To see the other types of publications on this topic, follow the link: Processos de autonomização.

Journal articles on the topic 'Processos de autonomização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Processos de autonomização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Peixoto, Clarice. "Trajetórias juvenis: processos de autonomização de jovens cariocas e desigualdades sociais." Anuário Antropológico, no. I (June 1, 2010): 175–98. http://dx.doi.org/10.4000/aa.823.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Ana Carolina Gonçalves. "Mobilização do trabalho e escolarização no processo de modernização em comunidades rurais no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil)." Perspectiva 38, no. 4 (January 13, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e66867.

Full text
Abstract:
Com este artigo, buscamos discutir a relação entre mobilidade do trabalho e escolarização a partir de uma análise do processo de modernização em comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil) e de levantamentos realizados entre os anos de 2004 e 2014, para estudos e reflexões conduzidos no período (LEITE, 2010, 2015). No que diz respeito ao momento contemporâneo, notaremos o amplo processo de escolarização experimentado pelos jovens do campo e como isso implica processos migratórios, ainda que temporários ou pendulares, mudando a relação entre reprodução familiar e emprego na terra. A partir de uma leitura histórica e com uma extrapolação da discussão sobre a migração para o problema conceitual da mobilidade do trabalho, ademais, encontraremos a escolarização como momento de um processo de autonomização não apenas entre terra e trabalho, como no caso daqueles filhos de camponeses que se escolarizam e podem mobilizar sua força de trabalho independentemente da terra que possuíam, mas também, antes ainda, entre terra, capital e Estado. Nesse momento esteve também a escolarização no centro de um processo de suplantação da antiga iniciativa privada, com a espada nas mãos, por filhos ilustrados que se tornariam proprietários rurais rentistas e absenteístas e urbanizariam seus hábitos, formando a tecnocracia que permitiria a efetiva institucionalização do Estado no Brasil. Para conclusão do percurso, retornamos ao momento contemporâneo, então conceitualmente interpretado como desdobramento crítico daquele processo de autonomização, para situar os horizontes enfrentados pela escolarização diante da mobilidade do trabalho, hoje em crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Camila Ferreira da. "(Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos." Debates em Educação 10, no. 21 (August 31, 2018): 373. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376.

Full text
Abstract:
A tese aqui apresentada situa-se no contexto da preocupação de refletir sobre questões em torno do campo acadêmico, que tem levado os pesquisadores a um movimento de autorreflexão. A partir de um quadro conceptual bourdieusiano, o espaço acadêmico específico da Educação foi objetivado, tendo em vista as experiências brasileira e portuguesa. Trata-se, pois, de uma investigação empreendida no âmbito da Sociologia da Educação, que se vale de métodos mistos e da análise comparada, com vistas a compreender os processos de autonomização que possibilitaram a construção de um espaço próprio de desenvolvimento da área da Educação nestes países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barretto, Diogo Cardoso, and Fernando Diniz Moreira. "Resistências à autonomização entre os gêneros artísticos e arquitetura no projeto moderno." Oculum Ensaios 12, no. 2 (December 15, 2015): 269. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v12n2a2387.

Full text
Abstract:
A ideia de arquitetura como arte e gênero artístico autônomo é relativamente nova, começando a tomar forma a partir do Renascimento. Anteriormente, na Idade Média, não existiam grêmios exclusivos de arquitetos — construtores —, mas sim de canteiros, marceneiros, pintores, todos agrupados sob a mesma irmandade. Mais tarde, com o nascimento da crítica de arte moderna, especialmente com a ideia de autonomia das diferentes expressões artísticas de Lessing, no século XVIII, e a estética de gêneros autônomos de Hegel, no século seguinte, formalizou-se a ideia da produção artística como gêneros autônomos. Contudo, movimentos artísticos de final do século XIX — como o Arts-& Crafts, o Pré-Rafaelismo e as manifestações artístico-decorativas como o Art Nouveau Franco-Belga, a Sessezion Austríaca, o Jungendstill Alemão e o Modernismo Catalão — representam reações a essa esquematização da arte. Este artigo objetiva compreender os processos de autonomização da arte em relação à realidade e de autonomização entre gêneros artísticos advindos com a modernidade para logo após estudar reações a esses fenômenos que tiveram lugar nas ultimas décadas do século XIX, notadamente o ideário Arts & Crafts e o Art Nouveau.PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura. Arte. Autonomia. Fin-de-siècle. Modernidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leite, Aline Tereza Borghi. "Editoras, repórteres, assessoras e freelancers: diferenças entre as mulheres no jornalismo." Cadernos de Pesquisa 47, no. 163 (March 2017): 44–68. http://dx.doi.org/10.1590/198053143810.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa o processo de feminização do jornalismo, que se deu de forma articulada aos processos de precarização, banalização, autonomização e profissionalização da carreira. A partir de entrevistas com jornalistas de São Paulo, o artigo examina os eixos de diferenciação que demarcam as localizações das mulheres na carreira, definem sua percepção acerca da diferença e estão expressos em seus discursos. Além de compreender como as hierarquias de gênero se estruturam na profissão de jornalista, o objetivo é analisar as diferenças entre as mulheres, por meio de uma amostra formada por profissionais com filhos e sem filhos, casadas, solteiras, divorciadas, de diferentes gerações, e atuando em diversos tipos de mídia e com distintos vínculos de emprego na cidade de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Marcos Aurélio Seixas dos, Cinira Magali Fortuna, Cleide Terezinha Oliveira, and Maria Cristina Durante. "A organização do processo de trabalho em uma unidade de saúde da família: desafios para a mudança das práticas." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 11, no. 23 (December 2007): 655–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832007000300022.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa os processos de trabalho desenvolvidos em uma unidade de saúde da família. É um estudo de caso que utilizou, como material empírico, o diário de campo baseado na observação participante. Como resultado, aponta as potencialidades das atividades educativas e culturais realizadas pela unidade. Os limites relacionam-se com a deficiência na formação dos trabalhadores, bem como com a subutilização das ferramentas de informação em atenção básica e a forma de gestão baseada em controle. Finaliza pontuando a necessidade de revisão da organização do trabalho com base na análise dos processos de trabalho em curso. Há, ainda, a necessidade de mudanças na formação dos trabalhadores da saúde, sobretudo, preparando-os para a utilização de instrumentos de educação popular e para o desenvolvimento de responsabilização, vínculo e autonomização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mariano, Silvana Aparecida, and Márcia Dos Santos Macêdo. "Desigualdades e interseccionalidades: deslindando a complexa trama das hierarquias e agenciamentos." Mediações - Revista de Ciências Sociais 20, no. 2 (December 25, 2015): 11. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2015v20n2p11.

Full text
Abstract:
O desafio de compreensão das dinâmicas (re)produtoras de desigualdades é um tema sempre atual nas Ciências Sociais e anima uma ampla gama de pesquisas. Nos diferentes campos teóricos que buscam iluminar essa agenda de investigações, amplia-se o reconhecimento de que o uso de análises interseccionais tem, cada vez mais, possibilitado contribuições dotadas de um elevado valor heurístico. Uma das razões para a recente construção desse consenso em torno da noção de interseccionalidades deve-se ao reconhecimento de que, diante da complexidade dos processos de produção das desigualdades sociais e das identidades políticas, é preciso enxergar não apenas a interconexão das lógicas produtoras das diversas formas de opressão e privilégio, mas também a potencialidade de visibilização dos movimentos de resistência, reconhecendo os processos de agência e autonomização dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Camila Ferreira da, and Mariana Gaio Alves. "As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil." Cadernos de Pesquisa 48, no. 167 (March 2018): 280–308. http://dx.doi.org/10.1590/198053144725.

Full text
Abstract:
RESUMO: Refletir sobre os fenômenos educacionais não constitui exercício recente no contexto brasileiro. Porém os processos de autonomização e institucionalização de um espaço específico para pensar, investigar e formar novos quadros no âmbito estrito da Educação ganham materialidade na primeira metade do século XX e influenciam o ganho paulatino de pujança da área. Com o intuito de compreender as relações entre as aspirações dos doutorandos em Educação no Brasil e o próprio desenvolvimento dessa área do conhecimento, por meio da análise de 455 questionários respondidos pelos estudantes, o presente artigo situa-se no debate de influência bourdieusiana acerca da correspondência entre campo e habitus. O estudo revelou o poder das relações educativas nos processos de constituição e compartilhamento de um habitus próprio desse espaço acadêmico, de reprodução dos seus quadros e ainda de construção das aspirações dos doutorandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Stella, Marcello Giovanni Pocai. "Milton Hatoum: um clássico contemporâneo." Tempo Social 33, no. 1 (April 28, 2021): 267–85. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.160095.

Full text
Abstract:
Nas capas dos livros de Milton Hatoum editados pela editora Companhia das Letras, é possível vez ou outra deparar com um pequeno adesivo redondo de cor amarela e letras de cor preta, em que se lê: “Um clássico da literatura brasileira contemporânea”. O presente artigo procura cercar a construção do escritor Milton Hatoum e de sua obra como clássico brasileiro contemporâneo. Tal empreendimento se baseia principalmente nos preceitos metodológicos estabelecidos por Pierre Bourdieu de investigação de campos artísticos: suas gêneses e processos de autonomização. Investiga-se aqui a posição social do escritor e de sua trajetória no interior do campo literário brasileiro contemporâneo e também do espaço social mais amplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cavalcante, Sávio Machado. "Valor, renda e "imaterialidade" no capitalismo contemporâneo." Caderno CRH 27, no. 70 (April 2014): 115–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792014000100009.

Full text
Abstract:
O capitalismo contemporâneo é marcado pela crescente conjunção da produção tradicional de mercadorias "físicas" com a criação de bens e serviços intangíveis que são permutados pela informação, conhecimento ou apelo artístico ou cultural que possuem. Esse cenário foi possibilitado por novas tecnologias que modificam os processos de trabalho e promovem questionamentos sobre a teoria do valor desenvolvida por Marx. O objetivo deste artigo é problematizar essas questões a partir de intervenções de autores brasileiros que confluem para as seguintes conclusões: ciência e tecnologias são mobilizadas para a produção de mercadorias "sem valor", consequentemente, a apropriação capitalista assume um caráter cada vez mais rentista, e é possível analisar tal processo a partir de determinações da teoria do valor de Marx que levam à autonomização da forma capital em relação a seus conteúdos. Assim, argumenta-se que, em vez de sua obsolescência, o valor passa por uma transformação qualitativa e permanece como norma produtiva, ainda que sob uma forma "desmedida".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ramalho, José Rodorval. "Ambiguidades e tensões na economia política da Encíclica Caritas in Veritate." Reflexão 43, no. 2 (May 10, 2019): 265. http://dx.doi.org/10.24220/2447-6803v43n2a4400.

Full text
Abstract:
Com o processo de autonomização das esferas de ação, que caracteriza os processos de modernização, o pensamento social católico, antes englobante dos discursos das demais esferas de valores, tem procurado um lugar a partir do qual possa continuar interferindo nos destinos que movem a “cidade dos homens”. A consolidação da ideia de “autonomia das esferas terrestres”, a formulação de proposições políticas, econômicas, ecológicas, éticas e jurídicas, bem como a disposição dialógica para aprimorá-las no debate público com “os homens de boa vontade” têm caracterizado o que conhecemos como Doutrina Social da Igreja, o corpus programático com o qual a instituição participa da moderna esfera pública. Neste artigo faremos uma análise da Encíclica Caritas in Veritate, do Papa Bento XVI, na qual o Sumo Pontífice analisa o cenário econômico mundial e propõe estratégias para um “desenvolvimento integral”. Destacaremos dois elementos que trazem profundas tensões ao texto papal, o conceito de subsidiariedade e a categoria de “autoridade política mundial”.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Arco Júnior, Mauro Dela Bandera. "A fala e a escrita na concepção de linguagem de Rousseau." Griot : Revista de Filosofia 19, no. 2 (June 13, 2019): 41–50. http://dx.doi.org/10.31977/grirfi.v19i2.987.

Full text
Abstract:
A história da linguagem adquire ao longo do Ensaio sobre a origem das línguas o andamento de uma queda acelerada na corrupção. Há uma língua primitiva que se degenera e se altera: um processo de formação e uma deformação. À medida que Rousseau identifica em suas reflexões – seja na origem seja na estrutura – música e linguagem, a perda de força expressiva que se verifica nas línguas acomete também a música e estas duas corrupções caminham juntas, de modo que ambas se afastam da língua musicada ou da palavra cantada do início. A corrupção da música e das línguas corresponde ao apagamento de sua potência expressiva e refere-se a uma autonomização da harmonia artificial, ao aumento das consoantes, das articulações, da racionalidade, da prática da escrita, bem como ao desenvolvimento histórico, político, econômico e social. Todos estes processos devem ser levados em consideração numa análise sobre as línguas e a linguagem. Todavia, é possível isolar metodologicamente cada um deles. Dito isto, propomos neste artigo investigar o papel da escrita no processo de corrupção e degeneração das línguas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Ciarallo, Gilson. "O Tema da liberdade religiosa na política brasileira do século XIX: uma via para a compreensão da secularização da esfera política." Revista de Sociologia e Política 19, no. 38 (February 2011): 85–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782011000100006.

Full text
Abstract:
A secularização das instituições tem sido um tema muito recorrente nas Ciências Sociais das últimas décadas, sobretudo em razão de sua complexidade conceitual, o que propicia olhares diversos para as relações que ao longo da história estabelecem-se entre religião e outras esferas sociais. Uma dessas relações é a que se pode observar entre religião e política. A "Secularização" consiste na autonomização das esferas da sociedade em relação à religião. Aspectos da autonomização da esfera política em relação à religião são colocados sob análise considerando as discussões sobre liberdade religiosa travadas no cenário político do Brasil do século XIX. Nesse contexto, o padroado e as idéias ultramontanas estiveram intimamente relacionadas com rupturas e permanências identificadas no campo das idéias políticas, considerando-se os temas de natureza religiosa. Embora tenha sido marcante a presença do clero na atividade política do período sob análise, com a extinção do padroado e o advento da República os discursos religiosos deixaram aquela esfera, passando a manifestar-se exclusivamente no âmbito eclesiástico, de forma proselitista. A configuração social que se desenha à luz desse tema permite idenficar sinais da efetivação da secularização da esfera política em fins do século XIX. O argumento presente contribui para esclarecer o tema da secularização no Brasil. Ao separarem-se Igreja e Estado, e ao tornar-se cada vez menos expressiva a presença do clero nos processos decisórios oficiais, a esfera política secularizou-se, permitindo localizar a experiência sociocultural brasileira ao lado de outras experiências socioculturais componentes da modernidade ocidental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Abreu, Samara Moura Barreto de, Sílvia Maria Nóbrega-Therrien, and Silvina Pimentel Silva. "EXPERIÊNCIA COM NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA (AUTO)FORMAÇÃO PARA A PESQUISA DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA." Educação & Formação 2, no. 5 mai/ago (May 2, 2017): 183–94. http://dx.doi.org/10.25053/edufor.v2i5.2287.

Full text
Abstract:
Este estudo objetiva compreender as narrativas autobiográficas como dispositivos na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação. Seis discentes de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus de Canindé, foram os sujeitos da investigação. Ante os dilemas formativos apresentados, os sujeitos conviveram entre si, empoderados dos conhecimentos epistemológicos, técnicos, afetivos e dialogais, desvelados na relação da “ensinagem” para a pesquisa mediante as narrativas autobiográficas. Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonistas, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Bravo, Barbara Alves Pinto, and Maria Domingas Simplício. "Mercado e políticas públicas em Évora." Cadernos de Geografia, no. 38 (January 4, 2019): 77–86. http://dx.doi.org/10.14195/0871-1623_38_1.

Full text
Abstract:
Principal centro urbano da região Alentejo, Évora está classificada como Património Mundial pela UNESCO (1986) e sofreu uma expansão significativa na 2ª metade do séc. XX. Elemento básico de suporte aos processos de autonomização de vida e de (re)inserção social, há uma tendência para a organização espacial de acesso à habitação em áreas de grande homogeneidade interna e forte disparidade entre elas. Évora é marcada pela segregação sócio territorial que, a partir da compreensão da caracterização, da contextualização histórica e atual das políticas habitacionais, são analisadas, no presente artigo, as alternativas atuais sobre a temática nas suas dimensões sociais, territoriais e económicas. O artigo tem como principal objetivo analisar como as decisões do mercado e das autarquias, através das políticas públicas em habitação, incidem no território da cidade de Évora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Gomes, Ana Lucia De Abreu, and Daniele Galvão Pestana Nogueira. "Informação e Memória no Tribunal de Contas da União (1970-2004)." Informação & Informação 21, no. 3 (December 14, 2016): 306. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n3p306.

Full text
Abstract:
Introdução: Este artigo apresenta os percursos e processos de institucionalização de museu no interior de instituições cuja atividade fim não é a museal. Brasília, por ser a capital federal abriga uma série de instituições de diferentes naturezas que, como observamos, vem instituindo espaços de memória em sua estrutura. Para tal, escolhemos uma instituição em particular: o Tribunal de Contas da União.Objetivo: O objetivo desta pesquisa é o de verificar a natureza dos processos que engendraram os museus do TCU em uma instituição cuja finalidade não é a museal.Metodologia: Para tal, pesquisamos e analisamos os documentos existentes no Tribunal de Contas, assim como foram recolhidas entrevistas com Ministros, funcionários e ex-funcionários daquele tribunal, totalizando 11 entrevistas de natureza semiestruturada.Resultados: A pesquisa nos possibilitou dar a conhecer a institucionalização de uma estrutura da gestão da informação no TCU que teve início com a estruturação do arquivo do órgão; nas três décadas seguintes assistimos a autonomização de uma biblioteca para o órgão e, nos anos 1970 do Museu do TCU.Conclusões: Por meio da documentação pesquisada e das entrevistas recolhidas, pudemos observar que tanto arquivo quanto a biblioteca, foram criados como desdobramentos da necessidade de organização e recuperação da Informação, tendo em vista as atividades finalísticas daquele Tribunal. Ao tempo, institucionalizava-se o processo de transformação da informação em registro e memória do órgão que culmina com a criação do Museu.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Isola, Nicolás José. "ARGENTINOS À BRASILEIRA. A CIRCULAÇÃO DE ANTROPÓLOGOS ARGENTINOS PELO MUSEU NACIONAL (PPGAS-MN/UFRJ)." Mana 24, no. 2 (August 2018): 68–108. http://dx.doi.org/10.1590/1678-49442018v24n2p068.

Full text
Abstract:
Resumo Como se produzem e consolidam os fluxos de circulação internacional na América Latina? Como tem mostrado uma ampla literatura, a circulação internacional de pessoas não se produz automaticamente, mas é produto de dinâmicas sociais complexas. Esse trabalho reconstrói os processos pelos quais pode se produzir um fluxo de estudantes argentinos em direção ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS-MN). A partir de um trabalho de arquivo no PPGAS-MN e de entrevistas com professores e ex-estudantes, o estudo revela os mecanismos institucionais construídos por pesquisadores dos dois países para possibilitar esse fluxo que, posteriormente, teve continuidade, argumentando que esses se tornaram possíveis pela assimetria entre o estado de autonomização e financiamento da disciplina num e noutro país e, ao mesmo tempo, pela homologia de posições em que se encontravam os pesquisadores brasileiros e argentinos, os primeiros pelo avanço que já tinha a pós-graduação e os segundos pela existência de uma graduação específica em Antropologia, inexistente no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rossignoli, Marisa, and Vinícius Rocha Pinheiro Machado. "O NEOLIBERALISMO PERIFÉRICO E A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 NO CONTEXTO DA ECONOMIA GLOBALISTA." Revista Direito em Debate 28, no. 51 (August 7, 2019): 111–22. http://dx.doi.org/10.21527/2176-6622.2019.51.111-122.

Full text
Abstract:
O artigo aborda o neoliberalismo tendo por objetivo compreendê-lo no contexto da economia globalista sob a perspectiva da Constituição Federal de 1988. Parte de uma análise acerca das primeiras teorias econômicas que lançaram base aos modelos de Estado de Bem Estar Social e Estado Neoliberal, neste ponto compreendendo as intersecções entre Direito e Economia com foco na autonomização ou não das ordens jurídica e econômica. Em seguida, analisa as características dos modelos econômicos do Welfare State e do Neoliberalismo. Por fim, estuda o modelo jurídico-econômico da Constituição Federal de 1988, concluindo que embora o texto constitucional tenha ofertado a proposta de um welfare socialdemocrata, na prática se efetivou uma agenda neoliberal, como decorrência de pressões internacionais que tomaram força em tempos globalizados, em meio a processos de consolidação de um welfare conservador e corporativista, que apenas serve para justificar o agigantamento estatal e não para reduzir desigualdades. A metodologia adotada é a revisão bibliográfica e documental com uso do método dedutivo. Os pensamentos de Adam Smith e Keynes conduzem a linha de argumentação do artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Carvalho, Ernani, and Natália Leitão. "O novo desenho institucional do Ministério Público e o processo de judicialização da política." Revista Direito GV 6, no. 2 (December 2010): 399–422. http://dx.doi.org/10.1590/s1808-24322010000200003.

Full text
Abstract:
Que mecanismos explicam o processo de autonomização do Ministério Público? Este trabalho tem como objetivo principal discutir o processo pelo qual essa instituição adquiriu, a partir da Constituinte de 1987/88, autonomia diante dos Poderes do Estado e como tal autonomia contribui para o processo de judicialização da política. Como a literatura explica o fato de várias instituições terem feito lobby e apenas o Ministério Público teve suas atribuições ampliadas? Para isso, foi realizada uma sistemática revisão teórica acerca da sua autonomização. Os resultados indicam que o debate se divide em duas correntes explicativas. Por um lado, defende-se que a autonomia da instituição pode ser explicada a partir de dispositivos legais internos ao próprio Ministério Público. Por outro, sugere-se a existência de interesses exógenos à institucionalidade do Ministério Público no processo que influenciou positivamente a autonomia dessa instituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Höfig, Bruno. "O capital acionário e sua necessidade: elementos para a compreensão do processo de financeirização da firma." Economia e Sociedade 26, spe (December 2017): 929–58. http://dx.doi.org/10.1590/1982-3533.2017v26n4art5.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo examina o processo histórico de autonomização do capital acionário em relação ao circuito do capital empregado na produção e circulação de mercadorias. Com esse fim, ele apresenta sinteticamente a abordagem de Marx ao problema da relação entre ação individual e estrutura social na economia capitalista, e reconstitui suas reflexões acerca do capital portador de juros e do capital acionário. O artigo mostra que o capital acionário é uma forma social que emerge da contradição entre o caráter privado da riqueza capitalista e o impulso interno à socialização da atividade econômica desempenhada sob condições capitalistas. Com base nisso, ele explora a hipótese de que a autonomização relativa do capital acionário não deve ser compreendida como um resultado contingente de decisões mais ou menos arbitrárias, mas sim como um resultado necessário do desenvolvimento histórico do modo de produção capitalista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Silva, Walkyria Passos Magno e., and Fernanda Souza e. Silva. "O jogo “Eu Autônomo” como um instrumento de reflexão para a aprendizagem de línguas estrangeiras." Revista Horizontes de Linguistica Aplicada 18, no. 1 (June 1, 2019): 81–106. http://dx.doi.org/10.26512/rhla.v18i1.25025.

Full text
Abstract:
Autonomia na aprendizagem de línguas é essencial para o desenvolvimento da competência em língua estrangeira. Impossível aprender uma língua sem executar, de forma contínua, ações que vão muito além daquelas demandadas por um professor. No entanto, organizar metacognitivamente o processo de autonomização sempre foi um desafio para grande parte dos estudantes. Tassinari (2015) propõe um modelo que visa auxiliar nesse processo. Este artigo, além de discutir as bases individuais do processo de autonomização, transforma o modelo proposto em um jogo a ser executado coletivamente. O texto mostra como isso foi feito e os resultados de um emprego experimental do mesmo em uma turma de aprendentes de níveis diferentes. Os resultados mostram que houve uma maior conscientização, por parte dos estudantes, do que significa aprender uma língua e quais as diferentes dimensões que precisam ser mobilizadas para que essa aprendizagem seja eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Furtado, Mariama Augusto, and Ana Maria Szapiro. "Política Nacional de Promoção da Saúde: os dilemas da autonomização1." Saúde e Sociedade 25, no. 2 (June 2016): 277–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902016149175.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo analisa o discurso da Política Nacional de Promoção da Saúde, especialmente a concepção de autonomia presente nesse documento, interrogando seus efeitos nas sociabilidades quanto à ênfase na responsabilidade individual no cuidado com a saúde. Procedendo à revisão do documento oficial da política, definimos três eixos sobre os quais desenvolvemos a análise: responsabilização individual; ênfase na escolha individual e nos hábitos de vida; processos de subjetivação. Tal objeto se justifica na medida em que é fundamental refletir sobre como são formulados os modelos de atenção à saúde, a que relações de poder eles estão a serviço e quais são os processos de produção discursiva que permitem a enunciação de um determinado modelo de política pública de saúde. Com esta pesquisa pretendemos contribuir para o debate no interior do campo da Saúde Coletiva com relação às formulações conceituais da Promoção da Saúde, a fim de propor reflexões comprometidas com a transformação na maneira de pensar e intervir na saúde da população brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Catalani, Felipe. "Arte e conhecimento: autonomização da obra de arte e verdade estética." Humanidades em diálogo 7 (March 26, 2016): 171–81. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2016.113346.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende esboçar a relação entre processo histórico e formação da estética enquanto forma de saber, isto é, como historicamente a arte se vincula à verdade na tradição dialética, tendo em vista principalmente as formulações de Kant, Hegel e a releitura materialista de Adorno. O diagnóstico de Peter Bürger a respeito da separação da arte da práxis vital é um ponto de partida para conceituar aquilo que veio a ser conhecido como “autonomia da arte”, condição histórica fundamental para o surgimento do tipo de reflexão estética que será aqui abordada
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Leite, Fernando Baptista. "Posições e divisões na Ciência Política brasileira contemporânea: explicando sua produção acadêmica." Revista de Sociologia e Política 18, no. 37 (October 2010): 149–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-44782010000300011.

Full text
Abstract:
O artigo é um estudo preliminar, exploratório, da história da Ciência Política brasileira. Buscamos fornecer subsídios para identificar as razões históricas por trás dos dois princípios de divisão da produção acadêmica da Ciência Política contemporânea: o contínuo teórico-empírico e o contínuo politicismo-societalismo. Em primeiro lugar, apresentamos o esquema teórico utilizado para interpretar a história da Ciência Política brasileira. Aproveitamos tal apresentação para discutir algumas questões teóricas importantes, especialmente de ordem conceitual. Em segundo lugar, apresentamos a hipótese de pesquisa, construída à luz daquele esquema, a fim de fornecer uma direção para a elaboração da explicação histórica. Enfim, com essa hipótese em mãos e utilizando algumas evidências bibliográficas, antecipamos uma interpretação provisória. Essa interpretação baseia-se nos seguintes eixos: o processo de institucionalização e o processo de autonomização do campo da Ciência Política, dividido em dois tipos, a autonomização cultural (de valores, teorias, métodos etc.) e a institucional (que se refere ao processo de institucionalização da disciplina), que envolvem um conflito mais ou menos explícito entre distintas visões de ciência política.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

ABREU, SAMARA MOURA BARRETO. "Formação para pesquisa de licenciandos em educação física: experiência (auto)formadora." Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica 4, no. 11 (June 20, 2019): 787. http://dx.doi.org/10.31892/rbpab2525-426x.2019.v4.n11.p787-791.

Full text
Abstract:
Este trabalho convida a pensar sobre a formação para a pesquisa em Educação Física (EF) numa relação dialética de saberes e subjetividades. Ao deparar-se com a situação-limite relativa à formação para a pesquisa, a qual se encontrava espelhada na dificuldade de tessitura do TCC no Curso de Licenciatura em Educação Física (CLEF) em todo o Brasil, notadamente no IFCE de Canindé, toma-se como mote para delinear essa investigação a necessidade de buscar propositivas que (re) orientassem esta formação, na perspectiva de estreitar a relação pesquisa e ensino cuja trajetória produzisse uma experiência formadora. O objetivo geral foi analisar a experiência do curso Con-vivências como (auto)formadora para a pesquisa de licenciandos em EF. Nesse sentido, investe-se no método (auto)biográfico centrado em fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação materializada pelo curso Con-vivências, constituído por seis licenciandos (aretês) do CLEF do IFCE Campus Canindé (sujeitos-atores) nessa investigação. Conforme apreensão e análise interpretativa do corpus, elucida-se que entre os maiores dilemas dos aretês na tessitura do trabalho monográfico estavam: o processo de delimitação do objeto de estudo no que tange à escolha do tema (35 conversações); a apreensão das normas da ABNT, no contexto da feitura das citações (29 conversações); a revisão de literatura pautando-se sobre a constituição da fundamentação teórica (15 conversações) e a definição do campo metodológico, em especial a caracterização da população e amostra (07 conversações). É importante enaltecer que todos os aretês concluíram seus TCC’s no tempo esperado, com média de avaliação significativamente elevada (9,66). Amorosidades e dialogicidades foram imbuídas pela experiência no curso Con-vivências, na tessitura de histórias de formação, desveladas sobre o conhecimento de si e do outro na relação da 'ensinagem' para a pesquisa. Foi possível sentir que a aprendizagem sobre a formação para a pesquisa desvelada carrega em si o “dom de ser capaz e ser feliz” no constructo pedagógico de uma pesquisa-formação em que foi cultivada uma aprendizagem colaborativa. Diante dos dilemas formativos apresentados, na história de formação dos aretês, sobretudo focalizada na pesquisa, os sujeitos-atores estiveram Con-vivendo, empoderados do conhecimento epistemológico, técnico, afetivo e dialogal. (Res)significou-se o conceito de formação articulado ao ser pesquisador sob o movimento de permanente reflexividade sobre o vivido e pela ideia de inacabamento humano, projetado pelo olhar retrospectivo e prospectivo. Assim, se foi ao encontro de uma racionalidade pedagógica substanciada pela intersubjetividade, dialogicidade e afetividade, uma vez que se delineou um caminho de maior autonomia diante de uma prática reflexiva. Tais características despertadas no curso Con-vivências vão de encontro a uma experiência formadora já que incute a apreensão de atitudes, comportamentos, pensamentos, o saber-fazer, sentimentos que caracterizam uma subjetividade e identidades articuladas conscientemente, elaborada entre atividade, sensibilidade, afetividade e ideação (JOSSO, 2004). Conforme a experiência vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam um melhor entendimento dos processos formativos pelos sujeitos, colocando-os em lugar de protagonista, exprimindo uma autonomização e responsabilização sobre suas aprendizagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Sabadini, Mauricio de Souza. "Especulação financeira e capitalismo contemporâneo: uma proposição teórica a partir de Marx." Economia e Sociedade 22, no. 3 (December 2013): 583–608. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182013000300001.

Full text
Abstract:
No contexto da análise das fases de circulação e produção capitalista, o objetivo principal deste artigo é o de enfatizar que o processo de autonomização das formas funcionais do capital, com base na teoria do valor-trabalho de Marx e caracterizado principalmente pelo capital fictício, é um forte instrumento para explicar algumas transformações verificadas no capitalismo contemporâneo. Destaque especial para as crises capitalistas recentes e para o intenso processo de especulação financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Silva, Gerson dos Santos. "Fetichismo e autonomização das formas social na crítica da economia política de Marx." Temporalis 16, no. 32 (February 26, 2017): 285–305. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2016v16n32p285-305.

Full text
Abstract:
Diante da atual encruzilhada histórica onde a crise estrutural do capital sinaliza seus limites lógicos e históricos, o presente trabalho objetiva lançar contributos para uma crítica radical da sociedade burguesa. Nesse sentido, propomos uma leitura do livro I de O Capital analisando as categorias mercadoria, valor e trabalho em seu duplo aspecto, desvelando seu caráter fetichista e historicamente determinado e expondo o desenvolvimento lógico-histórico de autonomização destas categorias. Por conseguinte, analisamos o desenvolvimento desse processo de autonomização categorial e determinação formal na figura do dinheiro e do capital. Com isso, objetivamos colaborar com a consolidação das bases para uma crítica radical de uma sociedade que exige que as relações sociais ocorram como relações entre coisas e apresenta um metabolismo social invertido, na medida em que trabalho e dinheiro – como formas sociais autonomizadas – se tornam um fim em si, exigindo que a sociabilidade seja determinada pela finalidade tautológica de valorização do valor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Dos Santos, Isabelly Raiane Silva. "A Contribuição de Uma Disciplina Acadêmica no Processo de Autonomização de Professores de Inglês em Formação." Latin American Journal of Development 3, no. 4 (August 9, 2021): 2476–84. http://dx.doi.org/10.46814/lajdv3n4-054.

Full text
Abstract:
RESUMO No contexto da globalização, a língua inglesa vem ganhando gradativamente mais notoriedade no cenário mundial, fato que a leva a ser alvo de questionamentos que servem de base para o início de uma pesquisa. Desse modo, este estudo busca demonstrar a importância e os benefícios da aprendizagem autônoma desta língua estrangeira com base em definições e conceitos relacionados à autonomia e à motivação propostos por autores como Dickinson (1994), Ushioda (1996) e Benson (2001). Partindo desses referenciais teóricos, uma turma de calouros foi analisada durante o período no qual a disciplina Aprender a Aprender Língua Estrangeira foi ministrada como componente curricular obrigatório do curso de graduação em Licenciatura em Letras com habilitação em Inglês ofertado pela Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), na Universidade Federal do Pará (UFPA), durante o segundo semestre de 2014. Tendo a docente como um dos principais agentes motivadores, ao final da disciplina, foram observados altos níveis de motivação em grande parte dos alunos. Ao final da investigação, tornou-se evidente que a aprendizagem pode ser mais efetiva quando o aprendente passa a compreender o funcionamento do processo cognitivo e a conhecer seu próprio estilo de aprendizagem. ABSTRACT In the context of globalization, the English language has been gradually gaining more notoriety on the world stage, a fact that makes it the target of questions that serve as a basis for the beginning of a research. Thus, this study aims to demonstrate the importance and the benefits of an autonomous learning of this foreign language based on definitions and concepts related to autonomy and motivation proposed by authors such as Dickinson (1994), Ushioda (1996) e Benson (2001). Based on these theoretical references, a class of freshmen was analyzed during the period in which the subject Learn to Learn a Foreign Language was taught as a mandatory curriculum component of the undergraduate course in Majoring in English Language offered by the Faculty of Modern Foreign Languages ​​(FALEM), at the Federal University of Pará (UFPA), during the second semester of 2014. With the teacher as one of the main motivating agents, at the end of the course, high levels of motivation were observed in most students. At the end of the investigation, it became evident that learning can be more effective when the learner starts to understand the functioning of the cognitive process and to know his/her own learning style.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Silva, Walkyria Magno e., Larissa Dantas, Maria Clara Vianna Sá e. Matos, and Marja Ferreira Martins. "Aconselhamento linguageiro no processo de aprendizagem de inglês." Trabalhos em Linguística Aplicada 52, no. 1 (June 2013): 53–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132013000100004.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos tem se configurado um outro personagem no contexto do ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras: o conselheiro linguageiro (CL). Neste texto propomos uma definição do que seja o aconselhamento linguageiro (AL) e expomos alguns dos papeis do CL, comparando-os com os do professor; levantamos ideias a respeito do lócus do CL nas instituições e das melhores práticas desse agente de aprendizagem. Esse experimento desenvolveu-se em uma universidade no norte do Brasil e envolveu alunos e professores de línguas estrangeiras. Os dados que aparecem neste texto são de alunos e conselheiros de inglês. Em seguida mostramos o impacto dessa ação na autonomização e na motivação dos aprendentes e como esse diálogo entre CL e aprendente pode se dar por meio de recursos tecnológicos mais disponíveis do que o contato face a face.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Arruda, Elismar Bezerra. "CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA E ESCOLA PÚBLICA: o problema do conhecimento para as massas trabalhadoras." movimento-revista de educação, no. 6 (June 28, 2017): 176–201. http://dx.doi.org/10.22409/mov.v0i6.361.

Full text
Abstract:
O presente artigo expressa reflexões e entendimentos decorrentes da pesquisa intitulada: “A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do Agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico”. Objetiva discutir a subjetivação da Escola Pública pelas massas trabalhadoras, a partir da realidade mato-grossense impactada pelo processo do Agronegócio; este como a materialização do capitalismo dependente. Referenciado na filosofia política marxista, confronta o Pedagogismo, o reducionismo do mercado e trata o processo de ensino como práxis que constrói uma nova vontade coletiva, no sentido da autonomização dos trabalhadores.Palavras-Chave: Escola Pública; Vontade Coletiva; Autonomização. Construction of Collective Will and Public School: the Problem of Knowledge for the Working MassesAbstractThe following article expresses some reflections and understandings related to the research titled: " Construction of Collective Will and Public School: the Problem of Knowledge for the Working Masses". Its objective is to discuss the subjectivation of the Public School by the working masses starting with the mato-grossense reality impacted by the agribusiness process, this like the materialization of the dependent capitalism. Referenced on the political marxist philosophy, it confronts the Pedagogism, the market reductionism that treats the learning process such as the praxis which builds a new collective will in the sense of the autonomization of workers.Keywords: Public School; Collective Will; Autonomization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Arruda, Elismar Bezerra. "CONSTRUÇÃO DA VONTADE COLETIVA E ESCOLA PÚBLICA: o problema do conhecimento para as massas trabalhadoras." movimento-revista de educação, no. 6 (June 28, 2017): 176. http://dx.doi.org/10.22409/movimento2017.v0i6.a20930.

Full text
Abstract:
O presente artigo expressa reflexões e entendimentos decorrentes da pesquisa intitulada: “A educação dos trabalhadores em Mato Grosso no tempo do Agronegócio: contradições e perspectivas no capitalismo periférico”. Objetiva discutir a subjetivação da Escola Pública pelas massas trabalhadoras, a partir da realidade mato-grossense impactada pelo processo do Agronegócio; este como a materialização do capitalismo dependente. Referenciado na filosofia política marxista, confronta o Pedagogismo, o reducionismo do mercado e trata o processo de ensino como práxis que constrói uma nova vontade coletiva, no sentido da autonomização dos trabalhadores.Palavras-Chave: Escola Pública; Vontade Coletiva; Autonomização. Construction of Collective Will and Public School: the Problem of Knowledge for the Working MassesAbstractThe following article expresses some reflections and understandings related to the research titled: " Construction of Collective Will and Public School: the Problem of Knowledge for the Working Masses". Its objective is to discuss the subjectivation of the Public School by the working masses starting with the mato-grossense reality impacted by the agribusiness process, this like the materialization of the dependent capitalism. Referenced on the political marxist philosophy, it confronts the Pedagogism, the market reductionism that treats the learning process such as the praxis which builds a new collective will in the sense of the autonomization of workers.Keywords: Public School; Collective Will; Autonomization.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Pereira, Gilson R. de M. "Eufemismo e cumplicidade objetiva nos primórdios do campo educacional brasileiro. Um caso exemplar de 1860." Educação & Sociedade 20, no. 66 (April 1999): 55–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-73301999000100003.

Full text
Abstract:
Com base na perspectiva de Bourdieu e consultando um texto de 1860 <small>3/4</small> Estudos sobre o ensino publico, Recife: Typ. Commercial de Geraldo Henrique de Mira & C., de autoria de Aprigio Justiniano da Silva Guimarães <small>3/4</small>, o presente estudo analisa as ambigüidades relativas ao econômico e os mecanismos de "cumplicidade objetiva" presentes nos primórdios do processo de constituição e autonomização do campo educacional brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Seidl, Ernesto. "Uma elite pouco (re) conhecida: o episcopado brasileiro." Tempo Social 29, no. 3 (December 12, 2017): 35. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2017.125886.

Full text
Abstract:
O artigo aborda transformações conhecidas pelo espaço do episcopado brasileiro ao longo da segunda metade do século XX. O exame das condições de desenvolvimento da alta hierarquia católica aponta um processo de autonomização institucional e profissionalização do corpo religioso apoiado em dinâmica vigorosa de importação de mão de obra e de modelos de excelência religiosa. Os frutos desse processo são visíveis sobretudo em dois aspectos: uma elite dirigente marcada pelo predomínio de indivíduos do sul e do sudeste do Brasil, oriundos de grupos descendentes de imigrantes do mundo rural; e a valorização de um perfil religioso romanizado, incluindo circulação pelo exterior e o acúmulo de competências culturais e de gestão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Marocco, Beatriz Alcaraz. "Os procedimentos de controle e a resistência na prática jornalística." Galáxia (São Paulo), no. 30 (December 2015): 73–85. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015221336.

Full text
Abstract:
ResumoUma coleção de entrevistas com jornalistas evidenciou um processo de autonomização na prática jornalística. Durante o jogo de perguntas e respostas, para surpreendê-los em suas ilusões sobre si e o jornalismo, construímos um aparelho teórico-metodológico que acionou as noções de consciência discursiva e os procedimentos de controle que afetam a prática (MAROCCO, 212a). Na análise enunciativa dos dados, que deu origem ao presente texto, localizamos no bojo de quatro figuras discursivas a tensão entre procedimentos de controle e resistência na prática jornalística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oliveira, Jaime Araújo. "De doenças a estruturas, ou, da medicina a uma antropologia: a constituição e desconstituição da nosologia psiquiátrica entre Pinel e Lacan (Uma contribuição psicanalítica à fundamentação teórica da "reforma psiquiátrica")." Physis: Revista de Saúde Coletiva 6, no. 1-2 (1996): 53–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73311996000100003.

Full text
Abstract:
O artigo parte da noção. médico-jurídica de "doenças mentais", tal como esta noção foi concebida no nasce douro da Psiquiatria em fins do século XVIII. Procura acompanhar, em seguida, as dificuldades de sustentação deste conceito, ao longo das transformações sofridas pelos paradigmas da Medicina nos dois séculos subseqüentes. Assinala o processo de progressivo "esvaziamento" da Psiquiatria, daí resultante, e a ocupação, do campo assim deixado a descoberto, por novas disciplinas, emergentes em fins do século XIX: a Neurologia e a Psicanálise. Procura mostrar como esta última, embora nascida no interior da Medicina, terminará por autonomizar-se radicalmente em relação a este campo. Sustenta a tese de que tal movimento de autonomização, inaugurado por Freud, e diluído por seus sucessores imediatos, é recuperado e completado pela releitura lacaniana do texto freudiano. Em tal releitura, e como parte daquéle processo de autonomização, a noção - propriamente psicanalítica - de "estruturas clínicas" vem ocupar o lugar da velha noção médica de "doenças" ("mentais") no que tange à maior parte das formas de comportamento e de existência que haviam se tornado objeto da Psiquiatria desde os setecentos. Com profundas implicações éticas, uma vez que a oposição normativa saúde x doença (ou normalidade x anormalidade etc.) dálugar, aqui, a um mero conjunto de possibilidades alternativas entre si, sem que nada fundamente um julgamento de valor entre tais alternativas. Conclui sugerindo que estas formulações da Psicanálise contemporânea podem funcionar como uma contribuição à fundamentação teórica da, assim chamada, "Reforma Psiquiátrica".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Andrade Junior, Nivaldo Vieira de. "Diógenes Rebouças e o EPUCS: planejamento urbano e arquitetura na Bahia, 1947-1950." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 5, no. 1 (July 6, 2013): 25. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v5i1.8635086.

Full text
Abstract:
O Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS) teve um papel fundamental não só no planejamento urbano da capital baiana, como a historiografia já registrou, mas também na consolidação da arquitetura moderna e no processo de autonomização do campo arquitetônico no Estado. Além dos pioneiros levantamentos, estudos e propostas realizados em sua primeira fase (1943-1947), sob a coordenação de Mário Leal Ferreira, o EPUCS, na sua segunda fase (1947-1950), sob a coordenação de Diógenes Rebouças, terminou por se constituir, informalmente, no primeiro escritório de projetos urbanísticos e arquitetônicos da Bahia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Tavares, Fátima Regina Gomes. "Ascensão e profissionalização da terapêutica alternativa no Rio de Janeiro (anos 80-90)." Physis: Revista de Saúde Coletiva 9, no. 2 (December 1999): 75–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73311999000200005.

Full text
Abstract:
O trabalho pretende mostrar o processo de formação e consolidação de uma rede profissional que se origina no bojo do movimento de proliferação das terapias alternativas. Nos anos 80, boom do movimento esotérico, iremos assistir a uma valorização da questão terapêutica no conjunto das diferentes práticas e vivências dos adeptos desse universo. A consolidação dessa tendência, verificada ao longo da década de 90, aponta para uma autonomização da terapêutica alternativa em relação ao seu universo de origem (esotérico- alternativo) e sua interação com outros saberes terapêuticos inscritos na nossa tradição cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Maglia, Cristiana, and Paulo Peres. "Ciência Política na Ufrgs: formação, evolução e perfil da produção científica." Civitas - Revista de Ciências Sociais 19, no. 3 (December 13, 2019): 625. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2019.3.33468.

Full text
Abstract:
O objetivo central deste artigo é reconstruir a história do processo de autonomização acadêmica da Ciência Política no Rio Grande do Sul, desde a criação do Programa de Pós-Graduação, em 1973, até o momento atual, a partir da análise descritiva de documentos e de entrevistas com personagens centrais desse processo. Com base nesse material, defendemos o argumento de que houve uma geração de cientistas políticos na Ufrgs que contribuiu para a autonomia acadêmica da disciplina em âmbito regional e nacional e, concomitantemente, foi responsável pela difusão de paradigmas predominantes na Ciência Política norte-americana e europeia. Para evidenciar a adesão aos paradigmas, são analisadas as teses e as dissertações defendidas no período de 1977 a 2016, com base em categorias teórico-metodológicas para a sua classificação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Brandão, Catarina Do Vale, Fábio Santos, and Sara Peres. "Processo de transição para uma posição de liderança: um estudo com mulheres." Revista Psicologia, Diversidade e Saúde 9, no. 1 (March 26, 2020): 9. http://dx.doi.org/10.17267/2317-3394rpds.v9i1.2559.

Full text
Abstract:
Parecem ser vários os desafios, emoções e constrangimentos com os quais as mulheres se deparam para alcançarem posições de liderança nas organizações. Nesse seguimento, este estudo tem como objetivos descrever o processo de transição de mulheres para uma posição de liderança em contexto organizacional e as representações de jovens mulheres sobre o mesmo. De forma a concretizar os objetivos definidos foram realizados dois estudos. O estudo 1 recorreu a entrevistas semiestruturadas a mulheres que viveram recentemente o processo de transição. No estudo 2 aplicou-se um questionário com perguntas abertas a 30 jovens mulheres universitárias. Os dados foram sujeitos a análise de conteúdo categorial. Os resultados permitiram identificar três fases no processo de transição para uma posição de liderança - Aprendizagem, Autonomização e Consolidação. Permitiu ainda identificar que ao longo do processo de transição as mulheres experienciam dificuldades a nível do assumir as novas funções, obter reconhecimento do papel de líder e mudanças nas relações. As representações das jovens mulheres vão ao encontro das vivências das mulheres, revelando-se conscientes do papel dos estereótipos de género na liderança feminina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Meira, Ana Marta. "Benjamin, os brinquedos e a infância contemporânea." Psicologia & Sociedade 15, no. 2 (December 2003): 74–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822003000200006.

Full text
Abstract:
O presente artigo traz reflexões acerca do brincar e da infância na contemporaneidade, tendo como eixo as contribuições de Walter Benjamin em seus escritos sobre os brinquedos. A posição subjetiva na contemporaneidade, marcada pela autonomização e o individualismo, reflete-se nas vias de transmissão educacional. Considerando-se que o brincar é um processo que produz subjetividades, observa-se que hoje as crianças encontram-se confrontadas com a crescente subtração deste espaço de criação, por excelência. Efeitos desta posição podem ser evidenciados na clínica psicanalítica, na qual as crianças manifestam dificuldades em relação a colocar em jogo a criação, revelando traços dos efeitos de transmissão que o social rege.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Lattman-Weltman, Fernando. "A mídia nas eleições presidenciais brasileiras: uma variável em mutação?" Revista Contracampo, no. 23 (December 8, 2011): 116. http://dx.doi.org/10.22409/contracampo.v0i23.170.

Full text
Abstract:
Apresentamos aqui um modelo que procura dar conta de variáveis essenciais para a compreensão da disputa de nossas eleições presidenciais e, mais especificamente, do papel particular exercido nelas pelo conjunto dos nossos principais meios de comunicação de massa. Ressalta de sua aplicação a autonomização relativa de variáveis clássicas de influência conjuntural sobre as eleições, como as expectativas acerca da economia e os índices de popularidade dos governantes, ao lado de uma convergência dos principais candidatos para o centro do espectro político, importante processo de estruturação do campo político brasileiro, e, por último, mas não menos importante, uma curiosa diminuição da influência relativa exercida pelos principais veículos de mídia em tais disputas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Lucas Trindade da. "Indiferenciação por diferença." Tempo Social 32, no. 1 (April 15, 2020): 247–64. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2020.155166.

Full text
Abstract:
Buscamos realizar uma leitura do conceito de governamentalidade neoliberal e suas ressonâncias em conceitos como sociedade de controle e novo espírito do capitalismo, como uma modulação específica de crítica ao enunciado da autonomização das esferas sociais. Diferente de uma crítica a esse enunciado que aponta para um processo de indiferenciação por identidade, levado a cabo pelo domínio da racionalidade instrumental, percebemos, a partir do Nascimento da Biopolítica, um diagnóstico do contemporâneo como perpassado por uma dinâmica de indiferenciação por diferença, operado por práticas e discursos que induzem a uma diferenciação crescente dos sujeitos, porém enquadrados sob o modelo do empresário de si e do capital humano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Oliveira, Fernanda Areias, and João Victor Silva Pereira. "A reescritura de espaços históricos no processo teatral de Negro Cosme em Movimento, do Grupo Cena Aberta." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 38 (September 22, 2020): 1–28. http://dx.doi.org/10.5965/14145731023820200002.

Full text
Abstract:
Os movimentos artísticos de retomada do espaço urbano das décadas de sessenta e setenta foram relativamente documentados e investigados em seus contextos criativos e políticos. Contemporaneamente, a expansão da pesquisa em artes para contextos ainda em processo de autonomização permite o acesso a experiências de encenação em que há um imbricamento entre o espaço e a retomada de sua história territorial. O ensaio recorta o espetáculo Negro Cosme em Movimento, realizado e apresentado durante os anos de 2013 a 2016 nas cidades do Maranhão pelo Grupo Cena Aberta; e se aproxima do percurso e das intenções artísticas da referida encenação, reconhecendo nesta análise a operacionalização de noções do teatro contemporâneo como: teatro do real e site specific theatre. A investigação objetiva documentar os vestígios de uma teatralidade contemporânea e suas reverberações em contextos territoriais até então ausentes de boa parte das discussões teóricas da área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ágoas, Frederico. "Governo, ditadura e ciências sociais: o caso português." Tempo Social 31, no. 1 (April 17, 2019): 263–76. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2019.134487.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute a presumida inexistência de ciências sociais durante o Estado Novo português, executa uma síntese dos mais recentes trabalhos sobre a história da sociologia em Portugal, integra-a no contexto internacional pertinente e sugere que a institucionalização parcial daquele saber no decurso da ditadura pode ser compreendida como “consequência não desejada” de determinadas ações do regime e resultado dos esforços subsequentes da parte de quadros médios da burocracia oficial e/ou de institutos conexos de aconselhamento político no sentido de dar dignidade universitária às suas atividades técnicas. De forma complementar, o mesmo processo pode ainda ser entendido enquanto “autonomização” progressiva e atalhada de “campos sociais” científico-sociais com matrizes diversas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Gomes, Ana Lúcia de Abreu. "Por uma semântica do patrimônio cultural." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 9, no. 2 (April 29, 2016): 441–59. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v9.n2.2016.2421.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é discutir as inflexões semânticas do vocábulo patrimônio ao longo de sua trajetória na proteção de bens culturais no Brasil. A política de proteção dos bens culturais no Brasil se definiu durante parte significativa de sua trajetória em uma dimensão artística e histórica que desvela suas matrizes europeias, especialmente aquelas relacionadas ao campo da conservação e do restauro: de um lado uma corrente que defendia o restauro a qualquer custo, priorizando a dimensão artísticas das obras e de outro a que defendia a trajetória histórica dos bens móveis e imóveis. A ressemantização do vocábulo patrimônio presente na Constituição de 1988 indica um processo de autonomização e apropriação do campo pela sociedade brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Oliveira, Amurabi. "A Sociologia como uma Ciência Social no Brasil." Estudios Sociales 60, no. 1 (June 26, 2021): 125–41. http://dx.doi.org/10.14409/es.v60i1.8130.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas tem havido um movimento intenso da sociologia internacional em revisitar as diferentes tradições nacionais de formação desta ciência, reconhecendo as distintas formas de institucionalização e desenvolvimento que ela assumiu. Buscando contribuir com este debate, analiso neste artigo a formação da sociologia no Brasil, destacando os aspectos idiossincráticos que ela possui em comparação com outras tradições nacionais, destacando-se sua institucionalização através da escola secundária, assim como a existência de uma formação de sociólogos através de cursos de graduação interdisciplinares de ciências sociais. Destaco também o crescente processo de autonomização da sociologia em relação às demais ciências sociais, o que se conecta, em minha interpretação, ao desenvolvimento dos programas de pós-graduação em sociologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Brito, Leonardo Octavio Belinelli de. "GABRIEL COHN E A ESCOLA PAULISTA DE SOCIOLOGIA." Sociologia & Antropologia 10, no. 2 (August 2020): 467–92. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752020v1026.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo retoma o processo formativo de Gabriel Cohn a partir de seu vínculo com a cadeira de sociologia I da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências da Universidade de São Paulo. Desse prisma, busca compreender a sua produção teórica inicial à luz das preocupações dos sociólogos reunidos no Centro de Sociologia Industrial e do Trabalho. Em especial, examinamos o artigo de Cohn na coletânea Política e revolução social, o seu mestrado e o artigo “Problemas da industrialização no século XX”. Em seu segundo momento, acentuando o processo de autonomização intelectual de Cohn, cuja marca teórica pode ser vista a partir da incorporação das temáticas frankfurtianas em seus trabalhos nos anos 1970 - como em sua livre-docência sobre Max Weber -, o artigo examina as reflexões de Cohn sobre a obra de Florestan Fernandes como um momento privilegiado da autorreflexão sobre a tradição intelectual na qual se formou.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Aleixo, Vítor Corrêa. "Trânsito religioso e regulação institucional: um estudo de caso na Igreja do Evangelho Quadrangular em Belo Horizonte." Religião & Sociedade 39, no. 3 (December 2019): 11–33. http://dx.doi.org/10.1590/0100-85872019v39n3cap01.

Full text
Abstract:
Resumo: Diante da autonomização das experiências religiosas, trânsito de pessoas e símbolos no circuito evangélico e perda de legitimidade eclesial em regular as trajetórias individuais, este estudo de caso na Igreja do Evangelho Quadrangular em Belo Horizonte se propõe a investigar os mecanismos de regulação institucional dirigidos a adeptos estáveis e episódicos. Sendo assim, a primeira seção deste artigo volta-se ao período fundacional do templo e aos reflexos dos métodos de evangelismo pessoal na formação de um núcleo de convertidos. Já a segunda seção atenta ao processo de catedralização e às estratégias de evangelismo de massa, investimentos midiáticos e correntes de oração, direcionadas à clientela flutuante. Enfim, encerra-se com alguns apontamentos sobre as reconfigurações dos laços de pertença no pentecostalismo contemporâneo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Rodrigues, Elisa. "Lutero, questões hermenêuticas e a Reforma Protestante." Reflexão 41, no. 2 (February 3, 2017): 155. http://dx.doi.org/10.24220/2447-6803v41n2a3766.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe que os problemas hermenêuticos que conduziram Lutero em sua aproximação do texto bíblico têm relação com seu contexto histórico, marcado pelo pensamento místico e pelo medo da condenação eterna que a Igreja Católica inculcava em seus fieis. A Reforma Protestante, portanto, representaria um movimento religioso de ruptura com a tradição católica e inauguração de um modo de religião que privilegiava o indivíduo, sua consciência e sua autonomia, em detrimento da instituição e sua vontade de poder e determinação sobre os fieis. Com isso, tem início um processo de valorização do indivíduo que, posteriormente, resultará na sua emancipação e na autonomização das instituições sociais em relação à Igreja Católica. Esses dois acontecimentos posteriormente consolidaram a Modernidade, em que se vislumbra como conquista a liberdade de consciência.Palavras-chave: Bíblia. Hermenêutica. Indivíduo. Liberdade de consciência. Martinho Lutero. Reforma Protestante.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Garcia-Parpet, Marie-France. "A SOCIOLOGIA DA ECONOMIA DE PIERRE BOURDIEU." Sociologia & Antropologia 3, no. 5 (June 2013): 91–117. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752013v364.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo pretende recuperar a sociologia da economia presente na obra de Pierre Bourdieu, que consiste em uma crítica à teoria neoclássica fundamentada em ricos materiais empíricos. Nos seus trabalhos sobre a economia cabila é possível encontrar a gênese dos conceitos de habitus e capital simbólico e verificar sua pertinência para pensar a economia capitalista. Neles afirma-se um pensamento relacional e o conceito de campo, onde se confrontam agentes que, longe de serem intercambiáveis, movem-se em um espaço socialmente construído e são dotados de diferentes recursos, interagindo para aceder à mudança e conservar ou transformar a relação de força em vigor. Opondo-se a uma racionalidade econômica universal que se inscreve na natureza humana, a historicidade da economia é posta em primeiro plano e a história do processo de diferenciação e autonomização alcança a constituição de um jogo específico: o campo econômico obedece às suas próprias leis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography