Academic literature on the topic 'Santa Casa da Misericordia da Bahia'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Santa Casa da Misericordia da Bahia.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Santa Casa da Misericordia da Bahia"

1

Jussamara Brito Santos. "História da Dermatologia no Hospital Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia." Revista Científica Hospital Santa Izabel 7, no. 2 (June 30, 2023): 59–62. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v7i2.432.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Soares Feitosa, Gilson. "A responsabilidade da publicação científica." Revista Científica Hospital Santa Izabel 2, no. 3 (May 14, 2020): 7–8. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v2i3.100.

Full text
Abstract:
Este editorial vem como uma homenagem ao Comitê de Ética em Pesquisa Professor Celso Figueiroa, do Hospital Santa Izabel da Santa Casa da Bahia, que por anos tem cumprido um zeloso trabalho, voluntário e quase no anonimato, cuidando entre outras coisas do nosso Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Alves, José Antonio. "O Sucesso da Revista Científica do Hospital Santa Izabel." Revista Científica Hospital Santa Izabel 4, no. 1 (May 11, 2020): 1–2. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v4i1.66.

Full text
Abstract:
Com publicação regular desde 2014, a Revista Científica começou com o título de Revista de Saúde e, hoje, Revista Científica do Hospital Santa Izabel. Desde então, agrega artigos diversos de múltiplos setores do campo da saúde e traduz em material impresso a mesma energia contagiante que os profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia da Bahia irradiam na prática cotidiana das atividades assistenciais e de ensino e pesquisa. O êxito dessa publicação, que já extrapolou os muros da Santa Casa, devese muito também à atuação de Dr. Gilson Soares Feitosa, diretor de Ensino e Pesquisa do Hospital Santa Izabel (HSI).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Varón Cadena, Nelson. "As revistas médico-científicas da Bahia (172 anos de história)." Revista Científica Hospital Santa Izabel 2, no. 4 (May 14, 2020): 8–11. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v2i4.112.

Full text
Abstract:
Este artigo destaca a importância da Gazeta Médica da Bahia, a mais influente revista médico--científica no seu tempo pela sua contribuição para a literatura médica mundial sobre as doenças tropicais, através do relato de casos e observações experimentais. Destaca ainda os seus fundadores, quatro deles médicos do Hospital da Caridade da Santa Casa de Misericórdia e ainda seus principais redatores, a maioria também contratados da Santa Casa. A Gazeta Médica foi a mais importante revista científica da Bahia, inclusive no aspecto gráfico, com uso da técnica de litografia, mas não a pioneira. Outras publicações a antecederam entre as várias revistas do gênero editadas no estado, inclusive revistas divulgadoras da homeopatia, medicina legal e odontologia. Este artigo é o primeiro na historiografia baiana a registrar e destacar estas publicações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa Araújo, Luiz Antônio. "EXPERIÊNCIAS DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE CACHOEIRA DA BAHIA." Revista Integrativa de Inovações Tecnológicas nas Ciências da Saúde, no. 2 (2018): 25. http://dx.doi.org/10.21452/revise20180209-p2529.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Cerqueira, João Batista. "Santa Casa de Misericórdia da vila da Cachoeira: a caridade e a filantropia no contexto da política assistencial do governo imperial." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 26, suppl 1 (December 2019): 195–213. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702019000500011.

Full text
Abstract:
Resumo O estudo examina o processo de constituição e operacionalização de uma confraria devocional na vila de Cachoeira, província da Bahia, ao longo do período imperial brasileiro. Merecerá destaque o decreto do imperador dom Pedro I que elevou o então centenário Hospital São João de Deus, equipamento do patrimônio régio administrado por dirigentes designados pela Câmara de Vereadores, à condição de Santa Casa de Misericórdia. Além disso, será analisada a política de concessão de privilégios e consignações orçamentárias do governo da província destinada às misericórdias baianas. Conclui-se que a política das finanças públicas do Estado brasileiro, na Bahia, representou um estímulo relevante para a fundação e para a sustentação econômico-financeira da irmandade cachoeirana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cerqueira, Alan Costa, and Maihara Raianne Marques Vitoria. ""Um mal necessário?": as amas de leite e o discurso médico-higienista nas últimas décadas do século XIX." Mundos do Trabalho 12 (November 4, 2020): 1–16. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2020.e75213.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe analisar os diferentes discursos em torno do ofício exercido pelas amas de leite contratadas pela Santa Casa de Misericórdia de Salvador nas últimas décadas do século XIX. A partir da documentação da Santa Casa e de periódicos, sobretudo a Gazeta Médica da Bahia e O Monitor, buscamos compreender o cotidiano e as estratégias de sobrevivência dessas trabalhadoras, em sua maioria pobres e “de cor”, no contexto do declínio do sistema escravista e da inserção do saber médico-higienista no cuidado à criança. O período foi marcado pelas constantes tentativas de regulamentação do trabalho dessas mulheres e da associação da prática da amamentação mercenária a um costume atrasado e retrógrado, que não condizia com os ideais de modernização propostos pelos médicos e autoridades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sampaio, Gabriela dos Reis. "DECRÉPITOS, ANÊMICOS, TUBERCULOSOS: AFRICANOS NA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DA BAHIA (1867-1872)." Almanack, no. 22 (August 2019): 207–49. http://dx.doi.org/10.1590/2236-463320192206.

Full text
Abstract:
Resumo Utilizando registros de entrada de pacientes no hospital da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, fontes inéditas levantadas no arquivo da instituição, discuto neste artigo o tema das doenças de africanos que viviam em Salvador na década de 1870. Embora imaginemos que muitos destes estrangeiros buscassem, por razões culturais e religiosas, práticas de cura alternativas à medicina oficial, muitas vezes era necessário recorrer ao hospital para lidar com os terríveis males físicos que os afligiam. A partir da análise de uma amostra inicial dos registros da Santa Casa, busco compreender a presença de africanos que foram atendidos pelo hospital da instituição para chegar mais perto de quem eram e como viviam. Os dados revelam, além de nomes, idades, condição, estado civil, profissão, cor e naturalidade, as moléstias que acometiam os pacientes, a data da entrada, a enfermaria para onde eram levados e a data da saída - ou, se fosse o caso, do óbito. O texto passa também pelas concepções médicas da época sobre as doenças dos africanos, bem como as condições de funcionamento da própria instituição, relacionando com parte da vasta bibliografia existente sobre o tema da saúde dos escravos. O artigo é concluído com a narrativa da história de um africano, especulando sobre as possibilidades e caminhos que poderia ter seguido - e que eram comuns à maioria dos africanos - ao longo de sua vida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Aleluia, Karla. "Uso de Analytics no Apoio da Tomada de Decisões e na Eficiência Operacional do Hospital Santa Izabel." Revista Científica Hospital Santa Izabel 3, no. 3 (May 9, 2020): 185–91. http://dx.doi.org/10.35753/rchsi.v3i3.54.

Full text
Abstract:
As Unidades de Negócio que compõem a estrutura da Santa Casa da Bahia (SCBA) geram um conteúdo massivo e diverso de dados, através dos inúmeros processos já mapeados em seus sistemas de gestão e aplicações integradas, que por sua vez são alimentados por pessoas ou através de sensores, dispositivos e plataformas digitais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barreto, Maria Renilda Nery, and Tania Salgado Pimenta. "A saúde dos escravos na Bahia oitocentista através do Hospital da Misericórdia." Revista Territórios e Fronteiras 6, no. 2 (December 14, 2013): 75. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v6i2.234.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem por objetivo estudar as doen-ças da população escrava em Salvador, na primeira metade do século XIX, a partir dos registros de doentes internados no hospital da Santa Casa da Misericórdia da Bahia. Consideramos também o impacto da epidemia de cólera de 1855 no perfil desses doentes internados, bem como os dados acerca de doenças e de cor. Analisaremos as principais doenças da população escrava e a inter-relação dessas com o trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Santa Casa da Misericordia da Bahia"

1

Gandelman, Luciana Mendes. "Mulheres para um imperio : orfãs e caridade nos recolhimentos femininos da Santa Casa de Misericordia (Salvador, Rio de Janeiro e Porto - seculo XVIII)." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/279860.

Full text
Abstract:
Orientador: Leila Mezan Algranti
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-08-05T06:09:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gandelman_LucianaMendes_D.pdf: 1139080 bytes, checksum: 42e240d59bcbfe48f01c7ef9a7fe02fd (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Ao longo do século XVIII um número crescente de instituições, tanto no Reino como em Ultramar, voltou-se para o recolhimento e dotação de meninas órfãs. A maioria destes recolhimentos estava sob a administração da irmandade da Misericórdia. As Santas Casas da Misericórdia eram irmandades leigas, de direto patrocínio régio, restritas a homens que se organizavam em torno da realização de obras de caridade. Criada originalmente em Portugal, sua influência e poderio se espalhou por todo império português, tornando-as palco das disputas em torno da expressão da caridade pessoal, de estratégias locais de poder e clientelismo e de projetos de colonização. Através da comparação dos casos dos recolhimentos do Rio de Janeiro, Salvador e Porto a presente tese procura discutir o auxílio prestado às órfãs conjugando as implicações religiosas e morais, os valores e as relações de poder e hierarquia social que estavam em jogo no estabelecimento e funcionamento dessas instituições de recolhimento e casamento de meninas órfãs presentes no Reino e no Ultramar
Abstract: Throughout the XVIII century an increasing number of institutions, both in Portugal and overseas, began to shelter and to give out dowries to orphan girls. Most of theses shelters were managed by the Irmandade da Misericórdia. The Santas Casas da Misericórdia were lay brotherhood under the auspices of the Portuguese Crown. They were restricted to male individuals who aimed to carry out charitable work. Originally created in Portugal, its power and influence were spread throughout the Portuguese empire. The present thesis focuses on the comparative analysis of the shelters established in Rio de Janeiro, Salvador and Porto
Doutorado
Doutor em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rocha, Leila Alves. "Caridade e poder : a Irmandadade da Santa Casa de Misericordia de Campinas (1871-1889)." [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/286146.

Full text
Abstract:
Orientador: Wilma Peres Costa
Dissertação (mestrado)-Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia
Made available in DSpace on 2018-08-06T02:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rocha_LeilaAlves_M.pdf: 423165 bytes, checksum: 8e42fc28735e57080527cfcc849a7db9 (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: A proposta deste trabalho é analisar o papel da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia na evolução urbana e econômica da cidade de Campinas, desde sua fundação em 1871 até 1889. Procuraremos compreender a dinâmica desta instituição na perspectiva mais ampla do processo de crescimento e transformação urbana do município de Campinas, um dos pilares do desenvolvimento do complexo cafeeiro no Oeste Paulista. Assim, o processo de transição do escravismo para o trabalho livre, a intensificação dos fluxos de imigrantes, e a consolidação de Campinas como eixo de comunicação ferroviária do Oeste Paulista, são alguns dos principais elementos que permeiam o surgimento e a consolidação da Santa Casa de Misericórdia. Entendemos que, no momento de fundação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Campinas, esta instituição era indispensável ao status de centro de progresso moral, cultural e material de que a cidade desfrutava. Nesse sentido, pesquisar como a instituição se estruturou para o atendimento das demandas sociais de Campinas durante o período imperial, o modo como constituiu seu patrimônio e geriu os seus recursos, sua interação com os grupos dominantes da sociedade local e as hierarquias sociais que estabeleceu nos serviços prestados à população propiciam ângulos estratégicos para compreender as transformações em curso na cidade de Campinas, uma espécie de microcosmo da transição capitalista em São Paulo
Mestrado
Historia Economica
Mestre em Desenvolvimento Econômico
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Favacho, Jose Carlos Penin. "Gestao estrategica da Maternidade da Fundacao Santa Casa de Misericordia do Para: a demarche strategique em questao." Rio de Janeiro : [s.n.], 2001. http://teses.cict.fiocruz.br/pdf/favachojcpm.pdf.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, Paulo Cesar Pereira de. "Perfil de utilização de antimicrobianos na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericordia de Fortaleza." reponame:Repositório Institucional da UFC, 2006. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4244.

Full text
Abstract:
SOUSA, Paulo Cesar Pereira de. Perfil de utilização de antimicrobianos na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. 2006. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem Ciências Farmacêuticas, Fortaleza, 2006.
Submitted by denise santos (denise.santos@ufc.br) on 2012-12-20T13:40:48Z No. of bitstreams: 1 2006_dis_pcpsousa.pdf: 1203142 bytes, checksum: 2ba101fd486d485a02f49a7fa4c2a917 (MD5)
Approved for entry into archive by Erika Fernandes(erikaleitefernandes@gmail.com) on 2012-12-20T14:07:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2006_dis_pcpsousa.pdf: 1203142 bytes, checksum: 2ba101fd486d485a02f49a7fa4c2a917 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-12-20T14:07:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006_dis_pcpsousa.pdf: 1203142 bytes, checksum: 2ba101fd486d485a02f49a7fa4c2a917 (MD5) Previous issue date: 2006
Antibiotics are the most prescribed drugs at the Intensive Care Units. Bacteria has become more and more resistant to those drugs, which represents a threat of public health. Keeping eyes on the use of antimicrobic agents is one of the essential preconditions to control that resistance. In the period of November 1st 2005 to June 30th 2006, was verified an observational study, descriptive and prospective, where were evaluated the handbook of patients on Intensive Care Unit (ICU) of “Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza”. About 157 patients were observed and their handbook and structured forms. The social-demographic characteristics, the factors of risk associated to clinic evolution and the identification and profile of bacterial resistance were studied. The use of antimicrobic was evaluated with the objective to available subsidies to a good and rational use of drugs. The collected data were analyzed on the SPSS, version 10.0. The patients presented an average of 66 years old and the mortality between the elderly people was 60%. The most frequent diagnosed hypotheses were respiratory infection (28.7%) and sepses (15.9%), associated to 48.9% out of 80% of the total registered deaths. About half of those who made use of veinal or urinary catheters - 62.4% and 87.3%, respectively, came to die. It was found that the antibiotic therapy applied in those patients was not based on the microbiotic sensitiveness patterns, and the antibiotic consume was 182,8 DDD (daily dose definite) per bed a day. The most given antibiotic were the ß-lactamics (107.8 DDD per 100 beds a day), such as ceftriaxone (31.9%), ciprofloxacin (16.9%) and clindamicin (14.4%). The highest dose of antibiotic given was ceftriaxone (50.3 DDD/100 beds a day). The Gram-negative bacilli were more often (71.1%), especially P. aeruginose (21.7%). The most predominant species was S. aureus (22.9%). 77.8% and 84.2% of ceps displayed tough toward cefalotin and penicillin, respectively. Most of patients (54.1%) died, though they were under antibiotic therapy. The broad profile of resistance at antibiotics shown in this research follows the recent patterns, which state that the most of the isolated patients are resistant to the ß-lactamics, such as Pseudomonas and Staphylococcus. Scientists have become more concerned about the future, due to the high therapeutic limitation. The outcomes displayed in this essay aims to point out the necessity of monitoring the sue of antibiotics at Intensive Care Units, in order to minimize the causes of mortality due to the abuse of antibiotics. Educational actions, in order to promote a permanent guard on the use of antibiotics at hospitals, along with a rational politic to regulate the their use are very important measures to prevent and control such restless situation.
Perfil de utilização de antimicrobianos na unidade de terapia intensiva da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza Os antibióticos são as drogas mais prescritas nas Unidades de Terapia Intensiva e o aumento constante da resistência bacteriana a essas drogas é uma ameaça à saúde pública. A vigilância do uso de antimicrobianos é um dos pré-requisitos essencial para a promoção do controle da resistência. No período de 01 de Novembro de 2005 a 30 de junho de 2006, foi realizado um estudo observacional, descritivo e prospectivo, onde foram avaliados os prontuários de pacientes internados na Unidade Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia de Fortaleza. Foram observados 157 pacientes através de seus prontuários e formulários estruturados. As características sócio-demográficas, os fatores de riscos associados à evolução clínica e a identificação e perfil de resistência bacteriano foram estudadas. A utilização de antimicrobianos foi avaliada com o objetivo de disponibilizar subsídios para o uso adequado e racional desses fármacos. Os dados coletados foram analisados no SPSS versão 10.0. Os pacientes apresentaram uma media de 66 anos de idade e a mortalidade entre os maiores de 60 anos foi de 60,0%. As hipóteses diagnósticas mais freqüentes, infecção respiratória (28,7%) e sepse (15,9%), foram associadas a 48,9% e 80% dos óbitos, respectivamente. Cerca da metade dos pacientes que fizeram uso de cateter venoso central e ou de cateter urinário, 62,4% e 87,3%, respectivamente, evoluíram para óbito. A antibioticoterapia frequentemente não foi baseada nos padrões de sensibilidade microbiana e o consumo de antibióticos foi de 182,8 Dose Diária Definida (DDD) por 100 leitos-dia. Predominou o uso de β-lactâmicos (107,8 DDD por 100 leito-dias), os antimicrobianos mais consumidos foram ceftriaxona (31,9%), ciprofloxacina (16,9%) e clindamicina (14,4%) e o maior valor de DDD foi para ceftriaxona (50,3 DDD/100 leito-dias). A resistência bacteriana foi elevada para a maioria dos antibióticos utilizados, especialmente aos β-lactâmicos. Os bacilos Gram-negativos foram mais freqüentes (71,1%), especialmente P. aeruginosa (21,7%). A espécie predominante foi S. aureus (22,9%). 77,8% e 84,2% das cepas de P. aeruginosa e S. aureus foram resistentes a cefalotina e à penicilina, respectivamente, e 47,4 % dos isolados de S. aureus apresentaram resistência à Oxacilina e 0,6% à Vancomicina. A maioria dos pacientes (54,1%) foi a óbito. O amplo perfil de resistência aos antimicrobianos constatado nesse estudo segue o padrão atual, onde a maioria dos isolados são resistentes aos β-lactâmicos e pertencem aos gêneros Pseudomonas e Staphylococcus. A elevada resistência das cepas de S. aureus à oxacilina é motivo de grande preocupação, devido à limitação terapêutica que essa resistência determina. Os resultados obtidos nesse trabalho mostram a necessidade de se monitorar o uso de antibacterianos e a ocorrência de resistência bacteriana em UTI’s, no sentido de minimizar os fatores que predispõem ao aumento da morbidade e mortalidade. A promoção de ações educativas, da vigilância permanente das cepas bacterianas hospitalares e de uma política racional para o uso de antimicrobianos são medidas de imensa importância na prevenção e no controle dessa situação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Assunção, Sérgio de Oliveira. "O papel da comunicação interna no engagement no trabalho e na resistencia á mudança : análise na Santa Casa da Misericordia de Lisboa." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/10374.

Full text
Abstract:
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos
Investigações recentes têm demonstrado que a comunicação interna consiste no principal mecanismo que viabiliza a otimização dos resultados operacionais, na medida em que possibilita uma efetiva coordenação e cooperação inter e intra equipas, procurando promover e estimular a participação e a criatividade entre os indivíduos. Este estudo procurou analisar a influência dos diferentes tipos de comunicação interna (organizacional, chefia direta e pares) nas dimensões que compõem o engagement no trabalho (absorção, dedicação e vigor) e a resistência à mudança (rotinas, reações emocionais, rigidez cognitiva e visão de curto prazo). Este estudo foi realizado na área da ação social da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), através da aplicação de um questionário individual distribuído a 252 trabalhadores (Dirigentes, Chefias Intermédias, Técnicos Superiores, Técnicos, Técnicos Profissionais e Auxiliares), dos quais 147 aceitaram participar (58,33%). Os resultados demonstram que a comunicação organizacional e com os pares são as variáveis com maior poder explicativo da variância do engagement no trabalho (R2=36%), contrariando investigações anteriores, cujo foco se enquadra na importância da comunicação estabelecida entre os trabalhadores e chefia direta. Analisando a escala de resistência à mudança, a comunicação com os pares e as habilitações literárias são as variáveis com maior poder explicativo da variância (R2= 11,3%).
Recent studies have confirmed the importance of internal communication as a primary mechanism that enables the optimization of operational results. Internal communication allows effective supervision also inter and intra teamwork, in order to promote and boost the participation and creativity among the individuals. This study shows how the different kinds of internal communication play a role (organizational, supervisor, co-workers) in engagement at work (absorption, dedication and vigour) and resistance to the change (routines seeking, emotional reaction, cognitive rigidity and short-term focus). The present work was conducted in the social services of Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), by applying an individual survey to 252 employees (Directors, Middle Managers, Technicians, Senior Technician, Professional Technician and Assistants), of which 147 agreed to participate (58.33%). The results show that organizational communication and communication with peers are the variables which provide the greatest explanatory power of the variance of engagement at work (R² = 36%), contrary to previous studies whose the main result was the importance of communication between workers and supervisor. By analysing the resistance to change scale, the variables with the greatest explanatory power of the variance (R² = 11.3%) are the communication with peers and academic qualifications.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Santos, Augusto Fagundes da Silva dos. "A misericórdia da Bahia e o seu sistema de concessão de crédito (1701-1777)." Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2012. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14523.

Full text
Abstract:
Submitted by Oliveira Santos Dilzaná (dilznana@yahoo.com.br) on 2014-01-21T11:43:35Z No. of bitstreams: 1 Dissertação de Augusto Fagundes da Silva dos Santos.pdf: 4964517 bytes, checksum: 15adeedbffa9306c6e1874c73596d06a (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Portela (anapoli@ufba.br) on 2014-02-03T15:02:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação de Augusto Fagundes da Silva dos Santos.pdf: 4964517 bytes, checksum: 15adeedbffa9306c6e1874c73596d06a (MD5)
Made available in DSpace on 2014-02-03T15:02:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação de Augusto Fagundes da Silva dos Santos.pdf: 4964517 bytes, checksum: 15adeedbffa9306c6e1874c73596d06a (MD5)
Esta dissertação de Mestrado que tem como objetivo principal analisar as principais características da atividade de fornecimento de crédito a juros pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia entre os anos de 1701 e 1777, bem como investigar o perfil socioeconômico dos seus devedores. A ausência de instituições financeiras e a escassez monetária bastante acentuada no período colonial fizeram do crédito um elemento fundamental para a produção e a circulação de mercadorias. A Misericórdia baiana funcionou como importante instrumento para financiar diversos tipos de atividades econômicas, tais como: produção açucareira e demais culturas como o fumo e a mandioca, criação de gado vacum, comércio varejista ou de “portas abertas”, o tráfico atlântico de escravos e a produção de subsistência. Encontramos entre os devedores da irmandade, indivíduos de diferentes camadas sociais e residentes em diferentes locais da Bahia, o que mostra uma atuação efetiva da Santa Casa como uma das maiores instituições credoras da Bahia setecentista. No caso desta dissertação, denominamos Bahia do ponto de vista geográfico, a área atingida pela Misericórdia na atividade de fornecimento de crédito a juros, que ia desde Salvador e suas freguesias, passando por grande parte do Recôncavo, chegando a localidades da Chapada Diamantina como Jacobina e Rio de Contas, além de alcançar regiões mais ao norte como Sergipe Del Rey. A master‟s degree dissertation that have as principal objective to analyze the principal characteristics of the activity of credit providing with interest by the Santa Casa de Misericórdia da Bahia between the years of 1701 and 1777, just like investigate the socioeconomic profile of its debtors. The absence of financial institutions and the much accentuated monetary scarcity in the colonial period made the credit a fundamental element to the goods circulation. The Misericórdia from Bahia worked like an important instrument to finance various types of economic activities, as: sugar production and others cultures like the tobacco and manioc, breeding of cattle, retail trade or with “open doors”, the slaves‟ Atlantic traffic and subsistence production. We will find amongst the debtors of the fraternity, individuals from different strata of society, inhabitants of various region of Bahia, what shows the effective actuation of the Santa Casa as one of the greatest creditor institutions of the Bahia‟s 18th. In the case of this dissertation, we call the Bahia Geographically, the area affected by the activity of supplying Mercy interest credit, which ranged from Salvador and its parishes, through much of the Reconcavo, reaching locations as the Chapada Diamantina Jacobina and Rio de Contas, besides reaching more northern regions as Sergipe Del Rey.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Rocha, José Fernando Teles da. "Do asilo dos expostos ao berçário = assistência e proteção à criança abandonada na cidade de São Paulo (1896-1936)." [s.n.], 2010. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251322.

Full text
Abstract:
Orientador: Heloísa Helena Pimenta Rocha
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-08-17T19:27:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rocha_JoseFernandoTelesda_D.pdf: 1755773 bytes, checksum: 708919c6b522ba2cca277db44d0ae217 (MD5) Previous issue date: 2010
Resumo: Em meio às inúmeras estratégias postas em cena entre o final do século XIX e as primeiras décadas do XX, tendo em vista a ordenação da cidade de São Paulo e as alterações nos costumes de seus moradores, esta pesquisa se direciona para a problemática das crianças abandonadas. Enfoca, mais especificamente, as práticas de assistência e proteção instituídas pela Santa Casa de Misericórdia, como o Asilo dos Expostos, as amas de leite, a Roda dos Expostos, o Berçário e o Lactário. As análises tomam como base as reflexões de Michel Foucault acerca do biopoder e biopolítica, para discutir as mudanças, intervenções e transformações ocorridas em São Paulo, bem como as questões relativas à caridade, filantropia e à dinâmica do Asilo. As fontes de pesquisa são, basicamente, os relatórios da mordomia, escritos pelos administradores do Asilo, os mordomos dos expostos. Porém, outras fontes primárias são analisadas como jornais e a legislação, na perspectiva de entender a implementação de uma série de serviços que partiram da Santa Casa, seus médicos e administradores, com o objetivo de enfrentar os inúmeros problemas que emergiam na cidade.
Abstract: Among the many strategies put into play between the late nineteenth and early twentieth, with a view to ordering the city of Sao Paulo and the changes in the customs of its residents, this research is directed to the problem of abandoned children. Focuses, more specifically, the practical assistance and protection established by the Santa Casa de Misericórdia, as the Asylum of the Displayed, the wet nurses, the "Roda dos Expostos", the Nursery and the Breast Pump Room. The analysis takes as the basis of Michel Foucault's reflections on biopower and biopolitics, to discuss the changes, interventions and transformations occurring in Sao Paulo, as well as issues relating to charity, philanthropy and the dynamics of the Asylum. Research sources are basically the reports of fridge benefits written by managers of the Asylum, the exposed's butlers. However, other primary sources are analyzed as newspapers and legislation with a view to understand the implementation of a range of services that have left Santa Casa, their doctors and administrators, in order to tackle the numerous problems that emerged in the city.
Doutorado
Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte
Doutor em Educação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gandelman, Luciana Mendes. "Entre a cura das almas e o remedio das vidas : o recolhimento das orfãs da Santa Casa da Misericordia do Rio de Janeiro e a caridade para com as mulheres (ca. 1739-1830)." [s.n.], 2001. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/278783.

Full text
Abstract:
Orientador: Leila Mezan Algranti
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas
Made available in DSpace on 2018-07-28T01:02:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gandelman_LucianaMendes_M.pdf: 17645547 bytes, checksum: 104f05bfdd7e18be58b6700474d0921b (MD5) Previous issue date: 2001
Resumo: No ano de 1739 criava-se na cidade do Rio de Janeiro o primeiro recolhimento leigo voltado para a criação, educação e casamento de meninas órras do sudeste. O Recolhimento das Órfãs, como ficou conhecido, foi criado sob a proteção da irmandade da Santa Casa da Misericórdia e construído a partir de doações de particulares. A Misericórdia era uma irmandade leiga, de direto patrocínio régio, restrita a homens que se organizava em tomo da realização de obras de caridade. Criada originalmente em Portugal, sua influência e poderio se espalhou por todo império português, tomando-se palco das disputas em torno da expressão da caridade pessoal, de estratégias locais e de projetos de colonização. Esta dissertação procura discutir o auxílio prestado as órfas conjugando as implicações religiosas e morais, os valores expressos e as circunstâncias da colônia e do reino que estavam em jogo no estabelecimento desta instituição de recolhimento e casamento de meninas órfãs
Abstract: The Recolhimento das Órfãs was the first institution devoted to the education and marriage of orphan girls established in the city of Rio de Janeiro. It began its activities during the year of 1739 under the protection and supervision of the brotherhood of Our Lady of Mercy. The brotherhood, which counted upon royal patronage, was composed mainly by men of the laity and elite of the city, who gathered to perform various acts of charity aimed at the poor and honorable. The brotherhood of Our Lady was created in Portugal and spread throughout the Portuguese Empire, becoming a locus for political and economical disputes over the different strategies of colonization. The objective of this dissertation is to analyze the religious, moral and political implications as well as the values, gender relations and social circumstances at stake in the charitable work aimed at the education and marriage of orphan girls in colonial Brazil
Mestrado
Mestre em História
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vitoria, Maihara Raianne Marques. "Os filhos da misericórdia: cotidiano e vivências das crianças expostas na santa Casa de Misericórdia de Salvador (1870-1890)." Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, 2015. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/23403.

Full text
Abstract:
Submitted by PPGH null (poshisto@ufba.br) on 2017-06-21T13:14:55Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MAIHARA RAIANNE.pdf: 2388609 bytes, checksum: 9636f0e648645c977be9ab06be13ff18 (MD5)
Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-06-29T11:50:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MAIHARA RAIANNE.pdf: 2388609 bytes, checksum: 9636f0e648645c977be9ab06be13ff18 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-29T11:50:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO MAIHARA RAIANNE.pdf: 2388609 bytes, checksum: 9636f0e648645c977be9ab06be13ff18 (MD5)
No presente trabalho, busquei conhecer diferentes trajetórias das crianças deixadas na Roda dos Expostos nas últimas décadas do século XIX, mais especificamente do período de 1870 e 1893. O primeiro passo foi conhecer, na medida do possível, quem eram essas crianças e como eram classificadas pelos membros da Santa Casa em relação à sua cor. Exercício para o qual foi necessário todo um trabalho de desconstrução dos padrões vigentes e lançar novos olhares para os significados que a “cor” poderia trazer. Ainda nesse momento, foi de extrema importância compreender os significados e as mudanças que a Lei do Ventre Livre trouxe para as crianças expostas. Em seguida, propus acompanhar os longos debates acerca dos atos índices de mortalidade expostos durante as últimas décadas do século XIX. Quais as opiniões médicas, das autoridades e da população sobre o que acontecia no interior do Asilo? Com base em jornais, bem como nos relatórios dos médicos, busquei compreender os incessantes debates sobre modernidade, salubridade e criação das crianças expostas. Por último, esta dissertação trata da inserção dos expostos no mercado de trabalho, de modo a compreender as expectativas da instituição e deles próprios sobre os rumos de suas vidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Carvalho, Nilza Aparecida de Almeida. "Osteoporose: O que sabe a respeito da epidemia silenciosa? análise do nivel de percepçãao a respeito da osteoporose em mulheres idosas na santa casa de misericordia de São Paulo." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2005. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/12554.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-27T18:47:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseNilzaCarvalho.pdf: 693562 bytes, checksum: ce2ea757a4ad25a284937e4909a9c7a4 (MD5) Previous issue date: 2005-05-17
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
CARVALHO, N. A. de A. Osteoporose: o que se sabe a respeito da epidemia silenciosa? Análise do nível de percepção a respeito da osteoporose em mulheres idosas na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. 2005. 80f. Dissertação (mestrado). Programa de Estudos Pós-graduados em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. Ao procurar responder ao problema desta pesquisa qual o nível de informação sobre a osteoporose - buscou-se em um primeiro plano encontrar na literatura existente o que há sobre ela, descrevendo sua caracterização, percepção dos sintomas e diagnóstico. Para tal optou-se por uma abordagem quantitativa, uma vez que esta nos permite, a partir da extensão do fenômeno, aprofundar outras questões envolvendo a situação osteoporose a partir de uma análise qualitativa. Para tal, levantou-se junto à grande imprensa o que ela vem divulgando em relação à osteoporose. Optou-se pelo jornal diário Folha de S.Paulo, um dos veículos de comunicação de maior circulação no país, com um grande impacto na formação da opinião pública dos brasileiros, analisando-se 73 reportagens publicadas entre 2000 a junho de 2004. A seguir foi aplicado um questionário contendo nove perguntas, entre abertas e fechadas, divididas em dois domínios: dados sócio-econômicos e nível de informação sobre a doença, a 150 mulheres acima de 60 anos, usuárias do serviço de reabilitação da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, pelo Sistema Único de Saúde, durante o mês de dezembro de 2003. As respostas obtidas foram analisadas e comparadas entre si, através do Statistic Program for Social Science (SPSS) que classificou em seis subgrupos, dos quais selecionou-se os dois mais numerosos. Destes, três idosas de cada um deles, totalizando seis, foram escolhidas aleatoriamente para oferecer seus depoimentos quanto a como obtinham as informações sobre osteoporose e suas impressões sobre o processo. Os resultados obtidos especificam a população que freqüenta o serviço de reabilitação da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e, ao mesmo tempo, representam uma fotografia do atendimento que lá recebem e de como percebem a informação recebida dos profissionais da saúde. Observou-se que das 150 mulheres, mais de 50% estão entre 60 e 70 anos, sendo 116 brancas, 13 negras e 21 pardas. Do total, 22% são solteiras, 40% casadas e 31% viúvas. A grande maioria (82,70%) tem um rendimento entre 1 e 3 salários mínimos. Entre as mulheres que se classificaram como negras, 15% consideram-se analfabetas e 85% dizem ter estudado somente até a 4a. série. O mais alto nível de escolaridade foi atingido pelas entrevistadas brancas. Apesar de 68% do total das idosas saberem o que é osteoporose, somente 34% recebeu esta informação através do seu médico e 50% não recebeu nenhuma orientação dos profissionais de saúde. Nesse ponto, percebe-se uma ambigüidade na interpretação das idosas em relação ao desempenho da função médica. Esses profissionais encontram-se divididos entre os que acreditam na importância de informar o paciente sobre o acontecido e os que se limitam a prescrever determinado tratamento. A maior orientação dada pelos médicos foi fazer fisioterapia (21%). Portanto, o profissional fisioterapeuta pode, dependendo do grau da doença, dar orientações quanto a exercícios de baixo impacto, prevenção de quedas e, na falta do terapeuta ocupacional, até sugerir adequações no espaço de moradia. Os cuidados com a alimentação, apesar de essencialmente importantes, não são citados nas orientações dadas pelos profissionais de saúde. Constatou-se que a comunidade à qual a pessoa pertence desempenha um papel fundamental no modo como o indivíduo obtém suas informações: a comunidade é ocasião e espaço onde as informações são trocadas e, na maioria das vezes, esses saberes ajudam inúmeros idosos a viverem melhor. Constatou-se que o médico, ainda que pouco fale sobre a doença, é a principal fonte de informação para as mulheres idosas. Embora a informação nem sempre seja convertida em efetivos hábitos de prevenção, o nível de escolaridade é fundamental para uma melhor compreensão da osteoporose. A prevenção, que supõe informação, é a melhor estratégia de enfrentamento da situação osteoporose.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Santa Casa da Misericordia da Bahia"

1

Costa, Paulo Segundo da. Ações sociais da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Salvador: Contexto & Arte Editorial, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Diniz, Jaime C. Mestres de Capela da Misericórdia da Bahia, 1647-1810. Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Schalyl, Cassandra. Santa Miseric̤rdia da Bahia : 5 šculo: Patrimonio his̤rico nacional = Santa Miseric̤rdia da Bahia 5th century : National historical patrimony. [São Paulo]: Empresa das Artes, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Paulo Segundo da. Hospital de Caridade São Cristóvão/Santa Izabel da Santa Casa de Misericórdia da Bahia: 450 anos de funcionamento, 1549-1999. Salvador: Contexto & Arte Editorial, 2000.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Universidade Federal da Bahia. Editora, ed. Caridade, política e saúde: A Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Bahia, e o início da política de assistência no Brasil imperial. Salvador, Bahia: EDUFBA, 2020.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lisboa, Santa Casa da Misericordia de. Catalogo: A arte do livro na Misericordia de Lisboa : Os cimelios da Santa Casa. La Casa, 1997.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santa Casa da Misericordia de Lisboa. Fundo Musical, seculo XVI ao seculo XIX (Coleccao patrimonio artistico, historico e cultural da Santa Casa da Misericordia de Lisboa). Museu de Sao Roque, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Santa Casa da Misericordia da Bahia"

1

"Appendix B: Causes of Slave Sickness and Death at the Santa Casa da Misericordia, 1833-1849." In Slave Life in Rio de Janeiro, 1808-1850, 384–90. Princeton University Press, 2019. http://dx.doi.org/10.1515/9780691196206-017.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Bueno, Fabio Ferreira, Rafael Seitenfus, Carlos Humberto Cereser Junior, Tiago Auatt Paes Remonti, Guilherme Watte, Jaime Andres Moreno Cando, William Pfaffenzeller, et al. "RECOMENDAÇÃO DO SERVIÇO DE NEOPLASIAS DO PERITÔNEO DO HOSPITAL SANTA RITA DA SANTA CASA DE MISERICORDIA DE PORTO ALEGRE – MUCOCELE DE APÊNDICE CECAL – ABORDAGEM LAPAROSCÓPICA OU LAPAROTÔMICA?" In Jornada médica: desafios e triunfos na prática da medicina 6, 119–29. Atena Editora, 2024. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.03124170516.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Santa Casa da Misericordia da Bahia"

1

Lima, H. F., R. Vicente, R. N. Nogueira, I. Abe, P. André, C. Fernandes, H. Rodrigues, et al. "Structural health monitoring of the church of Santa Casa da Misericordia of Aveiro using FBG sensors." In Third European Workshop on Optical Fibre Sensors. SPIE, 2007. http://dx.doi.org/10.1117/12.738835.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography