Academic literature on the topic 'Sistema Eletrônico de Informação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Sistema Eletrônico de Informação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Sistema Eletrônico de Informação"

1

Teixeira, Elayne Patricia Silva, and Francisca Rosaline Leite Mota. "DESAFIOS PARA A GOVERNANÇA ELETRÔNICA NO BRASIL." P2P E INOVAÇÃO 9 (June 5, 2023): 417–35. http://dx.doi.org/10.21728/p2p.2023v9nesp.p417-435.

Full text
Abstract:
A utilização de documentos e processos eletrônicos no âmbito da esfera pública brasileira iniciou-se nos anos de 1990, sendo intensificado a partir dos anos 2000. A inserção dessa nova modalidade de documentos no setor público, em conjunto com a mudança no comportamento social vivenciado por meio da inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação, gerou uma preocupação com a segurança desses documentos de que eles poderiam ser acessados de forma rápida, fácil, acessível e precisa pelos cidadãos. Assim, esse contexto de expectativas foi propício para o surgimento dos sistemas de informação. O presente trabalho tem como tema central a análise de um sistema de informação em organização pública. A questão norteadora da pesquisa: Como se deu a implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, sob a ótica da governança eletrônica? Tendo como objetivo compreender a implementação do Sistema Eletrônico de Informações na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas como ferramenta de apoio à Governança Eletrônica no estado de Alagoas. A metodologia possui uma abordagem qualitativa, com tipo de pesquisa exploratória-descritiva. Por se trata de um é um estudo preliminar foram apresentados os resultados parciais de um questionário de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gusmão, Felipe Carvalho Marinho, Mayane Paulino de Brito e. Silva, Giuliane Monteiro Pereira, Izabel França de Lima, and Henry Poncio Cruz de Oliveira. "Elementos de arquitetura da informação no Repositório Eletrônico Institucional da UFPB." Revista Informação na Sociedade Contemporânea 1 (June 11, 2017): 1–21. http://dx.doi.org/10.21680/2447-0198.2017v1n0id12282.

Full text
Abstract:
Os ambientes de informação podem ser analógicos, digitais ou híbridos. Neste trabalho damos atenção aos ambientes de informação digital, que englobam os sítios da web, as bibliotecas digitais, os periódicos eletrônicos, os sistemas de gestão eletrônica de documentos e os repositórios digitais. O presente artigo é o relato de uma investigação sobre Arquitetura da informação em repositórios digitais, com foco analítico no repositório institucional da UFPB. Objetivou-se analisar elementos da Arquitetura da Informação nos Sistemas de organização com ênfase no modelo top down, do Sistema de rotulagem, navegação e busca na interface do repositório institucional da UFPB. A metodologia adotada é de caráter quali-quantitativo, com fins exploratórios e descritivos. Sugere-se melhorias na interface do Repositório Eletrônico Institucional da UFPB seguindo parâmetros orientados pela Arquitetura da informação com o intuito de aprimorar principalmente os processos de organização, busca e navegação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, Rosana Rodrigues dos, and Edivanio Duarte de Souza. "Gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (December 31, 2020): 128–57. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14928.

Full text
Abstract:
O desempenho das instituições de ensino superior, nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, é condicionado à existência de fontes de informação que atendam às demandas da comunidade universitária. Nesse contexto, objetiva-se propor modelo de gestão eletrônica de aquisição de fontes de informação, como parte de um sistema integrado de gestão eletrônica de formação e desenvolvimento de coleções. Este tem por base uma pesquisa exploratório-descritiva, desenvolvida a partir de levantamentos bibliográficos e documentários, e de pesquisa de campo junto ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas. Há na literatura diferentes modelos teórico-metodológicos de formação e desenvolvimento de coleções, porém, o modelo sistêmico é o mais utilizado. No sistema desta instituição, a seleção é realizada com base nas sugestões dos coordenadores de cursos via sistema eletrônico. A aquisição é realizada pelas modalidades de compra, doação e permuta. A primeira, realizada por meio de pregão eletrônico, apresenta algumas dificuldades. Propõe-se um fluxo para a melhor gestão desse processo, considerando a integração entre atividades e a interoperabilidade entre os sistemas que gerenciam atividades acadêmicas e administrativas da instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Almeida, Magaly Da Rosa, Clayton Da Silva Brito, Hewelly Demétrio Itaparica Rodrigues, Érica Vanusa Borges Gomes, Anne Kerollen Pinheiro de Carvalho, Bianca Diniz Oliveira, Simone Daria Assunção Vasconcelos Galdino, and Francisca Elissandra Ribeiro Dos Santos. "Gestão da informação: revisão integrativa de literatura." Revista Eletronica Gestão & Saúde 6, no. 3 (July 14, 2015): 2819. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v6i3.22417.

Full text
Abstract:
A Gestão da Informação (GI) é definida como um conjunto de conceitos, princípios, métodos e técnicas usadas na prática administrativa que auxiliam no processo de tomada de decisão quando colocados em prática pelos líderes das organizações. Objetivo: Realizar levantamento bibliográfico sobre os Sistemas de Informação e sua importância para a Gestão dos Serviços de Saúde. Métodos: Trata-se de uma Revisão Integrativa, onde se realizou busca eletrônica de artigos publicados e indexados em banco de dados eletrônicos da LILACS, no período de 2000 a 2013. Resultando no total de 34 referências potenciais. Por não atender aos critérios de inclusão 5 artigos foram excluídos, totalizando 29 artigos, publicada em português. Resultados e Discussão: Os artigos encontrados foram categorizados por similaridade de conteúdo, sendo constituídas três categorias de análise: A importância da Gestão da Informação, com 10 artigos (34,5%); Sistemas de Informação em Saúde (SIS), com 9 artigos (31%) e Implantação do Prontuário Eletrônico, com 10 artigos (34,5%). Conclusão: Acredita-se que os Sistemas de Informação na Gestão que qualificam os profissionais da saúde sejam usados como ferramenta de trabalho, sendo capazes de transformar e sustentar o Sistema Único de Saúde (SUS) dando retornos positivos e em prazos aceitáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Chacur, Rachel Lopes Queiroz. "Diagnóstico das plataformas dos sistemas eletrônicos do Poder Judiciário e Executivo brasileiro." Sistema e-Revista CNJ 5, no. 1 (June 28, 2021): 187–99. http://dx.doi.org/10.54829/revistacnj.v5i1.160.

Full text
Abstract:
O presente artigo científico aborda o diagnóstico das plataformas dos sistemas eletrônicos de informação e comunicação do Poder Judiciário do estado de São Paulo, o Ministério Público do estado de São Paulo e da mesma circunscrição da Justiça Federal. O objetivo foi verificar a eficiência e a transparência da informação e comunicação de dados e processamento de autos no sistema eletrônico, tomando como parâmetro novas categorias definidas de ações, no sistema informatizado do Poder Judiciário. A revisão de literatura aborda a possibilidade de adoção do modelo de gestão judiciária compartilhada entre órgão judicial e administrativo, com o suporte dos sistemas digitais, conferindo resultados aos processos. Apresenta a nova metodologia científica quanti e qualitativa, com abordagem descritiva e exploratória, de natureza empírica, aplicando os instrumentos de levantamento de dados estatísticos em cartório distribuidor e em plataformas de sistema eletrônico do Poder Judiciário. O resultado das variáveis entabuladas mostra a adoção de sistema de digitalização de documento em vez de um sistema digital de processamento de autos do processo, exigido em um sistema eletrônico judicial. O estudo demonstra a relevância de aplicação da Ciência inter e multidisciplinar no ramo jurídico, como um meio de racionalização do sistema judicial e judiciário, sob o tripé do cumprimento da eficiência, transparência e responsabilidade das atividades jurisdicionais e administrativas dos órgãos judiciais. A relevância do protótipo da tese de doutorado auxiliará a boa gestão e governança compartilhada de caráter interno e externo do Poder Judiciário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Magdaleno, Andrea Magalhaes, and Sean Siqueira. "Editorial Vol. 8, Nº 4." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 8, no. 4 (December 30, 2015): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2015.292.

Full text
Abstract:
A iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) é uma revista acadêmica voltada para publicações científicas na área de Sistemas de Informação. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index) e atualmente é mantida pela Comissão Especial em Sistemas de Informação (CE-SI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Nesta presente edição – de número 4 do Volume 8 (2015) – apresentamos 4 (quatro) artigos, dos quais 2 são versões estendidas dos melhores artigos do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2015) e 2 foram submetidos espontaneamente para a revista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Magdaleno, Andrea Magalhaes, and Sean Siqueira. "Editorial Vol. 10, Nº 1." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 10, no. 1 (March 12, 2017): 01–05. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2017.324.

Full text
Abstract:
A iSys (Revista Brasileira de Sistemas de Informação) é uma revista acadêmica voltada para publicações científicas na área de Sistemas de Informação. A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index) e atualmente é mantida pela Comissão Especial em Sistemas de Informação (CE-SI), da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).Nesta presente edição – de número 1 do Volume 10 (2017) – apresentamos 7 (sete) artigos, dos quais 4 são versões estendidas dos melhores artigos do XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2016) e 3 foram submetidos espontaneamente para a revista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Boscarioli, Clodis, Scheila De Ávila E Silva, Rodrigo Pereira Dos Santos, and Andre Pimenta Freire. "Editorial Vol. 12, No 1." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 12, no. 1 (April 17, 2019): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2019.380.

Full text
Abstract:
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (http://www.seer.unirio.br/index.php/isys/index).Nesta presente edição – de número 1 do Volume 12 (2019) – 5 artigos de versões expandidas dos melhores artigos do XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação (SBSI 2018)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Diirr, Bruna, Claudia Cappelli, Vanessa Nunes, Rodrigo Pereira Dos Santos, and Andre Pimenta Freire. "Editorial Vol. 12, No 2." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 12, no. 2 (May 3, 2019): 01–04. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2019.386.

Full text
Abstract:
A iSys – Revista Brasileira de Sistemas de Informação é uma publicação científica da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CESI) da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A revista é distribuída em formato eletrônico através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas. Nesta presente edição – de número 2 do Volume 12 (2019) – são publicados 4 artigos submetidos à Edição Especial sobre Transparência em Sistemas de Informação e um artigo submetigo regularmente à revista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Freire, Gustavo Henrique de Araújo, Isa Maria Freire, Ramón Martins sodoma da Fonseca, and Vânia Maria Rodrigues Hermes de Araújo. "Uso do Seer para formatação de serviço de resumos: revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia." Ciência da Informação 36, no. 3 (December 2007): 83–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19652007000300010.

Full text
Abstract:
Apresenta um serviço de resumos nas áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, formatado a partir do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (Seer), tecnologia de publicação eletrônica traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Resume os dados sobre as revistas brasileiras que adotaram a tecnologia de editoração do Seer, bem como sobre o conteúdo dos números publicados da revista Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia (PBCIB).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Sistema Eletrônico de Informação"

1

Alvorcem, Rochelle Martins. "O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e sua navegabilidade." reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93686.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010
Made available in DSpace on 2012-10-25T02:08:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 284470.pdf: 2795101 bytes, checksum: 030287036fffdc94c4b9ef72319a1718 (MD5)
Esta dissertação avalia o sistema de navegação no fluxo do processo editorial do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), verificando se o mesmo alcança o propósito de usabilidade junto aos editores. O plano metodológico adotado é o de Rosenfeld e Morville, que procura estudar e identificar elementos da Arquitetura da Informação (AI), relacionando-os ao usuário, ao contexto e ao conteúdo. Utiliza, como contexto de pesquisa, o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina e as revistas eletrônicas que fazem parte desse portal. Emprega duas formas de coleta de dados: um questionário aplicado junto aos editores das revistas, seguindo a lógica das heurísticas de Nielsen de usabilidade, os atributos da usabilidade e os atributos do contexto de uso - NBR 9241-11; e uma ficha de avaliação (checklist), aplicada pelo pesquisador, para identificar elementos da arquitetura da informação no sistema de navegação do SEER. Dentre os 38 questionários enviados, 19 retornaram e, destes, 17 foram considerados válidos para esta análise. Os resultados apontam que o SEER está alcançando, de forma satisfatória, o propósito de usabilidade junto aos editores. Conforme as respostas obtidas, 64,7% indicam que a utilização do SEER é de forma integral; 47,1% afirmam que, eventualmente, o SEER é interativo/intuitivo; 52,9% consideram baixo o grau de dificuldade para aprender e memorizar as etapas do fluxo do processo editorial; 76,5% garantem que o suporte do Portal sempre responde as dúvidas e questionamentos e 94,1% dos respondentes avaliam o fluxo do processo editorial do SEER, de um modo geral, entre bom (58,8%) e ótimo (35,3%), atingindo o propósito de usabilidade. Quanto à eficácia, 75% dos respondentes estão alcançando seus objetivos, mostrando que a eficácia do sistema está entre alta (25%) e média (50%); e 80% dos respondentes declaram que o grau de eficiência do SEER está entre alto (20%) e médio (60%). Quanto à satisfação, 80% dos respondentes estão satisfeitos com o SEER. Referente à avaliação do sistema de navegação do SEER através do checklist, algumas sugestões foram listadas. Na síntese para aprimoramento do SEER recomenda-se: revisão no sistema de navegação, rótulos mais claros, listagem de pareceristas/avaliadores, tutoriais mais explicativos, ajuda on-line, documentação e mensagens mais claras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Rodrigo Ulisses Garbin da. "Fluxo da informação no sistema de rastreabilidade em uma empresa do segmento eletrônico." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2012. http://hdl.handle.net/1884/28990.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar as atividades críticas no fluxo da informação no sistema de rastreabilidade da empresa Alfa do segmento eletrônico. A maior parte das pesquisas relacionadas à rastreabilidade tem direcionado os esforços a solucionar questões voltadas à indústria alimentícia e ao agronegócio. Este estudo, no entanto, procurou abordar a questão da rastreabilidade por meio da análise em empresa do segmento eletrônico. Segundo a natureza do problema abordado caracteriza-se como pesquisa aplicada, sobre a forma de abordagem do problema é qualitativa, quanto ao ponto de vista dos objetivos é exploratória e segundo o método utilizado é um estudo de caso. Como técnica de coleta de dados utilizou-se um questionário com questões abertas e fechadas, um protocolo de entrevista com questões abertas, análise documental e observação direta. A análise dos dados coletados por meio das questões fechadas foi realizada com o auxílio do software MS Office Excel ®. Para tratamento dos dados coletados por meio das questões abertas utilizou-se a técnica de análise temática de conteúdo - Bardin. Os resultados mostram que o fluxo da informação tem influência sobre o desempenho do sistema de rastreabilidade. A organização objeto do estudo apresenta uma fragilidade no fluxo da informação no sistema de rastreabilidade, especificamente no ambiente produtivo, os resultados apresentam também as consequências dessa fragilidade e influência na tomada de decisão dos gestores. Destaca-se ainda a importância e o valor da informação nos processos de rastreabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Berçott, Flávio Márcio. "Avaliação de sistemas eletrônicos de informação mediante uso de conceitos de estudos de usuário : um modelo aplicado no sistema eletrônico de informação do paciente da Rede Sara de Hospitais." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2000. http://repositorio.unb.br/handle/10482/30519.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, 2000.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-12-19T20:24:55Z No. of bitstreams: 1 2000_Flávio Márcio Berçott.pdf: 1995597 bytes, checksum: 8cb9c7bed757457985d39a552b48383b (MD5)
Approved for entry into archive by Patrícia Nunes da Silva (patricia@bce.unb.br) on 2017-12-21T12:36:26Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2000_Flávio Márcio Berçott.pdf: 1995597 bytes, checksum: 8cb9c7bed757457985d39a552b48383b (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-21T12:36:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2000_Flávio Márcio Berçott.pdf: 1995597 bytes, checksum: 8cb9c7bed757457985d39a552b48383b (MD5) Previous issue date: 2017-12-21
Os sistemas eletrônicos de informação têm passado por mudanças devidas à evolução tecnológica, transformando-os em bases de informação geradoras de conhecimento. Com efeito, essas mudanças têm alterado a forma de avaliar esses sistemas. A partir da definição de variáveis representativas - Revocação, Precisão, Amicabilidade da Interface, Urgência, Confiança, Seletividade e Evolucionariedade -, propõe-se uma metodologia de avaliação de sistemas eletrônicos de informação mediante a aplicação de um estudo de usuários. Também realiza a aplicação prática do modelo no sistema de informação médico da Rede Sarah de Hospitais. Conclui-se, com isso, que a metodologia desenvolvida mostrou-se capaz de atingir os objetivos e que pode servir como base para o planejamento de estudos futuros.
Technological transformations nave fostered deep changes in electronic information systems, turning them into knowledge-engendering ones. Besides, the transformations nave shifted traditional assessment methods designed to evaluate electronic information systems. This work proposes a new methodology for assessing such systems, based on the definition of representative variables as well as an user survey. It also tests the model in the medicai information system of Sarah Hospitais Network. Results demonstrate that the methodology proved to be efficient in reaching the designed goals set by the researcher. Consequently, it can be applied in future studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cardoso, Claudio Guimarães. "Atrás do Trio Eletrônico: Negócios, Internet e Sistemas de Informação." reponame:Repositório Institucional da UFBA, 2012. http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/5538.

Full text
Abstract:
Submitted by Pós-Com Pós-Com (pos-com@ufba.br) on 2012-03-17T04:38:26Z No. of bitstreams: 1 Claudio-Cardoso.pdf: 1873603 bytes, checksum: 30e5ddd2033b1e874e0b2808e9e2963e (MD5)
Made available in DSpace on 2012-03-17T04:38:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudio-Cardoso.pdf: 1873603 bytes, checksum: 30e5ddd2033b1e874e0b2808e9e2963e (MD5)
A Internet é uma das grandes novidades comunicacionais dos últimos anos. Ela vem rapidamente capacitando lares e empresas a acessar informações e novos serviços eletrônicos de auto-atendimento, antecipando em anos as previsões mais otimistas. Junto a isso, assistimos a um rápido e explosivo crescimento das atividades comerciais na rede. Partindo do atual cenário econômico globalizado, nosso estudo pretende efetuar uma análise das possíveis transformações nas relações comerciais ao avaliar a real extensão e complexidade do fenômeno do e-Business, que hoje acena com mudanças não apenas sobre os aspectos administrativos e gerenciais dos empreendimentos, mas na própria maneira de conduzir e realizar negócios. Para tanto, partimos de algumas experiências de desenvolvimento de modelos de negócio eletrônico em empresas brasileiras de destaque. Atento ao impacto provocado pela crescente expansão e forte penetração da Internet neste final de milênio, este trabalho encontrará sua realização ao esclarecer algumas questões, embora de maneira não conclusiva, a respeito das possíveis conseqüências da adoção generalizada de metodologias de desenvolvimento de sistemas corporativos orientados às aplicações em rede, e também da ampla adoção de técnicas de racionalização e organização da informação nos mais variados tipos de iniciativas comerciais - particularmente naquelas já envolvidas ou potencialmente interessadas em investimentos e aplicações comerciais na Internet -, ao mesmo tempo, procurando vislumbrar possíveis transformações nos modos de conduzir e realizar negócios.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Nauroski, Everson Araujo. "O príncipio eletrônico." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83425.

Full text
Abstract:
Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico.
Made available in DSpace on 2012-10-19T23:55:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 228741.pdf: 583366 bytes, checksum: 548418a43fcaf93ec5d1e6fc8f936134 (MD5)
A sociedade contemporânea é marcada por estruturas de comunicação e informação profundamente influenciada pelos novos sistemas tecnológicos e estes permeiam o fazer e o agir social das pessoas cria novos consensos e estabelecer novas verdades e novas formas de sociabilidade, por isso acaba exercendo um crescente controle das formas de agir e de pensar das pessoas e das organizações e provoca uma nova formatação do poder tanto em escala local, regional e global. Esta nova formatação se da principalmente pela grande interatividade entre redes de informação, comunicação via satélite, internet e tv, tornando a aldeia global totalmente interconectada. Além do aspecto comercial a ser considerado, esta nova conjuntura evidencia a existência de uma parceria entre a industria das novas tecnologias, estados e grandes grupos de poder econômico que tem grande interesse em unificar mensagens que são veiculadas pelas diferentes formas de mídia. Buscando com isso, modelar as consciências e exercer um controle social sobre os indivíduos. Trata-se de uma articulação ideológica em escala global com o objetivo de promover os valores e o modo de vida capitalista. Esta nova configuração de tecnologias de mídia, informação e conhecimento, pode ser chamado de príncipe eletrônico , pois se em Maquiavel o príncipe representa o grande líder político e militar e se em Gramsci o príncipe moderno é próprio partido político que funciona como grande articulador das massas em vista da construção de uma nova hegemonia, atualmente as novas tecnologias de mídia se apresentam como um intelectual coletivo e orgânico um príncipe eletrônico .Este estudo analisa a influencia desta nova configuração do príncipe sobre as esferas, políticas, social e econômica as conseqüências desta influencia na vida das pessoas e nas relações sociais. Os resultados alcançados neste estudo, mostram que o poder e a força das novas tecnologias de mídia condicionam mudanças, criam e destroem valores e atuam como um poderoso instrumento político e econômico e por isso faz-se necessário uma atitude critica e mesmo uma mobilização da sociedade organizada no sentido de resgatar a função democrática da mídia de oferecer informação, reflexão e entretenimento com transparência e imparcialidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Nascimento, Paulo Roberto Da Silva. "Impactos da implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI) : estudo de caso da Universidade de Brasília." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/25314.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissional em Economia, 2017.
Submitted by Raquel Almeida (raquel.df13@gmail.com) on 2017-11-06T15:09:20Z No. of bitstreams: 1 2017_PauloRobertodaSilvaNascimento.pdf: 2222315 bytes, checksum: ee985454ca9cc3f842f66fd8ce3522b2 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-12-01T16:26:28Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_PauloRobertodaSilvaNascimento.pdf: 2222315 bytes, checksum: ee985454ca9cc3f842f66fd8ce3522b2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-12-01T16:26:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_PauloRobertodaSilvaNascimento.pdf: 2222315 bytes, checksum: ee985454ca9cc3f842f66fd8ce3522b2 (MD5) Previous issue date: 2017-12-01
Esta pesquisa analisa a implantação de um sistema informatizado no âmbito da Universidade de Brasília (UnB), conduzido pelo seguinte questionamento: qual o impacto da implantação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) em substituição ao antigo sistema UnBDoc, suas vantagens e desvantagens. Foram comparados os sistemas UnBDoc e SEI, tendo como objetivo identificar os ganhos e perdas da transição de sistemas informatizados voltados para a gestão de documentos. A metodologia utilizada foi de estudo de caso, com coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturada realizadas com os servidores docentes e técnicos administrativos do quadro efetivo da UnB. Entre os resultados obtidos estão às impressões das pessoas depois de transcorrido um ano da implantação do sistema SEI/UnB. Foram destacados aspectos positivos e negativos das funcionalidades do sistema, além de sugestões de melhorias quanto à capacitação dos servidores e a gestão documental.
This research analyzes the implementation of a computerized system in the field of the Universidade de Brasília (UNB), driven by the following question: what is the impact of the implementation of the Sistema Eletrônico de Informações (SEI) to replace the old UnBDoc system, its advantages and disadvantages. The UnBDoc and SEI systems were compared in order to identify the gains and losses of the transition from computerized systems to document management. The methodology used was a case study, with data collection through semistructured interviews conducted with the teaching staff and administrative technicians of the actual staff of the UnB. Among the results obtained are the impressions of people after one year after the implementation of the SEI / UnB system. Positive and negative aspects of the system's features were highlighted, as well as suggestions for improvements in the training of employees and document management.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Perazolo, Marcelo. "Um sistema para processamento distribuido multimidia." [s.n.], 1994. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/258930.

Full text
Abstract:
Orientador: Edson Moschim
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica
Made available in DSpace on 2018-07-20T06:04:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Perazolo_Marcelo_M.pdf: 4645035 bytes, checksum: 1406c2aed25ccbd5b18e37a83cee5b85 (MD5) Previous issue date: 1994
Resumo: Atualmente os sistemas computacionais são cada vez mais personalizados e integrados na vida das pessoas. Com isso surge a necessidade de diversificar as formas de processamento de informações existentes. As necessidades correntes da sociedade implicam em um grande e diversificado volume de informações de Mídias diferentes, tais como áudio, vídeo, gráficos, textos, animação, etc. Por outro lado, computadores são cada vez mais interligados, visando facilitar a comunicação. Redes de computadores surgem como uma solução para a distribuição de recursos, mas com isso surgem dificuldades decorrentes da grande heterogeneidade de máquinas e programas. Existem diversas soluções envolvendo recursos tecnológicos de grande complexidade. Sistemas verdadeiramente distribuídos são aplicados atualmente em diversos setores da informática. Este trabalho propõe a aplicação de tecnologias de sistemas distribuídos na solução de problemas relacionados ao processamento de diversos tipos de informação, ou seja, processamento Multimídia. Para tanto serão aplicados conceitos já existentes de tecnologia de redes e desenvolvidos conceitos que proporcionem isso, tais como Protocolos de comunicação, Servidor e Cliente Multimídia, registro de Serviços Multimídia, entre outros. Finalmente serão apresentadas conclusões sobre a utilidade do sistema baseadas em resultados práticos
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Engenharia Elétrica
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Waldman, Eduardo. "Análise do sistema de informação utilizado no setor de compras de uma empresa automotiva." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2004. http://hdl.handle.net/10183/10141.

Full text
Abstract:
Os Sistemas de Informações (SI) podem ser atualmente considerados como um exemplo concreto da aplicação crescente de Tecnologia da Informação (TI) pelas organizações contemporâneas, visando auxiliá-las na gestão dos seus processos internos e externos. A implementação desses sistemas traz consigo uma série de impactos, bem como a necessidade de pesquisas para o melhor entendimento das variáveis envolvidas. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção de funcionários do setor de Compras de uma organização em relação ao impacto de um determinado Sistema de Informação sobre o processo de trabalho individual dos seus usuários finais. Para tanto, foi utilizado - após ser validado para o contexto deste trabalho - o instrumento de pesquisa criado por Torkzadeh e Doll (1999), o qual é capaz de mensurar a percepção do usuário em relação ao impacto da TI sobre seu trabalho individual. Esta pesquisa classifica-se como um estudo exploratório descritivo, utilizando o método estatístico no que se refere à obtenção, ao processamento e à análise dos dados. A coleta de dados obedeceu à concepção dos estudos transversais, ao passo que a estratégia para a obtenção dos mesmos baseou-se na aplicação de uma survey, a qual foi respondida por 84% dos funcionários da área de Compras desta organização, os quais se encontravam trabalhando durante o período da pesquisa (setembro de 2003). A presente pesquisa obteve como resultado a constatação de um impacto positivo em todas as variáveis estudadas, confirmando que este Sistema de Informação analisado causa impacto positivo, em primeiro lugar, no controle gerencial; em segundo, na satisfação dos usuários e na produtividade, e, por último, na inovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Sandra Regina. "Geração automática de textos em plataformas de governo eletrônico." Florianópolis, SC, 2004. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/87355.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
Made available in DSpace on 2012-10-21T18:47:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 224883.pdf: 2727424 bytes, checksum: fbfb707e88e2f8afad91d677647a4817 (MD5)
No contexto de uso dos Sistemas de Informação (SI) existem diferenças significativas entre a maneira mais conveniente de armazenar e processar as informações no domínio do computador e a forma mais adequada de mostrá-las ao usuário. Esta dissertação apresenta uma abordagem que trata da conversão automática de informações curriculares parametrizadas de banco de dados para texto descritivo. Para tal, foram realizados estudos sobre résumés e perfis curriculares, categorização de informações e entrevistas com o especialista do domínio no intuito de se criarem templates adequados à geração desse conteúdo textual. Como resultado foram desenvolvidas duas aplicações denominadas CV-Resume e CV-Perfil, contextualizadas no âmbito dos sistemas de conhecimento de uma plataforma de governo eletrônico, a Plataforma Lattes, a qual utiliza entre outras fontes de informação os currículos que descrevem a atividade profissional e acadêmica dos seus usuários. A aplicação CV-Resume foi testada pela comunidade usuária e teve um impacto bastante positivo, visto que proporcionou rapidez no acesso a informações sumarizadas e verificação das informações registradas no currículo, pois para muitos o résumé gerado comprovou que havia de fato inconsistências no preenchimento, já que toma como base essas informações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Benzi, Victor de Mello. "Proposta de um modelo de confiança para um sistema de gerenciamento de conteúdo de comércio eletrônico." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2011. http://repositorio.unb.br/handle/10482/9700.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Elétrica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, 2011.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2011-12-09T14:38:08Z No. of bitstreams: 1 2011_VictorMelloBenzi.pdf: 1116557 bytes, checksum: 3ee899d3e60e66dc07d3821fffd1dd19 (MD5)
Approved for entry into archive by Leila Fernandes (leilabiblio@yahoo.com.br) on 2011-12-12T11:26:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2011_VictorMelloBenzi.pdf: 1116557 bytes, checksum: 3ee899d3e60e66dc07d3821fffd1dd19 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-12-12T11:26:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011_VictorMelloBenzi.pdf: 1116557 bytes, checksum: 3ee899d3e60e66dc07d3821fffd1dd19 (MD5)
A dissertação apresenta um modelo de confiança aplicado ao comércio eletrônico. Discorre sobre definições de comércio eletrônico, sua evolução e características de emprego. Discorre também sobre reputação e confiança explicitando alguns tipos e apresentando modelos de confiança e reputação aplicados em áreas distintas. Para isso aborda os impactos da confiança no comércio eletrônico, onde estudos recentes identificam que organizações virtuais com a agregação de sistemas de reputação e confiança obtêm vantagens em relação às concorrentes. Nesse contexto aborda o entendimento de que o rumo seguro está vinculado à confiança que contribui para o alcance dos resultados objetivados pela gestão, desde que seja controlada e medida, levando a que as lojas adquiram maior eficácia na gestão do negócio. A implementação do Modelo proposto foi realizada por intermédio de uma loja pronta - Prestashop, tendo sido elaborado um diagnóstico da situação, empregando requisitos consagrados de confiança associados aos processos pertinentes à sua atividade fim. O Modelo apresenta como um diferencial a possibilidade de contrabalançar a contaminação dos sistemas de reputação por informações falsas ou levianas, ao valorizar os avaliadores que apresentam maior experiência na interação com a loja. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This lecture presents a trust model applied to electronic commerce. It discourses about electronic commerce definitions, its evolution and utilization characteristics. Also discourses about reputation and trust presenting some kinds as well as trust and reputation models applied to distinct areas. In order to do that, broaches the impacts of trust in electronic commerce, in which recent studies have identified that virtual organizations with added reputation and trust systems get advantages toward their competitors. In that scenario, approaches the understanding that the safe way is bound to trust, which contributes to reaching the administration desired results, as long as it’s controlled and measured, what leads to a higher effectiveness in business management. The implementation of the proposed model has been executed through an e-commerce solution – Prestashop, for which a diagnosis report has been worked out making use of renowned trust requirements associated to processes related to its main activity. The model presents as a differential the possibility to counterbalance reputation systems contamination by false or frivolous information, by appraising evaluators who presents more experience in interacting with the store.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Sistema Eletrônico de Informação"

1

Oz, Effy. Management information systems. 4th ed. Cambridge, Mass: Course Technology, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Oz, Effy. Management information systems. 3rd ed. Boston, MA: Course Technology, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oz, Effy. Management information systems. 6th ed. Boston, Mass: Thomson/Course Technology, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Brazil. Secretaria de Atenção à Saúde., ed. Manual operacional do Sistema de Informação Hospitalar Descentralizado--SIHD. Brasília, DF: Editora MS, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Tapajós, Luziele, and Roberto Wagner da Silva Rodrigues. Rede SUAS: Gestão e sistema de informação para o Sistema Único de Assistência Social. 3rd ed. Brasília, DF: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Secretaria Nacional de Assistência Social, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Machado, Nelson. Sistema de informação de custo: Diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. Brasília, DF: ENAP, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Machado, Nelson. Sistema de informação de custo: Diretrizes para integração ao orçamento público e à contabilidade governamental. Brasília, DF: ENAP, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carlos Xavier de Azevedo Netto. A representação e interpretação de um antigo sistema de informação: Os grafismos rupestres no Brasil. João Pessoa: Editora da UFPB, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ali, Chahin, ed. e-gov.br: A próxima revolução brasileira : eficiência, qualidade e democracia : o governo eletrônico no Brasil e no mundo. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SIMA, Equipe Técnica do, ed. Informação para o sector privado agrícola: Novos serviços do SIMA em apoio aos produtores, comerciantes e processadores do sector agrícola. [Maputo] República de Moçambique: Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Direcção de Economia, Departamento de Análise de Políticas, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Sistema Eletrônico de Informação"

1

Kawamoto, L. T., and A. F. Frère. "Sistema de informação para redução de acidentes no mergulho recreativo." In IV Latin American Congress on Biomedical Engineering 2007, Bioengineering Solutions for Latin America Health, 1080–83. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2007. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-540-74471-9_250.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

EDUARDO CARDOSO, MELO, SILVA GABRIEL DA, and CRUZ MATEUS ARAÚJO. "GESTÃO INFORMATIZADA DE UM SETOR DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UM ESTUDO DE CASO NO IFMG – CAMPUS BAMBUÍ." In Perspectivas das Engenharias na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor, 62–81. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2020. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-06-5.62-81.

Full text
Abstract:
O emprego de recursos tecnológicos computacionais pode ser considerado como um dos principais meios propulsores para diversas transformações ocorridas na sociedade. Em se tratando de gestão organizacional, é quase impensável que empresas busquem atuação diversificada sem o apoio de ferramentas computacionais. Neste sentido, é consenso que a correta utilização de Sistemas de Informação tende a contribuir positivamente para o gerenciamento de processos de negócios. Este artigo objetiva apresentar como foi o processo de construção de um software cuja premissa inicial seria contribuir para a informatização de processos internos e com a gestão de um setor de Assistência Estudantil, no caso do IFMG – Campus Bambuí. Os aspectos teóricos relacionados com esta pesquisa estão baseados nos conceitos de Sistemas de Informação e inovação tecnológica na gestão pública. O gerenciamento das informações deste setor pesquisado era feito apenas com o uso de documentos de texto e planilhas eletrônicas, dificultando sobremaneira a integração de dados. A pesquisa foi desenvolvida entre o segundo semestre de 2018 até o final de 2019. As etapas para a produção do software tiveram como base a adaptação de propostas da metodologia ágil Scrum, com vistas a gerar e disponibilizar um produto final com funcionalidades aderentes às necessidades do público em questão. Após a implantação do software foi possível notar que os processos de tomada de decisão dos gestores passaram a contar com o importante auxílio de informações geradas pelo sistema. O compartilhamento de informações entre os servidores públicos também foi facilitado. Por fim, a informatização do processo de registro de frequência dos estudantes residentes na Moradia Estudantil do campus otimizou o trabalho dos servidores públicos do setor, especialmente no que se refere à manutenção dos dados que, até então, era feita exclusivamente em papel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Batista, Paulo Henrique Mariano, Marina Romi Zanatta Covolan, Maria Clara Lobo Machado, and José Henrique Amaral dos Santos. "Os avanços tecnológicos na ginecologia e obstetrícia." In Fronteiras da inovação médica. Seven Editora, 2023. http://dx.doi.org/10.56238/frontinovacame-002.

Full text
Abstract:
Iremos iniciar o tema, abordando um assunto que ao olhar de muitos pode passar sem ser visto como de grande importância neste caso. O prontuário médico é o local onde o profissional em questão obtém ou coloca toda e qualquer informação do paciente, relatando seu atual problema, problemas antigos, doenças de base, medicações de uso contínuo, dentre várias outras informações. Esse prontuário até alguns anos atras e em alguns locais de interior são realizados ainda de forma manual, ou seja, o próprio profissional anota a mão as informações em uma folha padronizada do local onde este atuam. Porém com os avanços tecnológicos, um novo modelo de prontuário veio a tomar conta das redes hospitalares, o prontuário eletrônico. Por que deste prontuário ser tão importante em caso de uma gestante? Vamos dizer que uma gestante chegue em um outro local de atendimento que não o seu de costume por um motivo qualquer, porém esta gestante possui sangramentos e ainda ser uma gestante diabética que requer maior atenção ainda. Com a utilização de uma rede de informática conectada ao servidor do sistema de saúde, você consegue de maneira rápida, eficaz e apropriada, tratar e amenizar o transtorno da gestante, pelo simples fato de conhecer sua gestação através do prontuário eletrônico. Não podemos ver este método simples como ele parece ser, o PEP proporcionou aos doentes em geral serem conhecidos de onde eles estiverem. Um outro avanço já conhecido em outras áreas, vem ganhando muito espaço na Ginecologia e Obstetrícia, se trata da técnica de Citometria de fluxo, altamente usada na hematologia, oncologia e imunologia. A citometria de fluxo foi desenvolvida na década de 30, ganhando muita importância no diagnóstico de várias patologias referente as áreas citadas acima. Conforme o tempo e as tecnologias avançaram, este método também passou por atualizações. É caracterizada por ser uma técnica que mede as propriedades celulares por meio do aparelho conhecido como citômetro de fluxo. As células que vão ser observadas são direcionadas uma a uma em uma câmera de fluxo continuo de liquido, até o ponto que estas serão interceptadas por rios laser. Neste momento, a dispersão da luz do laser que incidiu na célula é capturada por um sistema ótico, que gera sinais eletrônicos e estes sinais serão analisados por um sistema digital, que dará o resultado quanto ao tamanho, complexidade, fenótipo e higidez desta célula em questão. Como observado, essa técnica em questão consegue analisar e separar as células do corpo, logo sua aplicabilidade na parte genética e reprodução humana são altamente benéficas. A CF é empregada na determinação do sexo fetal, na inclusão ou exclusão de gametas danificados, logo consegue-se separar através do esperma ejaculado a melhor população para realizar uma fecundação, ou seja, as chances de dar certo se tornaram cada vez maiores. É possível também com a CF observar as células fetais e avaliar possíveis trissomias. Quando observamos a ginecologia, podemos utilizar desta mesma técnica de CF para avaliar possíveis crimes sexuais. Essa avaliação ocorre atarves da coleta de material na cavidade vaginal da vítima e através disto realiza-se a tipagem do DNA e a partir disso podemos através do banco de dados analisar e chegar até o suspeito de forma mais correta. Quando pensamos também na parte oncológica associada a ginecologia, a citometria de fluxo também proporcionou mudanças benéficas. Essa técnica a é capaz de identificar a qualidade da amostra de esfregaços cervicovaginais de Papanicolau, levando a menores taxas de falso-negativos. Quando a qualidade da amostra é avaliada pelo Sistema de Bethesda, as amostras classificadas como “insatisfatória” e “satisfatória, mas limitada por”, estão associadas a 16% de resultados citológicos posteriores de lesão intraepitelial cervical e neoplasia. Portanto, a CF poderá estar no contexto das doenças ginecológicas e obstétricas, servindo como uma arma fundamental em muito pouco tempo. Poderá auxiliar o diagnóstico e a monitorização dos tratamentos, oferecendo aos clínicos valores e resultados de maneira rápida. Na ginecologia e obstetrícia, vem sendo 11 usada atualmente para pesquisas, porém tem futuro promissor para as atuações práticas diárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cosmo, Bruno Marcos Nunes, and Maurício Guy de Andrade. "Controle estatístico de qualidade em sistemas agrícolas." In Ciências Exatas e da Terra: Atualização de Área - janeiro e fevereiro de 2023. Centro de Pesquisa, 2023. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/1820.

Full text
Abstract:
O setor agropecuário representa uma parcela significativa da economia nacional e global. No Brasil, o agronegócio corresponde a mais de 20% do produto interno bruto (PIB), estando relacionado a geração de empregos e movimentando a economia de muitas localidades (VIEIRA FILHO; FISHLOW, 2017; CEPEA, 2023). A produção agropecuária engloba diversos setores de produção, que incluem todas as atividades anteriores a propriedade (por exemplo, produção de fertilizantes), atividades realizadas em nível de propriedade (condução de lavouras e criações) e atividades posteriores (industrialização, armazenamento, comercialização e afins) (PORTO; GONÇALVES, 2011; ARIEIRA, 2017). Para garantir o contínuo crescimento das atividades agrícolas, diversos segmentos têm evoluído ao longo do tempo, podendo-se destacar o melhoramento genético, o manejo fitossanitário, o manejo da fertilidade do solo, mecanização agrícolas e afins (INCAPER, 2018). Uma das áreas basais que influenciam os avanços nestes setores, pauta-se na análise estatística e experimentação agrícola. Diversos dos segmentos citados anteriormente utilizam-se da condução de experimentos e da análise de dados para selecionar materiais e gerar recomendações técnicas (PERECIN, 2013). Muitos procedimentos estatísticos podem ser empregados na agricultura, levantamento de informações presentes no ambiente, coleta de dados em séries climáticas, correlação de fatores e a condução de experimentos propriamente dita (FELIX, 2018). Os dados obtidos, independentemente da fonte, podem ser analisados de diversas maneiras, conforme o problema que se deseja solucionar. Contudo, a adoção de experimentos que são comparados utilizando os conhecidos testes de médias, testes de agrupamento de médias e regressões são os mais difundidos (NOGUEIRA, 2017). No entanto, outros procedimentos podem ser utilizados de forma alternativa ou complementar em função do alvo de análise. O controle estatístico de qualidade, representa uma alternativa de análise menos usual no meio agrícola, mas que pode gerar resultados promissores no segmento (VILAS BOAS et al., 2020). Assim, o objetivo deste trabalho foi caracterizar e apresentar aplicações do controle estatístico de qualidade na agropecuária. Para alcançar tal objetivo foi realizado um levantamento bibliográfico com abordagem qualitativa e objetivos descritivos (FONTELLES et al., 2009). A pesquisa foi realizada em ambiente eletrônico, empregando livros, artigos, dissertações e teses como fonte basal de informação. Buscou-se empregar materiais publicados nos últimos 10 anos, porém, sem abrir mão de trabalhos mais antigos, quando relevantes para a pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, Bonifácio Benicio de, and Maylle Alves Benício. "SISTEMA ELETRÔNCIO DE INFORMAÇÃO (SEI) EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR MULTICAMPI, COM ENFASE NO PERÍODO DA PANDEMIA DA COVID-19." In Administração: Gestão, empreendedorismo e marketing, 99–114. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.5472224019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, S. S. S., M. C. C. Rivemales, and M. F. S. Praxedes. "O USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS NO ENSINO NO BRASIL E SEUS DESAFIOS: REVISÃO NARRATIVA." In Open Science Research X, 1094–103. Editora Científica Digital, 2023. http://dx.doi.org/10.37885/230211927.

Full text
Abstract:
É pertinente entender melhor o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) na educação e os saberes necessários ao professor para atuar frente a essa demanda na atualidade. A adoção repentina e não planejada das TIDCs nas escolas traz grandes desafios, mas pode contribuir para a superação de dificuldades e preconceitos quanto ao uso de ferramentas e mídias digitais no processo educacional. Assim, esse estudo objetivou identificar os principais impactos de professores e alunos relacionados ao uso de ferramentas digitais no ensino no Brasil. O percurso metodológico do estudo pauta-se em uma revisão narrativa de caráter exploratório. As buscas dos artigos científicos foram realizadas nas seguintes bases eletrônicas de dados Biblioteca Virtual a citar: SciELO (Scientific Electronic Library Online), CAPES (Portal de Periódicos) e Google Scholar. Dentre as bases de dados utilizadas na pesquisa, foram encontrados 627.566 artigos disponibilizados por completo, sendo desconsiderados por duplicidade ou critérios de exclusão adotados nessa pesquisa um total de 627.560. Ao todo foram considerados 6 artigos para análise. Sabe-se que o desenvolvimento das tecnologias no sistema educacional promoveu a modernização do ensino, otimizando os processos educativos para melhorar a aprendizagem. Além disso, os recursos disponibilizados pela tecnologia digital constituem-se num importante método para que as pessoas possam se apropriar cada vez mais dos conhecimentos acumulados ao longo das gerações. No entanto um dos maiores problemas está na inserção dessas tecnologias, no momento certo e de maneira adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Macêdo, Diego, Guilherme Silva, Lucas Silveira, Lucas Costa, and Rebeca Moura. "Sistema de Informação Sinajuve." In Sistema Nacional de Juventude explicado, 101–28. Ibict, 2020. http://dx.doi.org/10.22477/9786588137284.cap7.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Alves Amorim Sousa, Karinna. "Sistemas de informação em saúde: contribuições para a gestão da saúde pública brasileira." In Perspectivas multidisciplinares e clínicas em Saúde, 78–88. Editora Licuri, 2023. http://dx.doi.org/10.58203/licuri.21337.

Full text
Abstract:
Objetivou-se refletir sobre a utilização dos Sistemas de Informação em Saúde para a gestão da saúde pública brasileira. Trata-se de estudo descritivo, reflexivo elaborado a partir de leituras sobre Sistemas de Informação em Saúde-SIS, disponíveis em artigos científicos nas bases eletrônicas de dados: LILACS, PUBMED/MEDLINE e IBEC. Caracteriza-se como abordagem qualitativa, com análise descritiva dividida em duas categorias analíticas: “SIS como tecnologia para o aprimoramento da gestão dos serviços públicos de saúde brasileiros” e “desafios para utilização dos SIS na prática dos profissionais de saúde”. Os SIS são ferramentas importantes para o diagnóstico de situações de saúde, com propósito de originar intervenções apropriadas às necessidades da população, No entanto, existem desafios em laborar com esses sistemas no Brasil, e por este motivo, a necessidade de discussão da ocorrência destas limitações a partir da classificação: Individual; Programática; Tecnológica. Os desafios à sistematização e melhoria dos SIS na prática dos profissionais de saúde e da gestão podem ser considerados como um processo em consolidação frente à freqüência de atualizações que os mesmos sofrem e a constante inserção de novos e mais sofisticados sistemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SAYURI ODA NAMPO, DENISE, and SUSIMEIRE VIVIEN ROSOTTI DE ANDRADE. "APLICAÇÕES DO MAPA MENTAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA." In Educação Matemática (Vol 02). Editora Realize, 2024. http://dx.doi.org/10.46943/ix.conedu.2023.gt13.006.

Full text
Abstract:
Nesta revisão integrativa, exploramos as aplicações do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Buscamos por publicações nas seguintes bases eletrônicas: Educational Resources Information Center (ERIC), Scopus e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), sem limitação de idioma ou período, utilizando-se a combinação dos descritores "Mapa mental", (“Aprendizagem” ou “Ensino”) e “Matemática” e seus sinônimos, de acordo com o sistema de indexação de cada base. Catorze pesquisas foram incluídas, sendo 06 estudos quasi-experimentais, 05 não experimentais e 03 revisões da literatura. Após análise, identificamos a utilização do mapa mental em ambientes virtuais de aprendizagem, de forma colaborativa, com o uso de softwares que permitiram a inserção de vídeos e imagens em sua construção. Ainda, identificamos a aplicação do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem da matemática para: a) Auxiliar na introdução e construção de um novo conhecimento; b) Estabelecer relações entre conceitos; c) Desenvolver a cognição matemática; d) Fornecer uma visão geral do conteúdo estudado; e) Revisar um conteúdo; f) Organizar a informação; g) Auxiliar na memorização; h) Resumir um conteúdo; i) Estimular a criatividade; j) Mostrar conexões entre a matemática e o mundo; k) Desenvolver habilidades críticas e análiticas; l) Avaliar, tornando visíveis as estruturas cognitivas dos estudantes. Concluímos que existe uma ampla variedade de uso do mapa mental, para o ensino e aprendizagem da matemática, da educação básica ao ensino superior, tanto por alunos quanto por professores. No entanto, por ser uma representação gráfica individual, sua elaboração depende do conhecimento do usuário, sendo importante que essa característica seja ponderada quando de sua utilização. Considerando que as evidências trazidas em nossa revisão são provenientes de estudos não experimentais e quasi experimentais, encorajamos a realização de pesquisas experimentais adequadamente dimensionadas para avaliar a efetividade dos mapas mentais no ensino da Matemática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dias, Claudia, and Sely Costa. "Método de avaliação de programas de governo eletrônico sob a ótica do cidadão-cliente." In Comunicação da informação, gestão da informação e gestão do conhecimento, 104–39. Ibict, 2018. http://dx.doi.org/10.18225/9788570131485.cap04.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Sistema Eletrônico de Informação"

1

Silva, Cintia Ramalho Caetano da, Thiago Cortat Tavares, Ana Cristina Bicharra Garcia, and José Luiz Thomasseli Nogueira. "Governo Eletrônico em Ambientes Colaborativos Virtuais." In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2009. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2009.6171.

Full text
Abstract:
Atualmente verifica-se um aumento crescente da popularidade dos CVE's (Collaborative Virtual Environment ou Ambientes Virtuais Colaborativos), e com isto diversas iniciativas de tem sido propostas por vários países na implantação de governo eletrônico dentro destes CVE's. Com base neste contexto, este artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um espaço virtual para promover interação social, disseminação da informação e votação eletrônica, secreta e com voto único. O objetivo proposto é de verificar a viabilidade na transposição de instâncias de Governo Eletrônico aplicado sob o escopo de ambientes virtuais colaborativos. A instância de Governo Eletrônico abordado neste trabalho é o REUNI, novo decreto de Lei do Governo Federal que visa à reforma das Universidades Federais Brasileiras. O CVE escolhido para este trabalho foi o Second Life, um dos ambientes de realidade virtual amplamente difundido e utilizado em todo o mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Guilherme, Leonardo Pinto, Luis Claudio Batista da Silva, and Nilson Mori Lazarin. "Sistema de Votação Eletrônica baseado em Assinatura Cega e BigchainDB." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg_estendido.2022.225600.

Full text
Abstract:
A urna eletrônica contribuiu para sufrágios mais ágeis e eliminou muitas das fraudes conhecidas. Por outro lado, também fez crescer a desconfiança do eleitorado com o processo, uma vez que o eleitor não é mais capaz de observar o que acontece com o seu voto. A auditoria publica do voto é um assunto muito debatido, pois os meios disponíveis para auditá-lo comprometem o anonimato da escolha do eleitor, considerado um requisito obrigatório na democracia brasileira. Este trabalho apresenta um modelo de sistema eletrônico de votação baseado em Blockchain e Assinaturas Cegas para permitir a auditagem e garantir o anonimato da escolha do eleitor durante o processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alencar, Rafael Odon de, Marcelo Pita, and Ronaldo Agra. "Sistema de Recomendação do Portal gov.br." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2022. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2022.223140.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda a construção do sistema de recomendação do Portal gov.br, que melhora a experiência do cidadão ao oferecer serviços digitais de seu interesse. Decisões arquiteturais e detalhes de implementação da solução proposta, baseada em técnicas de recuperação de informação, são discutidas. Resultados experimentais indicam que a solução apresenta a melhor relação custo-benefício em comparação com uma técnica tradicional de recomendação baseada em fatoração de matrizes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Alberto P., Andreia F. S. Genaro, and Renato H. F. Branco. "A contribuição de sistemas de informação para o processo de gestão do portfólio de projetos e programas do INPE." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira de Computação, 2024. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2024.2013.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é apresentar como o uso de sistemas de informação e ferramentas de TI integrados ao desenho de seus processos impactou positivamente o INPE, uma ICT pública de pesquisa, desenvolvimento e inovação, em que a gestão eficaz do portfólio de projetos e programas é primordial. O INPE mapeou, modelou e implementou processos específicos para a gestão de seu portfólio de projetos e programas, a partir de processos propostos pelo MCTI, apoiando-se no sistema SEI e em ferramentas e sistemas de informação desenvolvidos internamente. Esse esforço foi essencial para a gestão, governança, rastreabilidade, transparência e publicidade das informações dos projetos e programas do INPE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bortoluzzi, Dayna Maria, Nilson Ribeiro Modro, and Fernanda Oviedo Bizarro. "Integração de sistemas para a Governança Eletrônica na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina." In III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2006.14740.

Full text
Abstract:
Apresenta-se a solução tecnológica adotada para a integração de sistemas no âmbito do projeto de Governança Eletrônica da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC), cujo objetivo é garantir maior transparência e melhor atendimento ao cidadão catarinense, a partir da gestão integrada das informações. A Governança Eletrônica dos sistemas integrados permitirá o gerenciamento eletrônico dos processos e documentos da ALESC, por meio da utilização de ferramentas e softwares que possibilitarão mecanismos de busca eficaz, bem como o controle de processos internos existentes na casa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Branco Neto, Wilson, and Fernando Álvaro Ostuni Gauthier. "A Evolução da Comunicação e Interação Humana: da Web à Web Semântica." In III Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2006. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2006.14734.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta conceitos relacionados à Web Semântica, abordando as mudanças que ela pode causar em alguns seguimentos após seu completo desenvolvimento. Para fundamentar esta discussão, inicialmente descreve-se como a Web revolucionou áreas como Comércio e Negócio Eletrônico, Ciência Eletrônica, Gestão do Conhecimento e Educação a Distância, para então, na seqüência, apresentar os benefícios que a Web Semântica ainda pode trazer para estas mesmas áreas. O artigo não pretende expor nenhuma ferramenta ou tecnologia desenvolvida, mas sim disseminar o potencial uso da Web Semântica na comunidade científica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Carvalho, Luiz Fernando, Eduardo Abreu Carazza, Dárlinton B. Feres Carvalho, Fábio Corrêa, and Alessandra De Falco Brasileiro. "Desenvolvimento de Guia Eletrônico na forma de Aplicativo Móvel: Uma abordagem para a Semana Santa de São João del-Rei-MG." In XII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2016. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2016.5983.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os fundamentos do desenvolvimento de um guia eletrônico que visa contribuir com a difusão e participação na celebração da Semana Santa da cidade de São João del-Rei-MG. Trata-se de um estudo científico-tecnológico, que se vale de pesquisa exploratória sobre o tema, análise e aplicação de técnicas de taxonomia para organização da informação, que culminaram no desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis (i.e. smartphones) para acesso a informações sobre a celebração disponibilizadas na internet (web). Como resultados, reporta-se um modelo de referência para aplicativos de guia eletrônico que possibilitam o acesso à programação, considerando três formas de organização (cronológica, temática e espacial), conteúdo com formato multimídia e interatividade entre seus usuários, promovida por meio de outros serviços populares de mídias sociais (mashup). Não obstante aos resultados científicos, acredita-se que o aplicativo tende a promover o turismo regional, melhorando a experiência da participação dos usuários na celebração da Semana Santa, além de servir de referência para o desenvolvimento de iniciativas similares envolvendo o desenvolvimento de guias eletrônicos que se valem de informações multimídia e serviços disponíveis online.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, João, Carlos Jr., and André Kashiwabara. "Adicionando informações estruturadas ao Bulário Eletrônico da ANVISA." In XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. Sociedade Brasileira de Computação, 2015. http://dx.doi.org/10.5753/sbsi.2015.5856.

Full text
Abstract:
O Ministério da Saúde e outros órgãos relacionados pretendem evitar a automedicação e incentivar o cuidado do uso concomitante entre medicamentos, porém estes órgãos não disponibilizam ferramentas para facilitar este processo. A ANVISA disponibiliza um conjunto de 6.076 bulas em formato PDF, mas as informações nelas contidas não estão estruturadas. Um dos desafios deste trabalho consistiu em extrair automaticamente as informações presentes nesse conjunto de bulas. Este artigo apresenta uma metodologia semiautomática de mineração de textos para mapear as bulas da ANVISA nas redes de interações entre fármacos da base de dados DrugBank, juntamente com as doenças encontradas na base SNOMED-CT. Os medicamentos, as doenças, os fármacos e suas relações foram estruturadas e armazenadas em um banco de dados em grafos utilizando a tecnologia Neo4j.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Galdino, Igor Martins, Erica De Lima Gallindo, and Mário W. L. Moreira. "Utilização de Bots para Obtenção Automática de Dados Públicos usando as Técnicas de Web Crawling e Web Scraping." In Workshop de Computação Aplicada em Governo Eletrônico. Sociedade Brasileira da Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/wcge.2020.11269.

Full text
Abstract:
A Escola Virtual.Gov (EV.G), recebe recursos de instituições parceiras para disponibilizar a oferta de cursos que são demandados por elas. A fins de promover uma transparência ativa e em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, a prestação de contas da aplicação desses recursos precisa estar disponível ao cidadão comum. A partir disto, a EV.G gerencia a aplicação dos recursos através de um sistema próprio. Desse modo, a alimentação do sistema é feita de forma manual. Nessa situação, dada a necessidade da EV.G, este trabalho simplifica o processo de atualização do Portal em Números, automatizando as atividades de alimentação manual hoje realizadas pela EV.G e publicando as informações obtidas na fonte de dados do portal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gomes, Fernanda O., Bruno M. Agostinho, Julia Baldisera, Raphael S. da Silveira, and Jean E. Martina. "Detecção de Fraudes na Emissão de Certificados Digitais dentro da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira." In Simpósio Brasileiro de Segurança da Informação e de Sistemas Computacionais. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/sbseg.2020.19239.

Full text
Abstract:
Muitas das interações com os sistemas de governo eletrônico (e-gov) no Brasil são realizadas por meio do uso de certificados digitais emitidos por uma infraestrutura de chaves públicas controlada pelo governo (ICP-Brasil). Os certificados digitais são uma ferramenta perfeita para que pessoas se passarem por outras pessoas virtualmente, roubando assim sua identidade. A fraude na emissão de um certificado digital pode abrir portas para autenticação em sistemas e acesso a documentos sigilosos. O processo atual é manual, custoso, está sujeito a falhas e corrupção humana. Visto isso, este trabalho propõe a automatização do processo de detecção de fraudes através da proposta de uma abordagem híbrida de aprendizado de máquina utilizando uma técnica de clusterização baseada no DBSCAN e classificação usando os dados utilizados no processo de emissão de certificados digitais da ICP-Brasil. Esse sistema de detecção de fraude torna o sistema ICP-Brasil mais seguro, mais rápido e mais barato.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Reports on the topic "Sistema Eletrônico de Informação"

1

Martins, Luiz Eduardo Galvão, and Marcello Scarpel Contini. Sistema de monitoramento e suporte eletrônico para cães de busca e salvamento. Universidade Federal de São Paulo. Agência de Inovação Tecnológica e Social, April 2022. http://dx.doi.org/10.34024/agits20220003.

Full text
Abstract:
A habilidade dos cães em encontrar pessoas e indicar sua localização é biologicamente eficiente, alem disso é possível incrementar a bio-Inteligência de um cão associando a ele os recursos da tecnologia. O objetivo deste equipamento é prover monitoração, localização, comunicação e sensoriamento ao animal de resgate, de forma a aumentar sua eficiência e diminuir o tempo das operações, além de prover ao treinador informações a respeito do estado físico do animal, permitindo a este intervir antes que o cão atinja um estado de esgotamento que possa levá-lo a óbito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Magalhães Eloy, Claudia, Felipe de Jesús Ruiz Hernández, Jorge Armando Guerrero Espinosa, Juan José Cervantes Bautista, Luis Ignacio Joaquín Torcida Amero, and Renato Nardoni. Habitação de interesse social no Brasil: propostas sobre sistema de registro da demanda e seleção de beneficiários. Edited by María Paloma Silva de Anzorena and Clémentine Tribouillard. Inter-American Development Bank, September 2021. http://dx.doi.org/10.18235/0003632.

Full text
Abstract:
Esta publicação apresenta uma proposta de novo sistema de registro de demanda e oferta de habitação de interesse social (HIS) no Brasil. O documento compreende uma análise dos processos e sistemas de informação existentes hoje para registro e seleção de beneficiários de programas de HIS, e nesta base apresenta a proposta de estruturação de um sistema único de registro de demanda e oferta, compreendendo detalhes sobre sua arquitetura, seus procedimentos e sua implementação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Monteiro de Barros, Fabio, Fernanda Barbero de Sousa, Gabriela Aparecida de Andrade Silva, Gabriela de Melo Piva, Gabriela de Oliveira Lifante, Gabriela Umekita Min, Gabriella Cristhiambell Souza da Costa, et al. Jogo de tabuleiro - Fenilcetofood. Agits, 2023. http://dx.doi.org/10.34024/agits20220009.

Full text
Abstract:
A Fenilcetonúria é uma doença genética rara e hereditária. Sua prevalência global é de 1:10.000 nascidos vivos e no Brasil a incidência varia de 1: 15.000 a 1: 25.000. Apesar do Brasil ser um país com alta prevalência da doença, 62% dos responsáveis por crianças com Fenilcetonúria afirmaram que o sistema de saúde não está preparado para lidar com a doença. Para tentar mitigar a falta de informação, foi elaborado um jogo, chamado Fenilcetofood, para participantes maiores de 10 anos, cujo objetivo é fornecer dados sobre este acometimento, de forma lúdica e dinâmica, democratizando o acesso e promovendo a inclusão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography