Academic literature on the topic 'Tecnologia Arquitetura e Design'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Tecnologia Arquitetura e Design.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Tecnologia Arquitetura e Design"

1

Leal, Bianca Marques Figueiredo. "BIM no ensino de tecnologia da construção." PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 10 (December 25, 2019): e019027. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v10i0.8653550.

Full text
Abstract:
A indústria da construção civil brasileira passa por uma fase de transição do modelo tradicional de projeto em Computer Aided Design (CAD) para o projeto mediado pela Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM). Com isso, há um encadeamento natural de adequação dos profissionais à nova metodologia de trabalho e, consequentemente, surge a necessidade de capacitá-los. Por isso, cursos de Arquitetura e Urbanismo do Brasil estão alterando suas grades curriculares para implementar o ensino de BIM. Contudo, não tem sido discutida as alternativas de emprego do BIM na exposição dos conteúdos próprios à formação em Tecnologia da Construção. Dessa forma, o presente artigo possui o objetivo de apresentar possibilidades de uso do BIM no ensino de tecnologia da construção em curso de graduação de Arquitetura e Urbanismo a partir de um estudo de caso. Esse estudo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de mestrado e utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Os resultados apontaram um grande potencial de utilização do BIM no ensino de tecnologia da construção, bem como em outras áreas do curso de arquitetura e urbanismo sem necessidade de alteração curricular. Por fim, esse estudo evidencia as mudanças que podem ocorrer na sala de aula se o docente se apropriar das ferramentas digitais existentes e se a instituição e a coordenação apoiarem essa proposta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Souza, Carolina Helena Miranda e. "Design Universal em disciplinas de Estúdio de Arquitetura." Revista Docência do Ensino Superior 12 (August 9, 2022): 1–18. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2022.38951.

Full text
Abstract:
Neste artigo são apresentados reflexões e resultados acerca de experiências didáticas com o tema Design Universal em disciplinas de Estúdio no curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) – campus Santa Luzia. O objetivo da escolha do tema para as disciplinas foi o de instrumentalizar e sensibilizar os estudantes para a relevância técnica e social do assunto, até então não abordado como foco em disciplinas de projeto no campus. As metodologias utilizadas foram revisão bibliográfica e documental, aulas expositivas e dialogadas, exercícios e orientação no desenvolvimento dos projetos. Os estudantes chegaram a resultados variados de aprofundamento no tema e nas propostas, o que pode ser associado ao curto prazo das disciplinas, porém os resultados foram considerados satisfatórios. Concluiu-se pela necessidade de outros e maiores espaços para o tema, devido à sua exigência legal no âmbito profissional e à sua relevância na inclusão social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barreto Junior, Camilo de Lellis, Paulo Camargos Silva, Alexandre Carvalho Silva, Edgard Afonso Lamounier Junior, and Alexandre Cardoso. "Uma estratégia de integração entre plantas baixas CAD e Realidade Virtual: estudo de caso aplicado a subestações de energia elétrica." Research, Society and Development 10, no. 14 (October 31, 2021): e221101421765. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.21765.

Full text
Abstract:
Muitos setores têm se beneficiado com a tecnologia de Realidade Virtual (RV), como, por exemplo, as indústrias na aplicação em processos de revisão de desenhos de engenharia. É amplamente atribuída ao treinamento de operadores, arquitetura, engenharia, educação, simulação e prototipagem, pois proporciona um alto nível de imersão e fidelidade na representação das informações. O contexto atual sobre a integração entre Computer-Aided Design (CAD) e RV apresenta métodos de desenvolvimento e manutenção demasiadamente complexos, exigindo intervenções manuais que dificultam a transferência das informações, expressando um estado imaturo da tecnologia. Diante deste cenário, o trabalho propõe uma metodologia de integração entre plantas baixas CAD e RV através de uma arquitetura de software que possibilita realizar a união entre as tecnologias de forma automática. Foi realizada uma análise em trabalhos correlatos com a finalidade de obter o estado da arte e as tecnologias que estão sendo utilizadas, além de apontar a contribuição da metodologia proposta. Através de um estudo de caso aplicado a subestações de energia elétrica em um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), foi realizado testes de integração, reconstrução do Ambiente Virtual (AV) e desempenho. A metodologia apresentou excelentes resultados, a integração entre plantas baixas CAD e o software de Realidade Virtual demonstrou ser possível adequar o espaço bidimensional CAD para representação em um AV tridimensional, facilitando e melhorando o processo de concepção de subestações virtuais. Também, o processo de reconstrução apresentou um desempenho satisfatório, concluindo as tarefas em tempos curtos e sem a necessidade de processos manuais de usuários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Gabriel Brazão de, and Jacy Soares Côrrea Neto. "Aplicação de tecnologia de realidade aumentada em modelos tridimensionais de arquitetura e engenharia." REVES - Revista Relações Sociais 6, no. 1 (February 1, 2023): 15344–01. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl6iss1pp15344-01e.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa teve por objetivo aplicar a tecnologia de Realidade Aumentada (RA) em modelos de arquitetura e instalações prediais utilizados em cursos de arquitetura e urbanismo e engenharia civil. Para tanto, partiu-se do procedimento de Design Science Research para elaborar modelos digitais a partir do software SketchUp, além de sua integração no software Unity3D e Vuforia para gerar modelos de RA. Adicionalmente, foi elaborado um recurso educacional aberto explicando os procedimentos para elaboração de RA utilizando os softwares mencionados. Os resultados mostraram que a RA pode contribuir para o ensino nas áreas supracitadas, isso porque em contraste aos meios tradicionais de representação e visualização, a RA é uma tecnologia de baixo custo que proporciona melhor simulação e visualização de projetos e seus elementos construtivos, bem como mostra a sua relevância para diversos usos como apresentações de projetos, de maquetes virtuais e compreensão de elementos e sistemas construtivos de maneira mais aprofundada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

De Moraes Gomes, Cristiane, and Renata Maria Marè Gogliano. "A TECNOLOGIA BIM PARA GESTÃO DE PROJETOS DE ILUMINAÇÃO." REPAE - Revista de Ensino e Pesquisa em Administração e Engenharia 9, no. 1 (April 30, 2023): 77–94. http://dx.doi.org/10.51923/repae.v9i1.319.

Full text
Abstract:
A revolução na forma de se realizarem projetos no setor AECO (Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação) é bastante recente. Até meados do século XX, esses projetos eram elaborados manualmente. O primeiro grande marco dessa revolução se deu por volta de 1982, com a utilização de tecnologias computacionais para realizar as atividades inerentes ao processo de projetar, com o lançamento do software CAD (Computer Aided Design) pela empresa Autodesk. No entanto, na década de 1970, Charles Eastman já havia criado uma metodologia, voltada à descrição da construção em suas várias etapas ou Building Descripition System – BDS. Ela foi a precursora da metodologia Building Information Modeling – BIM, cuja adoção em todo o mundo vem crescendo, desde 1986. Isso porque, ela permite que se faça a gestão das informações de um projeto, em todo o seu ciclo de vida. De forma colaborativa. otimiza atividades, processos, recursos humanos e minimiza erros de execução, o que se reverte em valorização do ativo. Porém, percebe-se que a adoção da tecnologia BIM, em projetos de iluminação, ainda é limitada. Dado este contexto, esse trabalho tem como objetivo levar à compreensão das dificuldades encontradas por projetistas, para a implementação e utilização de BIM, visando à gestão de projetos de iluminação. Para tal, realizou-se uma revisão da literatura relativa aos temas centrais a serem abordados e avaliaram-se dois escritórios de arquitetura especializados em iluminação (estudos de caso) que desenvolvem seus projetos por meio de metodologias distintas. Como resultado, pode-se apurar os impactos e vantagens da utilização da tecnologia BIM, como metodologia, bem como identificar os desafios para a sua aplicação em projetos de iluminação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ricardo, Fabiana Pereira de Aguiar, Ana Walquíria Souza da Silva, Antonio Guilherme da Cruz Lima, Elionides José da Costa, and Lindalva Mendonça de Figueirôa. "O PAPEL DO DESIGN INSTRUCIONAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA." Revista Amor Mundi 5, no. 4 (March 27, 2024): 53–60. http://dx.doi.org/10.46550/amormundi.v5i4.451.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem objetivo de apresentar a nova perspectiva da educação a distância em uma sociedade em constante crescimento na era da tecnologia da informação e comunicação. A Educação é uma das áreas que vem experimentando essas mudanças de forma significativa, e diante desse cenário surgiu uma nova área de atuação, o Design Instrucional com foco no desenvolvimento de cursos e treinamentos de forma estruturada e sistemática. Outro item importante apontado neste estudo é as vantagens e desvantagens da aprendizagem autogerida dos cursos da educação a distância. A reflexão proposta deste estudo ocorreu por meio de uma revisão de literatura, tendo como fonte de dados a Biblioteca Digital, bem como a revisão bibliográfica realizada a partir do referencial teórico apresentado na disciplina “Princípios do Design Instrucional”. O trabalho exprime a integração da tecnologia na educação a distância, mediante a participação efetiva de um profissional da área de design instrucional na arquitetura dos cursos e treinamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Passos, Paula Caroline Schifino Jardim, and Patricia Alejandra Behar. "Metodologia para design de interfaces digitais para educação." InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação 9, no. 1 (April 11, 2013): 01–09. http://dx.doi.org/10.51358/id.v9i1.108.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa apresenta a estruturao de metodologia prpria para o design de interfaces de materiais educacionais digitais. A metodologia Interad proposta com base em pesquisas da rea da Educao combinadas a estudos relativos ao design de interao, a arquitetura da informao e ao planejamento visual. Objetiva-se, dessa forma, atender tanto a aspectos educacionais quanto necessidades tcnicas do projeto promovendo a qualidade do produto final. Alm da pesquisa bibliogrfica dos temas citados, foram ainda levantados dados para a pesquisa por meio de observao participante realizada no Ncleo de Tecnologia Digital Aplicada Educao, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em situaes prticas de projeto. A metodologia foi validada em curso ofertado pela Secretaria de Educao a Distncia (SEAD/UFRGS) onde professores da universidade aplicaram-na em seus projetos de recursos digitais, conforme descreve o presente artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernandes, Bruno Chagas Alves, and Joaquín Fernández Sánchez. "REALIDADE AUMENTADA APLICADA AO DESIGN." HOLOS 1 (July 8, 2008): 28. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2008.161.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o atual estado da arte da Realidade Aumentada aplicada ao design. São apresentados exemplos de aplicações da Realidade Aumentada em áreas como design de produtos, arquitetura, indústria automotiva, educação e design colaborativo. Também é apresentada uma rápida visão geral sobre as tecnologias envolvidas na criação de aplicações de Realidade Aumentada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Schulz, Victor Mateus, and Angelica Paiva Ponzio. "Contribuições da tecnologia BIM para o ensino-aprendizagem de projeto arquitetônico com ênfase em aspectos técnico-construtivos." Gestão & Tecnologia de Projetos 17, no. 3 (September 15, 2022): 221–39. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v17i3.186318.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado focada na avaliação do uso de uma tecnologia de Modelagem da Informação da Construção (BIM) “como um instrumento pedagógico para o ensino-aprendizagem de conteúdos específicos no ensino de graduação em arquitetura”. O ambiente de investigação da pesquisa deu-se no contexto de uma disciplina de projeto arquitetônico do quarto semestre de um curso de graduação em Arquitetura a qual objetiva o desenvolvimento do projeto de um hotel design integrando aspectos ambientais, conceituais, programáticos, formais e técnico-construtivos pautados no emprego da tecnologia woodframe. Ao empregar uma metodologia comum a Design Science Research, a pesquisa elaborou e testou artefatos desenvolvidos para a etapa “Técnico-construtiva” do modelo didático da disciplina no ambiente da chamada “Estratégia BIM”. Os artefatos propostos referem-se a um exercício dirigido composto por um modelo BIM de referência em woodframe, um template em ArchiCAD e uma apostila. Para avaliar a aplicação desta estratégia utilizaram-se questionários estruturados e análise direta, cujas contribuições teóricas serão apresentadas na forma de potencialidades e limitações/condicionantes. A principal constatação da pesquisa foi que, além de permitir a exploração de aspectos técnico-construtivos por parte dos estudantes, a inserção dos artefatos no contexto da “Estratégia BIM” possibilitou uma maior integração, aprofundamento e entendimento destes aspectos no contexto do ensino de projeto. Dentre as perspectivas futuras apresentadas, almeja-se que os resultados do trabalho estendam-se ainda para a promoção de uma integração com as demais disciplinas da área técnico-construtiva do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Paz, Daniel Juracy Mellado. "UM SONHO DE UNIDADE: João Filgueiras Lima e sua Gesamtkunstwerk." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 2, no. 1 (October 8, 2017): 103–19. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2017v2n1id16598.

Full text
Abstract:
Gesamtkunstwerk, a Obra de Arte Total e a Síntese das Artes são conceitos que convergem na História das Artes. Na obra de João Filgueiras Lima, o Lelé, aparece esse sonho de unidade. Em primeiro lugar, no sistema construtivo, com a redução na pré-fabricação a componentes essenciais e versáteis. A evolução da tecnologia eliminou as peças físicas e as tornaram componentes abstratas, sempre aperfeiçoadas. Neles, uma unidade modular, crescentemente universal, regia o conjunto, a ponto de constituir um ambiente integral. Ao mesmo tempo os sistemas técnicos foram se amalgamando cada vez mais. No CTRS – Centro de Tecnologia da Rede Sarah, com a mudança radical da terapia, a própria arquitetura hospitalar e o equipamento médico foram revistos, como meios de transporte e mobiliário, em uma unidade de design e produção. O arquiteto é herdeiro da tradição modernista da síntese das artes. A pré-fabricação foi demandada para transcender o edifício rumo a sistemas globais em gestões totalizantes. O que se relacionava com a procura constantedo arquiteto de uma abertura ao futuro de seus edifícios, na forma da extensibilidade e flexibilidade, através da concentração de redes técnicas na estrutura, da ausência de restrições e da provisão de insumos. O labor do arquiteto se desloca para o ciclo de vida do edifício, projetando e operando a própria fábrica que faz os edifícios. Tenta realizar o ciclo completo: projeto, produção das partes, montagem, manutenção, aparelhamento, expansões, mesmo Pesquisa & Desenvolvimento. Enquanto a unificação do conhecimento na Arquitetura teve como síntese aparente um indivíduo apenas. A racionalidade dos meios e a individualidade não são antitéticos, mas característicos da Era Moderna, e na Arquitetura Moderna, explicando muito do que ocorreu na obra de João Filgueiras Lima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Tecnologia Arquitetura e Design"

1

Maria, Mônica Mendonça. "Tecnologia BIM na arquitetura." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2009. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/2640.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-18T12:12:29Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Monica Mendonca Maria1.pdf: 763444 bytes, checksum: d5fe5f8d60e9e7bd08aecfc0a88b8198 (MD5) Monica Mendonca Maria2.pdf: 1212194 bytes, checksum: b5f0b63d350777866e3955220d604827 (MD5) Monica Mendonca Maria3.pdf: 1656626 bytes, checksum: c2a9d642d2e4d86b7409ce54aabebe89 (MD5) Monica Mendonca Maria4.pdf: 2215429 bytes, checksum: 64893a7cd54a8d0497c2dc13776f74e4 (MD5) Previous issue date: 2009-02-04
This dissertation presents the technology within BIM and its implication in the architectural and engineering design process. Since the 60 s, aerospace and automotive industries have already revolutionized the way of project with the CAD, and manufacture with the assembly lines. In AEC, the CAD became BIM, a new way of project, build and manage, from conception till life cycle building. This brought a project and construction time reduction, cost and environmental impacts decrease foreseen in LEED and merged in BIM.
Este trabalho objetiva apresentar a tecnologia contida no BIM e suas implicações no processo de projeto da arquitetura e engenharia civil. A partir de 1960, as indústrias, aeronáutica e automotiva, já haviam revolucionado a forma de projetar com o CAD, e de fabricar com as linhas de montagem. Na Arquitetura, Engenharia e Construção, o CAD está evoluindo para o BIM (Building Information Modeling), uma forma de projetar, construir e gerenciar, da concepção ao habite-se, aplicável a todo o ciclo de vida da edificação. Dessa forma houve não só uma redução no tempo de projeto e construção, mas também em custos e impactos ambientais previstos em normas internacionais incorporadas ao BIM.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dias, Lucas Sabino. "Incorporação de sistemas fotovoltaicos em envoltórias de Edificações: tecnologia e arquitetura." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16132/tde-01072014-112103/.

Full text
Abstract:
Nossas cidades e edifícios são extremamente dependentes da energia elétrica, produzida, normalmente, em locais afastados dos grandes centros, gastando ainda mais recursos na transmissão, manutenção da rede, transformação de corrente contínua em alternada e assim por diante. Uma das alternativas a este modelo é a utilização de sistemas de produção de energia junto às cidades. Dentre as alternativas para a produção de energia no perímetro urbano, destacam-se os sistemas fotovoltaicos, que são leves, silenciosos, não liberam poluentes na sua utilização, entre outras vantagens. Para que sejam incorporados nos edifícios utilizando todo seu potencial energético e compositivo, como parte da edificação, é necessário que os arquitetos assumam esta responsabilidade como um desafio criativo, de maneira a contribuir para mudança da atual dinâmica dos edifícios e cidades. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de caracterizar atributos que orientem os projetistas na incorporação de sistemas de geração fotovoltaica em envoltórias de edificações. Por meio da experiência prática de projeto, fabricação, montagem, operação e desmontagem do protótipo de Residência Zero Ekó House, que participou da competição de casas solares Solar Decathlon Europe 2012 e de bases bibliográficas, que permitiram apresentar um panorama geral das tecnologias de captação e incorporação fotovoltaicas disponíveis; elaborou-se um modelo de projeto para orientar os projetistas na relação das tecnologias fotovoltaicas com a arquitetura e os edifícios, auxiliando nas tomadas de decisões iniciais do projeto da envoltória do edifício.
Our cities and buildings are extremely dependent on electricity produced, usually, far away from the big cities, expending more resources in transmission, network maintenance, conversion of dc to ac and so on. One alternative to this model is the use of power systems integrated to the cities. Among the alternatives for energy production in urban area, highlight the photovoltaic systems, which are lightweight, silent, does not release pollutants in their use, among other advantages. To be incorporated into buildings using all their energy and aesthetic potential, as part of the building, it is necessary that the architects assume this responsibility as a creative challenge, to contribute to changing the current dynamics of buildings and cities. Thus, this study aims to characterize attributes to guide designers in incorporating photovoltaic systems on the building envelope. Through practical experience in design, manufacture, assembly, operating and disassembly of the Zero Energy prototype Ekó House, who attended the solar house competition Solar Decathlon Europe 2012 and bibliographic databases, which allowed to provide an overview of photovoltaic technologies available; was elaborated a model to guide designers in relation with photovoltaic technologies in architecture and buildings, assisting in making initial decisions related to the envelope of buildings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carneiro, Gabriela Pereira. "Arquitetura interativa: contextos, fundamentos e design." Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-30062014-095124/.

Full text
Abstract:
Este trabalho trata da relação entre arquitetura e tecnologia digital, a partir da constatação de que a capacidade de processamento digital de informações está se espalhando não apenas pela adoção e uso de aparatos computacionais pelas pessoas, mas também por meio de sua inserção em objetos e lugares. Neste contexto, fornece bases para o entendimento e o design da arquitetura interativa, um tipo de espaço físico que pressupõe a implementação de interações viabilizadas por processadores de informação digital. Para tal, o trabalho é dividido em três partes: contexto, fundamentos e design. Na primeira, fornece chaves de leitura para o entendimento de instâncias com as quais a arquitetura interativa dialoga, colocando-­a, não como uma consequência do desenvolvimento tecnológico e, sim, parte de um contexto maior, complexo e conectado. Especificamente, aborda a interrelação entre os contextos ideológico, tecnológico e sócioespacial. Na segunda parte, explora a arquitetura interativa enquanto consequência da incorporação da tecnologia no produto arquitetônico, para depois analisar aspectos que conferem coerência a ela enquanto uma forma particular de intervenção e de manifestação. A terceira parte aborda as principais questões motivadoras desta pesquisa, a saber: o design da arquitetura interativa e as contribuições que o design de interação pode fornecer a esse tipo de prática. Por fim, são esboçados parâmetros -­- elementos conceituais passíveis de serem manipulados -­- para guiar o design da arquitetura interativa. Entre outras utilidades, a função desses parâmetros é ampliar o vocabulário e os modos de trabalho da arquitetura como um todo. No geral, a aproximação realizada foi um meio de explorar e entender um pouco mais o mundo tecnológico que vivemos. Assim, a motivação de entender o que é necessário para projetar a arquitetura interativa, ou seja, para incluir a tecnologia em seu produto, pressupõe discussões que alargam o campo da arquitetura. Inclui nele, a possibilidade e necessidade de que arquitetos atuem, além de consumidores dessa tecnologia, como protagonistas ativos em sua conformação.
This work delas with the relation between architecture and technology, from the observation that, the potential of digital information processing is spreading, not only through the adoption and use of computing devices by people, but also, their addition on objects and places. Within this context, this study provides basis for the understanding and design of interactive architecture, a type of physical space that compels the implementation of interactions, enabled by digital information processors. To achieve this, the work is divided into three parts: context, fundamentals and design. At the first part, Reading keys to understand instances with which the interactive architecture dialogues are provided. This type of spaces is understood, not as a consequence of technological development, but as part of a bigger, complex and connected context. Specifically, it adresses the interrelation between the ideological, technological and socio-­-spatial contexts. The second part, explores the topic of interactive architecture, as a result of technology introduction into the architectural product, and then, analyzes some aspects that give coherence to it as a specific form of intervention and expression. The third part, adresses the main issues that motivated this research, namely the design process of interactive architecture and the contributions that interaction design can provide this type of practice. Finally, nine parameters -­- conceptual elements capable of being manipulated -­- are outlined to guide the design of interactive architecture. Among other uses, the function of these parameters is to expand the vocabular and methods of architecture practice as a whole. Overall, the approach adopted is a means to explore and understand more about the technological world we live. The motivation to understand what is required to design the interactive architecture, that is, to include the technology in the final product, presupposes discussions that broaden the architectural field. It includes within it, the possibility and need for architects to act, beyond consumers of this technology, as active protagonists in their conformation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Lacombe, Octavio. "Diagramas digitais: pensamento e gênese da arquitetura mediada por tecnologias numéricas." Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16136/tde-09082006-143023/.

Full text
Abstract:
Esta tese procura compreender o papel da mediação das tecnologias numéricas nos procedimentos (pensamento e gênese) da arquitetura. Parte do pressuposto que o suporte digital, espaço virtual e interativo para a criação do projeto, é conseqüência da evolução gradual dessas tecnologias no fluxo contínuo das transformações culturais. Entendendo esse fluxo como processo, localiza na segunda metade do século XX a emergência de uma nova racionalidade apoiada nos termos relação, sistema e organização no lugar dos termos modernos função, estrutura e ordem. O pensamento diagramático, a analogia e o dialógico e experimental priom (material/procedimento) caracterizam procedimentos que, assumindo diferentes configurações, possibilitam o reconhecimento de uma arquitetura maquínica.
The thesis intend to understand the mediation of the numerical technologies on architectural procedures (thought and gênesis). It supposes that the digital support as a virtual and interactive space for design is resulting of a gradual evolution of these technologies undergoing through the continuous flux of cultural transformations. It locates at the XX century second half the emergence of a new racionality based on the terms relation, system and organization replacing the modern concepts of function, structure and order. Diagrammatic thought, analogy and the experimental and dialogical priom (material/procedure), enable the recognition of a machinic architeture.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Matta, Célio Martins da [UNESP]. "Artemídia influente: ateliê-laboratório nas interfaces Arte, Ciência e Tecnologia." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2016. http://hdl.handle.net/11449/137975.

Full text
Abstract:
Submitted by CELIO MARTINS DA MATTA null (zcelio@yahoo.com.br) on 2016-04-14T19:55:58Z No. of bitstreams: 1 CELIO MARTINS DA MATTA _ Doutorado FINAL.pdf: 70353093 bytes, checksum: 61f09ee11a54b2b07299c35692f5b597 (MD5)
Approved for entry into archive by Felipe Augusto Arakaki (arakaki@reitoria.unesp.br) on 2016-04-18T13:46:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 matta_cm_dr_ia.pdf: 70353093 bytes, checksum: 61f09ee11a54b2b07299c35692f5b597 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-04-18T13:46:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 matta_cm_dr_ia.pdf: 70353093 bytes, checksum: 61f09ee11a54b2b07299c35692f5b597 (MD5) Previous issue date: 2016-03-15
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O resultado final deste trabalho de doutoramento (Tese) apresenta o formato de trabalho Equivalente utilizado como modo de apresentação dos orientandos participantes do grupo de pesquisa "Artemídia e VideoClip". O Relatório Circunstanciado (tese) complementa o Trabalho Equivalente, uma obra de arte no formato de um cubo de 21 cm. Deste cubo principal retiram-se dez cubos gradualmente menores até a medida de 11 cm, projetados e construídos milimetricamente em seus encaixes. Os elementos textuais estão distribuídos em capítulos nas seis faces dos dez cubos, permitindo leitura plurívoca assemelhada a um hiperlink, podendo ser lidos em qualquer ordem nas dez pranchas geradas pela “desconstrução planificada” dos cubos propiciada pela articulação das faces. O encarte, denominado catálogo, contém os elementos pré e pós-textuais do trabalho acadêmico, ressaltando na forma APÊNDICE os protótipos artístico-científicos (duas exposições e duas obras de arte). As obras artísticas são resultantes de pesquisas, trabalhos, discussões e apresentações ocorridas durante todo o processo de estudos sobre arte ciência e tecnologia. A redação artístico-científica utilizada reflete a vivência do autor (artista-pesquisador) em ateliês-laboratórios e também na concepção e materialização, procurando entendimentos e aplicações dos binômios criados (concepção-materialização e intuitivo-racional) e seus respectivos derivados. Utiliza-se a ideia chave de que o ateliê-laboratório é o lugar da experimentação.
The end result of this doctoral work (thesis) presents the work format equivalent used as submission of the mentees participating in the research group "Artmedia and VideoClip". The Robust report (thesis) complements the work equivalent of a work of art in the shape of a cube of 21 cm. This major hub withdraw Ten cubes gradually lower to the extent of 11 cm, designed and built fractionally in their sockets. The textual elements are divided into chapters on the six faces of the ten cubes, allowing plurivocal reading likened to a hyperlink and can be read in any order in the ten planks generated by "deconstruction planned" cubes made possible by the joint faces. The booklet, called Catalog, containing the elements pre and post-textual academic work, highlighting in Appendix form the artistic and scientific prototypes (two exhibitions and two works of art). Artistic works are the result of research, studies, discussions and presentations that took place throughout the process of studies on art science and technology. The artistic and scientific writing used reflects the author's experience (artist-researcher) in workshops, laboratories and also in designing and delivering, seeking understanding and application of the dichotomies created (design-materialization and intuitive-rational) and their derivatives. It uses the key idea that the studio-laboratory is the place of trial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Velloso, Ivan Mac-Dowell. "Os meios digitais na arquitetura do grupo Nox." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2009. http://hdl.handle.net/10183/24801.

Full text
Abstract:
Atualmente, vários pesquisadores da arquitetura, investiga as possibilidades de absorção da tecnologia digital na arquitetura. Dentre as diversas posturas, destaca a do grupo de arquitetos holandeses Nox cujo método de concepção que utiliza técnicas digitais e analógicas, assim como acolhe o conhecimento de outras disciplinas e enfatizam a topologia como um dos eixos norteador, a obra do grupo indica as questões para o debate. Dialogando com outros autores, este tema reflete sobre as modificações pelas quais passa a arquitetura.
Nowadays, different groups of architects search for the possibilities of digital Technology contribution to architecture. Among the various stances, this paper particularly highlights the Dutch architects group called Nox, which develops a design method that uses both digital and analogical techniques, as well as incorporates knowledge from other disciplines. The Dutch group’s work serves as a guideline, as it indicates the subjects to be examined. Also based on the studies of other authors, the present research analyses the modifications contemporary architecture is going through, such as matters related to form, design method and conceiving of space, time and reality.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sandrin, Ewely Branco. "Arte/Arquitetura/Design: tecnologias atuais nas estações do metrô de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16134/tde-16012013-120630/.

Full text
Abstract:
Esta tese investiga a arte nas estações da Companhia do Metropolitano de São Paulo, verifica as possibilidades de uso de tecnologias atuais e as condicionantes para propostas de intervenção ambiental, permanentes e temporárias, no espaço público em questão. A partir de repertório conceitual, histórico e técnico; de pesquisas em campo e de entrevistas realizadas com filósofo especialista em culturas urbanas; usuários/espectadores/atores, monitores e técnicos de manutenção no decorrer da Exposição Arte Cibernética: Acervo Itaú Cultural (2010) e das 1ª e 2ª edições do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica-FILEPAI (2010 e 2011) e artistas, teve como meta comprovar a hipótese da possibilidade de aplicação e aceitação de tecnologias atuais (Diodo Emissor de Luz-LED, célula fotovoltaica, mídias eletrônica e digital, linguagem da projeção) em intervenções ambientais visando contribuir com a melhoria qualitativa dos espaços das estações futuras e em funcionamento. Para o entendimento da relevância da arte inserida no contexto da sociedade contemporânea e das formas de manifestação artística proporcionadas pelo uso de tecnologias atuais este estudo apresenta conceitos atuais de cidade, espaço público, arte pública, arte pública interativa, público e site specific. Aborda ações financiadas/cofinanciadas pelo poder público para intervenções artísticas na paisagem urbana paulistana e apresenta considerações sobre a Lei de Incentivo da Prefeitura de São Paulo. Analisa características das obras no ambiente das estações, seus significados e condicionantes. Investiga a percepção/recepção das obras tecnológicas e o comportamento social dos usuários/espectadores/atores no decorrer dos eventos mencionados. Verifica como tem sido a atuação do artista junto ao arquiteto no processo de inserção das obras de arte buscando relações com os conceitos de projeto interdisciplinar e sitespecific, e o que pensam esses profissionais a respeito desses espaços, dos significados da arte, da aplicação de tecnologias atuais, da influência de regras normativas na forma de criar e de atuar e possíveis medidas para que a arte se faça presente na totalidade da rede. Apresenta avanços tecnológicos que têm possibilitado novas linguagens para a criação, desenvolvimento e construção de objetos/obras para a cidade contemporânea; exemplos práticos de intervenções ambientais, com vistas à arte contemporânea, em estações de metrô do âmbito internacional; formas de atuar de algumas companhias e política cultural da Régie autonome des transports parisiens (RATP). Constata-se que, tecnicamente, é possível aplicar tecnologias atuais em intervenções ambientais temporárias e permanentes. Entretanto, condicionantes internas e externas à Companhia têm dificultado não somente a utilização dessas tecnologias, mas a presença e a permanência da arte pública no metrô e na cidade. Faz-se necessário: criar políticas públicas no campo da cultura; divulgar os benefícios da lei de incentivo para as empresas; divulgar mecanismos para os artistas e a população; rever a formação acadêmica do artista, do arquiteto e do designer, de forma que seja multidisciplinar e possibilite a prática do projeto interdisciplinar. A presença de profissional no campo do gerenciamento que tenha uma compreensão transversal das diversas disciplinas envolvidas no projeto e que delegue o posicionamento de seus autores, ainda na fase de concepção, é fundamental para que o projeto interdisciplinar aconteça. As falas dos entrevistados, o estudo técnico, a aplicação dessas tecnologias em estações do âmbito internacional e nas exposições mencionadas, a prorrogação de prazo da Exposição Arte Cibernética e a permanência das estações como espaços expositivos dos Festivais Internacionais de Linguagem Eletrônica demonstraram a aceitação das obras tecnológicas.
This thesis investigates the art in the stations of the Metro Company of São Paulo and assesses the possibilities of using current technologies and their constraints, in proposals for permanent and temporary environmental intervention in the public space in question. Beginning with a conceptual, historical and technical repertoire, surveys in the field and interviews conducted with a philosopher with expertise in urban cultures, and with users / viewers / participants, monitors and maintenance technicians during the Itaú Cultural Cybernetic Art Exhibition: Collection (2010) , and the 1st and 2nd of editions of the International Festival of Electronic Language- FILEPAI (2010 and 2011); and artists, the work was aimed at substantiating the hypothesis of the applicability and acceptance of current technologies (Light Emitting Diode-LED, photovoltaic cell, electronic and digital media, language projection) in environmental interventions, with a view to contributing to the qualitative improvement of the space in currently-operating and future stations. To understand the relevance of art inserted into the context of contemporary society and the forms of artistic expression afforded by the use of current technologies, this study presents current concepts of city, public space, public art, both interactive and site specific. It discusses actions funded/co-funded by the government for artistic interventions in the urban landscape of São Paulo and presents considerations on the Incentive Law of the municipality of São Paulo. It analyzes characteristics of works in the environment of the stations, their meanings and constraints. It investigates the perception /reception of technological projects and the social behavior of the users/viewers/participants at the events mentioned. It is demonstrated how artists have been acting with architects in the process of insertion of the artwork, seeking relationships with interdisciplinary and site-specific design concepts, and what these professionals think about these spaces, the significance of the art, of the application of current technologies, the influence of normative rules in the form of creating and implementing possible measures to bring about the presence of art throughout the network. Technological advances are presented that have made possible new languages for the creation, development and construction of objects/works for the contemporary city; practical examples of environmental, with a view toward contemporary art in subway stations internationally; methods of some of the companies and of the cultural politics of the Régie des transports autonome parisiens (RATP). It is ascertained that, technically, it is possible to apply current technologies in temporary and permanent environmental interventions. However, internal and external constraints on the Company have hampered the use not only of these technologies, but also the presence and continuance of public art in the city and on the subway. This makes necessary: the creation of public politics in the field of culture, promotion of the benefits of the incentive law for businesses; disseminating mechanisms for the artists and the public, and review of the academic training of the artist, architect and designer, so that it is multidisciplinary and enable the practice of interdisciplinary projects. The presence of a professional in the field of management that has a broad understanding of the various disciplines involved in the project while still in its design stage and commissions the positions of its authors is crucial to making the interdisciplinary project happen. The interviewees\' statements, the technical study, the application of these technologies in the stations and in the international exhibitions mentioned, the extension of the duration of the Cybernetic Art Exhibition and maintenance of stations as exhibition spaces of the International Festivals of Electronic Language have shown acceptance of the technological works.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ferreira, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa. "Contribuições da experiência do usuário para a arquitetura da informação /." Marília, 2018. http://hdl.handle.net/11449/157487.

Full text
Abstract:
Orientadora: Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti
Banca: Sandra de Albuquerque Siebra
Banca: Henry Poncio Cruz de Oliveira
Banca: Fernando Luiz Vechiato
Banca: José Eduardo Santarém Segundo
Resumo: Considerando as facilidades de acesso à informação por meio da internet, bem como a evolução constante das Tecnologias de Informação e Comunicação, reflete-se sobre como os ambientes informacionais digitais devem ser projetados para atender as necessidades de informação de usuários e contemplar suas expectativas no momento da interação. Desse modo, defende-se a tese de que os estudos de Experiência do Usuário podem contribuir para a Arquitetura da Informação no projeto e no desenvolvimento de ambientes informacionais digitais. Assim, na busca de encontrar soluções para o desenvolvimento de ambientes web, com funcionalidades que possam contemplar as habilidades, competências e as preferências dos usuários, este trabalho objetiva: Investigar a contribuição da Experiência do Usuário para a Arquitetura da Informação no projeto e no desenvolvimento de ambientes informacionais digitais com foco nas qualidades objetivas e subjetivas no uso. A partir de revisão bibliográfica, no contexto da Ciência da Informação e seu paradigma sociocognitivo, os objetivos específicos delimitados são: estudar a evolução histórica e as diferentes definições da Experiência do Usuário; analisar os modelos, métodos e ferramentas de avaliação de Experiência do Usuário; apresentar a Arquitetura da Informação Clássica e os seus sistemas e a posição da Experiência do Usuário em relação com a Arquitetura da Informação. Considerando que as experiências são individuais e estão relacionadas com os aspectos cultu... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: Considering the facilities of access to information through the Internet, as well as the constant evolution of Information and Communication Technologies, it's possible to reflect on how the digital information environments must be designed to meet users' information needs and to contemplate their expectations at the time of interaction. In this way, the thesis defended is that the User Experience (UX) studies can help the planning of these environments and to contribute to the Information Architecture (IA). Thus, in seeking to find solutions to web environments development, with features that can contemplate the abilities, skills and preferences of users; this study aimed to investigate the UX contribution to the IA in project and development digital information environments with a focus on objective and subjective qualities in use. From literature review in the context of Information Science and its sociocognitive paradigm, the objectives of this research were: to study the historical evolution and the different settings of the UX; to analyze the models, methods and UX's evaluation tools; to present the Classical Information Architecture, its systems and the position of the User Experience related to Information Architecture. Considering that experiences are individual and are related to cultural, social, emotional, and technological aspects, and also to the product quality for both IA and UX to develop a product or digital service; research are necessary on content, contex... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

MONTE, Andrea Carolino do. "PROCESSOS PROJETUAIS NO DESIGN E NA ARQUITETURA: estudo comparativo de experiências profissionais na cidade de Campina Grande - PB." Universidade Federal de Campina Grande, 2018. http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1546.

Full text
Abstract:
Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2018-08-23T20:56:47Z No. of bitstreams: 1 ANDREA CAROLINO DO MONTE – DISSERTAÇÃO (PPGDESIGN) 2018.pdf: 2705913 bytes, checksum: eb47984a6d5dec6602acebf6462a95d7 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-23T20:56:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANDREA CAROLINO DO MONTE – DISSERTAÇÃO (PPGDESIGN) 2018.pdf: 2705913 bytes, checksum: eb47984a6d5dec6602acebf6462a95d7 (MD5) Previous issue date: 2018-03-23
Designers e arquitetos são profissionais que enfrentam diariamente a inquietude da constante busca pelas soluções projetuais que mais se aquedam à situação problema que gerou a necessidade de desenvolvimento do projeto. Apesar de suas semelhanças teóricas e técnicas, o exercício da prática revela as nuances que diferenciam os profissionais quanto às especificidades adotadas no percurso metodológico para desenvolvimento de um projeto. Diante desse contexto, a pesquisa buscou identificar as especificidades dos processos projetuais dos designers e arquitetos que atuam na cidade de Campina Grande – PB, traçando um panorama geral dos métodos mais difundidos de projeto de Design e de Arquitetura por profissionais brasileiros, além de descrever e entender as práticas projetuais encontradas, conhecer os processos projetuais dos designers e dos arquitetos a fim de perceber as diferenças e similaridades entre ambos os projetistas e identificar as variáveis do processo que se destacam como potencialidades no desenvolvimento de projetos. Para tanto, foi realizado um estudo de caso com dois escritórios (um de cada área) na referida cidade, selecionado mediante adequação aos critérios propostos no estudo. Para coleta de dados foram utilizados os seguintes instrumentos: ficha de caracterização (preenchida pela pesquisadora com dados disponibilizados nos meios digitais), questionário (respondido pelos membros da equipe do escritório) e roteiro de entrevista (realizadas com os sócios-proprietários). A análise dos dados foi baseada nos métodos “análise do conteúdo”, “observação em pesquisas qualitativas” e “o discurso oral culto”. Ao final do estudo constatou-se que embora o ato de projetar seja o cerne das referidas profissões, o modo como é conduzido até o resultado final varia tanto entre as profissões, quanto entre os profissionais da mesma classe, imprimindo a esse processo uma identidade própria. Entretanto, também é possível identificar aproximações, como é o caso da linha lógica do pensamento da etapa abstrata para a técnica precisa, além de alguns elementos inerentes ao processo, a exemplo das ferramentas computacionais de representação gráfica.
Designers and architects are professionals who face daily the restlessness of the constant search for the solutions that are most suited to the problem situation that generated the need to develop the project. In spite of their theoretical and technical similarities, the practice of practice reveals the nuances that differentiate the professionals regarding the specificities adopted in the methodological course for the development of a project. In this context, the research sought to identify the specificities of the design processes of the designers and architects who work in the city of Campina Grande - PB, giving an overview of the most widespread methods of design and architecture by brazilian professionals, as well as describing and understand the design practices encountered, know the design processes of designers and architects in order to perceive the differences and similarities between both designers and to identify process variables that stand out as potentialities in the development of projects. A case study with two offices (one from each area) was carried out in that city, selected according to the criteria proposed in the study. The following instruments were used to collect data: characterization form (completed by the researcher with data available in the digital media), questionnaire (answered by the members of the office team) and interview script (carried out with the owner-owners). Data analysis was based on the methods "content analysis", "observation in qualitative research" and "oral speech worship". At the end of the study it was found that although the designing is the core of these professions, the way in which it is conducted to the final result varies both among professions and professionals of the same class, imparting to this process an identity of its own. However, it is also possible to identify approximations, such as the logical line of thought from the abstract stage to the precise technique, as well as some inherent elements of the process, such as computational tools of graphic representation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, João Augusto Dias Barreira e. [UNESP]. "A Ciência da Informação e o Design de Informação: perspectivas interdisciplinares." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/126604.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-08-20T17:10:14Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-04-30. Added 1 bitstream(s) on 2015-08-20T17:25:45Z : No. of bitstreams: 1 000841787.pdf: 1296674 bytes, checksum: 66753829d60ee871a5e341e65058ea1e (MD5)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O desenvolvimento e a evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) possibilitaram a disponibilização de conteúdos informacionais de variados tipos e formatos na Web promovendo a urgência em se discutir e tratar questões que permeiam a sociedade contemporânea em relação à apresentação, organização, aquisição, e disseminação da informação. Configura ConfiguraConfigura ConfiguraConfigura -se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que se uma problemática que envolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pela envolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pela envolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pela envolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da informação pelaenvolve a apresentação e representação da...
The development and evolution of Information and Communication Technologies (ICT) enabled the access to informational content of various types and formats on the Web promoting the urgency to discuss and address issues that permeate contemporary society related to the presentation, organization, acquisition, and dissemination of information. The problem involves the presentation and representation of information and the convergence of different languages in it. In this context, has been defined and grounded, in the form of practice, discipline and science, the term Information Design, which maintains interdisciplinary relations with Information Science. The initial epistemological research that we seek to accomplish regarding Information Design it's essential, since the issue is little explored in Information Science. We emphasize the use of the quadripolar method showing it's dynamic and advantageous for this research and possible follow ups, by outlining a consistent conceptual framework of the analyzed reality. The theoretical, exploratory and descriptive procedures made it possible to analyze the issue comprehensively. The disciplines work directly with information and are present in different informational contexts, but the ignorance of its dynamics creates lapses and flow problems in information products and services. By dealing directly with the information and communication messages we indicate the necessity to upgrade and develop visual skills by information professionals regarding the representation and presentation of textual and imagetic information with the aid of technology. The analysis of our object proved that the conditions for the practice of informational design have always existed and flourish by expanding along with technologies. It is an innovative project that has as challenge regarding acceptance and approval by the area of such foundations, principles, theories and practices applied to academic...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Tecnologia Arquitetura e Design"

1

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Arquitetura e Urbanismo: Patrimônio, Sustentabilidade e Tecnologia: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Arquitetura e urbanismo: Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia 3: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Arquitetura e urbanismo: Patrimônio, sustentabilidade e tecnologia 2: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Wisnik, Guilherme. Dentro do nevoeiro: Arquitetura, arte e tecnologia contemporâneas. São Paulo: Ubu Editora, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Arquitetura e urbanismo: cultura, tecnologia e impacto socioambiental 3: -. Brasil: Atena Editora, 2023.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

1975-, Senna Bernardo, ed. Sonhos =: Dreams : arquitetura+design+architecture. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Argante, Enzo. Domare la tecnologia. Roma: Salerno, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Ghinato, Ada. Arte e tecnologia: Design digitale. Roma: Aracne, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Piercarlo, Crachi, and Dierna Salvatore, eds. Enzo Frateili: Architettura, design, tecnologia. Milano: Skira, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amaro, Marcos Antonio. Arquitetura contra o crime: PCAAA, Prevenção do Crime Através da Arquitetura Ambiental. [Brazil: s.n.], 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Tecnologia Arquitetura e Design"

1

Vitorino, Catarina. "DESIGN REGENERATIVO E ESTRATÉGIAS PARA O EDIFICADO EXISTENTE." In Arquitetura e Urbanismo: Patrimônio, Sustentabilidade e Tecnologia, 199–223. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.18321120514.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pereira, Andréa Franco. "O Design na Escola de Arquitetura." In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 71–84. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Paulo. "SELVAGEN Design e Arquitetura Generativa: união da natureza e tecnologia." In MAP RESEARCH BIONICS Transdisciplinary Ecosystems in Bionics, Biodesign and Biomimicry: Scientific and technological aspects for a design culture, 435–42. Editora Blucher, 2023. http://dx.doi.org/10.5151/9786555502220-29.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Corrêa, Glaucinei Rodrigues. "Tecnologia Ligno: Design e inovação no uso de resíduos de madeira." In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 202–8. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Fernando José da. "Disciplina Oficina III no Curso de Design." In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 160–76. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bremer, Cynara Fiedler, and Fernando José da Silva. "Biônica e Biomimética no Curso de Design da UFMG." In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 194–201. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.8.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Márcia Luiza França da. "O Desenho Técnico no Curso de Design da UFMG." In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 143–59. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gomes, Wislla Nascimento, Jeffeson José Pereira, Alana Cristina Pinto Santos, Lays Lustosa Alcântara, Raiara Pedrosa Vieira, Hisamille Gonçalves Rodrigues, Pedro Henrique dos Santos Mendes, and Delmo de Carvalho Alencar. "CONSTRUÇÃO DE UM WEBSITE COMO MEIO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA." In Universidade e pesquisa: seu papel na Socialização da Ciência e Tecnologia, 33–41. Editora Humanize, 2023. http://dx.doi.org/10.29327/5193292.1-4.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Relatar o processo de desenvolvimento de um website, como recurso auxiliar para a formação de acadêmicos do curso de Enfermagem no ensino de Fisiologia Humana. MÉTODO: Estudo descritivo, com abordagem qualitativa do tipo relato de experiência. O trabalho descreve a construção de um website, para o ensino-aprendizagem da disciplina de Fisiologia para Enfermagem durante o ensino remoto. Este manuscrito fundamenta-se no relato e na vivência dos autores, na criação de uma metodologia alternativa de ensino, como ferramenta educacional que fomenta o ensino da Fisiologia Humana para graduandos de Enfermagem. RESULTADOS: O trabalho foi dividido em dois momentos: sendo o primeiro voltado a pesquisa bibliográfica e elaboração do conteúdo a ser apresentado e o segundo momento composto pela apresentação e exposição dos alunos sobre seus determinados tópicos. A construção deste website baseou-se na metodologia DADI (definição, arquitetura, design, implementação). CONSIDERAÇÕES FINAIS: A partir dos resultados descritos e das observações realizadas durante a elaboração do website “Fisiologia Simplificada: de alunos para alunos” é possível afirmar que a construção do website contribuiu como recurso adicional para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de fisiologia, sendo um recurso complementar eficaz para a disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rezende, Marco Antônio Penido de, Cynara Fiedler Bremer, and Leonardo de Oliveira Gomes. "Especialização em Conforto Ambiental, Eficiência Energética e Tecnologias Construtivas Sustentáveis." In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 85–99. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Mineiro, Érico Franco. "Dez anos do Curso de Graduação em Design na Disciplina Oficina Integrada." In TAU 30 ANOS: História do Departamento de Tecnologia do Design, da Arquitetura e do Urbanismo UFMG, 127–42. Pimenta Cultural, 2024. http://dx.doi.org/10.31560/pimentacultural/2024.99499.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Tecnologia Arquitetura e Design"

1

Matos, Marcella Guerra. "Observação e experimentação da Tecnologia 4D no projeto de arquitetura." In XVIII Conference of the Iberoamerican Society of Digital Graphics - SIGraDi: Design in Freedom. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2014. http://dx.doi.org/10.5151/despro-sigradi2014-0113.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Batista, Dênio Tarcísio Torquato Cerqueira, Paula Pontes Mota, and Lorena Claudia de Souza Moreira. "Do projeto ao manual do proprietário." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2021. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v3i00.630.

Full text
Abstract:
As tecnologias digitais atuam como agentes transformadores da percepção da realidade nos dias atuais e, neste contexto, é notável a capacidade da tecnologia da realidade aumentada (RA) de atuar na potencialização do entendimento de atividades desenvolvidas no campo da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação (AECO). Desde a fase de projeto até a fase de operação e manutenção a RA atua aprimorando tarefas e mitigando esforços. Sendo assim, este artigo, resultante de um projeto de Iniciação Científica, tem como objetivo explicitar implementações de RA nas áreas de arquitetura e operação, seus benefícios e limitações. A pesquisa adotou o método Design Science Research e a partir de modelos BIM, por meio de experimentos práticos, os resultados explicitaram avanços na visualização do Projeto ao Manual do Proprietário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ono, Rosaria, and Carmen Donat. "Dimensão social do ecodesenvolvimento e a arquitetura dos equipamentos de educação." In XIX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v19i1.2081.

Full text
Abstract:
As áreas de convivência das escolas fundamental II públicas, além de fornecer às crianças ambiente seguro, podem assumir papel integrador e comunicador de valores sociais. O design dos elementos de divisa torna-se essencial para a arquitetura escolar, podendo promover maior participação social, se responsivo e transparente. Esse artigo apresenta o panorama de mais-valia de um conjunto de escolas públicas ao longo do período da República, com foco em São Paulo, promovendo atenção e revelando gargalos; partindo-se da hipótese de que os edifícios educacionais não são construídos de forma a enaltecer este setor do programa arquitetônico, o que dificulta o exercício social e a cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Graton, Fernando Gargantini, Juliana Bambini Mandola, and César Imai. "Co-design baseado em experiência para ambientes físicos de saúde." In XIX ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2022. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v19i1.2114.

Full text
Abstract:
Os edifícios de saúde são organismos complexos, onde a inserção dos usuários no processo de projeto se torna um fator relevante para a qualidade do ambiente construído. Este artigo busca realizar um levantamento sobre a metodologia de Co-Design Baseado em Experiência e propor uma estrutura metodológica para sua aplicação em projetos de arquitetura de saúde. Embora grande parte das publicações estejam voltadas para o projeto de serviços de saúde, é possível identificar resultados que abordam questões do ambiente físico. Uma proposta metodológica para CDBE foi apresentada, com recomendações de processos e métodos de aplicação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Langner, Marcelo, Helenice Sacht, and Egon Vettorazzi. "ANÁLISE DO USO DE FERRAMENTAS DE DESIGN GENERATIVO PARA CRIAÇÃO DE ELEMENTOS DE CONTROLE SOLAR PARA A ARQUITETURA." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.877.

Full text
Abstract:
Os elementos de controle solar são uma das estratégias projetuais mais antigas de conforto térmico da arquitetura. Com o apoio das ferramentas CAD (Computer-Aided Design), o estudo e a criação de elementos de controle solar se tornaram mais acessíveis e precisos. Diante disso, será apresentado um estudo sobre o uso de ferramentas do design generativo, para criação de elementos de controle solar para a arquitetura. Essas ferramentas foram combinadas a outras de projeto, de simulação computacional de conforto térmico e consumo energético, de forma a auxiliar na definição de parâmetros para criação de dispositivos de maneira generativa e responsiva, considerando o clima da cidade de Foz do Iguaçu-PR. Para tal, foram utilizados os programas Ladybug Tools; Honeybee; Energy Plus, OpenStudio, Rhinoceros e Grasshopper, onde ocorre programação do script e a otimização de objetivos múltiplos. Os resultados preliminares indicaram que com o uso combinados das ferramentas CAD, ferramentas de simulação computacional de conforto térmico, consumo energético e algoritmos de otimização, foi possível determinar soluções que melhorem as condições de conforto térmico e eficiência energética, por meio do uso de elementos de controle solar criados a partir do design generativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Iran Luiz Seabra, and Sandra Albino Ribeiro. "uso da plataforma BIM na pós-graduação: Estudo de caso no curso de master em arquitetura, design de interiores e iluminação." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.210.

Full text
Abstract:
O Building Information Modeling (BIM), do português Modelagem da Informação da Construção é uma plataforma que começa com a criação de modelos 3D de maneira inteligente, que facilita em tarefas de coordenação, simulação e visualização, para profissionais da indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Esta metodologia pode ser abordada do ensino à prática, sendo importante entender e avaliar de que maneira e qual o momento serão empregados os seus conceitos nos processos. Sendo assim, para esta pesquisa, foram aplicados questionários junto aos alunos do curso de Master em Arquitetura, Design de Interiores e Iluminação, com perguntas objetivas e discursivas, relacionadas ao uso do REVIT – software BIM que é ministrado durante o curso. Dessa maneira, foi possível identificar as principais vantagens e desvantagens, dificuldades e facilidades no uso da ferramenta, tendo foco no processo de projeto, sendo ainda possível propor modificações na grade curricular do curso, a partir das respostas dos entrevistados. Tem-se como produto desta pesquisa, a proposição da readequação ou inserção de novos componentes curriculares, a fim de discutir aspectos da modelagem, contribuindo para a adoção do BIM nos cursos de pós-graduação que abordem conceitos da plataforma e que tenham relação com Arquitetura, Engenharia e Construção Civil (AEC).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bombarda, Nadiny dos Santos, and Thaísa Leal da Silva. "HUMANIZAÇÃO EM AMBIENTES HOSPITALARES E O USO DA REALIDADE VIRTUAL ALIADA À ARQUITETURA." In XVIII ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO. UFRGS, 2020. http://dx.doi.org/10.46421/entac.v18i.945.

Full text
Abstract:
O paciente procura os hospitais buscando recuperar seu estado de saúde, mas muitas vezes acaba sendo impactado pelo ambiente em que está inserido, sofrendo influências emocionais, psicológicas, e até mesmo físicas, devido a frieza e impessoalidade inerente a maioria dos hospitais. Para tornar o ambiente hospitalar mais humanizado e garantir o cuidado centrado no paciente, foi criada a Certificação Planetree. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo comparar as simulações de um quarto de hospital através da utilização de uma ferramenta de Realidade Virtual, sendo uma simulação com características comumente encontradas nos hospitais e outra considerando o critério “Ambiente de Cura: Arquitetura e Design” da Certificação Planetree. Como metodologia, inicialmente será realizada a modelagem dos ambientes utilizando o software SketchUp, a renderização e transformação das imagens em 360º utilizando o Lumion 8.5 e, por fim, a ferramenta Roud.me para a realização de um tour virtual, possibilitando uma análise comparativa entre os ambientes com e sem a aplicação do critério mencionado. Como resultados espera-se demonstrar a importância da utilização do critério “Ambiente de Cura” da Planetree para tornar o ambiente hospitalar mais amigável e humanizado, bem como o potencial da Realidade Virtual aliada à Arquitetura, possibilitando a sensação de estar dentro do ambiente projetado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Toscano, Rafael M., Valdecir Becker, Helder Bruno A. M. de Souza, and Marianna C. Teixeira. "Design audiovisual para sistemas generativos: um experimento de construção audiovisual personalizada." In II Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDAT. Faculdade de Ciências e Engenharia (UNESP), 2018. http://dx.doi.org/10.22477/ii.widat.121.

Full text
Abstract:
A produção de conteúdos audiovisuais tem se tornado uma atividade cada vez mais complexa a medida que novos recursos de interação, compartilhamento, diferentes telas e formas de visualização vem se popularizando. Diante deste cenário, surge a Arquitetura do Design Audiovisual (DA) como um instrumento teórico-metodológico de análise e criação de sistemas audiovisuais. O propósito deste artigo é descrever o processo de construção de um sistema audiovisual baseado em dados dos indivíduos para estabelecer uma fruição de conteúdo personalizada. A construção do sistema revelou que os elementos disponíveis no DA como linhas de design, papéis e gatilhos são elementos potenciais para criação deste tipo de sistema. Artigo apresentado no II Workshop de Informação, Dados e Tecnologia, realizado nos dias 27 a 29 de novembro de 2018, na cidade de João Pessoa (PB), nas dependências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Disponível originalmente em: https://dadosabertos.info/enhanced_publications/idt/. Acesso em: 25 set. 2023. Detentor do Copyright VI Workshop de Informação, Dados e Tecnologia - WIDaT 2023
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

MARTINS, Miguel Cañas, and Marli Teresinha EVERLING. "UMA REFLEXÃO SOBRE A SUBJETIVIDADE EM PROCESSOS CRIATIVOS DO DESIGN E DA ARQUITETURA." In XV Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-tecnologia - Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-computador. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/15ergodesign-59-e170.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Teixeira, Carlos Marcelo Campos, Rafael Antônio Cunha Perrone, and Renato Vizioli. "METAVERSO: UMA TECNOLOGIA IMERSIVA DESCOBERTA NO PASSADO QUE APOIARÁ O FUTURO DA ARQUITETURA, DO URBANISMO E DO DESIGN." In ANAIS DO 10º FóRUM DE PESQUISA FAU MACKENZIE. Galoa, 2022. http://dx.doi.org/10.17648/faumackenzie-2022-158998.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography