To see the other types of publications on this topic, follow the link: Trabalho Pago.

Journal articles on the topic 'Trabalho Pago'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Trabalho Pago.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Medeiros, Marcelo, and Luana Simões Pinheiro. "Desigualdades de gênero em tempo de trabalho pago e não pago no Brasil, 2013." Sociedade e Estado 33, no. 1 (April 2018): 159–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-699220183301007.

Full text
Abstract:
Resumo Avalia-se a desigualdade de gênero no uso do tempo para trabalho no Brasil dividindo-se o tempo total de trabalho em trabalho pago (mercado) e não pago (doméstico) a partir de dados da Pnad 2013. Conclui-se que há muita desigualdade dentro do grupo dos homens bem como dentro do grupo das mulheres. A maior parte da desigualdade dentro desses grupos está associada à polarização entre trabalhar ou não. Os trabalhos femininos, pago e não pago, são os que mais contribuem para a desigualdade total na sociedade. O trabalho doméstico masculino não é frequente e por isso contribui pouco para a desigualdade. Os principais determinantes do diferencial de gênero na duração das jornadas de trabalho são a proporção de pessoas que fazem trabalho pago e a duração do trabalho não pago. A divisão sexual do trabalho não é caracterizada por um espelhamento de atividades e, por isso, as mulheres invariavelmente trabalham mais que os homens, mesmo quando as desigualdades dentro dos grupos são consideradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Melo, Hildete Pereira de, and Lucilene Morandi. "Mensurar o trabalho não pago no Brasil: uma proposta metodológica." Economia e Sociedade 30, no. 1 (January 2021): 187–210. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2020v30n1art09.

Full text
Abstract:
Resumo As estatísticas mostram que, em todo o mundo, as mulheres são as maiores responsáveis pelo trabalho de reprodução da vida humana, que envolve as tarefas domésticas e de cuidados, definido como trabalho não pago. É preciso que se reconheça seu valor e importância para a sociedade. Uma forma de fazer isso é mostrar o volume de riqueza, na forma de bens e serviços, gerados por esse trabalho invisível, através de sua mensuração/valoração. Para isso, é necessária a criação de uma Conta Satélite do trabalho não-pago, cumprindo um dos objetivos propostos pela ONU na lista de Metas para o Milênio. Desta forma, este estudo propõe a discussão de um indicador social do trabalho não pago para o Brasil a ser incorporado às Contas Nacionais. Este trabalho discute o significado das Contas Satélites para as estatísticas de gênero, realçando a importância econômica dos afazeres domésticos e cuidados, não apenas para as famílias mas para a sociedade como um todo, destacando as dificuldades em conciliar trabalho e família para as pessoas responsáveis pelo trabalho não pago. Por fim, o texto desenvolve uma proposta metodológica para estimar o trabalho não-pago no Brasil compatível com a metodologia das contas nacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Tibúrcio Silva, César Augusto, Annalice de Melo De Brito, Annalice de Melo De Brito, and Juliana Legentil F. Faria. "VALOR PAGO POR ALUNO ADICIONAL NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS COM O PROGRAMA REUNI." Revista da CGU 10, no. 16 (August 1, 2018): 22. http://dx.doi.org/10.36428/revistadacgu.v10i16.108.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo determinar os gastos adicionais pagos por aluno em razão do processo de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) após a sua inserção no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Embora seja um assunto contemporâneo, há poucos estudos sobre os resultados do programa, sobretudo no que diz respeito à despesa paga por aluno matriculado, talvez por se tratar de uma temática que diz respeito a uma política pública recente.Para apurar esse resultado, foram utilizados como base os dados oficiais do governo, extraídos do site Siga Brasil, e os dados do Censo da Educação Superior, do portal do Instituto Nacional de Estudos e PesquisasEducacionais Anísio Teixeira (INEP). A partir da regressão linear entre o valor pago e o número de matrícula, foi possível determinar o valor pago por aluno adicional. Usando os valores corrigidos, este montante atingiuR$36,6 mil por matrícula. Este número é menor que o montante gasto antes do início do programa, mas pode ser considerado elevado já que aparentemente não ocorreu economia de escala e de escopo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Leite, Marcia de Paula. "Tecendo a precarização: trabalho a domicílio e estratégias sindicais na indústria de confecção em São Paulo." Trabalho, Educação e Saúde 2, no. 1 (March 2004): 57–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1981-77462004000100005.

Full text
Abstract:
O artigo, à luz da indústria de confecções de São Paulo, discute as transformações das relações e das condições de trabalho no contexto da reestruturação produtiva. Para tal, o texto trata, de forma pormenorizada, da divisão do trabalho entre as empresas no interior da cadeia produtiva e das relações de trabalho que predominam nos diferentes níveis da mesma, com especial ênfase no trabalho a domicílio. A análise revela que, à medida que o processo de terceirização avança, o emprego diminui na ponta virtuosa da cadeia - as empresas líderes dos encadeamentos produtivos - onde se difunde o trabalho qualificado, mais bem pago e mais estável, e aumenta na ponta precária, onde abunda o trabalho pouco qualificado, instável, mal pago e, muitas vezes, executado sem vínculo empregatício - ou seja, onde se difundem as condições de trabalho e relações de emprego mais deterioradas. O artigo discute ainda como essas antigas formas de trabalho revitalizadas em um novo contexto atingem mais fortemente as mulheres do que os homens, evidenciando a exclusão social dos setores mais vulneráveis do mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Araujo, Anna Bárbara. "Continuidades e descontinuidades entre trabalho de cuidado não remunerado e remunerado: por uma análise a partir da desvalorização e das demandas emocionais do trabalho." Áskesis - Revista des discentes do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFSCar 3, no. 2 (May 18, 2020): 171. http://dx.doi.org/10.46269/3214.152.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute o cuidado a partir da articulação entre trabalho produtivo e trabalho reprodutivo. São brevemente apresentadas as mudanças históricas ocorridas no contexto do cuidado, para em seguida refletir sobre sua dimensão generificada, corporal e subalterna que contribuem para sua desvalorização e para o desequilíbrio de poderes entre homens e mulheres. Em seguida são analisadas as demandas emocionais do trabalho de cuidado pago – especialmente o cuidado de idosos – frente às exigências de sua transformação em mercadoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Maior, Jorge Luiz Souto. "UM CONCEITO MARXISTA DE SALÁRIO." Germinal: Marxismo e Educação em Debate 6, no. 2 (December 18, 2014): 95. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v6i2.13090.

Full text
Abstract:
<div class="page" title="Page 1"><div class="layoutArea"><div class="column"><p><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">Marx, mais de uma vez, deixa claro que &ldquo;o capital sempre faz a força de trabalho funcionar por mais </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">tempo do que o necessário para </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">a reprodução do valor desta última&rdquo; e nisto consiste a produção do mais</span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">- valor. No entanto, a forma jurídica faz parecer que o trabalho possui, em si, um valor, e que o salário representa esse valor. A noção econômica clássica do salário faz parecer que o trabalho foi integralmente pago e o jurídico, ao definir o instituto, ainda traz a ideia de que o salário é justo, vez que representa a medida no mínimo suficiente para suprir as suas necessidades vitais. Além disso, o salário, juridicamente falando, é conceituado </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">como a &ldquo;contraprestação pelo trabalho prestado&rdquo;, como e houvesse uma equivalência nivelada entre trabalho </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">e salário. O mundo jurídico, assumindo esse pressuposto, nos conduz ainda mais à abstração alienante quando se presta, na sequência, a pôr em discussão as diversas formas de remuneração. Já completamente afastados da realidade, os estudos jurídicos sobre o salário nos conduzem, na sequência, ao exame de novas formas: prazo do pagamento; formas fixação do salário e as regras de proteção para que o pagamento se realize. Ou </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">seja, quando mais se estuda a forma jurídica, mais se distancia da essência. Como diz Marx, &ldquo;a forma</span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">-salário extingue, portanto, todo vestígio da divisão da jornada de trabalho em trabalho necessário e mais-trabalho, em trabalho </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">pago e trabalho não pago&rdquo;, sendo que pelo salário, &ldquo;Todo trabalho aparece como trabalho pago&rdquo;. Em outras palavras, ainda: &ldquo;No trabalho assalariado, ao contrário, mesmo o mais</span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">-trabalho ou trabalho não </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">pago aparece como trabalho pago&rdquo;. Por outro lado, o Dire</span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">ito, notadamente o Direito do Trabalho, é um dado cultural que não pode ser desprezado, vez que faz parte da vida dos trabalhadores e pode, em certo sentido, por mais paradoxal que pareça, auxiliar na formulação de compreensões para afastar a alienação, tanto que se trata de um direito reiteradamente atacado pela própria classe dominante, a quem as formas jurídicas em geral beneficiam. As indenizações por dano moral e por assédio moral, cada vez mais frequentes na jurisprudência trabalhista, e até mesmo as </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">indenizações por dano social (&ldquo;</span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond,Italic';">dumping </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">social&rdquo;) habitam o cotidiano trabalhista de </span><span style="font-size: 11.000000pt; font-family: 'Garamond';">modo a, no mínimo, a causar certa tensão no sistema social, político, social e jurídico. Não são decisões que revolucionam o processo produtivo. Não geram emancipação da classe trabalhadora e, pior, podem nos conduzir à mitologia da forma jurídica, ao emaranhado de normas e de correntes doutrinárias que correm atrás do próprio rabo e que acabam acorrentando as nossas mentes. Mas, sobretudo quando têm por base análises que compreendem a totalidade histórica do modo de produção capitalista e se expressam por meio de uma racionalidade reveladora, podem contribuir até mesmo para a formação da consciência de classe. Afinal, o processo da revolução permanente se dá por meio de compreensões e formulações de pensamentos voltados à solução de problemas concretos, que se apresentam a cada instante. A busca de uma crítica imanente em todos os espaços de poder, de construção política, permitindo interações reais, é o alimento da ação revolucionária, sendo certo que a construção de uma nova sociedade é, como dito, um processo.&nbsp;</span></p></div></div></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araújo, Clara, and Alinne Veiga. "Domesticidade, trabalho e satisfação pessoal:horas no trabalho doméstico e bem-estar no Estado do Rio de Janeiro." Revista Brasileira de Ciência Política, no. 18 (December 2015): 179–209. http://dx.doi.org/10.1590/0103-335220151807.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa realizada no Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2013 e 2014, a qual investigou a compatibilização da vida familiar com o trabalho pago e as mediações de gênero nesse processo. Através da seleção de parte dos dados, o trabalho sugere que além dos impactos em esferas públicas sobre as oportunidades e as carreiras no mercado de trabalho, e/ou sobre a presença em espaços políticos, bastante discutida nas últimas décadas, a distribuição desigual de trabalho doméstico tem efeitos sobre as percepções de bem-estar dos indivíduos sobre o seu bem-estar. Tais percepções são aqui enfocadas em termos de efeitos na subjetividade sobre esse balanceamento, e não das condições materiais de consumo ou bens. O artigo mostra que, em se tratando de relações de gênero, isso não ocorre de maneira indiferenciada. Atividades e práticas de sociabilidade, assim como níveis de "satisfação" apresentam respostas diferenciadas para homens e mulheres, evidenciando, mais uma vez, que padrões desiguais de responsabilidades e envolvimentos domésticos e familiares são problemáticas sociais, e não problemas de escolhas individuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Matos, Teresa Cristina Furtado, and Serge Katembera Rhukuzage. "A informação terceirizada: identidade e trabalho não pago na era do jornalismo digital." Comunicação e Sociedade 28 (December 28, 2015): 339–58. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.28(2015).2285.

Full text
Abstract:
A “era da Informação” constituiu tema de uma extensa pesquisa de Castells, no final dos anos 1980. Várias das implicações debatidas por este autor naquela altura são hoje observáveis, principalmente nas tendências de precarização das atividades de produção da informação. Perante a procura cada vez mais acentuada de informação, as empresas de comunicação, as televisões, os jornais impressos e online desenvolvem métodos terceirizados de produção e informação que consistem em recrutar, através de concursos, uma elite letrada de outros países para produzir “notícias locais” de qualidade. Neste artigo debruçamo-nos sobre um caso concreto de terceirização de informação a partir de uma plataforma de bloggers recrutados essencialmente em África. Com base na análise de entrevistas realizadas com dez desses bloggers, mostramos, ainda que de forma exploratória, os conflitos emergentes desse processo de produção terceirizada da informação. Na problematização mobilizamos conceitos desenvolvidos na área da sociologia do trabalho, bem como outras produções teóricas recentes sobre a precarização do trabalho informacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silveira, Vicente Celestino Pires, João Garibaldi Almeida Viana, and Carolina Balbée de Oliveira. "Modelo empírico para estimar o preço da carcaça bovina pago pelo consumidor." Ciência Rural 38, no. 1 (February 2008): 270–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000100047.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um modelo que possa ser utilizado para facilitar a obtenção do preço do quilo de carcaça pago pelo consumidor. Com os dados coletados por levantamento mensal do preço dos diferentes cortes de carne em quatro supermercados de Santa Maria, durante o ano de 2005, foi gerado um modelo empírico para a obtenção do preço da carcaça pago no varejo. O modelo gerado permite estimar o valor do quilo de carcaça pago pelo consumidor a partir do preço de dois cortes praticados no varejo (Maminha e Coxão mole). Como o consumidor é o formulador final do preço, pode-se estimar os valores pecuniários apropriados por cada elo da cadeia, facilitando a negociação entre as partes envolvidas no negócio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Maciel, Lucas Pires, and Maria de Fátima Ribeiro. "RESTITUIÇÃO DO ICMS PAGO A MAIOR NOS CASOS DE SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA PARA FRENTE E OS REFLEXOS NO DESENVOLVIMENTO." Revista de Direito, Economia e Desenvolvimento Sustentável 4, no. 2 (December 20, 2018): 131. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0057/2018.v4i2.4921.

Full text
Abstract:
O presente trabalho objetiva analisar a substituição tributária para frente, e a possibilidade de restituição quando ocorra diferença de valores entre a base presumida e a base real. Explicitou que há dois entendimentos dissonantes, uma vez que uma parcela defende a impossibilidade de restituição do imposto pago a maior e a outra parte assevera que é imprescindível a devolução do valor pago a maior. Foi grande a discussão acerca do tema, até que, por fim, o Supremo definiu o tema, determinando a devolução dos valores e modulando os efeitos pró Fisco, o que gera reflexos no direito ao desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Leal, Luziane De Figueiredo Simão, and Filomeno Moraes. "Horário Eleitoral: Instrumento Da Democracia Pago Pelo Contribuinte." Revista de Teorias da Democracia e Direitos Políticos 2, no. 2 (December 4, 2016): 18. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9660/2016.v2i2.1661.

Full text
Abstract:
Desde 1962, quando da instituição do Código de Telecomunicações, os partidos políticos passaram a ter assegurado o direito de veicular propagandas partidária e eleitoral no rádio e na televisão, direito este consolidado pela Constituição Federal de 1988. Ocorre que o acesso “gratuito” ao rádio e à televisão tem inserções pagas pelo contribuinte, uma vez que as empresas de radiodifusão possuem legalmente o direito à isenção fiscal relativa a oitenta por cento dos valores que seriam pagos numa propaganda comercial. O trabalho problematiza a ideia de democratização dos meios de comunicação, dada a crise dessas agremiações e os custos para o contribuinte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Possatti, Izabel Cristina, and Mardonio Rique Dias. "Parâmetros psicométricos das escalas de qualidade dos papéis desempenhados pela mulher: mãe e trabalho pago." Estudos de Psicologia (Natal) 7, no. 1 (January 2002): 103–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2002000100011.

Full text
Abstract:
A necessidade de avaliar a qualidade de papéis desempenhados por mulheres no trabalho pago e no papel de mãe, levaram a construção de escalas que pudessem medi-los. Considerando a falta de medidas adequadas para avaliar estes papéis, a presente pesquisa teve como objetivo estabelecer as propriedades psicométricas em amostras brasileiras das escalas sobre a qualidade de papéis desenvolvidas nos EUA por Baruch e Barnett em 1986. Os dados vieram a partir de uma amostra de 519 mães empregadas que responderam a itens de recompensa e preocupação para cada papel. Foram realizadas análises fatoriais dos eixos principais (PAF) para identificar fatores que pudessem ser usados em análises posteriores. Os resultados encontrados asseguram confiáveis parâmetros psicométricos para as escalas, permitindo que as mesmas sejam utilizadas para mensurar a qualidade destes papéis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Duarte, Cristina Maria Rabelais. "UNIMED: história e características da cooperativa de trabalho médico no Brasil." Cadernos de Saúde Pública 17, no. 4 (August 2001): 999–1008. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000400034.

Full text
Abstract:
O presente trabalho busca descrever as características organizacionais da cooperativa de trabalho médico UNIMED no Brasil. Após uma breve perspectiva sobre a participação da UNIMED no mercado atual, aborda-se sua estrutura organizacional, evolução histórica e o regime contratual dos cooperados, incluindo a fórmula utilizada para o cálculo do valor a ser pago como remuneração do trabalho médico. Atualmente, são 367 cooperativas locais no país, que operam em mais de 80% dos municípios, contando com 41% dos médicos existentes para atender a 7% da população. A história da organização evidencia o surgimento, primeiro, das cooperativas locais e, posteriormente, daquelas das federações, da confederação e das demais empresas do complexo. O desenho e a dinâmica organizacional favorecem o alto grau de descentralização e autonomia; a subordinação de todos os componentes do complexo ao comando da cooperativa de trabalho médico e a ocorrência de disputas internas e conflitos entre os interesses individuais e os da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santana, Vilma Sousa, Gustavo Ribeiro de Araújo, Jônatas Silva do Espírito-Santo, José Bouzas de Araújo-Filho, and Jorge Iriart. "A utilização de serviços de saúde por acidentados de trabalho." Revista Brasileira de Saúde Ocupacional 32, no. 115 (June 2007): 135–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0303-76572007000100012.

Full text
Abstract:
Neste estudo descrevem-se as características da utilização de serviços de saúde por trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho. Os dados provêm das três primeiras fases de um estudo de coorte de base comunitária sobre saúde e trabalho, iniciado no ano 2000, e conduzido com todos os trabalhadores de 2.512 famílias selecionadas por amostragem aleatória de conglomerado, de estágio único, residentes na cidade de Salvador, Bahia. Entrevistas individuais foram empregadas para a coleta de dados. Nesta pesquisa analisaram-se os trabalhadores (n = 628) que referiram ter sofrido acidente de trabalho nos 12 meses antes da entrevista. Observou-se que cerca de metade dos casos de acidentes recebeu primeiros socorros e tratamento médico. A maioria (71%) foi atendida em unidades do SUS. Cerca de 15% tiveram o atendimento pago por planos de saúde privados. Observou-se também que a maioria referiu alta satisfação com o atendimento, tanto em serviços públicos como privados. Entre os usuários do SUS, predominaram os trabalhadores sem carteira assinada, mas trabalhadores segurados também utilizaram os serviços públicos em sua maioria. Concluiu-se que o SUS tem expressiva participação no atendimento de acidentados do trabalho, independentemente da condição de cobertura por planos de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Facchini, Luiz Augusto, Anaclaudia Gastal Fassa, Marinel Dall’Agnol, and Maria de Fátima Santos Maia. "Trabalho infantil em Pelotas: perfil ocupacional e contribuição à economia." Ciência & Saúde Coletiva 8, no. 4 (2003): 953–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232003000400017.

Full text
Abstract:
O trabalho infantil é um fenômeno global de grandes proporções, especialmente em países em desenvolvimento. Estima-se que, em todo o mundo, 352 milhões de crianças e adolescentes menores de 18 anos são economicamente ativos, incluindo atividades remuneradas, trabalho não-pago, ilegal e no setor informal da economia. No Brasil, cerca de 9,3 milhões de crianças entre 10 e 17 anos trabalham. Os estudos sobre a contribuição econômica das crianças à renda familiar são escassos. Este artigo apresenta o perfil ocupacional e a contribuição econômica de crianças e adolescentes, com destaque para aspectos relacionados à idade, ao gênero, à escolaridade e à situação socioeconômica de suas famílias em uma amostra de 4.924 indivíduos entre 6 e 17 anos, representativa dos setores urbanos pobres de Pelotas. As crianças e adolescentes trabalhadores contribuíam em média com 18% da renda familiar. Dos que trabalhavam, metade contribuía no mínimo com 10% da renda familiar e um quarto respondia por 25% ou mais da renda familiar. Quanto menor a renda familiar dos adultos, maior a proporção da contribuição de crianças e adolescentes à renda familiar total, maior a exclusão escolar de adolescentes trabalhadores e maior a jornada de trabalho infanto-juvenil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Sorj, Bila. "Arenas de cuidado nas interseções entre gênero e classe social no Brasil." Cadernos de Pesquisa 43, no. 149 (August 2013): 478–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742013000200006.

Full text
Abstract:
A passagem das mulheres do trabalho não pago para o trabalho remunerado, desde meados do século XX, como decorrência da reestruturação das economias capitalistas e, sobretudo, do crescimento do setor de serviços, acelerou o processo de desfamilização do cuidado das crianças pequenas, que vai sendo cada vez mais compartilhado com instituições públicas ou privadas. O objetivo deste artigo é examinar como funcionam alguns dos dispositivos de cuidado no Brasil, em particular a família, a legislação trabalhista e a educação infantil, privilegiando a ótica de gênero e classe social. Trata-se de compreender como tais arenas de cuidado influenciam a quantidade e a qualidade da participação das mães no mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Medina Larroza, Daiane, and Maria Luzia Silva Santana. "A (DES)MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 25, no. 1 (July 31, 2020): 210–26. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2020v25n1p210-226.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de discutir sobre a (des)motivação de professores no contexto de educação infantil, para isso, realizou-se um estudo bibliográfico que trabalhos acadêmicos disponíveis no Google Scholar, assim foram selecionados na construção deste texto os que se aproximaram da temática em discussão. A educação infantil atende crianças pequenas entre zero a cinco anos, em que o trabalho é ancorado nos pilares educar, cuidar e brincar que são importantes para o seu desenvolvimento, por isso a ação educativa deve ser voltada para o lúdico, incentivando a sua imaginação. Há necessidade de pesquisas que discutem acerca da (des)motivação na educação infantil. Observou-se que entre as causas da desmotivação desses profissionais estão a precarização do trabalho pela falta de materiais e o baixo salário que é pago, a falta de formação e de valorização por parte tanto dos pais, da direção da instituição e das políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Souto, Jean Martins, and Rúbia da Silva. "Trabalho, controle e resistência nas sociedades capitalistas: uma perspectiva organizacional." Organizações & Sociedade 12, no. 33 (June 2005): 51–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302005000200003.

Full text
Abstract:
Com o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) -a grande experiência socialista que, embora tenha sido parcial, revigorou os ânimos por um mundo mais justo -o capitalismo, mesmo alvo de constantes crises já prenunciadas por Marx dois séculos atrás, floresce mundo afora se utilizando da mesma lógica de acumulação. A mais-valia, apropriação pelo capitalista de trabalho não pago, é o oxigênio para os pulmões do capitalismo e o trabalho social abstrato os braços que o auxiliam na busca pela prosperidade. Prosperidade que, aliás, vem em prol de poucos e as custas de uma imensidão de pessoas exploradas. Nosso objetivo, no entanto, não é polemizar em torno de seu funcionamento, mas, sim, discorrer sobre a evolução da principal ferramenta utilizada para manter o trabalho social em condições valorosas para o capital: o controle. Nas organizações, o templo para a obtenção da mais-valia, o controle vem sendo refinado ao longo do tempo e, na atualidade, os níveis gerenciais das organizações se utilizam de formas híbridas tão eficazes que parecem caminhar rumo à perfeição. No decorrer do trabalho, delinearemos as principais estratégias de controle, seu desenvolvimento ao longo dos tempos e como a resistência por parte dos trabalhadores permanece latente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Alves, Andréa Amaral, Ângela Maria Quintão Lana, Luiz Carlos Takao Yamaguchi, and Luiz Januário Magalhães Aroeira. "Análise de desempenho econômico da produção orgânica de leite: estudo de caso no Distrito Federal." Ciência e Agrotecnologia 33, no. 2 (April 2009): 567–73. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000200032.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, objetivou-se analisar economicamente a produção orgânica de leite. Para esta avaliação foram utilizados os dados obtidos em uma propriedade certificada como orgânica, localizada no Distrito Federal, durante os períodos de 2002 e 2003. A Renda Líquida (RL) por litro de leite foi positiva no ano de 2002 e negativa no de 2003, considerando-se o preço do leite a R$ 0,40/ L, (preço histórico pago ao produtor de leite convencional na região), apresentando resultados positivos com o preço simulado de R$ 0,80/L (preço pago aos produtores orgânicos nas Regiões Sul e Sudeste do país). Os índices de produtividade foram semelhantes aos observados nas propriedades convencionais. A produção orgânica de leite pode ser uma alternativa economicamente viável para a pecuária, desde que haja uma remuneração superior à praticada para o leite convencional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Kilsztajn, Samuel, Erika de Souza Lopes, Luciana Zilles Lima, Patrícia Avanzini Ferreira da Rocha, and Manuela Santos Nunes do Carmo. "Leitos hospitalares e reforma psiquiátrica no Brasil." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 10 (October 2008): 2354–62. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008001000016.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho é estimar o número de leitos psiquiátricos ocupados por Unidade da Federação e o valor pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas internações por serviços hospitalares, serviços profissionais, exames e medicamentos no Brasil em 2004. O número médio de leitos psiquiátricos ocupados, estimado a partir do total de dias de permanência no ano, e o valor pago pelo SUS foram obtidos a partir das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH). O número de leitos psiquiátricos ocupados pelo SUS era de 45 mil em 2004. O valor total pago pelo SUS para internações de pacientes com transtornos mentais atingiu R$ 487 milhões em 2004. Os hospitais privados eram responsáveis por 78,8% do total de leitos psiquiátricos ocupados pelo SUS. Ainda que a desativação de estimados 15 mil leitos asilares possa gerar anualmente R$ 162 milhões ao ano passíveis de serem realocados para serviços psiquiátricos extra-hospitalares, o planejamento e a execução da Reforma Psiquiátrica têm sido muito tímidos. A precária rede extra-hospitalar tem sido utilizada como impedimento à desativação dos leitos psiquiátricos, embora esta gere os recursos necessários para a ampliação daquela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Almeida, Alexandre Nascimento de, João Carlos Garzel Leodoro da Silva, Humberto Ângelo, and Blas Enrique Caballero Nuñez. "Análise de fatores que influenciam o preço da madeira em tora para processamento mecânico no Paraná." CERNE 16, no. 2 (June 2010): 243–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-77602010000200017.

Full text
Abstract:
O entendimento da formação do preço é determinante para o planejamento das atividades de qualquer empresa, tornando-se mais importante para o segmento florestal, visto o logo-prazo necessário para a produção de madeira. Neste trabalho, objetivouse estimar as elasticidades das principais variáveis que afetam o preço da madeira para o processamento mecânico no mercado paranaense. Para tanto, foi estimado um modelo econométrico que contou com as seguintes variáveis explicativas: a) renda per capita, b) taxa de câmbio, c) preço pago pelo mercado de celulose e d) produtividade. As estimativas foram realizadas por meio do método de mínimos quadrados ordinários (MQO) na forma funcional logarítmica. Os dados foram anuais e referem-se ao período de 1988 a 2004. Os resultados indicaram uma sensibilidade elástica à produtividade, próxima a unitária para a renda e inelástica ao câmbio e preço pago pelo mercado de celulose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Castro, Lara de. "Jornadas da fome: a rotina degradante dos trabalhadores-cassacos nas obras públicas durante as secas (Ceará, anos 1950)." Mundos do Trabalho 12 (December 14, 2020): 1–24. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2020.e75380.

Full text
Abstract:
Durante as estiagens na década de 1950, os trabalhadores do semiárido foram empregados em diversas frentes de serviços acionadas por autoridades sob a justificativa de fornecer auxílio aos pobres e controlar a migração para outros estados. Ao conseguir ocupação nas obras, os trabalhadores vivenciavam um cotidiano de ausência de parentes, escassez de água, fome, serviço pesado e mal pago com comida. Ademais, a insuficiência alimentar somada às condições insalubres nas obras resultava na disseminação de doenças, acidentes de trabalho e até a morte. Neste artigo nós analisaremos especialmente os aspectos desse Mundo do Trabalho relacionados aos pagamentos, alimentação, fome, além das doenças e acidentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Abrahamson, Peter. "O retorno das medidas de ativação na política de bem-estar dinamarquesa:." SER Social 11, no. 25 (May 23, 2010): 244–73. http://dx.doi.org/10.26512/ser_social.v11i25.12726.

Full text
Abstract:
A flexicurity é divulgada como a melhor forma de assegurar tanto um bom ambiente de investimentos quanto uma força de trabalho protegida. A flexicurity combina mercado de trabalho flexível, no qual os empregadores têm grande liberdade de despedir os trabalhadores, com benefícios de bem-estar generosos; e essa combinação é facilitada pSelas políticas ativas de mercado de trabalho. Na realidade, a Dinamarca possui um mercado de trabalho flexível, mas os benefícios, em caso de desemprego e ativação para o trabalho, não podem ser descritos como generosos em um contexto europeu. A ativação é frequentemente percebida como punição pelo trabalhador, por estar desempregado, e tem sido aceita por ser obrigatória, ou seja, a pessoa correrá o risco de perder os benefícios se ela recusar medidas de ativação. Há um preço a ser pago pelo alto grau de flexibilidade e esse preço se traduz em marginalização e exclusão. 25% da população dinamarquesa em idade produtiva estão por muito tempo ou permanentemente vivendo fora do apoio público generoso do mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Araujo, Elizeu Serra de. "OS MECANISMOS DA SUPEREXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO." Revista Políticas Públicas 19, no. 2 (June 16, 2016): 587. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v19n2p587-598.

Full text
Abstract:
O artigo examina os mecanismos de incremento da taxa de mais-valia que, de acordo com Ruy Mauro Marini, configuram uma superexploração da força de trabalho, uma das tendências fundamentais do desenvolvimento capitalista em economias dependentes. Trata-se da intensificação do trabalho, do prolongamento da jornada de trabalho e da redução do salário abaixo do valor da força de trabalho. A característica comum aos três mecanismos é que o salário pago situa-se, em média, abaixo do valor da força de trabalho. O objetivo é, portanto, analisar a origem da divergência entre valor e preço da força de trabalho em cada um desses casos. Após a exposição do conceito de superexploração e de um breve resgate dos principais aspectos da relação entre preço e valor da força de trabalho em Marx, o artigo procura mostrar de que modo cada um dos referidos mecanismos atende ao critério adotado por Marini para caracterizar a presença da superexploração.Palavras-chave: Superexploração, valor da força de trabalho, preço da força de trabalho, economias dependentes.THE MECHANISMS OF OVEREXPLOITATION OF LABOR POWERAbstract: The article examines the mechanisms of increasing the rate of surplus value which, according to Ruy Mauro Marini, configure an overexploitation of labor power, one of the fundamental tendencies of capitalist development in dependent economies. They consist of the intensification of labor, the prolongation of the working day and the reduction of wages below the value of labor power. The common feature of the three mechanisms is that, on an average, wages are below the value of labor power. The article aims to analyze the origin of divergence between value and price of labor power in each case. After exposing the concept of overexploitation and make a brief rescue of the main aspects of the relationship between price and value of labor power in Marx, we try to show how each of these mechanisms attends the criterion adopted by Marini for characterize the presence of overexploitation.Key words: Overexploitation, value of labor power, price of labor power, dependent economies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Tavares, Marco Arlindo. "APOSENTADORIA POR IDADE RURAL: RELAÇÃO JURÍDICA PREVIDENCIÁRIA OU ASSISTENCIAL? UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA." Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social 6, no. 2 (December 23, 2020): 21. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2525-9865/2020.v6i2.6940.

Full text
Abstract:
Este trabalho traz necessária reflexão sobre a aposentadoria por idade ao trabalhador rural que é prevista como seguro social. Fundamentado no marco teórico de Wladmir Matinez, o resultado da pesquisa perpassa pela historicidade do instituto e, por método dedutivo, sugere alongar o olhar sobre o benefício que é pago por orçamento do regime geral da previdência social. O benefício hoje é visto e analisado de forma subjetiva em decisões judiciais como assistencial, outro núcleo da seguridade, o que pode causar desequilíbrio e risco ao sistema geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Caetano, Vanusa Caiafa, Luiz Cláudio Ribeiro, Danielle Teles da Cruz, and Carmen Ildes Rodrigues Fróes Asmus. "Desordens músculo-esqueléticas em adolescentes trabalhadores." Journal of Human Growth and Development 18, no. 3 (December 1, 2008): 264. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19889.

Full text
Abstract:
O trabalho infantil é um fenômeno mundial de grandes proporções, especialmente em países subdesenvolvidos. Estima-se, em todo o mundo, que 352 milhões de crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos são economicamente ativos, incluindo trabalho remunerado, não-pago, ilegal e informal. Assim, o objetivo é descrever a prevalência de desordens no sistema músculo-esquelético em um grupo de adolescentes inseridos no Programa de Formação Profissionalizante na "Casa do Pequeno Jardineiro", na cidade de Juiz de Fora, MG. O método constou de observação, análise e descrição das posturas adotadas durante o processo de trabalho, aplicação de um questionário de identificação das condições de vida e trabalho e a realização do teste de flexão em pé (TFP). A amostra total foi dividida em três grupos, avaliando a ocorrência de dor e/ou desconforto nos ombros, nos cotovelos, nos quadris ou coxas e nos pés, retração dos grupos musculares tríceps sural e isquiotibiais, presença de dor e/ou desconforto nos quadris ou coxas associado à retração dos grupos musculares tríceps sural e isquiotibiais. Em conclusão, os adolescentes submetidos a uma carga de trabalho elevada apresentaram maior freqüência de desordens no sistema músculo-esquelético.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Campos, Marta Silva, and Solange Maria Teixeira. "Gênero, família e proteção social: as desigualdades fomentadas pela política social." Revista Katálysis 13, no. 1 (June 2010): 20–28. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-49802010000100003.

Full text
Abstract:
Este artigo se inscreve no campo de análise dos fatores que constroem desigualdades sociais na estruturação e no desenvolvimento da sociedade brasileira atual. Especificamente, realiza tal objetivo mediante o destaque de processos que se desenvolvem nesse sentido, a partir das relações existentes entre gêneros, sistema de proteção social e condições do mercado de trabalho no tocante à inserção produtiva feminina. Toma como campo privilegiado para esta reflexão a análise da família enquanto espaço de diferenciação e hierarquização de gênero, locus de significativa parcela de trabalho doméstico não pago da mulher, ao lado das consequências gerais advindas do lugar ocupado por essa instância na reprodução social. A partir da análise de dados relativos ao país e à América Latina, demonstra a vinculação persistente da mulher ao trabalho precário, oferecido num amplo setor informal, ao lado de sua crescente participação laboral, de forma a obter certa conciliação entre responsabilidade pela proteção social e exigências de aumento da renda familiar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Daneluz, Marina Oliveira, Camila Beatriz Bonatto, Helenice Gonzalez De Lima, Flávia Fontana Fernandes, and Mario Duarte Canever. "INDICADORES ECONÔMICOS DE QUALIDADE DO LEITE EM UNIDADE DE PRODUÇÃO LEITEIRA." Science And Animal Health 4, no. 2 (June 1, 2017): 169. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v4i2.5701.

Full text
Abstract:
Os parâmetros estabelecidos pela Instrução Normativa MAPA nº 62 para comercialização de leite cru refrigerado garantem maior qualidade do produto final a ser comercializado. Para tanto, dentro do sistema de produção leiteira, são necessários investimentos em saúde animal que auxiliem na remuneração do produtor. O presente trabalho objetivou demonstrar quantitativamente as despesas relacionadas com o controle de qualidade através da Contagem de Células Somáticas (CCS) e Contagem Bacteriana Total (CBT) e a relação desses indicadores com o preço pago pela indústria como forma de bonificação. Realizaram-se visitas mensais a uma propriedade localizada no município de Pelotas, nos anos de 2012 e 2013, sendo coletados valores provenientes das notas fiscais do leite referentes às bonificações pagas ao produtor. Realizou-se ainda a tabulação de dados referentes ao custo de produção e análise de indicadores econômicos. O valor médio anual pago pela indústria à propriedade no ano de 2012 foi de R$ 0,7154 por litro de leite e a bonificação por qualidade foi de R$ 0,1025 por litro de leite. No ano de 2013, o valor pago foi de R$ 0,8281 por litro e a bonificação foi de R$ 0,1225 por litro. O investimento em produtos e processos visando aumentar a qualidade do leite representou, no ano de 2012, 3,6% do custo total e, no ano de 2013, 8,7% do custo total do sistema de produção. O retorno obtido foi de R$ 2,71 e R$ 1,86 nos anos de 2012 e 2013, respectivamente, para cada real investido em melhorias na qualidade do leite, demonstrando a viabilidade do investimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Struecker, Klaus Almeida. "AS DIVERGÊNCIAS ENTRE MUNICÍPIOS E CONTRIBUINTES NA ESTIPULAÇÃO DA BASE DE CÁLCULO DO ITBI EM IMÓVEIS ADQUIRIDOS POR MEIO DE LEILÕES JUDICIAIS E EXTRAJUDICIAIS." Revista de Direito Tributário e Financeiro 7, no. 1 (August 17, 2021): 44. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0138/2021.v7i1.7723.

Full text
Abstract:
O foco do presente trabalho é a conjuntura tributária, especificamente quanto à demonstração de que a base de cálculo do ITBI é o valor alcançado em leilão na compra e venda de um imóvel adquirido por meio de hasta pública. O ITBI é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, um tributo municipal aplicado sobre transferências imobiliárias. A responsabilidade do pagamento do tributo costuma obedecer às leis municipais. No caso de bem adquirido em hasta pública, verifica-se que o ITBI deve ser calculado sobre o preço pago pelo arrematante e não sobre o valor de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Figueira, Rebeca Formiga, and Rita de Cassia De Faria Pereira. "Devo, não Nego, Pago Quando Puder: Uma Análise dos Antecedentes do Endividamento do Consumidor." Revista Brasileira de Marketing 13, no. 5 (November 6, 2014): 124–38. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v13i5.2744.

Full text
Abstract:
Estudos de marketing e sociedade com a finalidade de compreender a questo do endividamento mostram-se relevantes quando contribuem efetivamente na conservao financeira do consumidor. O objetivo deste trabalho consistiu analisar os fatores condicionantes do endividamento do consumidor. Para tanto, foram investigados os seguintes constructos: atitude frente ao dinheiro, atitude com carto de crdito, autocontrole, compra compulsiva, compra impulsiva e propenso ao endividamento. Por ser uma pesquisa de cunho quantitativo, procedeu-se a anlise estatstica descritiva, psicomtrica e a anlise multivariada de modelagem de equaes estruturais (SEM). A amostra foi de 301 respondentes, com aplicao na internet pela Plataforma Googledocs. Verificou-se a aceitao da hiptese que trata da influncia direta da atitude com carto de crdito na propenso ao endividamento. Indica-se a necessidade das aes de marketing voltadas a auxiliar os consumidores quanto ao uso e regulamentos do carto de crdito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Severo, Cecília. "Múltiplas faces do feminismo marxista." Profanações 7 (June 19, 2020): 221–46. http://dx.doi.org/10.24302/prof.v7i0.2634.

Full text
Abstract:
O marxismo e o feminismo têm um histórico de alianças e desavenças, no qual muitas vezes o feminismo ou a “questão das mulheres” foi incorporada às pautas e teorias marxistas para, em seguida, serem subjugados e tornados preocupações políticas e epistemológicas de segunda instância. Buscamos uma articulação mais funcional entre feminismo e marxismo, que seja simultaneamente ambos, a partir de uma investigação da obra da brasileira Heleieth Saffioti e da italiana Silvia Federici. Nos concentrando em A mulher na sociedade de classes acompanhamos as análises de Saffioti sobre a constituição do capitalismo brasileiro e a posição da mulher nele, seguindo seu argumento sobre a integração parcial das mulheres no modo de produção. Na sequência, desenvolvemos as análises de Federici, sobretudo em Calibã e a bruxa, sobre a formação do capitalismo através do cercamento dos comuns na Europa e sua relação com a expropriação do trabalho reprodutivo exercido pelas mulheres. Por fim, comparamos as perspectivas das duas, tendo como foco problemático o modo como cada uma lida com a relação entre trabalho e a posição das mulheres no capitalismo. Enquanto Saffioti pensa em termos de integração parcial e periferização social das mulheres tendo em vista sua semi-exclusão do “mundo do trabalho”, Federici vai mais longe ao tomar como central a importância do trabalho reprodutivo feminino percebendo como as mulheres são antes partes essenciais do processo de produção capitalista, ainda que seu trabalho seja não pago e não reconhecido enquanto tal. Palavras-chave: Trabalho reprodutivo. Feminismo marxista. Trabalho feminino. Federici. Saffioti.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mascarenhas, Fernando Júnior Resende, André Luis Christoforo, and Roberto Chust Carvalho. "A utilização de um software livre para determinação dos esforços internos de cargas móveis em vigas de pontes de concreto." HOLOS 3 (May 15, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9466.

Full text
Abstract:
O Ftool é utilizado na engenharia civil pelas facilidades e simplificações na modelagem estrutural; por não demandar computadores robustos para sua utilização; não ter tempo de processamento elevado nas análises, sendo geralmente rápidas e por ser um software gratuito. Ele permite criar cargas móveis e essas são usadas nos cálculos das envoltórias dos esforços internos em vigas de pontes. Apesar disso, significativo número de trabalhos, dissertações e teses, na área de pontes, sobretudo dos cursos de pós-graduação, ainda não o utilizam nas análises das cargas móveis em vigas de pontes. Nesse sentido, este trabalho objetiva fomentar o uso do Ftool para se realizar análises estruturais de vigas de pontes em vigas, seja na determinação das respectivas linhas de influência ou dos esforços internos; para que estudantes de pós-graduação e pesquisadores passem a utilizá-lo em seus respectivos trabalhos. São desenvolvidos quatro exemplos numéricos e em cada um emprega-se um software pago, SAP 2000, Ansys ou GAP-GEL v1, e os resultados são comparados com o Ftool. Em todos os exemplos, as variações dos resultados são inferiores a 9%, no pior dos casos, mas na maioria deles, essa variação é inferior a 3%. Essas diferenças podem ser tidas como aceitáveis, pois, posteriormente, são aplicados diferentes coeficientes de majoração. Por fim, o Ftool mostrou-se eficaz e robusto, com resultados confiáveis e, portanto, recomendado para a determinação dos diferentes esforços internos e TTL nas vigas, devido a diferentes cargas móveis atuantes em tabuleiros de pontes compostas por duas, três, sete e oito vigas. Sem que haja a necessidade de se empregar software mais complexos e pagos para se realizar tais análises.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Silveira, Vicente Celestino Pires, João Garibaldi Almeida Viana, and Carlos Werner Júnior. "Preço pago pelo consumidor de carne bovina nas diferentes regiões econômicas do Rio Grande do Sul, Brasil." Ciência Rural 39, no. 4 (April 3, 2009): 1201–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000052.

Full text
Abstract:
O Estado do Rio Grande do Sul apresenta inúmeras diferenças no aspecto geográfico-econômico-ambiental. No presente trabalho, considera-se a divisão regional proposta por ALONSO et al. (1994), a qual apresenta o Estado dividido em três regiões: metade sul, metade norte e nordeste. Na metade sul, a economia é baseada no setor primário, tendo a pecuária, como principal produto. A metade norte tem sua economia baseada na agricultura e a região nordeste caracteriza-se pela presença de vários setores industriais, com grandes concentrações urbanas. Sabe-se que o consumo é influenciado pela idade, renda, nível de educação, padrão de mobilidade e gosto dos consumidores. O objetivo, neste trabalho, foi verificar o comportamento do preço de diferentes cortes de carne bovina, em nível de consumidor, nas três regiões econômicas do Estado. A pesquisa caracterizou-se por um levantamento mensal em supermercados, durante os anos agrícolas 2006/2007 e 2007/2008, do preço de diferentes cortes de carne bovina em onze cidades. Os menores e os maiores preços da carne bovina verificados nas regiões metade Sul e nordeste, respectivamente, decorrem provavelmente do fato de que uma é a região produtora e a outra principal consumidora. Outro resultado importante é que as maiores variações, no preço dos cortes, ocorreram também nessas regiões. Portanto, num cenário em que a demanda é maior que a oferta, essas regiões parecem ser as primeiras a receberem o impacto nos preços da carne bovina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Ronchi, Rodrigo Daniel Caudullo, Graziele Araujo Moura, and Carlos Henrique Rocha. "Mensuração do custo social subjacente à atual frota autônoma de caminhões da agropecuária nacional - um estudo de caso: soja, café e boi em pé." Journal of Transport Literature 7, no. 2 (April 2013): 52–77. http://dx.doi.org/10.1590/s2238-10312013000200004.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem por objetivo estimar os custos pagos pela sociedade impostos pela atual frota autônoma de caminhões da agropecuária nacional. Para isto, foram consideradas as seguintes externalidades negativas: poluição ambiental, especialmente, a poluição do ar, e acidentes nas estradas. Somando-se a essas externalidades foi considerado o valor do frete pago pelos usuários dos serviços de transporte como uma pseudoexternalidade. O artigo interessa-se por três commodities agrícolas: soja, café em saca e boi em pé. Para o cômputo da externalidade proveniente da poluição ambiental foi utilizado o método dos custos evitados (gastos preventivos). Com relação aos custos sociais dos acidentes nas estradas foram adotados resultados do relatório realizado pelo IPEA (2006). O custo relativo ao frete foi calculado pela diferença entre o valor do frete para a frota na idade de 23 anos e o valor do frete para a frota na idade econômica, isto é, pode-se considerar essa diferença como um fator de ineficiência. Enfim, os três custos somados montam, aproximadamente, R$ 27 mil por caminhão/ano, correspondendo a aproximadamente 15% do preço de um caminhão novo com tecnologia não-poluidora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Ozaki, Vitor A. "Em busca de um novo paradigma para o seguro rural no Brasil." Revista de Economia e Sociologia Rural 46, no. 1 (March 2008): 97–119. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032008000100005.

Full text
Abstract:
A implementação de um programa de seguro rural é uma reivindicação antiga do setor agropecuário no país. Após a malsucedida experiência da Companhia Nacional de Seguro Agrícola o governo voltou a tomar medidas para incentivar o mercado, por intermédio da Lei nº 10.823/03, que subvenciona parte do prêmio pago pelo produtor. A natureza deste trabalho é essencialmente analítica, de tal forma que não foram estabelecidos modelos quantitativos. Historicamente, os resultados deficitários do Proagro e de diversas seguradoras demonstram que o atual modelo de seguro agrícola apresenta fortes sinais de esgotamento. O artigo mostra as principais iniciativas, tanto privadas como governamentais e sugere um conjunto de medidas visando o desenvolvimento do seguro rural no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vicentin, Vítor Leal, and Erick Eduardo Petrucelli. "UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA PIXEL DO FACEBOOK PARA OTIMIZAÇÃO DE CAMPANHAS DE CONVERSÃO EM ANÚNCIO PAGO." Revista Interface Tecnológica 16, no. 2 (December 26, 2019): 62–73. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.648.

Full text
Abstract:
No contexto do presente trabalho, Pixel trata-se de uma ferramenta da plataforma de mídia social Facebook, constituindo-se de um pequeno código JavaScript, podendo ser utilizada para fazer a marcação de usuários e, também, o rastreamento de suas ações dentro de um determinado site, assim trazendo dados estatísticos sobre o público e suas interações. Campanha de conversão é um modelo de campanha de marketing digital com o objetivo de aumentar as conversões, ou seja, garantindo que o usuário efetivamente faça uma ação previamente desejada, podendo ser de um simples cadastro em um site até uma compra de um determinado produto. Este artigo se inicia abordando a instalação do Pixel do Facebook em um site e demonstrando de forma teórica o seu potencial para auxiliar campanhas de marketing digital. Por fim, aborda um exemplo real da utilização do Pixel em uma campanha de conversão em anúncio pago no Facebook e discute os resultados alcançados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Nishi, Marcos Hiroshi, Laércio Antônio Gonçalves Jacovine, Márcio Lopes da Silva, Sebastião Renato Valverde, Haroldo de Paiva Nogueira, and Antônio de Pádua Alvarenga. "Influência dos créditos de carbono na viabilidade financeira de três projetos florestais." Revista Árvore 29, no. 2 (April 2005): 263–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622005000200009.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo estudar a influência dos créditos de carbono na viabilidade financeira de três projetos florestais. Os projetos analisados foram: heveicultura, eucalipto e pinus para produção de borracha, celulose e resina, respectivamente. O Valor Presente Líquido (VPL), a Taxa Interna de Retorno (TIR), o Valor Esperado da Terra (VET) e o Valor Anual Equivalente (VAE) foram os indicadores utilizados na avaliação financeira, a uma taxa de desconto de 10% ao ano. Os resultados deste trabalho indicaram que, com esta taxa, os projetos de eucalipto e pinus foram viáveis sem os recursos adicionais dos CERs (Certificados de Emissões Reduzidas), ressaltando-se que a inclusão dos créditos de carbono propiciou aumento da viabilidade financeira destes. Já o projeto da heveicultura mostrou-se viável apenas com os Certificados de Carbono. A receita advinda da venda dos CERs aumentou consideravelmente a viabilidade financeira dos três projetos, mesmo considerando a tonelada de CO2 a US$3,00. Caso o Protocolo de Kyoto seja ratificado, haverá um incremento no preço pago pela tonelada de CO2, que ocasionará o aumento da contribuição dos CERs em projetos florestais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Chagas, Eduardo Ferreira, and Mailson Bruno de Queiroz Carneiro Gonçalves. "TEORIA DA VIOLÊNCIA EM MARX." Revista Dialectus - Revista de Filosofia, no. 16 (April 14, 2020): 52–64. http://dx.doi.org/10.30611/2020n16id43809.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como finalidade apresentar o conceito de violência em Marx a partir do 24º capítulo do livro I de O Capital, cujo cerne temático consiste no que o autor denomina de acumulação primitiva ou processo originário. Marx, ao apontar a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador (mais valia) como base de exploração do sistema capitalista, procura compreender, através da história, a gênese do modo de produção capitalista e afirma que, ao contrário da hipótese defendida pela economia política clássica, a concentração de riqueza nunca foi resultado da negligência de muitos e da disposição de poucos, mas de um violento processo de expropriação camponesa, servidão da força de trabalho indígena, exploração da mão de obra africana e espoliação da América. Marx nega a base histórica do sistema capitalista proposta pelos teóricos liberais ao apontar um conjunto de fatores que contribuíram decisivamente para o surgimento do capitalismo na Europa, especialmente a Inglaterra, seu principal laboratório de estudos para a redação de O Capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Martins, Eliseu, Diana Lúcia de Almeida, Eric Aversari Martins, and Patrícia de Souza Costa. "Goodwill: uma análise dos conceitos utilizados em trabalhos científicos." Revista Contabilidade & Finanças 21, no. 52 (2010): 1–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772010000100005.

Full text
Abstract:
A literatura contábil considera que o goodwill representa a diferença entre o valor da empresa e o seu patrimônio líquido avaliado a valores de mercado. A utilização de um conceito divergente desse, na elaboração de pesquisas teóricas ou empíricas, pode gerar resultados distorcidos, conclusões equivocadas, demonstrações financeiras apresentadas incorretamente, entre outros problemas de ordem teórica e prática. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é verificar se o conceito de goodwill utilizado no desenvolvimento de pesquisas publicadas nos principais periódicos internacionais e nacionais, bem como na elaboração de dissertações e teses na área da contabilidade, é aquele referendado pela literatura contábil como correto. Por meio de análise de conteúdo, foram analisados 138 trabalhos científicos nacionais e internacionais, que contêm qualquer um dos seguintes termos no título, resumo ou palavras-chave: goodwill, intangible, intangibles, fundo de comércio, intangível e intangíveis. O total de trabalhos analisados está dividido em 60 trabalhos empíricos e 78 teóricos. Desse total geral de trabalhos, apenas 47 apresentam, explicitamente, o conceito de goodwill, sendo 24 empíricos e 23 teóricos. A maioria desses trabalhos que apresentam o conceito de goodwill o faz para discutir sobre tratamento contábil e avaliação de empresas. Do total de trabalhos com o conceito de goodwill explícito, 18 apresentam conceito divergente daquele definido pela literatura contábil. Os erros conceituais foram classificados em seis categorias, sendo que 61% deles se referem ao cálculo do goodwill como sendo a diferença entre o valor de mercado (somente calculado ou efetivamente pago) e o valor contábil do patrimônio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Vargas, Ramon, and Viviel Rodrigo José De Carvalho. "A IMPORTÂNCIA DA LISURA DE CONTAS MÉDICAS NO CONTROLE DE CUSTOS DO FUSEX." Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 18, no. 1 (February 25, 2019): 179–90. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v18i1.95.

Full text
Abstract:
Este trabalho analisa a importância da atividade de Lisura de Contas Médicas no controle de custos do Fundo de Saúde do Exército (FUSEx). Tem como objetivo demonstrar que a atividade de Lisura de Contas Médicas reduz de forma significativa o custo dos serviços trazendo benefícios para o fundo e principalmente para os usuários. Apresenta o resultado de uma pesquisa de campo realizada no Hospital Geral de Curitiba no 1º semestre de 2015, na qual se verificou o impacto da atividade de Lisura de Contas Médicas na redução dos custos dos encaminhamentos para as Organizações Civis de Saúde (OCS) e aos Profissionais de Saúde Autônomos (PSA) conveniados. A partir dos dados colhidos foi possível verificar de forma objetiva a eficácia desta atividade que reduziu em mais de 3% o valor pago pelos serviços prestados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Herculano da Luz Júnior, Silvano, and Francisco Petrônio Alencar de Medeiros. "PROPOSTA DE REDUÇÃO DE CUSTOS DE TELEFONIA UTILIZANDO GATEWAY GSM: ESTUDO DE CASO NO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO." Revista Gestão e Organizações 6, no. 2 (June 17, 2021): 01. http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v6n2p01-16.

Full text
Abstract:
<p>Este trabalho teve como objetivo implementar uma solução de inovação tecnológica no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Pernambuco (HC-UFPE), utilizando uma abordagem com Gateway GSM, a partir de uma contratação pública, na qual foram locados equipamentos de telefonia IP. Como procedimento metodológico, realizou-se uma pesquisa aplicada, na modalidade de pesquisa-ação, na qual foi modificada a infraestrutura de telecomunicações do presente hospital para reduzir custos de telefonia, assim como melhorar o plano de contingência para este serviço e implementar tecnologia para a organização. Os materiais utilizados foram Gateway GSM com 16 canais para os 16 SIM’s <em>cards</em> (chips de celular) institucionais, um servidor Asterisk, e uma interface coaxial para interligar dois troncos E1, a central analógica/digital e o Asterisk. Como resultado, identificou-se que foi possível reduzir os custos com telefonia do hospital em aproximadamente 42%, incluindo o valor pago à empresa contratada, além de otimizar o plano de contingência de telecomunicações e agregar tecnologia na organização. Os achados deste trabalho podem contribuir com a redução de custos das empresas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Molinaro, Carlos Alberto. "A RESPONSABILIDADE SOCIAL INDUZ A NECESSÁRIA TECNOLOGIA PARA A RECUPERAÇÃO DA EMPRESA - ALICERCE DAS RELAÇÕES CAPITAL/TRABALHO." Revista de Estudos e Pesquisas Avançadas do Terceiro Setor 7, no. 1 (December 30, 2020): 75. http://dx.doi.org/10.31501/repats.v7i1.10926.

Full text
Abstract:
A responsabilidade social – cabe lembrar – tem sido aclamada desde as últimas décadas do século passado e persiste no presente mediante a sofisticação de seus métodos e procedimentos. Passou mesmo a constituir uma instrumentação orgânica projetando-se nos mais variados setores das atividades socioculturais, ambientais, econômicas e jurídicas. A agência negocial, pública e privada, passou a demandar respostas para os problemas postos pelo desenvolvimento sociocultural, científico e tecnológico, daí a ideia de responsabilidade social também guarda relação com a imagem da indispensável simetria entre o capital e o trabalho. Aliás, a simetria capital/trabalho está presente na condição de princípio estruturante da Constituição Federal de 1988. Para efeitos do presente texto, não restam dúvidas no sentido de que também as organizações que assumem a forma de corporações e empresas (públicas e privadas), mas também entidades como associações e cooperativas, têm um potencial único para gerar investimento, emprego e crescimento econômico, e que podem desempenhar um papel importante na redução da pobreza, no progresso, no respeito pela lei e no desenvolvimento da democracia e das práticas democráticas. Também elas têm a capacidade de oferecer empregos de qualidade, devidamente pago e com adequadas condições de saúde e segurança, e para promover a liberdade de associação e negociação coletiva, a igualdade de oportunidades e a não discriminação. Também podem, através dos mercados, facilitar o acesso ao conhecimento e a tecnologia, ampliar as oportunidades políticas, econômicas e sociais das pessoas e contribuir, portanto, para a realização de uma ampla gama de direitos humanos e de direitos fundamentais. Daí, uma adequada tecnologia jurídica que apoie a reestruturação e recuperação da empresa quando da existência de crise deve ser estimulada para afinal readquirir as condições da manutenção capital/trabalho. A metodologia empregada é a exploratória com a revisão da literatura, utilizando-se o método indutivo para a observação dos fenômenos, bem como para a descoberta da relação entre eles e generalização dessa relação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rehfeldt, Márcia Jussara Hepp, Italo Gabriel Neide, Wolmir José Böckel, Ana Paula Broilo, Isabel Pisching, Camila Aparecida Heinen, and Rosilene Inês König. "MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO: UMA POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM A PARTIR DE CONTAS DE ÁGUA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 9, no. 1 (April 5, 2018): 103–21. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v9i1.1283.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo relatar os resultados de uma prática de Modelagem Matemática desenvolvida em 2016, com alunos do 2º ano do Ensino Médio Politécnico de uma escola pública, localizada do Rio Grande do Sul. Os estudos abrangeram uma investigação acerca dos custos do consumo de água concedida pela prefeitura local que, posteriormente, foram comparados às cobranças de outra companhia, com o intuito de proporem critérios de escolha entre as duas companhias de fornecimento de água. O trabalho foi desenvolvido por um grupo de professores pesquisadores e a turma foi organizada em grupos. Os resultados obtidos apontam que, inicialmente, os alunos apresentaram dificuldades em obter um modelo matemático que representasse a relação entre o consumo e o valor pago pela água. Entretanto, por meio da intervenção dos professores, os alunos, de forma colaborativa, obtiveram resultados satisfatórios. Os professores atuaram como mediadores, de forma a objetivar que os alunos fossem os protagonistas. Para a professora titular e integrante da pesquisa, os alunos apresentaram ao longo das atividades, interação com a Modelagem Matemática, desenvolvendo interesse, curiosidade e valorização quanto à Matemática. Além disso, observou-se que a Modelagem Matemática possibilitou aos alunos um pensar crítico e criativo, favorecendo sua autonomia e independência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Carvalho, Pedro, Pedro Simões, and Rui Cunha Marques. "Acessibilidade e capacidade para pagar pelos serviços de água e de esgotamento sanitário em Portugal." Engenharia Sanitaria e Ambiental 15, no. 4 (December 2010): 325–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522010000400005.

Full text
Abstract:
O crescimento da população mundial no último século tem conduzido a um aumento exponencial do uso da água, a um consequente aumento da sua escassez, bem como a uma diminuição da sua qualidade. Uma das principais causas responsáveis por essa realidade tem sido o reduzido preço que os diferentes stakeholders pagam por esse recurso. O facto de não ser pago pelos diferentes stakeholders um preço justo que reflita os impactos causados no ambiente, bem como na vida das gerações futuras pelo consumo desse recurso, tem conduzido à sobre-exploração da água. Nesse contexto, perspectiva-se, em nível mundial, um incremento dos encargos com os serviços de águas e de esgotamento sanitário, com o intuito de tornar a gestão desse recurso sustentável e, paralelamente, melhorar a sua qualidade. Este trabalho compara os encargos que as famílias de vários países suportam com esses serviços e analisa, em detalhe, o impacto atual desses encargos nas famílias em Portugal, evidenciando os resultados de dois estudos recentes e das reformas em curso. Conclui-se que o aumento do preço do recurso água será inevitável e, por conseguinte, uma maior parcela dos rendimentos familiares será dispensada com esses serviços. Este trabalho demonstra que será no interior de Portugal que poderão surgir, no futuro, os maiores problemas de affordability.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Campos, Amanda Queiroz. "“Eu não sigo tendência”." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, no. 32 (August 3, 2021): 153–67. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.i32.1371.

Full text
Abstract:
No sistema da moda, as tendências organizam em maior ou menor grau o calendário de lançamento de coleções que renovam o mercado a cada ano. As empresas responsáveis por editar as tendências de moda em relatórios (reports) são denominadas bureaux de style. Este trabalho teve como objetivo compreender a forma como esses relatórios são usufruídos contemporaneamente por designers de moda. Assim, conduziu-se uma investigação interpretativa, seguindo-se a metodologia da Teoria Fundamentada nos Dados. A coleta dos dados se deu por meio de entrevistas com designers de moda no Brasil e na Alemanha e foram analisados seguindo as etapas de codificação, à luz do Realismo Crítico (BHASKAR, 2008) e da Teoria da Estruturação (GIDDENS, 1991). Como o recorte definido para a pesquisa foi a de um sistema da moda, adotou-se como ponto de partida a justificativa endógena para as tendências (ERNER, 2012; GODART, 2005). O trabalho evidenciou um discurso que, à primeira vista, nega o uso dos relatórios de tendências de moda. Todavia, quase a totalidade dos entrevistados têm (pago pelo) acesso a eles. Sendo assim, desenvolveu-se um quadro que denota diferentes níveis de uso dos relatórios de tendências dos bureaux de style; ampliando a concepção de seu uso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Marx, Daiane, Vania Maria Oliveira De Freitas, Juliano Nunes Alves, and Claudia Maria Prudencio de Mera. "EVOLUÇÃO DA BACIA LEITEIRA DO RS COM BASE NOS DADOS DOS CENSOS AGROPECUÁRIOS 1996/2017." REVISTA INTERDISCIPLINAR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO 8, no. 1 (February 26, 2021): 400–410. http://dx.doi.org/10.33053/revint.v8i1.326.

Full text
Abstract:
Atualmente, verifica-se que o leite é um produto com uma grande importância econômica em países em desenvolvimento, relacionada à produção via agricultura familiar. Na condição de país em desenvolvimento, o Brasil tornou-se o terceiro maior produtor mundial de leite, onde a região sul do Brasil é a maior região produtora do país. Sendo que o estado do Rio Grande do Sul (RS) é o segundo estado que apresenta a maior produção de leite. O objetivo desse trabalho é trazer aspectos relacionados à evolução histórica da produção leiteira, do estado do RS no período de 1996 e 2017. Esse trabalho é uma pesquisa descritiva, documental baseada em dados do IBGE. Neste, as variáveis analisadas foram número de animais, a produção, a produtividade e o preço. Buscando entender as características da produção desse estado, foi possível verificar que a produção leiteira teve um crescimento de 134,4% nesse período, já o rebanho bovino aumentou 28,9% e a produtividade 82,7%. Em relação ao preço pago ao produtor pelo litro, este teve um crescimento real de 24,4%. A produtividade por lactação da região sul é de 3.285 kg, sendo superior que a produtividade brasileira que é de 1.963 kg. Evidencia-se com o presente trabalho que a pecuária brasileira sofreu transformações, em especial a pecuária do RS, a qual apresentou um importante acréscimo de produção, relacionada ao aumento de produtividade, decorrentes do melhoramento genético, nutricional e incremento tecnológico. Porém, ainda enfrenta alguns entraves relacionados à competividade e alto custo de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Freitas, Paulo Fontoura, Bianca Carvalho Moreira, Andre Luciano Manoel, and Ana Clara de Albuquerque Botura. "O parecer do Conselho Federal de Medicina, o incentivo à remuneração ao parto e as taxas de cesariana no Brasil." Cadernos de Saúde Pública 31, no. 9 (September 2015): 1839–55. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00002915.

Full text
Abstract:
O estudo buscou investigar como o incentivo à remuneração ao parto, preconizado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil, influencia as taxas de cesariana. Foi investigada uma amostra consecutiva de 600 puérperas. A proporção de cesarianas na amostra foi de 59,2%, sendo 92,3% entre as mulheres tendo parto e pré-natal com o mesmo profissional. As taxas de cesariana foram significativamente mais elevadas exatamente naqueles grupos com maior prevalência do mesmo profissional, ou seja, idade mais avançada (RP = 1,65), maior escolaridade (RP = 1,25), pré-natal privado (RP = 1,39) ou por convênio (RP = 1,43), cesariana prévia (RP = 2,78) e admitidas precocemente (RP = 1,93). O entendimento do CFM de que o incentivo ao acompanhamento presencial do trabalho de parto, pago à parte, para o mesmo obstetra que realizou o pré-natal, funcionará como incentivo ao parto normal, está exatamente na contramão de nossos resultados, mostrando que as mulheres atendidas pelo mesmo profissional no pré-natal e parto são exatamente aquelas que apresentam as taxas de cesariana mais elevadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Borba, Rodrigo Tapety Reis, and Manoel Marinho. "Estatísticas dos Contratos de Obras Públicas no Estado de Pernambuco." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 4, no. 3 (May 6, 2019): 52–66. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v4i3.994.

Full text
Abstract:
Os atrasos e paralisações de obras em contratos públicos são fontes de frequentes reportagens e reclamações da sociedade. Diante disso, a atuação dos tribunais de contas dos estados (TCE) torna-se essencial para monitorar e autuar, se necessário, os órgãos/municípios responsáveis por esses contratos. No estado de Pernambuco essa gestão do TCE vem sendo cada vez mais eficaz, porém, visando uma melhor eficiência no processo de auditoria, buscou-se evidenciar estatísticas e características dos maiores índices de paralisação de contratos. Essa análise foi feita a partir de uma planilha fornecida pelo próprio TCE, contendo informações enviadas pelos órgãos, e outras desenvolvidas durante as auditorias. Dentre as características evidenciadas, analisou-se o tempo de duração do contrato, ano de início, faixas de valores, percentual pago, tipo do serviço e, quando foi possível, as justificativas dos órgãos com contratos paralisados. Outro ponto abordado no trabalho é uma crítica às exigências de certificação da Qualidade para as empresas contratadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

De Souza, Márcio Ferreira, and Silvana Mariano. "Percepções de cuidado e práticas de gênero das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família a partir de um recorte geracional: mudanças e permanências." Mediações - Revista de Ciências Sociais 23, no. 3 (November 29, 2017): 164. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n3p164.

Full text
Abstract:
Este artigo se dedica às análises sobre as percepções e as práticas de gênero das mulheres titulares do Programa Bolsa Família, com foco na questão do cuidado, e procura, por seu turno, articular duas categorias de análise, gênero e geração. Tratamos, das percepções dessas mulheres em torno de suas experiências de vida e expectativas de futuro e refletimos sobre as comparações que elas fazem entre a sua condição e a de sua mãe. Contrastamos percepções e práticas das mulheres, de acordo com os grupos de idade, no que diz respeito à vida doméstica e familiar. As análises consideram variáveis que tendem a afetar as dinâmicas dos grupos familiares, como a presença ou não de cônjuge, a presença ou não de crianças em idade de creche e o exercício ou não de trabalho pago. Os dados analisados foram produzidos por meio de estudos de caso realizados em Curitiba (Paraná) e Fortaleza (Ceará), nos anos de 2013 e 2014.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Ferreira, Renan Silva, and André Souza Melo. "ANÁLISE DAS FONTES DE CRESCIMENTO DO VALOR BRUTO DA PRODUÇÃO DA MAMONA NO PERÍODO DE 1990 A 2016." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 12, no. 2 (May 14, 2019): 487. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2019v12n2p487-513.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo analisar o Valor Bruto da Produção agrícola da mamona para o Nordeste brasileiro, com resultados extensivos ao Estado da Bahia. Três variáveis foram testadas com respeito à contribuição para o crescimento da produção da mamona na região: área colhida, produtividade média e preço pago ao produtor. Nesse sentido, as análises das variáveis em termos evolutivos ao longo do tempo podem dar indicações do que se passa na atividade, de modo a se planejar melhores direcionamentos políticos no fortalecimento das fontes primordiais de crescimento. Neste estudo, optou-se pelo modelo matemático Shift-Share, cujos resultados são importantes indicadores para o planejamento dos atores envolvidos na produção da cultura da mamona. Como principal resultado, é impreciso indicar uma variável mais importante na explicação das flutuações do Valor Bruto de Produção no período entre 1990 e 2016. Contudo, as evidências são claras quando a análise se restringe a fases distintas no horizonte estudado, com maior influência por parte de um efeito-preço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography