Academic literature on the topic 'Substration events'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Substration events.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Substration events"

1

D'ávila, Sthefane, and Elisabeth Cristina de Almeida Bessa. "Influência do substrato sobre a reprodução de Subulina octona (Brugüière) (Mollusca, Subulinidae), sob condições de laboratório." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 1 (March 2005): 197–204. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000100024.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi determinar se o substrato influencia a reprodução de indivíduos da espécie Subulina octona (Brugüière, 1789), mantidos em três diferentes substratos: areia, argila e terra vegetal. Foram analisados os seguintes parâmetros: número de ovos produzidos a cada evento reprodutivo, tempo para o alcance da maturidade sexual, idade dos indivíduos a cada evento reprodutivo, intervalo entre eventos reprodutivos, número total de ovos por indivíduo, número total de eventos reprodutivos por indivíduo e aumento do número de ovos de um evento para o subseqüente. O substrato influenciou o tempo necessário para o alcance da maturidade sexual, bem como o tempo para a realização dos eventos reprodutivos subseqüentes ao primeiro, a produção de ovos, o número total de ovos produzidos e de eventos reprodutivos de S. octona. Indivíduos mantidos em caixa com terra vegetal levaram mais tempo para realizar o primeiro, segundo, terceiro e quarto evento reprodutivo, produziram menos ovos, no segundo, terceiro e quarto evento e apresentaram um intervalo maior entre o primeiro e segundo evento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Franco, Brenda Mello, Cacio Miranda Andres, Júlia Konrad, Rutineia Tassi, and Tiago Liberalesso. "Avaliação de escoamento pluvial em módulos de telhados verdes com diferentes substratos." Acta Brasiliensis 3, no. 2 (May 27, 2019): 69. http://dx.doi.org/10.22571/2526-4338184.

Full text
Abstract:
A substituição de coberturas impermeáveis por coberturas verdes têm apresentado-se como uma alternativa ambientalmente adequada para a redução do escoamento superficial das águas da chuva. Nesse sentido, essa pesquisa avaliou a eficiência da composição do substrato de telhados verdes na redução do escoamento pluvial. Para tanto, foi realizado o monitoramento de eventos de chuva e vazão, considerando 40 sistemas experimentais (10 tratamentos, com 4 repetições em cada) de telhados verdes modulares, compostos por solo puro, substrato comercial puro e pela combinação de diferentes substratos: casca de arroz carbonizada, casca de arroz in natura e solo. Não houve diferença estatisticamente significativa na taxa de retenção média entre os tratamentos avaliados. Apesar disso, verificou-se que todos os tratamentos testados apresentaram taxa média de retenção do escoamento pluvial igual a 74%, o que demonstra o potencial de utilização de resíduos como a casca de arroz na composição de substratos para telhados verdes, visto seu custo ser mais baixo que o custo de substratos comerciais, devido às suas propriedades como leveza, porosidade e boa drenagem, além de constituir-se em uma alternativa ambientalmente adequada para a destinação desse passivo ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bao, Francielli, Liana Baptista de Lima, and Petterson Baptista da Luz. "Caracterização morfológica do ramo, sementes e plântulas de matayba guianensis Aubl. e produção de mudas em diferentes recipientes e substratos." Revista Árvore 38, no. 1 (February 2014): 63–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622014000100006.

Full text
Abstract:
Matayba guianensis Aubl. é uma Sapindaceae de porte arbustivo ou arbóreo de grande ocorrência no Cerrado brasileiro, com papel fundamental no fornecimento de recursos para formigas e abelhas. Apresenta rápido crescimento e é importante para recuperação de áreas degradadas, mas pouco se conhece sobre a sua produção de mudas. Diante disso, o objetivo deste estudo foi descrever a morfologia do ramo e da germinação de sementes e plântulas de Matayba guianensis Aubl. em seu desenvolvimento pós-seminal, bem como definir o tipo de substrato e recipiente adequados para emergência de plântulas e produção de mudas desta espécie. Foram avaliados três tipos de recipientes: saco de polietileno preto; tubete e bandeja de isopor, com cinco tipos de substratos: areia; terra; terra-areia-esterco (1:1:1); substrato comercial e fibra de coco, com quatro repetições de 25 sementes em cada tratamento. O ramo, fruto, semente, plântulas e seus eventos morfológicos foram descritos. O ramo é cilíndrico, com folhas paripinadas e alternas; fruto seco, deiscente e sementes com grande quantidade de arilo; a germinação é criptocotiledonar e hipógea. Sua maior porcentagem de emergência ocorreu no recipiente isopor com 91% das sementes germinadas em substrato comercial, seguida de fibra de coco (88%). O desenvolvimento da raiz e do caule foi maior em tubete e em saco plástico, utilizando-se substrato comercial ou fibra de coco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Amaral, João André do, Regina Maria Monteiro de Castilho, and Kuniko Iwamoto Haga. "EFEITO DE DIFERENTES CONDIÇÕES DE LUMINOSIDADE E SUBSTRATOS NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DE GRAMA BERMUDA." Cultura Agronômica: Revista de Ciências Agronômicas 25, no. 3 (July 1, 2016): 291–302. http://dx.doi.org/10.32929/2446-8355.2016v25n3p291-302.

Full text
Abstract:
A luminosidade e o tipo de substrato utilizado na implantação de gramados são alguns dos fatores que devem ser considerados na escolha da espécie de grama. Com a realização de eventos esportivos internacionais nos últimos anos no país, houve a necessidade de alterações arquitetônicas nas arenas, com a implantação de coberturas, aumentando o sombreamento do gramado e, deste modo, o presente estudo teve por objetivo avaliar a influência da luminosidade e de diferentes substratos no desenvolvimento inicial de grama bermuda (Cynodon dactylon x C. transvaalensis). O experimento foi conduzido no Campus II - UNESP, de Ilha Solteira ? SP, em esquema fatorial 5 x 4 (substratos x luminosidades), em delineamento inteiramente casualizado com 20 tratamentos e 3 repetições. Os substratos foram: S1 = Solo, S2 = Solo + areia (2:1), S3 = Solo + matéria orgânica (1:1), S4 = Solo + matéria orgânica + areia (2:1:1) e S5 = Matéria orgânica + areia (3:1), em 4 condições de luminosidade (pleno sol, 30%, 50%, 80% de sombreamento), durante os meses de março de 2014 a agosto de 2014. Foram avaliados: Comprimento médio da parte aérea do gramado e massa fresca e massa seca das folhas. Foi possível concluir que níveis mais intensos de sombreamento estimularam o crescimento em comprimento da parte aérea da grama, porém houve uma redução no acúmulo de massa fresca e seca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

D'ávila, Sthefane, and Elisabeth Cristina de Almeida Bessa. "Influência do substrato sobre o crescimento de Subulina octona (Brugüière) (Mollusca, Subulinidae), sob condições de laboratório." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 1 (March 2005): 205–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000100025.

Full text
Abstract:
Os moluscos pulmonados selecionam substratos adequados a sua sobrevivência, exibindo preferência por determinadas características químicas, físicas e estruturais. Esse fator ambiental afeta a reprodução e a sobrevivência desses animais. Todavia, ainda permanece obscuro que aspectos do ciclo de vida e comportamento são influenciados. O presente trabalho teve por objetivo determinar se o substrato influencia o crescimento de indivíduos da espécie Subulina octona (Brugüière, 1789), mantidos em areia, argila e terra vegetal. Indivíduos mantidos em caixa com terra vegetal, apresentaram menor comprimento de concha aos 15 e 30 dias de vida, no primeiro, segundo e terceiro evento reprodutivo, quando comparados a indivíduos criados em caixas com areia e argila. Foi observada uma tendência para a desaceleração do crescimento dos indivíduos submetidos aos três tratamentos, mostrando que o crescimento indeterminado, com o declínio progressivo do crescimento após a maturidade, é a estratégia exibida por S. octona. No presente estudo, foi observado que S. octona ingeria substrato regularmente e que os indivíduos criados em terra vegetal consumiam menos ração. É provável que a terra vegetal forneça condições semelhantes ao habitat preferencial dos moluscos em ambiente natural e seja mais propícia à utilização como recurso alimentar. Dessa forma, os moluscos criados em terra vegetal tenderam a consumir mais substrato e menos ração do que aqueles criados em areia e argila, obtendo quantidade menor de nutrientes, o que pode ter influenciado seu crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Vanessa Lorencini da, Fabíola Vitti Môro, Carlos Ferreira Damião Filho, José Roberto Môro, Breno Marques da Silva e. Silva, and Hamilton César de Oliveira Charlo. "Morfologia e avaliação do crescimento inicial de plântulas de Bactris gasipaes Kunth. (arecaceae) em diferentes substratos." Revista Brasileira de Fruticultura 28, no. 3 (December 2006): 477–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452006000300030.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve por objetivos descrever a morfologia dos diásporos, as fases da germinação e determinar o substrato mais adequado para o crescimento inicial de plântulas de pupunha. Periodicamente, unidades representativas de cada fase de germinação foram retiradas para a descrição da seqüência dos eventos morfológicos. Os substratos usados para o crescimento inicial foram Plantmax HT, areia, terra (latossolo roxo) e outro com proporções iguais de terra, areia e esterco (TAE). Avaliou-se o crescimento inicial das plântulas aos 101 dias após o transplante, com base na sua altura, número de folhas, comprimento e largura das folhas. Observou-se que as sementes são albuminosas, com endosperma oleaginoso e de consistência relativamente dura. O embrião é lateral, periférico e relativamente indiferenciado, de forma cônica. A germinação inicia-se com o desenvolvimento de uma massa de células indiferenciadas na depressão micropilar. Posteriormente, esta massa de células torna-se cilíndrica, com a diferenciação dos primórdios caulinar e radicular. O primórdio caulinar é constituído por três bainhas envolvendo a primeira folha. Estas se abrem sucessivamente, permitindo a emergência da folha primária. Entre os substratos testados, de acordo com os parâmetros avaliados, os mais adequados para crescimento inicial de mudas de Bactris gasipaes Kunth foram o TAE e o Plantmax.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Haber, Esther P., Rui Curi, Carla R. O. Carvalho, and Angelo R. Carpinelli. "Secreção da insulina: efeito autócrino da insulina e modulação por ácidos graxos." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 45, no. 3 (June 2001): 219–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302001000300003.

Full text
Abstract:
A insulina exerce um papel central na regulação da homeostase da glicose e atua de maneira coordenada em eventos celulares que regulam os efeitos metabólicos e de crescimento. A sub-unidade beta do receptor de insulina possui atividade tirosina quinase intrínseca. A autofosforilação do receptor, induzida pela insulina, resulta na fosforilação de substratos protéicos intracelulares, como o substrato-1 do receptor de insulina (IRS-1). O IRS-1 fosforilado associa-se a domínios SH2 e SH3 da enzima PI 3-quinase, transmitindo, desta maneira, o sinal insulínico. A insulina parece exercer feedback positivo na sua secreção, pela interação com seu receptor em células B pancreáticas. Alterações nos mecanismos moleculares da via de sinalização insulínica sugerem uma associação entre resistência à insulina e diminuição da secreção deste hormônio, semelhante ao observado em diabetes mellitus tipo 2. Uma das anormalidades associadas à resistência à insulina é a hiperlipidemia. O aumento do pool de ácidos graxos livres circulantes pode modular a atividade de enzimas e de proteínas que participam na exocitose da insulina. Essa revisão descreve também os possíveis mecanismos de modulação da secreção de insulina pelos ácidos graxos em ilhotas pancreáticas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

D'ávila, Sthefane, and Elisabeth C. de A. Bessa. "Influência de diferentes substratos e umidade sobre o crescimento e o número de ovos produzidos por Subulina octona (Brugüière) (Mollusca, Subulinidae), sob condições de laboratório." Revista Brasileira de Zoologia 22, no. 2 (June 2005): 349–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-81752005000200008.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi verificar a influência da umidade do substrato sobre o crescimento e a reprodução de Subulina octona (Brugüière, 1789), criada em areia, argila e terra vegetal. Sobre o grupo experimental, constituído por três grupos tratados (substrato umedecido com 10ml de água a intervalos de cinco dias) e três grupos controle (substrato umedecido com 10ml de água a intervalos de um dia), foram realizadas observações a cerca do crescimento, expresso pelo comprimento da concha; do número de ovos produzidos e do comprimento da concha no primeiro evento reprodutivo. O grupo tratamento e o grupo controle constituíram-se de 210 indivíduos recém-eclodidos, distribuídos aleatoriamente em caixas diferenciais em função do substrato utilizado: caixa 1 e controle 1, com areia; caixa 2 e controle 2, com argila; caixa 3 e controle 3, com terra vegetal. Cada caixa continha 35 indivíduos. Os indivíduos do grupo controle (substrato umedecido a intervalos de um dia) apresentaram um ritmo de crescimento mais rápido. A umidade do substrato foi um fator de maior influência sobre a reprodução dos indivíduos criados em caixas com areia e argila. Houve diferença significativa entre as médias do comprimento da concha e do número de ovos produzidos, no primeiro evento reprodutivo dos indivíduos da caixa 1 (areia) e do grupo controle 1. Os indivíduos da caixa 2 (argila) apresentaram menor comprimento de concha no primeiro evento reprodutivo do que os indivíduos do grupo controle 2. Os gastrópodes terrestres perdem água pelo tegumento e, do mesmo modo, se reidratam pelo tegumento, através da chamada reidratação por contato. Neste contexto, a umidade do substrato influencia a manutenção da homeostase por estes organismos e conseqüentemente seu crescimento e reprodução.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Angelini, A., A. Abdurahakman, R. Manara, P. Amistà, and G. Thiene. "Substrati anatomo-patologici degli aneurismi cerebrali." Rivista di Neuroradiologia 16, no. 1 (February 2003): 123–33. http://dx.doi.org/10.1177/197140090301600116.

Full text
Abstract:
Atherosclerosis and fibromuscular dysplasia are the two most common causes of cerebral aneurysms. Saccular aneurysms are mainly congential and located in the bifurcations. Fusiform aneurysms are caused by atherosclerosis and involve the posterior portion, mainly the vertebral and basilar arteries and may develop into giant aneurysms. Cerebral atherosclerosis causes two types of lesions: stenosis with the formation of atheromatous plaque jutting into the lumen, and aneurysms leading to vascular remodelling with erosion of the internal elastic membrane, atrophy of the media and thickening and hyalinization of the intima. Atheromatous plaque is characterised by a fibromuscular intimal cap and a necrotic lipid core with atrophy of the underlying media. Plaque may thicken to occlude the vessel by intraplaque haemorrhage and superimposed occlusive thrombosis due to ulceration, or rupture of the fibrous cap caused by inflammation. It remains unsettled whether atherosclerotic cerebral aneurysms are malformations, with congenital abnormalities of the internal elastic membrane and elastic fibres constituting the media, or whether atheromatous changes are secondary to impaired blood flow. Thinning of the wall could also be caused by flow changes with parietal stress resulting from the turbulence caused by atherosclerotic stenotic lesions or the outcome of dissection of the arterial wall. Fibromuscular dysplasia is a multifocal vascular disease of unknown origin, not atherosclerotic or inflammatory, mainly affecting the brain media with lesions characterized by areas of concentric fibromuscular tissue jutting into the vessel lumen alternating with areas of thinning to almost disappearance of the tunica media and discontinuity of the internal elastic membrane in areas of thinning with the formation of aneurysms. Vessel calibre varies with areas of luminal stenosis alternating with areas of aneurysmal dilatation. The origin of this disease remains unknown and it is thought to be multifactorial possibly associated with saccular aneurysms, fusiform giant aneurysms, dissection of the intracranial arteries, cavernous fistulae and stenosis or occlusion associated with dysplasia. Aneurysms in the brain may share the same underlying mechanisms as aneurysms elsewhere involving atherosclerosis and fibromuscular dyspasia, i.e. remodelling of the extracellular matrix. A recent hypothesis suggested that cerebral aneurysms were caused by an active mechanisms in the arterial wall rather than a passive process linked to genetically determined structural defects or purely haemodynamic events. Apoptosis has also been implicated in the remodelling of the extracelular matrix in the wall of cerebral aneurysms.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Brandão, Marcus Lira, Daniel Machado Vianna, Sueli Masson, and Júlia Santos. "Organização neural de diferentes tipos de medo e suas implicações na ansiedade." Revista Brasileira de Psiquiatria 25, suppl 2 (December 2003): 36–41. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462003000600009.

Full text
Abstract:
A natureza das respostas de medo em animais expostos a situações ameaçadoras depende da intensidade e da distância do estímulo aversivo. Esses estímulos podem ser potencialmente perigosos, distais ou proximais ao animal. Esforços têm sido feitos no sentido de identificar os circuitos neurais recrutados na organização das reações defensivas a estas condições aversivas. Neste artigo, sumarizamos evidências que associam os sistemas cerebrais de defesa ao conceito de medo-stress-ansiedade. Respostas de orientação ao estímulo de perigo, à esquiva e à preparação para o enfrentamento do perigo parecem estar associados à ansiedade. O giro do cíngulo e o córtex pré-frontal de um lado; o núcleo mediano da rafe, septo e o hipocampo de outro fazem parte dos circuitos cerebrais que integram essas respostas emocionais. No outro extremo, estímulos de medo que induzem formas ativas de defesa, mas pouco elaboradas, determinam estados emocionais de natureza diferente e parecem associadas a manifestações elementares de medo. A substância cinzenta periaquedutal dorsal constitui o principal substrato neural para a integração desses estados aversivos no cérebro. Comportamentos defensivos desse tipo são produzidos pela estimulação elétrica e química desta estrutura. À medida que os estímulos ameaçadores, potenciais e distais dão lugar a estímulos de perigo muito intensos ou são substituídos por estímulos proximais de medo, ocorre uma comutação (switch) dos circuitos neurais usualmente responsáveis pela produção de respostas condicionadas de medo para reações defensivas com baixo nível de regulação e organização que se assemelham aos ataques de pânico. Portanto, dependendo da natureza do evento estressor ou do estímulo incondicionado, o padrão de respostas defensivas orientadas e organizadas cede lugar a respostas motoras incoordenadas e incompletas. A amígdala e o hipotálamo medial podem funcionar como uma espécie de interface comutando os estímulos para os substratos neurais apropriados para elaboração das respostas defensivas condicionadas ou incondicionadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Substration events"

1

Liu, Yang. "Generic substation event monitoring based on IEC 61850 and IEEE 1588 standards." Thesis, 2015. http://hdl.handle.net/2440/97878.

Full text
Abstract:
Electricity has become not only an essential element to people’s everyday life but also the most important power source to most industries and businesses. The continuously increasing demand of electricity consumption has resulted in a consistent expansion of power grid as it was seen in the past few decades. This in turn has dramatically increased the cost of electricity during the same period in Australia. In contrast, the recently recorded low economic activities and significant growth of rooftop photovoltaic has led to a reduction in the forecasted electricity demand in Australia. This has resulted a reduced number of network augmentation projects for most electric utilities across the country. Instead, the substation refurbishment work has become the focus for most electric utilities in the foreseeable future. Such sharp turning point of trend has placed an enormous challenge in front of electric utilities on how to make the power system operation more cost effective and preserve a high level of reliability and security. In response to the challenge, the integration of advanced technologies with the existing power system has been recognised as a viable solution. The international standard IEC 61850 for substation communication system has gained momentum globally to be implemented in power utility automation systems. The flexibility and vendor independent feature of the standard inspired a range of innovative approaches for power grid projects including substation refurbishment work. This research aims to develop and verify a vendor independent device, which is named as substation event monitor, with the capability of interfacing the legacy and existing substation automation system equipment to the modern intelligent electronic devices (IEDs) over Ethernet network in a non-intrusive and cost effective manner. The substation event monitor is also equipped with the ability of providing synchronised time information at the accuracy level of ±1 microsecond over the same communication infrastructure via IEEE 1588 standard, also called the Precision Time Protocol (PTP). The created device is suitable for substation refurbishment work and has the potential in many other utility applications, such as network state estimation and substation commissioning. This thesis takes a bottom-up approach to the form of information on the construction and verification of substation event monitor. It begins with the provision of the critical review on the detailed knowledge of both international standards of IEC 61850 and IEEE 1588. This work was needed because there is lack of concise, publicly available and informative material on these complex standards for power utility engineers. The thesis is then expanded with the in-depth design information on the developed prototype of substation event monitor. Finally, the verification results of the prototype device were produced at both component level and system level in this thesis. The provision of the comprehensive knowledge of the prototype device will deliver confidence to utility engineers in considering the adoption of substation event monitor as a low cost, non-intrusive, IEC 61850 compatible and synchronised IED that meets the needs of substation refurbishment work and other potential power utility applications.
Thesis (Ph.D.) -- University of Adelaide, School of Electrical and Electronic Engineering, 2015
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Substration events"

1

Araújo, Samuel Moreira Abreu, Fernanda Sumika Hojo de Souza, and Geraldo Robson Mateus. "Alocação de Recursos para Redes Virtuais com Seleção de Método de Resolução via Aprendizado de Máquina." In Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbrc.2020.12284.

Full text
Abstract:
A alocação de recursos é um problema NP-difícil, presente no Mapeamento de Redes Virtuais (VNE) e na Virtualização de Funções de Rede (NFV). Nesse contexto, um ponto pouco explorado na literatura é relacionado a quando se deve aplicar um método de resolução heurístico ou exato. Tanto para o VNE, quanto para o NFV, normalmente a literatura indica um tratamento heurístico devido à complexidade do problema e à elevada dimensão dos dados. Entretanto, em experimentos preliminares, percebe-se que em alguns momentos um tratamento exato pode ser aplicado em um tempo praticável. Foi notado que esses eventos não se tratam de casualidades, mas decorrem de várias condições relacionadas ao Substrato de Rede (SN) residual e às demandas de rede requisitadas. A abordagem proposta neste artigo é baseada na aplicação de técnicas de Aprendizado de Máquina (AM) para alocação de recursos em rede, e tem como objetivo prever em quais situações se pode preterir uma abordagem heurística em prol de uma exata. Para tal, foi adotado o VNE e duas abordagens da literatura. As simulações realizadas mostram que o tratamento com AM melhora a taxa de aceitação e a receita de mapeamento em relação à heurística, e reduz o tempo de processamento em relação à abordagem exata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Sfalcin, Inaê Carolina. "QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA SUBTERRÂNEA CONSUMIDA NA ZONA RURAL: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1172.

Full text
Abstract:
Introdução: O abastecimento hídrico na zona rural ocorre, em grande parte, pela captação de água subterrânea em poços domiciliares. Nesses locais, é comum que a água consumida não seja submetida à análises microbiológicas e tratamento, tornando-se um importante fator de risco na ocorrência de doenças diarreicas de natureza infecciosa, uma vez que os solos rurais estão intensamente sob o uso agrícola, pecuário e expostos aos despejos domésticos. Bactérias do grupo coliforme são indicadoras de contaminação por microrganismos patogênicos de veiculação hídrica. Objetivo: Avaliar a qualidade microbiológica da água de um poço artesiano que abastece oito famílias, na comunidade rural de São João das Missões, São Miguel das Missões, Rio Grande do Sul. Material e Métodos: O poço artesiano em estudo possui 140 m de profundidade e, em um raio de 100 m no seu entorno, há criação de animais (bovinos, suínos, aves), lavoura cultivada, esgoto doméstico e domicílios. Amostras de água foram coletadas in loco, em dois eventos com um ano de intervalo, seguindo a metodologia da American Public Health Association para águas subterrâneas. Verificou-se qualitativamente coliformes totais e a bactéria Escherichia coli em 100 ml de amostra sob uso de substrato cromogênico Collitest® , em triplicata, para detecção: após 24 horas de incubação à 35ºC, a presença de coliformes totais por indicativo de mudança de coloração da amostra e após 48 horas de incubação a 35 ºC, a presença de E. coli, através de leitura da coloração da amostra sob luz ultravioleta. Resultados: A análise microbiológica apontou presença de coliformes totais em 100% das amostras e E. coli ausente, em ambos eventos amostrais, demonstrando que não houve alteração na qualidade da água após um ano. Conclusão: A água do poço artesiano em estudo possui padrão microbiológico alterado de acordo com a Portaria nº 2.914/2011, do Ministério da Saúde, e oferece potencial risco à saúde dos consumidores locais, representando a problemática do saneamento básico rural. O tratamento de desinfecção e o monitoramento da qualidade desta água são sugeridos, até que se obtenham resultados satisfatórios para os padrões microbiológicos seguros ao consumo humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lara, Jéssica Naiara, Juliana Pereira Cardoso, Camila Raianna Justiniana Rocha, and Samyra Giarola Cecílio. "A INFLUÊNCIA DA BAIXA CONCENTRAÇÃO DE MAGNÉSIO EM DISTÚRBIOS NEUROLÓGICOS COMO A EPILEPSIA E ENXAQUECA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1663.

Full text
Abstract:
Introdução: O magnésio (Mg2+) é considerado o quarto cátion mais abundante em todo o corpo e o segundo cátion mais abundante na célula. Os íons Mg2+ são importantes para vários processos fisiológicos e são críticos para a regulação de diversas funções celulares, como ciclos metabólicos, vias de sinalização, controle de canais iônicos e outros. Dessa forma é indispensável uma boa regulação dos níveis Mg2+, contudo, na literatura, descrições mostram que a deficiência desse íon pode promover distúrbios neurológicos, como epilepsia e enxaqueca, que possuem o mesmo substrato neurobiológico. Objetivo: A proposta do presente estudo consistiu em uma revisão da literatura sobre a possível influência do magnésio na epilepsia e enxaqueca. Material e métodos: Foi realizado levantamento bibliográfico do período de 1970 a 2020 e foram utilizadas as palavras-chave “magnesium”, “migraine” e “epilepsy”. Resultados: De fato, alguns trabalhos mostram que a deficiência de Mg2+ está relacionada a epilepsia e a enxaqueca. As crises epilépticas podem ser uma manifestação da depleção de Mg2+, e alguns autores afirmam que após observações clínicas em humanos e o desenvolvimento de experimentos em animais, a redução do Mg2+ parece estar associada aos eventos epileptiformes. Outros autores notaram que a ausência de Mg2+, eventualmente, resulta em crises convulsivas em humanos e em tecido animal, promove atividades epileptiformes e a indução de ondas de depressão alastrante após estimulação repetitiva. Em pacientes com enxaqueca hemiplégica, foram coletadas amostras do líquor e, após análise, foi demonstrada uma redução significativa de Mg2+. Alguns autores demonstram que a administração de Mg2+ por via intravenosa se mostrou um medicamento eficiente, seguro e bem tolerado no tratamento de crises de enxaqueca. Além disso, trabalhos recentes afirmam que a enxaqueca se manifesta quando há uma redução de Mg2+ no líquido cefalorraquidiano e que esse cátion tem sido utilizado, com grande sucesso, na profilaxia e tratamento da enxaqueca. Conclusão: Nota-se que a deficiência de magnésio parece desempenhar um papel importante na fisiopatologia da enxaqueca e da epilepsia, portanto, mais estudos investigando sua influência nesses distúrbios neurológicos são necessários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gomes, Guilherme Rodrigues, and LUCYNARA DE FREITAS PEREIRA. "OS IMPACTOS DAS AÇÕES ANTRÓPICAS SOBRE OS CORAIS DE ÁGUAS PROFUNDAS." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/6868.

Full text
Abstract:
Introdução: Corais são Cnidários de corpo cilíndrico, presentes no mar e presos a um substrato, possuindo relações de simbiose com outros organismos devido a sua manutenção, proteção e alimentação. Constituem grandes e complexas estruturas no fundo do mar que servem de alimento e casa para diversos tipos de peixes e outros animais, sendo bastante importantes para a vida e o equilíbrio marinho. Localizados em águas profundas, estes encontram-se a uma profundidade de aproximadamente 200 metros, formado por grandes estruturas ósseas que assentam-se um sobre os demais corais mortos, estando longe de atividades de embarcação devido a profundidade, porém ainda expostos às consequências de atividades antrópicas. Objetivo: O presente trabalho objetivou apresentar os impactos e consequências das atividades humanas aos recifes de corais profundos, através de revisão bibliográfica. Material e métodos: Para o desenvolvimento deste estudo, foi utilizado um levantamento bibliográfico empregando operadores booleanos para busca específica de textos e palavras, como o “and”, “ or ” e “ not”, por meio de plataformas como o Google Acadêmico, SciELO e Periódicos CAPES. Os artigos foram analisados usando perspectivas que possibilitasse o melhor entendimento de cada autor acerca dos aspectos estudados: (i) Corais de águas frias, (ii) as consequências das atividades humanas e (iii) impactos resultantes. Resultados: A partir do estudo verificou-se que mesmo com a profundidade, atividades antrópicas causam a devastação de suas formações, por meio de: mudanças climáticas, que alteram a dinâmica do aquecimento das águas, esgotando o oxigênio e promovendo a acidificação do oceano; atividade pesqueira, proveniente da busca por espécies comerciais; e os lixos oriundos das cidades que naufragam no mar, prendendo-se as esponjas dos recifes profundos. Que consequentemente causam, impactos negativos sobre o processo de calcificação, como a formação de conchas ou exoesqueletos; erosão, diminuindo a proteção do litoral contra eventos extremos relacionados à hidrodinâmica das ondas; destruição de suas estruturas ósseas e seu branqueamento. Assim, são estimados que dentro de décadas, a química dos oceanos tropicais não sustentará o crescimento dos recifes de corais. Conclusão: Diante do exposto, constata-se a falta de estudos na área dos corais profundos e que estes estão sofrendo grandes devastações e ameaças de extinção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography