Academic literature on the topic 'Peixes de riacho'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Peixes de riacho.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Peixes de riacho"

1

Souza Filho, Paulo Sérgio de, and Lilian Casatti. "História de vida de Laetacara aff. araguaiae Ottoni & Costa, 2009 (Perciformes, Cichlidae) em dois riachos no Noroeste do Estado de São Paulo, Brasil." Biota Neotropica 10, no. 2 (June 2010): 153–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032010000200019.

Full text
Abstract:
Foi investigada a estrutura em tamanho, densidade, alimentação, fecundidade e presença de ectoparasitos em duas populações de Laetacara aff. araguaiae no Noroeste do Estado de São Paulo, em dois riachos, sendo um estruturalmente mais heterogêneo (HET) e outro relativamente mais simplificado (SIM). Foram realizadas seis amostragens em cada riacho, sendo três no período chuvoso (outubro, dezembro/2007, fevereiro/2008) e três no seco (abril, julho e setembro/2008), durante 15 minutos de coletas em cada riacho, utilizando-se uma peneira com malha de 3 mm. Foram coletados 118 indivíduos no riacho HET (49 no período chuvoso e 69 no seco) e 146 no riacho SIM (82 no chuvoso e 64 no seco). Os peixes coletados no riacho HET foram maiores do que aqueles coletados no riacho SIM, independente do período considerado. A densidade populacional foi similar entre os dois riachos, com aumento que coincidiu com o pico do período seco. Fragmentos de insetos aquáticos representaram os itens mais importantes da dieta, com variação espaço-temporal pouco relevante. A fecundidade foi significativamente maior no riacho HET, variando de 977 a 1.602 ovócitos, em contraste com as fêmeas do riacho SIM, que apresentaram de 338 a 814 ovócitos. Os ectoparasitos (Digenea) estiveram presentes somente em indivíduos do riacho SIM e encontravam-se aderidos às nadadeiras (dorsal e anal), com maior prevalência no mês de outubro. A alimentação e densidade foram similares nas duas populações de Laetacara aff. araguaiae, ao contrário da estrutura em tamanho e fecundidade. As diferenças nestes parâmetros demográficos não ocorrem ao acaso e são possivelmente reflexo das elevadas taxas de parasitismo no riacho mais simplificado que determinam menor alocação de recursos para crescimento e reprodução nesta população de peixes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Rosa, Rafael Rogério, Dyego Leonardo Ferraz Caetano, Sybelle Bellay, Verônica Rodrigues de Moraes, and Fernando Emmanuel Gonçalves Vieira. "Diversidade de peixes de tributários do reservatório de Chavantes, PR, bacia do alto rio Paraná." Biotemas 29, no. 2 (May 11, 2016): 33. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p33.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p33A distribuição e abundância das espécies de peixes de riacho podem ser influenciadas por características ambientais relacionadas ao meio aquático e às suas margens. O objetivo do presente trabalho foi inventariar a fauna de peixes dos riachos da Cruz, Taquaruçu e Taquaruçu II, localizados na bacia do rio Paranapanema, analisando parâmetros de diversidade da ictiofauna e associando-os com variáveis abióticas. Foram coletados 4.956 exemplares, distribuídos em 27 espécies, com predominância de Characiformes e Siluriformes. A largura, a profundidade e a floresta ripária foram as variáveis ambientais que melhor explicaram a diversidade de espécies encontrada no riacho Taquaruçu II, enquanto a dominância de espécies nos riachos da Cruz e Taquaruçu pode refletir os impactos antrópicos presentes nestes ambientes, como alto grau de erosão das margens. A maior similaridade da ictiofauna entre os riachos da Cruz e Taquaruçu pode estar relacionada com suas conectividades hidrológicas. A condutividade elétrica e a largura dos riachos foram as variáveis abióticas que mais se correlacionaram com a abundância e diversidade de espécies nos riachos amostrados. Os resultados do presente estudo demonstram a importância da conservação dos ecossistemas aquáticos para a manutenção da diversidade de peixes, além de alertar para o efeito de impactos antropogênicos sobre a ictiofauna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Caetano, Dyego Leonardo Ferraz, and Daniela Ribas Jané. "PESO-COMPRIMENTO E FATOR DE CONDIÇÃO RELATIVO DE Bryconamericus iheringii EM RIACHOS DO PARANAPANEMA." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 11, no. 3 (September 27, 2018): 825. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n3p825-841.

Full text
Abstract:
Foram analisados a relação peso-comprimento e o Fator de Condição Relativo (Kn) de peixes da espécie Bryconamericus iheringii capturados em três riachos da bacia do rio das Cinzas, Alto rio Paraná, para estimar, respectivamente, o tipo de crescimento e o bem-estar das populações. Análises de Variância (ANOVA Unifatorial) foram utilizadas para verificar diferenças significativas nos valores de peso, comprimento e Kn entre os riachos, e análises de correlação (Spearman) indicaram a relação entre esses parâmetros supracitados e os fatores físicos e químicos e densidade populacional nos riachos. Os indivíduos do riacho Ubá, considerado o mais preservado com relação à vegetação ripária entre os três estudados, apresentaram maiores valores de peso, comprimento e Kn. Os indivíduos dos riachos Água dos Anjos e Monjolinho exibiram crescimento alométrico negativo, com maior acréscimo em comprimento (mm), e os do riacho Ubá, alométrico positivo, com ganho maior em peso (g). O Kn se correlacionou (p < 0,05) negativamente com a densidade e a condutividade, e a condutividade baixa, por consequência, teve correlação com a alta extensão da mata ripária. Portanto, o presente trabalho mostra indícios de que os parâmetros de relação peso-comprimento e de Kn de peixes de riacho podem ser influenciados significativamente pelas características ambientais relacionadas principalmente à vegetação marginal, podendo ser boas métricas complementares para entender a resposta desses organismos às alterações antrópicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Súarez, Yzel Rondon. "Variação espacial e temporal na diversidade e composição de espécies de peixes em riachos da bacia do Rio Ivinhema, Alto Rio Paraná." Biota Neotropica 8, no. 3 (September 2008): 197–204. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032008000300018.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de descrever o padrão espacial e temporal na diversidade e composição de espécies de peixes em sete riachos da bacia do rio Ivinhema, alto rio Paraná, amostragens mensais foram realizadas entre janeiro e dezembro/2002. Quarenta e seis espécies de peixes foram encontradas, sendo estimada a ocorrência de cinqüenta e cinco espécies nestes riachos. A riqueza de espécies e a equitabilidade não apresentaram variações temporais significativas, contudo, foi constatada variação espacial (entre riachos) significativa. A Análise de Similaridade (ANOSIM) sugere que existe somente variação espacial significativa na composição de espécies. A riqueza de espécies foi significativamente correlacionada com a largura (r = 0,80) e a profundidade do riacho (r = 0,78). A equitabilidade apresentou correlação significativa somente com o número médio de indivíduos coletados (r = -0,91). Apenas a largura dos riachos influenciou significativamente a distribuição das principais espécies de peixes nos riachos amostrados. Algumas espécies como H. marginatus, A. dentatus, M. sanctaefilomenae ocorreram principalmente em riachos mais volumosos e A. fasciatus e B. stramineus ocorreram principalmente em riachos rasos e com elevada velocidade da correnteza, indicando a importância das características hidrológicas na distribuição das espécies. As características físicas dos riachos são mais importantes que as variações temporais na organização das assembléias de peixes dos riachos amostrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Casatti, Lilian, Francisco Langeani, and Ricardo M. C. Castro. "Peixes de riacho do parque estadual Morro do Diabo, Bacia do Alto Rio Paraná, SP." Biota Neotropica 1, no. 1-2 (2001): 1–15. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032001000100005.

Full text
Abstract:
Neste trabalho foi realizado um levantamento das espécies de peixes de riacho que ocorrem no Parque Estadual Morro do Diabo. Quatro riachos foram amostrados, de primeira a segunda ordem, onde foram coletadas 22 espécies, pertencentes a cinco ordens e 11 famílias, num total de 1.573 indivíduos. Foi registrado o predomínio da Ordem Siluriformes, seguida por Characiformes. Com base em aspectos gerais da biologia das espécies de peixes, as mesmas foram classificadas em oito guildas. De modo geral, as espécies estudadas são capazes de utilizar diversos recursos alimentares e micro-hábitats disponíveis nesses ambientes, sendo particularmente favorecidas pelo pequeno porte apresentado. Chave de identificação e fotos de exemplares recém-coletados de todas as espécies de peixes são fornecidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mazzoni, Rosana, and Thiago Fonseca de Barros. "ECOLOGIA DO MOVIMENTO EM PEIXES DE RIACHO." Oecologia Australis 25, no. 02 (June 16, 2021): 381–97. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2021.2502.10.

Full text
Abstract:
Movement is a key factor in spatial dynamics and the size of fish populations. It is one of the main mechanisms for maintaining viable populations and also accounts for the dispersion, colonization and performance of individuals life stages. The currently refuted restricted movement paradigm predicted that freshwater fish would not move. However, studies show that in addition to moving on a short and large scale, the movement patterns of these fish have, in general, reproductive, food, search for shelter, colonization or exploitation motivation. Studies on the movement of Neotropical fish are concentrated on the large migrators from large basins, such as Amazonas and Paraná. For streams, where small species predominate, little is known about the movement and its motivations. In this review, we show that studies on the movement of fish in neotropical streams are still very scarce. We propose a protocol for obtaining data and analytical tools for determining fish movement in streams. We highlight three tools for that: (i) analysis of the spatio-temporal structure of the size of the fish, (ii) mark-recapture experiments and (iii) molecular analyzes. We conclude that, given the limitation of each analysis, the use of the three tools must be carried out jointly.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Willian Lopes, Caroliny Helena Moreira Fernandes, Nathan Lima Pereira Amorim, Karine Frehner Kavalco, and Rubens Pazza. "RELAÇÃO DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS COM A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE DIFERENTES ESPÉCIES DE PEIXES DE RIACHO." Evolução e Conservação da Biodiversidade 5, no. 1 (June 1, 2014): 01. http://dx.doi.org/10.7902/5issecbvol1.2014n68.

Full text
Abstract:
<p>O riacho Olhos d’Água é o primeiro tributário de maior quantidade de água a se lançar no rio Paranaíba. É pequeno, arenoso e rochoso, com corredeiras e cachoeiras, mata ciliar degradada por atividades agropecuárias e captação de água para irrigação. Dois grupos de espécies foram estudados a 500m de sua nascente. Foram estabelecidos oito pontos de coleta em um percurso de 180m. Os peixes estudados são: <em>Astyanax paranae</em> (Teleostei, Characiformes)<em>, </em>uma espécie comum, distribuída em cabeceiras de riachos e nativa na região, e pelo menos 2 espécies da família<em> </em>Poeciliidae (Teleostei, Cyprinodontiformes), um grupo de peixes muito resistentes, geralmente introduzidos para controle de insetos. Para explicar a distribuição destes dois grupos de espécies neste trecho, foram analisadas condições ambientais como pH, corrente, temperatura e as condições ripárias, como largura do riacho e da mata ciliar. Conclui-se que a distribuição está sendo influenciada principalmente pela profundidade e pela largura da mata ciliar.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Willian Lopes, Caroliny Helena Moreira Fernandes, Nathan Lima Pereira Amorim, Karine Frehner Kavalco, and Rubens Pazza. "RELAÇÃO DE VARIÁVEIS AMBIENTAIS COM A DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DE DIFERENTES ESPÉCIES DE PEIXES DE RIACHO." Evolução e Conservação da Biodiversidade 5, no. 1 (June 1, 2014): 01. http://dx.doi.org/10.7902/ecb.v5i1.68.

Full text
Abstract:
<p>O riacho Olhos d’Água é o primeiro tributário de maior quantidade de água a se lançar no rio Paranaíba. É pequeno, arenoso e rochoso, com corredeiras e cachoeiras, mata ciliar degradada por atividades agropecuárias e captação de água para irrigação. Dois grupos de espécies foram estudados a 500m de sua nascente. Foram estabelecidos oito pontos de coleta em um percurso de 180m. Os peixes estudados são: <em>Astyanax paranae</em> (Teleostei, Characiformes)<em>, </em>uma espécie comum, distribuída em cabeceiras de riachos e nativa na região, e pelo menos 2 espécies da família<em> </em>Poeciliidae (Teleostei, Cyprinodontiformes), um grupo de peixes muito resistentes, geralmente introduzidos para controle de insetos. Para explicar a distribuição destes dois grupos de espécies neste trecho, foram analisadas condições ambientais como pH, corrente, temperatura e as condições ripárias, como largura do riacho e da mata ciliar. Conclui-se que a distribuição está sendo influenciada principalmente pela profundidade e pela largura da mata ciliar.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Teresa, Fabrício Barreto, Carlos Alberto Sousa Rodrigues-Filho, and Rafael Pereira Leitão. "DIVERSIDADE FUNCIONAL DE COMUNIDADES DE PEIXES DE RIACHO." Oecologia Australis 25, no. 02 (June 16, 2021): 415–32. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2021.2502.12.

Full text
Abstract:
In the last decade there was a remarkable increase in the number of studies incorporating species functional traits to quantify the diversity of communities (i.e., functional diversity). The functional approach has contributed to advances in theoretical and applied ecology. Studies developed in Brazil represent a significant portion of the world's scientific production on stream fish functional diversity. However, there is a clear bias, with most studies assessing communities' response to natural and anthropogenic environmental gradients. Other research areas such as conservation and the effect of biodiversity on ecosystem functioning are still scarce. Here we highlight the conceptual and methodological bases of the functional approach in ichthyology. We discuss key questions such as functional trait selection for stream fish, the main facets of functional diversity and indices to calculate them, general notions on functional composition, functional beta diversity and null models. We also address the state of the art of functional diversity studies in Brazil and raised the main gaps and perspectives for advancing the knowledge of stream fish functional ecology.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pires, Tiago Henrique da Silva, and Jansen Zuanon. "ECOLOGIA COMPORTAMENTAL EVOLUTIVA APLICADA A PEIXES DE RIACHO." Oecologia Australis 25, no. 02 (June 16, 2021): 367–80. http://dx.doi.org/10.4257/oeco.2021.2502.09.

Full text
Abstract:
Direct field observation constitutes an important source of information on life history and behavior of stream fish. Unfortunately, information gathered from direct field observations are often limited and thus may fail to provide robust testing for the causation of biological phenomena. Here, we bring concepts that form the theoretical foundation necessary for raising hypotheses in Evolutionary Behavioral Ecology,a study area directly derived from natural history and ethology that directly incorporates evolutionary processes and the adaptative value of behavioral patterns observed. This perspective allows the analysis of the evolutionary context and the adaptive value of observed behavioral patterns, and serves as the basis for new hypotheses that can be applied to many groups of organisms. Using this framework, field observations and experiments encompassing freshwater stream fish have subsidized many theories on the evolution of behavioral and morphological traits that are widespread debated by scientific community. After presenting the main key concepts, we bring some examples of research programs with freshwater fish that culminated in the formulation of important theories and where scientists took advantage of the opportunities provided by stream fish to conduct observations, samplings and controlled experiments both in the field and in captivity. We also describe our own research program, which uses an Amazonian freshwater stream fish (Crenuchus spilurus) as a model organism. By doing so, we advocate for the use of several methods and analyses for the study of Evolutionary Behavioral Ecology of freshwater stream fish.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Peixes de riacho"

1

Aquino, Pedro De Podestà Uchôa de. "Peixes de riacho do Brasil central : biogeografia, ecologia e conservação." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/15532.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Ecologia, 2013.
Submitted by Alaíde Gonçalves dos Santos (alaide@unb.br) on 2014-04-30T12:19:00Z No. of bitstreams: 1 2013_PedrodePodestaUchoaAquino.pdf: 2617594 bytes, checksum: 70c22cc82e5e041b0f6bb6d08a1812d8 (MD5)
Approved for entry into archive by Guimaraes Jacqueline(jacqueline.guimaraes@bce.unb.br) on 2014-04-30T14:57:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2013_PedrodePodestaUchoaAquino.pdf: 2617594 bytes, checksum: 70c22cc82e5e041b0f6bb6d08a1812d8 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-04-30T14:57:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013_PedrodePodestaUchoaAquino.pdf: 2617594 bytes, checksum: 70c22cc82e5e041b0f6bb6d08a1812d8 (MD5)
A diversidade de peixes na região Neotropical é fruto de processos históricos e ecológicos intrinsicamente relacionados à evolução geomorfológica dessa região. Eventos de captura de cabeceira apresentam-­se como importantes processos biogeográficos transpondo e isolando populações de peixes entre bacias hidrográficas. O presente trabalho investiga o efeito dessas capturas sobre a diversidade filogenética de peixes de riacho entre o divisor de águas de bacias nas terras altas do Escudo Brasileiro. Foi quantificada a diversidade filogenética de cada bacia, bem como, a diversidade beta filogenética entre as bacias a partir das relações filogenéticas de 69 espécies nativas de peixes. A bacia do Alto Paraná apresentou diversidade filogenética maior do que o esperado ao acaso, evidenciando uma composição de espécies distantes filogeneticamente na composição da ictiofauna. O compartilhamento de espécies e os valores de diversidade beta filogenética não diferiram do esperado ao acaso, evidenciando eventos recentes de trocas de espécies entre as bacias. Ao se combinar os valores de diversidade filogenética com a diversidade beta filogenética, sugere-­se que as bacias do Alto Tocantins e São Francisco possuem comunidades com espécies/linhagens oriundas do Alto Paraná. O trecho estudado da bacia do Alto Paraná mostra-­se mais antigo, com evidencias de ser capturado pelas bacias vizinhas. _______________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Title Headwater captures and the phylogenetic structure of freshwater fish assemblages Aim The astonishing diversity of Neotropical fishes results from historical and ecological processes intrinsically related to the geomorphological evolution of this region. Headwater captures are important biogeographic processes that promote dispersal or isolation of fish populations between watersheds. We investigate the effects of headwater captures on the phylogenetic structure of stream fish assemblages among watersheds in the Brazilian Shield highlands. Location Headwaters of Tocantins, Paraná and São Francisco watersheds, Brazilian Shield, Neotropical region. Methods From the phylogenetic relationships of 69 native fish species, we quantified the phylogenetic diversity of each basin, as well as species richness and the phylogenetic beta diversity between basins. Results The Upper Paraná basin showed higher richness and greater phylogenetic diversity than expected by chance, indicating phylogenetically distant species composition. The number of shared species and phylogenetic beta diversity values not differing from expected by chance indicate recent exchange of species between the basins. Main conclusions Our results suggest that the fish assemblage of the Upper Paraná basin is older and many species colonized recently the neighbouring Upper Tocantins and São Francisco basins via headwater captures.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Uieda, Virginia Sanches. "Comunidade de peixes de um riacho litoraneo : composição, habitat e habitos." [s.n.], 1995. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/315959.

Full text
Abstract:
Orientador: Ivan Sazima
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia
Made available in DSpace on 2018-07-20T17:47:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Uieda_VirginiaSanches_D.pdf: 21349788 bytes, checksum: aafa2580ef648a6b572916adec3f1b16 (MD5) Previous issue date: 1995
Resumo: Não informado
Abstract: Not informed.
Doutorado
Doutor em Ecologia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pinto, Tamara Leite Ferreira [UNESP]. "Preferência alimentar por insetos aquáticos em espécies de peixes de riacho tropical." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2010. http://hdl.handle.net/11449/99456.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:13Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2010-04-22Bitstream added on 2014-06-13T19:18:39Z : No. of bitstreams: 1 pinto_tlf_me_botib.pdf: 10229682 bytes, checksum: e319a3314228da6cf44610341b2135ad (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
A composição da fauna de um riacho pode variar tanto em função de alterações sazonais em sua estrutura, como em função da presença ou ausência da mata ciliar, acarretando alterações na oferta de nichos e modificando a composição de espécies. Uma questão que tem sido pouco considerada em estudos de partilha de recursos no Brasil, sao mudanças no hábito alimentar, em função da disponibilidade de alimento e mudanças na escolha do alimento, em função de sua qualidade. Assim, a determinação da existência ou não de uma preferência alimentar pela ictiofauna de riachos permitiria uma análise das relarções tróficas entre os membros da comunidade, levando em conta os recursos disponíveis no ambiente e a seletividade alimentar das espécies. No presente trabalho, as comunidades de macroinvertebrados aquáticos e de peixes de um riacho de 3ª ordem situado no município de Itatinga (SP) foram estudadas com objetivo de verificar possíveis mudanças na estrutura destas comunidades e na seletividade alimentar dos peixes, em função de variações sazonais (estação seca-Junho/2006 e chuvosa-Dezembro/2006) e espaciais (presença ou ausência de mata ciliar). A partir de uma análise quantitativa da fauna bentônica em corredeiras e da dieta da ictiofauna, a preferência alimentar foi avaliada através da aplicação de índices de eletividade. Para a comunidade de macroinvertebrados bentônicos foi observado um predomínio do filo Arthropoda, com destaque para a classe Insecta. Uma variação espacial e temporal foi verificada para os grandes grupos de macroinvertebrados bentônicos amostrados, com maiores valores de abundância, riqueza e elevada dominância de Insecta registrados para área aberta, durante a estação seca, e maiores valores de diversidade durante a estação chuvosa, nas duas áreas. A estrutura trófica da ictiofauna também variou espacial e sazonalmente...
The aim of this research was to describe the spatial and seasonal variations in the trophic structure of a stream fish community. The fishes were sampled on June 2006 (dry season) and December 2006 (rainy season), at an area shaded by a well-preserved riparian gallery forest (closed area) and at other area with herbaceous vegetation at the margin (open area). Macrophytes were abundant in the open area, covering the river bank and the bed. The diet analysis of the fish species sampled in the two areas showed a predominance of insectivores, mainly during the rainy season. Although aquatic insects were eaten by many species, leading to a high diet overlap between many pairs of species, differences related to the type (order/family) of insect consumed reduced this overlap. A more complex trophic structure was found in the open area during the rainy season, probably because of the great number of fish species and the high food resources availability. In the open area, the macrophytes were used as substrate by a diversified fauna. They also form an important barrier that traps the organic matter imported to the system from the upstream forested area. Seasonal and spatial variations of the fish diets emphasize the adaptability, greatflexibility and plasticity of their feeding habits and can be related to changes in the environmental complexity
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pinto, Tamara Leite Ferreira. "Preferência alimentar por insetos aquáticos em espécies de peixes de riacho tropical /." Botucatu : [s.n.], 2009. http://hdl.handle.net/11449/99456.

Full text
Abstract:
Orientador: Virgínia Sanches Uieda
Banca: Marcos Gomes Nogueira
Banca: Alaíde Gessner
Resumo: A composição da fauna de um riacho pode variar tanto em função de alterações sazonais em sua estrutura, como em função da presença ou ausência da mata ciliar, acarretando alterações na oferta de nichos e modificando a composição de espécies. Uma questão que tem sido pouco considerada em estudos de partilha de recursos no Brasil, sao mudanças no hábito alimentar, em função da disponibilidade de alimento e mudanças na escolha do alimento, em função de sua qualidade. Assim, a determinação da existência ou não de uma preferência alimentar pela ictiofauna de riachos permitiria uma análise das relarções tróficas entre os membros da comunidade, levando em conta os recursos disponíveis no ambiente e a seletividade alimentar das espécies. No presente trabalho, as comunidades de macroinvertebrados aquáticos e de peixes de um riacho de 3ª ordem situado no município de Itatinga (SP) foram estudadas com objetivo de verificar possíveis mudanças na estrutura destas comunidades e na seletividade alimentar dos peixes, em função de variações sazonais (estação seca-Junho/2006 e chuvosa-Dezembro/2006) e espaciais (presença ou ausência de mata ciliar). A partir de uma análise quantitativa da fauna bentônica em corredeiras e da dieta da ictiofauna, a preferência alimentar foi avaliada através da aplicação de índices de eletividade. Para a comunidade de macroinvertebrados bentônicos foi observado um predomínio do filo Arthropoda, com destaque para a classe Insecta. Uma variação espacial e temporal foi verificada para os grandes grupos de macroinvertebrados bentônicos amostrados, com maiores valores de abundância, riqueza e elevada dominância de Insecta registrados para área aberta, durante a estação seca, e maiores valores de diversidade durante a estação chuvosa, nas duas áreas. A estrutura trófica da ictiofauna também variou espacial e sazonalmente... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The aim of this research was to describe the spatial and seasonal variations in the trophic structure of a stream fish community. The fishes were sampled on June 2006 (dry season) and December 2006 (rainy season), at an area shaded by a well-preserved riparian gallery forest (closed area) and at other area with herbaceous vegetation at the margin (open area). Macrophytes were abundant in the open area, covering the river bank and the bed. The diet analysis of the fish species sampled in the two areas showed a predominance of insectivores, mainly during the rainy season. Although aquatic insects were eaten by many species, leading to a high diet overlap between many pairs of species, differences related to the type (order/family) of insect consumed reduced this overlap. A more complex trophic structure was found in the open area during the rainy season, probably because of the great number of fish species and the high food resources availability. In the open area, the macrophytes were used as substrate by a diversified fauna. They also form an important barrier that traps the organic matter imported to the system from the upstream forested area. Seasonal and spatial variations of the fish diets emphasize the adaptability, greatflexibility and plasticity of their feeding habits and can be related to changes in the environmental complexity
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Celestino, Leandro Fernandes. "Movimentação de duas espécies de Loricariidae através de bueiro em riacho neotropical: desempenho na passagem e comportamento diário." Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2013. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/1928.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:13:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leandro Fernandes Celestino.pdf: 1058585 bytes, checksum: 6108a51713f47912287f5185adf3ae6a (MD5) Previous issue date: 2013-07-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The neotropical streams have a rich and important ichthyofauna, nevertheless, in many of these streams there are culverts in his course from the construction of highways. These culverts have the potential to enable the free passage of fish and even restrict the movements, especially upstream. The aim of this study was to evaluate the movement of two Loricariidae species, Ancistrus sp. and Hypostomus acistroides, with the RFID system in a Neotropical stream with a culvert in his course. The passage performance of these species and the daily behavior of the movements on culverts were compared. The results indicated possible difficulty in accessing the culvert: Hypostomus ancistroides has apparently most successful upstream movements relative to Ancistrus sp., demonstrating that besides the low levels of transposition, the culvert can still be a selective barrier to movement. The two species showed greater nocturnal activity, nevertheless, their behaviors differ between periods: the highest activity to Ancistrus sp. occurred dawn (0:00 to 5:59) and to Hypostomus ancistroides the movements were more intense at night (18:00 to 23:59) indicating possible temporal segregation of behavior.
Os riachos neotropicais apresentam uma rica e importante ictiofauna, no entanto, em muitos destes riachos encontram-se bueiros em seu curso, provenientes da construção de estradas de rodagem. Esses bueiros possuem o potencial de permitir a livre passagem dos peixes como também podem restringir os movimentos, principalmente ascendentes. O objetivo deste estudo foi avaliar a movimentação de duas espécies de loricariídeos, Ancistrus sp. e Hypostomus acistroides com o sistema RFID, em um riacho Neotropical com um bueiro em seu curso. O desempenho na passagem destas espécies pelo bueiro e o comportamento diário de movimentos foram comparados. Os resultados indicam possíveis dificuldades de acesso ao bueiro: Hypostomus ancistroides aparentemente possui maior sucesso de movimentações ascendentes em relação à Ancistrus sp., demonstrando que além dos baixos índices de transposição, o bueiro ainda possa ser uma barreira seletiva a movimentação. As duas espécies apresentaram maior atividade noturna, no entanto, seus comportamentos diferiram entre os períodos: para Ancistrus sp. a maior atividade ocorreu de madrugada (00:00-05:59) e para Hypostomus ancistroides os movimentos foram mais intensos a noite (18:00-23:59), o que indica possível segregação temporal de comportamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Bonato, Karine Orlandi. "Estudo da comunidade, dieta e efeitos de variáveis físicas ambientais sobre a taxocenose de peixes em um riacho litorâneo." reponame:Repositório Institucional da UFPR, 2011. http://hdl.handle.net/1884/25493.

Full text
Abstract:
Resumo: O presente estudo foi realizado na bacia do rio Sambaqui, Morretes-PR. Com o objetivo de descrever a composição e estrutura da comunidade íctiica, identificar a dieta e estrutura trófica das espécies analisadas e a influência dos fatores espaciais, sazonais, interespecíficos, filogenéticos e ontogenéticos. Foram realizadas coletas mensais de abril de 2008 à março de 2009, em dois pontos amostrais, com o auxílio de pesa elétrica. Encontrou-se 28 espécies distribuídas em 6 ordens, sendo a mais abundante Siluriformes, com variação espacial em termos de diversidade significativa. Analisou-se 910 conteúdos stomacais, pertencentes a 20 espécies, sendo os itens predominantes, algas filamentosas e diatomáceas, larvas de Chironomidae, Ephemeroptera, Odonata e restos de insetos aquáticos. A influência dos fatores foi testada através da seguinte sequência de análises: ANOSIM, Cluster, nMDS e SIMPER. Dos fatores testados, apenas os interespecíficos mostraram forte influência na formação dos padrões alimentares. endo que, o fator espacial teve uma pequena significância em relação a quantidade do item ingerido e o fator ontogenético foi relevante apenas em relação à procedência dos itens alimentares. Através da diferenciação alimentar apresentada pelas espécies, foi possível classificá-las em seis guildas tróficas: algívoras/detritívoras, algívoras, detritívoras, herbívoras, onívoras e carnívoras. Aplicou-se o método de urvas ABC e estatística W, para verificar os padrões de dominância em peso (biomassa) ou abundância das espécies e suas guildas em cada ponto estudado. O ponto 1 apresentou níveis de stress” tanto em relação as espécies quanto a nível de guilda trófica. O ponto 2 mostrou “stress” apenas quando as espécies foram consideradas sob o aspecto de grupos funcionais. Para definir a composição e estrutura da ictiofauna em oito trechos com diferentes características físicas na bacia do rio Sambaqui e compreender quais os fatores físicos que estruturam esta comunidade, realizou-se uma coleta em abril de 2009, em oito pontos ao longo da bacia. As variáveis físicas foram obtidas através de análise visual descritiva e quantitativa. Foram coletadas 24 espécies, distribuídas em 5 ordens, não havendo variações significativas em relação aos índices calculados para a assembléia, embora houvessem pequenas diferenças entre os pontos amostrados. A técnica Partial Least Square Models, demonstrou que as variáveis físicas que mais nfluenciaram os índices calculados para a comunidade foram o tipo de fundo composto por rochas pequenas, o substrato argila, a corrente, a profundidade do canal e o sombreamento da vegetação ciliar.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

CARNEIRO, Luciano Lajovic. "Padrões de riqueza e diversidade de peixes de riacho e a relação local-regional, bacia Tocantins-Araguaia, região Centro-Oeste." Universidade Federal de Goiás, 2011. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2558.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T16:21:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Luciano Lajovic Carneiro.pdf: 507309 bytes, checksum: b58c6af9d894c2d90f75adfed8ebd925 (MD5) Previous issue date: 2011-04-18
This research aims to assess the fish biodiversity of the streams of the Tocantins and Araguaia basin and test the relative influence of local and regional processes in determining local species richness by examining the relationship between local species richness and regional species richness. For this purpose were sampled 18 streams in the basin of the Araguaia River and 16 streams in the basin of the Tocantins River in the state of Goiás using trawls. For analysis of richness observed was used and linear regression to assess the relationship of local and regional richness. The average value of diversity index of Shannon-Wiener were similar (p> 0.098) to the streams of the Tocantins (H`= 1.784) and Araguaia (H` = 2.254), uniformity also showed similar values (p> 0.962), but the average richness values were different (p = 0.039) for the basin of Tocantins S = 7.12 and S = 11.38 for Araguaia basin. Species richness of the Araguaia streams was strongly related to regional richness (r² = 0.826, p <0.0001) indicating a linear relationship and suggesting that local assemblies are unsaturated. For Tocantins streams was obtained a weak relationship (r²= 0.251, p = 0.047) and it was not possible to infer the shape of the relationship, several factors may be involved in the result. The diversity index was not an efficient descriptor of biodiversity, the test of the relationship between local and regional richness is a good predictor of ecological processes that influence species richness, has the disadvantage of the need to obtain a large amount of data.
Este trabalho objetiva avaliar a biodiversidade de peixes de riachos da bacia Tocantins e Araguaia e testar a influência relativa dos processos locais e regionais na determinação da riqueza de espécies locais através da análise da relação entre a riqueza de espécies local e a riqueza de espécies regional. Para isso, foram amostrados 18 riachos na bacia do Araguaia e 16 riachos na bacia do Tocantins no estado de Goiás utilizando redes de arrasto. Para análise da biodiversidade foi utilizada a riqueza observada e a regressão linear para avaliar a relação entre a riqueza local e regional. Foram capturados 2919 peixes (1833 da bacia do rio Araguaia e 1082 da bacia do rio Tocantins) distribuídos em cinco ordens, 20 famílias e 85 espécies. Os valores médio do índice de diversidade de Shannon-Wiener foram semelhantes (p>0,098) para os riachos da bacia do Tocantins (H`= 1,784) e Araguaia (H`= 2,254), a uniformidade também apresentou valores semelhantes (p>0,962), no entanto, a riqueza média apresentou valores distintos (p=0,039) para as bacias do Tocantins S= 7,12 e do Araguaia S= 11,38. A riqueza de espécies dos riachos do Araguaia esteve fortemente relacionada a riqueza regional (r² = 0,826; p<0,0001) indicando relação linear e sugerindo que as assembléias locais estão insaturadas. Para os riachos do Tocantins obteve-se uma relação fraca (r²= 0,251; p= 0,047), de forma que não foi possível inferir sobre a forma da relação, pois diversos fatores podem estar envolvidos no resultado obtido. O índice de diversidade não foi um descritor eficiente da biodiversidade, por outro lado, o teste da relação entre a riqueza local e regional é um bom preditor dos processos ecológicos que influenciaram a riqueza de espécies, mas tem como desvantagem a necessidade de se obter grande quantidade de dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Manna, Luisa Resende. "Ecologia funcional de duas comunidades de peixes de riacho: a importância da variação intraespecífica e interespecífica em diferentes atributos ecológicos." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8387.

Full text
Abstract:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A compreensão sobre a estrutura e funcionamento das comunidades biológicas é uma das principais questões das teorias ecológicas e principalmente no contexto de diversidade funcional, já que os atributos das espécies influenciam fortemente a distribuição e o papel que os organismos desempenham nos ecossistemas. Neste trabalho, tivemos como objetivo avaliar a variabilidade intraespecífica e interespecífica dos atributos ecológicos em duas assembleias de peixes localizadas em riachos sujeitos a diferentes condições físicas. A variação na utilização dos recursos, seja entre indivíduos e/ou entre espécies pode nos ajudar a compreender as interações bióticas e a estrutura das populações e comunidades de peixes. Os atributos referentes a morfologia, dieta, uso do habitat e alguns aspectos comportamentais foram avaliados e suas variações foram testadas a partir dos valores individuais. As coletas foram realizadas em dois riachos tropicais, sendo um localizado no ambiente da Mata Atlântica e o outro, no ambiente do semiárido brasileiro. Além das análises empíricas, uma revisão bibliográfica sobre o tema e uma possível composição funcional dos grupos de peixes de riacho foram descritas no capítulo 1 da presente tese. Nos capítulos 2 e 3, foram testadas as hipóteses de que existe alta variabilidade intraespecífica em relação aos atributos ecológicos dos peixes e que esta variabilidade é influenciada pela alta disponibilidade de recursos, enquanto no capítulo 4, a variação entre os indivíduos foi testada em relação a aspectos comportamentais. Nossos resultados revelaram que, de fato, a variação intraespecífica foi alta em ambas as assembleias, porém na assembleia do semiárido, esta variabilidade foi maior. Este resultado pode estar relacionado a alta disponibilidade de recursos espaciais encontrada nesta localidade. A morfologia e a dieta apresentaram correlação significativa, porém foi fraca em ambas as assembleias, demonstrando assim a importância de mensurar esses dois aspectos da biodiversidade dos peixes. Os resultados relacionados ao uso do habitat também apresentaram alta variabilidade entre os indivíduos e entre as espécies nos dois riachos em estudo. A assembleia do semiárido apresentou maior variabilidade física com potenciais microambientes formados por bancos de macrófitas a serem explorados pelos organismos, permitindo assim, o uso diferenciado e a escolha individual por diferentes recursos espaciais. A variabilidade individual também foi encontrada no comportamento social de duas espécies desta assembleia, onde houve formação de cardumes compostos por indivíduos maiores nas extremidades com maior capacidade de fuga na relação presa-predador. Neste sentido, a alta variação intraespecífica para diversos aspectos funcionais avaliados neste trabalho evidencia ainda mais a importância de mensurar as características ecológicas dos peixes a partir de valores individuais. Adicionalmente, a partir desta ferramenta, podemos compreender melhor a complementaridade da especialização e originalidade ecológica dos indivíduos e finalmente, sugerir de que forma os atributos funcionais dos organismos influenciam a estrutura das populações e comunidades de peixes de riachos tropicais
Describing biological community structure and function is one of the principal issues on ecological theories. This issue is of particular interest for functional diversity since species traits can strongly influence the function and distribution of individuals in the ecosytem. Here we evaluated the intraspecific and interspecific variability of ecological traits in two stream fish assemblages under different physical conditions. Resource use variation within and/or between species can elucidate biotic interactions and the structure of fish communities and populations. Morphology, diet, habitat use, and behavioral aspects were analyzed and their variability was tested through individual values. We collected the samples in one stream located in Rainforest and the other in the Semiarid. Additionally, we did a review about the studies that explore this issue and suggested a possible functional composition of stream fish in chapter 1. The chapters 2 and 3 include the hypothesis that there is high intraspecific variability of fish traits and that this variability is higher at the environments with high resource availability. In the chapter 4 we tested the intraspecific variability of behavioral traits. Our results indicated that the intraspecific variability was high in both assemblages but when we compared the two assemblages, this variability was higher at the semiarid stream. This result can be related to the higher physical resources availability in this assemblage. The morphology and diet were correlated, but this correlation was weak in both assemblages, highlighting the importance of measuring these two aspects of fish biodiversity. The variability of habitat use was also high within and between species and it was influenced by stream physical structure. The semiarid stream presented potential microhabitats with macrophytes that can be explored by the individuals, allowing for differences in habitat use and individual choice for different spatial resources. The individual variability was also expressive on the social behaviour of two species in the semiarid stream, with schools formed by larger individuals at the edges, which have higher ability to avoid predation. Thus, the high intraspecific variability in some ecological traits confirm that it is important to quantify the fish traits from individual values. Moreover, we can explain better the complementarity of ecological specialization and originality from intraspecific variability. Finally, we can understand the influence of ecological traits on population and communities structure of tropical stream fishes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Souza, Gabriel Raposo Silva de. "A ictiofauna de um riacho costeiro em Cananeia - SP : composição, história natural e seu uso na implementação de atividade de turismo sustentável /." São Vicente, 2019. http://hdl.handle.net/11449/181444.

Full text
Abstract:
Orientador: Domingos Garrone-Neto
Resumo: Neste trabalho estudamos a composição, distribuição e história natural da comunidade de peixes em um riacho litorâneo da Mata Atlântica. Além disso, relatamos um estudo de caso envolvendo a utilização desta ictiofauna como ferramenta de divulgação e conscientização ambiental, no âmbito do projeto “Peixes do Lagamar”. Conduzimos os estudos ictiofaunísticos em três trechos do rio das Minas, no município de Cananeia, litoral sul do estado de São Paulo. Apesar de estar localizado, em sua maior parte, dentro do Parque Estadual do Lagamar de Cananeia, o rio das Minas não possuía registros a respeito de sua ictiofauna. Realizamos observações diretas (mergulho livre) e indiretas (BRUVS – Baited Remotely Underwater Video Station) durante dois anos (2017 e 2018) e coletas tradicionais (covo, picaré, puçá etc.) somente em uma campanha (set./2017). Ao todo, registramos 31 espécies, pertencentes a 14 famílias e cinco ordens, com 28 espécies no trecho a jusante, 17 no trecho intermediário e seis a montante, fato que esteve relacionado ao gradiente altitudinal existente entre os pontos de coleta. Descrevemos dois comportamentos para Geophagus brasiliensis: i) uma nova tática de forrageamento e ii) uma associação alimentar do tipo “nuclear-seguidor” com o lambari Deuterodon iguape. De forma complementar, realizamos estudos de capacidade de suporte no rio das Minas e em um outro riacho da região, o rio Mandira, identificando áreas com potencial de receber visitantes para a prática de atividad... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: In this work, we study the composition, distribution and natural history of the fish community in a coastal stream of the Atlantic Forest. In addition, we report a case study involving the use of this ichthyofauna as a tool for dissemination and environmental awareness, within the scope of the "Peixes do Lagamar" project. We conducted the ichthyofaunistic studies in three stretches of the Rio das Minas, in the municipality of Cananeia, south coast of the state of São Paulo. Despite being located, for the most part, within the Lagamar de Cananeia State Park, the Rio das Minas had no records regarding its ichthyofauna. We conducted direct observations (snorkelling) and indirect observations (BRUVS - Baited Remotely Underwater Video Station) for two years (2017 and 2018) and traditional captures (fish trap, seine net, dip net and hook) in only one campaign (sep/2017). In total, we recorded 31 species, belonging to 14 families and five orders, with 28 species in the downstream section, 17 in the intermediate section and six upstream, a fact that was related to the altitudinal gradient existing between the collection points. We describe two behaviours for Geophagus brasiliensis: i) a new foraging tactic and ii) a "nuclear-follower" food association with tetra Deuterodon iguape. In addition, we carried out studies of carrying capacity in the Rio das Minas and another stream in the region, the Rio Mandira, identifying areas with potential to receive visitors for the practice of flot... (Complete abstract click electronic access below)
Mestre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Teresa, Fabrício Barreto [UNESP]. "Diversidade funcional de comunidades de peixes de riachos." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/100506.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:30:55Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-02-08Bitstream added on 2014-06-13T21:01:36Z : No. of bitstreams: 1 teresa_fb_dr_sjrp.pdf: 453451 bytes, checksum: 469b71cda7bf370ee8e6639f864322d6 (MD5)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Neste estudo avaliaram-se os efeitos do desmatamento das zonas ripárias sobre a composição e diversidade funcional de comunidades de peixes de riachos. Para isso, foram elaborados três capítulos a partir de amostragens da ictiofauna em 126 segmentos de cinco metros de extensão em seis riachos, sendo três florestados e três desmatados, localizados na bacia do rio São José dos Dourados, sistema do Alto rio Paraná, Noroeste do Estado de São Paulo, Brasil. No CAPÍTULO I duas características que descrevem a distribuição longitudinal das espécies, a preferência por fluxo e por profundidade, foram avaliadas. As espécies apresentaram diferentes padrões de preferência, mas as respostas ao fluxo foram mais consistentes entre riachos florestados e desmatados do que em relação à profundidade. No CAPÍTULO II os padrões de diversidade taxonômica e funcional foram comparados entre os riachos florestados e desmatados, considerando a heterogeneidade estrutural em uma escala de meso-hábitat e no CAPÍTULO III foi avaliado se as alterações provocadas pelo desmatamento representam filtros ambientais que modulam a composição funcional das comunidades. Os padrões de diversidade e composição funcional diferiram em função das alterações ambientais nos riachos associadas ao desmatamento. As características funcionais associadas com o uso de hábitat, ecologia trófica, tolerância à hipóxia e tamanho influenciaram a distribuição das espécies dentro e entre riachos. Os resultados sugerem que as mudanças na disponibilidade de hábitat e recursos alimentares, assim como nas condições físico-químicas representam filtros ambientais importantes na organização das comunidades. Ao relacionar o desmatamento com alterações em outros componentes da diversidade que não somente taxonômico...
The effects of riparian deforestation on the functional composition and diversity of stream fish communities were evaluated. This study was divided into three chapters whose data were obtained by sampling fish fauna in 126 five meters long mesohabitats in forested (n = 3) and deforested (n = 3) streams, located in the São José dos Dourados river Basin, upper Paraná river system, northwestern São Paulo State, Brazil. In CHAPTER I two traits that describe the longitudinal distribution of the species, the preference for velocity and depth were evaluated. The species showed different patterns of preference, but their responses were more consistent between forested and deforested streams for velocity than for depth. In CHAPTER II the patterns of taxonomic and functional diversity were compared between forested and deforested streams in a mesohabitat scale and in CHAPTER III it was evaluated if the environmental modifications caused by deforestation represent environmental filters that modulate the functional composition of communities. Patterns of functional diversity and composition differed according to the environmental changes in streams related to deforestation. The distribution of species within and between streams was influenced by traits such as habitat use, trophic ecology, tolerance to hypoxia and size. The results suggest that changes in the habitat and food availability and physicochemical conditions represent environmental filters acting in the organization of communities. By linking deforestation to changes in other components of diversity rather than only taxonomic, the results obtained... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Peixes de riacho"

1

Oyakawa, Osvaldo Takeshi. Peixes de riachos da Mata Altântica: Nas unidades de conservação do Vale do Rio Ribeira de Iguape no Estado de São Paulo. São Paulo, SP: Editora Neotrópica, 2006.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Peixes de riacho"

1

Guinato, Rayssa Bernardi, and Mauricio Cetra. "EFEITOS DAS PERTURBAÇÕES ANTRÓPICAS NA DIVERSIDADE FUNCIONAL DE PEIXES DE RIACHOS DA MATA ATLÂNTICA." In Desafios Teóricos e Aplicados da Ecologia Contemporânea, 19–29. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1722013013.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography