Books on the topic 'Saúde integrativa'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Saúde integrativa.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 35 books for your research on the topic 'Saúde integrativa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse books on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

A construção da medicina integrativa: Um desafio para o campo da saúde. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Luz, Madel T., and Nelson Filice de Barros. Racionalidades médicas e práticas integrativas em saúde: Estudos teóricos e empíricos. Rio de Janeiro: CEPESC/IMS-UERJ/ABRASCO, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rolim, Sampaio Luis Fernando, and Brazil. Departamento de Atenção Básica., eds. Política nacional de práticas integrativas e complementares no SUS: Atitude de ampliação de acesso. Brasília, DF: Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rahman, Rahbel. Predictors of service integration by Estratégia Saúde da Famí­lia transdisciplinary health teams in Brazil's Sistema ښnico de Saúde. [New York, N.Y.?]: [publisher not identified], 2015.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. Práticas integrativas e complementares em saúde: semear, cultivar, florescer e partilhar - Volume 2: -. Brazil: Atena Editora, 2023.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Oliveira, Antonella Carvalho de, ed. As práticas integrativas e complementares como instrumentos de saúde e cuidado em tempos de pandemia: -. Brazil: Atena Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Araújo, Laryssa Maria Ribeiro. Saúde Integrativa: a saúde nos conecta! Edited by Anna Clara Faria Duarte, Beatriz De Oliveira, Gabriel Meira Cardoso Pereira, Laryssa Maria Ribeiro Araújo, Nathália Soares Silva, Nicole Assis Valadares Tavares, and Sara Martins Pereira. Editora Pasteur, 2022. http://dx.doi.org/10.29327/547549.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

RODRIGUES, Carla Valéria Martins, and Ana Cristina B. B. Fróes GARCIA. Saúde Integrativa no Cuidado do Câncer. Editora e Livraria Appris, 2020. http://dx.doi.org/10.18366/cvac.1002.2021.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SAÚDE PÚBLICA NO SÉCULO XXI: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. EDITORA OMNIS SCIENTIA, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Visita domiciliar como estratégia de promoção da saúde na atenção primária à saúde: revisão integrativa. Brazilian Journals Editora, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Bachur, Tatiana Paschoalette Rodrigues, and Maria Irismar de Almeida. Tópicos em saúde: revisões integrativas. Amplla Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.tsr648.1122-0.

Full text
Abstract:
No período de 2021.1, a disciplina MEP ofereceu aos alunos uma proposta diferente: a de produzir, ao longo do semestre, oito pesquisas bibliográficas para a produção de artigos de revisão integrativa, por meio de trabalhos em equipe compostas por cinco discentes orientados por uma docente ou pesquisadora colaboradora. Ao final do semestre, as equipes compartilharam os resultados de suas pesquisas em um momento online de encontro com o grande grupo, oportunizando a construção de saberes diversos por meio da abordagem das diferentes temáticas escolhidas pelas próprias equipes como objeto de pesquisa. A experiência culminou satisfatoriamente e despertou em todos, alunos e orientadores, o desejo de divulgar os resultados de suas pesquisas de modo mais amplo. Assim, surgiu a ideia de construirmos este e-book, fruto, portanto, da produção de acadêmicos do primeiro semestre de Medicina da UECE que cursaram a disciplina naquele período.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Costa, Tanise Nazaré Maia, ed. Terapia Comunitária Integrativa: um relato de experiência no ensino em saúde. Editora Itacaiúnas, 2022. http://dx.doi.org/10.36599/itac-tecintg.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Pontes, Adriano Pereira de, Josefa Rosimere Figueiredo da Silva, and Bruno Felipe Novaes de Souza. Visita domiciliar como estratégia de promoção da saúde na atenção primária à saúde: revisão integrativa (1a Edição). Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.0000763.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Gama, Renato. Participação Dos Médicos Nos Processos de Acreditação de Serviços de Saúde: Uma Revisão Integrativa. Independently Published, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Catapan, Edilson Antonio, ed. Abordagens contemporâneas nas ciências da saúde. Brazilian Journals Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.35587/brj.ed.

Full text
Abstract:
A obra intitulada “Abordagens contemporâneas nas ciências da saúde vol. 1”, publicada pela Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, apresenta um conjunto de vinte e seis capítulos que visa abordar diversas áreas do conhecimento da área da saúde. Logo, os artigos apresentados neste volume abordam: morbidade materna na gravidez, parto e puerpério em Araguari e Minas Gerais; o consumo alimentar de crianças com transtorno do espectro autista está correlacionado com alterações sensório-oral e o comportamento alimentar; efetividade da emdr no tratamento do transtorno de estresse pós- traumático: uma revisão integrativa; efeito modulador da uva rubi (vitis vinífera) na supressão de tumores epiteliais induzidos por doxorrubicina em drosophila melanogaster; estimulação cerebral profunda no tratamento da doença de parkinson: revisão de literatura, entre outros. Dessa forma, agradecemos aos autores por todo esforço e dedicação que contribuíram para a construção dessa obra, e esperamos que este livro possa colaborar para a discussão e entendimento de temas relevantes para a área da saúde, orientando docentes, estudantes, gestores e pesquisadores à reflexão sobre os assuntos aqui apresentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

ANAIS DO II CONGRESSO BRASILEIRO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE E I CONGRESO ACADÉMICO LATINOAMERICANO DE SAULD INTEGRATIVA. EDITORA OMNIS SCIENTIA, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Teixeira, Carla Araujo Bastos, Janine Silva Ribeiro Godoy, Karyne Gleyce Zemf Oliveira, Marcelo Hubner Moreira, Maylla Rodrigues Lucena, Niara Moura Porto, Paula Alexandra Trindade Mota, and Rômulo Dayan Camelo Salgado, eds. EDUCAÇÃO E SAÚDE MÉDICA UNICEUMA: uma coletânea de artigos de revisão integrativa, um desenvolver acadêmico-científico. Editora Inovar, 2021. http://dx.doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-80476-89-3.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Andrade, João Vitor, Juliana Cristina Martins de Souza, and José Gilberto Prates. Pesquisas e abordagens educativas em ciências da saúde. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.pae1986-0.

Full text
Abstract:
A coleção “Pesquisas e abordagens educativas em ciências da saúde” apresenta, em dois volumes, a produção científica sobre as abordagens educativas em Ciências da Saúde nos mais variados contextos. Tem-se na obra desde estudos originais (construídos com métodos quantitativos e qualitativos) até estudos de revisão (narrativa, integrativa ou sistemática). As Ciências da Saúde são uma das oito áreas do conhecimento classificadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, indiscutivelmente, possuem importância imensurável para a sociedade. Destaca-se que no intento de desvelar fenômenos complexos, explorando novas fronteiras do conhecimento e do trabalho humano, a presente obra se constitui da união das Ciências da Saúde com as Ciências Humanas, conforme preceitos da Ciência Moderna, que estimula o cruzamento e a interação de áreas de saberes diferentes. Além disso, estrutura-se em uma perspectiva multidisciplinar, contendo estudos oriundos das cinco regiões brasileiras, cujos autores possuem variadas formações. Com tal robustez, indubitavelmente esse material servirá como suporte para muitas pessoas, desde acadêmicos e profissionais, até a população em geral. Tendo em vista a relevância da temática, objetivou-se elencar de forma categorizada, nos dois volumes, os estudos de acordo com grandes áreas das Ciências da Saúde. O volume 1 apresenta estudos relacionados aos fundamentos das profissões das Ciências da Saúde; a saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto e do idoso, destacando as abordagens e técnicas educacionais, questões epidemiológicas, bem estar e saúde integral. No volume 2 estão agrupadas as publicações com foco físico, biológico e bioquímico; aspectos legislativos e históricos e saúde coletiva. Chama-se atenção para as práticas integrativas e complementares, doenças crônicas e cuidado em saúde, temáticas predominantes neste segundo volume. Os variados temas nessa coleção, divulgada pela plataforma confiável e consolidada da Editora Amplla, garantirão aos leitores uma leitura profícua e sobremodo proveitosa. Explorem e compartilhem o material. Ademais, desejamos uma excelente leitura, na certeza que a presente obra contribuirá para o fortalecimento da literatura científica no tocante às abordagens educativas em ciências da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Andrade, João Vitor, uliana Cristina Martins de Souza, and José Gilberto Prates. Pesquisas e abordagens educativas em ciências da saúde. 2nd ed. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.pae1993-0.

Full text
Abstract:
A coleção “Pesquisas e abordagens educativas em ciências da saúde” apresenta, em dois volumes, a produção científica sobre as abordagens educativas em Ciências da Saúde nos mais variados contextos. Tem-se na obra desde estudos originais (construídos com métodos quantitativos e qualitativos) até estudos de revisão (narrativa, integrativa ou sistemática). As Ciências da Saúde são uma das oito áreas do conhecimento classificadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e, indiscutivelmente, possuem importância imensurável para a sociedade. Destaca-se que no intento de desvelar fenômenos complexos, explorando novas fronteiras do conhecimento e do trabalho humano, a presente obra se constitui da união das Ciências da Saúde com as Ciências Humanas, conforme preceitos da Ciência Moderna, que estimula o cruzamento e a interação de áreas de saberes diferentes. Além disso, estrutura-se em uma perspectiva multidisciplinar, contendo estudos oriundos das cinco regiões brasileiras, cujos autores possuem variadas formações. Com tal robustez, indubitavelmente esse material servirá como suporte para muitas pessoas, desde acadêmicos e profissionais, até a população em geral. Tendo em vista a relevância da temática, objetivou-se elencar de forma categorizada, nos dois volumes, os estudos de acordo com grandes áreas das Ciências da Saúde. O volume 1 apresenta estudos relacionados aos fundamentos das profissões das Ciências da Saúde; a saúde da mulher, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto e do idoso, destacando as abordagens e técnicas educacionais, questões epidemiológicas, bem estar e saúde integral. No volume 2 estão agrupadas as publicações com foco físico, biológico e bioquímico; aspectos legislativos e históricos e saúde coletiva. Chama-se atenção para as práticas integrativas e complementares, doenças crônicas e cuidado em saúde, temáticas predominantes neste segundo volume. Os variados temas nessa coleção, divulgada pela plataforma confiável e consolidada da Editora Amplla, garantirão aos leitores uma leitura profícua e sobremodo proveitosa. Explorem e compartilhem o material. Ademais, desejamos uma excelente leitura, na certeza que a presente obra contribuirá para o fortalecimento da literatura científica no tocante às abordagens educativas em ciências da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Bailosa, Rutelene Oliveira, and Francisco Carlos Santos Cerqueira. Fisioterapeuta na atenção primária em saúde no contexto das prevenções de quedas em idosos: uma revisão integrativa. Roger Goulart Mello, 2020. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.b202020605.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Bailosa, Rutelene Oliveira, and Francisco Carlos Santos Cerqueira. Fisioterapeuta na atenção primária em saúde no contexto das prevenções de quedas em idosos: uma revisão integrativa. Editora e-Publicar, 2020. http://dx.doi.org/10.47402/ed.ep.b202060605.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Souza, Clarissa Vasconcelos Silva de. O ambiente na saúde do trabalhador e do seu cliente. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.ast419.1122-0.

Full text
Abstract:
Sabe-se da importância do ambiente no bem estar físico e mental do ser humano. Existem várias literaturas que abordam este assunto. É próprio do indivíduo agir e reagir nas relações com o seu meio ambiente e com as outras pessoas. Suas respostas são a partir daquilo que já vem adquirindo ao longo da sua aprendizagem no contexto social que está inserido. Neste trabalho, buscou-se levantar o que a literatura da área da enfermagem traz sobre o ambiente na saúde do trabalhador, não só no que diz respeito ao bem-estar físico, psíquico e social, mas também para a qualidade da assistência prestada. Aproveitou-se o para ampliar conhecimentos com um levantamento bibliográfico sobre o ambiente e sua influência no acolhimento e recuperação da saúde do cliente de unidades assistenciais. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com análise qualitativa de dados para chegar aos objetivos da pesquisa. Levantar a relação do ambiente com as condições de trabalho da enfermagem; para enfatizar a importância que ela, a ambiência, tem na qualidade da assistência prestada por estes trabalhadores. E listar as contribuições da ambiência hospitalar na assistência ao cliente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Pimentel de Oliveira, Fernanda, Francisca Lucélia Ribeiro de Farias, and Maria Raquel da Silva Lima. Práticas Integrativas e Complementares: Relatos e Pesquisas Multidisciplinares. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960531-2021.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, houve um crescente estímulo à utilização de práticas alternativas de saúde, as chamadas práticas Integrativas e Complementares – PIC, que se constituem de técnicas advindas da Medicina Tradicional Chinesa Integrativa. As Práticas Integrativas Complementares na atualidade podem e devem ser consideradas um grande avanço para a saúde pública brasileira e mundial. No âmbito da promoção do cuidado, estas práticas, junto à medicina convencional, ampliam as possibilidades de tratar pessoas que já estão com algum tipo de patologia. A medicina científica moderna trabalha essencialmente com a doença, enquanto a abordagem da medicina oriental, ao contrário, busca justamente preservar a globalidade do sujeito e o processo vital e social em geral. Procura a causalidade da doença dentro de um contexto mais amplo, multifatorial e é contrária à hiperespecialização[1]. Resta-nos investigar os modos de articular e integrar os dois saberes. É nessa perspectiva que se inclui esse novo modelo de prevenção de agravos e de doenças, reabilitando e até mesmo curando algumas patologias. A proximidade com os profissionais, o toque destes durante as atividades, a escuta terapêutica, o silencio produzido durante a meditação, as mãos entrelaçadas nas danças e outras modalidades das PICs promovem o fortalecimento do vínculo entre profissional-paciente, estimula o autoconhecimento, o autocuidado, a corresponsabilidade, além de favorecer troca de experiências. Pode-se afirmar que a expressão de afetos como emoções e sentimentos são importantes para a saúde mental e isso as práticas integrativas trazem à tona. As PICS são terapias embasadas no olhar para o ser humano como um todo, considerando não só aspectos físicos, como uma dor de cabeça, por exemplo, mas também o que pode estar gerando aquela dor: características emocionais, sociais e psíquicas. São recursos que buscam a prevenção das doenças e a recuperação da saúde a partir do autocuidado, dando ênfase também à escuta acolhedora e ao desenvolvimento de vínculo terapêutico entre a pessoa atendida e o profissional de saúde. É claro que se faz necessário o conhecimento e a preparação para a aplicações de tais técnicas, mas deve-se enfatizar que essas práticas têm um preço mais acessível à população se comparado aos preços dos medicamentos alopáticos. As PICs nos fazem aprender uma nova maneira de “fazer” saúde, em uma visão que prega a interdisciplinaridade dos saberes e olhares, somando práticas, conceitos e habilidades. Essa modalidade descarta por completo o modelo biomédico, pois busca entender o indivíduo como um todo, e não somente por partes. Pois a fragmentação do cuidado dificulta o relacionamento interpessoal, a comunicação e o bom prognóstico do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Estimulando Pesquisadores. Editora Acadêmica Periodicojs, 2021. http://dx.doi.org/10.51249/easn01.2021.17.

Full text
Abstract:
Junto a esta grande evolução, a quantidade de artigos científicos publicados, assim como a busca pelos mesmos, vem aumentando significativamente nos últimos anos entre todos os países e áreas do conhecimento. Não somente a publicação de artigos originais cresce, mas também as revisões completas. Em função disso, pesquisadores, professores e estudantes são constantemente incentivados a desenvolverem a sua escrita científica e a investirem em novas pesquisas e publicações. Devido a isso, surgiu a ideia de elaborar este livro com o intuito de estimular meus alunos e novos pesquisadores, da área da saúde, a desenvolverem e aprimorarem a habilidade de leitura e escrita científica para o bom desenvolvimento de suas carreiras e pesquisas futuras. Desta forma, este livro conta com cinco artigos de revisão integrativa da literatura, os quais versam sobre diferentes e importantes temas da área da saúde nos dias de hoje.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Ribeiro Pessoa, Débora Luana, ed. Pesquisas e Reflexões sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. Editora Inovar, 2021. http://dx.doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-80476-59-6.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Pesquisas e Reflexões sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde. MATO GROSSO DO SUL: Editora Inovar, 2021.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Fernandes, Catiane Raquel Sousa, Raquel Vilanova Araújo, and Márcia Teles de Oliveira Gouveia. Reflexões sobre a prática assistencial inovadora e de qualidade da gravidez ao nascimento. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.esp917.1121-0.

Full text
Abstract:
A apresentação deste livro que traz importantes reflexões sobre prática assistencial inovadora e de qualidade da gravidez ao nascimento organizado pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Cuidado Humano de Enfermagem (NEPECHE). É uma obra de grande impacto quando se propõe a refletir como está sendo realizada a assistência e quais as repercussões geradas na vida das mulheres, famílias e crianças no transcorrer desse período tão importante. Ao longo da publicação o leitor poderá apreciar trabalhos com diversas abordagens que são de fundamental relevância para o correto manejo e condução do binômio mãe-filho durante a gestação, parto e pós-parto, inclusive em relação ao processo de abortamento e relativas ao período de Pandemia em que vivemos. No período gravídico será discutida a importância da inclusão da família no pré-natal, a avaliação da Atenção Primária à Saúde na perspectiva de mulheres segundo a situação gestacional, além de um aprofundamento sobre a assistência de Enfermagem às gestantes com insuficiência renal. A incidência de sífilis é outro aspecto abordado que afeta bastante as gestações, podendo voltar a tornar-se um problema de Saúde Pública, também teve destaque nos estudos aqui apresentados abordando a prevalência de sífilis congênita em uma capital do nordeste, a implementação do protocolo de investigação de transmissão vertical da sífilis em uma maternidade e um estudo epidemiológico sobre as notificações de sífilis em gestantes. Sobre o momento do parto, a forma de condução e os cuidados recebidos são trazidas excelentes abordagens em relação à percepção da mulher sobre a violência do contexto do parto, modalidades de posição materna durante o processo de parturição, a percepção de acadêmicos de Enfermagem sobre a violência obstétrica, práticas obstétricas humanizadoras realizadas pela equipe de Enfermagem e a evolução das políticas públicas para humanização do parto e nascimento no Brasil. Em relação ao período de Pandemia pelo qual estamos passando serão apresentados estudos sobre a assistência ao recém-nascido de mãe suspeita ou confirmada para covid-19 e os cuidados da equipe de saúde ao aleitamento materno em tempos de covid-19. Também se incluiu um olhar especial para as mulheres em processo de abortamento com um capítulo dedicado à revisão integrativa da assistência de Enfermagem oferecida a essas mulheres e suas implicações. Dessa forma, apresentamos aqui uma obra primorosa pois traz em seu escopo 16 capítulos que abordam aspectos muito relevantes da prática assistencial em todo o transcurso da gravidez ao nascimento que servirão tanto de embasamento científico para melhoria da assistência como de descrição do cenário atual dos serviços de atenção à saúde. A produção é composta por estudos desenvolvidos por discentes dos cursos de graduação em enfermagem, discentes da pós graduação (especialização, residência em enfermagem obstétrica, mestrado e doutorado), enfermeiros assistenciais que atuam na obstetrícia, pediatria e neonatologia e professores experts nas respectivas áreas. A ideia foi produzir um livro focando em áreas especificas da obstetrícia, bem como divulgar estudos riquíssimos desenvolvidos pelos autores convidados e pesquisadores do núcleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Almeida, Lindynês Amorim de, Rillary Caroline de Melo Silva, Barbara Vitória dos Santos Torres, Jislene dos Santos Silva, and Ana Carolina Santana Vieira. Cartilha de práticas integrativas e complementares no cuidado em saúde das crianças. Edited by Guilherme Barroso. Editora Pasteur, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/539665.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Herkrath, Fernando José, André Luiz Machado das Neves, Claudia Maria Velasquéz, Jose Joaquin Carvajal Cortes, Priscila Ferreira de Aquino, Rodrigo Tobias de Sousa Lima, Sâmia Feitosa Miguez, and Stefanie Costa Pinto Lopes. Sindemias, desafios e oportunidades da saúde pública contemporânea. Editora Amplla, 2022. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.sdo389.1122-0.

Full text
Abstract:
Evento anual dos programas de Pós-graduação do ILMD/Fiocruz Amazônia que visa discutir avanços científicos em temáticas de relevância para a pesquisa dos pós-graduandos, em particular os do ILMD/Fiocruz Amazônia, estimular a troca científica entre os alunos dos diferentes cursos e divulgar a pesquisa desenvolvida pelos discentes dos Programas. Esse ocorrerá concomitantemente ao primeiro encontro dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva no Amazonas. Este ano o tema central será Sindemias, desafios e oportunidades da saúde pública contemporânea no Brasil e serão quatro dias de evento contando com sessões de palestras, rodas de conversas, práticas integrativas, atividades culturais, exposição fotográfica e submissão/apresentação de trabalhos científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Hemmi, Ana Paula, Geovane Máximo, Heloisa Helena Barroso, and Natalia Tenuta. Perspectivas da Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha: temas, debates e reflexões. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-86854-73-2.

Full text
Abstract:
O livro Perspectivas da Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha: temas, debates e reflexões é uma produção coletiva do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Extensão em Saúde Coletiva (NUPEESC) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). O livro permite que a saúde seja pensada em articulação ao Vale do Jequitinhonha como território de análise e reflexão. Traz à luz debates sobre a fundamentação teórica e conceitual da saúde coletiva, se apoiando em práticas e pesquisas aplicadas na comunidade da região. O NUPEESC foi criado em 2016 com o objetivo de estabelecer um debate sobre Saúde Coletiva no Vale do Jequitinhonha e regiões adjacentes. A obra está estruturada em capítulos que se ancoram em Grupos Temáticos da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), tais como: Violência e Saúde; Racismo e Saúde; Deficiência e Acessibilidade; Vigilância Sanitária; Trabalho e Educação na Saúde; Saúde do Trabalhador; Saúde Mental; Saúde Indígena; Saúde Bucal Coletiva; Racionalidades médicas e práticas integrativas e complementares; Promoção da Saúde; Monitoramento e Avaliação de Programas e Políticas de Saúde; Gênero e Saúde e Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva. Além desses, outros capítulos abordam o Vale do Jequitinhonha em seus aspectos conceituais, socioeconômicos, demográficos, de produção acadêmica e de doenças negligenciadas. Vislumbramos este livro como um debate inicial trazendo, consequentemente, diversas reflexões sobre a Saúde Coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Gonzalez, Ricardo Hugo, and Samuel Miranda Mattos. Intervenções não medicamentosas na promoção da saúde. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.inm689.1121-0.

Full text
Abstract:
Los conocimientos científicos y tecnológicos se encuentran en un constante estado de cambio. En un esfuerzo por comprender diferentes fenómenos relacionados a la salud y la educación miles de profesionales en el mundo trabajan de manera interdisciplinar y transdisciplinar con el único objetivo de contribuir a la sociedad con la búsqueda de la verdad o la solución de problemas. En la actualidad están apareciendo temas trascendentales y decisivos en la vida del ser humano a tal punto de ser considerados como piedra de toque de nuestra existencia como especie. Esta realidad abruma de interrogantes tanto al profesional experto como al estudiante. En este caso en particular muchas de las “grandes preguntas” que interesan a la humanidad han sido respondidas utilizando una metodología pertinente por este distinguido colectivo de autores. El objetivo de este texto radica en la comprensión de estrategias no medicamentosas desde una óptica novedosa y contemporánea. Con este fin se reseñan una serie de teorías, definiciones y conceptos relacionados a la salud y la educación. Queremos precisar sus contenidos temáticos como la música como factor socioemocional sobre el desenvolvimiento neurocognitivo, la terapia asistida por animales, el arte como recurso expresivo – terapéutico, las alternativas no medicamentosas para el manejo del miedo y la ansiedad, la gráfica cómica como tecnología preventiva e terapéutica anti obesidad, la intervención no medicamentosa para el tratamiento del asma, el autocuidado de las plantas nativas, el arte como recurso expresivo-terapéutico y sus interfaces con las prácticas Integrativas y complementarias, la alimentación y el ayurveda, la mini guía de prácticas profesionales inclusivas para personas que viven con obesidad, por último y no menos importante el ejercicio terapéutico como analgésico. Después de haber revisado el libro exhaustivamente se pone en relieve tres aspectos fundamentales. Primero; la amplia gama de estrategias no medicamentosas de carácter bioenergético, segundo; la rigurosidad metodológica (método, resultados y conclusiones) utilizando como base la información actualizada y tercero; una notable profundidad en el estado del arte. Por todo lo expuesto, solo queda felicitar y abrazar la esperanza de un futuro mejor que persiguen los autores a través de esta publicación y por su puesto recomendar este libro a estudiantes y profesionales que desean profundizar sus conocimientos en esta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Vieira, Ana Beatriz Duarte. As práticas integrativas e complementares como instrumentos de saúde e cuidado em tempos de pandemia. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.730212309.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Casais, Paula Milena Melo, and Aryane de Azevedo Pinheiro. Ensino, pesquisa e contribuições científicas em odontologia. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.epc764.2121-0.

Full text
Abstract:
Caro Leitor, A Odontologia encontra-se em constante evolução técnica e científica desde o século XIX, com a criação da primeira faculdade de Odontologia nos Estados Unidos - marco do surgimento da Odontologia Flexneriana. Neste período, a prática odontológica era essencialmente focada no biologismo, individualismo, tecnicismo e um elevado grau de fragmentação do conhecimento, através das especializações. Em 1950, com o advento da Odontologia social, há uma visão mais ampla da profissão, com valorização das ações preventivas e de promoção à saúde. Estes históricos avanços na Odontologia, no que concerne à assistência à saúde bucal, vem acompanhados de uma percepção ampliada da prática clínica, na qual a saúde bucal não pode ser dissociada da saúde sistêmica e dos determinantes sociais, destacando a importância da prestação dos serviços na Odontologia considerando o conceito da integralidade, princípio doutrinário do Sistema Único de Saúde. Atrelado à evolução do cuidado à saúde bucal, o desenvolvimento de estudos e o incremento das novas tecnologias qualificam os atendimentos, ao subsidiar o planejamento criterioso das intervenções, garantindo resultados com maior eficiência, eficácia e segurança para os pacientes. Portanto, acadêmicos e cirurgiões dentistas vislumbram a necessidade de atualizar-se para atuação qualificada, nos âmbitos público e privado, no ensino da Odontologia e em outros setores da saúde. Diante disso, a prática dos profissionais, em qualquer que seja sua área de atuação na Odontologia, deve ser embasada em produções científicas de qualidade e atualizadas, respaldadas pela ampla experiência e conhecimento metodológico dos pesquisadores. Nesta perspectiva, esta obra, composta por estudos desenvolvidos por profissionais e acadêmicos de distintas regiões do Brasil, irá subsidiar reflexões sobre diversas temáticas relacionadas aos avanços nas pesquisas científicas na Odontologia. Através de revisões da literatura e estudos observacionais descritivos, como relatos de caso, os autores abordam conteúdos fundamentais para a rotina clínica, considerando novas técnicas, materiais e estratégias para diagnóstico e reabilitação oral; uso de práticas integrativas complementares na clínica odontológica; comprometimento aaaaa LLLLLLLLLIIIII sistêmico de manifestações orais; impacto da pandemia de COVID-19 (Doença do novo coronavírus) na saúde bucal e repercussões na saúde mental dos profissionais da Odontologia, além de atualizações na biossegurança. Desejo uma excelente leitura a todos e anseio que, as produções científicas aqui apresentadas, auxiliem na construção de novos estudos e sejam utilizadas como base para aprimorar a prática clínica e subsidiar o ensino da Odontologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Rosa, Nathalia Izidoro, André Luiz Rodrigues Soares Sousa, Danielle Galdino de Souza, and Ingrid Cristina Weel. PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS: os benefícios da meditação para o bem-estar do campo físico e psíquico da saúde. Edited by Gustavo Rodrigues Oliveira. Editora Inovar, 2022. http://dx.doi.org/10.36926/editorainovar-978-65-5388-026-9.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fornari, Lucimara, Ellen Synthia Fernandes de Oliveira, Cleoneide Oliveira, Brígida Mónica Faria, Jaime Ribeiro, and Elza de Fátima Ribeiro Higa. Investigação Qualitativa em Saúde: Avanços e Desafios / Investigación Cualitativa en Salud: Avances y Desafíos. Ludomedia, 2021. http://dx.doi.org/10.36367/ntqr.8.2021.ii-xviii.

Full text
Abstract:
A investigação qualitativa durante a pandemia da Doença por Coronavírus – 2019 (Covid-19) se tornou um desafio para os investigadores das diferentes áreas de conhecimento. O cenário crítico mundial, em decorrência da pandemia, modificou não somente os modos de viver em sociedade, mas também exigiu da comunidade científica um olhar atento e focado nas respostas para o problema. No decorrer da pandemia, observou-se o rápido redirecionamento das pesquisas para essa temática emergente. Esse aspecto pode ser constatado por meio do crescente número de publicações desde a identificação do quadro de pandemia no início do ano de 2020. Além de mudanças relacionadas ao tempo de publicação das pesquisas, verificou-se a necessidade de repensar as práticas metodológicas, principalmente aquelas realizadas de maneira presencial junto aos sujeitos sociais. O distanciamento físico adotado como medida essencial para a contenção da disseminação do novo coronavírus exigiu que os investigadores adotassem novas técnicas de coleta de dados a fim de evitar o contato direto. Neste cenário, destacam-se as pesquisas realizadas por meio de plataformas de reuniões virtuais, formulários eletrônicos e redes sociais. Apesar do distanciamento físico entre o investigador e o investigado transportar consigo desvantagens no que se refere a interação social, também emergiram algumas vantagens. A existência de ferramentas de videoconferência, por exemplo, possibilitou alcançar pessoas geograficamente distantes, inatingíveis anteriormente sob o paradigma presencial. Concomitantemente, reduziram-se os custos, o tempo e alcançou-se um maior número de informantes. Esse aspecto prejudicou a investigação qualitativa? Talvez. Porém, pensamos que os benefícios foram superiores ao considerar o momento histórico e a necessidade de buscar respostas efetivas para o problema. Diante das barreiras impostas pela pandemia, houve lugar à evolução, à adaptação de novos paradigmas que a partir de agora serão cada vez mais adotados e dificilmente se desconsiderará a comunicação a distância para a obtenção de dados. Nesse vasto espaço que alberga a investigação qualitativa, no exercício interpretativo que a caracteriza, o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa (CIAIQ2021) que decorreu nos dias 13, 14, 15 e 16 de julho ocupa um lugar de relevância na divulgação de estudos nessa área. Reunindo pesquisadores que se preocupam, não apenas em escolher entre um método ou outro, mas em utilizar abordagens que o façam alcançar seus objetivos, com criatividade, responsabilidade e cientificidade. Afinal, a investigação qualitativa demonstra, ao longo dos anos, as suas inquestionáveis contribuições e abre novas perspectivas àqueles que ensinam, aprendem, criam e recriam histórias e ciências. Nesse sentido, o principal desafio nessa obra seja talvez situar-se na compreensão da metodologia como relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito como um vínculo indissociável do mundo objetivo com a subjetividade, reforçando Minayo (2014) que diz que essa não pode ser traduzida em números. Assim, optou-se por reunir neste volume, estudos de abordagem qualitativa com enfoques metodológicos nos cenários de prática em saúde, visto que permitem aproximação com a subjetividade do sujeito, podendo, dessa maneira, revelar ou ao menos aproximar de seus sentidos e significados, ao mesmo tempo em que estabelece articulações com as bases teóricas. Nesse âmbito, evidenciam-se neste livro diversos campos de aplicação na investigação qualitativa em saúde cujos percursos metodológicos utilizados (análise temática, estudo de caso, teoria das representações sociais, grupo focal, photovoice, técnica de associação livre de palavras, entre outros) enfatizam e reforçam a qualidade e o rigor científico do processo de publicação do CIAIQ2021. Este volume é composto por 101 artigos, sendo de salientar o número interessante, com uma percentagem aproximada de 11%, sobre aqueles que se debruçam na temática recente da Covid-19. Estes trabalhos estudam o impacto que a pandemia teve nas relações pessoais e profissionais, bem como de que maneira essas novas abordagens podem evoluir, com novas necessidades criadas em tempos intercalados com confinamentos, como, por exemplo, a teleconsulta e as intervenções educativas de cuidadores. No entanto, a Análise Qualitativa continua a ser, de um modo geral, uma ferramenta essencial na área da investigação em Saúde, e neste volume encontram-se trabalhos interessantes sobre diversos temas dos quais se destacam os seguintes: Educação e Ensino na Saúde; Prevenção na Doença; Promoção da Saúde e estudo sobre Terapêuticas, nomeadamente integrativas; Qualidade de Vida, Reabilitação, entre outros. Estes artigos consideram também estudos em diversas instituições de saúde da rede pública e privada, com diversos públicos-alvo, desde crianças, grávidas, idosos e indivíduos apresentando os mais variados quadros de doença, como doenças crónicas e/ou degenerativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography