Academic literature on the topic 'Relação pais-professor'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Relação pais-professor.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Relação pais-professor"

1

Glidden, Rosina Forteski, and Lidia Natalia Dobrianskyj Weber. "PERCEPÇÃO DE PAIS E FILHOS SOBRE COERÇÃO DOCENTE E CONHECIMENTO PARENTAL SOBRE O USO DE TAIS PRÁTICAS COM SEUS FILHOS." Revista Pedagógica 22 (October 30, 2020): 1–21. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v22i0.4312.

Full text
Abstract:
Como prática educativa, a coerção tem sido justificada pela necessidade de disciplinar as crianças. No ambiente escolar o seu uso tem inúmeras implicações que vão desde o fracasso escolar até o prejuízo da relação professor e aluno. Neste trabalho buscou-se investigar a percepção de pais e filhos sobre o uso de práticas coercitivas pelo professor de anos iniciais e o conhecimento dos pais sobre o uso destas práticas com seus filhos. A pesquisa foi realizada em quatro escolas do Sul do Brasil. Participaram 69 pais e 69 alunos, filhos dos pais participantes. Para a coleta de dados foram utilizados dois questionários. Na análise, além da estatística descritiva, utilizou-se os testes t de Student e Qui-quadrado. Os resultados mostraram que os filhos aprovaram mais a coerção do professor do que os pais e que os pais tinham um conhecimento parcial sobre a utilização de práticas coercitivas pelo professor com seus filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Tondin, Celso Francisco, Larissa Medeiros Marinho dos Santos, Deruchette Danire Henriques Magalhães, and Jacqueline Danielle Pereira. "Prática pedagógica e relação professor-aluno em cursinhos." PSI UNISC 2, no. 1 (January 5, 2018): 90. http://dx.doi.org/10.17058/psiunisc.v2i2.11122.

Full text
Abstract:
Instituições que oferecem cursos preparatórios para vestibulares, Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e concursos públicos, os conhecidos cursinhos, tornaram-se espaço de trabalho atrativo para os professores. Este estudo objetiva identificar, a partir de um cursinho, características dos alunos e conhecer a prática pedagógica e seus efeitos na relação professor-aluno. Trata-se de pesquisa exploratória realizada em uma instituição privada de uma cidade de pequeno porte do interior de Minas Gerais, com o uso da observação participante, com registro em diário de campo, e aplicação de questionário a 31 alunos. Com base na Análise do Conteúdo, os dados foram organizados em categorias. A primeira delas, características dos alunos, indica que a maioria é do sexo feminino, solteira, não trabalha, estuda em escola pública, pretende estudar em universidades públicas, mora com os pais em casa própria, em área urbana, com até mais três pessoas, tem renda familiar de um a seis salários mínimos e pelo menos um dos pais não concluiu o ensino médio. A segunda categoria, prática pedagógica e relação professor-aluno, informa que o trabalho docente acontece em condições favoráveis à medida que as estratégias didáticas adotadas nos cursinhos, baseadas na memorização e na descontração, resultam em maior interesse dos estudantes e na aproximação entre os corpos docente e discente. Pelo fato de ambos cooperarem com o foco na almejada aprovação em processos seletivos incrementa-se uma marca pragmática e utilitarista no processo ensino-aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garcia, Heloisa Helena Genovese de Oliveira, and Lino de Macedo. "Reuniões de pais na educação infantil: modos de gestão." Cadernos de Pesquisa 41, no. 142 (April 2011): 208–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742011000100011.

Full text
Abstract:
O artigo discute a relação entre escolas e famílias no contexto da educação infantil por meio da análise de reuniões de pais. Fundamenta-se em um estudo de caso qualitativo sobre 11 reuniões, realizadas em duas escolas municipais de educação infantil paulistanas. Foram analisados os diferentes modos de gestão pelo professor, segundo três aspectos: forma (pauta), conteúdo (temas), dinâmica (relações entre professor e pais). Os resultados indicaram modos de gestão que dificultam a participação dos pais e descaracterizam os objetivos das reuniões: forma desorganizada e rígida; conteúdo burocrático e comportamental; dinâmica fragmentada e centralizada. Ao mesmo tempo, identificaram-se indicadores que favorecem a construção de uma relação mais cooperativa durante as reuniões, correspondentes aos modos de gestão: forma compartilhada, conteúdo educacional e dinâmica coletiva. Os autores destacam a necessidade de registro e de avaliação coletiva das reuniões de pais, visando à articulação com o projeto pedagógico, o currículo e a dimensão didática
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

ANJOS BASTOS, ANDREIA, CONSTANTIN XYPAS, and JOS DILSON BESERRA CAVALCANTI. "RELAÇÃO AO SABER DO FILHO DE UM FRENTISTA QUE SE TORNOU DOUTOR EM MATEMÁTICA." Anais do Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" 13, no. 28 (September 21, 2019): e13192801. http://dx.doi.org/10.29380/2019.13.28.01.

Full text
Abstract:
Inspirando-se da obra de Charlot, o NUPERES está realizando pesquisas sobre a relação ao saber de professores de ciências e matemática de origem popular. Eles têm a particularidade de pertencer a famílias privadas de capital cultural e econômico, no sentido de Bourdieu, mas cuja relação ao saber levou ao sucesso nos estudos, até o mestrado e o doutorado. Diante desses fatos, estudamos o caso de João, filho de pais semi-analfabetos, que se tornou doutor em matemática aos 27 anos e professor efetivo de uma Universidade Federal aos 28 anos. Resultados e discussâo: embora os pais semi-analfabetos não pudessem transmitir um habitus escolar, conseguiram estimular em seu filho uma relação ambiciosa ao saber acedêmico que foi então construída gradualmente através de quatro níveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Glidden, Rosina Forteski, and Lidia Natalia Dobrianskyj Weber. "Práticas e avaliação parentais sobre a coerção docente." Psicologia Argumento 38, no. 100 (June 4, 2020): 388. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.ao09.

Full text
Abstract:
A preocupação com a qualidade da interação familiar e, de maneira mais específica, com as práticas parentais, tem movimentado pesquisadores da área do desenvolvimento humano. Este estudo buscou investigar o perfil de pais de alunos dos anos iniciais, de escolas públicas e privadas, considerando as práticas de envolvimento parental e comunicação entre pais e filhos e sua avaliação sobre o uso de práticas coercitivas pelo professor. Participaram 69 pais e seus filhos. Foram utilizados o Questionário de Avaliação sobre uso de Coerção Docente, o Inventário de Envolvimento Parental (Watkins, 1997) e as Subescalas de Comunicação da Escala de Qualidade na Interação Familiar (Weber, Prado, Salvador & Brandenburg, 2008). Na análise foi gerada a análise de Cluster. Como resultados obteve-se três agrupamentos de pais, com diferentes escores nas práticas de comunicação e envolvimento parental e no seu posicionamento em relação ao uso de coerção pelo professor. As implicações são discutidas à luz da literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Azevedo, Ângela Sá, Paulo Cesar Dias, Ana Salgado, Teresa Guimarães, Isabel Lima, and Andreia Barbosa. "Relacionamento professor-aluno e auto-regulação da aprendizagem no 3º ciclo do ensino médio português." Paidéia (Ribeirão Preto) 22, no. 52 (August 2012): 197–206. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-863x2012000200006.

Full text
Abstract:
Este artigo teve como objetivo explorar a relação entre a percepção do comportamento do professor e auto-regulação da aprendizagem na Matemática. As respostas de 625 alunos do 3ºciclo do Ensino Médio Português (7º ao 9º anos) aos questionários QIPBásico e IPAAr permitiram perceber diferenças nas variáveis supracitadas em função do sexo, da idade, do ano de escolaridade e do número de retenções, do nível educacional dos pais, do sexo do professor de Matemática e do número de anos com o mesmo professor. As conclusões mais relevantes para a prática pedagógica prendem-se à relação positiva entre a auto-regulação da aprendizagem dos alunos e a percepção de liderança, apoio e compreensão por parte dos professores, e relação negativa entre a auto-regulação e a percepção de insatisfação, insegurança e repreensão dos seus professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Chechia, Valéria Aparecida, and Antônio dos Santos Andrade. "O desempenho escolar dos filhos na percepção de pais de alunos com sucesso e insucesso escolar." Estudos de Psicologia (Natal) 10, no. 3 (December 2005): 431–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2005000300012.

Full text
Abstract:
Neste artigo investigam-se as percepções de pais sobre o desempenho escolar dos seus filhos, analisando o conteúdo de entrevistas semi-estruturadas com 32 pais, sendo dezesseis pais de alunos com desempenho classificado como sucesso e demais pais de alunos com insucesso escolar. Quanto ao desempenho escolar, tanto os pais de alunos com sucesso, como os de insucesso atribuem razões relacionadas à responsabilidade do filho, do professor e também às da própria família. Os resultados permitem evidenciar que tanto uns quanto outros revelam que a família deve promover a valorização da escola e de auxílio às tarefas, bem como a escola precisa rever os seus valores e procedimentos em relação ao aluno e à família. Assim, destacamos a necessidade de os pais serem mais bem orientados pela escola para poderem assessorar seus filhos. Estratégias sugeridas pela escola, ou outros pais, podem auxiliar pais que, por trabalharem, não possam estar presentes na escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Nogueira, Marlice de Oliveira e. "Efeito pai professor: o impacto da profissão docente na vida escolar dos filhos." Revista Brasileira de Educação 18, no. 52 (March 2013): 65–79. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782013000100005.

Full text
Abstract:
Este artigo pretende divulgar os resultados de uma pesquisa de doutorado recentemente finalizada que investigou as práticas educativas de famílias em que pelo menos um dos progenitores exercia a profissão de professor. A pesquisa buscou identificar, analisar e discutir as múltiplas práticas educativas e estratégias de escolarização que pais professores desenvolvem no quadro da vida escolar de seus filhos. Os resultados obtidos mostram que, de um modo geral, os pais professores se mobilizam intensamente para favorecer a escolarização dos filhos, mas que essa mobilização não se dá de modo homogêneo para as diferentes famílias. A origem social, as condições objetivas de existência, a rede de ensino de atuação profissional, as experiências docentes e os modos de configuração das dinâmicas familiares modulam as práticas educativas dos pais professores e impactam a relação que eles estabelecem com a vida escolar dos filhos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Saraiva, Lisiane Alvim, and Adriana Wagner. "A Relação Família-Escola sob a ótica de Professores e Pais de crianças que frequentam o Ensino Fundamental." Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 21, no. 81 (December 2013): 739–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362013000400006.

Full text
Abstract:
Embora já estejam comprovados os benefícios da proximidade entre a Família e a Escola, constata-se que ainda existem muitos empecilhos para que esta relação seja eficaz. A escola parece ter dificuldades em compreender a realidade vivida por seus alunos e famílias e a assimetria nessa relação tende a perpetuar as dificuldades de construir uma aliança eficaz que favoreça o envolvimento do aluno no espaço acadêmico. Frente a essa realidade, o objetivo do presente trabalho é apresentar a perspectiva da escola e da família sobre as vicissitudes dessa relação a partir dos depoimentos de pais e professores de Ensino Fundamental. Realizou-se dois grupos focais: um com professores de Ensino Fundamental (dez participantes) e outro com pais de alunos (sete participantes) que frequentam a mesma etapa de escolarização. A partir da Análise de Conteúdo, as informações do grupo focal com os docentes configuraram os seguintes temas: Demandas das famílias que aparecem na prática docente; Situações que demandam interação com as famílias; Percepção do professor sobre a família e sobre seu papel. A análise do grupo de pais culminou nos seguintes temas: O envolvimento da família com a escola dos filhos; A comunicação com a escola; Dificuldades Percebidas na Relação Famíla-Escola, Mercantilização da Educação. As conclusões remetem a uma realidade perfilada por fronteiras difusas entre família e escola, revelando dificuldades que obstruem essa relação e convergem para um jogo de culpabilidades mútuas. Discute-se a possibilidade de otimização dessa relação a partir de estratégias conjuntas sistemáticas que contemplem docentes e pais em suas reivindicações. Desde essa perspectiva, retoma-se a importância de desenvolver a tarefa educativa de forma conjunta, tendo sempre o aluno como foco e prioridade nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Tarouco, Liane Margarida Rockenbach, Eliane Lourdes da Silva Moro, and Lizandra Brasil Estabel. "O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador." Educar em Revista, no. 21 (June 2003): 29–44. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.281.

Full text
Abstract:
A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC's) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual - professor e alunos - e os coadjuvantes - as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Relação pais-professor"

1

Vale, Sílvia Fernandes Do. "Representações sociais de pais, alunos e gestores acerca do professor : influência na prática docente." Universidade de Fortaleza, 2017. http://dspace.unifor.br/handle/tede/104259.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2019-03-30T00:03:38Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2017-12-14
The educational reforms that took place in Brazil during the 1990¿s have privileged a type of education that aims the legitimization and maintenance of the neoliberal ideology. Thus, education becomes a commodity, aiming to meet the market needs. These reforms bring significative consequences which involve tensions, conflicts and new professional demands to the teacher¿s work. This thesis analyzed the perception of the influence of the teachers¿ social representations developed by parents, students and educational managers on the teacher¿s work situations, experiences and professional practices. Four qualitative researches were carried out. The first study identified the social representations of 181 parents regarding being a teacher nowadays through the Free Association of Words Test (TALP). The data were submitted to prototypical analysis, similitude and lexicographical analysis. The second study characterized the social representations related to the teachers built by 75 students of the primary education by using the Drawing-Story with a Theme Technique. The third study had as objective to know the social representations built by 5 educational managers in relation to the teachers through semi structured interviews. Finally, the fourth study analyzed how the social representations built around the teachers by parents, students and educational managers influence their work situation, experiences and professional practice through the Q methodology. The sample of this last study was constituted by 10 primary education teachers of public schools of Mossoró (RN/Brazil). The findings showed that the field of representation of the teacher has a multidimensional nature, concerning a qualified professional/educator, a teacher/with a vocation and tensions/challenges of the profession. The shared elements that constitute the field of representation present the teacher as a partnership between the professional who is responsible, teaches well and needs to be continuously educated in order to be a good educator, but also as the professional who should be patient, dedicated, willing and emotionally involved. The school managers believe that the specific elements present on the representational content are those of a professional who needs a complex education due to the several demands that exist in a school. There is still a representation rooted in the traditional image of the teacher, oriented to a practice developed through love, in which the teacher is required to perform the role of a father and mother, something we could notice on the speech of students and parents. The image of a professional who knows everything, who punishes and yells in the classroom is present on the representation built by the students. On the other hand, the teacher is seen as a professional surrounded by tensions, conflicts and obstacles, who faces the challenge to fight for salary issues, acknowledgement and better work conditions. It was possible to notice a strong influence of the students, parents and school managers¿ social representations on the practice and experiences of the teacher. Part of the teachers prioritize a permanent education as a strategy to meet the demands which concern their practice, their experiences as a professional. The other part focus on the real work conditions of the teachers who experience a practice surrounded by tensions and challenges, affecting their image and their work, elements that are out of their control. This thesis intends to contribute for an in-depth look of the aspects that involve the teachers¿ work context from the influence of the social representations, aiming subsidize future actions and educational policies in favor of a less stressful and more pleasant work, as well as promoting the wellbeing and attractiveness for the teaching career. Keywords: Social representations; teacher; professional; teacher, student, family relationship; challenges and tensions.
As reformas educacionais ocorridas no Brasil na década de 1990 tem privilegiado um tipo de educação voltada para a legitimação e manutenção da ideologia neoliberal. Consequentemente, a educação é vista como mercadoria, visando atender as necessidades do mercado. Essas reformas trazem consequências significativas, que envolvem tensões, conflitos e novas exigências profissionais no trabalho do professor. A tese analisou a percepção da influencia das representações sociais do professor desenvolvidas por pais, alunos e gestores nas situações de trabalho, vivencias e práticas profissionais do docente. Foram realizadas quatro pesquisas que se apoiaram na abordagem qualitativa. O primeiro estudo identificou a representação social de 181 pais de alunos acerca de ser professor nos dias atuais a partir da Técnica de Associação Livre de Palavras. Os dados foram submetidos à análise prototípica, análise de similitude e lexicográfica. O segundo caracterizou as representações sociais construídas por 75 alunos do ensino fundamental relacionadas ao professor, utilizando a Técnica de Desenho História Tema. O terceiro artigo tinha como objetivo identificar as representações sociais construídas por 5 gestores educacionais em relação ao professor por meio de entrevistas semiestruturadas. Por fim, o quarto analisou como as representações sociais acerca do professor, construídas por pais, alunos e gestores influenciam as situações de trabalho, vivencias e práticas profissionais do docente por meio da metodologia Q. A amostra desse último estudo foi composta por 10 professores do ensino fundamental do ensino público municipal de Mossoró/RN. Os resultados encontrados mostram que o campo representacional do professor tem caráter multidimensional, envolvendo um profissional/educador capacitado, um professor/vocacionado e tensões/desafios da profissão. Os elementos compartilhados que compõem o campo representacional apresentam o professor com uma parceria entre o profissional que é responsável, que ensina bem e necessita de constante formação para ser um bom educador, mas também como aquele profissional que deve ter paciência, dedicação, doação e envolvimento afetivo. Para os gestores, os elementos específicos presentes no conteúdo representacional são de um profissional que necessita formação complexa, tendo em vista, as inúmeras demandas existentes nas escolas. Ainda continua presente uma representação arraigada à imagem tradicional do professor, orientado para uma prática envolvida por amor, onde o professor é requisitado a assumir o papel de pai e mãe, bastante presente nas falas de alunos e pais. A imagem daquele profissional detentor do saber, que castiga e grita em sala de aula, está presente na representação apresentada pelos alunos. Por outro lado, o professor é visto como um profissional cercado por tensões, conflitos e obstáculos, desafiado a lutar por questões salariais, reconhecimento e melhores condições de trabalho. Observou-se forte influência das representações sociais dos alunos, pais e gestores sobre a prática e vivências do professor. Uma parte dos professores prioriza a formação permanente como uma estratégia para atender às demandas que envolvem sua prática, sua vivência enquanto profissional. Outra parte enfoca as reais condições de trabalho do professor que vivencia uma prática envolvida por tensões e desafios, afetando sua imagem e seu trabalho, elementos que estão fora do seu controle. A tese pretende contribuir para uma visão aprofundada dos aspectos que envolvem o contexto de trabalho do professor a partir da influência das representações sociais, buscando subsidiar futuras ações e políticas educacionais que favoreçam um trabalho menos estressante e mais prazeroso, além de promover o bem-estar e atratividade pela carreira docente. Palavras Chave: Representações sociais; professor; profissional; relação professor, aluno e família; desafios e tensões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Luís António Teixeira de Lima e. "As expectativas dos pais em relação às aulas de instrumento." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2015. http://hdl.handle.net/10773/14725.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ensino de Música
Esta investigação discute as expectativas dos pais dos alunos do ensino articulado de música em relação às aulas de instrumento dos seus filhos. Tomando por base a aparente importância dada pela literatura à relação pai/professor/aluno, esta pesquisa serve o propósito principal de entender as expectativas dos pais em relação às aulas de instrumento dos seus filhos para que o entendimento desta relação possa ser aprofundado. Foi desenvolvido um questionário com questões relacionadas com os traços de personalidade específicos de um professor, com as exigências da profissão de um professor e sobre a relação entre os pais e o professor para melhor entender o que espera um pai do professor de música dos seus filhos.
This investigation discusses the expectations of music student’s parents regarding their music teacher. Considering the seeming significance given by the literature to the parent/teacher/student relationship, this research aims to understand which are the parents expectations regarding the music teacher of their children so that our understanding of that relationship might be deepen. A questionnaire was developed with questions about the specific personality characteristics of a teacher, about the demands of the teacher profession and about the relationship between parents and teachers so that it would be possible to understand what a parent expects from their children music teacher.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Toscano, Giovanna Wanderley Petrucci. "Fatores da família e da escola sobre o desenvolvimento de habilidades sociais e comportamentos agressivos entre pares na infância." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2014. http://hdl.handle.net/10183/102335.

Full text
Abstract:
O objetivo geral desta dissertação foi investigar o efeito de fatores da família e da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares na infância. Foram realizados um estudo teórico e três estudos empíricos. O estudo teórico consistiu numa revisão não sistemática da literatura que demonstrou o papel da qualidade dos relacionamentos pais-criança e professor-aluno e do clima escolar sobre o desenvolvimento socioemocional na infância. O segundo estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação da Escala de Relacionamento Professor-Aluno (ERPA) para o contexto brasileiro. Os resultados da Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmaram a estrutura bifatorial do instrumento original. Análises de validade convergente apresentaram resultados satisfatórios. O terceiro estudo apresentou os procedimentos de adaptação e validação do Questionário de Clima Escolar – Revisado, Versão para Ensino Fundamental – para o contexto brasileiro. Os resultados da ESEM apresentaram índices de ajuste satisfatórios para o modelo de seis fatores. Porém, foram sugeridas modificações na composição de quatro fatores (justiça, ordem e disciplina, envolvimento dos pais, relacionamento entre os estudantes). O QCE-EF apresentou também evidências de validade externa. As versões adaptadas da ERPA e do QCE-EF demonstraram ser medidas úteis para a avaliação de fatores da escola no contexto brasileiro. Por fim, o quarto estudo testou modelos de equações estruturais acerca do efeito independente e interativo da qualidade do relacionamento pais-criança e de fatores da escola sobre as habilidades sociais e os comportamentos agressivos entre pares. A percepção dos estudantes acerca da qualidade do clima escolar teve maior efeito sobre os seus comportamentos na escola, superando o efeito da qualidade dos relacionamentos adultocriança, mensurados pela percepção de pais e professoras. Os resultados enfatizaram a importância do contexto escolar para o desenvolvimento socioemocional na infância, destacando a necessidade de investigações que utilizem as crianças como fontes de informação.
The main objective of this thesis was to investigate the effect of family and school factors on the social skills and peer aggressive behavior in childhood. Theoretical and empirical studies were conducted. The theoretical study was a non-systematic review of the literature. It showed the role of parent-child and student-teacher relationships and school climate on socioemotional development in childhood. The second study showed the procedures for adaptation and validation of the Student-Teacher Relationship Scale (STRS) for the Brazilian context. Exploratory Structural Equation Modeling (ESEM) confirmed the factorial structure of the original instrument. Analysis of convergent validity showed satisfactory results. The third study showed the procedures for adaptation and validation of the School Climate Survey – Revised, Elementary and Middle School Version (SCS-MS) – for the Brazilian context. ESEM provided satisfactory indices of fit for the model of six factors. However, the factors justice, order and discipline, parental involvement and relationships between students were modified. SCS-MS demonstrated evidence of external validity. Adapted version of the STRS and SCS-MS proved to be useful measures for assessing school factors in the Brazilian context. Finally, fourth study tested structural equation models on the independent and interactive effects of the quality of parent-child relationships and school factors on social skills and peer aggressive behavior. The students' perceptions about the quality of school climate had a greater effect on their behavior in school, overcoming the effect of the quality of adult-child relationships, measured by parents and teachers perception. The results emphasized the importance of school context for socioemotional development in childhood, highlighting the need for studies that use children as sources of information.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Dutschke, Mariana Soares Barriga. "A importância da participação dos pais na escola: proposta de um modelo efectivo de participação dos pais." Master's thesis, 2009. http://hdl.handle.net/10400.26/2252.

Full text
Abstract:
Com este trabalho procuramos verificar quais as variáveis que condicionam a participação dos pais na vida escolar dos seus educandos, buscando, em seguida, identificar acções que possam ser desenvolvidas para promover uma maior participação. Para a obtenção dos dados começamos por realizar um estudo de caso onde é possível verificar, com detalhe, a realidade da escola, e turma, onde o nosso projecto de investigação é realizado. Pretendemos validar o enquadramento social e escolar e as actuais formas de participação dos pais na escola, referindo as mais e menos eficazes. De seguida, e para melhor entender as barreiras e motivações à participação, realizamos entrevistas pessoais com pais. Com base no estudo do caso, nas entrevistas e na análise de outros estudos identificados na bibliografia, realizamos um questionário, respondido pelos pais das crianças. Em simultâneo enviamos, semanalmente, tarefas de fim-de-semana, que têm que ser realizadas em conjunto por pais e alunos, permitindo validar a motivação dos pais para participarem na educação escolar dos seus educandos. Como resultado, são verificadas motivações dos pais para uma maior participação como a necessidade de serem estimulados, a importância das actividades realizadas fora da escola, a necessidade de adequar as acções à sua disponibilidade pessoal e profissional e, a realização de menos actividades mas de elevada relevância. É ainda disponibilizado um questionário valido e estatisticamente fiável que permite a sua utilização em futuros trabalhos de investigação sobre este tema.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Reis, Maria Paula Ivens Ferraz Colares Pereira dos. "A relação entre pais e professores: uma construção de proximidade para uma escola de sucesso." Doctoral thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10400.26/2238.

Full text
Abstract:
São objectivos do presente trabalho identificar os factores que promovem o envolvimento parental das famílias de nível sócio-económico baixo na escola, e propor estratégias de envolvimento parental junto das escolas e dos professores, especialmente com os que estão a iniciar a sua formação, tendo em vista minorar as dificuldades e os insucessos que as crianças manifestam, e por consequência, evitar o abandono escolar. De forma a avaliar as três das dimensões do envolvimento parental em escolas portuguesas, designadamente, a comunicação entre a escola e a família, o envolvimento da família em actividades na escola, e o envolvimento da família em actividades de aprendizagem em casa, aplicaram-se dois questionários em duas versões distintas, uma para pais e outra para professores, a uma amostra de 591 sujeitos resultante de uma investigação longitudinal integrada, em escolas portuguesas do 1º ciclo. A análise dos resultados permitiu identificar um grupo de 24 famílias de nível sócio-económico baixo, que apresentava, ao contrário do que era esperado, um nível alto de envolvimento parental na escola e em casa. Através da realização de entrevistas a famílias deste grupo, procedeu-se à identificação de factores que estavam associados a um alto envolvimento parental tendo-se apurado como significativos: i) o modelo de proximidade que o professor estabelece com os pais, baseado num conhecimento real de cada aluno e de cada família; ii) a partilha de informação e a forma como a comunicação se processa, o que permite aos pais minimizarem os anseios, as preocupações e dificuldades, bem como, uma participação mais activa na escola, face a um maior apoio pedagógico; e, por último, iii) um acompanhamento mais efectivo das actividades de aprendizagem em casa e nos tempos livres. Paralelamente, de salientar que o bom aproveitamento escolar, associado a expectativas positivas que os pais têm relativamente aos filhos, facilitou e promoveu o envolvimento parental.Foi igualmente possível confirmar que os pais, apesar de continuarem interessados e envolvidos, sentiam que na transição para o 2º ciclo o afastamento acontecia e que a partilha se tornava mais complicada. De facto, foi bem evidente a referência a um número crescente de dificuldades, quer na comunicação com a escola e o professor, quer na compreensão de certas áreas de ensino, decorrentes de uma insuficiente formação académica. Nestas circunstâncias, justifica-se na formação inicial dos educadores e dos professores uma sensibilização e abordagem mais adequadas e vocacionadas para esta temática (principalmente para os do 2º ciclo), dando especial atenção às áreas comunicacionais e pedagógicas,encorajando-os na criação de estratégias criativas que forneçam às famílias condições de apoio em todo o processo educativo, com base nos seus interesses e empenho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Duarte, Maria de Jesus da Silva. "Práticas supervisivas na formação inicial de professores do 1º ciclo e interacção entre professor e pais." Master's thesis, 2007. http://hdl.handle.net/10400.1/442.

Full text
Abstract:
Dissertação mest., Supervisão, Universidade do Algarve, 2007
O presente estudo inscreve-se na problemática da relação e interacção do professor com pais, no contexto específico da formação inicial - Curso de Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico. O objectivo geral da investigação consistiu em perceber que tipo de concepções apresentam os formandos finalistas - futuros professores do 1º ciclo - sobre a relação e interacção com pais, a partir das orientações supervisivas recebidas e das experiências de interacção que vivenciaram, durante o período da prática pedagógica. Da análise dos dados, recolhidos através de questionário e entrevista, constata-se que, apesar do carácter pouco frequente das interacções estabelecidas com os pais dos alunos, durante o estágio, os finalistas do curso de professores do 1º ciclo receberam orientações teóricas dos supervisores sobre esta temática. Percepcionaram o envolvimento dos pais como estratégia para melhorar o rendimento escolar e promover o desenvolvimento pessoal dos alunos. Demonstraram ter apreendido de forma significativa, que a participação dos pais pode levar à valorização da escola e dos professores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Pires, Arieth Sílvia de Constantino 1984. "Níveis de satisfação dos encarregados de educação : estudo de caso - Colégio os Cartaxinhos." Master's thesis, 2017. http://hdl.handle.net/11067/2619.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada de Lisboa, 2016
Exame público realizado em 25 de Outubro de 2016
A presente investigação tem como principal objetivo identificar os fatores que mais contribuem para a motivação dos colaboradores do colégio Os Cartaxinhos e para a satisfação dos Encarregado de Educação dos seus alunos. A amostra é constituída por cinco colaboradores e 47 Encarregados de Educação com idades compreendidas entre os 27 e os 57 anos. O procedimento metodológico implementado na consecução deste trabalho é misto, pois entendemos que a combinação de técnicas quantitativas e qualitativas torna a pesquisa mais forte e reduz o enviesamento dos resultados. A recolha dos dados foi efetuada através de uma entrevista semiestruturada e de um inquérito por questionário, elaborados especialmente para o efeito. Os resultados qualitativos revelam que os colaboradores se encontram bastante motivados com o seu trabalho; e os resultados quantitativos demonstram que, de uma forma geral, os Encarregados de Educação se encontram satisfeitos com os serviços prestados pela instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Soares, Cláudia Cristina da Silva. "Estilos parentais, qualidade da relação com os pais e professores e o rendimento académico." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10400.13/3128.

Full text
Abstract:
O sucesso escolar dos alunos depende, entre outros fatores, da relação que os mesmos estabelecem com os seus pais e professores. A escola é um contexto onde, provavelmente, se espelham as influências do estilo parental dos pais na forma como as crianças percecionam a relação com outros adultos, nomeadamente os professores. Neste sentido, pretendeu-se verificar neste estudo de que forma os estilos parentais e a relação da criança com os pais e os professores estão associados ao seu rendimento académico. Recorreu-se à utilização de um questionário sociodemográfico, da Egna Minnen Bertraffande Uppfostran - Parents version (EMBU-P) e da Escala de Vinculação aos Pais e Professores (IPPA-R). Foram realizadas análises de coeficientes correlacionais de Spearman, assim como o teste de Mann-Whitney, numa amostra de 122 crianças, com idades compreendidas entre os 10 e 12 anos, de duas escolas do 2º ciclo da RAM e os seus pais. Os resultados mostram que a forma como os pais percecionam os seus estilos parentais está relacionada com a perceção dos filhos relativamente à relação com os pais e o seu rendimento académico. Verificou-se que quanto melhor é a perceção da relação que as crianças estabelecem com os seus pais, melhor é a perceção da relação estabelecida com os seus professores, pelo que esta perceção está correlacionada com o rendimento académico dos alunos, quer com retenções como sem retenções. Ainda se constatou uma correlação positiva entre o suporte emocional percecionado pelos pais para com os seus filhos e o seu rendimento académico, no caso dos alunos sem retenções. O estudo realça a importância do desenvolvimento de programas de intervenção de caráter sistémico e focado na qualidade das relações entre crianças, pais e professores
The success of students depends, among other factors, on the relationship they establish with their parents and teachers. The school is a context in which the influences of parents' parental style are probably mirrored in the way children perceive the relationship with other adults, namely teachers. In this sense, we intend to verify in this study how the parental styles and the relationship of the child with the parents and the teachers are associated with their academic performance. The use of a sociodemographic questionnaire, of the Egna Minnen Bertraffande Uppfostran - Parents version (EMBU-P), and the Parent-Teacher Linkage Scale (IPPA-R). Spearman's correlation coefficients were analyzed, as well as the Mann-Whitney test, in a sample of 122 children aged 10 to 12 years from two schools of the 2nd cycle of RAM and their parents. The results show that the way in which the parents perceive the relationship with their children is related to the children's perception of the relationship with the parents and their academic performance. It was verified that the better the perception of the relationship that the children establish with their parents, the better the perception of the relationship established with their teachers, so this perception is correlated with the academic performance of the students, both with retentions and without withholdings. There was still a positive correlation between the emotional support perceived by the parents towards their children and their academic performance in the case of students without retention. The study highlights the importance of the development of systemic intervention programs focused on the quality of relationships between children, parents and teachers.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Botas, Sandra Isabel de Matos. "Interações família-escola: práticas e representações de educadores de infância." Master's thesis, 2019. http://hdl.handle.net/10071/19862.

Full text
Abstract:
Este estudo pretende conhecer as práticas e representações dos educadores de Infância, no que diz respeito à interação Família-Escola, conotada como laboriosa, complexa e minuciosa. Começamos por fazer uma abordagem histórica à esta interação, tendo como referência alguns autores que analisaram nos seus estudos a relação escola família. No plano metodológico da investigação e, através de uma análise de tipo comparativa tipológica, aplicámos entrevistas estruturadas a oito educadoras de Infância, com diferentes tempos de serviço e diferentes perfis institucionais, pretendendo-se desta forma caraterizar as práticas de interação entre os educadores e as famílias, bem como, analisar as representações que os educadores fazem dessa mesma relação. As conclusões finais têm em conta o enquadramento teórico, e representam a reflexão e análise dos resultados recolhidos no estudo empírico da investigação, sobre as interações da família com a escola. Podemos, então, concluir que apesar de não existir grande diferença no discurso das educadoras, podemos salientar que as educadoras mais novas mostram-se mais preocupadas com os fatores que condicionam essa interação, e podemos também concluir que apesar de existir uma vontade dos educadores em que os pais participem cada vez mais na vida escolar dos seus filhos, e de que se estabeleçam relações de confiança, parceria, cooperação, harmonia e complementaridade, como o mencionado nas entrevistas, cremos que continua a existir uma barreira que impede os educadores de dar espaço às famílias para que essa interação se complete.
This study aims to know the practices and representations of Childhood educators, regarding the Family-School interaction, connoted as laborious, complex and thorough. We begin by taking a historical approach to this interaction, taking as reference some authors who analyzed in their studies the relation school family. At the methodological level of the research and, through a typological comparative analysis, we applied structured interviews to eight early childhood educators, with different length of service and different institutional profiles, in order to characterize the interaction practices between the educators and the teachers. families, as well as to analyze the representations that educators make of this same relationship. The final conclusions consider the theoretical framework and represent the reflection and analysis of the results collected in the empirical research study, about family interactions with school. We can therefore conclude that although there is not much difference in the discourse of educators, we can emphasize that younger educators are more concerned with the factors that condition this interaction, and we can also conclude that although there is a willingness of educators to parents to participate more and more in the school life of their children, and to establish relationships of trust, partnership, cooperation, harmony and complementarity, as mentioned in the interviews, we believe that there is still a barrier that prevents educators from giving space for families to complete this interaction.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Relação pais-professor"

1

CASSAB, MARIANA. "POLÍTICA, ARTE, RUA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: CABEM NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA?" In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.454.

Full text
Abstract:
A EXPERIÊNCIA EDUCATIVA SOCIALIZADA NESSE TRABALHO ORBITA EM TORNO DO DESAFIO DE TRAZER A POLÍTICA E O COMPROMISSO COM A CONSTRUÇÃO DO MUNDO JUSTO PARA O CENTRO DA FORMAÇÃO DOCENTE. PARA TAL, APOSTA NA RELAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS, A POLÍTICA E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. A CONJUNTURA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA DO PAIS E A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS FORAM OS CONTEÚDOS QUE DERAM SUBSTÂNCIA À AÇÃO. A EXPRESSÃO ARTÍSTICA URBANA DO LAMBE-LAMBE, A LINGUAGEM MOBILIZADA NA ATIVIDADE DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA REALIZADA NA RUA. O CONFLITO E O TENSIONAMENTO, OS SUBSTRATOS QUE MARCARAM O DEVIR DO TRABALHO. ASSIM, O TEXTO EM QUESTÃO SE OCUPA EM DISSERTAR SOBRE A ATIVIDADE 'MAIS CIÊNCIAS. MENOS CORTES", DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA DA X, QUE EXPLORA O POTENCIAL DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO POLÍTICA DOS EDUCADORES
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography