Academic literature on the topic 'Real Fábrica de Nova Oeiras'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Real Fábrica de Nova Oeiras.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Real Fábrica de Nova Oeiras"

1

Staudt, Francielly Hedler, Antonio Sérgio Coelho, and Mirian Buss Gonçalves. "Determinação da capacidade real necessária de um processo produtivo utilizando cadeia de Markov." Production 21, no. 4 (November 8, 2011): 634–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132011005000058.

Full text
Abstract:
Todas as empresas em desenvolvimento passam pelo momento de decidir se há ou não necessidade de realizar novos investimentos para suprir uma demanda crescente. Para tomar tal decisão é imprescindível conhecer se o processo atual tem capacidade de produzir a nova demanda. Porém, são raras as empresas que têm a percepção de que os refugos e retrabalhos também consomem recursos da produção e, portanto, devem ser considerados no cálculo da capacidade produtiva. A proposta deste trabalho consiste em incluir esses fatores na análise de capacidade da fábrica, utilizando uma matriz de transição estocástica da cadeia absorvente de Markov como ferramenta para obtenção do fator de capacidade. Este fator, aliado ao índice de eficiência e a demanda desejada ao fim do processo, resulta na capacidade real necessária. Um estudo de caso exemplifica a metodologia, apresentando resultados que permitem o cálculo do índice de ocupação real de cada centro produtivo. O cálculo desse índice demonstrou que alguns centros de trabalho necessitam de análises sobre investimentos em capacitação, pois ultrapassaram 90% de ocupação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Gustavo Tomaz de, and Julya Layse Oliveira Côrrea. "PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PARA MAXIMIZAÇÃO DO LUCRO LÍQUIDO: Um estudo de caso no setor calçadista." Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 4, no. 2 (December 15, 2017): 115. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed25989.

Full text
Abstract:
Ao realizar um planejamento tributário, as sociedades empresariais visam reduzir seus gastos de maneira lícita, podendo, assim, investir os valores economizados em melhorias para as empresas, o que poderá proporcionar maior crescimento e competitividade, inclusive em indústrias calçadistas. Diante dessa consideração, o presente trabalho objetiva analisar os regimes tributários Lucro Real, Presumido e Simples Nacional, para identificar aquele que maximiza o resultado líquido de uma fábrica de calçados de material sintético localizada em Nova Serrana/MG. Acrescido a esse fato, avalia-se o ônus para além dos tributos pagos, dado que se consideram os custos de conformidade, acessórios e alteráveis conforme o regime optado. Nesse contexto, vale ressaltar que a empresa em questão vem optando pelo Lucro Presumido com reconhecimento das receitas por competência. Para tanto, desenvolveu-se um estudo de caso único baseado na escrituração dos documentos fiscais, contábeis e previdenciários do ano de 2016. Nessa etapa, foram efetuadas simulações auxiliadas pela planilha eletrônica da Microsoft Excel® (2016), com reconhecimento das receitas para fins tributários por caixa e competência, bem como análise da possibilidade de redução do ônus com compensação dos prejuízos fiscais. Finalmente, esta investigação revelou que entre um regime e outro, no caso específico, poderá acarretar em uma economia anual de até quatrocentos mil reais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paiva, Brena Karoline Valentim, and Gemmelle Oliveira Santos. "Embalagens Vazias de Agrotóxicos no Ceará: Um Estudo Preliminar sobre a Problemática Social, Ambiental e da Saúde do Trabalhador." Conexões - Ciência e Tecnologia 12, no. 1 (March 1, 2018): 61. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v12i1.1239.

Full text
Abstract:
O objetivo dessa pesquisa foi discutir a dimensão social, ambiental e da saúde do trabalhador inerente à problemática das embalagens vazias de agrotóxicos no estado do Ceará. Essa pesquisa classificou-se como aplicada, exploratória, documental, de campo, com aspectos quali-quantitativos. A primeira etapa da pesquisa envolveu a revisão de literatura; a segunda envolveu visitas e entrevistas com técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (ADAGRI), Secretaria de Meio Ambiente do Estado (SEMA), Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). A terceira etapa envolveu o acompanhamento ao recebimento itinerante organizado pelo inpEV em Baturité e entrevistas com alguns agricultores. A quarta etapa envolveu a visita ao Posto de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos de Ubajara-CE. A quinta etapa consistiu em visitar a fábrica de embalagens de agrotóxicos - Greif – localizada em Maracanaú. A sexta etapa envolveu o tratamento dos dados obtidos e nova consulta à literatura. A quantidade de informações e dados oficiais sobre a coleta de embalagens vazias de agrotóxicos é insuficiente para se compreender a dimensão do problema no estado do Ceará e enquanto isso todos os riscos inerentes ao tema se ampliam. Os dados dos municípios disponibilizados pelos órgãos responsáveis no período estudado não permitem conhecer em profundidade a real situação do sistema de logística reversa das embalagens vazias. Além disso, pouco se sabe sobre os procedimentos de tríplice lavagem das embalagens que fazem parte da estatística apresentada nessa pesquisa e sobre o destino final dado a água resultante desse processo. O Sistema Campo Limpo tem se revelado como uma iniciativa positiva no que se refere ao retorno das embalagens vazias de agrotóxicos no Estado, porém insuficiente diante do consumo total desses produtos. A falta de instrução do trabalhador, supervisão técnica e fiscalização são fatores que agravam a realidade dos agricultores nos locais visitados e denunciam o não cumprimento da legislação vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Souza, Andressa Araújo, Camila Silva Santos, and Josefa de Lisboa Santos. "TRABALHO FABRIL E O PROCESSO DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL NAS INDUSTRIAS TÊXTIS DO MUNICÍPIO DE ITABUNA/BA." Revista Contemporânea 3, no. 2 (January 26, 2023): 841–54. http://dx.doi.org/10.56083/rcv3n2-013.

Full text
Abstract:
A crise estrutural do capital traz uma nova configuração a lógica produtiva, e muitas empresas se apropriam dessa realidade em busca do acúmulo de capital. No Brasil, a indústria têxtil adota o novo arranjo para o processo produtivo e a espacialização das empresas no Nordeste tem como objetivo, a busca de condições favoráveis para a produção e o lucro. Essa espacialização é também resultado dos inúmeros incentivos fiscais, do baixo poder de organização sindical e menores custos salariais em relação aos trabalhadores dos estados do Sul e Sudeste. As relações sociais processam-se através da lógica da ação política, gestão das relações sociais e desenvolvimento das forças produtivas pelo Estado, envolvendo o seu controle sobre a técnica e o saber (CARLOS, 2016). As empresas Trifil e Penalty são duas das principais fontes de trabalho da cidade de Itabuna na Bahia. Estas, foram favorecidas pela crise cacaueira e pela abundância da força de trabalho disponível, mesmo com remunerações baixas e em precárias condições. Assim, as marcas encontradas na nova configuração de produção são preocupantes, devido à inserção dos trabalhadores a lógica destrutiva que afeta todas as esferas da vida humana, e que os tornam incapazes de se articularem e reivindicarem por melhorias. O Estado contribui legalmente para o agravamento das condições de trabalho, pois o conjunto de estratégias que o capital passa a adotar, camufla um problema enquanto outro é evidenciado, reproduzindo as contradições intrínsecas do capital. De acordo com os dados do Banco do Nordeste/2014, a Indústria Têxtil brasileira apresentou tendência de queda no emprego entre 2007 e 2009 e entre 2010 e 2013. Contrastando com a evolução do emprego, o número de estabelecimentos cresceu mcontinuamente entre 2006 e 2012, diminuindo o tamanho médio das unidades produtivas de 34 para 29 empregados formais por estabelecimento. O desemprego é uma abstração que separado da análise das contradições, oculta, muito mais do que revela, sua real essência (SÓCRATES, 2007). A realidade do município de Itabuna, revela uma população que anseia por trabalho formal como forma de conseguir se reproduzir socialmente, e a proposta anunciada com a implantação das fábricas na região, a princípio era a de empregar esses sujeitos. No entanto, podemos perceber nos dois últimos anos o enxugamento das respectivas fábricas, que atualmente são umas das principais fontes de trabalho do município, e o progressivo aumento da pobreza. A expulsão dos trabalhadores do mercado de trabalho formal, os empurram à precárias condições de trabalho, e obrigam os trabalhadores formais a se submeterem as pressões exercidas no interior da fábrica, com o trabalho polivalente e flexível pela mesma remuneração, fazendo com que as empresas continuem obtendo altas taxas de lucratividade, com o aprofundamento da crise e da precarização do trabalho, a situação desses sujeitos merece ser analisada, e é o que essa pesquisa busca discutir.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carvalho, Ariane. "Sobre uma história social do trabalho e dos trabalhadores em Angola." Afro-Ásia, no. 62 (December 30, 2020). http://dx.doi.org/10.9771/aa.v0i62.42887.

Full text
Abstract:
<p>Resenha de: <br />ALFAGALI, Crislayne Gloss Marão. <em>Ferreiros e fundidores da Ilamba. Uma história social da fabricação de ferro e da Real Fábrica de Nova Oeiras</em> <em>(Angola, segunda metade do século XVIII)</em>. Luanda: Fundação Dr. António Agostinho Neto, 2018. 472p.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Real Fábrica de Nova Oeiras"

1

Godinho, André Manuel Rosa. "Paisagens pós-industriais, uma nova oportunidade de sucesso. Fábrica da Fiação de Tomar." Master's thesis, ISA/UL, 2015. http://hdl.handle.net/10400.5/11710.

Full text
Abstract:
Mestrado em Arquitetura Paisagista - Instituto Superior de Agronomia
This Master's Thesis has underlying approaching this topic, Landscapes Post-industrial, which fits the development of an intervention proposal. This is based in a first-level approach in the content related to the evolution of the industry and changes in this country, between the eighteenth and twentieth centuries. Then to exploit the results of deindustrialization, which leads to the appearance of abandoned industrial areas. The overview of post-industrial landscapes is then studied from the social point of view, cultural as well, as the relationship that is at the level of cities. At the second level the study keeps the effects of deindustrialization, then comes the study of Industrial Heritage, and legal action in their protection. For a better understanding are analysed two study cases, in Europe and other National. At the third level of approach is developed intervention proposal on the complex Fábrica da Fiação de Tomar subordinating the design process of rehabilitation, renovation and redevelopment, presenting the context and supports of the decisions taken by the link with the matters previously studied, natural and constructed spaces, with the objective valorisation environment education
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Real Fábrica de Nova Oeiras"

1

Alfagali, Crislayne. Ferreiros e fundidores da Ilamba: Uma história social da fabricação de ferro e da Real Fábrica de Nova Oeiras (Angola, segunda metade do séc. XVIII). Luanda: Fundação Dr. António Agostinho Neto, 2018.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Real Fábrica de Nova Oeiras"

1

Oliveira, Sara Stefanie de. "Indústria 4.0 no Brasil: perspectivas e desafios." In Engenharias: Atualização de Área - janeiro e fevereiro de 2023. Centro de Pesquisa, 2023. http://dx.doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/livros/1801.

Full text
Abstract:
As Revoluções Industriais apresentam formas disruptivas, trazendo mudanças de paradigmas que impactam as mais variadas áreas da sociedade, transformando, principalmente, a forma como a matéria é processada para a fabricação dos bens de consumo. Segundo Viana (2022), Durante a Primeira Revolução Industrial, as instalações de produção mecânica foram desenvolvidas com a ajuda de fontes de água e vapor. Durante a Segunda Revolução Industrial, a produção em massa foi realizada com a ajuda de energia elétrica. Durante a Terceira Revolução Industrial, as tecnologias eletrônicas e de informação foram introduzidas, promovendo a automação da produção. Durante a Quarta Revolução Industrial, o uso de sistemas ciberfísicos (CPS) desencadeou uma mudança de paradigma nas indústrias, em particular no setor de manufatura. Impulsionada pelo crescente desenvolvimento da tecnologia, principalmente das IoT (Internet of Things) e dos Sistemas Ciberfísicos (CPS), a quarta Revolução Industrial trouxe uma nova forma de processamento da matéria prima, possibilitando a aplicação da tecnologia na indústria, que passou a ser considerada como Indústria 4.0. Ela é respaldada por 6 princípios, sendo eles: Interoperabilidade: a capacidade de máquinas, dispositivos, sensores e pessoas de conectar e comunicar através da Internet das Coisas (IoT) e Computação em Nuvem. Descentralização: a habilidade de sistemas ciber-físicos de tomar decisões por conta própria e executar tarefas da forma mais autônoma possível. Orientação ao serviço: a habilidade de sistemas ciber-físicos de ajudar humanos ao agregar e visualizar informações sobre a fábrica e, então, sugerir soluções. Além da capacidade de apoiar fisicamente os seres humanos em tarefas exaustivas ou inseguras. Virtualização: a habilidade de sistemas de informação de criar cópias virtuais das fábricas inteligentes, permitindo a rastreabilidade e monitoramento remoto de todos os processos. Capacidade em tempo real: coleta e análise de dados e entrega de conhecimento de forma instantânea, permitindo a tomada de decisões em tempo real. Modularidade: adaptação flexível das fábricas inteligentes para requisitos mutáveis através da reposição ou expansão de módulos individuais (TAKAYAMA e PANHAN, 2022). Entretanto, sabe-se que a implementação deste modelo industrial no Brasil perpassa por muitos desafios. Dentre eles, pode-se citar: a facilidade de ataques cibernéticos, devido à falta de estrutura e equipamentos adequados; a baixa escolaridade dos funcionários; o alto investimento para implementação; a dificuldade de se estabelecer uma padronização na comunicação entre os sistemas, equipamentos ou entre a máquina e o operador; alto consumo de energia elétrica; a falta de capacitação dos fornecedores da cadeia produtiva, entre outros (PACCHINI et al., 2020). Nesse contexto, este capítulo tem como objetivo trazer uma breve reflexão sobre as perspectivas e os desafios para a implementação da indústria 4.0 no Brasil. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura, selecionando apenas artigos científicos publicados nos últimos 2 anos, ou seja, de 2020 a 2022.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography