Academic literature on the topic 'Taxa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Taxa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Taxa"

1

Jacinto, Paulo de Andrade, César Augusto Oviedo Tejada, and Tanara Rosângela Vieira de Sousa. "Efeitos das condições macroeconômicas sobre a saúde no Brasil." Revista de Saúde Pública 44, no. 2 (April 2010): 310–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102010000200011.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Analisar a relação entre condições macroeconômicas e saúde no Brasil. MÉTODOS: Para analisar o impacto do emprego e a renda sobre a mortalidade, utilizou-se um painel de dados para o Brasil em nível estadual para o período de 1981-2002. Como proxy para saúde, foram utilizadas as informações sobre a taxa de mortalidade obtidas do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). Para as condições macroeconômicas, foram empregadas as variáveis emprego e renda média e para os aspectos socioeconômicos, considerou-se a taxa de analfabetismo. Os efeitos das variáveis foram estimados por modelos estático e dinâmico a fim de analisar duas hipóteses: 1) a hipótese de Ruhm, que sugere que elevadas taxas de emprego e de renda estão associadas com maior taxa de mortalidade e 2) a hipótese de Brenner, que indica que elevadas taxas de emprego e de renda estão relacionadas a menores taxas de mortalidade. RESULTADOS: A relação entre a taxa de mortalidade (proxy utilizada para a saúde) com as condições macroeconômicas (mensurada por meio da taxa de emprego) se mostrou negativa. As estimativas indicaram que a taxa de mortalidade total foi maior nos períodos de recessão econômica, sugerindo que à medida que as condições macroeconômicas melhoram, aumentando o nível de emprego na economia, ocorreu uma queda na taxa de mortalidade. A estimativa para a relação entre a taxa de analfabetismo (proxy utilizada para o nível educacional) e a taxa de mortalidade mostrou o papel que maiores níveis de escolaridade têm na melhora da saúde. CONCLUSÕES: Os resultados encontrados a partir do modelo estático e dinâmico para a relação entre a taxa de mortalidade e as condições macroeconômicas favorecem a aceitação da hipótese de Brenner, em que elevadas taxas de emprego estão relacionadas a menores taxas de mortalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bezerra, Rogério Sobreira. "Contratos Futuros de Taxa de Juros e Política Monetária: Uma Visão Pós-Keynesiana." Revista de Contabilidade da UFBA 2, no. 2 (August 1, 2008): 15–28. http://dx.doi.org/10.9771/rcufba.v2i2.3248.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute o papel dos derivativos – mais especificamente dos contratos futuros de taxas de juros – na determinação das taxas de juros de curto e de longo prazo. Mudanças na taxa de juros iniciadas pelo banco central são transmitidas para outras taxas através dos efeitos substituição e expectativas. A existência de derivativos de taxas de juros – particularmente contratos futuros de taxas de juros – pode afetar a determinação da taxa de juros pelo menos de duas maneiras: primeiramente, elevando a substitutibilidade dos ativos. Os derivativos podem ainda afetar a velocidade e extensão pela qual variações na taxa de juros de curto prazo são transmitidas ao longo do espectro de maturidade de taxas de juros. Em segundo lugar, os derivativos de taxa de juros podem afetar o efeito riqueza resultante da ação da política monetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Erwin, Douglas H., and Mary L. Droser. "Elvis Taxa." PALAIOS 8, no. 6 (December 1993): 623. http://dx.doi.org/10.2307/3515039.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

E Soares, Ricardo de Moraes, Paula Heliodoro, Vanda Martins, and Cristina Morais Da Palma. "Um estudo sobre a possível aplicação do modelo de imposto único sobre o consumo: o caso de Portugal." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 11 (November 9, 2023): 19681–703. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i11.2930.

Full text
Abstract:
A adoção de um sistema de taxa única de IVA, nos Estados-Membros da União Europeia, tem sido uma questão controversa e complexa. Atualmente, a UE utiliza um sistema de várias taxas, concebido para acomodar as necessidades dos sectores e para promover a equidade na tributação do consumo. Este estudo procura avaliar a eficiência de diferentes modelos de impostos sobre o consumo - taxas diferenciadas versus uma taxa única. A investigação é baseada em dados oficiais, da Pordata, e abrange o período 1996-2022. A receita é avaliada através do modelo comum de IVA da União Europeia, com os devidos ajustamentos para o modelo de taxa única. Foram aplicados métodos quantitativos e teve como objetivo determinar qual dos modelos de IVA é mais eficiente na cobrança de receitas. O estudo analisa dois cenários para uma taxa única de IVA (17% e 21%). Os resultados apontam que o modelo de taxa única gera mais receitas em comparação com o atual sistema de taxas diferenciadas. O modelo de taxa de IVA de 21% é preferido em relação ao modelo de taxa de 17%, apesar de esta poder manter os níveis de receitas atuais e ainda aumentar o nível de cobrança. O estudo conclui que o modelo de taxa única é tecnicamente superior e mais eficiente do que o atual modelo prevalecente na UE, sugerindo que a oposição à sua adoção radica mais em considerações políticas do que técnicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gico Junior, Ivo Teixeira, and Henrique Haruki Cavalcante Arake. "TAXA DE RECORRIBILIDADE, TAXA DE REVERSIBILIDADE E EFICIÊNCIA JUDICIAL." Revista Eletrônica do Curso de Direito da UFSM 14, no. 1 (March 18, 2019): 31820. http://dx.doi.org/10.5902/1981369431820.

Full text
Abstract:
O presente artigo explora como um estudo da taxa de recorribilidade e da taxa de reversibilidade de um determinado órgão jurisdicional pode revelar a dinâmica processual em qualquer jurisdição e apontar soluções para melhorar a prestação do serviço público adjudicatório. Após uma contextualização da lógica juseconômica do litigio, apresenta-se a metodologia de estimativa das referidas taxas e realiza-se um experimento exploratório com alguns casos do TJDFT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Rafaela Assis, Carolina de Alvarenga Cruz, Luis Antonio Mathias, David Attuy Vey Silva, Maria Fabiana Cipolini Galarza, Clayton Bernardinelli Gitti, Alana Flávia Romani, et al. "Variação temporal das taxas de vacinação contra a brucelose bovina no Sudoeste Goiano." Research, Society and Development 10, no. 7 (June 27, 2021): e40710716685. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16685.

Full text
Abstract:
A brucelose bovina é uma enfermidade infecciosa, crônica e de notificação obrigatória, responsável por inúmeras perdas econômicas e estabelecimento de barreiras sanitárias. O estudo foi realizado com o intuito de analisar a tendência de longo prazo das taxas de vacinação na microrregião do Sudoeste Goiano, no período de 2015 a 2020. Calculou-se as taxas de vacinação contra a brucelose bovina para, posteriormente, realizar os cálculos de tendência temporal de vacinação e suas análises. Os dados de vacinação do rebanho bovino, do período em questão, foram fornecidos pela Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Goiânia-Go. No Sudoeste Goiano, a taxa de vacinação contra a brucelose foi de 59% no primeiro semestre de 2015, e de 35% no segundo semestre do mesmo ano. Em 2017, no primeiro semestre, a taxa foi de 54%, e de 29% no segundo semestre. No primeiro semestre de 2018, a taxa de vacinação observada foi de 48%, e de 25% no segundo semestre. No primeiro e segundo semestres de 2019, foram observadas, respectivamente, taxas de vacinação de 58% e 29%. Por fim, no primeiro semestre de 2020, observou-se uma taxa de 58%. A média das taxas de vacinação nos semestres avaliados foi de 44%. A menor taxa de vacinação foi observada em Chapadão do Céu (8%) no segundo semestre de 2017, com taxa de variação semestral de – 15,13% (IC95% - 28,7 a 1). Santa Rita do Araguaia apresentou as duas maiores taxas de vacinação, a primeira, 117%, observada no primeiro semestre de 2020, com taxa de variação semestral de - 8,57% (IC95% - 20,2 a 4,8), e a segunda, 92%, observada no primeiro semestre de 2017, com taxa de variação semestral de – 8,57% (IC95% - 20,2 a 4,8). As tendências de longo prazo das taxas de vacinação foram de estabilidade na maioria dos municípios avaliados. Uma vez que grande parte das taxas foram inferiores a 70% em todos os anos avaliados, essa estabilidade se torna desfavorável. Os resultados nos sugerem pouca evolução no programa de vacinação contra a brucelose bovina no Sudoeste Goiano o que pode influenciar negativamente a prevalência da doença na região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Faciroli, Jéssica, and Tássio Ferenzini Martins Sirqueira. "Análise espacial da taxa de cobertura do Programa Bolsa Família para os municípios brasileiros." DRd - Desenvolvimento Regional em debate 7, no. 2 (October 29, 2017): 118. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v7i2.1534.

Full text
Abstract:
Este trabalho propõe verificar a existência da associação espacial entre a taxa de cobertura do programa Bolsa Família e a taxa de pobreza para os municípios Brasileiros, com o objetivo de verificar se a taxa de cobertura do programa está focalizada nas regiões com maiores taxas de pobreza. A metodologia utilizada consistiu na análise explanatória dos dados espaciais para as variáveis taxa de pobreza e taxa de cobertura do programa. Para as estimações através dos modelos MQO, SAR e SEM, utilizou-se as variáveis taxa de pobreza, taxa de cobertura, número de CRAS, valor total repassado do programa para os munícipios, Índice de Desenvolvimento Humano, acompanhamento da saúde e da educação dos beneficiários. Os resultados apontaram para a existência de autocorrelação positiva entre a taxa de cobertura do programa Bolsa Família e a taxa de pobreza.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Masukawa, Maria de Lourdes Teixeira, Adriana Mayumi Moriwaki, Rosangela Getirana Santana, Nelson Shozo Uchimura, and Taqueco Teruya Uchimura. "Impacto da vacina oral de rotavírus Humano nas taxas de hospitalizações em crianças." Acta Paulista de Enfermagem 28, no. 3 (June 2015): 243–49. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201500041.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivo: Avaliar o risco de hospitalização por diarreias agudas em crianças menores de cinco anos no período de dez anos, antes e depois da vacina oral do rotavírus. Métodos: Estudo ecológico-descritivo-analítico das taxas de hospitalização por diarreias agudas. Utilizou-se a Taxa de Hospitalização e Taxa de Variação Relativa para quantificar a diferença entre a mediana dos anos pré-vacinais e pós-vacinais. Empregou-se a Regressão Logística, o Odds Ratio e Risco Atribuível para verificar a proporção de casos que poderiam ser evitados se a exposição fosse afastada. Resultados: No período estudado a taxa de hospitalização foi de 117,41 por 10.000 crianças. Observouse que, no período pré-vacinal, a mediana da taxa de hospitalização foi de 124,2/10.000 crianças. Após a introdução da vacina, as taxas de hospitalização foram menores quando comparadas à mediana dos anos pré-vacinal. Conclusão: Houve redução nas taxas de hospitalização por diarreias agudas, sugerindo que o uso da vacina e outros fatores associados podem reduzir os casos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

BASSO, LEONARDO FERNANDO CRUZ, and ROSELI DA SILVA. "Valor Econômico: Relevância da Taxa de Criação de Valor." RAM. Revista de Administração Mackenzie 3, no. 2 (December 2002): 99–116. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p99-116.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo desse estudo é debater em favor de uma taxa de criação de valor como a variável mais relevante para a avaliação de investimentos, considerando aquela taxa como uma variável fundamental para a equalização das taxas de lucro no sistema capitalista. A taxa de criação de valor é o resultado da diferença entre a taxa de retorno sobre o capital investido e o custo médio ponderado de capital, isto é, o spread na metodologia do valor econômico adicionado, como mostramos nesse artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Heinemann, P., and J. Rammeloo. "Taxa nova Boletineae." Bulletin du Jardin botanique national de Belgique / Bulletin van de National Plantentuin van België 60, no. 3/4 (December 31, 1990): 416. http://dx.doi.org/10.2307/3668234.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Taxa"

1

Souza, Eliziane Mara de. "A taxa Tobin." Florianópolis, SC, 2007. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90284.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.
Made available in DSpace on 2012-10-23T08:05:32Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O objetivo principal desta dissertação é investigar a possibilidade da implementação da Taxa Tobin como um mecanismo de controle da especulação financeira internacional, bem como de mitigação da exclusão social relacionada ao processo de globalização. Para tanto, parte-se de um estudo teórico sobre as principais mudanças no Estado, processadas no contexto do neoliberalismo, conduzidas por um projeto político (globalização neoliberal), que ocasionaram o agravamento da exclusão social, além da intensificação da especulação financeira internacional, apontando-se a Taxa Tobin como uma medida auxiliar no combate à exclusão, bem como uma alternativa de controle da mobilidade dos fluxos de capitais especulativos, confirmando-se a hipótese de trabalho. Assim, concluiu-se que a tributação das transações financeiras mundiais, por meio da Taxa Tobin, consiste numa medida que poderia proporcionar o controle da especulação, além de gerar uma receita anual considerável, que poderia ser revertida em programas que favorecessem a inclusão de pessoas e países frágeis sócio-economicamente (campanhas de combate à exclusão, promovendo-se a saúde, o emprego, a educação etc., bem como em programas de reestruturação das economias periféricas). The main of this dissertation is to investigate the possibility of tobin tax implementation as an international finance control mechanism, as well as a tool for globalization related social exclusion mitigation. To reach this objective there is a theoretical study approach on the main changes in the State, occurred in the context of the neoliberalism, led by a political project, that caused the worsening of the social exclusion, besides the intensification of the international financial speculation. For such, it is pointed the tobin tax as an auxiliary measure in the combat to the exclusion, as well as an alternative for capitals mobility [flows] control, confirming the proposed hypothesis. So, it is ended that world financial transactions taxation, through the tobin tax, may consist in a measure that would be able to provide a speculation control, besides generating a considerable annual revenue, that could be reverted in programs to support the people's and fragile countries economically partners inclusion (combat campaigns to the exclusion, being promoted the health, the employment, the education etc.), as well as programs of outlying savings restructuring.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moura, Silvio. "A relação entre taxa de câmbio, investimento direto estrangeiro e taxa de juros." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9444.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:52:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvio Moura.pdf: 3104342 bytes, checksum: b7f112704d9906e75b491f46318f1c32 (MD5) Previous issue date: 2015-03-12
The exchange rate is a major key due to its myriad consequences it waves on the economy such as: effect on monetary policy, effects on economic growth, effects on the trade balance, among many others. Using a time series sample from January / December 2000/2013 and the variables exchange rate, interest rates and foreign direct investment, econometric tests were modeled trying to build relationships using vector autoregression model (VAR) and co-integrated vectors (VEC). The Central Bank of Brazil and its relation with the agents in the economic has high power to influence the behavior of the exchange rate. Therefore, it is not only a matter of import and export of goods and services. The formation of the exchange rate is much more complex than simple commercial transactions. Due to the high value of the interest rate in Brazil, it is used as a form of arbitration so that the agents have the maximum profit on this issue, which makes targeting the exchange rate price an even more complex process. The results show a positive relationship between the three variables, both in the short and long term. Although the exchange rate showed a low (but positive) effect on foreign direct investment. It is expected, since this type of variable has a greater impact in the long than in the short term. The interest rate has an inverse behavior on the exchange that is when one goes up (down) the other falls (rises). This can be explained due to the different functions that the interest rate has on the economy, not limited only to control the exchange rate
Em termos gerais, taxa cambial representa um dos principais preços de uma economia em razão das várias consequências que provoca: efeitos na política monetária, efeitos sobre o crescimento econômico, efeitos sobre a balança comercial, entre outros. Tendo como base amostral o período de janeiro/2000 a dezembro/2013 e as variáveis câmbio, taxa de juros e investimento direto estrangeiro, foram estabelecidas relações econométricas via modelagem por vetores autorregressivos (VAR) e vetores cointegrados (VEC) para a série temporal em questão. O Banco Central do Brasil (BCB) e sua relação com os agentes econômicos tem alto poder para influenciar no comportamento da taxa de câmbio. Portanto, não se trata apenas de uma relação de importação e exportação de produtos e serviços. A formação da taxa de câmbio é muito mais complexa do que as simples transações comerciais. Como no Brasil a taxa de juros tem valor elevado, ela é utilizada como forma de arbitragem fazendo com que os agentes tenham o máximo de lucro nesta questão, o que torna o direcionamento da taxa de câmbio ainda mais impreciso. Os resultados apontam para uma relação positiva entre as três variáveis, tanto no curto quanto no longo prazo, embora o câmbio tenha apresentado um efeito baixo (mas positivo) no investimento direto estrangeiro. Isso é o que se espera, já que este tipo de variável tem um impacto maior no longo prazo. Já a taxa de juros mostra um comportamento inverso em relação à taxa de câmbio. O fato pode ser explicado em razão das diversas funções que a taxa de juros exerce sobre a economia, não se limitando apenas ao controle da taxa cambial
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ilha, Hudson Fiorot. "Eventos raros e volatilidade de ações, taxa de câmbio e taxa de juros." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2011. http://hdl.handle.net/10438/8601.

Full text
Abstract:
Submitted by Hudson Fiorot Ilha (hudsonfiorot@yahoo.com.br) on 2011-09-13T05:27:07Z No. of bitstreams: 1 Hudson Fiorot Ilha.pdf: 558881 bytes, checksum: 8ad4b1a5811f239f6cd9ad05d63e0905 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2011-09-13T13:11:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Hudson Fiorot Ilha.pdf: 558881 bytes, checksum: 8ad4b1a5811f239f6cd9ad05d63e0905 (MD5)
Approved for entry into archive by Suzinei Teles Garcia Garcia (suzinei.garcia@fgv.br) on 2011-09-13T13:15:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Hudson Fiorot Ilha.pdf: 558881 bytes, checksum: 8ad4b1a5811f239f6cd9ad05d63e0905 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-09-13T13:16:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Hudson Fiorot Ilha.pdf: 558881 bytes, checksum: 8ad4b1a5811f239f6cd9ad05d63e0905 (MD5) Previous issue date: 2011-08-19
O objetivo dessa pesquisa foi testar a relação entre a volatilidade da variação real de índices de ações e eventos raros (positivos e negativos) no PIB real e, adicionalmente, a relação entre a volatilidade das taxas de juros reais e da variação das taxas de câmbio real efetiva e a ocorrência de tais eventos. Para testar essas relações foi utilizado o modelo GARCH, com o objetivo de modelar a volatilidade das variáveis consideradas (índices de ações, taxas de câmbio real efetiva e taxas de juros), inclusive regredindo a volatilidade contra variáveis dummy que indicassem a ocorrência de eventos raros. O teste foi realizado para os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Coréia do Sul, Japão e Brasil. Foram encontradas evidências de que a ocorrência de eventos raros negativos (desastres raros) impacta positivamente a volatilidade tanto da variação real de índices de ações quanto da variação da taxa de câmbio real efetiva. Entretanto, os resultados não indicaram que existe um impacto de eventos raros positivos na volatilidade dessas variáveis. Para a volatilidade da taxa de juros real, os testes não indicaram a existência de relação com eventos raros, porém esses resultados podem ter sido influenciados pelo fato da amostra ser pequena.
This research test the relationship between the volatility of real returns in stock indexes and rare events (positive and negative) in real GDP and, additionally, the relationship between the occurrence of such events and the volatility of real interest rates and of growth in real effective exchange rates. To test these relationships I use the GARCH model, with the goal of modeling volatility of the considered variables (stock indexes, real effective exchange rates and interest rates) and regressing volatility against dummy variables that measures the occurrence of rare events. The test was performed for the following countries: United States, Canada, United Kingdom, South Korea, Japan and Brazil. I found evidence to suggest that the occurrence of negative rare events (rare disasters) impacts positively the volatility of real returns in stock indexes and of growth in real effective exchange rate. However, the results don’t indicate that there is a relationship between positive rare events and the volatility of these variables. In respect to the volatility of real interest rates, the tests did not indicate the existence of a relationship with rare events, but these results may have been influenced by the fact that the sample is small.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rocha, Lizandra Salau da. "ANÁLISE DA TAXA DE JUROS E TAXA DE CÂMBIO BRASILEIRA POR MEIO DE MODELOS DE PREVISÃO." Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/8288.

Full text
Abstract:
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The analysis of macro-economic variables through time-series models is widely used in the literature supporting economic theory, showing the actual behaviour of these variables. One of these macroeconomic variables have two variables that interfere with eou has relationships with other variables justifying the relevance in studying their behaviors. The first is the interest rate, which is very important in driving the economy, influencing the intention to spend and save of all economic agents, whether personal, commercial or industrial level (State or private). The second is the exchange rate, where its buoyancy determines the level of imports and exports affecting the trade balance. In this context the present research aims to describe the behavior of SELIC interest rates and Brazilian Exchange from January 1974 to June 2012 and January 1980 to may 2012, respectively. To this end, at first was used the Box-Jenkins model where the models showed through the analysis of residues which both had conditional heteroscedasticity in the waste of the models. Then joint modeling was used to the level of the process and the process variance (ARCH family models). The results showed that, for the SELIC interest rate series, the model selected was an ARIMA (1,1,1)-EGARCH (3,1) and, to the exchange rate, an ARIMA (0,1,1)-EGARCH (1,1). It is evidenced through these models that there is asymmetry of information, yet there was the leverage effect. In a second moment was chosen a model representing each one of the models of family ARCH (ARCH, GARCH, TARCH, EGARCH) and later held the combination of prediction by methods: ACP, middle and MMQO. The results obtained show that, in General, the performance measures MAPE, MSE and U-THEIL are superior to the combinations of prediction. In addition, the combination of forecast for different weights with ACP to check which of the types of weights provide better results. Therefore, it is concluded that the different weights allow the researcher to achieve greater accuracy in the choice of models combined, allowing aid managers in prior decision of the behavior of these variables that affect so scathing the health of the Brazilian economy.
A análise de variáveis macroeconômicas por meio de modelos de séries temporais é amplamente utilizada na literatura dando suporte à teoria econômica, mostrando o real comportamento dessas variáveis. Dentre essas variáveis macroeconômicas tem-se duas variáveis que interferem e/ou tem relações com outras variáveis justificando-se assim a relevância em estudar seus comportamentos. A primeira é a taxa de juros, que é muito importante na condução da economia, influenciando a intenção de gastar e poupar de todos os agentes econômicos, seja no nível pessoal, comercial ou industrial (privado e/ou estatal). A segunda é a taxa de câmbio, onde sua flutuação determina o nível das importações e exportações afetando assim a balança comercial. Nesse contexto a presente pesquisa tem como objetivo descrever o comportamento das taxas de juros SELIC e câmbio brasileiras no período de janeiro de 1974 a junho de 2012 e de janeiro de 1980 a maio de 2012, respectivamente. Para tanto, num primeiro momento foi utilizada a modelagem Box-Jenkins onde os modelos evidenciaram por meio da análise de resíduos que ambos possuíam heterocedasticidade condicional nos resíduos dos modelos. Em seguida, utilizou-se a modelagem conjunta para o nível do processo e para a variância do processo (modelos da família ARCH). Os resultados obtidos mostraram que, para a série da taxa de juros SELIC, o modelo elegido foi um ARIMA (1,1,1)- EGARCH (3,1) e, para a taxa de câmbio, um ARIMA (0,1,1)- EGARCH (1,1). Evidencia-se por meio destes modelos que há assimetria das informações, contudo não se verificou o efeito de alavancagem. Num segundo momento foi escolhido um modelo representando cada um dos modelos da família ARCH (ARCH, GARCH, EGARCH, TARCH) e posteriormente realizada a combinação de previsão pelos métodos: ACP, Média e MMQO. Os resultados obtidos evidenciam que, no geral, as medidas de desempenho MAPE, MSE e U-THEIL são superiores para as combinações de previsão. Além disso, foi realizada a combinação de previsão por ACP com ponderações diferentes para verificar qual dos tipos de ponderações propiciam resultados melhores. Logo, conclui-se que as diferentes ponderações permitem ao pesquisador conseguir maior acurácia na escolha dos modelos combinados, permitindo auxiliar gestores na decisão prévia do comportamento dessas variáveis que afetam de maneira contundente a saúde da economia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Ronaldo Uliana. "Reação da taxa de câmbio às surpresas na taxa de inflação: uma análise intradiária no Brasil." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2009. http://hdl.handle.net/10438/2644.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T21:00:14Z (GMT). No. of bitstreams: 4 Ronaldo Uliana Oliveira.pdf.jpg: 10082 bytes, checksum: bbd9cf76b464f1b150ed998973a6f02b (MD5) Ronaldo Uliana Oliveira.pdf.txt: 152732 bytes, checksum: 6a94638a3432f208c822dd5d96c3c548 (MD5) Ronaldo Uliana Oliveira.pdf: 1828723 bytes, checksum: 101237c9641dce331862ab378304e18d (MD5) license.txt: 4886 bytes, checksum: f841a0ae72a2fa6cf50c684c371c0961 (MD5) Previous issue date: 2009-02-05T00:00:00Z
This work tries to verify empirically whether, in the Brazilian case, the sign of the covariance between inflation surprises and changes in nominal exchange rate may indicate how the monetary policy is conducted. Previous studies empirically found that in developed economies bad news for inflation (i.e. inflation released higher then expected) may be good news for the exchange (i.e., exchange rate appreciates on the news) if the central bank has an inflation target that it implements with a Taylor Rule. With the series of the first dollar intraday future at BM&F and the difference between the data released and expected for the IPCA and IPCA15, it is possible to analyze the changes in nominal exchange rate in a 10 minutes window around the disclosure of inflation rates. The period considered is from August 1999 until October 2007. There is no statistically significant evidence that changes in nominal exchange rate are due to inflationary surprises at an intraday basis in the Brazilian case and, when there is some evidence, it is weak and has the "traditional" sign, i.e., bad news for inflation are bad news for the Exchange rate. Several studies claim that the Brazilian Central Bank implements an aggressive Taylor Rule in conducting monetary policy. It is then considered some specific factors regarding an emerging economy such as macroeconomic environment subject to greater volatility and short credibility history of the monetary authority
Este trabalho procura verificar empiricamente se, no caso brasileiro, o sinal da covariância entre surpresas de inflação e variações da taxa nominal de câmbio podem indicar de que forma a política monetária é conduzida. Trabalhos anteriores que consideraram economias desenvolvidas constataram empiricamente que más notícias para a inflação (ou seja, inflação divulgada maior que a inflação esperada) podem ser boas notícias para o câmbio (ou seja, apreciação cambial ante a notícia) se o banco central adota um regime de metas de inflação e o implementa com uma regra de Taylor. A partir de séries intradiárias do primeiro dólar futuro BM&F e a diferença entre os dados divulgados e esperados para o IPCA e o IPCA15, analisam-se as variações nominais de câmbio em uma janela de 10 minutos ao redor das divulgações de índices de inflação. O período considerado vai de agosto de 1999 até outubro de 2007. Não se encontra evidência estatística significativa de que variações nominais de câmbio reajam à surpresas inflacionárias em uma base intradiária no caso brasileiro e que, quando há evidencia, ela é fraca e tem o sentido 'tradicional', ou seja, más notícias para a inflação são más notícias para o câmbio. Diversos trabalhos afirmam que o Banco Central do Brasil implementa uma Regra de Tayor agressiva na condução da política monetária. Ponderam-se então alguns fatores específicos de uma economia emergente, como ambiente macroeconômico sujeito a maior volatilidade e curto histórico de credibilidade da autoridade monetária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Leite, Anna Olimpia de Moura. "Endogeneidade da taxa natural de crescimento." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12138/tde-30012013-200904/.

Full text
Abstract:
De acordo com León-Ledesma and Thirlwall (2002), o presente trabalho se propõe a testar a endogeneidade da taxa natural de crescimento para um conjunto amplo de países, no sentido do crescimento de longo prazo ser determinado pela demanda. Econometricamente, a principal hipótese a ser testada é a presença de não linearidade na Lei de Okun, que implica na existência de duas taxas naturais, cada uma correspondendo a um regime de crescimento. Utilizando dados anuais para o período de 1980 a 2007 e dados trimestrais para o intervalo entre 1980 e 2011, os resultados corroboram a hipótese de endogeneidade quando aplicada a metodologia proposta por LLT. Esta evidência se repete ao definir exogenamente os regimes de crescimento pelos métodos de Markov-Switching e threshold autoregressive regression (TAR) para os dados anuais, no entanto, para os dados trimestrais há indicações de endogeneidade e exogeneidade da taxa natural de crescimento.
Following León-Ledesma and Thirlwall (2002), this master\'s thesis aims to examine the sensitivity of the natural growth rate to the actual growth rate for a broad set of countries, based on demand-led growth theory. The main hypothesis being tested is the presence of non-linearities in Okun\'s Law, which means the existence of two natural growth rates, each corresponding to a growth regime. Using annual data over the period 1980-2007 and quarterly data over the period 1980-2011, the results support the idea that natural growth rate is dependent of the actual growth rate when applying LLT\'s methodology. This evidence repeats when establishing exogenously the regimes of growth by using Markov-Switching and threshold autoregressive regression (TAR) for the annual data, however for quarterly data this is less straightforward, having indication of endogenous and exogenous natural growth rate.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Branchieri, Claudio Maximiliano. "Taxa de câmbio : um estudo sobre os determinantes, taxa de câmbio real e efetiva e crises cambiais." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2002. http://hdl.handle.net/10183/2754.

Full text
Abstract:
O mundo atravessa uma fase de incertezas sobre o câmbio. O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão bibliográfica sobre o assunto, trazendo os modelos que tentam elucidar como se forma a taxa de câmbio no curto e longo prazo. Serão tratados os motivos que levaram o Brasil a abandonar a política de bandas cambiais em 1999 e quais as medidas tomadas pelas autoridades econômicas, bem como o impacto destas sobre a economia. Ao longo dessa análise será calculada a taxa de câmbio real e real efetiva mensalmente com data base julho de 1994, permitindo visualizar as fases de apreciação e depreciação do câmbio. Encerrando o capítulo uma revisão teórica do impacto das políticas monetária e fiscal sobre o câmbio à luz dos diferentes regimes cambiais existentes. Finalmente, uma revisão dos fatos que levaram às crises cambiais no México, Tailândia, Malásia, Indonésia, Coréia do Sul, Rússia e Argentina, analisando os principais indicadores macroeconômicos destas economias tentando encontrar elementos comuns que permitam entender os motivos das crises.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Reinert, José Nilson. "A conformação estrutural da taxa de juros." reponame:Repositório Institucional do FGV, 1991. http://hdl.handle.net/10438/4545.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2010-04-20T20:08:22Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 1991-10-08T00:00:00Z
Trata da conformação da taxa de juros no longo prazo. Aborda o tema dentro da teoria marxista e apresenta o volume de reservas formadas ao longo dos ciclos econômicos como determinante principal da taxa de juros. Analisa dados da economia norte-americana, visando ilustrar as hipóteses apresentadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rangel, Roberta Maria. "Limites normativos da taxa na constituição federal." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/7428.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-26T20:25:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Roberta Maria Rangel.pdf: 1342468 bytes, checksum: 1d2c3d9591757daabd96e130d1de500c (MD5) Previous issue date: 2005-05-30
ABSTRACT The present dissertation investigated the limits of the text of the article 145, II, of the Federal Constitution, in order to narrow the criteria contained there, which are supplied to the political people for the construction of its rule matrices of tributary incidence of police and services taxes. After a brief chronology of the evolution of the tax legal theories in the positive law, Brazilian jurisprudence and doctrine, one concludes that the theory that prevails between us and that is deduced of the article 145, II, of the Federal Constitution is the one of the binding of the incidence hypothesis. This is the theory that supplies the three criteria for the construction of the rule matrices of the taxes by contributors: the criterion of the binding to a state activity; the criterion of the reference to the contributor and the criterion of the direct reference to the contributor. Here it is the positive limitation of the article 145, II, of the Federal Constitution. However, one realized that the same article has a negative limitation, when it does not indicate the content and the form of organization of the State activities contained there: the exercise of police power and the supply or provision of public services. Therefore, tracing a parallel with the norms of tributary legislation competence, from the analysis of the logical structure of the juridical norm, one extracts of the Federal Constitution the norms of administrative and legislative competence, which confer permission to the political people to organize the supply of their administrative activities specially the public services of varied forms, which will withdraw or attract the rule of the remuneration by tax, inserted in the article 145, II, of the Federal Constitution.
A presente dissertação investigou os limites constitucionais da redação do artigo 145, II, da Constituição Federal, buscando precisar os critérios ali contidos e que são fornecidos às pessoas políticas para construção de suas regras-matrizes de incidência tributária das taxas de polícia e das taxas de serviço. Traçou um breve histórico da evolução, no direito positivo, jurisprudência e doutrina brasileiras, das teorias jurídicas da taxa, onde concluiu que a teoria que hoje prevalece entre nós e que é deduzida do artigo 145, II, da Constituição Federal a teoria da vinculabilidade da hipótese de incidência fornece três critérios para construção das regras-matrizes das taxas pelos entes tributantes: o critério da vinculabilidade a uma atividade estatal; o critério da referibilidade ao contribuinte e o critério da referibilidade direta ao contribuinte. Aqui está a limitação positiva do artigo 145, II, da Constituição Federal. Entretanto, percebeu-se que o mesmo artigo tem uma limitação negativa, quando não indica o conteúdo e a forma de organização das atividades estatais ali constantes: exercício do poder de polícia e a prestação ou disponibilização de serviços públicos. Desta forma, traçando-se um paralelo com as normas de competência legislativa tributária, a partir da análise da estrutura lógica da norma jurídica, extraiu-se da Constituição Federal as normas de competência legislativa administrativa, as quais conferem permissão às pessoas políticas para que organizem a prestação de suas atividades administrativas em especial os serviços públicos de variadas formas, o que afastará ou atrairá a regra da remuneração por taxa inserida no artigo 145, II, da Constituição Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Céspedes, Alfredo Eduardo Calderón. "A Taxa de Decaimento e Transporte Otimal." Instituto de Matemática. Departamento de Matemática, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/19455.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcos Samuel (msamjunior@gmail.com) on 2016-06-07T13:10:28Z No. of bitstreams: 1 teseVF_sfb.pdf: 1354300 bytes, checksum: 133a610b28819ff1246f69a7a1fb856e (MD5)
Approved for entry into archive by Alda Lima da Silva (sivalda@ufba.br) on 2016-06-13T16:48:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 teseVF_sfb.pdf: 1354300 bytes, checksum: 133a610b28819ff1246f69a7a1fb856e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-13T16:48:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 teseVF_sfb.pdf: 1354300 bytes, checksum: 133a610b28819ff1246f69a7a1fb856e (MD5)
Apresentamos uma nova aplicação do recentemente popularizado método de acoplamentos ou (transporte otimal) para obter decaimento exponencial de correlações. A modo de introdução, enunciamos os teoremas de Perron-Frobenius e de Ruelle como versões prévias ao nosso resultado e como objetos de comparação. Nosso objetivo é provar o teorema de Ruelle em um contexto mais geral como sendo as cadeias contáveis topológicas de Markov randomizadas completas. Para isso vamos introduzir o método de acoplamentos que faz uso de uma contração da métrica de Wasserstein sobre as medidas de probabilidade definidas num espaço e full-shift aleatório. Vamos ver que o método mostra várias vantagens em relação aos clássicos métodos conhecidos para provar o decaimento exponencial de correlações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Taxa"

1

Antoni, Hoffman, and Nitecki Matthew H, eds. Problematic fossil taxa. New York: Oxford University Press, 1986.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fain, A. Liste des nouveaux taxa. Bruxelles: Institut royal des sciences naturelles de Belgique, 1989.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fabiana Xavier Dezouzart Drummond de Melo. A taxa virtual: Uma alternativa para a taxa de câmbio de equilíbrio. [Rio de Janeiro, Brazil?]: BNDES, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Kornet, D. J. Biologische taxa als natuurlijke soorten. Delft: Eburon, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Kornet, D. J. Biologische Taxa Als Natuurlijke Soorten. Delft: Eburon, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tufan, Constantin. Taxa pe valoarea adăugată în România. București: All Beck, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Krammer, K. Pinnularia: Eine Monographie der europäischen Taxa. Berlin: J. Cramer, 1992.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Margosyan, Mıgırdiç. … taxa filla / gâvur mahallesi / …(in armenian). Ankara: Lîs, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Katalog der Familie Costellariidae Macdonald 1860 (Gastropoda: Prosobranchia: Muricoidea): Katalog supraspezifischer Taxa, Katalog infragenerischer Taxa : Bibliographie. Hackenheim: ConchBooks, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Vickery, V. R. Names for taxa proposed by the late D. Keith McE. Kevan (and taxa named to honour Kevan). Ste-Anne-de-Bellevue, Quebec, Canada: Lyman Entomological Museum and Research Laboratory, 1996.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Taxa"

1

Cantino, Philip D., and Kevin de Queiroz**. "Taxa." In International Code of Phylogenetic Nomenclature (PhyloCode), 5–8. Version 6. | Boca Raton : CRC Press, 2020. | Ratified on January 20, 2019, by the Committee on Phylogenetic Nomenclature, of the International Society for Phylogenetic Nomenclature: CRC Press, 2020. http://dx.doi.org/10.1201/9780429446320-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Roberson, Haden, and Kristine O. Evans. "Taxa." In Encyclopedia of Animal Cognition and Behavior, 1–2. Cham: Springer International Publishing, 2019. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-47829-6_1436-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Roberson, Haden, and Kristine O. Evans. "Taxa." In Encyclopedia of Animal Cognition and Behavior, 6874–75. Cham: Springer International Publishing, 2022. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-55065-7_1436.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Degma, Peter, and Roberto Guidetti. "Tardigrade Taxa." In Water Bears: The Biology of Tardigrades, 371–409. Cham: Springer International Publishing, 2018. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-319-95702-9_15.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

O’Hara, James E., Igor UsUpensky, N. J. Bostanian, John L. Capinera, Reg Chapman, Carl S. Barfield, Marilyn E. Swisher, et al. "Taxon (pl., Taxa)." In Encyclopedia of Entomology, 3705. Dordrecht: Springer Netherlands, 2008. http://dx.doi.org/10.1007/978-1-4020-6359-6_2367.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oscoz, Javier, David Galicia, and Rafael Miranda. "Taxa Description and Biology." In Identification Guide of Freshwater Macroinvertebrates of Spain, 47–148. Dordrecht: Springer Netherlands, 2011. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-007-1554-7_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Quicke, Donald L. J. "Characters, Taxa and Species." In Principles and Techniques of Contemporary Taxonomy, 11–51. Dordrecht: Springer Netherlands, 1993. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-011-2134-7_2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Mayr, Gerald. "Aquatic and semiaquatic taxa." In Paleogene Fossil Birds, 61–86. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2009. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-89628-9_7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Maxted, N., and J. G. Hawkes. "Selection of target taxa." In Plant Genetic Conservation, 43–68. Dordrecht: Springer Netherlands, 2000. http://dx.doi.org/10.1007/978-94-009-1437-7_3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Antón, Susan C. "Homo Erectusand Related Taxa." In A Companion to Paleoanthropology, 497–516. Oxford: Blackwell Publishing Ltd, 2013. http://dx.doi.org/10.1002/9781118332344.ch26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Taxa"

1

POLYANNA BASTOS SILVA CAMPOS, MYRELA, ADSON KEVIN CUNHA NEGIDIO, VALENTINA SILVA RODRIGUES, ESTER ALMEIDA CARNEIRO RODRIGUES DA SILVA, and PEDRO HENRIQUE SILVEIRA DE SOUSA. "COMPARAÇÃO ENTRE A TAXA DE MORTALIDADE POR CÂNCER DE FÍGADO E VIAS BILIARES INTRA-HEPÁTICAS ENTRE AS REGIÕES DO BRASIL NO PERÍODO DE 2015 A 2019." In II Congresso Online Brasileiro de Medicina. Congresse.me, 2022. http://dx.doi.org/10.54265/mvdh6087.

Full text
Abstract:
Introdução: O hepatocarcinoma é caracterizado por uma neoplasia maligna do fígado, a qual pode ser classificada como primária ou secundária, sendo respectivamente, quando se origina do próprio fígado ou de um órgão diferente. Se configura como a quinta neoplasia mais comum, e a terceira causa de morte no mundo, atingindo majoritariamente a faixa etária de 50 a 60 anos. Desse modo, esse estudo visa demonstrar a mortalidade associada ao hepatocarcinoma entre as regiões do Brasil, a fim de comparar e identificar onde se localizam os maiores índices de mortalidade. Objetivos: Comparar a taxa de mortalidade por câncer de fígado e vias biliares intra-hepáticas entre as regiões do Brasil; bem como identificar as regiões com maiores taxas de mortalidade de acordo com as faixas etárias.Métodos: O estudo é descritivo, de caráter quantitativo, suas explicações são objetivas e com ênfase em dados numéricos. A pesquisa foi realizada por meio do banco de dados do datasus em estatísticas vitais, com a opção selecionada de câncer (sítio inca) para ter acesso ao atlas de mortalidade por câncer com a finalidade de identificar as incidências do hepatocarcinoma. O eixo do trabalho é a Clínica Médica. Resultados: A taxa de mortalidade (%) por câncer de fígado e vias biliares intra-hepáticas foi calculada considerando a população brasileira de 2010, por 100.000 homens e mulheres, entre 2015 e 2019. Entre a faixa etária de 0-4 anos, a região norte obteve maior taxa (0,17), seguida das regiões centro-oeste, nordeste, sudeste e sul (0,12). De 05 a 09 anos, as regiões norte e sul apresentaram as maiores taxas (0,07), seguida da região nordeste (0,06), sudeste (0,05), centrooeste (0,02). De 10 a 14 anos, a região sul apresentou a maior taxa (0,05), seguida da região sudeste (0,04), por outro lado as outras três regiões apresentaram a mesma taxa de mortalidade (0,03). Na população de 15 a 19 anos, a região com maior taxa foi a sudeste (0,10), seguindo da região norte (0,06). De 20 a 29 anos, a região norte se destacou em relação às demais, com uma taxa de 0,27, assim também de 30 a 39 anos, com uma taxa de 0,93. A partir dos 40 anos, a taxa de mortalidade por hepatocarcinoma cresce em todas as regiões, entretanto, a região norte apresenta um aumento superior em relação às outras regiões, destacando-se por taxas altas como 66,72 na faixa etária de 80 anos ou mais.Conclusão: Conclui-se, portanto, que a região norte é a detentora da maior taxa de mortalidade por hepatocarcinoma, caracterizando-se pela liderança na maioria das faixas etárias pesquisadas considerando-se modelos estatísticos ajustados. Por fim, é necessário que se identifique fatores causais e se desenvolvam medidas capazes de promover o tratamento e prevenção do CA de fígado, visando em particular, a região norte. Sem apresentação oral. PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Câncer Hepático, Fígado, Mortalidade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Matos, Fernanda Gorette Castro de, Caio César Chaves De Lucena, Eunice De Oliveira Costa, Ivone Diniz Chaquiam, and Leonardo Viana De Melo. "ANÁLISE DA MORTALIDADE DO CÂNCER DE ESTÔMAGO NO MUNICÍPIO DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ, NO PERÍODO DE 2014 A 2019." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1995.

Full text
Abstract:
Introdução: Há mais de cinco décadas, o câncer de estômago (CE) iniciou um declínio da taxa de mortalidade nos países desenvolvidos. Entretanto, em países em desenvolvimento, como o Brasil, o câncer é um importante problema de saúde pública, principalmente no Estado do Pará, onde esta taxa apresenta valores acima da média brasileira. Objetivos: O presente estudo tem como objetivo descrever a taxa de mortalidade relacionada ao CE em Belém-PA entre os anos de 2014 e 2019. Material e métodos: Trata-se de uma análise estatística descritiva, em que o cálculo da taxa de mortalidade do CE será realizado: número de óbitos x 1000/ número de habitantes. Para isso, serão utilizados dados obtidos no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), e nas bases de dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para a padronização da análise, será utilizado o programa Microsoft Excel®. Resultados: Conforme dados do DATASUS, o número total de óbitos no município citado, para o período em estudo, foi de 1063. A taxa de mortalidade geral foi de 0,71. Em relação à distribuição dos óbitos por sexo, houve o número de 656 para homens e 407 para mulheres, perfazendo as taxas de mortalidade de 0,44 e 0,27, respectivamente. No que diz respeito à faixa etária, a população idosa apresentou os maiores índices. Foram 267 óbitos entre 60 e 69 anos (0,18) e 289 entre 70 e 79 anos (0,19). Estes valores são fomentados pelo aumento da faixa etária como um fator importante nestes casos, devido ao maior tempo de exposição a outros fatores de risco. Conclusão: A presente pesquisa destaca a alta taxa de mortalidade do CE no Estado do Pará, a qual se encontra em discrepância em relação às observadas em outras áreas do Brasil. Em razão disso, expõe-se a necessidade de realização de outros estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Kelly Cristina Lopes, JONATHAN HENRIQUE DA SILVA, GABRIEL CAETANO DINIZ, ISADORA ALMEIDA MARINHO, and CYNTYA KETHURIN RIBEIRO. "TAXA DE LETALIDADE DO TÉTANO NO BRASIL: 2011-2020." In I Congresso Brasileiro de Estudos Epidemiológicos On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/epidemion/7678.

Full text
Abstract:
Introdução: O tétano trata-se de uma infecção não contagiosa desencadeada pela bactéria Clostridium tetani, quando esta alcança o sistema nervoso central secundariamente a uma lesão epitelial. Nesse contexto, a doença provoca rigidez em membros, abdômen e contrações musculares involuntárias. Entre os anos de 2019 e 2021, as taxas de mortalidade elevadas do Brasil o colocou em destaque quando comparado a países desenvolvidos, segundo o Ministério da Saúde. Assim, a análise epidemiológica do país torna-se relevante, uma vez que pode auxiliar a tomada de novas ações institucionais. Objetivo: Analisar a tendência temporal da taxa de letalidade do tétano no Brasil entre os anos de 2011 a 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo de séries temporais, de caráter observacional e analítico. Para tal, obtiveram-se as informações sobre o número de óbitos e casos de tétano, no intervalo entre 2011 a 2020, no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS). O cálculo para obtenção da taxa de letalidade respectiva a cada ano analisado correspondeu a: (número de óbitos÷número de casos)x100. A análise de série temporal da taxa de letalidade do tétano no Brasil foi elaborada no software Stata 14.0, pelo método de regressão linear de Prais-Winsten. Resultado: No intervalo analisado, foram registrados 828 óbitos e 2.545 casos confirmados de tétano no Brasil. Nesse contexto, a maior taxa de letalidade observada foi em 2017, 40,93 óbitos por 100 casos de tétano, enquanto a menor foi em 2011, 29,25 óbitos por 100 casos. Além disso, a tendência temporal demonstrou-se significativa e ascendente no período estudado, com taxa de variação anual correspondente a 2,8% ao ano. Conclusão: Portanto, o presente estudo identificou o aumento da taxa de letalidade do tétano, entre os anos de 2011 e 2020, demonstrando o maior potencial da doença em evoluir para o óbito ao longo dos anos pesquisados. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de estratégias que conscientizem e alertem a população acerca das consequências do tétano e a necessidade em buscar sua imunização contra a toxina tetânica, imunobiológico disponibilizado na rede pública de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Melo, Luiz Eduardo Raposo Vieira de, Luciana de Paiva Amaral, and Fernanda Campos da Silva. "Análise das taxas de cesárea em uma maternidade pública do Rio de Janeiro." In 45º Congresso da SGORJ XXIV Trocando Ideias. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-0368-1416-20211311111.

Full text
Abstract:
Introdução: As taxas de cesárea têm-se mostrado altas e em padrão crescente ao redor do mundo. Sabe-se que esse procedimento, quando não é bem indicado, pode gerar diversas complicações para a mãe e o neonato, as quais são menos associadas ao parto vaginal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) concluiu que a classificação de Robson contribuiria para identificar casos mais problemáticos e definir melhor a real necessidade de cesáreas. Objetivo: Este estudo tem como objetivo analisar as taxas de cesárea em uma maternidade pública do Rio de Janeiro por meio da classificação de Robson. Métodos: O estudo realizado foi observacional, transversal e com coleta de dados de forma retrospectiva. Foram consultados os prontuários das parturientes internadas na maternidade para a aquisição das cinco parâmetros necessários à divisão nos 10 grupos de Robson. Foram calculadas as taxas e contribuições absolutas e relativas por grupo e foram interpretados os dados da maneira como propôs Robson. Resultados e conclusão: Coletaram-se dados de 379 puérperas, das quais 153 realizaram cesáreas e 226 parto vaginal. A taxa global de cesárea foi de 40,36%. Os grupos de maior contribuição relativa foram o 5 com 35,94%, seguido do 2 com 15,03% e do 1 com 13,72%. Os grupos 1, 2, 3, 7 e 10 tiveram suas taxas relativas de cesárea acima do esperado segundo o monitoramento proposto por Robson. O grupo 9 teve a taxa exatamente como a esperada. Os grupos 4, 5, 6 e 8 tiveram taxas relativas consoantes com o recomendado. Associa-se, portanto, sua contribuição com o tipo de população assistida pelo serviço, já que são recebidas muitas mulheres com cicatriz uterina por cesárea prévia (grupo 5). Apesar de apresentar taxa de cesárea menor que a nacional e em queda quando comparada aos nossos dados de 2016, a maternidade ainda apresenta um valor distante do preconizado pela OMS. Os principais grupos alvo para nos aproximar o valor do recomendado são os grupos 1, 2 e 3, que, apesar de serem considerados de baixo risco para desfecho em cesárea, ainda mantêm taxas relativas elevadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Machado, Breno, Alex B. Vieira, Italo Cunha, and Artur Ziviani. "Evolução do Comportamento do Usuário em Eventos de Larga Escala na Internet." In XVIII Workshop em Desempenho de Sistemas Computacionais e de Comunicação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/wperformance.2019.6469.

Full text
Abstract:
Tráfego de vı́deo já representa 75% do tráfego na Internet. Neste trabalho, nós caracterizamos a evolução do uso de um grande serviço de vídeo streaming no Brasil comparando registros de acesso da Copa do Mundo da FIFA de 2014 e 2018. Relatamos um crescimento de aproximadamente 176% no público médio e mais de 300% no tráfego gerado. A taxa de chegada também mudou e agora é mais concentrada no inı́cio das partidas. Comparamos também o impacto de métricas relacionadas a QoE no engajamento dos usuários. Por exemplo, notamos que o engajamento aumentou para todas as taxas de bitrate e que ele é maior quando ocorre menos adaptações de bitrate. Além disso, taxa alta de interrupções diminui o engajamento consideravelmente, mas somente até certo valor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Tomou, E.-M., K. Lytra, H. Riepl, H. Skaltsa, and C. Urmann. "Metabolite fingerprinting of Sideritis taxa infusions." In GA – 70th Annual Meeting 2022. Georg Thieme Verlag KG, 2022. http://dx.doi.org/10.1055/s-0042-1759216.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Barbosa, Rogel. "Taxa e tarifa no saneamento brasileiro." In 7º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, 2024. http://dx.doi.org/10.55449/conresol.7.24.xv-025.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Igor de Oliveira, and Lara Cristina da Cunha Guimarães Silva. "Taxa de mortalidade e internação em Goiás (2008-2018)." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p020.

Full text
Abstract:
Introdução: A redução da mortalidade é um importante indicador positivo em políticas públicas. Estudos em diferentes áreas geográficas do Brasil têm demonstrado ambiguidade quanto à tendência de óbitos e internações por hepatites virais, evidenciando uma necessidade de estudos com rigor metodológico para uma análise fidedigna. Objetivo: Identificar qual a tendência de óbitos e internações por hepatites virais em 10 anos no estado de Goiás. Métodos: Refere-se a um estudo ecológico de séries temporais. A população do estudo foi composta de todos os diagnósticos e óbitos por hepatites virais de pessoas residentes de Goiás entre 2008 a 2018. Os dados foram extraídos do Sistema de Informação do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde do Brasil. As variáveis consideradas para análise foram taxa de mortalidade e taxa de internação. Resultados: A curva das taxas de mortalidade e internação mostrou-se descendente, porém sem significância estatística, o que pode estar relacionado ao tamanho da população envolvida na análise. Conclusão: Os resultados encontrados mostram a importância que o fortalecimento das políticas de imunização, de prevenção às infecções sexualmente transmissíveis e do fortalecimento do tratamento das hepatites virais realizado nos últimos anos representou para o Brasil e o Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Soares, Wender Emiliano, Lara Miranda Marchesi, Rodrigo Roberto Barroso, and Maria Isabel do Nascimento. "Mortalidade fetal estratificada por idade gestacional no Rio de Janeiro, de 2010 a 2020." In 47º Congresso da SGORJ e Trocando Ideias XXVI. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2023. http://dx.doi.org/10.5327/jbg-2965-3711-2023133s1089.

Full text
Abstract:
Introdução: No mundo, ocorreram mais de 2 milhões de natimortos em 2019, resultando em uma taxa de óbito fetal (OF) de 13,9 por 1.000 nascimentos. A maioria desses óbitos poderia ser prevenida com a oferta de cuidados pré-natais adequados. Objetivo: Estimar as taxas de mortalidade fetal específicas por idade gestacional no estado do Rio de Janeiro de 2010 a 2020. Métodos: Estudo descritivo com base em dados secundários fornecidos pelo DATASUS. Foram calculadas as taxas de mortalidade fetal estratificadas por idade gestacional. O número de óbitos fetais foi obtido no sistema de informação de mortalidade, e o número de nascidos vivos foi obtido no sistema de informação de nascidos vivos. As taxas foram apresentadas por 1.000 nascimentos. Resultados: No período, ocorreram um total de 25.773 óbitos fetais no Rio de Janeiro, distribuídos da seguinte forma por região de saúde: Baía da Ilha Grande (1,33%), Baixada Litorânea (5,10%), Centro-Sul (2,11%), Médio Paraíba (4,50%), Metropolitana I (63,89%), Metropolita II (10,62%), Noroeste (1,73%), Norte (5,46%) e Serrana (5,21%). Em relação ao momento do parto, 92,67% dos óbitos ocorreram antes do parto. A distribuição dos óbitos por idade gestacional foi de 24,8% (22–27 semanas), 22,0% (28–31 semanas), 30,4% (32–36 semanas), 22,4% (37–41 semanas) e 0,4% (≥42 semanas). A taxa média global foi de 10,71 por 1.000 nascimentos. As taxas específicas por idade gestacional indicam maior frequência em idades gestacionais mais precoces: 334,2/1.000 (22–27 semanas), 176,9/1.000 (28–31 semanas), 34,8/1.000 (32–36 semanas), 2,8/1.000 (37–41 semanas) e 3,7/1.000 (≥42 semanas). Conclusão: Apesar de a taxa média global estar abaixo dos níveis aceitáveis pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 12/1.000, a estratificação por idade gestacional mostra que o problema é grave no estado do Rio de Janeiro, afetando principalmente gestações muito precoces, mas também fetos de alta viabilidade. Esse quadro demanda investigações minuciosas, bem como políticas públicas de atenção que visem a redução desse importante problema de saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Souza, Tony José de, Júlia Maria Vicente de Assis, Jussara Conceição Santos Pires, and Solange da Silva Lima. "Tendência temporal da sífilis em Mato Grosso, Amazônia Legal, 2010–2019." In XIII Congresso da Sociedade Brasileira de DST - IX Congresso Brasileiro de AIDS - IV Congresso Latino Americano de IST/HIV/AIDS. Zeppelini Editorial e Comunicação, 2021. http://dx.doi.org/10.5327/dst-2177-8264-202133p129.

Full text
Abstract:
Introdução: A sífilis é uma doença infectocontagiosa transmitida por via sexual e materno-fetal por meio do agente etiológico Treponema pallidum, obtendo como classificação da doença, respectivamente, a forma adquirida e congênita. A sífilis é um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, evidenciado pelas altas taxas de detecção na população adulta. Objetivo: Analisar a tendência temporal da taxa de detecção de sífilis adquirida na população adulta (15 anos a 59 anos) residente em Mato Grosso, Amazônia Legal, 2010-2019. Métodos: Estudo ecológico, do tipo série temporal, pautado em dados secundários do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. A população do estudo foi composta da taxa de detecção de sífilis adquirida registrada na população adulta residente em Mato Grosso, de 2010 a 2019. Os dados do estudo foram coletados em etapa única, no período de 17 e 18 de janeiro de 2021, por meio de acesso ao sítio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A estimativa da taxa de detecção de sífilis foi realizada por meio de estatística descritiva, na qual taxa de detecção de sífilis adquirida = total de casos novos de sífilis adquirida registrados em adultos/população adulta residente em Mato Grosso no período do estudo X 100.000 habitantes. Para realização do estudo, obedeceu-se aos dispositivos contidos na Resolução nº 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Resultados: Ao longo dos anos do estudo foram registrados 6.873 casos novos de sífilis em Mato Grosso, e a incidência registrada em 2010 era de 0,8/100.000 habitantes, saltando para 20,3/100.000 habitantes em 2015 e 51,5/100.000 habitantes em 2019. Conclusão: Os achados evidenciam tendência crescente da taxa de detecção de sífilis na população adulta de Mato Grosso e reforçam a necessidade do enfrentamento da epidemia de sífilis no estado por meio de politicas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Taxa"

1

Bollens, Stephen M., and Gretchen Rollwagen-Bollens. Grazing Impacts of Diverse Zooplankton Taxa on Thin Layers. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, September 2006. http://dx.doi.org/10.21236/ada613564.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bochdansky, Alexander B. Grazing Impacts of Diverse Zooplankton Taxa on Thin Layers. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, January 2008. http://dx.doi.org/10.21236/ada505054.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bochdansky, Alexander. Grazing Impacts of Diverse Zooplankton Taxa on Thin Layers. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, January 2006. http://dx.doi.org/10.21236/ada519775.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Tronstad, Lusha. Aquatic invertebrate monitoring at Agate Fossil Beds National Monument: 2019 data report. National Park Service, April 2022. http://dx.doi.org/10.36967/nrds-2293128.

Full text
Abstract:
Monitoring ecosystems is vital to understanding trends over time and key to detecting change so that managers can address perturbations. Freshwater streams are the lifeblood of the surrounding landscape, and their health is a measure of the overall watershed integrity. Streams are the culmination of upland processes and inputs. Degradation on the landscape as well as changes to the stream itself can be detected using biota living in these ecosystems. Aquatic invertebrates are excellent indicators of ecosystem quality because they are relatively long-lived, sessile, diverse, abundant and their tolerance to perturbation differs. Aquatic invertebrates were monitored at three sites along the Niobrara River at Agate Fossil Beds National Monument in 2019 completing 23 years of data using Hester-Dendy and Hess samplers. Hess samplers are artificial multi-plate samplers suspended in the water column to allow invertebrates to colonize and Hess samples collect invertebrates in a known area on natural substrate and vegetation. We identified 45 invertebrate taxa from four phyla (Annelida, Arthropoda, Mollusca, Nematoda) using both samplers in the Niobrara River (Appendix A and B). Hester-Dendy samplers collected 4 taxa not found in Hess samples and Hess samples collected 17 taxa not collected with Hester-Dendy samplers. Hess samples captured more (91%) than Hester-Dendy samples (62%). Crustacea, Diptera and Ephemeroptera were the most abundant groups of invertebrates collected in the Niobrara River. The proportion of Insecta, Annelida, Trichoptera and Diptera differed between Hester-Dendy and Hess samples (p < 0.05). EPT richness, proportion EPT taxa and Hilsenhoff’s Biotic Index (HBI) (p < 0.0001) differed between sampler types, but taxa richness, taxa diversity and evenness (p > 0.29) did not. We collected the highest density of invertebrates at the Agate Middle site. Agate Spring Ranch had the lowest taxa richness and HBI, and the highest proportion of EPT taxa. HBI at the sites ranged from 4.0 to 6.3 (very good to fair from Hilsenhoff 1987) using the Hester-Dendy and 5.2 to 6.9 (good to fairly poor from Hilsenhoff 1987) using the Hess sampler.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

DeVivo, Joe. Federal Listing Status of Taxa in National Park Service Units for Use in Determining Appropriate Release of Data (March 2023). National Park Service, 2023. http://dx.doi.org/10.36967/2286464.

Full text
Abstract:
In 2013, Executive Order 13642, Making Open and Machine Readable the New Default for Government Information (GPO 2013), and associated policies issued by the Office of Management and Budget (OMB 2013) mandated that all data be made public by default unless those data are protected from release by one or more authorities. Staff at all National Park Service (NPS) units where the Inventory & Monitoring Division conducts activities identified resources that warrant some level of data protection, and default rules to be used when disseminating information about those resources. In nearly all cases, information about taxa on the federal list of taxa with conservation status (USFWS 2019) were identified as taxa about which data must be protected from public release. This report documents the creation of a standard dataset of federally protected taxa for each NPS unit to use in developing public-access versions of inventory & monitoring data sets developed by the NPS Inventory and Monitoring Program.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Vargas Barsante e Pinto, Thomas, Luciano Perdigão Cota, and Thiago Euzébio. Implantação de Controlador Fuzzy de Taxa no Peneiramento Secundário de S11D. ITV, 2020. http://dx.doi.org/10.29223/prod.tec.itv.mi.2020.31.vargas.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Castellano, Michael A., Jane E. Smith, Thom O'Dell, Efrén Cázares, and Susan Nugent. Handbook to strategy 1 fungal taxa from the Northwest Forest Plan. Portland, OR: U.S. Department of Agriculture, Forest Service, Pacific Northwest Research Station, 1999. http://dx.doi.org/10.2737/pnw-gtr-476.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Liang, Yuting, Liyou Wu, Ian Clark, Kai Xue, Joy D. Van Nostrand, Ye Deng, Zhili He, Penny Hirsch, Steve Mcgrath, and Jizhong Zhou. Taxa-area Relationship (TAR) of Microbial Functional Genes with Long-TGerm Fertilization. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), May 2010. http://dx.doi.org/10.2172/985942.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rosson, James F. The woody biomass resource of major tree taxa for the Midsouth States. New Orleans, LA: U.S. Department of Agriculture, Forest Service, Southern Forest Experiment Station, 1992. http://dx.doi.org/10.2737/so-rb-166.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Buell, Robin, Adam Deutschbauer, Dawn Adin, and Catherine Ronning. Breaking the Bottleneck of Genomes: Understanding Gene Function Across Taxa Workshop Report. Office of Scientific and Technical Information (OSTI), September 2019. http://dx.doi.org/10.2172/1616527.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography