utilizando a análise de redes sociais para auxiliar na gestão e atualização do conhecimento. Sendo assim, desenvolvemos uma metodologia que vai desde a escolha das publicações, definição de uma taxonomia de referência, aplicação de métricas de análise de redes sociais até a recomendação de uma nova taxonomia. Avaliamos o método quantitativamente e qualitativamente, onde obtivemos resultados consistentes e conseguimos recomendar novas formas de organização da informação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pattnaik, Binay Kumar. "Internecine between the Indian State and the Adivasis (indigenous people), under Neo-Liberalism: a case of Lanjigarh resistance movement." Abya-yala: Revista sobre Acesso à Justiça e Direitos nas Américas 2, no. 1 (April 30, 2018): 44–69. http://dx.doi.org/10.26512/abyayala.v2i1.10695.

Full text
Abstract:
RESUMO EM PORTUGUÊS: O movimento anti Vedanta em Lanjigarh abalou o distrito de Kalahandi, no interior do estado indiano de Odisha. Ele foi um movimento ferozmente combatido (2002-2014) pelos Adivsis (Dongria Kondh) contra o estado de Odisha e VAL, o metal pesado baseado em mineração MNC, licenciado sob a política neoliberal. O projeto havia desalojado 302 famílias adivasis e minou as montanhas de Niyamgiri, à s quais os Adivasis estavam ligados para o seu sustento e propósitos religioso-culturais. Os deslocados se mobilizaram em torno de questões de ameaças culturais, ambientais e medidas inadequadas de R&R contra a perda de meios de subsistência e o habitat natural. O artigo analisa empiricamente: (i) as ameaças impostas à identidade Adivasi por este processo de modernização, pondo em risco seus padrões culturais, relações sociais, organizações econômicas e ecossistema primitivo; (ii) os paradoxos inerentes a esse discurso de desenvolvimento baseado no neoliberalismo, a medida em que o estado impõe um determinado modelo de desenvolvimento (ultrapassando o direito dos sujeitos de experimentar o desenvolvimento de forma diferente); (iii) como a sociedade civil orientou o movimento para assegurar a implementação de disposições legais relevantes, tais como o quinto cronograma da constituição, o artigo 244, PESA 1996, FRA 2006 e os Odisha scheduled areas act 1956, para proteger os adivasis. Conclui que o estado está sendo forçado a dividir espaço com a sociedade civil como resultado do neoliberalismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leonidio, Adalmir. "TENDÊNCIAS DO MERCADO INTERNO DE PIRACICABA/SP, ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX." Revista Territórios e Fronteiras 4, no. 1 (July 25, 2011): 109. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v4i1.91.

Full text
Abstract:
Este artigo, apresentando resultados parciais de pesquisa, visa discutir o espaço ocupado, a evolução, bem como a dinâmica interna da economia agrária de Piracicaba no interior da economia agroexportadora de São Paulo, entre os séculos XIX e XX. Está baseado em ampla fonte documental – quantitativa e qualitativa – e se utiliza do método reconstitutivo regressivo, em que a análise de dados parte do período em que eles são mais abundantes e vai regredindo até o momento em que são mais escassos, isto é, entre os primeiros anos da República e o fim do século XVIII.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Varotto, Luís Fernando. "História do varejo." GV-executivo 5, no. 1 (October 3, 2006): 86. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v5n1.2006.34379.

Full text
Abstract:
A história do varejo no Brasil acompanha os principais momentos da formação econômica e social do país. Inicialmente baseado no oferecimento de itens básicos de subsistência, o sistema vai se modernizando e se sofisticando até chegar aos modelos de grandes hipermercados e shopping centers. Na recapitulação dessa história, fica evidente a clara tendência de concentração do setor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Kurminas, M., A. Berūkštis, N. Misonis, A. E. Tamošiūnas, and D. Jatužis. "Periprocedūriniai mechaninės trombektomijos veiksniai, lemiantys sėkmingą rekanalizaciją ir geras klinikines išeitis ligoniams su priekinės cirkuliacijos baseino arterijos okliuzija Impact of periprocedural factors on revascularization success and good clinical outcomes in anterior circulation stroke patients treated with mechanical thrombectomy." Neurologijos seminarai 23, no. 81 (February 14, 2020): 140–48. http://dx.doi.org/10.29014/ns.2019.19.

Full text
Abstract:
Įvadas. Išeminio insulto gydymo gairės nuolat kinta, atsižvelgiant į gausiai skelbiamų klinikinių tyrimų rezultatus, tačiau daugelio veiksnių, galimai reikšmingai keičiančių gydymo rezultatus, įtaka dar tik nagrinėjama. Nėra bendros nuomonės kombinuotos terapijos taikymo atžvilgiu. Kiekvienas insulto centras pacientus, susirgusius išeminiu insultu dėl stambios arterijos okliuzijos, gydo skirtingai, atsižvelgdamas į turimus išteklius, ekspertų nuomonę ir klinikinę patirtį. Šio tyrimo tikslas – įvertinti periprocedūrinių veiksnių (intraveninės trombolizės taikymo, balioninio-okliuzinio kateterio naudojimo, trombektominių sesijų skaičiaus, laiko intervalų, nejautros būdo) įtaką mechaninės trombektomijos procedūros sėkmei ir klinikinėms išeitims. Tiriamieji ir metodai. Į tyrimą įtraukti Vilniaus universiteto ligoninėje Santaros klinikose 2015 m. vasario – 2018 m. lapkričio mėn. dėl priekinio galvos smegenų baseino okliuzijos ūminį išeminį insultą patyrę pacientai, gydyti mechanine trombektomija (MTE). Tiriamieji suskirstyti į grupes, priklausomai nuo taikyto gydymo. Buvo vertinti demografiniai, darbo organizavimo ir klinikiniai rodikliai. Pirminė vertinamoji baigtis – funkcinis savarankiškumas po 90 dienų pagal modifikuotą Rankino skalę (gera klinikine išeitimi laikėme funkcinę būklę pagal mRS 0-2). Antrinės vertinamosios baigtys – sėkminga reperfuzija (pagal TICI skalę 2b-3) ir neurologinės būklės pokytis per 2 ir 24 val. po MTE procedūros (pagal NIHSS insulto skalę). Rezultatai. Lyginant kombinuotos terapijos, balioninio-okliuzinio kateterio ar taikytos anestezijos būdo MTE grupes, vertinamųjų baigčių reikšmingo skirtumo nerasta. Nustatėme, kad MTE procedūros laikas yra susijęs su MTE sėkme (p < 0,0001): sėkmingos MTE procedūros atveju MTE trukmė buvo beveik per pusę trumpesnė nei nesėkmingos MTE atveju (atitinkamai vidut. 42,6 min. ir 74,2 min.). Paciento amžiui padidėjus 10 m., šansas turėti blogą išeitį padidėja 1,32 karto (95 % PI 1,008-1,765). Vyresniems nei 70 m. pacientams blogos klinikinės išeities (pagal mRS >2) šansas padidėja 1,78 karto (95 % PI 0,999-3,274). MTE trukmei pailgėjus 30 min., blogos klinikinės išeities šansas padidėja 2,32 karto (95 % P1 1,607-3,475). Praėjus nuo simptomų pasireiškimo iki rekanalizacijos daugiau nei 270 min., blogos klinikinės išeities šansas padidėja 2,28 karto (95 % PI 1,219-4,289). Išvados. Mechaninės trombektomijos procedūros atlikimo laikas yra atvirkščiai proporcingas pačios procedūros sėkmės ir geros klinikinės išeities tikimybei. Geresnės klinikinės išeities tendencija stebėta jaunesnių ir per 4,5 val. nuo simptomų atsiradimo pradėtų gydyti pacientų grupėse. Intraveninės trombolizės ir balioninio-okliuzinio kateterio panaudojimo pridėtinės vertės MTE procedūros sėkmei ir geroms klinikinės išeitims nenustatėme.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Limas da Silva, José Roberto. "UMA HERMENÊUTICA BASEADA NO CONCEITO DE VIVÊNCIA DILTHEYANO." UNITAS - Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões 5, no. 2 (December 28, 2017): 51–69. http://dx.doi.org/10.35521/unitas.v5i2.403.

Full text
Abstract:
ResumoO presente artigo se propõe, preliminarmente, a analisar os paradigmas hermenêuticos, tradicionalmente, adotados pelas igrejas cristãs, especialmente, as reformadas. Após breve recensão histórica destes métodos, apresentará a hermenêutica fenomenológica compreensiva de Wilhelm Dilthey, demonstrando a sua influência no rompimento com a abordagem naturalista/historicista do positivismo. Nosso texto vai lembrar que, na construção de uma nova abordagem metodológica, no âmbito das ciências sociais, Dilthey vai demonstrar a pertinência de um novo paradigma, que seja liberto do velho padrão racionalista, engessado pelo objetivismo mecanicista. A perspectiva diltheyana é a de uma hermenêutica compreensiva, baseado na vivência e na comunhão entre objeto e sujeito. Este artigo propõe esta abordagem compreensiva/vivencial como prática exegética/hermenêutica[1] dos textos bíblicos, como um modelo interpretativo complementar aos paradigmas hermenêuticos tradicionais. Palavras – chave: Hermenêutica, Dilthey, Paradigmas Hermenêuticos, Vivência.[1]Os termos Hermenêutica e Exegese são usados neste artigo de forma intercambiável, sempre com o sentido de explicação e interpretação do texto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Val Basento"

1

Almeida, Mauricio Barcellos. "Um modelo baseado em ontologias para representação da memória organizacional." Universidade Federal de Minas Gerais, 2006. http://hdl.handle.net/1843/VALA-6T7QFT.

Full text
Abstract:
Nowadays, organizations find themselves in an environment of turbulences, featuring high levels of competitiveness, market integration and a reduction in product life cycles. In such an environment, information and knowledge have become essential for the companies performance. Therefore, discussions have begun on how companies may preserve, for future utilization, the knowledge they hold by adopting knowledge retention structures that try to reproduce human memory characteristics. Inserted in this context, this works main subject is the studying of projects evolving from the practice of retaining knowledge in a corporate environment and of handling mechanisms that are subjacent to the memory of organizations. The notion of memory has been utilized by several authors, who mention the term organizational memory and use it as metaphor to explain certain phenomena perceived within the life cycles of organizations. This research seeks to enrich the discussion on the memory of organizations. To this end, a model based on human processes and on technological processes has been developed. It is intended to represent organizational memory and, following that, perform an on-site verification as to whether such a model is valid or not. From the point of view of human processes, the model considers the necessity of a uniform organizational language, through which individual knowledge becomes organizational knowledge which may be preserved within the organizational environment. From the point of view of technological processes, the model considers the conception of the knowledge representation component of an architecture called OMS Organizational Memory System. This component corresponds to an ontology, a structure that is likely to represent the history of an organization and also allows for the creation and maintenance of a uniform organizational language. A representative ontology of the organizational memory, nurtured by the working environment of a real organization (CEMIG) in which the learned knowledge is formalized and stored, has been conceived. Besides that, an application prototype that enables the displaying of the knowledge preserved in the organizational memory has been developed. The validation of this model is made based on the ontology, as a function of the prototype.
As organizações atuais estão inseridas em um ambiente turbulento, caracterizado pela alta competitividade, pela integração dos mercados e pela redução do ciclo de vida de produtos. Nesse ambiente, a informação e o conhecimento se tornaram essenciais para ao desempenho das empresas. Têm surgido, assim, discussões sobre a forma como as organizações podem preservar o conhecimento que detém para utilização futura, através de estruturas de retenção do conhecimento que buscam reproduzir as características da memória humana. O presente trabalho se insere nesse contexto e tem como objeto o estudo dos problemas advindos da prática de reter conhecimento no ambiente corporativo, e de manipular os mecanismos subjacentes à memória das organizações. A noção de memória tem sido utilizada por diversos autores, que citam o termo memória organizacional utilizando-o como uma metáfora para explicar fenômenos verificados no ciclo de vida das organizações. A presente pesquisa busca enriquecer a discussão sobre a memória das organizações. Para tal, desenvolve-se um modelo baseado em processos humanos e em processos tecnológicos para representar a memória organizacional e, em seguida, verifica-se em campo se tal modelo é válido. Do ponto de vista dos processos humanos, o modelo considera a necessidade de uma linguagem organizacional uniforme, a partir da qual o conhecimento individual se torna conhecimento organizacional, o qual pode ser preservado no ambiente corporativo. Do ponto de vista dos processos tecnológicos, o modelo considera a concepção do componente de representação do conhecimento de uma arquitetura denominada SMO - Sistema de Memória Organizacional. Tal componente corresponde a uma ontologia, estrutura que, além de representar a memória da organização, possibilita a criação e a manutenção de uma linguagem organizacional uniforme. Concebe-se uma ontologia representativa da memória organizacional, alimentada no ambiente de trabalho de uma organização real (CEMIG), no qual o conhecimento apreendido é formalizado e armazenado. Além disso, desenvolve-se um protótipo de um aplicativo que proporciona a apresentação do conhecimento preservado na memória da organização. A validação do modelo é realizada sobre a ontologia, a partir do protótipo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Manfrim, Tarcio Pelissoni. "Um novo método para síntese de vidros fotônicos baseado na sinergia entre as técnicas VAD e ALD." [s.n.], 2011. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/264781.

Full text
Abstract:
Orientador: Carlos Kenichi Suzuki
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica
Made available in DSpace on 2018-08-17T18:43:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Manfrim_TarcioPelissoni_M.pdf: 2213852 bytes, checksum: 20f8b76513e6d5acf1ec8af66bed9951 (MD5) Previous issue date: 2011
Resumo: Este trabalho visou estabelecer um novo método para síntese de vidros fotônicos através da sinergia das técnicas "Vapor-phase Axial Deposition" (VAD) e "Atomic Layer Deposition" (ALD), tendo como intuito obter um material completamente transparente, contendo uma distribuição uniforme do elemento dopante tanto na posição radial como axial. Na primeira etapa deste trabalho foi projetado, construído e testado um reator ALD de nível laboratorial adaptado à dopagem de preformas porosas VAD. A etapa subseqüente contou com a fabricação de preformas porosas de sílica pura através da técnica VAD, dopagem com titânia via técnica ALD e consolidação em forno elétrico para obtenção do material vítreo final. Foi estudado o efeito da variação dos parâmetros dos processos VAD e ALD sobre as propriedades estruturais e ópticas do material. As propriedades estruturais foram caracterizadas através das técnicas de espectrometria de fluorescência de raios-X, difração de raios-X e espectroscopia Raman. As propriedades ópticas foram determinadas pela técnica de espectrofotometria de absorção óptica. Maiores uniformidades do dopante (TiO2) foram alcançadas através das dopagens realizadas sob altas temperatura, uma vez que era possível evitar o efeito de condensação dos precursores. Além disso, preformas porosas de maior densidade média apresentaram uma maior tendência a formação de um perfil mais constante de dopagem. Para as amostras dopadas a 90°C, a taxa de dopagem estimada foi de aproximadamente 0,75 % em massa de TiO2/ciclo para os 4 primeiros ciclos. As amostras de SiO2-TiO2 apresentaram uma transmitância óptica máxima na região do infravermelho e visível muito semelhante a da sílica pura, sofrendo um absorção abrupta próximo a faixa do ultravioleta devido a formação de átomos de titânio com valência 4+
Abstract: This study aimed to establish a new method for synthesis of photonic glasses through the synergy of Vapor-phase Axial Deposition (VAD) and Atomic Layer Deposition (ALD) techniques. Having the intention to obtain a completely transparent material containing a uniform distribution of dopant element both radial and axial position. In the first stage of this study it was designed, built and tested an ALD reactor of laboratory scale appropriate for doping of VAD porous preforms. The subsequent stage included the manufacture of pure silica porous preform by VAD technique, doping with titania by ALD technique and consolidation in an electric furnace to obtain the final material in glassy state. The effect of variation of parameters of VAD and ALD processes on structural and optical properties of the material was studied. The structural properties were characterized by X-ray fluorescence spectrometry, X-ray diffraction and Raman spectroscopy. The optical properties were determined using optical absorption spectroscopy. Greater uniformity of the dopant (TiO2) have been achieved through doping carried out under high temperature, since it was possible to avoid the effect of condensation of the precursors. Furthermore, porous preforms with higher average density showed a greater tendency to form a more constant doping profile. For samples doped at 90 °C, the doping rate was approximately 0.75 wt% of TiO2/cycle for the first 4 ALD cycles. Samples of SiO2-TiO2 showed a maximum optical transmittance in the infrared and visible very similar to that of pure silica, suffering an abrupt absorption near the UV range due to formation of titanium atoms with valence 4+
Mestrado
Materiais e Processos de Fabricação
Mestre em Engenharia Mecânica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, José Izaquiel Santos da. "Simulação dinâmica do processo de destilação de bioetanol em simulador baseado em equações (EMSO)." Universidade Federal de São Carlos, 2012. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/4102.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:56:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 4587.pdf: 3361282 bytes, checksum: edd6af651ca4211886714b86ca592b36 (MD5) Previous issue date: 2012-07-31
Agência Nacional de Petróleo
Distillation of hydroalcoholic mixtures that result from the fermentative route of production of ethanol has been widely studied. Nonetheless, three points have not deserved special attention yet: the industrial fermentation intrinsic variability; the changes on the feed stream of the columns caused by the mixing of 1st (1G) and 2nd (2G) generation wines in the same biorefinery; and the alteration of the level in the buffer vat throughout the operation of the industrial plant. The two first aspects result in changes of the concentration of ethanol and other fermentation by-products, such as isoamyl alcohol in the buffer tank. The third aspect alters the flow impelled by the feed pumps and, consequently, changes the outlet temperature of the K heat exchanger (i.e. of the first column feed stream). In this work, the EMSO simulator (Environment for Modeling, Simulation and Optimization) was used to study transient perturbations of the columns operation, and the effect of wine composition in the buffer vat that will be pumped for distillation, with aid of a column model representing the distillation train A-A1-D. Reboiler and condenser temperatures and levels are controlled by PID loops, and the dynamic model of the tray column includes correlations (already implemented in EMSO) for liquid holdup, pressure drop in the tray, among other aspects. The gamma-phi approach, using UNIFACDortmund equation for the liquid phase non-ideality and SRK model for the vapour, was used to represent vapor-liquid equilibrium (VLE). Firstly, the dynamics of distillation of ethanol-water and ethanol-water-isoamyl alcohol mixtures was simulated, up to steady state. The EMSO steady-state results were very similar to Aspen-Pus® (7.3) simulations. Following, in order to closer represent the complexity of the real situation, a model of the centrifugal pump plus tabulation was inserted in EMSO, integrated to the K heat exchanger (that regenerates the energy of vinasse, pre-heating the column feed) and to the column itself. The main conclusions were: the presence of isoamyl alcohol influenced somehow the temperature and molar fractions transient profiles in the column, but the composition of the top stream was not sensibly affected. Changes of the liquid level in the buffer vat during the operation, following loadunload cycles, caused periodic perturbations in the system output variables (flows, temperatures and mol fractions of the process outflow), whose amplitude could be absorbed by the control system. Step perturbations in the buffer vat were simulated, with consistent responses, as assessed by the system global mass balance. Mixing wines with lower alcoholic contents, as the ones coming from the 2G process, causes effects that are dumped after one load-reload cycle of the vat. In long term, model responses indicate that, kept the reflux ratio and the top and bottom conditions in the column, the system gradually achieves stable operation points.
A destilação de misturas hidroalcoólicas que surgem no processo de produção de etanol por rota fermentativa tem sido bastante estudada. Contudo, três aspectos têm sido frequentemente relevados: a variabilidade inerente à fermentação, principalmente em ambiente industrial; a influência sobre a alimentação das colunas causada pela mistura de vinhos de primeira (1G) e segunda (2G) geração na mesma biorrefinaria; e a variação do nível da dorna volante ao longo da operação da destilaria. Os dois primeiros aspectos resultam em variações da concentração de etanol e de outros sub-produtos da fermentação (como o álcool isoamílico) na dorna volante. O terceiro aspecto promove alterações nas vazões das bombas de alimentação e consequentes oscilações na temperatura de saída do trocador K (ou seja, na alimentação da primeira coluna). Neste trabalho, utilizando o simulador EMSO (Environment for Modeling, Simulation and Optimization), estudou-se a natureza transiente das perturbações na operação das colunas, utilizando uma coluna modelo para representar o trem de destilação A-A1-D, bem como o efeito da composição do vinho na dorna volante a ser bombeado para a destilação. Temperatura e nível de refervedor e condensador são controlados por malhas PID, e a representação da dinâmica da torre de pratos inclui correlações (já implementadas no EMSO) para prever o acúmulo de líquido sobre o vertedouro, a perda de carga no prato, dentre outros aspectos. O equilíbrio líquido-vapor (ELV) foi representado pela abordagem gamma-phi, usando a correlação UNIFAC-Dortmund para a fase líquida, e o modelo SRK para a fase vapor. Em um primeiro momento foi estudado o processo dinâmico de destilação considerando o vinho composto por misturas etanol-água e etanolágua- álcool isoamílico com o transcurso de tempo suficiente para que fosse atingido o estado estacionário. Compararam-se as respostas do simulador EMSO com resultados estacionários obtidos no simulador de processos Aspen Plus® (versão 7.3) da Aspen Tech, observando-se bastante semelhança entre os resultados das simulações nas duas plataformas. Posteriormente, para melhor representar a complexidade da situação real, inseriu-se no EMSO modelo de bomba centrífuga e tubulação, interligando a dorna volante, o regenerador (trocador de calor K) responsável por pré-aquecer o vinho com a vinhaça efluente do fundo da coluna A, e a própria coluna. As principais conclusões foram: a consideração da presença de álcool isoamílico teve alguma influência nos perfis transientes de composição e temperatura ao longo da coluna, mas a composição de topo foi pouco afetada. A variação de nível da dorna durante a operação, em ciclos de esvaziamento/enchimento, causou perturbações cíclicas nas variáveis-resposta do sistema (vazões, temperaturas e frações molares dos efluentes do processo), cuja amplitude pode ser absorvida pelo sistema de controle. Perturbações degrau na dorna volante foram simuladas, com respostas consistentes nas simulações, como atestam os balanços globais de massa do processo. A mistura na dorna de vinho de menor teor alcoólico, eventualmente provindo do setor de etanol 2G, é absorvida após um ciclo de recarga da dorna. No longo prazo, as respostas do modelo indicam que, mantidas a razão de refluxo e as condições de topo de fundo da coluna, o sistema tende gradualmente a pontos de operação estável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Joana Albuquerque Sacadura Lemos. "Caracterização e modelação de reservatórios carbonatados: estudo de caso baseado em análogos do Jurássico Médio da região de Vale Florido, Maciço Calcário Estremenho (MCE)." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10451/23613.

Full text
Abstract:
Tese de mestrado em Geologia, apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Ciências, 2016
O presente trabalho visou dois objectivos: i) caracterizar uma formação do Jurássico Médio na região do Vale Florido (Maciço Calcário Estremenho), como análoga de um reservatório carbonatado, analisando as unidades a diversas escalas tendo em especial atenção as litofácies, petrografia, diagénese, estratonomia, geometria dos corpos sedimentares e heterogeneidades (em especial das propriedades petrofísicas do reservatório – porosidade e permeabilidade); ii) ensaiar a conjugação da análise à escala da rocha com a construção de modelos de reservatório que prevejam a distribuição dos geobodies e das suas propriedades petrofísicas, contribuindo para os aferir e aperfeiçoar. Este reservatório no seu todo tem baixa porosidade e permeabilidade, com excepções em certos intervalos, tendo sido amplamente influenciado pela diagénese. A maioria dos níveis classificam-se segundo Ahr (2008) como reservatório diagenéticos ou híbridos 1. Observam-se três litofácies definidas por Azerêdo (1993, 1998) no afloramento do Vale Florido: litofácies 1 (L1) – calcários oolíticos (que se subdividiu neste trabalho em L1a - sem estratificação ou com estratificação planar e L1b – com estratificação grosseira de vário tipos, como seja, ripple marks, estratificação cruzada, etc); litofácies 2 (L2) – calcários calciclásticos e litofácies 3 (L3) – biostromas ou biolititos de corais. A litofácies com maior porosidade associada é a litofácies 1 (em especial 1b). A maior permeabilidade não se relaciona com a fácies nem com a porosidade mais comum, mas sim com determinados processos de dissolução tardia, mais especificamente conducente à dissolução ao longo de estilólitos e à criação de fracturas. O afloramento foi dividido em sete sectores (A, B, C, D, E, F e G). Conclui-se deste estudo que os níveis com maior potencial seriam o D3 – nível oolítico com ripple marks e estratificação obliqua (L1b), o F2,75 – nível oolítico com estratificação oblíqua (L1b) e o E2 – nível biostrómico (L3), observando-se porosidade de canal em todos eles, e possivelmente o nível D5 – nível biostrómico (L3), onde é possível observar em lâmina delgada poros vacuolares (porosidade vuggy) de dimensão razoável e que parecem conectados. A maioria dos níveis seriam também excelentes selos, uma vez que a sua porosidade e permeabilidade são reduzidas. A geometria dos geobodies vista em campo, e posteriormente introduzida e extrapolada no software de modelação (Petrel), permite também verificar o potencial como armadilhas estratigráficas, tendo os corpos biostrómicos muitas vezes configurações lenticulares e os corpos oolíticos variações laterais/interdigitações para níveis mais clásticos/tempestíticos, isolando-se assim os níveis com maior permeabilidade.
The present work aimed at two objectives: i) characterize a Middle Jurassic formation in Vale Florido region (Maciço Calcário Estremenho) as an anologue for a carbonate reservoir, analyzing the units at different scales, with particular focus in lithofacies, petrography, diagenesis, stratonomy, geometry of sedimentary bodies and heterogeneities (especially of the petrophysical properties of the reservoir - porosity and permeability); ii) evaluate the combination of analysis at rock scale and construction of reservoir models that estimate the distribution of geobodies and their petrophysical properties, contributing to their improvement. This reservoir as a whole has low porosity and permeability, with a few exception, having been widely influenced by diagenesis. Most levels are classified according to Ahr (2008) as diagenetic reservoir or hybrid 1. Three lithofacies defined by Azerêdo (1993, 1998) are observed in Vale Florido outcrop: lithofacies 1 (L1) – oolitic limestones (which was divided in this work in L1a – without stratification or with planar layering and L1b – with coarse stratification of various types, such as, ripple marks, cross bedding, etc); lithofacies 2 (L2) – calciclastic limestones and lithofacies 3 (L3) – biostromes or coral biolithites. The lithofacies with higher associated porosity is lithofacies 1 (especially 1b). The highest permeability is not related to facies nor the most common porosity, but with certain late diagenetic processes, more specifically processes that lead to dissolution along stylolites and fracture creation. The outcrop was divided into seven sectors (A, B, C, D, E, F and G). From this study it can be concluded that the levels with the greatest potential as reservoir would be the D3 – oolitic level with ripple marks and cross sets (L1b), F2,75 – oolitic level with cross bedding and E2 – biostrome level (L3), in all of which channel porosity is observed, and possibly D5 – biostrome level (L3) where one can observe, in thin section, vuggy pores of reasonable size and that seem connected. Most levels would also be excellent seals since their porosity and permeability is low. The geometry of the geobodies seen in the outcrop, and then introduced and extrapolated in the modeling software (Petrel), also allows to verify the potential as stratigraphic traps. The biostrome bodies often have lenticular configuration and the oolitic bodies display lateral variations/interfingering with more clastic/tempestite levels, thus isolating the levels with increased permeability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, Amaro André Alfredo. "Determinantes da competetividade do mercado do turismo sustentável: Uma análise do mercado do turismo interno em Angola." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.26/18194.

Full text
Abstract:
O presente estudo consiste no aprofundamento de uma temática que vai ao encontro de uma realidade concreta. Assim, o mesmo consiste num estudo de caso sobre a indústria do turismo em Angola e, em como esta pode ser um potencial mecanismo de desenvolvimento do território angolano nomeadamente a nível económico, no sentido de conseguir que Angola diversifique as suas alternativas económicas que lhe garantam uma maior e melhor sustentabilidade. Desta forma, o estudo é baseado no modelo de Hassan (2000), em que se procura fazer um cruzamento entre os fatores competitivos do turismo, a própria sustentabilidade ambiental, as relações entre todas as variáveis implicadas nos procedimentos de criação de valor e, de que forma é que todos estes enunciados se podem constituir como vantajosos face a outros concorrentes do mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Val Basento"

1

Jermstad, Linnéa K., and Ursula Småland Goth, eds. Fra barnehage til voksenliv. Novus forlag, 2020. http://dx.doi.org/10.52145/9788283900538.

Full text
Abstract:
Antologien Fra barnehage til voksenliv. Utdanning, didak­tikk og verdi består av profesjonsnær forskning på lærer­utdanningene og videregående opplæring, og på praksisfeltene barnehage og grunnskole. De 18 forfatterne, som har basert sine bidrag på forskning fra egen praksis, har lang erfaring med formidling av kunnskap og verdier som er viktige i pedagogiske sammenhenger. Antologien Fra barnehage til voksen­liv. Utdanning, didaktikk og verdi inneholder forskningsdata fra utdanningssektoren samt oppdatert informasjon og viten­skapelige forsknings­resultater fra prosjekter i kommunen, fylkeskommunen og private institusjoner. Vi håper at tekstene vil motivere til danning og kritisk tenkning, og utfordre til aktivt engasje­ment for medmennesker og samfunn både i Norge og globalt.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Catapan, Barbara Luzia Sartor Bonfim, ed. Estudos contemporâneos e perspectivas das ciências da saúde. Editora Studies Publicações, 2022. http://dx.doi.org/10.54033/stebook.00003.

Full text
Abstract:
O livro “Estudos contemporâneos e perspectivas das ciências da saúde vol.1”, editado e publicado pela Studies Publicações Ltda., reúne oito capítulos que tratam sobre temas de relevância no contexto das ciências da saúde. Assim, os trabalhos deste livro abordam o dimorfismo sexual e estimação da idade através de mensurações em mandíbulas secas de adultos. O próximo trabalho apresentado na língua espanhola analisa a percepção, distorção e a insatisfação da imagem corporal como base para os transtornos alimentares. O conhecimento da distorção e insatisfação corporal e de seus fatores condicionantes poderia ajudar a reduzir a incidência de transtornos do comportamento alimentar e outros problemas frequentes em jovens como baixa autoestima, fracasso escolar e social, entre outros. O próximo trabalho apresentado na língua inglesa, relata casos de osteoartrite erosiva em caninos e a implicação da leishmaniose como potencial agente imunológico degenerativo. Em seguida, o próximo trabalho tem como objetivo demonstrar que a sexualidade na terceira idade deve ser abordada de forma natural e saudável; informar os cuidados necessários para promover a saúde sexual do idoso; conscientizar a população idosa e seus familiares acerca da evolução social e cultural no Brasil. Depois, o próximo trabalho apresenta o desenvolvimento de uma plataforma em formato livre a fim de ser aplicada para qualquer fobia específica e com uso de qualquer tipo de relaxamento, não limitando apenas ao relaxamento progressivo. O próximo trabalho apresenta um caso clínico sobre a Síndrome de Castleman por meio dos principais achados ultrassonográficos, realizados em um paciente do sexo masculino de 60 anos. O penúltimo capítulo aborda a análise do ângulo de fase como marcador prognóstico em pacientes críticos cirúrgicos oncológicos. E, por fim, o último trabalho propõe o tratamento não invasivo baseado em manobras de recrutamento alveolar (uso de reanimador manual mecânico), baseado nos efeitos fisiológicos e biomecânicos da técnica, tem sido utilizado em outras malformações torácicas como como displasia torácica com bons resultados. Desta forma agradecemos todos os autores e autoras pelo esforço colocados em seus trabalhos e esperamos contribuir com a comunidade científica, no avanço do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SABER, Andressa. 27 VERDADES : Como Deixar de Ser Trouxa e Virar o Jogo Hoje: 1. Leia AGORA 2. Comece HOJE 3. SEJA FELIZ Com Quem Vale a Pena. *baseado Em Vivências Reais. Independently Published, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Val Basento"

1

Fonn, Birgitte Kjos. "Denne gangen er det annerledes. En studie av børskrakket i 1987 i to norske aviser." In Presse, profesjon og politikk: Festskrift til Paul Bjerke, 209–36. Cappelen Damm Akademisk/NOASP, 2022. http://dx.doi.org/10.23865/noasp.169.ch9.

Full text
Abstract:
Dette kapittelet er en studie av dekningen av børskrakket i 1987 i to store norske aviser. På det tidspunktet krakket fant sted, var både norsk politikk og presse i endring. Markedet hadde over noen år fått betraktelig større betydning i den norske blandingsøkonomien, samtidig som toneangivende nye medier var åpne markedsforkjempere. Kapittelet er basert på rammeverket som ble brukt i en studie publisert av Bjerke og Fonn i 2015, som tok for seg finanskrisen og dens etterdønninger i de samme to avisene – Aftenposten og Dagbladet. Denne studien var igjen inspirert av Baldwin van Gorp og Robert Entman. I artikkelen om finanskrisen spurte Bjerke og Fonn om det var mulig å identifisere to forskjellige måter å vurdere økonomiske kriser og krakk på – to forskjellige «rammepakker» – og om dekningen var dominert av en såkalt «nyliberalistisk» eller en «kasinokapitalistisk» forståelse. I den første vil et krakk bli betraktet som en midlertidig korreksjon i et marked som snart vil oppnå likevekt, mens i en kasinokapitalistisk ramme vil det bli pekt på de grunnleggende ustabile og mulig langsiktige effektene av uregulerte markeder. I dette kapittelet stiller forfatteren de samme spørsmålene på nytt til et 20 år eldre materiale, til et krakk som fant sted mens deregulering og internasjonalisering var relativt nye fenomener i den norske offentligheten, og 1990-tallets skjellsettende bankkrise ennå ikke hadde funnet sted. Men var allmennmediene allerede påvirket av den nye økonomipressen og den fremvoksende markedsideologien, i måten de valgte ut tematikk, vinkler og kilder på?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SOARES, ADRIANA RAQUEL ARAÚJO PEREIRA, FÁBIO RODRIGO ARAÚJO PEREIRA, MARIA DO CARMO GUIMARÃES PORTO, and STEFFANY LARISSA GALDINO GALISA. "ESTUDO DA MORTALIDADE DE IDOSOS BRASILEIROS EM DECORRÊNCIA DO CÂNCER DE ESÔFAGO NO INTERVALO DE CINCO ANOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.001.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: O CANCER DE ESOFAGO (CE) É A TERCEIRA NEOPLASIA MALIGNA DO TRATO GASTRINTESTINAL MAIS FREQUENTE NA POPULA??O, SENDO DESENCADEADA POR FATORES END?GENOS E AMBIENTAIS. NO BRASIL, ? A OITAVA MAIS INCIDENTE E A SEXTA CAUSA DE MORTES MUNDIAIS. OBJETIVO: AVALIAR O PERFIL DE IDOSOS QUE MORRERAM NO BRASIL, POR CE (2014-2018). METODOLOGIA: ESTUDO QUANTITATIVO DA MORTALIDADE DE IDOSOS BRASILEIROS POR C?NCER DE ES?FAGO, SEGUNDO O SISTEMA DE MORTALIDADE/DATASUS (2014 A 2018). AVALIOU-SE OS VALORES A N?VEL DE BRASIL, POR REGI?O E UNIDADES DA FEDERA??O, SEXO, ESCOLARIDADE E RA?A DOS INDIV?DUOS. UTILIZOU-SE A ESTAT?STICA DESCRITIVA PARA EXPRESS?O E AN?LISE DOS DADOS. RESULTADOS: NO BRASIL (2014-2018) 160.355 MORRERAM POR CE, COM APROXIMADAMENTE 6.400 ?BITOS/ANO, SENDO O SUDESTE (51,87%) E SUL (21,31%) AS REGI?ES DE MAIOR OCORR?NCIA. NO NORDESTE (25.667 ?BITOS) A BAHIA (6.722), PERNAMBUCO (5.924) E CEAR? (4.884), FORAM, RESPECTIVAMENTE, OS ESTADOS COM MAIORES N?MEROS. A PARA?BA CONCENTROU APENAS 4,87% DOS ?BITOS. IDENTIFICOU-SE 55% (88.588) DAS MORTES ENTRE HOMENS E 45% (71.767) ENTRE MULHERES. IDOSOS COM BAIXA N?VEL EDUCACIONAL (ENSINO FUNDAMENTAL COMPLETO OU INCOMPLETO) FORAM A ?BITO EM MAIOR PROPOR??O (58,02%), QUANDO COMPARADOS COM AQUELES SEM ESCOLARIDADE (15,61%) E COM OS IDOSOS DE MAIOR N?VEL EDUCACIONAL (26,37%). NA AVALIA??O DA RA?A/COR, OBSERVOU-SE PREDOMIN?NCIA ENTRE BRANCOS (63,30%), SEGUIDO POR PARDOS (28,62%) E PRETOS (6,83%), RESPECTIVAMENTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

CHAGAS, NILMARA SERAFIM, GIULYANNE MARIA SILVA SOUTO, and IRAQUITAN DE OLIVEIRA CAMINHA. "CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO PARA CARACTERIZAR OS IDOSOS PARTICIPANTES DO TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS DO SESC - CE." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.066.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DO ESTUDO FOI CONSTRUIR E VALIDAR UM INSTRUMENTO PARA CARACTERIZAR OS IDOSOS PARTICIPANTES DO TRABALHO SOCIAL COM IDOSOS DO SERVI?O SOCIAL DO COM?RCIO ? CEARA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA METODOL?GICA, COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. O INSTRUMENTO FOI ORGANIZADO EM M?DULOS, DISTRIBU?DOS EM 25 PERGUNTAS DISTRIBU?DOS EM M?DULOS: INFORMA??ES SOCIODEMOGR?FICO; ECON?MICAS; CAPACIDADE FUNCIONAL; HIST?RICO DE QUEDAS; AUTO EFIC?CIA; E ATIVIDADES DE LAZER NO SESC. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR 30 IDOSOS, SENDO 25 MULHERES E CINCO HOMES, COM IDADES ENTRE 60 E 85 ANOS (69,1?1,83). OS RESULTADOS DO ESTUDO MOSTRARAM QUE O QUESTION?RIO DESENVOLVIDO OBTEVE UM PORCENTUAL DE CONCORD?NCIA ENCONTRADO SUPERIOR A 62,5%. CONCLU?MOS QUE DE ACORDO COM ? RELEV?NCIA DAS QUEST?ES INDIVIDUAIS E EM CONJUNTO, ? UM INSTRUMENTO APLIC?VEL, PADRONIZ?VEL E QUE PODER? CONTRIBUIR COM A POPULA??O IDOSA NAS DIFERENTES ?REAS DA GERONTOLOGIA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gezelius, Stig S. "Det formålsorienterte tilsynet: Hvordan fremmer inspektører dyrevelferd?" In Forvaltning av dyrevelferd i Norge: Hvordan få lovverk til å virke?, 251–79. Cappelen Damm Akademisk/NOASP, 2022. http://dx.doi.org/10.23865/noasp.159.ch9.

Full text
Abstract:
Hva karakteriserer arbeidsmåten til inspektører som lykkes med å fremme lovens formål? Basert på kvalitative intervjuer, feltobservasjoner og gjennomgang av tidligere forskning, sammenfatter jeg et svar i begrepet om et formålsorientert tilsyn, det vil si et tilsyn der lovens formål styrer henholdsvis lovanvendelsen, virkemiddelbruken og kommunikasjonsformen. Dette tilsynet kjennetegnes av beslutninger basert på konsekvensanalyse. Begrepet inkluderer innsikter fra flere toneangivende teorier innen tilsynsforskning. Prinsippet om formålsorientering foreskriver en praktisk orientert tilnærming, og er i noen henseende ekvivalent med forholdsmessighetsprinsippet i forvaltningsretten. Det formålsorienterte tilsynet kontrasteres med et formalistisk tilsyn, som kjennetegnes av fokus på reglenes formelle struktur fremfor reglenes formål. Inspektører som driver et formålsorientert tilsyn, møter typisk større respekt og samarbeidsvilje i næringen enn de som driver et formalistisk tilsyn. Et formålsorientert tilsyn fordrer at inspektøren har tilgang til et bredt spekter av tilnærmingsmåter, samt kompetanse til å velge hensiktsmessig tilnærming i hvert enkelt tilfelle.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ALMEIDA, CRISTIANE FALCÃO DE, RENATA ESTEVES FROTA, ISADORA DUARTE CARVALHO MAGALHÃES, and MARIA TAINÁ RAMALHO SÁ ROCHA. ""A PERSPECTIVA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NA QUALIDADE DE VIDA DOS PACIENTES GERIÁTRICOS"." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.020.

Full text
Abstract:
"INTRODUÇÃO: OS CUIDADOS PALIATIVOS DISPÕEM DE UMA EQUIPE INTERDISCIPLINAR PARA MANTER O FOCO NA PREVENÇÃO E NO ALÍVIO DO SOFRIMENTO TANTO DO PACIENTE QUANTO DOS FAMILIARES. ESSES SERVIÇOS PODEM SER OFERTADOS NA VIGÊNCIA DE QUALQUER DOENÇA, INDEPENDENTE DO ESTÁGIO DA ENFERMIDADE (SEJA PRECOCE OU TARDIO). AINDA QUE A FINALIDADE DOS CUIDADOS PALIATIVOS SEJA IGUAL TANTO NOS JOVENS, COMO NOS IDOSOS, É IMPORTANTE SALIENTAR QUE A ATENÇÃO NA AVALIAÇÃO MÉDICA VAI SER DIRECIONADA DE UMA FORMA ÚNICA PARA CADA GRUPO ETÁTICO DEVIDO ÀS DOENÇAS FREQUENTES EM DETERMINADAS FAIXAS ETÁRIAS. NA POPULAÇÃO GERIÁTRICA, TAIS CUIDADOS NECESSITAM DE UM RECONHECIMENTO MAIS ACERTADO DE TODOS OS SINTOMAS, VISTO QUE HÁ NESSES INDIVÍDUOS MAIOR PREVALÊNCIA DE UM ESPECTRO DE DEFICIÊNCIAS QUE CONFUNDEM O DIAGNÓSTICO. POR ISSO, AVALIAÇÃO PARA ESSES PACIENTES DEVE SER ABRANGENTE AO MESMO PASSO QUE DETALHADA E MINUCIOSA. NO BRASIL, O SERVIÇO PALIATIVO É CONSIDERADO UMA TEMÁTICA CRONOLOGICAMENTE JOVEM E, CONSEQUENTEMENTE, POUCO POSTO EM PRÁTICA EM RELAÇÃO A REAL NARRATIVA ACERCA DOS CUIDADOS PALIATIVOS NOS IDOSOS. MATERIAIS E MÉTODOS: OBTIVERAM-SE DADOS NAS BASES DIGITAIS SCIELO®️, PUBMED®️ E UPTODATE®️ SOBRE OS CUIDADOS PALIATIVOS NO ENVELHECIMENTO, COMPREENDENDO O PERÍODO ENTRE 2010 A 2020. PRINCIPAIS RESULTADOS: OS CUIDADOS PALIATIVOS SÃO UMA PRATICA IMPORTANTE PARA OFERECER ALIVIO AOS PACIENTES TERMINAIS E FAMILIARES, A QUAL DEVE SER PRATICADA E ESTIMULADA ENTRE OS PROFISSIONAIS E SERVIÇOS DE SAÚDE. DEVE SER FEITA COM UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR LEVANDO EM CONTA A PARTE ORGÂNICA E ESPIRITUAL. HÁ PROXIMIDADE CONCEITUAL ENTRE ORTOTANÁSIA E CUIDADOS PALIATIVOS, PORÉM NÃO SÃO COINCIDENTES."
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

CARVALHO, JULIANA CORDEIRO, and MONIQUE DE FREITAS GONÇALVES LIMA. "QUAIS MEDIDAS DE SAÚDE PÚBLICA SÃO SUGERIDAS PARA O COMBATE AO COVID 19 NO PÚBLICO IDOSO?" In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.045.

Full text
Abstract:
COM O OBJETIVO DE IDENTIFICAR AS MEDIDAS DE SA?DE IMPLEMENTADAS PARA O COMBATE AO NOVO CORONAVIRUS, REALIZOU-SE BUSCA POR ARTIGOS CIENT?FICOS PUBLICADOS, EM PORTUGU?S E INGL?S, NAS BASES: MEDLINE, LILACS, UTILIZANDO COMO DESCRITORES: ?COVID-19?, AND ?AGED? OR ?ELDERY? AND ?PUBLIC HEALTH?. POR SER, AINDA, UM TEMA MUITO RECENTE E COM POUCA QUANTIDADE DE ARTIGOS ENCONTRADOS NESSAS BASES, FOI MAIS ADEQUADO N?O UTILIZAR CRIT?RIOS DE EXCLUS?O E/OU DE QUALIDADE DO ARTIGO; POR ISSO FORAM ANALISADOS TODOS OS ARTIGOS CONTIDOS NAS BASES DE DADOS, TENDO COMO RESULTADO FINAL: NOVE ARTIGOS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE POR N?O EXISTIR VACINA E/OU TRATAMENTO ESPEC?FICO PARA O COMBATE DO NOVO CORONAVIRUS, FAZ-SE NECESS?RIO ADOTAR MEDIDAS DE SA?DE COMO: TREINAMENTO VIRTUAL SOBRE O CONTROLE DE INFEC??O, PR?TICAS DE HIGIENIZA??O E CUIDADOS PALIATIVOS DOS PROFISSIONAIS DE SA?DE, MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, RESTRI??O DE VISITAS DOMICILIARES, INVESTIMENTOS EM TESTES E, A IMPROVISA??O DE UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA. CONCLUI-SE QUE NO MEIO ? UMA PANDEMIA ? NECESS?RIO QUE OS PA?SES ADOTEM MEDIDAS DE SA?DE SEMELHANTES E COERENTES, PARA QUE EVITE AS LOTA??ES DOS SISTEMAS DE SA?DE, CONSIDERANDO A FRAGILIDADE DE ESTRUTURA DE SUPORTE MATERIAL E DE REDUZIDA EQUIPE T?CNICA PARA ATENDIMENTO, E PARA QUE OS PROFISSIONAIS DE SA?DE ATENDA TODOS OS PACIENTES DE MANEIRA IGUALIT?RIA. VALE SALIENTAR QUE O P?BLICO IDOSO ? QUE MERECE MAIS ATEN??O E, QUE PROVAVELMENTE SER?O OS MAIS COMPROMETIDOS POR MEDIDAS DE SA?DE INADEQUADAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

GOMES, MAYRA SOUSA, DANIELLE VICTOR FERNANDES, ADRIANA LIRA RUFINO DE LUCENA, and KAY FRANCIS LEAL VIEIRA. "CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA FUNÇÃO FUNCIONAL E COGNITIVA DE IDOSOS." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.062.

Full text
Abstract:
O ENVELHECIMENTO DA POPULA??O ? ACOMPANHADO DE MUDAN?AS NOS DESEMPENHOS COGNITIVOS E FUNCIONAIS. OBJETIVO: ANALISAR O PERFIL FUNCIONAL E COGNITIVO DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UM PROJETO DE EXTENS?O DE UMA INSTITUI??O PRIVADA DE JO?O PESSOA-PB, BRASIL. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UM ESTUDO TRANSVERSAL E DESCRITIVO, REALIZADO EM UM GRUPO DE CONVIV?NCIA PERTENCENTE A UMA INSTITUI??O DE ENSINO SUPERIOR. A AMOSTRA FOI SELECIONADA POR CONVENI?NCIA, TOTALIZANDO 56 INDIV?DUOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA COM O PR?PRIO IDOSO, INDIVIDUALMENTE, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA REALIZADA POR DOIS AVALIADORES DEVIDAMENTE TREINADOS PARA A APLICA??O DO PROTOCOLO. FORAM REALIZADOS A CARACTERIZA??O DA AMOSTRA ATRAV?S DE UM QUESTION?RIO SOCIODEMOGRAFICO, A AVALIA??O DO DESEMPENHO FUNCIONAL POR MEIO DO ?NDICE DE KATZ E O DESEMPENHO COGNITVO, ATRAV?S DO MEEM. RESULTADOS: A AN?LISE MOSTROU PREDOM?NIO DO SEXO FEMININO (94,65%), FAIXA ET?RIA ENTRE 70 A 79 ANOS (51,78%), ESTADO CIVIL VI?VO (46, 43%), N?VEL DE ESCOLARIDADE FUNDAMENTAL INCOMPLETO (46,43%) E RENDA FAMILIAR MENSAL DE 1 A 2 SAL?RIOS M?NIMOS (57,15%). A MAIORIA DOS IDOSOS ENTREVISTADOS (94,65%; N=53) FOI CONSIDERADA INDEPENDENTE PARA A REALIZA??O DE ATIVIDADES B?SICAS DA VIDA DI?RIA, APENAS 3,57% (N=2) REFERIRAM DEPEND?NCIA PARCIAL E UM IDOSO COM DEPEND?NCIA IMPORTANTE. QUANTO AO D?FICIT COGNITIVO, 76,78% (N=43) N?O APRESENTAM DEFICI?NCIAS DE COGNI??O. CONCLUS?O: AS A??ES EXTENSIONISTAS DESENVOLVEM V?RIAS MODALIDADES DE INTERVEN??ES MULTIDIMENSIONAIS QUE ENGLOBAM A PREVEN??O DE DOEN?AS E PROMO??O ? SA?DE, VISANDO CADA VEZ MAIS CONTRIBUIR PARA MELHORAR A CAPACIDADE FUNCIONAL E COGNITIVA DOS IDOSOS, FORTALECENDO A AUTONOMIA, AUTOCUIDADO E CONSEQUENTEMENTE, A QUALIDADE DE VIDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ulstein, Jan Ove. "Vestlandsk kyrkjesyn: Med Johs. Solem som orienteringspunkt." In Tru på Vestlandet, 127–61. Cappelen Damm Akademisk/NOASP, 2020. http://dx.doi.org/10.23865/noasp.104.ch6.

Full text
Abstract:
Artikkelen undersøkjer synet på forsamlinga i lekmannsrørsla på Vestlandet. Med indremisjonshovdingen Johs. Solem som dreiepunkt vil artikkelen vise korleis han og andre oppfatta vennesamfunnet på bedehuset som sjølve «menigheten». Utgangspunktet er 1890-talet, men med framhald heilt fram til våre dagar. Det er historia om korleis ei vekkingsrørsle etablerer eit radikalt sjølvstende overfor statskyrkja, basert på teologien omkring det allmenne prestedømet. Artikkelen drøftar korleis idealet om vennesamfunnet får sine utfordringar under vekslande kontekstar, med kyrkje- og forsamlingsdanning, med spørsmål om kvinner også kan ha alle tenester i det allmenne prestedømet. Kan ein i ei bedehusforsamling tenkje seg det allmenne forstandardømet? Om ikkje – kva røper det om synet på det allmenne prestedømet?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Wiklund, Tom Erik, Sjur Annexstad, and Even Fallan. "Hva påvirker adopsjon av digitaliseringsverktøy i revisjonsbransjen i Norge?" In Aktuelle temaer i regnskap og revisjon, 197–222. Cappelen Damm Akademisk/NOASP, 2020. http://dx.doi.org/10.23865/noasp.112.ch7.

Full text
Abstract:
Revisjon er en viktig del av prosessen med å produsere brukernyttig finansiell rapportering. Digitalisering av revisjonstjenester kan påvirke blant annet revisjons- og dermed regnskapskvalitet samt inntekts- og kostnadssiden ved revisjon og tilliggende tjenester. Denne studien undersøker hva som påvirker beslutninger om adopsjon (valg av adopsjon eller ikke-adopsjon) av digitaliseringsverktøy blant aktører i revisjonsbransjen i Norge i 2018. Digitalisering og digitaliseringsverktøy betraktes i studien som innovasjoner. Hva som påvirker de aktuelle revisorenes adopsjon av innovasjonene – bruk av og holdning til digitaliseringsverktøy – er analysert både utfra en modell for rasjonelle valg (adopsjonsteori) og utfra alternativ motivasjon (fad). Adopsjonsteori er et klassisk rammeverk basert på at revisjonsselskapers, -kontorers eller -teams beslutninger om adopsjon av digitaliseringsverktøy blir påvirket av deres oppfatninger av fem egenskaper/attributter ved innovasjonene: kompatibilitet, kompleksitet, prøvbarhet, observerbarhet og relativ fordel. De empiriske funnene er basert på intervjuer med partnere i sju norske revisjonsselskaper av ulik størrelse og ved kontorer utenfor Oslo. Studien finner at det bare er en av informantene som til en viss grad har tatt i bruk avanserte digitaliseringsverktøy. Fem av informantene signaliserer at de forventer å ta i bruk slike verktøy når tida er mer moden, mens en inntil videre ikke har planer om dette. Lave adopsjonsrater i 2018 synes å ha sammenheng med oppfattet manglende kompatibilitet og relativ fordel samt høy kompleksitet og synlighet av dårlige resultater ved prøving og bruk. Vente-og-se-holdningen er også kjennetegnet ved at man imiterer andre aktører i samme eller konkurrerende foretak (fad). Analysen indikerer at manglende standardisering av rapporteringsdata er et viktig underliggende forhold som påvirker alle de fem attributtene negativt. Det forventes endringer i oppfatningen av attributtene når det standardiserte rapporteringsformatet SAF-T (standard audit file – tax) innføres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ramsdal, Helge. "Tverrfaglige team – hvordan lykkes?" In Organisasjonsperspektiv på samordning av helse- og velferdstjenester, 95–118. Cappelen Damm Akademisk/NOASP, 2019. http://dx.doi.org/10.23865/noasp.66.ch4.

Full text
Abstract:
I dette kapittelet gjennomgås noen perspektiver på teamorganisering i helse- og velferdssektoren. Spørsmålet er hvordan team kan bli effektive når det gjelder mål og oppgaver. Med utgangspunkt i en analysemodell der ulike aspekter ved teamorganisering blir sett i sammenheng, drøfter jeg tre empiriske studier som belyser forhold som hemmer og fremmer effektivt arbeid i team. Denne drøftingen er basert på studier av tverrfaglige team fra henholdsvis arbeids- og velferdsetaten, lokalbaserte tjenester for mennesker med rusproblemer og psykiske lidelser, og et overvektsteam ved et sykehus. Innenfor rammen av den analysemodellen som er presentert, er det to forhold som fremheves som avgjørende for om teamene har lykkes i sine intensjoner: For det første kontekst, det vil si kjennetegn ved de delene av helse- og velferdssektoren teamene arbeider innenfor. Hvordan team kan inngå i det tjenestesystemet de er en del av, har stor betydning. For det andre er også teammedlemmenes tilknytningsform som heltids- eller deltidsdeltakere i teamet viktig. Vi ser på betydningen av å foreta en kritisk vurdering av den sammenhengen etableringen av nye team inngår i, og at en er bevisst på ulike utfordringer som vil kunne møte teamene – avhengig av hvilke organisatoriske løsninger en velger.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Val Basento"

1

Diniz, Luciana Mara Freitas, Marcus Vinícius Pereira, Lucas Júnior Dias De Paula, and Eduardo César de Melo Silva. "Aprendizado Baseado em Projetos em IHC (presencial e remoto): prototipação segundo as heurísticas de Nielsen." In XIX Simpósio Brasileiro de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ihc.2020.14048.

Full text
Abstract:
A aprendizagem de novos conteúdos vai além de assistir aulas e realizar exercícios conceituais e, por vezes, se faz necessária a realização de trabalhos práticos. A metodologia de aprendizado baseado em projetos apresenta o aluno como protagonista neste processo de captação e internalização do conhecimento, uma vez que pratica a teoria estudada. Este relato de experiências descreve a aplicação da metodologia supracitada por meio da elaboração de protótipos interativos de alta fidelidade, baseados nas heurísticas de usabilidade de Nielsen. O projeto ocorreu em uma disciplina de Interação Humano-Computador, nas modalidades de ensino presencial e remoto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, José Ricardo da, and Irineu Sotoma. "Failover transparente ao cliente em Serviços Web: Uma extensão ao WS-Addressing." In Workshop de Testes e Tolerância a Falhas. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/wtf.2009.23134.

Full text
Abstract:
Apesar do grande número de trabalhos sobre tolerância a falhas em Serviços Web baseados em técnicas de replicação, até onde vai o conhecimento dos autores, nenhum deles realiza o failover de maneira transparente ao cliente sem utilizar proxies. A principal contribuição deste artigo é uma extensão ao padrão WS-Addressing de Serviços Web, que permite a especificação de réplicas de um serviço e define a forma como as interações entre os endpoints devem ocorrer. Adicionalmente, a avaliação de um protótipo, baseado no framework Axis2 e que implementa um subconjunto da extensão, também é fornecida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Melo Junior, Wilson De Souza, and Luiz Fernando Rust da Costa Carmo. "Autenticação de Oráculos em um Blockchain usando Contexto Físico como Segundo Fator de Autenticação." In Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wblockchain.2020.12431.

Full text
Abstract:
Oráculos são entidades que proveem informação do mundo externo para smart contracts em um blockchain. Neste trabalho, usamos autenticação de contexto físico como segundo fator de autenticação para oráculos. Essa ideia vale-se do uso informações do mundo físico para caracterizar o comportamento do oráculo, sem a dependência de terceiras partes confiáveis. Nossa proposta é implementada de forma prática sobre um sistema distribuído de medição baseado em blockchains, descrito na literatura. Os resultados demonstram que nossa proposta torna o processo de autenticação de oráculos mais robusto, uma vez que agrega informações do seu contexto físico, e serve naturalmente como proteção contra ataques envolvendo fraude de medições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cunha, Andressa A., João B. Borges, and Antonio A. F. Loureiro. "Detecção de Ataques de Botnets em IoT via Variational Autoencoder." In Workshop de Computação Urbana. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/courb.2022.223573.

Full text
Abstract:
A Internet das Coisas (IoT) é uma tendência mundial, e sua importância na sociedade cresce com o passar dos anos. Com sua popularidade, também tornou-se importante entender a funcionalidade das redes IoT, levando em consideração requisitos relevantes como a segurança. Esse trabalho fornece um modelo de Aprendizado Profundo (DL) baseado no Variational Autoencoder (VAE), capaz de detectar anomalias no tráfego de dispositivos IoT causadas por ataques de botnets. Os experimentos conduzidos sobre um conjunto de dados conhecido, o N-BaIoT, e os resultados alcançados são comparados aos baselines de estudos recentes. Os resultados demonstram que a estratégia proposta é adequada para a tarefa de detecção de ataques e pode melhorar a segurança em ambientes IoT com respostas em baixa latência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

de Souza Ribeiro, Emilly, Rodrigo Feliciano do Carmo, João José de Simoni Gouveia, Joel Fonseca Nogueira, Mateus Matiuzzi da Costa, and Gisele Veneroni Gouveia. "Validação de um método baseado em qPCR para detecção e quantificação de Leishmania infantum em humanos." In XIV Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco do ano de 2021. ,: Even3, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/scientexunivasf.461863.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

R. dos Reis, Disnei, Pedro H. B. Ferreira, Vitor G. del Vecchio Reche, and Francisco J. Triveno Vargas. "Proposta para o Refinamento de Ganhos do Estabilizador de Potˆencia de uma Unidade de Gera¸c˜ao Hidrel´etrica." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1044.

Full text
Abstract:
A Companhia Boliviana de Energia requisitou uma proposta para a revis˜ao e refinamento dos sistemas de controle de suas unidades geradoras localizadas geograficamente na regi˜ao subtropical oeste da Bol´ıvia. Neste sentido este trabalho cont´em a revis˜ao da modelagem matem´atica para geradores, a descri¸c˜ao do modelo de Heffron-Phillips, a apresenta¸c˜ao do algoritmo baseado no dom´ınio da frequˆencia e dos algoritmos de otimiza¸c˜ao para a determina¸c˜ao das constantes de tempo dos filtros de avan¸co e atraso (lead-lag) dos PSS. Vale Ressaltar que as t´ecnicas propostas para o projeto dos estabilizadores de potˆencia visam minimizar as oscila¸c˜oes do sistema de energia ap´os perturba¸c˜oes, a fim de melhorar a estabilidade do sistema interligado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silveira, Rodrigo Rabelo Dias, and Maria Teresa Prata Amaral. "VITAMINA D E SUA PARTICIPAÇÃO EM VIAS METABÓLICAS." In II Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/conbraqui/13.

Full text
Abstract:
Introdução: A vitamina D, embora tenha sido designado esse nome, seria mais apropriado ser classificada como um pré-hormônio devido ao fato de que ela pode ser produzida no organismo, além de realizar diversas ações em diferentes sítios. A 1,25 (OH) 2D tem sua atuação por meio de receptores intracelulares, portanto, vai interferir sobre a transcrição gênica. Os receptores nos quais a vitamina D atua são identificados em quase todos os tecidos, esses receptores são chamados de VDR. Os principais locais de ações metabólicas da vitamina D são os órgãos em que ocorrem a maior parte das ativações do VDR, entre eles são listados os intestinos, rins, paratireoides e ossos. Devido a natureza apolar da 1,25 (OH) 2D vai estabelecer ligações com receptores intracelulares, ou seja, vai ter sua atuação sobre a transcrição gênica. A vitamina D tem papel fundamental sobre a absorção intestinal de cálcio. A partir do momento em que ocorre a ligação da 1,25 (OH) 2D ao VDR intestinal, vai haver a estimulação dos enterócitos, resultando em uma produção de diversas proteínas envolvidas na absorção intestinal do cálcio. Além de ter participação nos canais Ca2+ ATPase que realizam o transporte do cálcio do intestino para a corrente sanguínea. Objetivos: Esse trabalho objetiva demonstrar o mecanismo de ação da vitamina D, detalhando as características fisiológicas e bioquímicas de sua participação no metabolismo. Material e métodos: Artigo de revisão literária baseado em bibliografias, tendo como fonte SciELO e Google Acadêmico. A pesquisa foi realizada de 20/08/2021 à 16/01/2022. Resultados: As ações da 1,25 (OH) 2D são evidenciadas melhor em determinados locais, como nos intestinos, rins, paratireoide e ossos, apesar da existência de receptores VDR em toda a extensão corpórea, pois quando essas moléculas chegarem as células desses tecidos transportada pela DBP, poderão acontecer transcrições genéticas fundamentais para o organismo. Conclusão: A vitamina D possui ação intracelular, atuando na transcrição de mais de 2000 genes, tendo como principal benefício a regulação da absorção de cálcio e sendo essencial na prevenção de doenças, como a osteoporose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Marília Goulart, and Lidiane Maria Maciel. "VIVER, OBSERVAR E ESCREVER: A EXPERIÊNCIA SOCIOTERRITORIAL “DAS DORES” DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA." In VII Seminário do Programa de Pós-graduação Planejamento Urbano e Regional da Universidade do Vale do Paraíba. Universidade do Vale do Paraíba, 2022. http://dx.doi.org/10.18066/semplur.2022.21.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o processo de escrita e organização do livro baseado na história de vida de Maria das Dores, adicta , e que teve como experiência a rua como espaço de moradia por longos anos. O livro relata uma história de vida para além do individual, mas sobretudo coletiva. São destacadas na narrativa as experiências de sobrevivência e transformação de realidade, a vida institucional e a circulação por diferentes cidades do Vale do Paraíba e bairros de São José dos Campos. O artigo apresenta ainda algumas reflexões referentes à política de assistência social como um direito do cidadão, por meio da técnica da escrevivência utilizada por Maria das Dores. O projeto nasce de uma iniciativa de pesquisação, vinculada a iniciativas extensionistas do NEPACS (Núcleo de Pesquisação e Cartografias Sociais/UNIVAP), e inspirada em uma tese de doutorado em andamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

A. Duarte, Robson, Thomás V. B. Pinto, Ênio Lopes Júnior, Alexandre G. Fonseca, Kaike S. Albuquerque, and Thiago A. M. Euzébio. "Ganhos de Produtividade em um Circuito de Britagem devido à Aplicação de Controle Override." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1574.

Full text
Abstract:
Um circuito de britagem reduz a granulometria do minério extraído da mina ao tamanho útil para as próximas etapas de processamento mineral. Dentro do circuito de britagem existe o estágio de peneiramento que classifica o fluxo de minério. A taxa de material classificada no peneiramento é diretamente relacionada à capacidade das correias transportadoras que recebem o overflow e o underflow das peneiras. Nesse sentido, o sistema de controle que regula a taxa de alimentação das peneiras é fundamental para a produtividade e segurança operacional. Nesse artigo são apresentados os resultados da substituição de um sistema de controle baseado em regras por um controle override em um circuito de britagem de uma usina da Vale S.A. em Canaã dos Carajás, Pará. O objetivo é o de reduzir a variabilidade da taxa de material produzido no sistema e, consequentemente, levar ao aumento de produtividade. Os resultados indicam um potencial de aumento de 17,2% de taxa de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Fischer, Gabriel, Cristiano Costa, and Rodrigo Righi. "Usando IoT e Conceitos de Elasticidade em Cloud para Análise de Recursos Humanos em Hospitais Inteligentes." In Anais Principais do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbcas.2020.11516.

Full text
Abstract:
A alocação de profissionais de saúde em ambientes hospitalares muitas vezes não é capaz de se adaptar à demanda de pacientes. Há situações onde existem salas com pouco uso e profissionais ociosos, e salas com muito uso e menos profissionais do que o necessário. Neste contexto, nós propomos uma solução baseada no conceito de elasticidade em Cloud Computing, onde é possível adicionar, migrar ou remover recursos de acordo com as necessidades do serviço. Dessa forma, nos introduzimos o modelo Helastic, baseado em Internet das Coisas, capaz de monitorar o uso das salas pelos pacientes de um hospital e adaptar a capacidade de atendimento dessas salas. Usando uma abordagem preditiva, o Helastic e capaz de antecipar quando uma sala vai ter demanda acima da capacidade e propõe ações para movimentação dos recursos humanos para melhor atender a demanda. Utilizando dados de uma policlínica brasileira, constatou-se a diminuição do tempo de espera em até 96.73%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Val Basento"

1

Njå, Ove, and Kirsti Russell Vastveit. Norske kommuners planlegging, gjennomføring og bruk av risiko- og sårbarhetsanalyse i forbindelse med samfunnssikkerhetsarbeidet. University of Stavanger, October 2016. http://dx.doi.org/10.31265/usps.164.

Full text
Abstract:
I prosjektet; «Helhetlig ROS-analyse i norske kommuner» analyserer vi hvordan kommuner utvikler, bruker og oppdaterer ROS-analyser og risikoforestillinger i sitt samfunnssikkerhetsarbeid. Det legges vekt på hvordan kommuner integrerer ROS-arbeidet og risikoforestillinger i eksisterende plan- og arbeidsprosesser. Hvilke utfordringer opplever kommunene i dette arbeidet? Etter å ha jobbet med risiko og sikkerhet i mer enn 20 år, og en vesentlig del av disse opp mot kommuner, er det etter vårt syn et gjennomgående trekk at kommunalt ansatte som jobber med sikkerhet og beredskap har stor skepsis til akademikere på dette feltet. Den teoretiske «verden» er ikke i stand til å kommunisere med den praktiske og vice versa. Denne utfordringen mener vi står sterkt også i dag, og dermed ble det i prosjektet viktig å finne ut hvordan begrepene ble brukt i kommunene. Hvor kritiske er begrepene for omfanget av bruken av analysene? Står vi ved et markant skille nå med innføring av ny veileder for helhetlig ROS-analyse i kommuner? Eller, er arbeidet omkring samfunnssikkerhet og beredskap fastnet i en praksis uten påvirkning fra ROS-analyse? Datamateriale fra 26 kommuner er inkludert i studien. Kommunene dekker alle landsdelene og de har varierte demografiske og geografiske profiler. Blant deltagerne er kommuner med storulykkesindustri, større bykommuner, mindre øykommuner og grensekommuner. Opptil fem personer med ulikt ansvar for samfunnssikkerhets- og beredskapsarbeidet er intervjuet i hver kommune. En viktig del av prosjektet er forholdet mellom ROS-analyser på ulike forvaltningsnivåer, hvordan ROS-analysene kommuniserer risikoforestillinger og hvordan kommunene kan bygge på og hente innspill fra hverandre i ROS-analysearbeidet. Siden 2010 har Lov om kommunal beredskapsplikt, sivile beskyttelsestiltak og Sivilforsvaret (sivilbeskyttelsesloven) og underliggende Forskrift om kommunal beredskapsplikt stilt krav til kommunenes ROS-analyse og samfunnssikkerhetsarbeid i stort. Likevel er det ikke opplagt hva det innebærer. Forskriften snakker om begreper og konsepter som; - Jobbe systematisk og helhetlig med samfunnssikkerhet; - Forankring i kommunestyret; - Eksisterende og fremtidige risiko- og sårbarhetsfaktorer; - Særlige utfordringer; - Langsiktige mål, strategier, prioriteringer og plan for oppfølging av samfunnssikkerhets- og beredskapsarbeidet; - Vurdere forhold som bør integreres i planer og prosesser; og - Overordnet beredskapsplan. Det stiller store krav til kommunens ansattes kunnskap og kompetanse til å fortolke hva alle disse konseptene skal bety for kommunen og hvordan ansatte skal jobbe med kravene. Her ligger kjernen av vår studie. Studien vår viser at det legges betydelig med ressurser og arbeid ned i kommuners helhetlige ROS-analyser, samfunnssikkerhets og beredskapsarbeid. Risikoinformert styring og risikotenkning er en krevende filosofi, hvor det forutsettes at de ansatte med ansvar for kommunens systemer og samfunnssikkerhets- og beredskapsarbeidet har høy kompetanse på området. I kommunene som deltok i studien synes det å være enklere for kommunene å konkretisere hvordan de arbeidet med beredskap enn med samfunnssikkerhet. Kommunene hadde i varierende grad oversikt over hvordan beredskapsarbeidet var satt i system på tvers av etater. Materialet ble analysert ut fra fire forhold: - Begrepsforståelser og bruk av begreper for å uttrykke samfunnssikkerhet - Planlegging og gjennomføring av ROS-analyseprosesser - Presentasjon av resultater fra ROS-analysearbeidet - Implementering av analyseresultatene i kommunens aktiviteter Datamaterialet viser at kommunene og de fleste respondentene våre er i liten grad bekymret over begrepene de bruker. I hovedsak er det risiko, ROS-analyse (eller andre koplinger av ROS), hendelser, akseptkriterier, beredskap, kriseplaner og tiltak som er konseptene i bruk. Usikkerhet var et begrep som fulgte med, men det var i liten grad reflektert over utover at det var en egenskap med hele ROS-analyseprosessene. Samfunnssikkerhet, ytelse av beredskapstiltak, sårbarhet, resiliens, barrierer, system er begreper som får lite eller ingen omtale i kommunenes befatning med samfunnssikkerhet og beredskap. Kommunene er veldige instrumentelle i arbeidet med å utvikle produktene (helhetlig) ROS-analyse og beredskap- og kriseplaner. Beslutningsprosessene som den helhetlige ROS-analysen er en del av, trekkes ikke frem som førende for hvordan ROS-analyser og samfunnssikkerhetsarbeidet gjøres. Fylkesmannen sin rolle som pådriver, rådgiver og tilsynsmyndighet var for de aller fleste kommunene beskrevet med positive fortegn. Alle analysene vi har hatt tilgang til er utført som grovanalyser (hazid-gjennomganger, scenariobeskrivelser, gruppediskusjoner), men med relativt små variasjoner innenfor hvordan risiko måles og uttrykkes. Enkelte kommuner inspireres av innholdet i FylkesROS-analyse eller Nasjonalt Risikobilde, mens andre har et større fokus på lokale forhold og hendelser. I forbindelse med bruk av tiltak fra helhetlig ROS-analyse var det en klar trend at kommunene synes det var vanskelig å sikre implementering av tiltak. Dette skyldes blant annet at det var utfordrende å sikre at den ansvarlige etat tok ansvar for tiltak, at beredskapskoordinatorer ikke anså tiltak som skulle implementeres i enkeltetater som sitt ansvar og at kommunene i mange tilfeller ikke hadde midler til gjennomføring av tiltak. Problemet kan trolig også spores til at helhetlig ROS-analyse ikke var et dokument som var i aktiv bruk i hverdagen til kommunenes ansatte, og som det i de fleste tilfeller ikke ble laget aksjonsplaner for å følge opp. På tiltakssiden var det også tydelig at flere kommuner gjorde det vanskelig for seg selv, ettersom de beskrev svært generelle tiltak i rapportene sine, tiltak som egentlig var på plass i den ansvarlige etat og som var dekket av andre internkontrollrutiner, eller som andre offentlige etater var ansvarlige for. Kommunene i prosjektet hadde i varierende grad koblet beredskapsplanene sine opp mot de helhetlige ROS-analysene. En annen utfordring i forbindelse med «bruk» til beredskapsplanlegging var at kommunene ikke var sikre på hvordan dette skulle tolkes. Skulle man lage øvelser basert på hendelsene som var brukt i helhetlig ROS-analyse, skulle det lages tiltakskort som passet til scenarioene i helhetlig ROS-analyse? Enkelte kommuner hadde inkludert hendelser fra helhetlig ROS-analyse i beredskapsplanverket sitt, mens andre hadde fokusert mer på felles kapasiteter i helhetlig ROS-analyse. Å se sammenhengen mellom helhetlig ROS-analyse og beredskapsplanlegging var et vanskelig tema for kommunene. Beredskapsanalyse og vurdering av «godheten» av beredskapstiltak er også en stor utfordring. Den største utfordringen og det viktigste funnet som har kommet fram gjennom studiet er at prinsippene i risikobasert styring er nærmest fraværende i kommunene. Funksjonelle krav til sikkerhet mangler, en levende diskusjon om samfunnssikkerhet og beredskap mangler, og analysene brukes i svært liten grad. ROS-analyse og intensjoner om risikobasert styring har vært i norske kommuner i mer enn 20 år, og basert på dette mener vi at det er kompetanse og reguleringsregimet det må gjøres noe med, heller enn å innføre nye veiledere og tilsynsaktiviteter. Ansvaret for kommunens samfunnssikkerhets- og beredskapsarbeid må knyttes opp mot spesifikk kompetanse. Det krever at kommunene endrer praksis på i den administrative ledelsen og virksomhetene som eier systemene, tjenestene og aktivitetene, så vel som i kommunikasjonen mellom administrativ og politisk ledelse når det gjelder samfunnssikkerhet og beredskap. Vi mener at politikeren fra bykommune 1 langs kysten i Nord-Norge illustrerer behovet på en betegnende måte: «Veldig få i beredskapsrådet har lest dokumentene. I vårt fylke tror jeg vi er noen av de som har kommet lengst, og det sier etter mitt skjønn sitt». «Vi må involvere oss på et mye tidligere stadium. Skaffe oss oversikt over hva som er beredskapsplanene, og hvor flaskehalsene er. Det tror jeg at jeg deler med veldig mange. Vi strykes med hårene i alt for stor grad. Vi får for mye ros.»
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography