Academic literature on the topic 'Tecnologia BCD'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tecnologia BCD.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tecnologia BCD"

1

Castro, Ana Paula Ocaña, Bruna Carine Pasa, Kátine Marchezan Estivalet, Aline Sarturi Ponte, and Kayla Araújo Ximenes Aguiar Palma. "Análise do uso da tecnologia através de aplicativos de jogos como recurso de estimulação cognitiva em idosa com queixas subjetivas de memória: uma análise de prática/ Analysis of the use of technology through game applications as a cognitive stimulation resource in elderly women with subjective memory complaints: a practice analysis." Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional - REVISBRATO 4, no. 5 (August 6, 2020): 813–20. http://dx.doi.org/10.47222/2526-3544.rbto34319.

Full text
Abstract:
O estudo aponta o uso da tecnologia, através de aplicativos de jogos, como recurso possível na estimulação cognitiva em idosa com queixas subjetivas de memória. Logo, trata-se de uma análise de prática, exploratória, descritiva e comparativa pré e pós-intervenção terapêutica ocupacional dos resultados da Bateria Breve de Rastreio Cognitivo (BBRC). Foram realizadas 16 intervenções com uma idosa de 77 anos, utilizando com recurso o aplicativo de jogos Brainilis, percebendo-se melhora em diferentes funções cognitivas. Os jogos podem ser importantes potencializadores terapêuticos, estimulando o funcionamento neuronal e a organização das habilidades comprometidas. Palavras-chave: Envelhecimento; Memória; Cognição; Tecnologia; Terapia Ocupacional. Abstract: The study points out the use of technology, through game applications, as a possible resource in cognitive stimulation in elderly people with subjective memory complaints. Therefore, this is a practice analysis, exploratory, descriptive and comparative pre- and post-intervention therapeutic occupational by comparing the results of the Cognitive Screening Short Battery (CSSB). Sixteen interventions were performed with a 77-year-old woman, using the Brainilis game application, perceiving improvement in different cognitive functions. The games can be important therapeutic potentials, stimulating neuronal functioning and the organization of compromised abilities. Keywords: Aging; Memory; Cognition; Technology; Occupational Therapy. Resumen: El estudio señala el uso de la tecnología, a través de aplicaciones de juegos, como un posible recurso en la estimulación cognitiva en persona mayor con quejas de memoria subjetiva. Por lo tanto, este es un análisis de la práctica, exploratoria, descriptiva y comparativa, previa y posterior a la intervención, de los resultados de la Batería Corta de Detección Cognitiva (BCDC). Se realizaron dieciséis intervenciones con una mujer de 77 años, usando la aplicación del juego Brainilis, percibiendo una mejora en diferentes funciones cognitivas. Los juegos pueden ser importantes potenciales terapéuticos, estimulando el funcionamiento neuronal y la organización de habilidades comprometidas. Palabras clave: Envejecimiento; Memoria; Cognición; Tecnología; Terapia Ocupacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gheller, Diego Ghedini, Marcio Gazolla, and Marcos Júnior Marini. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE MITIGAÇÃO DA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA NA AGRICULTURA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA ABC." Informe GEPEC 23, no. 1 (November 22, 2019): 93–111. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v23i1.19703.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho foi analisar o Programa ABC em termos de concessão de crédito rural “verde”, visando à sustentabilidade do sistema produtivo e a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agricultura. Mais especificamente, analisa-se em que tecnologias e regiões estão sendo investidos os recursos e se estes desembolsos estão adequados com as áreas prioritárias e as demandas ambientais regionais (Macrorregiões e Estados). Em termos metodológicos, o trabalho usa dados quantitativos do MCTIC, IMAFLORA, Programa ABC, Banco Central do Brasil (BCB) (mais especificamente do SICOR e do PROAGRO) e da FGV. Os resultados e conclusões evidenciam que o Programa ABC elegeu as tecnologias adequadas e recomendadas para a redução das emissões de GEE, sendo que a recuperação de áreas de pastagens degradadas é aquela em que são aplicados mais da metade dos recursos. Além disso, os dados de uso dos recursos quando espacializados por regiões e estados brasileiros mostram que estão bem alocados territorialmente em termos de combater os GEE nos locais em que suas taxas são mais elevadas, entretanto, a sua principal rubrica de uso dos recursos que é a recuperação de pastagens degradadas está parcialmente adequada em relação às regiões e estados em que esta tecnologia seria mais necessária à mitigação dos GEE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PETRONI, Natalia Nascimento, Iasmin Zanchi BOUERI, and Gerusa Ferreira LOURENÇO. "Introdução ao uso do Tablet para Comunicação Alternativa por uma Jovem com Paralisia Cerebral." Revista Brasileira de Educação Especial 24, no. 3 (September 2018): 327–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-65382418000300002.

Full text
Abstract:
RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a transição da prancha de comunicação em papel para a prancha de comunicação no tablet para uma jovem com paralisia cerebral, tendo em vista verificar a efetividade do uso desse recurso de tecnologia assistiva como um equipamento alternativo para a comunicação. Participou do estudo uma jovem com paralisia cerebral usuária de prancha de comunicação em papel tendo como material para construção uma pasta, velcro e cartões de palavras. Foi utilizado um delineamento de comparação entre intervenções com reversão com as seguintes fases experimentais: A1. e A2. não há intervenção; B. implementação de acessibilidade ao tablet; BC. implementação de acessibilidade ao tablet somada a órtese de posicionamento; BCD1. e BCD2. implementação de acessibilidade ao tablet somada à órtese de posicionamento e às modificações na mesa de apoio. Ao investigar o uso do tablet associado aos recursos de tecnologia assistiva implementados os resultados alcançados indicam dados positivos quanto aos procedimentos de ensino estabelecidos para a implementação do tablet em substituição à prancha em papel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tapanes, Neyda Om, Pedro Beaton Soler, Ana Isabel De Carvalho Santana, Rodolfo Salazar Perez, Nathalia Cerqueira Da Silva, and Aline Araújo Dos Santos. "Tecnologias de pré-tratamentos para pirólise rápida do bagaço de cana-de-açúcar." Acta Scientiae et Technicae 6, no. 1 (November 22, 2018): 33. http://dx.doi.org/10.17648/uezo-ast-v6i1.201.

Full text
Abstract:
O bagaço de cana-de-açúcar (BCA) é a biomassa lignocelulósica mais abundante no Brasil e se prevê um aumento da produção nos próximos anos, sendo uma promissora fonte na geração de energia elétrica e matéria prima para químicos e outros produtos de maior valor agregado. No entanto, o BCA possui algumas propriedades indesejáveis que limitam a sua conversão termoquímica eficiente, fazendo necessário a realização de pré-tratamentos antes da reação de conversão em produtos de maior valor energético e comercial. Neste artigo se presenta uma revisão bibliográfica sobre as propriedades físicas e químicas do BCA, assim como as técnicas utilizadas no pré-tratamento do bagaço e sua influência na obtenção de bio-óleo mediante a pirólise rápida. Os processos de secagem até uma umidade menor al 10%, a classificação pneumática em dois frações, a torrefação para melhorar suas propriedades e aumentar sua friabilidade, a pulverização para obter partículas com diâmetros menores de 1mm e a lixiviação para diminuir a quantidade de cinzas e aumentar o teor de celulose foram analisados como etapas de pré-tratamento do BCA com o objetivo de incrementar os rendimentos de bio-óleo durante a pirólise rápida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Loiola, Eliane Maria. "Panorama da automação no processo de auditoria de observância do Sistema Financeiro Nacional." Revista dos Mestrados Profissionais 11, no. 2 (December 19, 2022): 158. http://dx.doi.org/10.51359/2317-0115.2022.256874.

Full text
Abstract:
A Automação Robótica de Processos (do inglês, Robotic Process Automation ou RPA) é uma tecnologia emergente que objetiva aprimorar os processos existentes e acelerar o processamento de enorme quantidade de dados, coletados para melhorar o discernimento da tomada de decisão. Com sua capacidade de automatizar tarefas baseadas em regras, que são repetitivas e manuais, permite redirecionar o papel do auditor para tarefas que enfatiza, habilidades de pensamento de ordem superior, aprimorando a qualidade da auditoria. Este trabalho apresenta um estudo de caso de automação utilizada pelo Banco Central do Brasil (BCB) no processo de auditoria de observância do Sistema Financeiro Nacional (SFN). Trata-se de uma solução que implementa elementos da tecnologia RPA para mitigar desafios, tais como: (i) constante crescimento do universo supervisionado pelo BCB; (ii) surgimento de modelos de negócios inovadores; (iii) desafios da evolução regulatória; (iv) constante redução do tamanho das equipes envolvidas (internas e externas).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Stefan, Igor Alexandre, Paulo Ixtânio Leite Ferreira, and Aldeni Sudário Sousa. "Protótipo de medidor de gases poluentes usando tecnologia de baixo custo." Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, no. 49 (June 2, 2020): 31. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n49p31-42.

Full text
Abstract:
<p class="Normal1">The quality of the air that we breathe is extremely important for human health. When it comes to measuring the concentration of polluting gases, it is common to find very expensive commercial equipment, which does not measure all regulated gases and is not designed for lay people to operate. In this work, a prototype of a meter for carbon monoxide (CO) and carbon dioxide (CO2) gases, which can cause damage to health and to the performance of physical and cognitive activities, was developed. The prototype was developed using the Arduino platform, C ++ programming language resources, electrochemical sensors (MQ-7 and MQ-135) and an OLED display. It shows the concentration of the two gases in units ppm (parts per million) and in conceptual terms (good, bad or terrible). Comparative tests were performed between the readings of the prototype and the values read by commercial meters. Measurements in closed and open environments of the Federal Institute of Paraíba (IFPB), João Pessoa campus, were carried out. The results are promising, since the measurements made are consistent with the situations in which there were or not sources of the gases of interest.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bovio, G., and G. Minotta. "Bad surprise while looking at the reform of “laurea magistrale” in Forestry and Environmental Sciences in the Italian University." Forest@ - Rivista di Selvicoltura ed Ecologia Forestale 3, no. 2 (June 13, 2006): 162–63. http://dx.doi.org/10.3832/efor0378-003.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gallo, Juliana Maria Altavista Sagretti, Elaine Marcílio Santos, Sandra Kalil Bussadori, Marcela Leticia Leal Goncalves, Ana Paula Taboada Sobral, Daniele Cristine Raimundo, Cristina de Fatima Lucio, Marcella Tavares Luiz Fernandes, Milton Ricardo Azevedo, and Susy Frey Sabato. "Avaliação sobre o conhecimento e aceitação de alimentos irradiados no banco de alimentos no Brasil - divulgação sobre os benefícios da tecnologia." Research, Society and Development 11, no. 8 (June 25, 2022): e43811831241. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31241.

Full text
Abstract:
O conhecimento dos benefícios da irradiação de alimentos precisa romper as barreiras dos centros tecnológicos atingindo o público em geral e ter aceitação pelos consumidores. O objetivo deste estudo foi avaliar através da aplicação de questionário, o conhecimento e a aceitação de indivíduos do banco de alimentos CEAGESP, em relação à irradiação de alimentos pré e pós intervenção educativa que informava por meio de texto e vídeo os benefícios sobre a irradiação aplicada em alimentos. Além disso, através de análise sensorial visual e apresentação de material gráfico verificou-se a intenção de compra de alimentos irradiados nos indivíduos consumidores do local. Os resultados mostram que inicialmente 95 % da população do BCA já havia consumido produto com algum ingrediente irradiado, entretanto apenas 50 % declararam que comprariam. Após a aplicação de todas as questões e do texto e vídeo informativo sobre a tecnologia de irradiação de alimento como tratamento, os resultados mostraram que 80% dos indivíduos comprariam alimentos irradiados. Desse modo, a informação aumentou em 30 % o aceite da população do BCA. Além disso, verificou-se que 80% dos consumidores do CEAGESP que foram expostos ao material educativo e análise sensorial visual aceitam e tem intenção de comprar alimentos irradiados. Os resultados mostram que o questionário foi um instrumento de divulgação ativo do conhecimento e o material gráfico e análise sensorial visual são formas de divulgar sobre essa tecnologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mosquera Abadia, Henry Alberto, and Julio Cesar Millan Solarte. "Competitividad en empresas innovadoras de software y tecnologías informáticas." Cuadernos de Administración 29, no. 49 (June 27, 2013): 37–44. http://dx.doi.org/10.25100/cdea.v29i49.62.

Full text
Abstract:
Este artículo presenta los resultados del estudio de la “Medición de la competitividad empresarial con indicadores contables”, elaborado por el Grupo de Investigación en Solvencia y Riesgo Financiero de la Universidad del Valle, tomando como universo las empresas que reportaron sus estados financieros a la Superintendencia de Sociedades de Colombia (SSC) del año 2007 al año 2009, específicamente las empresas pertenecientes al sector de software y tecnologías informáticas. Se utilizó la clasificación y datos de la base SIREM de la SSC y se empleó el modelo no paramétrico BCC del Análisis Envolvente de Datos [Data Envelopment Analysis (DEA)]. Los resultados muestran trece empresas técnicamente eficientes en el uso de los recursos tomados como inputs para el año 2007, cuatro empresas eficientes en el año 2008 y diez empresas eficientes para el período 2009; para el análisis de la eficiencia se tomaron como variables de entrada tres y cuatro outputs.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ramos Ramos, Romario, and Jessica Ozuna Díaz. "Diseño y Construcción de una Rampa para la Practica de Boccia Bc3." Journal of Latin American Science 5, no. 1 (June 23, 2021): 75–85. http://dx.doi.org/10.46785/lasjournal.v5i1.59.

Full text
Abstract:
Es indispensable llevar a cabo procesos que tengan como finalidad garantizar que las personas con discapacidad física y mental tengan las oportunidades y recursos necesarios para intervenir íntegramente en la vida normal en sociedad, permitiendo su participación en diferentes actividades, que ayuden y aporten a su bienestar, mejorando su calidad de vida. En ese sentido, el siguiente estudio aplicado, tiene como propósito mostrar un deporte que es poco conocido, que es practicado por personas con discapacidades físicas y mentales. Además, se pretende proporcionar un aporte aporte desde el punto de vista de la tecnología, con el uso de ingeniería y el desarrollo de herramientas como para la práctica de boccia en la categoría bc3. Para tal propósito se plantea la aplicación innovadora en el diseño, construcción y la selección de materiales a utilizar, teniendo en cuenta el peso del paciente para incrementar su práctica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Tecnologia BCD"

1

Mangora, Andrea. "Simulazioni elettromagnetiche agli elementi finiti per un sensore di corrente integrato in tecnologia BCD." Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2017. http://amslaurea.unibo.it/14304/.

Full text
Abstract:
L’obiettivo di questo elaborato è studiare la relazione che lega il campo magnetico alla corrente misurata in un sensore di corrente integrato basato sull’effetto Hall con lo scopo di poter realizzare una migliore progettazione del sensore stesso. Il circuito integrato oggetto di studio è in grado di effettuare misure di corrente a banda larga grazie all’innovativo design circuitale con cui è realizzata l’elettronica che governa la misura. Esso si basa su di un sensore a effetto Hall per misurare il campo magnetico generato dalla corrente che scorre su di una “strip” integrata, consentendo in questo modo un tasso di integrabilità elevato e la possibilità di effettuare la misura senza perdite. Di conseguenza, lo scopo di questo elaborato è l’analisi del campo magnetico generato da una strip metallica di dimensioni micrometriche e la sua relazione con i vari parametri di progetto. Per effettuare questo studio si è fatto ricorso ad un’analisi al calcolatore mediante software di simulazione fisica basato sul metodo degli elementi finiti, che consente la risoluzione di problemi fisici alle derivate parziali difficilmente trattabili per via analitica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

PIDUTTI, ALBINO. "High Frequency Buck Converter for Automotive Current Source Applications." Doctoral thesis, Università degli Studi di Milano-Bicocca, 2023. https://hdl.handle.net/10281/404716.

Full text
Abstract:
Il presente lavoro e’ stato svolto in cooperation tra l’infineon e l’Universita’ Milano Bicocca, l’obbiettivo e’ sviluppare il cuore di un convertitore DC-DC Buck Converter ad alta frequenza di commutazione. I convertitori a commutazione offrono un modo semplice ed efficiente per alimentare carichi elettronici. Inoltre, gli alimentatori DC-DC consentono di soddisfare efficacemente molti requisiti di sicurezza delle automobili moderne. Ad esempio è assolutamente necessario che le luci di emergenza, i fari e le luci dei freni mantengano la loro funzionalità in tutte le condizioni, soprattutto durante l'avviamento a freddo, quando la tensione della batteria raggiunge valori molto bassi (anche 4V). Ma in certe condizioni esperimentano tensioni anche superiori ai 30V. Gli alimentatori DC-DC ben si adattano ad ampie e repentine variazioni della tensione di alimentazione, inoltre alla loro relativa semplicità uniscono un’alta efficienza, valori superiori al 90%. Aumentando la frequenza di commutazione si riducono linearmente le dimensioni dei componenti reattivi, permettendo schede PCB più piccole e conseguentemente costi ridotti. Le tecnologie BCD consentono di integrare su un singolo chip (SOC - System On Chip) transistor di potenza, logica di controllo e diagnostica. In questa ricerca sono stati sviluppati tre convertitori Buck che lavorano a tre diverse frequenze 1MHz, 4MHz e 10MHz con una corrente di uscita di 3A. Tra i Buck converter disponibili sul mercato solo quelli più performanti hanno frequenze di commutazione di 2,0-2,5 MHz e correnti nel carico di 2-2,5 A. Poiché l'obiettivo di 10MHz con una corrente di carico di 3A è molto aggressivo, è stata adottata un'architettura del convertitore Buck che minimizza il tempo di transizione dei segnali elettrici ed è stato necessario sviluppare una nuova topologia di driver molto più veloce e potente delle soluzioni adottate finora (patent pending). Al momento in cui scriviamo, i dispositivi da 1 MHz e 4 MHz sono in fase di diffusione. L'uscita dei wafer è prevista per febbraio 2023. Il terzo convertitore Buck (10 MHz) e’ in attesa di diffusione. Durante questo lavoro di dottorato sono state presentate quattro proposte di brevetto.
This work was carried out in cooperation between Infineon and the University of Milan Bicocca, the aim being to develop the core of a DC-DC Buck Converter with a high switching frequency. Switching converters offer a simple and efficient way to power electronic loads. In addition, DC-DC power supplies make it possible to effectively meet many safety requirements of modern automobiles. For example, it is absolutely necessary that emergency lights, headlights and brake lights maintain their functionality under all conditions, especially during cold starting, when the battery voltage reaches very low values (even 4V). But under certain conditions they experience voltages even above 30V. DC-DC power supplies are well suited to large and sudden variations in supply voltage, and in addition to their relative simplicity they combine high efficiency, values of over 90%. Increasing the switching frequency reduces the size of reactive components linearly, allowing smaller PCBs and consequently lower costs. BCD technologies allow power transistors, control logic and diagnostics to be integrated on a single chip (SOC - System On Chip). In this research, three Buck converters were developed that operate at three different frequencies 1MHz, 4MHz and 10MHz with an output current of 3A. Of the buck converters available on the market, only the best performing ones have switching frequencies of 2.0-2.5MHz and load currents of 2-2.5A. Since the target of 10MHz with a load current of 3A is very aggressive, a Buck converter architecture was adopted that minimises the transition time of electrical signals, and a new driver topology had to be developed that is much faster and more powerful than the solutions adopted so far (patent pending). At the time of writing, 1 MHz and 4 MHz devices are being deployed. The wafers are scheduled for release in February 2023. The third Buck converter (10 MHz) is pending deployment. Four patent proposals were submitted during this doctoral work.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mattiaccia, Francesca. "Brain Computer Interface: una nuova tecnologia per la medicina riabilitativa." Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2019. http://amslaurea.unibo.it/19014/.

Full text
Abstract:
La Brain Computer Interface (BCI) è una delle nuove tecnologie che si sta diffondendo negli ultimi anni con nuove ricerche e nuove applicazioni. La ricerca è continua e sempre con l'obiettivo di rendere la BCI uno strumento a disposizione di tutti e applicabile in molti contesti sfruttando la capacità di adattamento del dispositivo. In questo lavoro è stata fatta una prima introduzione alla struttura, alle caratteristiche di acquisizione e gestione del segnale e alle diverse tipologie di BCI oggi a disposizione; successivamente si è focalizzata l'attenzione sulle più recenti applicazioni e in particolare sulla la medicina riabilitativa, sia cognitiva che motoria. Infatti, sfruttando la BCI, i pazienti affetti da importanti disturbi del sistema nervoso centrale, o che hanno subito grossi traumi cerebrali, sono sempre più in grado di riguadagnare alcune delle libertà che avevano perso. Infine, nell'ultimo capitolo del lavoro è stato abbandonato l'aspetto puramente scientifico per focalizzarsi su quello etico, indagando i principali problemi e questi etici che si sono sviluppati insieme all'avvento della BCI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cinotti, Riccardo. "Comportamento a fatica della lega AlSi10Mg prodotta con tecnologia additiva Laser Powder Bed Fusion e trattata termicamente." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2022.

Find full text
Abstract:
Il presente lavoro di tesi si focalizza sul comportamento a fatica della lega di alluminio AlSi10Mg processata con tecnologia additiva di fusione laser a letto di polvere (LPBF). Tale processo innovativo possiede larghi campi di applicazione, ma per un suo corretto impiego in ambito strutturale è necessario investigare approfonditamente il suo comportamento a fatica. Sono stati studiati i concetti base del processo LPBF: lo sviluppo della tecnologia di produzione dei componenti metallici, gli aspetti microstrutturali delle leghe Al-Si e AlSi10Mg LPBF, relativi trattamenti termici, la presenza di tensioni residue e i difetti microstrutturali propri di tale processo con relativa caratterizzazione. Particolare attenzione è stata rivolta al comportamento a fatica, prima a livello generale su materiali metallici e poi relativa alla lega AlSi10Mg LPBF, in virtù dell’influenza che microstruttura e difetti hanno sulle fasi di innesco e propagazione delle cricche, aspetto su cui sono state focalizzate le attività sperimentali. I campioni, dopo un processo di ottimizzazione del trattamento termico (T5) mirato a ridurre le tensioni residue senza compromettere le proprietà meccaniche, sono stati sottoposti a caratterizzazione del contenuto di difetti (metodo di Archimede, micro-tomografia computerizzata µCT e analisi microstrutturale) e prove di fatica a flessione rotante. È stato così possibile ottenere conclusioni interessanti per quanto riguarda la correlazione tra presenza di difetti nei componenti e comportamento a fatica degli stessi. È stato infatti possibile confrontare diversi metodi di caratterizzazione delle porosità tipiche del processo LPBF (da gas e zone di mancata fusione) e, attraverso l’elaborazione dei risultati da µCT, i difetti potenzialmente più pericolosi sono stati positivamente correlati con i difetti killer osservati sulla superficie di frattura dei campioni. Ipotesi sul continuamento dello studio sono state fatte sulla posizione dei difetti da µCT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Giuccioli, Tommaso. "Comportamento a fatica della lega di alluminio A357 prodotta con tecnologia additiva a letto di polvere." Master's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2021.

Find full text
Abstract:
Lo scopo di questa dissertazione è contribuire alla ricerca sulle leghe di alluminio-silicio prodotte tramite tecnologia additiva Laser Power Bed Fusion (L-PBF). A questo proposito si è studiata la vita a fatica a flessione rotante di provini in lega AlSiMg A357 prodotti tramite tecnologia additiva, in quanto in letteratura sono ad oggi presenti pochi studi a riguardo. Le prove di fatica sono state svolte sia su provini as-built che su provini trattati con tempra di soluzione (T6) con il fine di investigare gli effetti del trattamento termico. Alle prove di fatica sono seguite analisi frattografiche delle superfici di frattura ed analisi microstrutturali per investigare più nel dettaglio i meccanismi di innesco e propagazione della frattura. I risultati hanno evidenziato che il comportamento a fatica dei campioni nella condizione as-built è molto sensibile alla presenza di difetti tipicamente indotti dal processo produttivo ed alla peculiare microstruttura ottenuta con tale tecnologia. A seguito di trattamento T6, che induce sostanziali modifiche nella microstruttura ma non nel contenuto di mancate fusioni presenti, la resistenza a fatica dei campioni è nel complesso migliorata. I valori della resistenza a fatica, per quanto riguarda entrambe le condizioni, si sono rivelati inferiori alle aspettative. Hanno influito direttamente i parametri di processo scelti che, anche se frutto di uno studio sperimentale precedente, sono stati limitati dalle specifiche tecniche del macchinario utilizzato per la produzione dei provini. I parametri di processo hanno influito direttamente alla formazione di difetti interni critici per la vita a fatica. Inoltre, per quanto riguarda i provini alla condizione T6 nello specifico, i valori di fatica nel complesso bassi, paragonati ai pochi studi su provini nelle stesse condizioni, sono dovuti a proprietà meccaniche nel complesso inferiori a quelle attese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Albuquerque, Karla Fernandes de. "Tecnologia para banho no leito de idosos e usu?rios acamados: uma contribui??o para o cuidar humanizado." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/13303.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T14:13:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KarlaFA_TESE.pdf: 8041982 bytes, checksum: ca120f824dfd463dc611b9afce751d33 (MD5) Previous issue date: 2013-05-17
This study aimed to validate the technology at Bed Bath System, in view of bedridden elderly and their caregivers, with a view to transforming the conventional paradigm regarding the practice of bodily hygiene held in bath chairs adapted in long-stay institutions for the elderly. This is an experimental study involving 51 (fifty one) elderly and 17 (seventeen) caregivers of three long-stay institutions for the elderly of the city of Jo?o Pessoa. For data collection, applied initially to cognitive assessment scale Mini Mental State Examination, with the aim of tracking the subject group of elderly cognitively able to participate in the study. In the second phase, to measure the percentage of agreement and disagreement about the attributes of the subjects of the shower chair and adapted the system for bed bath, used a questionnaire with closed questions, Likert scale model of four (4) points, with a good reliability index (0.728), estimated by alpha conbrach, evidenced by the Wilcoxon test a significant difference (P<0.05) between the responses of seniors and caregivers about the attributes involving technology system in bath bed and bath chair adapted, confirming the perspective of the subjects that the two systems differ significantly. However, the system bed bath got greater degree of agreement for their use, characterizing this system is a technology that makes the differential bed bath pleasurable action, quality and humanized
Este estudo objetivou validar a tecnologia Sistema de Banho no Leito, na perspectiva de idosos acamados e seus respectivos cuidadores, com vistas ? transforma??o do paradigma convencional, concernente ? pr?tica da higiene corp?rea realizada em cadeiras de banho adapatadas, nas institui??es de longa perman?ncia para idosos. Trata-se de um estudo experimental envolvendo51(cinquenta e um) idosos e 17 (dezessete) cuidadores de tr?s institui??es de longa perman?ncia para idosos do munic?pio de Jo?o Pessoa- PB. Para coleta de dados, aplicou-se inicialmente a escala de avalia??o cognitivaMini Exame do Estado Mental, com o fito de rastrear os sujeitos do grupo de idosos cognitivamente aptos a participarem do estudo. Na segunda fase, paraaferir o percentual de concord?ncia e discord?ncia dos sujeitos, acerca dos atributosdo sistema de banho no leito e da cadeira de banho, adaptada pelas institui??es de longa perman?ncia para idosos, utilizou-se um question?rio com perguntas fechadas, modelo escala tipo Likert de 4 (quatro) pontos, com um bom ?ndice de confiabilidade (0,728),estimado pelo alfa de conbrach.Evidenciou-se pelo teste de Wilcoxon uma diferen?a significativa (P<0,05) entreas respostas dos idosos e cuidadores,acerca dos atributosenvolvendo a tecnologia sistema de banho no leito e a cadeira de banho adaptada, confirmando sob a ?tica dos sujeitos que os dois sistemas diferem significativamente entre si. Todavia, o sistema de banho no leito obteve maior grau de concord?ncia para o seu uso, caracterizando ser este sistema uma tecnologia com diferenciais que tornam o banho no leito uma a??o prazerosa, de qualidade e humanizada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Imperio, Riccardo. "Le tecnologie a supporto del monitoraggio della qualità del sonno." Bachelor's thesis, Alma Mater Studiorum - Università di Bologna, 2021. http://amslaurea.unibo.it/23012/.

Full text
Abstract:
Il sonno è una parte della routine quotidiana essenziale per l’essere umano tanto quanto lo sono mangiare e bere. Il sistema nervoso, cardio-circolatorio, respiratorio e immunitario sono estremamente condizionati dal sonno, così come lo sono il nostro umore e il nostro metabolismo. Ulteriori studi hanno dimostrato che una mancanza di sonno, o una bassa qualità di esso, aumentano il rischio di disturbi, quali ipertensione, insufficienze cardiovascolari, diabete, depressione e obesità. Proprio per questi motivi e per queste scoperte è diventata sempre più imperativa la necessità di capire a fondo cosa significhi “qualità del sonno”, cosa si può fare per migliorarla e quali sono quei fattori che possono invece portare ad un suo peggioramento. L’elaborato mira ad analizzare quello che è lo stato dell’arte del monitoraggio del sonno, descrivendo le tecnologie e metodologie che oggi vengono utilizzate per studiare e comprendere al meglio il sonno. Inoltre saranno descritti i principali disturbi del sonno, evidenziando come si diagnosticano e quali sono le terapie ad oggi disponibili. Successivamente si analizzeranno alcuni dei dispositivi più innovativi e promettenti per il monitoraggio del sonno, come ROBIN, un device indossabile in grado di rilevare la frequenza respiratoria tramite la bioimpedenza della gabbia toracica e di diagnosticare apnee notturne.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Montràs, Boet Anna. "Mathematical modelling and molecular analysis of a nitrifying packed bed biofilm reactor." Doctoral thesis, Universitat Autònoma de Barcelona, 2009. http://hdl.handle.net/10803/5327.

Full text
Abstract:
MELiSSA (Micro Ecological Life Support System Alternative) és el sistema desenvolupat per l'Agència Espacial Europea (ESA) i el consorci MELiSSA en el camp del suport de vida durant missions de llarga durada a l'espai. Basat en un ecosistema aquàtic, MELiSSA va ser concebut com una eina per desenvolupar la tecnologia necessària per a un sistema de suport de vida biològic que en un futur ha de permetre la producció d'aliment, aigua i oxigen a partir dels residus orgànics generats per una tripulació.
Per assolir aquest objectiu, el concepte MELiSSA compta amb l'activitat combinada de cinc compartiments colonitzats per diferents microorganismes i plantes superiors, interconnectats entre ells. Aquesta tesi es centra en el tercer compartiment del bucle MELiSSA, en el qual l'amoni és convertit a nitrat, que és la font de nitrogen més adequada per al creixement dels cianobacteris i plantes superiors que colonitzen els compartiments fotosintètics.
L'oxidació biològica d'amoni a nitrat té lloc en dues etapes successives que porten a terme dos tipus de soques bacterianes. En el projecte MELiSSA aquest procés es porta a terme en una columna de llit fix mitjançant Nitrosomonas europaea i Nitrobacter winogradkyi immobilitzats sobre un suport polimèric, i amb aportació d'aire en el mateix sentit de circulació que el medi líquid. El reactor pilot del tercer compartiment ha estat operant a la planta pilot del projecte MELiSSA durant períodes prolongats de temps abans de l'inici del treball realitzat en aquesta tesi.
La principal aportació d'aquesta tesi es troba en l'obtenció de nova informació sobre el funcionament del reactor a través d'un estudi detallat de la biopel·lícula i també mitjançant el desenvolupament d'un model matemàtic que ens permetrà estudiar els efectes de diferents paràmetres d'operació sobre el procés i l'estructura de la biopel·lícula. S'implementaran també els aparells de mesura necessaris per millorar la qualitat de la monitorització de les diferents espècies de nitrogen a la fase líquida. Els coneixements adquirits en la realització d'aquest treball seran utilitzats per portar a terme el re-disseny del reactor per tal de millorar-ne el funcionament dins de la planta pilot del projecte MELiSSA.
MELiSSA (Micro Ecological Life Support System Alternative) is the system developed by the European Space Agency (ESA) and the MELiSSA consortium in the field of life support for long term manned missions in Space. Based on the principle of an aquatic ecosystem, MELiSSA was conceived as a tool to develop the required technology for a future biological life support system. Its final aim is the production of food, fresh water and oxygen from the organic wastes of a crew.
To achieve this goal, the MELiSSA concept is based on the use of five interconnected compartments colonised by several microorganisms and higher plants. This thesis is focused on the third compartment of the MELiSSA loop, in which ammonium is converted to nitrate, the most suitable nitrogen source for the growth of the bacteria and higher plants colonising the photosynthetic compartment. The biological oxidation of ammonium to nitrate, which consists of two successive reactions carried out by two different bacterial strains, takes place in a packed bed biofilm reactor. Nitrosomonas europaea and Nitrobacter winogradskyi are immobilised on a polymeric support, with air flowing cocurrently with the feed medium. The pilot-scale reactor of compartment III (CIII) had been in operation in the MELiSSA pilot plant for several years before the start of the present work.
The main contributions of this thesis are in increasing the understanding of the reactor performance by studying the nitrifying biofilm in depth, and by developing a mathematical model that allows the effects of different operational parameters on the process and on the biofilm structure, to be studied. Moreover, continuous monitoring of the nitrifying efficiency will be improved by installing the necessary on-line equipment to experimentally measure the concentrations of all the nitrogen species in the liquid phase. The additional knowledge achieved on the reactor performance via this work will finally lead to re-design the reactor hardware for optimal performance in the MELiSSA pilot plant.
The knowledge acquired in this thesis was finally used to define the main features of the re-design of the pilot reactor of the MELiSSA compartment III.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Junior Nelson Pereira da. "Avaliação de processos para obtenção de comprimidos de Beta-Ciclodextrina-Paracetamol /." Araraquara : [s.n.], 2006. http://hdl.handle.net/11449/91705.

Full text
Abstract:
Resumo: Ciclodextrinas (CD) têm sido relatadas em inúmeros estudos por interagir com muitos fármacos para a formação de complexos de inclusão com o objetivo de aumentar a solubilidade, estabilidade e biodisponibilidade. No processo usual para obtenção de comprimidos contendo Beta-CD, as dispersões líquidas de fármaco/Beta-CD são submetidas a processos de secagem por liofilização, evaporação ou spray-drying e o material seco é incorporado a vários excipientes. O objetivo principal deste trabalho foi avaliar processos de obtenção de comprimidos de Beta-CD/paracetamol. O paracetamol foi utilizado como fármaco modelo por ser pouco solúvel em água. No primeiro processo, a dispersão líquida de Beta-CD/paracetamol foi incorporada ao amido de milho, celulose microcristalina ou lactose monoidratada e o material foi granulado e submetido à secagem em leito estático (estufa). No segundo processo, a dispersão líquida de Beta-CD/paracetamol foi incorporada ao amido de milho e o material submetido à secagem em leito fluidizado (leito de jorro). Os materiais obtidos em ambos os processos foram comprimidos. Comparando os três excipientes utilizados no primeiro processo, tanto o amido quanto celulose são os excipientes que possibilitariam a incorporação de quantidade maior de fármaco. Como resultados, os granulados obtidos a partir dos excipientes amido e celulose apresentaram boas características de escoamento e compressibilidade. O segundo processo, originou um material que apresentou boas características de compressibilidade e comprimidos que apresentaram as melhores características físicas durante o processo de compactação. Concluiu-se que ambos processos representam uma estratégia tecnologicamente viável para obtenção de comprimidos contendo Beta-CD.
Abstract: Cyclodextrins (CDs) have been reported in a number of studies in the pharmaceutical field since it interact with many drugs to form water soluble inclusion complexes, thus improving not only the solubility but also the stability and biovailability of various drugs. In order to obtain Beta-CD tablets, liquid dispersions of drug/ Beta-CD are usually submitted to different drying process, like spray drying, freeze-drying or slow evaporation and further added to several excipients. In this work we evaluated different process for the preparation of Beta-CD/ acetaminophen tablets. Due to its low solubility, we have used acetaminophen as a drug model. In the first process, an aqueous Beta-CD/ acetaminophen dispersion were added to corn starch, microcrystalline cellulose or monohydrated lactose and the material was dried in a static bed. In the second process, an aqueous Beta-CD/acetaminophen dispersion were added to corn starch and further dried in a fluidized bed (spouted bed). As a result, in the first process the use of starch or cellulose led to mixtures with higher amount of drug with good flowability and compressibility, whereas the second process led to a mixture of good compressibility and to tablets that presented the best physical proprieties. In conclusion, both process represent viable technological approaches to obtain Beta-CD tablets.
Orientador: Maria Palmira Daflon Gremião
Coorientador: Ana Dóris de Castro
Banca: Leila Aparecida Chiavacci
Banca: Osvaldo de Freitas
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Ribeiro, Hugo Manuel da Silva. "Estudos sobre nitrificação em biofilmes de um biofiltro do tipo MBBR (Moving Bed Biofilm Reactor) operando em água salgada." Master's thesis, Porto : [s.n.], 2008. http://hdl.handle.net/10216/64183.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Tecnologia BCD"

1

Dutrénit, Gabriela, José Miguel Natera, Alexandre O. Vera-Cruz, Caetano Penna, and Vanderleia Radaelli. Capacidades institucionales en políticas de innovación orientadas por misiones en México: Estudios de caso sobre elección, diseño y evaluación de las políticas. Inter-American Development Bank, 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003154.

Full text
Abstract:
En esta nota, describimos cómo los gobiernos y el sector privado pueden organizarse para responder a retos, como el cambio climático, el envejecimiento y las epidemias, que exigen cambios institucionales sistémicos mediante políticas orientadas por misión (POM) donde un enfoque global anclado en la misión sirve para responder a estos retos excepcionales. Las POM promueven el desarrollo de tecnologías específicas para mejorar las herramientas disponibles, incorporando y sintetizando las perspectivas multisectoriales (pública y privada) respecto a las distintas dimensiones del problema (el lado de demanda), y también de las soluciones posibles (el lado de la oferta). El Banco Interamericano de Desarrollo (BID) dirigió una investigación que evaluó el nivel de capacidad institucional para implementar POM en Chile, Colombia y México. Este documento analiza dos casos de México: una estrategia nacional en el ámbito de la salud y una estrategia a nivel subnacional sobre clústeres estratégicos. Estos dos casos permiten extraer lecciones aprendidas para las POM. (1) La existencia en el sector privado de capacidades científico-tecnológicas y productivas no es suficiente para solucionar los grandes retos, se requieren que el Estado también tenga capacidades técnico administrativas y de mercado y (2) una verdadera POM que facilita el diseño e implementación de estrategias nacionales de largo plazo y que logra involucrar a muchos actores del gobierno, el sector privado y la sociedad civil, sí puede catalizar soluciones a problemas sociales sumamente complejos y graves.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Tecnologia BCD"

1

Silva, Jornandes Dias da, and Daniel Ribeiro Dessaune. "Thermochemical Hydrogen Production of the Steam Reforming of Methane in a Packed Bed Membrane Reformer: Mathematical Modelling and Computer Simulation." In Ciência e tecnologia: eixos do desenvolvimento. Editora Conhecimento Livre, 2022. http://dx.doi.org/10.37423/220906617.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mançú, Jeanderson de Souza, Luiz Eduardo Marques Bastos, Raymundo Jorge de Sousa Mançú, and Graciele Cardoso Mançú. "APLICAÇÃO DA FERRAMENTA DE ANÁLISE DE FALHA - FMEA NA INSTALAÇÃO DE BOMBEIO CENTRÍFUGO SUBMERSO (BCS) EM CAMPOS MADUROS ONSHORE NA BACIA DO RECONCAVO." In Impactos das Tecnologias nas Engenharias 3, 38–47. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9301915034.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Lenilde Mérgia Ribeiro, Rainy Alves Sousa, Tácia Alves de Albuquerque, Isadora Guedes Farias, and Lígia Maria Ribeiro Lima. "STUDY OF INFLUENCE OF GRANULOMETRY OF CACTUS PEAR FORAGE (OPUNTIA FÍCUS) BARK BIOMASS ON REMOVAL OF ORGANIC CONTAMINANTS IN WATER BODIES BY DIFFERENTIAL BED ADSORPTION TECHNIQUE." In Conhecimentos ligados às tecnologias nas ciências exatas, 248–61. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000998.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, R. S., A. F. SANTOS, M. E. P. LIMA, A. S. OLIVEIRA, S. M. F. SOUSA, L. P. S. NOGUEIRA, and M. S. M. NETO. "Uso do fruta-pão como revestimento comestível para conservação de melão minimamente processado." In Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539633-125.

Full text
Abstract:
Uma tecnologia que pode ser empregada para o aproveitamento do fruta-pão é a extração do amido para utilização como recobrimentos comestíveis em frutas e hortaliças, que visa aumentar a vida útil dos frutos, mantendo suas características de qualidade. Diante disso, objetivou-se com este trabalho utilizar o amido extraído do fruta-pão como recobrimento comestível em melão ‘pele de sapo’ minimamente processado, avaliar a eficácia do recobrimento e o uso do armazenando refrigerado na qualidade pós-colheita dos frutos minimamente processados. Foram aplicando então os seguintes tratamentos: Trat.1: água destilada + PVC e Trat.2: (2% de Amido do Fruta-pão + 2% de Glicerol + PVC) que foram armazenados em BOD a 3 °C (802%UR) durante 10 dias. As avaliações foram realizadas a partir do tempo zero (+1) (após o processamento e aplicação dos tratamentos), em períodos regulares com intervalo de 2 dias durante o armazenamento (0, 2, 4, 6, 8 e 10 dias) para as características físicas, físico-químicas e de compostos bioativos. O experimento foi então conduzido em delineamento inteiramente casualizado em fatorial experimental 2 x 6, com três repetições. O estudo forneceu evidências de que os melões minimamente processados, submetidos ao tratamento com 1% de cloreto de cálcio e revestido com 2% Amido do Fruta-pão 2% de Glicerol + PVC apresentaram resultados satisfatórios quanto aos teores de ácido ascórbico, sólidos solúveis, flavonoides e compostos fenólicos, sendo o tratamento aplicado e o revestimento utilizado considerado uma estratégia excelente para manter a qualidade do produto e o conteúdo dos seus nutrientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Tecnologia BCD"

1

Farina, Humberto. "Recomendações para o processo de furação em projetos BIM." In XIX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v19i1.2082.

Full text
Abstract:
O processo de projeto em BIM requer uma organização apropriada da informação e dos fluxos de atividades para se obter benefícios em termos de eficiência, minimizando situações inesperadas durante a fase de construção. Neste sentido, o processo de furações dos elementos da estrutura em projetos desenvolvidos em BIM é modelado para que as tarefas e os fluxos de informações sejam definidos visando o uso do formato IFC e protocolos BCF. Os fluxos de trabalho apresentados permitirão que a coordenação de projetos possa conduzir o processo de furação dos elementos estruturais com organização e eficiência, obtendo uma importante contribuição para a qualidade das suas atividades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bissoli, Alexandre, Flavio Ferrara, and Teodiano Bastos-Filho. "Desenvolvimento de uma Interface de Controle Assistiva Independente Baseada em Utilidade." In VII Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2015.10164.

Full text
Abstract:
Um problema importante, muitas vezes subestimado durante a realização de uma tecnologia de controle assistivo por meio de sinais biológicos é o projeto adequado da interface de controle. Os princípios e as escolhas que norteiam esta fase afetam sensivelmente a interação do usuário com o sistema. Neste trabalho, mostra-se que uma análise orientada por desempenho realista pode melhorar a interação entre o usuário ea interface, proporcionando uma maior utilidade do sistema de apoio. Dentro do campo de Interface Cérebro-Computador, uma métrica chamada “BCI Utility”é proposta a fim de indicar o desempenho global do sistema de ICC de forma centrada no usuário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carrion, B., P. Portillo-Palma, and EA Mendez. "ROLE-PLAY SIMULATION OF TELEMEDICINE FOR UNDERGRADUATE HEALTH STUDENTS." In The 7th International Conference on Education 2021. The International Institute of Knowledge Management, 2021. http://dx.doi.org/10.17501/24246700.2021.7145.

Full text
Abstract:
Telemedicine has reemerged as the way to provide patient care amid the COVID-19 pandemic. It poses a safe and cost-efficient alternative to presence-based health appointments. Integrating remote patient care into healthcare training during their pre-clerkship curriculum is crucial for them to acquire professional skills to succeed in their postgraduate practices. One technique to achieve this is role-playing. It provides a learning environment for students to experience their future professional context in a safe, controlled setting. An educational innovation was implemented in the Preclinical Skills course to train students to carry out a teleconsult using peer role-play simulation. The study considered a mixed approach with a cross-sectional and descriptive design. The sample consisted of 75 students in the third semester on a health undergraduate program at Tecnologico de Monterrey organized in teams; each member represented a different role: health professional, patient, and observer-evaluator. Three clinical cases (abdominal pain, bad breath, and insomnia) randomly assigned. Each one with a script containing the patient's background, present illness with medical history. Students had to simulate a teleconsult according to their role, and the observer had to score a classmate's performance. To describe their experience, students completed an anonymous questionnaire. Our results showed that students identified key points that allow a teleconsult to successfully develop, even when not having the same role in the dynamic. They also recognized their opportunity areas and highlighted these tools as useful for obtaining skills that will help them excel in their professional practice even after the COVID-19 pandemic. Keywords: emergency adaptation, remote teaching, educational innovation, role-play, simulation, telemedicine, health education, skills, role-play
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Alencar, Ivna, Joyce Frutuôso, and Joel Leite. "Capacitação sobre processo colaborativo para empresas juniores." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.329.

Full text
Abstract:
Devido aos desenvolvimentos tecnológicos no ambiente da engenharia civil, percebe-se que os conhecimentos técnicos referentes à utilização de softwares e métodos que contribuem nas fases de planejamentos de um projeto são aspectos essenciais para que haja resultados satisfatórios. A atuação da Liga Acadêmica de BIM (LABIM), realizou-se com o objetivo de elevar os níveis de conhecimento acerca dessas habilidades técnicas. Deste modo, desenvolveu-se uma capacitação ocorrida em ambiente virtual (Google meet), em razão das restrições e das precauções tomadas para conter o avanço da pandemia da Covid-19. O evento foi direcionado para as empresas juniores Projetta e Pilares, da UFCA e da UEPB respectivamente, no âmbito do ensino do BIM, na qual participaram 20 membros da Projetta e 20 da Pilares. A experiência ocorreu do dia 20 ao dia 24 de julho de 2020, essa formação complementar direcionou-se para os alunos do curso de graduação de Engenharia Civil que faziam parte das empresas juniores citadas, onde foi apresentado um ensino sobre processos colaborativos dentro da tecnologia BIM. Com o intuito de obter um melhor desempenho nas suas atividades dentro dessas empresas. A capacitação teve participação de 40 pessoas e carga horária total de 10 horas, nas quais foram apresentadas o processo colaborativo, o conceito de organização do projeto e a separação das competências de cada projetista, levando em consideração uma hierarquia para que se possa ter um ambiente de ordem entre os envolvidos. Além disso, foi abordado os procedimentos para a implementação da colaboração feita através de uma nuvem para manterem os arquivos salvos; no caso do workshop disponibilizado pela LABIM, utilizou-se o Dropbox, através do método de modelo central-local. Dessa forma, foi possível demonstrar com uma abordagem teórico-prática as interferências que podem ocorrer na hora de unir os projetos quando não compatibilizados, em que, provavelmente, só seriam percebidos na execução da obra. Nessa perspectiva, com o auxílio do plugin BIMcollab integrado ao software Navisworks foi possível fazer a análise dos projetos de modo a encontrar essas interferências automaticamente, atrelado a isso, foi apresentado o BCF, arquivo que facilita o processo. A iniciativa teve como competência abordada a técnica e a operação, de acordo com a elucidação exposta por Succar, Sher e Williams (2013). Esse processo colaborativo equivale a sobrepor todos os projetos elaborados, ou seja, o projeto arquitetônico, o projeto estrutural e os projetos de instalações poderão ser feitos por diferentes projetistas e ao serem finalizados, sejam apenas combinados. A capacitação teve como objetivo, simplificar ao máximo o processo colaborativo dentro da tecnologia BIM para os estudantes que acompanharam o workshop. Para que, dessa forma, os discentes possam analisar e julgar eventuais interferências entre projetos, visualizar os modelos integrados, prever possíveis erros e repassar as correções das incompatibilidades a serem feitas. Verificou-se, por meio de um questionário aplicado pelo Google Forms, que - baseando-se nas exposições dos autores supracitados - os participantes da capacitação entravam, a princípio, no Nível 0, no qual há falta de competência em uma área particular e após a capacitação saíram com o Nível 1, que se refere ao entendimento dos princípios e aplicabilidade prática inicial. Nesse contexto, o método de ensino-aprendizagem aplicado foi a experimentação, mesclando entre experimentação show e ilustrativa, segundo as definições de Taha et al., (2016). Nessa perspectiva, verificou-se que 60,6% dos participantes não tinham conhecimento prévio sobre o assunto abordado, 33,3% afirmou ter em um nível superficial e apenas 6,1% possuíam conhecimento prévio. Após o evento, foi aplicado um questionário aos participantes e de acordo com o mesmo, a capacitação atingiu as expectativas e os objetivos de 100% do público, no qual, 51,5% considerou que o seu aproveitamento neste curso foi suficiente, 33,3% satisfatório e os demais, 15,2%, parcial. Assim, diante desses dados satisfatórios, pode-se afirmar que o evento proporcionou um efeito positivo para as empresas devido ao fato de ter agregado conhecimento aos membros presentes na capacitação. Na mesma pesquisa de satisfação, foi questionado o que cada participante achou da abordagem prática das ferramentas e mais da metade, 66,7%, afirmou ser muito boa, 30,3% respondeu ser boa e apenas 3%, regular. Em sequência, diante da indagação a respeito da abordagem teórica, 66,7% explicou ser muito boa e 30,3% ser boa, porém, 3% fez uso do termo “Achei detalhado ao extremo” na sua resposta. E diante dos dados coletados através do questionário, fica evidente para os organizadores que a metodologia de ensino utilizada foi adequada, porém, ainda cabe melhorias. Além disso, a Liga Acadêmica de BIM conseguiu melhorar o seu networking, ampliar os seus contatos e divulgar ainda mais o seu trabalho. Deste modo, com o evento realizado, a Liga conseguiu observar a eficácia dessa nova linha de atuação, que fora a capacitação de empresas, para ambos os lados, organizadores e público. Como também, esse evento foi de muita importância para a ampliação dos conhecimentos de didática e comunicação dos membros da LABIM. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/37ICE-ZquOE
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rodríguez González, Sylvia Cristina. "Megadesarrollos turísticos de sol y playa enclaves del imaginario." In International Conference Virtual City and Territory. Barcelona: Centre de Política de Sòl i Valoracions, 2009. http://dx.doi.org/10.5821/ctv.7522.

Full text
Abstract:
Los megadesarrollos turísticos de sol y playa han sido impulsados por el Banco Interamericano de Desarrollo (BID) como proyectos de estrategia de desarrollo turístico, en México nacen los Centros Integralmente Planeados (CIP´s) para dar orden urbano, descentralizando grandes inversiones turísticas principalmente de origen extranjeros. Son identificados ante la promoción turística por la inversión de insumos y tecnología. Los emplazamientos turísticos de sol y playa han crecido y destinan espacios para el hospedaje turístico temporal y permanente. Este tipo de emplazamientos destacan por ser representaciones de exclusividad, privacidad y seguridad, manifestando enclavamiento en la serie de conjuntos turísticos construidos para integrar el megadesarrollo turístico, demarcando un acceso que indica el inicio del montaje realidad-ficción, conformando el montaje de ficción, que llevan a construir una realidad a partir del imaginario. Lo sucedido fuera del montaje será considerado como realidad, al establecerse una serie de compaginaciones que fabricarán la nueva realidad, la realidad-ficción, entre representaciones de fantasía visuales, de sonidos y sobretodo de ideas por transmitir, como es lo motivante que resultan para los turistas las guías turísticas. Las representaciones son basadas en imágenes de paisajes, personas, ciudades, entre otros emblemas simbólicos. Cada espacio por destacar será retomado para enfocar el montaje en dibujos, pinturas, danzas, arquitectura, entre otras dinámicas de conquista turística, igual sucede con la reproducción de sonidos relacionados con la exclusividad, privacidad y seguridad para el turista al interior del conjunto. Toda construcción de la realidad se realiza en un espacio y un tiempo definido a partir del imaginario, ya que existe el objetivo de cautivar al visitante, dentro de una serie de montajes continuos donde será eliminada la línea de corte entre montajes, convirtiendo la ficción en realidad para el turista, el montaje correcto y el escenario indicado, señalan el orden constante de los montajes. Del trozo de imágenes fabricadas y rescatadas del ambiente natural o real, se conformara una relación argumental a través de la compaginación con la secuencia adecuada de cada una de las escenas plasmadas por el imaginario, unir y encauzar los montajes para el cumplimiento de la representación en un filme. De los ejemplos más destacados son las creaciones a partir del imaginario en los Emiratos Árabes Unidos, representados en los hoteles como torre hilton baynunah, jumeirah Beach burj al-arab, hotel w, hotel apearon island y hotel eta, los cuales exponen servicios como compras de lujo, centros spa con instalaciones exclusivas para el deporte y el tiempo libre, habitaciones equipadas, climatizadas y con lo último de la tecnología. Se distinguen los colores y las formas por resaltar ante la cultura árabe, pero es importante señalar que cada uno de esos megadesarrollos turísticos marcará su filme con esta serie de montajes, que permitirán compaginar la serie de trozos de imágenes fabricadas ante la fantasía imaginada. Los megadesarrollos turísticos se distinguen por crear escenarios turísticos a partir del imaginario, destacando el enclavamiento a través de la búsqueda del concepto de seguridad, con un marcado interés para conformar comunidades nuevas, asimismo elementos como los acceso se encuentran custodiados por personal de seguridad que indicara la bienvenida al turista, sin conocer que será guiado y vigilado por cámaras de video ocultas en la masa de la edificación, también se distinguen elementos de seguridad para la movilidad y accesibilidad al conjunto, destacando vía aérea, naval ó terrestre, el recorrido al interior marcándose bajo un escalonamiento de cota descendente a nivel de playa, mostrara cada uno de los escenarios turísticos montados para indicar el recorrido al turista al interior del conjunto turístico. The sun and beach tourist megadevelopments have been stimulated by the Inter-American Bank of Development (BID) as projects of strategy of tourist development, in Mexico there are born the Integrally planned Centers (CIP's) to give urban order, decentralizing big tourist investments principally of origin foreigners. They are identified before the tourist promotion by the investment of inputs and technology. The emplacements have grown and destine spaces for the tourist temporary and permanent. This type stand out for being representations of exclusivity, privacy and safety, demonstrating interlock in the series of tourist sets constructed to integrate the tourist megadevelopment, limiting an access that indicates the beginning of the montage reality - fiction, shaping the montage of fiction, that they lead to constructing a reality from the imaginary one. The happened out of the montage will be considered to be a reality, on there having be established a series of page lay-outs that will make the new reality, the reality - fiction, between visual representations of fantasy, of sounds and overcoat of ideas for transmitting, since motivation is that the tourist guides prove for the tourists. The representations are based on images of landscapes, persons, cities and symbolic emblems. Chaque espace pour se faire remarquer sera repris pour mettre au point le montage dans des dessins, des peintures, des danses, une architecture, entre d'autres dynamiques de conquête touristique, égale il succède avec la reproduction de sons relatifs à l'exclusivité, confidentialité et sécurité pour le touriste à l'intérieur de l'ensemble. Toute construction de la réalité est réalisée dans un espace et le temps défini à partir de l'imaginaire, puisqu'il existe l'objectif de captiver le visiteur, à l'intérieur d'une série de montages continuels où la ligne de coupure sera éliminée entre des montages, en changeant la fiction en réalité pour le touriste, le montage correct et la scène indiquée, ils marquent l'ordre constant des montages. Of the chunk of images made and rescued of the natural or real environment, a plot relation was conforming across the page lay-out to the suitable sequence of each one of the scenes formed by the imaginary one, to join and to channel the montages for the fulfillment of the representation in a movie. Of the most out-standing examples they are the creations from the imaginary one in the United Arab Emirates represented in the hotels as tower hilton baynunah, jumeirah Beach burj al-arab, hotel w, hotel apearon island y hotel eta, which expose services as purchases of luxury, centers spa with exclusive facilities for the sport and the free time, equipped rooms with the last technology. The colors and the forms are distinguished for standing out before the Arabic culture, but it is important to indicate that each of these megadevelopments will mark with this series of montages, which will allow to arrange the series of chunks of images made before the imagined fantasy. The megadevelopments differ for creating tourist scenes from the imaginary one, emphasizing the interlock across the search of the safety concept, with a marked interest to shape new communities, likewise elements like them I access they are guarded by safety personnel that was indicating the welcome to the tourist, Without knowing that it will be guided and monitored by secret video cameras in the mass of the building, also safety elements are distinguished for the mobility and accessibility to the set, emphasizing airway, navally ó terrestrial, the tour to the interior being marked under an stairs of descending level to beach level, there was showing each of the tourist scenes mounted to indicate the tour to the tourist to the interior of the set.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Chaves, Isabella Andreczevski, Lia Yamamoto, Barbara Talamini Villas Bôas, and Regina Coeli Ruschel. "Diagnóstico sobre a utilização da metodologia BIM na nova matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UFPR." In IV ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. ANTAC, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v4i00.1879.

Full text
Abstract:
Os profissionais de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação devem ser preparados para a utilização da metodologia BIM desde sua formação acadêmica. Sendo assim, este resumo apresenta um diagnóstico de algumas disciplinas que compõem a nova matriz curricular do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná sobre a utilização da metodologia BIM em suas ementas disciplinares, tal estudo foi realizado pela Célula BIM da UFPR. A metodologia adotada foi a identificação dos componentes BIM através da análise documental e categorial das ementas de cada componente curricular do curso, avaliados e classificados de acordo com as seguintes categorias: (a) verificação da relação entre o componente curricular e BIM. (b) Avaliação dos conteúdos da modelagem que podem ser trabalhados. (c) Análise das competências BIM de domínio técnico ou de execução, possíveis de serem desenvolvidas. (d) Estágios da implementação BIM que podem ser trabalhados na disciplina. (e) Potencial de integração da disciplina. (f) Identificação das etapas do ciclo de vida da edificação que podem ser discutidas. (g) Avaliação das disciplinas de projeto que podem ser trabalhadas no componente curricular. (h) Verificação da possibilidade do trabalho/discussão de forma. Notou-se que a maioria das disciplinas que não possuem relação com BIM são aquelas introdutórias de todos os cursos de Engenharia (Cálculo e Física, por exemplo) ou de cunho teórico/introdutório nas áreas específicas de Mecânica dos Solos, Materiais de Construção e Mecânica dos Sólidos e Fluidos. Os conteúdos relacionados ao BIM podem ser trabalhados em algumas disciplinas básicas, ainda no primeiro período do curso, como na disciplina de “Introdução à Engenharia e Inovação” que pode introduzir os conceitos básicos, trabalhar o ciclo de vida da edificação, coordenação das atividades, uso de tecnologias e interoperabilidade. Também no ciclo básico, a disciplina de “Expressão Gráfica” pode ter uma abordagem introdutória à disciplina “Desenho Arquitetônico”, em aspectos de colaboração, modelagem geométrica tridimensional e visualização do modelo, além de que os objetos programados em 3D podem ser visualizados em Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA). Essa disciplina pode ampliar a formação em BIM, incluindo não apenas o desenho 2D, como a modelagem em 3D e abrangendo o entendimento de informações abstratas e multidisciplinares. Ainda a disciplina do ciclo básico “Desenho Arquitetônico” apresenta grande potencial de trabalhar praticamente todos os conteúdos de modelagem da categoria (b), com enfoque em projetos colaborativos dentro da turma, modelagem geométrica tridimensional e visualização do modelo. A evidência de BIM na ementa da disciplina de “Gestão de Projetos” chama atenção para o avanço na programação e nos objetivos, que destacam competências de domínio técnico, conceitos, estágios de implementação como gerenciamento de projetos, estudo de viabilidade, sistemas de qualidade, planejamento, controle de obras e construção enxuta. Dessa forma, há a possibilidade de introduzir BIM 4D e 5D, além de projetos, possibilitando a elaboração de cronogramas e orçamentos através dos modelos já desenvolvidos em disciplinas anteriores, como Desenho Arquitetônico. A disciplina “Saneamento Ambiental” desenvolve princípios sobre concepção, projeto e dimensionamento, possuindo interface aos conceitos BIM, no que tange à competência prática e teórica de modelagem, semântica do modelo, análises ambientais e projetação. A disciplina “Metodologia do Trabalho Científico” pode permear por praticamente todos os conceitos, competências técnicas, ciclo de vida e disciplinas trabalhadas conceitualmente, por exemplo, o docente pode aplicar atividades de pesquisas acerca desses temas, e demais habilidades e inovações que o BIM traz, ou até mesmo histórico. Na disciplina de “Infraestrutura Viária” é possível utilizar uma modelagem BIM ou integrar com outras tecnologias. A disciplina “Laboratório de Transportes” explicita nos seus objetivos e programação com a modelagem digital de infraestrutura, dando destaque à utilização de ferramentas para projeto geométrico, drenagem e de terraplenagem em ambiente BIM. Dessa forma “Infraestrutura Viária” pode relacionar-se com essa disciplina e promover projeto em ambiente colaborativo com a turma. O aluno ainda tem a possibilidade de trabalhar com nuvem de pontos, interface clara por constar na ementa da disciplina “Geoprocessamento aplicado à Engenharia de Transportes”, a caracterização de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) e ferramentas de análise, obtenção e organização dos dados, elaboração de mapas temáticos para a representação gráfica dos dados, técnicas para obtenção de novas informações e aplicações de ferramentas de SIG em problemas de planejamento e operação de transportes. O estudante pode ainda desenvolver a aptidão à execução de estudos e projetos de rodovias e vias urbanas em ambiente BIM em “Projetos de Obras Viárias”. As disciplinas integradoras, como o nome já sugere, trazem a ideia de multidisciplinaridade, trabalhando os estágios de modelagem, de colaboração e integração do BIM, ao estimularem o uso de repositórios de informações ou CDE, trabalhar com IFC, BCF e integrar ou federar modelos. Esses objetivos são atingidos fortemente pelas disciplinas de “Projetos de Infraestrutura e Obras Especiais” e “Projetos de Edifícios”. A disciplina integradora “Estruturação das Cidades”, pela análise da ementa e referências, conecta-se a uma abordagem na metodologia BIM citando o estudo de ferramentas tecnológicas, além de alguns conceitos relativamente próximos aos de BIM, permitindo uma interação relevante por parte do professor em relação ao BIM. As disciplinas optativas, que promovem profissionalização específica, apresentam ligação forte com conceitos de dimensionamento, etapas construtivas e características em obra, logo podem ser utilizados softwares de modelagem, como em “Projetos de Estruturas em Aço” e “Projetos de Estruturas de Aço e Concreto”, ou ainda “Pontes e Obras de Artes Especiais”, aplicando os conceitos de análise e visualização. “Projetos de Estruturas e Madeira” no âmbito prático pode abordar a elaboração de desenhos e plantas de projetos estruturais desse tipo de material construtivo. Nas atividades do currículo complementares como: estágio curricular obrigatório e trabalho de final de curso, o aluno pode dar enfoque claro ou não ao paradigma BIM, a depender de suas escolhas. A realização do diagnóstico permitiu observar que mesmo dentro das disciplinas que possibilitam um ensino relacionado à metodologia BIM a aprendizagem dos alunos depende do corpo docente para que tenham uma introdução e um estudo razoável acerca do tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos, Eduardo Ribeiro dos. "Colaboração OPEN BIM." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.316.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento de um empreendimento envolve inúmeros profissionais que necessitam tomar decisões relacionadas a concepção, a custos, prazos e execução. A organização do processo de projeto é fundamental para que as trocas de informações ocorram de forma eficiente e as tomadas de decisões aconteçam no momento certo. Diante disso, que segundo MELHADO (2001), a qualidade do empreendimento esteja inteiramente ligada à qualidade do projeto. A indústria AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção) vem procurando meios para as melhorias dos processos para a consolidação do empreendimento. Como substituição de um processo sequencial, onde uma etapa de projeto só é iniciada ao finalizar todos os projetos da etapa anterior, apresenta-se a engenharia simultânea onde o desenvolvimento dos projetos ocorre de forma simultânea, resultando na redução de custos e prazos. (CARVALHO et. al., 2010) A digitalização da indústria também tem o papel importante na melhoria no desenvolvimento do empreendimento, onde BIM toma a vanguarda das discussões por se tratar não somente de tecnologia, mas também de processos e políticas para a concepção, planejamento, execução, operação e manutenção do edifício. (CBIC, 2016). Dentre as perspectivas de melhoria ao adotar BIM podemos apontar não somente os recursos para a comunicação entre as partes envolvidas, mas também a possibilidade da execução do trabalho de forma colaborativa através das trocas de informações de projeto através de modelos. Segundo Succar (2010) para que as empresas e equipes de projetos possam realizar a colaboração baseada em modelo, estas precisam estar em um segundo estágio de capacidade em BIM, onde a consolidação do primeiro estágio somente acontece após o domínio na modelagem baseada em objetos desenvolvidos por ferramentas como Archicad e Revit. Para que o fluxo de informação transcorra de forma clara e objetiva, atendendo as necessidades nas tomadas de decisões, é necessário que os softwares utilizados ao longo do processo de desenvolvimento do empreendimento, possuam a capacidade tanto de armazenar as informações em forma de dados, como também de classificá-las corretamente para que assim estas possam ser tratadas, processadas e disseminadas, fazendo com que a informação chegue a quem dela precisa no momento certo. (SANTOS, 2018). A buildingSMART, órgão mundial da indústria que conduz a transformação digital da indústria AEC, vem desenvolvendo um conjunto de normas e padrões para que interoperabilidade entre os diversos agentes envolvidos no processo de desenvolvimento do edifício aconteça de forma eficiente. Dentre os padrões podemos destacar o IDM (Information Delivey Manual) que trata sobre os processos, O IFC (International Framework for Dictionaries) sobre o mapeamento de termos, o MVD (Model View Definitions) que traduz processos em requisitos técnicos, o BCF (BIM Collaboration Format / Formato de colaboração BIM) que trata da coordenação de mudanças e por fim o IFC (Industry Foundation Class) que é responsável pelo transporte das informações através de dados O presente trabalho tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida em dois Treinamentos de Colaboração OPEN BIM (TCOB) realizado pela Graphisoft Brasil e ministrado pelo autor nos meses de novembro de 2020 e março de 2021 para 44 profissionais de arquitetura e engenharia. O TCOB foi desenvolvido pela Graphisoft através do Programa Educacional da própria empresa (Graphisoft Learn) com o objetivo de capacitar profissionais envolvidos nos processos de projeto nas boas práticas para a colaboração através de modelos de informação. Além das questões relacionadas a ferramenta Archicad no processo de interoperabilidade, este treinamento aborda também assuntos pertencentes a organização dos processos, da importância das políticas através do desenvolvimento dos protocolos para uma troca da informação eficiente. O Treinamento de Colaboração OPEN BIM possui 12h e é dividido em 4 partes. A primeira parte trata dos conceitos fundamentais sobre OPEN BIM. Apresenta um fluxo de trabalho OPEN BIM simplificado e aborda a importância dos protocolos para a interoperabilidade desenvolvidos pela buildingSMART e apresenta de forma básica IFD (International Framework for Dicionaries), IDM (Informationa Delivery Manual), MVD (Model View Definition) e IFC (Industry Foundation Class). A segunda parte aborda as questões relacionadas ao preparo do modelo para a colaboração e a importância do sistema de classificação para a troca de informações através de modelos. Já a terceira parte mostra como regular um tradutor IFC para a exportação do projeto. Por fim, a última parte trata do processo de importação e as boas práticas para uma efetiva federação dos modelos. Mostra como fazer o controle de versões de modelo IFC para uma integração de projetos com qualidade. Segundo avaliação realizada pelos alunos após a conclusão do TCOB, o programa proposto foi adequado em relação às necessidades e expectativas, assim como o material de apoio para o desenvolvimento do conhecimento foi relevante. 77% dos alunos consideram que a duração do curso foi adequada. Dentre os pontos positivos apontados destacam-se os fundamentos sobre BIM e o esclarecimento de conhecer as aplicações do IFC e como o configurar adequadamente. Dentre os pontos negativos, os alunos apontaram a necessidade de mais tempo para colocar em prática diversas possibilidades de configuração dos tradutores IFC. Ao longo das aulas, muito se discutiu sobre os acordos entre os projetistas para uma interoperabilidade eficiente, evidenciando a importância dos protocolos de troca de informações através de modelos levantadas na primeira parte da aula. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/Q3uT_uCBTZs
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alencar, Nelson Matheus Rodrigues Ferraz de, Ana Alice Carvalho Souza, Antonio Eliardo Honorato de Figueiredo, and Karenine Máximo de Oliveira Landim. "Processo colaborativo e sua aplicação através das nuvens de armazenamento A360, Trimble Connect e BIMcollab." In ENCONTRO NACIONAL SOBRE O ENSINO DE BIM. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/enebim.v3i00.318.

Full text
Abstract:
A Liga Acadêmica de BIM (LABIM), programa de extensão da Universidade Federal do Cariri (UFCA), através da plataforma YouTube, desenvolveu um workshop on-line, gratuito e aberto ao público em geral. Com o intuito de mitigar a falta de conhecimento básico nos centros acadêmicos quanto ao Building Information Modeling (BIM) pelos universitários dos cursos de graduação em Engenharia Civil e Arquitetura, o exposto trabalho teve como objetivo principal promover a disseminação do conhecimento acerca dessa metodologia. Após divulgação nas mídias digitais e efetivadas as inscrições através de um formulário disponibilizado, o evento foi realizado com uma programação que incluiu dois dias de encontros ao vivo, nos quais foram apresentadas ferramentas, conceitos e práticas do processo colaborativo; além disso, houve a interação entre o público e os mediadores em tempo real através de um chat, onde foram esclarecidas dúvidas e apresentadas soluções a despeito. O presente trabalho permitiu aos participantes conhecer a atuação da liga acadêmica e obter conhecimentos sobre essa metodologia, por meio do conteúdo digital elaborado e apresentado. O workshop foi realizado nos dias 07 e 09 de setembro de 2020, pautando-se em uma formação complementar básica para estudantes de engenharia e de arquitetura, com a finalidade de elucidar as pesquisas da LABIM, através de uma perspectiva diferente de extensão, corroborando com um dos pilares da liga, que consiste em estender o conhecimento de sua área de atuação aos demais discentes. Devido às limitações impostas pelo cenário atual da pandemia, na qual o isolamento social impossibilitou encontros presenciais no campus da universidade, buscou-se desenvolver o workshop de forma on-line; dessa maneira, foi perceptível uma maior abrangência de participantes provenientes de outras instituições de ensino, não se limitando apenas ao público local. O conteúdo programático foi repassado aos participantes em 2 dias, com duração de 4 horas de formação teórico-prática. No primeiro dia de evento foram expostos os conceitos e práticas do processo colaborativo no software Autodesk Revit, com exemplos de programas e ferramentas utilizados. A priori, houve uma abordagem teórica, com enfoque na mudança do processo usual de desenvolvimento de projetos, onde antes não era possível desenvolver de forma prática. Contudo, utilizando as novas tecnologias é exequível aplicar um processo integrado com uma maior interação entre os integrantes, evitando a propagação de erros. A posteriori, foram apresentadas algumas nuvens BIM tais quais Autodesk A360 Team, Autodesk Collaboration for Revit e Bim360, sendo introduzida a interface do A360, bem como as suas aplicações no armazenamento e na organização de documentações, além da demonstração das ferramentas de visualização em um projeto multidisciplinar. Por último, foram repassadas as diretrizes de um mecanismo cooperativo envolvendo a plataforma Dropbox em conjunto com o software Revit, consistindo na utilização de um modelo central-local, no qual os projetistas possuem acesso a um arquivo local sincronizado com o modelo base. Quanto ao segundo dia, foram apresentadas as nuvens Trimble Connect e BIMcollab, dando enfoque à compatibilização de projetos, a interoperabilidade e ao compartilhamento de arquivos no formato aberto IFC, dessa forma, facilitando a sua operabilidade e a confluência em diferentes plataformas. Ademais, foram introduzidos diversos formatos de arquivo, como o NWC e NWF, utilizados no software Autodesk Navisworks, e também o BCF, onde é permitido analisar possíveis interferências e repassar correções nos projetos envolvidos. Posteriormente, houve uma navegação pela interface do Trimble Connect, operando um projeto onde foram apresentadas ferramentas, visualização de arquivos 2D, 3D e a conexão entre aquele e o Revit, além de comparar as suas vantagens quanto a nuvem A360. O workshop conta hoje com um total de 592 visualizações, sendo distribuídas entre 336 no primeiro vídeo e 256 no segundo, estando ainda presentes na plataforma para livre acesso. Tendo-se ao final do curso, a emissão de 35 certificados. Desta forma, foi promovido aos participantes uma solução eficiente e eficaz no que tange à cooperação, à compatibilização e gestão de projetos. O workshop trouxe, portanto, um impacto positivo acerca da visão repassada sobre a perspectiva BIM, tendo como contribuição para toda a comunidade acadêmica, tanto daqueles que realizaram o evento quanto dos que participaram como ouvintes, uma maior compreensão do funcionamento das ferramentas de colaboração e as vantagens que o seu uso oferece. Ademais, a apresentação deixou um grande aprendizado para a LABIM, uma vez que possibilitou o desenvolvimento de uma nova perspectiva de evento através de seu primeiro workshop. Além disso, proporcionou aos integrantes da liga um ganho de experiência em comunicação e interação com o público. Por fim, o uso das mídias sociais se deu deveras importante para a divulgação, tal qual a utilização de uma plataforma midiática para a realização dos encontros e manutenção dos vídeos de forma que a informação continue livre para acesso posterior; nesse sentido, vê-se que a realização de eventos dessa natureza auxilia na difusão do conhecimento acerca do BIM para além de limites físicos, como também para além das fronteiras da liga acadêmica. Apresentação no YouTube: https://youtu.be/7znhKqfp3_I
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Tecnologia BCD"

1

Chaparro, Rodrigo, Maria Netto, Elisabeth Díaz, Adalberto Padilla, Krystian Muñoz, and Raúl Riveros. Seguro de ahorro de energía: plataforma estándar para la estructuración, la evaluación y el seguimiento de proyectos de inversión en eficiencia energética y generación distribuida con desempeño energético garantizado. Inter-American Development Bank, June 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003352.

Full text
Abstract:
Son crecientes los esfuerzos por fomentar la inversión verde con nuevos instrumentos financieros; sin embargo, la velocidad con que los mercados están adoptando estos instrumentos se ha visto limitada por la heterogeneidad y la falta de información sistemática que permite valorar cuán verdes son las inversiones. El BID ha desarrollado una plataforma estándar para la estructuración, la evaluación y el seguimiento de proyectos de inversión en eficiencia energética y generación distribuida con desempeño energético garantizado. La plataforma busca llenar este vacío e impulsar la modernización tecnológica promoviendo inversiones en tecnologías más eficientes donde se garanticen los ahorros o la generación de energía gracias a la combinación de contratos de desempeño, esquemas de validación y seguros como mecanismo de mitigación de riesgos. La plataforma comprende una herramienta para estimar los ahorros o la energía del proyecto propuesto, listas de control para la validación y verificación del correcto desempeño y un formato para el monitoreo de resultados una vez implementado el proyecto. La herramienta para estimar los ahorros o la energía que genere un proyecto sigue la lógica de establecer una línea base y luego determinar el impacto de la nueva tecnología mediante mejoras en los índices de desempeño o generación, siguiendo los lineamientos técnicos de la familia de normas internacionales de la serie ISO 50000. Este documento presenta los aspectos conceptuales y prácticos de la plataforma, incluye los protocolos para 12 tecnologías aplicables tanto a proyectos nuevos como a proyectos de sustitución y presenta ejemplos para tres proyectos específicos. Los usuarios primarios de la plataforma son proveedores de tecnología, entidades validadoras, entidades financieras y aseguradoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cerrato, Ignacio, Marcelo D'Agostino, Gemma Galdon Clavell, Cristina Pombo, and Luis Tejerina. Tecnologías digitales para la notificación de exposición en época de pandemia. Inter-American Development Bank, December 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002931.

Full text
Abstract:
El rastreo de contactos es el proceso de detectar, evaluar y decidir qué hacer con las personas que se han visto expuestas a una determinada enfermedad contagiosa con el fin de evitar que la transmisión se extienda. La pandemia causada por la COVID-19 ha desbordado la capacidad de los equipos dedicados a esta tarea generando la necesidad de nuevas técnicas y herramientas para asistir en este proceso. El tiempo de respuesta de los gobiernos ante una emergencia como la actual es vital para la contención y protección de vidas, y las lecciones aprendidas durante el año 2020 son claves para comprender cómo las tecnologías pueden ayudar a combatir enfermedades infecciosas. Este documento conjunto del Banco Interamericano de Desarrollo (BID) y la Organización Panamericana de la Salud (OPS) pretende mostrar cómo las tecnologías pueden ayudar a los gobiernos a superar crisis de esta categoría. En él se recopilan y analizan las distintas soluciones puestas en marcha con el objetivo de ayudar a distintos tipos de organizaciones o gobiernos a planear sus estrategias de rastreo de contactos y se incluyen recomendaciones con base en las experiencias existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cerdeira, Pablo, Marcus Mentzingen de Mendonça, and Urszula Gabriela Lagowska. Políticas públicas orientadas por dados: Os caminhos possíveis para governos locais. Edited by Mauricio Bouskela, Marcelo Facchina, and Hallel Elnir. Inter-American Development Bank, October 2020. http://dx.doi.org/10.18235/0002727.

Full text
Abstract:
Este texto para discussão aborda alguns estudos preliminares do Projeto “Big Data para o Desenvolvimento Urbano Sustentável” conduzido pela Fundação Getulio Vargas em parceria com o BID, com as cidades de Miraflores (Peru), Montevidéu (Uruguai), Quito (Equador), São Paulo (Brasil) e Xalapa (México) e com o apoio do aplicativo Waze. Este projeto faz parte da Cooperação Técnica Regional RG-T3095 financiada pelo BID, por intermédio do programa de Bens Públicos Regionais, e executado pela FGV. No BID, o estudo foi coordenado pela Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano e, na FGV, pelo Centro de Tecnologia e Desenvolvimento - CTD, e desenvolvido em parceria com o Centro de Estudos de Política e Economia do Setor Público - CEPESP (Aspectos Institucionais), a Escola de Direito do Rio de Janeiro - FGV Direito Rio (Aspectos Regulatórios) e a Escola de Matemática Aplicada - FGV EMAp (Ciencia de Dados).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Grasso, Diego Ignacio, Ana Castillo, Fausto Castillo, and Carmen Castro Blandón. Casos de uso de blockchain en las cadenas de valor agropecuarias América Latina y el Caribe. Banco Interamericano de Desarrollo, October 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004500.

Full text
Abstract:
Desde BID Lab creemos que el uso de soluciones tecnológicas en la agricultura y las cadenas de valor agropecuaria ayudarán a reducir las brechas de productividad de forma más sostenible, apoyar a los productores a diseñar estrategias frente a las crisis climáticas; asegurar la inclusión de los pequeños y medianos productores, que representan el 80% del universo de productores de América Latina y el Caribe; y apoyar el acceso a alimentos nutritivos de la población más vulnerables de nuestra región. Mucho se habla y se ha escrito de la tecnología blockchain y su potencial uso en el sector agropecuario. Esta publicación tiene por objetivo contribuir a la agenda de conocimiento vinculados al uso de esta nueva tecnología, a través de casos concretos que permitan un análisis crítico al lector. Los casos analizados de América Latina y el Caribe confirman el potencial de la tecnología en materia de identidad, trazabilidad y finanzas. Al mismo tiempo revelan grandes desafíos para su adopción, acceso a nuevas fuentes de financiación y generación de ingresos. Es esperable que la evolución de la tecnología y del marco regulatorio favorezcan la innovación y permitan tanto la consolidación de estos proyectos como el surgimiento de nuevos tipos de soluciones, transformándose en una gran oportunidad para promover la inclusión de pequeños productores y medianos productores a través de la innovación por parte de los actores privados, públicos y sociedad civil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Navas, Cristian, and Richard Mix Vidal. Ciclo de Charlas: Movilidad Autónoma y el Futuro del Transporte. Inter-American Development Bank, November 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003757.

Full text
Abstract:
En julio de 2019 se firmó un acuerdo entre el Banco Interamericano de Desarrollo y el Ministerio de Transportes y Telecomunicaciones de Chile para avanzar en el desarrollo de nuevas aplicaciones tecnológicas aplicables en el sector transporte, con foco en las herramientas de Big Data y en los Vehículos Autónomos. Este acuerdo, formalizado a través de las Cooperaciones Técnicas CH-T1220 y CH-T1226 entre el BID y el Gobierno de Chile, concentraba su alcance principalmente en la realización de experiencias piloto que pudieran servir para la exploración y prueba a nivel local de nuevas tecnologías de movilidad disponibles en el mercado, con el fin de generar conocimiento relevante para el ecosistema de transporte y tecnología en Chile y la región. Como componente principal, se estructuró el Primer Piloto de Vehículo Autónomo en Latinoamérica, operación de prueba y abierta al público por 3 meses de un minibús autónomo de 12 pasajeros en las inmediaciones del Parque OHiggins en la ciudad de Santiago. De forma complementaria, este acuerdo también consideraba distintas actividades para la activación de lo que se denominó el Hub Latinoamericano de Vehículos Autónomos, las que permitieron apoyar los primeros pasos para la incursión en estas tendencias emergentes de movilidad por parte de emprendedores e innovadores del entorno local, así como difundir el conocimiento existente y generar interés al respecto en el sector privado, sector público, academia, instituciones internacionales y otros organismos de la sociedad civil, principalmente vinculados con políticas públicas, transporte y desarrollo urbano, entre otros temas afines. En este contexto, uno de los ejes primarios de difusión y comunicaciones del proyecto se estructuró en torno al Ciclo de Charlas: Movilidad Autónoma y el Futuro del Transporte. Este ciclo, organizado por el BID junto al MTT con apoyo de la Facultad de Ciencias Físicas y Matemáticas de la Universidad de Chile, consistió en un conjunto de eventos temáticos en los que se invitaron expertos nacionales e internacionales para exponer sobre las nuevas tendencias en sistemas de transporte, con foco en los desafíos y oportunidades de los vehículos de conducción autónoma y tecnologías emergentes en transporte. Estas sesiones se realizaron a lo largo de 2020, primero en formato presencial y luego en formato online, debido a las condiciones sanitarias producto de la pandemia COVID-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Michele, Roberto. Esta guía ofrece un resumen de las políticas de integridad y transparencia que actualmente se están implementando en América Latina y el Caribe. El Banco Interamericano de Desarrollo (BID) ha financiado muchos de estos esfuerzos como parte de su misión de promover el estado de derecho, el fortalecimiento institucional y la confianza. En particular, el BID apoya a los sectores público y privado en la adopción reformas alineadas con estándares internacionales de transparencia e integridad en áreas como el lavado de activos, la integridad del sector público, la transparencia fiscal, las compras públicas y la eliminación del secreto bancario. El BID impulsa leyes y regulaciones técnicamente sanas que aseguren la simplificación administrativa y la transparencia en las decisiones públicas al mismo tiempo que busca apalancar el uso de tecnologías digitales. Inter-American Development Bank, December 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003821.

Full text
Abstract:
Esta guía ofrece un resumen de las políticas de integridad y transparencia que actualmente se están implementando en América Latina y el Caribe. El Banco Interamericano de Desarrollo (BID) ha financiado muchos de estos esfuerzos como parte de su misión de promover el estado de derecho, el fortalecimiento institucional y la confianza. En particular, el BID apoya a los sectores público y privado en la adopción reformas alineadas con estándares internacionales de transparencia e integridad en áreas como el lavado de activos, la integridad del sector público, la transparencia fiscal, las compras públicas y la eliminación del secreto bancario. El BID impulsa leyes y regulaciones técnicamente sanas que aseguren la simplificación administrativa y la transparencia en las decisiones públicas al mismo tiempo que busca apalancar el uso de tecnologías digitales.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Abuhamad, Grace, Cory Salveson, Lilia Stubrin, and Carlos Braga. Abierta configuration options Inteligencia artificial en el sector de maquinaria agrícola de Argentina: diagnóstico de madurez y recomendaciones de política para acelerar la adopción. Inter-American Development Bank, February 2022. http://dx.doi.org/10.18235/0004000.

Full text
Abstract:
Durante la última década, el ritmo de mejora de la inteligencia artificial (IA) sorprendió incluso a los más expertos, creando nuevos mercados y oportunidades de progreso en numerosas áreas. En el 2020, el BID decidió explorar opciones de política pública para promover la adopción de la IA y para ello, seleccionó el sector de la maquinaria agrícola de Argentina. Con cerca de 1,200 empresas, se trata de una industria intensiva en ciencia, tecnología e innovación, susceptible de introducir mejoras en autonomía y automatización en las máquinas existentes, desarrollar nuevos dispositivos y servicios, y optimizar procesos de negocio. Para el desarrollo de este proyecto, el BID contrató a Element AI, una de las compañías líderes en el desarrollo de IA a nivel mundial, para (1) evaluar la madurez del sector en la adopción de IA, a partir de un modelo de madurez que distingue cinco dimensiones (estrategia, datos, tecnología, recursos humanos y gobernanza), a lo largo de cinco etapas de madurez a través de las que evolucionan las empresas (exploración, experimentación, formalización, optimización y transformación), y (2) proponer recomendaciones para la acción, según tres perfiles de beneficiarios: firma, clúster y sector público. Este informe presenta los resultados de la evaluación de la madurez y una serie de conclusiones y propuestas, que pueden ser útiles para las futuras políticas públicas que estimulen el desarrollo y la adopción de aplicaciones de IA en el sector de la maquinaria agrícola argentina, y también en otros sectores industriales de la región.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Radaelli, Vanderléia, Eduardo De Azevedo, and Karina Diaz. Modelo de apoio a compras públicas de inovacão. Inter-American Development Bank, May 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003277.

Full text
Abstract:
Este documento apresenta o Modelo de Apoio à Compra Pública de Inovação e o seu processo de construção, do diagnóstico das principais dificuldades para se contratar inovação na administração pública ao desenho de soluções para apoiar os gestores e gestoras, transpondo essas barreiras. O documento consolida um esforço do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através da Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação e do coLab-i (Laboratório de Inovação e Coparticipação do Tribunal de Contas da União) para impulsionar e potencializar a compra pública de inovação, apontando possibilidades de atuação conjunta entre diferentes atores ao longo do processo. Este documento é resultado da iniciativa INOVAMOS, que teve como objetivo construir um modelo para as Entidades de Fiscalização Superiores e Tribunais de Contas (TCU) apoiarem a compra de inovação na administração pública, que seja replicável para tribunais de outras esferas federativas e outros países da América Latina. O INOVAMOS foi realizado pelo BID e o TCU para apoiar a compra pública de inovação pela administração pública em parceria com a Agencia Tellus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ulate Brenes, Eliana, Edgar Mora, Cristina Pombo, Carlos Rebellón, Nancy Vega, Gloriana Lang, and Chaves Martínez Priscila. La importancia de establecer un marco orientador de política pública para el uso responsable y ético de la inteligencia artificial y su aplicación en Costa Rica. Banco Interamericano de Desarrollo, November 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003773.

Full text
Abstract:
El Ministerio de Ciencia, Tecnología y Telecomunicaciones (MICITT) de Costa Rica, en colaboración con el Banco Interamericano de Desarrollo (BID), y con apoyo del Consejo Asesor de fAIr LAC Costa Rica, elaboró este documento de referencia como insumo de una hoja de ruta que permita crear un marco para el uso ético, responsable y seguro de la IA en el país. Este esfuerzo está enmarcado en la iniciativa fAIr LAC y está basado en el modelo de la quíntuple hélice de innovación del ecosistema costarricense a través de un Consejo Asesor, el cual reúne al sector privado (America Free Zone -AFZ, Intel, Microsoft), la academia (INCAE), el sector público (CCSS, MEP, MICITT, MEP, SINIRUBE y el BID), la sociedad civil (CINDE, Programa Estado de la Nación), y el ecosistema emprendedor (BID Lab e Innova 10x). Con el rápido avance de la tecnología y la ciencia, el uso de la inteligencia artificial (IA) se ha vuelto cada vez más común en la vida de las personas, generando un impacto significativo en la economía, la sociedad y el medio ambiente. En tal sentido, se requiere una respuesta rápida, asertiva e inclusiva por parte de los países en materia de políticas, estrategias, regulación y generación de capacidades. Por ello, como un paso inicial hacia un abordaje proactivo de estos desafíos, con este documento se pretende contribuir a crear las condiciones necesarias para impulsar la IA como uno de los aceleradores más importantes en la actualidad. En este documento se incorpora una guía de lo que debe entenderse como marco ético de la IA; se esboza un primer barrido no exhaustivo de las mejores prácticas internacionales a nivel global y regional; se describen algunos de los esfuerzos del país en materia de políticas nacionales y estrategias que contribuyen a definir esta hoja de ruta; y se presentan los principales esfuerzos que en materia de IA que se están llevando a cabo en Costa Rica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

López Gross, Juan Pablo, Alison Elías González, César Buenadicha Sánchez, Felipe Muñoz Gómez, Cecilia Franco Segura, and Xoán Fernández García. MIGnnovación: La oportunidad del sector privado y la sociedad civil ante el desafío migratorio en América Latina y el Caribe. Inter-American Development Bank, March 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003096.

Full text
Abstract:
¿Sabías que la migración impulsa el crecimiento y la capacidad de innovación de los países? América Latina y el Caribe enfrenta un fenómeno migratorio sin precedentes. De los casi 15 millones de migrantes en la región más de la mitad han dejado sus países en los últimos 5 años, debido a situaciones de inestabilidad política, social y económica, desastres naturales y el COVID-19. Desde el Laboratorio de Innovación (BID Lab) y la Unidad de Migración del BID creemos que este desafío demanda una participación más activa y novedosa del sector privado y la sociedad civil, que permita crear nuevas oportunidades al unir el crecimiento económico y social que genera la migración con la capacidad de innovación, creatividad y emprendimiento que caracteriza a estos sectores y a los migrantes. Este enfoque, que llamamos MIGnnovación, busca apoyar los esfuerzos del sector público, aprovechar el talento de las personas, las nuevas tecnologías y la construcción de alianzas para convertir esta realidad en una gran oportunidad de desarrollo inclusivo para nuestros países. Conoce en esta publicación datos, historias e iniciativas exitosas que demuestran el poder de la MIGnnovación para hacer frente al desafío migratorio, y así seguir en nuestra tarea de mejorar la vida de millones.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography