Journal articles on the topic 'Tecnologie pastorali'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tecnologie pastorali.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 25 journal articles for your research on the topic 'Tecnologie pastorali.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Gripp, Andréia, and Mario Roberto de Mesquita Martins. "A infopastoral como caminho para a interlocução entre o Evangelho e a cultura digital." Teocomunicação 52, no. 1 (November 7, 2022): e43686. http://dx.doi.org/10.15448/0103-314x.2022.1.43686.

Full text
Abstract:
A cultura digital representa nos tempos hodiernos um desafio para o ser e o agir da Igreja: para cumprir sua missão de anunciar a mensagem do Evangelho a toda criatura (Mc 16,15), ela precisa habitar a “infosfera” (uma evolução dos conceitos “continente digital” e “ciberespaço”) e realizar a infopastoral. As novas tecnologias geram uma mudança na forma como nos relacionamos em sociedade e criam padrões de comportamentos complexos que moldam o ser humano, inserido em uma dinâmica de vida “onlife”. A pandemia de COVID-19 explicitou essa realidade, trazendo-nos, de forma inesperada, o que se considerava “o futuro”. A necessidade do distanciamento social levou a Igreja a utilizar mais amplamente as tecnologias digitais para manter a unidade pastoral e possibilitar aos fiéis a continuidade da experiência da fé, agora em novo ambiente, não físico. A partir da pesquisa e análise bibliográficas, do magistério do Papa Francisco, de autores e pesquisadores da Teologia, da Comunicação, da Sociologia e da Tecnologia, este artigo pretende apresentar perspectivas para uma pastoral na sociedade da informação. A questão norteadora desta reflexão é a interlocução entre o Evangelho e a cultura digital. Concluímos que, para que essa interlocução aconteça, faz-se necessário iniciar um processo de conversão pastoral, com reconhecimento da cultura digital, aprendizado de sua linguagem e corresponsabilidade evangelizadora de todo o povo de Deus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Rogério Luiz de. "A paroquialização como fenômeno geopolítico e estratégia biopolítica no processo de formação da república no Brasil." Revista Eclesiástica Brasileira 78, no. 310 (February 5, 2019): 318. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v78i310.785.

Full text
Abstract:
O artigo tem o objetivo de compreender o processo geopolítico de constituição da República no Brasil a partir das tecnologias do poder pastoral, disciplinar e normalizador adotadas pela Igreja católica. Parte-se do pressuposto de que foi preciso reativar e redefinir o poder pastoral enquanto tecnologia de poder e atribuir à Igreja católica a tarefa de reorganizar a repartição espacial do território brasileiro como condição para a multiplicação dos dispositivos disciplinares na sociedade e para o controle normalizador da população e sua prevenção biossocial. Mais que a criação de dioceses, a proliferação de paróquias constituiuse como a mais eficaz maquinaria geopolítica dos primeiros tempos da República. Esta governabilidade republicana requereu a constituição de uma geopolítica por meio de um poder pastoral para fazer aparecer um novo paradigma tecnológico e ordenador do exercício do poder normalizador e estatal sobre a população brasileira. A República que nasceu no Brasil precisou transformar seu próprio território em mecanismo estratégico e tecnológico de controle da sua população, em vista de uma lógica do biopoder. A paróquia, como organismo administrativo da Igreja católica e modelador do espaço geográfico e político brasileiro, mostrou-se o melhor veículo da ação governamental na tarefa de apresentar a República ao Brasil.Abstract: The objective of the article is to understand the geopolitical process of the Brazilian Republic’s constitution starting from the technological pastoral power, the disciplinary, and the normalizing power adopted by the Catholic Church. It is assumed that it was necessary to reactivate and redefine pastoral power as a technological power and to assign to the Catholic Church the task of reorganizing the spatial distribution of Brazilian territory as a condition for the multiplication of disciplinary devices in society to normalize the control of the population. During the early period of the Republic, the proliferation of parishes established an even more powerful and effective geopolitical power and control over the population than the dioceses. This republican governance required the use of geopolitics by the pastoral power to construct the appearance of a new technological paradigm and implementation of the normalizing of state power over the Brazilian population. The Republic that was established in Brazil needed to transform its own strategic and technological mechanism to control its population, with the view of the logic of biopower. The parish, as an administrative body of the Catholic Church and shaped the Brazilian geographical and political space, proved to be the best vehicle for government action in the task of presenting the idea of the Republic to Brazil.Keywords: Secular republic; Catholic Church; Parishes; Geopolitics; Biopower.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Francisco De Assis Souza. "A DIACONIA NA FALA E NA AUDIÇÃO DE JESUS." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 5, no. 5 (July 29, 2014): 65. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v5i5.63.

Full text
Abstract:
O presente artigo aborda a importância de uma audição holística no decorrer de um aconselhamento pastoral. Tem como exemplo a narrativa encontrada no evangelho de Lucas, em que Jesus, quando caminhava com os discípulos no percurso que os levaria até Emaús, mostra-nos como a diaconia auditiva fez parte de seu ministério. Nos tempos chamados modernos, apesar de toda tecnologia desenvolvida para a comunicação de massa, o ser humano ainda necessita de alguém que esteja ao seu lado, para ouvi-lo, acolhe-lo e orientá-lo. O ouvir de Jesus é dinâmico e sua fala criadora. Assim, aquele que está engajado na diaconia do aconselhamento poderá perceber que a arte de ouvir e aconselhar está para além de métodos frios e impessoais.Palavras-chave: Jesus. Diaconia. Aconselhamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Calonego, Mariana, and Márcio Antônio Gatti. "A lógica algorítmica e a questão do poder: uma reflexão a partir de Foucault." Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade 9, no. 21 (November 11, 2022): 184–95. http://dx.doi.org/10.55028/pdres.v9i21.15869.

Full text
Abstract:
Considerando a presença marcante das tecnologias computacionais no cotidiano das pessoas e o modo como influenciam a aquisição de hábitos na atualidade, este escrito se propõe a analisar, a partir de Foucault (1987; 2008; 2015), o modo de operação do poder através das tecnologias. Para isso, tomamos os conceitos foucaultianos de poder e dispositivo. O primeiro enquanto uma operação implicada e exercida em todas as faces da sociedade, atravessada por um cálculo que tem fins e objetivos específicos, e o segundo, como um aparato, uma rede, que gerencia e faz parte do acontecimento, cuja dimensão teria uma função estratégica dominante. Considera-se que as ferramentas de cálculo computacionais, os algoritmos, influenciam o modo como os usuários navegam na web. Por meio do extrativismo de dados, os algoritmos podem personalizar a experiência dos usuários, promovendo o consumo e o fornecimento voluntário de dados. A ideia de poder pastoral enquanto condução do coletivo e do individual, ao mesmo tempo e numa determinada direção, e a de panoptismo como estratégia de vigilância, parecem apropriadas para considerar uma prática de governo, de direcionamento, via algoritmos. A partir disso, consideramos que as tecnologias digitais compõem uma nova instância de poder acoplada aos discursos neoliberais, que produzem uma sensação de redução entre aquele que detém o poder e quem está submetido a ele, fazendo o sujeito operar o poder sobre si mesmo. Por fim, propomos pensar lutas e resistências enquanto modos de contra condutas a esta forma de governo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pinheiro, Wilma Fernandes, Francisco Judiva Celestino de Sousa, and Samuel De Oliveira Lima. "MÃOS À ARTE." Revista Práxis: saberes da extensão 4, no. 6 (April 19, 2016): 23. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692016v4n6p23-31.

Full text
Abstract:
O projeto de extensão denominado “Mãos à Arte” oferece, desde 2013, oficinas de origami para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica atendidos pela Pastoral do Menor no município de Cajazeiras/PB. Os principais objetivos do projeto são: desenvolver a criatividade e despertar para a preocupação ecológica reutilizando papeis. As oficinas são expositivas e os participantes realizaram atividades individuais e em grupo na confecção de sólidos geométricos, embalagens, brinquedos e peças decorativas utilizando revistas, jornais, tecidos e diferentes tipos de papeis. Os resultados revelam que as oficinas vêm contribuindo para a comunidade atendida e para os extensionistas, à medida que proporcionam, de maneira descontraída, o desenvolvimento do potencial criativo na elaboração de objetos utilitários produzidos com técnica e material de baixo custo. Além disso, o projeto estabelece uma relação entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB) e a referida comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Karla de Oliveira, and Laura Cristina Vieira Pizzi. "A Prova Brasil na ótica das crianças." Revista e-Curriculum 20, no. 2 (June 29, 2022): 611–28. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p611-628.

Full text
Abstract:
As reformas educacionais em curso desde a década de 1990 promoveram mudanças estruturais, principalmente com ênfase e intensificação na política de avaliações em larga escala. As escolas e o professor exercem um papel primordial no processo de condução das crianças que realizam as provas, para que as instituições alcancem as metas da qualidade educacional estabelecida pelas políticas. Neste trabalho, apresentaremos dados de uma pesquisa desenvolvida com a participação das crianças dos 5º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de São Miguel dos Campos – Alagoas que fazem a Prova Brasil. A investigação possui uma abordagem qualitativa, a partir do Estudo de Caso e da Análise do Discurso de Michel Foucault, buscando observar o poder pastoral e que tipo de tecnologias são mobilizadas institucionalmente e o papel docente com as crianças, conduzindo-as para os fins da Prova Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ottaviani, Edelcio Serafim. "Eclesiologia e resistência. As críticas de Comblin e Papa Francisco ao poder pastoral." Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap 4, no. 2 (February 2, 2022): 600–626. http://dx.doi.org/10.25247/2595-3788.2021.v4n2.p600-626.

Full text
Abstract:
Este artigo é fruto da Conferência de encerramento apresentada na II Jornada José Comblin, uma parceria dos Grupos de Pesquisa José Comblin da UNICAP e PUC-SP. Trata das críticas de José Comblin e do Papa Francisco ao poder pastoral, bem como das resistências a ele manifestadas ao longo da história. Parte de uma narrativa transmitida pelo Pe. Philippe Dupriez durante uma entrevista realizada em 30 de junho de 2017, em Ottignies, Bélgica. O motivo é a janela da sala de estar, pela qual o menino Comblin olhava demoradamente o que se passava na rua. Janela e sua simbologia é o pretexto para pensar o jogo de representações e suas implicações nas estratégias e tecnologias do poder clerical. “Para além da janela” é a expressão para mostrar a tentativa dos dois em escapar do que julgam uma armadilha e uma limitação negativa para a evangelização: os enquadramentos do poder clerical, expressos sobretudo pela Cúria Romana. O artigo se divide em três partes. A primeira aprofunda a significação da janela, por meio da primorosa análise de Michel Foucault do quadro As Meninas de Diego Velázquez, em As Palavras e as Coisas. A segunda, revela a visão de mundo do teólogo e do Papa para além da janela. A terceira mostra a crítica de ambos ao poder pastoral e os antídotos para a libertação de suas amarras, assim como o caminho para liberdade no seguimento de Jesus, Ele sim o Bom Pastor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Zanette, Jaime Eduardo, Michele Leguiça, and Jane Felipe. "“Mas o que tinha no meu corpo?” Discutindo sobre infâncias e transexualidade." Educação, Ciência e Cultura 24, no. 3 (November 29, 2019): 109. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v24i3.5512.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que tem por objetivo discutir e tensionar a construção e (des)arranjos dos scripts de gênero nas infâncias, percebendo as situações que estão em jogo quando o assunto se refere à constituição de corpo, gênero e sexualidade das crianças, especialmente em relação ao tema da transexualidade. A metodologia utilizada foi a da entrevista-narrativa com três mulheres trans e três homens trans . Buscando apoio teórico nos Estudos de Gênero, de inspiração pós-estruturalista, bem como nos Estudos Queer, pode-se concluir que: a) a transexualidade é uma expressão identitária de caráter contingente que sofre constantemente regulações cisheteronormativas, de ordem social e familiar. b) o poder pastoral e a hipótese repressiva tornam-se tecnologias com vistas na regulação dos corpos. c) mesmo diante de todas as repressões sofridas, as crianças que apresentam variante de gênero operam técnicas para subverter a cisheteronorma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rago, Margareth. "As marcas da pantera, 25 anos depois..." Cadernos de História da Educação 19, no. 2 (May 5, 2020): 319–34. http://dx.doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-3.

Full text
Abstract:
25 anos após a publicação do artigo “As Marcas da Pantera: Michel Foucault na Historiografia Brasileira”, Foucault continua a nos surpreender com suas ousadas reflexões. Recentemente publicado, o livro As confissões da carne completa sua genealogia do sujeito moderno, apontando para dimensões profundamente enraizadas em nossa psique. Sua pesquisa arqueogenealógica sobre os regimes de verdade que regem nossas vidas, amplia-se ao abranger os primeiros anos do cristianismo e ao revelara dívida que este mantém com o estoicismo. Em seus cursos, Foucault traz contundentes reflexões sobre a migração da confissão e do poder pastoral para fora dos muros da igreja e para sua incorporação no Estado moderno, chegando aos nossos dias, marcados pelo neoliberalismo. Coma noção de governo de si e do outro, problematiza novas tecnologias do poder, enquanto as “contracondutas” remetem à maneira pela qual as práticas da liberdade são experimentadas frente à governamentalidade cristã ou neoliberal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Garcia, Maria Manuela Alves. "Didática e trabalho ético na formação docente." Cadernos de Pesquisa 39, no. 136 (April 2009): 225–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742009000100011.

Full text
Abstract:
O trabalho discute o funcionamento de pedagogias e didáticas que se denominam críticas e progressistas no governo da conduta dos docentes críticos e intelectuais educacionais de esquerda, no Brasil das décadas finais do século passado. Apropriando-se das investigações de Michel Foucault acerca da ética e dos modos de subjetivação, explora as formas de trabalho ético e a moralidade da conduta pedagógica e docente instituídas no país pelas pedagogias críticas em algumas vertentes do discurso pedagógico brasileiro, como no pensamento de Paulo Freire, e também no pensamento de Dermeval Saviani, do início dos oitenta, dividindo as lutas do campo intelectual da educação brasileira a esse tempo. Dá ênfase a uma descrição da tecnologia pedagógica crítica posta em exercício por essas pedagogias nos cursos de formação docente em nível superior e em outros níveis de ensino, que alia a fabricação de uma moral pastoral e ascética implicada no esclarecimento das consciências e exercícios centrados em uma hermenêutica do eu que tem como característica, entre outras, a decifração de si.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Costa, Carmen Lúcia de Bartolo, Vladimir Camelo Pinto, Orlando Lima Cardoso, Marcelo Massakazu Baba, Ivan Torres Pisa, Domingos Palma, and Daniel Sigulem. "BabyCare: apoio à decisão na atenção primária materno-infantil com computadores de mão." Ciência & Saúde Coletiva 15, suppl 2 (October 2010): 3191–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232010000800024.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa foi desenvolver um instrumento digital - aqui denominado Sistema BabyCare - para coleta, armazenamento e apoio à decisão dos profissionais de saúde e demais envolvidos na assistência primária infantil em comunidades carentes. Esse sistema baseia-se em tecnologias de dispositivos móveis para utilização local em unidades básicas de saúde em comunidades carentes, assistidos ou não pelo Programa/Estratégia Saúde da Família (PSF), organizações não governamentais, ambulatórios e hospitais. Utilizou-se Java como linguagem de programação. Foram realizadas avaliações sobre o uso do sistema na cidade de São Paulo, envolvendo 62 usuários com diferentes formações, incluindo voluntários da Pastoral da Criança e do PSF. Os questionários aplicados resultam em alto índice de aceitação geral (98,3%); treinamento in loco considerado adequado (91,9%); percepção na melhoria na rotina e na redução de tempo da consulta (100,0%) e na redução no volume de documentos (96,7%). Conclusão: o protótipo apresentou-se robusto e eficiente para uso em comunidades carentes com infraestrutura precária de informática e telecomunicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ayouch, Thamy. "Libido, desejo e carne." Boletim Formação em Psicanálise 28, no. 1 (January 10, 2020): 18–41. http://dx.doi.org/10.56073/bolformempsic.v28i1.14.

Full text
Abstract:
A psicanálise faz parte da “grande família de tecnologias sexuais”, Foucault argumenta no primeiro volume da História da sexualidade, e está intimamente associada à história do dispositivo de sexualidade, que constitui a sua arqueologia. A recente publicação póstuma do quarto volume desta obra permite refinar a leitura da psicanálise por Foucault e esclarecer sua filiação com o poder pastoral. A genealogia do sujeito de desejo através da problematização da carne cristã parece ser uma genealogia implícita da psicanálise. Cabe, portanto, perguntar em que consiste essa extensão indireta da arqueologia da psicanálise estabelecida na Vontade de Saber pela sua genealogia implícita nas Confissões da carne, e a que essa genealogia revela. Surge aqui a questão de saber se a própria psicanálise não pode participar dessa genealogia realizada por Foucault, assumindo sua função de “saber perspectivado” e de epistemologia situada. A explicitação dos escritos dos padres apostólicos por Foucault servirá de bússola para repensar as noções de sexualidade, poder, e sujeito nas teorizações e práticas analíticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Assis, Edjane Gomes de. "A crise pandêmica e a noção de empreendedorismo no discurso publicitário." Línguas e Instrumentos Linguísticos 24, no. 47 (October 1, 2021): 210–34. http://dx.doi.org/10.20396/lil.v24i47.8660936.

Full text
Abstract:
Com base na Análise do Discurso de linha francesa, na esteira de teóricos como Pêcheux, Foucault e Courtine, o artigo objetiva investigar a noção de empreendedorismo materializada na campanha publicitária “Aguente firme para reinventar o futuro”, do Banco Bradesco. Sabemos que a mídia, através do dizer publicitário, promove sentidos. E nesta crise sanitária com consequências no setor econômico, o discurso aparece com o objetivo de dialogar diretamente com um público – o empreendedor. Observamos que a articulação de elementos constituídos nesta peça publicitária emoldura os efeitos que a empresa propõe recriar na instância social. Tais elementos funcionam como dispositivos disciplinares para gerar lucro. Há uma proposta de recriar um sentido de resiliência, companheirismo e motivação, a fim de que este empreendedor sinta-se representado por uma empresa que pensa no futuro. Com estas tecnologias disciplinares que se aproximam de um poder pastoral, a empresa propõe docilizar os sujeitos e torná-los corpos úteis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Santi, Giancarlo. "El debate sobre la identidad de las nuevas iglesias." Actas de Arquitectura Religiosa Contemporánea 2, no. 2 (October 23, 2013): 1–8. http://dx.doi.org/10.17979/aarc.2011.2.2.5047.

Full text
Abstract:
En Italia, en las seis décadas siguientes al fin de la Segunda Guerra Mundial, antes y después del Concilio Vaticano II, se han construido en los plazos más breves que permitía la tecnología y que la situación requería entonces, un número extraordinariamente elevado de nuevas iglesias. Los motivos que explican una voluntad constructora tan vasta y rápida que, creo, no tiene precedentes en otras épocas históricas, son varios: las enormes destrucciones bélicas, los terremotos recurrentes (Belice, Friuli, Irpinia, Umbría, Marche, Abruzzo), el notable crecimiento demográfico, las rápidas y profundas transformaciones económicas y sociales que ha atravesado el país y que han provocado un intenso y generalizado proceso de urbanización, etc. En el espacio de sesenta años, la Italia agraria se ha convertido en un país industrial, y después, en postindustrial. No se conoce el número exacto de iglesias construidas en Italia durante la segunda mitad del siglo XX; los expertos estiman que puede oscilar en torno a cinco mil. Se trata de un número francamente alto, que se corresponde con una voluntad igualmente decidida desde el punto de vista proyectual, pastoral y económico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Martínez, Julio L. "Por una teología moral en salida." Estudios Eclesiásticos. Revista de investigación e información teológica y canónica 97, no. 381-382 (September 21, 2022): 307–53. http://dx.doi.org/10.14422/ee.v97.i381-382.y2022.002.

Full text
Abstract:
El centenario de la revista Estudios Eclesiásticos es una ocasión propicia para abordar los principales desafíos pastorales, epistemológicos, antropológicos y eclesiológicos que vive la teología moral católica, en un cambio de época donde los asuntos fronterizos arrecian y la conciencia de vulnerabilidad e incertidumbre —tanto a niveles micro como macrosociales— se vuelven críticas. Afrontar hoy los enormes retos que plantea la tecnología, el multiculturalismo, la sostenibilidad medioambiental y social, la desigualdad creciente o la movilidad humana, nos pone ante la urgente necesidad de desatar nudos intraeclesiales que aún atenazan a la teología moral y reaccionar a la irrelevancia a la que la posmodernidad digital somete toda propuesta moral que brote del Evangelio. Siguiendo la orientación del magisterio del papa Francisco, este artículo se adentra en el valor práctico del discernimiento para ver cómo desde él categorías como pueblo de Dios, sinodalidad, sensus fidei fidelium, conciencia, verdad, diálogo, encuentro o cuidado retoman prestancia y vigor para pensar y vivir la moral cristiana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Steiner, Philippe. "Economy as matching." Política & Sociedade 18, no. 43 (March 17, 2020): 14–45. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2019v18n43p14.

Full text
Abstract:
Recentemente, uma nova definição da economia apareceu onde o conceito de match ocupa um lugar central. Matching significa que existem algumas questões específicas relacionadas à associação efetiva de um determinado recurso a uma determinada pessoa. O match pode, portanto, parecer uma extensão da questão tradicional relacionada à distribuição da riqueza; contra essa aparência, o presente artigo enfatiza que algo mais está em jogo quando se trata de entender como o match é realmente implementado. A primeira parte do artigo é dedicada a explicar o que se entende por match no estado atual da economia, com ênfase especial nas obras de Alvin Roth. A segunda parte é sobre os fundamentos sociológicos da abordagem através do match em relação às questões econômicas, mostrando como ela é diferente do mercado. Finalmente, a terceira parte conecta a economia como match à compreensão de pastorado de Michel Foucault, focalizando as mudanças trazidas pela enorme quantidade de dados e a tecnologia necessária para implementar uma nova forma de governamentalidade, aquela em que, na esteira do antigo preceito religioso, requer que o líder governe a população como um todo e cada indivíduo em particular (“omnes et singulatim” nos termos de Foucault).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

BRANDáƒO, BEATRIZ, and JONATAS CARVALHO. ""PROGRAMA DE BRAá‡OS ABERTOS" E AS POLáTICAS DE DROGAS NA SOCIEDADE DE CONTROLE: um diálogo histórico-antropológico." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 14, no. 24 (December 21, 2017): 184–206. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v14i24.606.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente artigo tem por objetivo compreender alguns caminhos percorridos no contexto da polá­tica de drogas dentro de uma sociedade do controle, apresentando e problematizando esses dois conceitos. Para tal, foi analisado um programa polá­tico que foge das correntes definições e práticas encontradas até então: o Programa de Braços Abertos (DBA) implementado na gestão de Fernando Haddad, entre os anos de 2014 e 2016, na região da Cracolá¢ndia, em São Paulo. A região é reconhecida pelas intervenções polá­ticas com a prática higienista e compulsória, que vão de encontro á s liberdades individuais. A fim de compreender a nova visão e ação trazida pelo DBA frente a uma repetição histórica de gerências e operações, houve uma reflexão sobre a biopolá­tica, a atuação dos programas pastores e o lugar do DBA dentro do conjunto de tecnologias do dispositivo droga. Nesse tocante, outro objetivo desenvolvido foi situar as novas ordenações dos modelos de tratamento, como a Redução de Danos e as Comunidades Terapêuticas. Palavras-chave: Polá­tica de Drogas. Programas Pastores. Redução de Danos. Comunidades Terapêuticas. Cracolá¢ndia. De Braços Abertos.”THE OPEN ARMS PROGRAM” AND DRUGS POLITICS AT THE CONTROL SOCIETY”: a historical-anthropological dialogue. Abstract: The purpose of this article is to comprehend some of the directions taken in the context of drug policy within a control society, presenting and problematizing these two concepts. For that, a political program was analyzed that is distinct from the current definitions and practices found until now. The program to be analyzed is the ”Programa de Braços Abertos (DBA)”, which was implemented under the management of Fernando Haddad, between 2014 and 2016, in the region of ”Cracolá¢ndia”, in São Paulo. This region is recognized by the political interventions with the hygienist and compulsory practices that go against individual freedoms. In order to understand the new vision and action brought by the DBA against a historical repetition of managements and operations, there was a reflection on biopolitics, the work of pastoral programs and the place of DBA within the set of drug device technologies. At this point, another objective developed was to stablish the new ordinances of treatment models, such as Harm Reduction and Therapeutic Communities.Keywords: Drug Policy. Pastoral Programs. Harm Reduction. Therapeutic Communities. Cracolá¢ndia. De Braços Abertos. "PROGRAMA DE BRAZOS ABIERTOS" Y LAS POLáTICAS DE DROGAS EN LA SOCIEDAD DE CONTROL: un diálogo histórico-antropológico Resumen: El presente artá­culo tiene por objetivo comprender algunos caminos recorridos en el contexto de la polá­tica de drogas dentro de una sociedad del control, presentando y problematizando esos dos conceptos. Para ello, se analizó un programa polá­tico que huye de las corrientes definiciones y prácticas encontradas hasta entonces: el Programa de Brazos Abiertos (DBA) implementado en la gestión de Fernando Haddad, entre los años 2014 y 2016, en la región de Cracolá¢ndia, en São Paulo. La región es reconocida por las intervenciones polá­ticas con la práctica higienista y obligatoria, que van en contra de las libertades individuales. A fin de comprender la nueva visión y acción traá­da por el DBA frente a una repetición histórica de gerencias y operaciones, hubo una reflexión sobre la biopolá­tica, la actuación de los programas pastores y el lugar del DBA dentro del conjunto de tecnologá­as del dispositivo droga. En este contexto, otro objetivo desarrollado fue situar las nuevas ordenaciones de los modelos de tratamiento, como la Reducción de Daños y las Comunidades Terapéuticas.Palabras clave: Polá­tica de Drogas. Programas Pastores. Reducción de Daños. Comunidades Terapéuticas. Cracolá¢ndia. De Brazos Abiertos. ”LE PROGRAMME ဠBRAS OUVERTS” ET LES POLITIQUES DE DROGUES DANS LA SOCIÉTÉ DE CONTRá”LE: un dialogue historico-anthropologiqueRésume: Cet article vise á étudier quelques cheminements empruntés par la politique des drogues dans le contexte d”™une société de contrôle, tout en présentant et en problématisant ces deux concepts. Pour cela, les auteurs se concentrent sur un programme politique qui échappe aux définitions courantes et aux pratiques identifiées jusqu”™á présent: le programme « ဠBras Ouverts (DBA) » implanté au cours du mandat du préfet Fernando Haddad, entre les années 2014 et 2016, dans la région de la cracolá¢ndia, á São Paulo. Cette région est réputée pour avoir fait l”™objet d”™interventions politiques inspirées par les pratiques hygiénistes, fondées sur la contrainte et qui vont á l”™encontre des libertés individuelles. Afin de comprendre la nouvelle vision et les nouvelles pratiques promues par le DBA, par contraste avec la répétition des programmes et actions antérieurs, les auteurs réfléchissent sur les formes de la biopolitique, le rôle des « programmes pastoraux », et la place du DBA á l”™intérieur d”™un ensemble de technologies propres aux dispositifs de gouvernement des drogues. Un autre aspect de leur travail consiste á examiner les nouveaux impératifs contenus dans ces modá¨les de traitement comme la Réduction des Risques et les Communautés thérapeutiques.Mots-clés: Politique des Drogues. Programmes Pastoraux. Réductions de Risques. Communautés thérapeutiques. Cracolá¢ndia. De Braços Abertos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Fisso, Maria Beatrice, and Elio Sgreccia. "Etica dell’ambiente." Medicina e Morale 45, no. 6 (December 31, 1996): 1057–82. http://dx.doi.org/10.4081/mem.1996.892.

Full text
Abstract:
Gli autori presentano in questa prima parte del loro scritto quella che sarà l’introduzione a una raccolta bibliografica commentata, di prossima pubblicazione, in merito ad alcune questioni di etica ambientale. Dapprima vengono indicate le tappe in cui l’evoluzione della civiltà è stata condizionata nel corso del tempo dal rapporto uomo-ambiente: civiltà primitiva, pastorale, industriale e tecnologica o nucleare o spaziale o, anche detta, della rivoluzione genetica. Successivamente viene mostrato come a partire dalla seconda metà degli anni Settanta si è data progressivamente una diversa rilevanza alla natura, non considerata più un semplice oggetto di studio da parte delle scienza, ma reputata degna di riflessione etica. Da questo momento infatti l’etica ambientale ha acquisito la forza di una disciplina istituzionale. Tuttavia il dibattito filosofico su questi argomenti si è sviluppato negli ultimi quindici anni soprattutto nei Paesi di lingua inglese, mentre in Italia si trova ancora in una fase iniziale. Il pensiero filosofico classico è sempre stato impostato in modo fortemente antropocentrico; ma negli anni Settanta alcuni filosofi hanno cercato di superare questo approccio per proporre una visione meno antropocentrica o addirittura ecocentrica. Dopo una accurata disamina di queste diverse correnti di pensiero gli autori concludono questa prima parte del loro articolo respingendo sia gli estremismi delle ecofilosofie, sia l’opinione di quanti credono nella illimitata possibilità di sfruttamento della natura, infatti le nuove acquisizioni scientifiche e culturali impongono di ripensare il rapporto uomo-natura al fine di stabilire dei principi etici che orientino la condotta umana in questo settore.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Lopes, Carlos, and Guadalupe Correa Mota. "A educação a distância na Igreja Católica na América Latina e no Caribe. Vantagens, desafios e possibilidades na formação de missionários(as)." Revista Eclesiástica Brasileira 67, no. 268 (April 9, 2019): 962. http://dx.doi.org/10.29386/reb.v67i268.1488.

Full text
Abstract:
Para formação de missionários e missionárias, principalmente leigos, que desempenhem a missão da Igreja Católica na América Latina e no Caribe, os Autores propõem a modalidade da Educação a Distância (EAD). As características da EAD, seus modelos de utilização, as vantagens e os desafios são transversalmente marcados pela idéia-força de que essa modalidade educacional deve ser apropriada para cumprir a supra-citada missão e servir como espaço para a partilha de oportunidades e saberes de um “exército capilar de missionários”, que também deve ser habilitado para o diálogo com os desafios decorrentes de culturas emergentes e para o uso de tecnologias de informação e comunicação já tão comuns no nosso cotidiano, mas ainda, via de regra, alheios ao âmbito da ação pastoral.Abstract: For the educational development of male and female lay missionaries that will perform the mission of the Catholic Church in Latin America and the Caribbean, the authors suggest the Distance Education modality (DE). The DE’s features, its utilization models, its advantages and challenges are transversally marked by the idea that this educational modality must be adequate to fulfill the above-mentioned mission and can be used as a space where the opportunities and knowledge of a “capillary army of missionaries” may be shared. This “army” must also be capable of facing the challenges resulting from the emerging cultures and of making use of the information and communication technologies that are now so familiar to our everyday life, but, on the whole, are still unfamiliar to the pastoral action.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Natividade, Marcelo, and Tainah Biela Dias. "Pastorais sexuais e gestão da vida íntima: casamento, afetividades e violência em igrejas inclusivas*." Cadernos Pagu, no. 66 (2022). http://dx.doi.org/10.1590/18094449202200660014.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo aborda o tema das pastorais sexuais em igrejas evangélicas inclusivas no Brasil. Focaliza as relações entre experiências LGBTQIA+, instituições religiosas, formas de gestão da vida íntima e políticas de subjetividade, além de discutir os usos e impactos de tecnologias e pedagogias do sujeito em aconselhamentos pastorais a partir de dados de pesquisa nas regiões sudeste e nordeste do Brasil. Também examina concepções correntes em dois eixos principais: casamento como direito e vida íntima; e experiências de violência conjugal ou violência íntima. A hipótese sustentada é a da existência de uma pedagogia do igualitarismo e da não violência, nas percepções de lideranças e fiéis, tanto nas igrejas LGBTQIA+ protestantes como nas igrejas pentecostais inclusivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Emboava, Marialice Nogueira, and Simone Maria Rocha. "Saúde na televisão e a modernização do poder pastoral." Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde 11, no. 4 (December 31, 2017). http://dx.doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1334.

Full text
Abstract:
Este artigo busca identificar como o discurso instituído do risco à saúde é construído no programa BemEstar (TV Globo). Para tanto, apresenta-se a televisão como “analítica de governo”, ou seja, como umrecurso para adquirir e coordenar técnicas para gerir vários aspectos da vida do telespectador. Os conceitosde governamentalidade e tecnologia cultural embasam o estudo que mostra também como o poder pastoralatua na contemporaneidade. Utiliza-se a metodologia dos modos de endereçamento e se conclui que um dosmodos de inserção do discurso no Bem Estar é instrucional: permeia todo o programa e pode despertar emalguns telespectadores o desejo e o prazer de aprender, como evidencia o quadro Aprendi com o Bem Estar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Silva, Juliana Ferreira da, and Luender Rytchell Martins Silva. "Pastores da cura: historiografia de discursos e intervenções médico-criminológicas sobre a homossexualidade no Brasil (1930-1940)." Mnemosine 16, no. 2 (December 8, 2020). http://dx.doi.org/10.12957/mnemosine.2020.57672.

Full text
Abstract:
O estudo parte dos trâmites parlamentares ocorridos entre 2009 e 2013, quando se discutiu a possibilidade de psicólogos intervirem na orientação sexual de sujeitos homossexuais. O trabalho discute atravessamentos morais religiosos no campo da psicologia e na esfera da política republicana, propondo uma narrativa histórica das intervenções médicas e psicológicas sobre a homossexualidade no Brasil, com recorte no período 1930-1940. Argumenta-se que essa disputa no campo psi evidencia dispositivos de controle sobre os modos de existência contra-hegemônicos, que reatualizam lógicas de funcionamento dos saberes psiquiátrico e criminológico do início do século XX. Conclui-se que as tentativas de captura da psicologia, enquanto saber-poder posto a serviço da repatologização da homossexualidade explicitam um projeto de poder mais abrangente, cujas tecnologias estão relacionadas ao exercício do poder pastoral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pires do Amaral, Sara Lorena, Iago Prina, and Alessandra Santos Sales. "INTERVENÇÃO EDUCATIVA EM SAÚDE A RESPEITO DO TÉTANO NEONATAL E COTO UMBILICAL." Saúde.com 16, no. 3 (February 8, 2021). http://dx.doi.org/10.22481/rsc.v16i3.5387.

Full text
Abstract:
O presente estudo classifica-se como qualitativo exploratório e descritivo na modalidade de relato de experiência, trazendo a importância da educação em saúde como forma de promover o conhecimento sobre higienização do coto umbilical. Neste contexto, objetivou-se relatar a experiência da ação educativa em saúde a respeito do tétano neonatal, assim como se propôs, a um olhar crítico-reflexivo sobre a probabilidade de uma diminuição nos números de óbitos neonatais, levando em consideração o conhecimento materno, as crenças e os valores de cada geração através de uma experiência em ação educativa em saúde. Foi realizada uma oficina na cidade de Jequié, com a presença de 20 mulheres no Salão Pastoral Catedral de Santo Antônio, que atende a população da cidade, como atividade programada do projeto de extensão intitulado “Programada Educativo de Saúde Coto Umbilical", vinculado à Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), projeto que acolhe como voluntários graduandos do curso de Enfermagem da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC). Durante a oficina falamos com uma linguagem clara, objetiva e dialética sobre qual seria a maneira correta de realizar a limpeza asséptica do coto umbilical, levando em consideração tudo que foi relatado pelas participantes, seus medos, percepções e métodos de limpeza do coto anteriormente citados por elas. Depois de uma breve introdução entregamos cartilhas educativas e folders ilustrativos para que fosse feita a exposição através do recurso audiovisual sobre qual tipo de limpeza do coto seria a correta favorecendo o processo de cicatrização, abrangendo ainda quais os tipos de banho e as formas de prevenção do TNN. Por fim, vale ressaltar que o recém-nascido e a puérpera necessitam não somenteos familiares, mas de toda a equipe dos profissionais de saúde uma atenção significativa de cuidado que os favoreça uma qualidade de vida ideal. Devendo para tanto, os profissionais envolvidos no cuidado ao recém-nascido, levarem em consideração os recursos utilizados na prática de cuidado ao coto que envolve as crendices, ritos e mitos, no sentido de atentarem para os riscos que as práticas populares podem causar à saúde e, a partir desse reconhecimento promover um cuidado essencial, ideal e necessário para o bebê.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Santa Fe UTN, Facultad Regional. "II Jornadas de Enseñanza de Materias Básicas - JEMB 2022." AJEA, no. 18 (February 10, 2023). http://dx.doi.org/10.33414/ajea.1157.2023.

Full text
Abstract:
Las II Jornadas de Enseñanza de Materias Básicas (JEMB 2022): “Las ciencias básicas, el nexo entre la escuela secundaria y la universidad” organizadas por el Departamento Materias Básicas de la Universidad Tecnológica Nacional, Facultad Regional Santa Fe, se llevaron a cabo los días jueves 24 y viernes 25 de noviembre de 2022. En las mismas se compartieron experiencias y/o resultados de investigaciones, en relación con la enseñanza de ciencias básicas y la articulación entre escuela secundaria y universidad. A su vez, se realizaron debates sobre las exposiciones y se dictaron talleres para docentes y estudiantes de nivel medio y universitario. Se presentaron 33 trabajos y 11 propuestas de talleres y participaron de las jornadas 80 personas entre disertantes, expositores, colaboradores y asistentes (docentes y estudiantes de carreras de ingeniería y de la educación media). Los tópicos que se abordaron en las jornadas fueron: La vinculación del nivel medio con la universidad. La didáctica en la universidad y la práctica docente universitaria. Las tecnologías aplicadas en educación (TAE). La evaluación de los aprendizajes y de la enseñanza. La vinculación de las investigaciones con la enseñanza de la ingeniería. Proyectos y/o experiencias de aplicaciones de ingeniería. Además se contó con propuestas de talleres didácticos para la articulación de escuelas secundarias a carreras de ingeniería En el presente documento se recopilan cada uno de los trabajos presentados en cada área temática. Autoridades: Universidad Tecnológica Nacional (UTN) – República Argentina Rector: Ing. Ruben Soro Vicerrector: Ing. Haroldo Avetta Facultad Regional Santa Fe – UTN Decano: Esp. Ing. Eduardo Donnet Vicedecana: Dra. Ing. Eva Silvana Casco Comité Organizador UTN – FRSF Directora Dpto. Materias Básicas: Dra. Ing. Eva Silvana Casco Secretaria Dpto. Materias Básicas: Ing. Susana Noemí Roldán Ing. María Elvira Rodríguez Lic. Virginia Heritier Lic. Paola Carina Iglesia Dra. Vanina Mazzieri Comité Evaluador: UTN Santa Fe Mg. Sonia Pastorelli Dra. Eva Silvana Casco Dr. Alfonso Gimenez Uribe Mg. Marcela Susana Ambrosini Dra. Mauren Fuentes Mora Dra. Vanina Mazzieri Mag. Lic. Claudio Enrique Dr. Jorge Rubén Vega Dr. Diego Oliva UTN Avellaneda Mg. Gustavo Bender Dra. Karina Ferrando Esp. Ing. Leonardo Melo UTN Rafaela Dra. María Cecilia Panigatti Avales y Auspiciantes: Colegio de Ingenieros Especialistas Distrito I (CIE I)Ministerio de Producción, Ciencia y Tecnología de la Provincia de Santa Fe
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Souza Júnior, Alessandro Marques de Souza Júnior, Jordânya Feitosa Soares, Sérvulo da Costa Rodrigues Neto, André Paulo Gomes Simões, and Abrahão Alves de Oliveira Filho. "Perspectiva do uso de punica granatum e plantago major no tratamento de úlcera traumática." ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 8, no. 11 (June 4, 2020). http://dx.doi.org/10.21270/archi.v8i11.4238.

Full text
Abstract:
Introdução: A população demonstra um interesse cada vez maior por terapias menos agressivas, e os medicamentos fitoterápicos surgem como uma alternativa, levando-se em conta que as pessoas acreditam nos benefícios do tratamento natural e vêem na fitoterapia um método de cura e prevenção mais barato e acessível. Porém, a maior parte de informações sobre o uso de fitoterápicos na área da Odontologia provem da sabedoria popular, sendo ainda muito escassas pesquisas a respeito de indicações, efeitos tóxicos e formas de uso das plantas. Objetivo: Buscou-se verificar a possibilidade de Punica granatum e Plantago major poderem interferir de forma positiva no tratamento da úlcera traumática. Metodologia: Diante disso, foi realizada uma revisão de literatura em um período que compreende os anos de 2012 a 2018 nas plataformas de pesquisa Google Acadêmico, Scielo (Scientific Eletronic Library Online) e PubMed (National Center for Biotechnology Information). Conclusão: A literatura relata que tanto a Plantago Major, mais conhecida como tanchagem, como a Punica Granatum(romã), possuem várias atividades farmacológicas, dentre as relevantes ao tratamento dessa patologia estão os efeitos anti-inflamatórios, cicatrizante, antimicrobiana e antioxidante, que podem atuar de maneira sinérgica. De tal modo, urge que cada vez mais se fomente o interesse pela Fitoterapia aplicada à Odontologia.Descritores: Fitoterapia; Odontologia; Plantago Major; Romã (Fruta).ReferênciasAleluia CM, Procópio VC, Oliveira MTG, Furtado PGS, Giovannini JFG, Mendonça SMS. Fitoterápicos na odontologia. Rev Odontol Univ Cid São Paulo. 2017;27(2):126-34.Nascimento Júnior BJ, Tínel LO, Silva ES, Rodrigues LA, Freitas TON, Nunes XP et al. Avaliação do conhecimento e percepção dos profissionais da estratégia de saúde da família sobre o uso de plantas medicinais e fitoterapia em Petrolina-PE, Brasil. Rev bras plantas med. 2016;18(1):57-66.Castro RD, Oliveira JA, Vasconcelos LC, Maciel PP, Brasil VLM. Brazilian scientific production on herbal medicines used in dentistry. Rev bras plantas med. 2014;16(3):618-27.Cruz MT. Fitoterápicos: Estudos com plantas para fins terapêutico e medicinal. Acervo da Iniciação Científica, 2013.Souza GFM, Silva MRA, Mota ET, Torre AM, Gomes JP. Plantas medicinais x raizeiros: Uso na odontologia. Rev cir traumatol buco-maxilo-fac. 2016;16(3):21-9.Evangelista SS, Sampaio FC, Parente RC, Bandeira MFCL. Phytotherapics in Odontology: ethnobotanical study in Manaus. Rev bras plantas med. 2013;15(4):513-19.Barbosa VLSA, Nóbrega DRM, Cavalcanti AL. Estudo bibliométrico de pesquisas realizadas com fitoterápicos na Odontologia. RBCS. 2012;16(2):123-30.Souza LRG. Prescrição de fitoterápicos por estudantes dos cursos de odontologia das universidades públicas do Rio Grande do Norte [monografia]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2014.Moreira W. Revisão de literatura e desenvolvimento científico: conceitos e estratégias para confecção. Janus. 2004;1(1):19-31.Neville BW, Damm DD, Allen CM, Bouquot JE. In: Lesões físicas e químicas. Rio de Janeiro: Elsevier; 2009.Nobre IBB, Athias RB. Lesões bucais causadas pelo uso de próteses dentárias removíveis [monografia]. Porto Velho: Centro Universitário São Lucas; 2017.Peixoto APT, Peixoto GC, Alessandrettic R. Relação entre o uso de prótese removível e úlcera traumática: revisão de literatura. J Oral Invest. 2015;4(1):26-32.Teixeira DS. Efeito da aplicação tópica de clorexidina, iodopovidona e eritromicina no reparo de úlceras traumáticas em ventre lingual de ratos: Análise clínica, histológica e microbiológica [dissertação]. Porto Alegre: Faculdade de Odontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; 2017.Ladehoff LV. Prótese parcial removível e suas possíveis falhas biológicas contribuições da literatura [monografia]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2015.Rossato AE, Pierini MM, Amaral PA, Santos RR, Citadini-Zanette V. Plantago major L.: Tansagem. In: Rossato AE. Fitoterapia racional: aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos. Florianópolis: DIOESC; 2012.Ventura PAO, Jesus JPO, Nogueira JRS, Galdos-Riveros Alvaro Carlos. Análise fitoquímica e avaliação da susceptibilidade antimicrobiana de diferentes tipos de extratos de Plantago major L. (Plantaginaceae). Infarma. 2016;28:33-9.Lacerda SRL. Estudo microbiológico da ação de extratos vegetais hidroalcoólicos sobre microorganismos bucais [monografia]. Campina Grande: Universidade Estadual da Paraíba; 2012.Monteiro MHDA. Fitoterapia na odontologia: Levantamento dos principais produtos de origem vegetal para saúde bucal [monografia]. Rio de Janeiro: Instituto de Tecnologia de Fármacos – Farmanguinhos / FIOCRUZ; 2014.Najafian Y, Hamedi SS, Farshchi MK, Feyzabadi Z. Plantago major in traditional persian medicine and modern phytotherapy: a narrative review. Electron Physician. 2018;10(2):6390-99.Treviño S, Aguila-Rosas J, Gonzalez-Coronel MA, Carmona-Gutierrez G, Rubio-Rosas E, López-López G et al. Estudios preliminares de caracterización y acción cicatrizante de nanomatrices de ZnO con extracto de Plantago major en la piel de rata. Rev mex cienc farm. 2014;45(4):1-7. Baptista LBM. Avaliação in vitro da atividade antimicrobiana e antioxidante de extratos fitoterápicos produzidos na pastoral da saúde de venda nova do Imigrante-ES [dissertação]. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo - UFES; 2012.Santos KB. Teores de compostos bioativos e capacidade antioxidante das folhas da tansagem (Plantago major) [monografia]. Apucarana: Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; 2017.Bezerra AS, Stankievicz AS, Kaufmann AI, Machado AAR, Uczay J. Composição nutricional e atividade antioxidante de plantas alimentícias não convencionais da região Sul do Brasil. Arq Bras Alim. 2017,2(3):182-88.Bhandary SK, Kumari S, Bhat VS, KP S, Bekal MP, Sherly S. Preliminary phytochemical screening of various extracts of punica granatum peel, whole fruit and seeds. J Health Sci. 2012;2(4):34-8.Santos MGC, Nóbrega DRM, Arnaud RR, Santos RC, Gomes DQC, Pereira JV. Punica granatum Linn. prevention of oral candidiasis in patients undergoing anticancer treatment. Rev odontol UNESP. 2017;46(1):33-8. Jasuja ND, Saxena R, Chandra S, Sharma R. Pharmacological characterization and beneficial uses of Punica granatum. Asian J Plant Sci. 2012;11(3):251-67.Tozetto JT, Tozetto AT, Hoshino BT, Andrighetti CR, Ribeiro EB, Cavalheiro L et al. Extract of Punica granatum L.: An alternative to BHT as an antioxidant in semissolid emulsified systems. Quím Nova. 2017;40(1):97-104.Rahimi HR, Arastoo M, Ostad SN. A comprehensive review of punica granatum (pomegranate) properties in toxicological, pharmacological, cellular and molecular biology researches. Iran J Pharm Res. 2012;11(2):385-400.Nascimento Júnior BJ, Santos AMT, Souza AT, Santos EO, Xavier MR, Mendes RL et al. Estudo da ação da romã (Punica granatum L.) na cicatrização de úlceras induzidas por queimadura em dorso de língua de ratos Wistar (Rattus norvegicus). Rev bras plantas med. 2016;18(2):423-32.Ghalayani P, Zolfaghary B, Farhad AR, Tavangar A, Soleymani B. The efficacy of Punica granatum extract in the management of recurrent aphthous stomatitis. J Res Pharm Pract. 2013(2):88-92.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography