Journal articles on the topic 'Plásticos Descartáveis'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: Plásticos Descartáveis.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 41 journal articles for your research on the topic 'Plásticos Descartáveis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Foresti, Teofanes, Branca Freitas de Oliveira, and Jocelise Jacques de Jacques. "ANÁLISE COMPARATIVA DA DEGRADABILIDADE DE COPOS DESCARTÁVEIS UTILIZANDO O MÉTODO G160 DA ASTM." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 0I (August 18, 2020): 287. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e0i2020287-303.

Full text
Abstract:
O descarte mais comum do copo plástico ao meio ambiente leva cerca de 250 a 400 anos para sua decomposição, prejudicando a natureza, aumentando significativamente o lixo que é descartado, poluindo também às águas e o solo. Este artigo apresenta o resultado de um estudo experimental, a fim de analisar a degradabilidade dos materiais que compõe os copos plásticos descartáveis. O objetivo desta análise é verificar qual dos copos analisados apresenta o menor impacto ambiental, percebido através da degradabilidade dos seus materiais, causada pelo efeito de ações oxidativas simuladas em ambiente de laboratório. Tendo como base a composição e a estruturação dos materiais mais comuns utilizados para fabricação do copo plástico descartável, consideramos amostras do poliestireno (isopor), polipropileno (plástico) e o amido de milho. Utilizou-se como método a análise fotográfica para evidenciar os resultados e também análise em microscópio ótico para dar ênfase maior a observação realizada. O processo de análise dos copos descartáveis está configurado conforme prescreve a norma G160 da ASTM International - Standard Practice for Evaluating Microbial Susceptibility of Nonmetallic Materials By Laboratory Soil Burial, que trata de avaliar em laboratório a decomposição de materiais não metálicos em contato com o ambiente natural, como o solo. Ao final, pretende-se demonstrar qual dos materiais que compõe o copo plástico descartável é o mais indicado em relação a minimização do impacto ambiental causado pelo seu descarte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Corrêa, Maria Eugenia, and Adriano Heemann. "PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS EM FÁBRICA DE GRANDE PORTE." MIX Sustentável 2, no. 2 (September 12, 2016): 73. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.73-79.

Full text
Abstract:
Tendo em vista o impacto ambiental gerado pela produção de copos plásticos descartáveis e a quantidade de resíduos gerada pelo uso destes produtos, o estudo aqui relatado tem como objetivo apresentar uma alternativa para a substituição de copos plásticos em uma fábrica na região de Curitiba. Através da pesquisa bibliográfica inicial, é possível identificar as alternativas já existentes e, assim, adequá-las como uma solução pertinente para este caso específico. A proposta apresentada explora a substituição dos copos plásticos descartáveis por copos de polipropileno, copos plásticos biodegradáveis além da adoção de uma campanha de conscientização de todos os funcionários. O artigo discute essas possibilidades e aponta para perspectivas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coltro, Leda, and Fábio G. Teixeira. "Método de ensaio para avaliação do desempenho físico-mecânico de copos plásticos descartáveis." Polímeros 17, no. 1 (March 2007): 67–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000100015.

Full text
Abstract:
Os copos plásticos descartáveis disponíveis no mercado brasileiro foram tendo sua massa reduzida ao longo dos anos, o que levou à necessidade de se usar dois copos para desempenhar a função de contenção de líquidos. Por este motivo, foi desenvolvido um estudo de avaliação do desempenho físico-mecânico de copos plásticos descartáveis de diversas capacidades volumétricas com a finalidade de gerar subsídios aos trabalhos de padronização deste produto no mercado brasileiro mediante o estabelecimento de requisitos mínimos de desempenho. Este artigo tem por objetivo apresentar os critérios adotados durante o desenvolvimento desta metodologia, bem como os requisitos mínimos sugeridos para este produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, Danilo Santos, Rafael Maranhão de Oliveira, and Luci Mendes de Melo Bonini. "IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NA INDÚSTRIA DE DESCARTÁVEIS PLÁSTICOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 11 (November 30, 2022): 2340–59. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i11.7826.

Full text
Abstract:
O termo 5S liga-se ao conjunto de 5 palavras advindas do japonês, adaptado ao português como “Cinco Sensos”, uma das principais ferramentas criadas no sistema Toyota de produção, que resultou a melhoria do sistema de produção. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de implantação dessa metodologia numa empresa de copos descartáveis plásticos, localizada na cidade de Guarulhos, São Paulo. Trata-se de uma indústria de pequeno porte que atua no ramo de plásticos descartáveis, onde fabricam-se copos, pratos, potes e tampas descartáveis de poliestireno. Trata-se de pesquisa de natureza aplicada, que descreve proposta de planejamento e implementação de programa de qualidade 5S numa empresa de copos plásticos descartáveis no município de Guarulhos, SP. Os resultados demonstraram que a implementação do programa, batizado pela empresa de “Programa CLEAN”: C - Conservação; L - Limpeza; E - Empenho; A - Autodisciplina e N – Normatização, deu-se de maneira ordenada, em sintonia com os colaboradores até o CLE, até a finalização desta pesquisa. O processo de limpeza e de criação de checklists deixou mais fácil a visualização de onde se quer chegar. Concluiu-se que a metodologia 5S está muito além de um programa de qualidade, envolve a ideia da produtividade. Essa metodologia está mais atrelada a comunicação pois tudo vai da criação de documentos, que, por sua vez geram processos didáticos e que acabam despertando a compreensão e a vontade dos colaboradores em aceitar essa nova sintonia, a fim de que esse processo se transforme em rotina, e não caia no comodismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza Cezar, Victor Hugo, and Eliana Paula Calegari. "CRIAÇÃO DE CARTAZES COMO FERRAMENTA PARA DIMINUIÇÃO DO USO EXCESSIVO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS." MIX Sustentável 5, no. 4 (November 14, 2019): 41–51. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n4.41-51.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi à criação e desenvolvimento de cartazes como ferramenta para a conscientização da diminuição do uso excessivo de copos plásticos descartáveis. Para isso, foi utilizada a metodologia da área de design gráfico proposta por Fuentes (2006) que possui as seguintes etapas: pesquisa, concepção e concretização, e utilizados os princípios do design gráficos elaborados por Williams (2009), como base para a criação do layout dos cartazes. Na primeira etapa da metodologia foram analisados cartazes similares, na segunda etapa foi definido o tema do projeto, montados os painéis de imagens e realizada a geração de alternativas, na última etapa foi realizada a finalização dos cartazes. Como resultados, são propostos cartazes que sugerem o uso de canecas reutilizáveis para substituir os copos plásticos descartáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Paulysendra Felipe, Rebeka Manuela Lobo Sousa, Francisca das Chagas Oliveira, Heitor Fernandes Sousa, Phillype Dowglas Lopes, Francisco Arlon de Oliveira Chaves, Linardy de Moura Sousa, Gilvan Moreira da Paz, and Roberto Arruda Lima Soares. "Utilização de copos plásticos descartáveis na composição do traço para a produção de tijolo ecológico." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 13, 2021): e525101422302. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22302.

Full text
Abstract:
Diante do crescimento dos impactos ambientais no mundo, estamos buscando e aprimorando materiais sustentáveis para uso na construção civil. Dentre os materiais temos o tijolo ecológico, que reduz a poluição desde o processo de fabricação, pois não precisa ser queimado, não é necessário alimentar os fornos evitando o desmatamento. É composto por areia, cimento e água. A construção feita com este tijolo apresenta temperaturas no interior agradáveis, suportando muito bem as altas temperaturas. O presente trabalho visa adicionar copos descartáveis triturados visando melhorar as características e propriedades do tijolo ecológico, onde serão moldados corpos de prova para obtenção dos resultados.Os tijolos ecológicos com porcentagens de 0%, 40% e 60% de copos descartáveis triturados foram submetidos aos testes de resistência à compressão e absorção de água. Após a realização dos ensaios mecânicos e caracterização do material nos laboratórios da UNIFSA e PPGEM, observou-se que é possível utilizar copos descartáveis triturados como componente do tijolo ecológico ainda de acordo com os resultados obtidos, apenas a formulação com 40% de adição de copos atende aos requisitos das normas NBR8491 / 12 e NBR8492 / 12.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueira, Renata, Andressa Hartuiq dos Santos, Kelmer Mozer Moro, and Anderson Lopes Peçanha. "UM DIA SEM COPO PLÁSTICO NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, CAMPUS ALEGRE ES." Revista Univap 22, no. 40 (February 7, 2017): 492. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1088.

Full text
Abstract:
O problema ambiental causado pelo consumo excessivo de copos plásticos é de conhecimento geral, mas ocorre de forma intensa nos ambientes universitários. Os copos são produtos derivados do petróleo, cuja desde a sua produção até o seu transporte, causa impactos ambientais. Pensando nisso, este trabalho teve como o objetivo, apresentar uma solução para grande demanda de copos exigida pelo Restaurante Universitário (RU) da UFES (Campus Alegre), substituindo os copos plásticos por canecas, visto que entre os meses de março e agosto de 2015 foram gastos aproximadamente 160 mil copos. A ação principal do trabalho foi promover um dia da semana em que o RU não disponibiliza-se copos descartáveis, intitulado de dia da caneca, incentivando o público a levar suas próprias canecas. A campanha ocorreu em três terças-feiras, deixando de gastar cerca de 5400 copos descartáveis. O trabalho teve uma repercussão positiva, foi vantajosa ambientalmente e financeiramente, porém não teve efeito sobre a utilização de canecas por parte do público nos dias que não houve a campanha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borgmann, Giorgia Leticia, Marcell Mariano Corrêa Maceno, Matheus Tavares Lacerda, and Marcelo Vitor Fiatkoski. "Desenvolvimento de um copo de farinha de mandioca compostável." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 9, no. 2 (November 29, 2021): 271–88. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20374.

Full text
Abstract:
Atualmente existe uma alta procura por produtos sustentáveis. Deste modo, é importante o desenvolvimento de novos produtos que atendam a essa demanda. Este trabalho propõe um copo descartável à base de mandioca, em substituição aos copos descartáveis tradicionais de base fóssil. As pesquisas com as biobases têm contribuído para o desenvolvimento de biopolímeros, porém estas não conseguem manter as características físico-mecânicas dos plásticos convencionais, gerando a necessidade de estudos nesta área. Desta forma, foi elaborada uma receita impermeável de modo a atender à função de produto do copo descartável. Para melhor embasamento da aceitação deste produto, foram realizadas pesquisas de análise de mercado através de entrevista usando o Google formulário, avaliação de risco, análise da concorrência comercial e das expectativas dos consumidores. Por fim, foram avaliados os processos industriais necessários para a confecção deste produto. Pôde-se concluir que o copo descartável à base de mandioca proposto atende à função de produto. Entretanto, há a necessidade de melhoria de produto visando a redução de custos, dado que o copo proposto possui um custo elevado se comparado aos copos fabricados a partir do petróleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marques Paixão, Maria João. "A gestão dos “novos” resíduos da pandemia." Debater a Europa, no. 24 (July 28, 2021): 39–61. http://dx.doi.org/10.14195/1647-6336_24_3.

Full text
Abstract:
A crise sanitária suscitada pela pandemia de covid-19 abalou profundamente todas as dimensões da mundividência contemporânea. De entre as particularidades do “novo normal” destaca-se o uso obrigatório ou de máscara de proteção. Num cenário – outrora quimérico – em que milhões de cidadãos saem à rua, todos os dias, com uma máscara sobre o rosto, é urgente pensar a gestão da avalanche de resíduos plásticos resultantes. As máscaras descartáveis, em particular, constituem um dos nossos próximos grandes desafios. A sua adequada gestão é conditio sine qua non da recuperação holística necessária para um futuro sustentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jacinto da Silva, Afranio, Ayanne Meryllin Timóteo Araruna Pontes, Ítala Zimaria do Nascimento Medeiros, Andréa Brandão Mendes de Oliveira, and Márcia Makaline Rodrigues Pereira. "Análise do uso de copos descartáveis do CCTA, Campus – Pombal-PB." REVISTA INTERDISCIPLINAR E DO MEIO AMBIENTE (RIMA) 2, no. 1 (June 30, 2020): e60. http://dx.doi.org/10.52664/rima.v2.n1.2020.e60.

Full text
Abstract:
Os resíduos sólidos com o avanço tecnológico e principalmente com a modificação da vida urbana tomaram uma magnitude que hoje é visto como um perigo não apenas à saúde pública, mas como a vida terrestre. Caso especial são os resíduos plásticos que extrapolaram os centros urbanos e ganharam os oceanos contribuindo para mortandade da fauna desse bioma. Na resolução desse problema a Administração Pública é cobrada para gestar e gerir políticas públicas, mas também para assumir papel de agente modificador de hábitos o que passa necessariamente por modificar os seus próprios. Os órgãos públicos são grandes consumidores de copos descartáveis para água e café, inserindo-se nesse grupo o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande que no ano de 2017 contou com um consumo per-capta de 130 e 238 unidades/servidor respectivamente de copos descartáveis de 50 e 200 ml. Sendo um centro de Engenharia todas com viés ambiental, notoriamente a Engenharia Ambiental e a Agronomia, pretendeu-se com o levantamento do consumo, via registro de despacho do almoxarifado do campus o dimensionamento do consumo e a indicação de medidas para a diminuição do consumo deste insumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Galvão, Maria Aparecida, João Cesar da Silva, and Mônica Cristina Teixeira. "Eficácia da descontaminação de resíduos biológicos infectantes de laboratórios de microbiologia após tratamento térmico por autoclavação." Engenharia Sanitaria e Ambiental 18, no. 4 (December 2013): 323–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522013000400004.

Full text
Abstract:
A pesquisa foi realizada no Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais com o objetivo de validar o processo de descontaminação de resíduos infectantes do subgrupo A1 e identificar possíveis falhas no procedimento preliminar à sua disposição final. Foram avaliados tanto a descontaminação dos resíduos totalmente descartáveis acondicionados em sacos plásticos termorresistentes quanto o processo de descontaminação dos resíduos reutilizáveis provenientes do Laboratório de Tuberculose, acondicionados em caixas metálicas. Enquanto os resultados obtidos no primeiro estudo indicaram uma deficiência considerável no tratamento dos resíduos, no segundo caso a eficácia foi comprovada. Medidas preventivas e corretivas foram propostas e adotadas como consequência deste trabalho, e são aqui descritas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

BRITO, Ana Carolina Ferreira de Melo, Igor José Mota de MELO, and Isadora Almeida Vieira de MELLO. "Constitucionalidade da proibição de uso de plásticos descartáveis como meio de prevenção de resíduos no oceano." LUMEN 31, no. 2 (2022): 59–80. http://dx.doi.org/10.24024/23579897v31n2a2022p59080.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Rosário, Carla dos Santos. "PROJETO ECO EMBAIXADOR AMBIENTAL: PRÁTICAS PARA A SUSTENTABILIDADE." Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura 4, no. 1 (January 14, 2021): 22–40. http://dx.doi.org/10.5965/259464124122.

Full text
Abstract:
Os temas Meio Ambiente e Educação Ambiental são cobrados e enfatizados nas leis e documentos da educação de base para integrar padrões sustentáveis na vida humana. Diante da problemática dos resíduos plásticos poluidores do ambiente terrestre e aquático, juntamente com o comportamento não sustentável dos alunos da escola EEB XV de Junho, como sujar, depredar e o usar copos descartáveis, este trabalho objetivou a conscientização dos discentes a realizarem e participarem de situações relevantes para a prática da Educação Ambiental. O projeto durou seis meses e foi realizado nas turmas do 6º ano I e 7º ano II. O aluno representante “Eco Embaixador Ambiental” monitorava as ações insustentáveis da sala e fazia um relatório semanal para o professor. Também foram confeccionados 100 copos retornáveis resultando na redução de 11,55% no consumo dos copos descartáveis. Toda semana três alunos eram sorteados pelo representante da sala e apresentavam uma ideia de melhoria ambiental. Um ponto de coleta de óleo foi instalado na escola para a destinação adequada deste resíduo. Notou-se pequenas mudanças no comportamento dos alunos e uma barreira entre o aprender na escola e aplicar em casa. Eles sabem quando praticam as ações insustentáveis, tentam mudar, mas esta mudança é lenta e comprometida diante das ações contrárias do cotidiano deles. É um constante construir na escola e desconstruir em casa. Espera-se que este trabalho possa contribuir para que as ações sustentáveis possam ser internalizadas e se tornem rotina em suas vidas. Palavras-chaves: Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Meio Ambiente, Sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Toledo, Laura, Rafael Peduzzi, Luis Fernando Folle, and Carla Pantoja Giuliano. "ANÁLISE DAS PROPRIEDADES TECNOLÓGICAS DE COPOS DESCARTÁVEIS." MIX Sustentável 3, no. 3 (August 21, 2017): 71. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2017.v3.n3.71-77.

Full text
Abstract:
Percebe-se uma popularização da preocupação com o impacto ambiental dos copos descartáveis. Desse contexto surge a motivação para este estudo, que tem foco no uso cotidiano de copos descartáveis. Foram feitos: teste de isolamento térmico, teste de vazamento, ensaio de compressão e observação em microscópio. Como objeto de estudo, foram escolhidos 4 tipos de copo descartável de uso voltado a bebidas quentes, de acordo com seu material: papel com e sem revestimento plástico, poliestireno (plástico) e poliestireno expandido (Isopor). Busca-se comparar propriedades tecnológicas dos materiais, investigando especificamente um material recente no mercado brasileiro, considerado mais sustentável: o copo de papel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Oliveira, Fabrícia Nascimento de, Salvador Barros Torres, Francisco Elvis Ramos Vieira, Emanoela Pereira de Paiva, and Alek Sandro Dutra. "Qualidade fisiológica de sementes de girassol avaliadas por condutividade elétrica." Pesquisa Agropecuária Tropical 42, no. 3 (September 2012): 279–87. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632012000300007.

Full text
Abstract:
A avaliação da qualidade fisiológica de sementes é essencial em programas de controle de qualidade. Neste sentido, testes de vigor têm sido desenvolvidos para diferenciar lotes de sementes, devido às limitações do teste de germinação. Esta pesquisa objetivou avaliar a eficiência do teste de condutividade elétrica na determinação da qualidade fisiológica de sementes de girassol. Foram utilizados dez lotes de sementes de girassol das cultivares Catissol e Multissol. Inicialmente, determinou-se a qualidade dos lotes, mediante testes de germinação, primeira contagem e emergência de plântulas, em casa-de-vegetação, além do teor de água das sementes. Em seguida, as sementes foram submetidas ao teste de condutividade elétrica, em quatro períodos de embebição (6, 12, 18 e 24 horas), utilizando-se copos plásticos descartáveis contendo 25 e 50 sementes, em 50 mL e 75 mL de água deionizada, a 25ºC e 30ºC. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x4 (cinco lotes e quatro períodos de embebição), separadamente para cada cultivar, com quatro repetições. Concluiu-se que o teste de condutividade elétrica utilizando a combinação de 25ºC, 75 mL de água deionizada e 50 sementes foi suficientemente sensível para avaliar a qualidade fisiológica das sementes de girassol.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Royer, Betina, Rosana M. N. Assunção, Guimes Rodrigues Fº, and Leila A. C. Motta. "Efeito da aplicação do poliestireno sulfonado (PSSNa) como aditivo em argamassas e concretos de cimento Portland CPV32." Polímeros 15, no. 1 (March 2005): 63–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282005000100014.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi investigado o uso do Poliestireno sulfonado (PSSNa), produzido a partir de copos plásticos descartáveis de Poliestireno (PS), como aditivo em argamassas e concretos de cimento Portland CPV32. A avaliação do PSSNa como aditivo foi baseada em ensaios de fluidez e resistência mecânica à compressão de corpos de prova. Foi observado, em argamassas com relação água/cimento (a/c) de 0,48, um aumento na fluidez com o aumento das porcentagens de PSSNa (0,25 a 1,00%). A adsorção do PSSNa sobre as partículas de cimento melhora a dispersão dos componentes da argamassa, aumentando a resistência mecânica à compressão dos corpos de prova após a cura. A aplicação do PSSNa em concreto apresentou o mesmo efeito. O abatimento do concreto sem PSSNa foi de 50 mm, atingindo cerca de 200 mm com o uso do polieletrólito. Devido à elevada plasticização observada é possível empregar o PSSNa como aditivo redutor de água. Foi produzido um concreto com o mesmo abatimento da referência sem aditivo reduzindo-se a quantidade de água em 20,8%. O ganho de resistência mecânica à compressão obtido foi de 21,5 e 26,3 %, respectivamente aos 7 e 28 dias de cura. Estes resultados mostraram que soluções de PSSNa podem atuar eficientemente como aditivo superplastificante ou redutor de água em argamassas e concretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Andrade, Ricardo Teixeira Gregório, Karen Maria Mattos, and Karen Maria Mattos. "A PEGADA DE CARBONO DA UNIDADE SEDE DA PETROBRAS EM NATAL-RN." HOLOS 1 (March 5, 2011): 91. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.512.

Full text
Abstract:
Face ao contexto contemporâneo das alterações climáticas, os setores industriais e empresariais têm buscado medidas para minimizar os impactos das suas emissões de Gases Efeito Estufa. Contudo, a maioria das ações de Responsabilidade SocioAmbiental Empresarial quanto à temática referem-se apenas às emissões diretas dos principais processos produtivos empresariais, sem considerar as emissões upstream e downstream, que originam a maior parte das emissões derivadas da existência de uma empresa. A consideração das emissões de todo o ciclo de vida produtivo de produtos e processos, desde a extração da matéria-prima até a distribuição do produto final e descarte, constitui a Pegada de Carbono. O objetivo desse estudo foi a mensuração, e estudo de formas de minoração, de parte da Pegada de Carbono da Unidade Sede da Petrobras em Natal-RN. Trata-se de um levantamento, em que os dados foram submetidos à metodologia apropriada e laborados com uso do software GEMIS 4.6. Os itens avaliados foram os veículos automotivos (emissões diretas), energia elétrica, papel e copos plásticos descartáveis (emissões indiretas), totalizando emissões de 3.811,94 tCO2eq em 2009. Dado o porte da Petrobras, sua atenção quanto à redução de sua Pegada de Carbono serve de exemplo a outras empresas, instruindo lições de gestão e melhores práticas ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Flexa, Gustavo da Silva, Ana Paula Justino de Faria, Israel Nunes Henrique, and Yane Santos Almeida. "Qualidade da água de rio na Amazônia: um estudo de caso sobre o rio Pará do Uruará." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, no. 7 (July 15, 2021): 342–51. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.007.0031.

Full text
Abstract:
A contaminação da água pode ser vista como uma sequência de condições adversas que promove o crescimento e proliferação de agentes patogênicos. Com base nisso, este estudo buscou avaliar a qualidade da água do Rio Pará do Uruará, mensurando as características físico-químicas e microbiológicas. As amostras de água foram coletadas em quatro pontos do rio, usando sacos plásticos descartáveis e estéreis, próprios para coleta de água, devidamente identificados e acondicionados em ambiente térmico, para posterior análise em laboratório. Foram quantificados o pH, dureza, turbidez, cor, condutividade, coliformes totais e Escherichia coli, seguindo a metodologia de ensaio de águas do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewater (SMEWW). Nossos resultados mostraram que o pH, dureza, turbidez, cor e condutividade estavam em conformidade com os valores máximos estabelecidos pela Resolução CONAMA n°. 357/2005, mas coliformes totais e Escherichia coli não atenderam aos padrões exigidos pela legislação ambiental vigente. A contaminação dos rios amazônicos rodeados por pequenas cidades tem ocorrido principalmente devido à ausência de saneamento básico, no qual a população descarta os efluentes domésticos diretamente no ecossistema aquático. Portanto, é necessário tornar público os resultados obtidos neste estudo, tendo em vista uma possível conscientização da população sobre os riscos à saúde que o consumo da água imprópria pode vir a causar. Além disso, possibilitar a realização de atividades de educação ambiental e em saúde voltadas à população, como forma de evitar a contaminação do rio.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Barroso, Jose Andre. "AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DA ACTIVIDADE INSECTICIDA DOS ÓLEOS ESSENCIAIS EXTRAÍDOS DE AZADIRACHTA INDICA E RICINUS COMMUNIS L SOBRE LARVAS DE ANOPHELES SPP E AEDES SPP." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 8 (September 8, 2022): 1250–75. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i8.6713.

Full text
Abstract:
O presente trabalho foi realizado com objectivo de avaliar a eficácia dos óleos essenciais extraídos de Azadirachta indica e Ricinus communis L sobre larvas de Anopheles spp e Aedes spp. Os testes foram conduzidos no laboratório biológico da Faculdade de Ciências - Universidade Agostinho Neto em salas climatizadas a temperatura de 25 ± 2º C. Para a obtenção das populações de Anopheles spp e Aedes spp colectou-se directamente porções de água contendo larvas e ovos em criadouros existentes no distrito do Sambizanga e utilizou -se armadilhas de colecta de larvas e ovos no município de Viana, e distrito da Maianga. Para a obtenção dos óleos essenciais utilizou-se o método de prensagem a frio descrito por PINHEIRO, 2003. As larvas obtidas foram contadas, separadas e transferidas, para copos plásticos transparentes descartáveis com capacidade 100 ml contendo 30 ml de água, contabilizou-se 15 larvas por copo. Verificou-se a mortalidade das larvas de Anopheles spp após 12, 24, e 36 horas e para larvas Aedes spp em 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 dias de exposição ao tratamento. Constatou-se que em todas as concentrações testadas dos óleos essenciais das espécies vegetais de Ricinus communis L e Azadirachta indica ocasionaram mortalidade de 100% da população de larvas Anopheles spp em 24 horas, com a CL100 de 947 ppm. Enquanto sobre as larvas de Aedes spp observou-se maior eficácia na acção conjunta dos óleos essenciais ocasionando mortalidade de 100% da população na concentração de 947 ppm em 4 dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Guimarães, Verônica Maria Bezerra, and Kimberly Nara Aderno da Silva. "Impactos socioambientais do plástico descartável: estudo de caso nas redes de fast food em Dourados/MS." RealizAção 7, no. 13 (June 30, 2020): 97–120. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v7i13.11207.

Full text
Abstract:
O presente trabalho analisou o uso do plástico descartável em redes de fast food no município de Dourados/MS. Da pesquisa, foram percebidos impactos ambientais e sociais causados pelo consumo dos alimentos comercializados. O estudo, através de um levantamento bibliográfico, de dados e de pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturadas, observou os tipos de impactos causados e como eles afetam o meio socioambiental. Foram identificadas e interpretadas as normativas nacionais que tem por objetivo gerenciar de maneira mais adequada os resíduos sólidos gerados tanto nas zonas urbanas quanto nas zonas rurais, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS - Lei nº 12.305/2010) que dispõe sobre a gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos sólidos, bem como, a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei nº 9795/1999), que é utilizada como instrumento para minimizar os impactos causados pelo plástico de uso único. O estudo de caso teve o objetivo de analisar a utilização, o gerenciamento e o manejo dos resíduos descartáveis e expor a responsabilidade socioambiental das empresas estudadas. As redes de fast foods foram: Burger King, Subway e Bob’s, cujos alimentos são bastante consumidos no Brasil e estão presentes na cidade de Dourados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Abreu, Carlos Donizetti, and Jairo Afonso Henkes. "UMA ANÁLISE SOBRE O TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: PROPOSTA DE SISTEMA ALTERNATIVO, TRANSFORMANDO RESIDUOS SÓ-LIDOS EM CARVÃO E ENERGIA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 8, no. 1 (April 4, 2019): 1015. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v8e120191015-1042.

Full text
Abstract:
Com a Rio+20 retornou-se a discussão de estratégias para conciliar desenvolvimento com proteção dos ecossistemas. Um tema apenas tangenciado nessas discussões é o gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos, que devido a um sistema que cada vez mais prioriza o conforto, facilitando as dificuldades do dia a dia, através do consumo de bens descartáveis, alimentos industrializados, eletro domésticos, celulares e outros bens de serviços, vem aumentando a geração de resíduos sólidos como: plásticos, papeis, resíduos industriais e eletrônicos, se tornando um passivo que dispostos de forma inadequada, produz danos muitas vezes irreparáveis a natureza prejudicando a saúde dos próprios usuários. Diante da institucionalização da Política Nacional de Resíduos Sólidos, (PNRS), Lei Federal no 12.305/2010 (Brasil, 2010) e regulamentada pelo Decreto no 7.404, de 23 de dezembro de 2010, observa-se que o inadequado gerenciamento dos resíduos sólidos, gera impactos imediatos no ambiente contribuindo para as mudanças climáticas. Considerando as limitações das opções de destinação final para os resíduos, e neste contexto, destaca-se o papel dos catadores, que vêm realizando um trabalho de grande importância ambiental, sendo preciso delinear políticas públicas que tornem a atividade de catação mais digna e com menos riscos e que, ao mesmo tempo, garantam renda, para assim caminhar rumo a um desenvolvimento mais saudável, justo e sustentável. Aborda-se neste trabalho uma tecnologia inovadora que transformam todo tipo de resíduo sólido em carvão ecológico, esta tecnologia busca minimizar os efeitos poluentes em cada fase, produzindo um balanço geral positivo, que pode ser demonstrado em Relatório de Controle Ambiental, entre eles distacam-se a redução da pressão sonora, de efluentes atmosféricos e de efluentes líquidos no tratamento de óleos minerais e vegetais, materiais de origem mineral, vidro, sucata metálica, eletrônica e resíduos hospitalares. Um sofisticado sistema desenvolvido para o tratamento dos gases gerados nos processos, que realiza a lavagem dos gases utilizando alem dos líquidos e componentes de absorção, processo de cavitação, eliminando os gases e os odores gerados pela decomposição natural dos resíduos orgânicos, atendendo às exigências da PNRS, resolvendo assim uma pendência ambiental a pesar dramaticamente sobre as prefeituras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Marinho, Marlane Silva, Lucille Oliveira de Lima, Juliana Marta Pereira Campos, Jessica Wanessa Bartilotti Torres Wanderley, Filipe Ramos Correia, and Múcio Luiz Banja Fernandes. "A visão socioambiental da população de moradores do bairro de Candeias em relação aos resíduos sólidos encontrados aos arredores da Praia de Candeias, Jaboatão dos Guararapes (PE)." Natural Resources 3, no. 2 (January 8, 2014): 7. http://dx.doi.org/10.6008/ess2237-9290.2013.002.0002.

Full text
Abstract:
Poluição é o termo dado para as substâncias que provocam um efeito negativo no equilíbrio, causando danos à saúde humana, nos seres vivos e no ecossistema ali presente. Nas áreas costeiras é muito grande o número de resíduos sólidos que são jogados no litoral contribuindo, assim, para o prejuízo e degradação da fauna e flora existentes ali. Pode-se observar, na praia de Candeias, grandes quantidades de resíduos sólidos ali presente, e isso vêm causando “desconforto” para a população que habitam aquela região. Metodologia embasada foi uma entrevista semi-estruturada, realizada com a população que moram aos arredores da praia de Candeias, que possui uma extensão de aproximadamente de 3 km, localizada entre as praias de Piedade ao Norte e Barra de Jangada ao Sul, pertencentes ao município de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. A entrevista foi realizada com 66 moradores e turistas no local, onde o objetivo era saber dos mesmos, quais conhecimentos deles sobre o descarte e coleta de resíduos sólidos na praia de Candeias. Dos entrevistados 44 % eram mulheres e 56% homens, sendo que 83 % eram moradores e 17 % eram turistas. 71 % dos entrevistados acham que a responsabilidade da sujeira é de todos que frequentam a praia. 31% dos resíduos sólidos encontrados na praia são copos descartáveis, 21 % são restos de alimentos e sacos plásticos e 19 % são garrafas. 72 % dos que frequentam a praia recolhe seus resíduos. 50 % veem regularmente a coleta na praia e 32 % admite que nunca viram nenhum tipo de coleta. 47 % dos entrevistados responderam que o trabalho de coleta da EMLURB é regular e 4% acharam que é um ótimo trabalho. 92 % dos entrevistados acham insuficientes os coletores nos arredores da praia. 50 % dos entrevistados acham que a educação domestica é o principal motivo de resíduos na praia. Mas 30 % responderam que a falta de conscientização ambiental é o principal motivo. Já 17 % responderam que a causa do acumulo é a falta de coletores. É de fato que a questão do acúmulo de resíduos sólidos na praia de Candeias afeta a população nos arredores. Um dos fatores principais que os entrevistados reclamaram seria a falta de coletores, na qual, a coleta feita pela EMLURB foi considerada regular. Entretanto, os entrevistados acreditam que a falta educação doméstica e a conscientização ambiental também influenciam no acúmulo de resíduos na praia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Ribeiro, Genésio Tâmara, Maria da Conceição Viana Invenção, and Joana Camila de Santana Oliveira. "Uso do próprio copo como forma de reduzir a utilização de material descartável do restaurante universitário da Universidade Federal de Sergipe, Campus São Cristóvão." Revista Sergipana de Educação Ambiental 6, no. 2 (November 25, 2018): 53–60. http://dx.doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10443.

Full text
Abstract:
O copo plástico descartável é um utensílio utilizado pelo setor de prestação de serviços alimentícios como forma de facilitar a manipulação e armazenamento de líquidos. O seu descarte em altas quantidades, como ocorre em muitos restaurantes universitários (RESUNs) que apresentam grande fluxo de usuários no almoço e janta, gera um grande impacto na natureza. Diante disso, o presente trabalho tem como objetivo promover a sensibilização dos usuários do RESUN, campus São Cristóvão, através de campanhas sobre as consequências ambientais e socioeconômicas do uso excessivo de material descartável, como copo plástico. Para tanto, foram realizadas entrevistas com funcionários do RESUN e campanha de sensibilização nesse espaço. Com base nos resultados obtidos foi observado que a campanha de sensibilização para o uso do copo próprio no RESUN foi significativa, pois a parte dos(as) usuários(as) aderiram o uso do seu próprio copo e pretendem continuar trazendo seu copo contribuindo com o meio ambiente. Palavras-chave: Copo Plástico. Educação Ambiental. Sensibilização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Müller, Márcio Leandro, and Luiz Marcelo Berger. "O “Efeito Peltzman” e a Assimetria de Valores: Como Regulamentar o Uso do Plástico Descartável." Economic Analysis of Law Review 12, no. 3 (February 20, 2022): 695. http://dx.doi.org/10.31501/ealr.v12i3.12110.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Cararo, Denis C., Flavio A. Damasceno, Greta Griffante, and Lívia A. Alvarenga. "Características construtivas de um carneiro hidraúlico com materiais alternativos." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 11, no. 4 (August 2007): 349–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662007000400001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar um carneiro hidráulico construído com conexões roscáveis de PVC roscáveis e metálicas e garrafa de polietileno tereftálico (PET). O estudo foi realizado no Laboratório de Hidráulica da Universidade Federal de Lavras, MG. Testaram-se tamanhos de câmaras de ar (0,6 e 2,5L), diâmetros de furos da tampa da garrafa (5, 15 e 25mm), tipos de garrafa plástica (descartável de guaraná e descartável e retornável de refrigerante de cola), e posições da válvula de escape (vertical e horizontal), a diferentes pressões de recalque (48,39 a 483,92kPa), a cada 48,39 kPa. O desnível do reservatório de alimentação ao carneiro hidráulico foi mantido constante a 4,36m. Os resultados indicaram que a combinação de características construtivas que possibilitam melhor rendimento, maior vazão recalcada, menor vazão de alimentação e menor desperdício, foi o uso de garrafa PET descartável ou retornável com capacidade de 0,6L, válvula de escape na horizontal e tamanho de furo de 25mm na tampa da garrafa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Veloso, Rodrigo Rossetti, Aline Gomes Santana, Gabriela Ferreira Rodrigues, João Pedro Correia Lacerda, Izabel Cristina Silva Amorim, Gisele Estevão de Lima, and Neide Kazue Sakugawa Shinohara. "Uso de embalagens associadas às práticas de consumo alimentar na pandemia SARS-CoV-2." Research, Society and Development 11, no. 3 (March 3, 2022): e44611326799. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26799.

Full text
Abstract:
A pandemia provocada por SARS-CoV-2 (Covid-19) impôs o fechamento comercial e restrição das atividades laborais no Brasil e em vários países do globo. Essa nova realidade modificou e alavancou o modelo de comercialização de alimentos prontos para o consumo, baseado em embalagens e utensílios descartáveis. Foi realizado um estudo transversal descritivo, cujo objetivo foi a aplicação de formulário virtual direcionado a empreendimentos gastronômicos, para estudar as embalagens e a logística de entrega de alimentos prontos no período pandêmico nos estados de Alagoas, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo. O modelo delivery por aplicativo foi o mais frequente como instrumento de prática de consumo, usando como materiais de embalagens: plástico (65,9%), isopor (48,8%); papel cartonado (39%) e alumínio (30,9%). Esses achados são preocupantes, pois com exceção do papel, o restante dos materiais empregados, representam fortes poluentes ambientes, devido à dificuldade de decomposição natural e uso de tecnologia onerosa de mitigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Wernke, Rodney, Ivone Junges, and Lia Schlickmann. "Aplicação comparativa entre EVA e EBITDA: estudo de caso em empresa fabril." Revista Contemporânea de Contabilidade 12, no. 27 (December 30, 2015): 87. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8069.2015v12n27p87.

Full text
Abstract:
Este artigo discorre acerca da comparação entre EVA e EBITDA em empresa de capital fechado que fabrica produtos descartáveis de plástico. Pretendeu-se obter resposta para questão relacionada à provável evolução distinta dos dois indicadores nesse contexto. Para tanto, objetivou comparar a trajetória evolutiva dos dois parâmetros ao longo de 2014. Concluiu-se que, no âmbito da empresa pesquisada, o desempenho foi divergente nas duas métricas citadas nos meses do ano em estudo (sempre positiva no EBITDA, e negativa em onze dos doze meses pelo EVA). Ainda, a realidade evidenciada foi conflitante, uma vez que mostrava um cenário “positivo” pelo EBITDA, e indesejado pelo EVA. Ao se basearem no EBITDA, os dirigentes da companhia podem ser induzidos a acreditar que a situação seria melhor do que realmente é se fosse apurada a capacidade do negócio de gerar lucro suficiente para remunerar as fontes de recursos (alheias e próprias) por intermédio do EVA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

GIROTTO, Marcos Antonio, Maria Cristina VOLPATO, and José RANALI. "Avaliação da padronização de agulhas anestésicas odontológicas comercializadas no Brasil." Pesquisa Odontológica Brasileira 14, no. 3 (September 2000): 294–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912000000300019.

Full text
Abstract:
Foram avaliadas neste trabalho agulhas anestésicas odontológicas descartáveis, comercializadas no Brasil no segundo semestre de 1997, quanto às medidas: comprimento da cânula, da porção que perfura o tubete e da porção que permanece no interior do adaptador plástico e diâmetros externo e interno. A resistência à corrosão da cânula e as informações da embalagem (caixa e protetor) também foram avaliadas. Os resultados foram comparados com as normas Internacional (ISO)8, Americana (ANSI/ADA)¹ e Francesa (NF). Foram observadas variações, não havendo uma só marca que estivesse de acordo com qualquer das normas, para todas as medidas. Todas as agulhas atingiram as especificações do teste de corrosão. Algumas embalagens mostraram conteúdo de informação incompleto e uma marca estava sendo vendida sem prazo de validade. Alguns protetores não permitiam identificar a violação do lacre, quando isto ocorria. Estes resultados demonstram a necessidade de se estabelecerem normas brasileiras, para regulamentar a produção e venda de agulhas odontológicas no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Fernandez, Raffaella Andréa. "Carolina Maria de Jesus e Arthur Bispo do Rosário: uma poética de sucatas na construção da identidade artística." Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea, no. 50 (April 2017): 221–36. http://dx.doi.org/10.1590/2316-40185015.

Full text
Abstract:
resumo Avessos a expressões que conviveram às margens do processo de modernização dos “anos dourados” brasileiro da primeira metade do século XX, Arthur Santo Bispo do Rosário (1910-1984) se desloca de Sergipe para o Rio de Janeiro e Carolina Maria de Jesus (1914-1977) de Minas Gerais para São Paulo. O artista plástico manteve-se imerso em linhas, trapos e diversos tipos de sucatas, enquanto a escritora debruçava-se sobre jornais, livros e cadernos, materiais miraculosamente selecionados e retirados das latas de lixo, entre outros resíduos que lhes serviam de substância ou suporte por excelência a seus procedimentos criativos. Ambos produziram e cultivaram suas poéticas de sucatas como mecanismo de inserção, reafirmação e eclosão em um mundo excludente. Esses artistas expressam procedimentos artísticos criativos e de potência equivalente a dos movimentos artísticos modernos e pós-modernos, assumindo em suas criações o rompimento e a colisão com os sistemas linguístico e visual ao incorporar a arte ao lixo, ao descartável, à sucata.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Tauil, Pedro Luiz. "Urbanização e ecologia do dengue." Cadernos de Saúde Pública 17, suppl (2001): S99—S102. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2001000700018.

Full text
Abstract:
As mudanças demográficas ocorridas nos países subdesenvolvidos, a partir dos anos 60, geradas por intenso fluxo migratório rural-urbano, resultaram em crescimento desordenado das cidades, nas quais se destacam a carência de facilidades - em particular, de habitação e saneamento básico. Cerca de 20% da população das grandes e médias cidades estão vivendo em favelas, cortiços ou em áreas de invasão. Pela falta de abastecimento de água, há necessidade de armazená-la precariamente, tal como pela ausência de destino adequado do lixo ocorre a proliferação de criadouros potenciais do Aedes aegypti, principal mosquito vetor da dengue, ou seja, depósitos improvisados para água potável e recipientes em que a água é acumulada, constituídos principalmente por latas, plásticos e garrafas usadas. A indústria moderna, por outro lado, privilegia a produção de material descartável. O vírus do dengue tem sua propagação facilitada pela intensidade e freqüência dos meios de transporte, os quais favorecem também a disseminação dos vetores da doença. Estes são alguns dos fatores que tentam explicar o ressurgimento do dengue, a mais importante arbovirose no mundo atualmente e que acomete milhares de pessoas todos os anos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Rodrigues, William Costa. "Avaliação ambiental do Campus do Tangerinal (UniFOA) com enfoque na geração de resíduos sólidos." Cadernos UniFOA 10, no. 28 (August 10, 2015): 5. http://dx.doi.org/10.47385/294rt.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos sólidos tem crescido ao longo dos anos, principalmente pelo crescimento do consumo e da população. O presente estudo teve como objetivo elucidar o estado da arte do impacto ambiental gerado pela atividade antrópica, além de dimensionar os impactos gerados. O estudo compreendeu o período de estudo entre maio de 204 e março de 2015, sendo realizados três levantamentos em lixeiras espalhadas pelo Campus, para a contagem e segregação dos resíduos por tipo e material de fabricação. Associado a este levantamento foram obtidos os dados de venda de produtos na cantina local, visando a comparação entre estes. Para o dimensionamento dos possíveis impactos gerados pelo Campus foi aplicada a matriz de impacto de Suetênio. Verificou-se que o copo descartável de 180 mL é o resíduo com maior geração, com média de 201 copos/dia, seguido por copos de guaraná natural (25,67/dia). Quando considerado o tipo de material de fabricação verifica-se que os plásticos respondem por 85,35% dos resíduos produzidos, seguido por metais 4,34%. Conclui-se que os impactos gerados pelos Campus poderia ser minimizados com a implantação de um projeto de educação ambiental e a coleta seletiva e destinação correta dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rodrigues, William Costa. "Avaliação ambiental do Campus do Tangerinal (UniFOA) com enfoque na geração de resíduos sólidos." Cadernos UniFOA 10, no. 28 (August 10, 2015): 5–16. http://dx.doi.org/10.47385/cadunifoa.v10.n28.294.

Full text
Abstract:
A geração de resíduos sólidos tem crescido ao longo dos anos, principalmente pelo crescimento do consumo e da população. O presente estudo teve como objetivo elucidar o estado da arte do impacto ambiental gerado pela atividade antrópica, além de dimensionar os impactos gerados. O estudo compreendeu o período de estudo entre maio de 204 e março de 2015, sendo realizados três levantamentos em lixeiras espalhadas pelo Campus, para a contagem e segregação dos resíduos por tipo e material de fabricação. Associado a este levantamento foram obtidos os dados de venda de produtos na cantina local, visando a comparação entre estes. Para o dimensionamento dos possíveis impactos gerados pelo Campus foi aplicada a matriz de impacto de Suetênio. Verificou-se que o copo descartável de 180 mL é o resíduo com maior geração, com média de 201 copos/dia, seguido por copos de guaraná natural (25,67/dia). Quando considerado o tipo de material de fabricação verifica-se que os plásticos respondem por 85,35% dos resíduos produzidos, seguido por metais 4,34%. Conclui-se que os impactos gerados pelos Campus poderia ser minimizados com a implantação de um projeto de educação ambiental e a coleta seletiva e destinação correta dos mesmos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Leal, Marta Lizandra do Rêgo, Pierre Castro Soares, Heloísa Godoi Bertagnon, Paulo Eduardo Gomes da Silva, Enrico Lippi Ortolani, and Fernando José Benesi. "Efeito da refrigeração sobre o exame hemogasométrico em sangue venoso de ovinos." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, supl. (December 3, 2006): 80. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26539.

Full text
Abstract:
Com o propósito de avaliar o efeito da refrigeração sobre o exame hemogasométrico, foram utilizados 12 ovinos machos, hígidos, da raça Santa Inês, com cerca de quatro meses de idade e peso variando entre 30 e 45 kg. As amostras de sangue destinadas ao exame hemogasométrico foram coletadas em duplicata utilizando-se agulhas descartáveis acopladas à seringas plásticas contendo cerca de 1000UI de heparina sódica. Durante e após a coleta tomou-se o cuidado de evitar a entrada de bolhas de ar no interior da seringa. As amostras não conservadas foram mantidas a temperatura ambiente, entre 23 e 25°C, e aquelas destinadas à refrigeração foram acondicionadas em isopor contendo 3kg de água gelada e 3kg de gelo, mantendo-se assim uma temperatura entre 0 e 4º C. As análises hemogasométricas foram determinadas imediatamente após coleta e com 1,2,3,4,5,6,8,10,12 e 24 horas. As análises dos resultados indicaram alterações significativas nas amostras mantidas a temperatura ambiente, caracterizado-se por diminuições, a partir da 4, 8 e 10 horas após coleta, para os valores do pH, BE e StB, respectivamente, e por aumento, a partir da 6 hora, para os valores da PCO2. Com relação as amostras conservadas, não foram evidenciadas variações significativas dos parâmetros ao longo dos tempos de análise. Conclui-se, portanto, que amostras de sangue venoso de ovinos são viáveis, para a realização do exame hemogasométrico, até 24 horas após coleta, desde que mantidas sob adequada refrigeração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Moreno-Carmona, Francisco Manuel, Marcelo Fernandes Costa, Dora Fix Ventura, Solange Rios Salomão, and Paulo Sergio de Moraes Barrosi. "Acuidade visual de resolução de grades pelo método dos potenciais visuais evocados de varredura: padronização da metodologia para uso em cães." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 43, supl. (December 3, 2006): 86. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2006.26540.

Full text
Abstract:
Com o propósito de avaliar o efeito da refrigeração sobre o exame hemogasométrico, foram utilizados 12 ovinos machos, hígidos, da raça Santa Inês, com cerca de quatro meses de idade e peso variando entre 30 e 45 kg. As amostras de sangue destinadas ao exame hemogasométrico foram coletadas em duplicata utilizando-se agulhas descartáveis acopladas à seringas plásticas contendo cerca de 1000UI de heparina sódica. Durante e após a coleta tomou-se o cuidado de evitar a entrada de bolhas de ar no interior da seringa. As amostras não conservadas foram mantidas a temperatura ambiente, entre 23 e 25°C, e aquelas destinadas à refrigeração foram acondicionadas em isopor contendo 3kg de água gelada e 3kg de gelo, mantendo-se assim uma temperatura entre 0 e 4º C. As análises hemogasométricas foram determinadas imediatamente após coleta e com 1,2,3,4,5,6,8,10,12 e 24 horas. As análises dos resultados indicaram alterações significativas nas amostras mantidas a temperatura ambiente, caracterizado-se por diminuições, a partir da 4, 8 e 10 horas após coleta, para os valores do pH, BE e StB, respectivamente, e por aumento, a partir da 6 hora, para os valores da PCO2. Com relação as amostras conservadas, não foram evidenciadas variações significativas dos parâmetros ao longo dos tempos de análise. Conclui-se, portanto, que amostras de sangue venoso de ovinos são viáveis, para a realização do exame hemogasométrico, até 24 horas após coleta, desde que mantidas sob adequada refrigeração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Leal, Marta Lizandra do Rego, Pierre Castro Soares, Fernanda Cavaliini Cyrillo, and Fernando José Benesi. "Influência da refrigeração na análise hemogasométrica de sangue venoso caprino." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, no. 2 (April 1, 2010): 105. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26833.

Full text
Abstract:
Objetivando-se avaliar o efeito da refrigeração sobre o exame hemogasométrico, foram utilizados 14 caprinos machos, hígidos, mestiços, com cerca de quatro meses de idade e peso variando entre 30 e 45 kg. As amostras de sangue destinadas ao exame hemogasométrico foram coletadas em duplicata, utilizando-se agulhas descartáveis acopladas a seringas plásticas contendo cerca de 1000 UI de heparina sódica. As amostras não conservadas foram mantidas a temperatura ambiente, entre 23 e 25 ºC e aquelas destinadas à refrigeração foram acondicionadas em isopor contendo três litros de água gelada e três quilos de gelo, mantendo-se assim uma temperatura entre zero e 4 ºC. As análises hemogasométricas foram determinadas imediatamente após coleta e 1, 2, 3, 4, 5, 6, 8, 10, 12 e 24 horas após. Verificou-se efeito significativo da temperatura ambiente sobre o conjunto de variáveis, com exceção da concentração sanguínea de HCO3. Quanto às amostras mantidas sob refrigeração, verificou-se efeito significativo sobre a tensão parcial de O2 e CO2 e SO2; sendo que a variação significativa dos valores médios destas variáveis com os valores médios iniciais foram mais tardias em relação às amostras mantidas a temperatura ambiente. Os valores de pH, HCO3 e ABE das amostras refrigeradas mantiveram-se estáveis até 24 horas após a colheita de sangue. Conclui-se, portanto, o exame hemogasométrico de sangue venoso de caprinos pode ser efetivado com segurança até seis horas após sua colheita, desde que mantidos sob refrigeração adequada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Santos, Márcia Maria de Jesus, Aline de Jesus Sá, Alexsandro Santana Bezerra Júnior, and Elaine Meneses Souza Lima. "Reciclando Atitudes: ações em Educação Ambiental no IFS (Campus Estância)." Revista Sergipana de Educação Ambiental 6, no. 2 (November 25, 2018): 61–70. http://dx.doi.org/10.47401/revisea.v6i2.10444.

Full text
Abstract:
As intensas alterações ambientais provocadas pelo padrão de consumo da humanidade exigem das atuais e futuras gerações a adoção de atitudes que impeçam a exaustão dos recursos naturais. A construção de um mundo ecologicamente equilibrado requer responsabilidade individual e coletiva em níveis local, nacional e planetário. A educação ambiental é o principal meio pelo qual o indivíduo e a coletividade podem construir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar do município de Estância - SE, professores e alunos do Instituto Federal de Sergipe (Campus Estância) desenvolveram eventos para a comunidade escolar interna e externa como meios de implementar ações voltadas para educação ambiental no município. Após o estabelecimento de parcerias, os alunos do IFS participaram de capacitações e posteriormente foram realizadas feiras, oficinas, palestras e exposições com o intuito de sensibilizar a comunidade local e formar multiplicadores em educação ambiental que possam colaborar com as ações de intervenção. O público atingido foi de dez instituições de ensino do município, somando um total de 570 participantes externos e 270 participantes do IFS. No Campus ocorreu intervenção setorial para coleta seletiva de papéis e copos descartáveis e também foi implementada a coleta de papel, plástico e matéria orgânica na área da vivência dos alunos e o ponto de entrega voluntária de óleo, papel, alumínio e garrafas PET para população do bairro Cidade Nova.Palavras chave: Coleta seletiva. Minicursos. Oficinas. Palestras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Daniel Trajano dos Santos, Raissa, Luana Layse Câmara de Almeida, Tássya Rebecka Neves Araújo, Adriana Amorim de Farias Leal, and Rômulo Moreira dos Santos. "DESCARTE RESIDENCIAL DE RESÍDUOS DE INSULINOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE JUAZEIRINHO, PARAÍBA." Revista interdisciplinar em saúde 7, Único (April 10, 2020): 537–50. http://dx.doi.org/10.35621/23587490.v7.n1.p537-550.

Full text
Abstract:
OBJETIVOS: Identificar o manejo e gerenciamento dos resíduos gerados por pacientes diabéticos usuários de insulina e análogos. MÉTODO: Estudo de prevalência, com abordagem quantitativa, realizado nos meses de junho a dezembro de 2019, no Município de Juazeirinho, Paraíba, junto aos pacientes diabéticos cadastrados na Farmácia Básica, sendo a coleta de dados iniciada após a aprovação por comitê de ética CESED-PB, recebendo a CAAE nº 11669519.0.0000.5175. RESULTADOS: Participaram 23 voluntários, destacando-se o predomínio do sexo masculino. A maior parte dos entrevistados foi diagnosticada com diabetes mellitus há mais de 10 anos, sendo o tipo 2 o mais prevalente. Sobre o armazenamento dos resíduos gerados, foi mais relatado o uso de garrafas PET, entretanto, muitos relataram apenas o uso de sacos plásticos comuns, realizando o descarte final junto aos demais resíduos residenciais para a coleta de lixo municipal. Uma prática problemática citada pelos participantes foi em relação ao reaproveitamento da seringa descartável, reutilizando-as mais de uma vez. CONCLUSÃO: A falta de orientação ao usuário de insulina, assim como a falta de legislação para resíduos de saúde produzidos em residências, são os principais problemas para o gerenciamos inadequado dos RSS. Faz-se necessário o investimento na educação em saúde para todos os profissionais da saúde, para que possam repassar orientações de autocuidado a pacientes com doenças crônicas. Palavras chave: Resíduos de Serviços de Saúde. Insulinoterapia. Diabetes Mellitus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Fregadolli, Patrícia, Ana Beatriz Sasseron, Kelly Cristiane Lanzoni, Luciana Castilho de Figueiredo, Andrea Luciana Cardoso, and Núbia Maria Freire Vieira Lima. "Comparação entre o uso de bocal e máscara facial na avaliação de volumes pulmonares e capacidade vital em indivíduos saudáveis." Fisioterapia e Pesquisa 17, no. 1 (March 2010): 30–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502010000100006.

Full text
Abstract:
Testes de função pulmonar são usados para determinar a gravidade, as conseqüências funcionais e o progresso de disfunções pulmonares e neuromusculares. As variações metodológicas com o bocal e a máscara facial e a cooperação do paciente podem interferir no desempenho das manobras e afetar as medidas. O objetivo deste estudo foi comparar os valores de volumes pulmonares (volume corrente [Vc], volume-minuto [Vm]), freqüência respiratória (FR) e capacidade vital (CV) em indivíduos saudáveis quando avaliados por meio do bocal e da máscara facial. Participaram do estudo 60 voluntários saudáveis, 14 homens e 46 mulheres, com média de idade de 22,9±7,1 anos. Para a avaliação com bocal, utilizou-se uma peça semirrígida descartável e clipe nasal; a máscara usada foi facial plástica com borda pneumática inflável. As medidas obtidas foram comparadas estatisticamente (nível de significância 5%). Os valores obtidos com o bocal e com a máscara facial foram, respectivamente: FR, 15 rpm x 13 rpm (p<0,01); Vm, 14,87 l/min x 10,02 l/min (p<0,01); Vc, 0,93 l x 0,8 l (p<0,01); CV, 3,85 l x 3,52 l (p<0,01). Os valores de volumes pulmonares e capacidade vital mostraram-se pois significativamente inferiores quando avaliados com a máscara facial em comparação ao bocal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Garcia, Tayna Zanete, and Ana Paula Bortoleto. "Monitoramento e desenvolvimento de indicadores para políticas de prevenção de resíduo sólido - estudo de caso." Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, no. 26 (February 18, 2019). http://dx.doi.org/10.20396/revpibic2620181289.

Full text
Abstract:
Este estudo teve como objetivo identificar indicadores para monitorar as atividades de prevenção a serem promovidas pelo plano de gerenciamento de resíduo sólido (RS) da FEC/UNICAMP, visando quantificar a redução na geração de RS e permitir a avaliação do programa para a elaboração de ações de manutenção futuras. A caracterização do RS gerado foi conduzida juntamente com um diagnóstico atual do sistema implantado. Quando comparada com a caracterização anterior de 2015, percebeu-se uma redução de 10% no peso total do RS e um aumento de 80% de plástico descartado. Dessa forma, é possível afirmar a necessidade de minimizar o uso de embalagens descartáveis e de papel branco, além de implementar um sistema de separação eficiente do RS. No caso do monitoramento do sistema de prevenção, selecionou-se os seguintes indicadores: registros fotográficos das lixeiras, número e volume de sacos plásticos recolhidos, composição e peso do RS produzido e número de copos plásticos e garrafas descartados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barroso, Daniel Goretti Leporate, Cristiano Gabriel Persch, Tulio Hallak Panzera, Antonio Luis Ribeiro Sabariz, and André Luis Christoforo. "DESENVOLVIMENTO DE COMPÓSITO LAMINADO POLIMÉRICO REFORÇADO COM FIBRA DE GARRAFAS PET." Engevista 14, no. 1 (October 12, 2011). http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v14i1.335.

Full text
Abstract:
A quantidade de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente nas últimas décadas. Os plásticos usados em embalagens industriais, principalmente em garrafas e sacolas, apresentam um perigo ao meio ambiente devido a seu longo período de biodegradabilidade. A adição de fibras sintéticas a materiais convencionais como os metais, cerâmicas e polímeros surge como uma boa opção de reciclagem de resíduos plásticos. Este trabalho consiste na investigação do efeito da adição de fibras de garrafa PET e partículas de sílica em compósitos poliméricos de matriz epóxi. O planejamento fatorial completo (DOE) do tipo 23 foi utilizado na investigação dos fatores: adição de partículas de sílica, largura e fração volumétrica da fibra de PET, sobre as propriedades físico-mecânicas dos compósitos, entre elas, densidade volumétrica, resistência à tração e módulo de elasticidade. Os compósitos desenvolvidos exibiram propriedades satisfatórias, viabilizando a reutilização de garrafas PET em materiais sustentáveis para várias áreas da engenharia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Oliveira, Elis Machado de, Elen Machado de Oliveira, Camila Machado de Oliveira, Alexandre Gonçalves Dal-Bó, and Michael Peterson. "Resíduos da indústria de canudos plásticos descartáveis: influência do tratamento alcalino sobre as propriedades de peças de concreto para pavimento intertravado." Tecnologia em Metalurgia, Materiais e Mineração 18 (2021). http://dx.doi.org/10.4322/2176-1523.20212459.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography