Academic literature on the topic 'Trofia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Trofia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Trofia"

1

Taniwaki, Ricardo Hideo, André Henrique Rosa, Maria Do Carmo Calijuri, and Viviane Moschini Carlos. "VARIAÇÃO ESPACIAL DO GRAU DE TROFIA E DA BIOMASSA FITOPLANCTÔNICA NO RESERVATÓRIO DE ITUPARARANGA (SÃO PAULO, BRASIL)." Holos Environment 11, no. 2 (April 16, 2011): 170. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v11i2.5632.

Full text
Abstract:
Atualmente os reservatórios brasileiros vêm sofrendo grandes pressões devido à crescente demanda por água para diversos fins, sendo a eutrofização uns dos maiores problemas causados pelo homem. O reservatório de Itupararanga fornece serviços ambientais para mais de um milhão de pessoas e é um dos principais manancias da bacia do rio Sorocaba e médio Tietê. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo verificar a variabilidade espacial do grau de trofia e da biomassa fitoplanctônica do reservatório, assim como as concentrações de nutrientes e também verificar seu enquadramento conforme a resolução CONAMA 357/2005 (BRASIL, 2005). Para isto foi realizada uma coleta da água superficial em seis estações amostrais e medidas de pH, condutividade elétrica, oxigênio dissolvido, temperatura da água, transparência da água, fósforo total, fósforo total dissolvido, nitrito, nitrato, concentrações de clorofila-a e no sedimento foi realizada análises granulométricas. Os resultados indicaram que não houve variação espacial do grau de trofia do reservatório de Itupararanga, porém houve variação espacial das concentrações de nutrientes e clorofila-a, corroborando com modelos teóricos de compartimentalização de reservatórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leonardo, A. F., A. E. Baccarin, T. D. Trombeta, L. P. Machado, E. T. Teramoto, and G. W. Bueno. "Índice de estado trófico e qualidade da água na produção de tilápias em tanques-rede em represa rural na região da Mata Atlântica na América do Sul." Archivos de Zootecnia 67, no. 258 (April 15, 2018): 194–99. http://dx.doi.org/10.21071/az.v67i258.3654.

Full text
Abstract:
A produção de tilápias (Oreochromis niloticus) em tanques-rede exige o constante monitoramento das propriedades físico-químicas da água, pois é uma atividade considerada potencialmente poluidora do ambiente aquático e o monitoramento é fundamental para evitar processos de eutrofização do corpo hídrico. O presente estudo avaliou a influência da produção intensiva de tilápia do Nilo em tanques-rede sobre o grau de trofia e qualidade da água em uma represa localizada no Vale do Ribeira, região de Mata Atlântica no sudeste do Brasil. Na classificação do grau de trofia foram considerados cinco classes, que foram estabelecidas a partir do Índice do Estado Trófico (IET). O experimento foi conduzido em três períodos: antes (90 dias), durante (180 dias) e após (90 dias) à produção intensiva de peixes na represa. Instalaram-se 30 tanques-rede de 4 m3 com densidade de estocagem de 150 peixes por m3. A partir dos resultados experimentais, verificou-se que o IET foi crescente no período de produção passando de ultraoligotrófico à mesotrófico, alcançou valor máximo de 53,2 ± 0,4 e após a produção manteve-se oligotrófico. Os parâmetros de qualidade de água não apresentaram diferenças significativas entre os períodos analisados (p>0.05). A aplicação com base no IET representa uma ferramenta prática para o monitoramento ambiental e análise de riscos da produção de peixes no ambiente aquático.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Souza Júnior, Teobaldo Gabriel de, Ana Célia Maia Meireles, Carlos Wagner Oliveira, Yannice Tatiane da Costa Santos, and Rafaella de Lima Roque. "Açude Grande de Cajazeiras (PB): um insustentável exemplo de descuido com a água no semiárido brasileiro." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 15, no. 3 (May 27, 2020): 315–37. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.9701.

Full text
Abstract:
O presente artigo evoca, exemplificada através do caso do Açude Grande, discussão a respeito da água, enfatizando a importância e o descuido da sociedade com este essencial elemento em áreas de clima semiárido. O embasamento teórico da investigação foi calcado em fontes históricas, documentais, bibliográficas, além de aplicações de entrevistas semiestruturadas e análises de amostras da água. Seu objetivo geral foi evidenciar qual o grau de importância dado ao reservatório por parte dos indivíduos residentes, trabalhadores ou frequentadores das suas margens e estabelecer qual o seu grau de trofia aplicando-se o IETSA. Como conclusão, apurou-se que o lago está eutrofizado e que, embora as pessoas reconheçam a importância do manancial para a cidade de Cajazeiras-PB, poucos conhecem sua história, seu atual estágio de degradação ou mesmo se sentem responsáveis o suficiente para agirem em prol da sua revitalização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Maia, Amanda Alves Domingos, Sérgio Luís de Carvalho, and Fernando Tadeu de Carvalho. "Comparação de dois índices de determinação do grau de trofia nas águas do Baixo Rio São José dos Dourados, São Paulo, Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 20, no. 4 (December 2015): 613–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522015020040121258.

Full text
Abstract:
RESUMO Estudo realizado no período de fevereiro de 2010 a janeiro de 2011, no Baixo São José dos Dourados (BSJD), inserido na Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos 18 (UGRHI), com o intuito de determinar o grau de trofia da água por meio do cálculo do índice de estado trófico (IET). Os pontos de coletas contemplavam as entradas diretas e difusas no trecho represado do curso d'água (pontos 1 e 2), intermediário (3) e próximo de sua confluência com o Rio Paraná (ponto 4). As amostras coletadas foram superficiais, de meio e de aproximadamente 1 m acima do leito. Em laboratório, foram determinados a clorofila-a, o fósforo total e o ortofosfato; a transparência da água foi determinada no local da coleta. Após determinados os parâmetros necessários foi possível classificar as águas como sendo oligotróficas e ultraoligotróficas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

D'Alessandro, Emmanuel, and Ina Nogueira. "AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO NO LAGO DOS TIGRES, BRITÂNIA, GOIÁS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 3 (October 3, 2018): 98. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e3201898-128.

Full text
Abstract:
O Lago dos Tigres é um ambiente raso pertencente a uma região rural cujos estudos sobre os níveis de trofia são precários. O objetivo foi analisar o Índice de Estado Trófico nos períodos de seca e de chuva e averiguar a importância da diminuição da profundidade neste lago. As amostras foram coletadas em 11 estações (lóticas e lênticas) em áreas preservadas, agricultáveis e urbanizadas. As variáveis limnológicas foram estudadas (análises de correlação, de componentes principais-ACP e de regressão linear). O ambiente apresentou-se com redução de 53% da profundidade, tendência a oligotrófico e limitado por fósforo. A ACP mostrou que as condições espaciais e temporais apresentaram diferenças significativas. A seca teve menor profundidade e mais elevados níveis de oxigênio dissolvido e nitrogênio total. A diferença espacial destacou-se nas estações lóticas (turbidez, condutividade elétrica e fósforo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, William Marcos da, and Takako Matsumura-Tundisi. "Checklist dos Copepoda Cyclopoida de vida livre de água doce do Estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 11, suppl 1 (December 2011): 559–69. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032011000500023.

Full text
Abstract:
Estudo da biodiversidade de Copepoda Cyclopoida do Estado de São Paulo foi feito no Programa BIOTA/FAPESP, amostrando 207 corpos de água das 22 Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHI). Foram registradas 39 espécies englobando tanto espécies de hábito planctônico como de hábito não planctônico. Destas, 6 espécies constituem registro novo no Estado de São Paulo sendo uma espécie nova, o Thermocyclops iguapensis, espécie restrita na costa Atlântica (Silva & Matsumura-Tundisi 2005a). Foram realizadas também correções de erros de identificação para algumas espécies: as espécies anteriormente identificadas como Mesocyclops kieferi, Mesocyclops brasilianus, e Paracyclops fimbriatus correspondem respectivamente Mesocyclops ogunnus, Mesocyclops meridianus e Paracyclops chiltoni. Estas correções são importantes, pois a correta identificação de uma espécie que pode vir formar a população mais significativa de um ambiente pode servir de indicativo das condições tróficas como verificado por Silva & Matsumura-Tundisi (2002) para relações entre espécies de Cyclopoida e o grau de trofia de reservatórios do médio e baixo Tietê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Farage, José de Alencar Pinto, Antonio Teixeira de Matos, Demetrius David da Silva, and Alisson Carraro Borges. "DETERMINAÇÃO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO PARA FÓSFORO EM PONTOS DO RIO POMBA." REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 18, no. 4 (July 30, 2010): 322–29. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v18i4.98.

Full text
Abstract:
Para avaliação do grau de trofia do curso de água calculado o índice de estado trófico para fósforo (IETpt) em nove diferentes pontos do Rio Pomba, Estado de Minas Gerais, durante os períodos de estiagem e de chuva. Os valores do IETpt foram obtidos por meio da equação proposta por CARLSON (1977) modificada por TOLEDO Jr. (1990). O maior aporte de fósforo total no curso de água foi verificado nos trechos em que o Rio Pomba é receptor de grande carga de efluentes domésticos e industriais e de fertilizantes fosfatados utilizados em áreas de cultivo agrícola. De acordo com o resultados, observou-se que, no período de estiagem, o Rio Pomba encontrava-se parcialmente eutrofizado, enquanto no período chuvoso, todo o percurso avaliado apresentou estado eutrófico, com a faixa de variação do IETpt predominando entre 54 e 74. Os resultados indicaram que o processo de lavagem superficial em áreas antropizadas que foi maior no período chuvoso, proporcionou maior carga de fósforo ao rio, aumentando sua concentração, mesmo com incrementos na vazão do curso de água.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rosanova, Clauber, Emílio Sousa Pinho, Flávia Tavares Matos, Alberto Akama, Guilherme Wolff Bueno, and Daniela Barbosa Macedo. "MONITORAMENTO DA AQUICULTURA EM RESERVATÓRIOS CONTINENTAIS POR MEIO DO ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO." Nativa 7, no. 3 (April 30, 2019): 262. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v7i3.6924.

Full text
Abstract:
A aquicultura é a atividade que mais cresce dentre os setores de produção de alimentos, porém, sua prática pode causar impactos ambientais no ambiente aquático, caso não haja um plano de monitoramento eficiente. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o grau de trofia do ambiente utilizando o Índice de Estado Trófico (IET) em uma atividade aquícola de sistema de produção em tanques-rede no reservatório do Lajeado, Palmas, Tocantins na estação seca do ano. O monitoramento foi realizado no período de maio/2017 a agosto/2017 e envolveu a coleta de amostras para análises dos seguintes parâmetros de qualidade de água: fósforo total e clorofila-a. Paralelamente, houve a realização de coleta de dados de temperatura, turbidez, oxigênio dissolvido, condutividade, pH e sólidos totais dissolvidos. Os resultados do cálculo do Índice de Estado Trófico (IET) mostraram que a área em estudo durante os meses de maio e agosto apresentou-se predominantemente em graus eutrófico e hipereutrófico. O ponto controle também apresentou alto grau de trofia, indicando que o estado trófico do lago nas proximidades da área aquícola sofre forte influência de atividades antrópicas externas. Assim, os efeitos desta atividade a médio e longo prazo são difíceis de serem previstos, havendo a necessidade constante do monitoramento e controle da qualidade da água.Palavras-chave: aquicultura, eutrofização, impacto ambiental, poluição, tanque rede. MONITORING OF AQUACULTURE IN CONTINENTAL RESERVOIRS USING THE TROPHIC STATUS INDEX ABSTRACT:Aquaculture is the fastest growing activity among food production sectors, however, its practice can cause environmental impacts, in case if a monitoring plan is not applied. The objective of the present study was to evaluate the trophic environment status using the Trophic State Index (TSI) in an aquaculture activity in a netcage system in the Lajeado reservoir, Palmas, Tocantins during the dry season. The monitoring was carried out from May / 2017 to August / 2017 and involved the water sampling for analysis of the following water quality parameters: total phosphorus and chlorophyll-a. At the same time, data were collected on temperature, turbidity, dissolved oxygen, conductivity, pH and total dissolved solids. The Trophic State Index (TSI) results showed that the area under study during the months of May and August was predominantly under a supereutrophic condition. It indicates that the lake trophic state in the aquaculture surrounding area is strongly influenced by external anthropogenic activities. Thus, the effects of this activity in the medium and long term are difficult to predict, so it´s necessary to monitor and control the water quality.Keywords: aquaculture, eutrophication, environmental impact, pollution, net cage.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Santos, Francini Vila, Fabio Amadeo Lansac-Toha, and Claudia Costa Bonecker. "Estrutura das Assembléias de Cladóceros em Reservatórios nos Estados de São Paulo e Paraná: Gradientes Espaciais e Grau de Trofia." Oecologia Australis 15, no. 3 (September 2011): 494–510. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2011.1503.05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Breneselović, Luka, and Orsat Ligorio. "Porijeklo ornitonima Trogir." Croatica et Slavica Iadertina 2, no. 8 (March 21, 2013): 363. http://dx.doi.org/10.15291/csi.713.

Full text
Abstract:
Naziv je trogir – kako na Korčuli u Dalmaciji zovu pticu Emberiza melanocephala (crnoglava strnadica) – u etimološkoj vezi s imenom grada Trogira, budući da je ta ptičica nalik tradicionalno odjevenim Trogirkama.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Trofia"

1

Quintão, José Maurício Brandão. "Decomposição de macrófitas aquáticas em reservatórios com diferentes graus de trofia." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2012. http://repositorio.unb.br/handle/10482/10947.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2012.
Submitted by Elna Araújo (elna@bce.unb.br) on 2012-07-13T21:23:16Z No. of bitstreams: 1 2012_JoseMauricioBrandaoQuintao.pdf: 1774611 bytes, checksum: 7ee009d3f260dc798dd71992a62b97d6 (MD5)
Approved for entry into archive by Jaqueline Ferreira de Souza(jaquefs.braz@gmail.com) on 2012-07-16T13:50:00Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2012_JoseMauricioBrandaoQuintao.pdf: 1774611 bytes, checksum: 7ee009d3f260dc798dd71992a62b97d6 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-07-16T13:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012_JoseMauricioBrandaoQuintao.pdf: 1774611 bytes, checksum: 7ee009d3f260dc798dd71992a62b97d6 (MD5)
A proliferação de macrófitas aquáticas é um problema recorrente em reservatórios brasileiros, causando danos à qualidade da água e prejuízos econômicos aos responsáveis pelo seu gerenciamento. O potencial de crescimento dessas plantas gera um banco de detritos que, normalmente, acumula-se na zona litoral dos reservatórios e entra em processo de decomposição. A decomposição é um processo ecológico que depende de fatores físicos, químicos e biológicos, influenciada basicamente pela química da água, qualidade dos detritos e composição da comunidade associada. O objetivo deste estudo foi comparar os coeficientes máximos de decomposição (k) e avaliar a influência da comunidade microbiana e de invertebrados aquáticos sob a perda de massa de Eichhornia crassipes e Typha domingensis em um reservatório eutrófico e oligotrófico. As macrófitas verdes foram coletadas no reservatório eutrófico e, em laboratório, estas foram pesadas, secas ao ar e colocadas em “litter bags” (malha de 10 mm), que foram incubados nos dois reservatórios. Quatro replicatas foram retiradas nos tempos amostrais 7, 15, 30, 60, 90 e 120 dias. As variáveis físicas e químicas da água foram mensuradas a cada ida ao campo. Os coeficientes de decomposição foram calculados a partir do modelo de decaimento exponencial negativo e a caracterização química inicial dos detritos foi feita para ambas as espécies. A densidade de leveduras foi estimada pela contagem das colônias e a biomassa microbiana total e de fungos foi avaliada pela quantificação das concentrações de ATP e ergosterol, respectivamente. Os resultados revelam uma elevada perda de massa em sete dias devido à lixiviação e ambas as espécies se decompuseram mais rápido no reservatório eutrófico (E. crassipes; k = 0,033 dia -1 e T. domingensis; k = 0,024 dia -1) do que no oligotrófico (E. crassipes; k = 0,027 dia -1 e T. domingensis; k = 0,010 dia -1). A qualidade dos detritos influenciou a perda de massa inicial entre as espécies, bem como a colonização por micro-organismos e invertebrados aquáticos. Em relação à comunidade microbiana, a participação das bactérias no processo de decomposição parece ter sido mais importante no reservatório eutrófico, enquanto os fungos foram mais relevantes no oligotrófico. A comunidade de invertebrados aquáticos diferiu quanto à riqueza e densidade de organismos entre os reservatórios, provavelmente devido às diferenças na qualidade da água. Os resultados indicam que a maior disponibilidade de nutrientes (N- total, NH4+, NO2-, NO3-, p- total, PO4-), bem como as variações nas concentrações de oxigênio dissolvido e na temperatura da água podem ter acelerado o processo de decomposição, afetando a estrutura e a atividade da comunidade microbiana, bem como a composição de invertebrados. T. domingensis (decomposição lenta) é capaz de reter por mais tempo os nutrientes em seus tecidos, podendo ser utilizada em estratégias de manejo dos nutrientes no reservatório, enquanto E. crassipes (decomposição rápida) devolve ao sistema, em um curto espaço de tempo, grandes quantidades de nutrientes, dificultando o controle da eutrofização. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The proliferation of macrophytes is a recurrent problem in the Brazilian reservoirs that causes damage to water quality and economic losses to the managers. The growth of these plants produces a bank of litter that normally accumulates in the littoral zone of reservoirs which starts the decomposition. Decomposition is a process that depends on physical, chemical and biological factors, which are affected by the chemistry of water, the quality of litters and the composition of the associate community. The aims of this study were to compare the maximum decay rates of leaves (k) and evaluate the influence of microbial community and aquatic invertebrates in the leaves breakdown of Eichhornia crassipes and Typha domingensis in an eutrophic and oligotrophic reservoir. Green macrophytes leaves were “air dried” and placed in "litter bags" (10 mm mesh), which were incubated into the reservoirs, and four replicated were removed in 7, 15, 30, 60, 90 and 120 days. Water’s physical and chemical variables were measured in situ. The leaves breakdown was estimated by the negative exponential decay model and the initial chemical characterization was done for both species. The density of yeasts was estimated by counting the colonies and the microbial and fungi total biomass were evaluated by measuring the concentrations of ATP and ergosterol, respectively. The results showed a high mass loss in seven days due to leaching and both species decomposed faster in the eutrophic reservoir (E. crassipes; k = 0,033 dia -1 e T. domingensis; k = 0,024 dia -1) rather than in the oligotrophic (E. crassipes; k = 0,027 dia -1 e T. domingensis; k = 0,010 dia -1). The quality of detritus influenced the proportion of initial mass loss between species and colonization by microbial and aquatic invertebrates. In relation to the microbial community, the participation of bacteria in the decomposition seems to have been more important in the eutrophic reservoir, while the fungi were more important in the oligotrophic. The community of invertebrates differed in richness and density of organisms among the reservoirs, probably due to differences in water quality. The results indicated that the higher availability of nutrients (N- total, NH4+, NO2-, NO3-, P- total, PO4-), dissolved oxygen and water temperature might have accelerated the decomposition, affecting the structure and activity of the microbial community, as well as the composition of invertebrates. T. domingensis (slow decay rate) is able to maintain the nutrients in their tissues for a longer time, it may be used as strategies for managing nutrients stocks in reservoirs, while E. crassipes (fast decay rate) returns large quantities of nutrients to the system in a short time, making it difficult to control eutrophication processes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Facca, Chiara <1974&gt. "Fitoplancton e microfitobenthos come indicatori dello stato di trofia in ambienti costieri." Doctoral thesis, Università Ca' Foscari Venezia, 2003. http://hdl.handle.net/10579/313.

Full text
Abstract:
La distribuzione delle comunità planctoniche microalgali è stata studiata in due lagune mediterranee, entrambe soggette ad un intenso sfruttamento antropico. Le due aree di studio, sebbene abbiano alcune caratteristiche comuni (ambienti di transizione separati dal mare da un cordone litoranei), simili variazioni stagionali di temperatura), presentano condizioni morfologiche ed idrodinamiche diverse. La laguna di Venezia è caratterizzata da una profondità media di poco superiore al metro, da un forte riciclo mareale (60% del volume totale ogni 12 h) e da varie tipologie d'impatto (industriale, urbano, agricolo, sfruttamento delle risorse alieutiche). La laguna di Thau, al contrario, oltre ad essere mediamente più profonda (ca. 4.5 m), ha un lento ricambio delle acque (da 1 a 5 mesi) e riceve reflui di natura prevalentemente urbana ed agricola. Le principali attività economiche dell'area sono l'allevamento dei molluschi bivalvi e il turismo. In ciascuna laguna sono stati effettuati campionamenti per approfondire le conoscenze sulla distribuzione del fitoplancton a diverse scale spaziali e temporali. Nella laguna di Venezia, sono stati descritti gli andamenti stagionali in sei stazioni con condizioni ambientali rappresentative delle caratteristiche dell'ecosistema lagunare. È stata, inoltre, tracciata una mappa della distribuzione spaziale, sulla base dei campioni raccolti in 65 siti nell'estate 2002. L'insieme di questi dati, unitamente ai risultati recuperati dalla letteratura, ha permesso di aggiornare le informazioni relative alle abbondanze e alla composizione tassonomica della comunità fitoplanctonica. Sebbene le specie identificate coincidano con quelle segnalate da precedenti autori, è stata notata una generale riduzione della densità microalgale nella colonna d'acqua. Solo nell'estate 2001 e alla fine dell'inverno 2002, in alcune stazioni, sono state osservate abbondanze dell'ordine di grandezza (IO7 cells dm-3) di quelle registrate fino all'inizio degli anni '90. La variabilità stagionale del fitoplancton era regolata, principalmente, dalle variazioni di temperatura, mentre la distribuzione spaziale è dipesa, soprattutto, dalla concentrazione di nutrienti. Le aree con le abbondanze maggiori sono risultate, infatti, quelle a ridosso degli scarichi urbani. Sebbene il fosforo abbia condizionato l'abbondanza delle specie, è la disponibilità di radiazione luminosa che sembra aver assunto il ruolo di fattore limitante nella parte centrale della laguna di Venezia. La luce penetra, infatti, difficilmente fino al fondo della colonna d'acqua ed, in molte zone dell'area indagata, il disco Secchi non è visibile oltre 20 cm di profondità. La causa principale dell'elevata torbidità della colonna d'acqua è la frequente risospensione di sedimento, provocata dall'incontrollato sfruttamento dei banchi del bivalve Tapesphilippinarum Adams & Reeve. Nella laguna di Thau, sono state studiate le variazioni a breve scala temporale (settimanale e giornaliera) e sono state confrontate alcune stazioni a diverso livello di trofia. Uno degli scopi del lavoro era, infatti, quello di comprendere se le comunità microalgali potessero fornire informazioni attendibili sullo stato trofico dell'ecosistema. In entrambe le lagune, l'abbondanza e la composizione tassonomica del fitoplancton hanno permesso una discreta distinzione qualitativa tra aree diversamente impattate dall'eccessivo carico di nutrienti. Risultati migliori sono, tuttavia, stati ottenuti studiando la distribuzione delle diatomee che colonizzano i sedimenti superficiali. Le comunità microfitobentoniche sono state prelevate, durante le stesse campagne di campionamento in cui è stato indagato il fitoplancton, anche se difficoltà logistiche, per il momento, hanno permesso di operare solamente nella laguna di Venezia. Questi organismi hanno dimostrato una minor variabilità stagionale e la loro distribuzione sembra dipendere, soprattutto, dalle caratteristiche del sito di prelevamento. Lo studio del microfitobenthos deve essere sicuramente approfondito, perché può fornire informazioni più utili, rispetto al fitoplancton, per la messa a punto d'indici trofici in grado di valutare la qualità degli ambienti costieri. The phytoplankton communities have been studied in two Mediterranean lagoons, affected by an intense anthropic exploitation. Although the studied areas are characterised by common features (they are both separated from the sea by a bar beach and temperature shows similar variations), they have different morphological and hydrodynamic conditions. The Venice lagoon is characterised by shallow bottoms (on average ca. 1 m), high water renewal (ca. 12 h to change ca. 60% of the basin water) and numerous human activities (industries, urban centres, agriculture, clam fishery, tourism). The Thau lagoon, on the contrary, is deeper than Venice (on average ca. 4.5), the seawater renewal is very low (ca. 1-5 months to change the entire water volume) and the basin receives mainly urban and agriculture waste waters. Shellfish farming and tourism are the most important human activities. In each lagoon water samples were collected to investigate phytoplankton distribution at different spatial and temporal scales. In the Venice lagoon, six sites, with different environmental conditions, were chosen to describe microalgal seasonal trends. Moreover a map of the spatial distribution was drawn according to data referred to samples collected in 65 sites during summer 2002. The present results update the knowledge on the phytoplankton community abundance and taxonomic composition. Most of the identified species were the same ones quoted in previous works. The abundance, on the contrary, showed a drastic reduction in the whole studied area. Summer 2001 and late winter 2002 were the two exceptions (abundance up to 55 x 106 cells dm-3). Seasonal variations depended mainly on temperature, whereas spatial distribution was related mainly to nutrient concentrations. The highest abundance was, in fact, recorded close to urban discharges. Although phosphorus had a key role in controlling phytoplankton distribution, the limiting factor of the microalgal production was light. In the central part of the Venice lagoon light radiation hardly penetrated to the bottom and the Secchi disk was not frequently visible below 20 cm. The main cause of the water column turbidity was the frequent sediment resuspension due to clam-fishing activities (Tapes philippinarum Adams & Reeve). In the Thau lagoon, small-scale variations (daily and weekly) were investigated and some sites characterised by different trophic levels were compared. One of the main objectives was, in fact, to verify the ability of the microalgal communities to assess the ecosystem trophic state. In both lagoons, phytoplankton abundance and taxonomic composition allow to distinguish qualitatively areas with different nutrient loads. However, more precise information on the trophic conditions of the ecosystem was provided by benthic diatoms rather than by phytoplankton. Microphytobenthos was collected in the central part of the Venice lagoon during the same sampling campaigns made to investigate phytoplankton. At present logistic difficulties do not allow similar investigation in the Thau lagoon. The community living on the surface sediment displayed a seasonal variability lower than the planktonic one and its distribution depended mainly on the local features. More information on microphytobenthos is needed as these organisms allow a good assessment of the coastal ecosystem trophic conditions. PHYTOPLANCTON ET MICROFITOBENTHOS COMME INDICATEURS DE L'ETAT TROPHIQUE EN MILIEU COTIER RESUME La communauté du phytoplancton a été analysée dans deux lagunes Méditerranéennes, qui sont le siège d'activités humaines diverses. Les deux sites d'étude, ont des caractéristiques communes (lagunes séparées de la mer par un cordon littoral avec variations similaires de température), mais une topographie et une hydrodynamique différentes. La lagune de Venise est caractérisée par une faible profondeur (1 m en moyenne), par un rapide recyclage des eaux (60% du volume total toutes les 12 heures) et par des impacts anthropiques différents. L'étang de Thau, au contraire, est plus profond (4.5 m en moyenne), ses échanges avec la mer sont réduits (le recyclage de tout l'étang s'effectue de un a cinq mois); l'activité principale développée est la conchyliculture. Nous avons procédé dans les deux lagunes, à des échantillonnages adaptés dans le but d'approfondir les connaissances relatives à la distribution du phytoplancton. Dans la lagune de Venise sont décrites les variations saisonnières, observées dans six stations caractéristiques choisies, tandis qu'une carte visualise les données de 65 sites échantillonnés en été 2002. Ces donnés correspondent à une importante mise à jour des informations relatives à la composition taxonomique du phytoplancton et à l'abondance relative de ses constituants: les espèces identifiées se retrouvent dans celles signalées précédemment mais avec une nette réduction de leur abondance (à l'exception de deux stations, où étaient observées des floraisons, allant jusqu'à 55 x 106cells dm-3). Les variations saisonnières des populations phytoplanctoniques dépendaient principalement de la température, tandis que leur distribution spatiale était conditionnée par la concentration en sels nutritifs. Malgré l'impact du phosphore dans la production algale, le facteur limitant le plus déterminant s'est révélé être l'intensité lumineuse (le coefficient d'extinction n'excédant parfois pas 20 cm, conséquence d'une récolte abusive au niveau des sédiments de Tapesphilippinarum Adams & Reeve). Dans l'étang de Thau l'étude des variations des populations phytoplanctoniques a été réalisée sur une échelle de temps plus réduite qu'à Venise (journalière ou hebdomadaire) sur trois sites, caractérisés par des niveaux trophiques différents (en prenant en compte certains critères chimiques et floristiques précédemment établis). Ceci a permis leur comparaison. Le but de cette analyse était de vérifier dans quelle mesure la composition phyloplanctonique était représentative de l'état trophique d'un écosystème lagunaire donné et permettait l'identification de divers niveaux trophiques préétablis. Dans les deux lagunes, l'étude de la composition phytoplanctonique et celle de l'abondance relative de ses populations dominantes ont ainsi permis d'identifier des populations répondant à un niveau trophique défini. Cette approche générale et l'étude qui en découle sont une étape importante dans l'analyse de l'état trophique des milieux côtiers en général.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Angela Maria. "Diatomáceas com potencial indicador do estado trófico de dois reservatórios com diferentes padrões de trofia." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2009. http://hdl.handle.net/1884/21076.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Viviane Lúcia dos Santos. "Comunidades planctônicas e qualidade da água em reservatórios tropicais urbanos com diferentes graus de trofia." Universidade Federal de São Carlos, 2011. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/1707.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:29:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3538.pdf: 2575731 bytes, checksum: 81f342e0f47a409ece06ea4f275b2885 (MD5) Previous issue date: 2011-02-25
Universidade Federal de Sao Carlos
The influence of temporal and spatial gradients on the physical and chemical variables, phyto- and zooplanktonic communities were evaluated in two shallow urban reservoirs with different trophic state from Pernambuco State, Northeast Brazil. Monthly samples were taken during a complete hydrological cycle (March 2008 to February 2009), considering a point of study in the Prata reservoir and two points in the Apipucos reservoir, always between 08:30 and 11:00. Biological indexes for planktonic communities were used to understand better the effect of water quality conditions on biota. High levels of eutrophication were observed in the Apipucos reservoir. In the Prata oligotrophic reservoir, the pH was ever considered acid. The values reported for physical and chemical variables and chlorophyll a reflected the trophic state of each system. Higher values for richness, diversity, density and biomass of plankton communities were recorded in the Apipucos reservoir, especially for phytoplankton. However, phytoplankton evenness was higher in the Prata reservoir, while for zooplankton the values obtained in both reservoirs were very similar. Rainfall governed the temporal dynamics of the analyzed variables, and the seasonal variation exerted great influence, especially in the Apipucos reservoir. Aquatic macrophytes seeming to exert a prominent role in the ecological processes in the studied environments. In general, vertical homogeneity of water column was evidenced in both reservoirs, probably caused by the wind action. In Apipucos reservoir, the point 2 showing the higher phosphate nutrient levels and more severe deterioration conditions of water quality, in relation to point 1. Despite the low densities recorded for the toxic cyanobacteria species present in the Prata reservoir (Dolichospermum sp. Geitlerinema amphibium and Lyngbya spp.) it is highlighted the need for a periodic monitoring of population development of these organisms. It is suggested that the zooplankton community do not exerts significant grazing pressure on phytoplankton in both reservoirs, indicating the predominance of the bottom-up on the top-down effect in the control of planktonic populations. The biological indexes for planktonic communities were effectives in assessing water quality in both reservoirs, emphasizing the potencial of these organisms in the characterization of environmental conditions of aquatic systems. Overall, the hypotheses tested were confirmed, especially regarding the influence of trophic state on the physical and chemical variables, composition, diversity and structure of phytoand zooplankton. However, it is noteworthy that seasonality had greater influence in the Apipucos eutrophic reservoir, while in the Prata reservoir only few variables presenting a significative seasonal variation.
A influência dos gradientes temporal e espacial sobre as variáveis físicas, químicas e comunidades fito e zooplanctônicas foi avaliada em dois reservatórios urbanos rasos com diferentes graus de trofia, localizados no estado de Pernambuco, Nordeste do Brasil. Amostragens mensais foram realizadas durante um ciclo anual completo (março de 2008 a fevereiro de 2009), considerando um ponto de estudo no reservatório do Prata e dois no reservatório de Apipucos, sempre no horário entre 08h30 e 11h00. Índices biológicos para as comunidades planctônicas foram utilizados para um melhor entendimento do efeito das condições de qualidade da água sobre a biota. Elevados níveis de eutrofização foram observados no reservatório de Apipucos. No reservatório oligotrófico do Prata o pH foi sempre considerado ácido. Os valores registrados para as variáveis físicas e químicas e clorofila a refletiram as condições nutricionais de cada sistema. Foram registrados maiores valores para riqueza, diversidade, densidade e biomassa das comunidades planctônicas no reservatório eutrófico de Apipucos, principalmente para o fitoplâncton. Porém, a equitabilidade fitoplanctônica foi maior no reservatório do Prata, enquanto para o zooplâncton os valores obtidos em ambos os reservatórios foram bastante semelhantes. A precipitação pluviométrica regulou a dinâmica temporal das variáveis analisadas, tendo a variação sazonal exercido grande influência, principalmente no reservatório de Apipucos. As macrófitas aquáticas pareceram exercer papel destacado nos processos ecológicos nos ambientes estudados. Foi evidenciada, de forma geral, homogeneidade vertical da coluna d‟água em ambos os reservatórios, causada provavelmente pela ação dos ventos. No reservatório de Apipucos, o ponto 2 apresentou maiores níveis de nutrientes fosfatados e condições mais severas de deterioração da qualidade da água, em relação ao ponto 1. Apesar das reduzidas densidades registradas para as espécies de cianobactérias tóxicas presentes no reservatório do Prata (Dolichospermum sp., Geitlerinema amphibium e Lyngbya spp.), evidencia-se a necessidade de monitoramento periódico do desenvolvimento populacional destes organismos. Sugere-se que a comunidade zooplanctônica não exerce importante pressão de pastejamento sobre o fitoplâncton, em ambos os reservatórios, indicando predominância do efeito base-topo sobre o efeito topo-base no controle das populações planctônicas. Os índices biológicos para as comunidades planctônicas mostraram-se sensíveis na avaliação da qualidade da água em ambos os reservatórios, evidenciando o potencial desses organismos na caracterização das condições ambientais dos sistemas aquáticos. De forma geral, as hipóteses testadas foram confirmadas, principalmente quanto à influência do estado trófico sobre as variáveis físicas e químicas, composição, diversidade e estrutura das comunidades fito e zooplanctônicas. Porém, ressalta-se que a sazonalidade exerceu maior influência no reservatório de eutrófico de Apipucos, enquanto no reservatório do Prata poucas variáveis apresentaram variação sazonal significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Deberdt, Gina Luísa Boemer. "Estudo de cianobactérias em reservatório com elevado grau de trofia (Reservatório de Salto Grande - Americana - SP)." Universidade de São Paulo, 2002. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-18042016-112245/.

Full text
Abstract:
O estudo das florações de cianobactérias potencialmente tóxicas é de fundamental importância, principalmente se tratando de um reservatório de grande valor econômico e social, devido a seus usos múltiplos e localização próxima a grandes centros urbanos como é o reservatório de Salto Grande (Americana - SP). Assim, este trabalho visou fornecer subsídios para formulação de prognóstico da ocorrência de cianobactérias e produção de toxinas em ambientes aquáticos com elevado grau de eutrofização. Para isto, a pesquisa foi desenvolvida em três escalas: em macrocosmo (represa), foi determinada a variação da ocorrência das espécies de cianobactérias e das demais classes fitoplanctônicas, e analisado o potencial tóxico das amostras coletadas nos meses chuvosos (janeiro, fevereiro e março/98) e de estiagem (junho, julho, agosto e setembro/98) em duas estações de coleta no reservatório de Salto Grande; em mesocosmo (tanques), verificou-se, durante o período de seca, as variações na ocorrência das classes fitoplanctônicas e das espécies de cianobatérias e produção de toxinas, em função da manipulação da razão N/P através da dosagem de nitrogênio e fósforo na água; em microcosmo (garrafões de vidro, em laboratório), foi testado o efeito da redução de fósforo e conseqüente aumento da razão N/P sobre o crescimento e produção de toxinas em culturas de cepas de Microcystis aeruginosa (Kützing) Kützing, isoladas a partir de amostras de florações desta espécie no reservatório de Salto Grande, durante os meses chuvosos e os secos. No ambiente foi detectada a presença de microcistinas na água de todos os dias de coleta, exceto em 25/02/99. Em geral, as concentrações estiveram abaixo do limite de aceitabilidade (1 μg.L-1), com exceção da estação 2 nos dias 27/01/99 (39,53 μg.L-1) e 22/03/99 (3,98 μg.L-1). Nos experimentos em mesocosmos notou-se um aumento da densidade fitoplanctônica) nas 3 condições distintas. Na condição controle (sem manipulação), ocorreu um sensível aumento da porcentagem de contribuição das cianobactérias e diminuição dos demais grupos ao longo dos 11 dias. Na condição de razão N/P baixa, houve um pequeno aumento na porcentagem de contribuição das cianobactérias e clorofíceas, uma diminuição das criptofíceas e os demais grupos não apresentaram grandes alterações. Sob razões N/P alta, as cianobactérias tiveram um aumento, as clorofíceas mantiveram-se constantes e as criptofíceas diminuíram em relação às porcentagens iniciais. As condições dos tanques mantidos com razão N/P baixa foram mais favoráveis às clorofíceas. As cianobactérias apresentaram um aumento de biomassa nas condições dos tanques mantidos com razão N/P alta. Em microcosmos, a fase exponencial teve início no oitavo dia de cultivo em todos os testes. Ao completar aproximadamente 18 dias de experimento, notou-se uma diminuição no rendimento das culturas em meio ASM-1 com redução de fósforo. Em todas as escalas estudadas constatou-se que a concentração de microcistina esteve relacionada a fatores favoráveis ao desenvolvimento das espécies tóxicas. Entretanto, os fatores determinantes para o crescimento de cianobactérias tóxicas, apresentaram diferentes papéis em casa escala estudada. No macrocosmo, a estabilidade da coluna d\'água foi fundamental para o estabelecimento de maiores densidades de espécies tóxicas. Nos mesocosmos, o enriquecimento foi responsável pelo aumento da densidade de espécies tóxicas. Nos microcosmos, a disponibilidade de fósforo esteve diretamente relacionada à taxa de crescimento de Microcystis aeruginosa e conseqüentemente, ao aumento da concentração de microcistina.
The study of the bloom of potential toxic cyanobacteria is of paramount significance, mainly when a reservoir endowed with great social and economical values due to both its multiple uses and its nearness to big urban centres - such as the Salto Grande reservoir, located near the city of Americana in the inland of the State of São Paulo, Brazil - is concerned. Based on such actuality, this work was aimed at supplying resources to devise forecasting the occurrence of cyanobacteria as well as the production of toxins in aquatic environments in which high eutrophication levels are observed. Towards this target, the research was carried out in the three steps that follow. In macrocosmic level (reservoir), the variations of the occurrence of both the cyanobacteria species and the remaining phytoplankton classes were found out, and then the toxic potentiality of the samples collected during the rainy season (January, February and March 1998) and the dry season (June, July, August and September 1998) in two sampling stations at the Salto Grande reservoir was analysed. In mesocosrnic scale (tanks), the variations in the occurrences of the classes of phytoplankton and of the cyanobacteria species - as well as the variations in production of toxins as a function of the ratio N/P that was dealt with by means of dosing nitrogen and phosphorus in the water - were observed during the dry season. In microcosmic level (glass bottles \"in lab\"), the effect of reducing phosphorus (and consequently increasing the ratio N/P) on the growth and the production of toxins in cultures of Microcystis aeruginosa (Kützing) Kützing strains - isolated from bloom samples of this species at the Salto Grande reservoir, during the wet and the dry seasons - was tested. At the environment, the presence of rnicrocystin in the water of all the samples, with the exception of the 25th of February 1999, was detected. Apart from the station 2 during January 2th 1999 (39.53 µg.L-1) and March 2th 1999 (3.98 µg.L-1), the concentrations stayed below the limit of acceptability (1 µg.L-1). At the experiments in mesocosmic scale, in 3 different conditions, increasing in phytoplankton density was observed. At the control condition (without manipulation), both reasonable augmentation of the percentage of the cyanobacteria contribution and diminishment of the other groups during the 11 days were detected. Under the condition of low N/P ratio, a slight rise of the percentage of the cyanobacteria and chlorophycea contribution and a decrease of the cryptophycea were observed; the other groups did not present much change. Under the condition of high N/P ratio, it was seen that the cyanobacteria increased, the chlorophycea remained unaffected and the cryptophycea decreased in comparison to the initial percentages. The conditions ofthe tanks that had been maintained at low N/P ratio favoured more the chlorophycea. The cyanobacteria presented biomass augmentation under the conditions of the tanks that had been maintained with high N/P ratio. For every test at the microcosmic level, the exponential stage had begun at the 8th development day. After being experimented for nearly 18 days, yield decrease of the cultures at the environment ASM-1 with phosphorus reduction was observed. In every scale that had been studied, it was noted that the microcystin concentration is related to unfavourable factors as far as the development of the toxic species is concerned. However, the determining causes for the growth of toxic cyanobacteria played different roles in each scale studied. At the macrocosmic level, enrichment was the responsible for increasing the density of the toxic species. At the microcosmic level, phosphorus availability had been directly related to Microcystis aeruginosa growth rate and, therefore, to the increase of microcystin concentration.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cordeiro, Susy Ferreira Oliveira. "Avaliação do grau de trofia das águas do reservatório da usina hidrelétrica Barra dos Coqueiros - GO." Universidade Federal de Goiás, 2013. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/3893.

Full text
Abstract:
Submitted by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-01-16T17:09:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Susy Ferreira Oliveira Cordeiro - 2013.pdf: 4372840 bytes, checksum: 148e8aba2f91f518e6d702f1ac0ab3c7 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Demachki (erikademachki@gmail.com) on 2015-01-16T17:34:56Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Susy Ferreira Oliveira Cordeiro - 2013.pdf: 4372840 bytes, checksum: 148e8aba2f91f518e6d702f1ac0ab3c7 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-01-16T17:34:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23148 bytes, checksum: 9da0b6dfac957114c6a7714714b86306 (MD5) Dissertação - Susy Ferreira Oliveira Cordeiro - 2013.pdf: 4372840 bytes, checksum: 148e8aba2f91f518e6d702f1ac0ab3c7 (MD5) Previous issue date: 2013-10-25
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
The increasing energy demand made there was a use of part of the water potential energy of Brazil, and in this context the use of the basin of Rio Claro, one of the main tributaries of the Rio Parnaíba basin, located in the southern state of Goiás also framed, and the target of this study is the reservoir of the hydroelectric Barra dos Coqueiros, located in the middle portion of the basin. The enrichment of water with nutrients is called eutrophication and this is measured by calculating the Trophic State Index (TSI). The goal of this research is to evaluate and classify TSI reservoir of the hydroelectric Barra dos Coqueiros by proposed method of Carlson (1977) and modified by Toledo (1984) and Lamparelli (2010) in two distinct periods, dry (July 2012) and rainy (January 2013). The variables analyzed are: phosphorus, chlorophyll a and Secchi depth transparency, which were applied to the equations proposed by each method. The total proposed EIT in Carlson (1977) and Toledo (1983) had little variation was oligotrophic and mesotrophic dominance in eutrophic and mesotrophic dry period during the rainy season. Already in porposta of Lamparelli (2004) all classes were diagnosed in both periods. In all variables and applied to the proposed EIT was higher in the rainy season than in the dry.
A crescente demanda energética fez com que houvesse um aproveitamento de parte do potencial hídrico energético do Brasil, e nesse contexto o aproveitamento da bacia do Rio Claro, um dos principais afluentes da bacia do rio Paranaíba, localizado na região sul do estado de Goiás também se enquadrou, e é alvo deste estudo o reservatório da usina hidrelétrica Barra dos Coqueiros, situado na porção média desta bacia. O enriquecimento da água em nutrientes é denominado eutrofização, e a medida desta são através do calculo do Índice do Estado Trófico (IET).O objetivo da presente pesquisa, é avaliar e classificar IET do reservatório da Usina Hidrelétrica Barra dos Coqueiros através do metódo proposto de Carlson (1977), e modificado por Toledo (1984) e Lamparelli (2010) em dois períodos distintos, seco (julho de 2012) e chuvoso (janeiro de 2013). As variáveis analisadas são: fósforo, clorofila a e profundidade da transparência de Secchi, as quais foram aplicadas nas equações propostas por cada um dos métodos. O IET da variável clorofila a, predominou duas classes em todas as propostas nos dois períodos analisados, que foi oligotrófico e mesotrófico. O IET total na proposta de Carlson (1977) e Toledo (1983) teve pouca variação teve predomínio oligotrófico e mesotrófico no período seco e eutrófico e mesotrófico no período chuvoso. Já na porposta de Lamparelli (2004) todas as classes foram diagnosticadas nos dois períodos. Em todas as variáveis analisadas e aplicadas às propostas o IET foi mais elevado no período chuvoso que no período seco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lamparelli, Marta Condé. ""Graus de trofia em corpos d'água do estado de São Paulo: avaliação dos métodos de monitoramento."." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-20032006-075813/.

Full text
Abstract:
Foram levantados dados referentes a Rede de Monitoramento da Qualidade das Águas Superficiais do Estado de São Paulo, da CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Brasil ), do período de 1996 a 2001, totalizando 69 pontos de amostragem, (35 em rios e 34 em reservatórios). As variáveis examinadas foram clorofila a, nutrientes e variáveis complementares utilizadas na avaliação do grau de trofia desses ambientes através do Índice de Estado Trófico de Carlson, modificado por Toledo (1983). Os pontos de amostragem em ambientes lóticos apresentaram maiores valores de fósforo total, e os em ambientes lênticos apresentaram maiores valores de clorofila a, DBO e nitrogênio amoniacal. Não houve diferença significativa entre os valores de fósforo total ou de nitrogênio total entre a estação seca e chuvosa.. Em ambos os tipos de ambientes o nutriente limitante foi o fósforo. A clorofila a, corrigida para feofitina a, foi adotada como indicadora da biomassa fitoplanctonica, tanto para reservatórios como para rios, sendo que a relação clorofila a:feofitina a foi de 2:1 em reservatórios e de 1:1 em rios. Os valores médios de clorofila a, calculados através de média geométrica, podem ser utilizados para indicar o grau de eutrofização, bem como a probabilidade de ocorrência de valores máximos. As regressões obtidas entre clorofila a e fósforo total, para rios e reservatórios, foram consideradas distintas, sendo que ambas apresentaram alta correlação. O modelo proposto para a previsão da clorofila a, através das concentrações de fósforo total, em reservatórios, integra os dados do estudo do CEPIS (Centro Panamericano de Ingenería Sanitária y Ciencias del Ambiente), sendo que a introdução do tempo de residência melhora, significativamente, o referido modelo. Foram estimados os valores basais de fósforo total, ortofosfato solúvel, nitrogênio total e de clorofila a, além de transparência para reservatórios e de turbidez para rios, os quais foram considerados valores limites entre a classe oligotrófica e a mesotrófica. Foram propostas ainda novas classificações de trofia, bem como novos índices de estado trófico, distintos para ambientes lóticos e lênticos, nos quais foi introduzida uma nova classe, entre as classes eutrófica e a hipereutrófica, denominada supereutrófica. Estes novos índices foram testados com os dados de 2001, 2002 e 2003 e apresentaram maior sensibilidade e maior coerência entre os índices calculados através das concentrações de clorofila a e de fósforo total do que a metodologia anterior. A eutrofização também afeta o Índice de Proteção da Vida Aquática (IVA), não só por meio do índice de estado trófico, mas também da toxicidade, a qual é detectada em florações de cianobactérias ou quando da aplicação de sulfato de cobre.
Data from 1996 to 2001, from CETESB’s Surface Water Monitoring Program for the State of São Paulo, amounting to 69 sampling sites, (35 located in rivers and 34 in reservoirs)was gathered, and analyzed for chlorophyll a, nutrients and other variables used on the evaluation of the trophic status, through a modified Carlson’s Trophic State Index (TSI), (Toledo, 1983). Higher concentrations of total phosphorus were found in lotic environments, and higher values of chlorophyll a, BOD and nitrogen were registered in lentic ones. There was no significant difference between total phosphorus and total nitrogen between the dry and wet seasons. Phosphorus was the limiting nutrient in both environments. Chlorophyll a, corrected for phaeophytin a, was adopted as an indicator of phytoplanktonic biomass for reservoirs, as well as for rivers. The average ratio between chlorophyll a and phaeophytin a, was of 2:1 in reservoirs and of 1:1 in rivers. Average concentrations of chlorophyll a, calculated as geometric mean, can be used to predict trophic status as well as the probabilities of maximum values in a year period. Chlorophyll a versus total phosphorus regressions were significantly different for rivers and reservoirs, both with high correlation. The prediction of chlorophyll a through phosphorus, in reservoirs, was found to be statistically similar to the one proposed by CEPIS study, and was improved by considering the residence time information. Background values of total phosphorus, soluble orthophosphate, nitrogen, and chlorophyll a, were estimated, as well as transparency for reservoirs and turbidity for rivers, and were considered the boundaries between the oligotrophic and mesotrophic categories. New classifications of trophic status were proposed, as well as new trophic state indexes, specific for rivers and reservoirs, introducing a new trophic category, supereutrophic, which divides the eutrophic and hypereutrophic classes. These new indexes were tested with the data of 2001, 2002 and 2003, and showed higher sensibility and better agreement between chlorophyll a and phosphorus idexes, than the methodology previously used. Eutrophication, not only influences the Aquatic Biota Protection Index (IVA) through the TSI, but through toxicity, detected in cyanobacteria blooms, as well as resulting of the use of copper sulfate to control algae populations.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Luzia, Anna Paula. "Limnologia e grau de trofia dos reservatórios em cascata do rio Tietê (médio e baixo Tietê, São Paulo)." Universidade de São Paulo, 2004. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-30062016-142028/.

Full text
Abstract:
As represas construídas em cascata no rio Tietê (Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava e Três Irmãos) constituem em sistemas artificiais com grande importância ecológica, econômica e social. Com base nos dados físico-químicos e biológicos das seis represas, foram avaliadas as condições limnológicas, abundância da comunidade fitoplanctônica e zooplanctônica e o estado de trofia dos reservatórios através da aplicação do índice do estado trófico, desenvolvido por Carlson (1977). A utilização da concentração de fósforo para determinação do índice é o que deu melhor resultado, mostrando uma redução gradual de sua concentração nas represas seqüenciais, principalmente no período do verão. Os reservatórios que se mostraram eutróficos como o de Barra Bonita, Bariri e Ibitinga apresentaram uma maior abundância e freqüência de florescimento das algas pertencentes a classe Cyanophyceae principalmente das espécies Microcystis aeruginosa. Algumas espécies de Rotifera, como Asplanchna sieboldi, Brachionus caliciflorus e Kellicottia bostoniensis, e de Copepoda Calanoida Notodiaptomus iheringi, também serviram de indicativos do estado trófico dos sistemas, já que esses estão associados a ambientes eutróficos.
Reservoirs built in cascade in Tietê river (Barra Bonita, Bariri, Ibitinga, Promissão, Nova Avanhandava and, Três Irmãos) constitute artificial systems with a high ecological, economic and social relevance. Based on the physical, chemical and biological data from the six reservoirs, limnological conditions were evaluated, the abundance of phytoplankton and zooplankton communities and the trophic state of reservoirs through the application of trophic state index, developed by Carlson (1977). The use of phosphorus concentration to determine the index gave the best result, showing a gradual reduction of its concentration in the sequential reservoirs, especially in summer period. The reservoirs that showed up to be eutrophic like Barra Bonita, Bariri and Ibitinga presented a higher abundance and frequency in development of algae belonging to the Cyanophyceae class, especially of Microcystis aeruginosa species. Some species of Rotifera such as Asplanchna sieboldi, Brachionus calyciflorus and, Kellicottia bostoniences, and of Copepoda Calanoida Notodiaptomus iheringi, also served as indicative of trophic state for these systems, since they are associated to eutrophic environments.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Nishimura, Paula Yuri. "Ecologia da comunidade fitoplactônica em dois braços da Represa Billings (São Paulo, SP) com diferentes graus de trofia." Universidade de São Paulo, 2008. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41134/tde-10112008-202101/.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi comparar a composição e a diversidade da comunidade fitoplanctônica nos braços Rio Grande e Taquacetuba (Represa Billings) e determinar os fatores que regulam sua estrutura. Foram realizadas coletas em fevereiro, maio, agosto e novembro de 2005, nas quais foram coletadas amostras de água em 6 profundidades. Foram realizadas coletas em fevereiro, maio, agosto e novembro de 2005, nas quais foram coletadas amostras de água em 6 profundidades. Foram analisadas as variáveis físicas e químicas da água e a comunidade fitoplacntônica. No Rio Grande foram identificados 72 táxons distribuídos em 7 classes. Foi observada alta diversidade e uniformidade e o corpo dágua foi classificado com oligo/mesotrófico. Observou-se abundância relativa alternada entre as classes Zygnemaphyceae, Bacillariophyceae, Euglenophyceae e Chlorophyceae; entre C- e R-estrategistas e entre os grupos funcionais D, X1, W1 e T. Verticalmente, foi observada alternância entre classes abundantes devido às características morfológicas e/ou diferentes requerimentos fisiológicos. No Taquacetuba, foram identificados 66 táxons distribuídos em 7 classes. Foi observada baixa diversidade e uniformidade e o corpo dágua foi classificado com eu/supereutrófico. Observou-se dominância de cianobactérias R-estrategistas, principalmente das associações S1 e Sn. Aparentemente, a dinâmica do fitoplâncton no Taquacetuba é controlada por exclusão competitiva e distúrbios, pois a dominância das cianobactérias inibiu o crescimento de outras classes, enquanto no Rio Grande, a grande diversidade foi mantida pela presença de distúrbios. Os padrões observados podem ser explicados às diferenças nas variáveis físicas e químicas, nos funcionamentos das captações de água e aos diferentes fins para os quais estas águas são captadas. O Rio Grande tem suas águas constantemente tratadas com sulfato de cobre para o controle da biomassa algal e manutenção da qualidade da água compatível para o abastecimento público. Porém, a sulfatação como uma medida paliativa deve ser utilizada com cautela e mais estudos são necessários a fim de evitar problemas ainda desconhecidos a longo prazo. O Taquacetuba tem suas águas revertidas sem tratamento para a Represa Guarapiranga, podendo estar comprometendo a qualidade da água da Guarapiranga, que abastece grande parte da população da cidade de São Paulo.
The aim of this work was to compare the phytoplankton community composition and diversity in Rio Grande and Taquacetuba branches (Billings Reservoir) and to determinate its controlling factors. Water samples were collected in six depths on February, May, August and November 2005. Physical and chemical variables and the phytoplankton community were analyzed. In Rio Grande, 72 phytoplankton taxa were found, distributed among 7 classes. High diversity and uniformity were observed and water body was classified as oligo/mesotrophic. Relative abundance alternate among Zygnemaphyceae, Bacillariophyceae, Euglenophyceae and Chlorophyceae; among C- e R-strategists e among assemblages D, X1, W1 e T. Vertically, alternation of abundant classes was observed due to morphologic characteristics and/or different physiological requirements. In Taquacetuba, 66 phytoplankton taxa were found, distributed among 7 classes. Low diversity and uniformity were observed and water body was classified as eu/supereutrophic. Cyanobacteria R-strategist dominated, especially S1 e Sn assemblages. Apparently, phytoplankton dynamics in Taquacetuba is controlled by competitive exclusion and disturbs, because cyanobacteria dominance inhibit the growth of other classes, while the high diversity in Rio Grande is kept by the presence of disturbs. These patterns observed can be explained by differences on physical and chemical variables, on water intake functioning and on water destinations. Rio Grande is constantly treated with copper sulfate to control algae biomass and to maintain good water quality to public supply. Although, sulfatation as a palliative measure need to be cautious and more studies are necessary to avoid problems still unknown in long term. Taquacetubas water is transferred without treatment to Guarapiranga Reservoir. It could be compromising the water quality of Guarapiranga, which supply a great part of São Paulo city population.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, André Cordeiro Alves dos. "Heterogeneidade espacial e variabilidade temporal de dois reservatórios com diferentes graus de trofia, no Estado de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18139/tde-17062016-153433/.

Full text
Abstract:
O entendimento da comunidade fitoplanctônica em sistemas instáveis, como por exemplo reservatórios, necessita conhecimento de escalas de variabilidade. Com base nisso, um estudo sobre a heterogeneidade espacial e variabilidade temporal de dois reservatórios com diferentes graus de trofia, no Estado de São Paulo foi realizado em 20 estações no reservatório de Salto Grande e em 19 no reservatório do Lobo, em 3 dias consecutivos, em quatro períodos: outubro de 1999, janeiro, abril e junho e julho de 2000. Para tanto foram determinadas as concentrações de nutrientes totais e dissolvidos, material em suspensão, carbono inorgânico, clorofila a, biomassa, densidade, composição e produtividade primária da comunidade fitoplanctônica e os perfis de oxigênio dissolvido, temperatura, pH e condutividade. Os dois reservatórios tiveram estruturas espaciais semelhantes com a formação de três zonas distintas. A zona de rio, misturada, com menor penetração de luz e maior concentração de nutrientes, a zona de transição, e a zona lacustre, mais estratificada, com maior penetração de luz e menor concentração de nutrientes. Apesar dessa compartimentalização a heterogeneidade espacial no reservatório de Salto Grande foi maior que no reservatório do Lobo, sobretudo em função do gradiente longitudinal de nutrientes e luz. A variabilidade diária (3 dias) nos dois reservatórios não foi significativa na determinação da comunidade fitoplanctônica. A escala de variabilidade sazonal, nos dois reservatórios, foi determinada, principalmente pela variação nos padrões de estratificação e mistura sendo, assim, determinante na composição da comunidade fitoplanctônica. Essa influência foi mais evidente no reservatório do Lobo. A variação temporal e heterogeneidade espacial das mais abundantes espécies e grupos taxonômicos da comunidade fitoplanctônica, (Microcystis aeruginosa, Anabaena crassa e Anabaena circinalis em Salto Grande e Aphanocapsa delicatissima, Coelastrum reticulatum e Aulacoseira granulata no Lobo) nos dois reservatórios foram determinados pelos complexos processos de estratificação e mistura e da disponibilidade de luz. Os resultados obtidos são importantes para o entendimento da variabilidade ambiental de reservatórios tropicais e no planejamento de amostragens que visem o gerenciamento desses sistemas.
The understanding of the phytoplanktonic community in unstable systems, like reservoirs, needs the knowledge of variability scales. Based on it, a study of the spatial heterogeneity and temporal variability in two reservoirs with different trophic levels in São Paulo State was performed in 20 stations of the Salto Grande reservoir and in 19 of Lobo reservoir, for 3 consecutive days, in four periods: October 1999, January, April, June, and July 2000. Total and dissolved nutrients, suspended material, inorganic carbon, chlorophyll, biomass, density, and phytoplanktonic community composition were determined. The two reservoirs showed similarities in their spatial structure with the formation of three distinct zones. The riverine zone, wish was mixed, showing less light penetration and higher nutrients concentration; the transistion zone and the lacustrine zone, which was more stratified, with higher light penetration and lower nutrients concentration. Despite this compartimentalization, the spatial heterogeneity in Salto Grande reservoir was larger than in Lobo reservoir, mainly in function of the longitudinal gradient of nutrients and light. The daily variability (3 days) in the two reservoirs was not significant in the phytoplanktonic community determination. The seasonal variability scale in the two reservoirs was determined, mainly due to the stratification and mixing variation patterns and was essential in the phytoplanktonic community composition. This influence was more evident in the Lobo reservoir. The temporal variation and spatial heterogeneity of the dominants species and taxonomic groups from the phytoplanktonic community, (Microcystis aeruginosa, Anabaena circinalis and Anabaena crassa in Salto Grande reservoir and Aphanocapsa delicatissima, Coelastrum reticulatum and Aulacoseira granulata in the Lobo) were determined by complex processes of stratification, mixing, and light availability in the two reservoirs. The results obtained are important for the understanding of the environmental variability of tropical reservoirs and for the planning of sampling aim at the management of these systems.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Trofia"

1

Andrzej, Górniak, and Uniwersytet w Białymstoku Zakład Hydrobiologii., eds. Jeziora Wigierskiego Parku Narodowego: Aktualna jakość i trofia wód. Białystok: Wydawnictwo Uniwersytetu w Białymstoku, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Zinna, Lucio. Abbandonare Troia. Forli: Forum/Quinta Generazione, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Zinna, Lucio. Abbandonare Troia. Forlì: Forum, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brucia troia. [Milan, Italy]: Bompiani, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Amilcar, Soares, ed. Geostatistics Tróia '92. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Zajdel, Janusz A. Cylinder van Troffa. 2nd ed. Katowice: Krajowa Agencja Wydawnicza, 1990.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gabriele, Ricci, ed. Storia di Troia. Parma: U. Guanda, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cârdu, Petru. În biserica Troia. Panciova: Editura Libertatea, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Carvalho, António Borges de. Os Cavalos de Tróia. Mem Martins: Publicações Europa-América, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Akademik Trofim Denisovich Lysenko. Moskva: Luch, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Trofia"

1

Fabiš, Marian. "Troia and Fallow Deer." In Troia and the Troad, 263–75. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2003. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-05308-9_16.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gooch, Jan W. "Trolit AE." In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 771. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_12172.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Gooch, Jan W. "Trolit F." In Encyclopedic Dictionary of Polymers, 772. New York, NY: Springer New York, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4419-6247-8_12174.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ringelmann, R., and Beate Heym. "Leishmania tropica." In Parasiten des Menschen, 170–71. Heidelberg: Steinkopff, 1991. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-85397-5_56.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mehlhorn, Heinz. "Elephantiasis Tropica." In Encyclopedia of Parasitology, 1–3. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-642-27769-6_1026-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mehlhorn, Heinz. "Elephantiasis Tropica." In Encyclopedia of Parasitology, 881–83. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2016. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-662-43978-4_1026.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Maynard, Christopher. "The Troika." In A Companion to Ronald Reagan, 529–45. Oxford, UK: John Wiley & Sons, Ltd, 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781118607770.ch29.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Rodríguez, Verónica. "Damascus: Trouma." In David Greig’s Holed Theatre, 205–23. Cham: Springer International Publishing, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-030-06182-1_10.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Alexandrov, Victor, and Roy Monkcom. "Stalin's Troyka." In The Kremlin, 258–66. London: Routledge, 2023. http://dx.doi.org/10.4324/9781003375951-36.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Stok, Fabio. "Il mito di Troia resurgens." In Le figure del mito in Properzio, 73–91. Turnhout: Brepols Publishers, 2017. http://dx.doi.org/10.1484/m.spl-eb.5.112116.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Trofia"

1

Santos, Daniel, Luiz Uchoa, José Neto, Helba Palácio, and Maria Sales. "GRAU DE TROFIA EM RESERVATÓRIOS DE UMA BACIA SEMIÁRIDO DO CEARÁ, BRASIL." In III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentavel, 2017. http://dx.doi.org/10.18068/iiisbrns2017.gas759.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wiegand, Mário, Antônia Nascimento, and Yuri Lima. "ESTIMATIVA DO GRAU DE TROFIA DE RESERVATÓRIOS ARTIFICIAIS COM BASE NO TEMPO DE RESIDÊNCIA." In III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiárido. Associação COMVERGIR Sustentável, 2017. http://dx.doi.org/10.18068/iiisbrns2017.aisrs632.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Eldir, Luiz Uchoa, Ronner Gondim, and José Neto. "GRAU DE TROFIA EM RESERVATÓRIOS DE UMA BACIA SEMIÁRIDA APLICANDO DIFERENTES ÍNDICES DE ESTADO TRÓFICO." In III Simpósio Brasileiro de Recursos Naturais do Semiarido. Associação COMVERGIR Sustentavel, 2017. http://dx.doi.org/10.18068/iiisbrns2017.gas595.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sara Pinheiro de Oliveira, Carmem, Aleson da Silva Fonseca, and Francesco de Araújo Lopes. "ANÁLISE DO GRAU DE TROFIA NO RESERVATÓRIO PASSAGENS DAS TRAÍRAS, MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO SERIDÓ – RN." In I CONGRESSO INTERNACIONAL DAS CIÊNCIAS DA SAÚDE. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/icointerpdvs.2019.0005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Beatriz Severo Magalhaes, Francisca, and Ítala da Silva Lopes. "ANÁLISE DO ESTADO DE TROFIA DO AÇUDE CEDRO: IMPACTOS AMBIENTAIS SOB A QUALIDADE DA ÁGUA APÓS A ESTIAGEM." In I Congresso Virtual de Estudantes e Profissionais de Engenharia Ambiental e Sanitária. Goiânia, Goiás: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/convepeas.269913.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Wimmer, Manuel, Gerti Kappel, Johannes Schoenboeck, Angelika Kusel, Werner Retschitzegger, and Wieland Schwinger. "TROPIC." In Proceeding of the 24th ACM SIGPLAN conference companion. New York, New York, USA: ACM Press, 2009. http://dx.doi.org/10.1145/1639950.1640013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Keskin, Onur, Laurent Jolissaint, Audrey T. Bouxin, and Cahit Yesilyaprak. "TROIA adaptive optics system for DAG Telescope." In Adaptive Optics Systems VII, edited by Dirk Schmidt, Laura Schreiber, and Elise Vernet. SPIE, 2020. http://dx.doi.org/10.1117/12.2560528.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Byrd, Michael L., Terry L. Mcinturff, Bruce C. Volkert, and John W. Hellums. "Troika Hardpipe Jumper System." In Offshore Technology Conference. Offshore Technology Conference, 1998. http://dx.doi.org/10.4043/8781-ms.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Beckmann, Marvin M., Jim W. Riley, Bruce C. Volkert, and John F. Chappell. "Troika- Towed Bundle Flowlines." In Offshore Technology Conference. Offshore Technology Conference, 1998. http://dx.doi.org/10.4043/8848-ms.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Hesketh-Prichard, R. M., N. Brown, L. R. Twyford, and M. J. Given. "Troika Subsea Production Control System." In Offshore Technology Conference. Offshore Technology Conference, 1998. http://dx.doi.org/10.4043/8792-ms.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Trofia"

1

von Balthasar, Hans Urs. Trois formes d’abandon. Saint John Publications, 2022. http://dx.doi.org/10.56154/rp.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Troksa, M. Michael Troksa: ME 321 Final Assessment. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), August 2020. http://dx.doi.org/10.2172/1650431.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

D., Donato, Kauffman J.B., Murdiyarso D., Kurnianto S., Stidham M., and Kanninen M. Mangrove adalah salah satu hutan terkaya karbon di kawasan tropis. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2012. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/003773.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lilly, B. Media Subtype Registration for Media Type text/troff. RFC Editor, January 2006. http://dx.doi.org/10.17487/rfc4263.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bolduc, A. M. Géologie des formations superficielles, région de Trois-Rivières, Québec. Natural Resources Canada/ESS/Scientific and Technical Publishing Services, 1999. http://dx.doi.org/10.4095/210533.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sanabia, Elizabeth R. Training and Research in Oceanic and Atmospheric Processes in Tropical Cyclones (TROPIC). Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, September 2013. http://dx.doi.org/10.21236/ada597689.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sanabia, Elizabeth R. Training and Research in Oceanic and Atmospheric Processes in Tropical Cyclones (TROPIC). Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, September 2011. http://dx.doi.org/10.21236/ada557135.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Caelles, Carme. La inflamación, primera línea de defensa o caballo de Troya. Sociedad Española de Bioquímica y Biología Molecular (SEBBM), June 2017. http://dx.doi.org/10.18567/sebbmdiv_anc.2017.06.1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

CIFOR. Evaluasi dampak sertifikasi Forest Stewardship Council (FSC) terhadap pengelolaan hutan alam di daerah tropis. Center for International Forestry Research (CIFOR), 2013. http://dx.doi.org/10.17528/cifor/004347.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Warsaw, Barry, and John Michaloski. The TROI [Telerobotic Operator Interface] user's guide. Gaithersburg, MD: National Institute of Standards and Technology, 1991. http://dx.doi.org/10.6028/nist.ir.4471.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography