To see the other types of publications on this topic, follow the link: PRIMAS.

Journal articles on the topic 'PRIMAS'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'PRIMAS.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Hoffmann, F. S., G. dos Santos, and M. R. Morelli. "Estudo de fundente e argilito com potencial para uso em formulações de porcelanato." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 174–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200007.

Full text
Abstract:
O porcelanato se destaca no mercado atual de revestimentos cerâmicos por apresentar excelentes características técnicas e estéticas. No presente trabalho foram selecionadas matérias-primas cerâmicas tradicionais e adotada uma formulação padrão, convencionalmente reportada na literatura, visando a substituição do componente fundente (feldspato) por uma matéria-prima formadora de fase líquida em alta temperatura, e a substituição da fração argilosa por um argilito de menor refratariedade. O objetivo do estudo foi avaliar a utilização destas matérias-primas como alternativas técnicas e de menor custo, uma vez que, em uma massa de porcelanato, a quantidade de fundente é muito grande (representa aproximadamente 50% do total das matérias-primas utilizadas). A nefelina sienito foi à matéria-prima natural substituta ao feldspato escolhida por pertencer à família dos feldspatóides e por possuir características físico-químicas semelhantes, sobretudo, elevada fundência. Para a substituição da fração argilosa foi escolhido um argilito de ocorrência natural, abundante na região de Santa Gertrudes, SP. As substituições ao feldspato e à fração argilosa ocorreram de maneira total e/ou parcial, por meio de combinações entre os fundentes e argilitos. As massas foram processadas a partir da mistura de pós, moagem a úmido, secagem, desaglomeração, compactação e queima. Além das curvas de gresificação, técnicas como dilatometria, medidas de porosidade aparente, ensaio de resistência mecânica à flexão a três pontos, microscopia eletrônica e difração de raios X foram utilizadas para a caracterização dos materiais após queima em diversas temperaturas. Os principais resultados mostraram que, a princípio, é possível a combinação das matérias-primas nefelina e argilito como material alternativo ao feldspato potássico e à argila S. Simão, pois elas proporcionam a gresificação em temperaturas mais baixas. Composições com ambas as matérias-primas apresentaram baixos valores de absorção de água (<0,1%) e elevada resistência mecânica (> 45 MPa), apesar de maior deformação piroplástica a 1150 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Muñoz-Bonilla, Denis, and Jhonny Villalobos-Molina. "Caracterización Física de Materias Primas de Origen Vegetal y Animales Utilizadas en Costa Rica." Nutrición Animal Tropical 9, no. 3 (December 4, 2015): 8. http://dx.doi.org/10.15517/nat.v9i3.22278.

Full text
Abstract:
<p>La caracterización permite estandarizar la calidad nutricional de las materias primas con lo cual el impacto sobre las industrias se reflejará en la competitividad de éstas en la sociedad actual. Debido a la carencia de una nomenclatura adecuada, existe la posibilidad de obtener datos que aunque se reportan como de una misma materia prima corresponden a materias primas diferentes. Dada esta necesidad es que se creó este proyecto en el CINA con el fin de elaborar un manual que en cierta forma complemente también la Tabla de Composición de Alimentos.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Garcia, Anderson Marques, and Rafael Guedes Milheira. "GESTÃO DE FONTES DE MATÉRIA-PRIMA LÍTICA PELOS CONSTRUTORES DE CERRITOS NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO DE CASO." Espaço Ameríndio 7, no. 1 (June 27, 2013): 10. http://dx.doi.org/10.22456/1982-6524.37025.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga o tema da gestão de matérias-primas líticas pelos grupos construtores de Cerritos da Laguna dos Patos, no sul do Brasil, especificamente pelos habitantes do sítio arqueológico “PT-02 - Cerrito da Sotéia”, localizado na Ilha da Feitoria, município de Pelotas-RS. Esse sítio arqueológico foi datado pelo método radio carbônico AMS-Standard entre 1010 ± 40 A.P. e 990 ± 40 A.P. Foram analisados os mapas geológicos do Estado do Rio Grande do Sul e do município de Pelotas em complementação às saídas de campo, a fim de mapear áreas potenciais de ocorrência de matérias-primas. Foi usada também a microscopia eletrônica de varredura (MEV) como método auxiliar na identificação de matéria-prima lítica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Baucia Jr., J. A., L. Koshimizu, C. Gibertoni, and M. R. Morelli. "Estudo de fundentes alternativos para uso em formulações de porcelanato." Cerâmica 56, no. 339 (July 2010): 262–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000300009.

Full text
Abstract:
O porcelanato tem se destacado no mercado atual de revestimentos cerâmicos, pois apresenta excelentes características técnicas e estéticas. Neste trabalho foram selecionadas matérias-primas cerâmicas tradicionais e adotada uma formulação padrão convencionalmente reportada na literatura, visando à substituição da fase fundente (feldspato) da composição por dois tipos de matérias-primas formadoras de fase líquida em alta temperatura. O objetivo foi avaliar essas matérias-primas como alternativas técnicas e de menor custo, uma vez que, em uma massa de porcelanato, a quantidade de fundente é muito grande, e representa aproximadamente 50% do total das matérias-primas utilizadas. A nefelina sienito foi a matéria-prima natural substituta escolhida por pertencer à família dos feldspatóides e que possui características físico-químicas semelhantes ao feldspato, portanto, uma elevada fundência. O segundo fundente foi um material sintético, denominado fluxo, com características físico-químicas bem diferentes e uma fundência ainda maior. A substituição ao feldspato ocorreu de maneira total e/ou parcial, por meio de combinações entre os fundentes alternativos. As massas foram processadas a partir da mistura de pós, moagem a úmido, secagem, desaglomeração, compactação e queima. Além das curvas de gresificação, técnicas como sedimentometria, dilatometria, medidas de porosidade aparente, ensaio de resistência mecânica à flexão a três pontos, microscopia eletrônica e difratometria de raios X foram utilizadas para a caracterização dos materiais após queima em diversas temperaturas. Os principais resultados mostraram que, a princípio, é possível a combinação das matérias-primas nefelina e fluxo como material alternativo ao feldspato, pois elas proporcionam a gresificação em temperaturas mais baixas. Composições com ambos fundentes apresentaram baixos valores de absorção de água (< 0,1%) e elevada resistência mecânica (45 MPa) quando comparadas a padrão, apesar de maior deformação piroplástica. A presença da nefelina não altera qualitativamente a formação de fases e o fluxo gera novas fases cristalinas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

SALES, José Batista de. "Nada é fixo e nada é segudo em “Romance de primas e primos”." Revista Texto Poético 11, no. 19 (February 23, 2016): 175. http://dx.doi.org/10.25094/rtp.2015n19a329.

Full text
Abstract:
Este estudo do poema “Romance de primas e primos”, de Carlos Drummond de Andrade, tem o objetivo de abordar sua componente metaliterária e a pegada sociológica própria da obra do autor de Sentimento do mundo, marcada pelas figuras da antítese e da ironia. Retirado do livro Boitempo (1968), o poema revela a consciência do homem literário e suas incursões em pesquisas estéticas, sugerindo que a conquista da palavra poética se dá pelo conhecimento de longa tradição literária permeada pelo desejo questionador do inquieto artista. Ademais, o questionamento estético torna-se ainda mais pertinente quando, alimentado por figuras de linguagem como a ironia e antítese, tensionam ainda mais as idiossincrasias sociais.Palavras-chave: Poema narrativo. Romance medieval. Poesia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Guimarães, Adriano Ferreira, Ana Paula Colavite, and Edson Antônio da Silva. "A REDE DE PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DA REGIÃO SUL DO BRASIL." Revista de Geografia 36, no. 3 (December 25, 2019): 63. http://dx.doi.org/10.51359/2238-6211.2019.236678.

Full text
Abstract:
O Brasil é o segundo maior produtor de biocombustíveis do mundo, sendo a soja e a cana-de-açúcar as matérias-primas mais utilizadas no processo. O objetivo da pesquisa concentrou-se na análise da distribuição geográfica das usinas produtoras de biocombustíveis da Região Sul do país, bem como na influência de fatores naturais na disponibilidade de matéria-prima, na estrutura de transporte para o escoamento dessa produção e, no potencial de produção a partir da gordura animal. Partiu-se da localização das usinas cadastradas na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), às quais foram atrelados os dados de disponibilidade de matéria-prima, malhas de transportes e produção animal. Conforme a ANP, a região possui 48 usinas cadastradas em sua plataforma, das quais 35 estão localizadas no estado do Paraná, 12 no Rio Grande do Sul, e uma em Santa Catarina. A Região Sul é grande produtora de soja, cana-de-açúcar e gordura animal, demonstrando elevado potencial para a produção de biocombustíveis a partir dessas matérias-primas, o que ainda não é totalmente explorado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Catella, Luciana, Aldana Insaurralde, and Julieta Angel. "Análisis de la relación entre disponibilidad de fuentes de aprovisionamiento y selección de materias primas líticas en el sudoeste de la provincia de Buenos Aires." Comechingonia. Revista de Arqueología 25, no. 1 (April 1, 2021): 45–73. http://dx.doi.org/10.37603/2250.7728.v25.n1.28683.

Full text
Abstract:
Se analiza la representación, en frecuencia, peso e índice de corteza, de aquellas materias primas más abundantes en los conjuntos artefactuales recuperados en la llanura situada entre las sierras de Ventania y los bajos de Chasicó-Salinas Chicas, en el sudoeste de la provincia de Buenos Aires, Argentina. Esta zona se caracteriza por presentar áreas con muy escasa disponibilidad de rocas, o con ausencia de ellas, y otras con alta cantidad de fuentes de aprovisionamiento (potenciales y efectivas), diferenciadas por las características de las rocas (i.e. fractura, dureza, tenacidad) y por las características de sus fuentes (i.e. localización, extensión, accesibilidad, formas base de núcleos disponibles o extraíbles). A través del análisis comparativo de conjuntos de artefactos líticos depositados en ambientes con variadas características, se indaga acerca de las tendencias en la selección de las materias primas líticas y su relación con la estructura regional de los recursos líticos. Los análisis realizados permiten observar el predominio de materias primas obtenidas, principalmente, a partir de fuentes inmediatamente disponibles y locales cercanas, con un alto aprovechamiento de fuentes secundarias, donde las características de las fuentes (e.g. extensión, formas base disponibles) parecen ser los factores de mayor importancia al momento de seleccionar una materia prima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Korolkovas, Andrejus. "Matérias-primas da indústria farmacêutica." Revista Brasileira de Farmacognosia 2-3-4 (1989): 97–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-695x1989000100010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

MCDONOUGH, CHRISTOPHER J. "PRIMAS 15.63: A BILINGUAL PUN." Notes and Queries 43, no. 2 (June 1, 1996): 133–34. http://dx.doi.org/10.1093/nq/43-2-133.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

MCDONOUGH, CHRISTOPHER J. "PRIMAS 15.63: A BILINGUAL PUN." Notes and Queries 43, no. 2 (1996): 133–34. http://dx.doi.org/10.1093/nq/43.2.133.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Snow, Joseph T. "Las tres primas del entorno celestinesco y una nota sobre el tema del linaje." Celestinesca 32 (January 15, 2021): 291. http://dx.doi.org/10.7203/celestinesca.32.20120.

Full text
Abstract:
Este estudio pretende escudriñar el texto celestinesco para reunir toda la evidencia relevante al probable parentesco real entre Elicia, Areusa, y Lucrecia, las «tres primas». Esta documentado que «prima» era un término afectuoso entre las mujeres trabajando en la prostitución: en Celestina, sin embargo, sin excluir ese sentido al referirse a las tres mujeres estudiadas, parece demostrable que un verdadero parentesco de sangre une a las tres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Alves, H. J., R. T. Zauberas, and A. O. Boschi. "Influência da distribuição granulométrica de argilas para via seca sobre o rendimento de moagem em moinho de martelos." Cerâmica 56, no. 337 (March 2010): 66–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132010000100011.

Full text
Abstract:
Um método para avaliar a dureza e o rendimento na moagem de matérias-primas para a fabricação de revestimentos cerâmicos por via seca foi o objetivo deste trabalho. A avaliação do potencial de uso de uma dada matéria-prima argilosa para a indústria de revestimentos cerâmicos por via seca não costuma contemplar características como a dureza e o rendimento na moagem, mas estas características afetam a durabilidade e o desempenho dos moinhos de martelos e pendulares nas indústrias, além da produtividade do processo de fabricação. Seis amostras industriais foram caracterizadas quanto à distribuição granulométrica antes e após a moagem em moinho de martelos de laboratório, sob duas condições iniciais de distribuição. As avaliações consideraram as alterações nos coeficientes de distribuição n e nos teores de material mais fino do que malha 45 (355 µm). A metodologia proposta mostrou-se útil para caracterizar as matérias-primas quanto à dureza e o rendimento na moagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Urzêdo Leão, Evelynne, and Gentil Cavalheiro Adorian. "TENDÊNCIAS DOS ESTUDOS COM MATÉRIAS PRIMAS ALTERNATIVAS PARA PRODUÇÃO DE BIODIESEL NO BRASIL." Revista Integralização Universitária, no. 21 (April 24, 2020): 145–57. http://dx.doi.org/10.31501/1982-9280.2019v13n21p.145-157.

Full text
Abstract:
O Brasil se destaca no panorama mundial de produção do biodiesel, devido sua elevada diversidade de espécies vegetais que podem ser utilizadas como matéria prima para a produção de biocombustíveis. O objetivo deste estudo foi realizar uma análise cienciométrica da literatura científica acerca das tendências dos estudos com matérias primas alternativas para produção de biodiesel no Brasil. Para a pesquisa foi empregada a base de dados SciELO, com artigos de 2005 a 2019, utilizando o termo “biodiesel” como palavra-chave. Foram avaliados 512 artigos, mas somente 78 foram compatíveis à pesquisa. Os artigos foram inicialmente selecionados pelo título e depois foram registradas as seguintes informações: ano de publicação; tema do artigo; plantas pesquisadas; revista na qual o texto foi publicado; número de autores; país da pesquisa, instituição responsável pelo estudo e idioma da publicação. O ano de 2014 foi o que demonstrou o maior número de artigos publicados sobre biodiesel, e conforme o esperado, pesquisas com a temática de técnicas agronômicas para cultivo de matérias primas alternativas para produção do biodiesel foi o principal tema das pesquisas desenvolvidas durante o período analisado. O pinhão-manso foi à espécie vegetal mais pesquisada nos últimos anos como matéria prima alternativa para a produção de biodiesel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Frigo, Elisandro Pires, Helton José Alves, Michelle Sato Frigo, Carlos Henrique Coimbra Araújo, and Rafaela Koglin Bastos. "BIOMASSAS RESIDUAIS RURAIS – MATÉRIAS-PRIMAS ENERGÉTICAS." ENERGIA NA AGRICULTURA 30, no. 1 (April 1, 2015): 20. http://dx.doi.org/10.17224/energagric.2015v30n1p20-26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Rigg, A. G. "Hugh Primas and the Archpoet.Fleur Adcock." Speculum 71, no. 4 (October 1996): 925–26. http://dx.doi.org/10.2307/2865725.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Emmerich, Katja, and Annett Steudel. "Análise Térmica de Matérias-primas Argilosas." Cerâmica Industrial 21, no. 2 (2016): 14–19. http://dx.doi.org/10.4322/cerind.2016.009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

de la Parra, Marco Antonio. "Las primas: Melodrama a la Fassbinder." Latin American Theatre Review 46, no. 1 (2012): 135–78. http://dx.doi.org/10.1353/ltr.2012.0050.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Menéndez Alarcón, Antonio V. "Relaciones norte-sur y materias primas." Ciencia y Sociedad 10, no. 4 (December 1, 1985): 511–24. http://dx.doi.org/10.22206/cys.1985.v10i4.pp511-24.

Full text
Abstract:
Este texto evalúa los países productores de petróleo durante el año 1973. Desde hace varios años, el conjunto de países del mundo capitalista e industrializado, Estados Unidos, Canadá, Europa Occidental y Japón, dependen del tercer mundo en alrededor del 50% de sus necesidades energéticas globales; 30% en las necesidades de hierro y siderurgia; 58% en bauxita; 85% en estaño y 40% en cobre. En consecuencia, lo que constituye aún hoy día un elemento fundamental de la potencia estratégica y política de los Estados Unidos, depende en la mayor parte de los países del tercer mundo, y como consecuencia de ello, el conjunto del mundo capitalista se dividió en dos partes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Acosta, Carlos Hernan, Angela Sofía Parra, Juan José Andrade, and Maria Camila Guerra. "Análisis proximal, perfil de ácidos grasos de las vísceras del cuy (Cavia porcellus) y su uso potencial en alimentación animal." Revista de la Facultad de Medicina Veterinaria y de Zootecnia 63, no. 2 (May 1, 2016): 124. http://dx.doi.org/10.15446/rfmvz.v63n2.59360.

Full text
Abstract:
Con el fin de evaluar el valor nutritivo de materias primas no convencionales en la elaboraciónde concentrado animal, de bajo coste y que no compitan con la alimentación delhombre, en la presente investigación se analizó el contenido nutricional de las víscerasabdominales de cuy (Cavia porcellus) y de su harina, usando análisis proximal y perfilde ácidos grasos mediante cromatografía de gases. Se compararon estos resultados conmaterias primas convencionales como la harina de pescado y con vísceras de diversosanimales. Los resultados obtenidos indican que la harina de vísceras de cuy puede competircon harinas de diversas procedencias dadas sus cualidades nutricionales (58% proteína,28% grasa, 4% cenizas); además, el alto contenido de grasa en las vísceras frescas (55%base seca) está constituido principalmente ácidos grasos poliinsaturados tipo omega 3,6 y 9, siendo relevante el contenido de ácido linolénico, ácidos grasos que en la dietade los animales son escasos y de alto costo. Es posible concluir que los componentesnutricionales de las vísceras de cuy la convierten en una materia prima promisoria enalimentación animal, estimulando así el aprovechamiento de estos residuos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mendonça, A. M. G. D., J. M. Cartaxo, R. R. Menezes, L. N. L. Santana, G. A. Neves, and H. C. Ferreira. "Expansão por umidade de revestimentos cerâmicos incorporados com residuos de granito e caulim." Cerâmica 58, no. 346 (June 2012): 216–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132012000200012.

Full text
Abstract:
Expansão por umidade (EPU) é o aumento das dimensões dos materiais cerâmicos em virtude da adsorção de água. A EPU geralmente ocorre lentamente e é relativamente pequena, mas, mesmo assim, pode comprometer a aderência das placas cerâmicas ao contrapiso, levar ao gretamento do vidrado e conduzir ao aparecimento de trincas em tijolos. Neste trabalho empregaram-se massas incorporadas com resíduos de caulim e de granito objetivando estudar a EPU de revestimentos cerâmicos. As matérias-primas foram beneficiadas e submetidas às caracterizações físicas e mineralógicas através de ensaios de análise granulométrica por difração a laser, análise química, análise termodiferencial, termogravimétrica e difração de raios X. Os resultados mostraram que os resíduos de caulim e de granito podem ser utilizados como matéria-prima cerâmica alternativa, pois apresentam características similares às matérias-primas cerâmicas convencionais, permitindo a obtenção de peças com resultados de EPU satisfatórios quando comparado ao valor limite de 0,6 mm/m (0,06%) proposto pela ABNT para revestimentos cerâmicos, notadamente em composições com teores de até 20% de resíduos, a temperaturas superiores a 1000 ºC.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Cortegoso, Valeria, Gustavo Lucero, Silvina Castro, and Diego Winocur. "BOSQUES FÓSILES Y TECNOLOGÍA HUMANA: LA EXPLOTACIÓN DE MATERIAS PRIMAS LÍTICAS EN EL BOSQUE DE DARWIN, PARAMILLOS (ARGENTINA)." Latin American Antiquity 28, no. 3 (July 25, 2017): 317–36. http://dx.doi.org/10.1017/laq.2017.20.

Full text
Abstract:
El Bosque de Darwin, en el centro-occidente de Argentina, ha sido ampliamente estudiado por la geología desde que fuera descrito originalmente por el autor deEl Origen de las Especies. Sin embargo, hasta ahora no se había analizado su potencial y el de otros bosques fósiles próximos como fuentes y canteras de materias primas líticas a lo largo de la historia humana de la región. A partir de relevamientos geológicos, arqueológicos y del empleo de análisis petrográficos y de SIG, se caracterizan dos sectores de las formaciones geológicas Paramillos y Los Colorados que presentan evidencias de explotación humana. Se evalúa el uso de troncos fósiles de estas formaciones como recurso para la talla. Los resultados muestran una posición estratégica de este enclave en relación al valle de Uspallata y a los sitios de Precordillera, como Agua de la Cueva. También la accesibilidad, visibilidad, abundancia y calidad de las materias primas explican la extensiva explotación que se evidencia en la presencia de troncos canteados, como así también en los abundantes sectores de superficie con restos de talla primaria y selección de materia prima.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

De Oliveira, Carlos De Jesus, Paulo André Cremonez, Michael Feroldi, Thompson Ricardo Weiser Meier, and Joel Gustavo Teleken. "COMPARAÇÃO DA VARIAÇÃO DO ÍNDICE DE PERÓXIDO E MASSA ESPECÍFICA DAS MISTURAS DE ÉSTERES A PARTIR DO ÓLEO DE PEQUI APÓS DIFERENTES TEMPOS DE FRITURA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 16, 2015): 482. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015482-497.

Full text
Abstract:
Atualmente os recentes aumentos no consumo e no preço do petróleo e seus derivados, bem como a elevação dos gases de efeito estufa vem sendo uma das maiores preocupações ambientais do século XXI. Nesse contexto, eleva-se as buscas por novas fontes de energia alternativa em todo o mundo. Entre tais opções, o biodiesel aparece como uma interessante alternativa ao diesel petroquímico, devido as suas características como: biodegradabilidade, menor toxidade (menor teor de enxofre, aromáticos) e sustentabilidade conforme a maior parte das matérias-primas utilizadas na síntese de biodiesel serem os triglicerídeos presentes em plantas oleaginosas, óleos e gorduras animais. Em contrapartida, o alto custo da matéria-prima atualmente utilizada, bem como a maior susceptibilidade do biodiesel a partir dessas fontes a processos oxidegradativos quando comparado ao diesel petroquímico. Portanto, torna-se necessário explorar novas matérias-primas alternativas visando reduzir o custo final da produção bem como aumentar a qualidade desse biocombustível. O presente trabalho teve como objetivo estudar a variação da massa específica 20°C e o índice de peróxido das misturas ésteres a partir do óleo de pequi (Caryocar brasiliense cramb.) após diferentes tempos de estresse térmico. Dessa forma, comprovou-se que o valor da massa específica a 20°C e o índice de peróxido das misturas de ésteres sintetizadas aumentou com a maior tempo exposição das matérias-primas ao estresse oxidativo. No entanto tais resultados ficaram dentro do padrão estabelecido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - ANP, e dentro do limite proposto por alguns países da Europa e nos Estados Unidos respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Jahn, Raquel Carine, Marcelo Valle Garcia, and Marina Venturini Copetti. "Deterioração fúngica em indústria de queijo tipo tropical." Brazilian Journal of Food Research 8, no. 1 (October 21, 2017): 16. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n1.3639.

Full text
Abstract:
A elaboração de queijos constitui uma importante atividade na indústria de laticínios, necessitando uma série de operações desde a obtenção do leite até o último dia de maturação do produto e expedição para o mercado. Devido às características intrínsecas, este produto também é capaz de proporcionar um meio adequado para a proliferação de micro-organismos patógenos e deteriorantes oriundos da matéria-prima ou inseridos durante as etapas de processamento. O desenvolvimento microbiano, sobretudo fúngico, nas diferentes etapas da produção pode provocar deterioração e descarte do produto. Este trabalho objetivou investigar a ocorrência da deterioração fúngica em uma indústria de queijo tipo tropical. Foram analisadas amostras de produtos deteriorados, matérias-primas e produto em diferentes etapas de produção, utensílios e ar dos ambientes de processamento através de técnicas micológicas rotineiras, além do produto deteriorado. Detectou-se a presença de fungos filamentosos em 70% das amostras de matérias-primas e produtos analisados, com predominância dos gêneros Penicillium spp. e Cladosporium sp. Nas análises feitas do ambiente do processamento da fábrica foi observada uma elevada contagem fúngica, com elevada recuperação dos gêneros Penicillium, Fusarium, Cladosporium e Aspergillus. Nas amostras de queijo deteriorado foi isolado apenas Penicillium commune. Esta espécie também estava presente no ar, nos utensílios e no queijo nas diferentes fases de produção. Considerando que P. commune não estava presente nas matérias-primas, conclui-se que o ambiente de fabricação teve papel crucial para a contaminação do produto. O fato desta espécie ser capaz de se desenvolver em temperaturas de refrigeração pode ter colaborado para a deterioração dos queijos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Hudson-Williams, A. "Lucan 1.683f." Classical Quarterly 40, no. 2 (December 1990): 578–79. http://dx.doi.org/10.1017/s0009838800043275.

Full text
Abstract:
So a frenzied matron cries out to Phoebus as she rushes through an appalled Rome. In CQ 34 (1984), 454f. I pointed out that the words primos in ortus could not here bear their normal sense ‘to the far east’ (as taken by Duff, similarly Bourgery-Ponchont, and others), which in view of the next line would be geographically absurd, and, distraught as the lady was, even so highly improbable. I did, however, then think R. J. Getty right in taking the expression primos ortus as simply = ‘the east’, and adding ‘the epithet primos appears to be otiose’. But I now feel very doubtful about the epithet being viewed as otiose in order that the words may denote Egypt; quite different are the passages noted in OLD primus 6 ‘belonging to the rising sun, eastern’, as Stat. Silv. 1.4.73 ‘occidiias primasque domos’ in the cited Sen. Oed. 116 ‘miles… ausus Eois equitare campis / figere et mundo tua signa primo’ the literal meaning is no doubt ‘on the world's first edge’ (Miller, Loeb), but its development into ‘eastern’ is readily seen. Egypt, however, as viewed by Rome, is but the bare beginning of the east, and that is what primos must indicate above (note emphatic position): see OLD primus 10 b ‘the nearest part of, the entrance, threshold, or sim., of, noting e.g. Ov. Fast. 1.717 ‘horreat Aeneadas et primus et ultimus orbis’, Cic. Fam. 3.6.2. ‘te in prima prouincia uelle esse, ut quam primum decederes’. In a characteristic departure from their stock meaning Lucan's words primos in ortus must then mean ‘to the threshold of the east’, i.e. the delta of the Nile, as explained in the next line (684): contrast 7.360 primo gentes oriente = ‘the nations of the far east’ (Duff). For Egypt viewed as the beginning of the east, cf. Mela 1.9 ‘Asiae prima pars Aegyptus’, Plin. Nat. 5.47 ‘[Africae] adhaeret Asia, quam patere a Canopico ostio [Nili] ad Ponti ostium Timosthenes…tradidit’, Mart. Cap. 6.675 ‘Aegyptus… Asiae caput, 3 quae una ab ostio Canopi ad ostium Ponti habet… milia passuum’; cf. the close association of Egypt with the east in Virg. Aen. 8.687 ‘Aegyptum uiresque Orientis’. For the varied use of the word primus should be noted too Luc. 9.413f. ‘nee… plus litora Nili / quam Scythicus Tanais primis a Gadibus absunt’, ‘from Gades in the far west’ (Duff), ‘Gades the first place in the west’ (Haskins), i.e. the threshold of the Mediterranean.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Góchez Martínez, Alba Yaneth, Jasmín Rocío Retana de Alemán, and Alfredo De Jesús Grande Sánchez. "Desarrollo de una propuesta de estándar de calidad en la línea de calzado escolar." Anuario de Investigación: Universidad Católica de El Salvador 9 (September 22, 2020): 87–100. http://dx.doi.org/10.5377/aiunicaes.v9i0.10238.

Full text
Abstract:
Las empresas de la industria del calzado en El Salvador, particularmente las micro, pequeñas y medianas, enfrentan situaciones que les restan competitividad como: los problemas de calidad de las materias primas (cuero), componentes (suelas, cordones, plantillas, forros) y productos terminados. Contar con limitadas fuentes de estos recursos, con la falta de oferta de recurso humano calificado, la falta de acceso a tecnología y, finalmente, dificultades de acceso a mercados y a fuentes de financiamiento, afecta su quehacer dentro del sector. Con base en el contexto anterior, se formuló una investigación aplicada para identificar los elementos que impactan en la calidad de la producción del calzado escolar en El Salvador, a fin de proponer un estándar de calidad de referencia para el incremento de la misma y la competitividad de este rubro. Para ello se realizaron once pruebas de calidad en materias primas, componentes y producto terminado. Como resultado de esto, se generó una propuesta de estándares de calidad para los productores y proveedores de materia prima, componente y producto terminado en la línea de calzado escolar. Esto facilitó las pruebas de validación de dichos estándares con la realización y análisis de ensayos en muestras nacionales de materia prima, componente y producto terminado. Esto permitió al sector involucrado un aseguramiento y mejora en la calidad de su producción; contribuyendo así a innovar e incrementar el valor agregado para la industria, permitiéndole volverse más competitivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Rivero, Diego, and Guillermo Heider. "El paisaje social del centro de Argentina durante la transición Pleistoceno-Holoceno (ca. 11000-9000 AP)." Arqueología 26, no. 1 (April 21, 2020): 109–26. http://dx.doi.org/10.34096/arqueologia.t26.n1.5803.

Full text
Abstract:
Desde la perspectiva del Análisis de Redes y del Aprendizaje del Paisaje, se evalúa el registro arqueológico correspondiente a la transición Pleistoceno-Holoceno del centro de Argentina (ca. 11000-9000 AP). Para ello, se analiza la circulación de materias primas líticas utilizadas para la elaboración de instrumentos, así como el uso de los recursos simbólicos organizados por medio del estilo de las puntas de proyectil. Se considera que las interrelaciones sociales poseen una importancia vital para el mantenimiento de la continuidad social y el éxito de los procesos de colonización inicial de una determinada región. En toda el área de estudio, el cuarzo es la materia prima lítica de mayor disponibilidad; sin embargo, se destaca el uso de rocas silíceas para las puntas de proyectil y algunos otros artefactos. Fuentes potenciales de estas rocas fueron identificadas en las Sierras Centrales (provincias de Córdoba y San Luis). En base a estas evidencias, y al modelo de yacencia de rocas para la región, se discuten las implicancias del uso y circulación de las materias primas líticas para definir el modo de vida y el paisaje social de los primeros pobladores durante la colonización inicial del sector central de Argentina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Valenzuela Blossin, Arq Maria Paz. "Patrimonio industrial en Magallanes." ARQUISUR Revista 8, no. 13 (July 20, 2018): 72–83. http://dx.doi.org/10.14409/ar.v8i13.6795.

Full text
Abstract:
Hacia fines del siglo xix se consolida la explotación de la ganadería ovina en Chile, teniendo como escenario la región de Magallanes. De esta manera es colonizado el vasto territorio austral en la acción de las estancias ovejeras, instalando un modelo de explotación ganadera a la par con lo que ocurría en todo el planeta, surtiendo al mundo industrializado de materias primas para la producción de textiles. El desarrollo de estos procesos, consolidada la explotación lanar, hizo que los empresarios del rubro buscaran nuevas derivaciones a la producción ovina. Nace de esta manera la industria frigorífica en la Patagonia la que dará servicios a todas las estancias del extremo austral del continente, haciendo propia la tecnología del frío, en ciernes en el mundo. Además de la singular arquitectura de estos conjuntos, habrá otro aporte: la generación de procesos industriales complejos que superan la sola producción de materia prima, siendo los frigoríficos un caso de vanguardia en el ámbito industrial chileno, que a la fecha se caracterizaba mayoritariamente por la extracción y producción de materias primas. Estancias ovejeras y frigoríficos serán el aporte de Magallanes a la industrialización en Chile.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Olcoz, Nieves. "Las primas. Y sin nostalgia del absoluto." Latin American Theatre Review 46, no. 1 (2012): 129–33. http://dx.doi.org/10.1353/ltr.2012.0044.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

D'Abreu, José Carlos, Edmar Saul Marcheze, José Henrique Noldin Júnior, and Pedro Henrique Carpinetti Costa. "FLEXIBILIDADE DE MATÉRIAS-PRIMAS NO PROCESSO TECNORED." Tecnologia em Metalurgia e Materiais 3, no. 3 (2007): 22–27. http://dx.doi.org/10.4322/tmm.00303005.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Bezerra, Mirna Andrade, Elaine Aparecida da Silva, and José Machado Moita Neto. "Ecodesign: um caminho para a sustentabilidade ambiental na indústria moveleira." Gaia Scientia 10, no. 4 (2016): 462–81. http://dx.doi.org/10.21707/gs.v10.n04a36.

Full text
Abstract:
O ecodesign é um processo que objetiva reduzir e/ou mitigar os impactos ambientais de produtos durante todo o seu ciclo de vida. Este trabalho teve o objetivo de identificar a viabilidade de implantação do ecodesign em uma indústria do setor moveleiro localizada na cidade de Teresina-PI. A pesquisa foi realizada com base na norma da ABNT NBR ISO 14006:2011 que trata sobre as diretrizes para incorporar o ecodesign, sendo dividida em três fases: 1-Diagnóstico, 2-Definição de móveis, 3-Identificação de possibilidades de implantação do ecodesign. Foram selecionadas e analisadas as etapas de fabricação de três modelos de cadeiras pertencentes ao mobiliário escolar do tipo adulto. As etapas do ciclo de vida dos produtos envolvem: aquisição de matérias-primas, planejamento dos produtos, design, produção e transporte. A indústria não possui Sistema de Gestão Ambiental (SGA), representando a realidade da maioria das indústrias moveleiras dessa cidade. Verificou-se uma quantidade maior de processos (nove etapas), matérias-primas, resíduos e componentes para a fabricação do modelo 3. O modelo 1 possui menos etapas de produção (total de seis), aquisição de matéria-prima no próprio estado, para este produto não foram utilizadas embalagens e após a fabricação direcionadas ao cliente. Nesta indústria, há possibilidades de implantação do ecodesign com adoção de melhorias na economia de matéria-prima, escolha de fornecedores que fabriquem materiais mais sustentáveis e duráveis. A indústria necessita desenvolver ações voltadas ao atendimento dos requisitos mínimos dispostos na ABNT NBR ISO 14001, a fim de conectar a gestão dos processos aos impactos ambientais negativos causados por esta atividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Veltmeyer, Henry. "Recientes transformaciones agrarias y rurales en América Latina." Observatorio del Desarrollo. Investigación, Reflexión y Análisis 3, no. 12 (December 2, 2014): 79–80. http://dx.doi.org/10.35533/od.0312.hv.

Full text
Abstract:
Una constatación obvia es que en Sudamérica la producción agrícola y pecuaria continúa expandiéndose, en particular aquella que está orientada a la exportación, sea en forma de materias primas agrícolas, alimentos o biocombustibles. El punto problemático está en que esto ocurre en un contexto global marcado por el "auge de commodities", cuya principal causa radica en la demanda de materias primas por China.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Gavira Durón, Nora, Ana Lorena Jiménez Preciado, and Einar Moreno Quezada. "Dinámica del sistema afianzador de México: una aplicación de diagramas de fase." Contaduría y Administración 64, no. 4 (November 5, 2018): 122. http://dx.doi.org/10.22201/fca.24488410e.2018.1599.

Full text
Abstract:
<p>A partir de la implementación de Solvencia II en México, se generó un cambio significativo en la normatividad para aseguradoras y afianzadoras, lo que implicó incremento en sus costos y gastos, en particular para el sector afianzador, ya que les representa una mayor carga regulatoria con respecto a su Ley anterior; teniendo un impacto directo en el costo de las primas y la generación de utilidades. El objetivo del presente trabajo es analizar la dinámica entre el total de primas emitidas por el sector afianzador y la utilidad bruta reportada por las mismas; lo anterior permite determinar si la captación de primas es suficiente para incrementar las utilidades reportadas por el sector. Se utilizan diagramas de fase con la finalidad de comprender la dinámica temporal entre las variables y conocer sus trayectorias en relación al Estado Estacionario. A partir de la metodología propuesta se señala que las afianzadoras mexicanas, a pesar de sus utilidades, presentan comportamientos globalmente inestables, asimismo, se verifican los casos donde una mayor aversión al riesgo de las afianzadoras (representadas por las primas emitidas) no siempre reflejan mayores utilidades.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Ribeiro, Camilo Bastos, William Gouvêa Buratto, Matheus Vitor Diniz Gueri, Gustavo Rinaldo Scaburi, and Fabricio Vieceli Gonzeli. "FERMENTAÇÃO ALCOÓLICA DO CALDO DA CANA: PARÂMETROS OPERACIONAIS DE RESPOSTA NO PROCESSO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (December 16, 2015): 465. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015465-472.

Full text
Abstract:
Através da constante busca pela redução da dependência do petróleo para fins energéticos, associados aos benefícios ambientais e sócio políticos, destaca-se o etanol como o biocombustível com maior capacidade de inserção no mercado, devido principalmente a variedade de matérias primas renováveis com características químicas capazes de sintetizar esse combustível, e também pela relativa facilidade de operação do processo bioquímico adotado para a produção, definido como fermentação alcoólica. Dessa forma o presente estudo apresenta a resposta de parâmetros significativamente relevantes no processo de fermentação, visando a produção de etanol, adotando como matéria prima o caldo da cana de açúcar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Arruda, Yêda Maria BC, Isolde Dorothea K. Ferraz, and Maria Cristina de F. e. Albuquerque. "Fontes e concentrações de águas de fumaça na germinação de sementes e no vigor de plântulas de tomate." Horticultura Brasileira 30, no. 2 (June 2012): 293–99. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362012000200018.

Full text
Abstract:
A fumaça e a fumaça diluída em água, conhecida como água de fumaça, podem ser utilizadas como estimuladores tanto da germinação das sementes quanto do vigor das plântulas de várias espécies silvestres e cultivadas. O objetivo neste trabalho foi verificar a eficácia de águas de fumaça, oriundas de diferentes matérias-primas e concentrações, na germinação de sementes e vigor de plântulas de tomate. Foram usadas 10 matérias-primas e para cada uma foram testados um controle (água destilada) e oito concentrações da água de fumaça (1:5.000, 1:2.500, 1:1.000, 1:100, 1:50, 1:25, 1:10 e 1:2,5 v:v), constituindo nove tratamentos, que foram repetidos oito vezes e distribuídos seguindo o delineamento experimental inteiramente casualizado. Os testes germinativos foram conduzidos no laboratório e as variáveis foram avaliadas após cinco dias da semeadura. Com a exceção de uma fonte, todas as matérias-primas testadas causaram, com a maior concentração testada (1:2,5), inibição na germinação das sementes de tomate. Efeito estimulador foi observado principalmente em águas de fumaça produzidas com matérias-primas de folhas de palmeira (Euterpe precatoria) e de milho (Zea mays), com madeira leve de uma espécie pioneira (Cecropia palmata); serragem de espécies madeireiras amazônicas (Diniziaexcelsa, Sextonia sp., Licania spp. e Aniba spp.) e de papel de germinação. Esse efeito foi mais expressivo no comprimento de raiz e no índice de vigor, nas concentrações de 1:25 a 1:5.000, de acordo com a fonte; a concentração de 1:25 sobressaiu na maioria das matérias-primas testadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Rodrigues de Soouza, Micaele, Gabriel Duarte de Oliveira, Ana Elisa Esteves dos Santos, and Solange Aparecida Ságio. "COMPARAÇÃO DE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO DE RNA APLICADOS A CULTURAS AMILÁCEAS UTILIZADAS NA PRODUÇÃO DE ETANOL." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, no. 3 (August 29, 2020): 134–44. http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-8289.

Full text
Abstract:
A crescente preocupação com os efeitos provenientes do uso de combustíveis fosseis, devido à grande dependência dos mesmos, tem proporcionado nas últimas décadas estudos mais intensos sobre biocombustíveis, bem como a diversificação de matérias primas. Atualmente o maior produtor mundial de etanol é os Estados unidos e a matéria prima majoritária utilizada para este fim é a cultura do milho. Entretanto, tem se buscado uma maior diversificação de matérias primas, intensificando-se os estudos voltados para culturas como a mandioca e a batata-doce. Visando a obtenção de cultivares com alto potencial energético, a engenharia genética é considerada uma ferramenta indispensável, já que o melhoramento tradicional tem sido um desafio para diversas culturas. Entre as várias técnicas aplicadas, estão os estudos moleculares transcricionais, que possuem como a primeira etapa a extração do RNA, sendo este um fator limitante em análises moleculares, por ser a base para estudos posteriores. Nesta revisão consta um levantamento dos métodos mais empregados para o isolamento do RNA das culturas do milho, mandioca e batata-doce e uma análise de custo/benefício. Concluindo-se que o método menos dispendioso e que mantem qualidade e quantidade de RNA são os protocolos que tiveram suas adaptações a partir do método de CTAB.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Rioda, Vittorio, Federica Candelato, Leidiana Mota, and Fabio Parenti. "Jazidas de rochas silicosas na área do Parque Nacional Serra da Capivara (Piauí, Brasil): primeiros dados geoarqueológicos." Revista do Museu de Arqueologia e Etnologia, no. 21 (December 9, 2011): 103. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1750.revmae.2011.89965.

Full text
Abstract:
Nos artefatos líticos do Nordeste do Brasil são identificados diferentes tipos de matéria-prima silicosa, o que torna fundamental a caracterização petrográfica dessas rochas. As pesquisas desenvolvidas no abrigo da Pedra Furada levantaram questões acerca da economia da matéria-prima no Sudeste do Piauí, nos períodos do Pleistoceno e Holoceno. Porém, nenhum estudo geoarqueológico e petrográfico havia sido feito sobre os possíveis afloramentos das rochas trabalhadas na pré-história. Portanto, o objetivo desse trabalho é expor os métodos e os resultados preliminares do estudo das fontes de matérias-primas silicosas presentes nos afloramentos rochosos e nos depósitos sedimentares distribuídos na área do Parque Nacional Serra da Capivara (PARNA) e de seu entorno. Busca-se também relacionar as amostras coletadas ao instrumentário lítico de alguns sítios arqueológicos importantes para a região.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Menezes, R. R., H. S. Ferreira, G. de A. Neves, and H. C. Ferreira. "Uso de rejeitos de granitos como matérias-primas cerâmicas." Cerâmica 48, no. 306 (June 2002): 92–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132002000200008.

Full text
Abstract:
A indústria do beneficiamento de granito gera uma enorme quantidade de rejeitos, que poluem e degradam o meio ambiente. Assim este trabalho tem por objetivo caracterizar e avaliar as possibilidades de utilização dos rejeitos da serragem de granitos gerados pelas indústrias de beneficiamento da Região Nordeste, como matéria-prima cerâmica alternativa na produção de blocos e revestimentos cerâmicos. Foram coletadas amostras de resíduos da serragem de granito em empresas da Paraíba, Ceará e Pernambuco, em seguida foi realizada sua caracterização através da determinação da distribuição granulométrica, massa específica real e área específica (BET) e de análise química, ATD, ATG, DRX, MEV. Após caracterização foram conduzidos ensaios tecnológicos com composições cerâmicas a fim de avaliar a possibilidade de adição dos resíduos em massas cerâmicas para confecção de blocos e revestimentos cerâmicos. Com base nos resultados verificou-se que os resíduos apresentam características físicas e mineralógicas semelhantes as das matérias-primas cerâmicas convencionais e que corpos cerâmicos formulados com resíduos apresentam características dentro das especificações da normalização brasileira tanto para blocos como para revestimentos cerâmicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Oliveira, Lucas Mendes, Juan Carlos Valdés Serra, and Karine Beraldo Magalhães. "ESTUDO COMPARATIVO DAS DIFERENTES TECNOLOGIAS UTILIZADAS PARA PRODUÇÃO DE ETANOL?" Geoambiente On-line, no. 19 (January 3, 2013): 01. http://dx.doi.org/10.5216/revgeoamb.v0i19.26058.

Full text
Abstract:
A utilização do etanol como combustível é apontada hoje como uma das principais alternativas energéticas para o futuro, em substituição aos combustíveis fósseis, que, em sua reação de combustão liberam grandes quantidades de dióxido de carbono (CO2), considerado o principal responsável pelo aquecimento global. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho consiste em estudar as diferentes tecnologias e matérias-primas utilizadas na obtenção de etanol. Para isso, foram identificados os processos envolvidos na produção de etanol, para as diferentes matérias-primas; enumerados os equipamentos e as fontes de energia utilizadas em sua produção e feita uma comparação entre as diferentes matérias-primas e os diferentes processos aplicados. Verificou-se que as matérias-primas podem ser divididas em três grupos: sacaríneas, que são aquelas cujo etanol é obtido a partir da sacarose, como, por exemplo, cana-de-açúcar e beterraba açucareira; amiláceas, as quais o açúcar que dá origem ao etanol é o amido, como, por exemplo, batata, mandioca e milho; e celulósicas, as quais contém celulose, que pode ser convertido em etanol, como madeira e resíduos agroindustriais. A partir da análise das mesmas, foi possível perceber que a cana-de-açúcar possui as maiores vantagens, pois apresenta maior produtividade de etanol por área além de um menor custo de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Lima, Tatiana Chaves Fontes, and Jorge Alberto Soares Tenório. "Utilização de matéria-prima aglomerada na produção de carbureto de silício em escala-piloto." Rem: Revista Escola de Minas 64, no. 3 (September 2011): 341–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672011000300013.

Full text
Abstract:
O carbureto de silício (SiC), um material cerâmico amplamente utilizado na indústria de refratários, de fundição e de abrasivos, é produzido, industrialmente, no forno Acheson, através do aquecimento de grãos de carbono (normalmente o coque verde de petróleo) e areia silicosa. O aquecimento ocorre através da passagem da corrente elétrica através de uma resistência de grafite posicionada no centro da mistura, que atinge temperaturas acima de 3000ºC. Esse estudo teve por objetivo avaliar o impacto, em escala-piloto, da alteração na configuração (estrutura macrocóspica) da matéria-prima para produção de SiC. As matérias-primas (o coque e a areia) tiveram o tamanho reduzido e foram aglomeradas utilizando prensa de rolos. Esses aglomerados foram testados no forno em escala-piloto substituindo a matéria-prima original. Como resultado, percebeu-se que a utilização de matéria-prima aglomerada manteve a homogeneidade química durante o processo da produção do SiC e diminuiu a quantidade de energia necessária para produção de SiC (kWh/kg) em 5%.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Portela, Ivan Franco, Danilo Costa Trombim, and Erika Peterson Gonçalves. "CONCRETO RECICLADO: ESTUDO E CARACTERIZAÇÃO DAS MATÉRIAS PRIMAS." Revista Univap 22, no. 40 (March 16, 2017): 634. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1321.

Full text
Abstract:
Não é de hoje que a preocupação com o meio ambiente é assunto debatido em diversos setores de produção de materiais para a construção civil. Afinal, este é o setor que mais desperdiça na utilização dos recursos naturais. Simultaneamente, construtoras de diversas regiões do país estudam e desenvolvem metodologias para a execução de empreendimentos com o menor nível de desperdício possível, seja no âmbito ambiental ou econômico, adotando um sistema de gerenciamento de resíduos. Partindo dessa premissa, este estudo busca uma metodologia para o reaproveitamento destes resíduos para revelar, hipoteticamente, a necessidade de se aumentar a porcentagem do cimento para a produção de um concreto com agregado graúdo reciclado mais eficiente e traçar um paralelo entre os dois tipos (concreto convencional e concreto reciclado), verificando assim, até quando o concreto reciclado pode ser considerado mais viável, economicamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Adriányi, Gabriel. "In memoriam Kardinal László Lékai, Primas von Ungarn." Der Donauraum 28, JG (December 1986): 11–14. http://dx.doi.org/10.7767/dnrm.1986.28.jg.11.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Caligaris, R., N. Quaranta, M. Caligaris, and E. Benavidez. "Materias primas no tradicionales en la industria cerámica." Boletín de la Sociedad Española de Cerámica y Vidrio 39, no. 5 (October 30, 2000): 623–26. http://dx.doi.org/10.3989/cyv.2000.v39.i5.779.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Baitsch, Christof, and Walter Schneider. "Vom Umgang mit komplexen Situationen Dörner – Primas – Abt." GAIA - Ecological Perspectives for Science and Society 2, no. 3 (May 1, 1993): 124. http://dx.doi.org/10.14512/gaia.2.3.2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

González, Pablo. "Primas de salud bajo la reforma a Isapres." Observatorio Económico, no. 134 (January 1, 2019): 6–7. http://dx.doi.org/10.11565/oe.vi134.1.

Full text
Abstract:
A fines del 2018 se anunció la reforma al sistema de salud. Esta es una reforma motivada esencialmente para dar una solución a los conflictos y problemas que tanto en el campo legal como económicofinanciero han enfrentado las ISAPREs en los últimos años. Esta reforma, que implica esencialmente un rediseño de la relación entre el proveedor de seguro y los asegurados, alterando el instrumento a través del cual se vinculan (una nueva forma de contrato), requerirá de un pormenorizado detalle y análisis de los resultados esperados no sólo para. Continuar leyendo...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Rosa, Patricia Carvalho. "Romance de primas com primas e o problema dos afetos: parentesco e micropolítica de relacionamentos entre interlocutores tikuna, sudoeste amazônico." Cadernos Pagu, no. 41 (December 2013): 77–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-83332013000200008.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Paiva, Paula Cristina Barros, and Reinaldo Farias Paiva de Lucena. "O uso dos extratos vegetais da Caatinga e da Amazônia para produção de fitocosméticos." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, no. 15 (2020): 171–91. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071513.

Full text
Abstract:
O aumento da consciência da população sobre a questão da sustentabilidade trouxe uma visão sobre a preocupação ambiental e com isso alguns consumidores passaram a utilizar produtos cosméticos naturais, de forma que o extrativismo da matéria prima provoque mínimo ou nenhum impacto, por se tratar de fonte renovável, partindo disto as empresa priorizam como mão de obra a comunidade local, pelo fato de ter o conhecimento da região e o interesse em manter a floresta apta à produção, gerando um mercado econômico para estes produtos. A Amazônia é a maior produtora de matérias primas para este ramo, porém a região da Caatinga também possui potencial para os fitocosméticos, o que falta é um olhar empresarial e de pesquisa, para explorar a região e com isso contribuir para o alavanque econômico do bioma. Partindo deste cenário, o objetivo desta pesquisa foi de traçar um perfil do consumidor de fitocosméticos acerca do conhecimento das matérias primas utilizadas nos produtos. É constatado que a transmissão de conhecimento acontece através das gerações e que a Aloe vera foi a planta mais citada com os seus benefícios propagados. Foi comprovado através das respostas do questionário a afirmação de que esses consumidores possuem preocupação com o meio ambiente, com a saúde da pele, no uso do que é natural evitando reações tóxicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Bôto, Rivaldo Souza. "INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS HÍBRIDAS NAFTA / ETANOL ESTUDO DE CASOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (May 29, 2020): 703. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020703-716.

Full text
Abstract:
Os processos petroquímicos tradicionais a partir da nafta possuem pouca perspectiva para a descoberta de novos produtos ou para melhorias no desempenho operacional. Por outro lado, os processos na indústria alcoolquímica no Brasil direcionados para a produção de hidrocarbonetos ou outros derivados do petróleo a partir do etanol, apresentam sempre custos mais elevados do que os obtidos com uso da nafta, devido a processos adicionais e à perda da eficiência atômica. Nos processos petroquímicos, normalmente é exigido o grau polímero para as matérias primas, porque outros hidrocarbonetos, principalmente aqueles de cadeia insaturada, são impurezas para os catalisadores ocasionando aumento do seu consumo e interferindo nas características do produto final. O grau polímero é caracterizado pela exigência de uma pureza acima de 99,9%, sendo considerado grau químico uma matéria prima com pureza apenas acima de 95,0%. Apesar da pequena diferença, o consumo de energia para passar do grau químico para o grau polímero é significativamente elevado, impactando nos custos de produção. Esse trabalho se refere a dois estudos de casos de tecnologias híbridas nafta/etanol utilizando matérias primas com grau químico. O primeiro estudo de caso mostra a vantagem de impureza alcoolquímica na produção de um produto tradicionalmente de origem petroquímicos. O segundo estudo de caso mostra a vantagem de impureza petroquímica na produção de um produto tradicionalmente de origem alcoolquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Bôto, Rivaldo Souza. "Inovação com tecnologias híbridas nafta / etanol estudo de casos / Innovation with hybrid tecnologies naphta / ethanol cases." Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, no. 2 (May 24, 2021): 2247–57. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n2-055.

Full text
Abstract:
Os processos petroquímicos tradicionais a partir da nafta possuem pouca perspectiva para a descoberta de novos produtos ou para melhorias no desempenho operacional. Por outro lado, os processos na indústria alcoolquímica direcionados para a produção de hidrocarbonetos, ou outros derivados do petróleo a partir do etanol, apresentam sempre custos mais elevados do que os obtidos com uso da nafta, devido a necessidade de processos adicionais e à perda da eficiência atômica.Nos processos petroquímicos, normalmente é exigido o grau polímero para as matérias primas, porque outros hidrocarbonetos, principalmente aqueles de cadeia insaturada, são impurezas para os catalisadores ocasionando aumento do seu consumo e interferindo nas características do produto final. O grau polímero é caracterizado pela exigência de uma pureza acima de 99,9%, sendo considerado grau químico uma matéria prima com pureza apenas acima de 95,0%. Apesar da pequena diferença, o consumo de energia para passar do grau químico para o grau polímero é significativamente elevado, impactando nos custos de produção. Esse trabalho se refere a dois estudos de casos de tecnologias híbridas nafta/etanol utilizando matérias primas com grau químico. O primeiro estudo de caso mostra a vantagem de impureza alcoolquímica na produção de um produto tradicionalmente de origem petroquímicos. O segundo estudo de caso mostra a vantagem de impureza petroquímica na produção de um produto tradicionalmente de origem alcoolquímica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Garbin, Rafael Borne, and Jairo Afonso Henkes. "A SUSTENTABILIDADE NA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS DE AVIAÇÃO NO BRASIL." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, no. 2 (April 27, 2018): 67. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e2201867-104.

Full text
Abstract:
Este trabalho de pesquisa teve como objetivo geral analisar as diferentes matérias-primas e processos de refino para identificar alternativas sustentáveis para o desenvolvimento e produção de biocombustíveis para aviação no Brasil. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com procedimentos bibliográficos e documentais, utilizando-se livros, artigos de jornais e revistas, publicações eletrônicas, leis e regulamentos. Foi feita uma abordagem qualitativa e quantitativa. A análise dos dados se deu por meio de resumos e fichamentos, avaliados de acordo com a sua relevância para o objetivo da pesquisa e atualidade do tema. Após análise dos dados da pesquisa, verificou-se que o Brasil possui as condições para ser um dos países líderes mundiais no desenvolvimento e produção de biocombustíveis sustentáveis para aviação. Como a indústria da aviação não se utilizará de apenas uma fonte energética, mas de várias e diferentes matérias-primas, diversos processos de refino poderão ser utilizados, dando-se preferência às culturas não alimentares, assim como aquelas produzidas de maneira sustentável. Recomenda-se a produção de matérias-primas que melhor se adaptem ao clima e solo de cada região, ou seja, diferentes matérias-primas deverão ser cultivadas em diferentes regiões climáticas do Brasil. As dificuldades que foram identificadas na logística do biocombustível de aviação, não são consideradas intransponíveis e poderão ser superadas com maiores investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

SANDÍ CORRALES, ANA ROSA. "MODELACIÓN PREDICTIVA DE SINIESTROS EN SEGUROS DE NO VIDA." Revista de Matemática: Teoría y Aplicaciones 28, no. 1 (December 18, 2020): 105–24. http://dx.doi.org/10.15517/rmta.v28i1.39030.

Full text
Abstract:
Se analizó un seguro de accidentes y salud que tiene primas diferenciadas para grupos de riesgo homogéneos. La estimación de dichas primas en ocasiones anteriores fue de tipo univariado, que tiene la limitante de que cuando hay grupos de riesgo con pocas observaciones los resultados son muy volátiles y omiten la información que podrían aportar variables predictoras. Por lo que se optó por estimar los siniestros esperados (que son insumo del cálculo de primas) con tres modelos multivariados: lineales ordinarios, aditivos y lineales mixtos. Se utilizaron varios con el fin de comparar su capacidad de pronóstico. El desempeño fue aceptable tanto dentro de la muestra de ajuste como de prueba en el caso de los modelos lineal ordinario y aditivo con una diferencia porcentual de alrededor del 1% con respecto a los datos reales. El lineal mixto no pudo hacer pronósticos para combinaciones de predictores no observados en los datos de ajuste.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography