Academic literature on the topic 'Ultrassonografia veterinária'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ultrassonografia veterinária.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ultrassonografia veterinária"

1

Dos Santos, Benedito Matheus, Kaline Ogliari, Jaqueline Ferreira Leite, Camila Franco De Carvalho, and Andréia Vitor Couto Do Amaral. "Estudo retrospectivo de ultrassonografias em felinos realizadas no hospital veterinário da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí no ano 2017." Veterinária e Zootecnia 26 (November 29, 2019): 1–4. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2019.v26.173.

Full text
Abstract:
O uso do diagnostico ultrassonográfico especialmente em pequenos animais, vem se tornando uma prática cada vez mais comum na rotina clinica médico veterinária. O presente estudo teve como objetivo quantificar e analisar os exames ultrassonográficos realizados em pacientes felinos no Hospital Veterinário da UFG/REJ durante o ano de 2017. Através do levantamento dos dados constatou-se que foram realizados 208 diagnósticos por imagem através da ultrassonografia, onde 29,33%, 29%, 8% e 3% dos casos correspondem a patologias dos sistemas digestório, urinário, reprodutivo e respiratório respectivamente. Dessa forma este estudo retrospectivo permitiu identificar e quantificar, quais são os achados e as patologias mais frequente em felinos em nossa rotina clínica, demonstrando também a importância da aplicabilidade da ultrassonografia para o diagnóstico das enfermidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Mauro Eduardo Soares de, Rosana Zanatta, and Tilde Rodrigues Froes. "Educação à distância no ensino do diagnóstico por imagem em medicina veterinária: relato de experiência." Ciência Rural 40, no. 7 (July 30, 2010): 1569–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010005000111.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata-se do relato da implantação e do desenvolvimento do Curso de Diagnóstico por Imagem (radiologia e ultrassonografia) abdominal em animais de companhia. O presente estudo teve como objetivo descrever a experiência da educação a distância (EaD como uma modalidade eficaz para proporcionar o ensino da subespecialidade) Diagnóstico por Imagem na medicina veterinária. Acredita-se que a EaD pode constituir-se em ferramenta pedagógica adequada para qualificar médicos veterinários que não têm acesso aos processos convencionais de pós-graduação, pois estão geograficamente dispersos ou mesmo não têm disponibilidade de afastar-se do seu cotidiano de vida profissional. Dessa forma, pode-se concluir que a referida técnica é uma estratégia pedagógica possível, confirmada pela certificação final em média de 70% dos discentes participantes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mendonça de Alcântara, Brenda, Tryssia Scalon Magalhães Moi, Ivan Ricardo Martinez Padua, Paula Diniz Galera, Gabriela Morais Madruga, Paola Castro Moraes, and Isabela Del Ponti. "USO DE IMAGENS PARA DIAGNÓSTICO DE AFECÇÕES OCULARES – REVISÃO DE LITERATURA." Veterinária e Zootecnia 28 (May 10, 2021): 1–13. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2021.v28.546.

Full text
Abstract:
A oftalmologia veterinária abrange o diagnóstico das alterações oculares, perioculares e retrobulbares primárias, e também suas manifestações sistêmicas e secundárias, o que se torna possível a partir da avaliação completa do bulbo ocular, órbita e anexos por meio do exame oftálmico completo e de exames complementares. Dentre os exames de imagens que auxiliam no diagnóstico das afecções oculares, a ultrassonografia está entre os exames de imagem mais utilizados na rotina veterinária, auxiliando na observação de anormalidades retrobulbares e na avaliação das estruturas bulbares na presença de opacificação de meios transparentes, por exemplo. Além da ultrassonografia, existem outras modalidades de exames, dentre eles a tomografia computadorizada, ressonância magnética, angiografia, microscopia especular, tomografia de coerência óptica (OCT) e angiografia por tomografia de coerência óptica (OCT-A). Em virtude dos avanços tecnológicos na obtenção de imagens, a avaliação globo ocular e das estruturas orbitárias pode ser realizada com maior precisão, o que favorece o diagnóstico e a escolha terapêutica adequada. Objetiva-se com esta revisão enumerar os exames disponíveis, suas principais indicações, bem como sua aplicabilidade e estudos em animais domésticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sampaio, A. D. P., R. F. Bittencourt, L. P. Maggitti Júnior, E. S. Santos, M. A. A. Silva, E. L. T. Moreira, and M. C. C. Lima. "Tumor da célula da granulosa associado à piometra em uma gata de sete meses." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 69, no. 5 (October 2017): 1145–51. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9423.

Full text
Abstract:
RESUMO As neoplasias ovarianas em gatas são raras e, quando relatadas, estão associadas a animais senis, assim como a piometra de causa não iatrogênica. O objetivo deste trabalho foi relatar o caso de uma gata jovem com neoplasia ovariana, tumor de células da granulosa associado ao complexo hiperplasia endometrial cística/piometra (HECP). O animal foi atendido no setor de Reprodução Animal e Obstetrícia Veterinária (RAOV) de um Hospital Veterinário Escola, com histórico de monta natural recente, anorexia, êmese, polidipsia, poliúria e descarga vaginal purulenta. Ao exame físico, observou-se apatia, mucosas ictéricas, aumento de volume da região abdominal e presença de secreção vaginal purulenta. À ultrassonografia, foi visibilizado conteúdo ecogênico no útero diagnóstico de HECP e estrutura ecogênica na cavidade abdominal, na região ovariana, confirmado pelo exame histopatológico como sendo tumor das células da granulosa. A conduta terapêutica adotada foi a cirurgia de ovariossalpingo-histerectomia (OSH).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Freitas, Deborah, and Gabriel Augusto Monteiro. "ULTRASSONOGRAFIA DOPPLER APLICADA AO DIAGNÓSTICO DE DISTÚRBIOS TESTICULARES EM GARANHÕES." Veterinária e Zootecnia 27 (December 16, 2020): 1–17. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2020.v27.460.

Full text
Abstract:
Os insultos vasculares afetam diretamente a produção e a qualidade das células espermáticas, portanto, o diagnóstico rápido dessas alterações é de extrema importância para evitar danos irreversíveis à reprodução. Desse modo, a ultrassonografia Doppler têm se mostrado um método eficaz no diagnóstico precoce de afecções reprodutivas relacionadas com distúrbios na perfusão sanguínea testicular. Além disso, possibilita o acompanhamento de tratamentos em curso, a fim de melhorar resultados terapêuticos e proporcionar melhor previsão de fertilidade aos garanhões. Em homens, já é um método empregado para diagnosticar distúrbios de fertilidade, entretanto, na veterinária os relatos ainda são escassos e o uso por andrologistas de equinos para este fim, é esporádico. O objetivo dessa revisão é apresentar os princípios da ultrassonografia Doppler e os benefícios para a andrologia de equinos, afim de ampliar o conhecimento a respeito da técnica e facilitar o diagnóstico de afecções durante exames reprodutivos de garanhões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cintra, T. C. F., C. F. Carvalho, J. C. Canola, and A. C. Nepomuceno. "Ultrassonografia transcraniana em cães hígidos: padronização da técnica e descrição anatômica." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 1 (February 2014): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352014000100010.

Full text
Abstract:
O interesse pelo estudo do sistema nervoso central vem crescendo na Medicina Veterinária. A ultrassonografia transcraniana (USTC) tem a vantagem de não ser invasiva e ter baixo custo quando comparada à tomografia computadorizada (TC) e à imagem em ressonância magnética (RM). O osso temporal tem sido utilizado como janela acústica na realização da USTC em seres humanos. Este trabalho teve como objetivo correlacionar imagens ultrassonográficas transcranianas obtidas através das janelas temporal e occipital com a anatomia encefálica em cães adultos hígidos, e padronizar a técnica de exame. Foram utilizados 37 cães adultos, sem raça definida: 30 animais in vivo, para realização da técnica, e sete cadáveres, para a secção do encéfalo, à similitude dos planos de imagem obtidos ao USTC. Os dados foram analisados utilizando o teste não paramétrico de Wilcoxon. Os resultados obtidos indicaram que a USTC é um método diagnóstico viável para a avaliação do encéfalo de cães com peso corporal até 10kg, por meio de planos dorsal e dorsais oblíquos, sem a necessidade de anestesiar o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Reis Castiglioni, Maria Cristina, Jeana Pereira Da Silva, Natália Borsato Oliveira, and Maria Jaqueline Mamprim. "INFLUÊNCIA DA IDADE NA ULTRASSONOGRAFIA RENAL DE CÃES E GATOS." Veterinária e Zootecnia 27 (July 18, 2020): 1–7. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2020.v27.434.

Full text
Abstract:
Para o correto diagnostico clínico de doença renal, é importante que se conheça o aspecto normal dos órgãos e sistemas, incluindo como o amadurecimento, crescimento e envelhecimento podem influenciar os parâmetros nos exames diagnósticos. O rim é um órgão de extrema importância para a manutenção da homeostase corporal, e o comprometimento de sua função pode resultar em desequilíbrios, predispondo a morte. Deste modo torna-se primordial a detecção precoce de lesões renais, sendo o exame ultrassonográfico rotineiramente usado na avaliação renal. Nos mamíferos os rins são considerados imaturos ao nascimento, passando por um gradativo processo de amadurecimento e, com o envelhecimento o rim é submetido a um progressivo processo degenerativo. Ambos os processos resultam em alterações ultrassonográficas morfológicas, dimensionais e vasculares que não são consideradas patológicas, sendo um assunto bem estudado na medicina humana. Em humanos é relatada a presença de diferenças ultrassonográficas significativas entre os rins de neonatos, crianças, adultos e idosos. Na medicina veterinária existem poucos estudos que demonstrem a influência da idade sobre o aspecto ultrassonográfico renal, sendo a maioria destes estudos direcionados para a diferença dos valores hemodinâmicos renais entre cães jovens e adultos, mas não entre cães adultos e idosos ou entre diferentes faixas etárias de gatos. Ademais, as diferenças bidimensionais e morfométricas relacionadas à idade são ainda pouco estudadas, tanto nos cães quanto nos gatos. Embora a influência da idade sobre a ultrassonografia renal seja bem evidente em humanos, existe ainda um déficit de estudos em cães e gatos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes Viana, Gustavo, Alessandre Hataka, José Nicolau Próspero Puoli Filho, and Vânia Maria De Vasconcelos Machado. "Aspectos ultrassonográficos da glândula tireoide em equinos." Veterinária e Zootecnia 24, no. 2 (June 30, 2017): 278–88. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2017.v24.307.

Full text
Abstract:
Tireopatias em equinos são pouco relatadas na rotina clínica, pois apresentam evoluçãosilenciosa, evidenciando-se quando há um considerável aumento de volume na regiãoproximal ventrolateral do pescoço. Neoformações da tireoide podem comprometer estruturasadjacentes à glândula, como a traqueia, ocasionando estridor respiratório, intolerância aoexercício e, nos casos mais graves, sufocamento. Na medicina humana e veterinária depequenos animais, o exame ultrassonográfico já é utilizado com frequência para melhorcaracterizar alterações importantes em casos de doenças da glândula tireoide (GT).Entretanto, existem poucos estudos relacionados ao emprego da ultrassonografia (USG) comométodo de avaliação da GT em cavalos. Esta revisão de literatura tem como objetivo reunirinformações sobre importância do uso da USG como recurso no diagnóstico de afecçõestireodianas em equinos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Freitas, Mylena Ellen de Sousa, Edilene Pereira de Sousa, Carolina Coutinho Beserra, Magda da Silva Cavalcante, Beatriz Evaristo de Almeida Tabosa, and Breno Queiroz Pinheiro. "A avaliação bioquímica do sistema urinário como ferramenta diagnóstica: Revisão." Pubvet 14, no. 12 (December 2020): 1–6. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v14n12a702.1-6.

Full text
Abstract:
A avaliação do perfil bioquímico renal sérico é uma metodologia rotineiramente utilizada, muitas vezes em conjunto com outros exames, como a urinálise e a ultrassonografia, para avaliar o sistema urinário. Por meio dela, é possível realizar o diagnóstico de doenças renais, bem como fazer o acompanhamento da progressão dos tratamentos instituídos. Desta forma, o objetivo do presente trabalho é fazer uma revisão de literatura acerca da bioquímica urinária e de sua utilização no diagnóstico de distúrbios renais, através da avaliação de diferentes marcadores renais. Realizou-se um estudo descritivo analítico, desenvolvido através de pesquisa do tipo bibliográfica, utilizando-se da análise de livros, revistas, publicações especializadas e artigos, datados a partir de janeiro de 2010. Para tanto, foram utilizadas ferramentas digitais, como a PubVet, o Google Acadêmico, Periódicos Capes, Scielo e Science direct. Concluiu-se que os biomarcadores creatinina e ureia, ainda são os mais utilizados na rotina clínica veterinária. O SDMA é um novo biomarcador mais precoce que creatinina e ureia, que vem demonstrando bons resultados nos diagnósticos de doença renal aguda e doença renal crônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gorenstein, T. G., P. C. Jark, M. A. R. Feliciano, F. A. R. Sueiro, L. A. Anai, M. Fenerich, I. L. S. Senhorello, B. C. Rodrigues, and M. Tinucci-Costa. "Plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão: relato de caso." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 68, no. 2 (April 2016): 292–98. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8411.

Full text
Abstract:
O objetivo deste relato de caso é descrever a ocorrência de plasmocitoma em bulbo peniano de um cão, classificado como uma doença extramedular não cutânea de localização rara e casuística inédita. Um cão, sem raça definida, com sete anos de idade e pesando 15kg, não castrado, apresentou histórico clínico de anorexia, vômitos, anúria e constipação. Ao exame específico da genitália externa, foi encontrada uma massa em bulbo peniano durante a inspeção do prepúcio, aderida à pele e encapsulada, extremamente firme e arredondada, medindo cerca de 6cm de diâmetro. Por meio da ultrassonografia dessa estrutura, foi observado aumento do volume regional com ecotextura heterogênea e ecogenicidade mista, além de neovascularização tecidual ao Doppler colorido. Foi realizada biópsia da massa, sendo verificada a presença de neoplasia de células redondas. A caracterização do tumor foi realizada pela imuno-histoquímica, e as células neoplásicas foram imunoexpressas para CD79a e MUM1, indicando o diagnóstico de plasmocitoma extramedular. Embora os tumores penianos em cães sejam os predominantemente venéreos transmissíveis (TVT), e os plasmocitomas sejam neoplasias raras nessa localização, este relato de caso fornece com ineditismo a ocorrência de plasmocitoma extramedular em bulbo peniano de cão, condição ainda não descrita em veterinária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ultrassonografia veterinária"

1

Gil, Elaine Mayumi Ueno. "Gestação em cadelas : novos conceitos na ultrassonografia." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2015. http://hdl.handle.net/1884/38176.

Full text
Abstract:
Orientadora : Profª Drª Tilde Rodrigues Froes
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa: Curitiba, 31/03/2015
Inclui referências
Área de concentração : Ciências veterinárias
Resumo: A presente pesquisa buscou contribuir com informações sobre avaliação ultrassonográfica pré-natal no terço final da gestação em cadelas, particularmente às características fetais que devem ser ponderadas rotineiramente pelo médico veterinário imaginologista nesse período. Para tanto, o trabalho foi subdividido em três capítulos independentes. No primeiro capítulo o enfoque da pesquisa foi avaliar e descrever as acelerações e desacelerações transitórias na frequência cardíaca fetal, acompanhadas pela ultrassonografia e provocadas pelas contrações uterinas; à semelhança do que ocorre em fetos humanos, proporcionando o planejamento da cesariana. Esse trabalho demonstrou que tais oscilações na frequência cardíaca fetal pré-parto acontecem em fetos caninos e devem ser utilizadas para prever com precisão o momento do parto iminente. Em cães a identificação do sexo fetal pode estar relacionada ao fator econômico, no entanto, para os proprietários esse fato pode estar correlacionado a questões emocionais. Por esse motivo, o segundo capítulo discorre sobre a descrição do método que determina o sexo fetal canino intrauterino pelo exame ultrassonográfico, indicando a melhor idade gestacional e definindo a acurácia do exame ultrassonográfico para esse fim, de acordo com o tamanho da ninhada. O terceiro capítulo refere-se ao acompanhamento na visualização das alças intestinais fetais pelo exame ultrassonográfico, pois acreditamos que com a evolução dos aparelhos de ultrassonografia agora com alta resolução, esse órgão é observado antes da idade gestacional descrita previamente na literatura. Descrevemos nesse capítulo o desenvolvimento ultrassonográfico das alças intestinais fetais, relacionada a idade gestacional, associado a avaliação da presença de peristaltismo intestinal e se essa característica tem importância no planejamento da cesariana. Conseguimos provar que a visualização do peristaltismo intestinal fetal não deve ser utilizada como parâmetro ultrassonográfico único para programar uma cesariana. Portanto, apresento três estudos inéditos cujos achados e conclusões são de grande importância para a reprodução e o diagnóstico por imagem veterinário. Palavras-chaves: cão, gestação, ultrassonografia fetal, sexagem fetal, ultrassonografia intestinal fetal, maturação fetal
Abstract: The main of this research was to contribute with information about prenatal evaluation at the end of gestation in dogs, particularly the foetal characteristics that should be considered routinely by veterinary radiologist in this period. Therefore, the study was divided into three independent chapters. In the first chapter, the focus of the research was to assess and describe the transient accelerations and decelerations in the foetal heart rate monitored by ultrasound and caused by uterine contractions; similar to what occurs in the human foetus, providing planning caesarean section. In dogs, identification of foetal sex could be related to economic factor, however, for owners this fact probably is correlated to emotional issues. For this reason, the second chapter discusses description of method that determines foetal sex canine intrauterine by ultrasonography, indicating the best gestational age and setting accuracy of ultrasonography for this purpose, according to size of litter. The third chapter deals with visualization of foetal bowel by ultrasonography, because we believe that, with evolution of ultrasound equipment with high resolution, this organ is observed before the gestational age previously described in literature. Herein we describe the development of ultrasound foetal bowel, related to gestational age, combined with evaluation of the presence of intestinal peristalsis and if its importance in planning of caesarean section. We managed to prove that visualization of fetal intestinal peristalsis should not be used alone as sufficient ultrasound parameter to schedule a caesarean section. Therefore, present three unpublished studies whose findings and conclusions are great importance for the veterinary reproduction. Keywords: dog, pregnancy, foetal ultrasound, foetal sex determination, foetal intestinal ultrasound, foetal maturation
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fiori, Ana Clara de Lima. "Ultrassonografia anal e transperineal : nova abordagem para o diagnóstico anorretal em cães." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2017. http://hdl.handle.net/1884/48862.

Full text
Abstract:
Orientadora : Profª. Drª. Tilde Rodrigues Froes
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias. Defesa: Curitiba, 28/03/2017
Inclui referências : f. 98-105
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo mostrar achados ultrassonográficos da região anal de cães como uma nova abordagem no diagnóstico por imagem veterinário, a fim de contribuir com clínicos e cirurgiões na tomada de decisões terapêuticas nesses animais. Para isso, o trabalho foi dividido em três capítulos que se complementam. O primeiro capítulo revisa conceitos anatômicos e semiológicos do canal anal de cães, incluindo aspectos radiográficos, além de apresentar as doenças dos sacos anais nessa espécie. Essa revisão deixa claro que a avaliação anorretal em cães ainda é carente de diagnóstico complementar ao clínico. Assim, o segundo capítulo apresenta uma nova forma de avaliação do canal anal: a ultrassonografia anal e transperineal com transdutor linear, um método não invasivo que permite analisar as estruturas dessa região com facilidade e baixo custo, mostrando ao ultrassonografista que é possível examinar a área do ânus na sequência da avaliação abdominal se houver indicação clínica, e encontrar informações interessantes. Esses achados foram estudados em cães saudáveis de diferentes idades, portes, escores corporais e sexos, para assim termos um parâmetro de normalidade como referência para os cães com doenças anorretais apresentados no terceiro capítulo. No último capítulo foram descritos os achados desse mesmo exame em cães com doenças dos sacos anais, neoplasia perianal ou perineal, hérnia perineal, disquesia e tenesmo não relacionados à doença anorretal, incontinentes fecais, e furunculose anal revelando características ultrassonográficas interessantes em cada uma dessas enfermidades. Concluímos que a ultrassonografia anal e transperineal pode auxiliar diferentes especialistas veterinários de pequenos animais, como cirurgiões, dermatologistas, oncologistas e gastrenterologistas na avaliação clínica anorretal de forma eficaz, indolor, rápida e de fácil execução, além de baixo custo. Portanto, seguem dois estudos inéditos na medicina veterinária e uma revisão de literatura. Palavras-chave: canino, ânus, ultrassom, sacos anais, esfíncter, doenças perianais e perineais
Abstract: The present research aimed to show ultrasonographic findings of dog's anal region as a new approach in veterinary imaging diagnosis in order to contribute with clinicians and surgeons in the therapeutic decision making in these animals. For this, the study was divided into three chapters that complement each other. The first chapter reviews anatomical and semiological concepts of dogs' anal canal, including radiographic aspects, besides presenting the diseases of the anal sacs in this species. This review makes it clear that anorectal evaluation in dogs is still lacking in complementary diagnosis to the clinician. Thus, the second chapter presents a new form of anal canal evaluation: anal and transperineal ultrasonography with linear transducer, a non-invasive method that allows to analyze the structures of this region with ease and low cost, showing to the sonographer that it is possible to examine the anus area following abdominal evaluation if there is clinical indication, and find interesting information. These findings were studied in healthy dogs of different ages, sizes, body scores and sexes, in order to have normality parameters as reference for dogs with anorectal diseases presented in the third chapter. In the last chapter were described the findings of this same examination in dogs with anal sacs diseases, perianal or perineal neoplasia, perineal hernia, dyschezia and tenesmus not related to anorectal disease, fecal incontinents, and anal furunculosis revealing interesting sonographic characteristics in each of these diseases. We conclude that anal and transperineal ultrasound can assist different veterinary specialists of small animals, such as surgeons, dermatologists, oncologists and gastroenterologists in the anorectal clinical evaluation an effective, painless, quick and easy to perform, and low cost way. Therefore, there are two unpublished studies in veterinary medicine and a review of the literature. Keywords: canine, anus, ultrasound, anal sacs, sphincter, perianal and perineal diseases
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Uliani, Renata Cristina [UNESP]. "Estudo das características foliculares avaliadas através da ultrassonografia Modo-B e Doppler colorido de éguas jovens e idosas e sua relação com agente indutor e momento da ovulação." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/92113.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:25:36Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-07-11Bitstream added on 2014-06-13T19:53:33Z : No. of bitstreams: 1 uliani_rc_me_botfmvz.pdf: 9913796 bytes, checksum: 13e23b78b66d6c64e5c46394215f9c31 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Apesar da grande quantidade de éguas idosas presentes nos programas de reprodução, poucos estudos que se preocupam em diagnosticar diferenças reprodutivas apresentadas por esta categoria animal. Sendo assim, este estudo objetivou avaliar as características foliculares de éguas jovens ( 12 anos, n=11) e idosas ( 18 anos, n=12) no momento pré-ovulatório, qual o agente indutor da ovulação de eleição para melhorar as características foliculares e se a diminuição da vascularização pode ser utilizada como parâmetro indicativo de iminência da ovulação. As éguas foram induzidas com hCG, acetato de deslorelina e associação dos dois agentes em três ciclos consecutivos de forma aleatória. Foram avaliadas na indução e a cada quatro horas, 32h após a indução até ovular. Modelos lineares de medidas repetidas foram usados para comparar média das variáveis-resposta entre momentos, tratamentos e idades. Teste de Qui-quadrado foi usado para avaliar associação entre formato e momento. Nível de significância estatística 0,05. Quatro horas antes de ovular observou-se diminuição na taxa de crescimento folicular com perda do contorno esférico, banda anecóica em 51,28±2,52%, camada de células da granulosa com 1,95±0,07mm e ecogenicidade 2,38±0,07, vascularização em 50,57±2,03% da parede folicular, edema uterino 0,74±0,12 e flutuação 2,37±0,12. Todas as características foram semelhantes entre as duas faixas etárias e tratamentos. Éguas que não ovularam apresentaram características muito distintas no período. É possível concluir que características do folículo pré ovulatório não são causa da baixa fertilidade em éguas idosas; não existe tratamento para indução da ovulação de eleição visando melhorar as características foliculares no momento pré-ovulatório; a diminuição da vascularização...
Despite the large number of old mares in the breeding programs, few studies have focused on diagnosing reproductive differences presented by this animal category. Therefore, the aim of this study was to evaluate the follicular differences among young mares ( 12 years, n=11) and old mares ( 18 years, n=12) in the preovulatory phase, with one is the ovulation inductor of choice for improving the characteristics of follicles before ovulation and if the decrease on follicular vascularity is a good indicator of imminence of ovulation. The mares were induced to ovulate with hCG, delorelin and the association of the two agents in three consecutive cycles at random. The mares were evaluated at the induction and every 4 hours, 32h after induction until ovulation. Linear models for repeated measures were used to compare the average response variables between times for collection, treatment and age. Chi-square test was used to evaluate associations between shape and time of collections. The level of statistical significance was 0.05. Four hours before ovulation, follicles showed a decrease in growth rate with loss of spherical shape, anechoic band in 51,28±2,52%, granulose layer with 1,95±0,07mm and 2,38±0,07 of echogenicity, vascularization in 50,57±2,03% of the follicle wall, 0,74±0,12 of uterine edema and 2,37±0,12 of fluctuation. All the characteristics were similar between the two age groups and treatments. Mares that did not ovulate had very different characteristics in the period. In conclusion, low fertility in old mares is not due to preovulatory follcicle characteristics; doesn’t exists a treatment of choice for ovulation induction to improve the characteristics of the follicle in the preovulatory period; decrease in follicular... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Uliani, Renata Cristina. "Estudo das características foliculares avaliadas através da ultrassonografia Modo-B e Doppler colorido de éguas jovens e idosas e sua relação com agente indutor e momento da ovulação /." Botucatu : [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/11449/92113.

Full text
Abstract:
Orientador: Marco Antonio Alvarenga
Coorientador: Luciano Andrade Silva
Banca: Frederico Azanam Papa
Banca: Julio Cesar Ferraz Jacob
Resumo: Apesar da grande quantidade de éguas idosas presentes nos programas de reprodução, poucos estudos que se preocupam em diagnosticar diferenças reprodutivas apresentadas por esta categoria animal. Sendo assim, este estudo objetivou avaliar as características foliculares de éguas jovens ( 12 anos, n=11) e idosas ( 18 anos, n=12) no momento pré-ovulatório, qual o agente indutor da ovulação de eleição para melhorar as características foliculares e se a diminuição da vascularização pode ser utilizada como parâmetro indicativo de iminência da ovulação. As éguas foram induzidas com hCG, acetato de deslorelina e associação dos dois agentes em três ciclos consecutivos de forma aleatória. Foram avaliadas na indução e a cada quatro horas, 32h após a indução até ovular. Modelos lineares de medidas repetidas foram usados para comparar média das variáveis-resposta entre momentos, tratamentos e idades. Teste de Qui-quadrado foi usado para avaliar associação entre formato e momento. Nível de significância estatística 0,05. Quatro horas antes de ovular observou-se diminuição na taxa de crescimento folicular com perda do contorno esférico, banda anecóica em 51,28±2,52%, camada de células da granulosa com 1,95±0,07mm e ecogenicidade 2,38±0,07, vascularização em 50,57±2,03% da parede folicular, edema uterino 0,74±0,12 e flutuação 2,37±0,12. Todas as características foram semelhantes entre as duas faixas etárias e tratamentos. Éguas que não ovularam apresentaram características muito distintas no período. É possível concluir que características do folículo pré ovulatório não são causa da baixa fertilidade em éguas idosas; não existe tratamento para indução da ovulação de eleição visando melhorar as características foliculares no momento pré-ovulatório; a diminuição da vascularização... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Despite the large number of old mares in the breeding programs, few studies have focused on diagnosing reproductive differences presented by this animal category. Therefore, the aim of this study was to evaluate the follicular differences among young mares ( 12 years, n=11) and old mares ( 18 years, n=12) in the preovulatory phase, with one is the ovulation inductor of choice for improving the characteristics of follicles before ovulation and if the decrease on follicular vascularity is a good indicator of imminence of ovulation. The mares were induced to ovulate with hCG, delorelin and the association of the two agents in three consecutive cycles at random. The mares were evaluated at the induction and every 4 hours, 32h after induction until ovulation. Linear models for repeated measures were used to compare the average response variables between times for collection, treatment and age. Chi-square test was used to evaluate associations between shape and time of collections. The level of statistical significance was 0.05. Four hours before ovulation, follicles showed a decrease in growth rate with loss of spherical shape, anechoic band in 51,28±2,52%, granulose layer with 1,95±0,07mm and 2,38±0,07 of echogenicity, vascularization in 50,57±2,03% of the follicle wall, 0,74±0,12 of uterine edema and 2,37±0,12 of fluctuation. All the characteristics were similar between the two age groups and treatments. Mares that did not ovulate had very different characteristics in the period. In conclusion, low fertility in old mares is not due to preovulatory follcicle characteristics; doesn't exists a treatment of choice for ovulation induction to improve the characteristics of the follicle in the preovulatory period; decrease in follicular... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Guimarães, Patrícia Jordão [UNESP]. "Padronização e comparação dos valores ecobiométricos e eletrorretinográficos em cães hígidos das raças Terrier Brasileiro e Beagle." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/89002.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:42Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-02-28Bitstream added on 2014-06-13T18:51:08Z : No. of bitstreams: 1 guimaraes_pj_me_jabo.pdf: 341115 bytes, checksum: 109770fb0b798c5964a07df11b13e7d8 (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Com a pesquisa, objetivou-se padronizar e comparar valores ecobiométricos e eletrorretinográficos em cães das raças terrier brasileiro e beagle. Utilizaram-se vinte cães, sendo dez da raça terrier brasileiro e dez da beagle, machos e fêmeas hígidos. A ecobiometria foi realizada por ultrassonografia em modos A e B sob contenção física. Avaliaram-se o diâmetro axial do olho, a espessura da lente e os comprimentos das câmaras anterior e vítrea. A eletrorretinografia foi realizada de acordo com o protocolo Dog Diagnostic Protocol sob anestesia com propofol. Os dados foram analizados em software HMsERG, onde mensuraram-se as amplitudes e os seus respectivos tempos implícitos. Em ambas as raças estudadas, não se observaram diferenças significativas entre os olhos direito e esquerdo, quanto aos valores mensurados à ecobiometria ocular (p>0,05). Todavia, os valores relativos ao comprimento axial (p=0,023) e a câmara anterior (p=0,01) de cães da raça beagle foram significativamente maiores que os da raça terrier brasileiro. Nos períodos de resposta de adaptação dos bastonetes, não houve diferença estatística entre as raças (p>0,05). Relativamente à resposta mista, embora sem diferença estatística, observou-se que as amplitudes das ondas A (p=0,24) e B (p=0,23) na raça terrier brasileiro, foram respectivamente, 51,78% e 17,30% maiores que na raça beagle. Não houve significância para valores de onda B nas fases fotópticas, entretanto, o tempo implícito na raça beagle foi significativamente maior (p=0,03) na fase clara com luz estroboscópica. Conclui-se que a câmara anterior e o diâmetro axial do bulbo dos olhos de beagles apresentam comprimentos significativamente maiores que os de terrier braileiros. Embora os parâmetros eletrorretinográficos não tenham diferido significativamente entre as...
The aim of the present study were to standardize and compare echobiometric and eletrorretinographic values in the brazilian terrier and beagle breeds. Twenty healthy dogs, being ten brazilians terrier and ten beagles, of both gender, were employed in this study. The echobiometry was accomplished by means of A and B mode ultrassonography under physical restrain. Axial globe length, lens thickness, anterior and vitreous chamber depth were evaluated. Electroretinography was performed using the Dog Diagnostic Protocol under anesthesia with propofol. Eletroretinographic recordings were evaluated with specific software, where the A and B wave amplitudes and their implicit times were measured. Echobiometric values did not change significantly between right and left eyes in both breeds (P>0.05). During rod response data did not change significantly between breeds (P>0.05). On mixed response, statistical difference was not observed, however, A (P=0.24) and B (P=0.23) wave amplitudes were, respectively, 51.78% and 17.30% higher in brazilian terrier breed. During the photoptic period, B wave amplitudes did not change significantly, however the implicit time seen with stroboscopic light was significantly higher (P=0.03) in beagles. It is concluded that anterior chamber depth and axial globe length were significantly higher in beagles than in brasilian terriers. Though, eletroretinographic values did not change significantly between breeds, higher amplitudes and shorter implicit time were seen in brazilian terriers, suggesting that such findings may be related to its smaller eyes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Matayoshi, Priscilla Mitie [UNESP]. "Caracaterização ultrassonográfica, morfofisiológica do sistema reprodutor de machos e fêmeas de Crotalus durissus terrificus." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2011. http://hdl.handle.net/11449/98183.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:29:15Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2011-12-19Bitstream added on 2014-06-13T18:39:04Z : No. of bitstreams: 1 matayoshi_pm_me_botfmvz.pdf: 3681017 bytes, checksum: f1870e3236cf8dcb421bbce2949ab641 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Objetivou-se caracterizar o ciclo reprodutivo sazonal de 28 cascavéis adultas Crotalus durissus terrificus (14 machos e 14 fêmeas), recém chegadas da natureza, provenientes da região de Botucatu - SP. Para tanto, foram realizadas avaliações ultrassonográficas do sistema reprodutor e dosagens séricas de progesterona e testosterona. As coletas e os exames foram realizados em diferentes meses do ano (abril, julho, outubro e janeiro), representando as quatro estações climáticas. As fêmeas que apresentaram crescimento folicular também foram avaliadas nos meses de setembro e dezembro de 2010, e abril de 2011 para melhor acompanhamento da dinâmica folicular e evolução gestacional. Foi possível identificar e caracterizar ultrassonograficamente estruturas reprodutivas como testículos, folículos prévitelogênicos e vitelogênicos, embriões e ovos atrésicos. Os testículos apresentaram maior comprimento em janeiro. Os maiores níveis séricos de testosterona foram observados em janeiro e abril, pico da espermatogênese e fase de cópula, respectivamente. Os folículos vitelogênicos em crescimento foram visibilizados nas avaliações de abril e julho. As ovulações e as gestações iniciaram em setembro e outubro, onde foi observado um aumento nos níveis séricos de progesterona que se mantiveram altos durante toda a gestação, decaindo após o parto. As gestações duraram aproximadamente quatro meses e os nascimentos ocorreram entre dezembro e janeiro. As fêmeas em período não reprodutivo apresentaram folículos pré-vitelogêncios e níveis baixos de progesterona em todas as avaliações
This study aimed to characterize the seasonal reproductive cycle of 28 adult Crotalus durissus terrificus rattlesnakes (14 males and 14 females) newly arrived from the wild in the region of Botucatu, SP. For this purpose, we performed sonographic evaluations of their reproductive system and measurement of progesterone and testosterone from serum samples. Blood collections and examinations were conducted in different months of the year (April, July, October and January), which represented the four seasons. Females that had follicular growth were also evaluated in September and December of 2010 and April 2011 for better monitoring of the follicular dynamics and pregnancy evolution. It was possible to identify and characterize by ultrasound reproductive structures like testes, previtellogenic and vitellogenic follicles, atretic eggs and embryos. The testes showed greater length in January. The higher serum levels of testosterone were observed in January and April, which represented the peak phase of spermatogenesis and mating, respectively. Vitellogenic growing follicles were seen in evaluations in April and July. Ovulations and pregnancies started in September and October, when serum progesterone levels increased, and then remained high throughout pregnancy, decreasing after birth. The pregnancies lasted about four months and births occurred between December and January. Females in nonreproductive period had previtellogenic follicles and low levels of progesterone in all evaluations
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Matayoshi, Priscilla Mitie. "Caracaterização ultrassonográfica, morfofisiológica do sistema reprodutor de machos e fêmeas de Crotalus durissus terrificus /." Botucatu : [s.n.], 2011. http://hdl.handle.net/11449/98183.

Full text
Abstract:
Orientador: Nereu Carlos Prestes
Banca: Rui Seabra Ferreira Junior
Banca: Eunice Oba
Resumo: Objetivou-se caracterizar o ciclo reprodutivo sazonal de 28 cascavéis adultas Crotalus durissus terrificus (14 machos e 14 fêmeas), recém chegadas da natureza, provenientes da região de Botucatu - SP. Para tanto, foram realizadas avaliações ultrassonográficas do sistema reprodutor e dosagens séricas de progesterona e testosterona. As coletas e os exames foram realizados em diferentes meses do ano (abril, julho, outubro e janeiro), representando as quatro estações climáticas. As fêmeas que apresentaram crescimento folicular também foram avaliadas nos meses de setembro e dezembro de 2010, e abril de 2011 para melhor acompanhamento da dinâmica folicular e evolução gestacional. Foi possível identificar e caracterizar ultrassonograficamente estruturas reprodutivas como testículos, folículos prévitelogênicos e vitelogênicos, embriões e ovos atrésicos. Os testículos apresentaram maior comprimento em janeiro. Os maiores níveis séricos de testosterona foram observados em janeiro e abril, pico da espermatogênese e fase de cópula, respectivamente. Os folículos vitelogênicos em crescimento foram visibilizados nas avaliações de abril e julho. As ovulações e as gestações iniciaram em setembro e outubro, onde foi observado um aumento nos níveis séricos de progesterona que se mantiveram altos durante toda a gestação, decaindo após o parto. As gestações duraram aproximadamente quatro meses e os nascimentos ocorreram entre dezembro e janeiro. As fêmeas em período não reprodutivo apresentaram folículos pré-vitelogêncios e níveis baixos de progesterona em todas as avaliações
Abstract: This study aimed to characterize the seasonal reproductive cycle of 28 adult Crotalus durissus terrificus rattlesnakes (14 males and 14 females) newly arrived from the wild in the region of Botucatu, SP. For this purpose, we performed sonographic evaluations of their reproductive system and measurement of progesterone and testosterone from serum samples. Blood collections and examinations were conducted in different months of the year (April, July, October and January), which represented the four seasons. Females that had follicular growth were also evaluated in September and December of 2010 and April 2011 for better monitoring of the follicular dynamics and pregnancy evolution. It was possible to identify and characterize by ultrasound reproductive structures like testes, previtellogenic and vitellogenic follicles, atretic eggs and embryos. The testes showed greater length in January. The higher serum levels of testosterone were observed in January and April, which represented the peak phase of spermatogenesis and mating, respectively. Vitellogenic growing follicles were seen in evaluations in April and July. Ovulations and pregnancies started in September and October, when serum progesterone levels increased, and then remained high throughout pregnancy, decreasing after birth. The pregnancies lasted about four months and births occurred between December and January. Females in nonreproductive period had previtellogenic follicles and low levels of progesterone in all evaluations
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brito, Marina Botelho Soares de [UNESP]. "Ultrassonografia modo B de alta resolução modo Doppler e uso de contraste de microbolhas na avaliação testicular de gatos domésticos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/135981.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-07T19:20:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-08-19. Added 1 bitstream(s) on 2016-03-07T19:24:23Z : No. of bitstreams: 1 000857979.pdf: 966651 bytes, checksum: 385c62b63db6518267b3de1b7a9250a2 (MD5)
As pesquisas envolvendo a reprodução de gatos domésticos comumente baseiam-se em análise macroscópica e andrológica do sistema reprodutor desses animais, não havendo nenhum estudo até o momento sobre a avaliação ultrassonográfica dos testículos nesta espécie. Sendo assim, este estudo prospectivo visou realizar a varredura ultrassonográfica dos testículos de 45 gatos adultos domésticos, utilizando as técnicas Modo B, Doppler e Ultrassonografia por Contraste com Microbolhas. Os resultados obtidos ao exame ultrassonográfico modo B demonstraram as estruturas testiculares com ecotextura homogênea e com ecogenicidade dentro da normalidade (semelhante à ecogenicidade do tecido esplênico), com presença de linha mediastinal evidente. Ao Doppler colorido testicular, foi possível verificar artéria testicular com padrão de ondas arterial e monofásico, em região de cordão espermático. Utilizando o Doppler Espectral, obtiveram-se os índices vasculares dos testículos direito e esquerdo, respectivamente: VS = 6.23 cm/s, VD = 2.77 cm/s e IR = 0.53; VS = 6.73 cm/s, VD = 2.8 cm/s e IR = 0.54. A avaliação ultrassonográfica contrastada por microbolhas não resultou em efeitos colaterais aos animais, apresentando-se de aplicação confiável e gerando imagens de qualidade. O contraste preencheu as estruturas vasculares subcapsulares, com moderado realce homogêneo do parênquima, além de rápida redução da ecogenicidade após o pico de realce. Os valores de tempo para o contraste de microbolhas, considerando tempo de entrada, pico de realce e tempo de saída para os testículos direito e esquerdo foram, respectivamente: tempo de entrada = 10.76 s, pico de realce = 21.50 s e pico de saída = 81.81; tempo de entrada = 8.78 s, pico de realce = 21.62 s e tempo de saída = 75.36. Esses exames foram facilmente aplicados em gatos domésticos e devem ser utilizados como técnicas auxiliares no diagnóstico de anormalidades testiculares...
Research involving breeding of domestic cats are commonly based on macroscopic and andrologic analysis, there is no study to date with sonographic evaluation of domestic cats testicle. Thus, this study aimed to perform the ultrasound scan of 45 adult domestic cats testicles, using the techniques of B mode, Triplex Doppler ultrasound and contrast-enhanced. The results showed homogeneous testicles, with normal echogenicity and echotexture, with evident mediastinal line. Testicular artery was observed in the spermatic cord with tortuous patter and showed monophasic-patterned waves and low vascular resistance and with systolic peak evident. Values of indices vascular were as follows: SV = 6.73 cm/s, DV = 2.8 cm/s and RI = 0.54 for left testicles; and SV = 6.23 cm/s, DV = 2.77 cm/s and RI = 0.53 for right testicles. The contrast-enhanced resulted in no side effects, being reliable and generating quality images. Contrast filled the subcapsular vascular structures and after a few seconds, a homogeneous moderate enhancement of the parenchyma, with parenchymal vessels still distinguishable and after the peak phase, a rapid homogeneous decrease in echogenicity. Values of time for contrast-enhanced ultrasonography were as follows: wash-in = 8.78 s, peak enhancement = 21.62 s and wash-out = 75.36 for left testicles; and wash-in = 10.76 s, peak enhancement = 21.50 s and washout = 81.81 for right testicles. The examination in Doppler mode showed testicular artery with monophasic-patterned waves in spermatic cord. These tests were easily applied in domestic cats and should be used as auxiliary techniques in the diagnosis of testicular abnormalities in this species
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Brito, Marina Botelho Soares de. "Ultrassonografia modo B de alta resolução modo Doppler e uso de contraste de microbolhas na avaliação testicular de gatos domésticos /." Jaboticabal, 2015. http://hdl.handle.net/11449/135981.

Full text
Abstract:
Orientador: Marcus Antonio Rossi Feliciano
Coorientador: Wilter Ricardo Russiano Vicente
Banca: Pedro Paulo Maia Teixeira
Banca: Anelise Carvalho Nepomuceno
Resumo: As pesquisas envolvendo a reprodução de gatos domésticos comumente baseiam-se em análise macroscópica e andrológica do sistema reprodutor desses animais, não havendo nenhum estudo até o momento sobre a avaliação ultrassonográfica dos testículos nesta espécie. Sendo assim, este estudo prospectivo visou realizar a varredura ultrassonográfica dos testículos de 45 gatos adultos domésticos, utilizando as técnicas Modo B, Doppler e Ultrassonografia por Contraste com Microbolhas. Os resultados obtidos ao exame ultrassonográfico modo B demonstraram as estruturas testiculares com ecotextura homogênea e com ecogenicidade dentro da normalidade (semelhante à ecogenicidade do tecido esplênico), com presença de linha mediastinal evidente. Ao Doppler colorido testicular, foi possível verificar artéria testicular com padrão de ondas arterial e monofásico, em região de cordão espermático. Utilizando o Doppler Espectral, obtiveram-se os índices vasculares dos testículos direito e esquerdo, respectivamente: VS = 6.23 cm/s, VD = 2.77 cm/s e IR = 0.53; VS = 6.73 cm/s, VD = 2.8 cm/s e IR = 0.54. A avaliação ultrassonográfica contrastada por microbolhas não resultou em efeitos colaterais aos animais, apresentando-se de aplicação confiável e gerando imagens de qualidade. O contraste preencheu as estruturas vasculares subcapsulares, com moderado realce homogêneo do parênquima, além de rápida redução da ecogenicidade após o pico de realce. Os valores de tempo para o contraste de microbolhas, considerando tempo de entrada, pico de realce e tempo de saída para os testículos direito e esquerdo foram, respectivamente: tempo de entrada = 10.76 s, pico de realce = 21.50 s e pico de saída = 81.81; tempo de entrada = 8.78 s, pico de realce = 21.62 s e tempo de saída = 75.36. Esses exames foram facilmente aplicados em gatos domésticos e devem ser utilizados como técnicas auxiliares no diagnóstico de anormalidades testiculares...
Abstract: Research involving breeding of domestic cats are commonly based on macroscopic and andrologic analysis, there is no study to date with sonographic evaluation of domestic cats testicle. Thus, this study aimed to perform the ultrasound scan of 45 adult domestic cats testicles, using the techniques of B mode, Triplex Doppler ultrasound and contrast-enhanced. The results showed homogeneous testicles, with normal echogenicity and echotexture, with evident mediastinal line. Testicular artery was observed in the spermatic cord with tortuous patter and showed monophasic-patterned waves and low vascular resistance and with systolic peak evident. Values of indices vascular were as follows: SV = 6.73 cm/s, DV = 2.8 cm/s and RI = 0.54 for left testicles; and SV = 6.23 cm/s, DV = 2.77 cm/s and RI = 0.53 for right testicles. The contrast-enhanced resulted in no side effects, being reliable and generating quality images. Contrast filled the subcapsular vascular structures and after a few seconds, a homogeneous moderate enhancement of the parenchyma, with parenchymal vessels still distinguishable and after the peak phase, a rapid homogeneous decrease in echogenicity. Values of time for contrast-enhanced ultrasonography were as follows: wash-in = 8.78 s, peak enhancement = 21.62 s and wash-out = 75.36 for left testicles; and wash-in = 10.76 s, peak enhancement = 21.50 s and washout = 81.81 for right testicles. The examination in Doppler mode showed testicular artery with monophasic-patterned waves in spermatic cord. These tests were easily applied in domestic cats and should be used as auxiliary techniques in the diagnosis of testicular abnormalities in this species
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Ivan Felismino Charas dos [UNESP]. "Ultrassonografia abdominal de cães e gatos hígidos, adultos e filhotes." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/88990.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:23:41Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-10-12Bitstream added on 2014-06-13T20:08:53Z : No. of bitstreams: 1 santos_ifc_me_botfmvz.pdf: 2681948 bytes, checksum: 46ae452df52066766e04b82929c6fd75 (MD5)
Outros
O emprego do exame ultrassonográfico na medicina veterinária é amplamente difundido como meio de diagnóstico complementar, principalmente para os tecidos moles e recentemente também da superfície dos tecidos ósseos. A presente pesquisa teve por objetivo analisar, de forma comparativa, a anatomia ultrassonográfica normal do fígado, rim, glândulas adrenais, baço, bexiga urinária e pâncreas de cães e gatos, adultos e filhotes, estabelecer padrões de normalidade e valores de referência e desenvolver material didático para o aprendizado da ultrassonografia em pequenos animais. Foram utilizados 20 animais em condições hígidas, de raças variadas sem predileção de sexo, divididos em: grupo C1- cinco cães adultos e C2 cinco cães filhotes, G1 cinco gatos adultos e G2 cinco gatos filhotes. Os animais foram preparados para o exame ultrassonográfico abdominal com jejum de 6 a 8 horas e administração de antifiséticos. Observou-se que cães e gatos adultos apresentaram o fígado com ecotextura de maior granulação em relação aos filhotes. A parede da vesícula biliar do gato filhote sempre foi visibilizada. O hilo esplênico ofereceu maior dificuldade de visibilização entre os felinos. O sinal de margem medular renal não foi evidenciado nos cães adultos e filhotes, mas esteve presente em todos os gatos adultos e eventualmente em alguns filhotes. A glândula adrenal do gato filhote foi visibilizada com ecogenicidade hipoecogênica difusa e no gato adulto permitiu ótima distinção da medular e cortical da glândula adrenal. Portanto, para se realizar com propriedade um exame ultrassonográfico abdominal, há necessidade de conhecimento sólido de anatomia topográfica, princípios de formação da imagem, suas interações e padrões de normalidade e tendo sempre em mente as particularidades de cada espécie.
The ultrasound is widespread as a complementar diagnostic for soft tissue and for bone’s surface in veterinary medicine. This study aimed to compare and standardize the normal anatomy ultrasonography of the liver, kidney, adrenal glands, spleen, bladder and pancreas on dogs and cats, adults and young, and development of didactic material for the learning of abdominal ultrasonography in small animals. Twente animals in healthy condition, mixed breed, male and female, were used, divided in four goups. Group C1 (five adults dogs), group C2 (five puppies), group G1 (five adults cats) and group G2 (five kittens). Before the exams, the animals were given antifizetics and fasting for six to eight hours. Adult animals had the liver echotexture with a larger thickness and the gallbladder wall always was visualized in kittens. The splenic hilu was difficult to saw in cats. The signal margin cord was not observed in dogs, but was present in all adult cats and possibly some kittens. The adrenal gland of the kittens was visualized as diffuse hypoechogenic and in adult cat was possible to saw the distinction of cortical and medullar region on the adrenal gland. Finaly, it’s necessary to have a solid knowlodge about the topographic anatomy, image formation and normal standard in each specie for ultrasonografic exams.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ultrassonografia veterinária"

1

Taube, Mari Jane, Luciana do Amaral Oliveira, Andressa Hiromi Sagae, Ana Caroline Ribas de Oliveira, Patricia Santos Rossi, Ana Carla da Costa Silva, Zara Bortolini, and Ricardo Coelho Lehmkuhl. "DIAGNÓSTICO SUGESTIVO DE FÍSTULA ARTÉRIO VENOSA- AORTOCAVA EM CÃO POR MEIO DA ULTRASSONOGRAFIA E DOPPLERFLUXOMETRIA." In Estudos em Medicina Veterinária 2, 88–91. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.70819160413.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ultrassonografia veterinária"

1

Prestes, Rafaela, Ingrid Rios Lima Machado, Claudia Acosta Duarte, Fabrício Desconsi Mozzaquatro, Denise Pimenta de Oliveira, and Gabriela Döwich. "Associação do Escore Corporal com a espessura de gordura obtida por ultrassonografia em cavalos Crioulo." In Encontro Internacional de Medicina Veterinária IBVET. Atibaia - SP, Brazil: Galoa, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/ibvet-2017-66509.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sousa, Karoline Pereira de, Ester Gonçalves Amorim, Jullia Lima Perobelli, Beatriz De Paula Serradourada, and Carla Amorim Neves. "IMPORTÂNCIA DA ULTRASSONOGRAFIA GESTACIONAL EM CADELAS E GATAS E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1919.

Full text
Abstract:
Introdução: Na medicina veterinária a ultrassonografia gestacional possui diversas aplicabilidades, permitindo não só a confirmação da gestação como também, o acompanhamento da prenhez, a detecção precoce de malformações, avaliação da viabilidade fetal, entre outras. Objetivos: Este estudo tem como principal objetivo evidenciar a percepção da sociedade sobre a importância da ultrassonografia gestacional em cadelas e gatas, por meio de coleta e análise de dados. Materiais e métodos: O estudo foi desenvolvido de forma remota, por meio de questionário na plataforma Google Formulários e distribuição do link em redes sociais, com seis perguntas afirmativas e de múltipla escolha. O estudo teve caráter quantitativo, no qual a população amostral foi de 103 pessoas, no período de 25 de junho à 04 de julho de 2021. Resultados: 54,4% dos tutores afirmaram já ter levado seu animal para realizar a ultrassonografia abdominal, enquanto 45,6% afirmam nunca ter realizado esse exame. 92,2% dos participantes confirmam a importância da ultrassonografia para o acompanhamento gestacional, embora quando questionados se realizariam o exame para acompanhar a gestação, 34% dos tutores afirmam que talvez levariam e, 4,9% afirmam que não levariam. Os tutores que responderam “talvez” ou “não” justificam sua decisão por: exame de alto custo (44,7%); exame inviável em sua região (55,3%); não acreditar que mostre alterações precisas (23,7%) e, apenas realizaram se o animal apresentasse anormalidades ou alterações visíveis (15,8%). 61,2% das pessoas afirmam realizar o exame gestacional para os seguintes motivos: estimar quantidade de fetos (62,2%); investigar possíveis distocias (60,8%); analisar a viabilidade fetal (58,1%); estimar tempo de gestação (55,4%) e observar fetos mortos (44,6%). Conclusão: Portanto, evidencia-se que, apesar da maioria dos participantes compreenderem a importância da ultrassonografia para o acompanhamento gestacional em cadelas e gatas, ainda existe uma relutância em realizar este procedimento de forma rotineira no período pré-natal, visto que a ultrassonografia gestacional é de extrema importância para o acompanhamento e desenvolvimento fetal e detecção de possíveis anomalias e alterações da gestante e do feto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Luane de Macêdo e., Indiana Lua Mendes Araujo, Vanessa Saraiva Sousa, Jacqueline Maria Canuto De Sousa, and Alana Larissa Ximenes Silva. "RUPTURA DE BEXIGA CONSEQUENTE A UROLITÍASE EM CADELA: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1852.

Full text
Abstract:
Introdução: A urolitíase é uma das principais causas de formações de cálculos no trato urinário dos animais domésticos e refere-se ao fato de haver cálculos ou urólitos nos rins, ureter, bexiga ou uretra. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo relatar o caso de uma cadela com urólitos na vesícula urinária, que foi submetida à uma cistotomia com evolução para ruptura de bexiga. Materiais e métodos: Uma cadela da raça Poodle micro, 11 anos, 9 kg foi atendida em um hospital veterinário em Teresina- PI. A tutora relatou que o animal apresentava dificuldade de urinar e em gotejamento. O animal foi submetido a uma ultrassonografia na qual apresentou cistite e presença de litíase na vesícula urinária. Diante dos achados, foi solicitado a realização de hemograma, bioquímico, ecocardiograma e eletrocardiograma pré-cirúrgicos. Resultados: No hemograma observou-se presença de policitemia, linfopenia e monocitopenia absoluta; Bioquímico, eletrocardiograma e ecocardiograma sem alterações significativas. Diante disso, foi indicado uma cistotomia, mas o proprietário só retornou com o animal após 10 dias. Durante o transoperatório foram encontrados 2 cálculos: cerca de 2,26cm e 2,01cm cada, com superfície lisa e aspecto geométrico sugestivo de urólito de estruvita. Após 4 dias do procedimento cirúrgico, a cadela voltou ao hospital com aumento de volume na região abdominal por presença de líquido livre observado em ultrassonografia. Foi então realizado a punção para análise de líquido abdominal e creatinina, além do bioquímico sérico para diagnóstico. Na análise de líquido obteve-se como resultado: infiltrado inflamatório intenso, com predominância de neutrófilos íntegros e degenerados, macrófagos e hemácias, creatinina do fluido 16,8mg/dL; e no bioquímico observou-se creatinina 5,5 mg/dL. Diante desses resultados, foi perceptível que a concentração de creatinina do fluido era maior que a sérica, dessa maneira sendo sugestivo de uroperitônio. Com isso, o animal foi submetido a uma cistorrafia e lavagem da cavidade abdominal com boa recuperação. Conclusão: A urolitíase pode evoluir para uma ruptura de bexiga, devido a inflamação da parede ocasionada pelo cálculo, deixando-a com o aspecto friável. Assim, é necessário a retirada dos cálculos de diâmetro consideráveis com urgência, evitando sua evolução para ruptura vesical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Julia de Oliveira, Luane De Macêdo E. Silva, Indiana Lua Mendes Araújo, Selmar Moreira, and Maria José Lima Do Nascimento. "COMPLEXO HIPERPLASIA ENDOMETRIAL CÍSTICA ASSOCIADO A PIOMETRA EM CADELA - RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1889.

Full text
Abstract:
Introdução: O Complexo hiperplasia endometrial cística-Piometra (CHEC-P) é uma afecção crônica que afeta o útero. A sua etiopatogenia está relacionada a resposta exagerada do endométrio à exposição prolongada a elevados níveis de estrógeno e progesterona, fazendo com que o tecido glandular torne-se em cístico, espessado e edemaciado. É uma enfermidade de alta incidência na rotina clínica, acometendo principalmente, fêmeas nulíparas, idosas não castradas. Os principais sinais clínicos são distensão abdominal, dor à palpação, com presença ou não de corrimento vaginal, anorexia, depressão e vômito. Objetivo: Esse trabalho tem como objetivo descrever um caso de Complexo Hiperplasia-Endometrial-Cística associado a Piometra em uma cadela. Material e métodos: Uma cadela da raça Poodle de 09 anos, pesando 6,3 kg, há 2 semanas apresentava claudicação bilateral dos membros pélvicos, e na noite anterior a consulta apresentou apatia, anorexia, vômito de aparência branca e espumosa. Ao exame físico pode-se observar temperatura de 38,6ºC, mucosas hipocoradas, apatia, respiração ofegante, abdome rígido, claudicação do membro pélvico direito mais evidente e tosse improdutiva. Recomendou-se a realização de exames hematológicos, bioquímico e ultrassonografia da região abdominal. Resultados: No hemograma verificou-se hemácias normocíticas normocrômicas, leucocitose por neutrofilia , linfocitose absoluta com desvio à esquerda regenerativo e eosinopenia absoluta. O bioquímico da paciente apresentou as seguintes alterações: T.G.P/A.L.T: 19,0U/L, proteínas totais: 8,9g/dL, creatinina 0,7 mg/dL. No exame ultrassonográfico observou-se útero e cornos uterinos com volume moderadamente aumentados, com presença de conteúdo luminal rico em celularidades, parede espessada, cisto intramurais,e também a presença de estrutura cística no ovário esquerdo medindo 3,12 cm no seu eixo maior. Fechado o diagnóstico de CHEC e Piometra fechada, realizou-se a internação para realização da Ovariossalpingohisterectomia (OSH), havendo melhora clínica do paciente após o procedimento cirúrgico. Conclusão: Devido a CHEC-P ser uma enfermidade frequentemente relatada na clinica veterinária, faz-se essencial o seu conhecimento, bem como a realização de exames de imagem como a ultrassonografia, uma vez que por meio deste tem-se um diagnóstico precoce e preciso a cerca da doença, e associado ao tratamento cirúrgico, há um melhor prognóstico para o paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bomfim, Lucas Tiago, and Sabrina Rodrigues De Medeiros Dias. "PARALISIA DE LARINGE EM CÃES: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1828.

Full text
Abstract:
Introdução: A paralisia de laringe é caracterizada como uma condição na qual os músculos responsáveis pelo movimento de abdução e adução das cartilagens aritenóides se apresentam enfraquecidos. A paralisia de laringe pode ocorrer em qualquer raça ou idade, porem a maioria dos cães que desenvolvem a patologia geralmente são geriátricos de raças grandes ou braquicefálicos. Objetivo: Prover uma referência para médicos veterinários sobre a temática da paralisia de laringe. Materiais e métodos: Formar um compilado de informações obtidas através da análise de artigos e literaturas. Resultados: A paralisia de laringe pode ter origem idiopática, traumática, neoplásica, por doenças degenerativas dos nervos e músculos da laringe e de forma congênita, normalmente associada a cães das raças Husky Siberiano, Bull Terrier, Bouvier de Flandres, Dálmatas, Great Pirennes, Rottweillers Golden e Labrador Retriever. Os sinais clínicos são muitas vezes inespecíficos evidenciados por dificuldade respiratória, ruído estridor, disfonia, tosse, desmaio, cianose, dor, edema e inquietação, e geralmente ocorre durante a realização de esforços físicos em dias quentes e úmidos. Devido a obstrução da via respiratória o animal deve ser encaminhado o mais rápido possível para o atendimento de emergência. O principal exame diagnostico é realizado através de laringoscopia direta, entretanto caso necessário o medico veterinário pode solicitar exames laboratoriais, radiografia, ultrassonografia e fluoroscopia. O tratamento primário consiste em fornecimento de oxigênio, controle de temperatura, podendo ser necessário a realização de traqueostomia no paciente, enquanto que o tratamento definitivo consiste procedimentos cirúrgicos para reposicionamento e fixação das aritenóides. A prevenção consiste em evitar traumas e lesões na região da laringe decorrentes do uso de coleira/enforcador, brigas e quedas. O prognostico pode variar de favorável a reservado, dependendo da etiologia. Conclusão: A paralisia de laringe é uma doença que provoca obstrução da via aérea podendo levar a óbito. Sendo assim, um conhecimento adequado se torna fundamental para possibilitar o tratamento e melhora do animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Meneses, Rebeca de Sousa. "HIDROCEFALIA CONGÊNITA CANINA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1926.

Full text
Abstract:
Introdução: A hidrocefalia é uma patologia onde os ventrículos cerebrais estão dilatados e preenchidos com o líquido cefalorraquidiano (LCR) por um desequilíbrio entre a produção e absorção dele. O animal pode apresentar aumento da cabeça, estrabismo divergente, convulsões, alterações comportamentais, letargia, cegueira, reação postural lenta e andar em círculos, porém esses sinais irão depender da pressão intracraniana e da área atingida pelo acúmulo do líquido. O Diagnóstico pode ser feito através de raio-x e ultrassonografia craniana, mas a tomografia computadorizada e ressonância magnética apresentam melhor visualização dos ventrículos. Objetivos: O objetivo principal desta revisão é coletar as principais informações e sinais clínicos apresentados por cães acometidos pela forma congênita da doença. Materiais e métodos: Para a escrita deste resumo foram pesquisados artigos no Google Acadêmico que abordassem a hidrocefalia congênita na forma de revisão de literatura e de relato de caso com animais da espécie canina e filhotes. Resultados: Os animais da espécie canina, de algumas raças pequenas e toys como Chihuahua, Lulu da Pomerânia, Lhasa Apso, Maltês e Bulldog Inglês, são mais susceptíveis a serem acometidos por hidrocefalia congênita, em razão de inflamação ou infecção na fase fetal que podem interromper a drenagem do LCR, sendo eles geralmente são os menores da ninhada. Conclusão: O exame neurológico juntamente com exames de imagem, são de extrema importância para decidir o curso de tratamento da doença, pois pode ser cirúrgico com a colocação de drenos para desviar o LCR para a cavidade abdominal e ser absorvido, ou o paliativo que inclui o uso de glicocorticoides, diuréticos e bloqueadores da anidrase carbônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Leitão, Juliana Rodrigues, Larissa Gomes Silva, Bruno Watanabe Minto, and Paola Castro Moraes. "REINTERVENÇÃO CIRÚRGICA DE HÉRNIA PERINEAL COM ENCARCERAMENTO DA VESÍCULA URINÁRIA EM CADELA: RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1853.

Full text
Abstract:
Introdução: O emprego da cistopexia no tratamento de hérnia perineal têm sido sugerido com intuito de diminuir a pressão sobre o diafragma pélvico, e consequentemente, prevenir o risco de recidiva. Objetivos: Objetivou-se relatar um caso de recidiva de hérnia perineal unilateral com encarceramento de vesícula urinária e descrever a técnica cirúrgica utilizada. Materiais e métodos: Uma cadela, sem raça definida, com doze anos de idade, 4,4 kg, foi atendida no Hospital Veterinário com histórico de trauma automobilístico há cinco anos, e consequente paraplegia devido à fratura em coluna toracolombar. Há um mês havia passado por herniorrafia em colega, com recidiva da herniação. Retenção urinária e cistite recorrente eram os sinais clínicos. Ao exame físico, a paciente apresentava um aumento de volume em região perineal esquerda de consistência macia, e durante a palpação, havia eliminação de urina. O diagnóstico clínico de hérnia perineal com encarceramento da vesícula urinária foi confirmado por meio de ultrassonografia, onde foi possível observar parte da vesícula urinária no aumento de volume perineal. O planejamento cirúrgico envolveu a exploração intra-abdominal para redução do conteúdo herniário e cistopexia à parede abdominal esquerda. A abordagem perineal à hérnia, por meio de incisão cutânea curva, estendeu-se da base da cauda em direção ao tubérculo isquiático. Devido a significativa atrofia muscular e fibrose da intervenção passada, foi difícil identificar as estruturas que compõem o diafragma pélvico, porém, as suturas de reforço foram realizadas em padrão "bolsa de fumo", utilizando fio nylon n°0. Resultados: No pós-operatório imediato, já urinava normalmente. Após dez dias a paciente veio a óbito por complicações sistêmicas decorrentes de hepatopatia. Conclusão: Conclui-se que a cistopexia concomitante à herniorrafia são possíveis alternativas para um resultado pós-cirúrgico satisfatório de hérnias perineais com encarceramento de vesícula urinária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Lima, Núbia Elisa Montenegro, Andressa Francisca Silva Nogueira, Andriely De Almeida Pereira, Raíssa Menêses Da Silva De Miranda, and Fábio André Pinheiro De Araújo. "MELANOMA COM METÁSTASE EM LINFONODO EM CÃO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1856.

Full text
Abstract:
Introdução: O melanoma é um tipo de neoplasia comum em cães, frequentemente encontrado na pele, membros e dígitos. Mais da metade dos casos que acometem os dígitos são malignos e possuem prognóstico desfavorável pela rápida infiltração, chances de recidiva e metástase nos linfonodos da região. Objetivo: Relatar um caso de melanoma com metástase em linfonodo em um cão, diagnosticado no exame citológico. Material e métodos: Foi atendido na Clínica Veterinária Universitária da Universidade Federal do Tocantins, em Araguaína – TO, um cão, macho, adulto, sem raça definida, apresentando nódulo irregular, de consistência firme, aderido, coloração enegrecida, com lesão ulcerativa, exsudativa e sangrenta em dígito do membro pélvico esquerdo, linfonodo poplíteo esquerdo aumentado e nódulo localizado acima desse. Foi realizado exame ultrassonográfico da região de tíbia/fíbula, articulação do tarso, metatarso, falanges e linfonodo poplíteo esquerdo, e citologia do linfonodo e nódulos, sendo utilizada a técnica da punção por agulha fina (PAF). Resultados: À ultrassonografia identificou-se alterações periosteais, aumento amorfo de volume e opacidade em topografia de coxim, e aumento acentuado em topografia de linfonodo poplíteo associado à perda de definição e contorno, e aumento de opacidade, sendo sugestivo de metástase em linfonodo. No exame citológico do linfonodo identificou-se células redondas, algumas fortemente coradas, acompanhadas de estruturas granulares livres, compatíveis com linfócitos e corpúsculos linfogranulares. Havia também grupos de células redondas, invidualizadas, com menor relação núcleo:citoplasma, contendo grânulos enegrecidos, compatíveis com melanócitos. Nas preparações do nódulo localizado acima do linfonodo haviam células redondas, com moderada relação N:C, grânulos enegrecidos intracelular e livres no material, compatíveis com melanócitos. Ambas as análises foram sugestivas de metástase de melanoma. No exame citológico da lesão, os esfregaços apresentavam células redondas à alongadas, grandes, com citoplasma escasso à abundante, contendo grânulos marrons e núcleo grande, sugerindo melanoma. O tratamento indicado foi a amputação parcial do membro acometido acompanhada da retirada do linfonodo sentinela e o nódulo adjacente. Conclusão: A citologia mostrou-se um método eficiente no diagnóstico do melanoma e de sua metástase em linfonodo, podendo ser um exame recomendado para um diagnóstico rápido e preciso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Wagner, Fernanda, Isadora Calixto Argenta, Sabrina Comparin Dos Santos, Raquel Oro, and Jayne Teresinha Mazzuco. "HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA EM UM CANINO - RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1923.

Full text
Abstract:
Introdução: Hérnias diafragmáticas também conhecidas como hérnias pleuroperitoneais ocorrem quando a continuidade do diafragma é interrompida e normalmente são decorridas de traumas. Objetivo: o presente relato tem como objetivo descrever um caso de hérnia diafragmática consequente de atropelamento, uma enfermidade comum na medicina veterinária. Materiais e métodos: Foi atendido um canino, fêmea, castrado, SRD, 2 anos, pesando 7,5 kg. Na anamnese, o tutor relata que o animal havia sido atropelado há dois dias. Durante o exame físico, o animal apresentou hematomas na cavidade abdominal, algia a manipulação, dificuldade respiratória, ausculta cardíaca abafada no lado esquerdo, mucosa levemente pálidas. Foram solicitados exames complementares: radiografia de cavidade abdominal e torácica, ultrassonografia abdominal, hemograma completo, ureia, creatinina, alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase AST e fosfatase alcalina (FA). Resultados: os exames evidenciaram aumento das enzimas hepáticas e rompimento do músculo diafragma. Imediatamente, o animal foi encaminhado para o bloco cirúrgico a fim de corrigir a hérnia diafragmática e reposicionar os órgãos. Após, o paciente foi mantido internado por 2 dias para monitorização dos sintomas. Foi prescrito para tratamento Tramadol® na dose 2mg/kg – BID, por 5 dias, Cerenia® na dose de 1mg/kg – SID, por 5 dias, Agemoxi 250mg® na dose de 18mg/kg – BID, por 8 dias, Meloxinew® na dose de 0,1mg/kg – SID, por 5 dias e Dipirona na dose de 25mg/kg – BID, por 4 dias. Após 10 dias o animal retornou para retirada de pontos sem sinais clínicos aparentes de desconforto. Conclusão: A partir deste relato percebe-se a importância da correção cirúrgica de hérnia diafragmática, bem como o auxílio dos exames complementares para diagnosticar as enfermidades da medicina veterinária, enfatizando-se a importância de um diagnóstico rápido e preciso para salvar o paciente. Conclui-se que é dever dos profissionais agirem de forma rápida e segura, para que esta possa buscar o tratamento a fim de evitar sofrimento aos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freitas, Ivina De Almeida, Christye Taiany Onduras De Freitas, Gabriela Reis Xavier, Gustavo De Oliveira Alves Pinto, and José Henrique Alves Nascimento E. Silva. "PIOMETRA EM CADELA SHIH-TZU - RELATO DE CASO." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1841.

Full text
Abstract:
Introdução: A piometra consiste em um processo inflamatório, com evolução associada a infecções bacterianas, no útero e órgãos do sistema genital, com maior incidência em nulíparas e em animais maiores de 4 anos. Essa, por sua vez, tem apresentado grande relevância na clínica de pequenos animais, uma vez que, sua ocorrência é cada vez mais frequente. Há duas formas pelas quais ela pode ser expressa, como aberta, sendo caracterizada por secreções pelo canal vaginal e como fechada, a forma mais grave, definida por distensão abdominal, sendo essa de fácil palpação. Objetivo: Descrever os achados laboratoriais e de imagem de uma cadela Shih-tzu, idosa, com piometra aberta. Relato de caso: Relata-se a descrição dos achados laboratoriais e de imagem de uma cadela shih-tzu, de 9 anos, pesando 7,4kg atendida na clínica Veterinária São Francisco de Assis. Durante a anamnese a tutora relatou que o animal havia entrado no cio a cerca de 30 dias. No exame físico foi possível constatar secreção vaginal e não foi detectado aumento de volume uterino através da palpação, além disso, os parâmetros vitais estavam dentro da normalidade. Foi solicitado um hemograma com pesquisa de hematozoário, um bioquímico (alanina aminotransferase, aspartato aminotransferase, colesterol, creatinina, fosfatase alcalina, glicose, triglicerídeos e uréia) e uma ultrassonografia. Resultados: No hemograma, constatou-se uma anemia macrocítica hipocrômica, acompanhada de uma hiperproteinemia, uma linfocitopenia, uma eosinopenia e uma monocitose relativa. Não houve presença de hematozoário. Ademais, o bioquímico não apresentou nenhuma alteração. A partir do exame ultrassonográfico, observou-se a presença de conteúdo anecóico na luz do útero, paredes espessadas e ecogênicas caracterizando assim, juntamente com o exame físico, um quadro sugestivo de piometra aberta, na qual foi recomendada a realização de ovariosalpingehisterectomia. Conclusão: A intervenção cirúrgica foi realizada com sucesso em outra clínica veterinária. Nessa, foi observada o ligeiro aumento do útero e a presença de secreção purulenta confirmando a suspeita da piometra. O animal se recuperou com êxito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography