To see the other types of publications on this topic, follow the link: Projeto Nordeste.

Journal articles on the topic 'Projeto Nordeste'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Projeto Nordeste.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

De Lima, Margarida Maria Feliciano, and Carlos Américo Leite Moreira. "A economia solidária e a experiência das costureiras de coité-pedreiras." Revista Econômica do Nordeste 41, no. 2 (March 24, 2017): 213–26. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2010.303.

Full text
Abstract:
Tem por objeto de estudo o projeto de economia solidária “Apoio ao Grupo Solidário de Costureiras de Coité-Pedreiras”, apoiado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional (FDR), que atende projetos sociais e é administrado pelo Banco do Nordeste do Brasil. Usa como método a trajetória do projeto de economia solidária dentro do Banco do Nordeste, relatando entrevistas realizadas com os atores envolvidos na experiência. Apresenta os seguintes resultados do projeto: acesso ao crédito, oportunidade de primeiro emprego, qualificação de mão-de-obra para o mercado, ganho de dignidade, ocupação e renda, dentre outros pontos. Tais resultados, não exaustivos, indicam a necessidade de estudos complementares sobre a aplicabilidade de recursos do FDR e seus efeitos perante a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pessis, Anne-Marie. "SERTÃO - Fronteira do Medo. Socorro Ferraz e Bartira Ferraz Barbosa, Ed. da UFPE, 2015, Recife, p. 283 ISBN 978-85-415-0716-5." CLIO – Arqueológica 36, no. 1 (June 10, 2021): 170. http://dx.doi.org/10.51359/2448-2331.2021.250752.

Full text
Abstract:
Esta obra é o resultado de pesquisas históricas e arqueológicas a partir de fontes primárias e projetos realizados pelas autoras em décadas passadas. Entre eles, o Projeto Itaparica de Salvamento Arqueológico e Histórico, UFPE-CHESF, na década de 1980, o Projeto Opara, UFPE-CHESF, a partir de 2010 e o Projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste do Brasil iniciado em 2012.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vieira, Flávio Lúcio Rodrigues. "O banco mundial e o combate à pobreza no nordeste: o caso da Paraíba." Caderno CRH 21, no. 52 (April 2008): 113–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792008000100009.

Full text
Abstract:
Neste artigo, é estudada a participação do Banco Mundial no financiamento do Projeto Cooperar, um plano de combate à pobreza, em execução pelo Governo da Paraíba desde 1997. Na primeira parte, enfocamos a atuação do BIRD, analisando as mudanças ocorridas nas estratégias aplicadas no Nordeste e a crescente participação dessa instituição internacional no financiamento de políticas de desenvolvimento voltadas para a região. Procuramos enfatizar as mudanças ocorridas na estratégia do Banco Mundial voltados ao financiamento de projetos orientados pela idéia de desenvolvimento rural, experiências que foram fundamentais para o aperfeiçoamento dos mecanismos de atuação do BIRD no Brasil e que constituem elementos antecedentes da estratégia de combate à pobreza no Nordeste durante a década de 1990. Na segunda parte, a análise é orientada para o Projeto Cooperar, exemplar de política de combate à pobreza no Nordeste, quando são examinadas suas origens, sua estratégia e o nível de interferência do Banco Mundial na implementação da estratégia de desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Razky, Abdelhak, and Yuko Takano. "Unidades Fraseológicas da Culinária do Nordeste." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944, no. 65 (April 12, 2024): 170. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v0i65.16054.

Full text
Abstract:
O presente estudo integra o projeto internacional Dialetopédia - Variação Lexical no Português, uma rede de cooperação científica entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Lisboa. O trabalho tem como objetivo a documentação e descrição de um recorte de unidades fraseológicas da culinária da região Nordeste do Brasil. Assim, à luz dos conceitos dos estudos do universo do léxico e lexicografia (Ahmed; Omer, 2017; Bussmann, 2006; Ferreira; Almeida; Correia, 2013; Sinclair, 2004; Xavier, 2011) e por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica (Gil, 2002; Godoy, 1995), selecionaram-se doze unidades fraseológicas, que foram posteriormente organizadas de modo a compor o banco de dados do projeto Dialetopédia. Os resultados mostram a atuação direta de fatores histórico-culturais na formação dos fraseologismos e a importância dos glossários enciclopédicos para o mapeamento e registro das unidades fraseológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Santos, S. H. C., S. Souza Lima, and F. C. M. Silva. "Risco sísmico na Região Nordeste do Brasil." Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 3, no. 3 (September 2010): 374–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952010000300008.

Full text
Abstract:
O território brasileiro apresenta baixa atividade sísmica, característica de região tectônica intra-placas. Entretanto, os efeitos dos sismos não podem ser simplesmente desconsiderados em projetos de engenharia. Assim, é apresentado neste trabalho um estudo da sismicidade da região Nordeste do Brasil, que por estar posicionada próxima à falha do Atlântico Central, a leva a apresentar uma taxa de atividade sísmica com con- tinuidade de ocorrência mais alta do que a de outras regiões brasileiras. Dentro deste contexto, são calculadas as recorrências sísmicas e as distribuições probabilísticas de acelerações espectrais para a região. De posse desses valores, são determinados os espectros de resposta de projeto para a região, fazendo as devidas comparações entre os resultados obtidos para cada período de recorrência com o espectro apresen- tado pela Norma Brasileira de Sismos NBR 15421.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sobel, Tiago Farias, and Ecio de Farias Costa. "Impactos na geração de empregos e renda da implantação do projeto pontal no Vale do São Francisco." Revista Econômica do Nordeste 35, no. 3 (December 27, 2017): 405–23. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2004.794.

Full text
Abstract:
O presente trabalho estima os impactos diretos e indiretos gerados pelo Projeto de Irrigação doPontal sobre os níveis de emprego e renda da região do Vale do São Francisco. O Projeto de Irrigação do Pontal vem sendo desenvolvido pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) em Petrolina, visando ao desenvolvimento regional. O estudo utiliza coeficientes técnicos de emprego e renda para a região Nordeste. Procurou identificar quais setores e regiões são mais beneficiados com a implementação de tal projeto, descrevendo a dinâmica de como tais efeitos podem ocorrer na economia. Conclui que o Projeto de Irrigação do Pontal contribui para o desenvolvimento não só da cidade de Petrolina, como também da região Nordeste, através de seus impactos diretos e indiretos sobre os níveis de emprego e renda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sousa, José Freitas. "Um Projeto Autônomo de Colonização para o Nordeste do Brasil (1859-1879)." Revista Econômica do Nordeste 48, no. 1 (September 20, 2017): 145–61. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2017.375.

Full text
Abstract:
ResumoNesse artigo se discutem as condições sociais, políticas e econômicas para a implantação de um projeto autônomo de colonização para a região Nordeste do Brasil. Para isso, considera-se o processo de povoamento da região e o projeto apresentado ao rei Pedro II pela Comissão Científica de Exploração que percorreu o Ceará entre 1859 e 1861. Essa comissão defendeu a viabilidade das condições geoclimáticas do Nordeste para a realização de agricultura e pecuária no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, durante a seca de 1877-79. Como contraponto, surgiu uma proposta ligada à construção de grandes açudes. Com isso, a política de combate às secas resultou da negação da possibilidade de um projeto autônomo de colonização para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Melo, Alcilia Afonso de Albuquerque. "Fábrica Wallig do nordeste S.A." Labor e Engenho 13 (November 4, 2019): e019011. http://dx.doi.org/10.20396/labore.v13i0.8655916.

Full text
Abstract:
Este artigo trata-se de uma análise arquitetônica do complexo industrial que abrigou a Fábrica Wallig Nordeste S.A, localizada no bairro do Distrito Industrial da cidade de Campina Grande, agreste paraibano. Possui como objetivo, refletir sobre a instalação de projetos arquitetônicos oriundos de regiões brasileiras distintas geograficamente, mas que procuraram adaptações aos condicionantes do lugar no qual a obra foi edificada, trabalhando com uma mão de obra local, e procurando soluções construtivas que empregassem materiais e técnicas do território. Na contemporaneidade, observa-se que os acervos modernos e industriais encontram-se em constante risco, e por isso, a importância em refletir sobre a preservação dos mesmos. A edificação/objeto desse artigo- era sede da empresa Wallig Nordeste S.A, uma fábrica de fogões domésticos pertencente ao Grupo Wallig do Rio Grande do Sul. O autor do projeto do grande complexo industrial foi o escritório “Sérgio e Pellegrini Cia Ltda, Estúdio de arquitetura, urbanismo e decorações”, localizado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul e que o apresentou em 1965 para os trâmites legais. A solução projetual denota uma preocupação em resolver os problemas climáticos locais, ao observar-se uma série de soluções que serão abordadas nesse artigo, levando à discussão da estreita relação entre a produção arquitetônica industrial e o lugar. Após o fechamento da fábrica, a edificação manteve-se inutilizada por mais de vinte anos, e somente em 2006, a mesma voltou a ser utilizada, quando foi criado o Condomínio Industrial Wallig que abriga dezesseis microempresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Secchieri Bailão, André. "Isótopos das águas brasileiras para o desenvolvimento." Revista Brasileira de História da Ciência 17, no. 1 (July 22, 2024): 160–86. http://dx.doi.org/10.53727/rbhc.v17i1.1009.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os itinerários de cientistas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena) e suas pesquisas sobre as águas do Nordeste e da Amazônia entre 1960 e 1970 e, de forma mais ampla, apresenta a hidrologia isotópica transnacional durante a Guerra Fria. O Cena, vinculado à Comissão Nacional de Energia Nuclear e à Universidade de São Paulo em Piracicaba, fez parte de um convênio de cooperação técnica com as Nações Unidas, gerido pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), e recebeu visitas técnicas de muitos peritos estrangeiros dos Estados Unidos, Europa e Israel. Eneas Salati, professor do Cena, montou o laboratório de ecologia isotópica em 1968 e coordenou uma rede transnacional para auxiliar o governo brasileiro em estudos hidrológicos. Este artigo apresenta a constituição dessa rede e o papel central dos pesquisadores brasileiros na formulação das agendas e dos resultados de pesquisa. Os trabalhos da rede focaram-se principalmente no sertão do Nordeste e na Amazônia, para onde voltavam-se projetos desenvolvimentistas do regime militar, e buscavam apoiar a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Enquanto no projeto no semiárido os pesquisadores buscavam encontrar maneiras de ampliar o acesso à água, numa região caracterizada como carente em recursos hídricos de qualidade, no projeto conduzido na Amazônia os pesquisadores levantavam a hipótese de um equilíbrio entre a floresta e o clima, que poderia ser alterado pelos projetos desenvolvimentistas e o crescente desmatamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sousa, Jose Freitas. "PLANOS DE ASSISTÊNCIA AOS DESVALIDOS DAS SECAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL (1878-1915)." Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História 73 (May 1, 2022): 329–56. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2767.2022v73p329-356.

Full text
Abstract:
A implantação de planos de assistência aos desvalidos das secas foi consequência da execução do projeto Pompeu Sinimbú no Ceará, cuja estratégia era equacionar o problema do desequilíbrio econômico entre as regiões Nordeste e Centro-Sul do Brasil entre 1878 e 1959. O projeto se baseava na ideia de realizar o progresso da região Nordeste do Brasil por meio de obras, que empregassem a mão de obra dos retirantes aptos para o trabalho, sob a coordenação dos governos locais ou por meio de órgãos públicos. Por isso, era preciso planejar a organização desses trabalhadores deslocados de seus domicílios e a distribuição de alimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Enap, RSP. "0 Nordeste e a Constituinte - Vilar de Queiroz defende projeto." Revista do Serviço Público 43, no. 7 (June 12, 2017): 38–39. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i7.1905.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Peled, Yiftah, and Elaine de Azevedo. "POLISFINGE: Decifra-me ou devoro-te." Art&Sensorium 3, no. 1 (June 24, 2016): 29–39. http://dx.doi.org/10.33871/23580437.2016.3.1.29-39.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta conteúdos do projeto denominado "Turismo Definitivo: Escultura pública na Praça da Sé" , realizado no Centro Cultural Banco do Nordeste, na cidade de Fortaleza, Ceará. O projeto se propõe a estimular uma discussão sobre o lugar da obra de arte no espaço público - sem se instalar no espaço fí­sico. Entende-se aqui o espaço público como lugar constituí­do por discursos e pautado em ideologias e jogos de forças entre poderes. A partir desse projeto, realiza-se nesse artigo uma reflexão sobre as esferas públicas que apoiam projetos de arte pública; sobre diferentes dimensões relacionadas a produção contemporânea de obras de arte no espaço público; sobre a participação, sobre a ficcionalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Jurgenfeld, Vanessa Follmann. "A grande articulação política de Celso Furtado para a criação da SUDENE, retratada pelo “Correio da Manhã”." História Econômica & História de Empresas 24, no. 1 (December 13, 2020): 98–130. http://dx.doi.org/10.29182/hehe.v24i1.782.

Full text
Abstract:
O projeto de Celso Furtado para a transformação do Nordeste iniciou-se, na prática, em 1959, ano que envolveu um grande esforço político para que, como coordenador da OPENO e do CODENO, sua interpretação sobre o Nordeste e o seu plano de desenvolvimento, que resultaria na criação da SUDENE, fossem aceitos pela maioria da sociedade brasileira. O jornal “Correio da Manhã” apoiou explicitamente o projeto por meio de editoriais e fez várias reportagens sobre os assuntos trazidos ao debate público por Furtado. Suas páginas são capazes de revelar a grande articulação política de Furtado e sua influência na discussão do país em torno das características históricas e estruturais que conformavam o subdesenvolvimento nordestino, das relações econômicas cada vez mais desiguais entre a região Nordeste e o Centro-Sul, da importância da industrialização da região, dos grandes interesses políticos em torno dos latifúndios e das obras do DNOCS, entre outros assuntos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Araújo, Maria de Fátima Moura de, Adriana Del Fiaco, Eline Heringer Werner, and Bethsáida de Abreu Soares Schmitz. "Incentivo ao aleitamento materno no Brasil: evolução do Projeto Carteiro Amigo da Amamentação de 1996 a 2002." Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 3, no. 2 (June 2003): 195–204. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292003000200010.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: analisar a evolução do Projeto Carteiro Amigo nos anos de 1996 a 2002 no Brasil. MÉTODOS: foi realizado estudo descritivo. Os dados foram coletados por meio de relatórios e de contatos telefônicos com os setores responsáveis nos estados. RESULTADOS: o Ministério da Saúde implantou o Projeto, em 1999, em oito estados do Nordeste brasileiro onde foram treinados 3.000 carteiros e potencialmente beneficiadas 665.000 crianças menores de um ano e gestantes. No ano de 2000 o projeto treinou 6.100 carteiros das regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste, que levaram informações para cerca de 1.000.000 de mães de crianças menores de um ano e gestantes. Nos anos de 2001 e 2002 o projeto aconteceu em todo o Brasil. Em 2001 participaram 16.500 carteiros beneficiando 2.900.000 crianças menores de um ano e gestantes. Em 2002, foram treinados 23.400 carteiros, estimando-se cerca de 3.400.000 os beneficiários. CONCLUSÕES: esse projeto, em processo crescente no país, conquistou a confiança da população, e dos parceiros envolvidos, sendo uma estratégia importante para incentivar a prática da amamentação no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Gomes, Alexandre Oliveira, Lara Erendira Andrade, and Manuela Schilacci. "“SAIR DO PAPEL PARA A VIDA!”: ENTREVISTA COM SAULO FERREIRA FEITOSA." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 11, no. 28 (December 28, 2020): 659. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n28.p659-684.

Full text
Abstract:
Entrevista com o indigenista Saulo Ferreira Feitosa, realizada no dia 3 de outubro de 2017, nas dependências do Centro Acadêmico do Agreste, em Caruaru, Estado de Pernambuco, em âmbito do projeto Memórias Indigenistas no Nordeste, que vem desenvolvendo um conjunto de ações integradas voltadas para a recuperação, organização, documentação e disponibilização de acervos (fotográfico, hemerográfico, audiovisual e sonoro) construídos durante a atuação do Cimi/NE desde sua fundação, na década de 1970. A entrevista foi realizada no âmbito do projeto intitulado “Pesquisando a memória das imagens, contando a história indígena e do indigenismo no Nordeste”, incentivado pelo Edital Funcultura 2014, da Fudarpe-SECULT/PE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Melo, Dra Afonso. "O ENSINO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS NA CONTEMPORANEIDADE: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA NO NORDESTE BRASILEIRO." Revista Projetar - Projeto e Percepção do Ambiente 2, no. 1 (October 8, 2017): 33–43. http://dx.doi.org/10.21680/2448-296x.2017v2n1id16593.

Full text
Abstract:
O texto possui como objeto de discussão, um olhar crítico a respeito do ensino de projeto de arquitetura em cursos de graduação e pós graduação em cidades do nordeste brasileiro, tomando como referência, alguns projetos arquitetônicos produzidos como trabalhos de conclusão de cursos em cidades como Teresina (Piauí) e Campina Grande (Paraíba)- nos quais possuo experiência acadêmica. Como objetivo, pretende realizar uma reflexão a respeito das metodologias de ensino do processo projetual, relacionando este com a prática profissional, voltada à criação de espaços na contemporaneidade. Justifica-se pela necessidade em discutir questões pertinentes ao surgimento de novos programas que a sociedade pós moderna demanda. Como metodologia para seu desenvolvimento, inicialmente, serão tratadas questões que discutem a necessidade de um embasamento teórico no ensino de projeto e na prática projetual, para em um segundo momento, observar as demandas programáticas da cidade contemporânea e analisar de que forma, a produção projetual acadêmica vem atendendo a tais pontos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pinto, Gustavo Louis Henrique. "“Lei de Irrigação” (1959) da Sudene: desapropriação e questão fundiária no Nordeste." Revista de História, no. 182 (September 22, 2023): 1–31. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.203600.

Full text
Abstract:
A “Lei de Irrigação” foi o primeiro instrumento de regulação legislativa proposto pela Operação Nordeste, em 1959, e representa a gênese do enfrentamento da questão agrária pela Sudene. O debate e a aprovação desse projeto pelo Conselho Deliberativo do Codeno, órgão que precedeu a Sudene, expõe as disputas políticas em torno da possibilidade de desapropriação de terras, opondo as elites algodoeiras-pecuaristas cearenses ligadas ao DNOCS ao projeto da Sudene. Este trabalho analisa a formulação da “Lei de Irrigação” (PL nº 882/1959) a partir das atas do Conselho Deliberativo, observando seus antecedentes, a coalizão entre governadores nordestinos, Exército, empresários industriais, Igreja Católica e técnicos do DNOCS, assim como a reação cearense e o debate legislativo nos anos de 1959 e 1960 que obstaculizou sua aprovação. A proposta de desapropriações das áreas irrigadas com financiamento público, apesar de ser histórica na região e ser um projeto de reforma agrária moderada em sua extensão, expõe a questão fundiária latente ao projeto e o seu consequente impedimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Silva, Rafael Rodrigues, Maria Rafaela Soares Teixeira, and Flavia Tatiane Ribeiro de Lima Rodrigues. "Uma Análise da Gestão de Projetos de Extensão de uma Instituição Federal de Ensino." Revista de Gestão e Secretariado 7, no. 3 (December 2, 2016): 150–71. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v7i3.502.

Full text
Abstract:
Este trabalho se propõe a analisar a gestão dos projetos de extensão de uma instituição federal de ensino localizada no nordeste brasileiro. Sabe-se que gerenciar projetos é aplicar conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de atender aos requisitos. Portanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, que detalhou os processos de gerenciamento dos projetos de extensão baseando-se nas definições do Project Management Body of Knowlegde (PMBOK). Sendo assim, esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso, no qual se realizaram análises dos editais de seleção dos projetos e entrevista com o coordenador de extensão do campus. Os resultados mostraram que a instituição está em consonância com um guia que contém boas práticas de gerenciamento de projetos, o PMBOK; entretanto, existem alguns aspectos que precisam ser melhorados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Amorim-Silva, Luciene do Socorro, Francisco Pereira De Oliveira, Neidivaldo Santana Cruz, Izabel Odilene Medeiros Lima, Ellen Cristina Rocha Aranha Dos Santos, Joaquim Furtado Pinheiro, Josiel da Luz Silva, and Nádila Nonnielly Fontel do Rosário De Quadros. "As narrativas docentes sobre o projeto político-pedagógico numa escola do nordeste, Pará-Brasil." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, no. 1 (January 16, 2024): 2738–58. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.1-162.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa é o resultado de pesquisa de campo no ano numa escola público do município de Viseu, nordeste do Pará, costa da Amazônia brasileira. O principal objetivo foi compreender as narrativas e concepção dos docentes sobre as contribuições do Projeto Político-Pedagógico no processo educacional na Escola Municipal Dr. Álvaro Adolfo. A pergunta motivadora da pesquisa foi pensada sobre as narrativas docentes concernentes ao Projeto Político-Pedagógico da referida Escola – em que medida este Projeto contribui para com a prática educativa no olhar dos docentes? Como são pensadas as políticas de elaboração e efetivação do Projeto Político-Pedagógico? A metodologia foi definida partir da abordagem qualitativa, em que se utilizaram técnicas e instrumentos de pesquisa para alcançar o objeto pesquisado, onde foram aplicados questionários com perguntas semiestruturadas para nove docentes da referida escola. A análise dos dados coletados ocorreu por meio da interpretação da fala dos sujeitos dos docentes entrevistados. O principal resultado revelou que o Projeto Político-Pedagógico da referida Escola não traz contribuições significativas na prática educativa dos docentes, assim como não houve e não há políticas de elaboração e de efetivação do Projeto na referida Escola, apesar de existir. Conclusivamente, ressalta-se que as práticas educativas são efetivadas mediante ao planejamento escolar, todavia, essas práticas não são visibilizadas a partir do Projeto Político-Pedagógica, o que, de certa forma, traz a reflexão sobre o processo de elaboração deste instrumento desvinculado dos processos cotidianos da Escola.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Dos Santos, Júnio Gregório Roza, and Selma Simões De Castro. "AVALIAÇÃO DE SUSTENTABILIDADE DE ASSENTAMENTOS RURAIS NO BRASIL: UMA PROPOSTA METODOLOGICA." Caminhos de Geografia 23, no. 85 (February 4, 2022): 157–76. http://dx.doi.org/10.14393/rcg238557471.

Full text
Abstract:
O desenvolvimento sustentável possibilita melhorar as políticas públicas do programa de Reforma Agrária, por contemplar abordagem ampla e multifuncional de desenvolvimento viabilizando sua inserção econômica, ao menos no mercado regional, e uma maior qualidade de vida dos beneficiários, além da conservação de recursos naturais. O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia de avaliação da sustentabilidade de Projetos de Assentamentos (PAs) no país, associando as dimensões da sustentabilidade às Funções de Uso das Terras (FUTs). A metodologia foi testada em dois PAs do estado de Goiás, um no sul e outro no nordeste do estado, socioeconomicamente bem contrastados. Os resultados corroboraram o contraste: o do sul mais próximo da sustentabilidade e do nordeste, ao contrário, bem distante. As causas se encontram na diferente aptidão agrícola, no acesso às técnicas e recursos financeiros para o uso e manejo dos solos e na inserção na economia local e regional, todos maiores e melhores no sul do que no nordeste. Conclui-se que a metodologia é satisfatória e pode ser aplicada em qualquer Projeto de Assentamento agrícola no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Beltrão, Maria da Conceíção de M. C., Martha Locks, and Darlan Cordeiro. "Project Central (Bahia, Brazil): rock art in the Chapada Diamantina uplands." Revista de Arqueologia 8, no. 1 (July 1, 1994): 337–51. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v8i1.484.

Full text
Abstract:
Iniciado em 1982, o Projeto Central cobre uma área de 105.000 m2 com o seu epicentro no município de Central, no coração da caatinga. Um dos objetivos do projeto é estudar as milhares de pinturas rupestres da ârea, das quais aquelas com representações de mamíferos tem sido estudadas deølhadamente desde 1987 Beltrão e Lock, 1988). Sítios no quartzito pré-cambiano, no municlpio de Morro do Chapéu na borda nordeste da Chapada Diamantina, contém considerável número de pinturas, principalmente mamlferos (veados), seguido por antropomorfos e pássaros. Nestes sltios 947o das pinturas representam "Bionmr,fos emâÇãs"l e 67o das figuras2 são "biomorfos estáticos"3. Na porção noroeste da chapada, em contraste, nas pinturas encontradas nos municípios de Central, Xique-xique, Uibaf e Gentio de Ouro, existe sempre uma diversidade de zoomorfos, entretanto um ou outro pode predominar. Aqui, além disso, 96% representam figuras isoladas de "biomorfos estáticos", enquanto 47o de "biomorfos de ação". A cor vermelhachapada, técnica de cor sólida predomina em ambas as áreas. Nesta área, especialmente nos sítios dos "canyons" de quartzitos, o estilo é Serra Azul, na tradição geométrica descrita por Guidon (1980) e as pinturas são chefiadas pelos mamíferos, alguns do Pleistoceno. Nos sltios e borda da nordeste da chapada, também em quartzito quatro tradiçõesestão representadas: Planalto @rous, l98l), Nordeste (guidon, 1975,1978-80 e 1981), São Francisco (Prous, 1981) e Geométrica, estilo Búzios (Beltrão et alii, 1990). Nossa interpretação preliminar sugere que, no nordeste da chapada, o homem pré-histórico buscou representar arelação entre o céu e a terra e, na porção nordeste, a relação entre homens e animais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Elia de Almeida Magalhães, Ricardo. "Aprender é uma viagem: reflexões marioandradianas sobre arte e educação." CAMINHOS DA EDUCAÇÃO: diálogos, culturas e diversidades 2, no. 3 (September 24, 2020): 92–119. http://dx.doi.org/10.26694/caedu.v2i3.10869.

Full text
Abstract:
Este trabalho investiga dois objetos principais: o livro “O turista aprendiz”, escrito por Mário de Andrade durante suas viagens pelo Norte e Nordeste do Brasil entre 1927 e 1929 e o projeto pedagógico “Parques Infantis” implementado pelo escritor na cidade de São Paulo entre 1935 e 1938. Destes dois objetos de pesquisa emergem pontos de contato, temas recorrentes que revelam a concepção de Mário de Andrade sobre arte e educação. Este artigo busca esmiuçar estes temas no intuito de revelar concepções que balizam o pensamento e o fazer artístico do autor neste período. No fim da década de 1920, Mário de Andrade fez duas viagens, uma para o Norte passando pelo Nordeste e outra para o Nordeste do Brasil. As suas impressões, concebidas como um diário de viagem e publicadas na década de 1970 com o título “O turista aprendiz”, buscam apreender a identidade brasileira, em suas múltiplas faces, através dos costumes e especificidades de cada local visitado. Na década de 1930, no período em que foi diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Mário de Andrade pôs em prática um projeto de educação infantil denominado “Parques Infantis”, no qual crianças realizavam atividades artísticas ao ar livre inspiradas em diversas manifestações culturais do Brasil. Assim, este trabalho busca ampliar o conhecimento acerca da História da Educação no Brasil e na América Latina, e nos permite refletir sobre assuntos de grande relevância para os dias de hoje referente às mobilidades, trocas culturais, identidade, diversidade, arte, imaginação e projetos educacionais. Palavras-chave: Arte. Educação. Mário de Andrade. O turista aprendiz. Parques Infantis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Do Nascimento, Gian Carlos Rodrigues, Caroline Magna de Oliveira Costa, Danielly Santos dos Anjos Cardoso, Isabel Comassetto, Igor Michel Ramos Dos Santos, Janaina Ferro Pereira, Nayara Alexandra Rodrigues Da Silva, and Andressa Rodrigues Sabino Ricardo Moraes. "Atenção à saúde da população negra: um olhar sob a perspectiva dos cursos de graduação em saúde." CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 16, no. 8 (August 29, 2023): 12815–35. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.16n.8-232.

Full text
Abstract:
O Projeto Político Pedagógico (PPP) se configura enquanto documento que norteia as práticas educacionais e garante a autonomia para as instituições de ensino, estabelecendo, principalmente, objetivos do ambiente educacional. A seguir, por meio dos marcos legais referenciais da PNISPN, DCNERER e DCNs dos cursos, apresenta-se uma análise da abordagem da atenção à saúde da população negra nos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de graduação em saúde de uma Universidade Pública Federal Do Nordeste Brasileiro e seus desdobramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

DE ALMEIDA MAGALHÃES, RICARDO ELIA. "A RELAÇÃO ENTRE VIAGEM, EDUCAÇÃO E IDENTIDADE PARA MÁRIO DE ANDRADE." Linguagens, Educação e Sociedade, no. 39 (April 15, 2018): 91–110. http://dx.doi.org/10.26694/les.v0i39.7966.

Full text
Abstract:
Este trabalho investiga a relação estabelecida entre viagem e educação no livro “O Turista Aprendiz”, de Mário de Andrade, escrito na década de 1920, e em seu projeto educacional “Parques Infantis”, implementado na cidade de São Paulo na década de 1930. A pesquisa investiga a forma como Mário de Andrade concebeu suas viagens de uma perspectiva educacional e como em seu projeto educacional, o intelectual colocou em prática elementos assimilados durante as suas viagens. No fim da década de 1920, o autor fez duas viagens, uma para o Norte passando pelo Nordeste e outra para o Nordeste no Brasil. As suas impressões, concebidas como um diário de viagem e publicadas na década de 1970 com o título “O Turista Aprendiz”, buscam apreender a identidade brasileira, em suas múltiplas faces, através dos costumes e especificidades de cada local visitado. Na década de 1930, no período em que foi diretor do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Mário de Andrade pôs em prática um projeto de educação infantil denominado “Parques Infantis”, no qual crianças realizavam atividades artísticas ao ar livre inspiradas em diversas manifestações culturais do Brasil. Assim, este trabalho tem importância pela atualidade do tema; busca ampliar o conhecimento acerca da História da Educação no Brasil; e nos permite refletir sobre assuntos de grande relevância para os dias de hoje referente às mobilidades, trocas culturais, identidade, diversidade, imaginação e projetos educacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Gois, Magaly Nunes de. "Gênero, programas e projetos especiais de combate à pobreza no campo nordestino: a participação das mulheres no Projeto Dom Távora em Sergipe." Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 6 (January 12, 2021): 1092–117. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2020v6.p1092.

Full text
Abstract:
O Projeto de Desenvolvimento de Negócios Rurais para Pequenos Produtores/Projeto Dom Távora é o projeto especial em execução em alguns estados da região Nordeste, incluindo Sergipe. O Acordo de Empréstimo e o Manual de Operações determinam que as comunidades quilombolas, povos indígenas, jovens e mulheres têm prioridade de atendimento. As mulheres rurais organizadas em associações e cooperativas devem ter acesso as ações e recursos correspondendo a 30% das pessoas atendidas. O presente artigo discute, a partir de uma perspectiva de gênero, a inserção e participação das mulheres no Projeto Dom Távora com base nos resultados obtidos até março de 2020 a fim de verificar se os resultados estão contribuindo para a inserção das mulheres nas associações e cooperativas e para o acesso as ações e recursos, configurado pelo financiamento e implantação de Planos de Negócios pensados, executados e geridos pelas mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Andrade, Diniz Xavier de. "FERTILIZANTES INORGÂNICOS*." Revista Econômica do Nordeste 4, no. 12 (September 1, 2023): 98–115. http://dx.doi.org/10.61673/ren.1972.1761.

Full text
Abstract:
*O presente artigo é um capítulo da monografia sobre "Mineração", que integra o projeto "Perspectivas de desenvolvimento do Nordeste até 1980". Seu autor foi Diretor do Departamento de Recursos Naturais e, posteriormente, Superintendente-Adjunto da Sudene.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Miranda, Ricardo N. "AVALIAÇÃO DO PROJETO NORDESTE E DO PROGRAMA DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR." Revista Econômica do Nordeste 22, no. 1 (December 23, 1991): 9–45. http://dx.doi.org/10.61673/ren.1991.2277.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Martins, Andréa Maria Eleutério de Barros Lima, Desirée Sant'Ana Haikal, Samantha Mourão Pereira, and Sandhi Maria Barreto. "Uso de serviços odontológicos por rotina entre idosos brasileiros: Projeto SB Brasil." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 7 (July 2008): 1651–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008000700020.

Full text
Abstract:
Investigou-se o uso de serviços odontológicos por rotina entre idosos brasileiros participantes do Projeto SB Brasil. Desses, 2.305 eram dentados, 2.704, edentados, a prevalência do uso foi de 20% e 17%, respectivamente. A regressão logística mostrou que, entre dentados, o uso foi maior entre aqueles com maior escolaridade e menor entre residentes no Norte e Nordeste; na zona rural; que não usaram no último ano; que não foram informados sobre como evitar problemas bucais; que relataram dor; que necessitavam de próteses e de tratamento periodontal; que autoperceberam sua mastigação regular; cuja condição bucal afetava o relacionamento; que autoperceberam sua fala ruim/péssima. Entre edentados, o uso por rotina foi maior entre aqueles com maior escolaridade e entre usuários de serviços pagos. Foi menor entre não brancos; residentes no nordeste; na zona rural; que não usaram no último ano; que não foram informados sobre como evitar problemas bucais; os com menor renda; que necessitavam de prótese; cuja condição bucal afetava o relacionamento. Iniqüidades, barreiras financeiras e falta de informações parecem prejudicar o uso rotineiro, indicando necessidade de políticas públicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Gatti, Bernardete A. "Avaliação educacional no Brasil: experiências, problemas, recomendações." Estudos em Avaliação Educacional, no. 10 (December 30, 1994): 67. http://dx.doi.org/10.18222/eae01019942320.

Full text
Abstract:
<span style="font: 13px/normal verdana, arial; color: #000000; text-transform: none; text-indent: 0px; letter-spacing: normal; word-spacing: 0px; float: none; display: inline !important; white-space: normal; background-color: #ffffff;">A autora coloca em discussão dados relativos a diferentes projetos de avaliação como agente externo aos sistemas. Tanto o amplo programa de avaliação instituído pelo MEC em 1987, quanto a avaliação realizada na área rural do Nordeste - Projeto EDURURAL - e a promovida entre alunos do Ensino Fundamental, em escolas do Paraná, revelaram graves problemas de desempenho desses alunos.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Branco, José Eduardo Holler, Jose Vicente Caixeta Filho, Augusto Hauber Gameiro, Carlos Eduardo Osório Xavier, Maria Andrade Pinheiro, and Warli Anjos De Souza. "Otimização logística para o transporte multimodal de safras agrícolas no Brasil com foco no corredor Nordeste." Revista Econômica do Nordeste 43, no. 1 (November 17, 2016): 67–92. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2012.201.

Full text
Abstract:
Apresenta os principais resultados de projeto de pesquisa cujos objetivos eram a identificação dos entraves à multimodalidade na logística de cargas agrícolas e agroindustriais no Brasil. Em especial, enfoca o chamado Corredor Nordeste. Foi conduzida uma pesquisa de campo com o intuito de estudar o problema sob o ponto de vista dos agentes diretamente envolvidos, especialmente transportadores e embarcadores (usuários dos serviços de transporte). Também foi desenvolvido um modelo matemático de otimização com o objetivo de identificar os efeitos de eventuais projetos de investimento em infraestrutura de transporte visando promover a multimodalidade no referido corredor. Os resultados obtidos permitem uma adequada compreensão do problema da deficiência infraestrutural da multimodalidade. O modelo de otimização − aplicado a um cenário atual e a um futuro (ano de 2015) − pode contribuir para a tomada de decisão de investidores públicos e privados visando corrigir os entraves, conferindo maior eficiência e competitividade para o transporte multimodal. Dessa forma, a pesquisa procura contribuir com reflexões para o desenvolvimento socioeconômico da região Nordeste do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lima, Pedro Ernesto Freitas. "À luz do presente." Museologia & Interdisciplinaridade 8, no. 16 (October 30, 2019): 330–34. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v8i16.26203.

Full text
Abstract:
A presente resenha trata do livro O pensamento museológico de Gilberto Freyre, organizado por Mario Chagas e Gleyce Kelly Heitor. Ressaltamos como os diversos autores integrantes da publicação discutiram e exploraram as tensões e contradições das concepções museológicas de Freyre, especialmente aquelas referentes ao seu projeto para o Museu do Homem do Nordeste (MuHne). A publicação discute como o MuHne, Ã luz dos atuais debates sobre museu, identidade e sociedade, pode hoje lidar criticamente com o seu passado, quando a preocupação freyreana de representar socio-antropologicamente o “homem” comum do Nordeste do país era a questão fundamental do museu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Benzaquen Sicsú, Abraham, and Adriano Batista Dias. "LIÇÕES DO GTDN AS PERSPECTIVAS INDUSTRIAIS ATUAIS DO NORDESTE." Revista Econômica do Nordeste 28, no. 4 (December 29, 1997): 491–98. http://dx.doi.org/10.61673/ren.1997.2090.

Full text
Abstract:
Analisa o papel atribuído ao avanço tecnológico no documento “Uma Política de Desenvolvimento Econômico para o Nordeste”, elaborado na década de 1950 e, a partir desse marco referencial, reflete sobre a perspectiva da indústria nordestina nesta virada de século. Ressalta que, ao destacar a indústria como setor-chave para o desenvolvimento, o documento apresenta uma visão estratégica do papel da tecnologia, condicionada a uma específica concepção de desenvolvimento. Dá relevância a novos fatores que, na estrutura atual, tornam-se fundamentais para o êxito de projeto industrial de longo prazo. Novos condicionantes assumem extrema relevância, destacando-se a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Storck, Delmar Ezequiel, and Arthur Wesley Dück. "PLANTAÇÃO DE IGREJAS NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL." Revista Cógnito 2, no. 2 (March 17, 2021): 178–202. http://dx.doi.org/10.53546/2674-5593.rc.2020.31.

Full text
Abstract:
O Brasil é um país com uma grande população evangélica: de acordo com o Censo de 2010 representa 22,2% do total e mostra sinais de crescimento. Apesar desse crescimento entre os evangélicos, o Nordeste brasileiro continua tendo grandes regiões com pequena presença evangélica. As dificuldades de difusão do evangelho devido à religiosidade popular, o sincretismo, a cultura do nordestino, a pobreza endêmica e a exploração são analisadas nesse trabalho. A forma como a igreja brasileira lida com a questão do evangelismo no Nordeste, os métodos propostos para atingir os não evangelizados foram verificados a partir das propostas da Juvep, uma organização missionária. O 62º Projeto Missionário da Juvep em Assunção do Piauí, PI, principalmente o trabalho realizado em uma comunidade rural quilombola, o Sítio Velho foi o objeto da pesquisa. A partir das observações feitas avaliou-se o método utilizado pela Juvep.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Mota, Keila Cristina Nicolau, and Francisco Antonio dos Anjos. "EDUCAÇÃO SUPERIOR EM TURISMO NO BRASIL: ANÁLISE DA OFERTA DE CURSOS SUPERIORES NO NORDESTE BRASILEIRO PELOS INSTITUTOS FEDERAIS." Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 6, no. 1 (April 21, 2012): 48–63. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v6i1.461.

Full text
Abstract:
O contexto da sociedade pós-industrial é de grandes mudanças, exigindo mais qualificação e provocando o aumento da quantidade e da qualidade da oferta de cursos superiores em turismo e áreas afins no Brasil. Este artigo, decorrente de pesquisa de doutorado, teve como objetivo analisar os cursos superiores de turismo ofertados no Nordeste Brasileiro pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do país, considerando o contexto da educação superior brasileira. Buscou também, entre outros objetivos específicos, mapear a oferta de cursos superiores na área de turismo no Brasil. A pesquisa tratou de temas relevantes nessa área, com abordagem sistêmica. Caracterizado como descritivo-explicativo do objeto, segundo seus objetivos, o trabalho envolveu pesquisas do tipo bibliográfica, documental e de campo. No campo realizou-se pesquisa com os Institutos Federais do nordeste, pesquisando e analisando aspectos do projeto pedagógico e organização curricular, objetivos do curso e perfil profissiográfico do egresso, comunicação, relacionamento e qualidade dos cursos de turismo e áreas afins por eles ofertados. Foram identificados mais de mil cursos superiores de turismo e áreas afins em oferta no Brasil, em 2010, dos quais 251 são ofertados no nordeste e apenas 13 deles são ofertados pelos IF. Os cursos elaboram seus projetos baseado nos parâmetros do MEC (92,30%), não consideram a política de qualificação do estado onde se inserem, ofertam três línguas estrangeiras e objetivam formar principalmente para o planejamento e a elaboração de projetos, diferenciando-se dos bacharelados pelo aspecto mais prático e operacional do curso e não focando para a pesquisa. A pesquisa pretendeu ser um instrumento que promova discussão sobre o tema, podendo subsidiar estudos acadêmicos e ações práticas de gestores educacionais e políticos do Brasil, principalmente no Nordeste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Santana, Larissa Freitas, Thiciane Suely Couto Silva, Fabio Gomes Rocha, and Rosimeri Ferraz Sabino. "O Scrum como forma de gerenciar alunos em projetos de desenvolvimento tecnológico e iniciação científica: Um estudo de caso realizado na UNIT/SE." Revista EDaPECI 17, no. 2 (September 13, 2017): 213–23. http://dx.doi.org/10.29276/redapeci.2017.17.26770.213-223.

Full text
Abstract:
O trabalho trata sobre a adoção do framework Scrum como ferramenta para gestão de projeto de software, apresentando um estudo de caso com alunos de iniciação científica de uma universidade da região nordeste brasileira. Buscou-se analisar se a utilização do Scrum por desenvolvedores ainda em formação acadêmica contribui para a agilidade no processo de implementação do produto, permitindo uma maior integração entre a equipe. Os resultados apontaram que a adoção do Scrum se mostra eficaz não apenas para a gestão do projeto, como também e, principalmente, para a promoção da autonomia dos estudantes em relação ao aprendizado e à tomada de decisão. Esses aspectos tornam-se relevantes para uma formação integral dos estudantes, podendo constituir bases para investigações futuras sobre a utilização de ferramentas tecnológicas e métodos ágeis na educação.Palavras-chave: Framework Scrum. Gerenciamento de alunos. Projetos Científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rodrigues, Maria Aparecida Pinheiro, Luiz Augusto Facchini, Roberto Xavier Piccini, Elaine Tomasi, Elaine Thumé, Denise Silva Silveira, Vera Maria Vieira Paniz, and Fernando Vinholes Siqueira. "Uso de serviços ambulatoriais por idosos nas regiões Sul e Nordeste do Brasil." Cadernos de Saúde Pública 24, no. 10 (October 2008): 2267–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2008001000008.

Full text
Abstract:
Este estudo avaliou a utilização de serviços ambulatoriais por idosos. Foram utilizados dados de 4.003 idosos do estudo de linha de base que avaliou o Projeto de Expansão e Consolidação do Saúde da Família (PROESF) em 41 municípios das regiões Sul e Nordeste do Brasil. O uso de serviços ambulatoriais foi maior e mais adequado às necessidades de saúde dos idosos no Sul do que no Nordeste. A atenção básica à saúde, em ambas as regiões, atendeu a demanda dos idosos em piores condições sócio-econômicas, porém aqueles com maiores necessidades de cuidados foram atendidos em outros locais. Os resultados indicam que é preciso aumentar a oferta de serviços ambulatoriais de saúde e garantir o acesso aos idosos, especialmente os portadores de limitações funcionais, na Região Nordeste. Em ambas as regiões a atenção básica à saúde, além de promover a eqüidade, deve ter abordagens direcionadas às necessidades de saúde dos idosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Oliveira Neto, Thiago. "Rodovia Transamazônica: o projeto de integração deu certo?" Revista Gestão & Políticas Públicas 5, no. 2 (November 16, 2015): 284–308. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1095.v5p284-308.

Full text
Abstract:
A rodovia Transamazônica, construída inteiramente durante o regime militar, teve como proposito geopolítico a integração territorial por meio da interligação de porções territoriais, assim como o aumento demográfico de uma parte da Amazônia, proporcionado por meio de incentivos à migração das regiões nordeste, sul e sudeste. Essa política de integração alterou, substancialmente, uma fração territorial que foi entrecortada por esta grande rodovia, em decorrência da realização de diversas políticas públicas, que englobam desde a colonização de faixas de terras situadas nas margens da rodovia até a construção de usinas de beneficiamento, centrais hidrelétricas, atividades de mineração e demais atividades recentes, associadas ao circuito da produção de commodities. Nesse contexto, vale apontar uma breve história desse projeto de integração e seus respectivos desdobramentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

De Carvalho, Maria Rosário. "A institucionalização da antropologia no Nordeste." Raízes: Revista de Ciências Sociais e Econômicas 40, no. 2 (December 31, 2020): 228–51. http://dx.doi.org/10.37370/raizes.2020.v40.652.

Full text
Abstract:
O artigo, partindo do caráter memorialista e desdobrando as notas para a atividade “Conversa com o Autor”, durante a 43ª Reunião da ANPOCS, em 2019, e do esforço de produção do Memorial apresentado para o concurso de professor Titular, recupera o campo da antropologia praticada no Nordeste, com foco no contexto etnológico. A autora se apropria de forma reflexiva da sua formação, que tem seu ingresso na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal da Bahia, no departamento de antropologia e etnologia, no final da década de 1970, tendo percorrido anteriormente a licenciatura e o bacharelado em Ciências Sociais, no início da mesma década, sob a orientação do professor Pedro Agostinho. Reflete-se aqui os desafios e as constrições resultantes do período de repressão política. Refletindo-se sobre o campo da etnologia indígena, na Bahia, recupera-se a importância do projeto de pesquisa sobre as Populações Indígenas da Bahia, em 1971, e que é renomeado, em 1980, como Programa de Pesquisa sobre os Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro. A hipótese defendida é que, apesar de se creditar uma mudança substantiva na Antropologia a partir da implantação dos primeiros programas de pós-graduação, quando se recupera o contexto etnológico – e a trajetória da autora é utilizado como material comprovatório –, pode-se constatar que se fazia antropologia desde o início do século XX, com um caráter de pesquisa científica, mesmo com o autodidatismo. Apresenta-se também, como elementos agregadores da hipótese, o processo de institucionalização da antropologia na região Nordeste, no Ceará e Pernambuco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Bernardo, Marina Augusta Tauil, and Fernanda Savicki de Almeida. "Florescendo territórios livres agroecológicos: A resistência das mulheres do nordeste brasileiro." Revista Brasileira de Agroecologia 18, no. 5 (November 7, 2023): 545–64. http://dx.doi.org/10.33240/rba.v18i5.51275.

Full text
Abstract:
Já se sabe que os atuais indicadores convencionais, pautados unicamente no aspecto econômico, ou que o valorizam em detrimento dos demais indicadores, não são úteis para explicar a realidade e apoiar a tomada de decisões a partir dos princípios da Agroecologia. Especialmente quando se trata do trabalho de manutenção dos quintais produtivos realizados pelas mulheres. Nessa perspectiva, objetivo geral deste trabalho foi descrever a construção e a sistematização de indicadores de monitoramento, frutos de um recorte dos resultados do Projeto Territórios Livres, denominados “Flor de Palma Forrageira”, nome da estratégia metodológica que emergiu no âmbito da execução do projeto “Construção de territórios livres”, desenvolvido pela Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), com o apoio da Fundação Heinrich Böll Brasil, nos estados da Paraíba e Pernambuco, entre agosto/2021 à setembro/2022. Tais indicadores receberam o nome de “Flor da Palma Forrageira”, dada a importância dessa planta para os quintais e modos de vida das mulheres envolvidas. Elaborados de forma complexa, a partir de uma base teórica da economia feminista e ecológica, os indicadores demonstraram aspectos nos quais a comunidade consegue obter autonomia e liberdade a partir da (re)existência, resiliência e soberania sobre seus territórios e revertem impactos negativos em positivos, ou os minimizam ao longo do tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Brito, Geraldo Eduardo Guedes de, Franklin Delano Soares Forte, Júlio César Guimarães Freire, Lorrane Brunelle Moreira, Suyene de Oliveira Paredes, and Silvia Lanziotti Azevedo da Silva. "Articulação entre a EqSF/AB e o NASF/AB e sua influência na produção do cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde." Ciência & Saúde Coletiva 27, no. 6 (June 2022): 2495–508. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232022276.03942021.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste artigo é comparar a realização de ações de articulação entre as equipes EqSF/AB e NASF/AB entre a região Nordeste e Brasil e sua influência no trabalho conjunto das equipes. As variáveis independentes foram 19 ações de articulação investigadas pelo módulo II do 3º Ciclo do PMAQ-AB. Os três desfechos referentes ao trabalho conjunto foram a disponibilidade da EqSF/AB em trabalhar com o NASF/AB, o apoio recebido do NASF/AB e a contribuição do trabalho deste para a resolutividade das ações para os usuários. A comparação entre o Nordeste e o Brasil na realização das ações de articulação foi realizada pelo Teste Z e a influência final de tais ações nos desfechos foi avaliada por Modelo Hierárquico de Regressão Linear. A região Nordeste realizou mais ações de integração entre a EqSF/ AB e o NASF/AB (p<0,05). As ações realizadas que apresentaram maior influência positiva nos três desfechos foram “discussão de casos”, “elaboração conjunta do Projeto Terapêutico Singular”, “realização de consultas compartilhadas” e “monitoramento dos resultados”. A região Nordeste realizou mais ações de articulação, e elas apresentaram influências positivas no trabalho conjunto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pinheiro, Rosana Sampaio. "Projeto Universidade-Escola e Teoria da Justiça." Virtuajus 4, no. 7 (February 19, 2020): 102–20. http://dx.doi.org/10.5752/p.1678-3425.2019v4n7p102-120.

Full text
Abstract:
Este trabalho se propõe a analisar os desdobramentos de uma ação educativa sobre a mortalidade infantil e o direito fundamental à saúde na voz de estudantes da terceira série do Ensino Médio de uma escola estadual da região nordeste de Belo Horizonte. A prática investigativa e extensionista ocorreu no âmbito do Projeto Universidade-Escola, por meio de uma Oficina de Redação. A voz dos alunos foi analisada tendo em vista o papel da educação para o formar-se da consciência jurídica dos cidadãos e, por conseguinte, para a compreensão do direito como máximo ético da cultura ocidental, que se traduz como a ideia de justiça no mundo contemporâneo. Assim, pretende-se demonstrar a importância de unir ensino, pesquisa e extensão, a fim de derrubar os muros que separam Universidade e comunidade, para que se alcance a plenificação dos direitos humanos fundamentais e, então, a justiça.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Castro, Fabíola Lima, Guilherme Lima Guimarães, and Glauber Barros Alves Costa. "Os estereótipos e representações da região nordeste no livro didático de geografia." Revista Ensino de Geografia (Recife) 5, no. 2 (August 19, 2022): 158. http://dx.doi.org/10.51359/2594-9616.2022.253581.

Full text
Abstract:
Este artigo faz parte do projeto de pesquisa “Políticas Públicas – Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O livro didático de Geografia: representações e materializações”. O trabalho teve como objetivo analisar a representação do Nordeste em livros didáticos de Geografia das séries finais do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano – aprovados pelo Ministério da Educação e escolhidos pelas escolas no PNLD do triênio 2017 a 2019. Na coleção selecionada para o estudo investigamos a representação do Nordeste, especificamente do fenômeno da seca e sua relação com esta região utilizando da análise do discurso como metodologia para entender os contextos e sentidos empregados nos termos analisados. A partir do levantamento quantitativo das imagens e textos presentes na coleção verificamos que, apesar de anos de estudos sobre a região Nordeste, geralmente a seca e os problemas sociais recebem maior ênfase quando a região é representada no livro didático, o que contribui para reforçar ideias estigmatizantes e estereotipadas sobre a região e o seu povo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Sant'Ana, Jonathas Vilas Boas de. "Positivar a imagem do negro desde a educação infantil: uma experiência no nordeste goiano." Eventos Pedagógicos 6, no. 4 (November 11, 2015): 428–49. http://dx.doi.org/10.30681/reps.v6i4.9701.

Full text
Abstract:
O objetivo do presente artigo é evidenciar a necessidade de estratégias para a positivação da imagem do negro desde a Educação Infantil. Para tanto, faz-se contextualização e problematização teórico-prática de um projeto em educação das relações étnico-raciais realizada pelo autor no nordeste goiano durante o período de Estágio Supervisionado no ano de 2014. Na análise desta experiência destacam-se potenciais e dificuldades, levando a repensar a educação escolar para que o trabalho com esta questão tenha centralidade no ato educativo e alinhe-se a uma pedagogia complexa e antirracista nesta região e na sociedade brasileira. Palavras-chave: Imagem; educação das relações étnico-raciais; nordeste goiano; estágio supervisionado; educação infantil; antirracismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Barboza de Oliveira Junior, Geraldo. "Quilombo de Buenos Aires: caracterização histórica, econômica, ambiental e sociocultural." Veredas - Revista Interdisciplinar de Humanidades 5, no. 10 (December 15, 2022): 1–28. http://dx.doi.org/10.56242/revistaveredas;2022;5;10;1-28.

Full text
Abstract:
Este artigo mostra um resumo do relatório antropológico e tem por objetivo a definição do território do quilombo de Buenos Aires, localizada no município de Custódia – PE, como parte do Programa de Desenvolvimento dos Territórios Quilombolas item 17, (PBA 17) no âmbito das ações do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Projeto São Francisco). A comunidade de remanescentes de quilombos de Buenos Aires está localizada a uma distância de 14 quilômetros da sede do município de Custódia. Lá habitam cerca de 250 famílias. O que mais caracteriza a comunidade é a heterogeneidade étnico-racial: convivem brancos, negros e mestiços. O discurso dos moradores é que todos se misturaram ao longo de uma convivência que conta mais de seis gerações. Este artigo mostra um resumo do relatório antropológico e tem por objetivo a definição do território do quilombo de Buenos Aires, localizada no município de Custódia – PE, como parte do Programa de Desenvolvimento dos Territórios Quilombolas item 17, (PBA 17) no âmbito das ações do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional (Projeto São Francisco). A comunidade de remanescentes de quilombos de Buenos Aires está localizada a uma distância de 14 quilômetros da sede do município de Custódia. Lá habitam cerca de 250 famílias. O que mais caracteriza a comunidade é a heterogeneidade étnico-racial: convivem brancos, negros e mestiços. O discurso dos moradores é que todos se misturaram ao longo de uma convivência que conta mais de seis gerações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Bandeira, Dione Da Rocha, Eloy Labatut de Oliveira, and Adriana Maria Pereira dos Santos. "Estudo estratigráfico do perfil nordeste do Sambaqui Cubatão I, Joinville/SC." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 19 (December 17, 2009): 119. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2009.89880.

Full text
Abstract:
O presente artigo apresenta o resultado do projeto Culturas e Meio Ambiente Pré-coloniais da Baía da Babitonga: I Etapa: O Conjunto de Sambaquis da Foz do Rio Cubatão, Joinville realizado pelo Museu Arqueológico de Sambaqui de Joinville/MASJ com financiamento do CNPq e Fundação Cultural de Joinville. A partir do estudo do perfil que aflora devido à erosão da porção nordeste do Sambaqui Cubatão I, analisa-se sua estratigrafia, sua composição e busca-se contribuir para o entendimento do processo de formação do sítio arqueológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

De Moraes Filho, Rodolfo Araújo, Ana Maria Navaes Da Silva, José de Lima Albuquerque, Isnaldo Francisco Da Silva, Felipe Luiz Lima De Paulo, Felipe Gustavo Gomes Cunha, and Jorge da Silva Correia Neto. "Projeto de desenvolvimento territorial: caso do APL-Biodiesel de Pesqueira/PE." International Journal of Scientific Management and Tourism 9, no. 2 (May 19, 2023): 804–28. http://dx.doi.org/10.55905/ijsmtv9n2-008.

Full text
Abstract:
Neste trabalho, analisa-se a experiência na região do Semi-Árido pernambucano, Nordeste do Brasil, de organização de um arranjo produtivo local para produção de biodiesel, articulado a uma usina pública, com capacidade instalada para produção de 10.000 litros/dia de óleo combustível a partir da cultura da mamona, cultivada em consórcio com o feijão. A metodologia adotada consistiu na concepção e implantação, com a participação das instituições locais, de um projeto de desenvolvimento territorial. Conclui-se, pela análise do projeto, que o êxito do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB) no quesito inclusão social, dependerá do desenvolvimento da capacidade organizativa dos agricultores familiares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Silva, Ítalo Henrique F. R. da, Natanael da Silva Soares, Bruno Gustavo Ferreira do Nascimento, and Elisabeth Cavalcante dos Santos. "A abordagem da gestão de processos no contexto da administração pública: um estudo numa câmara legislativa local." Gestão e Sociedade 14, no. 40 (August 31, 2020): 3771–806. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v14i40.2964.

Full text
Abstract:
Com base na metodologia orientada à abordagem da gestão de processos, desenvolvida a partir de Rotondaro (2005), Bouer (2005) e Paim et al. (2009), o objetivo central deste artigo é analisar o processo de elaboração do projeto de lei ordinária (PLO) numa Câmara Legislativa Local com o intuito de identificar problemas operacionais e propor melhorias. Usamos métodos como entrevistas semiestruturadas, reuniões, técnica do brainstorming, pesquisa documental e dados secundários de controle dos projetos de leis produzidos pelos departamentos organizacionais envolvidos no estudo. Como principais resultados, foi possível identificar uma estrutura funcional por processos transversais que coloca o cidadão/usuário como personagem central. Também foi possível perceber a interferência de questões políticas e culturais típicas da administração pública do Nordeste, que intervêm no processo de criação do projeto de lei ordinária analisado. Diante do principal problema observado, a saber, a ausência de uma análise prévia dos projetos de lei, culminando no alto índice de rejeição, foi proposta uma nova fase ao processo detalhado por meio de fluxograma. Palavras-Chave: Gestão de Processos, Administração Pública, Câmara Legislativa, Criação de Lei, Agreste de Pernambuco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Ayres, Constância, Ana Cecília Cuentro, and Marilia Nascimento. "Mulheres na ciência: relato do caso do projeto ‘Meu verão na Fiocruz’." Saúde em Debate 45, spe1 (October 2021): 200–211. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042021e115.

Full text
Abstract:
RESUMO No início do ano de 2020, foi realizado no Instituto de Pesquisas Aggeu Magalhães (IAM), unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, o projeto ‘Meu verão na Fiocruz’, cujo objetivo era permitir o acesso de meninas de escolas públicas do ensino médio aos laboratórios da instituição, para desenvolver curtos projetos de iniciação científica e, adicionalmente, debater sobre o tema da luta feminista para redução da desigualdade de gênero e raça no campo da ciência. Este artigo é um relato de experiência sobre o projeto. A divulgação do projeto foi realizada em oito escolas pelo Observatório Feminista do Nordeste, a inscrição para seleção foi feita por meio do envio de vídeos de um minuto, e a orientação nas pesquisas foi realizada por pesquisadoras de cinco laboratórios do IAM. No total, foram selecionadas 12 meninas que frequentaram os laboratórios de janeiro a fevereiro de 2020. O projeto culminou com a realização de um evento ocorrido no Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Ao final, foram identificados gargalos que dificultam o acesso de jovens de comunidades periféricas aos programas de iniciação científica, e os caminhos que podem ser seguidos para acelerar esse processo na academia, principalmente no campo da saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Sousa, José Freitas. "O PROJETO POMPEU-SINIMBU E O DESEQUILÍBRIO ECONÔMICO ENTRE O NORDESTE E O CENTRO-SUL DO BRASIL (1877-1901)." Revista Econômica do Nordeste 50, no. 3 (October 9, 2019): 49–67. http://dx.doi.org/10.61673/ren.2019.857.

Full text
Abstract:
Esse artigo discute a implantação do projeto Pompeu Sinimbú como estratégia para equacionar o problema do desequilíbrio econômico entre as porções Norte e Sul do Brasil no século XIX. O projeto foi apresentado por ocasião da seca de 1877-79 como parte do debate entre o grupo do senador Tomás Pompeu de Souza Brasil e os membros da Comissão Científica de Exploração enviada ao Ceará pelo governo do Império em 1859 para avaliar os recursos naturais da região. Esse projeto se baseava na ideia de realizar o progresso da região Nordeste por meio de obras que empregassem a mão de obra dos desvalidos sob a coordenação do estado ou por meio de órgãos públicos, sendo adotada ao longo das secas ocorridas entre 1877 e 1959.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Paes, Maria Bethânia Gomes, and Marcela Moura Torres Paim. "A variação lexical para peças do vestuário íntimo em um recorte do Projeto ALiB." Tabuleiro de Letras 12 (May 9, 2019): 170. http://dx.doi.org/10.35499/tl.v12i0.5573.

Full text
Abstract:
Este artigo insere-se na perspectiva de investigação lexical e propõe o levantamento das denominações para vestuário íntimo usadas por falantes de cinco pontos distribuídos entre os Estados de Alagoas e Sergipe.Realizou-se análise da variação semântico-lexical constantes no corpusdo Projeto Atlas Linguístico do Brasil (ALiB) nos referidos pontos do Nordeste do Brasil. A metodologia consistiu na leitura de textos teóricos referentes ao tema; seleção do corpus, constituído de inquéritos de pontos situados no interior dos referidos estados, do banco de dados do Projeto ALiB; análise dos dados, verificando-se relações entre o uso das variantes lexicais e fatores sociais. Foram considerados inquéritos de informantes dos grupos etários I (18-30 anos) e II (50-65 anos) do Questionário Semântico Lexical do ALiB, campo semântico vestuário e acessórios (itens calcinhae cueca) para a análise da seleção lexical realizada por falantes de cidades do Nordeste brasileiro. Pretende-se, portanto: (i) registrar as denominações para calcinhae cuecanos pontos supracitados; (ii) analisar as lexias e suas relações com fatores sociais relacionados aos informantes; (iii) confeccionar cartas linguísticas que retratem diatopicamente as variantes lexicais no Brasil. A análise do corpuspossibilitou o registro da diversidade lexical do português falado no Brasil, considerando-se princípios da Dialetologia Pluridimensional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography