Academic literature on the topic 'Plásticos Descartáveis'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Plásticos Descartáveis.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Plásticos Descartáveis"

1

Foresti, Teofanes, Branca Freitas de Oliveira, and Jocelise Jacques de Jacques. "ANÁLISE COMPARATIVA DA DEGRADABILIDADE DE COPOS DESCARTÁVEIS UTILIZANDO O MÉTODO G160 DA ASTM." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 0I (August 18, 2020): 287. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e0i2020287-303.

Full text
Abstract:
O descarte mais comum do copo plástico ao meio ambiente leva cerca de 250 a 400 anos para sua decomposição, prejudicando a natureza, aumentando significativamente o lixo que é descartado, poluindo também às águas e o solo. Este artigo apresenta o resultado de um estudo experimental, a fim de analisar a degradabilidade dos materiais que compõe os copos plásticos descartáveis. O objetivo desta análise é verificar qual dos copos analisados apresenta o menor impacto ambiental, percebido através da degradabilidade dos seus materiais, causada pelo efeito de ações oxidativas simuladas em ambiente de laboratório. Tendo como base a composição e a estruturação dos materiais mais comuns utilizados para fabricação do copo plástico descartável, consideramos amostras do poliestireno (isopor), polipropileno (plástico) e o amido de milho. Utilizou-se como método a análise fotográfica para evidenciar os resultados e também análise em microscópio ótico para dar ênfase maior a observação realizada. O processo de análise dos copos descartáveis está configurado conforme prescreve a norma G160 da ASTM International - Standard Practice for Evaluating Microbial Susceptibility of Nonmetallic Materials By Laboratory Soil Burial, que trata de avaliar em laboratório a decomposição de materiais não metálicos em contato com o ambiente natural, como o solo. Ao final, pretende-se demonstrar qual dos materiais que compõe o copo plástico descartável é o mais indicado em relação a minimização do impacto ambiental causado pelo seu descarte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Corrêa, Maria Eugenia, and Adriano Heemann. "PROPOSTA DE SUBSTITUIÇÃO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS EM FÁBRICA DE GRANDE PORTE." MIX Sustentável 2, no. 2 (September 12, 2016): 73. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2016.v2.n2.73-79.

Full text
Abstract:
Tendo em vista o impacto ambiental gerado pela produção de copos plásticos descartáveis e a quantidade de resíduos gerada pelo uso destes produtos, o estudo aqui relatado tem como objetivo apresentar uma alternativa para a substituição de copos plásticos em uma fábrica na região de Curitiba. Através da pesquisa bibliográfica inicial, é possível identificar as alternativas já existentes e, assim, adequá-las como uma solução pertinente para este caso específico. A proposta apresentada explora a substituição dos copos plásticos descartáveis por copos de polipropileno, copos plásticos biodegradáveis além da adoção de uma campanha de conscientização de todos os funcionários. O artigo discute essas possibilidades e aponta para perspectivas futuras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Coltro, Leda, and Fábio G. Teixeira. "Método de ensaio para avaliação do desempenho físico-mecânico de copos plásticos descartáveis." Polímeros 17, no. 1 (March 2007): 67–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000100015.

Full text
Abstract:
Os copos plásticos descartáveis disponíveis no mercado brasileiro foram tendo sua massa reduzida ao longo dos anos, o que levou à necessidade de se usar dois copos para desempenhar a função de contenção de líquidos. Por este motivo, foi desenvolvido um estudo de avaliação do desempenho físico-mecânico de copos plásticos descartáveis de diversas capacidades volumétricas com a finalidade de gerar subsídios aos trabalhos de padronização deste produto no mercado brasileiro mediante o estabelecimento de requisitos mínimos de desempenho. Este artigo tem por objetivo apresentar os critérios adotados durante o desenvolvimento desta metodologia, bem como os requisitos mínimos sugeridos para este produto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Correia, Danilo Santos, Rafael Maranhão de Oliveira, and Luci Mendes de Melo Bonini. "IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA 5S NA INDÚSTRIA DE DESCARTÁVEIS PLÁSTICOS." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, no. 11 (November 30, 2022): 2340–59. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i11.7826.

Full text
Abstract:
O termo 5S liga-se ao conjunto de 5 palavras advindas do japonês, adaptado ao português como “Cinco Sensos”, uma das principais ferramentas criadas no sistema Toyota de produção, que resultou a melhoria do sistema de produção. Este trabalho tem como objetivo descrever o processo de implantação dessa metodologia numa empresa de copos descartáveis plásticos, localizada na cidade de Guarulhos, São Paulo. Trata-se de uma indústria de pequeno porte que atua no ramo de plásticos descartáveis, onde fabricam-se copos, pratos, potes e tampas descartáveis de poliestireno. Trata-se de pesquisa de natureza aplicada, que descreve proposta de planejamento e implementação de programa de qualidade 5S numa empresa de copos plásticos descartáveis no município de Guarulhos, SP. Os resultados demonstraram que a implementação do programa, batizado pela empresa de “Programa CLEAN”: C - Conservação; L - Limpeza; E - Empenho; A - Autodisciplina e N – Normatização, deu-se de maneira ordenada, em sintonia com os colaboradores até o CLE, até a finalização desta pesquisa. O processo de limpeza e de criação de checklists deixou mais fácil a visualização de onde se quer chegar. Concluiu-se que a metodologia 5S está muito além de um programa de qualidade, envolve a ideia da produtividade. Essa metodologia está mais atrelada a comunicação pois tudo vai da criação de documentos, que, por sua vez geram processos didáticos e que acabam despertando a compreensão e a vontade dos colaboradores em aceitar essa nova sintonia, a fim de que esse processo se transforme em rotina, e não caia no comodismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza Cezar, Victor Hugo, and Eliana Paula Calegari. "CRIAÇÃO DE CARTAZES COMO FERRAMENTA PARA DIMINUIÇÃO DO USO EXCESSIVO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS." MIX Sustentável 5, no. 4 (November 14, 2019): 41–51. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n4.41-51.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi à criação e desenvolvimento de cartazes como ferramenta para a conscientização da diminuição do uso excessivo de copos plásticos descartáveis. Para isso, foi utilizada a metodologia da área de design gráfico proposta por Fuentes (2006) que possui as seguintes etapas: pesquisa, concepção e concretização, e utilizados os princípios do design gráficos elaborados por Williams (2009), como base para a criação do layout dos cartazes. Na primeira etapa da metodologia foram analisados cartazes similares, na segunda etapa foi definido o tema do projeto, montados os painéis de imagens e realizada a geração de alternativas, na última etapa foi realizada a finalização dos cartazes. Como resultados, são propostos cartazes que sugerem o uso de canecas reutilizáveis para substituir os copos plásticos descartáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Paulysendra Felipe, Rebeka Manuela Lobo Sousa, Francisca das Chagas Oliveira, Heitor Fernandes Sousa, Phillype Dowglas Lopes, Francisco Arlon de Oliveira Chaves, Linardy de Moura Sousa, Gilvan Moreira da Paz, and Roberto Arruda Lima Soares. "Utilização de copos plásticos descartáveis na composição do traço para a produção de tijolo ecológico." Research, Society and Development 10, no. 14 (November 13, 2021): e525101422302. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22302.

Full text
Abstract:
Diante do crescimento dos impactos ambientais no mundo, estamos buscando e aprimorando materiais sustentáveis para uso na construção civil. Dentre os materiais temos o tijolo ecológico, que reduz a poluição desde o processo de fabricação, pois não precisa ser queimado, não é necessário alimentar os fornos evitando o desmatamento. É composto por areia, cimento e água. A construção feita com este tijolo apresenta temperaturas no interior agradáveis, suportando muito bem as altas temperaturas. O presente trabalho visa adicionar copos descartáveis triturados visando melhorar as características e propriedades do tijolo ecológico, onde serão moldados corpos de prova para obtenção dos resultados.Os tijolos ecológicos com porcentagens de 0%, 40% e 60% de copos descartáveis triturados foram submetidos aos testes de resistência à compressão e absorção de água. Após a realização dos ensaios mecânicos e caracterização do material nos laboratórios da UNIFSA e PPGEM, observou-se que é possível utilizar copos descartáveis triturados como componente do tijolo ecológico ainda de acordo com os resultados obtidos, apenas a formulação com 40% de adição de copos atende aos requisitos das normas NBR8491 / 12 e NBR8492 / 12.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Figueira, Renata, Andressa Hartuiq dos Santos, Kelmer Mozer Moro, and Anderson Lopes Peçanha. "UM DIA SEM COPO PLÁSTICO NO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, CAMPUS ALEGRE ES." Revista Univap 22, no. 40 (February 7, 2017): 492. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1088.

Full text
Abstract:
O problema ambiental causado pelo consumo excessivo de copos plásticos é de conhecimento geral, mas ocorre de forma intensa nos ambientes universitários. Os copos são produtos derivados do petróleo, cuja desde a sua produção até o seu transporte, causa impactos ambientais. Pensando nisso, este trabalho teve como o objetivo, apresentar uma solução para grande demanda de copos exigida pelo Restaurante Universitário (RU) da UFES (Campus Alegre), substituindo os copos plásticos por canecas, visto que entre os meses de março e agosto de 2015 foram gastos aproximadamente 160 mil copos. A ação principal do trabalho foi promover um dia da semana em que o RU não disponibiliza-se copos descartáveis, intitulado de dia da caneca, incentivando o público a levar suas próprias canecas. A campanha ocorreu em três terças-feiras, deixando de gastar cerca de 5400 copos descartáveis. O trabalho teve uma repercussão positiva, foi vantajosa ambientalmente e financeiramente, porém não teve efeito sobre a utilização de canecas por parte do público nos dias que não houve a campanha.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Borgmann, Giorgia Leticia, Marcell Mariano Corrêa Maceno, Matheus Tavares Lacerda, and Marcelo Vitor Fiatkoski. "Desenvolvimento de um copo de farinha de mandioca compostável." Revista Inovação, Projetos e Tecnologias 9, no. 2 (November 29, 2021): 271–88. http://dx.doi.org/10.5585/iptec.v9i2.20374.

Full text
Abstract:
Atualmente existe uma alta procura por produtos sustentáveis. Deste modo, é importante o desenvolvimento de novos produtos que atendam a essa demanda. Este trabalho propõe um copo descartável à base de mandioca, em substituição aos copos descartáveis tradicionais de base fóssil. As pesquisas com as biobases têm contribuído para o desenvolvimento de biopolímeros, porém estas não conseguem manter as características físico-mecânicas dos plásticos convencionais, gerando a necessidade de estudos nesta área. Desta forma, foi elaborada uma receita impermeável de modo a atender à função de produto do copo descartável. Para melhor embasamento da aceitação deste produto, foram realizadas pesquisas de análise de mercado através de entrevista usando o Google formulário, avaliação de risco, análise da concorrência comercial e das expectativas dos consumidores. Por fim, foram avaliados os processos industriais necessários para a confecção deste produto. Pôde-se concluir que o copo descartável à base de mandioca proposto atende à função de produto. Entretanto, há a necessidade de melhoria de produto visando a redução de custos, dado que o copo proposto possui um custo elevado se comparado aos copos fabricados a partir do petróleo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Marques Paixão, Maria João. "A gestão dos “novos” resíduos da pandemia." Debater a Europa, no. 24 (July 28, 2021): 39–61. http://dx.doi.org/10.14195/1647-6336_24_3.

Full text
Abstract:
A crise sanitária suscitada pela pandemia de covid-19 abalou profundamente todas as dimensões da mundividência contemporânea. De entre as particularidades do “novo normal” destaca-se o uso obrigatório ou de máscara de proteção. Num cenário – outrora quimérico – em que milhões de cidadãos saem à rua, todos os dias, com uma máscara sobre o rosto, é urgente pensar a gestão da avalanche de resíduos plásticos resultantes. As máscaras descartáveis, em particular, constituem um dos nossos próximos grandes desafios. A sua adequada gestão é conditio sine qua non da recuperação holística necessária para um futuro sustentado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Jacinto da Silva, Afranio, Ayanne Meryllin Timóteo Araruna Pontes, Ítala Zimaria do Nascimento Medeiros, Andréa Brandão Mendes de Oliveira, and Márcia Makaline Rodrigues Pereira. "Análise do uso de copos descartáveis do CCTA, Campus – Pombal-PB." REVISTA INTERDISCIPLINAR E DO MEIO AMBIENTE (RIMA) 2, no. 1 (June 30, 2020): e60. http://dx.doi.org/10.52664/rima.v2.n1.2020.e60.

Full text
Abstract:
Os resíduos sólidos com o avanço tecnológico e principalmente com a modificação da vida urbana tomaram uma magnitude que hoje é visto como um perigo não apenas à saúde pública, mas como a vida terrestre. Caso especial são os resíduos plásticos que extrapolaram os centros urbanos e ganharam os oceanos contribuindo para mortandade da fauna desse bioma. Na resolução desse problema a Administração Pública é cobrada para gestar e gerir políticas públicas, mas também para assumir papel de agente modificador de hábitos o que passa necessariamente por modificar os seus próprios. Os órgãos públicos são grandes consumidores de copos descartáveis para água e café, inserindo-se nesse grupo o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar – Campus Pombal da Universidade Federal de Campina Grande que no ano de 2017 contou com um consumo per-capta de 130 e 238 unidades/servidor respectivamente de copos descartáveis de 50 e 200 ml. Sendo um centro de Engenharia todas com viés ambiental, notoriamente a Engenharia Ambiental e a Agronomia, pretendeu-se com o levantamento do consumo, via registro de despacho do almoxarifado do campus o dimensionamento do consumo e a indicação de medidas para a diminuição do consumo deste insumo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Plásticos Descartáveis"

1

Albuquerque, Soraia Simões de. "Contributo para a redução dos plásticos descartáveis provenientes da praça de alimentação (foodcourt) do LoureShopping." Master's thesis, Instituto Superior de Economia e Gestão, 2019. http://hdl.handle.net/10400.5/19253.

Full text
Abstract:
Mestrado em Ciências Empresariais
O plástico é um material importante e omnipresente na economia e na vida quotidiana. Tem diversas funções que ajudam a enfrentar uma série de desafios com que a sociedade se depara. Porém, o modelo linear da cadeia de valor dos plásticos, i.e, a sua produção, utilização não permite captar os benefícios ambientais e potencialmente económicos de uma abordagem mais ?circular? prejudicando o ambiente. Existe a necessidade de combater os problemas ambientais que ensombram os plásticos e o sector das embalagens alimentares começa a responder a esta necessidade. O LoureShopping pretende implementar um projeto pioneiro na sua área de alimentação correntemente designada pelo seu nome inglês de foodcourt, procurando, em parceria com os seus lojistas da restauração, encontrar formas de reduzir significativamente a utilização de plástico de uso único cedido aos consumidores. A autora, em coordenação com as equipas do LoureShopping, do Sustainability Office e da empresa NOWA, procurou estudar o problema da utilização de materiais descartáveis no foodcourt do LoureShopping. Através de entrevistas estruturadas aprofundadas com os lojistas e questionários quantitativos ao consumidor, percebeu-se quais os itens que podem ser mais facilmente eliminados ou substituídos e quais os que oferecem maior dificuldade ou entraves ao seu desaparecimento. Perceber-se-á, ao longo do relatório de estágio, que há vontade genuína, quer da parte dos lojistas, quer da parte dos consumidores em participar neste projeto, nomeadamente reduzindo a utilização e consumo de plásticos descartáveis.
Plastic is an important and ubiquitous material in economics and everyday life. It has a variety of functions that help to address a number of challenges facing society. However, the linear model of the plastics value chain, i.e. its production and use, does not capture the environmental and potentially economic benefits of a more ?circular? approach that harms the environment. There is a need to tackle the environmental problems that plague plastics and the food packaging sector is beginning to respond to this need. LoureShopping intends to implement a pioneering project in its food area commonly referred to by its English name of foodcourt, seeking, in partnership with its restaurant retailers, to find ways to significantly reduce the use of single-use plastic sold to consumers. The author, in coordination with the teams of LoureShopping, Sustainability Office and NOWA, sought to study the problem of using disposable materials in LoureShopping's foodcourt. Through in-depth structured interviews with shopkeepers and quantitative consumer questionnaires, it was realized which items can be most easily eliminated or replaced and which offer the greatest difficulty or barriers to their disappearance. It will be apparent from the internship report that there is genuine willingness on the part of both retailers and consumers to participate in this project, in particular by reducing the use and consumption of disposable plastics.
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Cruzetta, Alessandro. "Competitividade do setor de transformadores de plásticos descartáveis do sul de Santa Catarina: análise sob a ótica porteriana." reponame:Repositório Institucional da UNESC, 2016. http://repositorio.unesc.net/handle/1/4342.

Full text
Abstract:
Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação de Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
O setor de transformadores de plásticos descartáveis do sul de Santa Catarina se apresenta como um importante cluster regional. Dentro dele estão as indústrias de pratos, copos e talheres, fabricantes de quase 60% do volume destes produtos consumidos em todo Brasil. Este trabalho aborda o tema da competitividade. Utiliza uma perspectiva interdisciplinar, avaliando a indústria de descartáveis plásticos e o ambiente na qual está inserida. Como objetivo geral se propôs compreender como as forças competitivas do ambiente influenciam as firmas do setor. Para atingir aos objetivos, foi utilizado como referencial de análise, o modelo das cinco forças competitivas de Porter (1980). Em Santa Catarina o setor é composto por quatorze empresas fabricantes de copos, pratos e talheres descartáveis. A pesquisa alcançou treze empresas do setor. Como estratégia de pesquisa foi empregado o estudo de multi-casos, utilizando questionário estruturado, que foi direcionado aos gestores de cada indústria. Para triangulação dos dados obtidos nas entrevistas e composição do cenário competitivo, também foram coletados e analisados dados secundários referentes à concorrência, fornecedores e mercado nacional. Percebeu-se um setor de grande importância econômica e social, em âmbito nacional e regional, bem como foram mapeadas as forças competitivas que moldam esta indústria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Correia, Nicole Pereira Ferraz. "Descartar o descartável: um estudo sobre a intenção de redução do uso de garrafas de plástico de utilização única." Master's thesis, 2020. http://hdl.handle.net/1822/69624.

Full text
Abstract:
Dissertação de mestrado em Estudos de Gestão
Dada a preocupação crescente relativa ao meio ambiente, cada vez mais os consumidores se preocupam em ter um consumo responsável e sustentável. Por essa razão, torna-se cada vez mais importante compreender os determinantes do comportamento de consumo sustentável e desenvolver estratégias de marketing verde para responder da melhor forma às necessidades da população. O plástico é um dos materiais com maior abundância na nossa sociedade e uma das mais importantes fontes de poluição que requer atenção imediata. Embora o plástico seja um dos maiores agentes dos danos ambientais, quase todas as garrafas são feitas de plástico de utilização única e o seu consumo não para de aumentar. Desta forma, o presente estudo examina os fatores que explicam a intenção de reduzir o uso de garrafas de plástico de utilização única. A pesquisa baseia-se na Teoria do Comportamento Planeado estendida, com a inclusão de duas variáveis: a conveniência e a preocupação ambiental. Para isso, foi utilizada uma metodologia quantitativa, com a elaboração de um inquérito por questionário online a uma amostra de 217 consumidores. Os resultados indicam que o controlo percebido e a preocupação ambiental estão positivamente relacionados com a intenção de reduzir o uso de garrafas de plástico de utilização única. Sendo que, foi a preocupação ambiental o determinante com o maior impacto na intenção de redução do uso de garrafas de plástico de utilização única. Além disso, a preocupação ambiental afeta de forma significativamente positiva a atitude face à redução do uso de garrafas de plástico de utilização única. Por último, houve uma diferença estatisticamente significativa de intenção entre os sexos, verificando-se que o sexo feminino apresenta uma intenção mais alta que o sexo masculino na redução do uso de garrafas de plástico de utilização única. Estes resultados contribuem para o desenvolvimento de estratégias adequadas e apropriadas para abordar as questões da poluição de plástico de utilização única.
Given the growing environmental concern, more and more people are caring about responsible and sustainable consumption. For this reason, it has become increasingly important to understand the determinants of consumers’ sustainable behavior and to develop green marketing strategies to best meet the needs of the population. Plastic is one of the most abundant materials in our society and one of the most important sources of pollution that requires immediate attention. Although plastic is one of the major agents of environmental damage, almost all bottles are made of singleuse plastic and therefore its consumption does not stop increasing. So, this study examines the factors that explain the intention to reduce the usage of single-use plastic bottles. The research builds upon the extended theory of planned behavior, with the inclusion of two variables: convenience and environmental concern. For this, a quantitative methodology was used, with the elaboration of an online survey questionnaire among 217 consumers. The results indicate that the perceived behavior control and environmental concern are positively related to the intention to reduce the usage of single-use plastic bottles. The environmental concern was the major determinant of the intention to reduce the use of single-use plastic bottles. In addition, the environmental concern also significantly affects the attitude towards reducing the use of single-use plastic bottles. Finally, there was a statistically significantly difference of intent between the genders, with females showing a higher intent than males in reducing the use of single-use plastic bottles. These results contribute towards developing adequate and appropriate strategies to address the issues of single-use plastic pollution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Plásticos Descartáveis"

1

Mauad, Ana Luísa Magalhães, and Andreia Marega Luz. "O CONSUMO DE COPOS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO MINEIRO." In Engenharia Ambiental e Sanitária: Interfaces do Conhecimento 3, 66–71. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9672013027.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Alexandre da, Gabriella Gontijo Lopes Ferreira, Luísa Oliveira De Sousa, Valéria Cristina Palmeira Zago, and Elizabeth Regina Halfeld da Costa. "PERCEPÇÃO SOBRE A UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS POR ALUNOS DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA FEDERAL DE ENSINO." In Meio ambiente e sustentabilidade: formação interdisciplinar e conhecimento científico 2, 1–7. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.2492210111.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Fernandes, Renata Goulart, Rogério Santos da Costa, and Gabriela Bernardo Soares. "Paradigmas de gestão ambiental na proibição do fornecimento de canudos plásticos descartáveis em estabelecimentos no município de Imbituba – SC – Brasil." In Produção e gestão sustentáveis: experiências e debates, 13–32. Editora Unisul, 2020. http://dx.doi.org/10.19177/978-65-88775-08-0.13-32.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Plásticos Descartáveis"

1

da Silva-Filho, José Rogério Candido, Diogo Falcão Pereira de Mendonça, and Anísio Francisco Soares. "SENSIBILIZAÇÃO REMOTA DOS ESTUDANTES DA ESCOLA DE REFERÊNCIA NO ENSINO MÉDIO HERCULANO BANDEIRA, PAUDALHO/PE PARA ADOÇÃO DE COPO REUTILIZÁVEL." In I Congresso Brasileiro de Educação a Distância On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1132.

Full text
Abstract:
Introdução: O impacto ambiental do lixo plástico nos oceanos revelam que, a cada seis anos cerca de 5,25 trilhões de partículas de plástico são jogados nos mesmos, isso equivale a 269 mil toneladas de plásticos descartados inadequadamente. Parte desse plástico no formato de microplástico e nano plástico entra na cadeia alimentar, prejudicando diversos organismos, inclusive humanos. Objetivos: Seu principal objetivo foi estimular os estudantes a trazerem para a escola garrafas, squeeze ou copos reutilizáveis, como medida para reduzir o uso de copos descartáveis. Material e métodos: A pesquisa foi realizada na EREM Herculano Bandeira, localizada no município de Paudalho / PE, há 40 km de Recife. Com a publicação do Decreto Estadual nº 48.810 de 16/03/2020 que suspendeu as aulas em todo o território pernambucano por conta da pandemia, algumas etapas do projeto foram executadas através de aplicativos de mensagens ou redes sociais. Foram utilizados estes aplicativos para disponibilizar o questionário diagnóstico para avaliar a consciência dos alunos quanto ao lixo plástico produzido diariamente e da importância em contribuir na redução. Com a COVID-19, o trabalho de sensibilização se estendeu também, quanto à necessidade do uso individual de copos ou garrafas. Como estratégia para pertencimento das etapas de implantação, foi realizada, por meio de votação através de aplicativo de mensagem, entre alunos, professores e equipe gestora, a escolha da logomarca do projeto “Adote um copo”. Resultados: Embora 75% dos alunos responderem que trazem copo ou garrafa para a escola, paradoxalmente, este mesmo percentual, gostaria que a escola disponibilizasse copos descartáveis. Além de 54% acreditarem que os copos descartáveis são reciclados em nosso município. Importante registrar que desde 2019 tem fornecido copos reutilizáveis aos alunos para o consumo se suco durante as refeições, num entanto, talvez a falta de campanhas de sensibilização faça com que em pouco tempo os copos sejam deixados em casa. Conclusão: Existe a necessidade de reedições constantes de oficinas para sensibilização e conscientização dos alunos, sobre a importância de reduzir/eliminar o uso de copos descartáveis, tendo em vista estarem vivenciando uma fase dinâmica de construção do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Silva, Alexandre, Gabriella Ferreira, Luisa Sousa, Valéria Zago, and Mirla Weber. "Percepção sobre a utilização de materiais plásticos descartáveis por alunos de uma instituição pública federal de ensino." In 5º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos e Sustentabilidade. Instituto Brasileiro de Estudos Ambientais e de Saneamento, 2022. http://dx.doi.org/10.55449/conresol.5.22.iii-013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BREVES, R. R., P. H. C. VIEIRA, R. P. PEÇANHA, and E. B. A. V. PACHECO. "AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE PLÁSTICOS DESCARTÁVEIS – POLIPROPILENO (PP) E POLIESTIRENO DE ALTO IMPACTO (HIPS) – POR DENSIDADE." In XX Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2015. http://dx.doi.org/10.5151/chemeng-cobeq2014-0836-23417-144677.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Mendes, Nelson. "A IDENTIFICAÇÃO DE VITAMINA C EM SUCOS DE FRUTAS INDUSTRIALIZADOS: UM ESTUDO EXPERIMENTAL DE BAIXO CUSTO." In III Congresso Brasileiro de Ciências Biologicas. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/iii-conbracib/8071.

Full text
Abstract:
Introdução: As reações de oxi-redução estão presentes em diversas situações do cotidiano, tais como na ingestão de alimentos. A vitamina C presente nos alimentos apresenta características químicas de um agente redutor forte e desempenha funções antioxidantes no organismo. Objetivo: Este trabalho teve por objetivo a elaboração de atividade experimental simples e de baixo custo para a identificação da presença de vitamina C em sucos de frutas industrializados. Material e Método: O experimento baseou-se na utilização de mistura amilácea (amido de milho + água) e tintura de iodo 2%, em diferentes amostras de sucos de caixinha (caju, manga, laranja e abacaxi) e de comprimido efervescente de 1 g de vitamina C. O teor de vitamina C (ácido ascórbico) ocorreu através da quantificação de gotas adicionadas da solução de iodo nas referidas amostras analisadas. Resultados: Foram utilizados apenas materiais plásticos descartáveis para retirar as alíquotas e armazenar as amostras, tais como seringas de 10 mL e copos descartáveis de 150 mL. Os resultados demonstraram que a solução do comprimido efervescente teve maior consumo de Iodo (20 gotas), como era esperado, pois quanto maior o consumo de Iodo mais rica será a amostra em ácido ascórbico. Dentre os sucos industrializados, o suco de Caju foi o que apresentou maior teor de vitamina C (8 gotas), seguido dos sucos de Manga (6 gotas), Abacaxi (4 gotas) e Laranja (3 gotas). Conclusão: Desse modo, consideramos que este experimento pode ser utilizado nas escolas como forma de contextualizar a abordagem das reações redox e despertar o interesse dos alunos para uma alimentação mais saudável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rafael, Clélio Rodrigo Paiva, Jones Souza Moraes, Luiz Fernando Parente Ribeiro, Cleiciane Ferreira Da Silva, and Ronald Assis Fonseca. "CHECKLIST SUSTENTÁVEL DOS ALUNOS DO CURSO DE GESTÃO AMBIENTAL DA FACULDADE ÚNICA DURANTE A PANDEMIA." In II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2087.

Full text
Abstract:
Introdução: Promover a sustentabilidade nos últimos anos tem sido uma atitude rotineira para a sociedade em diversos setores. Um curso de graduação em Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) tem por obrigação envolver seus alunos em atividades práticas que promovam ações sustentáveis fazendo jus a área escolhida pelos mesmos. Durante a pandemia ocasionada pelo Covid-19, professores tiveram que buscar alternativas que permitissem que as aulas fossem motivadoras e participativas. Objetivos: Através do uso de metodologias ativas de aprendizado, este trabalho buscou promover a sensibilização ambiental com os alunos do curso de TGA da Faculdade Única de Ipatinga-MG, por meio de um checklist sustentável, enviado pelo professor, onde os alunos puderam descrever ações sustentáveis que realizam em seu dia-a-dia promovendo a interação entre os mesmos e fazendo com que eles sejam protagonistas do aprendizado e compartilhe suas dicas com os outros alunos, criando uma interação e motivando para que as ações sustentáveis possam ser disseminadas e multiplicadas. Material e métodos: Devido ao cenário de pandemia, foi necessário realizar uma atividade que promovesse a sustentabilidade em distanciamento social, de forma virtual. Um modelo de checklist foi enviado pelo professor no grupo da turma e continha 6 lacunas, onde os alunos preencheram com as ações sustentáveis. Resultados: Diversas foram as ações descritas pelos alunos como: economizar energia através da troca de lâmpadas, realizar a coleta seletiva, produzir seu próprio alimento em hortas, recusar sacolas plásticas em supermercados, optar por produtos recicláveis, recusar canudos plásticos e outros descartáveis, adquirir uma garrafa reutilizável, entre outras dicas. Cada aluno compartilhou suas dicas sustentáveis no Instagram, atingido mais pessoas. Conclusão: Com a pandemia, atividades presenciais e práticas foram comprometidas, fazendo com que atividades como esta, virtual, utilizando metodologias ativas, sejam cada vez mais necessárias para manter a busca pela sustentabilidade mesmo em períodos de distanciamento social. A atividade promoveu a participação, motivação e interação dos alunos do curso.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, Caio, Caio Tascheti Mello, Ricardo Suyama, and Filipe Ieda Fazanaro. "Detecção de Limiar de Força Aplicada em uma Prótese de Antebraço." In Congresso Brasileiro de Automática - 2020. sbabra, 2020. http://dx.doi.org/10.48011/asba.v2i1.1023.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta os estudos associados à realização do sensoriamento de forças aplicadas em uma prótese de mão robótica. O intuito é que o usuário possa controlar a força aplicada a determinados objetos sem que estes sofram deformações plásticas mas que estejam seguros para que não haja o deslizamento do objeto. Para isto, foi empregado o projeto do antebraço disponibilizado pela empresa Inmoov, bem como sensores resistivos nas pontas dos dedos para a realização do controle da pressão aplicada. São apresentados resultados quanto à realização do controle de abertura e fechamento da prótese por meio do dispositivo Myo o qual faz o reconhecimento de impulsos elétricos do braço relacionados a um determinado movimento (e.g. fechamento do punho). Esse sistema proposto de baixo custo foi capaz de segurar objetos frágeis, como copo descartáveis de plástico e garrafas, com firmeza e sem danificá-los, além de permitir que o usuário tivesse um meio de sentir a força que a prótese estava aplicando ao objeto. Foi observado que esta pegada não era realizada de forma usual e, sim, de forma semelhante a uma pinça. São propostos estudos de aprimoramento e da funcionalidade da prótese, principalmente para a captação e o processamento de sinais EMG.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Franco, Alyne Araújo. "CONSCIENTIZAÇÃO ACERCA DA REUTILIZAÇÃO DO LIXO DOMÉSTICO EM ÁREAS URBANAS." In I Congresso Brasileiro On-line de Ensino, Pesquisa e Extensão. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/ensipex/7.

Full text
Abstract:
Introdução: No cenário atual, é evidente o comprometimento do meio ambiente em relação aos descartes indevidos de utensílios domésticos; pois de certa forma essa conduta colabora para a poluição em rios, em solos e na atmosfera. O estudo e pesquisa das principais causas e motivos desse cenário deve ser prioritário, com o intuito de desenvolver as melhores alternativas para a manutenção dessa realidade. Objetivos: A concepção principal dessa proposta é fazer com que o lixo que seria descartado de maneira indevida nos centros urbanos, possa retornar a sociedade através da reciclagem e reaproveitamento desses itens; então o recolhimento em pontos específicos pode facilitar esse processo de intervenção na poluição. Como é o caso de óleos de cozinha, caixas de leite e tampas de frascos descartáveis. Uma boa alternativa para amenizar essa condição, é transformar esse líquido (óleo) em sabão ou em matéria prima para a fabricação de outros artefatos. Ademais, o plástico, papelão, alumínio e vidro se também não tiverem o destino correto seguem para os aterros sanitários ou para as ruas da cidade. Material e métodos: Os materiais necessários para a eficácia do projeto, estarão inclusos na divulgação do mesmo, por meio de redes de comunicação, mídias sociais, panfletos, cartazes, cartilhas e pontos de coleta dos produtos recicláveis, como comércios locais. Visto que, todo o processo deve ser armazenado em um registro ou diário de bordo, para o controle e manutenção de possíveis imprevistos; bem como dispor da verificação dos resultados aguardados. Há de se considerar, o momento de crise atual vivenciada pelo país; portanto o esquema concebido neste trabalho preza pelo método hipotético dedutivo. Resultados: Não restam dúvidas de que o meio ambiente precisa de mais atenção. Diante disso, espera-se que com o recolhimento adequado do lixo residencial/doméstico, os dejetos poluentes sejam reduzidos e os impactos ambientais nas cidades sofram uma queda significativa com a devida proposta de ação. Conclusão: Logo, a reciclagem é crucial para nutrir um futuro sustentável, capaz de preservar os recursos naturais que poderão ser utilizados por muitas gerações, já que consequentemente o índice de esgotamento destes serões amenizados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Júnior, Wellington Pereira de Oliveira, JOICY GUERRA ARANTES, LORRANY LUANDA FÉLIX DE ALMEIDA, LINDOMAR FERREIRA DE FARIA, and ANY GABRIELY OLIVEIRA MENDES. "AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE FUNGOS E BACTÉRIAS EM MAÇANETA DA ENTRADA DE UM PRÉDIO NA CIDADE DE ITUMBIARA-GO: ANÁLISE DO POTENCIAL DE DESINFECÇÃO DO ÁLCOOL 70% CONTRA FUNGOS E COLÔNIAS DE BACTÉRIAS." In II Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conamic/59.

Full text
Abstract:
Introdução: Em ambientes com um maior fluxo de pessoas, muitas serão as superfícies de contato comum. Portanto, muitos serão os pontos onde haverá um potencial agente patológico. Objetivo: O objetivo deste estudo é analisar fungos e bactérias nessas superfícies, e os efeitos do álcool a 70% na desinfecção. Material e métodos: Foi coletado material da superfície de uma maçaneta, em março de 2020, para cultivo e análise dos microrganismos. Foi utilizado swab estéril descartável para realizar a raspagem da superfície, e colocado em um saco plástico ziplock lacrado para evitar contaminação externa. Antes da coleta, foram preparadas as placas de Petri para o cultivo, esterilizadas previamente a 121 °C durante 15 minutos em autoclave, seguidas da aplicação do meio de cultura ágar batata para o crescimento de fungos e bactérias também esterilizado em autoclave. Com as placas prontas, foi esfregado o material coletado do swab na placa com o meio de cultura por meio de spread-plate, e vedadas as laterais da placa para minimizar os riscos de contaminação dentro da estufa, a 27 °C. Após 9 dias, a placa foi retirada para análise e contagem das colônias, utilizando contador de colônias manual. Após a contagem, foi borrifado álcool 70% sobre os microrganismos, para observar como as colônias reagiam com o álcool. Resultados: Foram encontradas 13 colônias de bactérias e 17 de fungos, apesar da limpeza ser realizada várias vezes por dia com uso de água e álcool 70%, e após a primeira borrifada, notou se o escurecimento quase imediato dos microrganismos, e decorridos 15 minutos, ficou mais evidente, com o aparecimento de gotículas na placa e acúmulo de líquidos, evidenciando que a aplicação do álcool a 70%, cria um meio hipotônico, ocasionando um extravasamento de líquido intracelular para o meio externo, gerando um ressecamento dos microrganismos, desnaturação de proteínas, levando a lise e consequentemente a morte celular. Apesar da limpeza constante diária, foi encontrado um número considerável de colônias de fungos e bactérias, número esse que poderia ser ainda maior, se a frequência de limpeza fosse menor ou inexistente, e em relação ao álcool, foi possível observar que este apresenta ser eficaz na desinfecção de superfícies.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography