Journal articles on the topic 'Tipos de atividades médicas'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tipos de atividades médicas.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Tipos de atividades médicas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Brasil, Simeão Antônio Silveira. "Custeio baseado em atividades aplicado à prestação de serviços médicos de radiologia." Revista Contabilidade & Finanças 15, no. 34 (April 2004): 63–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772004000100005.

Full text
Abstract:
Este trabalho emprega o Método de Custeio por Atividades - Activity-based Costing - com o propósito de quantificar o custo unitário dos exames radiológicos produzidos no Setor de Radiologia Médica Convencional em uma Instituição de Saúde. Foram custeados 111 tipos de exames, sendo 27 realizados com o uso de substâncias médicas contrastantes e 84 exames convencionais, observando-se os atributos de consumo de filmes radiológicos de cada um. Os resultados do trabalho mostram que o ABC propicia um bom nível de detalhamento das atividades selecionadas para a realização de exames radiológicos convencionais e com o uso de substâncias de contraste, visto que esses objetos foram agrupados segundo os atributos de consumo de filmes radiológicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Codogno, Jamile Sanches, Rômulo Araújo Fernandes, and Henrique Luiz Monteiro. "Prática de atividades físicas e custo do tratamento ambulatorial de diabéticos tipo 2 atendidos em unidade básica de saúde." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 56, no. 1 (February 2012): 06–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302012000100002.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Observar se existem diferenças nos valores monetários destinados aos procedimentos de saúde para o tratamento de pacientes diabéticos tipo 2 quando estratificados em diferentes níveis de atividade física habitual. SUJEITOS E MÉTODOS: Cento e vinte um diabéticos tipo 2 foram avaliados em duas unidades básicas de saúde de Bauru, SP. Atividade física foi avaliada por meio de entrevista. Retroagindo um ano ao dia da avaliação, por meio de notas fiscais, foram computados valores de exames, medicamentos e consultas médicas e de enfermagem. RESULTADOS: Quando comparados aos diabéticos ativos, os sedentários apresentaram gastos com consultas em clínico-geral 63% superiores (p = 0,017). Gastos com medicamentos para o tratamento de outras doenças também foram superiores em diabéticos sedentários (p = 0,001). CONCLUSÕES: Quando comparados de acordo com a prática de atividades físicas, diabéticos tipo 2 com menor prática de atividades físicas apresentam maiores custos com serviços médicos e consumo de medicamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Finatto, Maria José Bocorny. "Corpus-amostra português do século XVIII: textos antigos de Medicina em atividades de ensino e pesquisa." Domínios de Lingu@gem 12, no. 1 (March 29, 2018): 435. http://dx.doi.org/10.14393/dl33-v12n1a2018-15.

Full text
Abstract:
De acordo com os princípios da Linguística de Corpus, este artigo apresenta um conjunto de procedimentos iniciais para o desenho de um corpus composto por uma amostra de textos médicos antigos impressos em português do século XVIII sobre o tema "doenças e seus tratamentos". Este corpus-amostra será parte de um ambiente virtual dedicado ao estudo de temas históricos de Lexicologia e de Terminologia. Um estudo piloto foi conduzido para verificar as vantagens e desvantagens do tratamento de um conjunto de textos com a ortografia original e com a ortografia atualizada com o uso de duas ferramentas computacionais para processamento de corpora, AntConc e TermoStat. Os resultados iniciais indicam vantagens de se trabalhar com as formas ortográficas antigas. Finalmente, o artigo destaca a importância dos acervos históricos - especialmente em português - para diferentes tipos de pesquisas em Lexicologia e áreas afins, além de indicar a importância dos estudos diacrônicos de vocabulário e terminologias médicas em documentos antigos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Caraciolo, Joselita Maria de Magalhães, Ernani Tiaraju de Santa Helena, Caritas Relva Basso, Rosa Alencar de Souza, Mariliza Henrique da Silva, Valvina Madeira Adão, Marcos Túlio Raposo, and Maria Inês Battistella Nemes. "Atividades para melhoria da adesão à TARV em serviços de saúde do SUS no estado de São Paulo, 2007." Saúde e Sociedade 18, suppl 2 (June 2009): 79–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902009000600013.

Full text
Abstract:
O sucesso da terapia antirretroviral (TARV) para o tratamento da Aids depende da manutenção de altas taxas de adesão à terapêutica medicamentosa. Em que pese o destaque que o plano propositivo do Programa Nacional de DST/Aids tem dado para a questão, não se conhecem as tecnologias voltadas para a adesão em curso nos serviços. Com base na análise de questionário semiestruturado distribuído a todos os serviços ambulatoriais do Estado de São Paulo, este estudo descreve os tipos de intervenções implantados. No Estado de São Paulo, a adesão à TARV está incorporada nas atividades ambulatoriais dos serviços que assistem PVHA. Quase todos os serviços informam realizar atividades individuais e, a maioria, pelo menos uma atividade coletiva para melhorar a adesão. Entretanto, para grande parte dos serviços as atividades para a adesão, bem como a avaliação da adesão do paciente, ocorrem nas consultas médicas e de enfermagem. Isso indica que o trabalho de adesão consiste predominantemente de questionamentos e discussões com o paciente: o profissional decide de que modo e quando abordar a adesão. Os serviços especializados e que acompanham o maior número de pacientes tendem a apresentar atividades mais qualificadas e mais específicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Yamanaka, Tatiana Inglez, Daniela G. Pereira, Mavilde L. G. Pedreira, and Maria Angélica S. Peterlini. "Redesenho das atividades de enfermagem para redução de erros de medicação em pediatria." Revista Brasileira de Enfermagem 60, no. 2 (April 2007): 190–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000200012.

Full text
Abstract:
Estudo quase-experimental que verificou a influência do redesenho de atividades de enfermagem para a redução de erros de medicação em três unidades de pediatria de um hospital universitário. Os tipos e freqüências de erros de medicação identificados em estudo realizado nas unidades nortearam o redesenho e exerceram função de variáveis dependentes no estudo da intervenção proposta. Foram analisadas 556 prescrições médicas nos prontuários de 77 crianças. Verificaram-se 8550 doses, em 1498 (17,5%) constataram-se erros, proporção inferior (21,1%) a do estudo controle. Globalmente a intervenção gerou pouca mudança na proporção e na tipologia dos erros de medicação, sendo efetiva para reduzir omissão da dose (p<0,0001), medicação suspensa pelo médico e não registrada como suspensa pela enfermagem (p<0,0001) e hora errada (p=0,0002).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Da Silva, Soraia Aparecida, Bárbara de Lourdes Gurgel, Bárbara Letícia Andrade Vieira, Gabriel Debortoli Fernandes, Marina Teixeira De Sousa, and Sophia Oliveira Rezende. "Percepção das atividades profissionais confiáveis (APCS) entre estudantes de medicina do 4º e 10º períodos de uma faculdade mineira." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 1 (January 26, 2023): 2275–85. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n1-177.

Full text
Abstract:
Introdução: Atividades Profissionais Confiáveis (APCs) configuram um novo conceito em educação médica que tem suscitado muito interesse entre os educadores, levando diversas escolas médicas a adaptarem seus currículos a essa nova forma de avaliação. As APCs são atividades práticas profissionais que demandam competências específicas e constituem o fazer diário dos médicos, podendo ser entendidas como as competências ou habilidades que devem ser realizadas na atenção ao paciente. Cada uma dessas atividades tem certo nível de complexidade e exige que o estudante ou profissional domine habilidades pré-estabelecidas necessárias para realizá-las. O Canadian Medical Education Directions for Specialists (CanMEDS) é um modelo estruturado canadense que estabelece 7 tipos de competências-chave, que são consideradas competências necessárias a todos os médicos para atender aos cuidados de saúde dos pacientes, comunidades e sociedades às quais servem. Objetivo: Este estudo avaliou a capacidade de identificar as competências necessárias (APCs) ao bom exercício profissional entre alunos do curso de medicina do 4º e 10º períodos de uma faculdade de medicina, verificando se houve ganho no reconhecimento das habilidades no decorrer da graduação. Métodos: foi apresentada aos alunos participantes uma situação problema em que era possível identificar 3 das 7 competências preconizadas. A resposta foi na forma de texto livre. Posteriormente, os pesquisadores submeteram as respostas a uma avaliação previamente estruturada, com resultado dicotômico: identificou a habilidade, não identificou a habilidade. Em seguida os dados foram tabulados. Resultado: A habilidade com maior reconhecimento foi estudioso, em ambas as turmas, com 84% no quarto período e 100% no décimo período. A habilidade de colaborador foi reconhecida por 89% do décimo período e 73% do quarto período. A habilidade menos reconhecida em ambas as turmas foi comunicador, com 89% de reconhecimento no décimo período e 59% no quarto período. Conclusão: Houve ganho na identificação das habilidades quando comparado alunos do quarto e décimo período, mas não como uma grandeza linear, provavelmente porque tais habilidades já são trabalhadas deste o ciclo básico. Com relação à graduação previa na área da saúde, os alunos do quarto período apresentaram melhor reconhecimento das habilidades em comparação com os alunos do mesmo período. O mesmo não foi observado nos alunos do décimo período. A habilidade com maior índice de reconhecimento foi a de estudioso, isto deve estar relacionado ao fato de ser esta uma habilidade frequentemente associada ao ensino superior da área da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Piana, Andreia Regina, Fabiane Gorni Borsato, and Roberto Zonato Esteves. "Competências interprofissionais na regulação de urgências: percepções sobre a atuação do enfermeiro." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 3 (March 13, 2024): e4666. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.3-150.

Full text
Abstract:
A Regulação Médica das Urgências visa facilitar o acesso dos usuários ao sistema de saúde em situações de urgência, nesse contexto, o enfermeiro desempenha um importante, ainda que recente, papel na gestão e regulação, ressaltando a importância de investigar a percepção dos profissionais envolvidos neste processo de trabalho quanto ao entendimento de suas atividades. Identificar a compreensão das competências uniprofissionais e interprofissionais percebidas por médicos e enfermeiros na regulação de urgências. Estudo transversal e quantitativo, baseado na aplicação de questionário estruturado a profissionais enfermeiros e médicos que atuam em Centrais de Regulação de Urgências no Paraná. Participaram da pesquisa 27 profissionais, sendo 12 enfermeiros e 15 médicos de 08 Centrais de Regulação de Urgências, observou-se que na maioria das atividades desenvolvidas na CRU questionadas, houve alta concordância entre médicos e enfermeiros quanto ao compartilhamento, além disso, nestas, não ocorreu diferenças significativas de opinião entre esses dois tipos de profissionais (Teste Exato de Fisher, p-valor > 0,05). Conclui-se que a inserção do profissional enfermeiro nos processos de trabalho das Centrais de Regulação das Urgências, representa uma evolução significativa nas dinâmicas regulatórias, contribuindo para a qualidade da assistência, gestão e comunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Clement, Luiz, José Francisco Custódio, and José de Pinho Alves Filho. "A Qualidade da Motivação em Estudantes de Física do Ensino Médio." Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias 9, no. 1 (July 26, 2014): 84–95. http://dx.doi.org/10.54343/reiec.v9i1.155.

Full text
Abstract:
A falta de interesse e de motivação dos estudantes para estudar e aprender Física é um problema educacional a ser enfrentado. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade motivacional de 708 estudantes do ensino médio mediante a aplicação da Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física (EMADF), elaborada com base na teoria da autodeterminação. Realizaram-se análises comparativas entre os tipos de motivação e as variáveis: gênero, séries e localidade. Constatou-se que a motivação autônoma das meninas é maior que a dos meninos que, por sua vez, apresentaram maiores médias nos tipos de motivação controlada e na desmotivação. Evidenciou-se uma pequena redução em todos os tipos de motivação ao longo das três séries. Em relação à localidade obtiveram-se médias levemente superiores tanto na desmotivação e motivação controlada quanto na motivação autônoma entre os estudantes oriundos de uma mesma cidade. No conjunto, os resultados explicitam uma importante leitura sobre a qualidade motivacional dos estudantes para a realização das atividades nas aulas de Física, fomentando a proposição de novos estudos que possam dialogar e complementar as considerações decorrentes desta pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Canova, Karla Rejane, and Juliana Barreiros Porto. "O impacto dos valores organizacionais no estresse ocupacional: um estudo com professores de ensino médio." RAM. Revista de Administração Mackenzie 11, no. 5 (October 2010): 4–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712010000500002.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo identificar o poder preditivo dos valores organizacionais sobre o nível de estresse ocupacional entre docentes do ensino médio. Utilizaram-se a escala de estresse no trabalho e o inventário de perfis dos valores organizacionais. Participaram da pesquisa 321 professores. A análise fatorial para estresse apontou para dois fatores, e o escalonamento multidimensional do inventário de valores organizacionais indicou 5 tipos motivacionais: ética e preocupação com a coletividade; domínio, prestígio e realização; autonomia e bem-estar; conformidade; e tradição. A regressão múltipla sugere que quanto mais o professor percebe valores organizacionais de autonomia e bem-estar e ética e preocupação com a coletividade, menos ele relata estresse ocupacional. Atividades físicas e licenças médicas também apresentaram impacto. Concluiu-se que os valores organizacionais influenciam significativamente o estresse ocupacional e que a gestão da cultura organizacional pode melhorar o nível de estresse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dubar, Claude. "A construção de si pela atividade de trabalho: a socialização profissional." Cadernos de Pesquisa 42, no. 146 (August 2012): 351–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742012000200003.

Full text
Abstract:
A sociologia funcionalista das profissões distingue dois tipos muito diferentes de atividades de trabalho: as profissões e as ocupações (ambas no sentido que os ingleses lhes dão). Como apenas as primeiras (a dos médicos, advogados, engenheiros, professores...) são consideradas escolhas e áreas autônomas que permitem a construção de uma carreira, as segundas (que constituem a maioria) acabam sendo desvalorizadas. Os sociólogos interacionistas (como os de Chicago: Hughes, Becker, Strauss etc.) e críticos (marxianos, weberianos etc.) contestam essa posição e consideram que todas as atividades de trabalho poderiam se tornar "profissionais" (no sentido francês), desde que resultassem de uma socialização que permitisse a aquisição de competências e o reconhecimento (inclusive monetário) de todos os que exercem e compartilham uma mesma atividade. A comparação da socialização de clínicos gerais e de auxiliares de enfermagem na França ilustra esta tese, ao tomar o trabalho como um processo de construção e de reconhecimento de si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Melo, Victor Hugo, Suzana Maria Pires do Rio, Rosuita Fratari Bonito, Claudia Teixeira Costa Lodi, Maria Tereza Mohallem Fonseca, and Eliana Amaral. "Dificuldades dos médicos que atuam na Estratégia Saúde da Família de Minas Gerais para proverem atenção à saúde das mulheres." Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 9, no. 30 (November 2, 2013): 3–12. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(30)550.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar as dificuldades de médicos da Estratégia Saúde da Família (ESF) para proverem assistência à saúde das mulheres em todos os estágios de suas vidas. Métodos: Foi aplicado questionário semiestruturado a 203 médicos que atuam na ESF, em três regiões do Estado de Minas Gerais, com questões específicas relativas à atenção à saúde da mulher: prevenção do câncer do colo e das mamas, cuidado pré-natal e no puerpério, cuidados à saúde reprodutiva e atenção à saúde no climatério. Resultados: O motivo mais comum para serem médicos da ESF foi o interesse em trabalhar na Atenção Primária à Saúde (38,4%). As dificuldades mais frequentes foram atender mulheres no climatério (61,9%) e prover atenção à saúde reprodutiva (41,9%). Comparando os médicos segundo o tempo de formação, verificou-se que os mais jovens (com até três anos de formação) apresentaram mais dificuldades em prover todos os tipos de cuidados à saúde das mulheres. A análise multivariada confirmou as limitações dos médicos mais jovens no atendimento ao climatério (p<0,009) e a sua baixa participação em atividades educativas voltadas para as mulheres (p<0,021). Conclusões: Os médicos mais jovens apresentaram mais dificuldades específicas em todos os tipos de cuidados à saúde das mulheres e menor participação em atividades educativas. Presume-se que as dificuldades desses médicos estejam ligadas a deficiências na sua formação durante a graduação e à escassa participação nas ações programáticas de atenção à saúde das mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

COUTINHO, Georgia C., José R. ANDRADE-JÚNIOR, Mariana D. LULA, and Ronaldo PORTELA. "Implantação e estruturação do serviço de farmácia clínica em um hospital psiquiátrico da rede pública de saúde." Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde 12, no. 4 (November 21, 2021): 668. http://dx.doi.org/10.30968/rbfhss.2021.124.0668.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar os resultados do processo de implantação do serviço de farmácia clínica em um hospital psiquiátrico. Método: Relato de experiência retrospectivo da implantação de serviços de farmácia clínica em um hospital psiquiátrico da rede pública de saúde do Distrito Federal, no período de agosto de 2018 a março de 2019. Foi realizada uma análise descritiva dos dados registrados em planilhas de indicadores das atividades de farmácia clínica no hospital. Resultados: A média de idade dos pacientes foi de 34,0 (±11,6) anos e 87 (63,0%) eram do sexo feminino. Os principais tipos de problemas na farmacoterapia identificados foram a inefetividade quantitativa (34,8%), insegurança não quantitativa (32,6%) e inefetividade não quantitativa (12,3%). As principais intervenções realizadas foram alteração de posologia/horários de administração (26,8%), recomendação de monitoramento não laboratorial (20,3%) e outras sinalizações e alertas (10,1%). Dentre as 138 intervenções registradas no serviço de farmácia clínica implantado, 130 (94,2%) foram aceitas. Quando comparamos as intervenções aceitas com as que não foram aceitas, identificamos que houve diferença estatisticamente significativa para os tipos de intervenções realizadas (p=0,05) e não significativa para sexo dos pacientes (p=0,710), farmacoterapia envolvida (p=0,800), problemas relacionados a medicamentos (p=0,289) e quanto ao período em que as intervenções foram feitas (p=0,850). Conclusões: o estudo demonstrou que a implantação do serviço de farmácia clínica possibilitou, através das intervenções farmacêuticas aceitas, uma melhor adequação das prescrições médicas, evitando riscos aos pacientes internados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Magalhães, Sônia Maria de. "Batalha contra o charlatanismo: institucionalização da medicina científica na província de Goiás." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 18, no. 4 (December 2011): 1095–109. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702011000400008.

Full text
Abstract:
Enfoca os embates entre os tipos de medicina praticados em Goiás no século XIX, momento em que o discurso médico científico se impõe e define os espaços de atuação dos médicos diplomados em detrimento dos não diplomados, considerados charlatães pelos primeiros. Sobrelevam-se da análise os conflitos derivados da tentativa da medicina acadêmica de impor-se sobre as demais artes de curar, evidenciando sua dificuldade em instituir o privilégio exclusivo das atividades terapêuticas. Destaca ainda, por meio da trajetória profissional de três médicos que fizeram carreira no interior do Brasil, o lento processo de consolidação da medicina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rodrigues, Kaline Lindalva Paiva, Eloiza Muniz Capparros, Elique Marques Rios Neto, Jusara Heldt de Lima, Matheus Martins Victor, Rafaela Matsubara Frezarin, Marina Dal Piva, and Audrei Pavanello. "Promoção da saúde física e mental por estudantes de medicina em escolas de ensino fundamental: um relato de experiência." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 3 (June 11, 2024): e70424. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n3-331.

Full text
Abstract:
Na formação acadêmica de estudantes de medicina, disciplinas como Interação Comunitária são um elo entre a teoria e a prática. Assim, objetiva-se relatar, do ponto de vista dos acadêmicos, práticas realizadas em promoção da saúde, realizada dentro da disciplina. Nas prática, foram realizadas duas visitas: uma diagnóstica e outra de aplicação da atividade. Foram, então, averiguados dois tipos de problemas: em uma escola, dificuldades cognitivas; em outra, crianças com sobrepeso e obesidade. Sendo assim, cada grupo de acadêmicos planejou uma ação conforme a necessidade de cada escola. Desse modo, observou-se que em ambas as escolas foram realizadas atividades lúdicas e que permitiram a interação dos acadêmicos com as crianças. Por isso, é possível concluir que as práticas foram bastante significativas para todos os participantes e, assim, contribui para uma formação médica mais completa e humanizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bolis, Ivan, Laerte Idal Sznelwar, and Márcia Terra da Silva. "O trabalho de atendentes em atividades administrativas de um serviço ambulatorial: o serviço e as relações com pacientes e médicos." Gestão & Produção 20, no. 2 (June 2013): 481–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2013000200016.

Full text
Abstract:
A abordagem organizacional fornece uma visão ampla das situações de trabalho, o que permite a melhoria dos processos e a construção de situações de bem-estar para os trabalhadores. Devido à natureza do serviço oferecido, que implica a presença de diferentes categorias de clientes, em algumas atividades podem ocorrer situações de conflito, como no caso de atendentes em atividades administrativas de um serviço ambulatorial. Eles exercem atividades nas quais são os conectores entre os pacientes e os médicos, dois tipos de clientes com diferentes e, às vezes, contrastantes necessidades. Análises sobre as características do serviço, como perecibilidade, intangibilidade e coprodução, permitiram encontrar elementos que provocam problemas e, como consequência, podem causar uma situação difícil para os atendentes. Esse fato poderia ser considerado normal para tal tipo de serviço, todavia, pode ser uma fonte de problemas de produção e de saúde para esses trabalhadores. Desse modo, consideramos ser importante propor mudanças organizacionais, visando melhorias neste tipo de situação de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Auchewski, Luciana, Roberto Andreatini, José Carlos F. Galduróz, and Roseli Boerngen de Lacerda. "Avaliação da orientação médica sobre os efeitos colaterais de benzodiazepínicos." Revista Brasileira de Psiquiatria 26, no. 1 (March 2004): 24–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462004000100008.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Os benzodiazepínicos, pelos seus empregos como ansiolítico, hipnótico, miorrelaxante e anticonvulsivante, são muito prescritos. Os efeitos colaterais que comprometem o paciente são: diminuição da atividade psicomotora, interação com outras drogas, como o álcool, e o desenvolvimento de dependência. Neste estudo, avaliou-se a qualidade da orientação médica sobre esses efeitos colaterais. MÉTODOS: Foram entrevistados 120 pacientes (39 homens e 81 mulheres) com idade média de 48 anos que procuraram as farmácias de Curitiba, Paraná, para comprar benzodiazepínicos. Para avaliar as orientações médicas recebidas sobre os efeitos colaterais dos medicamentos, aplicou-se um questionário com perguntas abertas e estimuladas. RESULTADOS: Treze por cento dos pacientes relataram ter sido orientados sobre os três tipos principais de efeitos colaterais, 27% a respeito de pelo menos dois e 40% sobre pelo menos um, enquanto que 19% não recebeu nenhuma orientação. A qualidade da orientação não foi influenciada pelo grau de instrução do paciente, pela especialidade do médico prescritor e pelo tipo de atendimento (particular ou público). Houve predomínio da orientação ''não beber'' (85%), seguida do cuidado para operar máquinas e dirigir veículos (46%), e por último, a orientação sobre o desenvolvimento de dependência (31%). CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que os médicos estavam mais preocupados com o risco de interação com o álcool, que pode ser fatal. O elevado número de pacientes que usavam a medicação de modo contínuo por mais de um ano (61%), o insucesso na interrupção da medicação (94%) e a pouca orientação sobre o tempo de uso do medicamento (22%) podem indicar a falta de preocupação do médico com a possível dependência induzida pelos benzodiazepínicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Barbosa, Lucas Bernardes da Silveira, Júlia de Castro Guimarães, and Renato Barbosa. "Luxação da articulação temporomandibular: uma revisão narrativa da etiologia ao tratamento conservador ou cirúrgico." Brazilian Journal of Health Review 7, no. 2 (March 5, 2024): e67808. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv7n2-037.

Full text
Abstract:
A articulação temporomandibular (ATM) é complexa e suscetível a várias condições, como disfunções, traumas e alterações degenerativas. A disfunção temporomandibular (DTM) afeta cerca de 10-15% da população. Luxações condilares podem ocorrer durante atividades normais, levando a complicações que impactam a qualidade de vida, como distúrbios do sono, baixa autoestima e depressão. Dessa forma, buscou-se apresentar as principais características da luxação da articulação temporomandibular, destacando os principais fatores etiológicos, achados clínicos e de imagem, diagnóstico, complicações e os tipos de tratamento. Realizada revisão narrativa, elaborada por meio da análise de fonte de evidências encontradas, sendo incluídos 30 artigos que tiveram seus dados criteriosamente interpretados e referenciados. Evidenciou-se a partir da referência selecionada que a luxação da ATM resulta de uma interação complexa de fatores, como trauma físico, anomalias anatômicas, hábitos parafuncionais e condições médicas associadas, manifestando-se com sintomas como dor, travamento mandibular e limitações funcionais. O diagnóstico combina anamnese, exame físico e exames de imagem para identificar alterações estruturais. As complicações incluem instabilidade articular, degeneração do disco e impactos psicossociais, requerendo uma abordagem terapêutica multidisciplinar que varia desde medidas conservadoras até intervenções cirúrgicas, enfatizando a importância de uma abordagem holística e personalizada para o tratamento eficaz da luxação da ATM. Sendo assim, a luxação da ATM é uma condição complexa que requer avaliação individualizada e tratamento interdisciplinar, visando aliviar os sintomas, restaurar a função mandibular e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Castro, Monica Da Silva, Marcia Miranda, Nadia Souza Lima da Silva, Alexandre De Oliveira Palma, and Helder Guerra de Resende. "MOTIVOS DE INGRESSO NOS PROGRAMAS DE EXERCÍCIOS FÍSICOS OFERECIDOS PELO SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO – SESC-DF." Movimento (ESEFID/UFRGS) 15, no. 2 (February 16, 2009): 87–102. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2519.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi identificar os motivos de ingresso dos praticantes de exercícios físicos dos Centros de Atividades do SESC-DF e verificar se eles se diferenciam segundo sexo, idade e tipos de exercícios físicos. Uma amostra representativa de 986 indivíduos de ambos os sexos (?15 anos) respondeu um questionário construído e validado por Alves (2004), cujos dados revelam que os sujeitos ingressaram nos programas (a) por indicação médica, (b) para evitar problemas de saúde e (c) para melhorar o condicionamento físico. Esses resultados sugerem que o argumento da saúde é o principal motivo que justifica a adesão aos programas de exercícios físicos do SESC-DF. Palavras-chaves: Exercício Físico; Adesão; Motivos; SESC/DF
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Keliton Pienegonda, Fernando, Mauricio João Atamanczuk, and Adriana Gresielly Fabrini. "PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE DOS PRODUTORES E NÃO PRODUTORES DE TABACO." Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 26, no. 1 (June 30, 2021): 89–101. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2021v26n1p89-101.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem por objetivo compreender as diferenças das percepções e práticas de sustentabilidade em propriedades rurais que possuem predominância em atividades agropecuárias diferentes. De maneira específica busca levantar a percepção de sustentabilidade dos produtores rurais, identificar as práticas de sustentabilidade empregadas na propriedade e comparar as percepções e práticas de sustentabilidade entre os grupos analisados. Adotou-se o survey como metodologia de condução a partir de questionários aplicados para 36 produtores rurais, analisado por testes estatísticos de comparação de médias. A escolha dos respondentes ocorreu por acessibilidade sendo que 67% tem como principal fonte de renda da propriedade a produção de tabaco. Os resultados demonstraram que existe diferença estatística significativa entre as práticas e as percepções de sustentabilidade para o grupo analisado. Contudo, não há diferença estatística significativa entre as dimensões de sustentabilidade quando analisadas individualmente as práticas ou as percepções. Em relação a comparação dos tipos de atividades econômicas predominantes na propriedade, considerando a predominância da produção de tabaco, a amostra foi dividida em dois grupos: produtores de tabaco e não produtores de tabaco. Não se observa diferença estatisticamente significativa para os indicadores gerais de sustentabilidade ou para as dimensões da sustentabilidade quando comparadas as médias dos grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Carvalho, Emilia Campos de, Marcela Tonani, and Juliano Silva Barbosa. "Ações de enfermagem para combate ao câncer desenvolvidas em unidades básicas de saúde de um município do estado de São Paulo." Revista Brasileira de Cancerologia 51, no. 4 (December 30, 2005): 297–303. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2005v51n4.1921.

Full text
Abstract:
Buscou-se identificar as ações de enfermagem, em relação a fatores de risco, medidas preventivas, mecanismos de detecção precoce, tratamento e reabilitação do câncer, realizadas nas unidades básicas de saúde de um município paulista. Relacionadas às medidas preventivas associadas aos fatores de risco do câncer, foram observadas as ações envolvidas em programas, campanhas e aquelas por iniciativa própria do enfermeiro. Foi observado que 86,4% dos sujeitos disseram existir algum tipo de programa. Dos entrevistados, 71,2% afirmaram ter participado das campanhas de saúde para prevenção do câncer e ainda as ações realizadas por iniciativa própria dos profissionais compreendem: atividades educativas 77% (grupos de prevenção e promoção da saúde, orientações na pré e pós-consulta médica, visitas domiciliares), consultas de enfermagem 36%, abrangendo realização de exame Papanicolau e exame das mamas. Sobre as ações voltadas para o tratamento ou processo de reabilitação 57% dos entrevistados afirmaram realizar essas atividades. As intervenções para o manejo da dor não foram realizadas por 60% dos entrevistados. Com este estudo pode-se perceber que o enfermeiro pratica parcialmente ações para o controle do câncer, dispõe de informações fornecidas pelos órgãos ministeriais e secretarias estaduais para alguns tipos de câncer; tem consciência de seu papel na equipe de saúde para atuar junto à população no controle dessa doença embora pudesse complementar o conjunto de atividades que desenvolve e lhe são asseguradas no exercício profissional. Tal percepção é sentida pelos profissionais que ressaltam a necessidade de complementação dessas atividades utilizando inclusive materiais para apoio destas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Stem, Nair, Octávio Mattasoglio Neto, and Rodrigo Cutri. "A importância de um portfólio de avaliações e atividades na construção do ensino por competências na disciplina de física para alunos ingressantes no curso de engenharia." Brazilian Journal of Development 10, no. 1 (January 30, 2024): 2160–88. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv10n1-131.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, é discutida a importância de manter uma variedade de tipos de avaliação e atribuição. Além disso, os seres humanos apresentam diferentes formas de aprendizagem, está provado que para aprender novo conceito e alcançar a memória de longo prazo é necessário rever periodicamente, como mostrado pela curva de esquecimento de Ebbinghaus. Focando em Física 1 os autores propuseram atribuições formativas como testes online, tutoriais e vídeos usando h5p, estudos de caso, relatórios periódicos curtos e mini testes (individuais, face a face e sem consulta). Enquanto isso, as tarefas resumidas tinham dois tipos diferentes: a) dois exames no final do semestre (presencial, individual e sem consulta) e b) apresentação de projetos realizados em grupo. Os relatos curtos e projetos dos alunos foram avaliados por meio de rubricas. A percepção dos estudantes foi registrada por uma pesquisa não-identificada em formulários do Google mostrando que a aceitação do resumo foi satisfatória. Em particular, os alunos afirmaram que o laboratório de Física (relatórios curtos e projetos) permitiu-lhes desenvolver as competências previstas visualizadas pela DCN: modelagem matemática, medições, gráficos de interpretação, apresentação oral, e assim por diante. Os minitestes e os questionários on-line os ajudaram a manter o ritmo de estudo e a autoavaliar o andamento antes dos exames. Uma clara evidência desse avanço foi mostrada quando comparados o primeiro exame ao substituto, onde as notas médias aumentaram de 3,3 para 5,0, corroborando a necessidade de promover atividades de revisão periódica dos conceitos de aprendizagem. A análise profunda da média de atividades e da média do exame usando software de mineração de dados laranja mostrou que os fatores determinantes são os exames, e raramente um aluno consegue recuperar a média depois de falhar no primeiro exame e no segundo exame, provavelmente devido ao curto tempo entre o segundo exame e o exame substitutivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

FREIRE DE AGUIAR, PONCIANA. "SOIL ERODIBILITY DUE TO THE USE OF GEOPROCESSING TECHNIQUES IN THE MUNICIPALITY OF ALTAMIRA, PARÁ, BRAZIL / ERODIBILIDADE DOS SOLOS POR USO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA, PARÁ, BRASIL." William Morris Davis - Revista de Geomorfologia 3, no. 2 (December 26, 2022): 1–14. http://dx.doi.org/10.48025/issn2675-6900.v3n2.2022.166.

Full text
Abstract:
A erodibilidade dos solos é um processo natural que pode ser intensificado pelo uso humano, o que vem ocorrendo no município de Altamira com intensidade por causa do aumento do desmatamento da Floresta Amazônica. O estudo tem como objetivos analisar a erodibilidade dos solos utilizando técnicas de geoprocessamento no mapeamento dos fatores da USLE, fator de erosividade R, erodibilidade do solo K, topográfico LS, e o uso e manejo dos solos e práticas conservacionistas CP. Os mapeamentos foram realizados na escala de 1: 250.000 no SIG QGIS para geração dos mapas e a análise de cada parâmetro. O fator R para o município de Altamira é de 11236,8 MJ mm ha-¹ h-¹ resultando em uma classe de erosividade Muito Forte. Na análise do fator K observou-se solos dos tipos gleissolos, nitossolos, neossolos, latossolos, e argissolos, com erodibilidade variando de baixa, média a alta. A análise do fator topográfico L apresentou relevos montanhosos de altas declividades, aos relevos ondulados de médias declividades, e as planícies baixas dos rios. A análise do fator C permitiu perceber que a floresta é desmatada por atividades de agricultura, pastagem, extração de madeira e mineração, com atividades legais e ilegais, que interferem nas práticas conservacionistas, por invasão de TI’s e UC’s, que causam conflitos. Portanto, as áreas baixas, de médias a altas erodibilidades merecem forte atenção, devendo-se observar os riscos de cada tipo pedológico, levando ações corretivas, para melhor uso de práticas conservacionistas e a sustentabilidade da Floresta Amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sousa, Cecila Leal de, Candria Taina de Sena Duarte, Marcia Mourão Ramos Azevedo, Adriane Xavier Hager, Aline Andrade Figueira, Aline Pacheco, Pedro Lucas das Neves de Oliveira, et al. "Estratégia lúdica no processo de ensino e aprendizagem de Ciências em escola pública de Santarém-PA." Research, Society and Development 11, no. 1 (January 3, 2022): e13011124364. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i1.24364.

Full text
Abstract:
Estratégias lúdicas contribuem para uma aprendizagem dinâmica e significativa por despertar o interesse e a atenção dos alunos de forma descontraída. Diante disso, o presente trabalho objetivou identificar as contribuições do jogo didático “sangue que salva”, associado à aula expositiva, para o ensino de Ciências a educandos do 8º ano do ensino fundamental de escola pública em Santarém-PA. O tema escolhido, de acordo com o plano de ensino, foi “Tipos sanguíneos, fator Rh e sistema imunológico”. Antes das atividades teórica e lúdica, foi aplicado um pré-teste para sondar o conhecimento prévio dos alunos sobre os temas e, logo após, ocorreu a aplicação da aula teórica. Em seguida, o jogo foi aplicado para 23 alunos de duas turmas (A e B) do 8º Ano do ensino fundamental. Após o jogo didático, foi aplicado um pós-teste a fim de verificar a contribuição da atividade lúdica, associada a aula teórica, no processo de aprendizagem. O jogo foi realizado em duplas, cada dupla recebeu uma cartela que representava uma bolsa de sangue cheia. Conforme a metodologia e regras do jogo, as duplas deveriam avaliar a ocorrência de possibilidade de transfusões sanguíneas. Os resultados obtidos pela análise dos testes antes e depois das atividades teórica e lúdica foram satisfatórios. Houve um aumento percentual nas médias de notas do pós-teste em relação ao pré-teste em ambas as turmas, na turma A o aumento foi de 35% e na turma B de 42,65%. A estratégia lúdica “Sangue que salva” proporcionou um espaço de interação e aprendizado aos alunos, possibilitando a construção do conhecimento e contribuindo, assim, para o processo de ensino e aprendizagem, assim como para o desenvolvimento de habilidades, além de tornar o processo educacional mais interessante e divertido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Souza, Zeila Abdala de Sá e., and Gilberto José Miranda. "Motivação de alunos de graduação em Ciências Contábeis ao longo do curso." Enfoque: Reflexão Contábil 38, no. 2 (September 17, 2019): 49–65. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v38i2.41079.

Full text
Abstract:
O objetivo geral desta pesquisa é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública apresentam mudanças significativas nos níveis de motivação durante o curso à luz da Teoria da Autodeterminação. A amostra foi composta por 91 estudantes que participaram da pesquisa entre os anos de 2014 e 2016 de uma universidade pública brasileira. Inicialmente, por meio da análise fatorial exploratória, foram identificados os fatores relativos aos tipos motivacionais. Posteriormente, foram calculados os escores médios dos estudantes, os quais foram comparados por meio do teste Wilcoxon nos dois momentos. Por fim, foram analisadas diferenças entre as médias dos escores fatoriais por meio do teste Mann-Whitney U para as variáveis demográficas (turno, gênero, vínculo ao mercado de trabalho e participação em atividades acadêmicas). Os resultados demonstraram que os fatores relativos à motivação extrínseca por regulação externa e relativos à desmotivação apresentaram diferenças significativas entre as médias nos dois momentos investigados. Esses resultados são preocupantes, pois o aumento da desmotivação pode ter reflexos no rendimento acadêmico e nas taxas de evasão do curso. Assim, sugere-se que possíveis estratégias de manutenção ou aumento dos níveis motivacionais dos alunos ao longo do curso sejam investigadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Carvalho, Desirée Dos Santos, Carlos Eduardo Antoniete de Souza, and Gislene Henrique de Souza. "A força de trabalho e a relação de profissionais por leito dos hospitais públicos no município de Fortaleza." Revista de Gestão em Sistemas de Saúde 10, no. 2 (April 15, 2021): 157–79. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v10i2.18473.

Full text
Abstract:
Este artigo visa caracterizar a força de trabalho disponível nos hospitais públicos de Fortaleza e conhecer a relação de profissionais por leito conforme os perfis de cada um. É um estudo transversal descritivo, de abordagem quantitativa, realizado com dados secundários disponíveis no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde, contemplando 19 unidades, entre hospitais gerais e especializados. A força de trabalho dos hospitais é de 15.384 profissionais e caracterizou-se pela diversidade dos tipos de contratação, sendo mais frequentes os vínculos públicos. A equipe de enfermagem representou 40% da força de trabalho total e constitui-se por uma maioria de profissionais de nível técnico. A relação de profissionais por leito, seja referente a todas ocupações ou a enfermagem, variou entre os hospitais, sem demonstrar um padrão no município ou entre aqueles com mesmo perfil, conforme esfera administrativa, porte, tipo de unidade ou presença de atividade de ensino. Quando agrupados os hospitais, as médias dos estaduais foram maiores do que as demais esferas administrativas, único perfil onde houve diferença estatisticamente significativa. A caracterização da força de trabalho e os indicadores de relação de profissionais por leito podem subsidiar atividades de dimensionamento, visto que representam a disponibilidade de trabalhadores nos serviços hospitalares, porém não devem ser utilizados de forma isolada como parâmetro para estimar o número de profissionais necessários por limitarem-se à aferição da força de trabalho existente e sua comparação à capacidade instalada de leitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Aguiar, Rafael Cavendish, João Paulo Sousa Menezes, Ana Estrela Melo, Mateus Américo Galvão Santos, Thiago Callak Teixeira Vitorino, Clerio Augusto Ferreira Arosteguy De Carvalho, Geovanni Félix Stivanin, and Sergio Henrique Mattioda De Lima. "Avaliação do conhecimento sobre testagem, vacinação e transmissão do vírus do papiloma humano (HPV) de profissionais e estudantes da saúde na Unidade Básica de Saúde número 1 da Estrutural/DF." Brazilian Journal of Development 9, no. 4 (April 26, 2023): 14350–62. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv9n4-125.

Full text
Abstract:
A infecção pelo HPV é altamente prevalente mundialmente e no Brasil1,2,5, tendo a maioria dos homens e mulheres sexualmente ativos contraído o vírus durante a vida3. No Brasil, é alta a prevalência entre jovens, inclusive por tipos de alto risco oncológico5,6. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo primário avaliar o conhecimento sobre HPV, no que diz respeito ao rastreio, vacinação e transmissão, de profissionais da saúde e de estudantes de medicina e enfermagem lotados na UBS da Cidade Estrutural/DF. Metodologia: Trata-se de estudo transversal, em que foram avaliados 42 estudantes de Medicina e Enfermagem de uma faculdade pública do Distrito Federal, com atividades práticas regulares em uma UBS em região vulnerável em 2020, e 32 profissionais da área da saúde - médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Foi aplicado questionário de instrumento de avaliação sobre o conhecimento do HPV adaptado para a língua portuguesa. Resultados: A maioria dos entrevistados (95,9%) obteve pontuação maior ou igual a 70% de acertos no questionário. Identificou-se que estar cursando as séries iniciais de graduações da área da saúde associa-se estatisticamente a menores médias no questionário, em comparação a outros grupos. Foi observado que os profissionais avaliados tiveram pontuações mais baixas em relação à testagem do HPV. Ademais, verificou-se que os estudantes avaliados possuem déficits significativos no que se refere à vacinação contra o HPV, apesar de obterem pontuação geral no questionário acima de 70%. Agentes comunitários de saúde obtiveram médias menores que outros profissionais, apesar de tal constatação não possuir significância estatística. Não foram identificadas médias significativamente diferentes comparando-se entrevistados com ou sem capacitação prévia sobre o HPV. Conclusões: O conhecimento sobre HPV de profissionais e estudantes da área da saúde lotados na UBS avaliada é suficiente, embora existam lacunas. A capacitação de estudantes da área da saúde é importante para o contexto do SUS, por corroborar uma boa formação profissional em saúde, o que gera, irrefutavelmente, ganhos para a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Arcanjo, Luana Notini, Mateus Bonfim Costa, and Luan Victor Almeida Lima. "Monitorando alunos do 1° semestre do curso de Medicina em um projeto de extensão com enfoque nas práticas saudáveis na Atenção Primária à Saúde." Research, Society and Development 11, no. 10 (July 21, 2022): e14111032234. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32234.

Full text
Abstract:
A rotina de uma vida saudável é essencial para a prevenção de comorbidades como diabetes e hipertensão. Com isso, atividades de promoção à saúde no ambiente da atenção primária é fundamental, visto que é considerado o principal meio de acesso dos usuários ao Sistema Único de Saúde. Em relação à formação médica, correlacionar a introdução dos alunos em ambiente de atenção primária com uma prática de educação em saúde sobre práticas saudáveis, é essencial como estratégia de fornecimento de saberes tanto para a população quanto para os estudantes e profissionais. O presente estudo possui o objetivo de relatar a experiência no desenvolvimento de um projeto em boas práticas em saúde com os alunos do 1° semestre do curso de Medicina, por meio de dinâmicas educativas em uma Unidade Básica de Saúde em Fortaleza - CE. Dentre as ações, foi elaborado um biscuit representando um vaso sanguíneo com moléculas de gordura, gravuras com diversos tipos de alimentos, caminhadas na praia, além da criação de folders e um perfil nas redes sociais para maior disseminação de informações. A criação desse projeto serviu como incentivo à população para buscar uma melhor qualidade de vida e mostrar para os alunos, professores e monitores a importância de uma conversa empática com os pacientes, de modo que foi possível conhecer seus desafios em alcançar uma vida saudável. A elaboração dessas atividades é uma ótima estratégia para introdução dos alunos, que estão iniciando um curso em uma área da saúde, no ambiente de Atenção Primária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Farias, Cecir Barbosa de Almeida. "Informações de saúde para tratamento de doenças mentais e físicas, pós pandemia por Covid-19, através do aplicativo Healthy Club." RealizAção 10, no. 19 (July 31, 2023): 107–27. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v10i19.17008.

Full text
Abstract:
O uso de tecnologias permite a inserção de ferramentas no tratamento pessoal e coletivo de cidadãos, o qual pode ser utilizado para a produção de aplicativos voltados para a área de saúde, impactando positivamente a sociedade. A inserção das tecnologias na comunidade possibilita a aquisição de conhecimentos, podendo apoiar e relacionar-se com outras ciências. Este artigo apresenta as atividades realizadas durante um projeto de extensão vinculado a Universidade Federal de Campina Grande que envolvem áreas de informática e saúde, através da análise do aplicativo com profissionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, psicologia e analistas de sistemas e consequente desenvolvimento do aplicativo para celular denominado “Healthy Club” utilizando a linguagem de programação em blocos Kodular, a criação de um perfil no Instagram e de um canal no Youtube para divulgação de informações e vídeos sobre tratamento psicossocial e físico para doenças adquiridas pós-pandemia por Covid-19. As atividades envolveram ações educativas e sociais para o cotidiano dos pacientes atendidos em um hospital da rede pública, a fim de despertá-los para a importância da prevenção e do tratamento médico de doenças, que foram sendo incrementadas devido ao longo período de pandemia por Covid-19: ansiedade, depressão, gastrite, obesidade, hipertensão, diabetes e problemas cardíacos. Inicialmente, realizamos pesquisas na Internet acerca de aplicativos pré-existentes para tratamento de Covid-19 e verificamos as suas características, pontos positivos e negativos, e juntamente com os colaboradores - profissionais das áreas de saúde, definimos as novas funções necessárias para o “Healthy Club”. O aplicativo então apresenta as seguintes funcionalidades: cadastro de pacientes, profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e educadores físicos), prescrições, exames e medicações, recomendações de alimentação saudável e tipos de exercícios físicos. O software armazena as indicações para cada paciente e emite um relatório de tudo que foi utilizado, para controle e acompanhamento. O projeto também promoveu auxílio à comunidade em geral, através de divulgação de informações sobre doenças, formas de prevenção, dicas de alimentação adequada e tipos de exercícios para auxiliar no tratamento da saúde física, paralelamente ao seu desenvolvimento psicológico e psicossocial, através de palestras no Colégio Estadual José Gonçalves de Queiroz, do canal do Youtube e do perfil no Instagram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Poveda, Vanessa De Brito, Livia Helena Mauro Pirtouscheg, and Natália Aparecida Viana Alves. "Acidentes ocupacionais entre profissionais de enfermagem de hospitais do interior de São Paulo." Revista de Enfermagem UFPE on line 2, no. 3 (June 29, 2008): 240. http://dx.doi.org/10.5205/reuol.344-11415-1-le.0203200805.

Full text
Abstract:
ABSTRACTThe objective of this study was to verify the professional category, the agents, and the clinic that have more accidents. A quantitative study has been performed, retrospective, analyzing work accident reports, in 2005, at two hospitals from small village of São Paulo, Brazil. Twenty nine accidents among nursing professionals had been detected, mainly related to technicians and auxiliaries, in the medical institution, having the needle as main cause. It had been observed the necessity to include educative programs and acquire safety equipments to offer safer conditions to take out laboratorial activities. Descriptors: nursing; occupational accidents; occupational health.RESUMOObjetivou-se verificar os tipos de acidentes ocupacionais ocorridos entre os profissionais de Enfermagem em dois hospitais do interior de São Paulo, Brasil, analisando-os quanto à categoria profissional, freqüência dos acidentes com perfurocortantes e as circunstâncias envolvidas. Realizou-se um estudo quantitativo, retrospectivo, analisando os comunicados de acidentes de trabalho no ano de 2005, em duas instituições hospitalares. Detectamos 29 acidentes entre profissionais de Enfermagem, sendo a maioria técnicos e auxiliares, na Clínica Médica, tendo a agulha como principal agente causador. Sugerimos, então, a necessidade de agregar programas educativos à aquisição de material de segurança, oferecendo condições seguras para o desempenho das atividades laborais. Descritores: enfermagem; acidentes ocupacionais; saúde do trabalhador.RESUMENEl objetivo fue verificar los tipos de accidentes que ocurren entre los profesionales de enfermería en dos hospitales del interior de São Paulo, Brasil, analisándo-los de acuerdo a su categoría profesional, frecuencia de los accidentes como los punzocortantes y las circunstancias involucradas. Se realizó un estudio cuantitativo, retrospectivo, analizando los Informes de accidentes de trabajo del año 2005 en éstos hospitales. Detectamos 29 accidentes entre los profesionales de enfermería, técnicos y auxiliares, siendo estos dos grupos los más afectados, en clínica médica; la aguja fue el principal agente causador. Sugerimos entonces, la necesidad de agregar programas educativos para la adquisición de material de seguridad, ofreciendo condiciones seguras para el desempeño de las actividades laborales. Descriptores: enfermería; accidentes de trabajo; salud laboral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Vaz Guimarães, Patrícia, Flávia Nascimento de Carvalho, Maria Clara Câmara, Paula Fernandes de Brito, Sueli Goi Barrios, Maiara Bottom, André Avelino Costa Beber, Élida De Albuquerque Campos, Márcia Sarpa de Campos Mello, and Ubirani Barros Otero. "Lesões Cutâneas Pré-Malignas em Residentes de um Município Rural do Rio Grande do Sul, Brasil." Revista Brasileira de Cancerologia 60, no. 3 (September 30, 2014): 223–30. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2014v60n3.467.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer de pele e um problema de saúde pública relevante; mas; apesar disso, há poucos estudos disponibilizados no Brasil que discorrem sobre as lesões pré-malignas da pele. Objetivos: Descrever as características de uma população rural, que exerce suas atividades laborais ao ar livre, e analisar a associação quanto a presença de lesões cutâneas pré-malignas. Método: Inquérito populacional realizado em um município rural do Sul do país, entre 2010-2011. Participaram desse estudo 242 indivíduos com idade ≥40 anos, de ambos os sexos, que relataram trabalhar ao ar livre. Entrevistas foram realizadas e médicos dermatologistas da Rede de Referência Hospitalar Regional avaliaram presença de lesões na pele. Foram definidas como desfecho todas as lesões cutâneas pré-malignas encontradas nessa população. Resultados: A prevalência de lesões cutâneas na população de estudo foi de 29,3% (71 casos). Na analise de associação ajustada, observou-se que a chance dos indivíduos com idade ≥60 anos terem lesões cutâneas foi quatro vezes maior em relação aos que tinham menor idade (OR=4,05; IC95% 1,89-8,70). Uma maior chance de desenvolver lesões cutâneas também foi observada entre os participantes classificados como fototipo de pele I -II em relação aos de outros tipos de pele (OR=2,99; IC95% 1,58- 5,66), e os que trabalhavam na agricultura e/ou pecuária em relação as outras atividades (OR=2,04; IC95% 1,01-4,14). Conclusão: Indivíduos com fototipo de pele I- II e trabalhadores que exercem suas funções ao ar livre fazem parte de grupos específicos com maior risco para cancer de pele. Estratégias de prevenção e detecção precoce das lesões cutâneas devem ser prioritariamente implementadas nesses grupos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Mônego Argenta, Flânia, Ivan Luiz Brondani, Dari Celestino Alves Filho, José Laerte Nornberg, Luciane Rumpel Segabinazi, João Restle, Matheus Smidt Weise, Daniele Borchate, Leonel Da Silva Rodrigues, and Amanda Farias de Moura. "COMPORTAMENTO INGESTIVO DE NOVILHOS ALIMENTADOS COM SILAGEM DE CAPIM PAPUÃ (UROCHLOAPLANTAGINEA) X SILAGEM DE SORGO (SORGHUM BICOLOR (L.) MOENCH) Ingestive behaviour of steers fed with Alexander grass silage (Urochloa plantaginea) x sorghum silage (Sorghum bicolor (L.) Moench)." Revista Acadêmica Ciência Animal 11, no. 3 (July 15, 2013): 243. http://dx.doi.org/10.7213/academica.011.003.ao04.

Full text
Abstract:
O presente estudo objetivou avaliar os parâmetros de comportamento ingestivo de novilhos terminados em confinamento, alimentados com silagem de capim papuã e silagem de sorgo. Cada tratamento foi composto por seis animais com peso e idade média inicial de 245 kg e 20 meses, respectivamente, e grupos genéticos de cruzas Nelore (N) com Charolês (C). A dieta foi composta por relação volumoso:concentrado, 50:50 (base na MS). As atividades comportamentais foram observadas a cada cinco minutos, no decorrer de vinte e quatro horas, durante oito dias, distribuídos ao longo do período de confinamento. O uso dos diferentes tipos de volumoso não interferiu no tempo de alimentação, ruminação e ócio, com médias de 4,29; 11,52 e 8,06h, respectivamente. As variáveis número de refeições e tempo de refeições diárias também não foram influenciadas pelos tratamentos, sendo respectivamente7,72 e 35,79min. O número de mastigadas por bolo ruminal, tempo de mastigada por bolo, número de bolos, número de mastigadas diárias e tempo de mastigação total expressos em h/dia, não diferiram (P > 0,05) entre os tratamentos, apresentando respectivamente valores médios de 59; 53; 550,44; 32059,5 e 12,36. Não foi constatada influência dos diferentes volumosos sobre o comportamento ingestivo dos novilhos confinados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Mayara Agustinho da Silva, Jerssica. "AÇÃO DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE SOBRE O ALEITAMENTO MATERNO." Revista interdisciplinar em saúde 8, Único (March 13, 2021): 628–37. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v8.n1.p628-637.

Full text
Abstract:
Objetivo: Trocas de experiências e saberes populares sobre o aleitamento materno, alimentação e saúde bucal e adquirir conhecimento em uma roda de conversa sobre o aleitamento materno, alimentação e saúde bucal. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado por residentes do Programa de Residência em Saúde da Família e Comunidade (Secretaria Municipal de Saúde João Pessoa/Faculdade de Ciências Médicas) no ano de 2019, realizado na cidade de João Pessoa/Paraíba. O público gestante do 1°, 2° e 3° trimestre para compartilhar experiências e trocar informações e curiosidades sobre o aleitamento materno, alimentação na gestação e saúde bucal. Resultados: O tema da atividade foi trocas de experiências e saberes populares sobre o aleitamento materno que abordavam a pega correta da mama na hora de amamentar o recém-nascido, posicionamento correto, higiene oral do bebê, saúde bucal da no período gestacional, tipos de partos e orientações de alimentação durante a gestação e o aleitamento materno. A atividade foi iniciada com uma dinâmica de autoconhecimento, em que as participantes abriam uma caixa e falava da pessoa que via no espelho sem se identificar. Em seguida foi iniciado as falas em que a roda de conversa foi conduzida de acordo com as experiências das gestantes e sendo compartilhada com todos os participantes. Conclusão: Levando em consideração os aspectos mencionados a educação popular se fez presente com a troca de experiências das pacientes como os profissionais, sendo relevante o processo da escuta e acolhida nos ambientes de trabalho para assim fortalecer cada vez a educação popular. Palavras chave: Aleitamento Materno. Saúde da Família. Equipe de Assistência ao Paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Machado, Ramon de Souza, Selênio Campos Filho, Dimas Pires Teixeira, Everton de Araújo Abrantes, Ana Patrícia Moreira de Lima, Giovanna Fernandes Neves Pimentel Vieira, Jeanne Aparecida Malaquias, and Maria Fernanda Ferreira Correa. "Atualizações sobre as considerações nutricionais no Diabetes mellitus tipo 2." Brazilian Journal of Health Review 6, no. 1 (January 13, 2023): 1202–21. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv6n1-092.

Full text
Abstract:
A dieta é um dos aspectos comportamentais mais importantes do tratamento do diabetes, a terapia nutricional médica é o processo pelo qual um nutricionista adapta uma abordagem de planejamento de refeições para pessoas com diabetes com base em fatores médicos, de estilo de vida e pessoais, e é um componente integral do controle do diabetes e educação para o autogerenciamento do diabetes. O plano de terapia nutricional médica é o processo pelo qual um nutricionista adapta uma abordagem de planejamento de refeições para pessoas com diabetes com base em fatores médicos, de estilo de vida e pessoais. A maior ênfase deve ser dada aos benefícios de reduzir a ingestão calórica e induzir a perda de peso para pacientes com diabetes tipo 2 e sobrepeso. Uma perda de peso sustentada de até 5 a 10% do peso corporal inicial pode ter um impacto benéfico duradouro na glicose sérica, dislipidemia e hipertensão. A atividade física, dieta e modificação comportamental são componentes importantes de todos os programas para conseguir a perda de peso. Existem opções adicionais para perda de peso, incluindo adição de medicamentos para promover a perda de peso e cirurgia bariátrica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Brito Neto, Rodrigo Lacerda, Cristiano Tagliaferre, Odair Lacerda Lemos, Felizardo Adenilson Rocha, and Alessandro De Paula. "Aplicação do modelo MGB-IPH na bacia hidrográfica do Rio Pardo em diferentes cenários de uso e ocupação do solo." Ciência Florestal 31, no. 1 (March 15, 2021): 191–213. http://dx.doi.org/10.5902/1980509836095.

Full text
Abstract:
As alterações causadas pela ação do homem ao meio ambiente podem influenciar a disponibilidade de água em bacias hidrográficas, e mensurar os impactos causados por essa ação é imprescindível para a tomada de decisões por órgãos gestores. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi realizar a calibração e validação do modelo MGB-IPH para simular o comportamento da vazão na bacia hidrográfica do rio Pardo em diferentes cenários de uso e ocupação do solo. Para isso, foram usadas informações de uso e ocupação do solo que revelaram que a bacia hidrográfica em estudo teve uma redução em sua área de floresta e aumento das áreas dedicadas às atividades agropecuárias, entre os anos de 2001 e 2016. Com essas informações acerca da bacia e com os dados climáticos e os tipos de solos disponíveis, foram realizadas a calibração e a validação do modelo, que teve seus desempenhos verificados. As mudanças nas vazões mensais médias, totais, máximas e mínimas simuladas pelos diferentes cenários foram comparadas por meio de teste de média para amostras dependentes e avaliação das vazões anuais máximas, médias e mínimas dos valores testados. O MGB-IPH foi validado de forma satisfatória para a estação 53880000 da Agência Nacional de Águas, tendo problemas de subestimativa de picos de vazões máximas, porém conseguindo representar adequadamente os dados observados em termos da sazonalidade das vazões, da diferenciação de anos mais úmidos e anos mais secos, e dos picos de cheias de média e pequena intensidade. O modelo foi sensível ao identificar o impacto das mudanças do uso e ocupação do solo nas vazões simuladas para a bacia hidrográfica do rio Pardo, com o cenário de 2016 apresentando maiores valores de vazões mensais médias, totais, máximas e mínimas que as encontradas no cenário de 2001.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Olivier, Marilene, Cristiani Storch Perez, and Simone da Costa Fernandes Behr. "Trabalhadores afastados por transtornos mentais e de comportamento: o retorno ao ambiente de trabalho e suas consequências na vida laboral e pessoal de alguns bancários." Revista de Administração Contemporânea 15, no. 6 (December 2011): 993–1015. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552011000600003.

Full text
Abstract:
A pesquisa foi realizada em um Banco Estatal localizado em um Estado da região sudeste que, a partir da adoção de tecnologias, instituiu mudanças em cargos e funções, exigindo de seus funcionários a consecução de objetivos e metas derivados das pressões do mercado. A partir das mudanças implementadas, começaram a surgir casos de trabalhadores com quadros de depressão e estresse que necessitaram afastar-se de suas atividades. O objetivo da pesquisa realizada foi fazer um estudo de como passou a ser o cotidiano dos trabalhadores do Banco, após gozarem licença médica, devido a transtornos mentais e comportamentais, tanto no seu aspecto laboral quanto pessoal. A discussão teórica inicia-se com as transformações do mercado de trabalho, passando para os transtornos mentais e de comportamento decorrentes do novo contexto organizacional. Foram referenciados autores que trataram dos dois tipos de transtorno mais observados no estudo, ou seja, estresse e depressão e também a Teoria da Avaliação Cognitiva e a Teoria da Justiça Organizacional. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, valendo-se da técnica de análise de conteúdo para o tratamento dos dados, que foram coletados por meio do autorrelato dos funcionários acometidos pelos transtornos. Os resultados apontam a continuidade da presença de estressores no ambiente de trabalho, as dificuldades das relações interpessoais e a falta de um programa de reintegração dos trabalhadores no ambiente de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rolim, Glauco de Souza, Marcelo Bento Paes de Camargo, Daniel Grosseli Lania, and Jener Fernando Leite de Moraes. "Classificação climática de Köppen e de Thornthwaite e sua aplicabilidade na determinação de zonas agroclimáticas para o estado de são Paulo." Bragantia 66, no. 4 (2007): 711–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052007000400022.

Full text
Abstract:
O clima pode ser entendido como as condições atmosféricas médias em uma certa região. Ele influencia diretamente a maioria das atividades humanas, em especial a agricultura na qual define o nível de produtividade agrícola, condicionado principalmente pela disponibilidade hídrica regional. Entretanto, os sistemas de classificações climáticas (SCC) são pouco utilizados no âmbito de estudos agrícolas pois, normalmente, considera-se sua escala de atuação muito abrangente. Dessa forma, valores médios mensais de temperatura máxima e mínima do ar de 27 estações termométricas e de 427 postos pluviométricos do Estado de São Paulo foram utilizados na atualização e melhoria do mapeamento dos SCC de Köppen modificado e de Thornthwaite, além da avaliação de potenciais aplicações em estudos de zoneamento agroclimáticos para o Estado de São Paulo. A utilização de dados de 427 localidades propiciou um mapeamento mais acurado do Estado pelas duas classificações. Avaliou-se a aplicabilidade das classificações em estudos agroclimáticos pela capacidade de separação dos climas pelos dois sistemas em relação aos elementos meteorológicos e componentes do balanço hídrico normal, com análises de dispersão dos dados, testes de separação de médias de Tukey e análises de cluster com dados independentes. O SCC de Köppen foi eficiente apenas na macroescala e com baixa capacidade de separação de tipos de climas em relação aos elementos meteorológicos (temperatura do ar, chuva) e elementos resultantes do balanço hídrico (evapotranspiração, deficiência e excedente hídrico). Conseqüentemente, não deve ser utilizado em estudos agrometeorológicos. O SCC de Thornthwaite permitiu separar eficientemente os climas na topoescala ou mesoescala, pois conseguiu resumir eficientemente as informações geradas por balanços hídricos normais, demonstrando capacidade para determinação de zonas agroclimáticas. Foram também feitas discussões sobre épocas de semeadura e qualidade de produtos agrícolas relacionadas com os SCC considerados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Macedo, Douglas Henrique de, and Nildo Alves Batista. "O Mundo do Trabalho durante a graduação médica: a visão dos recém-egressos." Revista Brasileira de Educação Médica 35, no. 1 (March 2011): 44–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022011000100007.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento tecnológico recente causou várias transformações no Mundo do Trabalho. Este estudo se propôs a verificar se a graduação prepara os futuros médicos para lidar com as influências do Mundo do Trabalho sobre seu exercício profissional. Foi realizado um estudo quanti-qualitativo com residentes médicos recém-egressos de vários cursos de Medicina. Vinte e seis residentes responderam a um questionário e dez foram entrevistados. Verificamos que houve uma carência da temática durante a graduação. No início da carreira, os residentes apresentavam dificuldades em caracterizar os diversos tipos de vínculos trabalhistas. Eles também reconheceram a necessidade de múltiplos vínculos trabalhistas e a ênfase na prática especializada da profissão médica. Os residentes associaram a maior remuneração com especialização, atividade em consultório e realização de procedimentos. Apresentaram boa expectativa em relação ao futuro profissional. Acreditamos que alguma forma de aproximação sistematizada do estudante de Medicina com os aspectos econômicos e trabalhistas do Mundo do Trabalho seja recomendável para que ocorra um início de carreira mais consciente por parte do médico recém-formado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Mendes, Heitor Soares, and Marta Lucia Azevedo Ferreira. "Tecnologia Industrial Básica (TIB) no Setor Metalmecânico: um Estudo Exploratório no Rio de Janeiro." Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, no. 14/15 (January 27, 2020): 80–99. http://dx.doi.org/10.12957/cdf.2018.47677.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a analisar a capacitação em Tecnologia Industrial Básica (TIB) de Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) do setor metalmecânico localizadas na Zona Oeste (ZO) do município do Rio de Janeiro (MRJ) no âmbito do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) e de uma de suas redes regionais de extensão tecnológica - Sibratec-ET Rede RJ. A demanda das empresas é confrontada com esta oferta de apoio em atividades de normalização e regulamentação técnica, metrologia, bem como de avaliação de conformidade e qualidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, empírica e exploratória baseada no método do estudo de caso. Confirmando a literatura, os resultados mostram a fragilidade da maioria das empresas quanto à capacitação em TIB. A análise da demanda vis-à-vis a oferta de apoio revelou uma correlação positiva favorecida pelo formato flexível do atendimento proposto. Ainda assim, a Rede Sibratec-ET Rede RJ não logrou êxito em relação a seus objetivos, configurando-se mais como um arranjo institucional potencialmente positivo do que efetivo. Ademais, as empresas pesquisadas sequer souberam da existência da Sibratec-ET ou foram visitadas o que indica um campo fértil para o debate a partir de uma avaliação de impacto deste arranjo específico em outros setores ou regiões ou mesmo do Sibratec como um todo. Ratifica-se a necessidade de novas pesquisas sobre esses temas, sobretudo considerando a dimensão nacional do Sibratec e sua forma de atuação em distintos tipos de redes como centros de inovação, serviços tecnológicos e a de extensão tecnológica aqui abordada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Remor, Karina Valerim Teixeira. "RELATO DE EXPERIÊNCIA: I MOSTRA NIPJUNIOR - EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS QUE UTILIZARAM AS ESTRATÉGIAS DO NÚCLEO DE INCENTIVO À PESQUISA JÚNIOR, CURSO MEDICINA, TUBARÃO, SC." REVISTA FOCO 16, no. 5 (May 10, 2023): e1819. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n5-050.

Full text
Abstract:
Foi criado e desenvolvido um núcleo de incentivo a pesquisa (NIP JÚNIOR) no curso de Medicina, Universidade Sul de Santa Catarina (UNISUL), Campus Tubarão, visando incentivar o desenvolvimento da IC em fases iniciais do Curso. O presente trabalho tem como objetivo mostrar alguns dos desdobramentos deste tipo de iniciativa. Após dois anos do NIPJUNIOR, uma primeira mostra dos trabalhos foi apresentada na V Semana Acadêmica do Curso de Medicina (27 e 28 de outubro de 2017). Os alunos que desenvolveram trabalhos no período e que de alguma maneira se beneficiaram das estratégias do NIPJUNIOR (encaminhamentos bem sucedidos para professores orientadores) foram convidados a apresentar os trabalhos (11 trabalhos). Os acadêmicos foram convidados a divulgar trabalhos que já haviam sido apresentados em outros eventos, referentes às atividades de pesquisa realizadas nos últimos dois anos. A participação foi voluntária. Quanto aos temas, três trabalhos foram sobre causas de morte e relatórios de necropsias, três sobre sepse e outros temas como toxicidade dérmica, automedicação, prevenção de náusea e vômito em cirurgia, choque anafilático e importância da iniciação científica (um trabalho cada tema). Quanto aos editais desenvolvidos, cinco trabalhos foram vinculados ao Programa Unisul de IC (PUIC); dois, Artigo 170; um, PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – CNPq) e outros três não vinculados a editais. Pelo menos um dos trabalhos desenvolvidos já foi aceito para publicação em uma revista médica. De forma geral, a IC no Curso de Medicina foi incentivada. Foram realizados diferentes tipos de trabalhos e estes divulgados no meio científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Oliveira, Kathleen Sousa, Denise Oliveira e. Silva, and Wayner Vieira de Souza. "Barreiras percebidas por médicos do Distrito Federal para a promoção da alimentação saudável." Cadernos Saúde Coletiva 22, no. 3 (September 2014): 260–65. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201400030007.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar quais são as barreiras enfrentadas pelos médicos do Distrito Federal para realizar a promoção da alimentação saudável. Métodos: Foram considerados dados dos médicos que participaram da pesquisa "Promoção da Alimentação Saudável no SUS-DF: conhecimento, atitudes e práticas", conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) em 2008. Examinaram-se os dados referentes às características demográficas e profissionais, bem como as barreiras percebidas. A determinação dos tipos de barreiras foi feita por análise de componentes principais. Resultados: A maioria dos médicos participantes da pesquisa era composta por mulheres (61%) com idade média de 45 anos e média de atividade profissional de 18,7 anos. A análise resultou em uma solução de 4 componentes e que correspondeu a uma explicação de 59% da variância total: (i) barreiras socioculturais dos usuários, (ii) barreiras relacionadas ao processo gerencial; (iii) barreiras de estrutura do serviço de saúde; e (iv) barreiras educacionais e de comunicação. Conclusão: As barreiras que limitam a promoção da alimentação saudável pelos profissionais de saúde são múltiplas e complexas. Os resultados demonstram que o usuário, em última instância, traduz a dificuldade de promover a sua saúde. Ou seja, os médicos consideram a cultura e as condições sociais como barreiras para a promoção da alimentação saudável. A capacidade do processo gerencial do serviço de saúde também parece contribuir para isso. Desse modo, investimentos em materiais educacionais, treinamento e infraestrutura para a promoção da alimentação saudável, aliados a um aprimoramento na formação médica, são recomendações importantes para a superação dessas barreiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Barbosa, Bárbara Izarias, João Cássio Rebouças Saldanha Filho, Júlia Magalhães Lopes Borges, and Nelson Fernandes de Moraes. "CIRURGIA DE CONTORNO CORPORAL PÓS-BARIÁTRICA: UMA ANÁLISE DAS COMPLICAÇÕES PÓS-OPERATÓRIAS RECORRENTES." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 1 (August 1, 2023): 177–87. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v1i1.10505.

Full text
Abstract:
O procedimento bariátrico é uma opção importante para perda de peso em pacientes obesos com comorbidades ou, para quem as modificações no estilo de vida se mostraram insuficientes ou ineficazes. Porém, em cerca de um terço das cirurgias, ocorrem complicações devido ao excesso de pele. Essas deformidades cutâneas são consideradas prejuízos estéticos e funcionais que interferem na mobilidade e nas atividades de vida diária. Assim, muitos pacientes procuram realizar novas cirurgias após a bariátrica, como a cirurgia de contorno corporal. Logo, diante essa demanda, o objetivo do presente artigo é descrever as complicações mais recorrentes nas cirurgias de contorno corporal em pacientes bariátricos. Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica, integrando informações da literatura médica com pesquisa na base de dados PubMed. Os resultados evidenciaram que diferentes tipos cirúrgicos foram utilizados para o contorno corporal pós-bariátrica: braquioplastia, abdominoplastia, mastopexia e lifting medial de coxa. Não houve mortalidade pós-operatória. O procedimento cirúrgico mais frequentemente associado a complicações foi a abdominoplastia. Combinando os dados, a deiscência e o seroma foram as complicações mais comuns. Além disso, observou-se um aumento na taxa de complicações em pacientes fumantes quando comparada em pacientes não fumantes. A operação mais frequentemente associada a complicações foi a abdominoplastia, com a região central da ferida operatória particularmente exposta ao risco de deiscência. Além disso, com base nos dados obtidos, a taxa de complicações em pacientes fumantes é quase 3 vezes maior do que em pacientes não fumantes. Ainda mais, obesidade e sobrepeso foram determinantes na ocorrência de complicações. Por fim, dados sobre braquioplastia analisados nos artigos demonstraram altas taxas de revisão e de complicações, principalmente deiscência da ferida e cicatriz hipertrófica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Dolci, Mariana de Carvalho, Fabrício Auad Spina, and Maria Anice Mureb Sallum. "Coleção Entomológica de Referência: 85 anos de contribuições à saúde pública." Revista de Saúde Pública 57, no. 1 (September 14, 2023): 57. http://dx.doi.org/10.11606/s1518-8787.2023057004963.

Full text
Abstract:
O Departamento de Higiene da Faculdade de Medicina de São Paulo (FMUSP), organizado com o apoio da Fundação Rockefeller, tornou-se o Instituto de Higiene, tendo a aula inaugural ministrada por Samuel Darling em 1918. A história da Entomologia de Saúde Pública confundese com a do próprio Instituto, que passou a ser a Faculdade de Higiene e Saúde Pública em 1945. Ainda na década de 1930, Paulo César de Azevedo Antunes e John Lane começam a organizar a Entomologia de Saúde Pública dentro da Parasitologia Médica, do então Instituto de Higiene. Durante esse período o laboratório de entomologia passou a ser reconhecido por suas pesquisas em sistemática de insetos hematófagos, bem como na ecologia, biologia e comportamento de vetores. A Coleção Entomológica de Referência (CER) originou-se naturalmente das pesquisas de Paulo César Antunes e John Lane e é um patrimônio nacional e internacional abrangendo tipos primários e secundários de espécies de insetos que apresentam interesse à saúde pública. No decorrer dos anos, consolidou-se com os esforços de Augusto Ayroza Galvão, Renato Corrêa, José Coutinho, Nelson Cerqueira, Ernesto Rabello, Oswaldo Forattini e outros. Em seus mais de oitenta anos de atividades, a CER possibilitou a formação de diversos cientistas aptos a atuar em programas de vigilância e controle de endemias associadas aos insetos vetores em toda a América Latina, além de formar taxonomistas voltados aos insetos de interesse em Saúde Pública. Pesquisadores de outros institutos brasileiros e do exterior juntaram-se ao laboratório de entomologia por conta de sua importância e das pesquisas nele desenvolvidas. A produção científica crescente possibilitou aos estudos entomológicos desenvolvidos na Faculdade de Saúde Pública (FSP) adquirirem uma visibilidade internacional, contribuindo para o desenvolvimento das ações de prevenções de doenças e controle de epidemias no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gama Dos Anjos, Joyce, and Luisa Helena Maia Leite. "Atividades de autocuidado nutricional entre indivíduos com diabetes tipo 2." Revista da Associação Brasileira de Nutrição - RASBRAN 11, no. 1 (July 22, 2020): 19–34. http://dx.doi.org/10.47320/rasbran.2020.1551.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar atividades de autocuidado nutricional entre indivíduos com diabetes tipo 2. Métodos: Foi conduzido um estudo transversal entre indivíduos diabéticos tipo 2 de um hospital universitário da cidade do Rio de Janeiro, no período de janeiro 2018 a abril 2019. Foram incluídos 46 indivíduos adultos. Utilizouse registros médicos e nutricionais como fonte de dados sobre informações pessoais, clínicas e de ações de autocuidado nutricional. Teste t de student foi usado para comparar variáveis contínuas e Qui-quadrado para variáveis categóricas. p≤ 0.05 foi considerado significativo. Resultados: A idade média dos participantes foi de 62,2 ± 8,2 anos. A maioria eram mulheres 33 (71,7%). Dados do controle do diabetes mostram glicemia média 132 ± 40,8 mg/dl e hemoglobina A1c 7,4 ± 1,5 %. Fatores de risco cardiovascular mais prevalentes foram hipertensão arterial 45 (97,8%), seguido de sobrepeso 43 (93,4%). Observou-se falhas na adesão ao tratamento medicamentoso, menores em mulheres comparadas, respectivamente aos homens (90,0% vs. 96,1%, p=0,451). A avaliação das ações de autocuidado nutricional mostrou que somente 15,0% dos indivíduos realizavam autovigilância da glicemia; 72,0% referiram ter horários fixos para as refeições, porém somente sete (15,2%) adotavam práticas alimentares suficientes para o controle do diabetes. A maioria não era capaz de reajustar a alimentação de acordo com as medidas de autovigilância da glicemia (98,0%). Conclusões: Os resultados deste estudo mostram, no grupo estudado, pobre gerenciamento do diabetes apontando para a necessidade de ações de educação nutricional específicas para o autocuidado nutricional, reforçando a autonomia dos indivíduos como estratégia para o melhor controle dessa enfermidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Santos, Kíllya de Paiva, Alinne Aurélio Carneiro, Graziela Ramirez De Figueiredo, Gabriela de Campos Mendes, Marília Marilourdes Mendes Lima, and Renata Andrade de Medeiros Moreira. "Relato de intervenção nutricional pautada no Modelo Transteórico em indivíduos com excesso de peso em uma unidade de saúde da família de Palmas/TO." JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, no. 1 (January 5, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.361.

Full text
Abstract:
O Modelo Transteórico (MT) classifica os indivíduos em estágios de comportamento alimentar, direcionando a elaboração de intervenções segundo as características de cada um. Dessa forma, espera-se que a mudança de comportamento ocorra de forma graudal, atendendo o processo cognitivo-comportamental dos estágios. Relatar implementação das intervenções nutricionais segundo Modelo Transteórico realizadas com usuários com excesso de peso de uma Unidade de Saúde da Família (USF) de Palmas. Pesquisa integrante da segunda etapa do estudo de intervenção “Mudança de estágios de comportamento alimentar segundo Modelo Transteórico em indivíduos com excesso de peso em uma Unidade Básica de Saúde do Plano Diretor Sul de Palmas/Tocantins”. Foi realizada intervenção nutricional com os 28 usuários com excesso de peso das duas equipes de uma USF que participavam de grupos. Esses foram classificados nos estágios de comportamento alimentar (Sutton et al, 2003) quanto a 4 comportamentos-alvo (óleos e gorduras; porções; frutas, legumes e verduras-FLV; e exercício físico), subdividindo-os em Grupo Pré-Ação (GPA): pré-contemplação, contemplação e decisão; e Grupo Ação (GA): ação e manutenção. As intervenções ocorreram entre agosto e outubro de 2015, sendo desenvolvida uma intervenção de cada comportamento-alvo em cada grupo. Realizou-se sensibilização dos usuários para a participação nas oficinas, que aconteceram uma vez/semana por grupo com duração de 50 minutos, desenvolvendo acolhimento, aplicação de pré-teste, apresentação da proposta do dia, execução da atividade lúdica, espaço para perguntas e dúvidas, e aplicação de pós-teste. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética do Centro Universitário Luterano de Palmas (694.586/2014) e assinou-se o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Dos usuários 92,9% eram mulheres com idade média de 56,0±15,0 anos. Pelo MT 64,3% dos indivíduos estavam no GPA para porções, 78,6% para óleos e gorduras, 85,7% para FLV e exercício físico. No GPA trabalhou-se: Óleos e Gorduras (tipos e qualidades de gorduras consumidas); Porções (conceito de porção de alimentos variados); FLV (compra de hortifruti com preços reais do comércio local); e Exercício Físico (prática da atividade física melhorando a qualidade de vida). No GA desenvolveu-se: Óleos e Gorduras (conversão do excesso de açúcar em gordura e suas consequências); Porções (quantidade de açúcar, sal e óleo em porções de alimentos industrializados); FLV (inclusão desses em preparações econômicas); e Exercício Físico (acúmulo de gordura com o sedentarismo). As equipes de saúde foram receptivas, mas houve dificuldades em uma pela ausência de momento exclusivo para a execução das oficinas que ocorriam junto ao atendimento da equipe devido à restrição de horário da médica, deixando os usuários dispersos pela atenção ao momento de serem chamados, menos coesos e participativos, e pouco frequentes. Entretanto, notou-se criação de vínculo com usuários e interesse nas oficinas, devido a abordagem participativa, a troca de conhecimentos, e a atividade lúdica, que também permitiram a construção do conhecimento sobre a importância da alimentação saudável e os riscos de hábitos alimentares inadequados. As intervenções tiveram boa aceitação e permitiu criação de vínculo melhorando a adesão e envolvimento nas atividades. Verifica-se a necessidade de continuidade de intervenções devido as mudanças de comportamento ocorrerem a longo prazo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Cavalcante, Ana Suelen Pedroza, Maristela Inês Osawa Vasconcelos, Geison Vanconcelos Lira, Regina Lucia Monteiro Henriques, Izabelle Napoleão MontAlverne Albuquerque, Gabriel Pereira Maciel, Marcos Aguiar Ribeiro, and Diógenes Farias Gomes. "As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira." Revista Brasileira de Educação Médica 42, no. 1 (January 2018): 199–206. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081.

Full text
Abstract:
RESUMO As Ligas Acadêmicas são potentes estratégias desencadeadas na formação em saúde, protagonizadas por discentes e supervisionadas por docentes, que integram atividades de ensino, pesquisa e extensão. O objetivo deste trabalho é conhecer a produção científica brasileira acerca das Ligas Acadêmicas a fim de identificar lacunas do conhecimento. Trata-se de um estudo do tipo estado da questão, realizado por meio de busca nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e no Banco de Teses e Dissertações da Capes. Utilizou-se como palavra-chave “ligas acadêmicas”, seguida pela questão norteadora: “Qual a produção científica acerca das Ligas Acadêmicas?”. Após análise detalhada, foram selecionadas para a amostra final do estudo 24 produções. Verificou-se que a área do conhecimento que mais pesquisa sobre as Ligas Acadêmicas é a medicina, sendo a Revista Brasileira de Educação Médica o periódico com mais publicações sobre esse tema. Identificou-se ainda que preponderaram os seguintes tipos de estudo: relato de experiência e editorial. Os relatos de experiência estavam relacionados principalmente às experiências em Ligas por especialidades e por cursos de graduação. Destaca-se ainda a normatização das Ligas Acadêmicas e as Ligas Acadêmicas e a formação em saúde como objeto de estudo. As Ligas Acadêmicas vêm crescendo em todo o território nacional, destacando-se os cursos de Medicina como precursores destas iniciativas. As principais contribuições para a formação em saúde são a promoção de uma formação embasada na realidade em que os futuros profissionais estarão inseridos, a capacidade de estímulo ao trabalho em equipe, a reflexão crítica e a autonomia dos estudantes. No entanto, são reconhecidos alguns desafios, como a especialização precoce e a falta de supervisão docente efetiva. Com base no tripé da universidade formado pelo ensino, pesquisa e extensão, as Ligas Acadêmicas têm a possibilidade de promover a formação diferenciada em saúde, antecipar a inserção de seus participantes nos campos de atuação e preencher as lacunas do conhecimento encontradas na graduação por meio do protagonismo e da autonomia discentes, além de proporcionar a integração ensino-serviço-comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Arguedas Arguedas, Olga. "Tipos de diseño en estudios de investigación biomédica." Acta Médica Costarricense 52, no. 7 (December 3, 2009): 16–18. http://dx.doi.org/10.51481/amc.v52i7.546.

Full text
Abstract:
La pregunta de los lectores: El Dr. Adolfo Ortiz, profesor del Curso de Métodos de Investigación del Sistema de Estudios de Posgrado de la UCR, solicita material de lectura para que los residentes de las especialidades médicas que atienden su curso, puedan revisar una síntesis de los diversos tipos de diseño en investigación biomédica.Nuestra respuesta: Felicitaciones al Dr. Ortiz por desarrollar este curso, pero particularmente a los residentes de las especialidades médicas, por vencer las dificultades existentes para llevar adelante sus proyectos de investigación. A ustedes dedicamos la presente entrega.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Cordeiro Silva, Jéssica Thuane, Fernanda De Sousa Rocha, Gislane Ferreira De Melo, and Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione. "Relações da Musicalidade no Exercício do Raciocínio em Adultos Musicistas." Revista de Psicologia da IMED 12, no. 1 (January 1, 2020): 19. http://dx.doi.org/10.18256/2175-5027.2020.v12i1.3182.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo compreender a relação entre raciocínio e musicalidade em adultos. Sendo assim, para maior compreensão das habilidades cognitivas influenciadas pela atividade eufônica, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 40 musicistas/instrumentistas, entre 18 e 64 anos (Média: 32,35 e DP:11,66), divididos em quatro grupos de acordo com a teoria organológica da execução dos instrumentos: três grupos (corda, sopro ou percussão) e um grupo de multi-instrumentistas. Em cada grupo foi aplicada a Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5), compreendendo as seguintes escalas: Raciocínio Verbal (RV), Raciocínio Numérico (RN), Raciocínio Abstrato (RA) e Raciocínio Espacial (RE). A aplicação das escalas permitiu entender se há relação entre a atividade exercida e/ou instrumento utilizado e o desempenho entre os diferentes tipos de raciocínio. Em relação às escalas, o grupo dos multi-instrumentistas apresentou desempenho melhor, em relação aos demais musicistas, em duas dessas (RA e RN); os demais resultados dos diferentes grupos expressaram médias favoráveis com base na padronização do BPR-5. Esses resultados preliminares, então, indicam que tipos diferenciados de raciocínio podem se desenvolver e relacionar com tipos específicos de musicistas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Moretto, Marcelo Juliano, Lelis Borges de Menezes, Gabriel Barbieri, and Pedro Rafael Menezes. "Emergências médicas em consultório odontológico." Journal of Multidisciplinary Dentistry 10, no. 1 (June 3, 2020): 9–13. http://dx.doi.org/10.46875/jmd.v10i1.24.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento dos acadêmicos do último ano do curso de Odontologia da Faculdade Morgana Potrich sobre o conhecimento em emergências médicas em consultório odontológico. Foi realizado um estudo transversal descritivo desenvolvido por meio de dois questionários semiestruturados aplicados a 43 acadêmicos. O primeiro questionário continha questões básicas autoavaliativas e um segundo questionário com questões elaboradas sobre o conhecimento dos alunos sobre os diferentes tipos de emergências e condutas. Como resultados observamos a grande insegurança dos alunos da instituição diante de situações de emergência. Houve grande interesse pela maioria dos graduandos em obter mais informações e treinamento em suporte básico de vida (SBV).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Cordeiro, Fernando, Samuel Mendonça, Joanna Paes de Barros e. Oliveira, and Vanessa Fabiula Pancioni Nogueira. "Responsabilidade civil do médico e a inversão do pensamento jurídico sobre o tipo da atividade." Revista Brasileira de Coloproctologia 31, no. 1 (March 2011): 58–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802011000100008.

Full text
Abstract:
Sempre que uma ação causar dano a outra pessoa e houver nexo causal, isto é, quando o resultado observado pela prática desta ação estiver, diretamente ou não, relacionado, caberá a obrigação de ressarcir à vítima, um valor referente ao seu dano. Esta normatização, Responsabilidade Civil, tem como fundamento o princípio da culpa, quando subjetiva (que tem necessidade de um ato ou omissão de violar o direito de uma segunda pessoa, o dano produzido por este ato, a responsabilidade de causalidade entre o ato e o dano e, finalmente, a culpa) e o princípio do risco quando objetivo (que não necessita de culpa, já que se baseia na teoria do risco, presumindo-a, independentemente de ter ou não agido com esta intenção). Enquanto Responsabilidade Civil Contratual, duas são as obrigações de um profissional: a de resultado, ou seja, a de alcançar determinado objetivo ou fim, e a de meio, ou seja, a obrigação de empregar todos os meios para consecução de seu objetivo. No Código de Proteção e Defesa do Consumidor (Lei 8.078, de 11 de setembro de 1990), a responsabilidade objetiva deve ser empregada a todos os prestadores de serviço à exceção da classe dos profissionais liberais, médicos e advogados, por realizarem suas atividades principalmente como sendo de meios e, portanto, considerada subjetiva. Em algumas situações, o Direito entende que a Responsabilidade deve ser objetiva, ou seja, quando ficar consubstanciado uma promessa de resultado. As peças publicitárias têm tido o poder de evocar estas equivocadas situações. O objetivo principal deste trabalho é mostrar, aos profissionais do Direito em geral e aos médicos em particular, quais são os fenômenos que criaram o desvio da norma. A Responsabilidade Civil Subjetiva se encontra amparada no Código Civil, em seu Art. 186 e no caput do Art. 927, enquanto a Objetiva é observada no Art. 927, § único. Desta forma, ao relacionar os textos da literatura jurídica e os dados do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo, quanto a peças publicitárias e sindicâncias instauradas sobre este sujeito, os autores pretendem demonstrar a relação causal desta nova forma de pensar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rodrigues, Leonardo Corrêa de Oliveira, Magaly Gemio Teixeira, Roberta Thiery Godoy Arashiro, and Desidério Roberto Kiss. "Interação da gestação na atividade da doença inflamatória intestinal e sua influência sobre o prognóstico gestacional e na fecundidade." Revista Brasileira de Coloproctologia 29, no. 3 (September 2009): 329–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802009000300007.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A maioria das mulheres que desenvolvem doença inflamatória intestinal (DII) encontra-se em idade fértil, despertando preocupação dos médicos e mulheres no entendimento desta interação. Avaliamos a influência da DII sobre a fecundidade e gestação e vice- versa. MÉTODOS: Os protocolos de pacientes com doença de Crohn (DC) e retocolite ulcerativa (RC), de 1984 a 2006, em idade fértil, cadastrados no ambulatório de DII, foram revisados. Pacientes foram entrevistados para preenchimento de dados não encontrados nos protocolos. Outros tipos de colites, investigação incompleta, pacientes que não estavam em idade fértil ou sem capacidade cognitiva foram excluídos. Prematuridade, baixo peso ao nascer, anomalias congênitas, natimortalidade, abortamentos, tipos de partos, localização da doença na gestante e uso de medicamentos durante a gestação foram investigados. O método estatístico adotado foi o teste de qui- quadrado e Fisher, com nível de significância de 5%. Nenhum paciente se recusou a participar desta pesquisa. RESULTADOS: 140 gestações em 104 pacientes com DII foram avaliados (RC em 63 gestações e DC em 77). Houve redução da fecundidade após o início dos sintomas relacionados à DII em 41,6%, com influência da doença sobre a opção de não ter filhos em 20,6% (10,3% dos pacientes por medo da doença; 6,5% por orientação médica e 2,2% por más condições clínicas), sem diferenças entre DC e RC. A grande maioria não quis engravidar por já ter filhos, por ser solteira ou estar ter baixa idade (53,3%). A atividade da RC não foi alterada durante a gestação na maioria das pacientes (77,8%; p>0,003). A atividade da doença melhorou durante a gestação mais nas gestantes com DC do que nas com RC (p>0.0007). A incidência de prematuros, baixo peso ao nascer e natimortos foi maior quando todo o cólon estava acometido na RC (p< 0.037). A proporção estimada de prematuros e baixos pesos ao nascer foi de 83,3% [IC 95%: 10,3%; 100,0%]. Não houve diferença estatística quanto à localização da doença e alterações do feto na DC (p> 0,6513). Em 21 gestantes foram administrados aminossalicilatos e em 15, corticosteroides. Em 106 gestações, nenhum medicamento foi administrado. Não houve maior taxa de alterações do concepto quando aminossalicilatos ou corticosteroides foram administrados às gestantes com DII (p> 0,17 and p> 0,1585, respectivamente). CONCLUSÃO: A DII não influenciou diretamente na fecundidade na grande maioria das pacientes. A gestação influenciou positivamente a evolução da DC, independente do uso de medicamentos. A taxa de prematuridade foi maior nas proles de mães com DC. Houve maior taxa de proles com alterações quando todo o cólon estava comprometido na mãe com RC. A DC influenciou o tipo de parto, apenas nos casos de doença perianal extensa associada à doença colônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography