Journal articles on the topic 'Substration events'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Substration events.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 47 journal articles for your research on the topic 'Substration events.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

D'ávila, Sthefane, and Elisabeth Cristina de Almeida Bessa. "Influência do substrato sobre a reprodução de Subulina octona (Brugüière) (Mollusca, Subulinidae), sob condições de laboratório." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 1 (March 2005): 197–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000100024.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi determinar se o substrato influencia a reprodução de indivíduos da espécie Subulina octona (Brugüière, 1789), mantidos em três diferentes substratos: areia, argila e terra vegetal. Foram analisados os seguintes parâmetros: número de ovos produzidos a cada evento reprodutivo, tempo para o alcance da maturidade sexual, idade dos indivíduos a cada evento reprodutivo, intervalo entre eventos reprodutivos, número total de ovos por indivíduo, número total de eventos reprodutivos por indivíduo e aumento do número de ovos de um evento para o subseqüente. O substrato influenciou o tempo necessário para o alcance da maturidade sexual, bem como o tempo para a realização dos eventos reprodutivos subseqüentes ao primeiro, a produção de ovos, o número total de ovos produzidos e de eventos reprodutivos de S. octona. Indivíduos mantidos em caixa com terra vegetal levaram mais tempo para realizar o primeiro, segundo, terceiro e quarto evento reprodutivo, produziram menos ovos, no segundo, terceiro e quarto evento e apresentaram um intervalo maior entre o primeiro e segundo evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Franco, Brenda Mello, Cacio Miranda Andres, Júlia Konrad, Rutineia Tassi, and Tiago Liberalesso. "Avaliação de escoamento pluvial em módulos de telhados verdes com diferentes substratos." Acta Brasiliensis 3, no. 2 (May 27, 2019): 69. http://dx.doi.org/10.22571/2526-4338184.

Full text
Abstract:
A substituição de coberturas impermeáveis por coberturas verdes têm apresentado-se como uma alternativa ambientalmente adequada para a redução do escoamento superficial das águas da chuva. Nesse sentido, essa pesquisa avaliou a eficiência da composição do substrato de telhados verdes na redução do escoamento pluvial. Para tanto, foi realizado o monitoramento de eventos de chuva e vazão, considerando 40 sistemas experimentais (10 tratamentos, com 4 repetições em cada) de telhados verdes modulares, compostos por solo puro, substrato comercial puro e pela combinação de diferentes substratos: casca de arroz carbonizada, casca de arroz in natura e solo. Não houve diferença estatisticamente significativa na taxa de retenção média entre os tratamentos avaliados. Apesar disso, verificou-se que todos os tratamentos testados apresentaram taxa média de retenção do escoamento pluvial igual a 74%, o que demonstra o potencial de utilização de resíduos como a casca de arroz na composição de substratos para telhados verdes, visto seu custo ser mais baixo que o custo de substratos comerciais, devido às suas propriedades como leveza, porosidade e boa drenagem, além de constituir-se em uma alternativa ambientalmente adequada para a destinação desse passivo ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bao, Francielli, Liana Baptista de Lima, and Petterson Baptista da Luz. "Caracterização morfológica do ramo, sementes e plântulas de matayba guianensis Aubl. e produção de mudas em diferentes recipientes e substratos." Revista Árvore 38, no. 1 (February 2014): 63–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622014000100006.

Full text
Abstract:
Matayba guianensis Aubl. é uma Sapindaceae de porte arbustivo ou arbóreo de grande ocorrência no Cerrado brasileiro, com papel fundamental no fornecimento de recursos para formigas e abelhas. Apresenta rápido crescimento e é importante para recuperação de áreas degradadas, mas pouco se conhece sobre a sua produção de mudas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi descrever a morfologia do ramo e da germinação de sementes e plântulas de Matayba guianensis Aubl. em seu desenvolvimento pós-seminal, bem como definir o tipo de substrato e recipiente adequados para emergência de plântulas e produção de mudas desta espécie. Foram avaliados três tipos de recipientes: saco de polietileno preto; tubete e bandeja de isopor, com cinco tipos de substratos: areia; terra; terra-areia-esterco (1:1:1); substrato comercial e fibra de coco, com quatro repetições de 25 sementes em cada tratamento. O ramo, fruto, semente, plântulas e seus eventos morfológicos foram descritos. O ramo é cilíndrico, com folhas paripinadas e alternas; fruto seco, deiscente e sementes com grande quantidade de arilo; a germinação é criptocotiledonar e hipógea. Sua maior porcentagem de emergência ocorreu no recipiente isopor com 91% das sementes germinadas em substrato comercial, seguida de fibra de coco (88%). O desenvolvimento da raiz e do caule foi maior em tubete e em saco plástico, utilizando-se substrato comercial ou fibra de coco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amaral, João André do, Regina Maria Monteiro de Castilho, and Kuniko Iwamoto Haga. "EFEITO DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE E SUBSTRATOS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE GRAMA BERMUDA." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 25, no. 3 (July 1, 2016): 291–302. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2016v25n3p291-302.

Full text
Abstract:
A luminosidade e o tipo de substrato utilizado na implantação de gramados são alguns dos fatores que devem ser considerados na escolha da espécie de grama. Com a realização de eventos esportivos internacionais nos últimos anos no país, houve a necessidade de alterações arquitetônicas nas arenas, com a implantação de coberturas, aumentando o sombreamento do gramado e, deste modo, o presente estudo teve por objetivo avaliar a influência da luminosidade e de diferentes substratos no desenvolvimento inicial de grama bermuda (Cynodon dactylon x C. transvaalensis). O experimento foi conduzido no Campus II - UNESP, de Ilha Solteira ? SP, em esquema fatorial 5 x 4 (substratos x luminosidades), em delineamento inteiramente casualizado com 20 tratamentos e 3 repetições. Os substratos foram: S1 = Solo, S2 = Solo + areia (2:1), S3 = Solo + matéria orgânica (1:1), S4 = Solo + matéria orgânica + areia (2:1:1) e S5 = Matéria orgânica + areia (3:1), em 4 condições de luminosidade (pleno sol, 30%, 50%, 80% de sombreamento), durante os meses de março de 2014 a agosto de 2014. Foram avaliados: Comprimento médio da parte aérea do gramado e massa fresca e massa seca das folhas. Foi possível concluir que níveis mais intensos de sombreamento estimularam o crescimento em comprimento da parte aérea da grama, porém houve uma redução no acúmulo de massa fresca e seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

D'ávila, Sthefane, and Elisabeth Cristina de Almeida Bessa. "Influência do substrato sobre o crescimento de Subulina octona (Brugüière) (Mollusca, Subulinidae), sob condições de laboratório." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 1 (March 2005): 205–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000100025.

Full text
Abstract:
Os moluscos pulmonados selecionam substratos adequados a sua sobrevivência, exibindo preferência por determinadas características químicas, físicas e estruturais. Esse fator ambiental afeta a reprodução e a sobrevivência desses animais. Todavia, ainda permanece obscuro que aspectos do ciclo de vida e comportamento são influenciados. O presente trabalho teve por objetivo determinar se o substrato influencia o crescimento de indivíduos da espécie Subulina octona (Brugüière, 1789), mantidos em areia, argila e terra vegetal. Indivíduos mantidos em caixa com terra vegetal, apresentaram menor comprimento de concha aos 15 e 30 dias de vida, no primeiro, segundo e terceiro evento reprodutivo, quando comparados a indivíduos criados em caixas com areia e argila. Foi observada uma tendência para a desaceleração do crescimento dos indivíduos submetidos aos três tratamentos, mostrando que o crescimento indeterminado, com o declínio progressivo do crescimento após a maturidade, é a estratégia exibida por S. octona. No presente estudo, foi observado que S. octona ingeria substrato regularmente e que os indivíduos criados em terra vegetal consumiam menos ração. É provável que a terra vegetal forneça condições semelhantes ao habitat preferencial dos moluscos em ambiente natural e seja mais propícia à utilização como recurso alimentar. Dessa forma, os moluscos criados em terra vegetal tenderam a consumir mais substrato e menos ração do que aqueles criados em areia e argila, obtendo quantidade menor de nutrientes, o que pode ter influenciado seu crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Vanessa Lorencini da, Fabíola Vitti Môro, Carlos Ferreira Damião Filho, José Roberto Môro, Breno Marques da Silva e. Silva, and Hamilton César de Oliveira Charlo. "Morfologia e avaliação do crescimento inicial de plântulas de Bactris gasipaes Kunth. (arecaceae) em diferentes substratos." Revista Brasileira de Fruticultura 28, no. 3 (December 2006): 477–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452006000300030.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivos descrever a morfologia dos diásporos, as fases da germinação e determinar o substrato mais adequado para o crescimento inicial de plântulas de pupunha. Periodicamente, unidades representativas de cada fase de germinação foram retiradas para a descrição da seqüência dos eventos morfológicos. Os substratos usados para o crescimento inicial foram Plantmax HT, areia, terra (latossolo roxo) e outro com proporções iguais de terra, areia e esterco (TAE). Avaliou-se o crescimento inicial das plântulas aos 101 dias após o transplante, com base na sua altura, número de folhas, comprimento e largura das folhas. Observou-se que as sementes são albuminosas, com endosperma oleaginoso e de consistência relativamente dura. O embrião é lateral, periférico e relativamente indiferenciado, de forma cônica. A germinação inicia-se com o desenvolvimento de uma massa de células indiferenciadas na depressão micropilar. Posteriormente, esta massa de células torna-se cilíndrica, com a diferenciação dos primórdios caulinar e radicular. O primórdio caulinar é constituído por três bainhas envolvendo a primeira folha. Estas se abrem sucessivamente, permitindo a emergência da folha primária. Entre os substratos testados, de acordo com os parâmetros avaliados, os mais adequados para crescimento inicial de mudas de Bactris gasipaes Kunth foram o TAE e o Plantmax.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Haber, Esther P., Rui Curi, Carla R. O. Carvalho, and Angelo R. Carpinelli. "Secreção da insulina: efeito autócrino da insulina e modulação por ácidos graxos." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 45, no. 3 (June 2001): 219–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302001000300003.

Full text
Abstract:
A insulina exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose e atua de maneira coordenada em eventos celulares que regulam os efeitos metabólicos e de crescimento. A sub-unidade beta do receptor de insulina possui atividade tirosina quinase intrínseca. A autofosforilação do receptor, induzida pela insulina, resulta na fosforilação de substratos protéicos intracelulares, como o substrato-1 do receptor de insulina (IRS-1). O IRS-1 fosforilado associa-se a domínios SH2 e SH3 da enzima PI 3-quinase, transmitindo, desta maneira, o sinal insulínico. A insulina parece exercer feedback positivo na sua secreção, pela interação com seu receptor em células B pancreáticas. Alterações nos mecanismos moleculares da via de sinalização insulínica sugerem uma associação entre resistência à insulina e diminuição da secreção deste hormônio, semelhante ao observado em diabetes mellitus tipo 2. Uma das anormalidades associadas à resistência à insulina é a hiperlipidemia. O aumento do pool de ácidos graxos livres circulantes pode modular a atividade de enzimas e de proteínas que participam na exocitose da insulina. Essa revisão descreve também os possíveis mecanismos de modulação da secreção de insulina pelos ácidos graxos em ilhotas pancreáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

D'ávila, Sthefane, and Elisabeth C. de A. Bessa. "Influência de diferentes substratos e umidade sobre o crescimento e o número de ovos produzidos por Subulina octona (Brugüière) (Mollusca, Subulinidae), sob condições de laboratório." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 2 (June 2005): 349–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar a influência da umidade do substrato sobre o crescimento e a reprodução de Subulina octona (Brugüière, 1789), criada em areia, argila e terra vegetal. Sobre o grupo experimental, constituído por três grupos tratados (substrato umedecido com 10ml de água a intervalos de cinco dias) e três grupos controle (substrato umedecido com 10ml de água a intervalos de um dia), foram realizadas observações a cerca do crescimento, expresso pelo comprimento da concha; do número de ovos produzidos e do comprimento da concha no primeiro evento reprodutivo. O grupo tratamento e o grupo controle constituíram-se de 210 indivíduos recém-eclodidos, distribuídos aleatoriamente em caixas diferenciais em função do substrato utilizado: caixa 1 e controle 1, com areia; caixa 2 e controle 2, com argila; caixa 3 e controle 3, com terra vegetal. Cada caixa continha 35 indivíduos. Os indivíduos do grupo controle (substrato umedecido a intervalos de um dia) apresentaram um ritmo de crescimento mais rápido. A umidade do substrato foi um fator de maior influência sobre a reprodução dos indivíduos criados em caixas com areia e argila. Houve diferença significativa entre as médias do comprimento da concha e do número de ovos produzidos, no primeiro evento reprodutivo dos indivíduos da caixa 1 (areia) e do grupo controle 1. Os indivíduos da caixa 2 (argila) apresentaram menor comprimento de concha no primeiro evento reprodutivo do que os indivíduos do grupo controle 2. Os gastrópodes terrestres perdem água pelo tegumento e, do mesmo modo, se reidratam pelo tegumento, através da chamada reidratação por contato. Neste contexto, a umidade do substrato influencia a manutenção da homeostase por estes organismos e conseqüentemente seu crescimento e reprodução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Angelini, A., A. Abdurahakman, R. Manara, P. Amistà, and G. Thiene. "Substrati anatomo-patologici degli aneurismi cerebrali." Rivista di Neuroradiologia 16, no. 1 (February 2003): 123–33. http://dx.doi.org/10.1177/197140090301600116.

Full text
Abstract:
Atherosclerosis and fibromuscular dysplasia are the two most common causes of cerebral aneurysms. Saccular aneurysms are mainly congential and located in the bifurcations. Fusiform aneurysms are caused by atherosclerosis and involve the posterior portion, mainly the vertebral and basilar arteries and may develop into giant aneurysms. Cerebral atherosclerosis causes two types of lesions: stenosis with the formation of atheromatous plaque jutting into the lumen, and aneurysms leading to vascular remodelling with erosion of the internal elastic membrane, atrophy of the media and thickening and hyalinization of the intima. Atheromatous plaque is characterised by a fibromuscular intimal cap and a necrotic lipid core with atrophy of the underlying media. Plaque may thicken to occlude the vessel by intraplaque haemorrhage and superimposed occlusive thrombosis due to ulceration, or rupture of the fibrous cap caused by inflammation. It remains unsettled whether atherosclerotic cerebral aneurysms are malformations, with congenital abnormalities of the internal elastic membrane and elastic fibres constituting the media, or whether atheromatous changes are secondary to impaired blood flow. Thinning of the wall could also be caused by flow changes with parietal stress resulting from the turbulence caused by atherosclerotic stenotic lesions or the outcome of dissection of the arterial wall. Fibromuscular dysplasia is a multifocal vascular disease of unknown origin, not atherosclerotic or inflammatory, mainly affecting the brain media with lesions characterized by areas of concentric fibromuscular tissue jutting into the vessel lumen alternating with areas of thinning to almost disappearance of the tunica media and discontinuity of the internal elastic membrane in areas of thinning with the formation of aneurysms. Vessel calibre varies with areas of luminal stenosis alternating with areas of aneurysmal dilatation. The origin of this disease remains unknown and it is thought to be multifactorial possibly associated with saccular aneurysms, fusiform giant aneurysms, dissection of the intracranial arteries, cavernous fistulae and stenosis or occlusion associated with dysplasia. Aneurysms in the brain may share the same underlying mechanisms as aneurysms elsewhere involving atherosclerosis and fibromuscular dyspasia, i.e. remodelling of the extracellular matrix. A recent hypothesis suggested that cerebral aneurysms were caused by an active mechanisms in the arterial wall rather than a passive process linked to genetically determined structural defects or purely haemodynamic events. Apoptosis has also been implicated in the remodelling of the extracelular matrix in the wall of cerebral aneurysms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brandão, Marcus Lira, Daniel Machado Vianna, Sueli Masson, and Júlia Santos. "Organização neural de diferentes tipos de medo e suas implicações na ansiedade." Revista Brasileira de Psiquiatria 25, suppl 2 (December 2003): 36–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462003000600009.

Full text
Abstract:
A natureza das respostas de medo em animais expostos a situações ameaçadoras depende da intensidade e da distância do estímulo aversivo. Esses estímulos podem ser potencialmente perigosos, distais ou proximais ao animal. Esforços têm sido feitos no sentido de identificar os circuitos neurais recrutados na organização das reações defensivas a estas condições aversivas. Neste artigo, sumarizamos evidências que associam os sistemas cerebrais de defesa ao conceito de medo-stress-ansiedade. Respostas de orientação ao estímulo de perigo, à esquiva e à preparação para o enfrentamento do perigo parecem estar associados à ansiedade. O giro do cíngulo e o córtex pré-frontal de um lado; o núcleo mediano da rafe, septo e o hipocampo de outro fazem parte dos circuitos cerebrais que integram essas respostas emocionais. No outro extremo, estímulos de medo que induzem formas ativas de defesa, mas pouco elaboradas, determinam estados emocionais de natureza diferente e parecem associadas a manifestações elementares de medo. A substância cinzenta periaquedutal dorsal constitui o principal substrato neural para a integração desses estados aversivos no cérebro. Comportamentos defensivos desse tipo são produzidos pela estimulação elétrica e química desta estrutura. À medida que os estímulos ameaçadores, potenciais e distais dão lugar a estímulos de perigo muito intensos ou são substituídos por estímulos proximais de medo, ocorre uma comutação (switch) dos circuitos neurais usualmente responsáveis pela produção de respostas condicionadas de medo para reações defensivas com baixo nível de regulação e organização que se assemelham aos ataques de pânico. Portanto, dependendo da natureza do evento estressor ou do estímulo incondicionado, o padrão de respostas defensivas orientadas e organizadas cede lugar a respostas motoras incoordenadas e incompletas. A amígdala e o hipotálamo medial podem funcionar como uma espécie de interface comutando os estímulos para os substratos neurais apropriados para elaboração das respostas defensivas condicionadas ou incondicionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Sousa, Rebeca Grilo de. "Os escombros do Castello: as representações sobre um desmonte em três atos." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 10, no. 2 (March 14, 2019): 401–26. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v10i2.8650475.

Full text
Abstract:
Processos de modernização urbana, amiúde, caminham lado a lado a eventos de destruição. Seja como uma tabula rasa ou com ações pontuais, estes processos colocam em xeque parte da memória urbana, ao eliminar componentes da narrativa urbana. Intenta-se, ao revisitar processos de modernização urbana, apresentar uma nova leitura para os eventos de destruição ocorridos nas cidades. Ao identificar nestes episódios as representações sobre as demolições empreendidas no tecido urbano e fazer delas o substrato para reconhecer as sensibilidades que afloram nestes eventos, colabora-se para a História Cultural Urbana das cidades brasileiras, bem como apreende-se um dos processos de formação de sensibilidades hoje consolidadas (ou em processo de consolidação) como o de preservação do acervo construído.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Santos, Carla Hemillay de Oliveira, Emanuel Ferraz Jardim de Sá, Fernando César Alves da Silva, and Alex Francisco Antunes. "Reativações pós-silurianas do Lineamento Transbrasiliano na porção sul da Bacia do Parnaíba." Geologia USP. Série Científica 18, no. 2 (July 24, 2018): 71–86. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v18-134712.

Full text
Abstract:
O Lineamento Transbrasiliano (LTB) apresenta direção NE-SW. Cerca de 900 km desse sistema interceptam o substrato da Bacia do Parnaíba (BPar), inferido, a partir de dados geológicos e geofísicos, como uma zona de cisalhamento plástica transcorrente dextral. Este trabalho objetivou abordar a assinatura estrutural e os marcadores estratigráficos associados às reativações do LTB na região sul da bacia, ao leste de Palmas (TO). No embasamento cristalino, um estágio tardio do LTB se expressa como uma zona dúctil-frágil também de cinemática dextral de idade ediacarana-cambriana, no NW do Ceará. Nas unidades litoestratigráficas da BPar são distinguidos eventos de reativação em regime frágil ou hidroplástico. Na região de estudo, um evento mais antigo registra cinemática transcorrente sinistral expressa principalmente como bandas de deformação e falhas com direção NE, combinadas a estruturas dilatacionais (incluindo juntas e falhas normais) ou conjugadas/antitéticas de rejeito direcional ou oblíquo, com orientações que variam de NNE a NNW, todas observadas nos litotipos das Formações Sambaíba e Pedra de Fogo, bem como nas mais antigas. Ao sudeste de Alto Parnaíba (MA) são observadas evidências de atividade tectônica sindeposicional durante o Permiano superior. Um segundo conjunto de estruturas composto por falhas normais associadas a uma distensão N/NNW, impressas nos corpos básicos de idade eojurássica da Suíte Mosquito, que, por sua vez, é capeada por depósitos com seixos das vulcânicas, correlacionados à Formação Corda. Um terceiro conjunto de estruturas, caracterizado por falhas normais ou oblíquas com direção NE, registra distensão NW, sendo associada ao evento de rifteamento da Margem Leste brasileira, durante o Cretáceo Inferior. Finalmente, um quarto evento, de ocorrência restrita, envolve distensão NE e está registrado em arenitos correlacionados ao Grupo Urucuia, implicando uma idade máxima neocretácea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rodrigues, A. C., F. A. Artioli, M. Polo, L. C. A. Barbosa, and L. A. Beijo. "Efeito alelopático de folhas de bamburral [Hyptis suaveolens (L.) Poit.] sobre a germinação de sementes de sorgo (Sorghum vulgare Pers.), rabanete (Raphanus sativus L.) e alface (Lactuca sativa L.)." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 14, no. 3 (2012): 487–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722012000300010.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente trabalho foi à verificação do efeito alelopático de Hyptis. suaveolens na germinação de sorgo, alface e rabanete, bem como, a comprovação da existência de compostos com potencial alelopático. Sementes de sorgo, alface e rabanete foram semeadas em substrato constituído de areia, terra e adubo orgânico contendo folhas de H. suaveolens. As análises da germinação foram feitas considerando a protrusão da radícula para o término do evento germinativo. Foi calculado o IVG (índice de velocidade de germinação) e %G (porcentagem de germinação). Os resultados mostraram que sorgo e a alface foram mais susceptíveis ao potencial alelopático de H. suaveolens, sendo que para o rabanete foi observado um efeito benéfico. Entre os tratamentos, o substrato esterilizado e não esterilizado mostraram diferenças entre si. A análise cromatográfica do óleo essencial presente nas folhas de H. suaveolens revelou a presença de compostos com potencial alelopático. Portanto, H. suaveolens, pode apresentar efeito alelopático positivo no IVG de sementes de rabanete e a presença de microorganismos pode ser necessária para que esse efeito alelopático aconteça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Steidle Neto, Antonio J., Sérgio Zolnier, Waldir A. Marouelli, and Herminia E. P. Martinez. "Avaliação do desempenho de um sistema automático para controle da fertirrigação do tomateiro cultivado em substrato." Engenharia Agrícola 29, no. 3 (September 2009): 380–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162009000300005.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de um sistema de controle automático de fertirrigação para a produção do tomateiro em substrato de areia, comparativamente ao sistema de controle convencional quanto à redução de solução nutritiva. No método de controle automático, os eventos de fertirrigação foram estabelecidos em função das condições meteorológicas do ambiente de cultivo e do estádio de desenvolvimento da cultura. Para isso, o modelo de Penman-Monteith foi utilizado como suporte para a tomada de decisão sobre a frequência adequada para aplicação da solução nutritiva. No sistema de controle convencional, os intervalos entre as fertirrigações permaneceram fixos durante todo o ciclo do tomateiro. Os resultados demonstraram que o sistema de controle automático atendeu plenamente às necessidades hídricas da cultura, sem comprometer a produção do tomateiro, proporcionando reduções expressivas no consumo de solução nutritiva. Por outro lado, o sistema de controle convencional realizou número excessivo de fertirrigações, principalmente durante o estádio inicial de desenvolvimento do tomateiro e nos dias caracterizados por elevada nebulosidade. No estádio inicial de crescimento, verificou-se que os volumes totais de solução nutritiva, aplicados ao tomateiro pelo sistema convencional, excederam as necessidades hídricas da cultura em 1,31 e 1,39 L planta-1 em dias típicos com céu claro e nublado, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Lelo, Thales Vilela, and Lorena Rúbia Pereira Caminhas. "Desinformações sobre gênero e sexualidade e as disputas pelos limites da moralidade." MATRIZes 15, no. 2 (August 31, 2021): 179–203. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i2p179-203.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a circulação da desinformação no Brasil considerando seu substrato sociocultural. Investiga histórias falsas sobre gênero e sexualidade compartilhadas em 2019, argumentando que elas se inscrevem em um terreno de disputas morais. A pesquisa coletou fake news e boatos sobre esses dois marcadores nos bancos de dados de agências de fact-checking. As características narrativas das histórias falsas foram averiguadas via análise textual qualitativa e as fontes de publicação foram identificadas por pesquisa reversa em motores de busca. Dentre os principais resultados, constata-se que ao menos 65 peças de desinformação abordaram gênero e sexualidade, a maioria delas referindo-se a eventos que pautaram a agenda pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

McFarlane, Alexander C. "Il rebus della resilienza nell'impatto con eventi traumatici. Una prospettiva psicobiologica." RIVISTA SPERIMENTALE DI FRENIATRIA, no. 1 (April 2010): 41–62. http://dx.doi.org/10.3280/rsf2010-001004.

Full text
Abstract:
La resilienza allo stress ambientale č un fenomeno multidimensionale che puň manifestarsi durante l'etŕ evolutiva o al momento dell'esposizione allo stress durante la vita adulta. Da un punto di vista biologico, una precisa defi nizione di resilienza č necessaria per consentire il progresso della ricerca in quest'area. Inoltre, risulta importante defi nire qual č la risposta normale ad un evento traumatico. Alcune recenti ricerche hanno sottolineato il fatto che molte persone sono esposte a fattori di stress maggiori di altre senza peraltro sviluppare sintomi signifi cativi. Il substrato biologico di questa apparente mancanza di reattivitŕ č investigato al meglio in studi longitudinali con molteplici rilevazioni di dati. Appare interessante, comunque, il fatto che gli studi di neuroimaging abbiano suggerito la possibilitŕ che le esposizioni ad eventi traumatici non siano comunque a costo zero. In particolare, la neuroimaging di individui traumatizzati che non hanno sviluppato patologia sembra indicare alcune differenze nell'attivitŕ neurale rispetto ai controlli non esposti, indicativi del fatto che la resilienza potrebbe essere associata ad un crescente carico allostatico. Approcci promettenti per comprendere meglio la resilienza sono rappresentati dagli studi che esaminano l'interazione tra geni ed ambienti ad alto rischio. Particolarmente interessanti risultano i geni coinvolti nella risposta di allerta ed orientamento all'ambiente come pure i sintomi correlati al controllo esecutivo. Tuttavia, una comprensione ottimale della resilienza verrŕ dalla comprensione di quali geni incidano sulle reti neuronali e non su singole regioni del cervello o su isolati sistemi di neurotrasmettitori. Quindi da una prospettiva neurobiologica la resilienza deve essere vista come un processo longitudinale di adattamento, caratterizzato da fasi in cui l'adattabilitŕ puň avere delle accelerazioni e fasi in cui la funzione č compromessa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Araújo, Glácia Lopes, José Francisco De Araújo Silva, and Cláudia Maria Sabóia de Aquino. "A geoconservação no Brasil: panorama das iniciativas institucionais e das discussões sobre a temática em eventos científicos." Physis Terrae - Revista Ibero-Afro-Americana de Geografia Física e Ambiente 1, no. 2 (December 31, 2019): 215–30. http://dx.doi.org/10.21814/physisterrae.2237.

Full text
Abstract:
A geodiversidade desempenha importante papel, seja como substrato para biodiversidade, como fonte de recursos para o desenvolvimento das sociedades humanas ou como guardiã da evolução geológica do planeta. O Brasil guarda em seu território complexos registros da evolução geológica do planeta, de modo que conhecer e conservar a riqueza desse patrimônio se constitui como grande desafio. O presente artigo tem por objetivo apresentar um quadro geral da geoconservação no Brasil, tomando como base as principais iniciativas institucionais e a discussão da temática em eventos científicos. A metodologia foi baseada na consulta de livros, teses, dissertações, artigos e sites para elencar as principais iniciativas institucionais e na consulta e análise dos anais, dos últimos dez anos, de quatro grandes eventos nacionais que têm abordado a temática da geodiversidade e geoconservação em suas edições, realizando-se a busca de palavras-chave (geodiversidade, geoconservação, patrimônio geológico, geopatrimônio, geoturismo, geoparque) nos títulos, resumos e palavras-chave dos artigos publicados nos anais dos eventos selecionados. A partir dessa análise, foi possível perceber um crescente interesse da temática em questão. No entanto, a distribuição espacial ainda não é uniforme no território brasileiro, embora existam iniciativas institucionais e se discuta a temática em todas as regiões do país, ainda há uma concentração maior na região Sudeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Muniz, Keni P. R., Ariovaldo A. Giaretta, Wagner R. Silva, and Kátia G. Facure. "Auto-ecologia de Hypsiboas albopunctatus (Anura, Hylidae) em área de Cerrado no sudeste do Brasil." Iheringia. Série Zoologia 98, no. 2 (June 2008): 254–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0073-47212008000200014.

Full text
Abstract:
Neste estudo, descrevemos aspectos da biologia reprodutiva de H. albopunctatus. Coletamos os dados no município de Uberlândia (MG), Brasil. Eventos comportamentais foram observados focalmente. Determinamos o padrão de distribuição espacial dos girinos. Comparamos a abundância de girinos em lagos e brejos, correlacionando-a com profundidade, quantidade de substrato vegetal e número de artrópodes através de uma Análise de Componentes Principais. Testamos a palatabilidade de ovos e girinos para duas espécies de teleósteos. A atividade de vocalização ocorria em praticamente todos os meses do ano. Os machos eram menores que as fêmeas e tinham um espinho em cada prepolex. O amplexo foi alternado entre os tipos axilar e timpânico. As desovas (média de 769 ovos) foram postas à superfície da água em uma monocamada. Girinos recentes eram pretos, porém tornavam-se acobreados ao longo do desenvolvimento. Diferentemente dos girinos, os ovos foram impalatáveis para os teleósteos testados. Os girinos eram mais abundantes nos brejos e se distribuíam de forma agregada no ambiente. Somente nos lagos houve correlação positiva entre a abundância de girinos e profundidade, número de artrópodes e quantidade de substrato vegetal. A reprodução da espécie quase continua ao longo do ano é um comportamento raro entre anuros do sudeste do Brasil. A abundância maior de girinos nos brejos pode ser devido à ausência de teleósteos predadores. A impalatabilidade dos ovos e o uso de micro-hábitat de refúgio pelos girinos provavelmente são os mecanismos que possibilitam a coocorrência de H. albopunctatus com teleósteos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Brieda, Luis G. "Bioquímica estructural del metabolismo de ácidos nucleicos: mecanismos de la fidelidad en las polimerasas de ácidos nucleicos." Encuentro, no. 75 (December 13, 2006): 58–68. http://dx.doi.org/10.5377/encuentro.v0i75.3700.

Full text
Abstract:
LAS POLIMERASAS DE ÁCIDOS NUCLEICOS LLEVAN A CABO REACCIONES clave como la replicación y transcripción del material genético con gran exactitud. En esta revisión se explican en términos estructurales, los fundamentos de la elevada fidelidad de las polimerasas de ácidos nucleicos y se da énfasis a la excepción a la regla, la incorporación de nucleótidos usando como substrato la lesión 8- oxoguanosina (8oG). T7 ADN polimerasa es una enzima modular, que consiste en un dominio con actividad de exonucleasa o de edición y un dominio de polimerización. La fidelidad durante la inserción de nucleótidos ocurre por un mecanismo de enlace inducido y la rigidez del dominio de polimerización. Esta fidelidad puede ser mayor debido a la actividad de edición, por la cual, una base erróneamente incorporada, se traslada del dominio de polimerización al de edición para ser removida. Así, T7 ADN polimerasa comente en promedio solamente un error por cada millón de bases replicadas. Sin embargo esta polimerasa se “equivoca” en uno de cada cuatro intentos (incorporación de dATP en lugar de dCTP) cuando replica la lesión 8oG. La inserción, fiel o infiel, teniendo como substrato 8oG, se relaciona con la rigidez del sitio activo de la enzima y modificaciones pequeñas en el sitio activo alteran su grado de fidelidad. Un evento de inserción mutagénico 8oG·dATP, “engaña” el sistema de edición al formar un par que asemeja el par normal Thy·dATP. Entender el fenómeno de la fidelidad en polimerasas replicativas esta directamente asociado a poder combatir enfermedades como el cáncer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Palma, Janaina, and Lázaro Zuquette. "Avaliação integrada da infiltração e do escoamento superficial frente a diferentes eventos de chuvas – Bacia hidrográfica do Córrego Vaçununga (Luis Antônio – SP), Brasil." Geotecnia, no. 106 (March 21, 2006): 75–95. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_106_4.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os resultados da avaliação integrada das condições de infiltração e do es coamento superficial, assim como da aplicação do modelo de Green e Ampt (1911) considerando as modifi cações de Morel-Seytoux e Khanji (1976) e de Chu (1978) para chuvas com intensidades constantes e tran sientes. O estudo foi desenvolvido na Bacia do Córrego Vaçununga, na cidade de Luis Antônio (SP), estado de São Paulo, Brasil, por esta ter o substrato rochoso constituído na quase totalidade (90%) de arenitos da For mação Botucatu. Seu objetivo foi avaliar o comportamento de recarga e, conseqüentemente, o transporte de poluentes. Foram realizados ensaios in situ e em laboratório para caracterizar os materiais inconsolidados quanto aos índices físicos, capacidade de infiltração, sucção matricial e condutividade hidráulica. Os dados pluviométricos foram coletados de janeiro de 2000 a dezembro de 2002 e enquadrados em 12 cenários que representaram todos os tipos de precipitações ocorridas no período considerando-se a relação entre intensidade e tempo efetivo de duração. Observou-se que, embora os materiais geológicos da região apresentem homoge neidade textural, o comportamento hidrodinâmico sofre significativa influência do tipo de uso instalado e seu estágio em termos de manejo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Rodrigues, Alexandre Couto, Flávio Gilberto Herter, Valtair Veríssimo, Geraldo Chavarria, João Peterson Pereira Gardin, and Ângela Diniz Campos. "Determinação por cromatografia gasosa de açúcares em frutíferas de clima temperado." Revista Brasileira de Fruticultura 27, no. 1 (April 2005): 173–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000100046.

Full text
Abstract:
As frutíferas de clima temperado apresentam o fenômeno da dormência. Na saída da dormência, há a conversão do amido para açúcares solúveis, como substrato para a retomada de crescimento na primavera. Visando à maior compreensão da fisiologia das plantas em respostas a eventos, como as variações climáticas, estresses e problemas de adaptação, desenvolveu-se este trabalho, no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Embrapa Clima Temperado, com o objetivo de descrever uma metodologia para a determinação das concentrações dos açúcares solúveis (frutose, sorbitol, alfa-glicose, beta-glicose e sacarose), em tecidos vegetais de frutíferas, via cromatografia gasosa. O cromatógrafo utilizado para as análises dos açúcares por essa metodologia é o GAS CHROMATOGRAPH e a coluna do tipo Packed Column J. K. de 3,2mm de diâmetro por 2m de comprimento, empacotada com Silicone SE-52 Uniport HP 80/100 mesh. Através da cromatografia gasosa, obtêm-se eficiência e resolução cromatográfica, para análises de açúcares solúveis, sendo, desta forma, vantajoso e executável esse tipo de análise pelo método descrito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cacama, Moisés Samuel João Bota, Emanuel Ferraz Jardim de Sá, Fernando César Alves da Silva, and Fernando Antônio Pessoa Lira Lins. "Structural and geophysical signature of the Northern Portion (Ceará-Piauí border) of the Transbrasiliano Lineament: reactivation in the Parnaíba Basin." Geologia USP. Série Científica 15, no. 3-4 (December 26, 2015): 67. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9095.v15i3-4p67-81.

Full text
Abstract:
O Lineamento Transbrasiliano é uma importante zona de cisalhamento com direção NE-SW, relacionada à orogênese Brasiliana e que evoluiu em estágios de alta até baixa temperatura. No presente trabalho, investigou-se a assinatura estrutural e geofísica da porção norte do Lineamento Transbrasiliano (fronteira Ceará-Piauí). Na literatura é comum a referência à reativação fanerozoica dessa estrutura, a qual teria originado diversos grabens tardi-brasilianos precedentes à sinéclise paleozoica do Parnaíba, a exemplo do Graben de Jaibaras. Em etapas evolutivas mais jovens, as falhas que seccionam as unidades da Bacia do Parnaíba, ao longo de toda a extensão do Lineamento Transbrasiliano, exprimem a sua reativação em eventos sucessivos. O mapa magnético da região exibe anomalias com direção NE, interpretadas como a assinatura do Lineamento Transbrasiliano (e das estruturas brasilianas da Província Borborema) na sua expressão de alta temperatura. O Graben de Jaibaras é marcado por uma faixa anômala retilínea com alta suscetibilidade magnética, aparentemente sem continuidade expressiva no substrato da Bacia do Parnaíba. As análises geométrica e cinemática das estruturas da área, utilizando dados de sensor remoto e de campo, permitiram caracterizar quatro fases de deformação. A fase deformacional Dn ocorre de modo exclusivo no Graben de Jaibaras (o que permite inferir sua idade, ediacarana-cambriana), com desenvolvimento de estruturas de temperatura mais elevada, comparativamente aos eventos subsequentes. As fases deformacionais D1 , D2 e D3 ocorrem afetando tanto o Graben de Jaibaras como as sequências paleozoicas da borda NE da Bacia do Parnaíba, com geração de estruturas em temperatura baixa, essencialmente rúpteis/cataclásticas, que são tentativamente correlacionadas com os estágios de abertura do Atlântico ou mesmo com eventos orogênicos distais de idade Paleozoica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Carvalheira, José B. C., Henrique G. Zecchin, and Mario J. A. Saad. "Vias de Sinalização da Insulina." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 46, no. 4 (August 2002): 419–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302002000400013.

Full text
Abstract:
A insulina é um hormônio anabólico com efeitos metabólicos potentes. Os eventos que ocorrem após a ligação da insulina são específicos e estritamente regulados. Definir as etapas que levam à especificidade deste sinal representa um desafio para as pesquisas bioquímicas, todavia podem resultar no desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para pacientes que sofrem de estados de resistência à insulina, inclusive o diabetes tipo 2. O receptor de insulina pertence a uma família de receptores de fatores de crescimento que têm atividade tirosina quinase intrínseca. Após a ligação da insulina o receptor sofre autofosforilação em múltiplos resíduos de tirosina. Isto resulta na ativação da quinase do receptor e conseqüente fosforilação em tirosina de um a família de substratos do receptor de insulina (IRS). De forma similar a outros fatores de crescimento, a insulina usa fosforilação e interações proteína-proteína como ferramentas essenciais para transmitir o sinal. Estas interações proteína-proteína são fundamentais para transmitir o sinal do receptor em direção ao efeito celular final, tais como translocação de vesículas contendo transportadores de glicose (GLUT4) do pool intracelular para a membrana plasmática, ativação da síntese de glicogênio e de proteínas, e transcrição de genes específicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Belarmino, Yuri da Silva. "MECANISMOS DE INTERAÇÃO ENTRE RELEVO E SOLO NA SERRA DA ARATANHA, UM ESTUDO PRELIMINAR." Revista de Geociências do Nordeste 2 (October 27, 2016): 1–11. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0id10418.

Full text
Abstract:
O presente trabalho traz um estudo que aborda a relação entre alguns elementos da paisagem tais como relevo, solos e o substrato rochoso, tendo como recorte espacial a Serra da Aratanha. Este maciço encontra-se inserido na faixa pré-litorânea, a aproximadamente 30 km da capital Fortaleza, fazendo parte dos relevos estruturados a partir de eventos de flexura marginal que deram origem à margem continental passiva no setor setentrional do Ceará. Busca-se a partir de referencial teórico, técnicas de geoprocessamento e análises de campo, compreender e estabelecer a interação entre os elementos supracitados, concebendo a pedogênese como um processo dependente do modelado terrestre. A partir do levantamento das tipologias de solos encontradas na Serra, foi possível, sob o traçado de dois perfis topográficos, encontrar uma relação clara entre a espacialização das classes com a geomorfologia local. Assim, foi entendido que os Argissolos vermelho-amarelos se apresentam em declives mais suaves, com perfis mais espessos e boas condições de umidade, diferentemente dos Neossolos litólicos que estão situados nas encostas onde há a formação inicial de um horizonte superficial em ambientes de menor umidade. E ainda há manchas de Luvissolos de pouca expressividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Da Cunha Thompson Flores, Mariana Flores, and José Martinho Rodrigues Remedi. "Duelos impressos: a circulação de notícias sobre duelos na imprensa brasileira. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, 1910-1930." Anuario Colombiano de Historia Social y de la Cultura 48, no. 2 (June 11, 2021): 209–40. http://dx.doi.org/10.15446/achsc.v48n2.95653.

Full text
Abstract:
Objetivo: Este artigo analisa a circulação de notícias na imprensa brasileira de duelos nacionais e internacionais que indicam o quanto esse assunto compunha o escopo de interesses e formava parte de um substrato cultural nas décadas de 1920 e 1930. Metodologia: a investigação foi realizada a partir do acervo da Hemeroteca Digital Brasileira, no qual foram mapeadas as ocorrências e fluxo de notícias, entre 1910-1930, em jornais do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, e foram analisados três eventos ocorridos em 1920 que mobilizaram as atenções da imprensa (duelo Batlle-Beltrán, desafio Lager-Saguier e Ley del Duelo). Originalidade: no disputado universo da circulação de notícias, com abundância de temas, públicos leitores diversos e meios de transmissões internacionais restritos, os duelos de diferentes países mereceram espaço de veiculação e demonstraram fazer parte de um rol de interesses que apontou para o individualismo burguês compartilhado e sua particular noção de honra. Conclusões: A análise indicou que a valorização da honra e dos duelos se legitimava, em grande medida, pela circulação de notícias na imprensa. Essa circulação funcionava como recurso de desagravo e de distinção para os envolvidos no âmbito nacional e internacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Guario, Pino, and Bianca Maria Rinaldo. "Il cinema e la psicoanalisi: dal set al setting." GRUPPI, no. 3 (October 2011): 131–44. http://dx.doi.org/10.3280/gru2010-003012.

Full text
Abstract:
Il cinema e la psicoanalisi sono stati spesso oggetto di studio e di interesse reciproco sia da parte dei registi che degli psicoanalisti, ma cosa avvicina questi due ambiti? Il legame fra il cinema e la psicoanalisi sembra poter essere rintracciato fin dalla loro origine, intrecciato da eventi apparentemente accidentali, ma che sono in realtŕ riflesso ed espressione della matrice inconscia collettiva propria della societŕ a cavallo fra XIX e XX secolo. In un'ottica rovesciata, la nascita contestuale delle due discipline puň essere letta anche come il prodotto onirico di quella stessa societŕ che, attraversata dalle angosce belliche e dai mutamenti sociali, sembrava ormai pronta a ripensare se stessa a partire dal confronto con i suoi demoni nascosti. In un'estrema semplificazione si puň infatti affermare che, al di lŕ delle piů complesse analisi sulla relazione fra il linguaggio del cinema e la teoria freudiana, il reale collante che lega indissolubilmente questi due linguaggi dell'anima, sia il loro stesso oggetto di indagine: i fantasmi inconsci che animano il desiderio e le paure dell'individuo nell'incessante ricerca della genesi intrapsichica del Sé e dell'Io, che lascia intravedere perň il substrato comune rappresentato dalla matrice unitaria dell'inconscio sociale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lima, Livia Rossetti de Abreu e., Karoline Medeiros Dias, Thacila Mozzaquatro, Sergio Freitas de Siqueira, Anisio Alexandre Andrade Pedrosa, Silvana Angelina D'Orio Nishioka, Ricardo Alkmim Teixeira, Camila Da Silva Oliveira, Roberto Costa, and Martino Martinelli Filho. "Indicação de cardioversor desfibrilador implantável após morte súbita por fibrilação ventricular em pré-operatório de catarata: relato de caso." Revista de Medicina 96, no. 3 (September 29, 2017): 193. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v96i3p193-196.

Full text
Abstract:
Introdução: A fibrilação ventricular (FV) é um evento grave e fatal na maioria dos pacientes. Neste relato, descrevemos um caso de parada cardíaca durante pré-operatório de cirurgia de catarata em um paciente, com indicação subsequente de cardioversor desfibrilador implantável (CDI) para prevenção secundária de morte súbita cardíaca (MSC). Trata-se de um homem, 72 anos de idade, admitido para cirurgia de catarata com cardiomiopatia dilatada de etiologia desconhecida (DCM). O paciente apresentava hipertensão arterial, diabetes mellitus, hipotireoidismo e dislipidemia. Durante o período pré-operatório foi administrado, para realização de facectomia, colírio de tropicamida, fenilefrina e proximetacaína e, na sequência, o paciente desenvolveu FV e parada cardíaca. A parada foi revertida após 13 minutos de manobras de reanimação. O paciente foi encaminhado à Unidade de Estimulação Cardíaca de nossa instituição para avaliação. A ressonância magnética cardíaca não mostrou fibrose miocárdica e a coronariografia foi normal. Conclusão: Descrevemos um caso de FV intra-hospitalar, que acometeu paciente com DCM sem substrato anatômico arritmogênico. O mecanismo mais provável da arritmia ventricular foi hiperautomatismo induzido por estresse pré-operatório. O implante de CDI foi indicado para prevenção secundária de MSC, e afastadas causas reversíveis ou controláveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Cruz, Jailson Lopes, Claudinéia Regina Pelacani, and Wagner Luiz Araújo. "Influência do nitrato e do amônio sobre a fotossíntese e a concentração de compostos nitrogenados em mandioca." Ciência Rural 38, no. 3 (June 2008): 643–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000300008.

Full text
Abstract:
Plantas de mandioca (Manihot esculenta Crantz) apresentam redução no acúmulo de matéria seca quando cultivadas com altos níveis de amônio na solução do solo. A razão para esse efeito do amônio ainda permanece pouco estudada. O presente trabalho foi desenvolvido visando avaliar a influência do NO3- e do NH4+ sobre alguns aspectos relacionados à fotossíntese e à concentração de alguns compostos nitrogenados em plantas de mandioca. Para esse estudo, utilizou-se a variedade Cigana Preta, que foi cultivada em solução nutritiva, tendo areia grossa lavada como substrato. Os tratamentos consistiram de três proporções entre NO3-:NH4+, em mM (12:0, 6:6, e 0:12). Plantas cultivadas apenas com NO3- ou com NO3- + NH4+ não apresentaram diferenças na taxa fotosssintética. No entanto, observou-se redução desse evento quando o NH4+ foi a única fonte nitrogenada. O valor da condutância estomática obtido para as plantas cultivadas apenas com NO3- foi de 0,49mol m-2s-1, enquanto que para as plantas cultivadas apenas com NH4+, o valor foi de apenas 0,16mol m-2s-1 (três vezes menor). Não houve diferenças significativas na concentração foliar de amônio livre, sugerindo não ter ocorrido efeito tóxico direto do NH4+ sobre a fotossíntese. A concentração de proteínas foi maior para as plantas cultivadas apenas com NH4+. Os resultados sugerem que o menor acúmulo de matéria seca das plantas de mandioca cultivadas exclusivamente com NH4+ é decorrente, dentre outros fatores, do efeito desse íon sobre a atividade fotosssintética, em virtude, principalmente, de sua ação negativa sobre a condutância estomática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Allis, Thiago, João Alcantara de Freitas, Isabela Tibério de Jesus, Karina Santos Goes, and Levi Andrade da Silva. "CULTURA, TURISMO E DESENVOLVIMENTO SOCIOTERRITORIAL: CRIATIVIDADE E INTELIGÊNCIA NAS BORDAS DA METRÓPOLE." Brazilian Creative Industries Journal 2, no. 2 (September 13, 2022): 105–30. http://dx.doi.org/10.25112/bcij.v2i2.3100.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo problematizar visões de políticas e projetos de cidades inteligentes centradas na aplicação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) (cf. WIIG, 2016; SHELTON et al., 2015; SÖDERSTRÖM et al., 2014). Nossas lentes foram calibradas para buscar, identificar e registrar o uso e a reprodução de tecnologias sociais como manifestação de outras inteligências, diferentes das que geralmente são acionadas quando se fala em smart cities ou mesmo smart destinations, no caso específico do turismo. Para isso, partimos de um paradigma de desenvolvimento tecnológico alternativo, com potencial de gerar conjunções mais inclusivas, participativas e democráticas, baseando-se na visão local dos cidadãos como agentes emancipadores, com capacidade de tomar decisões sobre as tecnologias que concebem, utilizam e difundem (POZZEBON; FONTENELLE, 2018). De maneira específica, buscou-se compreender como tais iniciativas mobilizam práticas e discursos no campo do turismo, como visitas guiadas aos seus respectivos territórios, hospedagens, excursões e eventos culturais realizados pela Comunidade Cultural Quilombaque, no distrito de Perus, em São Paulo. Como inferências possíveis ao momento, nota-se que a inteligência que emana dos territórios é responsável por expressões de articulação de movimentos que propõem visibilidade e transformações sócio-econômicas, muitas vezes ao largo de tênues ou mesmo ausentes políticas públicas específicas. Assim, a produção de territórios criativos - diferente do que se observa em muito das práticas correntes na literatura - se dá em função de engajamento social, resistência coletiva e proposições comunitárias, como substrato para produção de ações do Estado e outros agentes sociais e econômicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

ISSLER, ROBERTO SILVA. "Granitos e granitóides da região sul." Pesquisas em Geociências 20, no. 20 (December 31, 1987): 125. http://dx.doi.org/10.22456/1807-9806.21676.

Full text
Abstract:
Os plutões graníticos e granitoides do Pré-Cambriano Superior ao Paleozóico Inferior da região sul do Brasil, inseridos nos domínios das Folhas SG. 22 – Curitiba, SC.23 – Iguape, SH.21 – Uruguaiana, SH.22 – Porto Alegre e SI.22 – Lagoa Mirim, compreendem suítes intrusivas orogênicas e anorogênicas. Esta magmatectôgenese abrange: suíte 1 – microclínio (megacristais/cristais) biotita granitoides até microclinitos; suíte 2 – biotita-moscovita (duas micas) leucogranitos e monzonitos; suíte 3 – granitos alcalinos, excepcionalmente peralcalinos e sienitos-K. Estas suítes assomam nos seguintes e distintos ambientes geológicos: viz 1 e 2 são intrusivas nos tratos petrotectônicos das Faixas Arco-Fossas Apiaí e Tijucas, embora a suíte 1 seja intrusiva nos terrenos “greenstones” e gnaisses-migmatíticos dos Complexos Vacacaí e Cambaí do Cráton Rio de la Plata, bem como nos protolitos metamórficos do Complexo Canguçu no Cráton Dom Feliciano. A suíte 3 é encontrada transpassando indistintamente os substratos petrotectônicos dos Crátons Rio de la Plata e Dom Feliciano. Aparentemente as suítes 1 e 2 são relacionadas aos seus ambientes geológicos, “engendrados pela subducção”, em tempos da geodinâmica compressional do Evento Geodinâmico Brasiliano, enquanto que a suíte 3 foi erigida bastante após, em tempos da geodinâmica distensional do Episódio Campo Alegre. Dados petrogenéticos, petroquímicos e razões Sr87/Sr86 iniciais são apresentados e discutidos, sugerindo algumas diferenças nos processos magmatectônicos; estas diferenças devem ser função das heterogeneidades e/ou condições nas crostas pré-existentes nos dois megablocos colididos. Suítes graníticas e granitoides comparáveis com estas da região sul do Brasil, tem sido bem documentadas no Cráton Amazônico, Região de Dobramentos Nordeste e Cráton do São Francisco, bem como em outras regiões do mundo. A suíte 1 promoveu remobilizações metálicas pré-existentes, é quase estéril; a suíte 2 contém algumas mineralizações de Sn e W; e a suíte 3 exibe mineralizações polimetálicas, fluorita, bem como especialização metalogenética em Sn e Nb.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Heck, Ralph Leal. "Metafísica da informação em um quadro referencial tridimensional." Argumentos - Revista de Filosofia, no. 24 (August 3, 2020): 149–60. http://dx.doi.org/10.36517/argumentos.24.10.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo é expandir um dos assuntos que desenvolvi em minha pesquisa doutoral e apontar desenvolvimentos que ampliem o valor filosófico do tópico. A tarefa consiste em pavimentar o terreno para a construção de uma teoria metafísica tridimensional, centrada no conceito de informação. A primeira dimensão desta teoria é uma epistemologia informacional baseada nos levels of abstraction de Floridi. A segunda dimensão (semântico-pragmática) é baseada na filosofia da linguagem de Brandom e a terceira dimensão é baseada na ontologia de processo de Seibt. O resultado é um quadro referencial teórico metafísico versátil e dinâmico, que procura manter a eficiência do modelo metafísico clássico de propriedade-ente-substância, dotado de um núcleo metafísico da ontologia de processo. A tarefa de exposição desta teoria Floridi-Brandom-Seibt se divide em quatro etapas. Na primeira, darei uma definição geral de informação. Na segunda, definirei informação pragmática a partir do arcabouço conceitual elaborado por Robert Brandom. Estas duas etapas resultam de uma pesquisa parcialmente elaborada em minha tese. As duas etapas seguintes são um conjunto de reflexões que, até o momento, considero relevantes e profícuas possibilidades de desenvolvimento. A terceira etapa da exposição segue Luciano Floridi e propõe o deslocamento do conceito de informação como um produto de ações, desenvolvido na etapa anterior, para o papel de categoria central que constituirá a composição e compreensão do próprio mundo povoado por ações, entidades, eventos e processos. A quarta e última etapa desta reflexão procura vislumbrar o deus ex maquina da visão informacional de Floridi, revelando uma ontologia de processos como substrato último, de onde deve emergir o conceito de informação como tentativa de discretizar o continuum dos processos que perfaz a realidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fetz, Marcelo. "Sociedades, conhecimentos e colonialidade: olhares sobre a América Latina Maíra Baumgarten (Org.)." Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais 7, no. 1 (November 18, 2017): 258. http://dx.doi.org/10.51359/2179-7501.2017.230884.

Full text
Abstract:
Sociedades, conhecimentos e colonialidade: olhares sobre a América Latina é uma obra que nasceu da tinta de muitas pessoas. Ela é fruto tanto das atividades desenvolvidas na série Cenários do Conhecimento promovida pelo Laboratório de Divulgação de Ciência, Tecnologia e Inovação Social (LaDCIS) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS) quanto dos fóruns acadêmicos realizados nos grupos de trabalho de Ciência, Tecnologia e Inovação da Associação Latino-Americana de Sociologia (coordenados por Maíra Baumgarten, Silvia Lago e Roberto Pineda Ibarra) e de Ciência, Tecnologia e Inovação Social da Sociedade Brasileira de Sociologia (coordenados por Fernanda Sobral, Maíra Baumgarten e Maria Lucia Maciel). Contudo, foi em um encontro preparatório para o congresso da Associação Latino Americana de Sociologia (Pré-ALAS) com o tema Sociedade, Conhecimentos e Colonialidade: Olhares sobre a América Latina, especialmente na atividade A sociologia no século XXI, evento comemorativo aos quarenta anos do PPGS-UFRGS, que a ideia do livro foi concebida. As constantes transformações observadas nas últimas décadas mundo afora – trabalho, conhecimento, tecnologia, geopolítica, entre outros – mereciam um olhar perspectivo latino americano. Com uma formação cultural baseada na assimetria sul-norte, os estudos sociais da ciência, tecnologia e inovação no contexto latino-americano não poderiam deixar de considerar o substrato histórico-cultural da formação local e de suas implicações sobre os campos da ciência, da tecnologia, da inovação e da política científica-tecnológica local. O conceito de conhecimento situado, necessariamente, traduz-se na co-produção político-científica local-global do conhecimento. Pensar tais relações, assimetrias e contradições no contexto latino-americano, com destaque para o cenário brasileiro, foi o desafio assumido pelos 14 pesquisadores responsáveis pela redação dos 12 capítulos que integram o livro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Costa, Paulo Roberto, Ceci Castilho Custódio, Nelson Barbosa Machado Neto, and Oswaldo Massuo Marubayashi. "Estresse hídrico induzido por manitol em sementes de soja de diferentes tamanhos." Revista Brasileira de Sementes 26, no. 2 (December 2004): 105–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222004000200015.

Full text
Abstract:
A primeira etapa na seqüência de eventos da germinação é a embebição. A limitação de água pode diminuir a velocidade de germinação ou até impedi-la. Em condições de deficiência hídrica sementes de diferentes tamanhos podem apresentar comportamentos distintos. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da deficiência hídrica induzida por manitol na qualidade fisiológica de sementes de soja dos cultivares 'IAC-18' e 'IAC-22', classificadas em peneiras nos tamanhos 12 e 13, e, 12, 13 e 14, respectivamente. As sementes foram semeadas em substrato de papel umedecido com soluções de manitol de diferentes concentrações (0; 44,58; 89,17; 133,75g L-1 de água destilada) produzindo os potenciais hídricos de 0, -0,6, -1,2 e -1,8MPa, respectivamente. Os tratamentos foram avaliados por meio dos seguintes testes: germinação, primeira contagem de germinação, classificação do vigor das plântulas, comprimento de hipocótilo e raiz e massa seca da parte aérea e raiz. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado com os tratamentos dispostos em arranjo fatorial 2x4 e 3x4 (tamanho de semente x concentração de manitol), para cada cultivar. Os resultados indicaram que, para o cultivar 'IAC-18', os potenciais calculados de -0,52 e -0,49MPa permitiram a máxima germinação, respectivamente para as sementes classificadas nas peneiras 12 e 13. Para o cultivar 'IAC-22', nos potenciais calculados de -0,514, -0,51 e -0,46MPa foram obtidas as máximas germinações para as sementes classificadas nas peneiras 12, 13 e 14, respectivamente. Até o potencial de -1,27MPa e -1,04MPa, respectivamente, para os cultivares 'IAC-18' e 'IAC-22', as sementes maiores apresentaram maior germinação. A germinação foi menos afetada que as avaliações de desenvolvimento das plântulas, nos diferentes níveis de potencial, pois estas características foram decrescentes com a diminuição dos potenciais hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

LIMA, Leonardo Gonçalves de, and Claúdia Klose PARISE. "A EVOLUÇÃO MORFOLÓGICA E ESTRATIGRAFICA DE UMA BARREIRA TRANSGRESSIVA/REGRESSIVA NA PLANÍCIE COSTEIRA DO RIO GRANDE DO SUL." Geosciences = Geociências 39, no. 03 (September 29, 2020): 709–25. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i03.14450.

Full text
Abstract:
O presente estudo elucida como decorreu a inversão do regime deposicional (transgressivo/regressivo) holocênico nos sistemas de barreiras costeiras no setor Torres-Curumim no litoral norte do Rio Grande do Sul. A origem das barreiras costeiras neste setor se deu a partir da implantação de uma unidade transgressiva basal (retrogradacional), diretamente sobre o substrato pleistocênico, sendo sucedida de uma unidade regressiva (progradacional). A transição entre estas unidades antecedeu o ápice da Transgressão Marinha Pós-Glacial (TMP), indicando uma situação de elevado suprimento sedimentar (suprimento > acomodação), o que resultou durante a progradação da barreira costeira, uma fase inicial de regressão normal. Sondagens geotécnicas Standard Penetrating Test (SPT), vibrocore e perfis de Ground-penetrating Radar (GPR) foram, utilizados na aquisição de dados estratigráficos do registro sedimentar. Análises sedimentológicas, paleontológicas e geocronológicas foram utilizadas na descrição e interpretação das fácies sedimentares e suas associações. Os primeiros registros da TMP neste setor costeiro, correspondem aos ambientes lagunares que ocuparam a retaguarda da barreira costeira em configuração transgressiva. Canais de ligação viabilizaram a dinâmica entre laguna e oceano o que conduziu a evolução de depósitos estuarinos na retaguarda da barreira. Depósitos de leques de sobrelavagem, deltas de maré enchente e dunas transgressivas foram identificados como os modos operantes da transferência de sedimentos em direção ao continente. Estes mesmos depósitos no setor oceânico da barreira representam a área fonte sedimentar requerida para a barreira executar sua migração em direção do continente. Este deslocamento da barreira termina por restringir o espaço de acomodação na retrobarreira, dando início à inversão do regime deposicional transgressivo/regressivo, e por consequência interrompe os eventos de sobrelavagem e a dinâmica dos canais de ligação. O isolamento completo da retrobarreira (lagunar/estuarina) dá início a fase regressiva (progradacional) da barreira antes de ter sido atingido o nível mais alto da TMP (máximo eustático). Esta situação tipifica esta fase inicial de progradação como uma regressão normal. No entanto, ao término da Transgressão Marinha Pós-Glacial o nível relativo do mar finalmente inicia seu rebaixamento provocando agora uma regressão forçada que persiste até os dias atuais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Malinconico, Nicole, Ana Karina Caetano dos Santos Marques, Pablo Cantalice Santos Farias, Andressa Vieira da Silva, Ulremberg Barbosa Teodoro da Silva, Elissa Correa Pinto Alves Barbosa, and Fálba Bernadete Ramos dos Anjos. "Descrição e comparação morfológica da espécie de Echinometra lucunter em diferentes áreas na praia de Enseada dos Corais." Natural Resources 3, no. 2 (January 9, 2014): 36. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0031.

Full text
Abstract:
Os ouriços-do-mar são animais de hábito séssil que vivem em recifes, são herbívoros se alimentando de algas. Estes animais são caracterizados por uma carapaça calcária dotada de espinhos que lhes confere uma forma ovoide. São predados por vários animais que habitam o ambiente marinho e também os que não habitam. Na classe Echinoidea ocorre a gonocoria entre machos e fêmeas em igual proporção, sendo os gametas liberados no ambiente em que vivem. O objetivo central do trabalho foi a comparação morfológica dos ouriços em diferentes regiões e inferir, a partir das informações obtidas e do arranjo morfológico dos ouriços as interferências sofridas na população e suas visíveis consequências. Foram realizadas coletas na praia de Enseada dos Corais, no litoral sul de Pernambuco: a primeira (lat.: -8,32° e long.: 34,96°) num ponto próximo à costa e a segunda (lat.:-8,34° e long.:- 34,95°), num ponto próximo ao mar aberto. Para tanto uma área pré-selecionada, e os quadrantes (0,25m²) foram usados para demarcar a área de coleta a temperatura variava entre 32 a 35,6 ºC. Foi identificado que a população de ouriços-do-mar variava entre os quadrantes, numa área sendo aproximada de 4.375m2. Além disso foi evidenciado a presença de algas, de predadores (siris, aves e peixes recifais), bem como, organismos do grupo Anthozoa. As gônadas tinham coloração alaranjadas, com espinhos finos e quebradiços. Para aqueles ouriços que estavam próximo ao mar aberto, estes tinham espinhos maiores e mais resistentes. A morfologia deles foram diferentes: carapaça irregular, espinhos quebradiços, principalmente quando se comparava as populações da áreas mais próximos do mar aberto dos ouriços e aqueles encontrados na região próxima as piscinas naturais, talvez em consequência dos eventos ambientais, da alimentação, do clima, que possivelmente promoveu interação ecológica interespecífica, e ainda a atividade raspadora no substrato no qual eles estavam inseridos para se abrigar. A densidade de indivíduos e as características anatômicas como peso e tamanho também foram discrepantes comparando as duas regiões devido às características de onde estavam instalados. O ambiente parece interferir no comportamento do Echinometra lucunter e com isto talvez interferindo na sua fisiologia animal e contribuindo na bioerosão e número populacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Reis, Alexandre Daher Gonçalves Monteiro dos, Gustavo Yamin Fernandes, Fernando Augusto Nakazato Hokama, Felipe Zocatelli Yamamoto, Guilherme Cavazzani Vaccarezza, Gustavo Correa Macedo, Naiade De Souza Mello, Raul Dos Reis Ururahy, Fernanda Romano, and Sandra Regina Schwarzwälder Sprovieri. "Comportamento suicida: uma revisão narrativa da literatura / Revisiting suicidal behaviour: a narrative review of literature." Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 64, no. 2 (June 19, 2019): 136. http://dx.doi.org/10.26432/1809-3019.2019.64.2.136.

Full text
Abstract:
Introdução: O comportamento suicida não abrange apenas o desfecho letal, mas um conjunto de eventos, com tendência teórica a escalonamento, denominado espectro suicida. Portanto, pode-se considerar a tentativa como parte da mesma afecção que o suicídio consumado. Encontra-se entre as principais etiologias de óbito entre adolescentes e adultos jovens, mas também acomete consideravelmente a população geriátrica. Além disso, nosso país figura no topo do ranking de números absolutos de ocorrências, com indícios de inclinação a aumento. Objetivo/Metodologia: O presente trabalho propôs revisão da literatura acerca do tema, utilizando a base de dados “PUBMED” e considerando artigos brasileiros e internacionais da última década. O cerne bibliográfico foi estruturado a partir de pesquisa via palavras-chave, com subsequente seleção da amostra obtida e ampliação, considerando referências utilizadas nos artigos- -base. O substrato final reuniu 47 artigos, abordando as características da enfermidade e dos impactados por ela, bem como estratégias populacionais de controle. Resultados: Múltiplos fatores de risco podem, e geralmente têm, envolvimento síncrono, mas o maior relevo pertence a tentativas de suicídio prévias e transtornos psiquiátricos. Determinadas características do indivíduo também contribuem na elaboração de perfil de risco. Já o método adotado pode tanto sofrer influência de determinado grupo epidemiológico quanto influenciar o curso de evolução mórbida. Classicamente, as tentativas contam com supremacia feminina, em oposição ao desfecho letal, fenômeno dominado por homens idosos. Ambos, empreendidos, amiúde, no próprio domicílio do paciente. Diferentes metodologias de predição do transtorno já foram empregadas, não se obtendo resultados plenamente satisfatórios, contudo. Até um quarto dos pacientes não exterioriza a intenção suicida ao seu médico, reforçando a relevância de estratégias preventivas e de rastreio. Conclusão: Infelizmente, no Brasil, os sub-registros compõem empecilho adicional às iniciativas de prevenção primária e secundária. Destarte, enquanto as dimensões adversas não forem apequenadas, faz-se pertinente a constante rememoração do tema e de sua magnitude.Descritores: Suicídio, Tentativa de suicídio, Ideação suicida, Prevenção do comportamento autodestrutivo, Fatores de riscoABSTRACTIntroduction: Suicidal behavior not only refers to the lethal outcome, but a set of events, with a theoretical tendency to progression, called the Suicidal Spectrum. Therefore, the attempt can be considered as part of the same condition as the consummate suicide. It is a major etiology for the death of adolescents and young adults, but also affects the geriatric population considerably. In addition, our country is at the top of the ranking of absolute numbers of occurrences, with indications of a tendency to increase. Aim/Methods: The present article proposes a literary review about the matter, using PUBMED’s platform and taking into consideration local and international publications from the past tem years. The bibliography core was built through a keyword guided research, followed by result’s filtration and expansion, using original article’s references and related manuscripts. The final compilation gathered 47 papers, addressing disease’s and patient’s characteristics, as well as potential populational policies. Results: Multiple risk factors can, and are often, involved concomitantly, with special attention given to previous suicide attempts and psychiatric disorders. Features of the individual also contribute to outline risk profiles. The means adopted can both be influenced by epidemiological characteristics and influence the course of morbid evolution. Classicaly, while attempts have a stronger association with women, self-induced deaths are more seen among men, seniors, above all. Regardless of the tenor of the action, the site of preference seems to be the own’s patient home. Different approaches to the issue have already been attempted, never achieving outright success, however. Up to a quarter of patients do not externalize suicidal intent to their physician, reinforcing the relevance of preventive and screening strategies. Conclusion: Unfortunately, in Brazil, sub-registries settle additional impediment to primary and secondary prevention strategies planning. Therefore, while the issue’s proportions remain unrestrained, the subject must be often revisited.Keywords: Suicide, Suicide attempt, Suicidal ideation, Prevention of self-injurious behavior, Risk factors
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Titmarsh, Mark. "THINKING THE PHENOMENON OF IMAGE THROUGH THE POETICS OF CONTEMPORARY EXPANDED PAINTING / ATVAIZDO FENOMENO REFLEKSIJA ŠIUOLAIKINĖS IŠPLĖSTINĖS TAPYBOS POETIKOJE." CREATIVITY STUDIES 5, no. 1 (June 28, 2012): 42–53. http://dx.doi.org/10.3846/20297475.2011.641722.

Full text
Abstract:
The history of the painted image has involved various metamorphoses from cave, to architecture, to easel and most recently the radical hybridisation of expanded multimedia forms. Through each age the shedding of one aspect of the image; ritual, spirituality, portability, has resulted in a shift from sacred static images towards profane ephemeral events. This transformation has intensified over the last century where the repeated announcement of the death of painting has seen painting reborn as a mode of radical self-questioning. This paper takes an overview of painting's morphology by way of Martin Heidegger's discussion of picturing and representation in his essay “The Age of the World Picture” (1938). By focusing on the history of picturing, an understanding of “original aesthetics” and its apprehensions can be developed, for comparison with contemporary art in its “post-medium condition”. The new ontological paradigm of contemporary art therefore demands another discourse, a “post-aesthetics” that overcomes the subjective bias of modern philosophical aesthetics in favour of a primary relationship to things and their mode of presence in the world. As a result, contemporary expanded painting is shown to be a radical revision of art, a moment of ontological “presencing” favouring spatial environments and temporal events that reveal “what is” and “what matters” in a contemporary techno-scientific age. As a result ontological aesthetics could indicate what is good at the boundary between people, communities, technology and the earth, in short, a politics of being. In the politics of being, which is most appropriate to the expanded work of art, politics is linked to the polis, the place where culture emerges into a world, and where things unfold according to the sense of possibility that a world grants. Art is intimately involved in an alternative politics of being when it poses another way of dealing with beings, people, objects, and things, that result in new economies and temporalities indicating the possibility of something beyond our habitual understanding of the world. Expanded painting as the exemplar of contemporary art is an ontological cut in our understanding of art and the world. It slices through the contemporary understanding of presence and delivers a monstrous thickness, no longer supported by a surface as substrate, but instead compelled by the phenomenal experiences of the world, and is thereby multiplied exponentially and existentially. Santrauka Tapyto atvaizdo istorija apima įvairias metamorfozes, pradedant urvais ir baigiant architektūra, molbertais, o pastaruoju metu – radikalia išplėstinių multimedijų formų hibridizacija. Bet kuriame amžiuje nunykdavo tam tikras atvaizdo aspektas; ritualai, dvasingumas, portatyvumas sakralius statiškus atvaizdus pakeitė profaniškais trumpalaikiais įvykiais. Ši transformacija suintensyvėjo pastarajame amžiuje, kai buvo pakartotinai paskelbta, esą tapyba mirė, atgimstant tapybai kaip radikaliai saviklausai. Šiame straipsnyje pateikiama tapybos morfologijos apžvalga, remiantis Martino Heideggerio apmąstymais. Susitelkiant į atvaizdų istoriją, gali būti išplėtota „originaliosios estetikos“ ir jos suvokimo samprata, lyginant su šiuolaikiniu menu ir jo „postmedijine būkle“. Todėl nauja šiuolaikinio meno ontologinė paradigma reikalauja kito – „postestetikos“ – diskurso, įveikiančio subjektyvų moderniosios filosofinės estetikos šališkumą pirminio santykio su daiktais ir su jų buvimo pasaulyje būdo atžvilgiu. Iš to išplaukia, kad šiuolaikinė išplėstinė tapyba pristatoma kaip radikalus meno peržiūrėjimas, ontologinio „esamumo“ akimirka, palaikanti erdvines aplinkas ir laikinius įvykius, atveriančius „tai, kas yra“ ir „tai, kas vyksta“ šiuolaikiniame technikos ir mokslo amžiuje. Tad ontologinė estetika gali nurodyti, kas yra gera ties žmonių, bendruomenių, technologijų ir Žemės ribomis, trumpai tariant, atskleisti būties politiką. Šioji yra pati tinkamiausia išplėstiniams meno kūriniams; politika yra susieta su polis – ta vieta, kurioje kultūra iškyla į pasaulį ir kurioje pagal pasaulio teikiamą galimumą skleidžiasi daiktai. Menas yra glaudžiai įtraukiamas į alternatyviąją būties politiką, iškeldamas naują būtybių, žmonių, objektų ir daiktų santykiavimo būdą. Tai lemia naujose ekonomikose ir laikiškumuose nurodomą galimybę kažko, kas yra anapus mūsų pasaulio įprastinio supratimo. Išplėstinė tapyba kaip šiuolaikinio meno pavyzdys yra ontologinis įtrūkis mums suprantant meną ir pasaulį. Ji aptinkama suprantant šiuolaikinį buvimą, yra labai reikšminga ir nebėra palaikoma paviršiaus kaip substrato; veikiau įtikinamų fenomenalių pasaulio patirčių, taip dauginamų išoriškai ir egzistenciškai.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Ruiz, Castor M. M. Bartolomé. "Os direitos humanos, a mercantilização da vida e a pandemia." Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos 8, no. 2 (November 26, 2020): 27–39. http://dx.doi.org/10.5016/ridh.v8i2.8.

Full text
Abstract:
Os direitos humanos, enquanto discurso e prática, sempre estão em construção, desafiados pelos acontecimentos históricos de cada tempo. Nosso tempo vive sob o impacto de uma pandemia que tem provocado profundas mudanças no modo de vida e nas estratégias governamentais. Entre outras questões, a pandemia tem retirado a máscara dos principais argumentos do modelo neoliberal, particularmente em vários dos principios que sustentavam sua filosofia do homo economicus. A redução da vida humana a mera variável econômica, substrato do neoliberalismo, mostrou na pandemia as reais consequências de uma tanatopolítica que prioriza a economia em detrimento da vida humana. A obstinada negação pregada pelo neoliberalismo do valor do público e da dimensão comunitária, tem mostrado sua intrínseca fragilidade durante a pandemia, pois só os países que mantiveram um sistema público de saúde consistente conseguiram enfrentar de modo coletivo e efetivo as graves sequelas da pandemia. Por último, a cultura do individualismo, tão insistentemente inoculada em nossas subjetividades pelo neoliberalismo, também ruiu perante a radical interdepência que a pandemia mostrou existir entre todos nossos atos individuais e suas consequências comunitárias. A pandemia evidenciou que todos somos responsáveis por todos e que meus atos individuais repercutem diretamente sobre os demais. Essa interdependência constitutiva do humano é o fio que mostra que os direitos individuais são o desdobramento das obrigações de nossa responsabilidade para com os outros. Human rights, the commodification of life and the pandemic Human rights, as a discurse and practice, are always under construction, challenged by the historical events of each time. Our time lives under the impact of a pandemic that has removed the mask of the main arguments of the neoliberal model, particularly in several of the principles that supported its philosophy of homo economicus. The reduction of human life to a mere economic variable, a substrate of neoliberalism, showed in the pandemic the real consequences of a thanatopolitics that prioritizes the economy at the the expense of human life. The obstinate denial preached by neoliberalims of the value of the public and the community dimension, has shown its intrinsic fragility during the pandemic, as only countries that maintained a consistent public health system were able to face the serius consequences of the pandemic collectively ond effectively. Finally, the culture of individualism, so insistently inoculated into our subjetivities by neoliberalim, has also collapsed in the face of the radical interdepence that the pandemic has shown to exist between all our individual acts and their community consequences. The pandemic has shown that we are all responsible for everyone and that my individual actions have a direct impact on others. This constitutive interdependence of the humam is the thread that shows that individual rights are the unfolding of the obligations of our responsibility to others. Keywords: Human rights. Neoliberalism. Homo economicus. Pandemic. Alterity
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Da Silva, Marco Antônio Guimarães. "A polaridade orador - auditório." Fisioterapia Brasil 10, no. 1 (December 16, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i1.1655.

Full text
Abstract:
Há muitos anos atrás, participava como expectador de uma conferência em um congresso de medicina e, durante a sessão de perguntas, contestei uma idéia defendida pelo médico conferencista. Havia vivenciado uma situação na pesquisa que fizera, e essa vivência me serviu de substrato para iniciar uma discussão, a qual acabou por envolver quase que toda a platéia, constituída essencialmente por médicos. Minha argumentação acabou por angariar partidários, gerando um certo desconforto entre orador e auditório. Passado o episódio, fiquei com a impressão, sem maiores reflexões, de que aquela confusão entre conferencista e ouvintes havia transformado aquele congresso no mais interessante evento que participei em toda a minha vida acadêmica.Ao saber que o próximo Congresso Brasileiro de Fisioterapia será organizado na cidade de Rio de Janeiro, volto ao tema, fazendo uma nova leitura da relação orador-auditório, na tentativa de melhor entender o fato ocorrido há 30 anos atrás.O episódio em si envolveu questões relacionadas a experiências que vivi antes do congresso médico. Tais experiências ampararam minha retórica, o que acabou por gerar uma grande polaridade entre orador e auditório.Quando Hegel e Heidegger dizem que “A coerência verbal de nossas verdades físicas e metafísicas só se conhece retrospectivamente”, nos fornecem a chave para entendermos o papel que as experiências vividas no passado exercem nesse processo. Ao discutir, com o conferencista, situações que poderiam ocorrer, prospectivamente, o que eu dizia desse futuro era o produto de uma síntese pessoal apoiada na minha experiência investigatória.A forma como argumentei, os motivos utilizados para explicar os resultados obtidos e a busca de adesão à reprodução de resultados futuros constituíram minha retórica.Uma retórica pode ser feita por persuasão ou por convencimento. Para os que desejarem aprofundar o tema, sugiro ler Aristóteles (A Retórica). Ao centrarmos força nos resultados, nosso discurso argumentativo volta-se para a adesão pela persuasão. Quando nos esforçamos por apresentar razões para os resultados que encontramos, nosso discurso argumentativo está a sugerir uma adesão por convencimento.No caso do médico, a sua exposição estava fundamentada na argumentação pelos resultados, portanto, pela persuasão, sem se preocupar em explicar algumas razões que invalidavam a teoria que ele então apresentava.Se por um lado o conferencista não foi muito feliz em refutar os argumentos da platéia, há que se reconhecer que a ampla discussão, permitida por ele, sobre o tema, com envolvimento de quase toda a platéia, foi bastante louvável.O auditório não pode ser encarado como uma comunidade onde o conhecimento deva ser imposto. A polaridade orador-auditório deve ser flexível e apresentar-se como uma seqüência dinâmica de posições de orador e de posições de auditório, intercambiáveis e mútuas, que tornem o resultado do intercâmbio inacabado. Em algumas situações, o orador pode se transformar em auditório e vice-versa. A direção do convencimento pode se inverter e partir do auditório para o orador com um contingente reversívelEsperemos que o espírito dos congressistas que virão ao Rio de Janeiro para o Congresso Brasileiro de Fisioterapia, sejam eles auditório ou oradores, esteja aberto à visão que defendi e reproduzam suas trajetórias e experiências de conhecimento dentro de uma ótica intercambiável.No mais, gostaríamos de expressar nosso contentamento por saber que a presidente do congresso e o presidente da comissão cientifica são nossos editores associados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Silva, Maurício Pedro da, and José Eustáquio Romão. "Editorial Eccos 60." EccoS – Revista Científica, no. 60 (May 16, 2022): e22194. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n60.22194.

Full text
Abstract:
Como de praxe, esta sexagésima edição da EccoS, revista científica do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE) conta com um dossiê e com artigos e resenhas resultantes de submissões a edital do periódico. O dossiê, composto por artigos encomendados a especialistas, trata de uma das temáticas que, felizmente, têm sido das mais recorrentes nas formulações dos projetos de pesquisa das ciências sociais brasileiras e, mais especificamente, das ciências da educação: questões étnico-raciais. Os artigos, ainda que de “demanda espontânea” que, em geral, apresentam temática muito variada, neste número, coincidentemente apresentaram uma relativa unidade temático-referencial. O dossiê deste número contou com a colaboração de uma das mais reconhecidas e prestigiadas pensadoras e militantes em defesa dos movimentos negros: Nilma Lino Gomes. Como se sabe, como pesquisadora, a antropóloga e educadora Nilma é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, no Programa de Ações afirmativas, tendo desenvolvido várias investigações científicas de que resultaram prolífera obra, na qual se destacam O negro no Brasil de hoje (Global, 2004), em parceria com Kabegele Munanga, e O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação (Vozes, 2017). Já na sua vertente militante, Nilma atingiu o auge de sua carreira como Reitora da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab (2013-2014) e como Ministra da Secretaria de Políticas da Igualdade Racial (2015) e como Ministra do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016), no Governo da Presidenta Dilma Rousseff. Os trabalhos que constituem o atual dossiê e cuja apresentação explicativa está na abertura do próprio dossiê, certamente tornar-se-ão leitura e referência obrigatórias tanto para estudiosos/as e pesquisadores/as que se debruçam sobre as questões étnico-raciais, quanto para aqueles e aquelas que têm compromisso com o engajamento nos movimentos de emancipação das e dos afrodescendentes, no Brasil e fora dele. Além dos seis artigos que compõem o referido dossiê, este número da revista EccoS conta com mais artigos da chamada “demanda espontânea”, ou seja, de uma seleção de trabalhos cujos autores os submeteram a edital do periódico. Este é um dos primeiros números da revista que obedece às novas orientações do Colegiado do Programa e dos Editores, no sentido de que os artigos que compõem o dossiê são encomendados a especialistas na temática em tela e os demais trabalhos são colhidos por meio de edital e selecionados com base em, no mínimo, dois pareceres que sejam “pela publicação”. Ademais, os editores têm procurado contemplar autores de todas as regiões do País, evidentemente, sem abrir mão dos rigorosos pareceres emitidos por especialistas na temática central dos trabalhos submetidos. Assim, além dos 6 (seis) artigos do dossiê, este número da EccoS pôde contar com 4 (quatro) artigos escritos por pesquisadores/autores da Região Sul; 4 (quatro) da Região Sudeste; 3 (três) da Nordeste; 1 (um) da Região Norte e 1 (um) da Região Centro-Oeste. No esforço de internacionalização do veículo, os editores contaram com um artigo resultante da pesquisa de dois brasileiros (de IES da Região SUL, da URI e UNIJUÍ) e de um colombiano. No mesmo sentido, o dossiê também incorporou, o trabalho “No puedo respirar: enseñanza de la respiración celular en una perspectiva antirracista”, mantendo-o em castelhano, sobre uma das agressões mais impactantes do mundo contemporâneo, de que resultou, infelizmente, a morte de George Floyd. Coincidentemente, dos 14 (quatorze) artigos submetidos e aprovados para este número da revista na demanda espontânea, 8 (oito) tratam da educação para a infância – temática que tem sido recorrente nos projetos de mestrado e doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho (PPGE-UNINOVE). Os demais são constituídos por: 3 (três) estudos que confrontam o pensamento de Paulo Freire e o neoconservadorismo em voga na educação contemporânea; 1 (um) estudo crítico sobre a chamada “Escola sem Partido”; 1 (um) sobre o uso do rádio no ensino obrigatório; 1 (um) trabalho sobre alfabetização, colonização e política e 1 (um) sobre o bullying nos eventos específicos de “gordofilia” entre pré-adolescentes. No entanto, o que se percebe é que o conjunto de trabalhos deste número 60 da EccoS apresentam um mesmo substrato, um mesmo denominador comum referenciado na Pedagogia Crítica, sem que isso tivesse orientado a seleção dos artigos submetidos, o que revela o reconhecimento nacional dos fundamentos do PPGE-UNINOVE, responsável por esse já reconhecido periódico científico no universo da comunidade educacional brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Façanha, Antonio Cardoso. "Teresina 164 anos: Espaços, olhares e interpretações da cidade." REVISTA EQUADOR 5, no. 3 (August 15, 2016): 01–02. http://dx.doi.org/10.26694/equador.v5i3.5187.

Full text
Abstract:
A Revista Equador possibilita a abertura de um diálogo com o Grupo de Estudos Regionais e Urbanos (GERUR) proporciona a comunidade científica e a sociedade em geral, um conjunto de artigos científicos organizados em forma de um Dossiê Temático. O referido dossiê intitulado “Teresina 164 anos: espaços, olhares e interpretações” é um produto que visa refletir sobre o aniversário da cidade de Teresina no dia 16 de agosto de 2016, data em que se comemora 164 anos de Teresina, suscitando assim diversos olhares, oriundos das disciplinas de ciências humanas e naturais sobre o espaço da cidade, apoiados em interpretações e perspectivas que podem contribuir no entendimento desta cidade. A justificativa desse conjunto de olhares e interpretações da cidade, baseia-se na necessidade de compreender como se deu a evolução urbana de Teresina ao longo das últimas décadas, portanto, entender essas transformações sociais, econômicas, políticas e ambientais recentes no espaço. Dessa forma, Teresina, cidade importante do Nordeste brasileiro, vivencia de forma mais intensa as transformações e influências do cenário do território brasileiro, acumulando inúmeras atividades do setor terciário que impõem mudanças significativas nas relações de trabalho, bem como no tecido urbano. Assim, o referido Dossiê lança “quatro dimensões do urbano” para entender a sociedade teresinense em seu mês de aniversário. A primeira dimensão do urbano tratou de discutir a importância de que se tenha uma atenção especial ao tema do “Meio ambiente” como um componente e/ou substrato de base para a construção de uma cidade atenta a qualidade de vida urbana. São preocupações voltadas a necessidade de se olhar mais para a Natureza que envolve a cidade, tais como a preocupação socioambiental, a necessidade de inclusão de políticas para a conservação dos parques ambientais, as formas de extração de material para a construção civil e, por fim, a reflexão que envolve a discussão conceitual sobre o processo de vulnerabilidade socioambiental. Alerta-se, ainda, para que se a cidade se redescubra e se reaproxime dos rios Parnaíba e Poti, reafirmando o debate sobre o meio ambiente urbano. A segunda dimensão do urbano revela a enorme complexidade que a “Vida cotidiana” dos teresinenses que vivem na cidade, lutando para se manter na cidade, vida cotidiana essa marcada pelas mudanças no espaços de vivência e/ou de seus lugares. As transformações que ocorrem no âmbito da cultura, em razão dos desejos de consumo, marca forte dessa cidade-mercadoria, que interfere nos meios de circulação entre os indivíduos e seus espaços de vivência, via os eixos de mobilidade urbana, bem como pelos usos nos espaços de lazer. O consumo é um eixo importante e que precisa ser amplamente discutido. A terceira dimensão do urbano é a que trata do “Planejamento urbano”, alertando para a intenção de que a gestão pública municipal procure construir um conjunto de políticas públicas, devidamente articulada com a gestão urbana objetivando acompanhar as transformações espaciais ocorridas nessa cidade em seus diversos vetores de expansão urbana. As reflexões nos alerta para a necessidade de entendimento dos processos e formas espaciais que estão ocorrendo no tecido urbano da cidade, resultante das ações de agentes e atores sociais que promovem radicais rupturas no solo urbano, fruto de necessidades econômicas dos interesses privados em detrimento das necessidades públicas. Chama-se, ainda, atenção em relação a urgência em se discutir sobre o perímetro urbano, frente as novas legislações em vigor e o entendimento dos vetores de expansão da cidade, chamando a gestão pública para que amplie os canais de participação da sociedade, aumentando assim o grau de transparência pública. A quarta, e última dimensão do urbano é sobre a “Cidade entre olhares” que visou compreender a cidade de Teresina em diversas perspectivas, compreendendo e chamando a atenção para os riscos de se rotular Teresina de cidade “isso ou aquilo”. As reflexões foram construídas a partir das definições de Teresina-Cidade Verde, de Teresina-Cidade Quente e de Teresina-Cidade Futuro, discutindo os valores simbólicos e as necessidades de definição de identidades de seus moradores em relação a compreensão de nossas vidas cotidianas. Ressalta-se o cuidado em definir essa cidade, somente a partir da gestão pública, a exemplo de Teresina-Polo de Saúde ou Teresina-Cidade de Eventos. Teresina é muito mais que isso, Teresina é uma cidade construída e produzida por todos e todas que nele vivem e se reproduzem enquanto cidadãos públicos. Dessa forma, agradecemos a Revista Equador pelo espaço cedido e convidamos a todos e todas que façam a leitura da cidade de Teresina a partir dos olhares e interpretações de profissionais de diversas disciplinas de conhecimento, frisando que a diversidade de leituras sobre o que acontece em nossa cidade, possibilita uma aproximação com a própria realidade urbana em que vivemos. Uma boa leitura, uma ótima reflexão e parabéns a Teresina pelos seus 164 anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Langner, Alceni Elias, and Gilmei Francisco Fleck. "A violência de Lope de Aguirre nas crônicas do descobrimento e a sua releitura no romance histórico latino-americano – O El Dorado." Literatura e Autoritarismo, no. 30 (December 31, 2017). http://dx.doi.org/10.5902/1679849x28550.

Full text
Abstract:
Na era das navegações e colonizações espanholas na América, o mito indígena do El Dorado fomentou a corrida pelo ouro, para a qual muitas expedições foram organizadas, às cegas, pela floresta Amazônica adentro. Entre estas está a jornada governada por Pedro de Ursúa (1559-1561). Alguns dos eventos relacionados a esta expedição, e sua releitura pela ficção, são o foco desse trabalho, isso por emergir dela uma das personagens historiograficamente mais violentas e desconcertantes da colonização espanhola: Lope de Aguirre. Para tanto, usaremos como corpus de análise a crônica El Dorado, de Francisco Vázquez ([1562] 2007), e o romance histórico Una lanza por Lope de Aguirre, de Funes (1984). Em virtude das características específicas do romance, também serão realizadas discussões sobre a metaficção historiográfica, como uma das modalidades importantes desse gênero. Em quesitos teóricos, essa pesquisa utiliza como substrato autores como Hutcheon (1985) e Fleck (2017).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silva, Giselli Mara da. "Padrões de potenciais elétricos do cérebro no processamento da sintaxe em segunda língua." Revista de Letras 20, no. 31 (July 21, 2018). http://dx.doi.org/10.3895/rl.v20n31.3061.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, apresenta-se uma revisão exploratória de estudos que tratam do processamento da sintaxe em segunda língua (L2) recorrendo à extração de potenciais relacionados a eventos (ERPs). A área de estudos de L2 tem assistido nos últimos anos um intenso debate sobre as bases neurocognitivas subjacentes à L2, especialmente no caso de aquisição tardia, questionando-se se os substratos neurais subjacentes à L2 são os mesmos da primeira língua. Diante da diversidade de propostas, os ERPs são uma importante ferramenta por permitirem acessar a atividade elétrica cerebral on-line, permitindo inclusive, com a descrição dos componentes relacionados à linguagem, distinguir determinados tipos de processamento linguístico empreendido pelos aprendizes. De modo geral, a revisão aqui apresentada evidencia que os aprendizes com alta proficiência podem atingir padrões de processamento da sintaxe da L2 semelhantes aos de um nativo. Porém, vários fatores devem ser considerados, tais como a distância entre as duas línguas do bilíngue, o tipo de exposição à língua ao qual ele teve acesso e outros fatores relativos a recursos cognitivos em geral. Ainda há inúmeras questões a serem investigadas como, por exemplo, os efeitos de LAN, que não parecem ser tão homogêneos e claros entre os estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

COCHÔA, Andréa Ricetti, Luciano LORENZI, and Carlos Alberto BORZONE. "A influência da passagem de uma frente meteorológica na distribuição da macrofauna bentônica mesolitoral de uma praia arenosa exposta." Tropical Oceanography 34, no. 2 (December 20, 2006). http://dx.doi.org/10.5914/tropocean.v34i2.5148.

Full text
Abstract:
A passagem de frentes meteorológicas pode causar erosão pronunciada em praias arenosas dependendo da sua freqüência e intensidade, e em períodos calmos essas praias podem ser gradativamente reconstruídas. Os padrões de distribuição dos organismos da macrofauna bentônica em praias arenosas são influenciados pelo grau de emersão, interação entre as espécies e pela ação das ondas com conseqüente mobilidade do substrato. Na praia de Atami, no litoral do estado do Paraná, foram estudados os efeitos da passagem de uma frente meteorológica sobre a macrofauna bentônica no mês de maio de 2000. Amostragens foram realizadas antes e após o evento em transectos transversais à linha de costa, definidos desde a linha de detritos até a linha d’água. Os dados mostraram poucas alterações nos padrões de zonação da macrofauna bentônica após a passagem da frente. Contudo, existiu um pequeno aumento das áreas de distribuição de alguns organismos, podendo este aumento estar associado à mobilização do sedimento do mesolitoral aos bancos de areia submersos, com o conseqüente aumento da homogeneidade ambiental. Entretanto, deve-se destacar que o fenômeno meteorológico estudado foi de baixa a moderada intensidade. Palavras chave: Frente meteorológica, perturbação, macrofauna bentônica, mesolitoral, praia arenosa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Barboza, Rayane da Silva. "O CANDOMBÁ É MAIS ABUNDANTE EM HABITAT SUSCETÍVEL OU PROTEGIDO DE INCÊNDIOS?" Anais dos Seminários de Iniciação Científica, no. 20 (March 23, 2018). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i20.3101.

Full text
Abstract:
O campo rupestre é uma fitofisionomia que ocorre em altitudes superiores a 900 metros e que apresenta grandes blocos rochosos e se caracteriza por solos litólicos, predominantemente quartzítico e oligotróficos, elevada amplitude diária de temperatura, ventos fortes e restrição hídrica, além da presença de eventos de fogo (Rapini et al. 2008). O candombá (Vellozia aff. sincorana L.B.Sm & Ayensu) pertence à família das Velloziaceae, e como tal é caracterizado pela presença de bainhas foliares intercaladas por raízes adventícias formando um pseudotronco que protege as gemas do fogo e da insolação (Rapini et al. 2008) e por sua floração exclusiva após a presença do distúrbio de fogo (Silva 2013). Esses indivíduos ocorrem tanto em ambiente de vegetação contínua, onde são mais expostos a eventos de fogo, quanto em afloramentos rochosos, onde o fogo geralmente não consegue adentrar (Neves & Conceição, 2010). Fatores como o uso pela população combinado com a sua distribuição restrita, já que o Candombá é uma planta endêmica do PNCD (Conceição et al. 2013; Conceição & Orr, 2012), faz com que a espécie esteja ameaçada de extinção (Oliveira et al. 2013). O fenômeno do aquecimento global (IPCC 2014) combinado com a frequência de incêndios nessas áreas e com regime hídrico reduzido intensifica ainda mais essa problemática. Neste trabalho buscamos contribuir para o conhecimento a cerca dessa fitofisionomia que segundo Scarano (2007) se trata de um hábitat pouco conhecido pela ciência, além de estudar essa espécie que domina o cenário local. O objetivo deste trabalho foi relacionar a ocorrência dessa espécie com afloramentos rochosos no setor norte do PNCD. Esperávamos encontrar associação negativa entre a abundância de candombás e porcentagem de rocha e positiva para porcentagem de substrato e sua profundidade já que, segundo Scarano (2007) os ambientes de afloramento rochoso são edaficamente controlados. Quanto ao efeito da cobertura de vegetação sobre a riqueza de espécies, esperávamos associação positiva por estar relacionado com a formação de ilhas de fertilidade (Conceição & Pirani, 2005).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Neves, Soraya de Carvalho, Adolf Heirich Horn, and Lucio Mauro Soares Fraga. "GEOQUÍMICA AMBIENTAL DA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO DAS PEDRAS, DIAMANTINA, MG." Geonomos, February 15, 2013. http://dx.doi.org/10.18285/geonomos.v16i2.84.

Full text
Abstract:
Os solos, sedimentos de corrente e águas superficiais são considerados como componentes do sistemageoquímico natural dentro da bacia hidrográfica e, portanto, com a caracterização geoquímica é possívelefetuar uma avaliação da qualidade química ambiental da sub-bacia do Ribeirão das Pedras. A rede dedrenagem dessa sub-bacia tem como substrato rochoso seqüências do Supergrupo Espinhaço, rochas doSupergrupo Rio Paraúna, além de intrusões metaígneas associadas. O contexto geomorfológico inclui eventosde deposição e denudação das superfícies de aplainamento, ora preservados no topo dos divisores de águas.Esta sub-bacia foi selecionada para estudos devido às suas características de ocupação urbana e pelo fatode adentrar em uma unidade de conservação. Os dados geoquímicos regionais foram utilizados como basecomparativa para os resultados das análises na sub-bacia. As análises físico-químicas de solos, sedimentosde corrente e água foram realizadas em períodos das estações seca e chuvosa. Os resultados foram tratadosestatisticamente e comparados com valores padrões definidos pela legislação ambiental. Estabeleceu-seatravés das análises um padrão natural relativamente alto para o ferro e alumínio. Nas amostras de águassuperficiais e sedimentos de corrente foram detectadas contaminações pontuais de cádmio, chumbo emercúrio, que podem ser relacionadas, em geral, à atividade garimpeira ou à expansão urbana. Nos solosforam encontradas concentrações naturais de arsênio, zinco, cobre e bário relacionados à composição dasrochas aflorantes na região.Palavras-chave: água, solos, metais pesados. ABSTRACT: Geochemistry environment of the River of the Stones sub-basin, Diamantina, MG.The soils, stream sediments and surface water are considered as component of the natural geochemical systeminside the hydrographic basin and, therefore, with the geochemistry characterization it is possible to effectan evaluation of the environment chemical quality of the sub-basin of River of the Stones. The draining netof this sub-basin has as bedrock sequences of Supergroup Espinhaço, rocks of Supergroup Paraúna River,beyond associating intrusive igneous rocks. The geomorphology context includes events of deposition anddenudation of the uplands, however preserved in the top of the watersheds. This sub-basin was selected forstudies due to its characteristics of urban occupation and for the fact of getting into a unit of conservation. Theregional geochemical data had been used as comparative base for the results of the analyses in the sub-basin.The physical-chemical analyses of soils, stream sediment and water had been carried through in periods ofdry and rainy seasons. The results had been dealt statistically and compared with values standards definedfor the environmental legislation. It was established through analyses a natural standard relatively high forthe iron and aluminum. In the sample of superficial waters and stream sediments it had been detected promptcontaminations of cadmium, plumb and mercury that can be related, in general, to mining activities or theurban expansion. In the soil it was found natural concentrations of arsenic, zinc, cupper and barium relatedwith the rock’s composition in the region.Key words: water, soils, heavy metals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Rodrigues de Aguiar, Ivan, and Raphael Igor Dias. "O EFEITO DA DENSIDADE DE NINHOS, COR DOS OVOS E ESTRUTURA DA VEGETAÇÃO NA PREDAÇÃO DE NINHOS NO CERRADO." Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa, no. 3 (December 7, 2018). http://dx.doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5860.

Full text
Abstract:
A predação de ninhos é um evento ecológico que afeta diretamente o sucesso reprodutivo das aves. Dessa forma, durante a época reprodutiva, os progenitores investem em estratégias para maximizar o sucesso. Fatores como estrutura da vegetação, disponibilidade de recursos, tipo de substrato e abundância de predadores são avaliados na escolha do sítio de nidificação, aumentando assim a chance de sobrevivência do ninho. O objetivo do presente trabalho foi avaliar se a densidade de ninhos (maior ou menor), a coloração dos ovos (críptica ou conspícua) e a estrutura da vegetação (áreas campestres ou florestais) influenciam a taxa de predação de ninhos. Espera-se que os ninhos agregados em menor densidade, compostos por ovos de coloração críptica e localizados em áreas florestais apresentem taxas menores de predação. Ninhos artificiais foram posicionados em 64 transectos de 50 m de comprimento. Os ninhos foram dispostos no início (0 m), no meio (25 m) e no final (50 m) do transecto. Para simular o efeito de baixa densidade, foi alocado apenas um ninho por posição no transecto. Para o efeito de alta densidade foi utilizado um conjunto de três ninhos por posição no transecto, dispostos a uma distância de 5 m entre si. Cada ninho continha dois ovos, sendo um de codorna e outro de plasticina. Para investigar o efeito da coloração, os ovos foram pintados com tinta atóxica da cor marrom (críptica) e branca (conspícua). A altura dos ninhos foi padronizada em aproximadamente 1,5m. Todos os ninhos tiveram o mesmo tempo de exposição (7 dias). Nas análises, foi utilizado um modelo linear generalizado misto da família binomial, onde a situação final do ninho (predado ou não predado) foi a variável resposta e a densidade de ninhos, a coloração dos ovos e a estrutura da vegetação foram usadas como variáveis explicativas. A identificação do transecto foi usada como variável aleatória. Foram realizados testes de razão de verossimilhança para avaliar a influência de cada variável explicativa na probabilidade de predação de ninhos. Os ninhos distribuídos em áreas campestres, com coloração conspícua e em maior densidade demonstraram uma taxa superior de predação. Uma maior predação em áreas campestres pode ser explicada pelo dossel reduzido e, consequentemente, pela menor cobertura vegetal. Essa cobertura atua como obstáculo à detecção dos ninhos por predadores aéreos visualmente orientados como as aves, que são tidas como os principais predadores de ninhos no Cerrado. O agrupamento de ninhos no habitat pode facilitar a localização dos mesmos por predadores, pois eles podem investir em buscas adicionais em áreas próximas a ninhos encontrados. Esse comportamento adaptativo de forrageio pode aumentar os riscos de predação nas áreas de agregação. Por fim, a maior predação de ovos conspícuos pode estar associada a uma maior detectabilidade por predadores, principalmente os que possuem hábitos diurnos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography