To see the other types of publications on this topic, follow the link: Taxa.

Journal articles on the topic 'Taxa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Taxa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Jacinto, Paulo de Andrade, César Augusto Oviedo Tejada, and Tanara Rosângela Vieira de Sousa. "Efeitos das condições macroeconômicas sobre a saúde no Brasil." Revista de Saúde Pública 44, no. 2 (April 2010): 310–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010000200011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a relação entre condições macroeconômicas e saúde no Brasil. MÉTODOS: Para analisar o impacto do emprego e a renda sobre a mortalidade, utilizou-se um painel de dados para o Brasil em nível estadual para o período de 1981-2002. Como proxy para saúde, foram utilizadas as informações sobre a taxa de mortalidade obtidas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Para as condições macroeconômicas, foram empregadas as variáveis emprego e renda média e para os aspectos socioeconômicos, considerou-se a taxa de analfabetismo. Os efeitos das variáveis foram estimados por modelos estático e dinâmico a fim de analisar duas hipóteses: 1) a hipótese de Ruhm, que sugere que elevadas taxas de emprego e de renda estão associadas com maior taxa de mortalidade e 2) a hipótese de Brenner, que indica que elevadas taxas de emprego e de renda estão relacionadas a menores taxas de mortalidade. RESULTADOS: A relação entre a taxa de mortalidade (proxy utilizada para a saúde) com as condições macroeconômicas (mensurada por meio da taxa de emprego) se mostrou negativa. As estimativas indicaram que a taxa de mortalidade total foi maior nos períodos de recessão econômica, sugerindo que à medida que as condições macroeconômicas melhoram, aumentando o nível de emprego na economia, ocorreu uma queda na taxa de mortalidade. A estimativa para a relação entre a taxa de analfabetismo (proxy utilizada para o nível educacional) e a taxa de mortalidade mostrou o papel que maiores níveis de escolaridade têm na melhora da saúde. CONCLUSÕES: Os resultados encontrados a partir do modelo estático e dinâmico para a relação entre a taxa de mortalidade e as condições macroeconômicas favorecem a aceitação da hipótese de Brenner, em que elevadas taxas de emprego estão relacionadas a menores taxas de mortalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bezerra, Rogério Sobreira. "Contratos Futuros de Taxa de Juros e Política Monetária: Uma Visão Pós-Keynesiana." Revista de Contabilidade da UFBA 2, no. 2 (August 1, 2008): 15–28. http://dx.doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3248.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute o papel dos derivativos – mais especificamente dos contratos futuros de taxas de juros – na determinação das taxas de juros de curto e de longo prazo. Mudanças na taxa de juros iniciadas pelo banco central são transmitidas para outras taxas através dos efeitos substituição e expectativas. A existência de derivativos de taxas de juros – particularmente contratos futuros de taxas de juros – pode afetar a determinação da taxa de juros pelo menos de duas maneiras: primeiramente, elevando a substitutibilidade dos ativos. Os derivativos podem ainda afetar a velocidade e extensão pela qual variações na taxa de juros de curto prazo são transmitidas ao longo do espectro de maturidade de taxas de juros. Em segundo lugar, os derivativos de taxa de juros podem afetar o efeito riqueza resultante da ação da política monetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Erwin, Douglas H., and Mary L. Droser. "Elvis Taxa." PALAIOS 8, no. 6 (December 1993): 623. http://dx.doi.org/10.2307/3515039.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

E Soares, Ricardo de Moraes, Paula Heliodoro, Vanda Martins, and Cristina Morais Da Palma. "Um estudo sobre a possível aplicação do modelo de imposto único sobre o consumo: o caso de Portugal." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 11 (November 9, 2023): 19681–703. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i11.2930.

Full text
Abstract:
A adoção de um sistema de taxa única de IVA, nos Estados-Membros da União Europeia, tem sido uma questão controversa e complexa. Atualmente, a UE utiliza um sistema de várias taxas, concebido para acomodar as necessidades dos sectores e para promover a equidade na tributação do consumo. Este estudo procura avaliar a eficiência de diferentes modelos de impostos sobre o consumo - taxas diferenciadas versus uma taxa única. A investigação é baseada em dados oficiais, da Pordata, e abrange o período 1996-2022. A receita é avaliada através do modelo comum de IVA da União Europeia, com os devidos ajustamentos para o modelo de taxa única. Foram aplicados métodos quantitativos e teve como objetivo determinar qual dos modelos de IVA é mais eficiente na cobrança de receitas. O estudo analisa dois cenários para uma taxa única de IVA (17% e 21%). Os resultados apontam que o modelo de taxa única gera mais receitas em comparação com o atual sistema de taxas diferenciadas. O modelo de taxa de IVA de 21% é preferido em relação ao modelo de taxa de 17%, apesar de esta poder manter os níveis de receitas atuais e ainda aumentar o nível de cobrança. O estudo conclui que o modelo de taxa única é tecnicamente superior e mais eficiente do que o atual modelo prevalecente na UE, sugerindo que a oposição à sua adoção radica mais em considerações políticas do que técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gico Junior, Ivo Teixeira, and Henrique Haruki Cavalcante Arake. "TAXA DE RECORRIBILIDADE, TAXA DE REVERSIBILIDADE E EFICIÊNCIA JUDICIAL." Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM 14, no. 1 (March 18, 2019): 31820. http://dx.doi.org/10.5902/1981369431820.

Full text
Abstract:
O presente artigo explora como um estudo da taxa de recorribilidade e da taxa de reversibilidade de um determinado órgão jurisdicional pode revelar a dinâmica processual em qualquer jurisdição e apontar soluções para melhorar a prestação do serviço público adjudicatório. Após uma contextualização da lógica juseconômica do litigio, apresenta-se a metodologia de estimativa das referidas taxas e realiza-se um experimento exploratório com alguns casos do TJDFT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Rafaela Assis, Carolina de Alvarenga Cruz, Luis Antonio Mathias, David Attuy Vey Silva, Maria Fabiana Cipolini Galarza, Clayton Bernardinelli Gitti, Alana Flávia Romani, et al. "Variação temporal das taxas de vacinação contra a brucelose bovina no Sudoeste Goiano." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 27, 2021): e40710716685. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16685.

Full text
Abstract:
A brucelose bovina é uma enfermidade infecciosa, crônica e de notificação obrigatória, responsável por inúmeras perdas econômicas e estabelecimento de barreiras sanitárias. O estudo foi realizado com o intuito de analisar a tendência de longo prazo das taxas de vacinação na microrregião do Sudoeste Goiano, no período de 2015 a 2020. Calculou-se as taxas de vacinação contra a brucelose bovina para, posteriormente, realizar os cálculos de tendência temporal de vacinação e suas análises. Os dados de vacinação do rebanho bovino, do período em questão, foram fornecidos pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Goiânia-Go. No Sudoeste Goiano, a taxa de vacinação contra a brucelose foi de 59% no primeiro semestre de 2015, e de 35% no segundo semestre do mesmo ano. Em 2017, no primeiro semestre, a taxa foi de 54%, e de 29% no segundo semestre. No primeiro semestre de 2018, a taxa de vacinação observada foi de 48%, e de 25% no segundo semestre. No primeiro e segundo semestres de 2019, foram observadas, respectivamente, taxas de vacinação de 58% e 29%. Por fim, no primeiro semestre de 2020, observou-se uma taxa de 58%. A média das taxas de vacinação nos semestres avaliados foi de 44%. A menor taxa de vacinação foi observada em Chapadão do Céu (8%) no segundo semestre de 2017, com taxa de variação semestral de – 15,13% (IC95% - 28,7 a 1). Santa Rita do Araguaia apresentou as duas maiores taxas de vacinação, a primeira, 117%, observada no primeiro semestre de 2020, com taxa de variação semestral de - 8,57% (IC95% - 20,2 a 4,8), e a segunda, 92%, observada no primeiro semestre de 2017, com taxa de variação semestral de – 8,57% (IC95% - 20,2 a 4,8). As tendências de longo prazo das taxas de vacinação foram de estabilidade na maioria dos municípios avaliados. Uma vez que grande parte das taxas foram inferiores a 70% em todos os anos avaliados, essa estabilidade se torna desfavorável. Os resultados nos sugerem pouca evolução no programa de vacinação contra a brucelose bovina no Sudoeste Goiano o que pode influenciar negativamente a prevalência da doença na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Faciroli, Jéssica, and Tássio Ferenzini Martins Sirqueira. "Análise espacial da taxa de cobertura do Programa Bolsa Família para os municípios brasileiros." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 7, no. 2 (October 29, 2017): 118. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v7i2.1534.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe verificar a existência da associação espacial entre a taxa de cobertura do programa Bolsa Família e a taxa de pobreza para os municípios Brasileiros, com o objetivo de verificar se a taxa de cobertura do programa está focalizada nas regiões com maiores taxas de pobreza. A metodologia utilizada consistiu na análise explanatória dos dados espaciais para as variáveis taxa de pobreza e taxa de cobertura do programa. Para as estimações através dos modelos MQO, SAR e SEM, utilizou-se as variáveis taxa de pobreza, taxa de cobertura, número de CRAS, valor total repassado do programa para os munícipios, Índice de Desenvolvimento Humano, acompanhamento da saúde e da educação dos beneficiários. Os resultados apontaram para a existência de autocorrelação positiva entre a taxa de cobertura do programa Bolsa Família e a taxa de pobreza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Masukawa, Maria de Lourdes Teixeira, Adriana Mayumi Moriwaki, Rosangela Getirana Santana, Nelson Shozo Uchimura, and Taqueco Teruya Uchimura. "Impacto da vacina oral de rotavírus Humano nas taxas de hospitalizações em crianças." Acta Paulista de Enfermagem 28, no. 3 (June 2015): 243–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500041.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Avaliar o risco de hospitalização por diarreias agudas em crianças menores de cinco anos no período de dez anos, antes e depois da vacina oral do rotavírus. Métodos: Estudo ecológico-descritivo-analítico das taxas de hospitalização por diarreias agudas. Utilizou-se a Taxa de Hospitalização e Taxa de Variação Relativa para quantificar a diferença entre a mediana dos anos pré-vacinais e pós-vacinais. Empregou-se a Regressão Logística, o Odds Ratio e Risco Atribuível para verificar a proporção de casos que poderiam ser evitados se a exposição fosse afastada. Resultados: No período estudado a taxa de hospitalização foi de 117,41 por 10.000 crianças. Observouse que, no período pré-vacinal, a mediana da taxa de hospitalização foi de 124,2/10.000 crianças. Após a introdução da vacina, as taxas de hospitalização foram menores quando comparadas à mediana dos anos pré-vacinal. Conclusão: Houve redução nas taxas de hospitalização por diarreias agudas, sugerindo que o uso da vacina e outros fatores associados podem reduzir os casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BASSO, LEONARDO FERNANDO CRUZ, and ROSELI DA SILVA. "Valor Econômico: Relevância da Taxa de Criação de Valor." RAM. Revista de Administração Mackenzie 3, no. 2 (December 2002): 99–116. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p99-116.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo desse estudo é debater em favor de uma taxa de criação de valor como a variável mais relevante para a avaliação de investimentos, considerando aquela taxa como uma variável fundamental para a equalização das taxas de lucro no sistema capitalista. A taxa de criação de valor é o resultado da diferença entre a taxa de retorno sobre o capital investido e o custo médio ponderado de capital, isto é, o spread na metodologia do valor econômico adicionado, como mostramos nesse artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Heinemann, P., and J. Rammeloo. "Taxa nova Boletineae." Bulletin du Jardin botanique national de Belgique / Bulletin van de National Plantentuin van België 60, no. 3/4 (December 31, 1990): 416. http://dx.doi.org/10.2307/3668234.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Mill, R. R. "INDEX OF TAXA." Acta Horticulturae, no. 615 (September 2003): 459–78. http://dx.doi.org/10.17660/actahortic.2003.615.54.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Attar, Naomi. "Transgenerational missing taxa." Nature Reviews Microbiology 14, no. 3 (February 1, 2016): 132–33. http://dx.doi.org/10.1038/nrmicro.2016.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Lima, Maísa Santana, and Maria Raquel Gomes Maia Pires. "Avaliação da taxa do acesso aos dados abertos das universidades federais a partir dos indicadores de fluxo do ensino superior do INEP." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 27, no. 3 (December 2022): 531–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772022000300008.

Full text
Abstract:
O objetivo da pesquisa é avaliar se os dados abertos das universidades federais permitem o cálculo dos indicadores de fluxo do INEP, como estratégia do accountability da meta 12 do PNE, referente ao acompanhamento da taxa de conclusão da graduação. Foi realizada uma pesquisa de métodos mistos, com elaboração do indicador Taxa de Acesso aos Dados Abertos (TADA) para avaliar as instituições de ensino superior (IES) à luz de 7 variáveis necessárias ao cálculo das taxas de permanência, conclusão e desistência do INEP. Para verificar a qualidade dos dados, o TADA incluiu os oito princípios governamentais dos dados abertos. O TADA permitiu a classificação das universidades federais em acesso aos dados abertos alto, médio e baixo. Nos resultados, das 63 IES federais analisadas, 39 (62%) divulgaram dados abertos relevantes ao cálculo dos indicadores em questão. O indicador TADA revelou que, das 39 (100%) IES, 17 (44%) delas se posicionam como baixo, 15 (38%) como médio e 7 (18%) como alto acesso aos dados abertos. Apenas uma IES, a UNIFAL, apresentou todos os requisitos avaliados pelo TADA para o cálculo da meta 12 do PNE. Conclui-se que as IES necessitam criar estratégias de modo a ampliar o acesso dos dados abertos que permitam o monitoramento da meta 12 do PNE. O estudo propõe recomendações ao aprimoramento do accountability às IES, abordando as dimensões de prestação de contas, transparência e participação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Rebouças Monteiro, Tammylis, Daniel Salgado Xavier, and Alan Sérgio Mazzari. "Epidemiologia da COVID-19 no Amazonas, Brasil." BEPA. Boletim Epidemiológico Paulista 17, no. 201 (September 30, 2020): 19. http://dx.doi.org/10.57148/bepa.2020.v.17.34260.

Full text
Abstract:
O estudo teve por objetivo descrever os principais dados epidemiológicos da COVID-19 no Estado do Amazonas. Em buscadas respostas ao alcance do objetivo proposto, foi realizada pesquisa e análise bibliográfica e documental. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo, com abordagem quantitativo-qualitativa. Este artigo está subdividido em cinco seções: casos, óbitos; taxa de incidência; taxa de mortalidade e taxa de letalidade da COVID-19 no Estado Amazonas. Os resultados obtidos evidenciam que, após seis meses de pandemia da COVID-19, o Estado apresenta 123.905 casos confirmados, 3.849 óbitos, taxa de incidêcia de 2.944,7, taxa de mortalidade de 91,5, e taxa de letalidade de 3,11. Com base nesses resultados, podemos concluir que o estado já atingiu seu pico de novos casos (11ª semana) e óbitos (8ª semana) e, consequentemente, há desaceleração das taxas de incidência, mortalidade e letalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Ferreira, Francismar Cunha, and Cláudio Luiz Zanotelli. "A produção imobiliária, a propriedade da terra, o trabalho e o espaço urbano: o caso da Região Metropolitana da Grande Vitória - ES - Brasil." Ateliê Geográfico 11, no. 1 (June 5, 2017): 24. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v11i1.38530.

Full text
Abstract:
ResumoO artigo analisa as relações entre a propriedade da terra, o trabalho e a produção imobiliária na Região Metropolitana de Vitória no estado do Espírito Santo. Estudamos 13 empreendimentos com diferentes tipologias e localizações voltados para diferentes segmentos econômicos. Nestes, estudamos as relações entre os promotores imobiliários, os proprietários de terra e a força de trabalho a partir de análises sobre taxa de mais valia, taxa de lucro, taxa renda da terra e os rebatimentos destes processos no espaço urbano. Percebemos que as taxas de lucro, mais-valia e da renda da terra são sensíveis às diferenças de tipologias, ao tamanho, à localização, ao preço do terreno, ao número de unidades, ao tamanho da área construída, ao preço de venda dos empreendimentos e à exploração do trabalho. O lucro do promotor imobiliário ora tem maior parte advinda da taxa de renda da terra, ora da exploração do trabalho. Entretanto, existem casos onde a taxa de renda da terra e de mais-valia são elevadas, proporcionando enormes taxas de lucro aos promotores imobiliários.Palavras chaves: espaço urbano; produção imobiliária; renda da terra. ResumenEl artículo analiza relaciones entre propiedad de la tierra, trabajo y producción de vivienda, en la Región de Vitória en el estado de Espirito Santo. Estudiamos 13 proyectos de diferentes tipos y ubicaciones. Se analiza las relaciones entre promotores inmobiliarios, propietarios de tierras y mano de obra a partir de análisis sobre la tasa de plusvalía, tasa de ganancia, tasa de renta de la tierra y las repercusiones de estos procesos en el espacio urbano. Percibimos que las tasas de ganancia, plusvalía y de renta de la tierra son sensibles a las diferencias en los tipos, el tamaño, la ubicación, el precio de la tierra, el número de unidades, el tamaño de la superficie construida, el precio de venta y la exploración del trabajo. Las ganancias del promotor inmobiliario ahora poseen mayor cantidad proveniente de la tasa de renta de la tierra, ahora de la explotación del trabajo. Sin embargo, existen casos, donde las dos tasas son elevadas, favoreciendo la tasa de ganancia del promotor inmobiliario. Palabras clave: espacio urbano; la producción de vivienda; renta de la tierra. RésuméL’article analyse les rapports entre le secteur immobilier, la propriété foncière et le travail dans la région de Vitória, état d'Espírito Santo au Brésil. Nous avons étudié 13 différents ensembles de logements avec des typologies et localisations différenciées. On été analysés les rapports entre les agents immobiliers, les propriétaires fonciers et la force de travail a partir des taux de plus-value, de profit et la rente de la terre et leurs répercussions dans l'espace urbain. Les gains sont variables selon les différences dans les types, la taille, l'emplacement, le prix de la terre et le nombre d'unités construites. Les profits provienent autant des rapports salariaux que de la rente extraite de la terre. Cependant, il y a des cas où même quand il y a des différences entre le taux de la rente de la terre et les taux de plus value, les deux sont elevés, ceci amène a un profit très important pour les agents immobiliers.Mots-clés: l'espace urbain; la production de logements; rente foncière.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Rossi, Pedro, Eliane Araujo, and Nelson H. Barbosa-Filho. "Ajuste da taxa de câmbio à paridade coberta da taxa de juro no Brasil." Nova Economia 30, no. 1 (January 2020): 95–110. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/4700.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o ajustamento da equação da paridade coberta da taxa de juros para a relação entre a moeda brasileira e o dólar americano. O objetivo é avaliar a resposta de curto prazo das taxas de câmbio à vista e futura aos choques no diferencial de juros e no risco país. A investigação econométrica mostra que o ajustamento da paridade coberta no Brasil ocorre com o movimento das taxas de câmbio à vista e futura na mesma direção - de apreciação cambial diante do aumento do diferencial de juros e de depreciação cambial no caso do aumento do risco país -, mas com uma volatilidade maior da taxa de câmbio à vista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Brauer, Age, Kaidi Telling, Mailis Laht, Piret Kalmus, Irja Lutsar, Maido Remm, Veljo Kisand, and Tanel Tenson. "Plasmid with Colistin Resistance Genemcr-1in Extended-Spectrum-β-Lactamase-Producing Escherichia coli Strains Isolated from Pig Slurry in Estonia." Antimicrobial Agents and Chemotherapy 60, no. 11 (August 29, 2016): 6933–36. http://dx.doi.org/10.1128/aac.00443-16.

Full text
Abstract:
ABSTRACTA plasmid carrying the colistin resistance genemcr-1was isolated from a pig slurry sample in Estonia. The gene was present on a 33,311-bp plasmid of the IncX4 group.mcr-1is the only antibiotic resistance gene on the plasmid, with the other genes mainly coding for proteins involved in conjugative DNA transfer (taxA,taxB,taxC,trbM, and thepilXoperon). The plasmid pESTMCR was present in three phylogenetically very differentEscherichia colistrains, suggesting that it has high potential for horizontal transfer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Araújo, Leandro Vieira Lima, and Fábio Henrique Bittes Terra. "A dinâmica da taxa de câmbio face às operações swap no Brasil (2002-2015): uma interpretação pós-keynesiana." Nova Economia 28, no. 3 (December 2018): 745–77. http://dx.doi.org/10.1590/0103-6351/3615.

Full text
Abstract:
Resumo Investiga-se, à luz da teoria pós-keynesiana, o comportamento da taxa de câmbio no Brasil face as intervenções com swaps cambiais do Banco Central de 2002 a 2015. Analisam-se as propriedades de uma economia aberta, as condicionantes da taxa de câmbio, o mercado cambial e a inserção do Brasil no sistema monetário internacional. Afere-se empiricamente o comportamento cambial frente às operações swap por meio de modelos ARCH/GARCH e VAR. Com os primeiros, observa-se a volatilidade das taxas de câmbio nominal e real efetiva, cujos resultados apontam presença de volatilidade no período. Em seguida, realizam-se estimações VAR, para estudar a variância das taxas de câmbio ante os swaps e variáveis relevantes ao comportamento cambial, concluindo-se que os swaps são respostas ao comportamento da taxa de câmbio nominal, embora seus efeitos são mais visíveis sobre a taxa de câmbio real efetiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Santos, Danyara Silva dos, Stefany Andrade Santos Neves, and Ana Silvia Moccellin. "Morbiletalidade por bronquite e bronquiolite aguda em crianças menores de um ano: estudo nacional de série histórica, 2013-2022." Research, Society and Development 12, no. 9 (September 5, 2023): e0512943143. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v12i9.43143.

Full text
Abstract:
O presente estudo teve como objetivo analisar a taxa de internação em crianças menores de um ano com bronquite e bronquiolite aguda, além de correlacionar com a taxa de letalidade associada, comparando as taxas das diferentes regiões brasileiras, entre os anos de 2013 e 2022. Trata-se de um estudo epidemiológico, descritivo, longitudinal e retrospectivo, de série histórica, realizado através da coleta de dados pela plataforma TabNet do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) das crianças menores de um ano residentes no Brasil internadas por bronquite e bronquiolite aguda entre 2013 e 2022 e a taxa de letalidade associada. Os dados obtidos foram tabulados no Excel, e, em seguida, foram analisados estatisticamente no programa BioEstat 5.3, utilizando o teste de Mann-Whitney e o de correlação de Spearman. A região Sul se destacou com a maior taxa de internação do país (1,85% e 2,98%), seguido de Sudeste (1,34% a 2,41%), Centro-Oeste (0,73% a 1,98%), Norte (0,55% a 1,15%) e Nordeste (0,53% a 0,99%). Em contrapartida, o Norte se destacou como a região com a maior taxa de letalidade (0,19%-0,74%), seguido da região Nordeste (0,09%-0,41%), Sudeste (0,12%-0,31%), Centro-Oeste (0,09%-29%) e Sul (0,09%-0,17%). Conclui-se que o Norte e Nordeste possuem as menores taxas de internações e maiores taxas de letalidade, provavelmente decorrentes de uma assistência inferior, comparada à região Sul.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Chagas, Edsandra Campos, Levy de Carvalho Gomes, Heitor Martins Júnior, and Rodrigo Roubach. "Produtividade de tambaqui criado em tanque-rede com diferentes taxas de alimentação." Ciência Rural 37, no. 4 (August 2007): 1109–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000400031.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da taxa de alimentação sobre a produtividade e os níveis de glicose sangüínea, proteínas totais e triglicérides plasmáticos de juvenis de tambaqui (Colossoma macropomum) criados em tanque-rede. Juvenis de tambaqui foram criados durante 150 dias recebendo alimentação nas taxas de 1, 3 e 5% do peso vivo dia-1 dividida em duas refeições, seis dias por semana. As taxas de alimentação não apresentaram efeito sobre o fator de condição e sobrevivência. O ganho de peso e produção dos peixes que receberam as taxas de alimentação de 3 e 5% foram significativamente maiores que os do que receberam a taxa de 1% do peso vivo/dia. Entretanto, a conversão alimentar foi significativamente superior na taxa de 1%, e os valores de conversão alimentar obtidos nas taxas de 3 e 5% do peso vivo dia-1, por si, tornam a criação economicamente inviável. Não ocorreu alteração significativa nos níveis de glicose sangüínea, triglicérides e proteínas plasmáticas de tambaquis submetidos aos diferentes tratamentos. A taxa de alimentação adequada para a produtividade de juvenis de tambaqui criados em tanques-rede instalados em lagos de várzea, pesando inicialmente 200g, é de 1% do peso vivo dia-1.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Confortin, Susana Cararo, Selma Regina de Andrade, Alexandra Ferreira, Márcia Danieli Schmitt, Vandrize Meneghini, and Aline Rodrigues Barbosa. "Mortalidade por suicídio em adolescentes, adultos e idosos, nas regiões do Brasil, entre 1996 e 2016." Saúde em Redes 7, no. 1 (June 29, 2021): 115–30. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2021v7n1p115-130.

Full text
Abstract:
Objetivo: Verificar a tendência da taxa de mortalidade por suicídio em adolescentes, adultos e idosos, nas Regiões do Brasil, entre 1996 e 2016. Métodos: Estudo de séries temporais, incluindo óbitos por suicídio de adolescentes, adultos e idosos. Foram utilizados dados secundários, disponibilizados pelo Sistema de Informação de Mortalidade e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A análise de regressão linear segmentada foi adotada para calcular a variação anual percentual e alterações significativas na tendência. Resultados: Entre 1996 e 2016 ocorreram 195.440 óbitos por suicídio no Brasil. Houve aumento significativo na taxa de mortalidade por suicídio na região Nordeste em adolescentes e adultos do sexo feminino. As taxas aumentaram no Nordeste e reduziram significativamente no Sudeste e Sul para as idosas. O sexo masculino apresentou aumento da taxa de mortalidade por suicídio nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste para os adolescentes; aumento nas regiões Norte e Nordeste e, redução significativa da taxa na região Sul para os adultos. Para os idosos, houve aumento na região Norte e redução significativa da taxa na região Sul. Conclusão: Observou-se diferentes taxas de mortalidade por suicídio entre regiões, sexos e grupos etários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cota, André Barros, Paulo César M. Rodrigues, Ronaldo A. N. M. Barbosa, and Dagoberto B. Santos. "Influência da deformação na região de não recristalização da austenita sobre a transformação em resfriamento contínuo em um aço bainítico de baixo carbono." Rem: Revista Escola de Minas 58, no. 2 (June 2005): 155–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672005000200010.

Full text
Abstract:
Estudaram-se os efeitos da deformação na região de não recristalização da austenita e da taxa de resfriamento sobre a temperatura Bi (temperatura de início de transformação bainítica) e sobre a microestrutura final, de um aço ARBL bainítico de baixo carbono submetido a resfriamento contínuo, usando ensaios de torção a quente e resfriamento a gás He. As amostras foram submetidas a quatro programas de ensaios de torção, sendo quatro taxas de resfriamento acelerado para cada um. A evolução microestrutural com a taxa de resfriamento foi estudada por microscopia eletrônica de varredura e por medição de dureza Vickers. Os resultados mostram que, para a taxa de resfriamento de 2ºC/s, a microestrutura é constituída de ferrita poligonal e bainita, independente do grau de deformação. Para taxas de resfriamento mais altas, a microestrutura é, predominantemente, bainítica, com uma pequena quantidade de ferrita poligonal fina. Verifica-se que, para um mesmo grau de deformação, uma maior taxa de resfriamento implica uma menor temperatura Bi, sendo esse efeito mais pronunciado para as amostras não deformadas; e que, para uma mesma taxa de resfriamento, uma maior deformação na região de não recristalização resulta em uma maior temperatura Bi.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Sovran, Sanja, V. Jovanovic, Jelena Krizmanic, and M. Cvijan. "Desmid flora from four peat bogs in Serbia." Archives of Biological Sciences 65, no. 2 (2013): 721–32. http://dx.doi.org/10.2298/abs1302721s.

Full text
Abstract:
The main objective of this paper is to report the desmid taxa identified from four Serbian peat bogs: Pester, Daic Lake on Mt. Golija, Crvene pode on Mt. Tara and Horgos. Samples were collected in the period from 2007 to 2011. In total, 220 desmid taxa from 22 genera were identified. The most species-rich genera are Cosmarium (81), Staurastrum (38) and Closterium (31). Of the total number, 66 desmid taxa are new for the Serbian desmid flora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

De Melo Valeriote Nascimento, Anna Clara, Michele Ribeiro Sgambato, Verônica Dias Fernandez, Thayná Lopes do Nascimento, Laueny De Souza Azeredo, Júlia Martins Maltez, Lucas Nolasco Fernandes Santos da Silva, and Karla Santa Cruz Coelho. "Tendência das taxas de internação por complicações de Diabetes Mellitus na população do município de Macaé, Rio de Janeiro, no período de 2011 a 2021." Saúde em Redes 10, no. 1 (April 22, 2024): 4283. http://dx.doi.org/10.18310/2446-4813.2024v10n1.4283.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar a tendência das taxas de internação por complicações de Diabetes Mellitus na população de Macaé-Rio de Janeiro, 2011-2021. Métodos: Estudo ecológico de séries temporais das taxas de internação por complicações de Diabetes Mellitus na população de Macaé em 2011-2021. Os dados foram obtidos através do Sistema de Informações Hospitalares da plataforma do Datasus. Os modelos de regressão Joinpoint foram utilizados para estimar a tendência da taxa de internação. Resultados: A taxa de internação por complicações de Diabetes Mellitus por ano, de modo geral, foi maior no ano de 2016 e menor taxa no ano de 2020. Entre 2017 e 2021, verificou-se uma tendência significativa decrescente de -19,71% (Intervalo de Confiança -36,71; -9,73) das taxas de internação por complicações de Diabetes Mellitus. Conclusão: Houve uma redução acentuada nas taxas durante a pandemia, o que pode ser devido à subnotificação no registro de internações. Palavras-chave: Diabetes Mellitus; Internações; Doenças Crônicas; Estudos de Séries Temporais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Levien, R., Q. de Jong van Lier, and A. G. C. Alves. "Influência da crosta superficial nas taxas de infiltração de água medidas com simulador de chuva e anéis concêntricos." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 3 (September 2000): 479–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000300001.

Full text
Abstract:
A taxa de infiltração de água no solo, conjuntamente com a taxa de chuva, determina a taxa de enxurrada, constituindo medida importante para a previsão de erosão e estudos de conservação do solo. Pode-se medir a taxa de infiltração por meio de um infiltrômetro de cilindros concêntricos (CC) ou de um simulador de chuva (SC). A utilização do CC requer menos trabalho do que o SC, mas os resultados obtidos com o CC comumente estão em desacordo com as taxas de infiltração que ocorrem em situações de chuva natural, possivelmente por causa da formação de uma crosta superficial sob chuva. A formação dessa crosta procede tanto de fatores independentes do manejo do solo, como a intensidade da chuva e a textura do solo, quanto de fatores dependentes do manejo, principalmente a resistência ao cisalhamento e a cobertura vegetal. Em situações favoráveis à ocorrência de formação de crosta, espera-se que taxas de infiltração medidas com o CC superestimem as taxas reais durante uma chuva. Para verificar a correlação entre o manejo do solo e a razão das taxas de infiltração obtidas com CC e SC, essas taxas foram medidas por ambos os métodos em dois Podzólicos (Ultissolos) da região sul do Brasil. Os tratamentos diferiram com a cobertura vegetal e com a existência de crosta superficial. Medidas da taxa de infiltração com SC foram realizadas com um simulador de chuva com bicos aspersores Veejet 80100, em parcelas de 3,5 x 11,0 m, gerando chuva de intensidade de 64,2 mm h-1, durante 100 a 150 minutos. As parcelas foram delimitadas com chapas de metal e a enxurrada foi coletada no lado inferior por três segundos a cada três minutos. O CC consistiu de dois cilindros (diâmetros de 0,30 e 0,60 m), cravados no solo até 0,10 m pouco antes da determinação com o SC. A área dentro dos anéis foi inundada e as taxas de infiltração foram registradas dentro do anel interior, em intervalos de tempo regulares, com três repetições por parcela. Os resultados mostraram que a taxa de infiltração final, quando medida com o CC, foi de cinco a 10 vezes superior à medida com o SC. Medidas da taxa de infiltração com o CC diferiram menos das do SC, quando uma cobertura do solo estava presente. Taxas instantâneas de infiltração diferiram menos quando a crosta preexistente foi removida anterior aos testes. Esses resultados mostram que as taxas de infiltração determinadas pelo CC e SC não podem ser utilizadas em estudos de conservação do solo sem correção e que essa correção deve considerar as condições de manejo, especialmente aquelas relacionadas com a existência e formação de crosta superficial e com a presença de cobertura vegetal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Feijó, Carmem, Eliane Cristina Araújo, and Luiz Carlos Bresser-Pereira. "Política monetária no Brasil em tempos de pandemia." Brazilian Journal of Political Economy 42, no. 1 (March 2022): 150–71. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572022-3353.

Full text
Abstract:
RESUMO O artigo discute a determinação da inflação no Brasil, sobretudo a partir da grande recessão de 2015-2016, para avaliar a adequação da política de manipulação de taxas de juros para controlar a alta de preços decorrente de pressão permanente de custos. O ônus de usar a taxa de juros para combater inflação de custo é criar um nível altamente convencional da taxa de juros real, o que, em uma economia financeirizada, beneficia a classe dos rentistas. À luz da macroeconomia pós-keynesiana, a convenção de alta taxa de juros mantém a economia com baixa taxa de crescimento e baixa taxa de investimento, o que no caso da economia brasileira tem resultado em regressão da matriz produtiva e estagnação da produtividade e ambos contribuem para perpetuar as pressões de custo sobre os preços. A análise empírica corrobora a discussão de que a inflação recente teve sua origem em pressões de custos sobre as quais o impacto da taxa de juros para seu controle é limitado. Complementamos a análise empírica testando a resposta à taxa de juros SELIC das variáveis utilizadas para explicar a flutuação dos preços livres e dos preços administrados: índice de preços de commodities, taxa de câmbio e nível de atividade. Conforme esperado, o impacto da alta da taxa de juros valoriza a taxa de câmbio, favorecendo o controle da inflação e reduzindo o nível de atividade, mas não tem impacto no índice de preços das commodities.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Schaefer, Roberta Ferreira, and Sabrina Cristina Cantarino Fernandes. "Hemodiálise: análise das taxas de infecção relacionadas aos acessos." Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 11, no. 33 (March 29, 2021): 178–85. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2021.11.33.178-185.

Full text
Abstract:
Identificar e analisar as taxas de infecção relacionadas aos acessos nos pacientes do Hospital localizado na Zona da Mata Mineira. Trata- se de um estudo descritivo, transversal, retrospectivo com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados analisando as fichas de notificação no período entre janeiro a dezembro de 2018.Os resultados apontam as bactérias Gram-positivas, especialmente os cocos, os microrganismos mais frequentemente isolados em amostras, destacando-se o Staphylococcus sp coagulase negativa. A taxa de bacteremia em pacientes com cateter duplo lúmen observada no período está entre 4,34% a 6,6%. A taxa de infecção do CDL chegou a 22,22%, do Permcath atingiu uma taxa de 13,33% e na FAV alcançou uma taxa de 7,31%. Os resultados apresentados mostram que o cateter duplo lúmen de curta permanência como principal fonte de infecção, podemos concluir e reforçar a importância de se confeccionar um acesso definitivo como a FAV visto às taxas reduzidas de infecção.Descritores: Infecções Relacionadas a Cateter, Hemodiálise, Insuficiência Renal Crônica. Analysis of cognitive ergonomics in nursing in hemodialysis clinicAbstract: Occupational safety measures, aiming at the biopsychosocial integrity of the individual, were necessary for the development of norms that would lead to the minimization of occupational hazards existing in the workplace. Based on this context, the present study presented an analysis of cognitive ergonomics, among which the present risks, which influence the activities developed by nursing professionals. A bibliographic review of scientific nurses' care practices, leading the study to the understanding that this ergonomics contributes to psychosocial risks and, consequently, occupational risks. Therefore, through this reality that was raised by the research, it is proposed the commitment to direct the educational process to the nursing scope, in order to overcome the challenges that permeate the care in the hemodialysis clinic.Descriptors: Occupational Risks, Work Nurse, Cognitive Ergonomics. Hemodiálisis: análisis de las tasas de infección relacionadas con el accesoResumen: Identificar y analizar las tasas de infección relacionadas con los accesos en pacientes en el Hospital ubicado en la Zona da Mata Mineira. Este es un estudio descriptivo, transversal y retrospectivo con un enfoque cuantitativo. Los datos se recopilaron analizando los formularios de notificación de enero a diciembre de 2018.Los resultados apuntan a bacterias Gram-positivas, especialmente cocos, los microorganismos aislados con mayor frecuencia en las muestras, especialmente Staphylococcus sp coagulasa negativa. La tasa de bacteriemia en pacientes con catéter de doble luz observada en el período es de entre 4.34% a 6.6%. La tasa de infección de CDL alcanzó 22.22%, Permcath alcanzó una tasa de 13.33% y el FAV alcanzó una tasa de 7.31%. Los resultados presentados muestran que con el catéter de doble luz de luz corta como fuente principal de infección, podemos concluir y reforzar la importancia de hacer un acceso definitivo como la FAV vista en las tasas de infección reducidas.Descriptores: Infecciones Relacionadas con el Catéter, Hemodiálisis, Falla Renal cronica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Melo, Marcelo Miranda, and José Weligton Gomes. "Exchange Rate Pass-trough to Domestic Prices Across American Crisis: VAR Analysis in the Brazilian Economy." Nexos Econômicos 11, no. 2 (September 19, 2019): 63–82. http://dx.doi.org/10.9771/rene.v11i2.25475.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa investigou o processo de pass-through da taxa de câmbio no período de 2000 a 2016, período que compreende a crise americana, e seus efeitos na economia brasileira. A metodologia utilizada foi a análise VAR com a causalidade de Granger e abordagens da Função Impulso Resposta. Os resultados obtidos indicam decréscimo de processo de repasse cambial para a inflação após a Crise Norte-Americana. Antes da Crise Americana, 20,60% de depreciação da taxa de câmbio nominal provocou 17,22% de aumento dos preços internos. Por outro lado, após a Crise Americana, 28,91% de depreciação da taxa de câmbio nominal provocou apenas 6,35% de aumento dos preços. Os resultados também sugerem que os efeitos das taxas de juro sobre os preços internos parecem ser inalteradas quando choques na taxa de juros são aplicados na economia brasileira. No entanto, a política monetária parece ser mais sensível à taxa de câmbio nominal após a crise americana, quando um aumento da taxa de juro promoveu uma apreciação nominal da taxa de câmbio. Além disso, o aumento do grau de abertura mostrou-se uma ferramenta importante para a redução da inflação. Todos os resultados indicam que a taxa de câmbio nominal, a taxa de juros e os preços domésticos na economia brasileira estão totalmente interligados. A redução do pass-through contribui para uma maior competitividade comercial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Magalhães, Alessandro Leonardo Alvares, and Otaliba Libânio de Morais Neto. "Desigualdades intraurbanas de taxas de internações por condições sensíveis à atenção primária na região central do Brasil." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 6 (June 2017): 2049–62. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017226.16632016.

Full text
Abstract:
Resumo Internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) é um indicador útil para avaliar efetividade da atenção primária (APS). Este artigo avaliou as taxas de ICSAP e as causas nas áreas intraurbanas do município de Goiânia-Goiás. Estudo ecológico das taxas de ICSAP nos Distritos Sanitários (DS) de Goiânia, de 2008 a 2013. Utilizou-se dados das Autorizações de Internação Hospitalar (AIH) do SIH municipal, georreferenciadas nos 07 DS. Calculou-se taxas padronizadas de ICSAP por DS, e grupos de causas e faixa etária com respectivos Intervalos de Confiança de 95%. A taxa média de ICSAP foi de 155,5 por 10.000 habitantes. O Distrito Sul teve a maior taxa e o Sudoeste a menor. O grupo de Gastroenterites apresentou a maior taxa e o grupo Anemia a menor. As faixas etárias de 0 a 9 anos e idosos tiveram as taxas mais elevadas. No Distrito Noroeste houve maiores taxas em 09 grupos de causas, destaque para as Doenças Crônicas não Transmissíveis na faixa etária adulta. Os resultados possibilitaram identificar as desigualdades nas taxas de ICSAP entre os DS, apontou deficiências de cobertura de APS, problemas de qualidade e insuficiência do modelo assistencial em regiões com alta cobertura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Tejada, Cesar Augusto Oviedo, Lívia Madeira Triaca, Nathiéle Hellwig Liermann, Fernanda Ewerling, and Janaína Calu Costa. "Crises econômicas, mortalidade de crianças e o papel protetor do gasto público em saúde." Ciência & Saúde Coletiva 24, no. 12 (December 2019): 4395–404. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182412.25082019.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo do estudo foi analisar como as crises econômicas afetam a saúde infantil a nível global e entre subgrupos de países com diferentes níveis de renda. Foram utilizados dados do Banco Mundial e da OMS para 127 países entre os anos de 1995 e 2014. Foi utilizado um modelo de efeitos fixos, avaliando o efeito da mudança em indicadores macroeconômicos (PIB per capita, taxa de desemprego e de inflação, e taxa de desconforto) na taxa de mortalidade neonatal, infantil, e de menores de cinco anos. Adicionalmente, avaliou-se a modificação do efeito da associação de acordo com a renda dos países e também a influência do gasto público em saúde nessa relação. As evidências mostraram que piores indicadores econômicos (menor PIB per capita e maiores inflação, taxa de desemprego e taxa de desconforto) estão associados com maiores taxas de mortalidade infantil. Nas subamostras por estrato de renda, observa-se a mesma relação, porém com efeitos de maior magnitude entre os países de renda baixa e média. Verificou-se ainda que um maior percentual nos gastos públicos em saúde ameniza os efeitos dos indicadores econômicos nas taxas de mortalidade infantil. Desta forma, é necessário aumentar a atenção aos efeitos nocivos das crises macroeconômicas para garantir melhorias na saúde infantil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ferreira, Anna Carolina Galvão, José Laerte Rodrigues da Silva Júnior, Marcus Barreto Conde, and Marcelo Fouad Rabahi. "Desfechos clínicos do tratamento de tuberculose utilizando o esquema básico recomendado pelo Ministério da Saúde do Brasil com comprimidos em dose fixa combinada na região metropolitana de Goiânia." Jornal Brasileiro de Pneumologia 39, no. 1 (February 2013): 76–83. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132013000100011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever as taxas de cura, falência e abandono do tratamento da tuberculose com o esquema básico preconizado pelo Ministério da Saúde (tratamento com rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol por dois meses seguido de isoniazida e rifampicina por quatro meses) utilizando comprimidos em dose fixa combinada em regime autoadministrado e descrever os eventos adversos e seus possíveis impactos nos desfechos do tratamento. MÉTODOS: Estudo descritivo utilizando dados coletados prospectivamente dos prontuários médicos de pacientes com tuberculose (idade > 18 anos) tratados com o esquema básico em duas unidades básicas de saúde da região metropolitana de Goiânia, GO. RESULTADOS: A amostra foi composta por 40 pacientes com tuberculose. A taxa de cura foi de 67,5%, a taxa de abandono foi de 17,5%, e não ocorreram casos de falência. Nessa amostra, 19 pacientes (47%) relataram reações adversas aos medicamentos. Essas foram leves e moderadas, respectivamente, em 87% e 13% dos casos. Em nenhum caso houve necessidade de mudança do esquema ou suspensão do tratamento. CONCLUSÕES: A taxa de cura do esquema básico com o uso de comprimidos em dose fixa combinada sob regime autoadministrado foi semelhante às taxas históricas do esquema anterior. A taxa de abandono, na amostra estudada, foi muito acima da taxa preconizada como adequada (até 5%).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Quadros, Fernando Luiz Ferreira de, and Duilio Guerra Bandinelli. "Efeitos da adubação nitrogenada e de sistemas de manejo sobre a morfogênese de Lolium multiflorum Lam. e Paspalum urvillei Steud. em ambiente de várzea." Revista Brasileira de Zootecnia 34, no. 1 (February 2005): 44–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000100006.

Full text
Abstract:
Objetivou-se, com este experimento, avaliar a resposta morfogênica de Lolium multiflorum Lam. e Paspalum urvillei Steud., submetidos a níveis de adubação nitrogenada (100, 200 e 300 kg/ha de N). Os novilhos mantidos nesta pastagem recebiam diferentes níveis de suplementação energética (0,0; 0,4 e 0,8% do peso vivo), respectivamente, para os tratamentos de adubação. Adotou-se delineamento inteiramente casualizado, sendo avaliados 90 afilhos por tratamento, 45 de cada espécie por repetição. Foram utilizados afilhos marcados para avaliar as taxas de alongamento, aparecimento e desfolha e o filocrono de lâminas foliares das espécies. A suplementação propiciou efeito substitutivo para L. multiflorum, com menores taxas de desfolha no tratamento 300 kg/ha de N + 0,8% PV. Em P. urvillei, a taxa de desfolha foi elevada, independentemente de sua contribuição na massa de forragem. As maiores taxas de alongamento de L. multiflorum foram observadas com o uso de 300 kg/ha de N, o que induz à aplicação de maiores doses de N nos estádios iniciais. No período inicial, registrou-se a maior taxa de aparecimento de folhas no tratamento 100 kg/ha de N, com 12,5 dias para o aparecimento de nova folha. No segundo período, foram semelhantes e, no terceiro, o tratamento com 200 kg/ha de N apresentou a maior taxa, sendo necessários, em média, 14,1 dias para surgir nova folha. Com a aproximação do final do ciclo da espécie, a taxa de aparecimento diminuiu. A adubação nitrogenada não interfere no filocrono de ambas as espécies. A taxa de alongamento foliar de P. urvillei no tratamento com 300 kg/ha de N foi superior ao menor nível de N, em todos os períodos. A taxa média de aparecimento de folhas de P. urvillei foi de 0,07 folhas/dia. O intervalo médio para o aparecimento de nova folha foi de 14,1 dias, sendo influenciada principalmente pela soma térmica acumulada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Oliveira, Mychelle Karla Teixeira de, Jeferson Luiz Dallabona Dombroski, and Artur Leônio Maia Fernandes. "Taxas de crescimento de mudas de Erythrina velutina em dois ambientes de produção." AGROPECUÁRIA CIENTÍFICA NO SEMIÁRIDO 14, no. 1 (April 2, 2018): 21. http://dx.doi.org/10.30969/acsa.v14i1.905.

Full text
Abstract:
Erythrina velutina Willd., espécie arbórea reconhecida pela importância, não apenas para reflorestamento, ornamental, medicinal, artesanal, mas para diversas outras modalidades de usos. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo avaliar as taxas de crescimento de mudas de Erythrina velutina em dois ambientes de produção. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas no tempo. Foram utilizados dois níveis de luminosidade (pleno sol e 50% de sombreamento). Ao longo do experimento foram realizadas coletas para avaliação de crescimento (8, 12, 16, 20 e 24 semanas após transplantio). Sendo analisadas as seguintes variáveis: razão de área foliar (RAF), razão de peso foliar (RPF), área foliar específica (AFE), taxa de crescimento absoluto (TCA), taxa de crescimento relativo (TCR) e taxa assimilatória líquida (TAL). Os resultados obtidos demonstram que houve diferença significativa entre os ambientes estudados nas taxas de crescimento de mudas de Erythrina velutina. As taxas de crescimento de mudas de Erythrina velutina têm decréscimo quando na condição de pleno sol. É recomendado produzir mudas de Erythrina velutina na condição de 50% de sombreamento para obtenção de maiores taxas de crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

FREIRE, DÉBORA, MARCO FLÁVIO CUNHA RESENDE, and GUSTAVO BRITTO. "Taxa de câmbio real, apoio financeiro e exportações no Brasil: estimação da equação de exportações setoriais com câmbio implícito." Brazilian Journal of Political Economy 39, no. 4 (December 2019): 591–613. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572019-2841.

Full text
Abstract:
RESUMO Esse estudo avalia a relevância dos instrumentos de incentivo às exportações, Adiantamento de Contrato de Câmbio (ACC) e Pagamento Antecipado das Exportações (PAE), entre 2004 e 2011, no Brasil. Supondo que a rentabilidade das exportações e o estímulo para exportar dependem não somente do nível da taxa de câmbio real e da renda mundial, mas também das receitas financeiras provenientes dos instrumentos de incentivo às exportações, foram calculadas neste trabalho as taxas de câmbio real implícitas por setor de atividade. O objetivo central é testar a hipótese de que é a taxa de câmbio real implícita, não a taxa de câmbio real, a variável mais relevante para explicar as exportações brasileiras nos setores que utilizam esses instrumentos. Duas equações de exportações foram estimadas por meio de dados em painel, contemplando as taxas de câmbio real e as taxas de âmbio real implícitas setoriais. Os resultados confirmam a importância do câmbio real implícito para estimular as exportações setoriais brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Araujo, Ricardo Azevedo. "Efeitos de variações cambiais em uma abordagem de dinâmica de mudança estrutural à teoria do crescimento restrito pelo balanço de pagamentos." Economia e Sociedade 21, no. 3 (December 2012): 585–606. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182012000300005.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, mostra-se que variações once-for-all do nível da taxa de câmbio podem desempenhar um papel importante na composição setorial da economia e tal fato tem implicações importantes em termos de uma versão desagregada da Lei de Thirlwall mesmo diante do argumento da insignificância quantitativa dos movimentos de preços relativos. Mostra-se, então, que a taxa de crescimento de um país compatível com o equilíbrio no balanço de pagamentos pode ser afetada por movimentos do nível de taxas de câmbio nominal e o conceito de uma taxa de câmbio natural é introduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

ĆURČIĆ, SREĆKO, DRAGAN PAVIĆEVIĆ, NIKOLA VESOVIĆ, ĐORĐE MARKOVIĆ, MATIJA PETKOVIĆ, FABRIZIO BOSCO, MILOŠ KURAICA, and DRAGAN NEŠIĆ. "First report of aphaenopsoid trechines (Coleoptera: Carabidae: Trechini) from Serbia, with descriptions of new taxa." Zootaxa 4425, no. 2 (May 30, 2018): 311. http://dx.doi.org/10.11646/zootaxa.4425.2.7.

Full text
Abstract:
The trechine ground beetle taxa, Velesaphaenops gen. n., Velesaphaenops tarensis sp. n., and Acheroniotes lethensis sp. n., are described and diagnosed. The new taxa differ clearly from their closest relatives in a number of external characters and the shape of the genitalia. They probably belong to phyletic lineages of Pliocene age (the age of the palaeokarst of Kamena Gora and Mt. Tara). The new taxa are endemic to western and southwestern Serbia. Keys to the aphaenopsoid trechine genera in Serbia and to species of the genus Acheroniotes Lohaj & Lakota, 2010 are appended.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

OREIRO, JOSÉ LUÍS. "Prêmio de Risco Endógeno, Metas de Inflação e Câmbio Flexível: Implicações Dinâmicas da Hipótese Bresser-Nakano para uma Pequena Economia Aberta*." Brazilian Journal of Political Economy 22, no. 3 (September 2002): 491–507. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572002-1361.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste artigo é analisar as implicações da hipótese de Bresser-Nakano, de que o prêmio de risco é positivo em relação à taxa de juros - ao longo do tempo, trajetórias de taxa de juros nominal e taxa de câmbio nominal em uma pequena economia aberta cujo regime de política econômica é caracterizada por taxas de câmbio flexíveis, metas de inflação e mobilidade de capital de curto prazo. No arcabouço teórico desenvolvido no artigo, podemos demonstrar que, no caso de um forte feedback positivo da taxa de juros nominal sobre o prêmio de risco, (i) existem múltiplos caminhos temporais da taxa de juros nominal e da taxa de câmbio nominal; (ii) todos esses caminhos são compatíveis com algum grau de estabilidade de preços e (iii) alguns desses caminhos, no entanto, estão relacionados a um aumento no déficit em conta corrente e/ou um aumento contínuo no déficit fiscal. A conclusão lógica desses resultados é que a conquista da conta corrente e do equilíbrio fiscal só pode ser obtida com uma mudança no regime da política econômica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Borges, Yana Miranda, Eniuce Menezes de Souza, Brian Alvarez Ribeiro de Melo, and Rosana Rosseto de Oliveira. "Mortalidade neonatal e fatores de risco no estado do Paraná: tendência temporal no período de 2000 a 2016." Research, Society and Development 11, no. 8 (June 27, 2022): e49511831392. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i8.31392.

Full text
Abstract:
Analisar as séries das taxas de mortalidade neonatal no estado do Paraná e fatores de risco entre os anos de 2000 a 2016. Trata-se de um estudo ecológico-descritivo-analítico utilizando modelos de regressão Quasi-Poisson e Gaussiano. Foram considerados os fatores sexo e idade da criança; idade e escolaridade da mãe. As taxas de mortalidade neonatal e neonatal precoce foram, em média, maiores para meninos em aproximadamente 2,6 e 2,4 mortes a cada 1.000 nascidos vivos, respectivamente, houve redução de uma morte a cada oito anos para meninas e uma morte a cada quatro anos para meninos em ambas as taxas. A cada cinco anos a taxa de mortalidade neonatal precoce decresceu 16% para mães até 19 anos e 12% para mães com mais de 19. Para a taxa de mortalidade neonatal houve queda de 11% a cada cinco anos nas duas faixas etárias. Entre mães com têm até sete anos de estudo houve queda de 6% na taxa de mortalidade neonatal e 11% na precoce, a cada cinco anos. Em todos os casos a taxa de mortalidade neonatal tardia não foi significativa. Houve queda significativa na taxa de mortalidade neonatal no estado do Paraná no período avaliado, com a mortalidade neonatal precoce despontando como o principal componente no decaimento; a mortalidade neonatal tardia manteve-se constante. Em média, o risco de morte neonatal é maior para os meninos; para bebês cujas mães têm até dezenove anos e entre recém-nascidos de mães com até sete anos de escolaridade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Silva, Regina Nunes da, Rosário de Fátima Alves de Albuquerque, Paulyanne Karlla Araújo Magalhães, Ewerton Amorim dos Santos, Ruth França Cizino da Trindade, Juliane Maria Alves Siqueira Malta, Marco Antônio Prado Nunes, and Francilene Amaral da Silva. "Análise espacial das amputações de membros em um estado do Nordeste." Research, Society and Development 10, no. 12 (September 21, 2021): e286101220520. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20520.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva analisar a autocorrelação espacial das amputações de membros e as taxas de incidência de amputação entre os municípios de Alagoas. Estudo ecológico com dados do Departamento de Informática do SUS, as unidades de análise foram os municípios e a taxa de amputação. Foram incluídos casos de amputação de membros registrados entre 2007-2018. A taxa de incidência foi suavizada pelo método bayesiano local e empregou-se o índice de Moran para análise de dependência espacial no TerraView e mapas temáticos editados no QGis. Correlação de Spearman e modelo de regressão simples comparou as taxas com indicadores socioeconômicos regionais. Notificados 9345 registros de amputação no Estado. A estimativa bayesiana suavizou áreas e discriminou heterogeneidade com mais municípios de taxas elevadas e áreas de transição epidemiológica. A análise espacial de Moran exibiu quadriênio (2007-2010) valor do índice global 0.133385, (2011-2014) 0.215665, (2015-2018) 0.276478 prenunciando a evidência de autocorrelação espacial positiva. A análise de regressão univariada mostrou a taxa de incidência de amputação relacionada com indicadores que refletem situação de vida vulnerável da população, a taxa de desemprego (11,4%), renda per capita (8,5%) e taxa de analfabetismo masculino (12,9%) percentuais de explicação. A distribuição espacial das amputações demonstrou um padrão de distribuição não homogêneo com aglomerações nas regiões do agreste e leste alagoano. Elas são as que mais sentem impacto das desigualdades na distribuição de renda, condições de educação e dificuldade de acesso aos serviços de saúde. O entendimento do crescimento geográfico das DCNT revela-as como um ponto crítico na saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Gazzola, Rosaura, Roberta Dalla Porta Gründling, and Adalberto Araújo Aragão. "A PRODUÇÃO E O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE UVA." Revista Brasileira de Agrotecnologia 10, no. 3 (December 30, 2020): 68–74. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v10i3.8011.

Full text
Abstract:
Esse estudo mostra os principais produtores, exportadores e importadores mundiais de uvas nos últimos onze anos. A análise das taxas de crescimento da produção, exportação e importação de uvas, destacam a China (14,69%) como o maior produtor de uvas no mundo e com elevada taxa de crescimento da produção altamente significativa. Também se destacam as taxas de crescimento da produção de uvas do Peru (12,10%) e do Afeganistão (10,77%) com alta significância estatística. As taxas de crescimento da exportação de uvas da China (32,36%) e do Peru (25,72%) destacam-se, estão acima de 20% e são altamente significativas. Também se destacam as taxas de crescimento da exportação de uvas de Hong Kong (17,36%), Austrália (13,13%) e Índia (12,4%) com alta significância estatística. Dentre os exportadores, o Brasil é o único com taxa de crescimento da exportação negativa e altamente significativa (-8,8%). O mercado importador é bastante pulverizado. São 44 países importadores frente a 16 exportadores e 25 produtores. Na importação de uvas destacam-se os seguintes países com taxas de crescimento altamente significativas: Cazaquistão com uma taxa de crescimento anual da importação de 45,87% (±100,08), seguido pelo Paquistão 26,14% (±36,85) e China 22,92% (±29,79).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Melo, Marcelo Miranda, Guaracyane Campelo, and Cleycianne Almeida. "Solow's golden rule application for brazilian economy." Revista Nexos Econômicos 9, no. 1 (March 7, 2015): 33. http://dx.doi.org/10.9771/rene.v9i1.21677.

Full text
Abstract:
Esse trabalho acadêmico utilizou a teoria da regra de ouro do modelo de Solow na economia brasileira. Uma função de produção modificada foi introduzida no modelo com os seguintes argumentos: capital e crédito. Dados econômicos nacionais foram comparados envolvendo Brasil, parceiros selecionados na América Latina e também o grupo dos BRICs. Variáveis macroeconômicas como: Produto Interno Bruto (PIB) (preços constantes) % variação, Taxa Nacional de Poupança Bruta (% PIB), Inflação % variação foram comparadas entre os países selecionados. O Brasil tem a menor taxa de poupança (% PIB) entre países latinos americanos. Também entre países latinos americanos o Brasil apresentou uma das menores taxas de crescimento econômico perdendo apenas para o México. Entre os BRICs a China apresentou com folga o maior crescimento econômico com a maior taxa de poupança (% PIB) e a mais baixa taxa de inflação. Brasil e África do Sul parecem ter dados similares. O modelo de Solow foi desenvolvido e utilizando técnicas de otimização encontrou-se a taxa de poupança ótima para a economia brasileira. Utilizou-se análise de regressão com dados abrangendo o período de 1991 a 2012 usando PIB, Crédito e Capital. A taxa de poupança ótima foi encontrada em s=42,94 (%PIB). Atualmente a taxa de poupança brasileira está bem abaixo da taxa ótima, s=13,0 (%PIB), o que em grande parte explica o baixo crescimento brasileiro. O Brasil deve elevar sua taxa de poupança no sentido de obter um crescimento econômico sadio e sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Girão, Raimundo Nonato, Luiz Pinto Medeiros, and Eneide Santiago Girão. "Mortalidade de cordeiros da raça santa inês em um núcleo de melhoramento no estado do Piauí." Ciência Rural 28, no. 4 (December 1998): 641–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781998000400017.

Full text
Abstract:
No Nordeste em geral e, particularmente, no estado do Piauí, a ovinocultura é desenvolvida em sistemas tradicionais de exploração, verificando-se um baixo desenvolvimento ponderal dos animais, baixa eficiência reprodutiva e altas taxas de mortalidade das crias. Na ovinocultura, para ser economicamente bem sucedido, é essencial uma boa eficiência reprodutiva, além de uma alta taxa de sobrevivência das crias. Por este motivo, esta pesquisa avaliou a taxa de mortalidade de cordeiros da raça Santa Inês, do nascimento ao desmame (120 dias). O rebanho foi mantido em pasto nativo, com suplementação alimentar nos períodos críticos e submetido a dois sistemas de manejo: um parto/ano e três partos em dois anos. Avaliou-se a taxa de mortalidade, levando-se em conta o tipo de parto, o sistema de manejo adotado, o ano e a época de nascimento. A taxa geral de mortalidade foi de 15,18%. Nas crias nascidas de partos gemelares elevou-se para 24,74%, diferindo estatisticamente (P<0,01) em relação à taxa de mortalidade nos nascimentos simples. Ainda com relação aos nascimentos gemelares, o tipo de manejo animal adotado teve efeito significativo (P<0,05) na taxa de mortalidade, com maior taxa (29,74%) nas crias do sistema com três partos em dois anos. Observou-se maior taxa de mortalidade quando os nascimentos coincidiram com a época seca do ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

CARDOSO, ELIANA. "O investimento privado na América Latina." Brazilian Journal of Political Economy 12, no. 4 (October 1992): 540–56. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31571992-0652.

Full text
Abstract:
RESUMO Este artigo estuda o investimento na América Latina e explora a relação do investimento com o crescimento, as taxas de câmbio e os termos de troca. Aborda a questão teórica da relação entre a taxa de câmbio real e o preço real do capital com um modelo de uma pequena economia aberta com quatro ativos. Ele discute a dinâmica do preço real do capital e da taxa de câmbio real em resposta a diferentes choques, incluindo uma mudança na política monetária, um aumento nas taxas de juros externas e uma deterioração dos termos de troca. No modelo (com uma regra de taxa de câmbio nominal fixada pelo banco central), a deterioração dos termos de troca leva a um declínio imediato do preço real do capital, seguido de uma taxa de câmbio real depreciada enquanto o preço real do capital se recupera lentamente. O artigo explora os determinantes do investimento na América Latina. As regressões usam dados quadrienais do painel para o período 1970-1985 na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Venezuela. Juntos, esses seis países representam 86% do PIB total da região. O declínio nas ações de investimento privado na América Latina durante a década de 1980 parece resultar da deterioração dos termos de troca, do declínio do crescimento (resultante de programas de ajuste projetados para reduzir os déficits em conta corrente), da redução do investimento público complementar, do aumento da instabilidade macroeconômica e de um grande estoque de dívida externa. A taxa de câmbio real e a taxa real de depreciação não têm papel significativo na determinação do investimento privado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Baldini, Riccardo M. "Index of New Taxa." Webbia 75, no. 2 (November 18, 2020): 359. http://dx.doi.org/10.36253/jopt-10021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rogerson, Clark T., and Martha Singer. "Mycologists and Other Taxa." Bulletin of the Torrey Botanical Club 112, no. 3 (July 1985): 330. http://dx.doi.org/10.2307/2996554.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Heinemann, P., and J. Rammeloo. "Taxa nova Boletineae africanae." Bulletin du Jardin botanique national de Belgique / Bulletin van de National Plantentuin van België 64, no. 1/2 (June 30, 1995): 215. http://dx.doi.org/10.2307/3668381.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Benham, Dale M. "Additional Taxa in Astrolepis." American Fern Journal 82, no. 2 (April 1992): 59. http://dx.doi.org/10.2307/1547378.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Baldini, Riccardo M. "Index of New Taxa." Webbia 76, no. 2 (September 7, 2021): 307–8. http://dx.doi.org/10.36253/jopt-12028.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ryding, Olof. "Atemporal taxa and compatibility." TAXON 49, no. 1 (February 2000): 95–96. http://dx.doi.org/10.2307/1223936.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Diamond, Jared M. "Competition among different taxa." Nature 326, no. 6110 (March 1987): 241. http://dx.doi.org/10.1038/326241a0.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography