Journal articles on the topic 'Tipologia e morfologia urbana'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tipologia e morfologia urbana.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Tipologia e morfologia urbana.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Medina, Luciano Lacerda. "A REINVENÇÃO DA QUADRA O PLANO DE QUADRA COMO ALTERNATIVA DE CONTROLE E DESENHO URBANO." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 3, no. 3 (December 19, 2018): 113–27. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2018v3n3id16539.

Full text
Abstract:
A produção de espaço urbano, hoje, no Recife apresenta evidências de uma inversão entre a dimensão pública e a dimensão privada. Isto está relacionado com problemas entre a forma urbana resultante da interface dos edifícios privados e espaços públicos — a Morfologia Urbana —, assim como, pelas características e usos destes edifícios — a Tipologia Arquitetônica — pelo Mercado Imobiliário. Isto vem contribuindo para uma perceptível falta de animação urbana — movimento de pessoas nos espaços públicos — em muitas ruas da cidade. O Autor objetivou, através de sua tese de Doutoramento, avaliar, à luz das atuais condições de produção de espaço urbano do Recife, um instrumento de controle e desenho urbano já utilizado pelo Planejamento Urbano Municipal em meados do Século XX — o Plano de Quadra — do qual resultaram referenciais significativos de Morfologia e Tipologia localizados no Centro do Recife e em alguns Centros de Bairros. Na atual crise da produção de espaço urbano, no Recife, esse instrumento apresenta indícios — por experiências locais e fora do Recife — de que poderia contribuir para melhoria da relação entre o público e o privado, entre Morfologia e Tipologia. Deste modo, os objetivos parciais da Tese foram estabelecer as condições atuais e contemporâneas de formatação, de regulação e de parâmetros de desenho para a viabilidade do Plano de Quadra. Este artigo apresenta um resumo introdutório dessa pesquisa com a finalidade de apresentá-lo à comunidade acadêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cataldi, Giancarlo, Gian Luigi Maffei, and Paolo Vaccaro. "Saverio Muratori e a escola Italiana de tipologia projetual." Revista de Morfologia Urbana 2, no. 1 (December 31, 2017): 25–36. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v2i1.30.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve o desenvolvimento da escola Muratoriana de morfologia urbana e tipologia do edificado. Partindo do trabalho de Muratori enquanto arquiteto experiente, profundamente envolvido na interpretação Romana do racionalismo Italiano, os autores descrevem o crescente interesse de Muratori pela história como meio para recuperar o sentido de continuidade na prática arquitetónica. Adotando uma abordagem teórica assente na arquitetura e no desenho urbano, Muratori começou a trabalhar num quadro crítico que pudesse explicar a criação e a transformação da forma urbana ao longo dos séculos. Muratori teve muitos seguidores. Descreve-se o ressurgimento do interesse pelo trabalho de Muratori nos anos 90.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Hannes, Evy. "Espaços abertos / espaços livres: um estudo de tipologias." Paisagem e Ambiente, no. 37 (July 26, 2016): 121. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i37p121-144.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta uma discussão referente às tipologias de espaços abertos e de espaços livres, conceituando-os brevemente e colocando questões relativas às esferas pública e privada. Discute suas diferentes funções nas áreas urbanas, ressaltando as de caráter urbanístico, social, recreativas, estético e ecológico. Tem como objetivo elencar os principais espaços livres de uso público na escala urbana da cidade existentes no Brasil, definindo-os, fazendo referência ao seu surgimento na história, evolução no contexto urbano, usos e desenho. Serão analisados autores que percorrem as diversas facetas do urbano, como a morfologia urbana, a história, percepção, memória e apropriação do espaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Francisco, Arlete Maria. "A quadrícula como estratégia de desenho urbano das cidades planejadas ao longo da linha férrea na Alta Sorocabana | Grid plan as a strategy for the urban design of the planned cities along the Alta Sorocabana region railway." Oculum Ensaios 18 (February 23, 2021): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v18e2021a4781.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta o estudo do desenho urbano de 15 núcleos urbanos implantados no entorno das estações da Estrada de Ferro Sorocabana, na Alta Sorocabana, os quais deram origem a 15 cidades. Tem como objetivo investigar a existência de uma tipologia de desenho urbano e uma forma de produzir cidades na franja pioneira do Estado, contribuindo para a história da urbanização paulista. As análises foram realizadas a partir dos métodos da morfologia urbana ao identificar os componentes formais do plano urbano: as características do sítio, a configuração do traçado e a sua relação com a esplanada ferroviária, o formato das parcelas e os agentes que estiveram envolvidos nessa produção. Foi possível identificar uma tipologia de traçado urbano das cidades em estudo, fruto de um modo de organização da sociedade e das condições econômicas e políticas do início do século XX: grelha em tabuleiro de xadrez, disposta paralelamente à esplanada da linha férrea e tendo a estação ferroviária como marco edificatório.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Valentina de Farias Betemps, Aline Montagna da Silveira, and Franciele Fraga Pereira. "Villas e Casas de Catálogo no sítio do Primeiro Loteamento de Pelotas-RS." Revista de Morfologia Urbana 9, no. 1 (March 15, 2021): e00181. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v9i1.181.

Full text
Abstract:
A chegada do século XX trouxe significativos avanços de infraestrutura urbana, que repercutiram nas maneiras de habitar a cidade e consequentemente as residências. As exigências salutares do novo século impulsionaram a conformação de uma nova tipologia arquitetônica, as villas e casas de catálogo. Essas residências, caracterizadas pela sua premente ventilação e iluminação naturais buscam, por sua natureza, a característica de grandes lotes para suas implantações. Este artigo analisa como esse novo tipo edilício se implantou na região mais antiga da cidade de Pelotas-RS, o sítio do Primeiro Loteamento, que possui a característica de lotes estreitos e compridos. A investigação proposta pretende compreender como essa arquitetura se inseriu na malha urbana mais antiga da cidade, estabelecendo relações entre a tipologia arquitetônica e a morfologia urbana. A análise dos resultados foi realizada a partir dos dados coletados através de um inventário de varredura, que permitiu entender as principais características do sítio e das edificações estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques da Silva, Amanda Martins, Gisele Barbosa, and Patricia Drach. "Avaliação de vizinhança LEED e análise microclimática." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 1 (June 30, 2020): e00091. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i1.91.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos a região portuária do Rio de Janeiro recebeu um grande projeto de revitalização, denominado Projeto Porto Maravilha, que previa a alteração morfológica e o adensamento de alguns setores da região. O presente estudo teve como objetivo analisar os possíveis impactos das mudanças na legislação da área denominada Setor C, bem como sua correlação com a morfologia urbana. Inicialmente foram elaborados mapas para análise de duas situações, a primeira a partir dos parâmetros urbanísticos vigentes até 2009 e a segunda considerando os parâmetros descritos na nova legislação para a região, definida pela Lei Complementar 101/2009. Foram realizadas simulações computacionais utilizando as formas urbanas resultantes das legislações avaliadas. A comparação dos resultados obtidos permitiu a análise da forma urbana e da tipologia das edificações. A partir desta análise foram sugeridos novos parâmetros urbanísticos simulando uma situação hipotética tendo como base os requisitos do sistema LEED-Neighborhood, respeitando o ideal de adensamento da região, mas adotando uma nova morfologia urbana pautada por critérios de urbanismo sustentável. Os mapas gerados foram simulados e comparados aos mapas anteriores. A partir dos resultados obtidos foi possível observar que as alterações morfológicas desenvolvidas nos projetos urbanos simulados influenciariam o microclima da região estudada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva Filho, Luiz Carlos, Lucas Costa de Souza Cavalcanti, and Zuleide Maria Carvalho Lima. "PROPOSTA DE CLASSIFICAÇÃO DA MORFOLOGIA URBANA EM CIDADES BRASILEIRAS." GEOGRAFIA 47, no. 1 (April 22, 2022): 1–25. http://dx.doi.org/10.5016/geografia.v47i1.16300.

Full text
Abstract:
O crescimento da urbanização brasileira nas últimas décadas trouxe uma mudança evidente na trama da paisagem urbana e, consequentemente, na cobertura do solo. Nesse sentido, este trabalho visa a elaboração e aplicação de classes tipológicas que contemplem seu uso na realidade urbana das cidades brasileiras com as classes tipológicas da morfologia da paisagem urbana, baseadas na cobertura do solo. Para isso, foram feitas algumas adaptações com base na metodologia de classificação descrita por Kafta (2014) de forma a torná-las simples e práticas na definição das classes elaboradas. Além disso, utilizamos elementos tipológicos, sendo a matriz de forma urbana: as formas construídas. Assim, foram identificadas sete classes iniciais com base na cobertura do solo e formas construídas e 26 classes tipológicas da morfologia da paisagem urbana unindo elementos paisagístico-arquitetônicos com elementos ambientais. Utilizamos recortes em escala de 1: 20000 para as cidades de Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Natal para validar o uso das classes e tipologias da morfologia da paisagem urbana. Por fim, as 26 classes destinadas a identificar as Tipologias da Morfologia da Paisagem Urbana se mostram eficientes para classificação em diferentes ambientes urbanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Retto Júnior, Adalberto da Silva. "Anotações acerca do legado do arquiteto italiano Vittorio Gregotti: história, contexto e projeto." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 27, no. 50 (May 27, 2020): e168065. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.168065.

Full text
Abstract:
Na distância de quase 40 anos, o discurso do arquiteto italiano Vittorio Gregotti ainda parece muito atual. Seu texto “O Território da Arquitetura” (1966) é precursor de vários estudos e antecipou muitos temas que seguem em discussão, em especial a mudança da escala do objeto para a escala geográfica do território, o que representa uma evolução coerente em questões acerca de valores ambientais, além de uma série de projetos, que consubstanciaram uma alternativa possível em teoria e prática do utopismo megaestrutural e planejamento territorial. As reflexões adensaram-se em relação à complexidade ambiental, à escala de intervenção e sua relação com a paisagem, bem como a relação entre tipologia de edifícios e morfologia urbana. Gregotti, portanto, expandiu o campo de atuação da arquitetura, abordando o tema da relação desta com a paisagem, como geografia e história. Para ele, os pontos de interesse são o território e a cidade, sua morfologia e as razões de sua formação na história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Da Silva Pereira, Claudinei. "A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E MORFOLOGIA URBANA EM PRESIDENTE PRUDENTE-SP." Caminhos de Geografia 22, no. 83 (October 4, 2021): 200–218. http://dx.doi.org/10.14393/rcg228356314.

Full text
Abstract:
A cidade de Presidente Prudente teve origem no contexto da expansão do cultivo do café, quando a terra já era mercadoria. A propriedade privada da terra é central neste trabalho para a compreensão de processos contemporâneos de produção do espaço urbano. O artigo analisa a expansão territorial recente e seus desdobramentos sobre a morfologia urbana, resultando em distintas tipologias de loteamentos residenciais, formação de vazios urbanos e na permanência dos lotes não edificados, vinculados a práticas especulativas sobre a terra. A propriedade privada da terra rural e urbana são basilares para a compreensão dos agentes produtores do espaço urbano e dos seus vetores de expansão. Adotou-se como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, levantamento de dados sobre as terras pertencentes a empresas de incorporação imobiliária, mapeamento e caracterização de loteamentos com fins residenciais, vazios urbanos e lotes não edificados nos anos de 2010 e 2018. O tecido urbano expandiu de forma rápida e descontínua nas últimas décadas, motivado por interesses fundiários/imobiliários e conivência do poder público local ao beneficiar o capital incorporador e os proprietários fundiários através de medidas como a ampliação do perímetro urbano e das escolhas locacionais para a construção dos grandes conjuntos habitacionais populares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CAMARA, INARA PAGNUSSAT, and JOSELAINE TESK. "ESTUDOS DE MORFOLOGIA COMO SUBSÍDIO PARA A QUALIFICAÇÃO DO ESPAÇO EDIFICADO: TIPOLOGIA DE QUARTEIRÕES." GOT - Journal of Geography and Spatial Planning, no. 23 (July 31, 2022): 120–53. http://dx.doi.org/10.17127/got/2022.23.007.

Full text
Abstract:
This paper presents a study of the urban morphology of Videira, Brazil, framing the evolution of the traces of the urban form as a process and of the manufacture of the city as an object. The object of study was chosen due to particularities such as: great formal-functional similarity with other Brazilian and European cities, a city produced from the 20th century, with a strong presence of the railway as a structuring road axis and topography as a matriarchal element of formation. We understand that there is a gap in understanding the formation of cities after the 20th century, fragmenting the elements of the urban form to understand the design of the city. The main objective is to understand the temporal evolution and generate models that can be used as parameters of block drawings focused on the geography of the sites, contributing to the urban planning of housing allotments more analogous in the distribution of lots. The method used is part of a compendium of theoretical and practical concepts, focusing on the classification of the urban form reviewed by several authors, with predominance of the School of English Urban Morphology: (1) relationship of the tracing with physical expression of the site, (2) main elements to support the composition and; (3) shape of blocks and lots. Preliminary results allow identifying blocks with predominantly irregular formats and very diverse lot patterns, circulation routes with a sinuous or poorly homogeneous profile and with several structural problems, reflecting the need for lots adapted to topography.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Corradi, Emilia. "Etica e pedagogia tra passato e futuro per una architettura dell'emancipazione." TERRITORIO, no. 100 (November 2022): 29–41. http://dx.doi.org/10.3280/tr2022-100004.

Full text
Abstract:
Il saggio descrive l'impegno di Yasmeen Lari nel tramandare la cultura del Pakistan per mezzo del progetto architettonico, attraverso la riscoperta del patrimonio storico architettonico e della tradizione costruttiva locale. Operando in una direzione che tramite l'architettura attua un ripensamento sul contemporaneo per un progresso sociale, culturale, ambientale a servizio di uomini e donne con l'obiettivo di garantire un rifugio sicuro e salubre a tutti gli abitanti per un futuro dignitoso e sostenibile. L'architettura diventa così uno strumento di educazione, formazione, prevenzione e identità attraverso la riscoperta e la rielaborazione di tipologia, morfologia e tecniche costruttive accessibili a tutti in una dimensione di sostenibilità ambientale e sociale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Souza, Camila Amaro de, Antônio Conceição Paranhos Filho, and Eliane Guaraldo. "RESUMO DE TESE: DETERMINAÇÃO DO CAMPO TÉRMICO A PARTIR DA CLASSIFICAÇÃO DA PAISAGEM DOS AMBIENTES CLIMÁTICOS INTRAURBANOS." MIX Sustentável 6, no. 4 (August 7, 2020): 167–68. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2020.v6.n4.167-168.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi examinar a distribuição térmica na cidade de Campo Grande, no Estado de Mato Grosso do Sul, e seu entorno. Para tanto utilizou-se coleta de dados de temperatura do ar e geotecnologias, análise de índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI), de imagens termais do satélite LANDSAT 8, além de classificação da morfologia urbana de acordo com o conceito de zonas climáticas locais (STEWART, 2012). As hipóteses que nortearam o trabalho foram as de que áreas com a presença de vegetação arbórea densa e esparsa (LCZ A e B) apresentam menor temperatura do ar ao longo das diferentes estações do ano e que a eliminação ou diminuição de áreas verdes ocasiona aumento de temperatura. Os resultados corroboram que as áreas mais urbanizadas (principalmente as LCZ 2, 3 e 4) apresentam temperatura diurna e noturna superior (+4 °C) às áreas menos urbanizadas. As zonas consideradas urbanizadas nesta pesquisa são heterogêneas, sendo as regiões com maiores índices de vegetação e/ou edifícios mais altos (cânions urbanos) apresentam temperatura inferior a outras tipologias urbanas no período diurno e áreas com edifícios altos e índices de vegetação baixos apresentam temperatura noturna mais elevada, característica compatível com o padrão de ilha de calor urbana, as quais foram registradas com magnitude considerada alta (+5,1ºC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Campos, Eduarda Andrade, and Jorge Luiz Vieira. "Estudo tipo-morfológico de praças no município de Forquilhinha/SC." Revista Técnico-Científica de Engenharia Civil Unesc - CIVILTEC 2, no. 2 (February 22, 2022): 15. http://dx.doi.org/10.18616/civiltec.v2i2.6842.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem como objetivo mapear, classificar e caracterizar os tipos de praças, ou de espaços destinados para este fim, urbanizados ou não, existentes nos bairros da área urbana do município de Forquilhinha, por meio de estudos tipo-morfológicos. Para a fundamentação teórica e o embasamento das técnicas de levantamento e de análise estudou-se referências bibliográficas sobre a temática de tipologias e morfologia dos espaços livres de caráter público. Os parâmetros que nortearam as análises, a classificação e a caracterização das praças foram realizadas com base nos padrões de Alexander et al, retirados do livro “Uma linguagem de Padrões: A Pattern Language” (2013). Após, foi analisado o trabalho desenvolvido pelos acadêmicos da disciplina de Estudos Urbanos, do semestre 2018/2, para realizar a identificação dos equipamentos e espaços públicos no município, verificados pelo Google Earth/Street View, visitas de campo e registros fotográficos. A partir disso, produziu-se o mapa do perímetro urbano do município contendo o levantamento e mapeamento dos equipamentos comunitários e das praças existentes, sendo selecionadas oito para análises individuais, apontando as praças de maior grau de urbanização e apropriação. Concluído, elaboraram-se os quadros de comparação quantitativa e qualitativa, que materializaram os resultados a partir dos parâmetros predefinidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Mandaka, Mutiawati, Ikaputra Ikaputra, and Dyah Titisari Widyastuti. "Tipologi dan Morfologi Kota Bersejarah Lasem." JURNAL ARSITEKTUR PENDAPA 5, no. 1 (February 26, 2022): 58–75. http://dx.doi.org/10.37631/pendapa.v5i1.594.

Full text
Abstract:
Paper ini bertujuan untuk mengetahui mengapa tipologi dan morfologi pada kota bersejarah (historic city) penting untuk dipelajari. Pembahasan yang ada pada paper ini masih bersifat general terutama terkait dengan tipologi dan morfologi pada historic city namun masih dapat dikembangkan lagi. Fokus amatan historic city mengambil studi kasus di kota Lasem. Metode yang digunakan dalam penelitian ini adalah literature review dengan menekankan pada scoping review. Scoping review dipilih sebagai metode untuk mengidentifikasi dan memetakan beberapa studi kasus dari contoh-contoh tipologi dan morfologi historic city dunia seperti di Tokyo, Venesia dan Paris digunakan sebagai gambaran umum dan fokus amatan penelitian adalah di Lasem, Temuan penelitian yaitu tipologi dan morfologi historic city ini menghasilkan bahwa historic city terbentuk dari urban artefak yang diperoleh dari sejarah pembentukan city skeleton yang terdiri dari streets, plots dan buldings yang terbentuk melalui proses waktu yang lama dengan sejarah yang berbeda-beda yang penting untuk dipelajari agar mampu memprediksi rencana kota di masa depan.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Araújo de Oliveira, Vitor Manuel. "Morfologia urbana." Revista de Morfologia Urbana 4, no. 2 (July 31, 2017): 65–84. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v4i2.7.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta as origens, características e desenvolvimentos fundamentais de quatro abordagens dominantes no debate internacional em morfologia urbana: a abordagem histórico-geográfica promovida pela Escola Conzeniana, a abordagem tipológica projetual desenvolvida pela Escola Muratoriana, a sintaxe espacial e, por fim, a análise espacial, incluindo autómatos celulares, modelos baseados em agentes e fractais. Depois de descrever estas quatro abordagens, o artigo sintetiza os seus elementos fundamentais; evidencia o modo como cada abordagem lida com os elementos de forma urbana, os níveis de resolução e o tempo; e ilustra o potencial de cada abordagem com aplicações na prática profissional de planeamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Whitehand, Jeremy, and Vitor Oliveira. "Morfologia urbana Britânica." Revista de Morfologia Urbana 1, no. 1 (December 31, 2017): 45–52. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v1i1.34.

Full text
Abstract:
Este artigo descreve as origens, o desenvolvimento e as características da escola de pensamento em morfologia urbana construída a partir do trabalho de M. R. G. Conzen. Depois de se considerarem as influências iniciais de Schlüter e Geisler, é dada atenção aos conceitos desenvolvidos por Conzen – o ciclo da parcela burguesa, a cintura periférica, o quadro morfológico e a região morfológica. Na segunda parte do artigo apresentam-se três exemplos de investigação construídos sobre as fundações lançadas por Conzen, nomeadamente a ‘micromorfologia’, a relação entre períodos morfológicos e processo tipológico, e a ligação entre tomada de decisão e forma urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Ribeiro Vicente, Letícia, and Ana Cláudia Duarte Cardoso. "TIPOLOGIAS ES´PACIAIS DA VÁRZEA AMAZÔNICA." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 5, no. 3 (September 22, 2020): 96–112. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2020v5n3id20390.

Full text
Abstract:
Os objetivos desta pesquisa são caracterizar tipologias espaciais de assentamentos humanos (localidades e vilas ribeirinhas) ligados ao sistema rio – mata – roça – quintal, que sintetizem a complexidade do cotidiano em contexto de várzea e revelem sua matriz espacial própria, e rastrear seus fragmentos nas derivações observadas nos contextos urbano e metropolitano. A pesquisa assume como principal área de estudo o município de Afuá, arquipélago do Marajó, estado do Pará, onde a ocupação ainda é tipicamente de várzea; parte da caracterização morfológica dos arranjos espaciais observados na sede e em comunidades do município, que transcenderam o tempo (arranjos matrizes), para cotejá-los com arranjos espaciais existentes em ambiente de várzea da ilha do Combu, em Belém, polo metropolitano. O método de análise adaptou categorias da Escola Italiana de Morfologia para a realidade amazônica, e evidenciou semelhanças nos arranjos espaciais das ilhas dos dois municípios, associadas à existência de uma consciência espontânea, assim como a tendência de ruptura já manifesta na sede de Afuá, que gradativamente absorve valores e políticas metropolitanos. Propõe-se que a compreensão da espacialidade da várzea subsidie políticas territoriais e urbanas, que até então têm sido pautados exclusivamente por uma consciência crítica e técnica que tende a negar os limites e ritmos da natureza na região Amazônica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Saboya, Renato Tibiriçá de, Vinicius de Moraes Netto, and Fernanda Careta Ventorim. "Revista de Morfologia Urbana." Revista de Morfologia Urbana 9, no. 1 (June 30, 2021): e00237. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v9i1.237.

Full text
Abstract:
Este número da Revista de Morfologia Urbana representa um marco importante em sua história e nos esforços dos seus editores, desde sua criação, para atingir os níveis mais altos de excelência em publicação científica. Mais especificamente, marca a transição para o modelo de publicação contínua dos artigos aceitos após a revisão por pares, sem a necessidade, portanto, de aguardar o fechamento de um volume completo para a publicação completa e simultânea de todos os artigos que compõem uma edição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Scheer, Brenda Case, and Karin Schwabe Meneguetti. "epistemologia da morfologia urbana." Revista de Morfologia Urbana 10, no. 1 (May 5, 2022): e00240. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v10i1.240.

Full text
Abstract:
Apresenta-se um diagrama abrangente da epistemologia do campo da morfologia urbana como um primeiro passo para ilustrar as conexões possíveis entre diferentes escolas de pensamento. O estudo dos métodos de geração de conhecimento neste campo mostra que muitas práticas conceituais e metodológicas são compartilhadas. Esta epistemologia compartilhada pode se tornar uma base para a comparação de tipos de teorias e conhecimento gerados por diferentes escolas de pensamento. Foram considerados os métodos usados, as bases para o julgamento de sua validade e o escopo de suas questões. Foi proposta uma definição sistemática dos elementos que os morfologistas usam para sua interpretação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Scheer, Brenda Case, and Karin Schwabe Meneguetti. "epistemologia da morfologia urbana." Revista de Morfologia Urbana 10, no. 1 (May 5, 2022): e00238. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v10i1.238.

Full text
Abstract:
Apresenta-se um diagrama abrangente da epistemologia do campo da morfologia urbana como um primeiro passo para ilustrar as conexões possíveis entre diferentes escolas de pensamento. O estudo dos métodos de geração de conhecimento neste campo mostra que muitas práticas conceituais e metodológicas são compartilhadas. Esta epistemologia compartilhada pode se tornar uma base para a comparação de tipos de teorias e conhecimento gerados por diferentes escolas de pensamento. Foram considerados os métodos usados, as bases para o julgamento de sua validade e o escopo de suas questões. Foi proposta uma definição sistemática dos elementos que os morfologistas usam para sua interpretação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Díaz Jáuregui, Guillermo Arturo. "Tipología arquitectónica de La Jalca Grande, Amazonas, 2016." Revista Científica UNTRM: Ciencias Sociales y Humanidades 1, no. 1 (June 20, 2018): 45. http://dx.doi.org/10.25127/rcsh.20181.279.

Full text
Abstract:
<p>El estudio de tipologías en arquitectura, como procedimiento de análisis, constituye un recurso habitual de la investigación donde cabe establecer la distinción y la interrelación entre contenido y forma del objeto de estudio. Con el objeto de identificar las características particulares de la Jalca Grande en cuanto a su forma y las técnicas constructivas y reconoce estos potencialidades. Las construcciones tradicionales reflejar el buen hacer de quienes han heredado las técnicas de sus antepasados, demostrando un dominio admirable de los materiales y sobre todo la distribución y ocupación del lugar dentro del territorio determinando una morfología urbana de riqueza cultural muy particular.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Hermano, Vivian Mendes. "MORFOLOGIA URBANA DE JANAÚBA/MG." Revista Cerrados 15, no. 02 (March 16, 2020): 317–46. http://dx.doi.org/10.22238/rc24482692v15n22017p317a346.

Full text
Abstract:
A morfologia contribui para os estudos sobre cidades, em especial aqueles interessados no entendimento da conformação e da funcionalidade. Uma importância primaz é destacar a relação entre os agentes naturais e sociais na formação da paisagem. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo central analisar a morfologia urbana de Janaúba/MG, e, como fins específicos: detalhar a estrutura urbana local,pela identificação de seu sítio e tecido; contribuir com os estudos urbanos locais e regionais; exemplificar um conjunto metodológico que possa ser desenvolvido em outros espaços da região do Norte de Minas. A metodologia aplicada se pautou na análise geossistêmica do sítio urbano local, enfatizando os aspectos climático, geomorfológico, hidrológico e vegetacional, e na identificação e no zoneamento do tecido urbano, segundo modelo de Amorim Filho (2005). Os resultados indicam que o quadro natural da cidade foi e é agente interventor positivo da organização e da expansão da cidade; o tecido, em sua conformação, é orientado pela presença dos equipamentos públicos, com forte influência das vias. As categorias do modelo foram reconhecidas, mas se registraram singularidades. A partir dos resultados, identificaram-se traços do avanço econômico e demográfico, associados à falta do planejamento urbano, resultando em uma estrutura, em parte, desequilibrada. Palavras-chave: Morfologia Urbana; Sítio; Tecido; Janaúba/MG. URBAN MORPHOLOGY OF JANAÚBA CITY / MG Abstract Morphology contributes to studies on cities, particularly those interested in understanding conformation and functionality. A major importance is to highpoint the connection between natural and social agents in landscape formation. Thus, this study aims to analyze urban morphology of Janaúba city / MG. As specific purposes: detail the local urban structure, by identifying its site and fabric; contribute to local and regional urban studies; exemplify a methodological set that can be developed in other places of the North of Minas Gerais. Applied methodology based on local urban site geosystemic analysis, emphasized the climatic, geomorphological, hydrological and vegetative aspects, identified and zoned urban fabric, according to Amorim Filho (2005) model. Results indicate that the natural representation of the city was and is a positive intervening agent of organization and expansion of the city; fabric, in its conformation, is oriented by the presence of public equipments, with strong influence of the thoroughfare. Model categories were recognized, but singularities were recorded. From the results, traces of economic and demographic advances were identified, associated to the lack of urban planning, resulting in a structure, in part, unstable. Keywords: Urban Morphology; Site; Tissue; Janaúba city / MG. MORFOLOGÍA URBANA DE JANAÚBA / MG Resumen La morfología contribuye a los estudios sobre ciudades, en especial aquellos interesados ​​en el entendimiento de la conformación y funcionalidad. Es primordial destacar la relación entre los agentes naturales y sociales en la formación del paisaje. En este sentido, este estudio tiene como objetivo central analizar la morfología urbana de la ciudad de Janaúba / MG, y, como fines específicos: detallar la estructura urbana local, por la identificación de su sitio y tejido; contribuir con los estudios urbanos locales y regionales; ejemplificar un conjunto metodológico que pueda ser desarrollado en otros espacios de la región del Norte de Minas. La metodología aplicada se basó en el análisis geosistémico del sitio urbano local, enfatizando los aspectos climático, geomorfológico, hidrológico y vegetacional, y en la identificación y zonificación del tejido urbano, según modelo de Amorim Filho (2005). Los resultados indican que el cuadro natural de la ciudad fue y es agente interventor positivo de la organización y expansión de la ciudad; El tejido, en su conformación, está orientado por la presencia de los equipamientos públicos, con fuerte influencia de las vías. Las categorías del modelo fueron reconocidas, pero se registraron singularidades. A partir de los resultados, se identificaron rasgos del avance económico y demográfico, asociados a la falta de planificación urbana, resultando en una estructura, en parte, desequilibrada. Palabras clave: Morfología Urbana; Sitio; Tejido; Ciudad de Janaúba / MG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Dietrich, Wolf. "Tipologia morfossintática da negação nas línguas do tronco Tupi." LIAMES: Línguas Indígenas Americanas 17, no. 1 (June 8, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.20396/liames.v17i1.8647634.

Full text
Abstract:
Neste estudo, se descrevem, em todas as línguas do tronco tupi acessíveis, com a inclusão da família Tupi-Guarani, as diferentes funções de negação nas orações declarativas e existenciais, nos predicados nominalizados, nas proibitivas e na negação de constituintes. Analisam-se estas funções de negação numa tipologia que considera o número de funções negativas e numa segunda tipologia que se estabelece com respeito à coesão morfológica das expressões negativas. Esta pode ser maior (morfologia sintética) ou menor (morfologia analítica). Resulta que as línguas Tupi-Guarani, na sua maioria, desenvolveram um maior grau de síntese do que membros das outras famílias Tupi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Tourinho, Helena Lucia Zagury. "Tipologia urbana: sobre a derivação de um conceito da arquitetura do edifício para o urbanismo." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 16, no. 1 (May 31, 2014): 141. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2014v16n1p141.

Full text
Abstract:
O artigo discute o desenvolvimento e a aplicação do conceito de tipologia na análise do espaço urbano moderno e pós-moderno. Mostra que a derivação da noção de tipologia edilícia para a análise de tipologias urbanas tem sido insuficiente para a compreensão e a classificação das cidades contemporâneas, uma vez que as reduz a conjuntos de fragmentos desarticulados no espaço. Após questionar a importância, a utilidade e a necessidade da categoria tipologia para a apreensão da forma urbana no estágio atual de desenvolvimento do capitalismo e das cidades, conclui apontando para a necessidade de repensar o conceito de tipologia urbana, de modo a resgatar a visão de totalidade urbana e sem perder de vista as diversidades e a complexidade do espaço intraurbano atual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ochoa Villa, Carlos Andrés. "Cambios en la morfología urbana de Yolombó, un pequeño asentamiento en las montañas de Antioquia, Colombia." Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía, no. 18 (January 1, 2009): 143–62. http://dx.doi.org/10.15446/rcdg.n18.13034.

Full text
Abstract:
Este trabajo aborda un ejercicio de morfología urbana en Yolombó, un pequeño asentamiento sobre cuchillas de disección en el nordeste de Antioquia, Colombia. Se pretende realizar un recorrido histórico que dé cuenta de los cambios más importantes del poblado, tanto en la configuración de su forma urbana, como en las modificaciones de su tipología arquitectónica. La permanente referencia a la situación, emplazamiento del asentamiento y su función histórica como sitio de paso, sumada a la comprensión de factores socioeconómicos y demográficos, serán los ejes de interpretación de una propuesta de investigación sobre pueblos pequeños en Colombia. Se espera, con este escrito, contribuir al fortalecimiento y estímulo de la investigación de morfología urbana en Colombia — campo poco desarrollado en este país—, retomando el enfoque de geógrafos como Peirce Lewis, que integran en sus trabajos elementos de geografía cultural para el estudio de espacios diferentes a los paisajes de las grandes ciudades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Dantas, Denis Rodrigues, Élida Thalita S. de Silva de Carvalho, and Julia Diniz De Oliveira. "A Análise Urbana Sob a Perspectiva de Horácio Capel." Espaço Aberto 9, no. 1 (May 14, 2019): 60–76. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2019.18402.

Full text
Abstract:
O estudo da morfologia urbana possibilita interpretar a cidade a partir dos diversos elementos e dimensões que a ela estão imbricados. Nessa perspectiva, o presente artigo tem como objetivo apresentar as principais contribuições do geógrafo espanhol Horácio Capel para análise urbana na Geografia, tendo a morfologia urbana como ponto crucial da análise. Para tanto, utilizamos como aporte teórico os três volumes da sua obra La Morfologia de las Ciudades publicados originalmente em 2002, 2005 e 2013. Como resultado, o leitor encontrará uma discussão acerca da morfologia urbana e dos elementos que compõem a cidade, compreendendo como as edificações, as técnicas, a cultura e as dimensões sociais contribuem para a consolidação das formas urbanas, além de uma discussão acerca dos agentes e atores sociais que produzem e modelam o espaço urbano na contemporaneidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Inoue, Luciana Massami. "Morfologia urbana, paisagem e "Genius Loci"." Oculum Ensaios 19 (November 21, 2022): 1–19. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v19e2022a4903.

Full text
Abstract:
Este artigo trata da relação entre morfologia urbana, paisagem e “genius loci”. Os dois últimos conceitos vêm sendo bastante empregados nas questões referentes à preservação do patrimônio. Já o primeiro, de morfologia urbana, possui váriasaplicações, sendo uma delas na preservação, principalmenteno que se refere à análise dos lugares, dos diversos tecidos urbanos que compõem a cidade e do local onde são detectadas permanências. Estas, por sua vez, são observáveis no parcelamento dos lotes ou na volumetria das edificações, além de em outras manifestações. A morfologia urbana, noentanto, possui várias linhas investigativas, sobre as quais este artigo discorre; além disso, aborda-se como elas dialogam, ou não, entre si e se podem ser compatibilizadas com os conceitos de paisagem e de “genius loci”. Esta análise é feita sem que se perca de vista a aplicabilidade dos conceitos nas questões relativas à preservação do patrimônio urbano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Moudon, Anne Vernez, and Vitor Oliveira. "Morfologia urbana como um campo interdisciplinar emergente." Revista de Morfologia Urbana 3, no. 1 (July 31, 2017): 41–49. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v3i1.16.

Full text
Abstract:
Neste artigo identificam-se as forças e os acontecimentos que conduziram à formação do International Seminar on Urban Form (ISUF). O ISUF tem vindo a expandir o campo da morfologia urbana para além dos seus limites originais na área da geografia particularmente em direção aos domínios da arquitetura e do planeamento. Três escolas de morfologia urbana, em Inglaterra, Itália e França, têm vindo a desenvolver um processo de aproximação, seguindo o trabalho seminal de dois morfologistas, M. R. G. Conzen e Saverio Muratori. A aproximação destas escolas fornece as bases para a definição de um campo interdisciplinar e a oportunidade de estabelecer fundações teóricas comuns para um conjunto crescente de morfologistas em diferentes partes do mundo. A ambiciosa missão do ISUF é abordar um conjunto de temas atuais e concretos relacionados com o processo de construção da cidade, fornecendo um fórum de reflexão e ação que inclui disciplinas, e profissões relacionadas, provenientes de diferentes culturas. Neste artigo discute-se o potencial de um campo interdisciplinar de morfologia urbana e o seu contributo para a compreensão e para a gestão dos processos de desenvolvimento urbano num período de transformação sem precedentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Oliveira, Vitor. "Sobre alguns temas da Morfologia Urbana (Editorial)." Revista de Morfologia Urbana 6, no. 2 (April 6, 2020): e00144. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v6i2.144.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Krafta, Romulo, and Alice Rauber. "Morfologia Urbana e a revolução dos dados." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 1 (June 30, 2020): e00151. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i1.151.

Full text
Abstract:
Morfologia Urbana é um campo altamente dependente de dados espaciais urbanos. Sua dificuldade de obtenção constituiu durante muito tempo obstáculo ao desenvolvimento de pesquisas na área, porém, mais recentemente, o aumento na disponibilidade de dados, a emergência do big data e o crescente desenvolvimento de ferramentas e tecnologias de informação, vem abrindo novas possibilidades para explorar digitalmente o território. Não se trata apenas de disponibilidade abundante de dados e softwares para manipulá-los, mas novas capacidades de integrá-los, o que encoraja a cruzar fronteiras disciplinares. O presente artigo tem como foco a relação entre o campo da morfologia urbana, caracterizado por contornos bem definidos em termos de quais dados são requeridos, e o que tem sido feito na dita fronteira do conhecimento, onde dados de diferentes tipos são combinados. Como contribuição este trabalho identifica perspectivas para futuras pesquisas, mostrando como a morfologia urbana pode se beneficiar dessa revolução dos dados, em especial utilizando-se de novos mecanismos descritivos e analíticos. Isso é evidenciado através da exploração de grafos temporais, hipergrafos e grafos multicamadas, ainda pouco empregada nos estudos urbanos, mas que demonstra potencial para: a) descrições multidimensionais da forma urbana; b) explorações de análises do espaço-tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Salla, Marcelo Ferreira da Silva, and Anderson Saccol Ferreira. "Morfologia urbana: a segregação na cidade contemporânea." Entrepreneurship 5, no. 1 (April 8, 2021): 48–56. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2595-4318.2021.001.0005.

Full text
Abstract:
O objetivo desse trabalho é realizar uma revisão teórica da segregação consolidada no solo urbano. Além de trazer uma breve abordagem histórica do termo segregação, se encontra entre as questões analisadas, os aspectos relacionados as causas dessa ruptura e ao mesmo tempo, elucidar as causas e consequências do agrupamento de semelhantes em comunidades, sejam elas carentes ou mesmo em condomínios residências de alto padrão, bem como, compreender o comportamento dos mesmos em relação ao entorno dos agrupamentos, seja no perímetro imediato ou em relação a toda a cidade. Como resultado, foi possível elencar os agentes desse fenômeno, como, o poder monetário ou a falta dele advindo do fator capitalista do mercado financeiro vigente, a atuação do mercado imobiliário na transformação do solo das cidades em mercadorias e as políticas públicas voltadas para as questões relacionadas ao planejamento urbano, a moradia e a morfologia urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Oliveira, Lucimara Albieri de, and Wanellyse Sousa Menezes. "Morfologia urbana e sistema de espaços livres." Paisagem e Ambiente, no. 41 (April 17, 2018): 109–24. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i41p109-124.

Full text
Abstract:
Este artigo visa discutir as implicações das relações morfológicas entre os sistemas de espaços livres e construídos para a apropriação pública em uma cidade planejada. Palmas foi fruto de um projeto urbanístico elaborado em 1989 para ser a capital do Tocantins. O projeto começou a ser implantado respeitando as diretrizes de seu macroparcelamento, porém a gestão pública desconsiderou o plano de ocupação por etapas, articulando-se ao mercado para fins de especulação imobiliária, acarretando forte segregação socioespacial. O projeto urbanístico de Palmas define contundentemente sua morfologia urbana, pautada na funcionalidade dos fluxos de veículos e na organização do zoneamento urbano combinados à definição de categorias de espaços livres. As diretrizes do projeto orientam a vida cotidiana e a apropriação desses espaços, assim como permitem reflexões e novas atuações em busca do aprimoramento de decisões projetuais visando à qualificação urbana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Rafael Gonçalves, Alessandra Rodrigues Prata-Shimomura, Ezequiel Correia, Maria De Assunção Ribeiro Franco, and António Saraiva Lopes. "MORFOLOGIA URBANA E CORREDORES DE VENTILAÇÃO COMO SUBSÍDIO À RESILIÊNCIA URBANA." Revista LABVERDE 8, no. 2 (September 11, 2017): 12. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2179-2275.v8i2p12-37.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta a análise de corredores de ventilação para um trecho da cidade de São Paulo. Este trecho é parte integrante do projeto de Infraestrutura Verde que contempla quatro parques da cidade de São Paulo: Parque Estadual da Cantareira, Parque Dr. Fernando Costa (Água Branca), Parque do Ibirapuera, e Parque Tenente Siqueira Campos (Trianon); formando um retângulo com configurações urbanas diferenciadas no eixo norte-sul. Este eixo percorre áreas da cidade ao longo de avenidas importantes, que interligam os quatro parques, a qual recebeu o nome de “Trilha Norte-Sul”. O objetivo, aqui, é a elaboração de cartografias de classificação morfológica utilizando variáveis que descrevem a morfologia urbana. É apresentado, também, um método simplificado de análise e mapeamento dos corredores de ventilação, cujos resultados poderão servir de insumo tanto para orientações climáticas ao planejamento urbano como para intervenções urbanísticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Schwabe Meneguetti, Karin, Renato Rego, and Gislaine Beloto. "Especial trabalhos selecionados do PNUM 2019 + Perspetivas: Bill Hillier (Editorial)." Revista de Morfologia Urbana 7, no. 2 (December 31, 2019): e00121. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v7i2.121.

Full text
Abstract:
Este número da Revista de Morfologia Urbana traz um conjunto de dez artigos selecionados dentre mais de uma centena de trabalhos apresentados no PNUM 2019 – o oitavo encontro anual da Rede Lusófona de Morfologia Urbana, realizado em Maringá, no estado do Paraná, no sul do Brasil – abordando o tema “Forma Urbana e Natureza”. Além desses dez artigos, outros dois estão publicados na seção aberta deste número da revista. A seção Perspetivas faz uma homenagem a Bill Hillier, com textos de pesquisadores que conviveram com ele em diferentes momentos de sua trajetória, e a seção Relatórios traz o relato sobre o PNUM 2019.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santos, Everton, and Juçara Spinelli. "DAPTAÇÕES DO MÉTODO TRIPARTIDA PARA CIDADES PEQUENAS: um estudo em Estação/RS - Brasil." Revista Geomae - Geografia, Meio Ambiente e Ensino 12, especial - SINAPEQ (June 10, 2021): 504–25. http://dx.doi.org/10.33871/21783306.2021.12.e.504-525.

Full text
Abstract:
O método tripartida teve origem na escola inglesa de Morfologia Urbana e foi proposto por Michael Conzen para analisar a paisagem urbana de cidades europeias. Utilizar esse método em cidades brasileiras, em especial, cidades pequenas, exige um esforço de adaptação, pois elas apresentam um tecido urbano ainda em formação. Nesse contexto, o presente artigo objetiva apresentar o método e como pode ser adaptado aos estudos em cidades pequenas; demonstrar sua aplicação em um recorte espacial, a cidade de Estação/RS (Brasil) e, evidenciar seus períodos morfológicos e as consequentes marcas históricos na morfologia da cidade. A metodologia da pesquisa teve por base o levantamento da literatura acerca da morfologia urbana e a compilação de dados de base secundária (IBGE, 2010), além de levantamentos fotográficos e entrevistas realizadas in loco, cuja natureza das informações e análises foi a qualitativa. Os resultados permitiram identificar os períodos, os agentes produtores em cada etapa de formação da cidade, as características morfológicas e a evolução temporal da paisagem da cidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Vítor. "PNUM." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 2 (December 9, 2020): e00182. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i2.182.

Full text
Abstract:
Passaram dez anos desde a reunião do Conselho do International Seminar on Urban Form (ISUF), na conferência de Hamburgo de 2010, em que tive o prazer de apresentar a proposta de criação de uma Rede Portuguesa de Morfologia Urbana (PNUM). Um artigo publicado nesse período, dedicado ao estudo da forma urbana em Portugal, referia a existência de muitos projetos de investigação desenvolvidos de modo isolado, bem como a ausência de internacionalização da morfologia urbana portuguesa (Oliveira et al., 2011). Desde então, o PNUM expandiu-se de uma rede ‘portuguesa’ para uma rede ‘lusófona’, abrangendo o Brasil, e tem vindo a contribuir para a promoção do estudo da forma urbana nos dois países e para o fortalecimento das relações dos morfólogos lusófonos com outros membros do ISUF e de outras redes regionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Lemma, Martín. "Barrios cerrados: patrones de localización de tipologías y modelos de estructura urbana. Caso de estudio: Ciudad de Córdoba (Argentina) 1991-2010." Geograficando 16, no. 2 (November 2, 2020): e073. http://dx.doi.org/10.24215/2346898xe073.

Full text
Abstract:
En la Ciudad de Córdoba se verifica la materialización del modelo de fragmentación residencial que se daen varias ciudades latinoamericanas. El objetivo de este artículo es estudiar los patrones de localización de los barrios cerrados en la Ciudad de Córdoba para construir una matriz de análisis que permita discutir dichas transformaciones en el modelo de estructura urbana. La metodología de base empleada en este artículo es el análisis documental de documentos visuales, el mismo es realizado mediante herramientas de la morfología urbana. Los resultados permiten evidenciar la intensificación del modelo de fragmentación urbana entre 1990 y 2010, y su asentamiento casi exclusivo sobre los sectores de la ciudad con mayores ingresos. Lo anterior pone en disputa algunas de las nociones sobre la novedad de los modelos de estructura urbana en ciudades latinoamericanas a partir de los años 70.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Gimmler Netto, Maria Manoela, Staël De Alvarenga Pereira Costa, and Thiago Barbosa Lima. "Bases conceituais da escola inglesa de morfologia urbana." Paisagem e Ambiente, no. 33 (June 25, 2014): 29. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i33p29-48.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bassani, Indaiá de Santana. "(Des)construindo relações entre agentividade, causa e morfologia em verbos de mudança de estado do português brasileiro." DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada 34, no. 2 (June 2018): 577–609. http://dx.doi.org/10.1590/0102-445005726459183828.

Full text
Abstract:
RESUMO: Este artigo propõe a classificação empírica e análise de 136 verbos de mudança de estado em seis tipos de eventos (Incoativo, Causativo, Causativo subespecificado para [ag], Totalmente subespecificado, Causativo agentivo estrito e Causativo estrito com voice) com base em seus comportamentos frente a testes de formação de sentença transitiva com agente, transitiva com causa, intransitiva e passiva. A partir dessa classificação, propomos uma análise de decomposição sintática do evento que atenta, ao mesmo tempo, para a tipologia semântica da raiz e para a morfologia verbal e suas possíveis relações com o argumento externo. Para tal, utilizamos como base teórica o modelo da Morfologia Distribuída.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Conde-García, Jesús. "Topologia e tipologia, a parcela gótica." Revista de Morfologia Urbana 6, no. 2 (May 11, 2020): e00130. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v6i2.130.

Full text
Abstract:
O conceito de topologia encontra-se perfeitamente definido “estuda certas propriedades das figuras geométricas, entre elas estão aquelas que não variam quando as figuras são deformadas”, enquanto a tipologia tem uma acepción bem mais ampla e indefinida: “estudo dos traços característicos de uma série de dados”, no entanto sua visão conjunta ajuda-nos a aprofundar no entendimento do tipo arquitectónico. A cidade histórica européia apresenta uma série de características comuns: sua adaptação tanto geográfica como topográfica, e uma racionalidade construtiva onde os muros pétreos são os elementos fundamentais. Os diferentes esquemas viarios articulam um parcelario muito variado onde os grandes edifícios monumentales convivem com o caserío. A unidade elementar deste mosaico é a parcela gótica. No caso de Santiago de Compostela estas características estão muito acentuadas e a paisagem urbana vem determinado pelo contraste entre o caserío menudo -derivado da parcelación medieval- e as fábricas dos grandes monumentos religiosos. Deste modo um padrão singelo, baseado na relação entre parcela gótica e rua, somado a duas estratégias muito diferentes de adaptação topográfica, dá lugar a uma estrutura urbana extraordinariamente rica e complexa. A investigação sobre o tipo, que tem como suporte a realização de um projecto arquitectónico concreto, é o objeto deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Marques, Rildo Oliveira, Arenilton Monteiro Serrão, and Estevan Bartoli. "Ciclos econômicos, morfologia urbana e sistemas territoriais em Urucará (AM)." Geografia Ensino & Pesquisa 25 (November 10, 2021): e30. http://dx.doi.org/10.5902/2236499453316.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo compreender o crescimento urbano de Urucará (AM) com base nos elementos que compõem a análise da morfologia urbana e as redes de sujeitos locais que dinamizam a economia da cidade e moldam o espaço intraurbano. Para se entender a atual forma e as dimensões do plano urbano, retomam-se aspectos históricos de como a cidade foi se alterando a partir de sua inserção na rede urbana regional por meio de surtos e declínios de ciclos político-econômicos e como isso se refletiu nos planos urbanos estabelecidos. Na sequência, analisa-se a morfologia urbana reconfigurada por sistemas territoriais: Urbano-Ribeirinho (ligado à economia popular) e Urbano-Fluvial (ligado ao capital mercantil e setores dominantes da economia local). Os resultados finais salientam que a expansão urbana é condicionada pelo fator sítio que limita ou potencializa sua apropriação e que a cidade enquanto forma tem possibilitado práticas espaciais a partir de diversas centralidades, condicionando um contínuo movimento entre a sede e interiores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Marins, Karin Regina de Casas Castro, and Marcelo de Andrade Roméro. "Integração de condicionantes de morfologia urbana no desenvolvimento de metodologia para planejamento energético urbano." Ambiente Construído 12, no. 4 (December 2012): 117–37. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212012000400009.

Full text
Abstract:
O objetivo desse artigo é apresentar as características gerais de uma nova metodologia para planejamento energético urbano, detalhando os procedimentos para integração de condicionantes de morfologia urbana, que constitui a primeira etapa de aplicação metodológica. Esta abordagem é inovadora e focada na integração de estratégias e soluções em morfologia e mobilidade urbanas, edifícios, energia e meio ambiente para planejamento de áreas em desenvolvimento urbano, novas ou a serem requalificadas, na escala de distritos, bairros e unidades de vizinhança. A análise dos resultados da aplicação metodológica no caso da operação urbana Água Branca indicou que a ocupação urbana por edificações e as densidades construída e populacional necessitavam ser compatibilizadas com a área livre requerida ao adequado dimensionamento da seção viária, no que tange a aspectos de climatologia e de provimento de infraestrutura e demanda para mobilidade urbana. Esta era uma premissa para o aproveitamento da luz e da energia solar em edificações e para que o sistema de transporte urbano fosse mais funcional e energeticamente mais eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Eduvirgem, Renan Valério, and Paulo José Moraes Monteiro e. Teixeira Germano. "AVALIAÇÃO DA TEMPERATURA APARENTE DE SUPERFÍCIE NA ZONA CENTRAL DE UMUARAMA, PARANÁ NO PERÍODO DE 22/04/2013 À 25/04/2014." Revista de Geografia 35, no. 3 (September 13, 2018): 101. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2018.229344.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem o propósito de identificar a variação da temperatura aparente de superfície na Zona Central da cidade de Umuarama, Paraná, concomitante as suas relações com a atual morfologia urbana. As temperaturas da área de estudo (Zona Central) foi analisada por meio da utilização de imagens do satélite Landsat 8, banda 10 (infravermelho termal) correspondente ao período 22/04/2013 à 25/04/2014. Ao chegar aos resultados é possível afirmar que as imagens de satélites proporcionam dados referentes as temperaturas de superfícies da área estudada, na qual foi possível averiguar diferentes temperaturas, como também pontos discrepantes, devido à distribuição da vegetação urbana e a configuração morfológica. Com os dados obtidos neste estudo, foi possível concluir que a vegetação viária, praças e a morfologia urbana, são os agentes que proporcionam valores de temperaturas de superfície heterogêneas na Zona Central.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Díaz Umaña, Yannette, Julio Alfredo Delgado Rojas, and Mawency Vergel Ortega. "Representaciones socioespaciales, en la memoria histórica de la catedral y su entorno urbano en San José de Cúcuta." Revista Boletín Redipe 10, no. 4 (April 1, 2021): 376–87. http://dx.doi.org/10.36260/rbr.v10i4.1277.

Full text
Abstract:
Producto de investigación, cuyo propósito es el reconocimiento de la arquitectura sagrada de la Catedral de San José, relaciona los sucesos históricos con los factores asociados a las decisiones de tipo arquitectónico que se adoptaron en este lugar a principios del siglo XX. En la metodología intervienen el imaginario urbano, los estudios descriptivos y documentales, para reflexionar sobre la memoria histórica de la Catedral y su entorno. Se pudo deducir que la tipología, además de expresar su esencia fenomenológica destinada para la celebración litúrgica, constituye una expresión de edificio cosmopolita, en su geolocalización y al proponer con su morfología, un elemento reconocido colectivamente como sagrado, que fortalece la consagración del espacio urbano de la ciudad de San Jose de Cúcuta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Dall'Igna Ecker, Vivian. "O CONCEITO DE PRAÇA E A QUALIDADE DA PAISAGEM URBANA." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 5, no. 1 (January 23, 2020): 101–10. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2020v5n1id19559.

Full text
Abstract:
As praças são uma tipologia decorrente da cultura urbana de origem europeia, e que está associada à imagem de espaço livre, cercado de edificações. São espaços públicos presentes em muitas cidades, desde as suas origens, e possuem qualidades arquitetônicas e paisagísticas que lhes denotam a característica de espaço de convergência e centralidade. Nesta pesquisa, parte-se do pressuposto de que, a partir de determinados atributos, as praças incentivam as práticas de sociabilidade, fortalecendo o senso de identidade e pertencimento dos habitantes às cidades. Da mesma forma, a partir de atributos ambientais e paisagísticos, estas contribuem para a qualidade da paisagem urbana. Com base nos pressupostos apresentados, pretende-se expor, neste artigo, uma revisão bibliográfica acerca da qualidade espacial de praças, descrevendo os principais conceitos, relativos a esta tipologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Herliana, Emmelia Tricia. "PENERAPAN KONSEP TRIAS POLITICA PADA MORFOLOGI DAN TIPOLOGI KOTA WASHINGTON, D. C. DAN CANBERRA." Jurnal Arsitektur KOMPOSISI 11, no. 3 (May 1, 2017): 267. http://dx.doi.org/10.24002/jars.v10i4.1101.

Full text
Abstract:
Abstract: City planning is intended to create better living environment for its residents. A city is ‘a living laboratory’ that can be learned by people from different nations and cultures or even by the next generation, particularly by the next city planners. The morphology and typology of Washington, D.C. and Canberra, as federal capital cities of the central government, are determined by the early phase of planning, in which the planners interpreted the concept of the power system that each government has and implemented it to the structure of city. This study has an aim to oversee and compare the implementation of governmental power system in USA and Australia to the urban structure of their civic center. Both of them are democratic nations, which apply the concept of “Trias Politica”, and this concept is implemented within the morphological and typological structure of the capital cities. The method to discuss this topic is, firstly, by describe the history of city planning and design of the two cities. Secondly, the difference of the implementation of “Trias Politica” concept to the basic concept of planning and to the elements of morphology and typology of each city is analyzed. Thirdly, the conclusion of previous discussion is configured. The result of this study is a comparison of the implementation of the concept in differentiating power of legislative, executive, and judicative to the city planning which applied Baroque and Beaux-Arts ideas on Washington, D.C. and Canberra.Keywords: Morphology, typology, capital city, civic center, “Trias Politica”Abstrak: Perencanaan kota bertujuan untuk menciptakan lingkungan bermukim yang lebih baik bagi penduduk kota. Kota yang direncanakan dengan baik diharapkan akan dapat berfungsi dengan baik pula. Morfologi dan tipologi Kota Washington, D.C. dan Canberra, yang berfungsi sebagai ibukota pusat pemerintahan, sangat ditentukan oleh bagaimana para perencana dan perancang kota sejak awal menterjemahkan sistem kekuasaan yang dianut oleh pemerintah negara tersebut ke dalam struktur kota. Studi ini bertujuan untuk melihat dan membandingkan bagaimana konsep yang dianut oleh kedua negara, yaitu United State of America dan Australia, di dalam menjalankan kehidupan bernegara yang menerapkan paham demokrasi, yaitu konsep “Trias Politica”, diterapkan pada struktur morfologi dan tipologi ibukota kedua negara. Metoda pembahasan yang digunakan adalah dengan menguraikan sejarah perencanaan dan perancangan kota Washington, D. C. dan Canberra, menganalisis perbedaan penerapan konsep “Trias Politica” pada konsep dasar perancangan dan unsur-unsur morfologi dan tipologi masing-masing kota, serta menarik kesimpulan dari pembahasan tersebut. Hasil dari studi ini berupa perbandingan penerapan konsep pembagian kekuasaan pada paham demokrasi melalui perancangan kota yang menerapkan gagasan Baroque dan Beaux-Arts pada kota Washington, D.C. dan Canberra. Studi ini dapat dijadikan sebagai bahan pembelajaran dan dapat diambil maknanya apabila para perencana dan perancang kota dihadapkan pada permasalahan di dalam merencana dan merancang kota atau mengevaluasi perencanaan dan perancangan yang sudah ada.Kata kunci: Morfologi, tipologi, ibukota, pusat pemerintahan, “Trias Politica”
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Pescarini, Ismael Andrade. "Revitalização de avenidas em São Paulo – considerações morfológicas." Exacta 1 (February 13, 2008): 35–42. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v1i0.499.

Full text
Abstract:
O espaço urbano possui uma relação entre tipos morfológicos e os processos de apropriação desse espaço, seja a pé, com predominância de veículos, ou um mix necessário de ambos, seja pela natureza de sua diversidade de usos. Essa relação é uma propriedade do espaço e deve ser assim estudada, antes de outras considerações sociais e econômicas, e mesmo as derivadas da ciência geográfica. É, por assim dizer, uma atribuição profissional dos arquitetos e urbanistas, preocupados com os aspectos da morfologia urbana. A requalificação urbana, enquanto projeto de arquitetura, deve trabalhar com elementos de composição espacial, metodologicamente estudados, com critérios também espaciais. Este é um artigo sobre requalificação e morfologia dos corredores arteriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Pescarini, Ismael Andrade. "Revitalização de avenidas em São Paulo – considerações morfológicas." Exacta 1 (February 13, 2008): 35–42. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v1i0.499.

Full text
Abstract:
O espaço urbano possui uma relação entre tipos morfológicos e os processos de apropriação desse espaço, seja a pé, com predominância de veículos, ou um mix necessário de ambos, seja pela natureza de sua diversidade de usos. Essa relação é uma propriedade do espaço e deve ser assim estudada, antes de outras considerações sociais e econômicas, e mesmo as derivadas da ciência geográfica. É, por assim dizer, uma atribuição profissional dos arquitetos e urbanistas, preocupados com os aspectos da morfologia urbana. A requalificação urbana, enquanto projeto de arquitetura, deve trabalhar com elementos de composição espacial, metodologicamente estudados, com critérios também espaciais. Este é um artigo sobre requalificação e morfologia dos corredores arteriais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Maluf, Carmem Silvia, Verônica Garcia Donoso, Mariana Valicente, and João Batista De Oliveira Júnior. "O Programa Minha Casa Minha Vida e seus resultados formais em Uberaba (MG): residencial Tancredo Neves." Paisagem e Ambiente, no. 34 (December 7, 2014): 81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i34p81-92.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo propõe a discussão do Programa Minha Casa Minha Vida, suas consequências e transformações cíclicas no espaço urbano, com foco na análise da morfologia urbana resultante do loteamento residencial Tancredo Neves, localizado no município de Uberaba (MG). O mesmo possui algumas características únicas, diferenciando-se dos demais conjuntos, desde o público até a utilização imprópria da Área de Preservação Permanente (APP) por parte dos moradores. Os resultados obtidos por esta análise reforçam a importância do poder público na promoção da habitação, identifica a recorrente reprodutibilidade de modelos habitacionais, além de mostrar como essa proliferação de unidades habitacionais impacta a morfologia urbana, trazendo consigo questionáveis consequências para a paisagem.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Rego, Renato Leão. "V. Oliveira (ed.) (2020) Diferentes abordagens em morfologia urbana." Urban Morphology 25, no. 1 (January 1, 2021): 105. http://dx.doi.org/10.51347/jum.v25i1.4710.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography