Academic literature on the topic 'Processos de autonomização'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Processos de autonomização.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Processos de autonomização"

1

Peixoto, Clarice. "Trajetórias juvenis: processos de autonomização de jovens cariocas e desigualdades sociais." Anuário Antropológico, no. I (June 1, 2010): 175–98. http://dx.doi.org/10.4000/aa.823.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Leite, Ana Carolina Gonçalves. "Mobilização do trabalho e escolarização no processo de modernização em comunidades rurais no Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil)." Perspectiva 38, no. 4 (January 13, 2021): 1–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2020.e66867.

Full text
Abstract:
Com este artigo, buscamos discutir a relação entre mobilidade do trabalho e escolarização a partir de uma análise do processo de modernização em comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha (Minas Gerais, Brasil) e de levantamentos realizados entre os anos de 2004 e 2014, para estudos e reflexões conduzidos no período (LEITE, 2010, 2015). No que diz respeito ao momento contemporâneo, notaremos o amplo processo de escolarização experimentado pelos jovens do campo e como isso implica processos migratórios, ainda que temporários ou pendulares, mudando a relação entre reprodução familiar e emprego na terra. A partir de uma leitura histórica e com uma extrapolação da discussão sobre a migração para o problema conceitual da mobilidade do trabalho, ademais, encontraremos a escolarização como momento de um processo de autonomização não apenas entre terra e trabalho, como no caso daqueles filhos de camponeses que se escolarizam e podem mobilizar sua força de trabalho independentemente da terra que possuíam, mas também, antes ainda, entre terra, capital e Estado. Nesse momento esteve também a escolarização no centro de um processo de suplantação da antiga iniciativa privada, com a espada nas mãos, por filhos ilustrados que se tornariam proprietários rurais rentistas e absenteístas e urbanizariam seus hábitos, formando a tecnocracia que permitiria a efetiva institucionalização do Estado no Brasil. Para conclusão do percurso, retornamos ao momento contemporâneo, então conceitualmente interpretado como desdobramento crítico daquele processo de autonomização, para situar os horizontes enfrentados pela escolarização diante da mobilidade do trabalho, hoje em crise.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Camila Ferreira da. "(Ciências da) educação no Brasil e em Portugal: autonomização dos espaços acadêmicos específicos." Debates em Educação 10, no. 21 (August 31, 2018): 373. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2018v10n21p373-376.

Full text
Abstract:
A tese aqui apresentada situa-se no contexto da preocupação de refletir sobre questões em torno do campo acadêmico, que tem levado os pesquisadores a um movimento de autorreflexão. A partir de um quadro conceptual bourdieusiano, o espaço acadêmico específico da Educação foi objetivado, tendo em vista as experiências brasileira e portuguesa. Trata-se, pois, de uma investigação empreendida no âmbito da Sociologia da Educação, que se vale de métodos mistos e da análise comparada, com vistas a compreender os processos de autonomização que possibilitaram a construção de um espaço próprio de desenvolvimento da área da Educação nestes países.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barretto, Diogo Cardoso, and Fernando Diniz Moreira. "Resistências à autonomização entre os gêneros artísticos e arquitetura no projeto moderno." Oculum Ensaios 12, no. 2 (December 15, 2015): 269. http://dx.doi.org/10.24220/2318-0919v12n2a2387.

Full text
Abstract:
A ideia de arquitetura como arte e gênero artístico autônomo é relativamente nova, começando a tomar forma a partir do Renascimento. Anteriormente, na Idade Média, não existiam grêmios exclusivos de arquitetos — construtores —, mas sim de canteiros, marceneiros, pintores, todos agrupados sob a mesma irmandade. Mais tarde, com o nascimento da crítica de arte moderna, especialmente com a ideia de autonomia das diferentes expressões artísticas de Lessing, no século XVIII, e a estética de gêneros autônomos de Hegel, no século seguinte, formalizou-se a ideia da produção artística como gêneros autônomos. Contudo, movimentos artísticos de final do século XIX — como o Arts-& Crafts, o Pré-Rafaelismo e as manifestações artístico-decorativas como o Art Nouveau Franco-Belga, a Sessezion Austríaca, o Jungendstill Alemão e o Modernismo Catalão — representam reações a essa esquematização da arte. Este artigo objetiva compreender os processos de autonomização da arte em relação à realidade e de autonomização entre gêneros artísticos advindos com a modernidade para logo após estudar reações a esses fenômenos que tiveram lugar nas ultimas décadas do século XIX, notadamente o ideário Arts & Crafts e o Art Nouveau.PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura. Arte. Autonomia. Fin-de-siècle. Modernidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Leite, Aline Tereza Borghi. "Editoras, repórteres, assessoras e freelancers: diferenças entre as mulheres no jornalismo." Cadernos de Pesquisa 47, no. 163 (March 2017): 44–68. http://dx.doi.org/10.1590/198053143810.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo analisa o processo de feminização do jornalismo, que se deu de forma articulada aos processos de precarização, banalização, autonomização e profissionalização da carreira. A partir de entrevistas com jornalistas de São Paulo, o artigo examina os eixos de diferenciação que demarcam as localizações das mulheres na carreira, definem sua percepção acerca da diferença e estão expressos em seus discursos. Além de compreender como as hierarquias de gênero se estruturam na profissão de jornalista, o objetivo é analisar as diferenças entre as mulheres, por meio de uma amostra formada por profissionais com filhos e sem filhos, casadas, solteiras, divorciadas, de diferentes gerações, e atuando em diversos tipos de mídia e com distintos vínculos de emprego na cidade de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Reis, Marcos Aurélio Seixas dos, Cinira Magali Fortuna, Cleide Terezinha Oliveira, and Maria Cristina Durante. "A organização do processo de trabalho em uma unidade de saúde da família: desafios para a mudança das práticas." Interface - Comunicação, Saúde, Educação 11, no. 23 (December 2007): 655–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832007000300022.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa os processos de trabalho desenvolvidos em uma unidade de saúde da família. É um estudo de caso que utilizou, como material empírico, o diário de campo baseado na observação participante. Como resultado, aponta as potencialidades das atividades educativas e culturais realizadas pela unidade. Os limites relacionam-se com a deficiência na formação dos trabalhadores, bem como com a subutilização das ferramentas de informação em atenção básica e a forma de gestão baseada em controle. Finaliza pontuando a necessidade de revisão da organização do trabalho com base na análise dos processos de trabalho em curso. Há, ainda, a necessidade de mudanças na formação dos trabalhadores da saúde, sobretudo, preparando-os para a utilização de instrumentos de educação popular e para o desenvolvimento de responsabilização, vínculo e autonomização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mariano, Silvana Aparecida, and Márcia Dos Santos Macêdo. "Desigualdades e interseccionalidades: deslindando a complexa trama das hierarquias e agenciamentos." Mediações - Revista de Ciências Sociais 20, no. 2 (December 25, 2015): 11. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2015v20n2p11.

Full text
Abstract:
O desafio de compreensão das dinâmicas (re)produtoras de desigualdades é um tema sempre atual nas Ciências Sociais e anima uma ampla gama de pesquisas. Nos diferentes campos teóricos que buscam iluminar essa agenda de investigações, amplia-se o reconhecimento de que o uso de análises interseccionais tem, cada vez mais, possibilitado contribuições dotadas de um elevado valor heurístico. Uma das razões para a recente construção desse consenso em torno da noção de interseccionalidades deve-se ao reconhecimento de que, diante da complexidade dos processos de produção das desigualdades sociais e das identidades políticas, é preciso enxergar não apenas a interconexão das lógicas produtoras das diversas formas de opressão e privilégio, mas também a potencialidade de visibilização dos movimentos de resistência, reconhecendo os processos de agência e autonomização dos sujeitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Camila Ferreira da, and Mariana Gaio Alves. "As aspirações dos aprendizes: doutorandos em educação no Brasil." Cadernos de Pesquisa 48, no. 167 (March 2018): 280–308. http://dx.doi.org/10.1590/198053144725.

Full text
Abstract:
RESUMO: Refletir sobre os fenômenos educacionais não constitui exercício recente no contexto brasileiro. Porém os processos de autonomização e institucionalização de um espaço específico para pensar, investigar e formar novos quadros no âmbito estrito da Educação ganham materialidade na primeira metade do século XX e influenciam o ganho paulatino de pujança da área. Com o intuito de compreender as relações entre as aspirações dos doutorandos em Educação no Brasil e o próprio desenvolvimento dessa área do conhecimento, por meio da análise de 455 questionários respondidos pelos estudantes, o presente artigo situa-se no debate de influência bourdieusiana acerca da correspondência entre campo e habitus. O estudo revelou o poder das relações educativas nos processos de constituição e compartilhamento de um habitus próprio desse espaço acadêmico, de reprodução dos seus quadros e ainda de construção das aspirações dos doutorandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Stella, Marcello Giovanni Pocai. "Milton Hatoum: um clássico contemporâneo." Tempo Social 33, no. 1 (April 28, 2021): 267–85. http://dx.doi.org/10.11606/0103-2070.ts.2021.160095.

Full text
Abstract:
Nas capas dos livros de Milton Hatoum editados pela editora Companhia das Letras, é possível vez ou outra deparar com um pequeno adesivo redondo de cor amarela e letras de cor preta, em que se lê: “Um clássico da literatura brasileira contemporânea”. O presente artigo procura cercar a construção do escritor Milton Hatoum e de sua obra como clássico brasileiro contemporâneo. Tal empreendimento se baseia principalmente nos preceitos metodológicos estabelecidos por Pierre Bourdieu de investigação de campos artísticos: suas gêneses e processos de autonomização. Investiga-se aqui a posição social do escritor e de sua trajetória no interior do campo literário brasileiro contemporâneo e também do espaço social mais amplo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Cavalcante, Sávio Machado. "Valor, renda e "imaterialidade" no capitalismo contemporâneo." Caderno CRH 27, no. 70 (April 2014): 115–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792014000100009.

Full text
Abstract:
O capitalismo contemporâneo é marcado pela crescente conjunção da produção tradicional de mercadorias "físicas" com a criação de bens e serviços intangíveis que são permutados pela informação, conhecimento ou apelo artístico ou cultural que possuem. Esse cenário foi possibilitado por novas tecnologias que modificam os processos de trabalho e promovem questionamentos sobre a teoria do valor desenvolvida por Marx. O objetivo deste artigo é problematizar essas questões a partir de intervenções de autores brasileiros que confluem para as seguintes conclusões: ciência e tecnologias são mobilizadas para a produção de mercadorias "sem valor", consequentemente, a apropriação capitalista assume um caráter cada vez mais rentista, e é possível analisar tal processo a partir de determinações da teoria do valor de Marx que levam à autonomização da forma capital em relação a seus conteúdos. Assim, argumenta-se que, em vez de sua obsolescência, o valor passa por uma transformação qualitativa e permanece como norma produtiva, ainda que sob uma forma "desmedida".
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Processos de autonomização"

1

CRUZ, Eder Barbosa. "O Aconselhamento linguageiro na autonomização de aprendentes surdos no processo apropriação da Língua Portuguesa sob a ótica da complexidade." Universidade Federal do Pará, 2017. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/9838.

Full text
Abstract:
Submitted by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2018-05-14T18:36:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AconselhamentoLinguageiroAutonomização.pdf: 7842573 bytes, checksum: 9b39f44b76bb48782afcf0480eeda291 (MD5)
Approved for entry into archive by Rejane Coelho (rejanecoelho@ufpa.br) on 2018-05-14T18:41:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AconselhamentoLinguageiroAutonomização.pdf: 7842573 bytes, checksum: 9b39f44b76bb48782afcf0480eeda291 (MD5)
Made available in DSpace on 2018-05-14T18:41:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_AconselhamentoLinguageiroAutonomização.pdf: 7842573 bytes, checksum: 9b39f44b76bb48782afcf0480eeda291 (MD5) Previous issue date: 2017-08-15
O Aconselhamento Linguageiro (AL) é uma modalidade de acompanhamento de aprendentes de língua, que visa levá-los a uma reflexão sobre sua própria aprendizagem, em vista de tornálos mais autônomos. Mynard (2012) apresenta um modelo para o AL sustentado em três eixos interconectados: diálogo, instrumentos e contexto. Magno e Silva, Sá e Matos e Rabelo (2015) buscaram no aporte teórico do Paradigma da Complexidade os subsídios para mostrar que AL no modelo de Mynard (2012) beneficia-se de uma abordagem com a Teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos (MORIN, 2010; LARSEN-FREEMAN; CAMERON 2008). Esta dissertação de mestrado situa-se no quadro da expansão desse modelo de AL para atender surdos aprendentes de língua portuguesa e que se comunicam por meio de uma língua modulada no plano visuo-espacial. Dessa forma, tivemos o objetivo de investigar o AL como fomentador da autonomia de alunos surdos no processo de apropriação do português. Para tanto, realizamos este estudo de caso com surdos do sétimo ano de uma escola pública da rede de ensino estadual do Pará, localizada na cidade de Belém. Para a geração dos dados, as sessões de aconselhamento com os aprendentes surdos de língua portuguesa foram filmadas. Os resultados mostraram que o Modelo do Diálogo, Instrumentos e Contexto para o AL (MYNARD, 2012), na sua compreensão como um sistema adaptativo complexo (MAGNO E SILVA; SÁ E MATOS; RABELO, 2015), se repensado considerando as especificidades dos aprendentes surdos e de sua língua de sinais, pode favorecer a prática do aconselhamento com esses aprendentes, fomentar sua autonomia e melhorar sua aprendizagem de português.
Language advising (LA) is a modality of accompanying language learners, which aims at leading them to a reflection on their own learning in order to make them more autonomous. Mynard (2012) presents a model for LA based on three interconnected axes: dialogue, tools and context. Magno e Silva, Sá e Matos and Rabelo (2015) sought in the theoretical contribution of the Complexity Paradigm the subsidies to show that LA in the model of Mynard (2012) benefits from an approach with the Complex Adaptive Systems Theory (MORIN, 2010, LARSEN-FREEMAN and CAMERON 2008). This dissertation follows the framework of the expansion of this model of LA to meet deaf learners of Portuguese language and who communicate through a language modulated in the visual-spatial context. Thus, our purpose is to investigate LA as an autonomy nurturing of deaf students in the Portuguese acquisition process. To this end, we carried out this case study with seventh year deaf learners of a public school in Belém, Pará. For the data collection, advising sessions with deaf Portuguese learners were filmed. The results showed that the Dialogue, Tools and Context Model for LA (MYNARD, 2012), in its understanding as a complex adaptive system (MAGNO E SILVA; SÁ AND MATOS; RABELO, 2015), if rethought, considering the specificities of Deaf learners and their sign language, can favor the practice of advising with these learners, foster their autonomy and improve their learning of Portuguese.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MARTINS, Ricardo Evandro Santos. "A ciência do direito como uma ciência humana: estudo sobre os fundamentos filosóficos e jurídicos do processo de autonomização epistemológica da Ciência do Direito de Hans Kelsen." Universidade Federal do Pará, 2014. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7571.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-02-03T15:01:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CienciaDireitoCiencia.pdf: 1238929 bytes, checksum: fa3ee2b92322ed56a827418a1c146da2 (MD5)
Approved for entry into archive by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2017-02-03T16:35:28Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CienciaDireitoCiencia.pdf: 1238929 bytes, checksum: fa3ee2b92322ed56a827418a1c146da2 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-03T16:35:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_CienciaDireitoCiencia.pdf: 1238929 bytes, checksum: fa3ee2b92322ed56a827418a1c146da2 (MD5) Previous issue date: 2014-05-29
O trabalho explica os fundamentos filosóficos do processo de autonomização da Ciência do Direito de Hans Kelsen. Os estudos estão focados no debate acerca da fundamentação epistemológica das Ciências Humanas e em como isto influenciou a Teoria pura do Direito. Os objetivos do trabalho são: a) investigar como o debate oitocentista acerca da fundamentação epistemológica das Ciências Humanas influenciou a formulação da Ciência do Direito kelseniana; b) estudar quais são os pressupostos filosóficos e jurídicos de sua doutrina pura do Direito; c) saber quais teriam sido as contribuições do Mestre de Viena nesta busca pela fundamentação de uma Ciência Direito metodologicamente autônoma das Ciências Naturais. Deste modo, o primeiro Capítulo aborda o Positivismo Filosófico de August Comte e de John Stuart Mill. O segundo Capítulo introduz o movimento do Neokantismo desde Adolf Trendelenburg até o Neokantismo da Escola de Marburg. O terceiro Capítulo trata da Filosofia de Wilhelm Dilthey e de como ele tentou fazer uma “crítica da razão histórica” e fundamentar as Ciências Humanas pelo método compreensivo. Já o quarto Capítulo fala sobre o Neokantismo da Escola de Baden, especialmente o de Heinrich Rickert, momento em que são explicadas a Tese dos mundos e o Princípio da formação de conceitos. O quinto Capítulo trata da formação da tradição do Positivismo Jurídico do século XIX, especialmente a do mundo germânico. E, por fim, o sexto e último Capítulo trata da refutação de Kelsen às Teoria de Gerber, Laband e Jellinek, e também trata dos “dois limites metodológicos” de sua doutrina pura do Direito para que, ao final, possa-se responder que, sim, Kelsen fez da Ciência do Direito uma Ciência Humana, mas não do mesmo modo que Rickert ou os demais filósofos que debateram sobre o tema desde o século XIX fizeram. Kelsen defendia a ideia de uma Ciência do Direito Normativa e Autônoma que pressupõe o postulado do Relativismo axiológico.
The paper explains the philosophical foundations of the process of autonomization of the Hans Kelsen‟s Legal Science. The studies are focused on the debate about the epistemological foundation of the Human Sciences and how this influenced the Pure Theory of Law. The objectives are: a) investigate how the nineteenth-century debate about the epistemological foundation of the Human Sciences influenced the formulation of the kelsenian Legal Science; b) to study what are the legal and philosophical assumptions of the Kelsen‟s Pure Doctrine of Law c) to know what would have been the contributions of the Master of Vienna in this quest for reasons for give autonomy to Legal Science from Natural Sciences. Thus, the first Chapter discusses the Philosophical Positivism of August Comte and John Stuart Mill. The second Chapter introduces the movement of Neo-kantianism since Adolf Trendelenburg until the Marburg School. The third Chapter wants to know about the Philosophy of Wilhelm Dilthey and how He tried to make a "Critique of Historical Reason", as well as reasons for the Human Science comprehensive method. The fourth Chapter talks about the Neo-kantianism of the School of Baden, especially the Heinrich Rickert‟s Philosophy, explaining mainly the Principle of the worlds and The Principle for the concept-formation. The fifth Chapter deals with the formation of the tradition of legal positivism of the nineteenth century, especially the Germanic world. And finally, the sixth and last Chapter deals with the refutation by Kelsen to the Thesis of Gerber, Laband and Jellinek, and also, this finally chapter talks about the "the two methodological limits" of his Pure Doctrine of Law that, in the end, it can respond: yes, Kelsen did the Science of Law as Human Science, but not the same way as Rickert and other philosophers who discussed this topic since the nineteenth century. Kelsen was defending the idea of a Normative and Autonomous Legal Science that presupposes the postulate of axiological Relativism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lacerda, Leonardo Mamede de. "O lixo do capital: uma crítica ao processo de reciclagem de materiais enquanto reposição crítica das categorias modernas." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-29072015-124534/.

Full text
Abstract:
Visando contribuir para o debate sobre a naturalização e autonomização dos processos sociais, esta dissertação tenta problematizar a reciclagem de materiais, principalmente, de latinhas de alumínio sob a perspectiva da crise de reprodução do capital. A crítica à consciência naturalizante, socialmente necessária à reposição dos pressupostos da produção mercantil, é uma carência que esta pesquisa tenta evidenciar. Nesse sentido, o intuito do texto é tentar revelar como a consciência moderna, portanto, fetichista, se relaciona com teorias e práticas que envolvem a reciclagem, consubstanciada pela assim chamada consciência ambiental e, fundamentalmente, pela afirmação positiva da categoria trabalho, escondendo sua crise e, por isso, repondo-o em níveis cada vez mais profundos da vida cotidiana. Assim, a análise da reciclagem nos ajudaria refletir sobre como uma atividade desempenhada por quase todos os níveis da sociedade, que muitas vezes é reconhecida como uma prática incriticável e que é capaz de repor, de forma intensivamente crítica, as categorias do capital. Para tanto, tentou-se analisar os elementos críticos da realização do capital financeiro no âmbito de uma grande empresa de reciclagem de alumínio e nas relações internas em uma cooperativa de catadores, ambos em Pindamonhangaba-SP, mas não só. Os dados levantados e as análises tentam contribuir, por fim, para o questionamento de uma dada razão que se apresenta como alternativa para a crise do trabalho: o empreendedorismo. Desse modo, esta pesquisa buscou, também, analisar a institucionalização da forma social empreendedora, que esconde a lógica de ficcionalização das relações sociais, ficção esta que põe em prática uma suposta reciclagem do capital produtivo.
In the intent of contributing to the discussion regarding naturalization and autonomization of social processes, this dissertation attempts to analyze recycling, especially recycling of aluminum cans, from the perspective of the capital reproduction crisis. The criticism of the naturalization consciousness socially necessary to allow the replenishment of the mercantile production, is an insufficiency this research aims to emphasize. In this sense, the goal of this paper is to attempt disclosing how modern consciousness, therefore fetishist, relates to theories and practices involving recycling, consolidated by the so called environmental awareness, and ultimately for the positive affirmation of the work category, hiding its crisis, and as a result, replacing it, in ever deeper levels of quotidian life. This way, the analysis of the recycling would help us to reflect on how an activity performed by almost every level of society, and that many times is viewed as a practice above criticism, and that is able to replenish, in an important way, categories of Capital. To do so, we tried to analyze the critical elements of attaining financial capital within a large recycler of aluminum and the internal relations in a cooperative of waste pickers, both in Pindamonhangaba-SP, but not only. The data collected and analyzes try to contribute, ultimately, to the questioning of a given reason that presents itself as an alternative to the crisis of work: entrepreneurship. This way, this research also attempted to analyze the institutionalization of the social entrepreneurship form, that masks the logic of the fictionalization of social relations, fiction that enables an alleged recycling of the productive capital.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pereira, Daniela Teixeira. "Desafios à (des)institucionalização de crianças e jovens : processos de autonomização e pós-acolhimento." Master's thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10400.14/21788.

Full text
Abstract:
O trabalho que se segue tem como objetivo fulcral analisar de que forma as instituições que acolhem crianças e jovens trabalham a preparação destes para a sua vida adulta e autónoma, relacionando esse processo de autonomização com os mecanismos legais ou apoios sociais existentes para jovens que, normalmente, entre os 18 e os 21 anos abandonam as instituições que os acolheram. Para esta análise e consequente compreensão da realidade vivida por estes jovens adultos, é crucial enquadrar este setor da população como um dos que se encontra em maior risco de exclusão social (UNICEF citado em Cunha, 2005), para daqui retirar a importância não só de reforçar as suas competências de autonomia, mas acima de tudo, de criar as condições necessárias à sua integração, através de um esforço que não compete só às instituições, mas à sociedade como um todo. Sem esta complementaridade de esforços e de respostas, dificilmente se poderá alcançar a completa integração destes jovens (Delgado, 2006). Na condução desta análise, foram utilizados diversos métodos de pesquisa, nomeadamente, a análise de dados estatísticos e de diplomas legais, a realização de entrevistas a diretores das instituições de acolhimento, a técnicos que acompanham os jovens adultos e aos próprios jovens institucionalizados ou ex institucionalizados com idades superiores a 18 anos. A investigação feita permitiu-nos concluir que o sistema de acolhimento de crianças e jovens terá ainda melhorias a realizar. Embora seja visível o esforço das instituições para que os jovens desenvolvam todas as competências de que necessitam para a sua vida autónoma e independente, fica clara a ausência de respostas e apoios concretos e eficazes no período pós acolhimento.
This work’s main goal is to analyze how institutions that shelter troubled children and teenagers are preparing them for an autonomous and independent adult life, relating this process with the existing legal mechanisms and social benefits for the young adults that abandon the institution, usually at ages between 18 and 21. For this analysis and consequent comprehension of the reality these young adults are subjected to, it’s crucial to look at this population segment as one with the highest risk of social exclusion (UNICEF citado em Cunha, 2005), in order to understand not only the importance of increasing their autonomy, but also the importance of creating the necessary conditions to aid their integration, through an effort of both the institutions and society as a whole. Without this complementarity of efforts and answers, it would be difficult to achieve a complete integration of these young adults (Delgado, 2006). In the elaboration of this analysis several research methodologies were used, such as statistical data and legal documents analysis, interviewing of institution directors, staff, and both currently and formerly institutionalized young adults and children. This investigation allowed us to conclude that the child and young people care system has margin to improve. Although there is clearly an effort of institutions so that the people they shelter develop the necessary skills for an autonomous and independent life, there is a clear absence of answers and concrete and effective support in the post sheltering period.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Cátia. "Para lá da institucionalização: que desafios encaram os jovens no processo de autonomização." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/10400.26/36829.

Full text
Abstract:
Em Portugal, a exposição de crianças e jovens a situações de risco e perigo é uma temática que tem suscitado grande preocupação ao longo dos últimos anos, seja por parte do sistema judicial, dos interventores sociais ou da população em geral. Pretende-se que esta população seja alvo de políticas de proteção que reduzam ou evitem a exposição a estas problemáticas e as orientem para respostas ajustadas às suas necessidades. Segundo o Relatório Anual de 2018 da Avaliação da Atividade das CPCJ, no âmbito das políticas de proteção na infância e juventude, o acolhimento residencial é a segunda medida de acompanhamento mais aplicada na proteção de crianças e jovens em situação de risco e perigo. Trata-se de uma resposta que se pretende temporária e que visa a preparação dos jovens para a reintegração na sociedade, seja por via da autonomização, seja por via do retorno à família de origem. Durante o período em que as crianças e os jovens se encontram integrados no acolhimento residencial, pretende-se que os técnicos de acompanhamento contribuam para a sua autonomização a nível cognitivo, emocional e funcional, através de um trabalho orientado para a aquisição de um conjunto diversificado de competências pessoais e sociais. Através de uma amostra de bola de neve, fruto de contactos com instituições, associações e através da rede social da investigadora, realizaram-se entrevistas semiestruturadas a jovens que estiveram institucionalizados, de modo a analisar-se as suas experiências durante e após o processo de institucionalização. O trabalho desenvolvido permitiu compreender a diversidade de experiências vividas, desde as dificuldades sentidas durante o acolhimento residencial, as competências adquiridas e os desafios enfrentados após a saída da instituição. Pretende-se que este estudo seja um reforço às boas práticas, através da observação dos sentimentos e visões daquele que vivenciaram esta medida de promoção e proteção, assim como um espaço de apresentação de sugestões para a melhoria das práticas profissionais.
In Portugal, the exposure of children and young people to situations of risk and danger has raised a great concern over the last few years, whether by the judicial system, social interventors, or the population in general. It is intended that this group is the target of protective policies that reduce or avoid exposure to these problems and guide them towards responses tailored to their needs. According to the 2018 Annual Report of the CPCJ Activity Assessment, within the scope of protective policies for children and young people, institutional care is the second most applied measure to protect children and young people at risk. It is intended to be a temporary measure and that aims to prepare young people for reintegration into society, either through autonomy or through returning to the family. During the period in which children and young people are integrated in institutional care, it is expected that the professionals involved contribute to their autonomy at the cognitive, emotional and functional level, through oriented work of a diverse group of personal and social skills. Through a snowball sample, built from contacts with institutions, associations and through the researcher's social network, semi-structured interviews were done with young people who were institutionalized, in order to analyze their experiences during and after the process of institutionalization. The work carried out made it possible to understand the diversity of experiences lived, from the difficulties felt during the institutional care, the skills gained and the challenges faced after leaving the institution. This study is intended to be a reinforcement of good practices, through the observation of the feelings and views of those who experienced this protective measure, as well as a space to suggest improvement of professional practices.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sousa, Rita Emanuel Pereira de. "Desenvolvimento de competências de vida e os processos de autonomização em lares de infância e juventude." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10316/31190.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
Em Portugal, o acolhimento institucional é a medida de colocação mais solicitada no âmbito das medidas de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo. A institucionalização de crianças e jovens tem-se verificado como uma área de investigação recorrente no campo científico, no que refere aos fatores e efeitos subjacentes à sua prática. Distintamente, este estudo incidiu na vertente da autonomização e no desenvolvimento de competências de vida, tomando, como objeto de análise, a averiguação das competências de vida consolidadas pelos jovens em situação de acolhimento. No seguimento, estudos anteriores referem que a institucionalização está associada a um défice de competências nos jovens. Foi objetivo deste estudo, identificar e analisar as competências de vida consolidadas nos jovens institucionalizados, com idade igual ou superior a 15 anos, que vivem em Lares de Infância e Juventude, bem como conhecer as perceções dos técnicos relativamente ao processo de autonomia e desenvolvimento de competências em instituições de acolhimento. Foi privilegiada uma abordagem mista, através da aplicação do “Questionário sobre competências de vida”, do Programa Umbrella, aos jovens e da realização de entrevistas a técnicos de instituições de acolhimento. Verificámos que os jovens auto percecionam-se com fracas competências de gestão financeira, escolares e profissionais, enquanto que valorizam as suas competências pessoais e sociais. Em confronto com as narrativas dos técnicos que foram recolhidas, realçam-se as baixas competências para a autonomia dos jovens institucionalizados, bem como a dificuldade das instituições em desenvolverem um trabalho integrado nesta área.
In Portugal the institutional foster is the most requested measure of placement in the context of measures to promote and protect children and young people in danger. The institutionalization of children and youth has been found as a recurring area of research in the scientific field as far as the underlying factors and effects of its practice is concerned. Clearly this study focused on the aspect of autonomy and development of life skills, taking as object of analysis the investigation of the life skills that young people in foster situation have as consolidated. Pursuing, previous studies refer that institutionalization is associated with a deficit of skills in young people. The purpose of this study was to identify and analyse the consolidated life skills of institutionalized young people with15 years old or more living in Children’s and Youth’s home as well as knowing the technicians’ perceptions concerning the autonomy and development skills in foster institutions. A mixed approach was privileged through the application of the "Questionnaire about life skills" from the Umbrella Programme to young people and the conducting of interviews with technicians from foster institutions. We found that young people perceive themselves with weak financial management skills and academic and professional skills and have a positive perception in terms of their personal and social skills. Confronting with the narratives obtained by technicians, the low skills for autonomy of institutionalized youth are emphasized, as well as the difficulty of institutions in developing an integrated work in this area.
Au Portugal, l’accueil institutionnel est la mesure de placement la plus utilisée en tant que moyen de promotion et protection des enfants et jeunes en danger. L’institutionnalisation d’enfants et jeunes est considérée un domaine de recherche requérant du champ scientifique, en ce qui concerne les facteurs et les effets sous-jacents à sa pratique. Distinctement, cette étude s’est concentrée sur des aspects de l'autonomisation et du développement de compétences nécessaires à la vie pratique, ayant comme objet d’étude, une enquête à propos des ces mêmes compétences pratiques que les jeunes, en situation d’accueil, ont déjà consolidées. Par la suite, on observe que des études précédentes indiquent que le placement en institution est associé à un déficit de compétences de ces jeunes. L’objectif de cette étude a été d’identifier et d’analyser les compétences nécessaires à la vie pratique acquises par les jeunes institutionnalisés, âgés de 15 ans ou plus, habitant dans des Foyers pour enfants et jeunes, ainsi que connaître les avis des professionnelles concernant le processus d’autonomisation et de développement de compétences dans les établissements d’accueil. Pour cet effet, nous avons utilisé une approche mixe, comprise par la mise en place du “Questionnaire sur les compétences de la vie.”, du Programme Umbrella, aux jeunes et aussi par la réalisation de entretiens avec le personnel des institutions d’accueil. Ainsi, nous avons conclu que les jeunes se perçoivent, à eux-mêmes, ayant faibles compétences de gestion financière, scolaires et professionnelles et, d’autre part, ayant bonnes compétences personnelles et sociales. D’après les témoins des professionnels qui ont été recueillis, nous soulignons les compétences insuffisantes pour l’autonomie des jeunes institutionnalisés, autant que les difficultés des institutions pour développer un travail d’intervention dans ce domaine.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Limpo, Vanessa Viviana Custódio Garcias. "Os processos de autonomização identitária dos irmãos gémeos: trajetos na família, na escola e no grupo de pares." Master's thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10071/9177.

Full text
Abstract:
As questões da construção identitária têm vindo a ser fonte de estudo e debate nas mais variadas áreas de conhecimento, todavia a identidade gemelar merece um olhar apurado na medida em que operacionaliza dinâmicas de interação únicas, visto que duas personalidades são construídas a par uma da outra e uma com a outra, num diálogo identitário que se desenha em díade. O presente trabalho de investigação visou compreender de que forma as múltiplas instâncias de socialização (família, experiência escolar e redes de amizade) influem nos processos de autonomização identitária desta população singular, identificando algumas das variáveis que poderão conduzir à sua individualização ou, pelo contrário, colocá-los num plano de indiferenciação identitária. De forma a privilegiar a experiência da gemelaridade por quem a vive, foram realizadas 16 entrevistas, correspondentes a 8 pares de irmãos gémeos pertencentes às várias tipologias gemelares (mono e dizigóticos de ambos os géneros). Estes jovens são estudantes dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário, com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos. A análise da informação recolhida permitiu concluir que entre as variáveis que afetam os processos de individualização dos irmãos gémeos, os recursos escolares dos pais são os que evidenciam um maior poder modelador da autonomização identitária. De facto, um maior grau de escolaridade tende a potenciar contextos em que os jovens se perspetivam enquanto seres independentes dentro da dupla, permitindo-lhes (re)construir os significados da sua presença no par e, simultaneamente, estruturarem o seu sense of self.
The issues of identity construction have been a source of study and debate in various areas of knowledge, yet the twin identity deserves a keen look as it mobilises unique interaction dynamics, in that two personalities are built along each other and with each other, in a dialogue identity that is drawn in dyad. This research work aims to understand how the various socializations instances (family, school and friendship networks) influence the identity of this special population by pinpointing some of the dynamics that may lead to the autonomy of each member of the pair or, on the contrary, settle a non differentiation identity between them. In order to understand twinship from those who experience it, this study engaged on a discourse analysis provided by a range of 16 interviews corresponding to 8 pairs of twins aged between 11 and 18 years old, students of both lower and upper secondary education, who correspond to the various twin types (monozygotic and dizygotic from both sexes). The analysis of the collected information allowed to conclude that among the variables that affect the twins’ individualisation processes, parents educational resources are those that represent a stronger modeling influence towards identity autonomy. In fact, a higher level of education tends to foster environments in which these youngsters see themselves as independent beings within the pair, thus enabling them to (re)build the meaning of being a part of two and, simultaneously, draw their sense of self.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gaspar, João Pedro. "Os desafios da autonomização: estudo compreensivo dos processos de transição para diferentes contextos de vida, na perspetiva de Adultos e Jovens Adultos ex-institucionalizados." Doctoral thesis, 2014. http://hdl.handle.net/10316/25245.

Full text
Abstract:
Tese de doutoramento em Ciências da Educação, na especialidade de Psicologia da Educação, apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
Em Portugal, algumas crianças e jovens em risco, referenciadas pelas comissões de proteção, podem ser encaminhadas para acolhimento. Na esmagadora maioria dos casos, trata-se de uma institucionalização, em que os menores são deixados aos cuidados de Lares de Infância e Juventude ou Centros de Acolhimento Temporário. Nos últimos anos o número de crianças e jovens nesta situação ronda os nove mil, sendo que mais de 90% regressa ao meio natural de vida. Procura-se neste estudo aferir os contornos da condição das crianças e jovens em situação de acolhimento institucional, construindo uma caracterização detalhada dessa população, bem como da sua distribuição pelas várias respostas sociais de intervenção, nos últimos anos em Portugal. Nele discute-se o levantamento da realidade do país, comparativos internacionais e também a evolução da legislação a partir de uma perspetiva histórica. Numa vertente compreensiva, promove com particular incidência a análise a dois Lares de Infância e Juventude da região Centro de Portugal, procurando caracterizá-los, compreendendo a sua origem, organização, financiamento e outros aspetos relevantes para o seu funcionamento. A investigação centra-se nas transições para os contextos de vida (social, profissional, familiar) de adultos e jovens adultos que viveram um longo período de tempo em casas de acolhimento para crianças e jovens em risco, de acordo com as suas perspetivas. Pretende-se assim compreender a perceção que os ex-acolhidos têm da relação entre o apoio e a formação que lhes foi proporcionada enquanto institucionalizados e o eventual contributo dessas competências na sua posterior integração, dando seguimento ao processo de autonomização. A estrutura pretende articular a teoria ecológica do desenvolvimento humano de Brofenbrenner com modelos de transições (com especial incidência em Schlossberg), majorando a influência das vinculações criadas por crianças e jovens institucionalizados com cuidadores e entre os pares. Procura-se aferir a importância que os vínculos desenvolvidos antes, durante o período de institucionalização e após este, tiveram enquanto interações seguras - com base na sua perceção dos momentos de vida mais marcantes -, e da importância daqueles para aumentar a resiliência e competir para a sua integração social. Para atingir os objetivos propostos, este trabalho teve por base uma metodologia qualitativa, baseada, predominantemente, em entrevistas semiestruturadas, aprofundadas de forma a proporcionarem descrições detalhadas das diferentes experiências pessoais e sociais, a ex-acolhidos de duas instituições da região Centro. Para uma visão mais abrangente entendeu-se que seria oportuno ter uma leitura dos principais resultados obtidos, por parte de profissionais envolvidos na problemática das crianças e jovens em risco - nomeadamente as acolhidas institucionalmente. Para esse efeito, recolheram-se opiniões individuais de doze técnicos operacionais de diversas entidades envolvidas na temática em análise. Procurou-se alargar o leque dos players envolvidos, abrangendo uma dezena de entidades - tuteladas por quatro Ministérios - e profissões muito díspares, tentando que as opiniões emanadas espelhassem reflexões pessoais, fugindo à vinculação da entidade à qual pertencem, antes defendendo o ponto de vista de quem está no terreno e tem uma visão muito próxima das problemáticas em análise. Dos resultados obtidos da amostra utilizada, entre adultos e jovens adultos envolvidos, infere-se haver impreparação e falta de dedicação por parte de grande parte dos cuidadores, sendo esse um fator determinante no processo de preparação para a autonomização. Das conclusões alcançadas surge a ideia da urgência em implementar programas de formação aos cuidadores (funcionários, técnicos e diretores), que visem assegurar uma promoção da qualidade do acolhimento e do desenvolvimento de competências nos menores, essenciais para uma autonomização que se traduza numa transição favorável. Entende-se, ainda, que para minimizar o impacto da institucionalização, são necessárias políticas convergentes e que abranjam diversos setores governamentais, diminuindo a desresponsabilização social.
In Portugal, some children and young people at risk, referenced by the Protection Committees, can be sent to host. In the overwhelming majority of cases, we are talking about institutionalization, in which minors are left to Care Homes for Children and Youth or Temporary Shelters. In recent years the number of children and youngsters approaches nine thousand and more than 90% eventually return to their original way of life. This study is aimed at assessing the shapes of the condition of children and youngsters in institutional care, providing a detailed characterization of this population and its distribution among the different interventional social responses, in recent years in Portugal. In it we discuss the analysis of the reality of the country, international comparisons and also the evolution of legislation from a historical perspective. In a comprehensive approach, the focus of analysis relies on two Homes for Children and Youth located in the central region of Portugal, seeking to characterize and understand their origin, organization, financing and other aspects relevant to its functioning. The research focuses on the transitions of adults and young adults who have lived a long time in foster homes for children and youngsters at risk to life contexts (social, work, family), according to their perspectives. The aim is to understand the perception that the former institutionalized children and youngsters have on the relationship between the support and training that was provided to them and the possible contribution of such acquired skills and knowledge in their subsequent integration, as an extension of the process of empowerment. The framework articulates the ecological theory of human development of Brofenbrenner with models of transition (with special focus on Schlossberg), subsequently adding the influence of the bindings created by children and young people with their caretakers and with the institutionalized peers. It aims to assess the importance of the ties developed before, during and after the period of institutionalization, as safe interactions - based on their perception of the most memorable moments of life - and the importance of those to increase resilience and concur for their social integration. To achieve these objectives, this study was based on a qualitative methodology based predominantly in in depth semi-structured interviews, in order to provide detailed descriptions of the various personal and social experiences, applied to former institutionalized children and youngsters of two institutions of the Centre region. For a more comprehensive approach of the theme it was understood that it would be appropriate to have an analysis of the main results made by professionals involved directly in the problematic of children and youth at risk - especially those admitted institutionally. For this purpose, there were collected individual opinions of twelve technicians of various entities involved in the thematic of child protection. In order to expand the range of players involved, there were included a dozen entities - overseen by four ministries - and very different professions, trying that issued opinions reflected personal thoughts, making an effort to minimize the link to the entity to which they belong but instead defending the view of who works on the field and has a very close view of the issues under review. The results indicate that the sample of adults and young adults involved understand there was lack of professional skills and dedication from most caregivers, making this a decisive factor in the process of preparation for independence. Of the conclusions arises the urgency of implementing training programs to caregivers (employees, managers and directors) aimed at ensuring the promotion of quality of care and the development of skills in the minors, essential to support a favourable transition to self-determination. It is further understood that to minimize the impact of institutionalization convergent policies covering various government agencies are necessary, thus reducing social irresponsibility.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Braga, Matilde de Pinho. "Responsabilidade social das empresas e processos de autonomização em regiões em desenvolvimento: estudo de caso da área Energia para o desenvolvimento da fundação EDP." Master's thesis, 2013. http://hdl.handle.net/10071/7403.

Full text
Abstract:
Classificação: M14; Q01
O presente trabalho pretende compreender o papel social das empresas e de que forma estas podem contribuir para o processo de autonomização de regiões em desenvolvimento, que enfrentam grandes níveis de pobreza e de exclusão. A análise centra-se em duas componentes. Uma teórica que aprofunda os conceitos de: Desenvolvimento; Responsabilidade Social das Empresas e relaciona estes conceitos com a Economia Social e Solidária, que sustentam o estudo de caso. A componente prática centra-se na análise de três projetos de Responsabilidade Social desenvolvidos pela Fundação EDP, na área do acesso à energia, em regiões em desenvolvimento – No Campo de Refugiados de Kakuma no Quénia, no projeto Extensão Luz Bin na Guiné e na Aldeia Solar de Cabiri em Angola. Esta análise teve como propósito perceber em que medida os processos de operacionalização destes projetos podem contribuir para a autonomia destas regiões. Com este intuito utilizou-se uma abordagem qualitativa, recorrendo à análise documental e de entrevistas a colaboradores do Grupo EDP que trabalharam nos projetos estudados. O estudo de caso pretende analisar quatro variáveis consideradas fundamentais para a autonomização local: as soluções adaptadas ao local; as parcerias; o envolvimento da comunidade e a participação; a sustentação dos benefícios. Pretende-se também apontar alguns processos de aprendizagem face aos desafios colocados. Por último, tendo em conta o percurso realizado são sugeridas algumas pistas para o futuro, a partir dos conceitos de Desenvolvimento e de Economia Social e Solidária.
This essay intends to understand the social role of organizations and their contribution towards autonomization processes in developing regions which face high levels of poverty and social exclusion. This research focuses on two main approaches. A theoretical one that analyses Development and Corporate Social Responsibility concepts and further correlation with Social and Solidary Economy, which supports our case study. The practical approach studies three Social Responsibility projects developed by Foundation EDP concerning energy availability in developing regions, such as Katuma refugee camp in Kenya, Luz Bin Extension in Guinea and Cabiri Solar Village in Angola. The study tries to understand how the projects’ operating processes can contribute to the regions’ autonomy. Following this framework, our qualitative approach was based on documental analysis and review from interviews with EDP Group collaborators that worked on the studied projects. This case study analyses four fundamental variables for local autonomy, namely partnerships, community involvement and participation, benefit sustainability and learning processes in face of presented challenges. Ultimately and considering the followed course, we suggest some hints for the future based on Development and Social and Solidary Economy concepts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martins, Sara Cristina Alberto da Silva. "Processo de autonomização dos jovens através do apartamento de autonomização-programa de residência e apoio à integração de adolescentes." Master's thesis, 2015. http://hdl.handle.net/10437/6771.

Full text
Abstract:
Orientação : Aida Ferreira
Pretendemos nesta investigação perceber como se desenvolve o processo de autonomização dos jovens institucionalizados através dos apartamentos de autonomia. Assim, partimos da seguinte questão: como se processa a gestão do processo de autonomização dos jovens através dos apartamentos de autonomia. Os apartamentos de autonomia na Casa Pia de Lisboa (CPL), local onde se realizou a pesquisa, constituem-se como uma resposta focalizada no desenvolvimento e treino de competências dos jovens, proporcionando-lhes experiências práticas para a inserção posterior na vida sociedade. A permanência dos jovens nos apartamentos caracteriza-se pela existência de uma proximidade à realidade quotidiana semelhante à vida fora da instituição. Para perceber como se desenvolvem as competências para a autonomia dos jovens seguiu-se o paradigma da sociologia compreensiva numa lógica de descoberta progressiva e inteligibilidade do problema em questão. A metodologia seguida incorporou métodos e técnicas qualitativas e quantitativas. A população estudada foram aos jovens de 18-21 anos, sexo masculino e feminino, em processo de escolarização, residentes nos apartamentos de autonomia da CPL. Os resultados da investigação permitiram concluir que o processo de autonomização na CPL através das residências de autonomia, proporcionam a aquisição de competências para a autonomia após a saída da instituição. Contribuem, neste processo, os educadores e psicólogos através do acompanhamento e avaliação sistemáticos. Assim, o educador responsável pelo apartamento onde se encontram o jovem e a psicóloga acompanhante, ensina o jovem a gerir a mesada, estimula os jovens a pensar por eles próprios, nomeadamente, a escolher o tema da sessão temática e aprender a acordar sozinhos. Os jovens fazem a gestão do apartamento de autonomia. Todos estes aspectos concretizam-se através de uma relação de qualidade que os jovens e os técnicos estabelecem no apartamento de autonomia. Por fim, apresentamos alguns casos de sucesso de jovens que já saíram dos apartamentos de autonomia, de acordo com a educadora e a psicóloga da equipa do programa RAIA da CPL.
We intend to see how this research develops the independence process of institutionalized young people through the autonomy apartments.So we start with the following question: how the process of young people’s independence management it’s handled, through the of autonomy apartments.The range of apartments in the Casa Pia de Lisboa (CPL), where the research took place, constitute such a focused response in developing and training skills of young people by providing them with practical experience for the subsequent introduction into the life society. The permanence of young people in the apartments is characterized by the existence of a proximity to everyday reality similar to life outside the institution. To understand how to develop skills for the autonomy of young people it was followed the paradigm of comprehensive sociology in logic of progressive discovery and intelligibility of the problem in question. The methodology incorporated methods qualitative and quantitative techniques. The population studied it was youth people from 18 to 21 years old, male and female, in schooling process, residents in the autonomy apartments of the CPL. Research results showed that the independence process in the CPL, through the autonomy homes, provide skills training for autonomy after leaving the institution. In this process, there’s a contribution of the educators and psychologists through systematic monitoring and evaluation. Thus, the teacher responsible for the apartment where the young person and the accompanying psychologist are, teach the young people to manage their allowance, encourage young people to think for themselves, in particular, to choose the subject of the thematic session and learn to wake up alone. Young people make the management of the autonomy apartment. All these aspects are realized by the quality relationship of the young people and technicians set in the autonomy apartment. Finally, we present some success stories of young people who have left the autonomy apartments, according to the educator and psychologist of the “RAIA CPL” program team.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Processos de autonomização"

1

dos Santos, Isabelly Raiane Silva, and Adrielly Mackelly Rosa da Cruz. "ENGLISH IN ACTION: FOMENTANDO A AUTONOMIA E A MOTIVAÇÃO DO APRENDENTE DE INGLÊS POR MEIO DA TECNOLOGIA." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/852.

Full text
Abstract:
Introdução: Diversos docentes têm buscado estimular a aprendizagem de inglês por intermédio da tecnologia, principalmente vinculada ao fomento da autonomia e à elevação da motivação discente. Nesse sentido, o projeto de extensão “English in Action: Praticando Conversação Básica em Inglês” vinculado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Altamira) aliou-se a essa perspectiva. Objetivo: A partir da atuação das autoras deste estudo no referido projeto, foi possível conduzir a pesquisa aqui relatada, cujo objetivo principal foi identificar a relação entre autonomia, motivação e tecnologia. Dentre os objetivos específicos, menciona-se: expor o impacto da execução de um projeto de extensão remoto no aprimoramento da fluência em inglês dos participantes e evidenciar como o uso da tecnologia influencia os níveis de autonomia e motivação de aprendentes. Material e métodos: A investigação foi desenvolvida entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2021, período no qual o projeto de extensão foi executado. Os participantes da pesquisa são 8 aprendentes de inglês que frequentaram os encontros do projeto. Dados foram provenientes de um questionário e de relatos orais advindos dos participantes. Resultados: Ao final do projeto, foi observado que grande parte dos participantes havia aprimorado as habilidades necessárias à comunicação básica em inglês a fim de atingir um grau de fluência que os permitiram se comunicar efetivamente no idioma no nível-alvo. Ademais, o aprimoramento dessas habilidades esteve diretamente ligado ao processo de autonomização e de elevação da motivação intrínseca mediado pelas tecnologias. Conclusão: Portanto, em consonância com os resultados obtidos, torna-se evidente que as tecnologias, quando vinculadas de modo eficaz ao processo de ensino e de aprendizagem de uma língua estrangeira, trazem benefícios para o aprendente, que tende a ser bem-sucedido no estabelecimento do seu processo cognitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography