Academic literature on the topic 'Rischio geoambientale'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Rischio geoambientale.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Rischio geoambientale"

1

De Melo, Felippe Pessoa, Rosemeri Melo E Souza, and Antonio José Teixeira Guerra. "CONSEQUÊNCIAS GEOAMBIENTAIS DA UTILIZAÇÃO DE ENCOSTAS E FUNDOS DE VALES PARA MAXIMIZAÇÃO DA POLIGONAL URBANA EM GARANHUNS - PE." ACTA GEOGRÁFICA 15, no. 37 (May 2, 2021): 43–71. http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v15i37.3024.

Full text
Abstract:
Esse artigo aborda consequências geoambientais de encostas e fundos de vale, resultantes da utilização, levando em conta a falta de manejo adequado e a ocorrência de diferentes tipos de movimentos de massa. O papel do trabalho de campo, para avaliar essas consequências também é destacado nesse trabalho de pesquisa e é mostrado através de fotografias. O uso de técnicas de SIG também pode ser um outro elemento, o qual pode auxiliar na compreensão desses problemas geoambientais, e consequentemente, o que pode ser feito para evita-los e/ou lidar com esses problemas para recuperar áreas atingidas, na medida que elas ainda estão sendo ocupadas por pessoas nessas áreas de risco, nas encostas e fundos de vale. Palavras-chave: (três) movimentos de massa, questões geoambientais, encostas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

De Melo, Felippe Pessoa, Rosemeri Melo E Souza, and Jurandyr Luciano Sanches Ross. "MODELAGEM DE GEOFORMAS PARA MITIGAÇÃO DO RISCO GEOAMBIENTAL EM GARANHUNS-PE." ACTA GEOGRÁFICA 10, no. 22 (May 3, 2016): 87–105. http://dx.doi.org/10.18227/2177-4307.acta.v10i22.3281.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o grau de risco de eventos relacionados com os parâmetros precipitação e relevo, através do recurso da modelagem geoespacial no programa Surfer, tendo como área de estudo os perímetros: urbano e periurbano do município de Garanhuns-PE. Optou-se por utilizar a krigagem, devido suas características possibilísticas, sendo assim os valores introduzidos no banco de dados são extrapolados, o que possibilita simular ambientes. A área em questão, possui um relevo predominantemente de morros com média altimétrica de 850 m, sendo marcado por grandes amplitudes topográficas. Apesar de estar situado nos domínios do clima semiárido, caracteriza-se como uma área de exceção, com precipitação média anual superior a 80 mm, destacando-se o mês de julho (155,8 mm), tem temperaturas amenas, média de 21,6°C. Nesse contexto, o sítio urbano municipal foi assentado e expandiu-se em direção as encostas dos vales, as quais já eram usadas para descartar os esgotos residenciais e para práticas agrícolas de subsistência. Mas, já existem evidências de que o processo de uso e ocupação para fixação de residências alcançou o fundo dos vales, como no caso do vale do bairro Dom Helder Câmara. Equacionando o risco na localidade, já que os fundos de vales além de receberem o fluxo hídrico concentrado, são zonas de acomodação e acumulação dos resultantes dos movimentos de massas. Sendo assim conclui-se que existe um aumento dos riscos. Palavras-chave: risco, modelagem, fluxo hídrico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Isabela Pereira de, Adevair Henrique da Fonseca, Andrea Kill Silveira, Maria Hilde De Barros Goes, Jorge Xavier da Silva, and Maria Julia Salim Pereira. "Spatial analysis of areas likely to harbor American cutaneous leishmaniasis in Seropédica, Rio de Janeiro State, Brazil." Semina: Ciências Agrárias 37, no. 1 (February 29, 2016): 193. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p193.

Full text
Abstract:
<p class="Default">O objetivo deste estudo foi avaliar a distribuição espacial de leishmaniose tegumentar americana (LTA) no município de Seropédica, segundo graus de favorabilidade para sua ocorrência. O Sistema de Análise Geoambiental Vista-SAGA foi utilizado na preparação das bases de dados (mapas temáticos), análise ambiental, assinaturas e combinação. Os graus de favorabilidade foram obtidos por avaliações procedidas sobre os fatores uso do solo e cobertura vegetal, tipo de solo e geomorfologia (fatores geoambientais) e altitude e declividade (fatores topográficos). Os fatores utilizados nas análises foram selecionados com base na literatura e na viabilidade técnica para a preparação das bases de dados. Pesos e notas foram atribuídos aos fatores e suas categorias, respectivamente, conforme a relevância para o ciclo de vida de parasitos do gênero <em>Leishmania </em>e de seus vetores. Os resultados das análises ambientais foram categorizados para representarem a distribuição espacial da favorabilidade, classificada como áreas pouquíssimo favorável, pouco favorável, favorável, muito favorável e muitíssimo favorável para ocorrência de LTA. Os resultados das assinaturas evidenciam que o município apresenta 6,81% da área classificada muitíssimo favorável, 65,14% muito favorável, 17,98 % favorável, 2,39% pouco favorável e 0,07% pouquíssimo favorável. As assinaturas sobre os mapas de resultados e temáticos permitiram não só localizar, mas também caracterizar o perfil dos ecossistemas quanto ao risco para a ocorrência de LTA, indicando que o município de Seropédica pode ser classificado como muito favorável para ocorrência desta doença tanto em áreas rurais quanto peri-urbanas e urbanas. Estes resultados poderão subsidiar a tomada de decisões dos órgãos responsáveis pelo controle e prevenção da LTA em Seropédica. Além disso, o geoprocessamento como ferramenta de integração de dados se mostrou uma alternativa de baixo custo para áreas onde haja dificuldade para realização de inquéritos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Anna Luiza Garção, Onaldo José Nunes Filho, Olívio Fiorese Neto, Fabrício Borges Amaral, Regiane Lima Rodrigues, and Thiago Augusto Mendes. "Geoenvironmental Analysis for the Delimitation of the Construction waste Disposal Área." Baru 3, no. 2 (December 19, 2017): 270. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v3i2.6169.

Full text
Abstract:
Abstract: the intense production of construction and demolition waste (RCCD) in city spaces is a central problem for public management, especially in view of the difficulty in finding suitable places for the disposal of this waste without this poses a risk to the environment. In this sense, the present study aims to identify geoenvironmental aspects (geological, geomorphological and hydrological dynamics) for the evaluation of the terrain with the aid of GIS tools and field expeditions. In order to do so, the methodological stages were systematically systematized. They were: thematic maps, interviews with residents and technicians of the City Hall, monitoring of the deposit formation process and final environmental diagnosis. Finally, it was possible to list and propose structural and non-structural, corrective and mitigating measures for the area of deposit and permanent balance with the environment and with the predominant forms of use and occupation of the region.Análise Geoambiental para Delimitação de Área de Depósito de Resíduos de Construção CivilResumo: a intensa produção de resíduos de construção civil e demolição (RCCD) nos espaços das cidades constitui um problema central para a gestão pública, especialmente diante da dificuldade em se encontrar lugares adequados para deposição destes resíduos sem que isso configure um risco à população . Nesse sentido, o presente estudo visa elencar aspectos geoambientais (geológicos, geomorfológicos e dinâmica hidrológica) para avaliação do terreno com o auxílio de ferramentas SIG e expedições de campo. Para tanto, sistematizou-se, sequencialmente, as etapas metodológicas, sendo elas: elaboração de mapas temáticos, entrevistas com moradores e técnicos da Prefeitura Municipal, acompanhamento do processo de formação do depósito e diagnóstico ambiental final. Por fim, foi possível elencar e propor medidas estruturais e não-estruturais, corretivas e mitigadoras para a área do depósito possibilitando equilíbrio ambiental em consonância com as formas de uso e ocupação predominantes da região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gomes, Gabriela, Antonio Oliveira, and Sandra Sato. "Zonas de risco a escorregamentos no município de Guarulhos/SP, Brasil." Geotecnia, no. 119 (July 21, 2010): 69–93. http://dx.doi.org/10.14195/2184-8394_119_5.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta resultados obtidos da análise geoambiental realizada no município de Guarulhos (SP, Brasil) em microbacia onde o uso do solo é irregular, ilegal e ambientalmente inadequado, com áreas de risco sujeitas a escorregamentos. O objetivo principal foi o de reconhecer áreas de risco a escorregamentos, elaborando um modelo fenomenológico que destaca a declividade > 60% (inclinações > 30º) e as formas inadequadas de uso (cortes e aterros) como principais condicionantes. O mapa de declividade fun damentou a elaboração do mapa de suscetibilidade que, cruzado ao de uso do solo, indicou as áreas com risco. O produto final, o mapa síntese de zoneamento de risco e de suscetibilidade a escorregamentos, contribui para ações de planejamento urbano e intervenção ambiental previstas pela Prefeitura desse município.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Amorim, Raul Reis, and Regina Célia de Oliveira. "Análise geoambiental dos setores de encosta da área urbana de São Vicente-SP." Sociedade & Natureza 19, no. 2 (December 2007): 123–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-45132007000200008.

Full text
Abstract:
As encostas constituem uma forma de relevo complexa, caracterizada por uma acentuada fragilidade natural, que sob a interferência humana pode sofrer a aceleração de processos erosivos e escorregamentos. A ocupação desordenada destes ambientes provoca riscos às atividades econômicas e à própria vida dos seres humanos. O objetivo deste trabalho é a realização de uma análise geoambiental das encostas da área urbana de São Vicente-SP. Ele está dividido nas seguintes etapas: inventário dos atributos naturais e sócio-demográficos da área em livros, periódicos, mapas e na base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE (regiões censitárias); trabalhos de campo para identificar o grau de risco das encostas; elaboração do mapa de fragilidade a escorregamentos da área urbana de São Vicente. Os setores de encostas estão ocupados parcialmente, pois uma área significativa continua coberta por vegetação. As áreas já urbanizadas são classificadas como estruturadas preferencialmente habitadas pela população de melhor poder aquisitivo. A área tem risco iminente a escorregamentos, que a depender da intensidade podem gerar risco de vida e prejuízos materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Miranda, Antônio Carlos da Silva, and Aline Maria Meiguins de Lima. "Voçorocas urbanas e protocolo de avaliação de risco geoambiental aplicado em Açailândia-MA." Revista Brasileira de Geografia Física 15, no. 2 (April 21, 2022): 721. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v15.2.p721-735.

Full text
Abstract:
As formas de uso e ocupação do solo sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo teve como objetivo a análise do impacto das erosões urbanas, com a apresentação de uma proposta de avaliação, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos a desastres erosivos. As formas de uso e ocupação da terra sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo propõe uma sistemática base de caracterização de voçorocas em ambientes urbanizados, voltada para a análise de risco geoambiental, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos e de redução dos impactos referentes aos processos erosivos.Palavras-chave: Risco geológico, processos erosivos, uso do solo. Urban gullies and geoenvironmental risk assessment protocol applied in Açailândia-MA ABSTRACTThe land use and occupation without planning tend to generate several problems in the process of expansion of the cities, for example, the geological risk. This study proposes a systematic basis for characterizing gullies in urbanized environments, applied for the analysis of geoenvironmental risk, using gullies in Açailândia (MA) as an application example. The methodology used qualitative and quantitative analyzes to understand the origin of the urban erosion process (natural and/or anthropic) and the effects resulting from natural phenomena and controlling by anthropic actions. As application of the method, two gullies located in areas with different characteristics were chosen, one in a rural to urban transition zone (peri-urban) and the other in an urbanized area. According to the results found the gullies analyzed are classified as very large, with the eroded volumes above 40000 m³, with high influence of city growth, which means the need to implement procedures and actions applied to risk management and reduction of impacts regarding the erosion.Keywords: Geological risk, erosion, land use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Miranda, Antônio Carlos da Silva, and Aline Maria Meiguins de Lima. "Voçorocas urbanas e protocolo de avaliação de risco geoambiental aplicado em Açailândia-MA." Revista Brasileira de Geografia Física 14, no. 2 (April 14, 2021): 492. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v14.2.p492-506.

Full text
Abstract:
As formas de uso e ocupação do solo sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo teve como objetivo a análise do impacto das erosões urbanas, com a apresentação de uma proposta de avaliação, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos a desastres erosivos. As formas de uso e ocupação da terra sem planejamento tendem a gerar diversos problemas no processo de expansão das cidades, dentre estes, citam-se os riscos geológicos. Este estudo propõe uma sistemática base de caracterização de voçorocas em ambientes urbanizados, voltada para a análise de risco geoambiental, tendo como exemplo de aplicação as voçorocas de Açailândia (MA). A metodologia utilizou análises qualitativas e quantitativas, visando compreender a origem do processo erosivo urbano (natural e/ou antrópico) e os efeitos decorrentes dos fenômenos naturais, fatores controladores e das ações antrópicas. Como aplicação do método foram escolhidas duas voçorocas localizadas em áreas com características distintas, sendo uma em zona de transição rural para urbana (periurbana) e a outra em uma área urbaniza. De acordo com os resultados encontrados as voçorocas analisadas são classificadas como muito grande, com volumes erodidos acima de 40.000 m³, tendo elevada influência do crescimento da cidade, implicando na necessidade de procedimentos e ações voltadas a gestão de riscos e de redução dos impactos referentes aos processos erosivos.Palavras-chave: Risco geológico, processos erosivos, uso do solo. Urban gullies and geoenvironmental risk assessment protocol applied in Açailândia-MA ABSTRACTThe land use and occupation without planning tend to generate several problems in the process of expansion of the cities, for example, the geological risk. This study proposes a systematic basis for characterizing gullies in urbanized environments, applied for the analysis of geoenvironmental risk, using gullies in Açailândia (MA) as an application example. The methodology used qualitative and quantitative analyzes to understand the origin of the urban erosion process (natural and/or anthropic) and the effects resulting from natural phenomena and controlling by anthropic actions. As application of the method, two gullies located in areas with different characteristics were chosen, one in a rural to urban transition zone (peri-urban) and the other in an urbanized area. According to the results found the gullies analyzed are classified as very large, with the eroded volumes above 40000 m³, with high influence of city growth, which means the need to implement procedures and actions applied to risk management and reduction of impacts regarding the erosion.Keywords: Geological risk, erosion, land use.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marques, Ailson De Lima, Ewerton Da Silva Barbosa, Jose Kennedy do Nascimento Ribeiro, Ester Dos Santos Coelho, and Elysson Thiago Gomes Barbosa. "Paisagem urbana, vulnerabilidade e risco em brejos de altitude: o sítio urbano de Areia/PB." Nature and Conservation 10, no. 2 (September 25, 2018): 25–34. http://dx.doi.org/10.6008/spc2318-2881.2017.002.0003.

Full text
Abstract:
A expansão urbana nos países subdesenvolvidos pode se tornar um problema catastrófico quando acontece em terrenos ambientalmente instáveis. A geomorfologia urbana é a ciência que estuda os sítios urbanos pelo viés das características do relevo e suas interrelações com outros componentes da paisagem, como o clima, meteorologia, geologia, vegetação e uso e ocupação. A partir do delineamento geoambiental da paisagem urbana com uso do geoprocessamento, sensoriamento remoto e análise empírica, esta pesquisa tem por objetivo geral retratar a interface geomorfológica do sitio urbano de Areia-PB e, especificamente, identificar paisagens de risco urbano através da matriz geossistêmica. Como resultado, tem-se áreas com ocupação irregular e construções frágeis em terrenos íngremes. É plausível que esta pesquisa venha a direcionar e possibilitar outras, que aprofundem mais os levantamentos dos problemas de ordenamento territorial do sitio urbano de Areia e também possa subsidiar politicas publicas urbanas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pinheiro, Mônica Virna de Aguiar. "A Dinâmica Geoambiental das Dunas de Jericoacoara/CE entre os anos de 1958-2015." Revista de Geociências do Nordeste 2 (October 27, 2016): 1327–35. http://dx.doi.org/10.21680/2447-3359.2016v2n0id10599.

Full text
Abstract:
As dunas costeiras cumprem papel de destaque na dinâmica sedimentar atual ao contribuir para a distribuição equilibrada de sedimentos ao longo da costa, através do processo de transpasse costeiro. O objetivo desse artigo é apresentar as alterações morfológicas e ambientais na área de traspasse de Jericoacoara. A confirmação da redução das áreas dos campos de dunas, assim como seu aporte de sedimentos e a intensificação do uso e ocupação de ambientes costeiros para diversos fins gera um quadro ambiental preocupante e sinaliza a importância do planejamento ambiental e restrição de uso e ocupação mais intensa para as áreas de dunas móveis, com o risco de extinção desse patrimônio ambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Rischio geoambientale"

1

Lemos, Catarina Maduro Rasquilha Simal de. "Base de dados geoambiental SIG para apoio à gestão do risco em Aveiro." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2008. http://hdl.handle.net/10773/2721.

Full text
Abstract:
Mestrado em Engenharia Geológica
No âmbito do presente trabalho elaborou-se uma Base de Dados Geológicos e Ambientais Georeferenciada, em Sistema de Informação Geográfica ArcGis, para apoio à gestão do Risco Natural e Tecnológico no Município de Aveiro. Esta Base de Dados permite uma fácil e rápida manipulação por parte das entidades municipais responsáveis dos diversos tipos de dados disponíveis e é constituída por uma base cartográfica cedida pela Câmara Municipal de Aveiro, à qual foram adicionados elementos do Atlas do Ambiente, uma Carta Digital de Zonamento Geotécnico, uma compilação da localização e informação de Sondagens Geológicas e Hidrogeológicas na região de estudo, informação de epicentros de sismos na região, alguns resultados da modelação do alastramento de uma mancha de petróleo na Ria de Aveiro associada a um potencial derrame, e uma caracterização da linha de costa em termos de Índices de Sensibilidade Ambiental. Para uma melhor interpretação e facilidade de visualização dos dados, da ortofotocartografia e da Carta de Zonamento Geotécnico, foram criados modelos 3-D. Finalmente, utilizando as facilidades GIS, foi determinado um Índice de Risco Combinado para as 14 freguesias de Aveiro, para cada uma das quais se discriminam os diferentes factores relativos à Erosão Costeira, Cheias, Sismos, e vulnerabilidade a derrames petrolíferos. ABSTRACT: In the scope of this work a Georeferenced Geological and Environmental Database was created in a Geographical Information System (ArcGis), to assist the Aveiro Civil Protection and Council authorities in the management of the natural and technological hazards in the Aveiro region. This Database allows an easy and fast manipulation and merging of the various available datasets, which include a cartographic base and ortophoto coverage, provided by the Aveiro Municipality, to which data from the Atlas of Environment, a new digital geotechnical chart, a compilation of the hydrogeological and geotechnical boreholes, information of seismicity, some results of modelling of the spreading of an oil spill in the Ria of Aveiro and the characterization of the coastline, in terms of Environmental Sensitivity Indexes, have been added. For ease of visualization and interpretation of the various datasets, ortophotos and geotechnical mapping, 3-D models were created. Finally, using the GIS facilities, an Index of Combined Hazard for the 14 councils of the Aveiro region is proposed. For each of these councils, individual hazard potential such as coastal erosion, floods, earthquakes and vulnerability to oil spills are specified.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Dirane, Anne Carolina Marinho. "Mapeamento das áreas de risco a voçorocamento e caracterização geoambiental da rodovia Am-010 Manaus/Itacoatiara - Am." Universidade Federal do Amazonas, 2016. http://tede.ufam.edu.br/handle/tede/5022.

Full text
Abstract:
Submitted by Izabel Monteiro (izabel_22@hotmail.com) on 2016-06-13T15:32:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação- Anne Carolina Marinho Dirane.pdf: 21327336 bytes, checksum: ac3d7b64e5658201097449f7f2e49fdf (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-06-13T15:36:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação- Anne Carolina Marinho Dirane.pdf: 21327336 bytes, checksum: ac3d7b64e5658201097449f7f2e49fdf (MD5)
Approved for entry into archive by Divisão de Documentação/BC Biblioteca Central (ddbc@ufam.edu.br) on 2016-06-13T15:39:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação- Anne Carolina Marinho Dirane.pdf: 21327336 bytes, checksum: ac3d7b64e5658201097449f7f2e49fdf (MD5)
Made available in DSpace on 2016-06-13T15:39:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação- Anne Carolina Marinho Dirane.pdf: 21327336 bytes, checksum: ac3d7b64e5658201097449f7f2e49fdf (MD5) Previous issue date: 2016-02-22
CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
The erosion process comprehension is essential to prevent and conservation of the soil, in this matter the present study has main objective of mapping the Gully–type erosion incisions and the geo-environmental characterization of the Road- AM-010, which connect Manus to the municipalities of Rio Preto da Eva and Itacoatiara. Having the following specifics objectives: Map and quantify of the gullies during the course of the road AM-010; identify the morphology and morphometry (width, length and depth) of the gullies and erosion features, evolution and growth rate, emphasizing the slope characteristics; identify the capacity of infiltrations and the soil resistance to penetration; describe the geo environmental aspects through the road. The methodological procedures were divided in: bibliography review, fieldwork and data analyze. To characterize the slopes, were observed shape, gradient and orientation. The techniques consisted in observations in loco, notes at cadastral file, use of compass, measuring tape and sketching. It was use parameters to estimate the size and risk scale. The infiltrometer was used to measure the infiltration rate and penetromter the measure the soil resistance to penetration. The results show the mapping of 15 gullies though the road AM-010, showing that the gully located at the km 135 has the greatest length (227,5 m), the greatest width is located at the km 104 (24 m) and greatest depth (9 m) at the km 125. The incision that showed the higest infiltration rate is located at the km 137 (15) and the lowest rate was gullies no5 (km 116), regarding the soil resistance the incision that showed the most compacted surface was the incision no5 (km 116), when associated to results of the infiltration test indicate a compacted surface, allowing the runoff. The occurrence of the incisions is connected to the infrastructure construction (paving and pluvial drainage), as well to the geomorphology. The sections that have concentration of gullies as sections that do not obey the local geomorphology.
A compreensão do processo erosivo é fundamental para a prevenção e conservação do solo, nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo principal o mapeamento das incisões erosivas do tipo voçoroca e caracterização geoambiental na rodovia AM-010, que liga Manaus aos municípios de Rio Preto da Eva e Itacoatiara. Tendo comoobjetivos específicos foram o mapeamento e quantificação das voçorocas ao longo da rodovia AM-010; identificação da morfologia e morfometria (largura, comprimento e profundidade) das voçorocas e feições erosivas, evolução e taxa de crescimento, destacando as características das vertentes; identificação da capacidade de infiltração e resistência do solo à penetração; descrição dos aspectos geoambientais ao longo da rodovia. Os procedimentos metodológicos foram divididos em: revisão bibliográfica, pesquisa de campo e análise dos dados. Para caracterização das vertentes, foram observadas: forma, declividade e orientação. As técnicas consistiram em observações diretas em campo, anotações em ficha cadastral, utilização de bussola, trena e croqui. Foram utilizados parâmetros para mensurar o tamanho e a escala de risco. O infiltrômetro foi utilizado para medir a taxa de infiltração e o penetrômetro de impacto para medir a resistência do solo a penetração. Os resultados mostram o mapeamento de 15 voçorocas ao longo da rodovia AM-010, mostrando que a voçoroca localizada no km 135 é a que possui o maior comprimento (227,5 m), a voçoroca com maior largura situa-se no km 104 (24 m) e a com maior profundidade (9 m) no km 125. A incisão que apresentou a maior taxa de infiltração foi a voçoroca do km 137 (15) e a com menor taxa a voçoroca 5 (km 116), quanto a resistência do solo a penetração a incisão que apresentou a superfície mais compactada foi a incisão 5 (km 116), que associada ao teste de infiltração denunciam uma superfície bastante compactada, favorecendo o escoamento superficial concentrado. A ocorrência das incisões está ligadas às obras de infraestrutura ao longo da rodovia (pavimentação e drenagem pluvial), bem como a geomorfologia, os trechos em que há concentração de voçorocas são os trechos da estrada que não obedecem a geomorfologia do local.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pi?rri, Guilherme Cherem Schwarz. "An?lise de risco ? eros?o costeira na regi?o de Tibau do Sul/RN atrav?s de mapeamento geoambiental e an?lise morfodin?mica." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/18739.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2015-03-13T17:08:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GuilhermeCSP.pdf: 3646062 bytes, checksum: b5b07bc8d98389d97c55817c87e38a55 (MD5) Previous issue date: 2008-01-25
Conselho Nacional de Desenvolvimento Cient?fico e Tecnol?gico
The research area is located on the county of Tibau do Sul, in the east coast of Rio Grande do Norte State, about 80km south of the capital Natal. The tourism represents the main income activity and Pipa beach is the most visited beach in the city, annually receives a large influx of domestic and foreign tourists. Some recent studies have reported the occurrence of coastal erosion in this littoral, being the main objective of the research, analyze the existing coastal erosion, through two methodologies, the geoenvironmental mapping and beach morphodynamics. The geoenvironmental mapping was done from oblique aerial photographs and field visits, which sought to carry out first the geomorphological mapping, with the purpose of analyzing features that suggest susceptible areas to erosion, as areas without protection of natural dunes, marine terraces, or sandstones (beach-rocks and ferruginous sandstones), areas with the presence of gullies and stretches where the sea-cliffs were in direct contact with the action of the sea, representing the beginning of the beach profile. In the morphodynamic study sought to carry out the survey of the physical and morphological characteristics, the analysis of sediment grain of the beaches and finally the analysis of the morphodynamic parameters to generate a table of risk to erosion by sector of the beach. The morphodynamic parameters were defined by the methodology proposed by Short (2006), in which considers different patterns of dynamism on beaches with characteristics favorable and unfavorable to erosive profiles. The maps indicated different levels of risk to the segments of the beaches analyzed, suggesting risk to erosion low and low to moderate only in areas north and northwest of the beaches of Madeiro and Curral, and levels of moderate and high risk sectors in the south and southeast of these beaches . The beach of Pipa showed moderate levels of risk and moderate to high at the ends and high risk to erosion in the central portion. The study of the coastal environment, its morphological evolution, and areas with problems of erosion, are of fundamental importance to assist coastal management policies, giving grants for planning activities undertaken in these regions
A ?rea da pesquisa localiza-se no munic?pio de Tibau do Sul, situado na costa leste do Estado do Rio Grande do Norte, cerca de 80 km a sul da capital Natal. O turismo representa a principal atividade geradora de renda e a praia de Pipa, a mais conhecida do munic?pio, recebe anualmente um grande fluxo de turistas nacionais e estrangeiros. Alguns estudos recentes relatam a ocorr?ncia de eros?o costeira em pontos desta regi?o litor?nea, sendo o objetivo principal da pesquisa, analisar a eros?o costeira existente, atrav?s de duas metodologias, o mapeamento geoambiental e a morfodin?mica praial. O mapeamento geoambiental foi realizado a partir de fotografias a?reas obl?quas e visitas a campo, onde buscou-se realizar primeiramente o mapeamento geomorfol?gico, com o objetivo de analisar fei??es que sugerem ?reas suscept?veis ? eros?o, como zonas sem prote??o natural de dunas, terra?os marinhos, ou arenitos (de praia e ferruginosos), ?reas com presen?a de ravinamentos e trechos onde as fal?sias encontravam-se vivas, ou seja, representando o in?cio do perfil praial, em contato direto com a a??o do mar. No estudo morfodin?mico buscou-se realizar o levantamento das caracter?sticas f?sicas e morfol?gicas, a an?lise granulom?trica dos sedimentos das praias e por fim a an?lise dos par?metros morfodin?micos para gerar uma tabela de risco ? eros?o por setor praial. Os par?metros morfodin?micos foram definidos atrav?s da metodologia proposta por Short (2006), em que considera diferentes padr?es de dinamismo em praias com caracter?sticas favor?veis e desfavor?veis a perfis erosivos. Os mapas indicaram diferentes n?veis de risco para os segmentos das praias analisadas, sugerindo risco ? eros?o baixo e baixo a moderado apenas nos setores norte e noroeste das praias do Madeiro e Curral, e n?veis de risco moderado a alto nos setores sul e sudeste destas praias. A praia de Pipa apresentou n?veis de risco moderado e moderado a alto nas extremidades e alto risco ? eros?o na por??o central. O estudo do ambiente costeiro, de sua evolu??o morfol?gica, e de ?reas com problemas de eros?o ? de fundamental import?ncia para auxiliar pol?ticas de gerenciamento costeiro, dando subs?dios para o planejamento das atividades desenvolvidas nestas regi?es
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Adriano Ezequiel. "Análise da vulnerabilidade e risco como subsídio ao planejamento urbano : município de Pirambu (SE)." Universidade Federal de Sergipe, 2016. https://ri.ufs.br/handle/riufs/5400.

Full text
Abstract:
The city of Pirambu, located in the north shore of the Sergipe state highlights itself because of the relatively preserved natural characteristics. Inside the area of the county, the coastal zone concentrates the biggest interest of the realty agents due to its 23km of shoreline, including some parts that are protected by the environmental law. In the interphase zone the presence of dunes, mangroves, rivers and lagoons stand out, for example, the Sangradouro Lagoon and the Redonda Lagoon. This study has evaluated the environmental risk and vulnerability, with urban focus, of this county. In order to do that a theoretical review approach was made with the fundaments of the Geosystemical method, starting with the theoretical contributions of Bertrand (1971) and the Ecodynamical analysis of Tricart (1977), addressing the mapping and diagnosis techniques proposed by the INPE (National Institute of Space Research), which were adequately adapted to the local reality, complemented by mapping campaigns. As results, a thematic map was made with the interpretations of the geofacies of the studied area, introducing the natural and anthropic risks and the legal restrictions existents in the area, with the finality of subsidize the planning of the soil use and occupation, with suggestions of aptitude for urban purposes in future studies.
O município de Pirambu localizado no litoral norte do estado de Sergipe se destaca dentre os demais devido às suas potencialidades naturais, relativamente preservadas. Dentro da área do município, a zona costeira é a que desperta maior interesse imobiliário, devido aos 23 km de praias, sendo algumas dessas protegidas por Lei. Na zona interfásica o destaque fica por conta da presença de dunas, manguezais, rios e lagoas, como por exemplo, Lagoa do Sangradouro e a Lagoa Redonda. Este estudo avaliou a vulnerabilidade e o risco ambiental, com enfoque urbano, nesse município. Para tanto foi realizado uma abordagem teórica “estado-da-arte” fundamentada no método Geossistêmico, partindo inicialmente nas contribuições teóricas de Bertrand (1971) e na análise Ecodinâmica de Tricart (1977), passando pelas técnicas de mapeamento e diagnósticos propostos pelo INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Zoneamento Ecológico Econômico – ZEE), as quais foram devidamente adaptadas à realidade local, complementadas por incursões de campo. Como resultados, obtive-se um mapa temático com as interpretações das geofácies da área de estudo, introduzindo os riscos naturais e antrópicos, as restrições legais em algumas dessas áreas, tendo como finalidade subsidiar o planejamento do uso e da ocupação do solo, com sugestões de aptidão para fins urbanos em trabalhos futuros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Turchi, Agnese. "Geo-environmental risk analysis for a sustainable local territorial management." Doctoral thesis, 2021. http://hdl.handle.net/2158/1235238.

Full text
Abstract:
The study focuses on the assessment of the potential damage to the elements at geoenvironmental risk in Ricasoli village (Municipality of Montevarchi in Arezzo Province, Tuscany Region, Italy), affected by landslides, and Stromboli island (Municipality of Lipari in Messina Province, Sicilian Region, Italy), affected by landslides, volcanic phenomena, tsunamis and earthquakes. The proposed methodological framework is the result of the intersection of two different approaches to the risk analysis: the geo-scientist approach and the approach developed by the Territorialist School of urban and regional planning and design. In order to implement strategies for prevention, reduction and mitigation of geo-environmental risks, the vulnerability and exposure were separately examined, even so maintaining a general overview. At the same time the hazard was necessarily considered a self-reproducing rule because it represents the keyelement for a sustainable and resilient Territorial Government wherever a natural event may occur, regardless of its variation in the probability of occurrence over time (e.g. floods or landslides are particularly dependent on climate changes). The preliminary analyses were mainly crucial to define the territorial heritage, which considerably influenced the exposure value and the potential damage to the elements at risk (i.e. buildings, infrastructures, land uses). Moreover, ex novo building-sheets and infrastructure-sheets were created in order to collect the proper data on the compositional characteristics of real estates, with the purpose to assess their physical vulnerability at intermediate scales (i.e. 1:2.000, 1:5.000, 1:10.000) as accurately as possible. Finally, semi-structured interviews and surveys to inhabitants and tourists were useful to make some preliminary consideration on risk perception and calibrate the future interventions. The main results of the study show the strong correlation between the high or moderate-high heritage value of the elements at risk and their high potential damage: the intrinsic value, which is related to the historical-cultural, social, identity and landscape values, considerably increased the initial market value (buildings), construction coast (infrastructures) and agricultural average value (land uses) of real estates, according different scenarios in both case studies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography