Journal articles on the topic 'PESQUISA EM DANÇA'

To see the other types of publications on this topic, follow the link: PESQUISA EM DANÇA.

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'PESQUISA EM DANÇA.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Schneider, Patricia, and Sonia Laiz Vernacci Velloso. "O despertar para a dança cigana: um encontro de significados na arte e na licenciatura em dança." O Teatro Transcende 26, no. 1 (July 28, 2021): 129. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p129-143.

Full text
Abstract:
Estudar e pesquisar as danças ciganas é uma nova maneira de contribuir para a preservação da memória de uma cultura milenar, com uma origem em comum com a dança do ventre, e que ao longo do tempo ramificou-se ao se espalhar pelo mundo, a medida em que o povo cigano, como nômade, deslocava- se. O objetivo desta investigação foi pesquisar e refletir sobre as danças ciganas em termos artísticos, pedagógicos e acadêmicos a partir do estudo de referenciais teóricos e vivências de uma das autoras do referido artigo. Buscou-se referências bibliográficas sobre o tema e associou-se como locus de investigação as experiências pessoais desta pesquisadora em aulas de danças ciganas e dança do ventre dos anos de 2017 a 2020, refletindo sobre suas tradições, assim como sobre práticas artísticas e pedagógicas e sua utilização em tempos contemporâneos, com enfoque na metodologia Gypsy Duende. Concluiu-se, com esta pesquisa, que tanto nas danças ciganas quanto na dança do ventre, ao criar significados a partir da diversidade cultural da etnia cigana, delineando relações entre a pessoa que dança e suas existências sociopolítico-culturais, são reconhecidos e valorizados conhecimentos históricos, étnicos e culturais a serem utilizados como instrumentos pedagógicos. Assim como em condutas de exploração da criatividade na dança, utilizando diferentes ritmos e que colaborem na pesquisa de movimentações, em busca de maior autenticidade da expressão e do movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galindo, Dolores, and Daniele Miliolli. "Coreocartografia: corpos, dança, pesquisa em psicologia." Revista Polis e Psique 7, no. 3 (January 15, 2018): 26. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.75057.

Full text
Abstract:
Aliado ao interesse de trabalhar processos de criação em Dança Contemporânea como método de pesquisa em Psicologia, este texto discute um tipo de pesquisa onde o corpo de quem pesquisa é, ao mesmo tempo, pesquisado e pesquisador, o que chamamos de coreocartografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Marília de. "Pesquisa artística de criação em dança." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 16, no. 1 (December 23, 2008): 21. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v16i17.8645661.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, Nilza Coqueiro Pires de, and Sandro Caramaschi. "Papel social da dança entre universitários e a seleção de parceiros amorosos." Psicologia Argumento 38, no. 100 (June 4, 2020): 264. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.ao04.

Full text
Abstract:
A dança é um comportamento importante da corte em diversas culturas, mas poucas pesquisas investigaram empiricamente o seu papel de indicador no contexto da seleção sexual. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de socialização e escolha de parceiros por meio da dança, numa perspectiva evolucionista, realizando comparações entre os gêneros. Participaram duzentos universitários de vários cursos de uma universidade pública. Para coletar as informações utilizou-se um questionário. Constatou-se que os homens ao escolher uma parceira para dançar observam principalmente sua aparência física, relatam ainda que a dança favorece apenas o “ficar” e consideram a sensualidade feminina importante enquanto dançam, atribuindo maior importância ao contato corporal e à sedução. As mulheres levam em consideração o aspecto emocional, envolvendo a intimidade, a sociabilidade e a assertividade dos homens ao escolher parceiras para dançar. As mulheres consideram mais importante ao dançar com alguém o respeito, a sintonia com o outro, boa habilidade motora e que transmitam segurança ao dançar. Mencionaram ainda que as pessoas que dançam geralmente são mais sensíveis. Evidenciou-se que homens e mulheres possuem percepções diferentes no que se refere à seleção de parceiros. Os homens se importam mais com a beleza e sedução para iniciar um relacionamento casual, enquanto as mulheres são influenciadas pelas dimensões afetivas, comportamentais e habilidades sociais masculinas envolvidas na interação interpessoal relacionada com a dança. Os resultados corroboram com a hipótese inicial acerca do papel da dança na seleção de parceiros amorosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Peruzzo, Leomar, and Caroline Carvalho. "PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE (PEBA) E AS ARTES CÊNICAS: POSSIBILIDADES EM TEATRO E DANÇA." O Teatro Transcende 23, no. 1 (November 29, 2018): 61. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p61-80.

Full text
Abstract:
: Ao considerar a arte como campo de conhecimento no desenvolvimento de capacidades comunicativas, buscamos reflexões sobre a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e as artes cênicas que compreende, neste estudo, o Teatro e a Dança. O presente estudo busca apresentar discussões teórico metodológicas para pensar a inserção das artes cênicas (Teatro e Dança) na pesquisa em educação. Buscamos referências em bases de teses e dissertações (BDTD), repositório de Universidades eda CAPES para conhecermos pesquisas em artes cênicas e educação que adotam como referencial teórico-metodológico a PEBA, e a partir dos dados tecemos nossas discussões em busca de vislumbrar possíveis inserções das artes cênicas na Pesquisa em Educação. Ao término do estudo podemos apontar para a PEBA como uma importante abordagem de pesquisa e produção de conhecimento em Arte e Educação que legitima o Teatro e a Dança como áreas do conhecimento.Palavras chave: Artes Cênicas. Pesquisa em Educação Baseada em Arte (PEBA). A/r/tografia. Teatro. Dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Carlos Cleiton Evagelista, and Carolina Dias Laranjeira. "tradição em movimento." Revista NUPEART 25, no. 25 (September 1, 2021): 121–43. http://dx.doi.org/10.5965/2358092525252021121.

Full text
Abstract:
O artigo trata da discussão teórica que norteou uma pesquisa sobre possibilidades de ressignificações da dança popular na escola. O trabalho deu-se nas aulas de artes de uma escola do interior da Paraíba, com estudantes do ensino médio que estão imersos numa cultura local de produção de xaxado. Os padrões de movimento e as técnicas desta dança foram o ponto de partida para um trabalho artístico, no qual as abordagens aconteceram no sentido de promover a leitura e a transformação do movimento a partir de um processo de contextualização do mundo vivido pelo estudante. O artigo traz, entre outras, as contribuições de Nestor Garcia Canclini, Carlos Rodrigues Brandão e Isabel Marques para uma reflexão sobre como as danças populares se conectam com a modernidade, como o discurso da tradição ainda é um forte inibidor do trabalho com dança na escola e como é possível ressignificar a dança num processo criativo que tem a cultura popular como material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bauermann, Laura, and Jair Felipe Bonatto Umann. "ESTUDO DO GESTO EM DANÇAS DE CULTURAS POPULARES SOB UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA." Cena, no. 22 (July 20, 2017): 197. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.72455.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como proposta analisar a possibilidade de articulação dos princípios que constituem práticas de estudo do gesto expressivo com investigações no campo das danças das culturas populares. Para tanto, assumimos a perspectiva sistêmica de produção do conhecimento como o eixo que sustenta esta relação. Elaboramos a seguinte pergunta como norteadora da investigação: é possível que as ferramentas de compreensão do corpo na dança – as quais temos acesso pelos estudos que impregnam as pedagogias contemporâneas em dança – atuem numa abordagem sistêmica ao se relacionarem com o fazer da dança popular? Para desenvolver tal questão, buscamos o exercício reflexivo a partir de uma pesquisa documental com referências que trabalham com a aprendizagem de movimento no campo da dança e com o universo das danças populares brasileiras. Destacamos, entre as referências bibliográficas, as publicações de Christine Roquet (2011), Antônio Nóbrega (2013, 1995) e Graziela Rodrigues (2005). Esta pesquisa realizou-se a partir de um referencial que aborda a característica hologramática e complexa dos fazeres humanos. Com esse estudo, foi possível refletir sobre o trabalho de artistas que dialogam com gestos das danças populares, bem como fundamentar uma argumentação a fim de destacar o que significa um trabalho em dança sob uma postura sistêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cavalcante, Lyane. "FREVO NA ESCOLA: UMA PESQUISA DE CORPO E DANÇA-EDUCAÇÃO." Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 2, no. 1 (August 18, 2019): 13. http://dx.doi.org/10.21680/2595-4024.2019v2n1id18402.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo pesquisar e refletir sobre a prática das danças brasileiras, como o Frevo, nas escolas de Pernambuco, mais especificamente nas escolas públicas de Jaboatão dos Guararapes, enfocando os processos de ensino-aprendizagem, coreografia, reconhecimento social, ancestralidade, consciência corporal, ritmo e afetividade em que as aulas de dança proporcionam aos alunos da educação básica. A pesquisa descreve as experiências vividas em sala de aula, utilizando metodologias que envolvem a educação somática, com técnicas de Feldenkrais e a espontaneidade do Frevo, com técnicas do mestre Nascimento do Passo. Esses procedimentos são considerados construtores das práticas pedagógicas, coreográficas e tradicionais em que a dança está inserida, junto ao reconhecimento das dimensões corporais e espirituais do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Strazzacappa, Márcia. "COM QUANTOS PASSOS SE FAZ UM CAMINHO? - UM OLHAR SOBRE AS METODOLOGIAS DE PESQUISA DE/EM DANÇA DO LABORARTE/UNICAMP." Cena, no. 34 (May 31, 2021): 10–20. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.111068.

Full text
Abstract:
O presente ensaio almeja contribuir para as discussões relativas à produção do conhecimento em dança e em educação a partir de reflexões acerca do modus operandi do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/Laborarte, grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp. Para isso, apresenta e analisa algumas pesquisas de Doutorado que foram desenvolvidas sob minha orientação, descrevendo o percurso entre o projeto inicial de doutoramento e os passos dados até a tese defendida. Como recorte, foram destacadas as seguintes teses - “Gente em cena: fragmentos e memórias da dança em Goiás” de Valéria Maria Chaves Figueiredo (2007), “Uma vida em dança: movimentos e percursos de Denise Stutz” de Lilian Freitas Vilela (2010) e “De como cadeiras se movem: escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência A/R/Tográfica em dança” de Scheila Maçaneiro (2013)- que trouxeram contribuições pontuais relativas às metodologias de pesquisa de/em dança e promoveram uma (auto) formação das artistas-pesquisadoras-docentes. Palavras-chavePesquisa de/em dança. Metodologia de Pesquisa. Formação em Dança. Artista-pesquisador-docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lassibille, Mahalia. "Escrever “a dança” em antropologia: a violência da pesquisa na ponta da caneta." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 2 (December 18, 2016): 27–43. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i2.10919.

Full text
Abstract:
Escrever é uma atividade central em antropologia da dança, mas não é um ato neutro nem inocente. O movimento apresenta desafios na transferência para o papel, e expõe o antropólogo aos riscos etnocêntricos. Como ele pode ultrapassar os mecanismos de categorização que construíram seu conhecimento e tendem a orientar seu olhar? Como ele pode dar conta de práticas e usar formas gráficas que transformam o conteúdo estudado? Em que o ato de “escrever a dança” pressupõe uma parte inevitável de violência? Para abordar estes diferentes aspectos, um ângulo de reflexão será desenvolvido a partir de questões levantadas durante a escrita sobre as danças dos Peuls WoDaaBe do Níger. O desafio é associar as problemáticas da escrita na dança e na antropologia, e pensar as relações entre a questão colocada e as ferramentas utilizadas, o movimento e o signo, o pesquisador e os agentes.Tradução para o português: Joana Ribeiro da Silva Tavares e Marito Olsson-Forsberg
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ferreira, Rousejanny da Silva. "OITO PREMISSAS SOBRE O BALÉ EM GOIÂNIA:." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (December 26, 2020): 431–67. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.65674.

Full text
Abstract:
Este artigo propõe o levantamento de oito premissas para compreender diversas camadas da formação social, histórica e educacional do balé em Goiânia. Partindo do desejo de catalogação da dança brasileira por Eduardo Sucena com o livro A Dança Teatral no Brasil, ainda em 1988, trago uma série de dados e fatos dos processos históricos do balé constituído em Goiânia para disparar reflexões consideradas necessárias e longe de conclusões mais profundas. Portanto, este é um texto disparador, tendo os dados catalográficos como impulsionadores para outros por vires de pesquisa e produção na relação balé e cidade. Tomo como principais fontes de pesquisa já constituídas, os trabalhos de Rejane Bonomi Schifino (2011, 2012, 2019), o documentário Danças Daqui (2017) e a pesquisa de Alexssandra Sousa (2018), produções locais que já indicaram algumas respostas parciais e levantaram tantas outras questões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Ramos, Jarbas Siqueira Ramos, Patrícia Chavarelli Vilela da Silva, and Mariane Araújo Vieira. "Composição em tempo real." ouvirOUver 15, no. 2 (March 9, 2020): 308–22. http://dx.doi.org/10.14393/ouv-v15n2a2019-49256.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo apresentar o trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Improvisação em Dança - NEID, vinculado ao Curso de Dança da Universidade Federal de Uberlândia, propondo discutir as noções de improvisação em dança e composição em tempo real que têm sido base para a pesquisa desenvolvida por esse grupo, refletindo sobre os processos compositivos na improvisação, que se dá na construção da própria cena. Para tanto, além de tratar das discussões conceituais que subsidiam a discussão sobre improvisação em dança no NEID, buscamos apresentar os trabalhos artísticos desenvolvidos nos últimos anos: Corpos (In)Dóceis, que surgiu do encontro com o artista visual e fotógrafo Paulo Soares Augusto, e Soma – Variações Sobre o Sensível, resultado de pesquisa compartilhada com o Núcleo de Música e Tecnologia da UFU. Esperamos ao final que as discussões sobre os processos compositivos da cena improvisada possam ser ponto de partida para ampliarmos as discussões em torno da improvisação em dança. PALAVRAS-CHAVES: Dança; Improvisação; Composição em tempo real; Processos compositivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Roquet, Christine. "LER O GESTO, UMA FERRAMENTA PARA A PESQUISA EM DANÇA." Cena, no. 22 (July 20, 2017): 15. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.73754.

Full text
Abstract:
A partir de questionamentos sobre o corpo, esta conferência explicará como, no contexto dos estudos em dança na França, a análise do movimento considera que é o gesto que fabrica o “corpo”. Após expor a teoria das quatro estruturas da corporeidade, de Hubert Godard, demonstraremos a importância de fazer da leitura do gesto uma ferramenta para a pesquisa em dança. Como passar da caminhada à dança? Qual o diálogo entre os intérpretes de um duo amoroso? Exemplos concretos de análise, retirados da comédia musical A Roda da Fortuna (Vincent Minelli, 1953, com Fred Astaire e Cyd Charisse) virão ilustrar nossas proposições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Castro, Rafaela Caporale de, and Magda Amabile Biazus Carpeggiani Bellini. "EDUCAÇÃO MUSICAL NA FORMAÇÃO EM DANÇA: UM MAPEAMENTO NOS CURSOS SUPERIORES EM DANÇA DO RS." REVISTA FOCO 15, no. 2 (October 10, 2022): e393. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v15n2-031.

Full text
Abstract:
Nos ambientes artísticos da dança, percebe-se que a música poderia ser muito mais explorada se mais compreendida pelos dançarinos, a fim de ampliar as ferramentas criativas pedagógicas e coreográficas. Logo, localiza-se um espaço comum pouco explorado e que por consequência não consegue articular com propriedade. Apesar da existência de relevantes pesquisas entre corpo e música, na dança, não há métodos amplamente utilizados pertinentes ao uso de qualidades musicais de forma “traduzida” e específica para a dança. Assim, essa pesquisa teve como objetivo principal apontar a incidência da formação musical dentro da área da dança visando mapear tanto o conhecimento detido pela classe, quanto também a relevância sobre essa questão. Como metodologia foi aplicado um questionário fechado para um universo de 471 pessoas, através do google formulários. A partir disso foram gerados dados que embasaram a discussão sobre o panorama da musicalidade na formação dos Cursos Superiores de Dança do RS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Maciel de Oliveira, Lívia Camille, Teodora de Araújo Alves, and Naira Neide Ciotti. "JOGOS DE IMPROVISAÇÃO E DANÇAS POPULARES COMO PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS NO ENSINO DA DANÇA." Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 5, no. 1 (December 21, 2022): 11. http://dx.doi.org/10.21680/2595-4024.2022v5n1id21701.

Full text
Abstract:
Este artigo consiste em uma pesquisa de mestrado em andamento e pretende refletir sobre princípios metodológicos pensados a partir de jogos corporais de improvisação e de danças populares com vista ao aprendizado e à criação em dança. É uma pesquisa de natureza prática com abordagem qualitativa, desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental I e partiu da experiência como professora em sala de aula numa escola pública onde a principal questão apresentada nesse período era sobre como propor uma aula de dança em que os alunos se motivassem a participar e a conhecer outras possibilidades do ensino da arte.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

PEREIRA, Ricardo Augusto Gomes, and Carlos Jorge PAIXÃO. "Experiência de pesquisa em dança: narrativas de diferentes corpos da licenciatura em dança do PARFOR/ETDUFPA." Revista on line de Política e Gestão Educacional 22, no. 3 (December 1, 2018): 1198–216. http://dx.doi.org/10.22633/rpge.v22i3.12039.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Meyer, Sandra. "EXPERIÊNCIAS COM DANÇA NA PESQUISA ACADÊMICA NO SUL DO BRASIL." Cena, no. 20 (October 27, 2016): 51. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.66993.

Full text
Abstract:
Este breve ensaio lança algumas reflexões sobre a pesquisa com dança a partir da corporeidade do artista em contextos universitários. Como tratar da experiência de dançar na pesquisa acadêmica? Questões que emergem da experiência e sua escrita permitem que as universidades problematizem o conhecimento incorporado. Que implicações poéticas, éticas e políticas emergem deste conhecimento?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Guimarães, Roberta Prado, and Carla Carvalho. "DANÇAR NA ESCOLA EM TEMPO PANDÊMICO: O QUE DIZEM E SENTEM OS ADOLESCENTES." O Teatro Transcende 26, no. 1 (July 28, 2021): 100. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p100-116.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem como tema um processo de criação em dança na escola. O objetivo geral é compreender um processo de criação em dança na escola em tempo de pandemia. É uma pesquisa de abordagem qualitativa, numa perspectiva A/r/tográfica. Por se tratar de um processo artístico de criação na escola, insere-se em uma Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA). A proposição da pesquisa é desenvolver uma proposta criativa a partir dos conteúdos específicos da dança na relação com dimensões da educação numa perspectiva crítica diante do tempo em que vivemos. Para geração de dados foram realizados: a) questionário no Google Forms para identificar o perfil dos estudantes envolvidos na pesquisa; b) diário de bordo: para analisar registros dos estudantes e da professora sobre o processo criativo; c) vídeos e fotografias: gerados no processo para identificar aspectos relevantes no processo de criar em dança. Os resultados indicam questões percebidas pelos adolescentes em processo de criação em dança no tempo pandêmico bem como a compreensão dos conteúdos na área da dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Bianchi, Paloma. "Abordagens somáticas em dança: uma outra perspectiva em pesquisa e criação." DAPesquisa 9, no. 12 (September 12, 2018): 33–44. http://dx.doi.org/10.5965/1808312909122014033.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Mendes, Ana Flávia. "SAMBA E BALÉ CLÁSSICO NA CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA DE UMA PORTA-BANDEIRA: APROXIMAÇÕES COM A DANÇA IMANENTE." Arteriais - Revista do Programa de Pós-Gradução em Artes 3, no. 4 (August 21, 2017): 68. http://dx.doi.org/10.18542/arteriais.v3i4.4865.

Full text
Abstract:
Este texto é um relato reflexivo acerca de uma experiência artística vivida pela autora como porta-bandeira do Auto do Círio, cortejo cênico realizado anualmente em Belém do Pará em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira dos paraenses. A abordagem parte dos pressupostos da dança imanente (MENDES, 2010) para pensar sobre um processo de criação coreográfica que transita entre o samba e o balé clássico, tidos como matrizes (BIÃO, 2009) e motrizes (LIGIÉRO, 2011) da dança. A argumentação explana os agenciamentos do corpo que dança no processo criativo de uma artista-professora-pesquisa e porta-bandeira e aponta possibilidades metodológicas para o ensino e criação em dança a partir das negociações entre a dança imanente e as danças de escola de samba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Toneto, Livia Cristina, Ricardo Ricci Uvinha, and Luiz Gonzaga Godoi Trigo. "Lazer, Arte e Dança." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 1 (March 21, 2018): 135–73. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1771.

Full text
Abstract:
A pesquisa tem como objetivo geral compreender a encenação do folguedo do Bumba meu Boi realizado pelo Grupo Cupuaçu na cidade de São Paulo. Enquanto metodologia, trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa de caráter exploratório. Foram utilizados os enfoques bibliográficos e de campo. Para a pesquisa de campo optou-se pela aplicação do estudo de caso, utilizando como instrumento de pesquisa a observação em equipe. Conclui-se que os folguedos do Bumba meu boi encenados pelo Grupo Cupuaçu sofrem mudanças em sua concepção, devido ao contexto urbano na metrópole, exercendo influência direta em sua produção e com estreita ligação à promoção de atividades de lazer e entretenimento na cidade de São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Ana Luíza Almeida, and Luiz Octávio de Lima Camargo. "Dança do Ventre." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 21, no. 1 (March 21, 2018): 22–46. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1764.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é investigar o processo de transformação que sofreu a técnica de dança denominada de Dança do Ventre. Para tanto, foi realizada pesquisa com praticantes através de um questionário baseado no Inventário de Motivação para Prática Desportiva de Gaya e Cardoso, tendo os resultados sido tratados com o aplicativo SurveyMonk. Originária do Oriente Médio, em especial das populações árabes, esta dança era apreciada pelos múltiplos significados envolvidos na sua prática, mormente religiosos e familiares. A pesquisa confirmou a hipótese aqui desenvolvida de que a Dança do Ventre pode ser considerada um exemplo de prática cultural que se desterritorializou e se transformou, guardando da tradição basicamente os movimentos e hoje se apresenta com as mesmas propriedades de atividades similares de lazer, como a ginástica e outras danças.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Mota, Patrícia Karla Medeiros. "MINA, RELIGIÃO QUE DANÇA." Revista Europeia de Estudos Artisticos 9, no. 4 (December 30, 2018): 50–60. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v9i4.179.

Full text
Abstract:
Relata pesquisa em dança do Tambor de Mina, desenvolvida iniciada em 1999 a com campo de estudo situado na Casa Fanti-Ashanti em São Luís/Maranhão e atualmente desenvolvendo pesquisa participante na Casa Fé em Deus. Enfatiza a espetacularidade da dança na religião Mina, a partir de gestuais simbólicos, presentes nos movimentos e desenhos coreográficos, e a transmissão de crenças identitárias de produção simbólica, mobilização sócio-cultural e comportamento festivo dentro da religião de matriz africana maranhense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Medeiros Mota, Patrícia Karla. "MINA, RELIGIÃO QUE DANÇA." ERAS | European Review of Artistic Studies 9, no. 4 (December 30, 2018): 50–60. http://dx.doi.org/10.37334/eras.v9i4.59.

Full text
Abstract:
Relata pesquisa em dança do Tambor de Mina, desenvolvida iniciada em 1999 a com campo de estudo situado na Casa Fanti-Ashanti em São Luís/Maranhão e atualmente desenvolvendo pesquisa participante na Casa Fé em Deus. Enfatiza a espetacularidade da dança na religião Mina, a partir de gestuais simbólicos, presentes nos movimentos e desenhos coreográficos, e a transmissão de crenças identitárias de produção simbólica, mobilização sócio-cultural e comportamento festivo dentro da religião de matriz africana maranhense
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Marques, Cíntia Bueno. "A TRANSFORMAÇÃO DE MARIA: UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES DO FEMININO E CONSTRUÇÕES IDENTITÁRIAS NA PRÁTICA DE DANÇAS CIGANAS." Cena, no. 31 (July 28, 2020): 149–60. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.100319.

Full text
Abstract:
A dança é uma forma de expressão rica em significados. Na cultura cigana, a música e a dança estão presentes, tanto como forma de expressão dos sentimentos, quanto como ritual de conexão com a natureza e com a espiritualidade. Homens e mulheres têm diferentes papéis representados nessa dança que refletem modos de ser, crenças e valores próprios. Tais representações são expostas, não somente pelo repertório de movimentos executados, mas pelo conjunto de elementos que compõem a cena da dança. Esse texto resulta da pesquisa desenvolvida como trabalho de conclusão do Curso de Especialização em Dança que teve como objetivo analisar representações do feminino, presentes nas danças ciganas e de que modo essas representações podem refletir transformações naqueles que a praticam. A partir da abordagem qualitativa, a pesquisa adotou o método descritivo, empregando como técnica o estudo de caso. Nesse sentido, não pretendeu produzir generalizações a partir do estudo, porém, foi possível a partir dos resultados apresentados, reconhecer o potencial da dança como tecnologia de si, para promover reflexões e desencadear transformações positivas. Palavras-chavesDanças Ciganas. Identidades. Representações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Silva, Ronaldo Conceição, and Shirley Takeco Gobara. "“Ensino de física e arte” e “ensino de física e dança”: estado do conhecimento realizado em plataformas nacionais desde o ano 2000." Horizontes - Revista de Educação 9, no. 16 (December 18, 2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.30612/hre.v9i16.13127.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta o estado do conhecimento realizado em plataformas online nacionais sobre o “ensino de Física e arte” e o “ensino de Física e dança”, identificando as expressões artísticas utilizadas na abordagem de conceitos de Física em sala de aula, sobretudo teatro, música e dança. Para tanto foram pesquisados a Biblioteca Digital Brasil de Teses e Dissertações (BDTD), o Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF), o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), o Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (EPEF) e os periódicos Investigações em Ensino de Ciências, Ciência & Educação, Revista Brasileira de Ensino de Física e o Caderno Brasileiro de Ensino de Física, basicamente a partir do ano 2000. Somente a utilização da dança, entretanto, não foi identificada em nenhum dos trabalhos levantados, o que denota um caráter de ineditismo às pesquisas que envolvem o “Ensino de Física e a Dança”, em nosso país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Lima, Jéssica Cristina Rodrigues de, Ricardo Pablo Passos, Luís Felipe Silio, Érika de Araújo Almeida, Luis Fernando de Oliveira Lima, José Ricardo Lourenço de Oliveira, Heleise Faria dos Reis de Oliveira, Carlos Henrique Prevital Fileni, Guanis de Barros Vilela Junior, and Elizângela de Souza Bernaldino. "MOTIVAÇÃO DE MULHERES PARA ADESÃO E PERMANÊNCIA NAS ATIVIDADES DE DANÇA NO PARQUE DA CIDADE EM PORTO VELHO – RO." Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (2020): 1–11. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-28.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo verificar os motivos para escolha e adesão da atividade de dança no Parque da Cidade no munícipio de Porto Velho-RO. Para tanto foi realizada uma pesquisa de estudo de caso, com 09 (nove) mulheres participantes de atividades de dança na faixa etária de 43 a 62 anos. Como instrumentos de coleta de dados foi utilizado um questionário estruturado pelo pesquisador com 12 questões mistas. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética em Pesquisa e após sua aprovação a coleta de dados foi realizada entre os meses de março e abril de 2020 pelo aplicativo google forms de forma on-line. Para análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva percentual. Com resultados encontrados constatou-se que as mulheres investigadas apontaram como motivos para participação nas atividades de danças à autoestima, a melhoria da saúde mental, social e física. A perda de peso foi associada de forma positiva como um fator determinante para permanência das mulheres nas atividades de dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Miranda, Maria Luiza De Jesus. "Dance as a specific content in physical education undergraduate programs and as a field of study in higher education." Revista Paulista de Educação Física 8, no. 2 (December 20, 1994): 3. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138426.

Full text
Abstract:
Neste estudo investigou-se comparativamente os problemas da Dança no ensino superior, através das opiniões de três grupos de especialistas em Dança. Utilizou-se uma modificação da Técnica Delfos, realizada em três fases, além de alguns procedimentos de Análise de Conteúdo. Foram 42 os componentes do painel de especialistas que indicaram os problemas que envolvem a Dança no ensino superior, divididos em duas partes: A) como conteúdo curricular específico nos cursos de graduação em Educação Física, e B) como área de estudo no ensino superior. Dos 164 problemas indicados, 98 (59,75% do total) atingiram consenso em relação aos seus graus de importância, sendo 63 relacionados com a parte A e 35 com a parte B da pesquisa. Os problemas considerados mais importantes referiram-se, na parte A da pesquisa, a) ao preconceito que os professores de Educação Física têm sobre a Dança e b) à falta de definição do objetivo da Dança para o profissional de Educação Física: e, na parte B da pesquisa, a) à necessidade de atualização dos currículos dos cursos superiores de Dança e b) à falta de investimento na área de pesquisa em Dança
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Allemand, Débora Souto, and Larissa Bonfim. "Diálogos entre Dança na Escola e dança no TikTok: Propostas no ensino remoto." Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 2, no. 41 (September 15, 2021): 1–30. http://dx.doi.org/10.5965/1414573102412021e0112.

Full text
Abstract:
Baseado nas experiências de inserção do componente curricular Dança nos Colégios de Aplicação da UFPE e da UFRGS no ano de 2020, o trabalho compartilha proposições de atividades remotas de criação em dança a partir de ferramentas do TikTok. A pesquisa reflete sobre os pressupostos teórico-metodológicos dessas propostas em busca de uma práxis dialógica, tendo o recurso Duetos do aplicativo como uma possível metáfora para a construção do conhecimento em Dança na Escola. Observa-se que esta pesquisa artístico-pedagógica foi um interessante meio de compreensão das referências de dança da juventude, o que possibilitou a investigação em Dança, por docentes e estudantes, de forma horizontal, criativa e contextualizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

De Almeida, Idayany Araújo Cardoso. "Dança e religiosidade: uma pesquisa-ação com um grupo evangélico / Dance and religiosity: an action research with an evangelical group." Brazilian Journal of Development 8, no. 7 (July 19, 2022): 51859–74. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv8n7-210.

Full text
Abstract:
Este trabalho é fruto de uma pesquisa científica realizada na disciplina “Oficina Experimental” do curso de Licenciatura em Educação Física da UFG. A dança enquanto elemento da cultura é rica em sentidos e significados e, em contextos religiosos ou não, apresenta-se como vetor de expressão dos sujeitos e coletivos que com ela estabelecem relação. Norteou esta pesquisa a seguinte problematização: Como são organizadas as atividades do grupo de dança em questão e como os participantes percebem os motivos e as finalidades da dança em uma Igreja. Assim realizou-se um estudo em um grupo de dança pertencente a uma Igreja Batista em Trindade-GO, com o objetivo de analisar e compreender a organização e as atividades no grupo de dança diante dos objetivos e necessidades dos participantes. Para isso foi realizada uma pesquisa-ação dividida em duas etapas. A primeira etapa foi a construção de um projeto de pesquisa e um referencial teórico, e então foi realizada uma pesquisa de campo que envolveu a observação participante, entrevista com a coordenadora e grupo focal com as integrantes do grupo. A segunda etapa da pesquisa consistiu na construção de um plano de ação pedagógico. Por fim, foi realizada uma intervenção com as integrantes do grupo. A metodologia utilizada para o ensino da dança na intervenção foi a dança-improvisação proposta por Saraiva et al. (2009), em que a experiência do mundo vivido de cada indivíduo é utilizada para auxiliar no processo de aprendizado. Os principais resultados encontrados foram a ampliação no conjunto dos movimentos de forma mais harmoniosa e expressiva, bem como uma maior compreensão da dança enquanto elemento da cultura que perpassa por nosso corpo, e que se preenche de significados sócio-históricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Vieira, Alba Pedreira. "ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS DA INVESTIGAÇÃO ACADÊMICA SOBRE PROCESSOS COLETIVOS EM DANÇA: O CASO DE UMA PESQUISA-AÇÃO EM ESCOLAS DE VIÇOSA, MG." Cena, no. 8 (February 16, 2011): 86. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.14938.

Full text
Abstract:
O objetivo foi avaliar o impacto de projetos de pesquisa-ação de dança no saber estético e apreciativo de alunos do ensino básico. O trabalho de campo aconteceu em Viçosa, Minas Gerais, aonde atendeu-se dez turmas de oito escolas públicas de ensino básico por um ano e meio; cada escola foi atendida por cinco meses. Os participantes tiveram uma ou duas aulas teórico-práticas semanais de gêneros diversificados de dança, fruição de vídeos, e assistiram apresentações e espetáculos ao vivo, de grupos e/ou artistas locais e nacionais, de diversos estilos, na escola, teatros e na sede do Curso de Graduação Dança da Universidade Federal de Viçosa/UFV. Eles também observaram aulas práticas do Curso de Dança da UFV, bem como aulas de dança para adultos de projetos de extensão desta universidade. Vários participantes se envolveram com processos de criação coreográfica e apresentaram-se como bailarinos em diferentes apresentações na própria escola, em quatro espetáculos nos teatros da UFV, uma apresentação em praça pública e um espetáculo itinerante em quatro instituições de educação infantil. Os participantes responderam a dois questionários (inicial e final); seus dados também foram coletados através de observação participante. Os resultados obtidos a partir de análise dos dados dos participantes indicaram melhoria significativa do conhecimento artístico dos participantes: 73% consideraram que as atividades do projeto mudaram sua visão do que é dança e 65% acharam que as atividades do projeto mudaram sua visão do que é uma apresentação de dança. Concluímos que o trabalho permitiu aos envolvidos um enriquecimento cultural e ao mesmo tempo uma valorização do patrimônio cultural imaterial e histórico da região, do país e do exterior. Sugerimos que, através de metodologias educacionais diversificadas e duradouras de fruição e usufruição, pode-se ampliar a sensibilização estética para o apreciar artístico e estético em dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Franca, Aline Vidal, and Sergio Ricardo Boff. "A influência da dança no desenvolvimento da coordenação motora em crianças com Síndrome de Down." Conexões 6 (July 14, 2008): 144–54. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v6i0.8637820.

Full text
Abstract:
A dificuldade que um indivíduo com Síndrome de Down (S. D.) tem de se tornar independente, está relacionado a um bom tratamento, visando à melhora em longo prazo, isto poderia ser amenizado através da dança. O objetivo desse trabalho é verificar o auxilio oferecido pela dança nos índices de coordenação motora de crianças com S. D. A pesquisa foi realizada com 20 crianças portadoras de S. D. de ambos os sexos, com idade entre 2 a 6 anos, formando 2 grupos com 10 crianças cada um, sendo um grupo com crianças que praticam a dança e outro com crianças que não praticam. Em que o nível de coordenação motora foi avaliado pelo teste de dança: Atividades de Movimentos Criativos do Projeto Spectrum de Barrow & McGreen. Após a realização dos testes comparamos os grupos, de crianças que dançam com o outro grupo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Mors, Fabiana Andreia, and Neila Cristina Baldi. "CUIDADO, FRÁGIL: UM PROCESSO CRIATIVO DE DANÇA E DIFERENÇAS." Cena, no. 32 (December 11, 2020): 319–29. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.101250.

Full text
Abstract:
Este artigo aborda maneiras outras de produzir dança com bailarinos com e sem deficiências para que atuem como protagonistas de suas próprias criações. Para isso, a pesquisa do processo de criação de Cuidado, frágil se utiliza de uma metodologia mista: auto-etnográfica e etnográfica, a partir de diários de bordo e registros fílmicos e de áudio. As cenas foram desenvolvidas a partir dos procedimentos - que tinham como eixo condutor buscar formas outras de produzir dança e as memórias dos artistas - e de discussões acerca deles. A obra propõe a discussão de como as pessoas se veem e são vistas, de como são rotuladas e segregadas. Ao final, a pesquisa conclui que as pessoas com deficiência podem ser protagonistas de suas obras e autônomas em suas criações, revendo modos de dançar e de criar danças. E que processos como estes são autoformativos para todos os envolvidos, sendo importante serem vivenciados por artistasdocentes, como formas de verificar invisibilidades e revê-las. Palavras-chavesDança. Deficiência. Diferenças. Processo criativo. Autonomia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Cruz, Jessé Da. "CORPOS NEGROS: (UMA PESQUISA ARTOGRÁFICA 2019) - ENCRUZILHADAS DA PESQUISA." Linguagens - Revista de Letras, Artes e Comunicação 15, no. 2 (December 17, 2021): 173. http://dx.doi.org/10.7867/1981-9943.2021v15n2p173-188.

Full text
Abstract:
“A/R/TOGRAFANDO CORPOS NEGROS NO BALLET CLÁSSICO NA ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI NO BRASIL” é uma pesquisa de mestrado que trilha uma encruzilhada artográfica como metodologia de pesquisa que cruza o ser artista-pesquisador-professor, desenvolvendo um percurso cujas produções artísticas decorrentes a pesquisa como a exposição denominada “A/r/tografando Corpos Negros”, lançada no mês de novembro de 2019 no hall da ETBB, e a defesa da performativa realizada na sala S-113/FURB no dia 22 de Novembro de 2019, alusivo ao dia da consciência negra, provocando discursões para uma educação e estética decolonial e um aprofundamento aos corpos negros dançantes em uma escola internacional de dança no Sul do Brasil, localizado na cidade de Joinville/SC. Discute experiencias vivenciados por estes corpos cujo desafio é reorganizar e possibilitar visões da estética corporal e cultural do corpo negro no Ballet Clássico, construindo caminhos que façam refletir sobre formas de encaminhar questões multiculturais inseridas na atual sociedade globalizada que é, por excelência, uma sociedade permeada de antagonismos, tensões e conflitos, mas também de possibilidades. Tendo em vista que o processo de representatividade e o fato destes corpos estarem em cena, atuando nas performances dançantes, proporciona e interliga discussões que nos permeiam diante das falas e das imagens a identificar a amplitude do Corpo Negro e questionar quais viés entre corpo, cor e estética podem decodificar a dança do Ballet.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Fernandes, Luciene Rodrigues, Evanize Kelli Siviero Romarco, Lívia Fabiana Saço, and Eliana Lucia Ferreira. "A audiodescrição na dança em cadeira de rodas." Educação e Fronteiras 10, no. 28 (November 22, 2020): 138–49. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13030.

Full text
Abstract:
O estudo teve como objetivo elaborar um roteiro de Audiodescrição (AD) de um espetáculo de dança em cadeira de rodas (DECR); e verificar a significância e viabilidade deste recurso, quanto a compreensão da descrição dos movimentos, por pessoas com deficiência visual e profissionais na área da dança. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória ao qual foi construído e apresentado o roteiro da AD do espetáculo de dança em cadeira de rodas. O roteiro foi aplicado em um software de legendagem Workshop (SW), versão 2.51 e a AD da dança em cadeira de rodas foi apreciada pelos participantes da pesquisa. Como instrumento de coleta de dados todos responderam a um questionário sobre os significados/entendimento da coreografia somado a uma entrevista quanto a compreensão dos gestos corporais narrados na AD. As respostas foram comparadas entre si buscando identificar as concordâncias e discrepâncias assinaladas pelos participantes. Pelos resultados podemos analisar que este estudo trouxe contribuições expressivas, sistematizando termos referentes à dança em cadeira de rodas no estilo Rumba, permitindo que esta modalidade de dança seja acessível ao deficiente visual em futuras competições nacionais e internacionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Gonçalves, Roseane De Castro. "A prática da dança no contexto litúrgicona Comunidade Evangélica Projeto Vida Belém." Protestantismo em Revista 44, no. 2 (December 14, 2019): 99. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v44i2.3848.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como proposta analisar a preparação espiritual de dançarinos, especificamente da Comunidade Evangélica Projeto Vida Belém-Pa. Explanando o fazer artístico cristão, compreendendo o panorama da dança cristã desde suas primeiras aparições até seu estabelecimento em culto religioso e, por conseguinte deter-se às práticas a preparação espiritual do ministério de dança do Projeto Vida Belém. Enquanto pesquisadora participo do grupo e procuro estabelecer nesta pesquisa maior importância para a preparação da vida espiritual de quem se propõe a dançar em congregações cristã, acreditando que a dança é uma das maiores expressões seja de comunicação para com Deus ou com o homem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Cardilo, Camila Moura, and Cirlene Cristina de Sousa. "ENCONTROS EDUCATIVOS ENTRE A DANÇA, O ENSINO DA DANÇA E PAULO FREIRE." @rquivo Brasileiro de Educação 9, no. 18 (December 23, 2021): 270–88. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-7344.2021v9n18p270-288.

Full text
Abstract:
O artigo tem como objetivo identificar possíveis encontros entre a dança, o ensino de dança e a educação humanizadora freireana. Além da leitura de artigos e trabalhos acadêmicos sobre dança, debruçou-se sobre as pedagogias de Paulo Freire. A partir desta pesquisa bibliográfica, notou-se alguns pontos de convergência entre a dança, no seu princípio educativo, e a educação freireana, no seu sentido libertador. A partir dessa convergência, chegou-se a cinco encontros fundamentais entre a dança, o ensino da dança e a educação humanizadora freireana, a saber: dança – movimento, dança – emancipação; dança – corpo molhado de cultura; dança – comunicação e dança – conscientização. Na conclusão, destaca-se a dança como um exercício libertador complexo do ser humano no mundo. O dançar não se pode resumir a uma tarefa mecânica do corpo. Ao contrário, a dança é uma atitude humana, um fazer-se, um colocar-se como corpo em movimento, como corpo consciente de si e do mundo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Carvalho, Nicole Blach Duarte de. ""Experiência Dança"." PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG 11, no. 21 (January 29, 2021): 32–60. http://dx.doi.org/10.35699/2237-5864.2021.20630.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um resumo da dissertação de mestrado Experiência Dança: nos bastidores de uma prática artístico-pedagógica, desenvolvida no Instituto de Artes da Unicamp, orientada pela Profa. Dra. Ana Maria Rodriguez Costas. Examinou-se uma prática artístico-pedagógica elaborada pela autora com base em sua trajetória como artista e professora de dança, apoiada em uma perspectiva de dança contemporânea consonante com o pensamento de Louppe (2012) e pressupostos do coletivo Judson Dance (BANES, 1994; 1999; 2003, CAVRELL, 2012). A pesquisa qualitativa de caráter exploratório partiu da abordagem autoetnográfica aliada à investigação da própria prática com o objetivo de evidenciar as articulações entre concepções e práticas de dança bem como a potência do ato dançante em si enquanto gerador e produtor de conhecimentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Schiavo, Aniuska, Cléia Rocha de Oliveira, Anelise Ineu Figueiredo, Lucas Athaydes Martins, Marcos Antõnio Silveira da Costa, and Régis Gemerasca Mestriner. "HÁBITO DE PRATICAR DANÇAS TRADICIONAIS DO RIO GRANDE DO SUL COMO POSSÍVEL FATOR DE PROTEÇÃO PARA A MOBILIDADE, EXPERIÊNCIA DE QUEDAS E QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS." Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano 16, no. 2 (December 10, 2019): 15. http://dx.doi.org/10.5335/rbceh.v16i2.10361.

Full text
Abstract:
Introdução: A dança folclórica do Rio Grande do Sul (RS) é uma atividade coletiva apreciada e praticada por idosos, empregando estímulos sensório-motores e cognitivos em um cenário sociocultural significativo para os seus praticantes. Objetivo: O estudo avaliou se o hábito de praticar danças tradicionais do RS constitui-se como um fator protetor para a mobilidade funcional, ocorrência de quedas e qualidade de vida em indivíduos idosos moradores da região noroeste do estado do RS. Método: Estudo caso-controle, com 54 indivíduos de idade ≥60 anos, divididos em dois grupos, praticantes habituais (caso) e não-praticantes (controle) da dança regionalista do RS da cidade de São Luiz Gonzaga. Os participantes foram avaliados por meio do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), do teste Timed Up and Go em dupla tarefa motora (TUG-DT), pela escala de Equilíbrio de Tinetti, pelo teste do alcance funcional e pela aplicação do questionário de avaliação da qualidade de vida, WHOQOL abreviado. Todos os indivíduos assinaram o TCLE. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da PUCRS (2.278.677). Resultados: Os sujeitos que praticam dança regionalista do Rio Grande do Sul diferiram significativamente dos que não a praticam, evidenciando melhor mobilidade, autopercepção de qualidade de vida e a menor experiência de quedas. A análise de regressão logística binária revelou efeitos em relação à previsibilidade destas variáveis de mobilidade, equilíbrio e quedas para determinar o hábito de dançar: a) Especificamente a cada ml de água derramada no teste do TUG-DT existiu uma chance 6% menor do sujeito pertencer ao grupo praticante de dança; b) Além disso, o fato de o sujeito não ter experienciado quedas elevou em 3,78 vezes as chances deste pertencer ao grupo praticante das danças tradicionais gaúchas, embora o achado apresente uma significância limítrofe. Por fim, verificou-se uma associação independente entre obter escores mais elevados no MEEM e na autopercepção de qualidade de vida com o hábito de dançar, bem como uma redução na quantidade de medicamentos de uso contínuo neste grupo. Conclusões: Pode-se concluir que o hábito da prática de danças tradicionais do RS provavelmente confere benefícios independentes quanto a mobilidade funcional dos idosos e contribui para uma melhor qualidade de vida e, outrossim, a dança talvez, reduza as chances de que seus praticantes experienciem quedas da própria altura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Carvalho, Thainá Maria Silva, and Laura Pronsato. "Interações entre dança e tecnologia: um estudo prático-teórico sobre a dança mediada por dispositivos tecnológicos." Palíndromo 12, no. 26 (January 1, 2020): 110–24. http://dx.doi.org/10.5965/2175234612262020110.

Full text
Abstract:
O presente estudo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa prático-teórica acerca da dança na cultura digital, propondo a experiência de criação em dança e tecnologia. Com o intuito de compreender as especificidades de criação da área, foram desenvolvidas pesquisas bibliográficas a partir de Ivani Santana e Isabel Maria de Cavadas Valverde, bem como pesquisa com softwares e aplicativos para smartphones, resultando no espetáculo ‘Trilha’. A partir dos aspectos apontados por tais autoras este estudo faz uma análise sobre a criação do espetáculo e apresenta reflexões acerca das poéticas tecnológicas utilizadas pelo mesmo. Compreende-se que o carácter prático-teórica aliado a produção de um espetáculo auxilia no alargamento das maneiras de recepção de um estudo acadêmico em artes, assim como amplia os lugares de discussão e alcance da temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Santos, Sara Rego dos. "Dança & metodologia." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 16, no. 2 (December 2, 2017): 87–103. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v16i2.20653.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta como a a/r/tografia, enquanto metodologia de pesquisa baseada em arte, nos auxilia metodologicamente na construção de sequências didáticas para o ensino da Ciberdança, propondo uma inter-relação entre o fazer artístico, a ciência e a docência em dança. Descreve ainda a postura epistemológica que orienta as ações do projeto de tese em desenvolvimento, o contexto, os sujeitos participantes, suas estratégias e procedimentos, bem como as formas alternativas de representação visual que surgem diante dessa atual abordagem metodológica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Teixeira, Irenides, Verena Schultz, Ana Letícia Covre Odorizzi Marquezan, and Valdirene Cássia Da Silva. "DANÇA E MOVIMENTO." Singular Sociais e Humanidades 1, no. 1 (April 4, 2019): 21–30. http://dx.doi.org/10.33911/singularsh.v1i1.24.

Full text
Abstract:
Sabe-se que a fase adulta é um momento em que muitas transformações acontecem e, por isso, algumas adaptações devem ser realizadas na vida do indivíduo. É nessa etapa da vida que as preocupações com a saúde e o bem-estar físico e psicológico se intensificam. A prática de Ballet Clássico em mulheres adultas tem crescido, e pensando nisso este trabalho buscou compreender os impactos psicológicos da prática de Ballet Clássico em mulheres na fase adulta. Para isso foram abordados temas como o Desenvolvimento Humano na fase adulta, a mulher contemporaneidade, conceitos sobre a Qualidade de Vida e sobre os benefícios da atividade física, bem como um breve histórico da dança, mais especificamente do Ballet. Como instrumento de coleta de dados, para responder à questão problema da pesquisa, foi utilizado o método do Grupo Focal. Para a construção dos resultados, foi realizada uma leitura subjetiva das falas das participantes. Com isso foi possível obter como resultado dessa pesquisa que o principal impacto psicológico promovido pela prática dessa atividade se relaciona com transformações positivas da autoestima, autoimagem e autoconceito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Diniz, Irlla Karla dos Santos, and Suraya Cristina Darido. "O que ensinar sobre dança no ensino médio?" Motrivivência 31, no. 58 (May 13, 2019): 1–23. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2019e56603.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi delinear caminhos formativos para a dança no Ensino Médio (EM) a partir de investigações nas Propostas Curriculares Estaduais (PCE), na Segunda versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e nos relatos de professores que trabalham com a formação inicial em Educação Física com as disciplinas de dança. Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa qualitativa que utilizou-se da análise documental e de entrevistas-semiestruturadas como instrumentos para coleta de dados. Como principais resultados, evidenciamos que ainda há dúvidas sobre o caminho formativo da dança no EM, entretanto, as análises indicaram interfaces com as danças populares, de salão e urbanas, além da relevância de aspectos mais específicos como os elementos histórico-culturais, o ritmo e a criatividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Ferreira, Francisco Renato Silva, Miguel Melo Ifadireó, Vanessa De Carvalho Nilo Bitu, and Osé Antônio De Albuquerque Filho. "Processos de Ensino e Aprendizagem: Um estudo sobre a aplicação da Dança Afro-Brasileira no espaço das aulas de Ginástica em Juazeiro do Norte / Teaching and Learning Processes: A Study on the Application of Afro-Brazilian Dance in the space of Gymnastics in Juazeiro do Norte." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 45 (May 30, 2019): 462–88. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i45.1748.

Full text
Abstract:
No Brasil, a dança africana surgiu por iniciativa dos professores e coreógrafos Zumbi Bahia e Ubiracy Ferreira, precursores dessa modalidade e de sua divulgação. Na área do fitness, essa divulgação gerou uma modalidade específica de ginástica, denominada de aero-axé. Nessa pesquisa estamos considerando não apenas referências ao fitness, mas também buscando outras compreensões para a dança africana. Nesse sentido, delimitamos o contexto da pesquisa para as danças afro-brasileiras, ou seja, danças de origem africana divulgadas, criadas ou influenciadas pelos africanos ou por seus descendentes no Brasil. Esta pesquisa caracterizou-se como uma investigação de natureza exploratória, na qual se pretendeu investigar a possibilidade de inserção da dança afro-brasileira como conteúdo para as aulas de aero-axé, na Academia RL-Núcleo de Juazeiro do Norte-CE. Contudo podemos afirmar que a maioria dos sujeitos dessa pesquisa entende e conhece a dança Afro-brasileira, relatado ainda a forma que adquiriram tal conhecimento e a relação com a cultura brasileira e como percebem essa prática dentro da academia que frequentam. Evidenciado ainda que são poucos os sujeitos que não conhecem a dança Afro-brasileira. Esperamos que os frequentadores da sala de ginástica da Academia RL-Núcleo de Juazeiro do Norte – CE tenha não só a preocupação com a estética, condicionamento físico, lazer, entre outros aspectos, mas também que os mesmos tenham conhecimento da cultura brasileira, no caso do Aero-axé, o conhecimento da cultura Afro-brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Braga Goettems, Milene, and Patrícia Dias Prado. "Processos criativos em dança na educação infantil e metodologias participativas de pesquisa com crianças." Debates em Educação 13, no. 33 (December 22, 2021): 312–32. http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p312-332.

Full text
Abstract:
Ao investigar os processos criativos em dança no contexto da Educação Infantil, na construção de uma Pedagogia da infância que defenda o direito à educação e às artes, aos territórios sensíveis e estéticos de crianças pequenas e professoras/es, negando a escolarização precoce, e os tempos e espaços do capital, este artigo apresenta e analisa propostas dançantes através de metodologias participativas em dança com crianças, em uma Escola Municipal de Educação Infantil paulistana. As propostas, que buscaram experiências de movimentos e gestualidades, foram prontamente acessadas pelas crianças de forma investigativa e inventiva, provocando novos processos criativos, exibindo formas de resistência aos padrões impostos e distintas referências de tempo e de espaço às infâncias e a sua educação pela dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Dos Santos Diniz, Irlla Karla, and Suraya Cristina Darido. "BLOG EDUCACIONAL E O ENSINO DAS DANÇAS FOLCLÓRICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: APROXIMAÇÕES A PARTIR DO CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 21, no. 3 (June 9, 2015): 701. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.53073.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi elaborar e avaliar um material didático complementar ao currículo de Educação Física do Estado de São Paulo sob a forma de blog educacional de danças folclóricas. Desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa organizada em três etapas: análise documental do currículo em relação à dança, produção do blog e avaliação por professores. O blog foi apontado como ferramenta de formação continuada possibilitando acesso rápido e reunião de diversas mídias em um mesmo espaço virtual. Contudo, identificaram-se limitações no emprego dessa ferramenta com relação à organização dos conhecimentos da dança, à estrutura escolar e às condições do trabalho docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

CYPRIANO, ABNER SANLAY, and CAROLINE CARVALHO. "A/r/tografia como processo de percepção de si na constituição enquanto artista-professor-pesquisador em Danças de Salão na contemporaneidade." O Teatro Transcende 26, no. 1 (July 28, 2021): 88. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p88-99.

Full text
Abstract:
À luz de questionamentos de como se constitui um artista-professor-pesquisador, discute-se como os processos de pesquisa a/r/tográfica movem percepções nas dimensões artista-professor-pesquisador em Danças de Salão na contemporaneidade. Um caminhar para si que possibilita, a posteriori, perceber os entrecruzamentos entre essas dimensões bem como pontos de tensionamento que causam processos transicionais entre formas de perceber a experiência da Dança em devir ou após seu ato. Para tal, apresenta-se três obras constituídas durante a graduação em Dança que dialogam com processos de subjetivação do acadêmico. Este opta por uma escrita autobiográfica na tecitura de suas experiências com autores como Fuganti, Bondía, Josso, Dias, Carvalho, entre outros. Também se apresenta o processo de constituição das obras utilizadas na sua monografia de graduação em Dança, em que opta por mergulhar na relação entre marcas e costuras que a experiência deixa em si, revisitando sua infância para que sirva como disparador para essa produção artística. Concluindo-se que este processo de organização de uma pesquisa a/r/tográfica contribui para o reconhecimento de como estes processos se dão de forma imbricada com as experiências vividas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Silva, Wermerson Meira, and João Diogenes Ferreira Dos Santos. "A Dança Sagrada: uma discussão de Memória Bergsoniana em movimento." ODEERE 6, no. 2 (December 29, 2021): 327–38. http://dx.doi.org/10.22481/odeere.v6i2.9784.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo trazer a dança sagrada na memória Bergosoniana através das comunidades de terreiros, compreendida como expressões corporais representadas através da materialiação dos corpos e memória no que diz respeito ao movimento, na dança e toque da Orixá Oxum. Embalados pela problemática de como a dança sagrada nos terreiros de candomblé da nação Ketu/Nagô reflete a memória em movimento trazida por Bergson? Com isso propomos um recorte da memória com base em Bergson que nos ajudam á situar a memória em movimentos ancestrais através dos acontecimentos que resultam nas relações sociais de grupos que contribuem através de depoimentos, contatos, lembranças, expressões e recordações (re) construídas sobre um fundamento da dança. Como metodologia de pesquisa, fizemos uma busca no acervo utilizando o referencial teórico de Bergson em as suas publicações correntes na qual, concluímos que a memória exerce papel fundamental para preservação e também para estudos e pesquisas deste universo sagrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Purper, Raquel, and Olga Brigitte Oliva de Araújo. "PENSARFAZER DANÇA DESDE UMA PERSPECTIVA CONTEMPORÂNEA E DECOLONIAL." Arte da Cena (Art on Stage) 6, no. 2 (December 26, 2020): 276–310. http://dx.doi.org/10.5216/ac.v6i2.65655.

Full text
Abstract:
Este artigo tem como objetivo propor pensarfazer processos de ensinoaprendizagem em dança desde uma perspectiva contemporânea decolonial. Foi possível identificar pontos de convergência entre estas perspectivas, já que ambas as correntes de pensamento compartilham pressupostos da concepção libertadora de educação, tais como dialogicidade, defesa da democracia, indissociabilidade entre teoria e prática; corpo mente; razão emoção; incentivo à autonomia dos educandos no seu processo de ensinoaprendizagem e respeito a pluralidade de ideias. A perspectiva decolonial de educação complementa a perspectiva contemporânea de ensino da dança ao fazer refletir sobre o eurocentrismo presente nos currículos dos cursos de dança, sobre a distribuição desigual de valor dada às produções de dança oriundas da Europa e EUA e às produções latino-americanas, especialmente as danças de matrizes afro-brasileiras e indígenas e ao defender uma educação intercultural. Nesse sentido, o pensarfazer processos de ensinoaprendizagem em dança desde uma perspectiva contemporânea e decolonial perpassa pela criação de um currículo de dança intercultural nos espaços formais de ensino, pelo incentivo à pesquisa de pedagogias decoloniais de dança e ao intercâmbio cultural entre as redes de dança latino-americanas. Palavras-chave: dança; decolonial; ensinoaprendizagem; interculturalidade; pensarfazer
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Araujo Vieira, Mariane. "A AUTORIA NA IMPROVISAÇÃO EM DANÇA." Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas 7, no. 2 (October 20, 2020): 152–63. http://dx.doi.org/10.14393/issn2358-3703.v7n2a2020-09.

Full text
Abstract:
Este artigo, parte integrante de uma pesquisa de mestrado em andamento, aborda a questão da autoria nos trabalhos de composição em tempo real em dança. Assim, é proposto neste texto a ideia de que a autoria é vista como uma organização de informações coletivas e compartilhadas elaboradas por um sujeito socialmente inscrito. Dessa forma, a ideia de originalidade e ineditismo de uma obra é questionada, assim como a ideia de autoria como uma função permanente e fixa. Além disso, é abordado que o/a improvisador/a desempenha uma função-autor/a nos trabalhos apresentados em tempo real.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography