Journal articles on the topic 'Tecnologia Arquitetura e Design'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Tecnologia Arquitetura e Design.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Tecnologia Arquitetura e Design.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Leal, Bianca Marques Figueiredo. "BIM no ensino de tecnologia da construção." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (December 25, 2019): e019027. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653550.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil brasileira passa por uma fase de transição do modelo tradicional de projeto em Computer Aided Design (CAD) para o projeto mediado pela Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM). Com isso, há um encadeamento natural de adequação dos profissionais à nova metodologia de trabalho e, consequentemente, surge a necessidade de capacitá-los. Por isso, cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estão alterando suas grades curriculares para implementar o ensino de BIM. Contudo, não tem sido discutida as alternativas de emprego do BIM na exposição dos conteúdos próprios à formação em Tecnologia da Construção. Dessa forma, o presente artigo possui o objetivo de apresentar possibilidades de uso do BIM no ensino de tecnologia da construção em curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo a partir de um estudo de caso. Esse estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados apontaram um grande potencial de utilização do BIM no ensino de tecnologia da construção, bem como em outras áreas do curso de arquitetura e urbanismo sem necessidade de alteração curricular. Por fim, esse estudo evidencia as mudanças que podem ocorrer na sala de aula se o docente se apropriar das ferramentas digitais existentes e se a instituição e a coordenação apoiarem essa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Carolina Helena Miranda e. "Design Universal em disciplinas de Estúdio de Arquitetura." Revista Docência do Ensino Superior 12 (August 9, 2022): 1–18. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38951.

Full text
Abstract:
Neste artigo são apresentados reflexões e resultados acerca de experiências didáticas com o tema Design Universal em disciplinas de Estúdio no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Santa Luzia. O objetivo da escolha do tema para as disciplinas foi o de instrumentalizar e sensibilizar os estudantes para a relevância técnica e social do assunto, até então não abordado como foco em disciplinas de projeto no campus. As metodologias utilizadas foram revisão bibliográfica e documental, aulas expositivas e dialogadas, exercícios e orientação no desenvolvimento dos projetos. Os estudantes chegaram a resultados variados de aprofundamento no tema e nas propostas, o que pode ser associado ao curto prazo das disciplinas, porém os resultados foram considerados satisfatórios. Concluiu-se pela necessidade de outros e maiores espaços para o tema, devido à sua exigência legal no âmbito profissional e à sua relevância na inclusão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barreto Junior, Camilo de Lellis, Paulo Camargos Silva, Alexandre Carvalho Silva, Edgard Afonso Lamounier Junior, and Alexandre Cardoso. "Uma estratégia de integração entre plantas baixas CAD e Realidade Virtual: estudo de caso aplicado a subestações de energia elétrica." Research, Society and Development 10, no. 14 (October 31, 2021): e221101421765. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21765.

Full text
Abstract:
Muitos setores têm se beneficiado com a tecnologia de Realidade Virtual (RV), como, por exemplo, as indústrias na aplicação em processos de revisão de desenhos de engenharia. É amplamente atribuída ao treinamento de operadores, arquitetura, engenharia, educação, simulação e prototipagem, pois proporciona um alto nível de imersão e fidelidade na representação das informações. O contexto atual sobre a integração entre Computer-Aided Design (CAD) e RV apresenta métodos de desenvolvimento e manutenção demasiadamente complexos, exigindo intervenções manuais que dificultam a transferência das informações, expressando um estado imaturo da tecnologia. Diante deste cenário, o trabalho propõe uma metodologia de integração entre plantas baixas CAD e RV através de uma arquitetura de software que possibilita realizar a união entre as tecnologias de forma automática. Foi realizada uma análise em trabalhos correlatos com a finalidade de obter o estado da arte e as tecnologias que estão sendo utilizadas, além de apontar a contribuição da metodologia proposta. Através de um estudo de caso aplicado a subestações de energia elétrica em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), foi realizado testes de integração, reconstrução do Ambiente Virtual (AV) e desempenho. A metodologia apresentou excelentes resultados, a integração entre plantas baixas CAD e o software de Realidade Virtual demonstrou ser possível adequar o espaço bidimensional CAD para representação em um AV tridimensional, facilitando e melhorando o processo de concepção de subestações virtuais. Também, o processo de reconstrução apresentou um desempenho satisfatório, concluindo as tarefas em tempos curtos e sem a necessidade de processos manuais de usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Gabriel Brazão de, and Jacy Soares Côrrea Neto. "Aplicação de tecnologia de realidade aumentada em modelos tridimensionais de arquitetura e engenharia." REVES - Revista Relações Sociais 6, no. 1 (February 1, 2023): 15344–01. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl6iss1pp15344-01e.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em modelos de arquitetura e instalações prediais utilizados em cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Para tanto, partiu-se do procedimento de Design Science Research para elaborar modelos digitais a partir do software SketchUp, além de sua integração no software Unity3D e Vuforia para gerar modelos de RA. Adicionalmente, foi elaborado um recurso educacional aberto explicando os procedimentos para elaboração de RA utilizando os softwares mencionados. Os resultados mostraram que a RA pode contribuir para o ensino nas áreas supracitadas, isso porque em contraste aos meios tradicionais de representação e visualização, a RA é uma tecnologia de baixo custo que proporciona melhor simulação e visualização de projetos e seus elementos construtivos, bem como mostra a sua relevância para diversos usos como apresentações de projetos, de maquetes virtuais e compreensão de elementos e sistemas construtivos de maneira mais aprofundada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Moraes Gomes, Cristiane, and Renata Maria Marè Gogliano. "A TECNOLOGIA BIM PARA GESTÃO DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO." REPAE - Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia 9, no. 1 (April 30, 2023): 77–94. http://dx.doi.org/10.51923/repae.v9i1.319.

Full text
Abstract:
A revolução na forma de se realizarem projetos no setor AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação) é bastante recente. Até meados do século XX, esses projetos eram elaborados manualmente. O primeiro grande marco dessa revolução se deu por volta de 1982, com a utilização de tecnologias computacionais para realizar as atividades inerentes ao processo de projetar, com o lançamento do software CAD (Computer Aided Design) pela empresa Autodesk. No entanto, na década de 1970, Charles Eastman já havia criado uma metodologia, voltada à descrição da construção em suas várias etapas ou Building Descripition System – BDS. Ela foi a precursora da metodologia Building Information Modeling – BIM, cuja adoção em todo o mundo vem crescendo, desde 1986. Isso porque, ela permite que se faça a gestão das informações de um projeto, em todo o seu ciclo de vida. De forma colaborativa. otimiza atividades, processos, recursos humanos e minimiza erros de execução, o que se reverte em valorização do ativo. Porém, percebe-se que a adoção da tecnologia BIM, em projetos de iluminação, ainda é limitada. Dado este contexto, esse trabalho tem como objetivo levar à compreensão das dificuldades encontradas por projetistas, para a implementação e utilização de BIM, visando à gestão de projetos de iluminação. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura relativa aos temas centrais a serem abordados e avaliaram-se dois escritórios de arquitetura especializados em iluminação (estudos de caso) que desenvolvem seus projetos por meio de metodologias distintas. Como resultado, pode-se apurar os impactos e vantagens da utilização da tecnologia BIM, como metodologia, bem como identificar os desafios para a sua aplicação em projetos de iluminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ricardo, Fabiana Pereira de Aguiar, Ana Walquíria Souza da Silva, Antonio Guilherme da Cruz Lima, Elionides José da Costa, and Lindalva Mendonça de Figueirôa. "O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA." Revista Amor Mundi 5, no. 4 (March 27, 2024): 53–60. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.451.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem objetivo de apresentar a nova perspectiva da educação a distância em uma sociedade em constante crescimento na era da tecnologia da informação e comunicação. A Educação é uma das áreas que vem experimentando essas mudanças de forma significativa, e diante desse cenário surgiu uma nova área de atuação, o Design Instrucional com foco no desenvolvimento de cursos e treinamentos de forma estruturada e sistemática. Outro item importante apontado neste estudo é as vantagens e desvantagens da aprendizagem autogerida dos cursos da educação a distância. A reflexão proposta deste estudo ocorreu por meio de uma revisão de literatura, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital, bem como a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico apresentado na disciplina “Princípios do Design Instrucional”. O trabalho exprime a integração da tecnologia na educação a distância, mediante a participação efetiva de um profissional da área de design instrucional na arquitetura dos cursos e treinamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Passos, Paula Caroline Schifino Jardim, and Patricia Alejandra Behar. "Metodologia para design de interfaces digitais para educação." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 9, no. 1 (April 11, 2013): 01–09. http://dx.doi.org/10.51358/id.v9i1.108.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta a estruturao de metodologia prpria para o design de interfaces de materiais educacionais digitais. A metodologia Interad proposta com base em pesquisas da rea da Educao combinadas a estudos relativos ao design de interao, a arquitetura da informao e ao planejamento visual. Objetiva-se, dessa forma, atender tanto a aspectos educacionais quanto necessidades tcnicas do projeto promovendo a qualidade do produto final. Alm da pesquisa bibliogrfica dos temas citados, foram ainda levantados dados para a pesquisa por meio de observao participante realizada no Ncleo de Tecnologia Digital Aplicada Educao, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em situaes prticas de projeto. A metodologia foi validada em curso ofertado pela Secretaria de Educao a Distncia (SEAD/UFRGS) onde professores da universidade aplicaram-na em seus projetos de recursos digitais, conforme descreve o presente artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Bruno Chagas Alves, and Joaquín Fernández Sánchez. "REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO DESIGN." HOLOS 1 (July 8, 2008): 28. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2008.161.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o atual estado da arte da Realidade Aumentada aplicada ao design. São apresentados exemplos de aplicações da Realidade Aumentada em áreas como design de produtos, arquitetura, indústria automotiva, educação e design colaborativo. Também é apresentada uma rápida visão geral sobre as tecnologias envolvidas na criação de aplicações de Realidade Aumentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Schulz, Victor Mateus, and Angelica Paiva Ponzio. "Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos." Gestão & Tecnologia de Projetos 17, no. 3 (September 15, 2022): 221–39. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i3.186318.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliação do uso de uma tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos no ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento do projeto de um hotel design integrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum a Design Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe, um template em ArchiCAD e uma apostila. Para avaliar a aplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-se que os resultados do trabalho estendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paz, Daniel Juracy Mellado. "UM SONHO DE UNIDADE: João Filgueiras Lima e sua Gesamtkunstwerk." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 2, no. 1 (October 8, 2017): 103–19. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2017v2n1id16598.

Full text
Abstract:
Gesamtkunstwerk, a Obra de Arte Total e a Síntese das Artes são conceitos que convergem na História das Artes. Na obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, aparece esse sonho de unidade. Em primeiro lugar, no sistema construtivo, com a redução na pré-fabricação a componentes essenciais e versáteis. A evolução da tecnologia eliminou as peças físicas e as tornaram componentes abstratas, sempre aperfeiçoadas. Neles, uma unidade modular, crescentemente universal, regia o conjunto, a ponto de constituir um ambiente integral. Ao mesmo tempo os sistemas técnicos foram se amalgamando cada vez mais. No CTRS – Centro de Tecnologia da Rede Sarah, com a mudança radical da terapia, a própria arquitetura hospitalar e o equipamento médico foram revistos, como meios de transporte e mobiliário, em uma unidade de design e produção. O arquiteto é herdeiro da tradição modernista da síntese das artes. A pré-fabricação foi demandada para transcender o edifício rumo a sistemas globais em gestões totalizantes. O que se relacionava com a procura constantedo arquiteto de uma abertura ao futuro de seus edifícios, na forma da extensibilidade e flexibilidade, através da concentração de redes técnicas na estrutura, da ausência de restrições e da provisão de insumos. O labor do arquiteto se desloca para o ciclo de vida do edifício, projetando e operando a própria fábrica que faz os edifícios. Tenta realizar o ciclo completo: projeto, produção das partes, montagem, manutenção, aparelhamento, expansões, mesmo Pesquisa & Desenvolvimento. Enquanto a unificação do conhecimento na Arquitetura teve como síntese aparente um indivíduo apenas. A racionalidade dos meios e a individualidade não são antitéticos, mas característicos da Era Moderna, e na Arquitetura Moderna, explicando muito do que ocorreu na obra de João Filgueiras Lima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Freitas, Theska Laila de, and Amilton José Vieira de Arruda. "NOVAS ESTRATÉGIAS DA BIOMIMÉTICA: AS ANALOGIAS NO BIODESIGN E NA BIOARQUITETURA." MIX Sustentável 4, no. 1 (April 13, 2018): 73–82. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2018.v4.n1.73-82.

Full text
Abstract:
Ao longo da história é possível constatar artefatos de inspiração biológica em diferentes períodos, e em diversas áreas, como a ciência, tecnologia, arquitetura, arte, design, engenharia, dentre outras. Isto tem gerado uma série de pesquisas e projetos que utilizam analogias biológicas com uma abordagem de caráter sustentável e ecológica, condizentes com as necessidades do contexto vigente. Desta forma, o presente estudo refere-se a uma breve revisão bibliográfica para apresentar as origens, definições e princípios da Biomimética, assim como os tipos de Analogias utilizadas no contexto das referências naturais, e ainda, exemplificar algumas de suas aplicações no Biodesign e na Bioarquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Romero, Marcelo de Andrade, and Elisabeth Cristina do Amaral Ecker. "EDITORIAL REVISTA ARTE 21 (2023.1)." Arte 21 20, no. 01 (June 12, 2024): 4–5. http://dx.doi.org/10.62507/a21.v20i01.446.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Costa Silva, Wesley, Fernando Hadad Zaidan, Fabrício Martins Mendonça, and José Luis Braga. "MODELO DE ARQUITETURA CORPORATIVA PARA INDÚSTRIA 4.0: ANÁLISES PARA O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO COM OS NEGÓCIOS." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 13, no. 2 (November 25, 2020): 71. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v13e2202071-104.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é propor um modelo motivacional de arquitetura corporativa (EA) que represente a visão dos executivos de TI e potencialize o alinhamento da TI com os negócios ante os desafios da Indústria 4.0. Foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura e aplicado o método Design Science Research, a escolha metodológica foi complementada com o caráter qualitativo e foram entrevistados quinze executivos de TI de empresas nacionais e multinacionais. O modelo de EA, resultado da pesquisa, evoluiu o modelo proposto por Costa Silva et al. (2018) contribuindo para o alinhamento da TI com os negócios na quarta revolução industrial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Argenton Freire, Rodrigo, Evandro Ziggiatti Monteiro, and Claudio Lima Ferreira. "Desafios do Open Design." DAT Journal 3, no. 2 (November 16, 2018): 353–91. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v3i2.96.

Full text
Abstract:
Recentemente, uma grande variedade de projetos, comunidades e negócios têm adotado o conceito de Open Design (OD). Seus benefícios são associados à democratização dos processos de projeto, maior capacidade de inovação, customização e também à possibilidade de se tornar uma alternativa aos modelos de negócios tradicionais. Três exemplos, ligados à arquitetura e desenho urbano, foram selecionados para explorar sua aplicabilidade. Quatro princípios foram considerados: transparência, acessibilidade, replicabilidade e modularidade. Nossos resultados mostram que a democratização, considerada um componente chave do OD, ainda é dependente de tecnologias nem sempre disponíveis para comunidades em países em desenvolvimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Braga, Marta C. G., and Vania R. Ulbricht. "Acessibilidade em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 4, no. 2 (September 21, 2010): 56–61. http://dx.doi.org/10.51358/id.v4i2.42.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os requisitos da acessibilidade Web que podem orientar o designer instrucional quando da escolha de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) utilizados na interao de professores e alunos em cursos on-line e, por meio dos quais alunos entram em contato com contedos, atividades de aprendizagem e avaliaes. O design instrucional exige mltiplos conhecimentos e se realiza na interao com vrias reas, tais como o design de interface, a arquitetura da informao e outras. O designer instrucional aquele que faz a mediao entre as teorias pedaggicas e a tecnologia propondo estratgias para que os objetivos da aprendizagem se realizem. Ele deve centrar as estratgias na audincia praticando o design para todos. A partir da abordagem terica, o presente trabalho pretende colaborar para minimizar as dificuldades de acessoem AVAs e auxiliar na incluso digital de usurios com inabilidades. [ Download ]
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Antunes, Elaine Guglielmi Pavei, Aline Eyng Savi, Haron Fabre, Pedro Luiz Kestering Medeiros, and Tainara Calabrez. "ARQUITETURA ESCOLAR INCLUSIVA: REFLEXÕES SOBRE A ACESSIBILIDADE NA EXPERIÊNCIA DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA." Revista de Extensão 5, no. 1 (February 25, 2021): 84. http://dx.doi.org/10.18616/re.v5i1.5949.

Full text
Abstract:
Este é um relato de experiência vivenciado pelos participantes do Projeto de Extensão “Observatório Acessível” do Programa Inovação para Sustentabilidade, com a participação dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Produtos e Engenharia Civil da Universidade do Extremo Sul Catarinense e que teve duração entre os anos de 2018 e 2020. O projeto objetivou propor subsídios de tecnologia assistiva para qualificação e adequação da acessibilidade espacial de espaços internos e externos nas escolas municipais de Morro da Fumaça. Foram realizados vários encontros e abordagens sobre o tema da acessibilidade espacial nas escolas. Dessa forma, o objetivo do projeto foi alcançado, pois foram elaboradas diretrizes para o projeto arquitetônico de escolas acessíveis; e constatou-se que as condições ambientais e arquitetônicas das escolas apresentavam obstáculos à acessibilidade, prejudicando a autonomia dos alunos com deficiência. Por fim, destaca-se o enriquecimento de saberes pelos extensionistas através do contato e da construção de um diálogo mais empático com o outro. Sabe-se que garantir o acesso espacial e o uso dos ambientes é uma condição básica para que se alcancem metas maiores de inclusão na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

De Vasconselos, Tássia Borges, and David Sperling. "Um panorama da utilização dos ambientes digitais no ensino de arquitetura frente aos níveis de computabilidade: Revisão a partir dos Congressos Graphica (2005-2017)." Revista Geometria Gráfica 4, no. 1 (May 19, 2020): 94. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2020.245790.

Full text
Abstract:
Este artigo, versão ampliada de trabalho apresentado no Graphica 2019, apresenta resultados parciais de pesquisa em nível de doutorado acerca da apropriação de tecnologias de representação gráfica e design digital no ensino de arquitetura no contexto brasileiro. Este estudo toma como referências as sistematizações estabelecidas por Oxman (2006) sobre a interação entre o projetista e a representação de um objeto concebido com auxílio de ambiente digital, e as que realizou posteriormente Kotnik (2010) sobre os níveis de computabilidade no processo de projeto. Assim, foi estruturada uma pesquisa correlacional, que busca a sistematização do cenário a partir de dois conjuntos de dados. O primeiro focado em compreender aspectos inerentes aos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, e o segundo a partir da classificação de práticas didáticas selecionadas por meio de uma revisão sistemática baseada em handsearching. Apresenta como resultado dados e reflexões sobre as práticas de design digital no ensino em Arquitetura relatadas nos Congressos Graphica no período de 2005 a 2017.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Prequero, Adriana. "A TECNOLOGIA E O MUNDO DIGITAL INVADEM O VAREJO TRADICIONAL E TRAZ UMA NOVA FORMA DE CONSUMIR." Revista Estudos e Negócios Academics 1, no. 2 (August 17, 2021): 3–10. http://dx.doi.org/10.58941/26760460/v1.n2.43.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é apresentar as mais modernas ferramentas tecnológicas do marketing, aplicadas tanto no ambiente físico como no virtual, com a intenção de se criar convergência entre esses meios e também proporcionar experiências únicas e inesquecíveisao consumidor de determinada marca. Para isso, será explicado como o UX Design entra em cena para auxiliar o visual merchandising a compor um ambiente agradável, prático e com elementos que comunicarão todos os valores da empresa ou se sua marca. Com o avanço da internet e a expansão do comércio online, esse movimento de aproximação com o consumidor aprimorou o campo do Design que se desdobrou em UX Design, Design de Interação. Arquitetura de Informação, para permitir cada vezmais incrementar a visita do consumidor aos sites de e-commerce e aplicativos de uma empresa. O omnichannel é uma tendência do varejo e que deve ser considerada quando queremos falar sobre essa convergência entre os ambientes físicos e virtuais da empresa. O objetivo principal desse novo modelo de negócio é facilitar a vidado consumidor, interliga-lo a todos os canais de vendas sem que ele perceba qualquer alteração. Com isso veremos como é importante que os elementos que descrevem uma marca e seus valores, tais como logotipo, cores, músicas, aromas devem estar presentes, não só no material de comunicação que a empresa produz, mas também devem estar alinhados nos ambientes físicos e virtuais para que seu consumidor sempre consiga reconhece-los.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Almeida, Caio Augusto Rabite, Fernando Tadeu de Araújo Lima, and Marcos Martins Borges. "Tectônicas Digitais: a (in) tangibilidade no processo de projeto em arquitetura." Design e Tecnologia 9, no. 18 (June 30, 2019): 01–21. http://dx.doi.org/10.23972/det2019iss18pp01-21.

Full text
Abstract:
Esse artigo é resultado de uma pesquisa de Mestrado que centrou-se na investigação da relação entre o estudo das tectônicas em paralelo com a evolução das técnicas e conhecimentos envolvidos no processo de projeto em arquitetura. O conceito de Tectônica em Arquitetura é uma maneira de se falar sobre o ambiente construído em que o seu uso, estrutura e experiência estão explicitamente relacionados à materialização e à construção deste ambiente construído. Nos últimos anos as novas tecnologias digitais e os processos de produção pós-industriais surgiram como ferramentas de apoio que modificam a maneira de se projetar, avaliar e produzir este ambiente construído, incorporando-se assim uma lógica digital ao conceito tradicional de tectônicas. Como resultado, este trabalho é direcionado no emprego de softwares computacionais paramétricos para a proposição de um experimento intitulado Pavilhão Waffle, que foi realizado com a combinação de variáveis e parâmetros digitais e construtivos, objetivando perceber o potencial em que cada um desses diversos níveis se combinam, em uma série de campos de estudo e em um cruzamento multi escalar de arquitetura, engenharia, computação, análises físicas e experimentações de design e construção. Palavras-chave: Tectônicas Digitais; Processo de Projeto; Arquitetura Paramétrica; Fabricação Digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Kalache, Vera Maria Jubram, and Vagner Rogério Dos Santos. "Entretenimento hospitalar: um novo conceito de melhoria na qualidade de vida baseada no Design de Interfaces e ambiente computacional hipermídia." Design e Tecnologia 4, no. 07 (July 2, 2014): 44. http://dx.doi.org/10.23972/det2014iss07pp44-53.

Full text
Abstract:
Este projeto propõe o uso de uma ferramenta digital para pacientes internados, com o objetivo de amenizar a ansiedade e favorecer a sua recuperação. Para tanto, baseia-se no uso do Entretenimento, por meio de aplicativos fundamentados, escolhidos a partir de uma pesquisa e da análise de profissionais das áreas envolvidas. Os aplicativos são ferramentas de lazer e não devem ser confundidos com práticas terapêuticas. O presente trabalho visa à importância do bem-estar e à qualidade de vida no ambiente hospitalar. Elaborou-se uma proposta de arquitetura de dados para os aplicativos e as interfaces gráficas para cada módulo do dispositivo. As informações foram levantadas durante a observação informal em atividade de voluntariado. A partir delas, foi possível desenvolver e descrever os aspectos de design e as principais vantagens da utilização da tecnologia Tablet, além da sua funcionalidade para o Entretenimento Hospitalar. Implementou-se um módulo conceitual de aplicativo, utilizando informações do módulo de nutrição. Assim, foi possível explorar as relações entre as necessidades emocionais identificadas e as necessidades de entretenimento, lazer e socialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ferreira, Rodrigo, Edite Carranza, Pedro Junior, and Cleber Panico. "DOMÓTICA, INMÓTICA E URBÓTICA." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 7, no. 2 (May 27, 2022): 45–54. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2022v7n2id27719.

Full text
Abstract:
O contínuo aumento da população urbana e a decorrente concentração de edifícios nas cidades têm causado aumento exponencial na geração de resíduos, consumo de energia e recursos naturais, impactando no aquecimento global. Para enfrentar esses problemas, a conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas de 2021 - COP 26, definiu metas para redução do efeito estufa, as quais poderão ser atingidas mediante a transdisciplinaridade entre Arquitetura, Computação, Eletrônica e Automação. O objetivo desse artigo é cotejar a aplicação de novas tecnologias na produção do espaço construído; assim como suas contribuições na sustentabilidade desses ambientes. Metodologicamente, elaborou-se uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, levantamento de exemplos nacionais e internacionais da aplicação de tecnologias, além de apresentar ferramentas computacionais que contribuíram tanto para o design quanto para o monitoramento de projetos. Dessa forma, pretende-se contribuir com o estudo dessas novas tendências: domótica, inmótica e urbótica, para a produção do espaço - arquitetura e cidade - inteligente e sustentável no século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Yabuki, Maikol Yoshie, Caio Otoni, and Maria Gabriela Caffarena Celani. "Alta tecnologia e reúso de materiais descartados: desenvolvimento de um painel decorativo para a melhoria do desempenho térmico em edificações." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 2 (June 29, 2020): 6–19. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i2.155158.

Full text
Abstract:
O século XXI expressa um intenso avanço tecnológico aplicado nos mais diversos equipamentos gradualmente mais acessíveis à sociedade. Ao mesmo tempo, para atender a essa demanda, os recursos naturais são consumidos exponencialmente, gerando uma enorme quantidade de resíduos com destinação nem sempre adequada. Os principais agentes ligados à tentativa de redução desse impacto ambiental negativo por meio da reutilização de materiais são as cooperativas de reciclagem, responsáveis pela seleção dos materiais descartados e reintrodução no sistema produtivo. Através da Design Science Research, a pesquisa visa a criação de um artefato utilizando materiais descartados a fim de reintroduzi-los na cadeia produtiva sob a forma de elementos arquitetônicos de acabamento. Pela elevada representação nos materiais descartados, baixo índice de reaproveitamento e potencial de reconformação a quente, no estado fundido, o termoplástico poliestireno foi selecionado como matéria prima para o desenvolvimento de placas de acabamento para o teto (forro). Como maneira de agregar ainda mais valor ao produto, a constituição dos módulos do painel foi realizada a partir de moldes projetados com o uso de modelos paramétricos digitais e produzidos com o uso de impressora 3D. Além disso, o mesmo foi utilizado não apenas como acabamento estético, mas também como sistema de macroencapsulamento para um material de mudança de fase (Phase Change Material), que contribui para o desempenho energético e o conforto térmico no ambiente em que é instalado. A pesquisa, de caráter interdisciplinar, envolveu pesquisadores das áreas de design, arquitetura, ciência dos materiais e conforto ambiental. O protótipo desenvolvido demonstra a possibilidade de se agregar valor a materiais descartados por meio de novas tecnologias de design, fabricação e materiais, e ainda contribui para a redução do gasto de energia, tanto na reciclagem do próprio plástico como na diminuição da temperatura do ambiente, apontando para possíveis desdobramentos de produção por cooperativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Fabricio, Márcio Minto. "Editorial V.12 N.1." Gestão & Tecnologia de Projetos 12, no. 1 (February 24, 2017): 5. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i1.126712.

Full text
Abstract:
A partir desta edição a revista Gestão & Tecnologia de Projetos passa a publicar três números por ano, referentes à janeiro a abril (número 1), maio a agosto (número 2), setembro a dezembro 9número 3). A publicação quadrimestral visa dar maior agilidade à publicação dos artigos submetidos em fluxo contínuo, juntamente com os números especiais provenientes de chamadas temáticas ou eventos.Neste primeiro número de 2017 são encartados cinco artigos submetidos em fluxo contínuo dentro das temáticas da revista. O primeiro trabalho deste número, Concepção interativa e parametrizada de edificamos de múltiplos pavimentos em concreto armado, de autoria de Felipe Tavares da Silva, professor da Universidade Federal da Bahia, apresenta resultados de uma pesquisa que desenvolve algoritmos generativos de estruturas de edificações de múltiplos pavimentos em concreto armado. O algoritmo foi baseado em expressões matemáticas de pré-dimensionamento trabalhadas pelo autor de forma a otimizar o processo de concepção e pré-dimensionamento deste tipo de estrutura. O algoritmo foi desenvolvido com o aplicativo Grasshopper e os resultados foram validados utilizando o software TQS. Além da utilização por projetistas de estruturas de concreto armado, o trabalho desenvolvido busca fornecer uma solução para apoio ao ensino de projeto de estruturas de concreto armado. O trabalho seguinte, Integração de tecnologias CAD/CAE/CAM no ateliê de arquitetura: uma aplicação no projeto de edifícios altos, foi desenvolvido na Universidade Estadual de Campinas pelos professores e pesquisadores Gabriela Celani, Ana Maria Reis de Goes Monteiro, Juarez Moara Santos Franco, Victor Calixto, apresenta uma experiência inovadora de ensino de projeto paramétrico baseado em desempenho para o desenvolvimento integrado de edifícios, a partir da atuação de uma equipe multidisciplinar de ensino e com uma abordagem de projeto integrado a partir do uso das tecnologias CAD/CAE/CAM. Ainda na temática do ensino de projeto, o artigo PBL como estratégia de ensino - aprendizagem em uma disciplina de integração e gerenciamento de projetos multidisciplinares de edificações na engenharia civil dos pesquisadores Paulo Adeildo Lopes e Daiana Bragueto Martins da Universidade Estadual de Londrina, objetiva estudar a eficácia do método de Aprendizagem Baseada em Problema (Problem-Based Learning - PBL) no ensino de projeto de engenharia civil, com abordagem multidisciplinar e integrada. O trabalho apresenta como conclusões que a abordagem PBL permitiu aos alunos da disciplina de projeto integrado de engenharia civil, melhorar o desempenho em trabalhos realizados em equipes, contemplando a simulação de cenários reais de projeto e de gerenciamento e integração de soluções de diferentes disciplinas projetais. Tendo como foco o ensino e a inovação no desenvolvimento de produtos o artigo Ensino de Projeto do Produto: Análise de abordagem multidisciplinar com foco em criatividade para inovação em contextos reais, desenvolvido por Cassia de Oliveira Fernandez, Roseli de Deus Lopes, José Aquiles Baesso Grimoni e Eduardo de Senzi Zancul da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). O artigo discute modelos educacionais voltados à capacitação para o trabalho em equipe, com foco na inovação no Processo de Desenvolvimento de novos Produtos e explora as abordagem Aprendizagem Baseada em Problemas e Design Thinking no contexto de uma disciplina eletiva de Desenvolvimento Integrado de Produtos, com participação de alunos de diferentes faculdades da USP (Escola Politécnica - diferentes habilitações, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Faculdade de Arquitetura e Urbanismo). A disciplina integra conhecimento teórico com práticas de simulação e prototipagem para o desenvolvimentos de diferentes produtos inovadores, tais como Lixeira separadora e compactadora de lixo reciclável, Graneloduto para Transporte de Grãos, Medidor de Chuva Distribuído em Rede SemFio Instalado em Postes, Sistema de Sensoriamento de Fluido em Ambientes Hospitalares, dentre outros. Como resultados os trabalhos desenvolvidos na disciplina já geraram o pedido de patentes e o primeiro trabalho citado foi reconhecimento com prêmio de desenvolvimento sustentável. Estes quatro trabalhos apresentam um foco no ensino e prática do processo de projeto em diferentes contextos e níveis de abordagem e complementam a edição especial sobre ensino de projeto em Arquitetura, Design e Engenharia publicado no primeiro semestre de 2016 - Reflexões e Inovações no Ensino de Projeto em Arquitetura, Urbanismo e Design. Completando o presente número, temos o artigo Contribuições do Modelo Means-End-Chain para retroalimentação de dados em empreendimentos habitacionais de interesse social de autoria de Deyvid Aléx de Bitencourt Monteiro e Luciana Inês Gomes Miron, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Este artigo apresenta contribuições para retroalimentação de projetos de habitações de interesse social a partir do Modelo de Cadeias de Meios-Fins, com inovações na apresentação dos resultados de retroalimentação com múltiplas informações. Márcio M. Fabricio Instituto de Arquitetura e Urbanismo Universidade de São Paulo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Silva, Jadson Freire, Rutt Keles Alexandre da Silva, Marcelo Olímpio dos Santos, Mariana Gonçalves Pires Lopes, Isabela De Oliveira Barros, Elvis Bergue Mariz Moreira, and Henrique Dos Santos Ferreira. "Análise conceitual do Building Information Modelling-BiM e City Information Modelling-CiM e contribuições na construção das cidades sustentáveis." Journal of Environmental Analysis and Progress 2, no. 3 (July 31, 2017): 341–48. http://dx.doi.org/10.24221/jeap.2.3.2017.1473.341-348.

Full text
Abstract:
O rápido desenvolvimento que ocorre nas áreas de meio ambiente e planejamento urbano estão exigindo cada vez mais da gestão, a rapidez e a facilidade na solução de percalços. É nesse ambiente de desenvolvimento que as empresas investem em tecnologias e a modelagem de informações se inclui; quando estas são adotadas pelas administrações de estados, podem contribuir com a melhoria do funcionamento de vários fluxos, refletindo na qualidade social e ambiental das regiões de interesse. Observando a rápida disseminação da comunicação e avanço da tecnologia, este trabalho tem como objetivo uma análise dos conceitos que acercam as considerações do BiM - Building information modelling e CiM - City information modelling para as cidades, apresentando suas funcionalidades e benefícios. Os procedimentos metodológicos condicionantes à organização dos dados aqui apresentados, constituíram-se fundamentalmente de levantamento bibliográfico para seleção da literatura que viria a compor a base teórica desta pesquisa. A conceituação do BiM e seus benefícios para a comunidade acadêmica, a chegada revolucionária do CiM e a contribuição destas formas de modelagem para a formação das cidades sustentáveis são analisadas e discutidas. Conclui-se que a modelagem oriunda do BiM e CiM e o seu vasto e integrado banco de dados pode proporcionar diversos benefícios para os ramos do design, engenharia, arquitetura e áreas afins, auxiliando na gestão de projetos, observando a área disponível para construção e os recursos naturais da região, pode-se criar cidades no modelo sustentável, potencializando a geração de energia, uso da água e solo, transição/sazonalidade populacional e reduzindo custos desnecessários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pereira Filho, Zander Ribeiro, Isabela Castilho Gomes de Souza, and Rodrigo Tannus Fonseca. "Reformulação curricular e espacial em um curso de arquitetura e urbanismo." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (July 1, 2021): e021012. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8660009.

Full text
Abstract:
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituo Federal Fluminense (IFF) finalizou em 2020 a reformulação do seu Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Entre os vários parâmetros avaliados, destaca-se a inserção de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), interdisciplinaridade, atualização de conteúdos e reformulação espacial. Diante desse desafio, o objetivo visa apresentar os produtos de duas pesquisas realizadas paralelamente que auxiliaram nessas reformulações. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a revisão bibliográfica e pesquisa exploratória. A primeira pesquisa desenvolveu um método de análise das disciplinas. A segunda pesquisa propôs uma nova distribuição espacial do pavimento utilizado pelo curso. Os resultados destes trabalhos se entrelaçaram ao processo oficial da reformulação curricular, sendo capaz de influenciar nas tomadas de decisões. As análises da primeira pesquisa colaboraram para a inserção do Building Information Modeling (BIM), Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Design Generativo, Design Paramétrico, Programação Visual, Prototipagem Rápida e Fabricação Digital nas novas disciplinas de Expressão e Representação Gráfica. Contribuíram para a integração de disciplinas com maior relação interdisciplinar. Fizeram com que 31 disciplinas mudassem sua posição na matriz, 37 alterassem seus pré-requisitos, 74 revisassem suas ementas e que 25 se unisse a outras disciplinas, evitando conteúdos sobrepostos. 9 disciplinas se tornaram optativas e 74 atualizaram sua bibliografia. Os produtos da segunda pesquisa, influenciaram na reforma do pavimento do curso, realizadas para atender às novas demandas curriculares. Conclui-se que os produtos destas pesquisas se demonstraram significativos para a mudança curricular do referido curso, sendo capaz, também, de auxiliar em outras reformulações curriculares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Santos, Edmea Oliveira, and Ana Paula Correia. "EDUCAÇÃO ON-LINE NA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU: O CASO DA UNIDADE CURRICULAR “APPLIED INSTRUCIONAL DESIGN” DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ON-LINE EM TECNOLOGIA EDUCATIVA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE OHIO NOS ESTADOS UNIDOS." Interfaces Científicas - Educação 12, no. 1 (July 27, 2023): 278–98. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2023v12n1p278-298.

Full text
Abstract:
Durante a pandemia da covid-19, o Brasil vivenciou na Pós-Graduação Stricto Sensu práticas curriculares de educação online, EAD e ensino remoto nunca vivenciadas em sua inteireza. Por outro lado, diversas universidades, em diferentes contextos, já vinham praticando currículos online antes da pandemia Covid-19. Com objetivo de investigar práticas pioneiras de educação online na pós-graduação, analisamos através da metodologia da imersão online, o caso da unidade curricular “Applied Instrucional Design” do Programa de Pós-Graduação Online em Tecnologia Educativa da Universidade do Estado de Ohio nos Estados Unidos. Entendemos por desenho didático curricular, a arquitetura de conteúdos e situações de aprendizagem, que convergem a linguagem da hipermídia com a comunicação interativa síncronas e assíncronas, em sintonia com a materialidade da ação docente e discente, no caso aqui a docência online interativa. Os achados da pesquisa revelaram sobretudo: 1) a importância da semana de ambientação como rede de apoio para a mobilização de saberes online; 2) o desenho curricular hipermidiático como curadoria digital em rede; 3) a importância da docência colaborativa entre docente titular e docentes assistentes; 4) o trabalho por projetos que não separa a formação acadêmico da qualificação profissional em contextos reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Martins da Matta, Celio, and Andre Martins da Matta. "Conceitos de Arte, Design e Arquitetura aplicados: Utilização de tecnologias aliadas a processos e procedimentos intuitivos e racionas em ateliês-laboratórios para a concepção e materialização de projetos / Concepts of Applied Art, Design and Architecture: Use of Technologies Coupled with Intuitive Processes and Procedures and Rationalized in Workshops-Laboratories for the Design and Materialization of Projects." Revista Internacional de Cultura Visual 4, no. 1 (May 8, 2017): 25–35. http://dx.doi.org/10.37467/gka-revvisual.v4.1464.

Full text
Abstract:
ABSTRACTProcess of study of two binomials considered inseparable: creative-rational and conceptualization-materialization. Translates the academic experience with classes, orientations, disciplines, coordination of laboratories and doctoral thesis: Artemídia Influente: Ateliê-Laboratório in the Interfaces Art, Science and Technology. This mixture provided information on laboratory tests for the conception, materialization and understanding of art and its derivatives in the art, science and technology interfaces. Emphasis on the use of materialization processes, which a priori served as a didactic tool and were subsequently used to make artistic works, concomitantly the awareness and scientific artistic appropriation of these didactic prototypes of courses in design, architecture and art.RESUMOO artigo relata a vivência acadêmica do autor com aulas, orientações, disciplinas ministradas, coordenação de laboratórios e parte da tese de doutoramento intitulada: Artemídia Influente: Ateliê-Laboratório nas Interfaces Arte, Ciência e Tecnologia. Essa mistura forneceu informações sobre ensaios e tentativas laboratoriais de se conceber, materializar e entender arte, e seus derivados nas interfaces arte, ciência e tecnologia. Ênfase para a utilização de processos avançados de materialização, que a priori serviam de instrumento didático nos estudos em ateliês-laboratórios, mas que posteriormente foram utilizados para a confecção de obras de arte, concomitantemente a uma tomada de consciência, de apropriação artístico científica de protótipos didáticos. Para a materialização foram utilizadas técnicas híbridas, manuais e tecnológicas, em diversos espaços de ateliês-laboratórios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Falcão, Christianne, Breno Carvalho, Brenda Calife, and Erick Barros. "A Realidade Virtual e o Processo de Avaliação do Projeto na Arquitetura." Revista Geometria Gráfica 5, no. 1 (June 17, 2021): 92. http://dx.doi.org/10.51359/2595-0797.2021.250803.

Full text
Abstract:
A avaliação em arquitetura é uma etapa do processo de design para o desenvolvimento de um artefato a partir de protótipos, que são construídos com base em técnicas de prototipagem. A partir de um protótipo, o interlocutor materializa seu conceito para ser melhor compreendido, explorado, comunicado e avaliado por outro interlocutor. Este protótipo pode ser físico ou virtual. Com base neste fator, este estudo propõe o desenvolvimento de um ambiente tridimensional para visualização de um artefato arquitetônico utilizando as tecnologias de prototipagem virtual e realidade virtual. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa qualitativa, seguindo as etapas: revisão da literatura, estudo sobre os dispositivos utilizados na simulação em realidade virtual, construção do cenário virtual e montagem da interação no software Unity e teste piloto. Como resultado, um protótipo virtual foi construído, permitindo a coleta de dados sobre a experiência do usuário e as demandas no cenário escolhido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Stradioto, Juliano Prado, Carlos Honorato Schuch Santos, Celmar Corrêa de Oliveira, and Cristina Arthmar Mentz Albrecht. "Simplificação dos processos do serviço público: um macroprocesso simplificado." Revista Brasileira de Administração Científica 12, no. 3 (June 29, 2021): 141–57. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2021.003.0012.

Full text
Abstract:
A gestão de processos passou a ser uma questão importante para a sobrevivência das organizações e no setor público essa premissa não é diferente. Uma forma de atualizar a visão fundamentalista da tecnologia burocrática e ter como objetivo a arquitetura dos processos no cidadão é substituir a linha de produção pela visão do design de serviço. Este artigo tem como objetivo construir um macroprocesso de simplificação dos “processos dos serviços públicos”, suficientemente flexível e que possa ser utilizado em diferentes setores e organizações públicas. Aplica-se uma abordagem exploratória descritiva com base bibliográfica e documental para a construção do Macroprocesso Simplificado. O resultado encontrado foi um sistema construído de forma robusta e que atende de forma adequado o Marco Legal, regulamentando a simplificação dos processos de forma flexível, assim como pode ser customizada para diferentes setores da administração pública. O macroprocesso precisa ser customizado para dar conta das especificidades locais e é composto por quatro grandes ciclos, que precisam ser gerenciados e melhorados permanentemente. Não foram apresentados os indicadores de desempenho porque estes indicadores precisam ser construídos segundo as especificidades de cada setor e organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Nogueira, Ana Martha Bonat, and Nadia Miranda Leschko. "Do físico para o virtual." [re]Design 1, no. 1 (December 31, 2022): 160–74. http://dx.doi.org/10.35818/redesign.v1i1.1128.

Full text
Abstract:
Este artigo objetiva analisar as exposições virtuais e as possibilidades de adaptação de conteúdos físicos de museus e galerias para a web, tendências impulsionadas pela pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022. Também busca investigar o mundo virtual em expansão conhecido como metaverso e seus usuários, relacionando-os com a concepção de experiências em espaços expositivos no ambiente digital. O artigo propõe, por fim, relatar o processo de transposição de um projeto expográfico físico para o metaverso, visando melhor entendimento das dificuldades e potencialidades atreladas às plataformas virtuais, trazendo reflexões interdisciplinares tangentes ao design, à arquitetura e às novas tecnologias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Trevisan Pupo, Regiane. "FABLAB PRONTO3D: Aprendendo com a prática." Extensio: Revista Eletrônica de Extensão 14, no. 26 (November 9, 2017): 152. http://dx.doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n26p152.

Full text
Abstract:
O recente desenvolvimento e utilização de técnicas de fabricação digital para a arquitetura, design, engenharias, construção, dentre outras, têm causado mudanças de impacto no processo de projeto desde seu início até sua construção final. Novos métodos de construção estão sendo desenvolvidos com o uso dessas novas técnicas, abrindo um leque de possibilidades dificilmente alcançadas anteriormente. Espaços nomeados como FABLAB’s hoje, oferecem uma gama de técnicas, procedimentos e equipamentos que proporcionam a execução de modelos, protótipos ou elementos finais em diferentes graus de fidelidade. Este artigo mostra as possibilidades e atividades executadas, com base nestas tecnologias, no PRONTO3D – Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D, na UFSC, que faz parte da Rede PRONTO3D, no estado de Santa Catarina, desde 2013.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Veiga, Ana Cecília Rocha. "Tecnologias da informação e da comunicação na gestão e no ensino interdisciplinar de projetos de design." Revista Docência do Ensino Superior 7, no. 2 (December 7, 2017): 149–65. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2017.2321.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um método de ensino e gestão interdisciplinar de projeto (design) por meio das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) e do Building Information Modeling (BIM). O método foi desenvolvido e testado na disciplina Noções de Arquitetura e Urbanismo, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dentro da proposta, os alunos elaboram um projeto arquitetônico residencial, preferencialmente com a utilização de software BIM e, necessariamente, com a orientação/colaboração da professora por meio de um ambiente colaborativo. Constatou-se que, uma vez fornecidas as fontes e os subsídios para a obtenção do conhecimento de TIC e BIM, os discentes são capazes de adquirir grande autonomia. Verificaram-se, ainda, as vantagens e desvantagens da adoção de duas ferramentas da Autodesk®: a Revit® e a A360 Drive®. Ambas demonstraram-se eficientes na gestão de projetos de design no ensino. Por fim, discutiram-se as vantagens da inserção dessas tecnologias ainda na graduação, como forma de se reforçar a tendência, em nossa opinião positiva, de utilização delas no mercado de trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Aranda, Miguel Angel Delgado, and José Simão de Paula Pinto. "O design centrado no usuário: os projetos web para micro e pequenas empresas da América do Sul." Informação & Informação 23, no. 1 (March 17, 2018): 150. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p150.

Full text
Abstract:
Introdução: as técnicas e metodologias de desenvolvimento web mudam e evoluem com o percorrer do tempo, desde conceitos dinâmicos até colaborativos formam parte da variedade das novas tendências web; setores empresariais de pequeno porte devem-se adequar às novas tecnologias da informação para uma melhoria e apoio das suas estratégias. Objetivos: o objetivo deste trabalho é delinear o método do design centrado no usuário nos projetos web orientados a micro e pequenas empresas incidindo nos conceitos de usabilidade e arquitetura da informação, sem esquecer as características próprias das empresas de pequeno porte e a sua situação na America do Sul.Metodologia: a metodologia utilizada para o desenvolvimento deste trabalho esta baseada numa revisão bibliográfica e documentalResultados: o design centrado no usuário pode ser adotado no desenvolvimento web para apoio estratégico nas micro e pequenas empresas da America do Sul.Conclusões: as novas tecnologias da informação têm muitas deficiências de aplicação nas empresas da America do Sul, que vem acompanhadas por políticas publicas pouco objetivas com serias deficiências estruturais nos países sob desenvolvidos dessa região, pelo que técnicas as técnicas de desenvolvimento web não são bem utilizadas nem aproveitadas pelas pessoas e pelas micro e pequenas empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Scheeren, Rodrigo, and David Moreno Sperling. "Aplicações da fabricação digital em arquitetura, design e construção: processos de apropriação tecnológica e adequação sociotécnica em experimentos na América do Sul." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 3 (November 11, 2020): 81–95. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i3.166255.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta uma taxonomia de projetos relacionados à aplicação das tecnologias de fabricação digital na arquitetura, design e construção, desenvolvidos no contexto da América do Sul. Como parte de uma pesquisa em andamento, o material remete aos temas da apropriação tecnológica, adequação sociotécnica e inovação social. O objetivo é elencar alguns dos experimentos projetuais identificados durante a pesquisa, para apresentar uma perspectiva local das estratégias de produção. Os métodos utilizados englobam a revisão da literatura e revisão sistemática, mapeamento, questionário e estudos de caso. O contexto recente de instalação dos laboratórios de fabricação digital, iniciado em 2007, foi se ampliando nas instituições por meio do ensino e pesquisa, além da consolidação do modelo Fab Lab. Os resultados práticos são muito heterogêneos, ainda limitados em escala e fortemente baseados na articulação híbrida entre o analógico e o digital, devido aos materiais disponíveis, tipo de maquinário acessível e da especialização técnica necessária para produzi-los, mas já direcionados às dinâmicas de solução de problemas no aspecto social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Lima, Fernando Tadeu de Araujo, Ricardo Ferreira Lopes, and José Gustavo Francis Abdalla. "Conhecimento geométrico e modelagem algorítmico‑paramétrica: um experimento prático‑pedagógico sobre o processo projetual | Geometric knowledge and algorithmic‑parametric modelling: A practical‑pedagogical experiment about design process." Oculum Ensaios 16, no. 1 (February 8, 2019): 121. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v16n1a4020.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende contribuir para a discussão sobre a importância de um repertorio de conhecimento geométrico, visando uma utilização mais frutífera de recursos algorítmico‑paramétricos no processo de projeto. Assim, este texto descreve os procedimentos e analisa os resultados obtidos por meio de uma experiência pratica realizada com alunos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, que trabalharam em um workshop cujo objetivo foi o de conceber e fabricar digitalmente um minipavilhão/expositor de maquetes. Portanto, este paper descreve um método exploratório e experimental para estudar o processo de projeto e, com isso, permitir observar e analisar, desde a concepção até a execução de um produto final, as possibilidades de associação entre conhecimento geométrico e tecnologias digitais de suporte projetual. Como conclusão, tem‑se evidencias nas relações entre o conhecimento da Geometria e a tomada de decisão em projeto, ainda que este seja mediado por recursos computacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Mussi, Andréa Quadrado, Camila Rosa De Oliveira, Amilton Martins, Antinesca Joana Pissolatto Neta, Priscila Castioni Isele, Larissa Batistella, Carina Ickert, and Helena Nascimento De Souza. "Codesign no ambiente escolar: aprendizagem criativa com o uso da fabricação digital e prototipagem, da arquitetura a educação básica." Cuadernos de Educación y Desarrollo 15, no. 5 (July 6, 2023): 3961–75. http://dx.doi.org/10.55905/cuadv15n5-003.

Full text
Abstract:
Este artigo é um relato de experiências de pesquisa científica aplicada atrelada a atividades extensionistas na graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo em codesign com a comunidade escolar da educação básica. Do lado da arquitetura está a contribuição com o design de brinquedos educativos, sua fabricação digital e meios de ativar a criatividade nas crianças de 4 à 10 anos. Do outro lado, os atores da educação básica. Os gestores e professores contribuem com seus saberes pedagógicos, domínio do ensino na educação infantil e básica. Enquanto os pais e as crianças participam do processo com o nível de receptividade, motivação, incrementos do design na manipulação e personalização, contribuindo com a construção e validação dos brinquedos. A educação empreendedora e inclusiva perpassa pelo desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais requisitadas no mundo do trabalho; necessárias na geração 100% digital e requeridas para o empreendedorismo e destacadas na BNCC. Abordadas por metodologias ativas (aprendizagem baseada em projetos), a estratégia STEAM e o ciclo de imaginação que gera criatividade, criatividade que gera inovação, inovação que gera empreendedorismo, colocando a criança como protagonista do aprendizado mão na massa, do aprender pela experiência, criativo e de contexto do mundo real. Brinquedos educativos a construir e inclusivos, aliado a fabricação digital, modelagem 3D, eletrônica, robótica e programação são importantes tecnologias para crianças com deficiência e com desenvolvimento típico e atípico, alcançarem essas habilidades e competências pretendidas. O objetivo é ativar a criatividade e pensamento computacional das crianças gerando processos e produtos físicos e digitais com características de inovação incremental e/ou disruptiva, a serem testados a sua escalabilidade e validação no mercado, pelo curso de extensão Missão Maker e pela Startup de Impacto Social, resultante destas ações. Foram 390 crianças impactadas diretamente em 2022, oriundas de instituições e escolas públicas e privadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Celani, Gabriela, and Rafael Urano de Carvalho Frajndlich. "From prototypical to prototyping: mass-customization versus 20th century utopias in architecture and urban design." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 7, no. 3 (October 31, 2016): 160. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v7i3.8647348.

Full text
Abstract:
Este trabalho procura estabelecer conexões entre as quatro fases da Revolução Industrial e utopias propostas nas áreas de arquitetura e desenho urbano. O artigo começa com uma revisão geral das quatro fases da industrialização, tentando estabelecer conexões com as respectivas tendências arquitetônicas e urbanas em cada etapa. Da mesma maneira que a Segunda Revolução Industrial e seu novo sistema de produção em massa influenciaram as utopias modernas no início do século XX, os métodos da Terceira e Quarta Revoluções Industriais têm impulsionado novas utopias contemporâneas. A fim de ilustrar essa tese, são apresentados exemplos em diferentes escalas: produtos de consumo, componentes construtivos, unidades habitacionais e desenho urbano. Foi possível concluir que a principal diferença entre as utopias modernas e contemporâneas é uma mudança da maneira de pensar "top-down" para processos "bottom-up" nas diferentes escalas. Novos sistemas de CAD paramétrico e novas máquinas de produção pessoal, tais como as fresadoras CNC, cortadoras a laser e impressoras 3D, e o conceito de personalização em massa, estão permitindo que os usuários se tornem mais participantes na produção de seus bens de consumo, residências, e até mesmo os espaços urbanos. O trabalho termina perguntando aos arquitetos e urbanistas quais serão as próximas utopias, com base nas novas tecnologias esperadas para as próximas décadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Digiandomenico, Dyego, Gabriele Landim, and Henrique Fischer. "TRANÇADO: RECURSOS COMPUTACIONAIS APLICADOS NO PROCESSO DE PROJETO DE UM MOBILIÁRIO URBANO." Gestão & Tecnologia de Projetos 12, no. 3 (November 22, 2017): 47. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i3.134232.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta a pesquisa, projeto e construção do mobiliário urbano Trançado, localizado no Largo da Batata, um espaço público na cidade de São Paulo. O artigo discute o desenvolvimento do algoritmo, os parâmetros, a performance do projeto e o uso das tecnologias de prototipagem rápida e da fabricação digital para a análise do modelo e das técnicas construtivas, assim como descreve detalhes da execução e instalação final. Oferece também dados da pesquisa de pós-ocupação, assim como discute a relação entre o projeto do mobiliário e seu uso real, visto que participaram do processo agentes de diferentes áreas, como profissionais, organizações e sociedade civil. A pesquisa contribui ao relatar e discutir a qualidade do processo aplicado, não se concentrando apenas em analisar o resultado do objeto arquitetônico, mas produzir insumos para a reflexão e avanço da aplicação dos recursos computacionais no processo de projeto em arquitetura e design.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Adriane Borda Almeida da, Cristiane dos Santos Nunes, Stefani Curth Goulart, and Bethina Harter Silva. "Adição gradual da informação sobre um patrimônio arquitetônico: produção de modelos e de sentidos." Gestão & Tecnologia de Projetos 15, no. 3 (November 11, 2020): 49–63. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i3.168715.

Full text
Abstract:
Este estudo relata a estruturação de um método de representação utilizado em um contexto de investigação em arquitetura, especificamente envolvendo a produção em um laboratório de fabricação digital. O método Adição Gradual da Informação - AGI, está dirigido à produção de modelos táteis para apoiar ações culturais inclusivas relativas a um conjunto arquitetônico de interesse histórico e patrimonial da cidade de Pelotas. A partir da teoria da escalada da abstração, de Vilém Flusser, este método é problematizado, observando-se a lógica de associar a variável dimensional das representações envolvidas com os níveis abstracionais exigidos para produzi-las e compreendê-las como meios de comunicação. A dinâmica de estruturação do método, apoiada em processos de co-design, entre universidade e sociedade, atribui sentidos ao uso dos modelos e ao potencial das tecnologias digitais empregadas, promovendo a continuidade na produção e ampliação das narrativas táteis sobre o patrimônio pelotense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Nassif, Lucas Ferraço. "Coelhos: tecnologia humana e tecnologia material." POIÉSIS 17, no. 27 (September 25, 2018): 151. http://dx.doi.org/10.22409/poiesis.1727.151-164.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Rocha, Luis, Camila Andrade dos Santos, and Marcio Soares Lima. "Expediente v. 2, n. 1, 2023 - Edição Especial SEMUCE." [re]Design 2, no. 1 (May 16, 2023): 1–8. http://dx.doi.org/10.35818/redesign.v2i1.1302.

Full text
Abstract:
A revista [re]Design é uma publicação acadêmica-científica semestral do Núcleo de Design e Tecnologias da Informação e Comunicação, vinculado a Editora IFMA e ao Instituto Federal do Maranhão, e que tem como objetivo promover, apoiar e valorizar a ciência por meio da reflexão e do diálogo sobre os estudos ligados interdisciplinarmente ao campo da Arquitetura, Artes e do Design, possibilitando a democratização do acesso ao conhecimento tecnológico de forma construtiva e inclusiva. A revista [re]Design apoia-se em princípios de produção de editorial científica de qualidade, transparente e inclusiva para oferecer um conteúdo científico que alcance públicos diversos. A revista atua na divulgação de conteúdo no qual os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional (CC BY NC 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. As opiniões e conteúdos nos resumos e textos completos publicados são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não necessariamente refletem as opiniões dos membros da revista, bem como pela devida permissão para uso das ilustrações ou tabelas publicadas de outras fontes, são de exclusiva responsabilidade dos autores. Este periódico também não aceita e tampouco tolera artigos com conteúdos de caráter discriminatório, calunioso, e/ou difamatório e/ou que viole todo e qualquer tipo de direitos privados e/ou comerciais de terceiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Castro, Janaina Mendes, Marcela Martins Cavalari Cardoso, Izabela Ferreira e Silva, Cheyenne Azevedo Barros, Luiz Antônio Rozendo Pereira, Icaro Chagas Da Silva, Carlos Victor Rosa De Lima, and Frederico Braida. "Desenvolvendo um jogo de blocos de montar para o projeto de residências mínimas." Principia: Caminhos da Iniciação Científica 19, no. 2 (March 9, 2020): 10. http://dx.doi.org/10.34019/2179-3700.2019.v19.29912.

Full text
Abstract:
O seguinte artigo apresenta o processo de elaboração do jogo de blocos de montar denominado Archbricks. Idealizado como material didático direcionado aos projetos de residências mínimas, o jogo foi proposto no âmbito de uma pesquisa desenvolvida no Laboratório de Estudos das Linguagens e Expressões da Arquitetura, Urbanismo e Design (LEAUD), vinculado à Universidade Federal de Juiz de Fora, com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). O principal objetivo deste artigo é evidenciar os conceitos e os processos envolvidos nas diferentes etapas de concepção, fabricação e distribuição do jogo. Metodologicamente, partiu-se de uma revisão de literatura, passando pela análise de produtos similares até chegar à versão final do Archbricks. O jogo foi produzido com auxílio de tecnologias de fabricação digital, mais especificamente com o uso de impressoras 3D, e sua distribuição é gratuita, via Internet. Assim, busca-se democratizar o acesso ao jogo, tendo como premissa a cultura maker e as noções contemporâneas de open source (código aberto) e de DIY (do it yourself – faça você mesmo).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Gunn, Philip. "Retratando os avaliados nas áreas básicas da Capes em 2001: a pesquisa nos programas brasileiros de pós-graduação segundo uma “área ANPUR”." Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 4, no. 1/2 (May 31, 2002): 45. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2002v4n1-2p45.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute a base institucional para pesquisa nos programas brasileiros de pós-graduação, vista pela ótica dos programas membros da Anpur. A intenção é apresentar um retrato resumido das prioridades de pesquisa em cada programa, com base no Censo anual de dados e informações coletadas pela agência de fomento e de regulação do MEC – a Capes, responsável pela avaliação dos programas. As prioridades foram consideradas segundo as Linhas de Pesquisa anunciadas pelos programas, possibilitando não somente uma espécie de perfil dos programas componentes da Anpur, mas também facilitando um entendimento da história institucional e geográfica da pesquisa urbana e regional nas Universidades e Institutos de Pesquisa no País. O trabalho mostra que a maior parte dos programas atuais da Anpur tem vínculos históricos com a arquitetura e as linhas atuais destes programas refletem a própria história de ensino do modernismo nas escolas de arquitetura e urbanismo. Por isso a influência de um modelo de “áreas temáticas” de História, Projeto e Tecnologia se reflete nas linhas de pesquisa de muitos programas. Nem todos os programas membros da Anpur seguem esta “lógica” institucional e o trabalho tenta retratar de forma sumária as outras orientações institucionais que influem no perfil mais complexo e interdisciplinar da Associação, no campo de pesquisa.Palavras-chave: pesquisa; programas de pós-graduação; avaliação; Capes. The following paper discusses the institutional influence on research in the Brazilian post-graduate programs of higher education. This topic is seen from the viewpoint of members of the countries national association of urban and regional planning, Anpur. The aim of the paper is to present summary description of each members research priorities, using data collected from the members by the Federal Education Ministries funding and regulatory agency, Capes. This agency is responsible in Brazil for the annual evaluations of the post-graduate programs. All programs are required by the regulatory agency to furnish the extensive data which is published on a restricted basis in electronic form when used to evaluate each individual program. The research priorities help to provide not only a thematic profile of research among Anpur members but also an insight into the institutional history and geography of urban and regional research in Brazilian Universities and Research Agencies. The paper shows that a majority of programs have been associated with the growth of Architectural Faculties and Departments and suggests that the current lies of research reflect the academic history of modernism in architectural and planning schools in Brazil. This aspect of modernism generated a model of three thematic groups of teaching and research interests based on Architectural and Planning History, Project Design and Built Environmental Technology. Many research programs however are not architecturally based and thus do not follow the HPT model. Other institutional histories and academic orientations are also reviewed in summary form in the attempt to indicate a national profile on current research. Keywords: research; post-graduate programs; evaluation; Capes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Semeler, Alberto Marinho Ribas. "Idade digital: cultura assistida digitalmente." Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM 2, no. 4 (December 20, 2019): e17. http://dx.doi.org/10.5902/2595523341218.

Full text
Abstract:
Este ensaio busca refletir sobre os efeitos da idade digital ou digitalidade na cultura e no sistema da arte. Para tanto, buscaremos primeiramente parodiar o que é conhecido como sistemas CAD (Computer Aided Design). Em seus primórdios, os efeitos do computador afetaram definitivamente os campos da engenharia, da arquitetura, da estatística e do design, que a partir deste período são alterados em seus modos de concepção e produção. Atualmente, a cultura assistida digitalmente é o fenômeno onde todos os processos socioculturais e artísticos, de uma maneira ou outra, encontram-se afetados pelas tecnologias digitais. Modo de acesso, escolha materiais, cálculos estruturais para grandes mostras de arte contemporânea, divulgação via rede entre outros. Neste sentido, os sistemas cibernéticos e digitais permeiam de forma ubíqua nosso cotidiano eliminando qualquer possibilidade de existência apartada dos mesmos. Nesta reflexão é questionada a possibilidade de uma “idade digital” marco que altera derradeiramente os rumos da cultura e da arte, tanto nas reflexões, quantos nas práticas. Assim, conceitos como o de sistema são propostos não somente como sistemas simbólicos, mas como uma propriedade oriunda da teoria cibernética que interfere com processos de retroalimentação no próprio campo da arte e da cultura. Modelos de comportamento do espectador, emergência de estilos e modos de produção na arte contemporânea que seguem as demandas dos mercados de arte. Mostras pensadas para espaços específicos, atendendo demandas de públicos e patrocinadores. Os sistemas cibernéticos digitais passam a fazer parte do modo como a arte existe como um sistema que vem, cada vez mais, se adequando a cultura cibernético-digital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Britto, Saulo Almeida dos Santos, Sergio Scheer, Calvin Kam, and Martin Fischer. "O USO DO VDC SCORECARD NA VALIDAÇÃO DE MÉTODOS PARA ANÁLISE DE DESEMPENHO DA GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETO NO CENÁRIO BRASILEIRO." Gestão & Tecnologia de Projetos 10, no. 2 (November 6, 2015): 71. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v10i2.102844.

Full text
Abstract:
<p class="Resumo">A implementação de tecnologias da informação na construção civil, como <em>Virtual Design and Construction</em> / <em>Building Information Modeling</em> (VDC/BIM) representam uma nova perspectiva para melhores práticas na AECO (Arquitetura; Engenharia; Construção; Operação). Contudo, no cenário brasileiro, estas práticas carecem de métodos para medição e análise de desempenho processual da informação na gestão do processo de projeto, demonstrando a deficiência da documentação de critérios e seleção de indicadores que contribuam para melhoria do setor da construção civil. Trata-se de uma pesquisa descritiva sobre a exploração do método <em>VDC Scorecard</em> e a adaptação à realidade brasileira, tendo por base pesquisa bibliográfica e documental existentes em bases de dados internacionais e nacionais explorando os seguintes aspectos: benefícios registrados; dificuldades na implementação; boas práticas na gestão do projeto. A pesquisa valida a importância dos métodos de desempenho que se adequem ao contexto nacional, viabilizando a integração e controle da informação entre agentes envolvidos num modelo colaborativo de edificação virtual e apropriação de dados por meio dos modelos de desempenho configurados através da análise contínua dos processos, da organização e do produto. Esta apropriação possibilita a documentação de um banco de dados de práticas eficientes para gestão de processos de projeto configurando o desempenho do modelo.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Rossi, Michele Marta, Letícia de Oliveira Neves, Arthur Santos Silva, Sidney Piochi Bernardini, Vanessa Gomes da Silva, Regina Coeli Ruschel, Reymard Savio Sampaio de Melo, and Rafael Urano Frajndlich. "Editorial." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 14 (December 29, 2023): e023032. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v14i00.8675402.

Full text
Abstract:
O Volume 14 do periódico PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção apresenta resultados de pesquisas nas seções de Artigos e Artigos de Revisão, abrangendo as temáticas de adequação ambiental, projeto de arquitetura e urbanismo, tecnologia de arquitetura e urbanismo, construção civil e história da arquitetura e urbanismo. Neste volume difundimos a ciência em Arquitetura e Construção resultado de estudos de todo território nacional. Neste rico universo representativo da ciência brasileira desejamos a todos uma excelente leitura e reflexões frutíferas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Oliveira, Luciana Alves de, Sidney Piochi Bernardini, and Daniel de Carvalho Moreira. "Tecnologia de processos e sistemas construtivos." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 9, no. 3 (September 28, 2018): 164–66. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v9i3.8653494.

Full text
Abstract:
O terceiro número do Volume 9 de 2018 da PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção é composto por artigos de pesquisa e de revisões sistemáticas da literatura. Em especial, destaca-se a seção de Tecnologia de Processos e Sistemas Construtivos com artigos expandidos do 1º WORKSHOP DO GRUPO DE TRABALHO DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS (TECSIC) da Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído. Ao todo, os estudos foram desenvolvidos por pesquisadores dos estados brasileiros de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. As instituições de ensino e pesquisa envolvidas nos estudos apresentados são: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal do Paraná e Universidade Federal de São Carlos. As áreas de formação dos autores concentram-se em Engenharia Civil, na maioria, incluindo Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Mecatrônica. A temática de tecnologia de processo e sistemas construtivos foi abordada com enfoque em componentes de piso e de fechamento estrutural, ambos em concreto, e automação do processo industrial de aço cortado e dobrado. Os artigos de pesquisa tiveram enfoque no ensino do comportamento mecânico das estruturas e de topografia, em ambos os casos, para estudantes de Arquitetura e Urbanismo. As revisões sistemáticas da literatura abordam pesquisas em Modelagem da Informação da Construção integrada ao planejamento de obras com painéis pré-fabricados e a Internet das Coisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ornstein, Sheila Walbe, and Ualfrido Del Cario. "Tecnologia da arquitetura e a pós na FAUUSP: um quarto de século atuando no desenvolvimento das pesquisas em avaliação do desempenho ambiental." Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP, no. 8 (December 19, 2000): 116. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i8p116-125.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende descrever o desenvolvimento das pesquisas em avaliação do desempenho ambiental, particularmente aquelas voltadas às temáticas como o conforto ambiental e a avaliação pós-ocupação, ocorrido no contexto da área de concentração “ Tecnologia da Arquitetura” do curso de pós-graduação da FAUUSP. A consolidação de campos de pesquisa, no último quarto do século 20, a formação de quadros docentes e de pesquisadores no país aqui serão apresentados e discutidos à luz das tendências futuras (e da importância) da “ Tecnologia da Arquitetura” para a formação do arquiteto e do urbanista
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Silveira Amaral, Cláudio, Fernando Cesar Negrini Minto, and Natália Lelis. "terra como arquitetura na construção de possibilidades." arq.urb, no. 32 (December 7, 2021): 32–41. http://dx.doi.org/10.37916/arq.urb.vi32.541.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, a produção de arquitetura com terra tem crescido no Brasil, no entanto, ela é estigmatizada e perseguida pela Arquitetura do Mercado aqui denominada de Arquitetura da Polícia. A Arquitetura da Polícia se impõe através da Educação, da organização do Trabalho no processo produtivo e do Mercado em si. Este artigo trata da tecnologia da terra como possibilidade para exercer uma educação libertária que forma sujeitos e não objetos, de organizações de trabalho cooperativo sem extrema divisão do trabalho e sem hierarquia de comando, e de um mercado aberto a todas as formas de se fazer arquitetura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Goergen, Pedro. "Subjetividade e tecnologia." ETD - Educação Temática Digital 5, no. 1 (December 5, 2008): 99. http://dx.doi.org/10.20396/etd.v5i1.635.

Full text
Abstract:
Quando falamos em ciência e tecnologia, pensamos em produtos e eventos contemporâneos. Pensamos em máquinas, computadores, performance, em precisão, velocidade. Pensamos em coisas que potencializam a ação humana e que facilitam a vida. Esquecemos que ciência & tecnologia é um projeto muito antigo do homem que tem sua origem na necessidade e vontade de ampliação de sua capacidade física. Esta vontade está presente nas comunidades humanas desde os tempos mais remotos e, na verdade, nasceu junto com a cultura. Os chineses, egípcios, gregos e os índios americanos mostraram isso nos mais diferentes domínios do conhecimento e da ação como a filosófica, a matemática, a engenharia, a arquitetura e a astrologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography