Journal articles on the topic 'Sagrajas'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Sagrajas.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Sagrajas.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Schippers, Arie. "La bataille de Zallāqah (Sagrajas) dans la poésie d'lbn Khafājah (1050–1139)." Arabic & Middle Eastern Literature 2, no. 1 (January 1999): 93–108. http://dx.doi.org/10.1080/13666169908718215.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Perea Caveda, Alicia, and Guillermo S. Kurtz Schaefer. "El torques de Villar del Rey (Badajoz) en el marco de la producción de oro del Bronce Final Atlántico peninsular." Trabajos de Prehistoria 81, no. 1 (July 8, 2024): 930. http://dx.doi.org/10.3989/tp.2024.930.

Full text
Abstract:
Un nuevo torques de oro ha sido adquirido por la Junta de Extremadura y ya se expone en el Museo Arqueológico Provincial de Badajoz. Hemos efectuado un estudio micro-topográfico mediante técnicas de observación (MO) y análisis (FRX) con el objetivo de reconstruir la biografía de la pieza. En origen era un torques anular, de aro doble, con pieza de cierre y ornamentación incisa, característico del Bronce Final Atlántico. En la actualidad solo se ha recuperado uno de los aros, muy deformado y con huellas de violencia ritual. Desde el punto de vista artesanal hemos definido un posible taller que denominamos PPSV, en referencia a los torques que han servido para su identificación: Penela, Portel, Sagrajas y Villar del Rey.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Epormucena, Cleverton Duarte. "A PALAVRA DE DEUS E A INFLUÊNCIA CÓSMICA DO ESPÍRITO NAS ESCRITURAS SAGRADAS DAS RELIGIÕES." UNITAS - Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões 8, no. 1 (July 30, 2020): 119–43. http://dx.doi.org/10.35521/unitas.v8i1.657.

Full text
Abstract:
No século XXI temos percebidos muitas contrariedades e violências geradas em nome de Deus, geralmente, com base em uma interpretação equivocada de textos Sagrados, e se tratando das Sagradas Escrituras Cristãs torna a temática ainda mais desafiadora de ser abordada em uma perspectiva ecumênica e inter-religiosa, se são Escrituras Sagradas porque então à utilizamos para legitimar escravidão, intolerância, mortes e violências contra outras religiões e seus textos Sagrados? As Sagradas Escrituras foram e ainda são usadas por vezes, de modo negativo, para legitimar mortes em nome de Deus, a chamada guerra santa na idade média, durante dois séculos travou-se guerras sangrentas em nome da fé, cristãos contra muçulmanos em batalhas épicas às quais visavam conquistar Jerusalém das mãos dos muçulmanos. Podemos defini-la como a luta pelo poder, da dominação religiosa sócio política, não eram batalhas que visavam a promoção da vida e os direitos humanos e sim batalhas que visavam somente a si mesmos, lutando em nome de Deus quando Ele mesmo não tinha nada com tamanha, crianças morriam, os incapazes obrigados a irem a guerra para derramarem sangue em nome do Divino, tendo como base às Escrituras Sagradas. Estas muitas batalhas travadas, nos remetem a pensar nas lutas europeias, travadas entre 1095 e 1291 que receberam o nome de cruzadas, fazendo referência a cruz bordada na roupa dos cavaleiros, milhares de mortos, soldados “cristãos” escudados atrás de símbolos sagrados, ao menos deveriam ser símbolos sagrados, escravizando pessoas e cometendo atrocidades em nome de Deus e a base mais uma vez eram às Escrituras Sagradas cristãs, seu objetivo final eram a cidade onde Jesus viveu, Jerusalém. Devemos pensar, se são escrituras sagradas então tem o dever de promover a vida terrena com a máxima expressão de Jesus, “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo” (Mc 12, 33). Escrituras que não contribuem para a promoção da vida não são escrituras sagradas, “são letras” a letra não é a palavra de Deus, são transmissões, a palavra de Deus está por trás das letras das Escrituras Sagradas, por isso devemos encontrar nelas onde estão as palavras de Deus, se valoriza a vida é de Deus, se mata não pertence a Deus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Zani, Rubens Miraglia. "A communicatio in sacris no Código de Direito Canônico." Revista de Cultura Teológica. ISSN (impresso) 0104-0529 (eletrônico) 2317-4307, no. 60 (June 28, 2013): 177. http://dx.doi.org/10.19176/rct.v0i60.15661.

Full text
Abstract:
Em Direito Canônico se denomina communicatio in sacris ou comunicação nas coisas sagradas, ou mais expressamente comunhão nos sacramentos, à possibilidade de que cristãos de diferentes confissões e denominações possam participar conjuntamente dos mesmos sacramentos e outros bens sagrados, como os templos e outros lugares sagrados, e dos sacramentais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Armbruster, Barbara R. "Tecnología y tipología del torques de Sintra (Lisboa, Portugal). Un adorno de oro del Bronce Atlántico compuesto por los tipos Sagrajas-Berzocana y Villena-Estremoz." Trabajos de Prehistoria 52, no. 1 (June 30, 1995): 157–62. http://dx.doi.org/10.3989/tp.1995.v52.i1.437.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Medeiros, Roseane Richele de, and Diego Salomão Candido de Oliveira Salvador. "REFLEXÕES SOBRE A TRAMA GEOGRÁFICA ENTRE ESPAÇO E RELIGIÃO." Revista Contexto & Educação 36, no. 115 (September 6, 2021): 44–59. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10748.

Full text
Abstract:
A geografia tem sido renovada ao longo da história do seu pensamento, mirando a compreensão ou a interpretação dacomplexa relação entre o homem e o meio. Consideramos que a geografia possibilita a elaboração e a discussão de diversos saberes, todos com a característica comum da sua implicação no entendimento da produção ou da organização do espaço geográfico. A religião é um saber que pode ser discutido na ótica geográfica, não obstante ser negligenciado pela maior parte dos geógrafos. Na história do pensamento geográfico houve certa resistência por parte de muitos estudiosos de se fazer uma abordagem geográfica da religião. Nos dias de hoje, o diálogo entre geografia e religião ocorre por meio de estudos voltados para os fenômenos religiosos na dinâmica espacial, os lugares enquanto espaços sagrados e profanos, as paisagens sagradas e as territorialidades, assim como os territórios conformados pelas religiões. Destarte, a partir da realização de pesquisa bibliográfica sobre espaço e religião, feita em acervos virtuais de bibliotecas universitárias e de periódicos científicos, objetivamos, neste trabalho, refletir sobre o saber religião em geografia, ressaltando-se que a espacialidade sagrada e profana adquire formas e significados próprios que estão expressos no espaço – implícita e explicitamente. Tal fato sublinha a forte ligação entre o homem e o seu espaço.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Reimer, Haroldo, Joel Antônio Ferreira, and Valmor Da Silva. "RELIGIÃO E LITERATURA SAGRADA: MATRIZES TEÓRICAS E TRAJETÓRIAS HERMENÊUTICAS." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 18, no. 4 (June 3, 2020): 20. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v18i4.8112.

Full text
Abstract:
Este artigo resgata alguns aspectos da trajetória da linha de pesquisa “Religião e Literatura Sagrada” do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Religião da PUC-Goiás, na comemoração dos seus vinte anos, completados em 2019. Aborda os fundamentos teóricos da literatura sagrada das religiões e os aplica à pesquisa prática desenvolvida ao longo desse período. Concentra-se mais especificamente sobre a Bíblia Sagrada, o livro de maior referência cultural e religiosa na tradição do povo brasileiro. Estabelece como ponto de referência a exegese e a hermenêutica, como fundamentação metodológica própria para análise dos textos sagrados e, no caso específico, dos textos bíblicos. Objetiva estabelecer a relação entre os aspectos teóricos, expressos como principais tendências mundiais, e a pesquisa praticada por docentes e discentes do Programa, que inclui os níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Metodologicamente, se apresenta como pesquisa teórica, bibliográfica, e se espelha nos projetos de pesquisa executados. Conclui-se pela importância de bons fundamentos hermenêuticos, para a correta compreensão, interpretação e comunicação do conteúdo dos textos sagrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cisternas, Rebeca León, and María Eugenia Brito. "SIGNIFICADO DO SACRO NA ARTE CHILENA CONTEMPORÂNEA." Estudos Ibero-Americanos 23, no. 2 (December 31, 1997): 109. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.1997.2.28278.

Full text
Abstract:
Trata-se de texto em uma investigação sobre os vários sentidos das palavras sagradas sobre a produção cultural de arte contemporânea e literatura no Chile. Por palavras sagradas entendemos a relação secreta, profunda e a vida do povo com sua comunidade e cultura. Relação expressada pelas emoções pessoais e por crenças conscientes e inconscientes. Nesta pesquisa, exploramos alguns dos significados destes sentidos sagrados poderosamente expressados na poesia de Gabriela Mistral e performances visuais de AngelaRiesco. Observamos, também, o poder do significado das canções Violeta Parra e música como uma litúrgica clara e um presente ritual cheio de força inconsciente mantido pela comunidade. Ela se levanta e dá música e canções para as pessoas esquecidas e pobres. Este processo permite que a sua produção artística adquira um sentido sagrado como a base dos nomes de uma comunidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Lima, Fabrício Wantoil, and Haroldo Reimer. "Princípios de Preservação Ambiental a Partir do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada." Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 3, no. 1 (June 17, 2014): 89. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2014v3i1.p89-105.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta o diálogo entre o Direito Ambiental e os textos bíblicos do antigo testamento da Bíblia Hebraica. Ousa-se propor novos princípios ambientais ou reformular alguns princípios nessa área, com fundamento na Bíblia Sagrada, na esperança de que possam contribuir com o Direito Ambiental contemporâneo. Os recursos naturais estão amplamente elencados nas escrituras sagradas e devem ser preservados para as presentes e futuras gerações. É irrefutável que o tema proposto é de suma importância. O presente artigo é proveniente de uma pesquisa do tipo bibliográfica e qualitativa, na área do Direito Ambiental e das Ciências da Religião. Definiu-se pelo seguinte problema: As dimensões ambientais dos textos bíblicos podem contribuir para a formação de princípios no âmbito do Direito Ambiental hodierno?Palavras-Chaves: Princípios. Direito Ambiental. Escrituras Sagradas. Meio Ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Costa, Otávio José Lemos. "A EXPERIÊNCIA DO CORPO E A CIRCUAMBULAÇÃO EM LUGARES SAGRADOS." Espaço e Cultura, no. 48 (March 29, 2021): 56–70. http://dx.doi.org/10.12957/espacoecultura.2020.58733.

Full text
Abstract:
O presente texto busca compreender como determinadas práticas rituais atreladas às formas simbólicas espaciais, promovem movimentos ou pequenos itinerários que sugerem mobilidades e que se tipificam pelo movimento de circuambulação em vários lugares sagrados. O andar pelo espaço sagrado constitui um fluxo contínuo, idealizado por um movimento inconsequente e ao mesmo tempo consequente. Ao adentrar o lugar o sagrado, o fiel se apropriam deste lugar e por um sentimento de pertencimento idealiza seu lar. Evocam uma imagem de um passado mitificado. Movimentos estes que apresentam performances associadas à dimensão do corpo representado pelo movimento cíclico, determinando assim práticas ritualísticas. Assim, procuramos compreender como as práticas ritualísticas se inserem na lógica de micro itinerários simbólicos representados pela circuambulação e que se objetivam na construção de determinados lugares sagrados aqui representados por fiéis ou peregrinos que visitam santuários ou cidades sagradas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Zecenarro Benavente, Germán. "Petroglifos y relieves en templos, conventos y Casonas del Cusco." Arqueología y Sociedad, no. 18 (December 31, 2007): 179–210. http://dx.doi.org/10.15381/arqueolsoc.2007n18.e13156.

Full text
Abstract:
En ciertas edificaciones levantadas a partir del Siglo XVI, existen piedras de origen prehispánico que presentan sobre sus superficies enigmáticas incisiones y relieves de diseño particular; elementos pertenecientes al mundo religioso y ritual andino. En Cusco quedan muchos e importantes vestigios de este tipo de expresión cultural que, por su relación con determinados espacios urbanos, tipologías arquitectónicas virreinales o antiguos contextos sagrados Inkas, se les pueden atribuir contenidos mágico religiosos que han trascendido y perdurado en el tiempo junto con la arquitectura occidental implantada, confirmándose la continuidad de las entidades sagradas andinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Benites, Sandra. "Nhe’ẽ para os Guarani (Nhandeva e Mbya)." Campos - Revista de Antropologia 21, no. 1 (November 19, 2020): 37. http://dx.doi.org/10.5380/cra.v21i1.77443.

Full text
Abstract:
Os termos nhe´ẽ e aywu apresentam semelhanças e contrastes nos usos que deles fazem os Guarani Nhandeva os Guarani Mbya. Dentre os muitos sentidos evocados por ambos, destacam-se espírito, ser, vida, palavras, falas, som. Se para os Guarani Mbya, a fala comum é associada ao termo aywu, entre os Nhandeva este termo é utilizado para se referir às palavras sagradas. Nhe´ẽ, por sua vez, é o termo utilizado pelos Nhandeva na fala comum, enquanto para os Guarani Mbyá é utilizado como palavra sagrada. Sem enrijecer distinções, este texto mostra que, entre os Nhandeva, nhe´ẽ é também utilizado como palavra sagrada quando se refere a um ser espírito ou a um sentimento. Neste texto, busco apontar para a importância da boa fala para a construção da pessoa guarani, um caminho (tape) para o bem viver, teko porã.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Zdebskyi, Janaina de Fátima. "Prostituição Sagrada." Teocomunicação 50, no. 2 (December 23, 2020): e39480. http://dx.doi.org/10.15448/0103-314x.2020.2.39480.

Full text
Abstract:
A menção de uma prostituta sagrada aparece no livro de Gênesis, capítulo 38, referindo-se a Tamar, nora do patriarca Judá. A partir dessa fonte a ideia do presente artigo é compreender do que se trata esse fenômeno da prostituição sagrada nesse contexto do Antigo Crescente Fértil e refletir sobre porque essa prática aparece em uma narrativa atribuída ao povo hebreu. Essa discussão será feita por meio da análise do capítulo 38 de Gênesis em articulação com outros textos do Antigo Testamento, bem como com fontes arqueológicas do contexto em questão. Através dessas análises foi possível perceber que o fenômeno que se convencionou traduzir ou denominar atualmente de “Prostituição Sagrada” consiste em uma variedade de práticas que estavam presentes em contextos sagrados e ritualísticos, envolvendo intercursos sexuais e o culto a deusas com atributos relacionados com sexualidade e fertilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Irarrazaval, Diego. "Liminalidad con espíritus y con Espíritu de Dios." Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap 5, no. 2 (December 22, 2022): 356–78. http://dx.doi.org/10.25247/2595-3788.2022.v5n2.p356-378.

Full text
Abstract:
La humanidad de varios modos invoca a Dios y a entidades sagradas. En contextos latinoamericanos ¿cómo es sentido y entendido lo liminal? ¿Qué espíritus afectan la vida y la muerte, y las transiciones ordinarias? Examino experiencias liminales y la incesante actividade simbiótica. Al recopilar interpretaciones de las ciencias sociales y la teología, sobresale la capacidad simbiótica en situaciones frágiles y hostiles. El progreso moderno deslumbra, y la mercancía adquiere rasgos sagrados. Lo secular esta lleno de energías trascendentes. Recalco la fidelidad hacia la obra del Espíritu de Cristo que tiene sus mediaciones culturales-espirituales en cada sector del mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Naranjo, Liliana. "Mujeres y guacas cusqueñas en la Relación de las fábulas y ritos de los Incas (c. 1575), de Cristóbal de Molina." Tierra Nuestra 17, no. 1 (June 26, 2023): 43–54. http://dx.doi.org/10.21704/rtn.v17i1.1896.

Full text
Abstract:
Este artículo explora la representación de las mujeres guacas en las ceremonias sagradas de iniciación en el incario. Es una investigación histórica que utiliza como marco referencial La relación de las fábulas y ritos de los Incas, de Cristóbal de Molina el Cusqueño (c. 1575). El análisis destaca la importancia de las fuentes de Molina, en particular en los rezos y los nombres dados a los númenes femeninos Pachamama y Pacsamama. Además, reflexiona sobre el modo como Molina muestra a las guacas mujeres como agentes sagrados con un papel activo y mediador entre los ámbitos doméstico y estatal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Santana, Luiz Fernando Ribeiro, and Fabio Luiz de Souza. "Celebrar o dom da salvação." Pesquisas em Teologia 5, no. 9 (July 4, 2022): 68–85. http://dx.doi.org/10.46859/pucrio.acad.pqteo.2595-9409.2022v5n9p68.

Full text
Abstract:
O presente artigo intenta refletir acerca do aspecto terapêutico do culto litúrgico. Toma-se por base deste itinerário o entendimento de “natureza da liturgia” apresentado pela constituição Sacrosanctum Concilium sobre a sagrada liturgia. O testemunhado das Sagradas Escrituras acerca da vontade de Deus pela salvação do homem é o ponto de partida para estudar os aspectos sanantes do culto litúrgico. A constituição sobre a sagrada liturgia quer levar a uma compreensão de liturgia que vai além do aspecto meramente exterior. O locus principal do culto é a história da salvação. A ação litúrgica como a participação nesta história sagrada promove uma salvação que é também cura, libertação, resgate e conduz à ressurreição o homem redimido. Dando especial atenção ao quinto parágrafo da constituição Sacrosanctum Concilium, se deseja explicitar o que de terapêutico há neste processo. O Mistério Pascal é a grande obra de salvação e de cura que Deus opera em pela humanidade: na potência do Espírito Santo, o fiel que vivencia o mistério da liturgia é sanado através da experiência da vida do Verbo Encarnado. Ele continua, assim, seu ministério redentor pela Igreja na missão de levar todos os homens à participação da plenitude do culto divino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bernand, Carmen. "TUPAC INCA PACHACUTI Y VLADIMIR KANDINSKY. LÍNEAS PUNTOS Y CONTRASTES." CRATER, Arte e Historia, no. 1 (2021): 1–19. http://dx.doi.org/10.12795/crater.2021.i01.01.

Full text
Abstract:
Este texto propone cotejar, sobre la base del formalismo y de la pasión geométrica, dos mundos distintos, reunidos irrespetuosamente aquí: el de los Incas del Perú, conquistados en el siglo XVI por España, y el de Vasily Kandinsky, nacido en la Rusia imperial y exiliado después de la Revolución de 1917. Los diseños de los tejidos y los resplandores sagrados del alba y del crepúsculo de los Incas, nos evocan las formas lineales, la luz crepuscular de Moscú, y “las vibraciones del alma” del inventor de la pintura moderna, influenciado por las imágenes sagradas ortodoxas y el chamanismo de los pastores de la zona subártica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Quintão de Carvalho, Ulisses, and Valeriano Dos Santos Costa. "O cosmos bíblico e sua representação no esquema do tabernáculo." Caminhando 24, no. 2 (December 4, 2019): 113. http://dx.doi.org/10.15603/2176-3828/caminhando.v24n2p113-123.

Full text
Abstract:
A grande aventura intelectual do homem, iniciada há milênios, moveu seu olhar para além dos limites do horizonte observável, lançando-o numa incansável busca pelo conhecimento do mundo físico, bem como dos limites nos quais estivesse circunscrita a realidade do universo criado. Não se pode negar que também nas Sagradas Escrituras uma parcela significativa do esforço da humanidade em dilatar a compreensão do mundo tenha sido consignada, de tal modo a ser possível encontrar vestígios de um modelo cosmológico no esquema do santuário portátil onde os hebreus depositavam a arca da Aliança e demais objetos sagrados do culto ao seu Deus Único; uma representação do cosmos em miniatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Matos, Sue'Hellen Monteiro. "AS SAGRADAS DE ASHERAH: CULTO À DEUSA NO ANTIGO ISRAEL." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 17, no. 1 (March 29, 2019): 352. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v17i1.7000.

Full text
Abstract:
O presente artigo propõe realizar um levantamento acerca do culto da fertilidade e os papéis das sagradas (qedoshot) de Asherah, e também dos sagrados (qedoshim) que faziam parte deste ambiente cultual, tendo em vista a religião popular e estatal no Antigo Israel. Para tal, se faz necessário um breve comentário acerca da dinâmica religião popular x estatal no Antigo Israel e as os indícios arqueológicos e textuais sobre o culto à Deusa Asherah, para que então possamos discorrer sobre o culto da fertilidade e as mulheres sagradas a serviço da Deusa. THE SACREDES OF ASHERAH: WHORSHIP TO THE GODDESS IN ANCIENT ISRAEL The present article proposes to make a survey about the fertility cult and the roles of the women sacred (qedoshot) of Asherah, and also of the men sacred (qedoshim) that were part of this cultic environment, considering the popular and state religion in Ancient Israel. For this, a brief commentary is needed on the dynamics between popular and state religion in Ancient Israel and the archaeological and textual evidence on the worship of the Goddess Asherah, so that one may discuss the fertility cult and the sacred women to service of the Goddess.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Lerma Rodríguez, Enriqueta. "Etnografía de una territorialidad sagrada. La apropiación del espacio por exrefugiados guatemaltecos en Trinitaria, Chiapas." Revista Pueblos y fronteras digital 12, no. 24 (December 1, 2017): 1. http://dx.doi.org/10.22201/cimsur.18704115e.2017.24.283.

Full text
Abstract:
A partir del registro etnográfico, se aborda la construcción de la territorialidad sagrada en un asentamiento fundado durante el refugio de guatemaltecos en Chiapas, México. El objetivo es describir la ritualidad que actualmente realiza la población acateca de La Gloria, en el municipio de Trinitaria, para reivindicar su lugar de origen: San Miguel Acatán, en Huehuetenango, y sedimentar su apropiación territorial en Chiapas. Se analiza la importancia de la fiesta a San Miguel Arcángel, como continuidad de la identidad acateca, y la fiesta a la Virgen de la Candelaria, como forma de construir nuevas territorialidades sagradas. Con este análisis se muestra el proceso de hierofanización del territorio en contextos de movilidad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Ribeiro, Helano, and Laura Silva e. Souza. "O profano transformado em sagrado pelo interdito." Veritas (Porto Alegre) 67, no. 1 (July 7, 2022): e42024. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2022.1.42024.

Full text
Abstract:
Ao longo de suas obras, Georges Bataille e Roger Caillois se concentraram na conexão inabalável entre termos, aparentemente contrários, como interdição e transgressão, homogêneo e heterogêneo e mundos profanos e sagrados. Apesar de esses seis termos estarem ligados entre si, é no último par que este artigo se concentrará, pois tem como objetivo analisar de quais formas lugares, objetos e pessoas podem se transformar em entidades sagradas no romance O Nome da Rosa, de Umberto Eco, usando como base as teorias de ambos os filósofos franceses com o apoio de Giorgio Agamben. Entende-se que tais relações mencionadas acima, embora possam parecer opostas à primeira vista, são, de fato, determinadas umas pelas outras, pois nenhuma delas pode existir por si mesma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pérez Lambás, Fernando. "Sacralidad y funcionalidad del arco en Filoctetes de Sófocles." Synthesis 26, no. 1 (October 29, 2019): e049. http://dx.doi.org/10.24215/1851779xe049.

Full text
Abstract:
El arco de Filoctetes, como objeto simbólico importante y sagrado de la tragedia homónima de Sófocles, ha sido estudiado en numerosas ocasiones. A pesar de ello, su importancia como arma sagrada merece una revisión que atienda a los contextos religioso y épico de los que bebió Sófocles. Según la teoría tradicional, esta sacralidad deriva de la proveniencia divina del arco, que procede de Heracles. Con todo, en algunos pasajes podría explicarse mejor por la importancia que, en determinados contextos religiosos, adquirían ciertos objetos venerables que eran considerados también sagrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Núñez Quispe, Ronald Jhon. "manantiales: Una concepción mítica y sagrada entre los quechuas de Chacolla en Ayacucho." Alteritas 11, no. 12 (May 19, 2022): 71–100. http://dx.doi.org/10.51440/unsch.revistaalteritas.2022.12.257.

Full text
Abstract:
El artículo trata sobre la concepción mítica y sagrada de los manantiales entre los quechuas de Chacolla en Chuschi (Cangallo, Ayacucho). El imaginario de los sujetos estudiados atribuye que el origen de los manantiales es resultado la acción de los héroes culturales. Además, son considerados como habitáculos de algunos seres espirituales y están relacionados como los wamanis y la pachamama. En consecuencia, las fuentes están concebidas como espacios sagrados y, en torno a ellas, se han establecido ciertas praxis culturales que pautan los comportamientos de los miembros de esta sociedad.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Nascimento, Renata Cristina De Sousa. "Santidades Ibéricas." História Revista 24, no. 1 (July 22, 2019): 134–54. http://dx.doi.org/10.5216/hr.v24i1.57542.

Full text
Abstract:
Neste texto temos por objetivo apresentar elementos que contribuíram para a construção da noção de Ibéria Sagrada. Partindo das aproximações entre sagrado/ profano, a mitificação deste espaço é resultado da presença e inventio de relíquias dos santos, e de objetos relacionados à história cristã. No contexto medieval os vestígios sagrados serviram como fator de atração, e de valorização de reinos e cidades. As relíquias são evocadas como produtoras de memória, que validam um passado de excepcionalidade, solidificando os lugares santos e os personagens memoráveis que constituem a identidade da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pedrosa Bartolomé, José Manuel. "Martín Almagro-Gorbea, Julio Esteban Ortega, José Antonio Ramos Rubio y Óscar de San Macario Sánchez. Berrocales sagrados de Extremadura: orígenes de la religión popular de la Hispania Céltica." Diálogos de Campo 5, no. 10 (June 29, 2023): 11. http://dx.doi.org/10.22201/enesmorelia.26832763e.2023.10.124.

Full text
Abstract:
El inventario y la indagación de las “peñas sagradas”, en los registros geográfico, etnohistórico, etnográfico, está lejos de haberse cerrado, pues. Este libro es un salto adelante gigantesco, pero quedan sin duda otros pasos que dar. Uno de los mejores elogios que pueden hacerse, por ello, de este enciclopédico tratado acerca de los Berrocales sagrados de Extremadura: orígenes de la religión popular de la Hispania Céltica, que debemos a los esfuerzos de Martín Almagro-Gorbea, Julio Esteban Ortega, José Antonio Ramos Rubio y Óscar de San Macario Sánchez, es que no es solo un monumento de varia y muy sólida erudición, sino, también, un work in progress, un laboratorio que invita a más prospecciones, las cuales seguirán puliendo y definiendo, como hacen pausadamente el viento o el agua sobre la piedra, sus contornos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

González Romero, Osiris Sinuhé. "Sabiduría y ritual de los hongos sagrados en Mesoamérica." Cultura y Droga 28, no. 35 (October 19, 2023): 21–49. http://dx.doi.org/10.17151/culdr.2023.28.35.2.

Full text
Abstract:
Esta investigación ha examinado la evidencia histórica y arqueológica sobre los usos rituales de los hongos sagrados en Mesoamérica, específicamente en las antiguas culturas maya, mixteca y mexica, con base en el análisis de fuentes primarias como: códices, esculturas y manuscritos coloniales para lograr un mejor entendimiento de la cosmovisión de los pueblos originarios. Se trata de un estudio interdisciplinario que ha requerido la implementación de diversas metodologías de investigación como: la iconografía, la historiografía, la etnografía y la hermenéutica. Esta investigación se ha fundamentado en una interpretación filosófica de los rasgos culturales que permiten concebir a los hongos como entidades sagradas personificadas, es decir, como seres con voluntad con los que es posible comunicarse, o bien como un medio para contactar con las divinidades; pero también como una fuente de conocimiento y sabiduría. Uno de los objetivos específicos ha sido tomar en consideración el pluralismo ontológico que subyace en las filosofías indígenas para comprender mejor el conocimiento de la naturaleza y el simbolismo asociado a los rituales con hongos psicoactivos. Este artículo forma parte de una investigación más amplia cuyo objetivo es analizar desde una perspectiva intercultural, los usos sagrados, terapéuticos y filosóficos de los hongos con propiedades psicodélicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Delgado, Honorio. "La Entidad Humana del Enfermo." Anales de la Facultad de Medicina 43, no. 2 (April 9, 2014): 385. http://dx.doi.org/10.15381/anales.v43i2.6296.

Full text
Abstract:
Constituye máximo privilegio y máximo responsabilidad de la profesión médica servir al hombre doliente atendiendo a su complejidad de ser biológico, social y espiritual. Para el cumplimiento de tal cometido es menester que cultive diversas y difíciles disciplinas científicas y que las aplique con arte, a la vez que ponga en juego los recursos del trato primoroso y la penetración psicológica. Lo logra en la medida que su vocación es auténtica, su competencia se basa en conocimiento efectivo y es iluminada por una concepción superior de la índole humana. De ahí que ya Hipócrates, en su famoso escrito La Ley, entendiera la medicina, si ejercida con amor, como cosa sagrada, que sólo debe impartir se a personas sagradas, esto es, dignas de respeto y veneración.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Pouwhare, Robert, and Hinematau McNeill. "Purakau." DAT Journal 3, no. 2 (November 16, 2018): 261–90. http://dx.doi.org/10.29147/dat.v3i2.94.

Full text
Abstract:
A pesquisa conduzida pela prática artística está desafiando a hegemonia acadêmica convencional ao fornecer um espaço onde o conhecimento indígena pode ser valorizado e respeitado. A prática artística no pensamento Māori2 é mais do que a produção de artefatos. É uma forma sagrada e altamente estimada de conhecimento Māori evidenciado pelos tohungas que são reconhecidos como especialistas em seus campos. O processo criativo é profundamente respeitado por suas conotações sagradas (tapu)3 . Tanto seus trabalhos quanto seu associado legado pedagógico (contido na escultura, música, arquitetura, tecelagem ou oratória) são entendidos como inter-relacionados. Valorizados como pensadores, professores e repositórios de conhecimento, o trabalho dos praticantes tohunga alcança gerações. Assim, a pesquisa conduzida pela prática artística, vista pela lente Kaupapa Māori4 , invoca novas formas de pensar e fazer.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Ceruti, Constanza. "Snowdon, Great Orme, Cader Idris, Pen-y-Fan: montes Sagrados en Gales." del prudente Saber y el máximo posible de Sabor, no. 19 (June 3, 2024): e0026. http://dx.doi.org/10.33255/26184141/1704e0026.

Full text
Abstract:
El presente trabajo ofrece una mirada antropológica al paisaje cultural de montañas y promontorios sagrados de Gales, basado en ascensos realizados por la autora a los montes Snowdon, Cader Idris, Great Orme y Pen-y-Fan, además de visitas a los promontorios costeros de San David y Saint Catherine. Se abordan la apropiación física y la construcción simbólica del paisaje a través de la mitología, la religiosidad popular, el senderismo y el turismo, completándose el panorama de estudios previamente realizados en montañas sagradas y emblemáticas de Inglaterra, Escocia e Irlanda. La dimensión simbólica de estas montañas se refleja tanto en la mitología y el folclore como en las iglesias, castillos y capillas dispersas en la enigmática geografía galesa, con inesperada proyección en prácticas culturales y educativas que los colonos galeses y sus descendientes introdujeron en la Patagonia argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Doménech García, Sergi. "Del sacrilegio al desagravio. Culto y ritual de la imagen sagrada en la Valencia del primer franquismo." Espacio Tiempo y Forma. Serie VII, Historia del Arte, no. 9 (October 15, 2021): 555–84. http://dx.doi.org/10.5944/etfvii.9.2021.28985.

Full text
Abstract:
El presente trabajo aborda, en primer lugar, la mirada sobre los ataques iconoclastas desde la perspectiva del primer franquismo y la construcción del discurso de regeneración nacional por medio de la idea del advenimiento de un nuevo tiempo cristiano. A continuación, se estudia la restitución al culto de las imágenes sagradas, seguido de un estudio del caso valenciano centrado principalmente en los ejemplos de la Virgen de los Desamparados y el Cristo del Grao como representantes de la activación de geografías devocionales. Las dos tesis principales del artículo son que los actos de desagravio se organizaron con la intención de construir un relato oficial de los actos iconoclastas y que funcionaron como un ejercicio de apropiación del poder de la imagen sagrada por parte del nuevo orden político.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

López, Alejandro. "Imágenes… ¿sagradas?" Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 20, no. 29 (December 1, 2018): 125–45. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v20i29.12322.

Full text
Abstract:
El presente trabajo analiza las negociaciones que se dan en espacios de práctica de Aikido ubicados en el Gran Buenos Aires en torno al saludo a la foto de Ō-Sensei Morihei Ueshiba, fundador de este arte marcial japonés. Dado el carácter fuertemente no verbal de la práctica del Aikido nos enfocamos en la forma en que se construyen las experiencias y sentidos de este acto en el espacio de la práctica. Para ello ubicamos dichas prácticas en el contexto de los imaginarios sociales que las enmarcan. También discutimos las formas en que el Aikido se ha planteado los vínculos entre la práctica marcial y el mundo de las potencias no humanas en el contexto de su proceso de internacionalización.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Puglisi, Rodolfo. "Materialidades sagradas." Ciencias Sociales y Religión/Ciências Sociais e Religião 20, no. 29 (December 1, 2018): 41–62. http://dx.doi.org/10.20396/csr.v20i29.12317.

Full text
Abstract:
Dialogando con las problematizaciones antropológicas sobre el cuerpo y los estudios sobre religión material, en este trabajo proponemos enfocar teóricamente a la corporalidad y los objetos bajo una perspectiva más amplia, que podemos denominar la “materialidad de lo sagrado”, la cual destaca cómo cuerpos y objetos configuran y posibilitan la relación con lo sagrado. En el seno de estas discusiones analizaremos especialmente el caso de las reliquias, ya que debido a su carácter liminar entre cuerpo y objeto, entre persona y cosa, constituyen a nuestro juicio un campo prolífico donde avanzar en un programa de investigación en el que confluyan los estudios sociales sobre el cuerpo y aquellos sobre la dimensión material del fenómeno religioso. El artículo discute todas estas cuestiones recuperando materiales empíricos provenientes de nuestra investigación etnográfica del movimiento Sai Baba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Piano, Charles A., and Danubio Torres Fierro. "Estrategias sagradas." World Literature Today 76, no. 2 (2002): 239. http://dx.doi.org/10.2307/40157495.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Wright, Robin. "AS TRADIÇÕES SAGRADAS DE KUWAI ENTRE OS POVOS ARUAQUE SETENTRIONAIS: ESTRUTURAS, MOVIMENTOS E VARIAÇÕES." Mana 23, no. 3 (September 2017): 609–52. http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442017v23n3p609.

Full text
Abstract:
Resumo As tradições sagradas de Kuwai são uma parte central da herança cultural e espiritual dos povos de língua aruaque setentrional, no noroeste da Amazônia, que vivem em uma área desde o alto Rio Vaupés, na Colômbia, em toda a bacia do rio Içana, no Brasil, até os rios Guaviare e Inirida, na Venezuela. O objetivo deste estudo é discutir algumas das dimensões mais importantes dessa tradição religiosa, concretamente: mapeando as tradições e suas variantes; discutindo as “mitagens” - paisagens míticas - da tradição, isto é, os conjuntos de lugares sagrados inter-relacionados por narrativas e cantos xamânicos compartilhados por grupos etnolinguísticos; elaborando os significados mais importantes associados à figura de Kuwai, tendo a ver com ancestrais patrilineares, transmissão cultural através de gerações, relações identidade/alteridade e xamanismo; e examinando a fertilização cruzada de cosmologias nas fronteiras entre a tradição religiosa Kuwai e tradições não aruaques.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Manicardi, Mons Ermenegildo. ""Verbum Domini": perspectivas teológicas actuales." Scripta Theologica 43, no. 2 (November 3, 2015): 393–416. http://dx.doi.org/10.15581/006.43.3241.

Full text
Abstract:
La «Dei Verbum» marcó en su día un hito realmente relevante por lo que respecta a la comprensión de la naturaleza de la Sagrada Escritura y a su relación con la Revelación divina. La Exhortación postsinodal Verbum Domini, que continúa en esta línea de intentar entender mejor los libros sagrados, supone una profunda reflexión sobre la naturaleza de la Palabra de Dios y sobre su lugar en la vida de la Iglesia. Benedicto XVI ha recogido en este documento las proposiciones del Sínodo, pero las ha estructurado y expuesto de una forma muy personal, añadiendo unas valiosas reflexiones teológicas propias, que tienen consecuencias muy directas sobre la hermenéutica bíblica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Vecchio, Pollyanna de Mattos Moura. "Leitura religiosa e novas tecnologias: um estudo sobre o uso de versões digitais da Bíblia, do Alcorão, do livro de Mórmon e da Torá." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 6, no. 2 (October 11, 2013): 125–40. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.6.2.125-140.

Full text
Abstract:
O objetivo de pesquisa neste estudo é investigar o que acontece com os protocolos de leitura e com a reverência ao suporte material (hábitos comuns na leitura religiosa) diante de versões digitais de obras consideradas sagradas. Para tanto, pesquisou-se a utilização de versões digitais das seguintes obras: a Bíblia Sagrada (versão protestante), o Alcorão, o Livro de Mórmon e a Torá. Foram realizadas entrevistas com quatro leitores/usuários de versões digitais dessas escrituras, sendo um representante para cada um dos livros pesquisados. As entrevistas demonstram que, para o leitor da Bíblia e para o leitor do Livro de Mórmon, não há um caráter sagrado relacionado ao suporte que contém a obra. Entretanto, o primeiro argumenta que há práticas que são mais eficientes se forem feitas no papel, e ambos demonstram preocupações ligadas ao futuro do livro, especialmente sobre a relação que as novas gerações terão com as tecnologias impressas. O leitor do Alcorão enfatiza que a versão considerada sagrada é apenas a impressa e em árabe, mas ele manifesta grande aceitação pelas versões digitais, argumentando que possibilitam, entre outras coisas, maior disseminação da religião. O leitor da Torá aceita e usa versões digitais, no entanto estabelece uma hierarquia, afirmando que o livro impresso será sempre superior à versão digital, a qual servirá tão somente como uma ferramenta adicional à leitura do texto impresso, não como um substituto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Bolívar Yapura, Wilber. "Santuarios, oráculos, montañas y orden sagrado en la cordillera del Vilcabamba-Cusco." Arqueología y Sociedad, no. 35 (November 25, 2021): 325–50. http://dx.doi.org/10.15381/arqueolsoc.2021n35.e21590.

Full text
Abstract:
Este trabajo se construye sobre la base de exploraciones arqueológicas en la cordillera del Vilcabamba, depositaria de una vastedad en restos arqueológicos, que corresponden a diversos periodos y fases de ocupación humana, nuestro objetivo fueron las montañas sagradas en su rol como deidades, guardianes protectores y oráculos; en colaboración con sacerdotes andinos, logramos percibir que tienen un orden sagrado y jerarquizado, son una cofradía con un territorio, ellos conversan tomando decisiones para el clima de la región. Sus súbditos piden permiso con ofrendas para transitar por su territorio, realizar sus actividades, así como ser protegidos. Las cualidades que posee el área se enmarcan en sus características geográficas con arquitectura peculiar, adaptadas a la geografía sagrada, asociado a un manejo territorial de volúmenes y soluciones a la difícil topografía, además de la conducción de espacios dentro de la concepción del paisaje en la ideología Inka.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Neves Jr., Nerlito Rui G. S. "O EXÍLIO DO SAGRADO: ENSAIOS DE ÉTICA SOCIAL E BÍBLICA." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 2, no. 2 (August 13, 2014): 47. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v2i2.104.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por finalidade expor algumas reflexões acerca da ética na sociedade, sob o ponto de vista filosófico-teológico, dando enfoque à sua importância, poder e manifestação no ambiente social, político, bem como nas Sagradas Escrituras. Para encampar a temática a ser abordada no presente artigo se buscará trazer à baila algumas considerações acerca do comportamento do ser humano no ambiente grupal, sob o ponto de vista dos valores morais, em meio às transformações sociais do mundo atual. Desta forma, o pano de fundo terá como aspecto principal a visão ética social, política e bíblica do homem dentro do recinto em que vive. Para maior reflexão e provocação da discussão, o aspecto principal a ser abordado será a de se tentar responder à indagação de o ser humano, hoje, viver ou não em um ambiente ético e, partindo do Evangelho de Marcos, qual a contribuição que a Sagrada Escritura poderá dar nesse contexto. Palavras-chave: Ética Biblica. Social. Política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Pereira, Luzimar Paulo. "Os sacrifícios da carne: a morte do gado e a produção dos banquetes nas folias de Urucuia, MG." Religião & Sociedade 32, no. 1 (2012): 71–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-85872012000100004.

Full text
Abstract:
A morte do gado nas folias de Urucuia é um processo sacrificial e como tal realiza um duplo movimento de sacralização: de um lado, o boi é envolto por uma aura sagrada que o transforma em propriedade dos santos; de outro, suas carnes oferecidas em banquete comunicam de "cima para baixo" os poderes sagrados associados à entidade religiosa. Neste artigo, estudo os mecanismos responsáveis pela constituição da unidade sacrificial a partir das operações simbólicas ascendentes e descendentes relativas aos bois e à comida festiva. A totalidade do sacrifício se constrói a partir da ideia de carne de gado. Entidade liminar entre o animal vivo e o alimento pronto, ela realiza as mediações entre os planos naturais, sociais e sobrenaturais mobilizados durante os festejos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ferreira, Raphael Bessa. "Os palimpsestos sagrados da lavoura arcaica." Revista Letras Raras 6, no. 1 (September 14, 2017): 227–40. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v6i1.802.

Full text
Abstract:
Esse trabalho tem o objetivo de averiguar a incidência de textos sagrados das tradições monoteístas do Judaísmo, o Tanakh; do Cristianismo, a Bíblia; e do Islamismo, o Alcorão; no romance Lavoura Arcaica (2005), de Raduan Nassar, valendo-se do diálogo entre tais escrituras de modo a observar como a obra brasileira revela-se um palimpsesto das lições sapienciais e tradições ancestrais das culturas abraâmicas. Utiliza-se como suporte teórico os estudos de Alter (2007), Bloom (2005), Pondé (2010) e Miles (1997) acerca da relação entre o sagrado e a literatura, e os conceitos de hipertextualidade de Genette (1982), que afirma ser o palimpsesto um incorporador ou modificador de vários outros textos, mais precisamente quando há a relação que une um hipotexto (texto de partida/escrituras sagradas) a um hipertexto (texto de chegada/Lavoura Arcaica). Por fim, algumas reflexões extraídas da fortuna crítica do escritor brasileiro, a partir das discussões de Ceccagno (2009), Coelho (2013), Nejar (2011), Sedlmayer (1997) e Teixeira (2002), serão entrelaçadas na pesquisa de modo a pontuar as temáticas ancestrais permeadas no romance.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Medeiros, Carla, and Elaine Pereira Andreatta. "A voz erótica feminina em "Ritmos de inquieta alegria", de Violeta Branca." Jangada: crítica | literatura | artes 2, no. 15 (June 30, 2020): 40–59. http://dx.doi.org/10.35921/jangada.v2i15.237.

Full text
Abstract:
Ritmos de inquieta alegria (1935), de Violeta Branca, tem como uma das principais características o erotismo vazado em um lirismo densamente audacioso e, também por isso, constitui-se como obra de importantíssimo marco na literatura produzida no Amazonas. Este trabalho se propõe a analisar os aspectos eróticos e a espiritualidade provenientes da consciência do eu lírico feminino, bem como elementos sagrados e profanos. Para este fim, buscou-se suporte teórico em obras basilares que foram, principalmente, O erotismo (1987), de Georges Bataille, A Dupla chama: Amor e erotismo (1994), de Octávio Paz, O sagrado e o profano (1992), de Mircea Eliade e A sensibilidade dos Punhais (2011), de Marcos Frederico Krüger, além de artigos que versam sobre o tema. Além disso, realizou-se leitura dos poemas de Violeta Branca a fim analisar a presença do erotismo e da espiritualidade derivados da profunda consciência de eu-no-mundo por parte do eu lírico feminino, observando-se, dessa forma, a relação estabelecida entre o erotismo e a religiosidade da obra que transita, sutilmente, entre pulsões sagradas e profanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Oliveira, João Paulo Lourenço de Aguiar. "A VALORIZAÇÃO DO LUGAR DA PALAVRA NO ESPAÇO LITÚRGICO À LUZ DO CONCÍLIO VATICANO II." Ars Celebrandi - Revista de Liturgia 1, no. 1 (August 10, 2023): 37–47. http://dx.doi.org/10.35357/2965-4564.v1n1p37-47/2023.

Full text
Abstract:
O objetivo principal deste artigo é dissertar acerca do ambão, espaço destinado à proclamação da Palavra de Deus nas igrejas católicas. Neste intuito, primeiramente, tomamos trechos da Sagradas Escrituras e verificamos que desde muito cedo os seguidores de Jesus tinham consciência da relação existente e inseparável entre a Palavra e a Eucaristia. Na sequência, traçamos um caminho desde a Igreja nascente até o final do século XIX, no qual verificamos que a Palavra sempre esteve presente como parte importante do rito. Ainda assim, nem sempre houve um espaço físico destinado à sua proclamação. Neste percurso, observamos o ambão, o púlpito e a estante. Sobre o último item, refletimos a contribuição do Concílio Vaticano II e de sua reforma litúrgica. Constatamos que, a partir deste momento histórico, um lugar apropriado e digno é novamente fixado nas igrejas, destinado às leituras dos textos Sagrados, bem como à Proclamação do Evangelho. Por fim, destacamos a necessidade de zelar pelo local destinado unicamente à comunhão da Palavra, e não para outros fins.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Ecco, Clovis, and Cristiano Santos Araújo. "Caim: uma hermenêutica teo-literária de um homem humano." Guará 6, no. 1 (June 14, 2017): 139. http://dx.doi.org/10.18224/gua.v6i1.5681.

Full text
Abstract:
Resumo: neste texto abordaremos quatro representações textuais sobre um homem humano chamado Caim. Em primeiro lugar, veremos o Caim na literatura sagrada1 Judaico-Cristã, em segundo lugar, o Caim da interpretação bíblica de Maria Clara Bingemer, em terceiro lugar, o Caim na cronicidade brasileira de Luís Fernando Veríssimo, e em quarto lugar, o Caim do romancista português José Saramago. Dois textos bíblico-teológicos, assim como dois textos literários, um brasileiro, outro português. Nosso objetivo é interpretar o retrato de um imaginário sobre a violência e suas influências na construção das relações de poder em nível sócio-religioso-cultural da humanidade. Investigaremos o paradoxo das expressões de violência nos textos sagrados da religião judaico-cristã e suas interrelações na ambiência literária, esta intertextualidade pode ajudar-nos a pensar sobre o sagrado, a ética, a justiça, paz e as alteridades humanas. Palavras-chave: Caim. Representação. Relações de poder.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Campos, Valéria. "Nem sagradas nem profanas." Revista de Estudos Literários 12 (November 16, 2022): 247–71. http://dx.doi.org/10.14195/2183-847x_12_11.

Full text
Abstract:
Neste artigo, a busca pelas origens das principais personagens femininas parodiadas em Caim e O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, em comparação à sua reficcionalização, visa analisar a denúncia sobre como as passagens e os protótipos a que estão circunscritas legaram uma marca cultural na representação reduzida e limitante da mulher. Analisa-se como o autor esmiúça os mitos que moldam nossa realidade, ao ficcionalizar versões possíveis das mulheres amiúde retratadas como seres diabólicos, envoltos em feitiços e mistérios, ou relegadas a um segundo plano em que a obediência é via única para a sagração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Melo, Júlia Morim de. "Nossas mãos são sagradas." Proa: Revista de Antropologia e Arte 13 (February 3, 2024): e023011. http://dx.doi.org/10.20396/proa.v13i00.18220.

Full text
Abstract:
Para as mulheres do povo Pankararu, no sertão de Pernambuco, ser parteira e trazer novas vidas ao mundo por suas mãos envolve dom, coragem, respeito, conhecimento, ancestralidade. A parteira, cujo saber é transmitido por meio da oralidade, entre gerações, é responsável por ajudar outras mulheres a trazer novos membros de seu povo para a vida, colaborando com a manutenção das tradições e modos de ser e estar no mundo. Em setembro de 2019, na casa de Mãe Dôra, parteiras e aprendizes se encontraram para a elaboração de um mural. “Nossas mãos são sagradas” acompanha esse encontro, no qual os sentidos, os significados, as relações estabelecidas e os elementos que constituem esse ofício são revelados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Silva, Rosemary Francisca Neves, and Valmor da Silva. "LITERATURAS SAGRADAS E NEGRITUDES." Revista Caminhos - Revista de Ciências da Religião 21, no. 1 (July 3, 2023): 5–11. http://dx.doi.org/10.18224/cam.v21i1.13340.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

ZARANDONA, Juan M. "Las distintas ediciones de El libro de Mormón en español o la posibilidad de la retraducción censurada en la búsqueda de la calidad, la precisión y el equilibrio." Hikma 10 (October 1, 2011): 195. http://dx.doi.org/10.21071/hikma.v10i.5260.

Full text
Abstract:
The Book of Mormon (1930) no es solo un libro sagrado que asegura ser una traducción, sino que además es uno de los textos que más veces ha sido traducido y retraducido. El español constituye un muy buen ejemplo entre estas muchas lenguas a las que ha sido traducido. La primera versión española data del año 1875 y desde entonces se han publicado una serie constante de revisiones y retraducciones realizadas por diferentes traductores profesionales y no profesionales en 1886, 1929, 1952, 1988 y 1992. Todos ellos fueron proyectos de traducción promovidos y supervisados por la misma Iglesia Mormona. El presente artículo, en consecuencia, comparará todas estas versiones con el fin de valorar su calidad y las diferencias entre las mismas siguiendo un enfoque empírico. Además, se tendrán en cuenta diversas propuestas consolidadas de traducción bíblica y de textos sagrados, y la posibilidad de argumentar la necesidad de un tipo de censura necesario y responsable, sobre todo cuando se trata de escrituras sagradas, que produzca un proceso constante de retraducción que se encamine hacia una calidad, la precisión y el equilibrio cada vez mayores del texto traducido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Altamirano Enciso, Alfredo José, and José María Arguedas Altamirano. "WAKANISMO: EL MODELO DEL ENFOQUE TEÓRICO ANDINO." Arqueología y Sociedad, no. 30 (December 31, 2015): 473–508. http://dx.doi.org/10.15381/arqueolsoc.2015n30.e12274.

Full text
Abstract:
El término Huaca o Waka ha variado su semántica antagónicamente entre los vocablos quechua y castellano debido a la alienación deturpada por la invasión hispana a partir de 1532 d.C. por la intensa aculturación e acentuación del cristianismo. En el mundo andino, las múltiples formaciones sociales adaptadas a los diversos pisos ecológicos tenían una concepción altamente ritualizada del espacio y una fuerte religiosidad relacionada al culto a la Waka= lugar sagrado, seres anormales, ídolos, plantas sagradas y los cuatro elementos, al cual denominamos Wakanismo. Su origen se remonta al período Arcaico Tardío (3000-1800 a.C.) paralelamente a la domesticación de plantas y animales, al desarrollo del ayni y la minka y la edificación de diversas tradiciones arquitectónicas religiosas. Para analizar este fenómeno cultural lo dividimos en cinco grandes categorías: 1) el culto al Achachila, Auqui, Jirca, Huamani o Wamani, entre otros (Huamanismo); 2) el culto a la huaca concerniente a las múltiples estructuras edificadas y seres sagrados; 3) el culto a las huancas y puquios; 4) el culto a los muertos y 5) el culto a los ídolos o fetiches. Estas formas religiosas autóctonas del mundo andino han convivido armónicamente y permitieron el desarrollo de las civilizaciones andinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues Ferreira, Martha, Marceli Teixeira dos Santos, and Louise Prado Alfonso. "TERRITÓRIOS DE PELOTAS." PIXO - Revista de Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade 6, no. 22 (October 11, 2022): 514–25. http://dx.doi.org/10.15210/pixo.v6i22.2992.

Full text
Abstract:
Localizadas ao Sul do Rio Grande do Sul, Pelotas e Rio Grande conformam a segunda região do Brasil com maior número de Casas de Religiões de Matrizes Africanas. Estimase que sejam duas mil Casas de Religiões de Matrizes Africanas apenas na cidade de Pelotas. A partir do Projeto de Extensão Terra de Santo/UFPel, foram construídas cartografias com os trajetos que Filhos/as de Santo fazem em seus cotidianos, e para a realização de Rituais Sagrados. Essas cartografias acrescentaram aos debates de uma exposição digital e se tornaram um importante instrumento de comunicação com o público visitante do site, uma ferramenta visual para demonstrar essa Pelotas Sagrada trazendo à tona uma outra concepção de Sul e de cidade, tornando menos abstrata a Pelotas Macumbeira, Batuqueira, Umbandista, Quimbandista, Candomblecista que antes fervilhava apenas na oralidade e na imaginação de grupos específicos (praticantes de Religiões de Matrizes Africanas).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Martins, Cláudio Alberto. "A interseção entre matemática e religiosidade afro-brasileira: análise dos padrões geométricos e numéricos nos rituais da Umbanda." Dataset Reports 3, no. 1 (July 9, 2024): 43–48. http://dx.doi.org/10.58951/dataset.2024.006.

Full text
Abstract:
Este artigo explora a interseção entre matemática e religiosidade afro- brasileira, especificamente na Umbanda, destacando a presença de padrões matemáticos em rituais e símbolos. O objetivo é analisar como a simbologia numérica, a geometria sagrada e a divina proporção são utilizadas nas práticas religiosas da Umbanda para criar espaços sagrados e canalizar energias espirituais. A metodologia adotada é a pesquisa bibliográfica, envolvendo a análise de fontes nacionais e internacionais relevantes. Os resultados demonstram que números como o sete possuem significados profundos, representando harmonia e completude, enquanto formas geométricas como círculos e quadrados são essenciais para a estruturação dos rituais. A divina proporção é aplicada em elementos ornamentais, simbolizando equilíbrio e beleza. Conclui-se que a matemática na Umbanda não é apenas uma ferramenta abstrata, mas uma linguagem cultural que integra o conhecimento científico e espiritual, enriquecendo a compreensão das práticas religiosas e destacando a importância de uma abordagem interdisciplinar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography