Academic literature on the topic 'PESQUISA EM DANÇA'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'PESQUISA EM DANÇA.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "PESQUISA EM DANÇA"

1

Schneider, Patricia, and Sonia Laiz Vernacci Velloso. "O despertar para a dança cigana: um encontro de significados na arte e na licenciatura em dança." O Teatro Transcende 26, no. 1 (July 28, 2021): 129. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2021v26n1p129-143.

Full text
Abstract:
Estudar e pesquisar as danças ciganas é uma nova maneira de contribuir para a preservação da memória de uma cultura milenar, com uma origem em comum com a dança do ventre, e que ao longo do tempo ramificou-se ao se espalhar pelo mundo, a medida em que o povo cigano, como nômade, deslocava- se. O objetivo desta investigação foi pesquisar e refletir sobre as danças ciganas em termos artísticos, pedagógicos e acadêmicos a partir do estudo de referenciais teóricos e vivências de uma das autoras do referido artigo. Buscou-se referências bibliográficas sobre o tema e associou-se como locus de investigação as experiências pessoais desta pesquisadora em aulas de danças ciganas e dança do ventre dos anos de 2017 a 2020, refletindo sobre suas tradições, assim como sobre práticas artísticas e pedagógicas e sua utilização em tempos contemporâneos, com enfoque na metodologia Gypsy Duende. Concluiu-se, com esta pesquisa, que tanto nas danças ciganas quanto na dança do ventre, ao criar significados a partir da diversidade cultural da etnia cigana, delineando relações entre a pessoa que dança e suas existências sociopolítico-culturais, são reconhecidos e valorizados conhecimentos históricos, étnicos e culturais a serem utilizados como instrumentos pedagógicos. Assim como em condutas de exploração da criatividade na dança, utilizando diferentes ritmos e que colaborem na pesquisa de movimentações, em busca de maior autenticidade da expressão e do movimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Galindo, Dolores, and Daniele Miliolli. "Coreocartografia: corpos, dança, pesquisa em psicologia." Revista Polis e Psique 7, no. 3 (January 15, 2018): 26. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.75057.

Full text
Abstract:
Aliado ao interesse de trabalhar processos de criação em Dança Contemporânea como método de pesquisa em Psicologia, este texto discute um tipo de pesquisa onde o corpo de quem pesquisa é, ao mesmo tempo, pesquisado e pesquisador, o que chamamos de coreocartografia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Marília de. "Pesquisa artística de criação em dança." Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 16, no. 1 (December 23, 2008): 21. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v16i17.8645661.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Sousa, Nilza Coqueiro Pires de, and Sandro Caramaschi. "Papel social da dança entre universitários e a seleção de parceiros amorosos." Psicologia Argumento 38, no. 100 (June 4, 2020): 264. http://dx.doi.org/10.7213/psicolargum.38.100.ao04.

Full text
Abstract:
A dança é um comportamento importante da corte em diversas culturas, mas poucas pesquisas investigaram empiricamente o seu papel de indicador no contexto da seleção sexual. O objetivo desta pesquisa foi investigar o processo de socialização e escolha de parceiros por meio da dança, numa perspectiva evolucionista, realizando comparações entre os gêneros. Participaram duzentos universitários de vários cursos de uma universidade pública. Para coletar as informações utilizou-se um questionário. Constatou-se que os homens ao escolher uma parceira para dançar observam principalmente sua aparência física, relatam ainda que a dança favorece apenas o “ficar” e consideram a sensualidade feminina importante enquanto dançam, atribuindo maior importância ao contato corporal e à sedução. As mulheres levam em consideração o aspecto emocional, envolvendo a intimidade, a sociabilidade e a assertividade dos homens ao escolher parceiras para dançar. As mulheres consideram mais importante ao dançar com alguém o respeito, a sintonia com o outro, boa habilidade motora e que transmitam segurança ao dançar. Mencionaram ainda que as pessoas que dançam geralmente são mais sensíveis. Evidenciou-se que homens e mulheres possuem percepções diferentes no que se refere à seleção de parceiros. Os homens se importam mais com a beleza e sedução para iniciar um relacionamento casual, enquanto as mulheres são influenciadas pelas dimensões afetivas, comportamentais e habilidades sociais masculinas envolvidas na interação interpessoal relacionada com a dança. Os resultados corroboram com a hipótese inicial acerca do papel da dança na seleção de parceiros amorosos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Peruzzo, Leomar, and Caroline Carvalho. "PESQUISA EDUCACIONAL BASEADA EM ARTE (PEBA) E AS ARTES CÊNICAS: POSSIBILIDADES EM TEATRO E DANÇA." O Teatro Transcende 23, no. 1 (November 29, 2018): 61. http://dx.doi.org/10.7867/2236-6644.2018v23n1p61-80.

Full text
Abstract:
: Ao considerar a arte como campo de conhecimento no desenvolvimento de capacidades comunicativas, buscamos reflexões sobre a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (PEBA) e as artes cênicas que compreende, neste estudo, o Teatro e a Dança. O presente estudo busca apresentar discussões teórico metodológicas para pensar a inserção das artes cênicas (Teatro e Dança) na pesquisa em educação. Buscamos referências em bases de teses e dissertações (BDTD), repositório de Universidades eda CAPES para conhecermos pesquisas em artes cênicas e educação que adotam como referencial teórico-metodológico a PEBA, e a partir dos dados tecemos nossas discussões em busca de vislumbrar possíveis inserções das artes cênicas na Pesquisa em Educação. Ao término do estudo podemos apontar para a PEBA como uma importante abordagem de pesquisa e produção de conhecimento em Arte e Educação que legitima o Teatro e a Dança como áreas do conhecimento.Palavras chave: Artes Cênicas. Pesquisa em Educação Baseada em Arte (PEBA). A/r/tografia. Teatro. Dança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Gonçalves, Carlos Cleiton Evagelista, and Carolina Dias Laranjeira. "tradição em movimento." Revista NUPEART 25, no. 25 (September 1, 2021): 121–43. http://dx.doi.org/10.5965/2358092525252021121.

Full text
Abstract:
O artigo trata da discussão teórica que norteou uma pesquisa sobre possibilidades de ressignificações da dança popular na escola. O trabalho deu-se nas aulas de artes de uma escola do interior da Paraíba, com estudantes do ensino médio que estão imersos numa cultura local de produção de xaxado. Os padrões de movimento e as técnicas desta dança foram o ponto de partida para um trabalho artístico, no qual as abordagens aconteceram no sentido de promover a leitura e a transformação do movimento a partir de um processo de contextualização do mundo vivido pelo estudante. O artigo traz, entre outras, as contribuições de Nestor Garcia Canclini, Carlos Rodrigues Brandão e Isabel Marques para uma reflexão sobre como as danças populares se conectam com a modernidade, como o discurso da tradição ainda é um forte inibidor do trabalho com dança na escola e como é possível ressignificar a dança num processo criativo que tem a cultura popular como material.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Bauermann, Laura, and Jair Felipe Bonatto Umann. "ESTUDO DO GESTO EM DANÇAS DE CULTURAS POPULARES SOB UMA PERSPECTIVA SISTÊMICA." Cena, no. 22 (July 20, 2017): 197. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.72455.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem como proposta analisar a possibilidade de articulação dos princípios que constituem práticas de estudo do gesto expressivo com investigações no campo das danças das culturas populares. Para tanto, assumimos a perspectiva sistêmica de produção do conhecimento como o eixo que sustenta esta relação. Elaboramos a seguinte pergunta como norteadora da investigação: é possível que as ferramentas de compreensão do corpo na dança – as quais temos acesso pelos estudos que impregnam as pedagogias contemporâneas em dança – atuem numa abordagem sistêmica ao se relacionarem com o fazer da dança popular? Para desenvolver tal questão, buscamos o exercício reflexivo a partir de uma pesquisa documental com referências que trabalham com a aprendizagem de movimento no campo da dança e com o universo das danças populares brasileiras. Destacamos, entre as referências bibliográficas, as publicações de Christine Roquet (2011), Antônio Nóbrega (2013, 1995) e Graziela Rodrigues (2005). Esta pesquisa realizou-se a partir de um referencial que aborda a característica hologramática e complexa dos fazeres humanos. Com esse estudo, foi possível refletir sobre o trabalho de artistas que dialogam com gestos das danças populares, bem como fundamentar uma argumentação a fim de destacar o que significa um trabalho em dança sob uma postura sistêmica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Cavalcante, Lyane. "FREVO NA ESCOLA: UMA PESQUISA DE CORPO E DANÇA-EDUCAÇÃO." Manzuá: Revista de Pesquisa em Artes Cênicas 2, no. 1 (August 18, 2019): 13. http://dx.doi.org/10.21680/2595-4024.2019v2n1id18402.

Full text
Abstract:
Esse artigo tem como objetivo pesquisar e refletir sobre a prática das danças brasileiras, como o Frevo, nas escolas de Pernambuco, mais especificamente nas escolas públicas de Jaboatão dos Guararapes, enfocando os processos de ensino-aprendizagem, coreografia, reconhecimento social, ancestralidade, consciência corporal, ritmo e afetividade em que as aulas de dança proporcionam aos alunos da educação básica. A pesquisa descreve as experiências vividas em sala de aula, utilizando metodologias que envolvem a educação somática, com técnicas de Feldenkrais e a espontaneidade do Frevo, com técnicas do mestre Nascimento do Passo. Esses procedimentos são considerados construtores das práticas pedagógicas, coreográficas e tradicionais em que a dança está inserida, junto ao reconhecimento das dimensões corporais e espirituais do aluno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Strazzacappa, Márcia. "COM QUANTOS PASSOS SE FAZ UM CAMINHO? - UM OLHAR SOBRE AS METODOLOGIAS DE PESQUISA DE/EM DANÇA DO LABORARTE/UNICAMP." Cena, no. 34 (May 31, 2021): 10–20. http://dx.doi.org/10.22456/2236-3254.111068.

Full text
Abstract:
O presente ensaio almeja contribuir para as discussões relativas à produção do conhecimento em dança e em educação a partir de reflexões acerca do modus operandi do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação/Laborarte, grupo de pesquisa vinculado à Faculdade de Educação da Unicamp. Para isso, apresenta e analisa algumas pesquisas de Doutorado que foram desenvolvidas sob minha orientação, descrevendo o percurso entre o projeto inicial de doutoramento e os passos dados até a tese defendida. Como recorte, foram destacadas as seguintes teses - “Gente em cena: fragmentos e memórias da dança em Goiás” de Valéria Maria Chaves Figueiredo (2007), “Uma vida em dança: movimentos e percursos de Denise Stutz” de Lilian Freitas Vilela (2010) e “De como cadeiras se movem: escrevendo meu movimento, movimentando minha escrita, uma experiência A/R/Tográfica em dança” de Scheila Maçaneiro (2013)- que trouxeram contribuições pontuais relativas às metodologias de pesquisa de/em dança e promoveram uma (auto) formação das artistas-pesquisadoras-docentes. Palavras-chavePesquisa de/em dança. Metodologia de Pesquisa. Formação em Dança. Artista-pesquisador-docente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lassibille, Mahalia. "Escrever “a dança” em antropologia: a violência da pesquisa na ponta da caneta." ARJ – Art Research Journal / Revista de Pesquisa em Artes 3, no. 2 (December 18, 2016): 27–43. http://dx.doi.org/10.36025/arj.v3i2.10919.

Full text
Abstract:
Escrever é uma atividade central em antropologia da dança, mas não é um ato neutro nem inocente. O movimento apresenta desafios na transferência para o papel, e expõe o antropólogo aos riscos etnocêntricos. Como ele pode ultrapassar os mecanismos de categorização que construíram seu conhecimento e tendem a orientar seu olhar? Como ele pode dar conta de práticas e usar formas gráficas que transformam o conteúdo estudado? Em que o ato de “escrever a dança” pressupõe uma parte inevitável de violência? Para abordar estes diferentes aspectos, um ângulo de reflexão será desenvolvido a partir de questões levantadas durante a escrita sobre as danças dos Peuls WoDaaBe do Níger. O desafio é associar as problemáticas da escrita na dança e na antropologia, e pensar as relações entre a questão colocada e as ferramentas utilizadas, o movimento e o signo, o pesquisador e os agentes.Tradução para o português: Joana Ribeiro da Silva Tavares e Marito Olsson-Forsberg
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "PESQUISA EM DANÇA"

1

Cavalcanti, Telma Cesar. "Pe, umbigo e coração : pesquisa de criação em dança contemporanea." [s.n.], 1996. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284224.

Full text
Abstract:
Orientador: Regina P. Muller
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-07-22T09:24:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Cavalcanti_TelmaCesar_M.pdf: 4893586 bytes, checksum: d94426a2a0a2d63a1f4629c85491f0d8 (MD5) Previous issue date: 1996
Resumo: Este trabalho é o resultado de um estudo coreográfico que teve como ponto de partida o Coco de Alagoas com enfoque no grupo "Pagode Comigo Ninguérn Pode", liderado pela mestra Hilda Maria da Silva e situado na Chã de Bebedouro, bairro da periferia de Maceió, capital do Estado de Alagoas. O estudo tomou como pressuposto básico o entendimento contextual do Coco, tanto sua dimensão histórica e sócio-cultural quanto no conhecimento e dominio de seus elenlentos estruturais constitutivos-- (movimento,música, dançarino e espaço geral ). Para isso foram realizados procedimentos de várias ordens: pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, análise da dança e estudo musical. Para a análise dos movimentos da dança do Coco, utilizamos a teoria de Rudolf Laban ampliada à luz da coreologia, oomo abordada por Valerie Preston-Dunlop, que ofereceram subsídios tanto para a análise da dança do Coco dentro dos parâmetros escolhidos, como também para a reflexão sobre o processo criativo e sua descrição em termos conceituais. A reflexão sobre as interrelações entre teoria e prática permitiram a sistematização do processo criativo culminando na coreografia apresentada que, junto a esta dissertação, compõem o resultado desta pesquisa. Deste modo, esperamos estar oferecendo um referencial que contribua para o desenvolvimento de outros processos de criação em dança, sejam eles desenvolvidos dentro de instituições acadêmicas ou fora delas
Abstract: Not informed.
Mestrado
Mestre em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lima, Déborah Maia de. "Dança popular e psicoterapia : um estudo sobre “efeitos terapêuticos” em integrantes do grupo Baiadô : pesquisa e prática de danças brasileiras." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2008. http://repositorio.unb.br/handle/10482/3447.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Clínica, 2008.
Submitted by Diogo Trindade Fóis (diogo_fois@hotmail.com) on 2009-09-11T14:08:26Z No. of bitstreams: 1 2008_DeborahMaiadeLima.pdf: 612829 bytes, checksum: 50f1180241a20eaf7970abfc47192e4b (MD5)
Approved for entry into archive by Luanna Maia(luanna@bce.unb.br) on 2010-01-27T12:37:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2008_DeborahMaiadeLima.pdf: 612829 bytes, checksum: 50f1180241a20eaf7970abfc47192e4b (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-27T12:37:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008_DeborahMaiadeLima.pdf: 612829 bytes, checksum: 50f1180241a20eaf7970abfc47192e4b (MD5) Previous issue date: 2008-08
O ato de dançar acompanha a história humana desde suas origens. Em seu início e de maneira eminentemente coletiva, esta forma de movimentação corporal foi e ainda tem sido um importante meio de comunicação e expressão humanas. Realizou-se neste trabalho, um estudo sobre os efeitos terapêuticos encontrados no Grupo Baiadô: Pesquisa e Prática de Danças Brasileiras, um Projeto Ensino e Extensão da Universidade Federal de Uberlândia, MG. Este grupo pratica danças populares de algumas regiões do Brasil e tem por meta estudar danças e ritmos brasileiros originados da tradição. A investigação realizada foi de natureza exploratória e qualitativa. Um questionário foi aplicado, cujas perguntas englobam os seguintes campos de investigação: a) a compreensão dos membros do Baiadô a respeito da Cultura Popular; b) as modificações pessoais entendidas como advindas da permanência no grupo; c) as informações pessoais sobre seus participantes; d) os efeitos (terapêuticos) identificados pelos integrantes em si mesmos, a partir da freqüência nas atividades do grupo em questão. As respostas das perguntas abertas foram analisadas segundo a metodologia de Análise de Conteúdo e distribuídas em categorias globais e iniciais. Em uma análise das respostas e das crenças dos membros do Baiadô obtidas a partir do instrumento aplicado, foi reconhecida, por parte de seus integrantes, a existência de efeitos positivos, em decorrência de sua participação das atividades do grupo. Foi também encontrado que, independentemente da atuação em um contexto onde existiam as danças populares brasileiras, o vínculo e o relacionamento entre seus integrantes tiveram uma fundamental relevância nas modificações descritas pelos participantes. Considerações sobre cultura popular, cultura de massa, psicoterapia e sobre a dança e sua história, propiciaram reflexões sobre a inserção desta manifestação artística no campo das terapias. ______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Dancing has been present in the mankind History since primitive times. Such kind of body movement was, in a strongly collective way, an important means of communication and human expression in its beginnings and it has remained so. In the present research a study concerning the therapeutic effects found in the Baiadô group: Brazilian Dance Research and Practice, an Extension Project of the Federal University of Uberlândia, MG. The Baiadô members perform popular dances from some Brazilian regions by aiming at the traditional dance and rhythm research and renewal. The investigation was a qualitatively exploratory study, carried out by using a questionnaire including questions on the following investigation areas: a) the Baiadô member comprehension concerning Popular Culture; b) intrapersonal changes regarded as derived from the group participation; c) personal information about the participants; d) the inner therapeutic effects identified by the members due to the participation in the group. The open questions were analyzed according to the Analysis of Content methodology and classified as initial and overall categories. The existence of positive effects stemmed from rehearsal participation according to member answer and belief analysis was recognized by some of them. It was also found that the link set by the members and the relationship among them had fundamental importance on the described changes regardless of their performances. Considerations regarding concepts on popular culture, mass culture, psychotherapy, dance and its history provided some thoughts concerning the inclusion of this artistic manifestation in therapy areas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Milioli, Danielle. "Dançando com não/humanos : processos sociotécnicos de criação em dança contemporânea como experimentos de pesquisa." Universidade Federal de Mato Grosso, 2012. http://ri.ufmt.br/handle/1/195.

Full text
Abstract:
Submitted by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-02-08T12:55:52Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Danielle Milioli.pdf: 2720853 bytes, checksum: bbcd1f0c226a90604b86da1f5af31a75 (MD5)
Approved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2017-02-08T13:03:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Danielle Milioli.pdf: 2720853 bytes, checksum: bbcd1f0c226a90604b86da1f5af31a75 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-08T13:03:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Danielle Milioli.pdf: 2720853 bytes, checksum: bbcd1f0c226a90604b86da1f5af31a75 (MD5) Previous issue date: 2012-03-09
CAPES
Este trabalho se situa como diálogo interdisciplinar entre Dança Contemporânea e Psicologia Social atravessado por questionamentos provenientes do campo dos estudos sociotécnicos acerca da centralidade da agência humana. A dissertação é composta por três experimentos onde uma artista e não/humanos são parceiros de dança. A noção de experimentos sociotécnicos de criação empregada visa realçar humanos e não/humanos sem hierarquia agencial ou epistêmica entre ambos. Nessa perspectiva, diferentemente de objetos cênicos tão frequentes na dança, não/humanos são aqueles com quem se constitui a criação. Em cada experimento sociotécnico de criação, diferentes não/humanos constituíram as danças: papéis, grãos de soja e refugos tecnológicos. No primeiro experimento, tomam-se papéis como objeto sensorial para produzir arranjos que tornam visíveis multiplicidades corporais e atributos concernentes às materialidades com as quais se dança. No segundo experimento, a soja como uma espécie companheira encorpora diferentes práticas e transforma-se em tropo para pensar uma natureza dançante que traduz a relacionalidade na construção do mundo. No terceiro, discutem-se as relações entre dança e tecnologia em processos de aparelhagem e desaparelhamento em relações de exoevolução num corpoexperimento.
This paper situates itself as an interdisciplinary dialog between Contemporary Dance and Social Psychology, getting through questionings originating from sociotechnical studies on centrality of human agency. The dissertation is composed of three experiments where an artist and non-humans are dance partners. The notion of sociotechnical experiments of creation applied here aims to highlight humans and non-humans without agencial or epistemical hierarchy between both. In this perspective, unlike scenic objets so often in dance, non-humans are those with whom creation is constituted. In each sociotechnical experiment of creation, different non-humans constituted the dances: papers, soy grains and technological junk. In the first experiment, papers were taken as sensorial object to produce arrangements that turn corporal multiplicities and attributes, concerning the materialities with which it dances, visible. In the second experiment, the soy as companion specimen embodies different practices and turns into a trope to think a dancing nature that translates the relationality in world construction. In the third, relations between dance and technology are debated, in processes of deciving and undevicing in exoevolution relations in an experiment-body.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Nagai, Angela Mayumi. "Quem dança em mim? : uma relação personagem-intérprete no método BPI (Bailarino-Pesquisador-Intérprete)." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284385.

Full text
Abstract:
Orientador: Graziela Estela Fonseca Rodrigues
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-20T14:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nagai_AngelaMayumi_D.pdf: 4465469 bytes, checksum: cf4cd0b6d79ea74f9c7c34a39ed86255 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: Este trabalho dedica-se à vivência e análise de um processo criativo em dança através do método Bailarino-Pesquisador-Intéprete (BPI), criado pela artista e pesquisadora Profa. Dra. Graziela Rodrigues. Quem dança em mim? Uma relação personagem-intérprete no método BPI é a continuação do trabalho de dissertação desenvolvido com o mesmo método, intitulado O Dojo do BPI: Lugar onde se desbrava um caminho (2008). Nele vivenciei o primeiro eixo, O Inventário no Corpo. Na presente pesquisa, dá-se continuidade à prática e reflexão dos eixos subseqüentes do BPI: o Co-habitar com a Fonte e a Estruturação da Personagem. O eixo Co-habitar com a Fonte foi vivenciado no sertão do Cariri, no estado da Paraíba, onde co-habitei com a mestra de pífano Dona Zabé da Loca. Meu interesse residia sobre os artistas populares do sertão, em especial as mulheres musicistas. A partir do contato com este campo, um inusitado universo feminino se abriu e se desdobrou no eixo subseqüente do método: A Estruturação da Personagem. A tônica do trabalho acabou residindo sobre este eixo, a Estruturação da Personagem. Uma personagem no BPI é, num primeiro momento, Incorporada, no sentido de ter reveladas as suas características basais. Ela não é imaginada, desejada ou construída: ela é descoberta a partir do confronto entre o arquivo de vida gravado no corpo do bailarino (elaborado no eixo Inventário no Corpo) e o contato com o campo de pesquisa por ele escolhido (segundo eixo do método, o Co-habitar com a Fonte). Desta relação fecha-se uma gestalt sempre original e única, a qual será lapidada em sua potência dançarina, possibilitando uma reflexão sobre o conceito de dança, no método BPI. O embate da intérprete com a personagem é analisado como um processo de criação co-evolutivo, dialético e "às avessas". A travessia corporal da bailarinapesquisadora- intérprete foi pautada por sombrios aspectos da humanidade trazidos à luz pela conscientização dos sentidos de cada movimento, até o aflorar de uma dança que se constitui pela capacidade de superação e bem-aventurança
Abstract: This work aims at the experience and analysis of a creative dance process through the Dancer-Researcher-Performer (DRP) method, conceived by the artist and researcher Prof. Dr. Graziela Rodrigues. Who dances inside me? A character-performer relationship in the DRP method (Dancer-Researcher-Performer) is a continuation of my dissertation work developed with the same method, entitled The Dojo of DRP: a place where a pathways bloom (2008). In that work, I experienced the first axis of the method, the Inventory in the Body. In the present research, I carry on with the practice of and the reflection on the subsequent axes of DRP: the Co-Inhabiting with the Source and The Structuring of the Character. The Co- Inhabiting with the Source axis was experienced in the hinterland of Cariri in the state of Paraíba, Brazil, where I have co-inhabited with the master of the flute (pífaro) Ms. Zabé da Loca. My interest lay on the popular artists of the Northeastern hinterland of Brazil, particularly women musicians. After this contact, an unusual feminine universe was opened and unfolded in the subsequent axis of the method: The Structuring of the Character. The emphasis is on the third axis method, The Structuring of the Character. A character in the DRP method is, at first, embodied, in the sense of having its basal characteristics revealed. The character is not imagined, wished or built: it is discovered from the confrontation between the archive of life recorded in the body of the dancer (drafted in the first axis of the method, The Inventory in the Body) and the field of research chosen by him/her (or second axis, The Co-Inhabit with the Source). An original and unique gestalt is based upon this relationship, which will be refined in its dancing power, providing a reflection on the dance concept in the DRP method. The clash between the performer and the Character is analyzed as a process of a co-evolutionary and dialectical creation, but as if it were an "inside out" creation. The dancer-researcher-performer's body passage is measured by the dark aspects of humankind that are brought to light through the awareness of the senses of each movement up to the blooming of a dance consisting of blessedness and the capacity to overcome darkness
Doutorado
Artes Cenicas
Doutor em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rosa, Tatiana Nunes da. "A pergunta sobre os limites do corpo como instauradora da performance : propostas poéticas - e, portanto, pedagógicas - em dança." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2010. http://hdl.handle.net/10183/26481.

Full text
Abstract:
Esta dissertação faz parte de uma pesquisa poética que abrange produções artísticas em dança. Assim, o corpo contínuo ou algodãozado é apresentado não como um conceito, mas como uma noção que opera construindo obras. Esse termo é uma imagem cunhada no âmbito da produção artística e pedagógica da autora, e procura dar conta de um entendimento de um corpo que não se reduz ao biológico, um corpo que, uma vez experimentado, desdobra-se em imagens, conceitos, palavras, sensações, impossibilitando o encontro com uma realidade última ou com um eu. Esse corpo também se desdobra no espaço, ao qual se entrega, do qual depende e com o qual é dinamicamente formado. Nesse campo de um eu problemático, o ponto de vista em primeira pessoa, a via da escuta das sensações, procura ser uma ferramenta de acesso para que se possa perceber os jogos de poder, de definições de realidade e conceitos, reiterados nas ações corporais, entendidas como idênticas a conceitos e imagens. Como essa experiência não encontra um ponto de fundação, passa a ser entendida como detonadora de um processo de criação permanente, confundindo arte e vida e solicitando ao fazer artístico a responsabilidade por explicitar as convenções que o legitimam, bem como pela proposição de outros modos de fazer. Daí a necessidade de compreender um processo artístico à luz das tradições que informam seus modos de fazer, ou, dito de outra maneira, que lhe subjetivam. No caso desta pesquisa, esta tradição abrange o legado de John Cage e Merce Cunningham, e, mais especificamente, da geração da Judson Church, ou da chamada dança pós-moderna norte-americana dos anos 1960 e 1970, especialmente no que se refere ao uso de técnicas de educação somática proposto como procedimento artístico por esses últimos. As produções artísticas aqui enfocadas – a série Caixas, os desdobramentos do espetáculo Instruções para abrir o corpo em caso de emergência e os procedimentos de falar-fazer – são produzidas por esse entendimento. Ao longo dos anos da pesquisa, o fazer das mesmas foi demandando a complexificação do entendimento do corpo algodãozado, desembocando na própria abordagem da escrita aqui presente como um de seus desdobramentos poéticos.
The present dissertation is one of the results of a research in Poetics, which comprises also artistic Dance productions. The terms Continuous or Cottoned Body are presented not as a concept, but as a perception that develops a work of art. Cottoned Body is an image derived from the author’s Artistic and Educational history, built on the understanding of a body that can’t be reduced to Biology. A body that, once experienced, unfolds into images, concepts, words, sensations, not to be limited to a ultimate reality or a Self. The firstperson point of view, the way of listening to sensation, is an tool to access power games, definitions of reality and concepts, which are reiterated in body actions – herein understood as identical to concepts and images. The foundations of such experience are not attainable, therefore it fosters a permanent creative process, blurring Life and Art, and compelling the Artist to present the conventions that legitimate her Poiesis. Hence the need to comprehend Poiesis in light of the traditions that subject it. In the present research, this traditions can be traced back to the legacy of John Cage and Merce Cunningham, and the Judson Church generation from the 1960s and 1970s. We focus specifically on the use of Somatic Education as a tool for artistic creation by the Judson Church group. The artistic works analyzed in this dissertation (the Caixas series; the developments of Instruções para abrir o corpo em caso de emergência; and the Falar-Fazer procedures) are a result of such comprehension. During the research time, the Poiesis of these works engendered a complexification of the notion of Cottoned Body. This complexification resulted in the narrative approach presented in this dissertation, itself one of its poetic unfoldings.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Ribeiro, Junior Djalma. "Criação audiovisual na convivência dialógica em um grupo de dança de rua como processo de educação humanizadora." Universidade Federal de São Carlos, 2009. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2484.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:39:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2496.pdf: 1366255 bytes, checksum: fe3e1290b9827074b07dbe1736263183 (MD5) Previous issue date: 2009-05-29
This research was developed between 2007 and 2009 in the context of a humanizing process of audiovisual creation which values the creation and criticism ability of the young participants of Arte Urbana group, a street dance group established in Jardim Cruzeiro do Sul, in São Carlos-SP suburb. The study is conducted through the audiovisual creation process, clarifying the pedagogical contribution by the universe of images and sounds to support a proposal of popular education constructed in communion through action research and dialogue, and therefore, dialectic and intersubjective between the subjects involved in this research. It is not just about a technical knowledge proposal related to audiovisual creation, but it is essential that this technical knowledge keep up with an awareness process, a critical approach with the reality of all involved in this process. Keeping on, the audiovisual creation process contributes to construct a critical consciousness linked to the individual creation and achievement ability, enabling the development of an audiovisual work that attends the whole group interests. The research intends to contribute to the debate on educational research methodologies, proposing and experiencing an action research, ethically committed to the popular groups, constructed itself by subjects who cohabit and dialog, who are educated at the same time that educate. Using the methodology of action research, a video was created to contribute to the affirmation of the street dance as a cultural movement and to make a positive image of its participants before the society. Therefore, the main question has become to identify how potential is the audiovisual creation process to contribute to the affirmation of the street dance as a culture and to make a positive image of its participants. The answer for this question gave prominence for the educational processes present in the group and which have contributed to the creation of an audiovisual work constructed in the humanizing perspective and in the dialogue between all the ones who participated in this research action. Thus, the research aimed to understand the educational processes applied during an audiovisual creation practice constructed in a collective and dialogical way, identifying if this audiovisual creation process has collaborate to solve the problem indicated by the group. We have attended the activities, meetings, rehearsals and presentations of Arte Urbana group and the audiovisual creation was inserted into the daily life of the group. During this process we did interviews, talks and observations. After the gotten data were organized and analyzed, they brought up some important values in the group as love, trust, respect, responsibility. The participants have associated the group with a family who has the dialogue and the autonomy as two of the most remarkable characteristics. This deep experience with Arte Urbana family have showed that there are possibilities of working with audiovisual creation processes inserted in social practices, in order to assist in the human formation.
A presente pesquisa, realizada entre 2007 e 2009, insere-se no contexto de um processo de criação audiovisual humanizador que valoriza o poder de criação e crítica dos e das jovens participantes do grupo de dança de rua Arte Urbana, constituído no Jardim Cruzeiro do Sul, periferia da cidade de São Carlos-SP. A veia condutora deste estudo está estruturada no processo de criação audiovisual que atende a uma proposta de educação popular construída em comunhão através da pesquisa-ação e do convívio dialógico e, portanto, dialético e intersubjetivo entre os sujeitos envolvidos nesta pesquisa. Não se trata da proposição apenas de um saber técnico relacionado à realização audiovisual, mas que este saber técnico caminhe juntamente com um processo de conscientização, de aproximação crítica da realidade de todos(as) envolvidos(as) nele. Nesse sentido, o processo de criação audiovisual contribui para a construção de uma consciência crítica atrelada ao poder da criação e realização do indivíduo, possibilitando o desenvolvimento de uma obra audiovisual que atenda aos interesses do grupo. A pesquisa pretende contribuir com o debate em relação às metodologias de pesquisa em educação, ao propor e experienciar uma pesquisa-ação que se constrói através de sujeitos que convivem e dialogam, que são educados, ao mesmo tempo em que educam. Utilizando-se da metodologia da pesquisa-ação foi realizado um vídeo que pretende contribuir para a afirmação da dança de rua como movimento cultural e para a positivação dos seus praticantes perante a sociedade. Assim sendo, a principal questão que se construiu foi a de identificar qual é a potencialidade do processo de criação audiovisual para contribuir na afirmação da dança de rua como uma cultura e na positivação da imagem dos(as) dançarinos(as). Em sua resposta deu-se o destaque aos processos educativos presentes no grupo e que contribuíram para a realização de uma obra audiovisual construída na perspectiva humanizadora e no convívio dialógico entre todos e todas que participaram desta pesquisa-ação. Desta forma, a pesquisa objetivou compreender os processos educativos que permearam uma prática de criação audiovisual realizada de forma coletiva e dialógica, identificando se esta realização audiovisual colaborou para a resolução do problema apontado pelo grupo. Acompanhamos as atividades, reuniões, ensaios e apresentações do grupo Arte Urbana e a criação audiovisual foi inserida dentro do cotidiano do grupo. Realizamos entrevistas, rodas de conversas e observações. Os dados obtidos foram organizados e, depois de analisados, revelaram alguns valores presentes no grupo como o amor, a confiança, o respeito, a responsabilidade. Os participantes associaram o grupo a uma família que tem no diálogo e na autonomia umas das características mais marcantes. Esta experiência vivenciada com a família Arte Urbana mostrou possibilidades de se trabalhar com processos de criação audiovisual inseridos em práticas sociais, de forma a auxiliar na formação humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sertori, Rafael Henrique Viana. "O intérprete e a criação em dança: conversas com seis artistas da cena da cidade de São Paulo." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-07072017-154603/.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa, de natureza teórico-artística, propõe caminhos para investigarmos a figura e o fazer artístico do intérprete de dança na contemporaneidade, refletindo sobre algumas das principais especificidades de sua atuação. Pautado, sobretudo, no diálogo estabelecido com seis artistas que atuam na cidade de São Paulo, este estudo teve como principal objetivo pensar a dança do ponto de vista do intérprete. Desse modo, a pesquisa dá voz a seis intérpretes mulheres da cena contemporânea, trazendo à tona reflexões sobre os principais assuntos presentes em seus discursos, relacionados aos seus próprios contextos de trabalho. Além disso, esse estudo também pensa e estabelece relações entre a teoria e a prática da dança, a partir da elaboração de um solo cênico-coreográfico.
This research, of artistic and theoretical essence, suggests ways of investigating the nature and the artistic practice of the dance performer nowadays by reflecting on some of his/her main performance particularities. Centrally based on conversations with six artists of São Paulo city, this study has had as major purpose to regard dancing from the performer\'s perspective. Thus, the research gives voice to six female performers of the contemporary scene, bringing to light considerations on the main issues exposed in their speeches, related to their own work contexts. Furthermore, this study also reflects on the connections between dance theory and practice with the creation of a choreographic solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Sousa, Nilza Coqueiro Pires de. "Pesquisa-ação de formação continuada em educação física no âmbito da dança : as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de educação física, arte e pedagogia /." Rio Claro, 2016. http://hdl.handle.net/11449/150273.

Full text
Abstract:
Acompanha um DVD com anexo 2
Orientador: Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger
Banca: Lenira Peral Rengel
Banca: Maria do Carmo Monteiro Kobayashi
Banca: Yara Aparecida Couto
Banca: Fernanda Rossi
Resumo: Na presente pesquisa-ação objetivou-se analisar, por intermédio de um programa de formação continuada em Educação Física, no âmbito da dança, as possíveis implicações no repensar e na transformação da prática pedagógica de um grupo de professores de Educação Física, Arte e Pedagogia, que atua na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, no que se refere ao ensino da dança na escola, visando a interdicisplinaridade entre as três áreas de conhecimento. O programa foi realizado por uma Universidade pública, em parceria com duas Secretarias Municipais e uma Diretoria Regional Estadual de Educação do interior paulista, a qual pautou-se nas contribuições da Dança Educativa, preconizadas por Rudolf Laban (1966, 1975a, 1975b, 1978a, 1978b). Na revisão da literatura, abordou-se a formação inicial, a dança educativa, a formação continuada e a proposta educacional. O método de abordagem do estudo de caso foi fundamentado na metodologia da pesquisa-ação, que privilegiou uma abordagem mista (quali-quantitativa). O material empírico foi constituído por questionários, entrevistas semiestruturadas, relatos orais e escritos, análises documentais e observações da prática pedagógica de um grupo de professores. Na primeira etapa das coletas participaram quarenta e um professores, sendo que a segunda etapa da investigação foi constituída por um grupo de vinte e a última, referente à observação da prática pedagógica, contou com nove educadores. A análise foi realizada articuladam... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In this action-research the goal was to analyze, in the field of dancing, through a program of continuing education in Physical Education, the possible implications in the reinvention and transformation of the teaching practice of a group of Physical Education, Arts and Pedagogy teachers that are actively working in elementary schools or in the early years of middle school, regarding the teaching of dance in schools, focusing in the interdisciplinarity between the three areas of knowledge. This program was made by a public university, along with two Municipal Secretaries and a State Regional Directory of the state of São Paulo, based on the contribuitions of Educational Dance, advocated by Rudolf Laban (1966, 1975a, 1975b, 1978a, 1978b). While making the proposed literature reviews, the following aspects were analyzed: initial formation, educational dance, continuing education and its educational mission. The approach method for this case study was fundamented in action research, focusing on mixed qualitative and quantitative samples. The empirical knowledge consisted of questionnaires, semi-structured interviews, oral and written reports, document analysis and observations in the teaching practice of a group of teachers. Forty one teachers participated in the first sample collection, twenty one in the second, and nine in the last, regarding the observation of teaching practice. The analysis was articulately made along with the text production, through descriptive statistics processes and content analysis. From the analysis, it was determined that few formative actions in dancing are offered by public agencies. Regarding the dance experiences during schooling, the most predominant ones were accomplished within other contexts (gyms, dance clubs, friends' houses, etc), all related to moments of fun and participation in holiday celebrations during the school ... (Complete abstract electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peter, Caroline Silveira. "Enlace de princípios = dança moderna/Martha Graham e Lume/Unicamp em diálogo." [s.n.], 2009. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/283953.

Full text
Abstract:
Orientador: Renato Ferracini
Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-16T18:20:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Peter_CarolineSilveira_M.pdf: 1050767 bytes, checksum: 65f53ab53b6563fb4924d45b8a44143d (MD5) Previous issue date: 2009
Resumo: A presente dissertação visa a contribuir para a discussão acerca dos procedimentos técnicos para a formação do ator-bailarino. Para tanto, estuda duas propostas formativas de corpo-em-arte, Dança Moderna/Martha Graham e o método de trabalho desenvolvido pelo Lume - Núcleo de Pesquisas Interdisciplinares de Teatro da Unicamp. Também identifica e descreve os princípios norteadores destas duas práticas, correlacionando-os para, assim, analisar as possibilidades de semelhanças existentes entre os mesmos. A partir de experiência prática com ambas as técnicas, especulou-se que pudessem existir princípios comuns entre ambas e relações entre os trabalhos técnicos desenvolvidos, apesar dos resultados cênicos serem diferenciados, não se constituindo como objetos de interpretação neste estudo. Desse modo, foi analisada a possibilidade de diálogo existente entre alguns princípios que compõem o fazer prático dessas propostas, tomando como ponto de partida o trabalho de campo realizado com Carlos Simioni, fundador do Lume, e com Nair Moura, professora de dança moderna e discípula de Cecy Frank
Abstract: The present study aims at contributing to the discussion concerning the technical procedures for the formation of the actor-dancer. In order to do that, it analyzes two formative proposals of body-in-art, Modern Dance/Martha Graham and the method of work developed by LUME - Nucleus of Interdisciplinary Research on Theater from Unicamp. It also identifies and describes the principles of these two practices, correlating them for, thus, analyzing the possibilities of similarities between them. From the practical experience with both techniques, it was speculated that there could exist common principles between both and relations between the technical works developed, although the scenic results are different and do not constitute an object of interpretation in this study. This way, it was analyzed the possibility of dialogue between some principles that compose the practical aspect of these proposals, having as a starting point the field work carried out along with Carlos Simioni, founder of LUME, and with Nair Moura, teacher of modern dance and Cecy Frank's disciple
Mestrado
Artes
Mestre em Artes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Coelho, Sílvia Tengner Barros Pinto. "Corpo, Imagem e Pensamento Coreográfico. Da Pesquisa Coreográfica Contemporânea Enquanto Discurso: Os Exemplos de Lisa Nelson, Mark Tompkins, Olga Mesa e João Fiadeiro." Doctoral thesis, 2016. http://hdl.handle.net/10362/21393.

Full text
Abstract:
Chamei aos estúdios de dança e aos jogos neles praticados: «máquinas de pensamento coreográfico» e fui aferir da produção de pensamento coreográfico com quatro artistas. Colocámo-nos numa relação diferente da que tínhamos anteriormente (eles orientadores-investigadores em oficinas coreográficas e eu aluna-investigadora, coreógrafa, bailarina, mas também espectadora). Continuei a frequentar as suas propostas de investigação, assumi-me como testemunha e cúmplice desses processos, e finalmente tomei o papel da escrita, de um registo que não pretende reportar o «real», mas sim estar à altura do pensamento produzido e que se revelou importante na relação com as minhas próprias inquietações. A saber, das relações que o estúdio, o espelho e as câmaras estabelecem com o pensamento contemporâneo, em particular com o pensamento coreográfico; da passagem da dissolução à forma, e vice-versa, num dispositivo que envolve vários processos, níveis de atenção, de intensidade, de velocidade, de perspectiva. Estratos que se vão organizando em com-posições de relações de várias ordens. Considerei a ética de trabalho desenvolvida nalguns processos de pesquisa, uma «ginástica» do pensamento crítico e um reconhecimento do «político» - tal como é enunciado por André Lepecki em Coreopolítica e Coreopolícia (2011) – posto em «pensacção» dentro dos estúdios e levado, enquanto «arte» da atenção, para fora deles.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "PESQUISA EM DANÇA"

1

do Nascimento, Simone Mattos. Oferta e implantação da dança sênior na atenção básica. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21090200.

Full text
Abstract:
O meu interesse pela Dança Sênior deu-se logo no início da minha experiência acadêmica, quando ingressei no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já tinha muito empenho pela Geriatria e Gerontologia e bem como pela Fisioterapia Preventiva e Respiratória, uma vez que realizei meus estágios acadêmicos na Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e no Cuidado Integrado à Pessoa Idosa (CIPI) na [Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATi) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)], todos no Rio de Janeiro. Ainda tive o meu primeiro contato com a Dança Sênior onde fiquei maravilhada com este recurso terapêutico direcionado à pessoa idosa. Em 2002, tive a felicidade de ingressar no Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde a Professora de Educação Física Kátia Pedreira Dias nos apresentou a Dança Sênior, aflorando novamente o meu encantamento por esta modalidade terapêutica. Neste mesmo ano, comecei a fazer os Cursos de Dança Sênior no Rio de Janeiro. Por, por motivos particulares, finalizei a minha Habilitação em Dança Sênior em Belo Horizonte- MG. No Rio de Janeiro – RJ programei e fui dirigente de Dança Sênior no Grupo de DANÇA SÊNIOR do Núcleo de Geriatria do Hospital Central da Aeronáutica (NUG/HCA); do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica do Galeão-(COGAL); do DANÇANDO SEM DOR do Programa de Dor e Cuidado Paliativo e Programa de Atendimento Domiciliar Multiprofissional (PADI) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) / UFRJ. Já em Minas Gerais, tive a felicidade de implantar e dirigir o grupo de Dança Sênior do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (SSSGABH) e de Lagoa Santa (SSSGALS) fui somente dirigente de Dança Sênior no Serviço Social do Comércio (SESC) – Belo Horizonte/MG; no Centro de Referência do Idoso – Belo Horizonte/MG, no Centro de Saúde Padre Maio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Pompeu e Braúnas em NASF e Programa Saúde da Família (PSF). Em 2010, como Facilitadora de Oficina de Esporte e Lazer – Projovem em Pirassununga fui convidada para dar uma Oficina de Dança Sênior para os jovens e o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Vila São Pedro do Município de Pirassununga/SP. Pela minha experiência profissional enquanto Fisioterapeuta Gerontogeriátrica; por ter Habilitação em Dança Sênior; e ter atuado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vejo que a Dança Sênior é uma prática corporal viável de ser aplicada na Atenção Básica de qualquer município brasileiro. Contudo, por ter uma elevada clientela idosa usuária das USFs, o município de Pirassununga foi escolhido para a implantação da oferta da Dança Sênior, essa pode ser nova modalidade de prática corporal direcionada para pessoa idosa. Atualmente, estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a Dança Sênior junto ao Programa de Pós- Graduação e Gestão da Clínica (PPGGC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estou muito feliz com o aprendizado adquirido enquanto aluna de um Mestrado Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

do Nascimento, Simone Mattos. Oferta e implantação da dança sênior na atenção básica. Edited by Marcia Alessandra Arantes Marques. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21090200.

Full text
Abstract:
O meu interesse pela Dança Sênior deu-se logo no início da minha experiência acadêmica, quando ingressei no Curso de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Já tinha muito empenho pela Geriatria e Gerontologia e bem como pela Fisioterapia Preventiva e Respiratória, uma vez que realizei meus estágios acadêmicos na Casa Gerontológica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG) e no Cuidado Integrado à Pessoa Idosa (CIPI) na [Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATi) e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)], todos no Rio de Janeiro. Ainda tive o meu primeiro contato com a Dança Sênior onde fiquei maravilhada com este recurso terapêutico direcionado à pessoa idosa. Em 2002, tive a felicidade de ingressar no Curso de Especialização em Geriatria e Gerontologia Interdisciplinar da Universidade Federal Fluminense (UFF) onde a Professora de Educação Física Kátia Pedreira Dias nos apresentou a Dança Sênior, aflorando novamente o meu encantamento por esta modalidade terapêutica. Neste mesmo ano, comecei a fazer os Cursos de Dança Sênior no Rio de Janeiro. Por, por motivos particulares, finalizei a minha Habilitação em Dança Sênior em Belo Horizonte- MG. No Rio de Janeiro – RJ programei e fui dirigente de Dança Sênior no Grupo de DANÇA SÊNIOR do Núcleo de Geriatria do Hospital Central da Aeronáutica (NUG/HCA); do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica do Galeão-(COGAL); do DANÇANDO SEM DOR do Programa de Dor e Cuidado Paliativo e Programa de Atendimento Domiciliar Multiprofissional (PADI) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) / UFRJ. Já em Minas Gerais, tive a felicidade de implantar e dirigir o grupo de Dança Sênior do Centro Social e Esportivo dos Suboficiais e Sargento da Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (SSSGABH) e de Lagoa Santa (SSSGALS) fui somente dirigente de Dança Sênior no Serviço Social do Comércio (SESC) – Belo Horizonte/MG; no Centro de Referência do Idoso – Belo Horizonte/MG, no Centro de Saúde Padre Maio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Belo Horizonte e Prefeitura Municipal de Pompeu e Braúnas em NASF e Programa Saúde da Família (PSF). Em 2010, como Facilitadora de Oficina de Esporte e Lazer – Projovem em Pirassununga fui convidada para dar uma Oficina de Dança Sênior para os jovens e o grupo de idosos do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na Vila São Pedro do Município de Pirassununga/SP. Pela minha experiência profissional enquanto Fisioterapeuta Gerontogeriátrica; por ter Habilitação em Dança Sênior; e ter atuado no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), vejo que a Dança Sênior é uma prática corporal viável de ser aplicada na Atenção Básica de qualquer município brasileiro. Contudo, por ter uma elevada clientela idosa usuária das USFs, o município de Pirassununga foi escolhido para a implantação da oferta da Dança Sênior, essa pode ser nova modalidade de prática corporal direcionada para pessoa idosa. Atualmente, estou desenvolvendo uma pesquisa sobre a Dança Sênior junto ao Programa de Pós- Graduação e Gestão da Clínica (PPGGC) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estou muito feliz com o aprendizado adquirido enquanto aluna de um Mestrado Profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pimentel de Oliveira, Fernanda, Francisca Lucélia Ribeiro de Farias, and Maria Raquel da Silva Lima. Práticas Integrativas e Complementares: Relatos e Pesquisas Multidisciplinares. Editora SertãoCult, 2021. http://dx.doi.org/10.35260/67960531-2021.

Full text
Abstract:
Nas últimas décadas, houve um crescente estímulo à utilização de práticas alternativas de saúde, as chamadas práticas Integrativas e Complementares – PIC, que se constituem de técnicas advindas da Medicina Tradicional Chinesa Integrativa. As Práticas Integrativas Complementares na atualidade podem e devem ser consideradas um grande avanço para a saúde pública brasileira e mundial. No âmbito da promoção do cuidado, estas práticas, junto à medicina convencional, ampliam as possibilidades de tratar pessoas que já estão com algum tipo de patologia. A medicina científica moderna trabalha essencialmente com a doença, enquanto a abordagem da medicina oriental, ao contrário, busca justamente preservar a globalidade do sujeito e o processo vital e social em geral. Procura a causalidade da doença dentro de um contexto mais amplo, multifatorial e é contrária à hiperespecialização[1]. Resta-nos investigar os modos de articular e integrar os dois saberes. É nessa perspectiva que se inclui esse novo modelo de prevenção de agravos e de doenças, reabilitando e até mesmo curando algumas patologias. A proximidade com os profissionais, o toque destes durante as atividades, a escuta terapêutica, o silencio produzido durante a meditação, as mãos entrelaçadas nas danças e outras modalidades das PICs promovem o fortalecimento do vínculo entre profissional-paciente, estimula o autoconhecimento, o autocuidado, a corresponsabilidade, além de favorecer troca de experiências. Pode-se afirmar que a expressão de afetos como emoções e sentimentos são importantes para a saúde mental e isso as práticas integrativas trazem à tona. As PICS são terapias embasadas no olhar para o ser humano como um todo, considerando não só aspectos físicos, como uma dor de cabeça, por exemplo, mas também o que pode estar gerando aquela dor: características emocionais, sociais e psíquicas. São recursos que buscam a prevenção das doenças e a recuperação da saúde a partir do autocuidado, dando ênfase também à escuta acolhedora e ao desenvolvimento de vínculo terapêutico entre a pessoa atendida e o profissional de saúde. É claro que se faz necessário o conhecimento e a preparação para a aplicações de tais técnicas, mas deve-se enfatizar que essas práticas têm um preço mais acessível à população se comparado aos preços dos medicamentos alopáticos. As PICs nos fazem aprender uma nova maneira de “fazer” saúde, em uma visão que prega a interdisciplinaridade dos saberes e olhares, somando práticas, conceitos e habilidades. Essa modalidade descarta por completo o modelo biomédico, pois busca entender o indivíduo como um todo, e não somente por partes. Pois a fragmentação do cuidado dificulta o relacionamento interpessoal, a comunicação e o bom prognóstico do indivíduo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Marques, Marcia Alessandra Arantes, ed. Educação Física e Ciência do Esporte. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21110400.

Full text
Abstract:
Este livro, apresentado em capítulos, se inclui como um processo de ampla reflexão sobre a Educação Física no Brasil, uma vez que atende a diferentes perspectivas apresentadas atualmente na área. A ampla gama de assuntos com temáticas diversas demonstra o quanto a Educação Física pode contribuir, tanto em aspectos relacionados à qualidade de vida dos indivíduos; às práticas de lazer e esportes; à valorização do brincar; à produção de conhecimento na área e suas peculiaridades na Região Norte, bem como nos fatores motivacionais e da psicologia positiva intervenientes na prática esportiva. Estes conhecimentos são de efetiva aplicabilidade no cotidiano dos indivíduos, na compreensão dos pesquisadores e na experiência empírica dos profissionais que atuam diretamente no contexto esportivo, desde o esporte recreativo ao alto rendimento. Diante dos avanços no campo da Educação Física nas últimas décadas, as investigações apresentadas poderão desencadear uma apreciação indagativa dos leitores, evidenciando amplas possibilidades a partir dos diversos tipos de estudo. No decorrer da obra é possível encontrar investigações de natureza documental, estudos descritivos e revisões sistemáticas. No Capítulo 1, intitulado Análise da qualidade de vida de idosos praticantes de dança de ritmos coreografados, a autora analisa a qualidade de vida de idosos por meio do WHOQOL-bref, um questionário desenvolvido e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O capítulo 2 Lazer e esporte: análise dos espaços públicos em Muzambinho/MG nos apresenta a realidade dos espaços públicos de lazer desta cidade histórica mineira de aproximadamente 20.000 habitantes. Já nos capítulos 3 e 4, parte I e parte II (O brincar e as atividades motoras no tratamento de câncer infantil: revisão sistemática), os autores utilizaram o método Prisma para nos trazer os estudos com brincar e a prática de atividades motoras em crianças que realizam tratamento de câncer. Os Capítulos 5 e 6, partes I e II (Motivação e paixão dos atletas paranaenses de atletismo nas provas de meio fundo e fundo) os autores investigaram os fatores motivacionais que direcionam os atletas paranaenses à inserção nestas provas que exigem dos atletas persistência e esforço, visando com este conhecimento auxiliar o trabalho dos atletas, treinadores e preparadores das equipes de atletismo. No Capítulo 7, intitulado A produção do conhecimento dos professores de educação física da FEFF-UFAM, com base nos grupos temáticos do Colégio Brasileiro de Ciência dos Esportes, as autoras, por meio da análise documental, buscaram valorizar o conhecimento científico produzido nas dissertações e teses da Região Norte do Brasil no período de 1981 a 2014, possibilitando um olhar mais atento às demandas e necessidades regionais. Nos Capítulos 8 e 9, em suas partes I e II (Variáveis psicológicas positivas em atletas universitários, uma revisão sistemática), os autores se utilizaram da metodologia da revisão sistemática para sumarizar as produções mundiais acerca das variáveis psicológicas positivas dos atletas de esporte universitário, nos apresentando pesquisas que compreenderam a investigação das competências, fatores sociais, motivação, sentimentos, fatores pessoais e resiliência, utilizados pelos atletas para o enfrentamento dos intervenientes advindos do esporte e da vida acadêmica. Já nos Capítulos 10 e 11, intitulado Motivação acadêmica e orientação de vida em universitários: uma revisão sistemática (Parte I e II), outras duas revisões sistemáticas utilizando o método Prisma buscaram compreender a motivação e a orientação de vida de universitários. Diante das possibilidades de leituras, reflexões e interpretações presentes nesta obra, esperamos que possa auxiliar os profissionais de Educação Física e áreas afins na sua prática investigativa e empírica, incentivando as pesquisas nesta área que vem a cada década se renovando, ampliando seus conhecimentos e buscando firmar sua relevância social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "PESQUISA EM DANÇA"

1

Progenio, Valéria Viana, Cláudio Joaquim Borba-Pinheiro, and Roseane Monteiro-Santos. "CONTRIBUIÇÕES DA DANÇA PARA A SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NA MULHER IDOSA: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In Pesquisa em Saúde, 74–89. Conhecimento & Ciência, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/534321.1-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rodrigues, Roberto, Flávys Guimarães Silva, Gislene Daiana Matos de Souza, and Karoline Marques de Oliveira. "COTIDIANOS QUE DANÇAM: A CONSTRUÇÃO DE SABERES EM DANÇA A PARTIR DE POÉTICAS URBANAS." In Ensino, pesquisa e extensão: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2022. http://dx.doi.org/10.37423/220606193.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bagolan, Ana Catharina Urbano Martins de Sousa, Sára Maria Pinheiro Peixoto, and Uiliete Márcia Silva de Mendonça Pereira. "A DANÇA DAS BORBOLETAS: UMA EXPERIÊNCIA DE CRIAÇÃO DE SENTIDOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL." In Formação, Prática e Pesquisa em Educação 2, 333–42. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.91419030932.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Oliveira, Criziely Kelman Toledo de, Ítalo Diógenes Gomes da Silva, Soraia Rohers Penha, Cristiane Czarnecki Mayorquim, Anna Beatriz Dias Ferreira, Janaína Costa Haut, Paulo Roberto Araújo da Costa, Rivani Silva Neves, and Arlindo Gonzaga Branco Junior. "DANÇA COMO ATIVIDADE FÍSICA PARA POPULAÇÃO IDOSA." In Atenção Primária à Saúde no Brasil: avanços, retrocessos e práticas em pesquisa - Volume 2, 79–91. Editora Científica Digital, 2022. http://dx.doi.org/10.37885/220909974.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Braga, Raquel Eduarda Lopes, Francisco Elton Barbosa e. Silva Júnior, Pablo Souza da Silva, and Maria Goretti Sousa Lameira. "A DANÇA FOLCLÓRICA DO SIRIÁ NA PERSPECTIVA CRÍTICO-SUPERADORA EM UM CONTEXTO ESCOLAR." In Pesquisa e Prática Pedagógica na região da Amazônia, 27–39. Editora Enterprising, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/545908.1-2.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bezerra, Gustavo, Karla Amariz, Lucia Oliveira, and Helder Freitas. "JOVENS RURAIS DE FLORESTA-PE: ENTRE O SAIR E O PERMANE(SER)." In Diálogos e Reflexões sobre Agroecologia, 97–107. Universidade Federal do Agreste de Pernambuco, 2022. http://dx.doi.org/10.52719/dra/cp08.

Full text
Abstract:
O presente artigo analisa o dilema dos jovens rurais de Floresta-PE, entre o migrar para a cidade ou permanecer no meio rural e nas atividades agropecuárias. O locus da pesquisa, caracterizada como qualitativa, foi constituído por cinco comunidades atendidas pelo Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Como ferramentas metodológicas foram utilizadas: pesquisa bibliográfica em fontes primárias e secundárias; coleta de dados e informações através de entrevistas semiestruturadas com jovens rurais de 18 a 29 anos; e sistematização dos dados obtidos. Os entrevistados apontaram sugestões para a manutenção dos jovens em suas respectivas comunidades rurais, as quais permearam: esportes e dança, saúde, geração de renda, educação, tecnologia e informação, organização e participação comunitária, além de atividades agropecuárias e de comercialização. Por fim, foi possível perceber que o ficar no meio rural não significa necessariamente permanecer na atividade agropecuária. Como também, o partir do campo pode não ser definitivo, mas temporário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Santos de Jesus, Milton. "Cena-memória: poética de atuação de um ator dançarino." In Pontilhados - pesquisas da cena universitária 2022, 338–65. Itaú Cultural, 2022. http://dx.doi.org/10.53343/9786588878385.13.

Full text
Abstract:
Este estudo associa uma produção artística a uma reflexão teórica, que parte de um reencontro com minha trajetória de ator dançarino. Compõem a pesquisa fragmentos de cinco obras cênicas realizadas em Belém/PA, entre 2005 e 2013, posteriormente deflagradas em cenas- memórias. O objetivo é estudar a criação autoral na dança e no teatro contemporâneos, por meio de uma perspectiva de história de vida, de dramaturgia pessoal e dramaturgia da memória, buscando refletir identidade e biografia. Avançaremos no entendimento de uma pesquisa de si mesmo, autorreferente, autobiográfica e dramatúrgica através de reflexões provocadas por Wlad Lima, Lícia Sanchez, Janaina Leite, Carolina Laranjeira, Ana Pais, Ciane Fernandes e Caroline Delgado e outros. Interessa a este trabalho colaborar com o debate sobre formação, autonomia e poética de atuação do artista cênico; compartilhar os procedimentos de criação da performance Curral de Peixe; e por fim, a noção de cena-memória.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Gondo, Keila Kimie, Ana Maria de Souza, Beatriz Aparecida Ozello Gutierrez, and Rosa Yuka Sato Chubaci. "LIVE DE DANÇA SÊNIOR NA USP60+: UMA PRÁTICA VIRTUAL DURANTE A PANDEMIA COVID-19." In Métodos e Técnicas de Pesquisa em Lazer, Educação e Educação Física, 257–70. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.37421200521.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Gallardo, Jorge Sérgio Pérez. "A disciplina de dança na formação profissional do professor de educação física: um relato de experiência." In Coletânea Internacional de Pesquisa em Ciências da Saúde. V.2, 838–45. 2nd ed. Seven Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.56238/cidpcdsv2-072.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Godoy, Kathya Maria Ayres de. "O DESPERTAR DAS POTENCIALIDADES NA FORMAÇÃO CONTINUADA EM DANÇA: Ações de um projeto de multiplicação de educadores." In Ensino, pesquisa e Extensão no Brasil: uma abordagem pluralista. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200601397.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "PESQUISA EM DANÇA"

1

Bernardes Monteiro, Ausonia. "Sua Historia de Dança." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90394.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Mori Coelho, Paula Cristina. "Acervo de Dança: Espaço Corpo Dança – Local de constantes e potentes movimentos." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90421.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Amaral, Fabiana. "Temporalidade: sobre uma dança interdisciplinar." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90404.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Andrade, Graziela, and Ester França. "Corpografias em dança: relatos de uma cidade experimentada." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90407.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Daltro, Emile, and Gerson Moreno. "Afrorreferencialidade e interculturalidade em processos de aprendizagem e criação em dança." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90403.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barros, César. "DESAPARIÇÃO, DANÇA, INSISTÊNCIA: VARIAÇÕES DA CUECA SOLA." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90397.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Aguiar, Daniella. "DANÇA E INTERMIDIALIDADE: RELAÇÕES, CONVENÇÕES E FRONTEIRAS." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90400.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Botelli, Mabel. "A criação coletiva em dança, construindo singularidades e coletividade." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90417.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Azevedo, Maria Fernanda. "Dança e Reabilitação Neurológica Infantil: por uma transdisciplinaridade." In TRANS-IN-CORPORADOS: CONSTRUINDO REDES PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PESQUISA EM DANÇA. Rio de Janeiro - RJ e Campinas - SP, Brazil: LABCRÍTICA e Galoá, 2017. http://dx.doi.org/10.17648/trans-2017-90418.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

PENNA, MAíRA DE OLIVEIRA, AMANDA BERGER ZIMMERMANN, TEREZA CRISTINA BLASI, JANE BEATRIZ LIMBERGER, and FERNANDA REAL DOTTO. "DANÇA CIRCULAR EM GRUPO DE CUIDADORES: UM ENCONTRO CONSIGO E COM OUTRO." In XXIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão - SEPE. sepebr, 2020. http://dx.doi.org/10.48195/sepe2020-161.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography