Academic literature on the topic 'PARP inibitori'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'PARP inibitori.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "PARP inibitori"

1

Loiola Vasconcelos, Thalles Yuri, Débora Patrícia Feitosa Medeiros, and Aristides Ávilo Do Nascimento. "A INIBIÇÃO DO SISTEMA CONSERVANTE DE DUAS EMULSÕES O/A POR POLISSORBATO 80." Infarma - Ciências Farmacêuticas 27, no. 4 (January 6, 2016): 221. http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v27.e4.a2015.pp221-225.

Full text
Abstract:
<p>A avaliação da capacidade inibitória dos conservantes presentes nas amostras é fundamental para uma avaliação microbiológica eficaz. A inibição do crescimento de micro-organismos devido ao efeito bacteriostático ou fungistático da formulação pode ocasionar um resultado falso-negativo na análise microbiológica. A inibição do efeito conservante da formulação foi realizada através de dois métodos: a adição de polissorbato 80 a 0,4% e a diluição. A amostra foi preparada utilizando 10 g de cada amostra em 90 ml de salina a 0,9%, resultando em uma diluição 10<sup>-1</sup>. Foi adicionado também polissorbato 80 a 0,4% na solução salina com objetivo de neutralizar os parabenos e a imidazolidinil uréia nas formulações. Os ensaios foram realizados com objetivo de comprovar a ausência do efeito inibitório no crescimento de micro-organismos decorrente da atividade inibitória desses componentes. Foi observado o crescimento dos seguintes micro-organismos: <em>Staphylococcus aureus</em>, <em>Salmonella typhimurium</em> e <em>Pseudomonas aeruginosa</em> em todas as amostras e no controle positivo, significando a inativação do efeito inibitório das substâncias conservantes. A neutralização do efeito inibitório foi realizada através do uso do polissorbato 80 a 0,4% e da diluição 1:10.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carminate, Bruna, Luciana Camizão Rebello, Valdinara De Oliveira Grippa, Lo Ruama Freitas Teizeira, Caroline Carminate, and Marcelo Barreto Da Silva. "ATIVIDADE ANTIBIÓTICA DOS EXTRATOS DE Schinus terebinthifolia Raddi." Revista Univap 22, no. 40 (February 7, 2017): 485. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v22i40.1076.

Full text
Abstract:
A Schinus terebinthifolia Raddi, conhecida popularmente como aroeira vermelha, possui grande potencial inibitório de crescimento de microrganismo, o que torna esta planta medicinal uma alternativa para atividade antibiótica. Este estudo propõe avaliar esta atividade antibiótica das frações de extratos obtidas a partir de folhas e de casca de caule de aroeira, contra Staphylococcus aureus, identificar os compostos do metabolismo secundário presentes nas folhas e nas cascas de caule e quantificar os flavonóides. As frações foram utilizadas nos testes de determinação da concentração inibitória mínima, para bactéria. Os resultados obtidos demonstraram que o microrganismo testado apresentou sensibilidade aos compostos encontrados nos extratos de S. terebinthifolia, independente do tipo de extração, e que nas folhas são encontrados flavonoides, que possivelmente juntamente com os taninos exercem a atividade inibitória da bactéria. Portanto, extratos de casca de caule e de folhas de aroeira podem ser uma possibilidade para controlar o crescimento de tal patógeno.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Santos, L. S., M. N. Oliveira, G. M. S. P. Guilhon, A. S. Santos, I. C. S. Ferreira, M. L. Lopes-Júnior, M. S. P. Arruda, et al. "Potencial herbicida da biomassa e de substâncias químicas produzidas pelo fungo endofítico Pestalotiopsis guepinii." Planta Daninha 26, no. 3 (2008): 539–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582008000300009.

Full text
Abstract:
Muitas substâncias químicas disponíveis na natureza, produzidas por plantas ou por microrganismos, podem oferecer novas e excelentes oportunidades para diversificar o controle de pragas na agricultura e na prática agrícola, e, nesse sentido, os fungos podem contribuir de forma positiva. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o potencial inibitório na germinação de sementes e no desenvolvimento de plântulas de duas espécies de plantas daninhas em relação aos extratos e substâncias químicas obtidas da biomassa produzida por Pestalotiopsis guepinii - um fungo endofítico da espécie Virola michelii. Foram desenvolvidos bioensaios em condições controladas de 25 ºC e fotoperíodo de 12 horas, para germinação, e de 25 ºC e fotoperíodo de 24 horas, para desenvolvimento da radícula e do hipocótilo. Os extratos brutos foram analisados em concentração de 1,0% (m/v). Os resultados indicaram os extratos mais polares (MeOH-1 e MeOH-2) como de maior potencial inibitório, porém os efeitos promovidos pelos extratos hexânicos e acetato de etila foram expressivos, especialmente em relação à germinação das sementes. Comparativamente, a germinação das sementes das espécies de plantas daninhas se mostrou mais sensível aos efeitos do que o desenvolvimento das plântulas. Das espécies receptoras, Mimosa pudica (malícia) apresentou maior sensibilidade aos efeitos inibitórios dos extratos. Entretanto, na germinação de sementes da espécie Senna obtusifolia (mata-pasto), o extrato MeOH-1 apresentou 100% de inibição. As substâncias ergosterol e peróxido de ergosterol, isoladas do extrato hexânico, quando testadas isoladamente, apresentaram potencial inibitório sempre abaixo dos 35%, não repetindo o potencial inibitório do extrato hexânico, de onde foram isoladas. Quando testadas juntas, não se verificaram aumentos expressivos na atividade herbicida, embora acréscimos na atividade inibitória tenham sido observados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

BELINELO, Valdenir José, Dorila PILÓ-VELOSO, Eduardo Euclydes de Lima e. BORGES, Dalton Luiz Ferreira ALVES, and Genuína Teixeira REIS. "Síntese e atividade fitotóxica de amidas derivadas do ácido 6alfa,7beta-di-hidroxivouacapan-17beta-óico." Eclética Química 26 (2001): 25–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702001000100002.

Full text
Abstract:
O ácido 6alfa,7beta-di-hidroxivouacapan-17beta-óico foi isolado das sementes de Pterodon polygalaeflorus Benth (Leguminosae) e então dez novas amidas derivadas deste ácido foram preparadas. Os efeitos destas amidas na germinação de sementes de Sorghum bicolor L. e Cucumis sativus L. foram avaliados. Nove compostos, a uma concentração de 100 ppm, mostraram um efeito inibitório (5-21%) no crescimento radicular de C. sativus L.. A N-(t-butil)-6alfa,7beta-di-hidroxivouacapan-17beta-amida mostrou a maior ação inibitória (33%) para S. bicolor L.. Somente a N-benzil-6alfa,7beta-di-hidroxivouacapan-17beta-amida mostrou efeito estimulatório no crescimento radicular para C. sativus L. e S. bicolor L., de 16% e 34% respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

ALVARENDA, F. Q., V. A. ROYO, B. F. C. MOTA, R. S. LAURENTIZ, E. V. MENEZES, A. F. MELO JUNIOR, and D. A. OLIVEIRA. "Atividade Antinociceptiva e Antimicrobiana da Casca do Caule de Psidium Cattleyanum Sabine." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 17, no. 4 suppl 3 (2015): 1125–33. http://dx.doi.org/10.1590/1983-084x/14_146.

Full text
Abstract:
RESUMO Psidium cattleyanum Sabine, conhecida como “araçá”, é espécie nativa do Bioma Cerrado brasileiro comumente utilizado, segundo levantamento etnobotânico, como planta medicinal para tratar várias doenças tais como: patologias hepáticas, gástricas, lesões teciduais incluindo processos dolorosos. O objetivo deste trabalho foi realizar a triagem fitoquímica com propósito exploratório, investigar a atividade analgésica e antimicrobiana do extrato hidroalcoólico da casca do caule de Psidium cattleyanum Sabine (ECPCS) para apoiar o uso dessa espécie como planta medicinal. Para isso, foram obtidos extratos e frações com solventes orgânicos de polaridade crescente (hexano, diclorometano, acetato de etila e isobutanol) avaliando-se o perfil fitoquímico para determinar as principais classes de metabólitos secundários presentes na espécie. Investigou-se a atividade analgésica pelo teste de contorções abdominais em camundongos induzidas pelo ácido acético (0,6%). A Concentração Inibitória Mínina (CIM) e Concentração Bactericida Mínima (CBM) foram avaliadas através da técnica de microdiluição em caldo contra micro-organismos da microbiota oral. A triagem fitoquímica identificou a presença de taninos, saponinas, flavonoides e terpenos e/ou esteroides. O ECPCS exibiu atividade analgésica periférica nas doses de 200 e 400 mg/kg. O EAC (extrato acetato de casca) o EDC (extrato diclorometânico de casca) desempenharam melhor ação inibitória sobre o crescimento bacteriano de Estafilococos oralis com CIM 100 e 150 respectivamente. O ECPCS desempenhou ação inibitória sobre o crescimento bacteriano. Os resultados dos estudos experimentais comprovaram a presença de compostos secundários tais como, taninos e flavonoides, o que, provavelmente, pode ser associado à atividade analgésica e ao efeito inibitório sobre os micro-organismos testados com o ECPCS, o que justifica o uso medicinal planta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Lima, José Samuel da, Pedro Arthur Martins Farias, Iran Alves da Silva, Ialy Cássia da Silva Muniz, Iasmin Ingrid da Silva Muniz, Caroliny Henrique Pereira da Silva, Taynara Thais Cavalcante da Silva, Emanoel Mendonça de Lima, Risonildo Pereira Cordeiro, and Cynthia Gisele de Oliveira Coimbra. "Análise toxicológica e microbiológica do extrato bruto seco do marmeleiro (Croton sonderianus Muell. Arg.)." Revista Eletrônica Acervo Científico 39 (December 15, 2021): e9338. http://dx.doi.org/10.25248/reac.e9338.2021.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar a toxicidade e a atividade antimicrobiana do extrato bruto seco do Marmeleiro (Croton sonderianus) frente a microrganismos causadores de doenças periodontais. Métodos: A partir da maceração em álcool absoluto, filtração e evaporação do Marmeleiro (Croton sonderianus) obteve-se o extrato bruto seco. Os testes toxicológicos foram realizados a partir da determinação da Fragilidade Osmótica Eritrocitária e Toxicidade frente à Artemia salina do extrato. Já os testes microbiológicos analisaram o poder inibitório diante das bactérias Staphylococcus aureus, Klebsiella ssp., Streptococcus pyogenes e Escherichia coli. Resultados: Os dados dos testes toxicológicos realizados a partir do extrato apresentaram moderada toxicidade. Ainda, o extrato apresentou ação inibitória nas concentrações (m/v) 50%, 25%, 12,5% e 6,25% sobre os micro-organismos estudados e sua Concentração mínima inibitória (CIM), que foi em 6,25% e apresentou a formação de halo indicando ação antibiótica do extrato analisando. Sendo também avaliada à concentração letal por meio dos testes de Artemia salina e toxicidade para os testes de Fragilidade Osmótica Eritrocitária os quais apresentou moderada toxicidade. Conclusão: O extrato bruto seco do Marmeleiro (Croton sonderianus) possui boa atividade antimicrobiana diante de microrganismos causadores de doenças periodontais e moderada toxicidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, L. L., P. V. A. Oliveira, S. C. França, P. L. C. Alves, and P. S. Pereira. "Atividade alelopática de extratos aquosos de plantas medicinais na germinação de Lactuca sativa L. e Bidens pilosa L." Revista Brasileira de Plantas Medicinais 13, no. 3 (2011): 328–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-05722011000300012.

Full text
Abstract:
O potencial alelopático de quatro diferentes extratos de plantas medicinais (Eclipta alba, Gomphrena globosa, Tabernaemontana catharinensis e Tithonia diversifolia) foi avaliado na germinação de Bidens pilosa e Lactuca sativa. Dentre os resultados obtidos no teste de germinação, notou-se um maior poder inibitório do extrato de G. globosa sobre sementes e plântulas de Bidens pilosa e Lactuca sativa independente da concentração utilizada e aumento da atividade inibitória de extratos T. catharinensis e de T. diversifolia com aumento da concentração destes. Quanto ao Índice de Velocidade de Germinação, os dados demonstraram redução do índice devido a elevada mortalidade das plântulas submetidas aos extratos de G. globosa e de T. catharinensis e a germinação tardia das sementes submetidas ao extrato de T. diversifolia. Quanto ao vigor das sementes, as menores porcentagens de sobrevivência ocorreram extratos à 2,5% para B. pilosa e 10% para L. sativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Leuthier, Letícia Lopes, Ellen Caroline Araújo da Silva, Alexandre Almeida Júnior, Jocianelle Maria Félix Fernandes Nunes, Fábio Correia Sampaio, and Isabela Albuquerque Passos Farias. "Efeito do óleo essencial de Origanum vulgare L. e do carvacrol no crescimento de bactérias patogênicas da orofaringe." Research, Society and Development 10, no. 1 (January 23, 2021): e45210111754. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.11754.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi avaliar o efeito dos óleos essenciais de Origanum vulgare L. (OEO) e do carvacrol (CAR) no crescimento de bactérias da orofaringe. Para tanto, foram aplicadas as seguintes técnicas microbiológicas: difusão em ágar, concentração inibitória mínima (CIM) e concentração bactericida mínima (CBM). Na análise estatística, foi aplicado o teste ANOVA, com pós teste de Tukey. O nível de significância adotado foi de 5%. As cepas testadas foram Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853, Staphylococcus aureus ATCC 15656, Escherichia coli ATCC 25922 e Klebsiella pneumoniae INCQS 00147. O OEO apresentou atividade antimicrobiana, variando o tamanho dos halos de 21,00 (± 0,20) mm, para E. coli, a 33,56 (± 14,32) mm, para S. aureus. No teste de CIM, o CAR obteve menor concentração para a K. pneumoniae e maior concentração para S. aureus. A CBM mostrou valores semelhantes a CIM. O óleo essencial de Origanum vulgare L. e o carvacrol apresentaram efeito inibitório no crescimento de bactérias da orofaringe.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Bonaldo, Solange Maria, and Sérgio Florentino Pascholati. "Efeito de frações parcialmente purificadas de Saccharomyces cerevisiae na germinação de conídios e formação de apressórios por Colletotrichum sublineolum e Colletotrichum lagenarium." Summa Phytopathologica 33, no. 3 (September 2007): 233–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-54052007000300004.

Full text
Abstract:
O trabalho teve por objetivo verificar o efeito de preparações ou de frações parcialmente purificadas obtidas de S. cerevisiae, autoclavada por 4 horas seqüencialmente, submetidas à cromatografia de troca iônica (CTI) utilizando tampão Tris-HCl ou bicarbonato de amônio, na germinação de esporos (GE) e formação de apressórios (FA) in vitro por C. lagenarium ou C. sublineolum. Para isto, 40 µL de cada preparação ou fração foram colocados em pocinhos de placa de ELISA, juntamente com 40 µL de uma suspensão de esporos (1 x 10(5) conídios/mL) de C. lagenarium ou de C. sublineolum. Após incubação, determinou-se GE e FA. Água destilada esterilizada foi utilizada como controle. Todas as preparações da levedura autoclavada promoveram estímulo da GE, sem a formação de apressórios por ambos os fitopatógenos. Frações provenientes da CTI, com tampão Tris-HCl, induziram a GE por C. sublineolum e C. lagenarium. Na FA de C. lagenarium houve estímulo pelas frações IV, V e VI, sem diferença, no entanto, na FA de C. sublineolum. Para as frações obtidas por CTI, utilizando tampão bicarbonato de amônio, houve estímulo da GE por C. lagenarium nas frações I e IV e efeito inibitório da germinação pelas frações V, VI e VII. Não houve FA na fração I e as demais frações apresentaram efeito inibitório da FA por C. lagenarium. As frações I e II estimularam a GE e a FA por C. sublineolum e demais frações apresentaram efeito inibitório. Assim, evidencia-se a importância da escolha de tampões no processo de purificação de frações de S. cerevisiae, o que pode resultar em frações que estimulem a germinação de esporos de fitopatógenos fúngicos ou em frações com atividade inibitória da germinação, podendo contribuir futuramente no controle de doenças causadas por esses fungos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

De Barros Silva, Samuel, Huga Géssica de Oliveira Bento, Gil Sander Prospero Gama, Raizza Eveline Escórcio Pinheiro, João Sammy Nery de Souza, and Thiago Pereira Chaves. "Produtos naturais de Momordica charantia L. como moduladores da resistência de Escherichia coli a fármacos antimicrobianos." AGROPECUÁRIA CIENTÍFICA NO SEMIÁRIDO 15, no. 3 (October 15, 2019): 219. http://dx.doi.org/10.30969/acsa.v15i3.1183.

Full text
Abstract:
Objetivou-se avaliar o potencial de produtos naturais da Momordica charantia L. como agente antibacteriano e modulador da resistência de cepas de Escherichia coli a diferentes antibióticos. O extrato etanólico foi obtido a partir da maceração das folhas secas. As cepas multirresistentes utilizadas foram a E. coli 35 e E. coli 208. A concentração inibitória mínima (CIM) foi determinada pelo método de microdiluição em placas de 96 cavidades. Percebeu-se que, o extrato vegetal não apresentou efeito inibitório frente as cepas testadas (CIM > 1000 µg mL ̄ ¹). Nos ensaios de modulação frente a E. coli 35 observou-se redução significativa da CIM da Amoxicilina (99,2 para 50,0 µg mL ̄ ¹). Nos ensaios com E. coli 208 a associação do extrato com os diferentes antimicrobianos, verificou-se que houve redução da CIM da Amoxicilina (396,8 para 250,0 µg mL ̄ ¹) e Gentamicina (62,5 para 39,3 µg mL ̄ ¹), enquanto a associação com a Vancomicina não apresentou diferença significativa. Futuros estudos são necessários para identificar quais componentes do extrato foi responsável por tal ação, assim como os mecanismos envolvidos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "PARP inibitori"

1

Blank, Martina. "Padronização de um paradigma comportamental de esquiva inibitória para Zebrafish (Danio rerio Hamilton, 1822)." Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2009. http://hdl.handle.net/10923/1411.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:42:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000416169-Texto+Completo-0.pdf: 1529649 bytes, checksum: 8c095797ae251585e66c0abd34901a5c (MD5) Previous issue date: 2009
Memories are stored as structural and functional changes of the synaptic connections in neural regions involved in learning. Due to its biological relevance and relation to pathologies of the human nervous system, the pursuit for elucidation of the mechanisms underlying its maintenance is receiving enormous interest from distinct areas of knowledge over the years. Studies on the neural mechanisms of long-term memories have demonstrated that its formation is a gradual process involving neuroanatomical and cellular substrates, and whose molecular bases are the target of intense research. The teleost fish zebrafish is an excellent animal model for genetic and developmental studies and has a great potential for studies of learning and memory. This vertebrate is easy to manipulate and has a fast external development demanding practical and economical maintenance. Neuroanatomicaly, despite differences on developmental aspects and brain regions’ disposition, the general organization of mammal and teleost brains follow typical vertebrates’ patterns. Recent advances have shown that there is extensive similarity in both complexity and functioning of teleosts fish and terrestrial vertebrates brains, which validates the use of this animal model to study conserved mechanisms of learning and memory. Although there are studies evaluating behavior of zebrafish, they are mainly focused on locomotion and exploration of the environment in detriment of cognition. Moreover, there is no consistency in relation to the tasks protocols used. In the present study we demonstrate a rapid and effective learning protocol of a single-trial inhibitory avoidance to zebrafish that would allow the evaluation of cellular and molecular mechanisms of memory formation in vertebrates. In a simple apparatus animals learn to avoid swimming from a white into a dark compartment in order to circumvent an electric shock in a single training session. The retention test was performed 24 h after training. The test session repeated the training protocol except that no shock was administered. Latencies to enter the dark environment were considered indication of retention. In order to demonstrate the task potential use in further studies aiming to characterize the effect of pharmacological treatments that alter animals’ cognitive performance, we investigated the effect of the NMDA-receptor antagonist on inhibitory avoidance memory. Immediately after training animals were treated with 20 μM of MK-801 during 15 min, which prevented memory formation. Our results shows that the resulting memory for this task is robust, long-lasting and sensitive to NMDA blockage, in accordance to data from other vertebrates. This is a powerful instrument for evaluate memory processes and many other studies may benefit from this task. Together with complementary strategies available for zebrafish it may significantly improve our current knowledge on learning and memory mechanisms.
Memórias são armazenadas como modificações estruturais e funcionais das conexões sinápticas nas regiões neurais envolvidas no aprendizado e, por sua relevância biológica e relação com patologias do sistema nervoso humanas, a busca pela elucidação dos mecanismos responsáveis por sua manutenção tem recebido interesse de distintas áreas do conhecimento ao longo dos anos. Estudos sobre os mecanismos neurais das memórias de longa duração demonstraram que sua formação é um processo gradual que envolve substratos neuroanatômicos e celulares agora conhecidos em grande extensão, e cujas bases moleculares são alvo de intensa investigação. O peixe teleósteo zebrafish é um excelente modelo animal para estudos genéticos e de desenvolvimento e vêm mostrando enorme potencial para estudos de aprendizagem e memória. Este vertebrado de fácil manipulação apresenta rápido desenvolvimento externo e manutenção prática e econômica. Em termos neuroanatômicos, apesar das diferenças entre aspectos do desenvolvimento e resultante disposição de regiões cerebrais de mamíferos e teleósteos, a organização geral do encéfalo do zebrafish segue padrões típicos dos vertebrados. Avanços recentes no conhecimento demonstram que há uma extensa similaridade, tanto em complexidade quanto em funcionamento entre o cérebro de peixes teleósteos e os vertebrados terrestres o que valida o uso deste modelo animal para estudo dos mecanismos conservados do aprendizado e memória. Embora já existam na literatura científica estudos avaliando parâmetros comportamentais do zebrafish, na maior parte das vezes o foco principal dos trabalhos não é a cognição. Aspectos como locomoção e exploração do ambiente são tomadas como medidas e os trabalhos publicados não mostram constância em relação às tarefas utilizadas e protocolos adotados. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um novo paradigma de esquiva inibitória para zebrafish a fim de permitir a avaliação dos mecanismos celulares e moleculares da formação de memória em vertebrados. Para tanto, o treino consistiu de apenas uma sessão onde os animais foram colocados individualmente no aquário de esquiva inibitória. Ao cruzar para o lado escuro do aquário um choque elétrico foi administrado por 5s e estes animais retirados imediatamente do aquário. Na sessão de teste, realizada 24 h depois, seguiu-se o mesmo protocolo, porém nenhum choque foi utilizado. As latências de entrada no lado escuro para o treino e o teste foram consideradas como indicadoras de retenção. Para a validação da tarefa um grupo de animais foi tratado durante 15 min pós-treino com o antagonista de receptor NMDA MK-801 numa concentração de 20 μM. Os resultados obtidos demonstram que a tarefa de esquiva inibitória desenvolvida para zebrafish é baseada em mecanismos conservados em que o aprendizado, e resultante memória, são dependentes de sinalização glutamatérgica mediada por NMDA, assim como já evidenciado para outros vertebrados. A tarefa desenvolvida é rápida, simples e resulta em um aprendizado robusto, sólido e persistente, representando um instrumento valioso para se caracterizar diferentes processos que afetam o comportamento no zebrafish, bem como permitir a dissecação dos eventos tempos-dependentes da formação de memórias de vertebrados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Almeida, Clarissa Camboim Silva de. "Proteína glial S100b e processamento da memória : dependência da síntese de ARNm para a formação de um novo aprendizado." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/13232.

Full text
Abstract:
A S100B é uma proteína neurotrófica ligante de cálcio sintetizada e secretada por astrócitos desempenhando funções intra e extracelulares. Estudos anteriores em nosso laboratório demonstraram que a S100B, quando infundida exogenamente no hipocampo dorsal de ratos, imediatamente após o treino na tarefa de Esquiva Inibitória, facilita a consolidação dessa memória aversiva (Mello e Souza et al., 2000). É sabido que, para que ocorram as modificações permanentes necessárias para a consolidação da memória de longa duração decorrentes de um novo aprendizado, diversos processos plásticos ocorrem no nível celular, envolvendo, por exemplo, modificações bioquímicas, entre elas, a síntese protéica. Este trabalho tem como objetivo tentar compreender o mecanismo pelo qual a proteína S100B, quando administrada no hipocampo dorsal de ratos, afeta a consolidação e a evocação de uma memória aversiva (esquiva inibitória). Para tanto, infundimos a proteína pré-teste no hipocampo dorsal de ratos, em diferentes concentrações, e verificamos seus efeitos sobre a retenção da memória daquela tarefa aversiva. Também estudamos o possível papel da síntese protéica na mediação do efeito facilitatório pós-treino já descrito, empregando um inibidor da síntese de ARN, o DRB: com a infusão de DRB em concentração sem efeito comportamental próprio, tentamos reverter o efeito facilitatório da S100B infundida imediatamente após o treino. Para saber em qual das duas fases da síntese protéica, infundimos o DRB tanto imediatamente quanto 2 h pós-treino. A S100B não teve qualquer efeito na evocação (pré-teste), apenas na consolidação (imediatamente pós-treino), sendo este efeito revertido pelo DRB infundido tanto concomitantemente (primeira fase) quanto 2 h após o treino (segunda fase da síntese protéica) na tarefa de esquiva inibitória. Nossos resultados apóiam a hipótese de mediação da ação facilitatória da S100B com base nos processos de síntese protéica, em suas duas etapas, possivelmente um ingrediente necessário à construção de um engrama de memória estável como se espera de uma memória de longa duração.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Leite, Renata de Freitas. "Concentração inibitória mínima de extratos brutos produzidos por actinobactérias para agentes causadores de mastite bovina." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/10/10135/tde-23112016-152350/.

Full text
Abstract:
O uso imprudente de antibióticos para o tratamento da mastite bovina pode levar ao aumento da resistência bacteriana e ao comprometimento da eficácia dos tratamentos atuais. Desta maneira, novas alternativas para o tratamento da mastite devem ser procuradas. As actinobactérias são capazes de produzir extratos brutos que contêm metabólitos secundários ativos, que inibem o crescimento de outras bactérias. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar a concentração inibitória mínima (CIM) de extratos brutos de actinobactérias para isolados de Staphylococcus aureus, Staphylococcus chromogenes, Streptococcus dysgalactiae e Streptococcus uberis, provenientes de 23 rebanhos leiteiros. Estes isolados foram identificados pela cultura microbiológica e por espectrometria de massas. Assim, foi realizada uma triagem, pelo bioensaio colorimétrico, de 15 extratos brutos, previamente testados e identificados, provenientes de actinobatérias isoladas de diferentes ambientes e plantas (caatinga, áreas de reflorestamento e do eucalipto) para 10 isolados de cada espécie causadora de mastite. Em seguida, os extratos Caat 1-54 e Caat P5-8 foram selecionados para determinação da CIM, a 50% (CIM50) e a 90% (CIM90). Para determinar a CIM dos extratos brutos, foram utilizados 20 isolados de cada espécie, totalizando 80 isolados. Foi utilizada a análise de sobrevivência para avaliação dos resultados. O extrato Caat 1-54 apresentou os menores valores de CIM50 e CIM90 para S. aureus (0,39 µg/mL e 6,25 µg/mL, respectivamente) e S. chromogenes (CIM50 = CIM90 = 0,78 µg/mL). O ceftiofur apresentou os menores valores de CIM tanto para Strep. dysgalactiae (CIM50 ≤ 0,048 µg/mL; CIM90 = 100 µg/mL), como para Strep. uberis (CIM50 ≤ 0,19 µg/mL; CIM90 = 0,39 µg/mL). Seguido do ceftiofur, o extrato Caat 1-54 foi o que apresentou menores valores CIM, com apenas uma diluição seriada de diferença entre as CIM50 das duas espécies (1,56 e 0,78 µg/mL para Strep. dysgalactiae e Strep. uberis, respectivamente). O extrato Caat P5-8 apresentou os maiores valores de CIM50 e CIM90 para todas as espécies estudadas (CIM ≥ 25 µg/mL). Os resultados obtidos indicam o potencial dos extratos brutos provenientes de actinobactérias para o tratamento da mastite bovina causada por S. aureus, S. chromogenes, Strep. dysgalactiae e Strep. uberis
The reckless use of antibiotics for the treatment of bovine mastitis can increase bacterial resistance and harm the effectiveness of current treatments. Thus, new alternatives for mastitis treatment must be searched. Actinomycetes are capable to produce crude extracts with secondary active metabolites that inhibit the growth of other bacteria. Therefore, the aim of this study was to evaluate the minimum inhibitory concentration (MIC) of crude extracts obtained from actinomycetes for Staphylococcus aureus, Staphylococcus chromogenes, Streptococcus dysgalactiae and Streptococcus uberis isolated from 23 dairy herds. These bacteria were identified by microbiology culture and mass spectrometry. Thus, the colorimetric bioassay was performed. In this screening 15 crude extracts previously tested and identified, obtained from actinomycetes from different Brazilian environments and plants (caatinga, reforestation areas and eucalyptus) were used for 10 isolates of each mastitis pathogens species. Then the Caat 1-54 and Caat P5-8 extracts were selected to the MIC 50% (MIC50) and 90% (MIC90) determination. Twenty mastitis pathogens isolates of each bacteria species were used. Survival analysis was used to evaluate the results. Caat 1-54 extract presented the lowest values of MIC50 e MIC90 for S. aureus (0.39 µg/mL and 6.25 µg/mL, respectively) and S. chromogenes (MIC50 = MIC90 = 0.78 µg/mL). On the other hand, ceftiofur presented the lowest MIC values for both Strep. dysgalactiae (MIC50 ≤ 0.048 µg/mL; MIC90 = 100 µg/mL) and Strep. uberis (MIC50 ≤ 0.19 µg/mL; MIC90 = 0.39 µg/mL). After ceftiofur, Caat 1-54 presented the highest efficiency against Strep. dysgalactiae and Strep. uberis and MIC50 for both species differed by only one serial dilution (1.56 e 0.78 µg/mL for Strep. dysgalactiae and Strep. uberis, respectively). Caat P5-8 extract presented the highest MIC50 and MIC90 values for all pathogens (MIC ≥ 25 µg/mL). Results indicated the potential of crude extracts from actinomycetes to treat bovine mastitis caused by S. aureus, S. schromogenes, Strep. dysgalactiae and Strep. uberis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Barbosa, Luiz Carlos Bertucci [UNESP]. "Peptídeos derivados da toxina bacteriana ParE: síntese, estrutura e ação inibitória sobre a atividade de topoisomerases." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2012. http://hdl.handle.net/11449/100731.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:31:00Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2012-02-15Bitstream added on 2014-06-13T19:01:10Z : No. of bitstreams: 1 barbosa_lcb_dr_araiq.pdf: 1542454 bytes, checksum: 327a840d830dd6df24f9ee9a47d53cff (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
O sistema ParE-ParD é um sistema toxina-antitoxina bacteriano, sendo ParE a toxina e ParD a antitoxina. ParD é capaz de neutralizar a ação de ParE formando um complexo com o mesmo, o qual é eficaz na autorregulação do operon parDE. Estudos têm mostrado que a atividade tóxica de ParE ocorre inibindo a atividade da DNA girase, mas nenhum efeito desta proteína sobre a atividade da topoisomerase IV foi observado até hoje. Baseando-se na estrutura primária da toxina ParE de Escherichia coli, bem como nos escassos dados em relação a esta toxina, a meta deste trabalho foi a obtenção de peptídeos sintéticos baseados nesta proteína a fim de avaliar as sequências de aminoácidos responsáveis pela interação com as diferentes topoisomerases bacterianas, além de tentar isolar uma sequência polipeptídica com potencial atividade inibitória sobre essas enzimas. Utilizando modelagem molecular por homologia, um modelo tridimensional para toxina ParE de E. coli foi obtido e validado. Com base nos dados estruturais inferidos a partir do modelo da estrutura tridimensional de ParE, 12 peptídeos foram racionalmente desenhados e sintetizados pela metodologia da fase sólida. Ensaios de inibição in vitro da atividade de superenovelamento de DNA pela girase e de relaxamento de DNA pela topoisomerase IV foram realizados e indicaram que os peptídeos ParE3 (ParE 80-100), ParE8 (ParE 61-105), ParE10 (ParE 61-87) e ParE12 (ParE 61-79) atuam como bons inibidores de ambas enzimas. Ensaios de fluorescência intrínseca e anisotropia de fluorescência, empregando peptídeos sintéticos derivados de ParE, evidenciaram que o processo de inibição da atividade da DNA girase pela toxina ParE deve ocorrer por interação com a proteína GyrA da enzima. Foi iniciado neste trabalho os primeiros testes usando lipossomas como veículos...
The operon parDE encode a toxin-antitoxin system formed by ParE toxin and its antitoxin ParD. ParD is able to neutralize ParE action and is effective in autoregulation of the operon. Studies have shown that the toxic activity of the ParE occurs by inhibiting the activity of DNA gyrase, but no effect of this protein on the activity of topoisomerase IV has been observed yet. Based on the primary structure of the Escherichia coli ParE toxin, as well as the scarce data of this toxin, the aim of this work was to obtain synthetic peptides based on this protein in order to assess the amino acid sequences responsible for interaction with the bacterial topoisomerases, besides trying to isolate a polypeptide sequence with potential inhibitory activity against these enzymes. Using molecular homology modeling, a three-dimensional model for E. coli ParE toxin was obtained and validated. Based on structural data inferred from ParE threedimensional model, 12 peptides were rationally designed and synthesized by solid-phase method. Tests of inhibition of the supercoiling reaction of the DNA gyrase and inhibition of DNA relaxation by topoisomerase IV were performed and indicated that the peptides ParE3 (ParE 80-100), ParE8 (ParE 61-105), ParE10 (ParE 61 -87) and ParE12 (ParE 61-79) act as good inhibitors of both enzymes. Intrinsic fluorescence and fluorescence anisotropy assays, using synthetic peptides derived from ParE showed that inhibition process of activity of the DNA gyrase by ParE toxin must occur by interaction with the GyrA protein. In this work was started the first tests using liposomes as carrier vehicles for bioactive peptides derived from ParE. The peptides were efficiently encapsulated in soybean phosphatidyl choline liposomes. It was observed, although reduced, inhibition of bacterial growth when peptides encapsulated in liposomes were... (Complete abstract click electronic access below)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Souza, João Luis Carvalho de. "Análise do efeito inibitório do eugenol sobre canais para Na+ ativados por voltagem em neurônios sensitivos." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/42/42137/tde-20052010-133912/.

Full text
Abstract:
Os efeitos inibitórios do eugenol (EUG) em canais para Na+ ativados por voltagem (NaV) mostrados anteriormente não são totalmente compatíveis com nossos resultados. Nós estudamos os efeitos do EUG em correntes macroscópicas de Na+ e os comparamos aos da lidocaína, um anestésico local, para referência. O EUG bloqueou, rápida e reversivelmente, correntes de Na+ mistas (TTX-S+TTX-R) assim como as correntes de Na+ TTX-R. As IC50 para a inibição das correntes mistas e TTX-R pelo EUG foram de 2,28 e 2,27 mmol/L, respectivamente. O bloqueio depende da freqüência de despolarizações. Nas correntes mistas, o EUG desloca a curva de ativação para a direita, a de inativação para a esquerda, não altera a cinética de inativação e retarda a recuperação da inativação, rápida e lenta, dos canais. Nas correntes TTX-R, o efeito é semelhante, exceto na curva de ativação, que não é deslocada. Nós concluímos que o EUG bloqueia os NaV por se ligar a estados conformacionais de repouso e inativados, rápido e lento. Os efeitos são semelhantes, mas não idênticos aos da lidocaína.
The previously described inhibitory effects of eugenol (EUG) on voltage-activated Na+ channels (Nav) are not compatible with our results. We have studied the effects of EUG on macroscopic Na+ currents and compared them to the effects of lidocaine, a local anesthetic. EUG blocked both mixed (TTX-S and TTX-R) and TTX-R Na+ currents in a fast and reversible manner. The values of IC50 for the inhibition of mixed and TTX-R currents were 2.28 and 2.27 mmol/L respectively. The blockade depends on frequency of depolarizing pulses. In mixed currents EUG displaced the activation curve to the right, the inactivation curve to the left, does not alter the inactivation kinetics and retards the recovery from inactivation, fast and slow, of the Na+ channels. In TTX-R currents, EUG effects were similar, except on the activation curve, which was not shifted. In conclusion, EUG blocks Nav by binding to the resting and inactivated conformational states of channels, fast and slow. EUG effects resembles lidocaine ones, but are not identical.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Luiz Carlos Bertucci. "Peptídeos derivados da toxina bacteriana ParE : síntese, estrutura e ação inibitória sobre a atividade de topoisomerases /." Araraquara, 2012. http://hdl.handle.net/11449/100731.

Full text
Abstract:
Orientador: Reinaldo Marchetto
Banca: Eduardo Maffud Cilli
Banca: Wilton Rogério Lustri
Banca: Vani Xavier de Oliveira Junior
Banca: Herida Regina Nunes Salgado
Resumo: O sistema ParE-ParD é um sistema toxina-antitoxina bacteriano, sendo ParE a toxina e ParD a antitoxina. ParD é capaz de neutralizar a ação de ParE formando um complexo com o mesmo, o qual é eficaz na autorregulação do operon parDE. Estudos têm mostrado que a atividade tóxica de ParE ocorre inibindo a atividade da DNA girase, mas nenhum efeito desta proteína sobre a atividade da topoisomerase IV foi observado até hoje. Baseando-se na estrutura primária da toxina ParE de Escherichia coli, bem como nos escassos dados em relação a esta toxina, a meta deste trabalho foi a obtenção de peptídeos sintéticos baseados nesta proteína a fim de avaliar as sequências de aminoácidos responsáveis pela interação com as diferentes topoisomerases bacterianas, além de tentar isolar uma sequência polipeptídica com potencial atividade inibitória sobre essas enzimas. Utilizando modelagem molecular por homologia, um modelo tridimensional para toxina ParE de E. coli foi obtido e validado. Com base nos dados estruturais inferidos a partir do modelo da estrutura tridimensional de ParE, 12 peptídeos foram racionalmente desenhados e sintetizados pela metodologia da fase sólida. Ensaios de inibição in vitro da atividade de superenovelamento de DNA pela girase e de relaxamento de DNA pela topoisomerase IV foram realizados e indicaram que os peptídeos ParE3 (ParE 80-100), ParE8 (ParE 61-105), ParE10 (ParE 61-87) e ParE12 (ParE 61-79) atuam como bons inibidores de ambas enzimas. Ensaios de fluorescência intrínseca e anisotropia de fluorescência, empregando peptídeos sintéticos derivados de ParE, evidenciaram que o processo de inibição da atividade da DNA girase pela toxina ParE deve ocorrer por interação com a proteína GyrA da enzima. Foi iniciado neste trabalho os primeiros testes usando lipossomas como veículos... (Resumo completo, clicar acesso eletrônico abaixo)
Abstract: The operon parDE encode a toxin-antitoxin system formed by ParE toxin and its antitoxin ParD. ParD is able to neutralize ParE action and is effective in autoregulation of the operon. Studies have shown that the toxic activity of the ParE occurs by inhibiting the activity of DNA gyrase, but no effect of this protein on the activity of topoisomerase IV has been observed yet. Based on the primary structure of the Escherichia coli ParE toxin, as well as the scarce data of this toxin, the aim of this work was to obtain synthetic peptides based on this protein in order to assess the amino acid sequences responsible for interaction with the bacterial topoisomerases, besides trying to isolate a polypeptide sequence with potential inhibitory activity against these enzymes. Using molecular homology modeling, a three-dimensional model for E. coli ParE toxin was obtained and validated. Based on structural data inferred from ParE threedimensional model, 12 peptides were rationally designed and synthesized by solid-phase method. Tests of inhibition of the supercoiling reaction of the DNA gyrase and inhibition of DNA relaxation by topoisomerase IV were performed and indicated that the peptides ParE3 (ParE 80-100), ParE8 (ParE 61-105), ParE10 (ParE 61 -87) and ParE12 (ParE 61-79) act as good inhibitors of both enzymes. Intrinsic fluorescence and fluorescence anisotropy assays, using synthetic peptides derived from ParE showed that inhibition process of activity of the DNA gyrase by ParE toxin must occur by interaction with the GyrA protein. In this work was started the first tests using liposomes as carrier vehicles for bioactive peptides derived from ParE. The peptides were efficiently encapsulated in soybean phosphatidyl choline liposomes. It was observed, although reduced, inhibition of bacterial growth when peptides encapsulated in liposomes were... (Complete abstract click electronic access below)
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Gaia, Fausto Siqueira. "A tutela inibitória de ofício para a proteção do direito fundamental ao meio ambiente do trabalho saudável: limites e possibilidades da atuação jurisdicional." Faculdade de Direito de Vitoria, 2014. http://191.252.194.60:8080/handle/fdv/111.

Full text
Abstract:
Submitted by Suelen Santos (suelen@fdv.br) on 2018-08-23T13:43:58Z No. of bitstreams: 1 Fausto Siqueira Gaia.pdf: 953885 bytes, checksum: 540a1a414d1130e5a754886673493aac (MD5)
Rejected by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br), reason: Inserir a referência da dissertação no campo "citação". on 2018-08-24T13:21:14Z (GMT)
Submitted by Suelen Santos (suelen@fdv.br) on 2018-08-24T15:50:08Z No. of bitstreams: 1 Fausto Siqueira Gaia.pdf: 953885 bytes, checksum: 540a1a414d1130e5a754886673493aac (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Paula Galdino (repositorio@fdv.br) on 2018-08-24T19:55:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Fausto Siqueira Gaia.pdf: 953885 bytes, checksum: 540a1a414d1130e5a754886673493aac (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-24T19:55:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fausto Siqueira Gaia.pdf: 953885 bytes, checksum: 540a1a414d1130e5a754886673493aac (MD5) Previous issue date: 2014-08-29
A presente dissertação é resultado da investigação científica desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu da Faculdade de Direito de Vitória em Direitos e Garantias Fundamentais, na linha pesquisa sobre jurisdição constitucional e concretização dos direitos e garantias fundamentais. O trabalho realizado tem como objetivo analisar, no paradigma do Estado democrático de Direito, e a partir da teoria estruturante da norma desenvolvida por Friedrich Müller, os limites e os fundamentos para a construção da norma jurídica na situação concreta, que autorize a concessão, nos comandos sentenciais, por parte do magistrado do trabalho, da tutela inibitória de ofício, para a prevenção de ilícitos relacionados à segurança e à medicina do trabalho em uma sociedade de conflitos massificados. A investigação científica buscará resposta ao seguinte problema: quais são os fundamentos e os limites da atuação jurisdicional no processo construtivo da norma jurídica, que autorizam a concessão da tutela inibitória de ofício, com o intuito de garantir a efetividade do direito fundamental ao meio ambiente de trabalho saudável? A partir da utilização do método dialético, e da pesquisa exploratória e bibliográfica, a primeira parte é dedicada à análise, durante a transição do positivismo jurídico para o pós-positivismo jurídico, dos perfis de atuação do magistrado do trabalho, nas atividades de interpretação e aplicação do direito, nos paradigmas do Estado liberal de Direito, do Estado social de Direito e do Estado democrático de Direito. Na segunda parte do trabalho, as formas de tutela jurisdicional serão estudadas, a partir de critérios de classificação que tomarão por base as “crises de direito” material e a pré-existência de danos no momento da concessão. Além disso, serão apresentados os pressupostos e os fundamentos constitucionais e de direito processual para a concessão da tutela inibitória de ofício, a partir da constatação da ausência de efetividade dos provimentos condenatórios de ressarcimento, em matéria de segurança e medicina do trabalho.
Questa tesi è il risultato di una ricerca condotta nella Laurea Specialistica della Faculdade de Direito de Vitória in materia di diritti fondamentali e delle garanzie nella sua linea sulla giurisdizione costituzionale e la realizzazione dei diritti e delle garanzie fondamentali. Questa tesi si propone di analizzare, nel paradigma dello Stato di Diritto Democratico e della teoria della norma giuridica strutturante sviluppata da Friedrich Müller, i limiti e i fondamenti per la costruzione della norma giuridica nella situazione concreta, che autorizza la concesssione, nelle sentenze, da parte del magistrato del lavoro, della tutela inibitoria d'ufficio, per prevenire illeciti relativi alla sicurezza e alla salute sul lavoro in una società di conflitti di massa. La ricerca scientifica cercherà di rispondere al seguente problema: quali sono i fondamenti e limiti del coinvolgimento dei giudici nel processo di costruzione dello stato di diritto che autorizza la concessione della tutela inibitoria d'ufficio, al fine di garantire l’effettività del diritto fondamentale ad un ambiente di lavoro salutare? A partire dall'utilizzo del metodo dialettico e della ricerca esplorativo-bibliografica, la prima parte sarà dedicata all'analisi dei profili di attuazione del magistrato del lavoro, specialmente nelle attività di interpretazione e di applicazione del diritto, nei paradigmi dello Stato Liberale di Diritto, Stato Sociale di Diritto e dello Stato di Diritto Democratico, durante la transizione del positivismo al post-positivismo giuridico. Nella seconda parte del lavoro, saranno studiate forme di tutela giurisdizionale, a partire dai criteri di classificazione che useranno per base le "crisi di diritto materiale" e la preesistenza di danni al momento della concessione. Inoltre, saranno presentati i presupposti e i fondamenti di diritto costituzionale e processuale per la concessione della tutela inibitoria d'ufficio, a partire dalla constatazione dell'assenza di efettività delle sentenze di condanna repressiva, in materia di sicurezza e salute sul lavoro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Remonatto, Gabriela. "Correlação entre concentração inibitória mínima e níveis urinários de antimicrobianos para o tratamento de infecções no trato urinário." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2007. http://hdl.handle.net/10183/10383.

Full text
Abstract:
Introdução: As Infecções no trato urinário (ITU) estão entre as doenças infecciosas mais comumente diagnosticadas e são responsáveis por uma grande proporção do consumo de agentes antimicrobianos, sendo a Escherichia coli o microorganismo mais freqüentemente envolvido. Os antimicrobianos utilizados no tratamento das ITU sofrem concentração no processo de eliminação, ocasionando altos níveis de antimicrobiano na urina. No entanto, os testes que avaliam a susceptibilidade aos antimicrobianos são baseados em concentrações séricas. Assim, é de interesse a padronização de um teste que utilize níveis urinários (discos de alta potência) dos antimicrobianos frente aos uropatógenos. Objetivo: padronizar teste de susceptibilidade aos antimicrobianos para E. coli de ITU, com concentrações de antimicrobianos atingidas na urina. Métodos: foram utilizados 204 isolados bacterianos resistentes a pelo menos um dos seguintes antimicrobianos: ampicilina, cefalotina, ciprofloxacino, gentamicina, sulfametoxazol-trimetoprima(cotrimoxazol) para os quais foi determinada a MIC através de diluição em agar. Através da análise das MIC obtidas e das concentrações que os antimicrobianos atingem na urina, foram estabelecidas as concentrações dos discos de alta concentração. As seguintes concentrações de disco foram utilizadas: ampicilina (500, 400, 300 μg), cefalotina (200, 100 μg) e ciprofloxacino (200, 150 μg). Resultados: a ampicilina apresentou MIC ≥ 512μg/mL para cerca de 50% dos isolados. Dos discos testados, o de 500 μg mostrou melhor coeficiente de correlação de Spearman (rs: -0,659) e foi escolhido para a determinação do ponto de corte através de curva ROC (receiver operating characteristic). Pela curva, um diâmetro de halo de 9 mm separaria as amostras resistentes (R) das susceptíveis (S) a altos níveis de ampicilina com 100% de sensibilidade e especificidade de 50%. A cefalotina apresentou MIC inferior a 256μg/mL para 78% dos isolados sendo que o “rs” para os discos de 100 e 200 μg foi o mesmo: -0,744. Pela curva ROC, halos de 17mm (disco de 200μg) e 13mm (disco de 100μg) discriminariam amostras R de S com 100% de sensibilidade e 96,9% de especificidade. O ciprofloxacino apresentou MIC ≤ 128 μg/mL para mais de 50% dos isolados, sendo que o “rs” foi melhor com o disco de 200μg (rs:-0,916). Um halo de 21mm separaria as amostras S e R com 100% de sensibilidade e 78,9% de especificidade. Para o cotrimoxazol, 95% das amostras se mostraram resistentes a altos níveis e os testes com disco de alta potência não foram realizados. Para a gentamicina o baixo nº de amostras (n=22) prejudicou a análise, mas cerca de 63% dos isolados seriam susceptíveis a altos níveis. Conclusão: O presente estudo demonstrou que o uso de discos de alta concentração pode ser útil para avaliar a susceptibilidade de isolados urinários. Isto tem importância em laboratórios clínicos onde, embora haja dificuldade na realização da MIC, testes de disco-difusão estão incorporados na rotina.
Introduction: The urinary tract infections (UTI) are among the most common infectious diseases and are responsible for a high antimicrobial usage. The Escherichia coli is the main microorganism involved in UTI. The antimicrobials used for treatment of UTI concentrate in the urinary tract and this leads to high levels of them in the urine. However, the susceptibility tests are based on the serum levels of the antimicrobials. Therefore, it is of interest to develop a test which correlates the urinary levels of antibiotics (discs with high levels) with the uropathogens. Objective: to propose a susceptibility test of E. coli from UTI using doses of the antimicrobials reached in the urine. Methods: a total of 204 clinical isolates of E.coli resistant, according to conventional antimicrobial susceptibility test to, at least, one of the following antimicrobials: ampicillin, cefalotin, ciprofloxacin, gentamicin and trimetoprima- sulfametoxazol. The MIC was determined by the agar dilution technique. According to the results of the MICs and the urinary levels of the antimicrobials it was possible to establish the concentration of the high potency discs. The following concentration of discs were used: ampicilina (500, 400, 300 μg), cefalotin (200, 100 μg) and ciprofloxacin (200, 150 μg). Results: ampicillin presented MIC ≥ 512μg/mL for around 50% of E. coli isolates. The disc containing 500 μg of ampicillin displayed the best coeficient of correlation (rs: -0,659) and it was chosen to establish diameter breakpoint according to the ROC curve. A diameter of 9 mm would discriminate high level ampicillin resistant isolates with 100% and 50% of sensitivity and specificity, respectively. Cefalotin presented MIC below 256 μg/mL for 78% of E. coli isolates. Its “rs” for discs containing 100 and 200μg was the same: - 0,744. According to the ROC curve zone diameters of 17mm (disk of 200μg) e 13mm (disk of 100μg) were able to discriminate isolates resistant with 100% and 96.9% of sensitivity and specificity, respectively. Ciprofloxacin presented MIC ≤ 128 μg/mL for more than 50% of isolates and the best “rs” was achieved with the 200μg (r:-0,916) disk. A zone diameter of 21mm would discriminate susceptible isolates with 100% and 78.9% of sensitivity and specificity. respectively. A total of 95% of E. coli isolates proved to be resistant to high levels of cotrimoxazole and, therefore, tests with high potency disks were not performed. Due to the small numbers of isolates resistant to gentamycin (n=22) we were not able to perform further analysis although 63% of E coli isolates proved to be susceptible to high levels of this antimicrobial. Conclusion: This study indicated that the susceptibility test with disks containing high levels of antimicrobials may be useful to evaluate the susceptibility of urinary tract isolates This may be of importance as the clinical laboratory may not be able to perform the MIC test for routine isolates.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Delgado, Ivone Leila Lima [UNESP]. "Avaliação do efeito antimicrobiano e anti-inflamatório de derivados furoxânicos e benzofuroxânicos como alternativa para o tratamento da acne vulgar." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2017. http://hdl.handle.net/11449/150978.

Full text
Abstract:
Submitted by Ivone Leila Lima Delgado null (leilavone@gmail.com) on 2017-06-23T19:11:39Z No. of bitstreams: 1 Dissertação repos..pdf: 2133288 bytes, checksum: ec58ee4f471950dfade8804f338e05f4 (MD5)
Approved for entry into archive by Luiz Galeffi (luizgaleffi@gmail.com) on 2017-06-28T16:32:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 delgado_ill_me_arafcf.pdf: 2133288 bytes, checksum: ec58ee4f471950dfade8804f338e05f4 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-06-28T16:32:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 delgado_ill_me_arafcf.pdf: 2133288 bytes, checksum: ec58ee4f471950dfade8804f338e05f4 (MD5) Previous issue date: 2017-05-23
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A acne é uma doença autolimitada de componente multifatorial, caracterizada pela presença de inflamação e colonização bacteriana pelo microrganismo Propionibacterium acnes. Atualmente, o tratamento tópico e/ou oral, inclui fármacos com propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e queratolíticas. Apesar dos efeitos benéficos no tratamento da acne, a terapia atual apresenta limitações que justificam a busca de novos fármacos. Furoxanos e benzofuroxanos são compostos heterocíclicos contendo a função N-óxido e que apresentam uma grande diversidade de propriedades farmacológicas, incluindo antimicrobiana. Neste trabalho investigouse o efeito antimicrobiano de compostos furoxanos e benzofuroxanos pertencentes à biblioteca de moléculas do laboratório de Química Farmacêutica e Medicinal da Faculdade de Ciências Farmacêuticas. Para fins de caracterização do espectro de ação, além do P. acnes foi realizado screening do perfil de atividade antimicrobiana frente às cepas fúngicas, bactérias Gram positivas e Gram negativas usando as técnicas de microdiluição. Os furoxanos e benzofuroxanos foram testados em concentrações que variaram de 0.03 a 100 μg/mL. Foram usados controles como a cefazolina (0.39 μg/mL) para P. acnes, o imipenen (<0.39 μg/mL) para as bactérias Gram positivas, aztreonan (<0.39 μg/mL) para as Gram-negativas, anfotericinaB (0.25 μg/mL) e o fluconazol (65 μg/mL) para as espécies de Candida e Cryptococcus, respectivamente. Após incubação, foram realizadas leituras visuais sem e com revelador resazurina (0.01%) para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM). Dos 20 compostos avaliados, 14 foram capazes de inibir o crescimento de, pelo menos, um microrganismo. O composto (E)-4-(3-((2-(3- hidroxibenzoil) hidrazona) metil) fenoxi)-3-(fenilsulfonil)-1, 2,5-oxadiazol-2-óxido (composto 15) se mostrou o mais ativo contra P. acnes apresentando CIM de 0.19 μg/mL. Estudos in vitro demonstraram para este composto capacidade de liberação de óxido nítrico, sendo este aumento de estresse oxidativo um dos possíveis mecanismos de ação. Esta molécula também foi capaz de inibir a produção do NO em macrófagos na concentração de 0.78 ug/mL. A avaliação in vitro da citotoxicidade em macrófagos e atividade anti-inflamatória por determinação quantitativa de IL1-β e a TNF-α foram realizadas. Determinou-se para o composto mais ativo contra P. acnes que a viabilidade em macrófagos é de 100% em concentrações inferiores a 0.09 μg/mL; entretanto, não foi possível observar capacidade de inibição destas citocinas nas concentrações usadas. Ensaio in vivo para o composto 15 não permitiram identificar redução da inflamação em modelo animal induzido por P. acnes. Em resumo, esses resultados permitem concluir que o composto (E)-4-(3-((2-(3-hidroxibenzoil) hidrazona) metil) fenoxi)-3-(fenilsulfonil)-1, 2,5-oxadiazol-2-óxido apresenta potente atividade antimicrobiana contra Propionibacterium acnes e pode se tornar uma alternativa terapêutica ao tratamento dessa doença.
Acne is a self-limiting disease of multifactorial component characterized by the presence of inflammation and bacterial colonization by Propionibacterium acnes. Currently, topical and oral treatments include drugs presenting anti-inflammatory, antimicrobial, exfoliating and keratolytics properties. The current treatment has shown adverse effects that justify the search for new anti-acne drugs.Furoxan and benzofuroxan are heterocyclic compounds containing the N-oxide function that exhibit a wide range of pharmacological properties, including antimicrobial. Here, we investigated the antimicrobial effect of furoxans and benzofuroxans derivatives from a library of compounds belonging to the Medicinal Chemistry Laboratory on the School of Pharmaceutical Sciences - UNESP. In order to characterize the spectrum of action not only P. acnes, but also fungal, Gram positive and Gram negative strains of bacteria were used. Minimum Inhibitory Concentration (MIC) was determinate by microdilution technique. Benzofuroxan and furoxans were tested at concentrations ranging from 0.03 to 100 μg/mL. It was used as controls:cefazolin (0.39 μg/mL) for P. acnes; imipenem (<0.39 μg/mL) for Gram positive bacteria; aztreonan (<0.39 μg/mL) to Gram-negative; amphotericin B (0.25 μg/ml) and fluconazole (>65 μg/mL) for species of Candida and Cryptococcus, respectively. After incubation, visual readings were performed with and without revealing reassuring (0.01%) to determine the MIC value. Over 20 compounds evaluated, 14 were able to inhibit the growth of at least one microorganism.The compound (E) -4- (3 - ((2- (3-hydroxybenzoyl) hydrazone) methyl) phenoxy) -3- (phenylsulfonyl) -1,2,5-oxadiazole-2-oxidewas the most active molecule against Propionobacterium acnes, presenting MIC value of 0.19 μg/mL. In vitro studies showed that this compound was able to release nitric oxide, which should be one of the modes of action for this compound. There was also inhibition of NO production in macrophage at the concentration of 0.78 ug/mL.The cellular viability against macrophage cells and the anti-inflammatory effect characterized by the inhibition of IL1-β e a TNF-α were performed. It was characterized in murine macrophages that the limit of 100% of viability is found at concentrations inferior to 0.09 μg/mL; however, it was not observed inhibition ability of these cytokines in the concentration used. The in vivo assay did not show anti-inflammatory activity of the tested compound. As conclusion, we identified the compound (E) -4- (3 - ((2- (3- hydroxybenzoyl) hydrazone) methyl) phenoxy) -3- (phenylsulfonyl) -1,2,5-oxadiazole- 2-oxideas a new drug antimicrobial active against Propionobacterium acnes. This compound could be used as a new alternative to treat acne.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Andreato, Danilo. "Técnicas especiais de investigação : instrumentos de prevenção e repressão à criminalidade para a preservação do estado democrático de direito / Danilo Andreato ; orientador, Rodrigo Sánchez Rios." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2011. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1863.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011
Bibliografia: f.133-145
A presente pesquisa objetivou identificar os limites e proveitos do emprego das técnicas especiais de investigação (TEI) na prevenção e repressão à criminalidade e em que medida esses mecanismos se relacionam com a preservação do Estado Democrático de Dir
This study aimed to identify the limits and income for the employment of special techniques of investigation (STI) in the prevention and repression of crime and to what extent these mechanisms relate to the preservation of a democratic rule of law in the
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "PARP inibitori"

1

Campos, Nathália Monastirski Ribeiro, Paulo Moreira Silva Dantas, and Breno Guilherme de Araújo Tinôco Cabral. "RELAÇÃO ENTRE CONTROLE INIBITÓRIO E MATURAÇÃO PARA A SELEÇÃO DE TALENTOS ESPORTIVOS." In Estudos em Avaliação e Maturação na Prática Esportiva de Jovens, 141–50. Stricto Sensu Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.35170/ss.ed.9786586283365.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ferreira, A. L. M., G. P. Monteiro, E. P. Mendonça, F. A. L. Santos, D. P. Rodrigues, D. A. Rossi, and R. T. Melo. "RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Salmonella TYPHIMURIUM ISOLADAS DE ALIMENTOS E HUMANOS NO BRASIL." In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-38.

Full text
Abstract:
As infecções por S. Typhimurium representam risco a saúde pública, sendo um dos principais sorovares envolvidos na salmonelose humana. Objetivou-se determinar os perfis de resistência a antimicrobianos de importância para o tratamento de salmonelose humana em 43 cepas de S. Typhimurium isoladas de alimentos e pacientes humanos entre os anos de 2011 a 2017. As cepas foram avaliadas quanto a presença de genes associados a resistência aos β-lactâmicos (blaTEM, blaSHV) e fluorquinolonas (qnrS e qnrA), além de fenotipicamente, pela determinação da concentração inibitória mínima (CIM). Foram identificados 15 perfis de resistência fenotípica, sendo nove classificados como multirresistentes; o perfil mais prevalente foi o de cepas resistentes a colistina e com resistência intermediária ao meropenem e ceftriaxona A soma da resistência e resistência intermediária fenotípica determinada a drogas das classes dos carbapenêmicos, polimixinas foi de 35 (81,4%) em ambas e demonstraram a gravidade do problema. Não houve relação entre o caráter fenotípico e genotípico para a resistência aos betalactâmicos, já que o gene blaTEM foi identificado em apenas 37% das cepas, sugerindo envolvimento de outros genes no fenótipo. Os resultados alertam para a necessidade de monitoramento da resistência antimicrobiana de S. Typhimurium e seu impacto no tratamento de infecções.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rangel, Gregório Torres, and Luzineide Wanderley Tinoco. "IDENTIFICAÇÃO DE NOVOS INIBIDORES DA ENZIMA NUCLEOSÍDEO HIDROLASE DE Leishmania donovani A PARTIR DE EXTRATOS DA FLORA FLUMINENSE." In Estudos Avançados em Genética e Farmacologia, 65–80. Bookerfield Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.53268/bkf22050305.

Full text
Abstract:
A leishmaniose é uma doença produzida por parasitos protozoários do gênero Leishmania sp e é transmitida ao homem e a outras espécies de mamíferos por insetos vetores denominados flebotomíneos. Apresenta diferentes manifestações clínicas, sendo a Leishmaniose Visceral (LV) a forma mortal se não for tratada. Até hoje, nenhum tratamento foi desenvolvido para esta doença, as alternativas terapêuticas utilizadas são altamente tóxicas e diversos parasitos vem apresentando resistência ao longo dos anos. Por isso, é necessário que se desenvolvam fármacos contra alvos específicos das vias biosintéticas da Leishmania. Este capítulo relata um estudo realizado com 214 extratos de plantas da Mata Atlântica Fluminense para a busca de inibidores da enzima nucleosídeo hidrolase da Leishmania donovani (LdNH). Do extrato das folhas da Urvillea rufescens Cambess (Sapindaceae) foi isolada a tricetina-4´-metoxi-flavona e do extrato das flores de Leandra amplexicaulis DC (Melastomataceae) foram isolados o kaempferol 3-O-α-L-rhamnopyranosido e o kaempferol 3-O-β-D-xylopyranosyl-(1→2)- α-L-rhamnopyranosido. Todos os compostos foram caracterizados estruturalmente por ressonância magnética nuclear (RMN) e espectrometria de massas (EM). No ensaio de inibição da LdNH a tricetina-4´-metoxiflavona apresentou uma concentração inibitória média (CI50) de 1,19 ± 0,26 µM, sendo considerada um bom inibidor desta enzima. Pelo que sabemos, esta é a primeira vez que um flavonoide é descrito como inibidor de NH.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Siebel, J. C., J. D. Vesco, J. F. Rosa, P. S. Nascente, N. D. Cereser, F. R. Pinto, and H. G. Lima. "STAPHYLOCOCCUS COAGULASE POSITIVA: PERFIL DE SENSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE BIOFILME DE ISOLADOS ORIUNDOS DO PROCESSO DE ORDENHA." In PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS. Agron Food Academy, 2022. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539657-86.

Full text
Abstract:
Staphylococcus coagulase positiva é causador de toxinfecções alimentares e, também, é o principal gênero causador de mastite bovina, podendo ser veiculado ao leite e produtos lácteos, trazendo riscos aos consumidores. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil de sensibilidade, observar a formação de biofilme de cepas de Staphylococcus coagulase positiva isoladas de ambiente de ordenha frente à meticilina; determinar a concentração inibitória mínima (CIM) e a concentração bactericida mínima (CBM) dos sanitizantes utilizados na ordenha e verificar a eficiência desses mesmos produtos durante o tempo de ação determinado. Os sanitizantes utilizados foram: ácido lático (8%), dióxido de cloro (7%), hipoclorito de sódio (8%) e iodo (2%). Os isolados foram obtidos durante o processo de ordenha de 12 propriedades, e os identificados como Staphylococcus coagulase positiva foram mantidos em estoque e submetidos aos testes posteriores. De 48 isolados testados, 56,25% apresentaram resistência à meticilina; 89,58% foram classificados como formadores de biofilmes; para a determinação de CIM e CBM foram encontrados valores variáveis, sendo o iodo, o sanitizante mais eficiente; na verificação do tempo de ação dos sanitizantes, nenhum deles foi eficiente na CBM durante 30 segundos de contato. O iodo é o sanitizante mais eficiente contra os isolados testados. Ainda não foi possível encontrar concentrações menores de sanitizantes para o tempo de ação do pré-dipping. A presença de isolados com características de resistência e formação de biofilme necessita de cuidados e aplicação de boas práticas para sua eliminação, visto o risco que apresentam a nível de saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "PARP inibitori"

1

Teixeira, Bruna Novais. "AÇÃO INIBITÓRIA DO EXTRATO DE AÇAÍ NA INFECÇÃO DO VÍRUS DO NILO OCIDENTAL." In VIII Seminário de Integração Científica da Universidade do Estado do Pará, chair Carlos Alberto Marques de Carvalho. Universidade do Estado do Pará, 2019. http://dx.doi.org/10.31792/21759766.viiisic.2019.208-211.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pinto, Vanessa Arantes, Gabriela Santos Alencar, Adriano Favero, Hugo Franciscon, and Fagner Luiz Da Costa Freitas. "POTENCIAL MICROBIOLÓGICO DO SYZYGIUM AROMATICUM (L). SOBRE MICRORGANISMOS DE IMPORTÂNCIA NA MEDICINA VETERINÁRIA." In I Congresso On-line Nacional de Clínica Veterinária de Pequenos Animais. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1920.

Full text
Abstract:
Introdução: O fenômeno de resistência a antimicrobianos está se mostrando um grande problema na saúde, ameaçando tanto a população humana como animal. Devido a isso, a descoberta de novos compostos com capacidade antimicrobiana torna-se imprescindível, e os fitoterápicos têm se mostrado uma alternativa promissora na terapia complementar. O óleo essencial (OE) de Syzygium aromaticum (Cravo da Índia), apresenta potencial capacidade antibacteriana e antifúngica devido às altas concentrações de Eugenol. Objetivos: Avaliar o potencial antimicrobiano do óleo essencial de Syzygium aromaticum (L). contra microrganismos de importância na Medicina veterinária. Materiais e métodos: Foram testadas as bactérias gram positivas: S. aureus LB 25923, S. aureus B24, S. aureus NP 38, Streptococcus uberis, S. agalactiae, Enterococcus faecalis e S. epidermidis; as gram negativas: Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e E. coli ATCC 25922; e os fungos: C. tropicalis e C. gattii 179. Utilizou-se a técnica de disco difusão (Kirby-bauer) aplicando 10µL de OE, e posteriormente, para os patógenos que apresentaram o halo inibitório, determinou-se, aplicando 15µL de OE, a concentração inibitória mínima (CIM), concentração bactericida mínima (CBM) e concentração fungicida mínima (CFM) através da microdiluição seriada utilizando leitor de ELISA e corante resazurina. Resultados: Todos os microrganismos apresentaram halo inibitório. Com relação aos valores de CIM e CBM para as bactérias, obteve-se, respectivamente: S. aureus LB25923 (18,75% e 18,75%), S. aureus B 24 (4,94% e 4,94%) S. aureus NP 38 (3,64% e 3,64%) Streptococcus uberis (2,60% e 3,125%) S. agalactiae (5,20 %, 5,20%), Enterococcus faecalis (5,20% e 6,25%), S. epidermidis (3,38% e 4,42%), Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 (2,09% e 2,09%), E. coli ATCC 25922 (10,41% e 10,41%). Os resultados de CIM e CFM obtidos para os fungos foram respectivamente: C. tropicalis (1,82% e 1,82%) e C. gattii 179 (5,27% e 5,27%). Conclusão: O óleo essencial de Syzygium aromaticum possui considerável potencial antimicrobiano “in vitro”, e dessa forma, pode ser considerado uma possível alternativa para as terapias sintéticas de tratamento das doenças infecciosas bacterianas e fúngicas encontradas na rotina clínica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Rodrigues, Ariane N., Arianne Sarmento Torcate, and Claudimara C. Santos. "A Relação entre a Ludicidade e a Cognição em um Jogo para o Controle Inibitório." In IV Congresso sobre Tecnologias na Educação (Ctrl+e). Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2019.8898.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta um jogo para trabalhar o controle inibitório, como um dos componentes das funções executivas importante para a aprendizagem. Associado a uma pesquisa de conclusão de um curso de Licenciatura em Computação, o jogo relaciona as perspectivas da Psicologia e Computação, e foi desenvolvido sob orientação de especialistas das áreas. O artigo enfatiza a importância da ludicidade com eventos especiais e sua relação com os objetivos do jogo para ativar processos cognitivos adequados como estratégia para estimular comportamentos associados a esta função executiva durante a interação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Ariane Nunes, and Arianne Sarmento Torcate. "A Importância da Ludicidade na Interface de um Jogo Educativo para Estimulação do Controle Inibitório." In Congresso sobre Tecnologias na Educação. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/ctrle.2020.11405.

Full text
Abstract:
Este artigo relaciona a ludicidade como responsável para a aprendizagem em jogos educativos promovida pela interface. A pesquisa reforça a necessidade da qualidade das interfaces educativas pelo uso de representações visuais e feedbacks adequados. Neste contexto, destaca-se aspectos lúdicos da interface do jogo Candy Night focado para estimular o controle inibitório. Os resultados da avaliação da interface do jogo, sob a perspectiva de usuários reais, revelam a importância de garantir a diversão para atingir os objetivos de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Porto, Alice Sperandio, Elton Bill Amaral De Souza, Geyse Souza Santos, Anita Sperandio Porto, and Judes Gonçalves Dos Santos. "ESTUDO DA AÇÃO ANTIMICROBIANA DE NANOPARTÍCULAS DE PRATA OBTIDA POR REAÇÃO DE COMBUSTÃO EM DIFERENTES ESPÉCIES DE CÂNDIDA SP." In I Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-Line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1160.

Full text
Abstract:
Introdução: Estudos na área nanobiotecnológica demonstraram que materiais, em diferentes escalas dimensionais, podem apresentar características físicas e químicas diferenciadas. As nanopartículas metálicas, sintetizadas de diferentes métodos, podem ser aplicadas em diferentes áreas como a medicina, veterinária, em especial, a área farmacêutica. As nanopartículas de prata (Ag-NPs) apresentam atividades antimicrobianas e podem ser obtidas por uma variedade de métodos químicos e físicos. Objetivos: O objetivo do presente estudo foi a obtenção de Ag-NPs pelo método da Reação de Combustão assistida via microondas e sua ação em cepas de três espécies de cândida, sendo elas: Cândida albicans, Cândida parapsilosis e Cândida tropicalis. Material e Métodos: Para a síntese de Ag-NPS foram utilizados como reagentes, o Nitrato de Prata (AgNO3) como agente oxidante a ureia ((NH₂)₂CO) como agente redutor em solução com água destilada. A composição da solução foi submetida a queima assistida em micro-ondas por aproximadamente 5 minutos. As Ag-NPs foram caracterizadas por Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) para estudos de morfologia e análise da dimensão do material obtido. Os ensaios para determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM), foram realizados utilizando a técnica de difusão em poços contidos nas placas com meio de cultura específico para leveduras, o ágar Sabouraud Dextrose. Foram utilizadas uma concentração de 20 µg/mL da solução de Ag-NPs adicionadas aos poços. Os ensaios da atividade antimicrobiana foram feitos em triplicata e comparado com o controle negativo (meio sem tratamento com Ag-NPs). Resultado: As microfotografias obtidas por MET e MEV constataram a obtenção de nanoestruturas com morfologia irregular, predominantemente, semi-esférica, e com dimensão variando entre 10 a 40 nanômetros. As Ag-NPs não apresentaram potencial antifúngico em relação as três espécies de Cândida estudadas, não sendo capazes de impedir o crescimento do fungo. Conclusão: Apesar de não apresentar efeito inibitório para as espécies de fungos escolhidas, novos ensaios devem ser realizados, utilizando diferentes técnicas de síntese de Ag-NPs e concentrações de agentes oxidantes e redutores diferentes, já que a associação de AgNO3 e (NH₂)₂CO como combustível, não apresentou eficácia quanto a inibição do halo de crescimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

VALLENAS, A., C. G. A. ROSARIO, D. C. ESPINOSA, and J. A. S. TENÓRIO. "MINIMA CONCENTRAÇÃO INIBITÓRIA DE COBRE II EM BACTÉRIAS DEGRADADORAS DE CIANETO PARA O TRATAMENTO DE EFUENTES DE GALVANOPLASTIA." In XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/cobeq2018-pt.0894.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Carvalho, Keyla Maciel, NAIRA SULANY OLIVEIRA DE SOUSA, and JOÃO VICENTE BRAGA DE SOUZA. "TESTE DE SENSIBILIDADE PELO MÉTODO DE MICRODILUIÇÃO EM CALDO: PROPOSTA DE UM MEIO ALTERNATIVO." In II Congresso Nacional de Microbiologia Clínica On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2022. http://dx.doi.org/10.51161/ii-conamic/08.

Full text
Abstract:
Introdução: Através do método de referência padrão desenvolvido pelo Clinical and Laboratory Standards Institute (CLSI) é possível realizar o teste de susceptibilidade antifúngica e determinar a concentração inibitória mínima (CIM) de leveduras que causam infecções fúngicas invasivas, incluindo as espécies de Candida e Cryptococcus neoformans. No entanto, alguns problemas limitam esse teste, como o uso do meio de cultura RPMI-1640 e o tampão MOPS [ácido3- (N-morfolino) propanosulfônico], que possuem um alto custo, tornando o teste inviável para laboratórios com recursos limitados. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi comparar a concentração inibitória mínima de Candidas spp. frente ao antifúngico fluconazol, nos meios de cultura RPMI-1640 (protocolo M27-A4) e Sabouraud dextrose modificado. Material e métodos: O meio Sabouraud dextrose modificado (glicose 5 g/L e peptona de soja 10 g/L) foi tamponado com Tris-HCl e o RPMI-1640, conforme recomendação na Norma M27-A4, tamponado com o tampão MOPS. Ambos os meios foram tamponados na concentração final de 0,165 mol/L, pH 7,0. Os microrganismos testados frente a fluconazol foram C. albicans ATCC 36232, C. glabrata ATCC 2001, C. guilliermondi ATCC 6260 e C. tropicalis ATCC 13803. A temperatura de incubação foi de 35 °C e o tempo de incubação de 24 horas. Resultados: Neste estudo, Sabouraud dextrose modificado mostrou uma capacidade equivalente ao uso do meio RPMI-1640 para determinar a concentração inibitória mínima das leveduras patogênicas testadas. Conclusão: Para o teste de microdiluição em caldo (protocolo M27-A4), ambos os meios demostraram o mesmo resultado frente ao antifúngico fluconazol, demostrando a possibilidade do uso do meio Sabouraud modificado tamponado com Tris- HCl em laboratórios com recursos limitados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Santos, Pâmela Gomes, Rosane Nassar Meireles Guerra, Josivan Regis Farias, Simone Batista Muniz, and Danielle Cristine Gomes Franco. "AÇÃO ANTIMICROBIANA DAS FLORES DE ANACARDIUM OCCIDENTALE E DO ÁCIDO ELÁGICO PRESENTE NO EXTRATO." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/965.

Full text
Abstract:
Introdução: As infecções bacterianas têm aumentado significativamente nas últimas décadas, sobretudo aquelas ocasionadas por microrganismos multirresistentes. Assim, o uso de produtos naturais com finalidades terapêuticas surge com alvo de bioprospecção na busca de novos compostos com ação antimicrobiana. Além disso, o uso de insetos, como o Tenebrio molitor como modelo experimental para avaliação in vivo tem sido muito frequente, pois exige menos material em relação aos testes com animais vertebrados. Objetivo: O presente trabalho investigou o efeito citotóxico e ação antimicrobiana do extrato hidroalcoólico das flores de Anacardium occidentale (EHAo) e do ácido elágico. Material e Métodos: Avaliamos a citoxicidade de ácido elágico e do EHAo nas concentrações (1; 5 e 50mg/kg) em Tenebrio molitor. A ação antimicrobiana para Enterococcus faecalis, Staphylococcus aureus, Streptococcus mutans, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae e a toxicidade do ácido elágico, foi avaliada por microdiluição, segundo a norma M7-A6 do manual da Clinical and Laboratory Standards Institute – CLSI. Foi determinada a Concentração Bactericida Mínima (CBM) e concentração inibitória mínima (CIM), em culturas de 24 horas, incubadas à 37ºC. Resultados: No ensaio de citotoxidade aguda se verificou que nenhuma das concentrações usados foram tóxicas, pois não ocorreram óbitos e nem nenhuma anormalia morfológica nas larvas de Tenebrio molitor. Os testes de concentração inibitória mínima (CIM) de concentração bactericida mínima (CBM) mostraram que o EHAo apresentou ação bactericida para Enterococcus faecalis em todas as concentrações testadas. Para Staphylococcus aureus os resultados mostraram ação bactericida para as maiores concentrações e bacteriostática para a menor diluição. O ácido elágico teve ação bactericida apenas para Enterococcus faecalis. Para as bactérias Streptococcus mutans, Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae as concentrações de EHAo e ácido elágico testadas não foram inibitórias. Conclusões: Os resultados mostraram baixa toxicidade tanto para o EHAo como para o ácido elágico e ainda, que o extrato apresentou melhor efeito antimicrobiano do que o ácido elágico, para Enterococcus faecalis e Staphylococcus aureus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Dalmagro, Mariana, Guilherme Donadel, Mariana Moraes Pinc, Emerson Luiz Botelho Lourenço, and Jaqueline Hoscheid. "TESTE DE SINERGISMO DA ATIVIDADE ANTIMICROBIANA DOS EXTRATOS DE EUGENIA UNIFLORA E PRÓPOLIS POR MÉTODO DE CHECKERBOARD." In II Congresso Brasileiro de Biotecnologia On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/conbiotec/39.

Full text
Abstract:
Introdução: O aumento da resistência bacteriana aos antibióticos tem se tornado uma ameaça à população. Devido ao grande avanço da fitoterapia nos últimos anos, estudos sobre a ação antimicrobiana de diferentes bioativos tem sido incentivado cada vez mais. De acordo com a literatura, a E. uniflora apresenta composição química complexa tanto nos frutos quanto nas folhas. Seus compostos estão relacionados a atividades terapêuticas já comprovadas cientificamente, destacando-se as ações anti-inflamatória, hipotensora, hipoglicemiante, antipirética e antibacteriana. Com relação ao própolis já foram encontrados e identificados cerca de 300 compostos relacionados a diversos benefícios e atividades farmacológicas, como anti-inflamatória, antioxidante, antifúngica, hepatoprotetora, antisséptica, antiviral, antibacteriana, entre outras. Objetivo: Avaliar a atividade antimicrobiana individual e o efeito sinérgico dos extratos de Eugenia uniflora e Própolis por metodologia de checkerboard. Metodologia: Os extratos de E. uniflora e própolis foram testados, em triplicata, isolados e combinados, frente os microrganismos Candida albicans, Escherichia coli e Staphylococcus aureus com concentração inicial de trabalho definida em 1.000 mg/mL de cada extrato. A incubação foi realizada por 24 horas para as bactérias, a 35 ± 2 ºC, e para o fungo, por 48 horas, a 25 ± 2 ºC. A avaliação dos resultados bacterianos foi realizada empregando cloreto de trifeniltetrazólio a 2%. Já a multiplicação fúngica foi avaliada pela turvação do meio. Resultados: Com relação a concentração inibitória mínima (CIM), frente aos extratos de própolis e E. uniflora, para C. albicans foram encontrados os valores de 62,50 e 7,81 mg/mL, para E. coli 7,81 e 3,90 mg/mL e para S. aureus 7,81 e 7,81mg/mL, respectivamente. Ao calcular o índice de concentração inibitória fracional, foi observado que os valores compreenderam-se entre 0,74 e 1,06, indicando que não ocorre interação entre os extratos avaliados. Conclusão: Apesar da atividade antimicrobiana já comprovada para os extratos de E. uniflora e própolis, a combinação dos extratos não apresentou efeito sinérgico nas condições e metodologia avaliados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Santos, Kárita Cristine Rodrigues dos, Kamila Lourrane Carvalho De Alencar Rocha, Maraiza Castro Bezerra, Vanice Conceição Do Nascimento, and Fabyano Alvares Cardoso Lopes. "EFEITO INIBITÓRIO SOBRE O CRESCIMENTO DO FITOPATÓGENO FUSARIUM SOLANI POR MEIO DE METABÓLITOS VOLÁTEIS DE ISOLADOS DO GÊNERO TRICHODERMA SPP." In I Congresso de Engenharia de Biotecnologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1358.

Full text
Abstract:
Introdução: O cenário brasileiro se destaca pela liderança no setor do agronegócio, o qual vem impactando na crescente utilização de insumos importados, como agroquímicos sintéticos. Visto que, o fungo Fusarium solani é capaz de infectar diversas culturas de grande interesse econômico como por exemplo: soja, milho, feijão e trigo, em diferentes estágios de desenvolvimento, sendo que a complexidade do solo e a variabilidade genética existentes no F. solani tornam as doenças causadas por ele de difícil controle, surgiu-se a necessidade de cultivos de maior qualidade e baixa nocividade, tanto a saúde humana, como ao meio ambiente, gerando assim uma procura por novos agentes de controle biológico, como fungos do gênero Trichoderma, que veio a contribuir diretamente na construção desse cenário mais sustentável e produtivo. Objetivos: Avaliar a eficiência de isolados do gênero Trichoderma, contra o fitopatógeno F. solani, utilizando-se do teste de avaliação de efeito dos metabólitos voláteis. Material e Métodos: Foi realizado o teste de avaliação de efeito de metabólitos voláteis, que consistiu em posicionar fundos de placas de petri umas sobre as outras, após ter vertido em cada uma delas, em meio de cultura Batata Dextrose Ágar (BDA). Foram posicionados os discos de 3 mm dos isolados de Trichoderma, na parte inferior das placas e na parte superior discos de 3 mm do patógeno F. solani, mantidos a 25ºC, por 7 dias, utilizando-se do controle como referência para o crescimento. O teste foi submetido à análise de variância e de médias, comparadas pelo teste de Scott-Knott, a 5% de probabilidade, empregando-se ao software estatístico Sisvar®. Resultados: Após o período de 7 dias do início do teste, foi possível notar que os isolados de Trichoderma, foram capazes de produzir metabólitos voláteis suficientes, inibindo assim o crescimento do fitopatógeno. Conclusão: Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que, os isolados do fungo Trichoderma, possuem potencial para atuar na inibição do crescimento do fitopatógeno F. solani, visto que, além de ser sustentável e de grande interesse ao mercado de biocontrole, contribui também com o crescimento e maior produtividade no cultivo ao qual foi aplicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography